016734 - SOC - Jornal Ceará Oftalmológico - nº 44 · (segunda secretária), Javier Alejo Montero...

8

Transcript of 016734 - SOC - Jornal Ceará Oftalmológico - nº 44 · (segunda secretária), Javier Alejo Montero...

4 Ceará Oftalmológico

A festa de encerramento foi animada pelas bandas Marajazz e Mr. Babão.Campanha – Durante o Congresso, a SCO repe-tiu a parceria com a Sociedade Brasileira de Dia-betes - Regional Ceará. A campanha “De Olho no Olho do Diabético 2010” benefi ciou 92 pacientes carentes que estavam em fi la de espera para tra-

tamento a Laser de retinopatia diabética, no Centro de Diabetes e Hipertensão do Ceará. Os 13 retinólogos voluntários que participa-ram da ação contaram com quatro aparelhos de Laser que foram cedidos por clínicas pri-vadas de Fortaleza. A campanha teve grande divulgação esclarecedora na cidade, através dos meios de comunicação.

Ocorreu no mais recente Congresso Cearense de Oftalmologia a posse da nova diretoria da Socie-dade Cearense de Oftalmologia (SCO) no biênio 2011-2012. A eleição ocorreu durante o IX Fórum de Defesa da Saúde Ocular, realizado no dia 14 de novembro.Foram empossados os seguintes integrantes: Ed-mar Oliveira Guedes Júnior (presidente), Fernando Queiroz Monte (vice-presidente), Dácio Carvalho Costa (secretário geral), Felipe do Carmo Carvalho (primeiro secretário), Ivana Lúcia Sobreira Carneiro (segunda secretária), Javier Alejo Montero (primei-ro tesoureiro), Leiria de Andrade Neto (segundo te-soureiro); Francisco Adauto Vasconcelos Filho (re-

presentante da região Norte), Ariosto Bezerra Vale (representante da região central) e Levy da Rocha Lucena (representante da região Sul).Foi também empossado o novo conselho fi scal composto por: Evânio Dias Martins, Marcus Emma-nuel Teixeira Maia, Walder Braga Viana e Adriano de Almeida Chaves.Durante o discurso de posse, Edmar Guedes re-afi rmou seu compromisso de manter o alto nível organizacional e de atuação da SCO. Ele também enalteceu o bom momento por que passa a oftal-mologia cearense no contexto científi co e de união da classe. Saiba mais sobre as propostas da nova gestão no texto Palavra do Presidente.

Nova Diretoria da SCO toma posse

Muitas das doenças reumatológicas apresentam distúrbios da autoimunidade em sua etiopatogenia, além de um envolvimento infl amatório sistêmico. Dos vários órgãos que participam desse envolvimento, o olho é um dos mais sensíveis. Suas características anatômicas e imunológicas contribuem sobremaneira para a detecção de início de atividade ou de reativação de muitas doenças autoimunes no adulto. Entre elas podemos destacar a artrite reumatóide (AR), síndrome de Sjogren (SS), lupus eritematoso sistêmico (LES), espondiloartrites (EpA) e uma série de vasculites, que não raro têm em sua apresenta-ção clínica o envolvimento de algumas das camadas do olho.

Não bastasse o envol-vimento per si, o olho ainda é alvo de uma série de medica-mentos utilizados no controle dessas doenças, como glicocorticódes, a cloroquina, antiinfl amatórios não hormonais (AINH), entre outros.

Na artrite reumatóide, as manifestações ocula-res mais frequentes são a síndrome do olho seco, a episclerite e a esclerite. Esses pacientes podem apre-

sentar um fator reumatóide positivo (60%), um FAN positivo (40%), além de alterações de provas de ativi-dade infl amatória, como o VHS e a PCR. A presença de anticorpos anticitrulinas (Anti-CCP) embora menos sensível, apresenta grande especifi cidade e valor prognóstico para AR.

