02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado...

25
02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas 22 Programa 25 O setor bancário em números 40 Expositores

Transcript of 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado...

Page 1: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

1

02Editorial

O4Espaço Inovação

06Conferencistas

22Programa

25O setor bancário em números

40Expositores

Page 2: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

2 3

Estamos completando a desafi a-dora missão de organizar este 16º Congresso e Exposição de Tecnologia das Instituições Financeiras. Tratou-se de um árduo trabalho de prospecção de novidades e de temas que viessem a provocar nos congressistas ques-tionamentos, revisões de conceitos e pontos de refl exão. A compensação deste trabalho está no aprendizado que ele próprio nos proporciona e na certeza de estarmos apresentando uma programação de alto nível.

O tema central do CIAB FEBRABAN 2006 - “A Sociedade Virtual” - que inicialmente parecia algo difuso e re-moto, tornou-se bastante consistente e oportuno. O exemplo disso estará retratado na palestra que Navi Radjou, vice-presidente da Forrester Research, apresentará sobre o tema “Social Computing for Financial Industry”, onde mostra como os novos serviços associados à Internet (blogs, Orkut, Google etc) estão impactando a socie-dade e criando novas formas de inte-ração das empresas com as comu-nidades de colaboradores, parceiros e clientes. Mais três painéis comple-tarão a análise deste instigante tema: “Inovação: desafi os e impactos da Inovação Colaborativa” sob a coor-denação do professor Edson Fregni, “As Comunidades Virtuais e Novas Oportunidades na Internet” com a

mediação de Henrique Costabile, e “Marketing.Ponto.Com”, sob o co-mando de Fernando Egydio Martins, diretor setorial de Marketing da FEBRABAN e diretor-executivo do Banco Real. A oportunidade do tema está com-provada por recentes notícias de que CEO’s de bancos, no Brasil, já abriram “blogs” para comunicação com seus funcionários (e que, numa próxima etapa, pretendem abrí-los para todo o mercado), e também por artigo pu-blicado há dias na Gazeta Mercantil em que se dá a notícia dos “primeiros sites que, ao invés de namorados, tribos ou torcidas, une aplicadores e tomadores de dinheiro”, eliminando a intermediação dos bancos.

No programa do congresso, composto por 29 painéis distribuídos em três auditórios com tradução simultânea em inglês e espanhol, e onde 126 personalidades e key-note-speakers transmitirão suas teorias e experiên-cias, encontramos os temas do mo-mento que suscitam maior interesse aos dirigentes e profi ssionais de ins-tituições fi nanceiras. A começar pelo principal executivo mundial da área de Tecnologia do ABN Amro que nos prestigiará com a presença e com a palestra “Global Outsourcing”. Lars Gustavsson vai nos dizer qual a estra-tégia que levou este banco holandês, com presença em 78 países, a tomar a mais radical decisão de outsourcing que se tem notícia. A discussão deste tema será completada com duas apre-sentações de consultores da Booz Allen Hamilton e da Ernst & Young, e dois cases relatados pela TecBan e pela Caja Cataluña.

Outras instituições do mercado fi nan-ceiro têm seu espaço assegurado no congresso. Neste ano, a BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo, que em 2005 realizou seus últimos pre-gões em “viva voz”, demonstrará a sofi sticação de seus sistemas e ser-viços. Guilherme Afi f Domingos, presidente da Indiana Seguros e da Associação Comercial de São Paulo, dirá como promoveu a racionalização e agilizou os processos da seguradora suprimindo todos os papéis. John de Zulueta, presidente da Sanitas, em-presa espanhola de Seguro Saúde, vai dizer como ganhou mercado utili-zando intensivamente a Internet para a operação de sua companhia. E ainda uma sessão será dedicada ao tema “Cartões: a evolução da indústria x te-lefones celulares” .

Dois painéis contemplarão temas as-sociados a questões de segurança: “Prevenção à fraude eletrônica” e “Certifi cação Digital: soluções”. Duas sessões abordarão assuntos ligados à comunicação: “Mobile Banking: o banco sempre presente” e “Telecomunicações: IP e outras ten-dências de mercado”.

Para conhecer a visão do “banco de amanhã” acolhemos uma sugestão feita no encerramento do CIAB 2005 por jornalistas da mídia especiali-zada e, assim, foi programada uma Mesa Redonda com a presença das lideranças de TI dos quatro maiores bancos do País e com quatro editores de veículos focados em tecnologia, e que contará com a mediação ímpar do Paulo Markun. A “futurologia” ainda será praticada por Sérgio Ferry, da BearingPoint, que apresentará “O Banco do Século XXI: uma visão ambi-ciosa” e por Daniel Latimore, da IBM, que contará como serão “os Bancos em 2015”. O presente, ou seja uma fo-tografi a da realidade da TI nos bancos que operam no país, nos será mos-trado por Mauro Peres, da IDC Brasil.

Bancarização, Microcrédito e Correspondentes, temas de atenção prioritária para dirigentes de Marketing, comporão duas sessões onde serão relatados cases concretos de popularização do crédito e dos ser-viços bancários. Autoridades e personalidades de re-nome estarão presentes nas sessões “Brasil em perspectiva” e “Panorama econômico nacional”.Novidades e técnicas atuais nos esperam nos painéis que tratarão de assuntos importantes como “Evolução de Meios de Pagamento”, “Governança de TI’, “Gestão de Crédito”, “Cases de sucesso de CRM”, “Plataformas de Core Banking”, “Arquitetura de Sistemas e Software livre” e “Responsabilidade Social e Inclusão Digital”.

A Sociedade Virtual

Para completar o quadro geral do CIAB FEBRABAN 2006 chamamos a atenção para o “Espaço Inovação” , local especialmente reservado na Exposição para a apresentação de 20 empresas star-ups, selecionadas por professores e especialistas de-signados pelo ITS - Instituto de Tecnologia de Software, para expor seus produtos ou serviços com carac-terísticas inovadoras e destinado às instituições fi nanceiras. Esta é uma louvável iniciativa da FEBRABAN pois, ao criar oportunidades reais para que empresários promovam suas inova-ções tecnológicas, está contribuindo concretamente para o desenvolvi-mento do Brasil.

Aproveitamos a ocasião para agra-decer a colaboração dos palestrantes, das consultorias, dos patrocinadores e expositores, da FEBRABAN e dos membros da Comissão Organizadora que possibilitaram programar este evento que, sem dúvida, permitirá aos congressistas levar para casa e para suas empresas uma bagagem plena de boas e interessantes idéias e um conjunto de saudáveis desafi os.Aproveitem o Congresso e a Exposição do CIAB FEBRABAN 2006!

Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca

Diretor Setorial de Tecnologia da FEBRABAN e Coordenador Geral da Comissão Organizadora do CIAB FEBRABAN 2006

Page 3: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

4 5

É com satisfação que apresenta-remos, no Ciab Febraban 2006, a segunda edição do Espaço Inovação. Trata-se de uma área destinada exclusivamente às pe-quenas empresas do segmento de software que mostrem solu-ções criativas e, de fato, inova-doras.

Como declarou o professor Edson Fregni, da USP, na Revista do Ciab Febraban, a empresa inovadora age de maneira que outras só agirão mais tarde. E é justamente por essa capacidade de antecipar-se no lançamento de novos produtos que as 20 em-presas que garantiram um lugar no Espaço Inovação se diferen-ciam das demais.

Aqui está o exemplo do futuro das soluções tecnológicas para o setor fi nanceiro. Empresas sele-cionadas de todo o País consi-deradas pioneiras no desenvol-vimento de produtos inovadores têm, no Espaço Inovação, opor-tunidade de mostrar a cara para o mercado.

São empresas com faturamento inferior a R$ 10 milhões por ano e faturamento global de R$ 47 milhões em 2005. Empregam, ao todo, aproximadamente 500 funcionários. Atuam, sobretudo, nos segmentos de risco (com-pliance), mobilidade, segurança e Internet Banking.

Algumas dessas empresas, por sinal, já começam a exportar. Não podemos, ainda, apontar o Brasil de amanhã como uma Índia de hoje quando o assunto é exportação de software. Mas

estamos dando os primeiros passos. E o Espaço Inovação é, sem dúvida, um importante instrumento nessa direção. Os depoimentos dos represen-tantes de empresas que partici-param do evento no ano passado – apresentados na Revista do Ciab Febraban - mostram que es-tamos no caminho certo.

