01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se...

6

Transcript of 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se...

Page 1: 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?
Page 2: 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?

01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por

escolheram não permanecer em Jerusalém?

O interesse do remanescente judeu era aceitar o convite tentador e irrecusável de Faraó para irem morar no Egito e engrossassem as fileiras do exército egípcio. Em troca, eles receberiam sustento, moradia, proteção e muitos ídolos para adorar.

A.

Os judeus não aceitavam ser súditos de outra nação; por isso, mataram Gedalias, governador eleito por Nabucodonozor. Com medo da represália babilônica, desejaram fugir para o Egito - uma potência militar fora do domínio babilônico.

B.

A prosperidade egípcia iludira os judeus. Para eles, o Egito parecia ser o lugar mais seguro para recomeçar a sua vida. Os últimos reis de Israel sempre haviam considerado o Egito a superpotência que os ajudaria a lutar contra os babilônios.

C.

Page 3: 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?

02. Por que o povo procurou Jeremias antes de partirem para o Egito? Eles deram ouvidos às orientações do profeta? Quais as consequências

de perguntar a Deus qual a Sua vontade, e não obedecê-la?

Num momento de lucidez espiritual, o povo procurou Jeremias em busca de orientação divina porque estava desejoso de fazer a von-tade do Senhor. Reconheceram que somente Deus poderia lhes dar a proteção, segurança e prosperidade que tanto procuravam.

A.

O remanescente procurou Jeremias porque estava disposto a ouvir e seguir a orientação do Senhor, desde que ela não fosse contrária às suas expectativas de fugir para o Egito. Eles aceitariam a guia profética desde que ela os orientasse a seguirem para o Egito.

B.

Perguntar a Deus qual a Sua vontade, e não obedecê-la, resulta em pecado (Tg 4:17). Os que evitam saber qual a vontade de Deus crendo que, se não souberem não serão responsáveis, serão con-siderados culpados como se a tivessem ouvido e rejeitado (EF, 218).

C.

Page 4: 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?

03. Por que Jeremias se deixou ser levado para o Egito ao invés da Babilônia com os cativos de Nabucodonozor? Havia alguma

mensagem confortadora para os refugiados, e para nós hoje?

Jeremias não foi para Babilônia porque a cidade fora construída em cima das ruínas da Torre de Babel, onde houvera a confusão de línguas. Portanto, Babilônia era o símbolo da confusão moral e espiritual da sua época. Logo, o profeta não se sentiria bem ali.

A.

Jeremias se deixou ser levado para o Egito a fim de estar junto do remanescente; para ser a voz de advertência, consolo, orientação e segurança; para ser o mediador entre o povo e Deus; para ser o pastor do povo enquanto estivessem em terra estrangeira.

B.

A presença de Jeremias no Egito simbolizava a presença do próprio Deus entre eles, não para acusá-los, mas para mantê-los firmes nos princípios eternos. Onde estiver o povo de Deus, ali estará o Espírito de Profecia para orientá-lo, guiá-lo e fortalecê-lo.

C.

Page 5: 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?

04. Para os refugiados, a ida para o Egito significou dar as costas para Deus e voltar à escravidão do pecado. Para nós

hoje, o que significa deixar o Egito?

A expressão "deixar o Egito" significa deixar de "amar o mundo e as coisas que há nele" (1Jo 2:15). É deixar de obter prazer com coisas fúteis da Terra e sentir prazer na prática espiritual, que envolve: orar, testemunhar, ler a Bíblia, visitar os necessitados.

A.

"Há amantes do mundo mesmo entre os que professam estar aguar-dando o Senhor. As coisas do mundo são seus ídolos" (EW, TS, v.2, 157). Quanto mais pertos de Deus estivermos, mais longe da escravidão do Egito e mais próximos da Canaã celestial estaremos.

B.

Deixar o Egito significa abandonar as grandes cidades por causa do decreto dominical. "Com o decreto dominical, será tempo de deixar as grandes cidades para encontrar abrigo em lugares solitários entre as montanhas" (EF, 121).

C.

Page 6: 01. Por que o remanescente que Nabucodonozor deixara em Jerusalém tinha tanto interesse em se refugiar no Egito? Por escolheram não permanecer em Jerusalém?