BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos...

15
ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 1

Transcript of BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos...

Page 1: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018

ALUNO (A): ______________________________________________________________

ANO: ____________________________________________________________________

AVALIAÇÃODIAGNÓSTIC

A 2017

1

Page 2: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018INSTRUÇÕES AOS ALUNOS

LEIA COM ATENÇÃO!!!

1. Você deve receber do professor fiscal o material abaixo: Este Caderno de Questões, composto de 34 (TRINTA E QUATRO) itens do tipo múltipla escolha e 01 (UMA) proposta de redação. 01 (UMA) FOLHA DE RESPOSTAS – GABARITO, destinada à marcação dos itens formulados no Caderno de Questões. 01 (UMA) FOLHA DEFINITIVA PARA REDAÇÃO.2. Verifique se este material está em ordem.3. Após a conferência, o aluno deverá identificar o Caderno de Questões escrevendo seu nome e o ano no espaço próprio: Inicialmente, a título de treinamento, coloque nesta folha, no local abaixo indicado: o seu nome e ano. Após este preenchimento, e mediante ordem do professor fiscal, aguarde a orientação para preencher a Identificação da Folha de Respostas – GABARITO. Na Folha de Respostas – GABARITO, o aluno deverá fazer a identificação somente no local indicado; é estritamente proibido fazer qualquer tipo de rasura ou outra marcação e identificação em local fora do espaço reservado para tal, sob pena de ter sua Folha de Respostas – GABARITO anulada e/ou invalidada. Só serão consideradas as respostas marcadas com caneta esferográfica de tinta AZUL ou PRETA. As marcações a lápis serão desconsideradas. Para cada item haverá apenas uma única opção para ser assinalada.4. Feita a conferência do material e a identificação do CADERNO DE QUESTÕES e da Folha de Respostas – GABARITO deixe a prova fechada sobre a carteira e aguarde ordem para iniciar as resoluções.5. A prova é estritamente individual. Qualquer dúvida sobre a impressão dos itens deverá ser sanada nos 15 (quinze) minutos iniciais.6. Marque a resposta certa de cada item pintando completamente a alternativa correspondente na Folha de Respostas – GABARITO.7. Para fins de correção será considerada apenas a Folha de Respostas – GABARITO do candidato.8. Não será permitido ao aluno utilizar, durante a prova, máquinas e/ou relógios com calculadoras, bem como telefone celular ou qualquer outra espécie de fonte de consulta.9. Ao término do tempo destinado à realização da prova não escreva mais nada, e mediante ordem, levante-se e entregue a Folha de Respostas – GABARITO ao professor fiscal.10.O tempo total de duração deste simulado é de 03 (TRÊS) horas, já incluindo o tempo para preenchimento das suas respostas na Folha de Respostas – GABARITO, e Redação na folha definitiva. 11. O aluno só poderá sair da sala, por término da prova, depois de transcorridos 02 (DUAS) horas do início da prova. O Caderno de Questões permanece com o aluno, que entregará a FOLHA DE RESPOSTAS ao professor responsável.12. Para as questões de Português, Matemática e Física cada item terá o valor de 01 (UM) ponto.13. Para as questões de Redação, na parte de interpretação de texto, cada item terá o valor de 01 (UM) ponto e a produção de texto terá o valor máximo de 06 (SEIS) pontos.

Trabalhe com calma e Boa Sorte!!!!!

ALUNO (A): ______________________________________________________________

ANO: ____________________________________________________________________

QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESALeia o texto abaixo para responder às questões 01 e 02.