Se por um lado as pequenas inovadoras ainda estão no início do caminho para a conquista do mercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e do Instituto Internacional Data Corp. (IDC) revela que os fabri-cantes brasileiros de software respondem por 27% do mercado do setor – o restante está nas mãos de fornecedores estran-geiros. E, mais importante, 94% dessas empresas são classifi -cadas como micro ou pequenas.

Mas é preciso assegurar a essas empresas condições de sobrevi-vência. De acordo com o Sebrae, 59,9% das empresas não sobre-vivem mais de quatro anos. E, dessas, 96% são consideradas pequenas.

Estamos plantando uma se-mente para empresas que, dentro de quatro ou cinco anos poderão freqüentar o Ciab Febraban em estandes próprios, na área destinada às empresas maiores.

São Paulo, 8 de junho de 2006.Descartes de Souza Teixeira

Diretor-executivo do Instituto de Tecnologia de Software (ITS)Coordenador do Espaço Inovação

Espaço Inovação

Page 4: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

6 7

Bryan Foss é um dos mais prestigiados especialistas em CRM do mundo. De suas pes-quisas sobre o tema, saíram best sellers como Successful Customer Relationship Marketing (2001); CRM in Financial Services (e-busi-ness e CRM, de 2002); The Customer Management Scorecard’ (2002) e Up Close and Personal – CRM@Work (2003). Os lançamentos mais recentes são Key Account Management in Financial Services (B2B) e Consumer Insight (B2C), patrocinado pela Market Research Society.

Na carreira de Foss destaca-se a atuação na IBM, até 2005 como líder global de soluções de Customer Insight e Front Offi ce Customer Management para instituições fi nanceiras. Na IBM também teve a opor-tunidade de liderar o desen-volvimento e adoção de novas estratégias de soluções de negócio para o hyper-growth (crescimento acelerado). Hoje, é executivo da Foss Initiatives.

Também na empresa norte-americana, Foss foi o execu-tivo responsável por grandes clientes, como Prudential Corporation, American Express Card and Travel Ser vices, Shell, Esso, Unilever,

Guinness, London Electricity Board e Wellcome Foundation. Antes de se juntar à IBM em 1978, era o responsável por marketing e sistemas fi nan-ceiros na Nestlé no Reino Unido.

Foss possui MBA executivo da London City University Business School, com foco em gerência de negócios globais, marketing e CRM de serviços fi nanceiros; Chartered Marketer e Fellow do Chartered Institute of Marketing (CFCIM). É pós-gra-duado em Marketing (DipM); membro do Institute of Direct Marketing (MIDM); Chartered Engineer (C Eng. Information Systems); Fellow do British Computer Society (FBCS) e Chartered IT Professional (CITP), com certifi cação em Contabilidade e Finanças (C Dip AF. Certifi ed Accountants).

Bryan Foss

conferencistas O Ciab Febraban 2006 põe em campo uma seleção de cra-ques mundiais: palestrantes e keynote speakers de primeira linha vindos dos mais diversos países, como Uruguai, Suécia, Índia, Brasil e África do Sul marcarão presença em 29 pai-néis. Na mesa de debates, os temas mais instigantes do setor, como outsour-cing, offshoring, correspon-dentes, microcrédito e ma-rketing. E, sob o comando do apresentador Paulo Markun, do programa Roda Viva, da TV Cultura, dois debate das maiores lideranças de TI das instituições fi nanceiras com jornalistas de primeira linha especializados em Tecnologia da Informação (TI). O futuro passa pelos auditórios do XVI Ciab Febraban.

Bryan FossCRM / BI: cases de sucesso

23 de junho às 8h30Auditório Febraban

Page 5: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

8 9

Lars Gustavsson entrou para o ABN AMRO em 2001 para ocupar o cargo de CIO global da divisão Wholesale Client Services (WCS), onde exerceu papel fundamental no desenvol-vimento e execução do programa de modernização de TI nessa área para redução de custos e ali-nhamento da tecnologia aos ne-gócios do banco.

Devido ao sucesso do programa, em 2004, o executivo passou para o Group Shared Services IT, onde é responsável pelo desen-volvimento e implementação do Programa de Modernização de TI em todo o banco, que resultou em um novo modelo operacional de tecnologia no ABN-AMRO e na criação da New Technology Organisation em novembro de 2005.

A criação da área Services IT em janeiro de 2006 não mudou as prioridades e Gustavsson con-tinua mantendo o foco na satis-fação do cliente e na oferta de valor para todos os clientes do

banco. Essa conquista é possível maximizando as sinergias em todo o grupo e oferecendo pro-dutos e serviços de TI mais ágeis e efetivos para todos os clientes. O princípio é trabalhar em co-laboração com os parceiros de negócios na criação de valor de TI e melhorar a satisfação dos clientes em todas as áreas.

Antes do ABN AMRO, Gustavsson ocupou vários cargos. Primeiro na área fi nan-ceira e do tesouro em um banco central, em uma corporação e em um banco. Desde 1995, Ele é responsável pela transformação de TI e pelas operações.

Lars Gustavsson

Deborah Baxley é conhecida mundialmente como a maior especialista da IBM na área de cartões de crédito e meios de pagamento. É sócia executiva líder na prática de Estratégia de Transformação para Bancos na IBM Global Business Consulting, focando na aplicação de tecno-logia da informação para ganhos de vantagens competitivas.

Foi responsável pela estratégia da IBM China para a área de cartões de crédito. A equipe de Baxley executou projetos de es-tratégia nas 20 maiores institui-ções do mercado de cartões de crédito. Sua equipe já conduziu mais de 50 projetos de consul-toria estratégica na indústria de cartão de crédito em países como Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Hong Kong, Itália, Coréia, Holanda, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

A executiva possui profunda ex-periência em cartões de crédito, bancos de varejo e CRM. Profere palestras para os executivos das maiores empresas de cartões de crédito do mundo e faz parte do time da IBM que defi ne as solu-ções para a área de pagamentos e cartões de crédito.

Deborah é autora de vários ar-tigos e capítulos de livros, in-cluindo Credit cards: conduits for value creation in Chinese retail banking, pelo IBV IBM’s Institute for Business Value; An IT strategy for recharging the credit card business, no IBM’s Building an Edge; The Great Divide: Loyal Customers Will Determine the Winners from the Losers in Tomorrow’s Financial Services Industry, em World Markets; Aligning Business and Technology Strategy and Strategic Plans, no The Advice Business (compilado por Charles J. Fombrun, NYU Stern) e Mastering the Networked Economy, em IBM’s Thought Starter.

Deborah Baxley

Deborah Baxley Cartões: a evolução da

indústria x telefones celulares

23 de junho às 14h00Auditório Linha de Negócios

Lars Gustavsson Global Outsourcing

22 de junho às 11h00Auditório Febraban

Page 6: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

10 11

O indiano N. Ganapathy Subramaniam, 46 anos, é vice-presidente e diretor de Soluções para a Indústria Financeira da TATA Consultancy Services (TCS). Ele atua na empresa há mais de 20 anos e durante esse tempo tem contribuído para a efi cácia das soluções imple-mentadas em clientes glo-bais. Subramaniam é mestre em matemática e tem aten-dido a diversos programas globais de desenvolvimento e gestão nas Universidades de Stanford, Harvard Business School e National University, em Cingapura.

Como diretor global de opera-ções da TCS na área de banking, é responsável pela geração de novas oportunidades neste mer-cado, conhecimento e criação de novos serviços, consultoria, par-cerias estratégicas e gestão dos clientes. O executivo também coordena as operações globais da empresa em Bangalore, na Índia, que envolve as áreas de infra-estrutura, planejamento estratégico, entrega de soluções e desenvolvimento de novos negócios.

Antes de sua atual função, de-sempenhou papel fundamental no desenvolvimento das opera-ções da TCS no segmento de banking, envolvendo grandes projetos em soluções de TI, in-cluindo um sistema de paga-mentos para uma instituição fi nanceira na Suíça; uma das maiores implementações de core banking do mundo para o maior banco indiano; um sistema global de custódia para um banco do Reino Unido, entre outros.

De sua experiência com plata-formas líderes de mercado na indústria de banking e serviços fi nanceiros em diversos países, possui amplo conhecimento em tendências de TI e polí-ticas de sistemas de empresas que são referência no setor. Ele atua como executivo sênior para grandes clientes da TCS, incluindo o ABN AMRO, para o qual a empresa presta serviços globais na área de aplicações e sistemas em TI, tendo no Brasil uma das bases de sua operação.

