pibcuiaba.com.br · Web viewdepositando em Deus todos os seus anseios e expectativas, orando. Mas...

3
Série para PG: DECISÕES QUE TRANSFORMAM NOSSA HISTÓRIA (4) A Reflexão Leia Neemias 1.1-11 Neemias era o copeiro do rei Artaxerxes e tinha uma vida muito boa, um cargo de confiança, mas seu coração foi abatido por uma notícia que chegou por meio de seu irmão Hanani: Os que ficaram em Jerusalém estavam em grande miséria e desprezo, os muros de Jerusalém haviam sido derrubados e as portas, queimadas. Após chorar e lamentar por alguns dias (só alguns dias), Neemias jejuou e orou confessando os pecados do povo dele, a falta de cumprimento dos mandamentos. Ele pede a Deus que lhe permita fazer algo pelo povo, que o ajude a solucionar o problema, a mudar aquela história. Podemos aprender com Neemias algumas lições transformadoras. A primeira lição é a que quando o caos se torna real e tenta roubar nossa esperança devemos orar. A oração coloca nossas vidas em conformidade com a vontade de Deus e também nos prepara para receber a resposta d’Ele. “Nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias”. Cyril J. Barber Faça uma lista das suas preocupações diárias mais frequentes e ore em dupla. Quais as consequências de um diagnóstico correto? O segredo do sucesso no projeto de Neemias estava em sua confiança em Deus. Ele começa depositando em Deus todos os seus anseios e expectativas, orando. Mas além de orar nós também devemos agir. E essa é a segunda lição que podemos aprender com Neemias. Ficar sentado chorando não o levaria a lugar algum. A oração não é substituta da ação nem a ação pode substituir a oração, elas caminham juntas como duas pernas de um

Transcript of pibcuiaba.com.br · Web viewdepositando em Deus todos os seus anseios e expectativas, orando. Mas...

Page 1: pibcuiaba.com.br · Web viewdepositando em Deus todos os seus anseios e expectativas, orando. Mas além de orar nós também devemos agir. E essa é a segunda lição que podemos

Série para PG: DECISÕES QUE TRANSFORMAM NOSSA HISTÓRIA (4)

A ReflexãoLeia Neemias 1.1-11

Neemias era o copeiro do rei Artaxerxes e tinha uma vida muito boa, um cargo de confiança,mas seu coração foi abatido por uma notícia que chegou por meio de seu irmão Hanani: Os queficaram em Jerusalém estavam em grande miséria e desprezo, os muros de Jerusalém haviamsido derrubados e as portas, queimadas.Após chorar e lamentar por alguns dias (só alguns dias), Neemias jejuou e orou confessando ospecados do povo dele, a falta de cumprimento dos mandamentos. Ele pede a Deus que lhepermita fazer algo pelo povo, que o ajude a solucionar o problema, a mudar aquela história.Podemos aprender com Neemias algumas lições transformadoras. A primeira lição é a quequando o caos se torna real e tenta roubar nossa esperança devemos orar. A oração colocanossas vidas em conformidade com a vontade de Deus e também nos prepara para receber aresposta d’Ele.

“Nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias”. Cyril J. Barber

Faça uma lista das suas preocupações diárias mais frequentes e ore em dupla. Quais as consequências de um diagnóstico correto?

O segredo do sucesso no projeto de Neemias estava em sua confiança em Deus. Ele começadepositando em Deus todos os seus anseios e expectativas, orando.Mas além de orar nós também devemos agir. E essa é a segunda lição que podemos aprendercom Neemias. Ficar sentado chorando não o levaria a lugar algum. A oração não é substituta daação nem a ação pode substituir a oração, elas caminham juntas como duas pernas de ummesmo corpo.

Que ações você poderia emplementar para mudar a história das preocupações diárias. Quais as consequências de uma decisão nesse sentido?

Após 4 meses orando e agindo (planejando), surgiu uma oportunidade para que Neemiaspudesse expor sua situação e seu projeto ao rei. (Neemias 2.1-3)Diante da crise, devemos orar para diagnosticar a crise corretamente e trabalhar para sairmosdela, como Neemias fez. O alicerce da vida dele era sua fé. No entanto ele elaborou um plano deação, com a ajuda de Deus, buscando sabedoria e força em Deus.Neemias 2.8 diz: “E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo.” Nova Traduçãoda Linguagem de Hoje.

Você tem orado antes de planejar e planejado depois de orar? Quais as consequências de uma decisão nesse sentido?

O sucesso aconteceu, não só porque as ações haviam sido planejadas, mas principalmente,porque Deus estava com ele. E ele estava ligado e submisso a Deus.Planejamento e ação sem oração só geram problemas, frustrações. Foi o que aconteceu nahistória da torre de Babel (Gênesis 11. 1-9). Esse projeto nasceu no coração de homens queestavam vivendo de forma autônoma e tinham como principais conselheiros eles mesmos. Nãoexistia qualquer sensibilidade para com a voz e a orientação de Deus em suas vidas.Este é um cuidado que precisamos ter. Em meio às muitas pressões e projetos, acabamos por

Page 2: pibcuiaba.com.br · Web viewdepositando em Deus todos os seus anseios e expectativas, orando. Mas além de orar nós também devemos agir. E essa é a segunda lição que podemos

não atentar para aquilo que Deus está nos falando e o que sua voz está nos orientando.Como já vimos há algumas semanas, em Gênesis 12.1-3, Deus disse a Abrão: “Sai e vai!”. Aordem de Deus para Abrão era a mesma que ele tem dado a nós: sair e ir. Ele apenas obedeceue confiou. O restante estava com Deus. E nosso Deus continua agindo com a gente da mesmamaneira nos dias atuais.

O que Deus quer fazer através de sua vida para transformar sua história? Quais as consequências de uma decisão nesse sentido?

A AçãoA decisão que você toma em relação a sua vida hoje determina o seu futuro para daqui a 10, 15anos. Não vamos conseguir transformar uma história ou nossa própria história, a menos queobedeçamos à vontade de Deus.Neemias foi um homem de oração e de ação. Ele orava e agia. Ele confiava em Deus etrabalhava. Ele orou ao saber do problema de Jerusalém. Ele orou ao falar com o rei Artaxerxes.Ele orou diante dos ataques do inimigo. A oração era a atmosfera em que realizava sua obra. Eleentendia que a obra de Deus precisava ser feita na força de Deus, de acordo com a vontade deDeus e para a glória de Deus. Neemias acreditava que Deus é quem abre as portas, provê osrecursos, desperta o povo, livra do inimigo e transforma o caos em esperança e vida abundante.A intensa agenda de oração de Neemias, entretanto, não fez dele um homem contemplativo,mas um homem dinâmico, finalizando a obra em 52 dias! Além de realizar também uma reformapolítica e uma revitalização espiritual. Neemias transformou a história de uma nação, do povoescolhido por Deus para ser luz para outras nações.Deus usou Neemias para realizar uma transformação completa em Jerusalém e seus habitantese isso mudou o rumo da História. E tudo isso só foi possível porque Neemias ouviu a voz deDeus e decidiu obedecer!

SUGESTÃO: DISTRIBUA PARA CADA PARTICIPANTE AS QUESTÕES DO ESTUDO (SOMENTE AS QUESTÕES)

COM ESPAÇO PARA CADA UM PREENCHER E DEPOIS LEVAR PARA CASA. SERÁ UM ENCONTRO DE AUTO-

AVALIAÇÃO E DECISÃO. DÊ TEMPO PARA CADA UM PRENCHER SUA PRÓPRIA FOLHA.