NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA...

14
ESTUDO SOBRE LIDERANÇA CRISTÃ E DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL

Transcript of NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA...

Page 1: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

ESTUDO SOBRE LIDERANÇA CRISTÃ E DESENVOLVIMENTO

COMPORTAMENTAL

Page 2: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O MELHOR PARA DEUS, SABEDORES QUE SEREMOS POR ELE RECOMPENSADOS, COMO DISSE O APÓSTOLO PAULO AOS I CORÍNTIOS 15.58: “PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, SEDE FIRMES E CONSTANTES, SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO NO SENHOR”.

Pr. Milton Gonzaga Filho

APRESENTAÇÃO

Page 3: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício que atendam as necessidades reais do grupo.

A liderança é o exercício adequado da função de líder. Ou em resumo: é o indivíduo que exercita sua capacidade de persuasão, argumentação e carisma. Mesmo não estando presente, ele é percebido como se estivesse, e sempre lembrado pela inovação e liderança. Tendo sua maior função de gerar novas idéias e colocá-las em prática.

O QUE É LIDERANÇA

Page 4: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

Líder é o condutor, o guia, aquele que comanda. Ser líder é ter uma visão global, uma relação entre o homem e o seu ambiente de trabalho. É saber ensinar e também aprender, sendo este último de vital importância, ou de maior importância. A principal atividade de um líder cristão é a de conduzir pessoas, sabendo para isso, lidar com elas e conseguir exercer uma influência especial no sentido de levá-las a atingir permanentes benefícios que enobreçam e glorifiquem o nome do Senhor.

Lição prática: O líder é o termômetro do grupo, isto é, indica o estado atual, das condições físicas, morais e espirituais dos seus comandados. Reflete a situação do momento do grupo. Tal líder, tal grupo. Um líder deve ser uma pessoa entusiasta, que gere estimulo e exemplo para os seus liderados.

O QUE É LIDER

Page 5: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

O filósofo Aristóteles ensinou aos seus discípulos que uma comunicação eficiente depende de três substantivos: Ethos, Pathos e Logia. São três palavras gregas muito pertinentes que dá respaldo para o princípio da liderança cristã. Vamos examinar cada substantivo para o nosso proveito como líderes cristãos, comprometidos com o Senhor Jesus.

PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA E A COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Page 6: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

significa ética, integridade, retidão. A nossa comunicação deve ser pautada na verdade, integridade, retidão e coerência. A nossa postura deve ser caracterizada pela integridade. Revelar quem realmente somos é uma demonstração do modo ethos de viver. Então, viver eticamente quer dizer que estou comprometido com a integridade, com uma postura retilínea. Jesus é  o nosso exemplo do ser ético. Sabia o momento de falar e o momento de calar. Suas manifestações eram verdadeiras. O seu ser era coerente com o seu viver. Palavras e ações eram sincronizadas. Ele nos ensinou que a palavra do cristão deve ser "sim, sim; não, não" (Mt 5.37). Viver de modo autêntico, íntegro e coerente era normal em Jesus. A Sua autoridade estava calcada na ética do Pai. Ele era e é a verdade revelada.

Ethos

Page 7: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

É o segundo substantivo na comunicação do líder cristão. Quer dizer empatia, simpatia, sensibilidade para com o outro. O líder cristão é movido pela sensibilidade em entender as pessoas. Ele deve tratar as pessoas com empatia, com a sensibilidade de Jesus. Todas as suas relações devem ser caracterizadas pela maneira fácil de conviver com o outro. Jesus era movido por íntima compaixão, principalmente para com os necessitados. Jesus chorou ao ver os habitantes de Jerusalém mergulhados na incredulidade; chorou ao saber da morte de Lázaro e foi muito sensível aos enfermos, aos rejeitados pela sociedade da Palestina. Diante da fome do povo que O acompanhava, Ele multiplicou pães e peixes. O coração do Mestre era movido pelo pathos, por uma profunda compaixão.

PATHOS

Page 8: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

O terceiro elemento de uma comunicação eficiente é a logia, isto é, a palavra, a linguagem acessível, fácil. A palavra tem vida. Ela é semente. Comunica ética e sentimento. A nossa palavra deve ser sempre temperada com sal para sabermos comunicar de forma eficiente. Também, equilibrada, cheia de sabedoria. Deve haver coerência nas palavras que utilizamos para comunicarmos pensamentos, idéias e conceituações. Jesus é o fundamento da palavra que comunicamos às pessoas, sempre carregada de ética e paixão ou empatia. A comunicação do líder pressupõe clareza e profundidade. A palavra que uso na comunicação deve ser produto do que sou verdadeiramente.