Os zigue-zagues do conforto

2

Page 3: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018Hoje, a ideologia do conforto varreu nossa sociedade. É um grande motor da publicidade e do consumismo. Contudo, o avanço não é linear, havendo atrasos técnicos e retrocessos. Em três áreas enguiçadas, o conforto e desconforto se embaralham. A primeira é o conforto acústico. Raras salas de aula oferecem um mínimo de condições. Padecem os professores, pois só berrando podem ser ouvidos. Uma conversa tranquila é impossível na maioria dos restaurantes. Em muitos, não pode haver conversa de espécie alguma. O bê-á-bá do tratamento acústico é trivial. Por que temos de ser torturados por tantos decibéis malvados? A segunda é o conforto térmico. Quem gosta de sentir frio ou calor? Na verdade, não se trata de gostar, mas de ser atropelado por imperativos culturais. Por não precisarem se impor pela vestimenta, oficiais britânicos usavam bermudas e camisas de mangas curtas nos trópicos. Mas no Rio de Janeiro, a aristocracia do Segundo Império não saía de casa sem terno, colete e sobrecasaca, todos de espessa casimira inglesa. E mais: gravata, camisa de peito duro, cartola e luvas. E se assim fazia a nobreza, o povaréu tentava imitar. Até o meio século passado, as elegantes usavam casaco de pele na capital. Hoje, a moda deu cambalhota, o chique é sentir frio. Quanto mais importante, mais gélido será o gabinete da autoridade. Mas a maneira de conquistar esse conforto térmico tende a ser equivocada. Estive em um hotel do Nordeste amplamente servido pela agradável brisa do mar e cuja propaganda é ser “ecológico”. No entanto, é ar condicionado dia e noite, pois a arquitetura não permite a circulação natural do ar. Pior, como na maioria das nossas edificações, o isolamento é péssimo. Um minuto desligado, e quase sufocamos de calor. Uma parede comum de alvenaria tem um décimo da resistência térmica recomendada pela Comunidade Europeia. E do excesso de vidros, nem falar! A terceira é uma birra pessoal, já que minha profissão me leva a falar em público. Os arquitetos não descobriram que o PowerPoint requer uma sala que escureça e uma iluminação que não vaze na tela. Sem isso, ou a projeção fica esmaecida ou, se é apagada a luz, do professor só se vê o vulto. A solução é ridiculamente simples: um spot no conferencista. E assim vamos, aos encontrões com o desconforto, em recorrente zigue-zague.

CASTRO, Cláudio de Moura. Veja, 11/02/2016, p.18, fragmento.

01. O objetivo do texto é:(A) relatar os hábitos consumistas dos brasileiros desde o Segundo Império. (B) argumentar em defesa dos hábitos consumistas dos brasileiros e sua relação com a qualidade de vida. (C) defender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais. (D) descrever a influência estrangeira em relação à introdução de hábitos consumistas na sociedade aristocrática brasileira. (E) mostrar contrassenso entre o culto ao conforto e os efeitos deletérios de natureza diversa.

02. O fragmento, “Mas no Rio de Janeiro, a aristocracia do Segundo Império não saía de casa sem terno, colete e sobrecasaca, todos de espessa casimira inglesa“, estabelece, com o segmento anterior do texto, a relação sintático-semântica de: (A) comparação. (B) oposição.(C) explicação. (D) adição.(E) causa.

Texto para os itens 03 e 04.

Praia LimpaTecnologia alemã chega para ajudar a combater a poluição nas praias brasileiras Beach Tech 2000 ideal para praias do tamanho de São Conrado, no Rio de Janeiro. A sujeira nas praias brasileiras é um problema que parece sem solução. Mesmo com as campanhas de conscientização feitas pelas prefeituras, a maioria das praias continua recebendo diariamente todo o tipo de detrito deixado por turistas. Sem contar os recentes acidentes com vazamentos de óleo, como o que ocorreu na Baía de Guanabara. O recolhimento do lixo é feito em algumas praias por garis, o que, além de demorado e caro, é ineficiente, pois atinge apenas a superfície, deixando para trás enormes quantidades de dejetos “escondidos” na areia. Esses dejetos enterrados vão contaminando continuamente a areia, causando várias doenças. Além dos aspectos ambientais e de saúde, praias limpas atraem mais turistas, mais empregos e mais renda para a cidade. Empresa alemã traz para o Brasil os equipamentos Beach Tech, os únicos realmente capazes de limpar a areia com rapidez, baixo custo e confiabilidade. São