N. Ganapathy Subramaniam

Navi Radjou é vice-presidente da Forrester Research. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Paris e mestre em Sistemas de Informação pela Ecole Centrale Paris, ele tem-se dedicado, como membro da equipe de gerenciamento da Forrester, à inovação global. Estuda como as redes de ino-vação alteram as estruturas de mercado e os processos de ne-gócios. Ele presta consultoria a CIOs e outros altos executivos que precisam preparar suas orga-nizações para competição global.

Entre 1999 e 2004, Navi atendia a área de supply chain, na Forrester. Nesse período, pu-blicou artigos em diversas pu-blicações especializadas e fez palestras em instituições como Harvard University e MIT. Entre suas contribuições, Navi cunhou a expressão “Adaptive Supply Networks” (ASN), que descreve um processo auto-regulado e orientado a eventos em tempo real.

Antes de ingressar na Forrester, Navi atuou como consultor de TI na Ásia. Em Cingapura, como consultor do Comitê Nacional de Computação, contribuiu para o lançamento do Centro de Processos Estratégicos de Inovação. Na Tailândia, junto ao ministro da Ciência, construiu um sistema de intranet, reconhe-cido, em 1998 pelo Smithsonian Institution, como o melhor exemplo de inovação tecnoló-gica. Antes de ir para a Ásia, Navi foi analista de desenvolvi-mento no Toronto Software Lab, da IBM.

Navi Radjou apresenta o painel Social Computing for Finance Industry, no dia 21 de junho, às 10h30, no auditório Febraban, quando falará sobre as mudanças e impactos que a computação social pode trazer à indústria fi -nanceira.

Navi Radjou

N Ganapathy Subramaniam Plataformas de Soluções

Bancárias – Core Banking

22 de junho às 14h00Auditório Efi ciência Operacional

Navi RadjouSocial Computing for

Finance Industry

21 de junho às 10h30Auditório Febraban

Page 7: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

12 13

Guilherme Afi f Domingos é pre-sidente da Indiana Seguros e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações Comerciais de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, ingressou na Indiana Seguros em 1967. Em 1975, foi presidente da Associação das Companhias de Seguros do Estado de São Paulo. Em 1976, foi diretor da Associação Comercial de São Paulo. Em 1979, foi designado presidente do Badesp (Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo) e, no ano se-guinte, assumiu a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo. Em 1982, foi o responsável pela Mobilização Empresarial que re-sultou, em 1984, na aprovação do Estatuto da Microempresa, o que o consagrou como líder na-cional deste movimento.

Em 1986, foi eleito Deputado Federal Constituinte, o terceiro mais votado do País, com mais de 500 mil votos. Foi o res-ponsável pelo Artigo 179 da Constituição, que garante trata-mento diferenciado para as micro e pequenas empresas. Em 1989, candidatou-se à Presidência da República, e ob-teve mais de 3,2 milhões de votos. No ano seguinte, recebeu cerca de 2,5 milhões de votos na disputa para o Senado. Em 1991, assumiu a presidência da Indiana e iniciou o processo de preparação da empresa para o desafi o tecnológico. Em 1995, foi reeleito presidente da CACB. Sua gestão à frente do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais do Brasil foi marcada pela mo-bilização que culminou com a criação do SIMPLES e do Novo Estatuto das Micro e Pequenas Empresas. Guilherme Afi f Domingos, apre-senta o case sobre a implemen-tação de tecnologia na Indiana durante o painel “Aplicações de TI em Seguradoras”, às 8h30, no auditório Febraban, no dia 22 de junho.

Guilherme Afi f Domingos

O presidente-executivo do Grupo Sanitas, John de Zulueta, é um dos mais prestigiados executivos espanhóis. Realiza um trabalho de gestão que levou a empresa a ocupar a posição de liderança. Seu sucesso se deve, entre ou-tras ações, à inovação de ser a primeira seguradora de saúde a utilizar a Internet como canal de contratação na Espanha.

É conselheiro acadêmico da Universidade Européia de Madri, patrono da Fundação Federico García Lorca e da Fundação BIP; sócio da International Academy of Management e foi membro da Comissão Especial para o Estudo do Desenvolvimento da Sociedade da Informação na Espanha criada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (2003-2004).

Em sua palestra, Zulueta apre-senta o case de transformação da Sanitas, as fases de imple-mentação das tecnologias, os ambientes utilizados, as inter-faces junto aos clientes e o re-torno do investimento através da

garantia da efi ciência e da quali-dade no serviço prestado que re-fl etiu diretamente nos resultados da empresa.

O site de Sanitas é um exemplo de tudo o que pode ser explo-rado por uma seguradora em um ambiente virtual. Com 150.000 usuários por mês, possibilita uma série de ações diferen-ciadas como, contratações on-line, acesso a portais de saúde diversos (guia médico, farmá-cias, nutrição), portal de médicos e até acesso a consulta virtual. A consulta virtual é uma inovação de Sanitas que conta hoje com a experiência de mais de 12.000 consultas pela Internet ofere-cendo a gestão desde a agenda médica até as analises clínicas. Zulueta participa do painel “Aplicações de TI em Seguradoras”, às 8h30, no au-ditório Febraban, no dia 22 de junho.

John de Zulueta

John de ZuluetaAplicações de TI em

Seguradoras

22 de junho às 8h30 Auditório Febraban

Guilherme Afi f DomingosAplicações de TI em

Seguradoras

22 de junho às 8h30 Auditório Febraban

Page 8: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

14 15

José Pedro Etchepare Muñoz é diretor e sócio-fundador da TOP SYSTEMS, com sede em Montevidéu, no Uruguai. Em sua trajetória já realizou cursos de especialização em Análises e Desenho de Sistemas, Racionalização Administrativa (Alemanha), Master em Marketing e Ventas, e ainda possui diploma em Direção Geral de Empresas.

Há mais de 30 anos tem desen-volvido tarefas de análises, as-sessoramento e planifi cação de projetos vinculados à informática na área bancária, para várias ins-tituições fi nanceiras do Uruguai e do exterior.

Desde 1987 está à frente da TOP SYSTEMS, softwarehouse líder em soluções inovadoras base-adas em seus produtos TOPAZ para o mercado fi nanceiro inter-nacional. A empresa tem como clientes renomadas instituições bancárias e de serviços fi nan-ceiros na América, Caribe e Europa.

Etchepare Muñoz tem parti-cipado da direção de impor-tantes projetos vinculados à informatização integral para instituições como ABN AMRO Bank (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela), Banco de la Nación Argentina (Bolívia, Brasil, Espanha, Inglaterra, Paraguai e Uruguai), Bancafé (Colômbia), BMCE Bank International (Espanha), Banco Internacional (Guatemala) e também para outras institui-ções fi nanceiras no Uruguai: Banco de Galicia, BEAL, Banca Nazionale del Lavoro, Crédit Lyonnais, Crédit Uruguay Banco e Deutsche Bank.

Atualmente, dirige os projetos de internacionalização da empresa, em plena expansão através da abertura de escritórios próprios e sócios de negócios.

Etchepare Muñoz vai falar sobre os desafi os que as instituições fi nanceiras enfrentam para oti-mizar a gestão, mediante o tra-tamento integral de todas as funções operacionais, adminis-trativas, contábeis, e suporte e informática das fi liais e matriz. O executivo participará do painel “Plataformas de Soluções Bancárias - Core Banking”, às 14 horas, no auditório Efi ciência Operacional, no dia 22 de junho.

José Pedro Etchepare Muñoz

Stephanie Ericksen é a vice-presidente de Integração de Produtos & Tecnologia da Visa International. Ela é responsável pelo desenvolvimento de solu-ções de pagamento que utilizam novas tecnologias de canais e equipamentos.

Mais especifi camente, Ericksen é responsável pelo desenvol-vimento de soluções de paga-mento Visa que utilizam tec-nologias de chip contactless, aplicações com telefones celu-lares e novas formas de ferra-mentas de pagamento além dos tradicionais plásticos.

Desde que entrou na Visa em 1994, Ericksen atua na formu-lação da estratégia de imple-mentação do cartão com chip, além de formular business cases do Visa Smart Débito/Crédito, GlobalPlatform e pro-gramas de multiaplicação. Ela desenvolveu programas inter-nacionais de chip em mercados emergentes, incluindo o Visa Horizon, um smart card pré-auto-rizado que possibilita transações

offl ine com segurança. Ericksen também gerencia a participação da Visa em defi nição de padrões da indústria como a ISO, ANSI, GlobalPlatform e EMVCo.

Ericksen graduou-se na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde ela especia-lizou-se em Administração de Empresas. Ela também possui um MBA em Marketing na Santa Clara University.