A síndrome de Sjogren (SS) é uma doença au-toimune, com envolvimento de vários órgãos, prin-cipalmente em sua forma primária. A SS secundária acomete cerca de 30% dos pacientes com AR, sendo

também encontrada em pacien-tes com LES e outras doenças auto-imunes. Seus marcadores imunológicos são: FAN (80%), FR (50%), anti-SSA (Ro; até 60%) e anti-SSB (La; até 40%). Esse último é mais encontrado em casos de SS primária.

No LES, a ceratite e a episclerite são as alterações mais encontradas. Es-ses pacientes podem apresentar desde uma doença leve com um envolvimento somente cutâneo ou arti-cular, até uma doença ameaçadora da vida com com-prometimento renal, SNC e pulmonar. Além do FAN,

O Olho e as Doenças Reumatológicas

A compreensão e o estudo das alterações oculares nas patologias reumáticas é de grande importância, tanto para o oftalmo-logista quanto para o reumatologista, pois contribui para um precoce diagnóstico da condição básica, bem como para uma abordagem terapêutica multidisciplinar efi -caz, melhorando o prognóstico e a quali-dade de vida destes pacientes.

016734 - SOC - Jornal Ceará Oftalmológico - nº 44.indd 4 18/03/2011 09:28:15

7Ceará Oftalmológico

Eron Mendes Moreira construiu uma carreira de su-cesso na medicina. É da turma de 1987 (Universidade Federal do Ceará). Na década seguinte, realizou sua Residência Médica (especialidade de Oftalmologia) no Hospital Geral de Fortaleza (1990/92). Além disso, fez Pós-graduação em Medicina do Tráfego, como Médi-co Perito Examinador, na Univas-Minas Gerais (2002). Médico concursado da Prefeitura Municipal de Fortale-za (1994), também exerce, desde 1996, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o cargo comissionado de Auditor (DAS1). Ademais, exerce a direção da Clínica Nossa Senhora de Nazaré, no Montese. Outros des-taques da sua trajetória são: Diretor-tesoureiro da Co-operativa dos Oftalmologistas do Ceará (1994/95/98), Conselheiro Fiscal da Cooperativa dos Oftalmologis-tas do Ceará (2003), Conselheiro Fiscal da Unimed - Fortaleza (2003) e Presidente da Federação Cearen-se de Xadrez (2002/2003).Compromisso - Como propostas para o seu manda-

do, Moreira atuará na defesa da natureza, no desen-volvimento de Fortaleza de forma equilibrada e sus-tentável, primeiro emprego, e nas causas da mulher, criança e idoso. Além disso, também se comprometerá com a educação e a medicina, principalmente apoian-do os projetos e ações que contemplem o social.

Na sua posse, Moreira fez questão de agradecer a Deus e aos 6.072 eleitores, amigos e familiares que contribuíram para aquele momento histórico. O vere-ador agradeceu o apoio das Paróquias de Aparecida, em nome do Padre Gabriel, e de Nossa Senhora de Nazaré, em nome do Padre Batista, o qual considera seu guia espiritual. Ressaltou também o apoio dos co-legas médicos citando Mairton Lucena (presidente da Unimed-Fortaleza), David Lucena (presidente da SCO entre 2008-2010) e André Jucá Machado, companhei-ro de Residência Médica na especialidade de Oftalmo-logia e tido como um segundo irmão.