3

Page 4: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018capazes de limpar de 3.600 m2 (mais que um campo de futebol) a 30.000 m2 (mais que toda a área ocupada pelo Maracanã) de praia por hora, atingindo qualquer substância a até 20 cm de profundidade. Com apenas uma pessoa operando, os equipamentos Beach Tech deixam a areia plana e limpa. Voltados principalmente à limpeza noturna, para que a praia esteja limpa pela manhã, os equipamentos operam com baixo nível de ruído.

http://cidadesdobrasil.com.br.Acessado em 15.01.2015. Adaptado

03. De acordo com o texto:(A) os turistas já se conscientizaram de que não devem deixar lixo nas praias. (B) o trabalho de coleta de lixo por garis, apesar de ser caro, é eficiente. (C) o acúmulo de detritos contribuiu para o depósito de óleo nas praias. (D) uma das vantagens dos equipamentos é a economia da mão de obra.(E) os equipamentos superam o trabalho dos garis, encobrindo dejetos na areia.

04. No período: “Voltados principalmente à limpeza noturna, para que a praia esteja limpa pela manhã, os equipamentos operam com baixo nível de ruído.” A oração destacada é classificada como:(A) oração subordinada adverbial final.(B) oração subordinada adverbial causal.(C) oração subordinada adverbial proporcional.(D) oração subordinada adverbial temporal.(E) oração subordinada adverbial consecutiva.

Texto para os itens 05 a 07.

Camelos e beija-flores...A revisora informou delicadamente que era norma do jornal que todas as “estórias” deveriam ser grafadas como “histórias”. É assim que os gramáticos decidiram e escreveram nos dicionários. Respondi também delicadamente: “Comigo não. Quando escrevo ‘estória’ eu quero dizer ‘estória’. Quando escrevo ‘história’ eu quero dizer ‘história’. Estória e história são tão diferentes quanto camelos e beija-flores...” Escrevi um livro baseado na diferença entre “história” e “estória”. O revisor, obediente ao dicionário, corrigiu minhas “estórias” para “história”. Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido. Aí, um livro que era para falar de camelos e beija-flores, só falou de camelos. Foram-se os beija-flores engolidos pelos camelos...

Escoro-me no Guimarães Rosa. Ele começa o Tutameia com esta afirmação: “A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a história. ” Qual é a diferença? É simples. Quando minha filha era pequena eu lhe inventava estórias. Ela, ao final, me perguntava: “Papai, isso aconteceu de verdade? ” E eu ficava sem lhe poder responder porque a resposta seria de difícil compreensão para ela. A resposta que lhe daria seria: “Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre...” A história é o reino das coisas que aconteceram de verdade, no tempo, e que estão definitivamente enterradas no passado. Mortas para sempre. [...] Mas as estórias não aconteceram nunca. São invenções, mentiras. O mito de Narciso é uma invenção. O jovem que se apaixonou por sua própria imagem nunca existiu. Aí, ao ler o mito que nunca existiu eu me vejo hoje debruçado sobre a fonte que me reflete nos olhos dos outros. Toda estória é um espelho. [...] A história nos leva para o tempo do “nunca mais”, tempo da morte. As estórias nos levam para o tempo da ressurreição. Se elas sempre começam com o “era uma vez, há muito tempo” é só para nos arrancar da banalidade do presente e nos levar para o tempo mágico da alma. Assim, por favor, revisora: quando eu escrever “estória” não corrija para “história”. Não quero confundir camelos e beija-flores...

Rubem Alves

05. O texto de Rubem Alves é uma crônica. Ao compará-lo com as características desse gênero, só NÃO é correto afirmar: (A) o texto assume um caráter narrativo em função, inclusive dos personagens. (B) o texto assume um caráter poético, simplesmente, em função da referência que faz ao camelo e ao beija-flor. (C) a pergunta retórica “Qual é a diferença? ”Funciona como um convite à reflexão do leitor. (D) embora apresente uma linguagem mais subjetiva, pode-se apreender, com clareza, a defesa de um posicionamento. (E) em “A história nos leva para o tempo”, a presença da primeira pessoa do plural no pronome funciona como estratégia de aproximação com o leitor.