Stephanie Ericksen

Stephanie EricksenCartões: a evolução da

indústria x telefones celulares

23 de junho às 14h00Auditório Linha de Negócios

José Pedro Etchepare MuñozPlataformas de Soluções

Bancárias - Core Banking

22 de junho às 14h00 Auditório Efi ciência Operacional

Page 9: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

16 17

Daniel Latimore tem 20 anos de experiência na indústria de serviços fi nanceiros. É di-retor executivo do IBM Institute of Business Value onde atua como diretor de pesquisa. Latimore chegou à IBM vindo da Mainspring, uma consultoria de estratégia organizacional.

Antes da Mainspring, atuou também como diretor de fu-sões e aquisições do Mutual Liberty Group, como associado da McKinsey & Companhia, Inc, onde trabalhou em projetos es-tratégicos e de âmbito organi-zacional. Latimore começou sua carreira na área de investi-mento da Merrill Lynch onde, em sete anos chegou ao cargo de vice-presidente na área de International Private Placements. Por três anos trabalhou no es-critório de Londres, dois anos em Tóquio e mais dois anos em Nova York.

Sua expertise em análise fi nan-ceira e desenvolvimento de fra-meworks aliada à larga expe-riência em todas as áreas de serviços fi nanceiros lhe per-mitem manter relacionamentos contínuos com mais de 40 clientes.

Dentre seus vários projetos po-demos citar o de um banco de investimento onde Latimore li-derou a equipe que avaliou os requerimentos e necessidades de várias áreas e desenvolveu uma estratégia de otimização or-ganizacional permitindo um me-lhor “time-to-market” de seus produtos e serviços e obtendo efi ciências de custo através da redução da duplicação de es-forços. Latimore tem bachare-lado em Artes e fez mestrado em Administração pública na Universidade de Harvard. É ana-lista fi nanceiro certifi cado pela CFA Institute.

Daniel Latimore

Superintendente-geral da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), Gilberto Mifano foi um dos responsáveis pela mo-dernização da Bovespa e pelo atual sucesso da instituição. Foi na gestão dele, por exemplo, que a Bovespa disponibilizou o Home Broker, sistema que permite a re-alização de operações de compra e venda de ações por meio da Internet com total segurança. Ele também esteve à frente da mi-gração do pregão viva-voz para o pregão 100% eletrônico, pelo qual são realizados aproximada-mente 100 mil negócios por dia e, em fevereiro deste ano, mo-vimentou aproximadamente R$ 2 bilhões diariamente. Agora, Mifano está à frente de um pro-jeto ambicioso: o de migrar todas as aplicações de negócios de pla-taforma mainframe para um novo sistema. Outro programa de destaque é o “Bovespa Vai até Você”, lançado em 2002, que tem como objetivo apresentar, em linguagem sim-ples e objetiva, a Bovespa e os investimentos em ações aos pe-quenos investidores. O público atingido pelo programa chega a 30 milhões de pessoas, que ti-veram acesso ao programa por

meio de visitas de agentes da Bovespa aos mais diversos lo-cais, como fábricas, shopping centers, universidades, feiras e congressos e praias. Mifano também faz parte do Conselho de Administração da Bovespa. É diretor geral da CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia. Trabalhou no mercado fi nanceiro, em cargos de diretoria de institui-ções de porte, tendo atuado prin-cipalmente nas áreas de planeja-mento, produtos e marketing.

É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas–SP e assumiu a Superintendência Geral da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) em 1994.

Gilberto Mifano

Gilberto MifanoBolsa de Valores de

São Paulo

21 de junho às 16h00 Auditório Febraban

Daniel LatimoreO presente e o futuro da TI

nos Bancos

21 de junho às 16h00 Auditório Linha de Negócios

Page 10: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

18 19

Arthur William Cousins entrou para o Standard Bank em de-zembro de 1969. Antes disso, trabalhou na Branch Network. Foi transferido para o escritório central em 1971, onde ocupou vários cargos nas áreas de Tesouraria, Banco Internacional e Custódia. Antes de ocupar seu cargo atual, foi diretor res-ponsável por Treasury Back Offi ce, Trade Finance e Custody Operations. Hoje está envol-vido em várias iniciativas na área de Pagamentos e Valores Mobiliários para o mercado local e com iniciativas internacionais e organizações como CLS, Global Payments Forum, ISO, UN/CEFACT e Swift.

É membro do conselho do Swift, da CLS, do The JSE Securities Exchange Advisory Committee for Clearing and Settlement, do The Money Market Forum e foi nomeado recentemente para a posição de presidente do con-selho do South African Banks Treasury Operations Forum.

Ocupa o cargo de presidente do conselho do The Back Offi ce Forum e também foi nomeado recentemente como membro do The STRATE Board.

Cousins é formado pela University of South África e membro do The Institute of Bankers da África do Sul (Caib). O executivo parti-cipa do painel “Evolução de Meios de Pagamento”, no auditório Febraban, às 14 horas, no dia 22 de junho.

Arthur William Cousins

Charles Teschner é sócio da Booz Allen Hamilton e líder Global da Prática de Mercado de Capitais, a partir do escritório de Londres. Reúne grande conhe-cimento e experiência em estra-tégia, defi nição de sistemas de negócio e implementação, ge-renciamento de risco e desem-penho, adquiridos através do tra-balho constante com alguns dos maiores bancos universais e de investimentos no mundo.

Na área de terceirização e offsho-ring, participou de diversos pro-jetos. Em um deles, ajudou um grande banco europeu a rea-lizar o spin-off de uma grande unidade de processamento em uma nova unidade de negócios. Contabiliza o sucesso na ope-ração de suporte a um impor-tante banco no desenvolvimento de um modelo de negócios global para seus 120 mil funcio-nários. Da mesma forma, parti-cipou de diversas negociações, representando clientes, junto a fornecedores de larga-escala. Liderou, ainda, projetos inova-dores em offshoring de áreas comerciais e de relacionamento com o cliente em bancos de in-vestimento.

Charles Teschner trabalha na Booz Allen há 17 anos, onde prestou consultoria a clientes “blue chip” e agências, na Europa, Oriente Médio, Ásia Oriental e Américas, tendo vivido na Inglaterra, Suíça, Alemanha e Ásia, além dos Estados Unidos.

Antes de ingressar na Booz Allen, Teschner trabalhou com derivativos de renda fi xa do Hong Kong Shanghai Bank, em Nova Iorque e Singapura. Graduado em Economia (cum laude) pela Universidade de Yale, concluiu seu MBA em Finanças, com dis-tinção, e seu M.A. em Estudos Asiáticos pela Wharton School/Universidade da Pensilvânia.

Charles L. Teschner, Jr.

Charles TeschnerOutsourcing

22 de junho às 8h30Auditório Efi ciência Operacional

Arthur William CousinsEvolução de Meios de

Pagamento

22 de junho às 14h00 Auditório Febraban

Page 11: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

20 21

Clarice Coppetti é vice-pre-sidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal desde Junho de 2004. A executiva também trabalhou como consultora técnica da pre-sidência da Caixa, de fevereiro de 2003 até maio de 2004. Entre junho de 2003 a agosto de 2004, Clarice presidiu o Conselho de Tecnologia da Informação da Caixa. Antes disso, foi dire-tora comercial na PROCERGS - Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, de 1999 a 2002 e trabalhou na Secretaria do Planejamento da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atu-ando na Gerência de Projetos.

Clarice é graduada em Economia pela PUC-RS e pós-graduada em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas-FGV.

Estudou no Instituto Ítalo Latino Americano Roma-Itália-IILA, como pesquisadora bolsista de Redes Cooperadas entre Pequenas e Médias Empresas. Ainda é autora de publicações que abordam o tema Software Livre.

A executiva também é membro do Comitê de Risco da Caixa desde dezembro de 2004 e do Comitê de Auditoria da Caixa desde janeiro de 2005. Clarice Coppetti participa do painel Visão 2020 de lideranças de TI, no dia 21 de junho, às 13h30 no auditório Febraban.

Iniciou a carreira em abril de 1960 no Banco Bradesco S.A. Passou por todos os escalões da carreira bancária, sendo, em março de 1982, eleito diretor de-partamental, em março de 1992, diretor-executivo-gerente e, em março de 1999, diretor-vice-pre-sidente executivo, cargo que ocupa atualmente. Participa também da adminis-tração das demais empresas da Organização Bradesco, desta-cando-se o Banco BEC S.A., Banco BEM S.A., Banco Finasa S.A., Banco Mercantil de São Paulo S.A., Bradesco Leasing S.A., Arrendamento Mercantil e Finasa Promotora de Vendas Ltda. É membro da Mesa Regedora e diretor-gerente da Fundação Bradesco, membro do Conselho de Administração e diretor-gerente da Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição (FIMADEN) e membro do Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade.

