001. 006.Demais Ocorrências de Má Prestação de Serviço Da Gol Divulgadas No Âmbito Nacional

4
Brasil 02 de Dezembro de 2014 Cidades Cadeirante se arrasta para entrar em avião da Gol em Foz do Iguaçu Companhia aérea e aeroporto não dispunham de equipamentos especiais para levar a portadora de 'síndrome dos ossos de cristal' diretamente à aeronave Por Andressa Lelli Katya Hemelrijk da Silva (Facebook/Katya Hemelrijk da Silva) Prestes a embarcar, na madrugada desta segunda-feira, em uma aeronave da Gol em Foz do Iguaçu (Paraná), Katya Hemelrijk da Silva, de 38 anos, descobriu que teria de se arrastar por uma escada para conseguir entrar na aeronave. A executiva da empresa de cosméticos Natura, mãe de dois filhos, é cadeirante e se viu frente a uma situação constrangedora. Ela se preparava para voltar com o marido, Ricardo Severiano da Silva, para São Paulo, onde moram. Em seu perfil do Facebook, Katya publicou uma mensagem em que explicita sua indignação, seguida da foto tirada no momento em que se arrastava para entrar no avião. A empresária reclamou que o Aeroporto de Foz do Iguaçu não tinha stair trac ou ambulift – equipamentos utilizados para elevar deficientes físicos diretamente à porta do avião – e que a Gol não dispunha de outros recursos para driblar a falta dos aparatos. "Sem stair trac e sem ambulift , porque no Aeroporto de Foz do Iguaçu não tem... a solução foi entrar assim (se arrastando) no avião, às 5h20 da manhã." Ela relata ainda que a indignação foi geral entre os que presenciaram a cena. "Só não foi pior porque a tripulação e os demais funcionários estavam tão indignados quanto nós e nos ajudaram no que foi preciso, inclusive a resgatar a mala que já estava despachada para que eu pegasse uma calça", relatou no post. Katya afirma que pessoas chegaram a se oferecer para carregá-la no colo. Por ser portadora de "síndrome dos ossos de cristal" – doença genética rara que fragiliza a estrutura óssea do portador –, porém, ela não aceitou a ajuda, já que pode facilmente se machucar caso seja segurada de modo errôneo. Em comunicado em sua página oficial do Facebook, a Gol esclareceu que o equipamento utilizado para levar os deficientes físicos até o interior da aeronave não estava disponível no momento do embarque. Por isso, a empresa tentou conseguir o equipamento, sem sucesso, com outras companhias. Leia abaixo o comunicado da Cadeirante se arrasta para entrar em avião da Gol em Foz do Iguaçu - B... http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cadeirante-se-arrasta-escada-aci... 1 de 2 22/12/2014 15:42

description

Reportagens que auxiliam no conjunto probatório da petição inicial "Petição Inicial Gol Linhas Aéreas - Modelo Juizado"

Transcript of 001. 006.Demais Ocorrências de Má Prestação de Serviço Da Gol Divulgadas No Âmbito Nacional

Page 1: 001. 006.Demais Ocorrências de Má Prestação de Serviço Da Gol Divulgadas No Âmbito Nacional

Brasil02 de Dezembro de 2014

Cidades

Cadeirante se arrasta para entrar em avião da Gol em Foz doIguaçuCompanhia aérea e aeroporto não dispunham de equipamentos especiais para levar a portadorade 'síndrome dos ossos de cristal' diretamente à aeronavePor Andressa Lelli

Katya Hemelrijk da Silva (Facebook/Katya Hemelrijk da Silva)

Prestes a embarcar, na madrugada desta segunda-feira, em uma aeronave da Gol em Foz do Iguaçu (Paraná), KatyaHemelrijk da Silva, de 38 anos, descobriu que teria de se arrastar por uma escada para conseguir entrar na aeronave.A executiva da empresa de cosméticos Natura, mãe de dois filhos, é cadeirante e se viu frente a uma situaçãoconstrangedora. Ela se preparava para voltar com o marido, Ricardo Severiano da Silva, para São Paulo, ondemoram.

Em seu perfil do Facebook, Katya publicou uma mensagem em que explicita sua indignação, seguida da foto tirada nomomento em que se arrastava para entrar no avião. A empresária reclamou que o Aeroporto de Foz do Iguaçu nãotinha stair trac ou ambulift – equipamentos utilizados para elevar deficientes físicos diretamente à porta do avião – eque a Gol não dispunha de outros recursos para driblar a falta dos aparatos. "Sem stair trac e sem ambulift, porque noAeroporto de Foz do Iguaçu não tem... a solução foi entrar assim (se arrastando) no avião, às 5h20 da manhã."

Ela relata ainda que a indignação foi geral entre os que presenciaram a cena. "Só não foi pior porque a tripulação e osdemais funcionários estavam tão indignados quanto nós e nos ajudaram no que foi preciso, inclusive a resgatar a malaque já estava despachada para que eu pegasse uma calça", relatou no post.