06. Ao confrontar “estórias” e “histórias”, o texto estabelece pares de antíteses com palavras ou expressões. Assinale a opção em

4

Page 5: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018que, respectivamente, essa oposição NÃO está presente em:(A) “Beija-flores” / “camelos”. (B) “Coisas que não aconteceram nunca” / “coisas que aconteceram de verdade”. (C) “Tempo do nunca mais” / “era uma vez, há muito tempo”. (D) “Tempo da ressurreição”/ “tempo da morte”. (E) “Mito de Narciso” / “referência a Guimarães Rosa e ao Tutameia.

07. A oração destacada em “Confiando no rigor do revisor, não li o texto corrigido.”, está na forma reduzida e introduz, em relação à oração principal, o valor semântico de:(A) causa. (B) concessão. (C) consequência. (D) condição. (E) conformidade.

08. “Lembro-me de que este homem esteve aqui. ” A oração sublinhada é:(A) subordinada substantiva completiva nominal.(B) subordinada substantiva objetiva indireta.(C) subordinada substantiva predicativa.(D) subordinada substantiva subjetiva.(E) subordinada substantiva objetiva direta.

09. Assinale o exemplo, em que está bem empregado, segundo a regência verbal, o verbo preferir:(A) Preferia ir ao cinema do que ficar vendo televisão.(B) Preferia sair a ficar em casa.(C) Preferia antes sair a ficar em casa.(D) Preferia mais sair do que ficar em casa.(E) Antes preferia sair do que ficar em casa.

10. "Vocês têm que se esforçar mais, se realmente pretendem vencer." Foram destacados, no período acima, respectivamente: (A) conjunção e pronome. (B) preposição e conjunção. (C) conjunção e conjunção. (D) advérbio e conjunção. (E) conjunção e advérbio.

QUESTÕES DE MATEMÁTICA

11. Uma ponte deve ser construída sobre um rio, unindo os pontos A e B, como ilustrado na figura abaixo. Para calcular o comprimento AB, escolhe-se um ponto C, na

mesma margem em que B está, e medem-se os ângulos CBA = 57° e ACB = 59°. Sabendo que BC mede 30m, indique, em metros, a distância AB. (Dado: use as aproximações sen(59°) 0,87 e sen(64°) 0,90)

(A) 29 m (B) 30 m(C) 40 m(D) 50 m(E) 60 m

12. Resolva a expressão:

(A) 1(B) 2(C) 3(D) 4(E) 5

13. Pai e filho têm hoje 45 e 15 anos, respectivamente. Há quantos anos a idade do pai era igual ao quadrado da idade do filho?(A) 8 anos.(B) 9 anos.(C) 20 anos.(D) 10 anos.(E) 7 anos.

14. Um terreno retangular mede 26 m de comprimento e 16 m de largura. Aos fundos do terreno e em uma de suas laterais — como mostra a figura a seguir — serão acrescentadas duas faixas de mesma largura. Com essa expansão do terreno, a nova área medirá 816 m2. Qual será a largura dessas faixas?

5

Page 6: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018

(A) 4(B) 5(C) 6(D) 7(E) 8

15. Um motorista de táxi cobra R$ 3,50 de bandeirada (valor fixo) mais R$ 0,70 por quilômetro rodado (valor variável). Determine o valor a ser pago por uma corrida relativa a um percurso de 18 quilômetros.(A) R$ 16,10(B) R$ 14,10(C) R$ 20,10(D) R$ 22,10(E) R$ 30,10

16. O salário de um vendedor é composto de uma parte fixa no valor de R$ 800,00, mais uma parte variável de 12% sobre o valor de suas vendas no mês. Caso ele consiga vender R$ 450 000,00, calcule o valor de seu salário.(A) R$ 60800,00(B) R$ 21800,00(C) R$ 10800,00(D) R$ 54800,00(E) R$ 15800,00