Participou ainda da administração de empresas do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência e da BRAM - Bradesco Asset Management S.A. DTVM.

Foi membro da Subcomissão de Segurança Contra Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), de novembro de 1983 a março de 1992; repre-sentante brasileiro no Comitê de Auditores Internos da FELABAN - Federação Latinoamericana de Bancos, de janeiro de 1991 a abril de 1997; diretor vice-pre-sidente-executivo, de julho de 1997 a julho de 2000, e primeiro vice-presidente-executivo, de julho de 2000 a julho de 2003, do Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT.

Laér

cio

Alb

ino

Cez

ar

Manoel Gimenes Ruy é vice-pre-sidente de Tecnologia e Logística interino do Banco do Brasil (BB). Na instituição já passou por vá-rios cargos, como diretor de Tecnologia (de 2003 a 2006); diretor de Infra-Estrutura (de 2001 a 2003); superintendente-executivo – Unidade de Função - Infra-Estrutura (de 1996 a 2001); chefe de departamento – DIREC/DEPAD (de 1995 a 1996); chefe de Gabinete da DITEC (de 1994 a 1995); chefe de Divisão – DITEC/DEPAD/COPER (de 1991 a 1994); chefe Adjunto do Gabinete da DITEC (de 1990 a 1991); assessor da Presidência – PRESI (de 1988 a 1990) e chefe de Setor – DIRAD/DEORG (de 1982 a 1985).

Antes do BB, o executivo passou pelo Banco Itaú, Banco Português do Brasil, PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, La Fonte Telecom, COBRA Computadores Brasileiros.

Gimenes Ruy tem formação aca-dêmica em Letras Vernáculas e Francês – Licenciatura Plena – pela Faculdade de Filosofi a, Ciências e Letras de Marília (SP); curso de Especialização em Teoria da Literatura – “O discurso e o discurso poético” / FAFI/Marília (SP), Pós-Graduação em Sistemas e Métodos – UNA – CEPEDERH – Brasília/DF e MBA Logística para Instituições Financeiras – USP/FUNDACE/BB.

O executivo participa da mesa re-donda Visão 2020 de lideranças de TI, no auditório Febraban, às 13h30, no dia 21 de junho.

Man

oel G

imen

es R

uy

Cla

rice

Cop

pett

i

visã

o 20

20 d

e lid

eran

ças

de T

Imesa redonda

O Ciab Febraban realizará dois debates sob a coordenação do apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura, Paulo Markun. São eles: Destaques do Ciab Febraban, com a pre-sença de jornalistas espe-cializados e dos diretores de TI e experts: Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca (Febraban/ABN AMRO), Daniel Eduardo Edelmuth (Nossa Caixa), Luiz Alberto Villaça (Santander Banespa), Carlos Augusto de Oliveira (diretor de Operações do BankBoston), José Luiz Cerqueira Cesar (exVP do Banco do Brasil e ex-diretor da BM&F) e Luis Marques Azevedo (Hint Consultoria) e “Mesa Redonda: visão 2020, lideranças de TI”, com a presença dos líderes Renato Cuoco (Itaú), Laércio Albino Cesar (Bradesco), Clarice Copetti (CEF) e Manoel Gimenez Ruy (Banco do Brasil). Todos eles responderão perguntas da mídia especializada, numa dis-cussão que promete esquentar o Ciab Febraban.

Page 12: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

22 23

Auditório Febraban

Abertura

Cláudio Lembo

Governador do Estado de São PauloMárcio Artur L. Cypriano

Presidente FebrabanCarlos Eduardo Corrêa da

Fonseca

Diretor Setorial FebrabanMediador

Social Computing for

Financial Industry

Navi Radjou

ForresterCarlos Eduardo Corrêa

da Fonseca

FebrabanMediador

Mesa redondaVisão 2.020 de lideranças

de TI

Manoel Gimenes Ruy

BBClarice Coppetti

CEFLaércio Albino Cezar

BradescoRenato Cuoco

ItaúSandra Carvalho

InfoExameSonia Penteado

IDG Guilherme Berriel

Executivos Financeiros Graça Sermoud

Decision ReportPaulo Markun

TV CulturaMediador

Bolsa de Valores de São Paulo

Gilberto Mifano

BOVESPA

08h30 - 09h15

10h30 - 12h00

13h30 - 15h30

16h00 - 17h30

Linha de negócios

Não opera

Soluções de TI para

Gestão de Crédito

Luiz Galeardi

SAS Latin AmericaAlexandre Barros

ItaúEduardo Villela

IBMLaércio Oliveira Pinto

SerasaMediador

Bancarização e microcrédito

Francisco José Abate Franjul

Women’s World BankingAdemar Schardong

BansicredWilson Roberto Levorato

FebrabanMediador

O presente e o futuro da TI

nos Bancos

Mauro Peres

IDCDaniel Latimore

IBM BCSSérgio Ferry

BearingPointDelfi no Natal de Souza

CEFMediador

Efi ciência operacional

Não opera

Produtividade: gestão inte-

grada de canais, indicadores e

alta performance em TI

Rodrigo Motta Mendes

A.T. KearneyJoão Barroso de Souza

CompassAntonio Martinez Carrara

G&P Gennari & PeartreeMediador

TI & Gestão de Processos

x Novos Requerimentos de

Governança

Paulo Morales

Rodrigo Gonsales

DMRPaulo Flávio Massaro Duque

CompuwarePedro Subtil

AccentureKumagae Hinki Junior

ItaúMediador

Arquitetura de Sistemas

e Software Livre

José Francisco Alvarez Raya

BBCélio Galvão

Banco RealAndré Siqueira

CEFCarlos Augusto de Oliveira

BankBostonMediador

Solenidade de abertura da exposição e visita aos estandes dos patrocinadores

21 quarta

Auditório Febraban

Aplicações de TI em

Seguradoras

Guilherme Afi f Domingos

Indiana SegurosJohn de Zulueta

SanitasCláudio Vita

Itautec Mediador

Global Outsourcing

Lars Gustavsson

ABN AmroCarlos Eduardo Corrêa

da Fonseca

Febraban Mediador

Evolução de Meios de

Pagamento

Arthur William Cousins

SWIFTPaulo Mallmann

CIPMarcelo C. Deschamps

DEBAN / Banco CentralJosé Antônio Marciano

BACEN Mediador

Futebol - Brasil x Japão

TelãoSessão aberta ao público

08:30 - 10h30

11h - 12h30

14h00 - 15h30

16h00 - 18h

Linha de negócios

Inovação: desafi os e impactos

da Inovação Colaborativa

Mário Magalhães

UnibancoGustavo Roxo

Banco RealWilson Ruggiero

ScopusRafael Dan Schur

IBMEdson Fregni

USPMediador

As Comunidades Virtuais

e Novas Oportunidades na

Internet

René de Paula Jr

Yahoo BrasilFernando Blanco

Banco RealRodrigo Mesquita

RadiumSystemsHenrique Costabile

ThalerMediador

Marketing Ponto Com

Renato de Paula

OgilvyGustavo Fortes

Agência EspalheAlessandro Barbosa Lima

E-LifeLuiz Carlos Brandão

Cavalcanti Jr.