Katya afirma que pessoas chegaram a se oferecer para carregá-la no colo. Por ser portadora de "síndrome dos ossosde cristal" – doença genética rara que fragiliza a estrutura óssea do portador –, porém, ela não aceitou a ajuda, já quepode facilmente se machucar caso seja segurada de modo errôneo.

Em comunicado em sua página oficial do Facebook, a Gol esclareceu que o equipamento utilizado para levar osdeficientes físicos até o interior da aeronave não estava disponível no momento do embarque. Por isso, aempresa tentou conseguir o equipamento, sem sucesso, com outras companhias. Leia abaixo o comunicado da

Cadeirante se arrasta para entrar em avião da Gol em Foz do Iguaçu - B... http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cadeirante-se-arrasta-escada-aci...

1 de 2 22/12/2014 15:42

Page 2: 001. 006.Demais Ocorrências de Má Prestação de Serviço Da Gol Divulgadas No Âmbito Nacional

empresa:

"A GOL Linhas Aéreas Inteligentes esclarece que o Stair Trac - equipamento utilizado para levar clientes comdeficiência física até o interior de aeronaves - da base de Foz de Iguaçu não estava disponível para uso na manhãde ontem e por isso não pôde ser utilizado durante o embarque do voo 1076. A companhia tentou com as demaisempresas conseguir o equipamento, o que também não foi possível, e ofereceu outras alternativas para a Cliente,que optou por seguir sem a ajuda dos colaboradores da companhia. A GOL lamenta o ocorrido e informa que tomaráas medidas necessárias para evitar que casos como este voltem a acontecer. Estamos à disposição."

Cadeirante se arrasta para entrar em avião da Gol em Foz do Iguaçu - B... http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cadeirante-se-arrasta-escada-aci...

2 de 2 22/12/2014 15:42

Page 3: 001. 006.Demais Ocorrências de Má Prestação de Serviço Da Gol Divulgadas No Âmbito Nacional

São Paulo - O piloto de um avião da GOL afirmou que estava "sem condições físicas" ecancelou o voo que faria entre o Aeroporto de Confins, na região metropolitana de BeloHorizonte, e o Aeroporto Santos Dumont, no Rio.

O voo de número 2125 estava previsto para as 20h15 de segunda-feira, 24, mas atrasou porcausa do mau tempo no destino.

Os 115 passageiros conseguiram embarcar apenas às 23h e estavam dentro da aeronavehavia cerca de 50 minutos quando o piloto anunciou no sistema de voz que não seguiriaviagem. O caso foi revelado pelo Jornal da Band nesta quinta-feira, 27.

"Vou ser sincero com todos vocês: eu não tenho nem mais reflexos. Eu não tenho maiscondições físicas", afirmou o comandante. Um dos passageiros filmou o momento do anúncio.

"A legislação brasileira é bem clara. Existe um limite de jornada possível para os pilotos e oscomissários", explicou.

Alguns passageiros bateram palmas pela atitude do piloto. Segundo a legislação, a tripulação,que envolve pilotos e comissários, só pode trabalhar até 12 horas por dia. Se extrapolar esselimite, outra equipe deve ser acionada para substituí-la.

As empresas aéreas nem sempre têm uma equipe "de reserva" em casos de problemas porcondições meteorológicas, o que acaba causando um dominó de voos atrasados.

Aprovação

A GOL aprovou a conduta do piloto: "O comandante decidiu corretamente interromper ajornada dos tripulantes a bordo, informando aos clientes sobre a regulamentação dacategoria", disse a empresa em nota.

"A companhia aplica permanentemente o monitoramento e controle das jornadas de trabalhode seus colaboradores e desenvolve programas de gerenciamento de fadiga alinhados àsmelhores práticas da indústria da aviação mundial".

Os passageiros foram acomodados pela companhia em hotéis e só conseguiram seguir viagemcom sete horas de atraso.

Sem condições físicas, piloto da GOLcancela decolagem

Brasil 28/11/2014 18:42

Sem condições físicas, piloto da GOL cancela decolagem | EXAME.com http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/sem-condicoes-fisicas-piloto-...

1 de 2 02/12/2014 09:07

Page 4: 001. 006.Demais Ocorrências de Má Prestação de Serviço Da Gol Divulgadas No Âmbito Nacional

A GOL pediu desculpas pelo desconforto e ressaltou que alterações nos horários e trajetos devoos são muitas vezes necessárias para garantir a segurança dos ocupantes.

Recomendados para você

Recomendado por

Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados.

África do Sul encontraforma inovadora demostrar as belezas do(Hypeness)

PATROCINADO

17 famosas que vocêachava que tinhamsilicone – mas não têm(Bolsa de Mulher)

PATROCINADO

10 truques para aprenderqualquer idioma(Babbel)

PATROCINADO

O cigarro está fazendomal à Souza Cruz?(Vídeos - EXAME.com)

Itaú e Moody’s revelamque o pior está por vir(Vídeos - EXAME.com)

Um novo cargo para EikeBatista; China e Petrobraspreocupam(Vídeos - EXAME.com)

Sem condições físicas, piloto da GOL cancela decolagem | EXAME.com http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/sem-condicoes-fisicas-piloto-...

2 de 2 02/12/2014 09:07