17. O Valor de x na figura é:

(A) 3(B) 4,8(C) 7,5

(D) 3 13

(E) 1

18. Uma moeda não tendenciosa é lançada até que sejam obtidos dois resultados consecutivos iguais. Qual a probabilidade de a moeda ser lançada exatamente três vezes?(A) 1/8(B) 1/4(C) 1/3 (D) 1/2 (E) 3/4

RASCUNHO

19. Em uma agência bancária, dois caixas atendem em média seis clientes em 10 minutos. Considere que, nesta agência, todos os caixas trabalham com a mesma eficiência e que a média citada sempre é mantida. Assim, o tempo médio necessário para que cinco caixas atendam 45 clientes é de:(A) 45 minutos. (B) 30 minutos.(C) 20 minutos.(D) 15 minutos.(E) 10 minutos.

20. Sabendo que um quadrado possui quatro lados congruentes, que condição deve ser cumprida para que a área de um quadrado seja maior que seu perímetro?

6

Page 7: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018(A) os lados do quadrado devem ser iguais.(B) a medida do lado do quadrado deve ser maior que 10.(C) a medida do lado do quadrado deve ser menor que 10.(D) a medida do lado do quadrado deve ser maior que 4.(E) a medida da diagonal do quadrado deve ser maior que a medida do lado.

RASCUNHO

QUESTÕES DE FÍSICA

21. Um garoto levou 5 minutos para andar 300 metros em linha reta. Considerando que o tamanho médio de seu passo é de 0,5 metros, qual é a sua velocidade média (em metro por segundo) e quantos passos ele deu?(A) 5 m/s e 500 passos.(B) 15 m/s e 250 passos.(C) 10 m/s e 300 passos.(D) 0,5 m/s e 200 passos.(E) 1 m/s e 600 passos.

22. Um carro teve que reduzir sua velocidade de 20 m/s para 14 m/s para passar por um radar eletrônico. O tempo total gasto nessa redução foi de 2 segundos. Qual é a aceleração do carro?(A) – 6 m/s²(B) – 10 m/s²

(C) – 3 m/s²(D) 3 m/s²(E) 6 m/s²

23. Uma partícula de massa m = 6,0 kg realiza um movimento sob ação simultânea de duas forças F1 e F2 de intensidades respectivamente iguais a 12,0 N e 6,0 N. Determine a aceleração da partícula nos casos indicados abaixo:

Caso A:

Caso B:

(A) 3 m/s² e 1 m/s²(B) 4 m/s² e 2 m/s²(C) 8 m/s² e 6 m/s²(D) 13 m/s² e 5 m/s²(E) 12 m/s² e 6 m/s²

24. A figura mostra dois blocos A e B empurrados por uma força horizontal constante de intensidade F = 20,0 N, em um plano horizontal sem atrito. O bloco A tem massa 3,0 kg e o bloco B tem massa 2,0 kg. Ache o módulo da aceleração do conjunto e qual é a força resultante que o bloco A aplica em B?

(A) 5N(B) 4N(C) 2N(D) 8N(E) 12N

25. Sabendo-se que a tração no fio que une os dois blocos vale 100N, qual é o valor do

7

Page 8: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018módulo da força F? Despreze o atrito entre os blocos e a superfície e adote 20kg para a massa do bloco B e 10kg para massa do bloco A.

(A) 100N(B) 350N(C) 205N(D) 80N(E) 150N

26. Depois da fervura, meio litro de água (500 g de massa) a 100 ºC foi colocado para esfriar, até atingir a temperatura ambiente de 20 ºC. Qual a quantidade de calor (em calorias) perdida pela água? (O calor específico da água é 1,0 cal/g. ºC)(A) Q = - 56 000 cal(B) Q = - 79 000 cal(C) Q = - 77 000 cal(D) Q = - 40 000 cal(E) Q = - 43 000 cal

27. Um bloco de massa 0,60kg é abandonado, a partir do repouso, no ponto A de uma pista no plano vertical. O ponto A está a 2,0m de altura da base da pista, onde está fixa uma mola de constante elástica 150 N/m. São desprezíveis os efeitos do atrito e adota-se g=10m/s². A máxima compressão da mola vale, em metros: (A) 0,40 m(B) 0,20 m(C) 0,10 m(D) 0,05 m(E) 0,80 m