BradescoMatinas Suzuki

JornalistaFernando Byington Egydio

Martins

Banco RealMediador Não opera

Efi ciência operacional

Outsourcing

Charles Teschner

Booz AllenWilson Luiz Gellacic

Ernst & YoungClaus Vieira

TecBanMaurício Minas

CPM Mediador

Correspondentes

Sérgio Odilon dos Anjos

Gomes

Banco CentralRoberto Nogueira Zambon

CEFRobson Rocha

BBAndré Rodrigues Cano

BradescoMediador

Plataformas de Soluções

Bancárias – Core Banking

N Ganapathy Subramaniam

Tata Consultancy ServicesMaurício Oyanedel

Banco Internacional (Chile)José Pedro Etchepare

Top SystemsLuiz Alberto Villaça

Santander BanespaMediador

Não opera

22 quinta

Page 13: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

24 25

Auditório Febraban

CRM / BI: cases de sucesso

Bryan Foss

Foss InitiativesIBMFábio Carvalho Pessoa

IBMMediador

O Brasil em perspectiva

Guido Mantega

Ministro da FazendaLuiz Eduardo Falco

TelemarÉlcio Aníbal de Lucca

SerasaFábio Barbosa

Banco RealMediador

Panorama econômico

nacional

Affonso Celso Pastore

EconomistaRoberto Luis Troster

Febraban Mediador

Debate sobre os destaques

do CIAB

José Luiz Cerqueira Cesar

ConsultorDaniel Eduardo Edelmuth

Nossa CaixaCarlos Augusto de Oliveira

BankBostonLuiz Alberto Villaça

Santander BanespaCarlos Eduardo C. da Fonseca

FebrabanLuis Marques de Azevedo

Hint ConsultoriaStela Lachtermacher

IT Mídia

08h30 - 10h30

11h00 - 12h30

14h00 - 15h30

15h30 - 17h00

Linha de negócios

Segurança: prevenção à

fraude eletrônica

Jorilson da Silva Rodrigues

Polícia FederalGastón Tanoira

CiscoChris Kenworthy

McAfeeRobert Janssen

Via ForumJair Delgado Scalco

Bradesco Mediador

Certifi cação Digital: soluções

Manoel Matos

Camara-e.netRenato Silveira Martini

ITIFrancimara Teixeira Viotti

BBJúlio Semeghini

Deputado FederalCarlos Magno G. da Cruz

CEF Mediador Cartões: a evoluçao da indús-

tria x telefones celulares

Deborah J. Baxley

IBM BCSStephanie Ericksen

VISA InternationalJeffrey Hale

ACI WorldwideMário Mello Freire Neto

ABECSMediador

Não opera

Efi ciência operacional

Mobile Banking: o banco

sempre presente

Raul Moreira

BBAngelo Fernandes

BankBostonMaurício Ghetler

B2BRLuiz Eduardo Falco

TelemarMediador

Telecomunicações: IP e outras

tendências de mercado

Guilherme Xavier

A. T. KearneyMoacir Oliveira

BearingPointMaurício Ghetler

B2BRMediador

Responsabilidade Social e

Inclusão Digital

Rosana Mello

BBOrlando Pereira Cezar

CEFJean Philippe Leroy

BradescoSonia Favaretto

FebrabanMediadora

Não opera

23 sexta

Kátia Militello

InfoCorporateGuido Orlando

Site VoiTMarcos Cantarino

Relatório BancárioWilson Moherdaui

Informática HojeMurilo Martino

CIO IDGPaulo Markun

TV CulturaMediador

Bancos por origem de capital

Rede de dependências por tipo de capital

Administração de recursos de terceiros

Rede de atendimento

Número de contas, cartões de débito e clientes com Internet Banking

Transações com cartões de crédito

Serviços de arrecadação e pagamentos para concessionárias e órgãos públicos

Transações bancárias por origem

Auto-atendimento: tipos e localizações dos equipamentos

Despesas e investimentos realizados em 2005 e orçados para 2006

Recursos computacionais dos bancos

Terceirização / Outsourcing

26

27

28

28

30

31

31

32

34

36

38

38

O setor bancário em números

2000

2001

2002

2003

2004

2005

Page 14: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

26 27

Período 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Número de bancos 192 182 167 165 164 161 -1,8%

Privados nacionais com e sem participação estrangeira 105 95 87 88 88 84 -4,5%

Privados estrangeiros e com controle estrangeiro 70 72 65 62 62 63 1,6%

Públicos federais e estaduais 17 15 15 15 14 14 0,0%

Fontes: Banco Central do Brasil - www.bc.gov.br - quadros 1 e 13

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

O quadro geral dos bancos no Brasil mostra uma lenta e gradual diminução de instituições autorizadas a operar no país. Esta relativa estabilização do cenário sinaliza a consolidação do pro-cesso acentuado de fusões e incorpo-rações ocorrido nas últimas décadas no mercado fi nanceiro. O número de bancos privados nacionais reduz-se pouco a pouco enquanto o de bancos privados estrangeiros permanece es-tável. Ainda há espaço para o incre-mento da competitividade entre os bancos como forma de conquista de maiores fatias de mercado e, nesta perspectiva, a tecnologia certamente exercerá um papel relevante na dife-renciação de seus produtos e ser-viços, como também na qualidade da gestão de suas estruturas.

Bancos por origem de

capital

84

52%

6.533

37%

2.977

31%

11.911

43%

18.093

26%

39.514

32%

Com apenas 9% do número total de bancos, os bancos públicos detém 27% do total de dependências insta-ladas no país, ou seja, 42% das agên-cias, 21% dos postos de atendimento e 45% dos postos eletrônicos. Com 39% do número de bancos, os bancos estrangeiros contam com redes de agências mais compactas, apenas 21% do total das sucursais, utilizando porém intensamente a rede de corres-pondentes e de postos tradicionais.

Rede de dependências

por tipo de capital

Nacionais Estrangeiros

Bancos

Agências

Postos Tradicionais (*)

Postos Eletrônicos

Correspondentes

Total de Dependências

Quantidade

Participação

Quantidade

Participação

Quantidade

Participação

Quantidade

Participação

Quantidade

Participação

Quantidade

Participação

63

39%

3.671

21%

4.570

48%

3.150

11%

39.414

57%

50.805

41%

14

9%

7.311

42%

1.980

21%

12.344

45%

12.039

17%

33.674

27%

161

100%

17.515

100%

9.527

100%

27.405

100%

69.546

100%

123.993

100%

Fonte: Banco Central do Brasil / Desig (*) Inclui Postos: Avançados de Atendimento (PAA), de Atendimento Bancário (PAB), de Atendimento Cooperativo (PACRE), Posto de Atendimento ao Microcrédito (PAM), Avançados de Crédito Rural (PACRE), de Arrecadação e Pagamentos (PAP) de Compra de Ouro (PCO) e Unidades Administrativas Desmembradas (UAD).

Privados Públicos Total

Page 15: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

28 29

Período 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Número de agências 16.396 16.841 17.049 16.829 17.260 17.515 1,5%

Postos tradicionais * 9.495 10.241 10.140 10.045 9.837 9.527 -3,2%

Postos eletrônicos 14.453 16.748 22.428 24.367 25.595 27.405 7,1%

Correspondentes bancários ** 13.731 18.653 32.511 36.474 46.035 69.546 51,1% Total de dependências 54.075 62.483 82.128 87.715 98.727 123.993 25,6%

Fonte: Banco Central do Brasil / Desig * Inclui Postos de Atendimento Bancário (PAB), de Arrecadação e Pagamentos (PAP), Avançados de Atendimento (PAA) e Unidades Administrativas Desmembradas (UAD).** Fonte: FEBRABAN (2000 a 2004) Banco Central do Brasil (2005)

Captações (saldos no fim do exercício 2000 Part. % 2001 Part. % 2002 Part. % 2003 Part. % 2004 Part. % 2005 Part. % Depósitos à vista 45,7 9% 51,0 9% 65,5 11% 66,6 9% 76,1 8% 85,4 8% 12%

Depósitos de poupança 111,9 22% 120,0 21% 140,9 23% 144,1 19% 159,6 18% 169,3 16% 6%

Depósitos a prazo 89,9 18% 107,6 19% 137,6 22% 144,2 19% 188,1 21% 252,4 24% 34%

Fundos 253,8 51% 285,3 51% 279,6 45% 408,1 53% 474,8 53% 559,3 52% 18% Total 501,3 100% 563,9 100% 623,6 100% 763,0 100% 898,6 100% 1066,4 100% 19%

Fonte: Banco Central do Brasil

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

Os recursos de terceiros captados pelos bancos cresceram 19% nas suas diferentes formas, superando muito a infl ação registrada no ano de 2005. Isto atesta a contínua ampliação da sua base de clientes. A atraente re-muneração proporcionada pelos de-pósitos a prazo justifi ca sua expres-siva evolução superando em 34 % o volume captado em 2004. Em relação às demais captações, os depósitos de poupança vêm ocupando um espaço menor ano a ano enquanto mais da metade de todos os recursos são dire-cionados aos fundos de investimentos.

em R$ bilhões

Administração de

recursos de terceiros

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

Nestes últimos anos o número de agências e de seus postos de atendi-mento revela uma relativa estabilidade para estes que são os mais tradicio-nais canais de acesso aos clientes. Por outro lado, a quantidade de postos de auto-atendimento dobrou nos últimos 5 anos. Entretanto, os correspon-dentes bancários - que se constituem em verdadeiras extensões dos ser-viços bancários instaladas em infraes-trutura de seus parceiros - é um canal que vem se expandido de modo sig-nifi cativo, sobretudo em 2005 quando observou-se um crescimento de 46 mil para quase 70 mil unidades.