ARTIGO - Representação política da saúde óptica Hermínio Resende, Deputado Estadual pelo Partido Social Liberal - PSLA saúde ocular da sociedade cearense é temática de grande importância. As carências e necessidades do sistema de saúde cearense -principalmente o que diz respeito ao sistema de saúde pública- é, infelizmente, uma realidade a ser enfrentada.O exercício da medicina requer a promoção de ações voltadas à diminuição desses proble-mas. Com o programa social voluntário intitulado “Olho da Gente”, busquei atuar de forma a dirimir as carências médicas da sociedade levando atendimento oftalmológico gratuito às comunidades carentes. Solidário à causa da saúde ocular do povo cearense e motivado pelo ideal de realizar ações mais concretas, que possam melhorar a qualidade de vida das comunidades mais carentes, ingressei na vida pública como deputado estadual. Atuando como médico e parlamentar, vivencio de perto, todos os dias, as difi culdades com as quais o povo cearense lida: problemas como falta de médicos especializados, ausência de campanhas divulgando a necessidade de se promover cuidados com a visão e a proble-mática da falta de subsídios ao tratamento das doenças oculares. O problema da saúde óptica diz respeito a todos nós. Neste contexto, entendo que a con-quista defi nitiva da saúde só é possível quando acompanhada de uma nova cultura social baseada na soma dos esforços entre a atuação do Estado, com a proposição e com políticas públicas mais efetivas, e a conscientização da sociedade acerca dos cuidados com a visão.No mandato parlamentar, temos a missão primordial de ser uma voz ativa na defesa dos interesses coletivos e na elaboração de leis que tragam reais melhorias para a sociedade. Como membro da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, estarei focado numa ação compromissada com a saúde ocular. Assim, coloco o nosso mandato parlamentar à disposição, para juntos engrandecermos a oftalmo-logia do Estado do Ceará.

016734 - SOC - Jornal Ceará Oftalmológico - nº 44.indd 7 18/03/2011 09:28:17

8 Ceará Oftalmológico

SOCIEDADE CEARENSE DE OFTALMOLOGIASede Própria: Av. Dom Luiz, 300 - S/ 1127 Meireles-Fortaleza-CE - CEP 60.160-230

Fone-Fax: (85) 3264.9404www.sco.med.br - e-mail: [email protected]

DIRETORIA EXECUTIVA Presidente: Dr. Edmar Oliveira Guedes JúniorVice-Presidente: Dr. Fernando Queiroz Monte

Secretário Geral: Dr. Dácio Carvalho Costa1º Secretário: Dr. Felipe do Carmo Carvalho

2º Secretário: Dra. Ivana Lúcia Sobreira Carneiro1º Tesoureiro: Dr. Javier Alejo Montero

2º Tesoureiro: Dr. Leiria de Andrade NetoRepres. Reg. Norte: Dr. Francisco Adauto de Vasconcelos Filho

Repres. Reg. Central: Dr. Ariosto Bezerra ValeRepres. Reg. Sul: Dr. Levy da Rocha Lucena

COMISSÕES

CONSELHO FISCALADRIANO DE ALMEIDA CHAVES (SUPLENTE)