28. Um raio de luz incide no ponto I um espelho plano e, após a reflexão, passa pelo ponto P. Determine a soma do ângulo de incidência mais o ângulo refletido:

(A) 55º

(B) 45º

(C) 60º

(D) 75º

(E) 90º

RASCUNHO

29. As ondas de uma piscina fazem um barquinho de brinquedo subir e descer, de modo que ele leva 0,5s para voltar à posição inicial. Qual o período e a frequência da onda que passa pelo barquinho?(A) 0,25s e 5Hz(B) 0,5s e 2Hz(C) 0,12s e 4Hz(D) 0,10s e 6Hz(E) 2,5s e 1Hz

30. O espelho esférico convexo de um retrovisor de automóvel tem raio de curvatura de 80cm.

8

Page 9: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018

Esse espelho conjuga, para certo objeto sobre o seu eixo principal, imagem 20 vezes menor. Nessas condições, a distância do objeto ao espelho, em metros, é de:(A) 1,9 m(B) 3,8 m(C) 7,6 m(D) 9,5 m(E) 12 m QUESTÕES DE REDAÇÃO – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Leia, a seguir, a crônica “Assassinos por distração”, de Martha Medeiros, e responda às questões:

O Jornal Nacional, dias atrás, apresentou uma reportagem que merecia ser mais comentada. A história: na Flórida, dois rapazes e uma garota resolveram roubar algumas placas de PARE instaladas em cruzamentos. Motivo: falta do que fazer. Consequência: na noite seguinte, numa dessas esquinas desfalcadas de sinalização, três rapazes de 18 anos chocaram seu veículo contra um caminhão. Não sabiam que estavam atravessando uma preferencial. Tiveram morte instantânea.O julgamento dos afanadores de placas foi televisionado. Choravam feito bezerros desmamados. Alegavam que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto. Eram réus primários, quase crianças, e pediam clemência. Inútil. O juiz decretou 15 anos de prisão para cada um e disse estar sendo generoso, porque assassinos não costumam pegar menos de 30. Comovida com o arrependimento dos acusados, a mãe de um dos garotos morto no acidente pediu ao juiz que não os condenasse por tanto tempo, pois no presídio iriam conviver com bandidos de verdade e o futuro deles ficaria irreversivelmente comprometido. Nada feito. O juiz bateu o martelo e os três já estão vendo o sol nascer quadrado. O juiz foi rígido? Na hora em que eu assistia ao telejornal, vendo o desespero daqueles jovens e de suas famílias, achei que sim. Mas uma pergunta me veio à cabeça: quem, nos

Estados Unidos, vai agora ousar roubar uma placa de sinalização? Só um demente. A lição é clara: a irresponsabilidade provoca crimes e a impunidade os multiplica. O Brasil está cheio desses pequenos transgressores que depredam orelhões e danificam placas de trânsito. [...] Precisam ser detidos. Falta de intenção atenua um crime, mas não pode absolver. Qualquer pessoa com mais de 18 anos deve ter consciência de que dirigir bêbado, soltar foguetes, dar tiros para o alto, jogar coquetéis molotov dentro de ônibus, tudo isso também provoca tragédias. Estamos acostumados a chamar de assassinos apenas aquelas pessoas que saem de casa com uma pistola automática e o endereço da vítima anotado num papel. Já políticos que desviam verbas destinadas a postos de saúde, esses são gentilmente chamados de corruptos. Ladrões, no máximo. Assassinos, nunca. Não somos marginais, mas somos todos homicidas em potencial. Basta uma inconsequência, uma distorção de valores ou uma sandice como a dos jovens americanos. É pena que eles estejam pagando tão caro pelo que fizeram, mas outros três adolescentes morreram por sua causa, e outros tantos continuariam a morrer se o juiz pensasse como nós: o acusado poderia ser um filho meu. Poderia. Mas poderia também estar enterrado sete palmos abaixo da terra por não ter sido avisado de que no meio do caminho havia uma preferencial. Foi dado o recado: não existe muita diferença entre os assassinos por natureza e os assassinos por distração.