Rede de atendimento

Page 16: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

30 31

Período 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Contas correntes (1) 63,7 71,5 77,3 86,9 90,2 95,1 5%

Movimentadas 48,2 53,6 55,7 61,4 66,9 70,5 5%

Não movimentadas (2) 15,5 17,9 21,6 25,5 23,3 24,6 6%

Clientes com contas de poupança (3) 45,8 51,2 58,0 62,4 67,9 70,8 4%

Cartões de Débito (inclusive múltiplos) 165,4 171,0 3%

Clientes com Internet Banking (4) 8,3 8,8 9,2 11,7 18,1 26,3 45% Fontes: (1) Fonte: Banco Central do Brasil (2) Contas inativas há mais de seis meses (3) ABECIP - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (4) FEBRABAN

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

O número de contas correntes e de contas de poupança manteve o rítmo contínuo e discreto de crescimento dos últimos anos. No entanto, uma no-tável expansão ocorreu na população de clientes que passou a utilizar a Internet para fazer suas transações fi -nanceiras. Em 3 anos este universo tri-plicou, totalizando mais de 26 milhões de contas ao fi nal de 2005. O notável incremento de computadores nas resi-dências deve-se sobretudo à neces-sidade de acesso à Internet e, neste contexto, uma das principais priori-dades do usuário é a movimentação de contas bancárias. À semelhança do telefone celular, o acesso à Internet está sendo rapidamente assimilado pela população brasileira. A fl exibili-dade e o conforto proporciados pelo Intenet Banking justifi cam sua expres-siva aceitação.

Número de contas,

cartões de débito e

clientes com Internet

Banking

Período Unidades 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Cartões de crédito milhões 28,0 35,3 41,5 47,5 52,5 68,0 30% Transações com cartões de crédito milhões 1.004 1.028 1.119 1.285 1.548 1.692 9% Valor total de transações com cartões R$ bilhões 50,4 62,9 72,2 87,7 103,0 129,0 25% Fonte: ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços

A cada 4 anos, o volume fi nanceiro de pagamentos efetuados através de cartões de crédito tem dobrado. O nú-mero de cartões de crédito cresceu 30% em 2005 evidenciando um ganho real de mercado, justifi cado pelas faci-lidades que proporcionam a seus usuá-rios no mundo inteiro.

Transações com cartões

de crédito

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

Período 2000 2001 2002 2003 2004 2005 Contas de concessionárias de água, energia, 1,076 1,202 1,050 1,064 1,181 1,228 4.0%saneamento, telefone e gás (1)

Faturas de concessionárias debitadas 225 290 255 260 300 264 -11.9%automaticamente nas contas dos clientes

Guias de tributos municipais, estaduais e 412 428 504 590 629 729 15.9%federais, do FGTS, INSS, DPVAT e Ibama (2)

Pagamentos do FGTS, de aposentados 240 247 253 332 393 288 -26.8%e pensionistas do INSS Total 1,953 2,167 2,063 2,246 2,503 2,509 0.3% (1) Todos os canais de recebimento, exceto débito automático (2) Todos os canais de recebimento, inclusive débito automático

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

Notamos em 2005 um incremento de 16% das arrecadações federais, esta-duais e municipais. A destacar a cres-cente facilidade para os contribuintes emitirem e pagarem via Internet suas guias de tributos. As contas de ser-viços públicos crescem discretamente.

Serviços de arrecadação

e pagamentos para

concessionárias e órgãos

públicos

Page 17: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

32 33

2000 2001 2002 2003 2004 2005 em milhões de transações Quant. Part. Quant. Part. Quant. Part. Quant. Part. Quant. Part. Quant. Part.

Automáticas de origem externa (1) 557 2.8% 653 2,8% 599 2,8% 610 2,3% 667 2,2% 1.412 4,0% 112%

Automáticas de origem interna (2) 3.585 18,1% 3.805 16,2% 3.893 18,0% 6.758 25,7% 7.514 25,0% 8.639 24,6% 15%

Auto-atendimento (3) 6.616 33,5% 7.766 33,1% 6.094 28,2% 7.585 28,8% 9.891 32,9% 10.790 30,7% 9%

Offi ce e Internet Banking Pessoa Jurídica (4) 359 1,8% 664 2,8% 970 4,5% 1.174 4,5% 1.862 6,2% 2.682 7,6% 44%

Internet Banking Pessoa Física (5) 370 1,9% 820 3,5% 1.139 5,3% 1.457 5,5% 2.045 6,8% 3.167 9,0% 55%

POS - Pontos de Venda no Comércio (6) 314 1,6% 380 1,6% 549 2,5% 581 2,2% 1.002 3,3% 1.116 3,2% 11%

Transações nos caixas de agências 4.027 20,4% 5.188 22,1% 4.463 20,6% 4.451 16,9% 3.609 12,0% 3.719 10,6% 3%

Cheques compensados 2.638 13,3% 2.600 11,1% 2.397 11,1% 2.246 8,5% 2.107 7,0% 1.940 5,5% -8%

Call Center com intervenção de atendente 130 0,7% 242 1,0% 380 1,8% 321 1,2% 301 1,0% 348 1,0% 16%

Call Center (Unidade de Resposta Audível) 1.164 5,9% 1.326 5,7% 1.133 5,2% 994 3,8% 850 2,8% 1.014 2,9% 19%

Correspondentes Bancários (7) 125 0,5% 187 0,6% 296 0,8% 59% Total 19.759 100,0% 23.444 100,0% 21.617 100,0% 26.302 100,0% 30.034 100,0% 35.123 100,0% 17% Fonte: FEBRABAN (1) - débitos automáticos, crédito de salários, proventos de aposentadoria, DOC’s, TED’s, cobranças, etc (2) - tarifas, taxas, IOF, CPMF, etc (3) - saques, depósitos, transferências, contas, boletos, resgates, investimentos, etc (4) - transferências de arquivos, pagamentos, investimentos, fi nanciamentos, etc (5) - transferências, pagamentos, investimentos, empréstimos, agendamentos de transações, etc (6) - pagamentos em lojas, supermercados, postos de gasolina etc (7) - estabelecimentos comerciais, correios, casas lotéricas etc

Este quadro sintetiza de forma clara o impacto da automação nos serviços bancários. Seus números dizem tudo! Senão vejamos: de um lado a “ex-plosão” das transações pela Internet (50% a mais que em 2004), o cres-cimento de 11% dos pagamentos nos milhares de POS’s instalados em pontos-de-venda do comércio, as 31% das operações feitas em es-tações de auto-atendimento. Por outro lado, notamos a involução gra-dual dos cheques que transitam pela Compensação (totalizavam 11% das transações em 2001 e em 2005 este percentual foi reduzido à metade), a redução para 10,6% das transações feitas nos caixas das agências que em 2000 representavam mais de 20% do total. A evolução de 112% das transa-ções automáticas de origem externa é em boa parte explicada pelas liquida-ções de parcelas de operações de cré-dito consignado que, em 2005, cres-ceram 92% (de R$ 12,4 bilhões para R$ 23,7 bilhões).

Transações bancárias

por origem

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

Page 18: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

34 35

Ano

200020012002200320042005

200020012002200320042005

200020012002200320042005

200020012002200320042005

20002001200220042005

200020012002200320042005

4.602 7.476 2.975 586 15.639 7,9% 4.717 11.677 3.340 2.803 22.537 11.490 14.157 4.396 3.190 33.233 16.145 16.636 5.201 3.577 41.559 15.268 24.530 4.214 4.208 48.220 14.535 28.446 4.322 4.749 52.052

27.150 13.635 1.063 5.770 47.618 4,5% 36.991 13.700 1.557 5.818 58.066 33.781 12.916 2.195 5.475 54.367 32.210 12.132 2.833 5.131 52.306 18.212 20.031 12.158 6.307 56.708 14.582 23.945 12.886 7.850 59.263

9.086 6.236 14 364 15.700 2,0% 10.263 7.627 7 219 18.116 9.599 6.889 8 476 16.972 8.935 6.151 9 733 15.828 5.946 11.444 592 1.192 19.174 3.402 14.816 224 1.120 19.562

11.663 8.776 30 1.791 22.260 -1.2% 12.159 10.974 150 976 24.259 4.747 2.825 821 916 9.309 3.474 762 1.491 1.381 7.108 957 1.222 133 1.089 3.401 814 1.306 145 1.094 3.359

5.961 1.206 12 5 7.184 10,1% 6.791 2.260 9 32 9.092 8.037 1.884 573 56 10.550 5.018 7.344 1.622 90 14.074 4.434 9.050 1.620 396 15.500

58.462 37.329 4.094 8.516 108.401 5,8% 70.921 46.238 5.063 9.848 132.070 67.654 38.671 7.993 10.113 124.431 70.046 37.644 10.132 10.902 128.724 45.401 64.571 18.719 12.886 141.577 37.767 77.563 19.197 15.209 149.736

O número de terminais de auto-atendi-mento continua crescendo ano a ano, atingindo a cifra de 150 mil unidades. Não é sem propósito que o Brasil é o país com 2º maior parque de equipa-mentos de auto-atendimento. Uma importante mudança vem ocorrendo no layout das agências bancárias; mais e mais equipamentos (os ATMs, os Cash Dispensers, os Terminais de Depósitos e os Dispensadores de Cheques) são transferidos nas insta-lações das agências para suas ante-salas de auto-atendimento, criados e ampliados com o objetivo de melhor atender a seus clientes possibilitando sua utilização em horário estendido. Os terminais que apenas atendem a consultas têm seus dias contados.