LOGIA

Page 9: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

Como líderes, sejamos eficientes em nossa comunicação utilizando o ethos, o pathos e a logia. Três substantivos de uma comunicação bem sucedida. Que haja em nossas relações integridade (sinceridade), empatia (sensibilidade) e palavra coerente (lógica, racional). A sabedoria em nossa comunicação como lideres está no uso correto desses três substantivos. O Pai nos revelou na Sua Palavra a ética, a empatia e a coerência visando uma liderança eficiente neste mundo. Os súditos do Reino têm estes traços bem definidos. Sejamos líderes assim.  

O LÍDER E A COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Page 10: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

Liderar não é uma tarefa simples, pelo contrário, liderança exige autocontrole, paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso, pois o grupo é um organismo vivo, dotado de colaboradores dos mais diferentes tipos. O líder que possui estas qualidades terá sempre dos seus liderados uma profunda admiração e respeito. Temos na bíblia vários exemplos de grandes líderes. Dentre vários líderes que Deus levantou, na história de Israel, queremos nos reportar a um: Moisés, homem valente, valoroso, que tinha todas as características que um verdadeiro líder deve ter.

O líder que Deus chama, é aquele que acima de tudo ama e pratica a Palavra de Deus. É aquele que se dispõe do seu eu, e deixa o EU SOU lhe dominar, é humilde e amoroso. É aquele que não aceita que outro, se não o Senhor, lhe dirija os passos.

O LIDER CHAMADO POR DEUS

Page 11: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

1º Uma vida de oração intercedendo a Deus por ele o pelos seus liderados. Sl. 4.1; Ef. 6.18. O apóstolo Paulo nos deixou este exemplo de orar uns pelos outros. Fp. 1.3,4.

2º Visão da graça de Deus: 2 Cr. 26.5; 1 Sm. 16.7: Existem líderes que só enxergam defeitos, problemas, limitações no meio dos seus liderados e nunca contemplam a graça de Deus operando eficazmente na vida dos mesmos.

os 7 REQUISITOS DE UM LÍDER CRISTÃO:

Page 12: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

3º Alegria, um líder com essa qualidade traz motivação em qualquer ambiente. No Sl.100.2 encontramos essa exortação para o serviço cristão. Em Pv. 15:13 temos: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com tristeza de coração o espírito se abate”. Nesse mesmo livro diz que a alegria faz bem para o corpo, “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”. Pv.17:22.

4º Capacidade para ensinar, O ensino bíblico é parte fundamental na vida da igreja. O líder espiritual tem o dever de ensinar toda escritura, At. 5.42; 18.25.

 

os 7 REQUISITOS DE UM LÍDER CRISTÃO:

Page 13: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

5º Fé. A fé é fundamental na vida de um líder, assim como de todo povo de Deus. 2 Co. 4.13. Se temos fé, temos autoridade para determinar e executar uma tarefa proposta ao grupo. Jz. 4.14; Fm. 6; Tg. 2.18.

6º Compartilhar o trabalho do Senhor com outros líderes, Ex. 18.14-26. Não ser egoísta ao ponto de querer fazer tudo sozinho. Um bom líder reconhece a necessidade de ajuda.

  7º Ético, ou seja, possuir regras de valores respeitando

moralmente sempre as pessoas. Não denegrindo aqueles que por ele são liderados. Não falar mal dos outros, a exemplo de José que mesmo traído por seus irmãos não os denegriu – Gn. 45.16, mesmo tentado pela esposa de Potifar, não falou mal da mesma na prisão - Gn. 39.20-23.

os 7 REQUISITOS DE UM LÍDER CRISTÃO:

Page 14: NESTA PALESTRA OBJETIVAMOS CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DAS ATIVIDADES DOS IRMÃOS ENQUANTO LÍDER NA CASA DO SENHOR, TENDO EM VISTA QUE DEVEMOS FAZER O.

"O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força da sua humildade e experiência da fragilidade." (Augusto Cury) 

CONCLUSÃO