cnaturaiscomtic.files.wordpress.com · Web viewAndreia Romeira, Bernardo Mana, Maria Massapina,...

1
Andreia Romeira, Bernardo Mana, Maria Massapina, Soraya Dias INTRODUÇÃO No âmbito da disciplina de Ciências Naturais fomos visitar as Salinas de Rio Maior, com o objectivo de tentarmos responder ao seguinte problema: Como é possível haver salinas longe do mar? Como hipótese colocámos que há salinas devido à O sal é depois apanhado com pás e colocado em plataformas de madeira para secar melhor, sendo posteriormente transportado para armazéns. O sal extraído é constituído em 98% por cloreto de sódio, o que lhe dá uma grande qualidade. A produção só ocorre de Julho a Setembro, por ser o período mais quente em que ocorre a evaporação da água mais facilmente. SALINAS DE RIO MAIOR As salinas de Rio Maior localizam-se na Serra dos Candeeiros e estão a 30km do mar. As salinas existem desde 1177. Esta zona foi toda coberta pelo mar há cerca de 200 milhões de anos. Depois devido ao movimento das placas tectónicas o mar afundou-se. Debaixo da terra ficou um lago de água salgada que mais tarde veio a evaporar, deixando apenas sal-gema. A sal-gema (uma rocha sedimentar química) ao ser desgastada pela água subterrânea que nela passa faz com que a água fique salgada. Antigamente tiravam essa água através de um do poço usando picotas e agora é retirada dele através de uma bomba. O poço tem 9 metros de profundidade e está dividido ao meio por um alçapão que separa a água doce da salgada. Seguidamente, a água é colocada nos tanques mais fundos. Depois de lá CONCLUSÃO Concluímos que a hipótese que colocamos não estava correcta, pois as salinas não existem devido à água da chuva, mas sim devido à rocha sal-gema.

Transcript of cnaturaiscomtic.files.wordpress.com · Web viewAndreia Romeira, Bernardo Mana, Maria Massapina,...

Page 1: cnaturaiscomtic.files.wordpress.com · Web viewAndreia Romeira, Bernardo Mana, Maria Massapina, Soraya Dias O sal é depois apanhado com pás e colocado em plataformas de madeira

Andreia Romeira, Bernardo Mana, Maria Massapina, Soraya Dias

INTRODUÇÃONo âmbito da disciplina de Ciências Naturais fomos visitar as Salinas de Rio Maior, com o objectivo de tentarmos responder ao seguinte problema: Como é possível haver salinas longe do mar? Como hipótese colocámos que há salinas devido à água da chuva.

O sal é depois apanhado com pás e colocado em plataformas de madeira para secar melhor, sendo posteriormente transportado para armazéns.O sal extraído é constituído em 98% por cloreto de sódio, o que lhe dá uma grande qualidade.A produção só ocorre de Julho a Setembro, por ser o período mais quente em que ocorre a evaporação da água mais facilmente.

SALINAS DE RIO MAIOR

As salinas de Rio Maior localizam-se na Serra dos Candeeiros e estão a 30km do mar. As salinas existem desde 1177. Esta zona foi toda coberta pelo mar há cerca de 200 milhões de anos. Depois devido ao movimento das placas tectónicas o mar afundou-se. Debaixo da terra ficou um lago de água salgada que mais tarde veio a evaporar, deixando apenas sal-gema. A sal-gema (uma rocha sedimentar química) ao ser desgastada pela água subterrânea que nela passa faz com que a água fique salgada.Antigamente tiravam essa água através de um do poço usando picotas e agora é retirada dele através de uma bomba. O poço tem 9 metros de profundidade e está dividido ao meio por um alçapão que separa a água doce da salgada. Seguidamente, a água é colocada nos tanques mais fundos. Depois de lá colocada sofre uma primeira evaporação e é colocada nos tanques mais baixos. Ao fim de 3 a 5 dias a água volta a evaporar e dá-se a cristalização.

CONCLUSÃOConcluímos que a hipótese que colocamos não estava correcta, pois as salinas não existem devido à água da chuva, mas sim devido à rocha sal-gema.

7ºF