Martha Medeiros

31. Quanto à correlação dos parágrafos da crônica com seus conteúdos, assinale a alternativa correta:(A) o primeiro parágrafo antecipa a desvinculação das mortes causadas pelos atos das consequências do julgamento.(B) o terceiro parágrafo enfatiza, através das interrogações, a perplexidade da cronista com o crime cometido pelos jovens.(C) o quarto parágrafo contextualiza a oposição entre questões como irresponsabilidade e impunidade. (D) o quinto parágrafo fornece diversos exemplos de atos e condutas irresponsáveis que podem resultar em perda de vidas.(E) o sexto parágrafo ressalta a nitidez das diferenças entre inocentes e culpados, vítimas e réus.

9

Page 10: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./201832. Releia os trechos a seguir presentes no segundo parágrafo.“Alegavam que tudo não passou de uma brincadeira de mau gosto.” “[...] pediu ao juiz que não os condenasse por tanto tempo [...]”Quanto a esses trechos, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as referências retomadas pelos pronomes sublinhados: (A) a colisão do veículo dos rapazes contra um caminhão; os julgadores dos réus primários. (B) a repercussão pública dos atos cometidos; os 15 anos decretados pelo juiz como pena.(C) o motivo e a consequência do roubo das placas de sinalização; os rapazes de 18 anos, cujo veículo bateu no caminhão. (D) o julgamento ter sido televisionado; os assassinos que costumam receber pena de 30 anos ou mais. (E) o roubo das placas de sinalização nos cruzamentos; os acusados, que demonstravam arrependimento.

33. O terceiro parágrafo inicia-se com uma pergunta: “O juiz foi rígido?”. No decorrer da crônica, há reflexões que remetem a diferentes formas de interpretar e dar resposta a este questionamento. Quanto ao desdobramento dessa ideia, assinale a alternativa correta: (A) em “a irresponsabilidade provoca crimes e a impunidade os multiplica”, a cronista expõe um argumento que evidencia sua divergência em relação ao veredicto do juiz.(B) em “Precisam ser detidos”, a cronista reconhece a importância e a necessidade de ações preventivas que coíbam excessos na aplicação de penas rigorosas. (C) em “Falta de intenção atenua um crime, mas não pode absolver”, a cronista declara

adesão à tese de que crimes devem ser analisados com condescendência e receber penas brandas.(D) em “É pena que eles estejam pagando tão caro pelo que fizeram”, a cronista lamenta o rigor do juiz e sua insensibilidade para identificar e punir os verdadeiros culpados. (E) em “o acusado poderia ser um filho meu”, a cronista exibe uma conjectura que particulariza a situação e leva a considerar mais a condenação do que as consequências do crime.

34. Releia as frases a seguir, extraídas da crônica.“Tiveram morte instantânea.” “Nada feito.” “Só um demente.”“Assassinos, nunca.” Sobre essas frases, considere as afirmativas a seguir.I. Essas frases apresentam em comum o fato de marcarem uma ideia de síntese.II. O emprego dessas frases curtas no texto proporciona agilidade na leitura e causa maior impacto na apreensão dos sentidos.III. O uso de frases curtas e de efeito enfático desfaz ambiguidades e elimina o detalhamento acerca dos fatos narrados. IV. A concisão é um fator que compromete a fluidez das informações veiculadas pelo texto. Assinale a alternativa correta: (A) somente as afirmativas I e II são corretas.(B) somente as afirmativas I e IV são corretas. (C) somente as afirmativas III e IV são corretas.(D) somente as afirmativas I, II e III são corretas. (E) somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Proposta de redação – produção de crônica argumentativa

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma crônica argumentativa na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema:“Aplicativos x empresas tradicionais: A revolução tecnológica do século XXI.” Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