EVÂNIO DIAS MARTINSMARCUS EMMANUEL TEIXEIRA MAIA

WALDER BRAGA VIANACURSOS E CONGRESSO CEARENSE

ANDREA GIFONI SIEBRA DE HOLANDAGILMASA DANIELE RIOS DIAS

JORGE ELDO SILVA LIMAJOVANNI GOMES ALVESWALDER BRAGA VIANA

WANESSA FURTADO CARNEIRODEFESA DA SAÚDE OCULAR

ANTÔNIO HERMÍNIO B. RESENDEFRANCISCO ÉDISON ANDRADE COSTAFRANCISCO ERON MENDES MOREIRAFRANCISCO HELDER VASCONCELOS

JOÃO HELDER ALVES ARCANJORÉGIS SÁ VIEIRA

DEFESA CONTRA A RETINOPATIA DIABÉTICAADRIANO DE ALMEIDA CHAVES

ALANA FERREIRA DIASALESSANDRA KELY FAYAD DA SILVA

CARINE SOARES RAMOS DO NASCIMENTODANIELLE LIMEIRA LIMA COSTA

IEDA MARIA A. BARREIRARICARDO E. MARROCOS DE ARAGÃO

DEFESA CONTRA O GLAUCOMAANDRÉA LIMA COUTO

BRENO SANTOS DE HOLANDADANIEL GONDIM DA JUSTA FREITAS

HISSA TAVARES DE LIMAIGO JUN FERREIRA ENOMOTO

JULIANA DE LUCENA MARTINS FERREIRAMÁUREA CÉSAR DE LIMA

RODRIGO VICENTINI FERNANDES SOUSATELMA GONDIM FREITASVICENTE FORTE FILHO

APOIO À COFTALCEÁLVARO FERNANDES FERREIRA

ANTÔNIA ROSÂNGELA BEZERRA BONFIMARABELLA CHAGAS PRIMO

FRANCISCO AÉCIO FERNANDES DIASNEWTON LEITÃO DE ANDRADE

CIENTÍFICAABELARDO POMPEU TARGINOABRAHÃO DA ROCHA LUCENA

ANDRÉ JUCÁ MACHADODANIEL DA ROCHA LUCENA

JAILTON VIEIRA SILVARÉGIS SANTANA DE FIGUEIREDO

ENSINOCARLOS AFONSO SILVA

DÁCIO CARVALHO COSTAEVÂNIO DIAS MARTINS

FELIPE DO CARMO CARVALHOFERNANDO QUEIROZ MONTE

JAILTON VIEIRA SILVALEIRIA DE ANDRADE NETO

RAFAEL DIAS MARQUES NOGUEIRAJORNAL CEARÁ OFTALMOLÓGICO

ANA PAULA XIMENES ALVESMARIA DO SOCORRO AGUIAR LUCENA

FRANCISCO VALTER DA JUSTA FREITASVÂNIA DE QUEIROZ GERMANO TAVARES

PAULO ROGERS PARENTE GOMESPAULO DE TARSO P. PIERRE FILHO

ÉTICACLEANTO JALES DE CARVALHOFERNANDO QUEIROZ MONTE

FRANCISCO ALEQUY DE VASCONCELOS FILHORAFAEL DIAS MARQUES NOGUEIRASYLVIO IDERBURQUE LEAL FILHO

TRANSPLANTE DE CÓRNEA ALEXANDRE TELES HOLANDA

GERMANO LEITÃO DE ANDRADEMARCUS EMMANUEL TEIXEIRA MAIA

MARÍLIA CAVALCANTE ARAÚJOMARINEUZA ROCHA MEMÓRIASISLEY JEAN ARAÚJO VIANA

LENTES DE CONTATOCARLOS ANTONIO MOURA E SILVA

DEBORAH FERNANDES TÁVORA MORAISIDALINA MARIA COSTA MARANHA

JOSÉ WERTON LÔBO FARIASLÚCIA DE FÁTIMA CAVALCANTE TAVARES

MÁRCIA MARIA ARAÚJO MEDEIROSWANTAN LAÉRCIO

INFORMÁTICA E DOCUMENTAÇÃOISMAR DIAS DA SILVA

JÉDSON VIEIRA GOMESJONAS MARINHO ARAÚJO FILHO

LEVI TORRES MADEIRAVERBENA MATOS CORTEZ

DIVULGAÇÃO E MARKETINGCARLOS ALFREDO CYSNE GUERRA

JOSÉ EMILSON M. BARROS DE OLIVEIRAJOSÉ AUGUSTO E. CARNEIRO

LUIZ FRANCO DE SÁ FILHOMARIA DENISE ROCHA MENEZESPAULO GRANGEIRO DE ARAÚJO

CONSELHO DELIBERATIVO ARISTÓFANES CANAMARY RIBEIRO

DAVID DA ROCHA LUCENAELIANE BARBOSA SILVA BONFIM DE MORAES

FERNANDO ANTÔNIO LOPES FURTADO MENDESSÉRGIO AUGUSTO CARVALHO PEREIRA

PREVENÇÃO DA CEGUEIRAANA MARIA FERREIRA GOMES DIASANA VALÉRIA CARNEIRO TEIXEIRA

CÉSAR AUGUSTO MESQUITA JUAÇABACÍCERO NARCÍSIO MOREIRA LEITE

GEORGE EMÍLIO SOBREIRA CARNEIROISLANE MARIA CASTRO VERÇOSAJOANA GURGEL HOLANDA FILHA

VOLNEY ANDERSON CASTALDELL

Projeto Gráfico e Editoração EletrônicaGilberlânio de Melo RiosImpressãoExpressão Gráfica e Editora Ltda.Tiragem1.000 exemplaresJornalista ResponsávelCharles CadéReg/DRT CE01588JP

EXPEDIENTE

SCO envia boleto da anuidade de 2011Associado tem direito a descon-

tos em eventos promovidos pela en-tidade, bem como fi nancia as lutas da categoria

Em janeiro, foram enviadas para todos os integrantes da SCO os boletos referentes à anuidade de 2011. Até 5 de abril, o valor será de R$ 250,00. Haverá um desconto de 50%, conforme o es-tatuto, para os médicos residentes que fazem parte do curso de formação em oftalmologia.