10

Page 11: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018Desde o início deste ano, a sociedade brasileira tem sido telespectadora de pelo menos três guerras entre aplicativos de internet e serviços nas quais a concorrência, a preferência do consumidor, a qualidade do atendimento e da prestação de serviço e os impostos devidos estão no centro dos embates. Estamos nos referindo às brigas comerciais entre o Netflix® e as operadoras de TV a cabo, o Uber® e os taxistas e o WhatsApp® e as operadoras de telefonia móvel. De forma simplista, já que o Netflix utiliza um aplicativo para fornecer o seu serviço, os aplicativos chamam muito a atenção e atraem cada vez mais pessoas por serem gratuitos ou por cobrarem valores muito menores do que os praticados pelos concorrentes, além de oferecerem um serviço mais personalizado de acordo com o perfil e as necessidades de seu público alvo. Além disso, por terem sido criados pensando na internet em todos os sentidos, a divulgação dos mesmos é rápida e abrangente e, consequentemente, sua disseminação também.

TEXTO II Qual é a importância da política da concorrência para o consumidor? A política da concorrência procura aplicar regras que assegurem que as empresas concorrem lealmente entre si.(…) Preços baixos para todos: A maneira mais simples de conseguir uma elevada parte do mercado é oferecer melhores preços. Num mercado concorrencial, os preços tendem a diminuir. Melhor qualidade: A concorrência também incentiva as empresas a melhorar a qualidade dos bens e serviços que vendem a fim de atrair mais clientes e aumentar a respectiva parte de mercado. (…) Maior leque de escolha: (…)As empresas tentam que os seus produtos se distingam dos restantes. Desta forma, o leque de escolha é maior e os consumidores podem escolher o produto que oferece a melhor relação qualidade-preço.

TEXTO III Para Schwab (2015), a Quarta Revolução Industrial promove uma “fusão de tecnologias, borrando as linhas divisórias entre as esferas físicas, digitais e biológicas”. Ela fomenta a inteligência artificial, a robótica, a biotecnologia, a estocagem de dados e de energia, os veículos autônomos, os novos materiais, a Internet das coisas etc. Relatório do UBS (2016, p. 3), por sua vez, defende que a Quarta Revolução Industrial está ancorada em duas forças. “A primeira é a automatização extrema nos negócios, governo e vida privada. A segunda, extrema conectividade, aniquila a distância e o tempo como obstáculos à comunicação cada vez mais ampla e mais rápida (…)”. Com efeito, a criação da plataforma Uber, por exemplo, somente foi possível pelo aumento explosivo de aparelhos portáteis conectados à Internet. Facebook, WhatsApp, Snapchat, Twitter e Instagram passaram a desempenhar papel crucial na interação dos cidadãos em todo o mundo. Dessa forma, um dos impactos mais importantes da Quarta Revolução Industrial deverá ser no mercado de trabalho. (…) a Quarta Revolução Industrial deve favorecer os países mais desenvolvidos, em face do maior acesso à tecnologia, à capacidade de inovação, à mão de obra qualificada, à cultura de integração, à infraestrutura e ao capital necessário para gigantescos investimentos, em detrimento daqueles mais intensos em mão de obra barata, que tenderá a ser substituída por sistemas computacionais e robôs.

TEXTO IV

11

Page 12: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018

Observações

Deve ter a linguagem e a estrutura da crônica argumentativa;

Seu texto deve ser escrito na norma culta da língua portuguesa

Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos);

A redação deve ter no máximo 30 linhas escritas;

A redação com menos de 8 linhas não será corrigida.

INSTRUÇÕES: O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado; O texto definitivo só será corrigido se estiver escrito à tinta (azul ou preta) na folha própria; A redação que fugir ao tema ou não atender a estrutura solicitadareceberá nota zero; A redação que apresentar cópia dos textos da proposta de redação terá o número de linhas

copiadas desconsiderado para efeito de correção.

12

Page 13: BIOLOGIAegocg.com.br/.../1zanozprovazdiagnsticaz2017.docx · Web viewdefender, sob diversos aspectos, o interesse da classe aristocrática brasileira pelo conforto nos dias atuais.

ESCOLA DE ED. INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO GENERAL OSÓRIO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 – INGRESSO NO 1º ANO E.M./2018

13