O pagamento da anuidade é im-portante para o custeio de nossa enti-dade e traz diversos benefícios para o associado: participar gratuitamente dos Programas de Educação Médica Conti-nuada (PECs); desconto na inscrição do Congresso Cearense de Oftalmologia e da Jornada Interiorana de Oftalmologia; assessoria jurídica; recebimento do jor-nal Ceará Oftalmológico, participar do Guia do Oftalmologista Cearense e, recentemente, foi disponibilizado aos associados que quiserem se reciclar, a participação no curso teórico unifi ca-do de formação de oftalmologistas (leia matéria sobre o assunto nessa edição).Importância - A SCO conta com a par-ticipação de todos para que possamos

trilhar nosso caminho vitorioso.Fundada em 1963, a SCO é a

principal entidade representativa da of-talmologia no Ceará. A instituição, que congrega 300 médicos, tem importante papel na atualização científi ca, através organização de diversos eventos cien-tífi cos: Programas de Educação Médica Continuada (PECs), Jornada Interiorana de Oftalmologia (que nesse ano ocorre-rá em Sobral) e o Congresso Cearense de Oftalmologia.

A SCO tem importante atuação na defesa da saúde ocular da popula-ção cearense. Para isso, promove cam-panhas de atendimento e esclarecimen-to à população, principalmente a mais carente. Também é atenta à prática de falsos médicos que insistem em atuar na área exclusiva do médico oftalmolo-gista.

A instituição mantém canal direto de comunicação com o poder legislativo (câmara municipal, estadual, federal e senado), no qual podemos discutir a for-ma como a lei pode cumprir o seu papel de dar melhores condições ao trabalho do médico oftalmologista, bem como ze-lar pela saúde ocular da população.

Essas são algumas das atividades desenvolvidas pela entidade. “Conclama-mos aos colegas membros da SCO a participar dos eventos científi cos da entidade ou apoiados por ela e das campanhas e atividades de integração, como o almoço dos aniversariantes e a festa do dia do oftalmologista. Classe forte é classe unida!”, reforça Edmar Guedes, presidente da SCO.

MARÇOXV Congresso Brasileiro de UveítesPeríodo: de 17 a 19 de marçoLocal: Mangaratiba (RJ)-Portobello Resort & Safari

Simpósio MÁCULA 2011 (SCO)Data: 24 de marçoLocal: Fortaleza, CE

ABRILV Congresso Brasileiro da SOBLECPeríodo: de 15 a 17 de abrilLocal: Curitiba, PR

36º Congresso Brasileiro de Retina e VítreoPeríodo: de 21 a 23 de abrilLocal: Campo Grande (MS)

MAIOCampanha de Prevenção do Glaucoma (SCO)Data: 06 de maio

Local: Estado do Ceará117º Congresso da Sociedade Francesa de OftalmologiaPeríodo: de 7 a 10 de maio Local: Paris, França

XIV Simpósio da Sociedade Brasileira de GlaucomaPeríodo: de 26 a 28 de maioLocal: Belo Horizonte- MinasCentro

JUNHOV Congresso Brasileiro de Estrabismo e Oftalmologia PediátricaPeríodo: de 9 a 11 de maioLocal: Ouro Preto- Centro de Artes e Con-venções da UFOP- Ouro Preto

JULHOJornada Interiorana de OftalmologiaPeríodo: 16 e 17 de julhoLocal: Sobral - CE

Eventos

016734 - SOC - Jornal Ceará Oftalmológico - nº 44.indd 8 18/03/2011 09:28:17