Auto-atendimento:

tipos e localizações dos

equipamentos

Va

ria

çã

o 2

00

4/2

00

3

ATMs - saque e depósito

Cash-dispenser

Terminal de depósito

Terminal de extrato e saldo (1)

Dispensador de cheques

Total

Fonte: Febraban

To

tal

Qu

iosq

ue

em

lo

ca

is p

úb

lico

s

Em

po

sto

s d

e a

ten

dim

en

to

Em

an

te-s

ala

s d

e a

uto

-ate

nd

ime

nto

Em

ag

ên

cia

s

Page 19: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

36 37

Descrição

Aquisição/leasing de equipamentos (mainframes, PC’s, ATM’s, storages, robôs, etc.)

Aquisição de linhas/equipamentos de telecomunicações

Aquisição de software básico e aplicativos/fábricas de software/terceirização

Salários e encargos de profi ssionais de desenvolvimento

Aquisição de software básico e aplicativos/fábricas de software/terceirização

Salários e encargos de profi ssionais de desenvolvimento

Salários e encargos de profi ssionais de produção e outras áreas de tecnologia

Manutenção de hardware, serviços em geral, alocação de despesas, despesas gerais, etc

2,6 20% 2,9

0,8 6% 1,0

1,1 8% 1,2

0,1 1% 0,2

4,6 35% 5,3

1,1 9% 1,1

1,3 10% 1,4

1,1 9% 1,1

4,8 37% 5,4

12,9 100% 14,3

11%

As despesas de TI nos bancos em 2005 totalizaram cerca de 13 bilhões de reais, gerando um acréscimo da ordem de 8% em relação ao gasto es-timado de 12 bilhões no ano de 2004. Os investimentos tiveram no ano a mesma evolução de 8%, passando de 4,2 para 4.6 bilhões de reais. Na reali-dade o investimento foi relativamente maior pois o real valorizou-se 16,6% em 2005 e uma parte razoável dos in-vestimentos é dolarizada. Prevê-se para 2006 um crescimento de 11%, superando bem a infl ação projetada para o período. Interessante notar que as despesas com equipamentos repre-sentam 20% do total gasto. Também as despesas com pessoal somam 20% do montante global. O desenvol-vimento e a manutenção de sistemas, “em casa” ou por conta de terceiros, compreendem 28% do dispêndio geral. As outras despesas e despesas gerais perfazem 37% de tudo que se gasta com TI nos bancos.

Despesas e

investimentos realizados

em 2005 e orçados para

2006

Orç

ad

o p

ara

20

06

Especifi cação

Hardware

Telecomunicações

Softwares de terceirosNovas aplicações

Pessoal de desenvolvimento Novas aplicações

Total investimentos

Softwares de terceiros manutenção de sistemas

Pessoal de desenvolvimento manutenção de sistemas

Outras despesas de pessoal

Outras despesas

Total despesas de TI

1. Fonte: FEBRABAN

%Re

ali

za

do

em

20

05

Evolução prevista para 2006

Page 20: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

38 39

Unidade de medida 2003 2004 2005 MIPS 164.608 228.701 272.442 19%

Qte. de equipamentos 1.835 2.241 2.347 5%

Qte. de equipamentos 12.428 11.863 10.302 -13%

Qte. de equipamentos 158.686 162.813 197.672 21%

Qte. de equipamentos 135 139 143 3%

Terabytes 2.074 2.154 2.628 22%

Qte. de equipamentos 1.902 -

Qte. de equipamentos 32.781 34.099 34.745 2%

Qte. de equipamentos 131.773 120.015 119.233 -1%

Qte. de equipamentos 214.851 215.371 247.501 15%

Qte. de equipamentos 2.394 -

Va

ria

çã

o 2

00

5/2

00

4

A expansão da ordem de 20%, em 2005, da capacidade de processa-mento, de armazenamento de dados e das unidades de estações de trabalho nas Centrais e nos Departamentos dos bancos refl ete a necessidade de tratamento de maiores volumes de transações e das novas aplicações im-plementadas no ano. Por outro lado, o parque de recursos computacionais instalado nas suas agências e PAB’s mantém-se estável, a menos das esta-ções de trabalho que foram incremen-tadas em 15% em 2005.

Recursos

computacionais dos

bancos

Tipo de Equipamento

Mainframes

Servidores UNIX / LINUX

Servidores Windows

Estações de trabalho / PC’s / Notebooks

Fitotecas robotizadas

Discos

PPA’s / Blackberry’s / Assemelhados

Servidores de Rede Local

Terminais de Caixa

Estações de trabalho / PC’s

Notebooks

Fonte: FEBRABAN

Recursos computacionais instalados em Centrais e em Departamentos

Recursos computacionais instalados em Agências e PAB’s

Telecomunicações lidera o ranking dos serviços já tercerizados. Também mais de 50% dos serviços de impressão, de processamento de cartões e de desenvovimento de sistemas são dei-xados a cargo de terceiros. A prática de body shop não se revela atraente para os bancos.

Terceirização

Outsourcing

Serviço 2005%

Telecomunicações 68

Serviços Impressão 62

Processamento de Cartões 52

Projeto e desenvolvimento de aplicativo 52

Help Desk 48

Fonte: FEBRABAN

Serviço 2005%

Fabrica de Softwares 43

Manutenção de sistemas legados 43

Backup Site 38

InfraEstrutura de CPD 29

Body Shop 20

Page 21: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

40 41

ACI Worldwide Com 10 anos de atuação no Brasil, a ACI Worldwide é especializada em soluções para operações fi nanceiras. Suas soluções gerenciam todas as etapas do negócio - captura, autenticação, autori-zação e roteamento - em ter-minais, caixas eletrônicos, pontos de venda, Internet, celulares ou PDA’s e provêm relatórios gerenciais, monito-ramento, alertas, reconcilia-ções, gerenciamento de dis-putas e prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro. A ACI Worldwide possui 1.600 fun-cionários e mais de 800 clien-tes em 84 países. No Brasil, sete dos 10 maiores bancos são clientes ACI. No Ciab, a empresa mostrará solu-ções para cartões com chip e comunicação eletrônica com os clientes, prevenção à frau-de, compartilhamento de ATM’s e gestão de cartões.

ACI Worldwide Brasil Ltda.Rua Luigi Galvani 20010º andar04575-020 São Paulo SP [email protected] Ricardo PontespresidenteTel +55 11 3365-0770

Affair System

Com toda excelência em for-necer tecnologia de qualida-de, a Affair System atua des-de 1983 distribuindo o que há de mais moderno em equi-pamentos e serviços de tele-comunicações, dedicados à manutenção, consultoria téc-nica, desenvolvimento e exe-cução de projetos, garantin-do completo e efi caz apoio. Entre as principais tecno-logias da Affair System, destacam-se as Soluções Inteligentes para Contact Center; ambiente trading fl o-or, (mesa de operações); e proteção de vidas, proprieda-des e bens, com sistema de câmera (CFTV).

Affair System Telecomunicações Ltda.Rua Vergueiro 20452º andar.04101-000 São Paulo [email protected] Limadiretoria comercialMônica Sampaiodepartamento marketingTel +55 11 5081-9599Fax +55 11 5081-9595

Atos Origin A Atos Origin é um presta-dor internacional de serviços de tecnologia da informação. Seu negócio é transformar a visão do cliente em resulta-dos através da aplicação de consultoria, integração de sis-temas e operações gerencia-das (outsourcing). A empresa gera receitas anuais superio-res a cinco bilhões de Euros e emprega mais de 46.600 pessoas em 40 países. A Atos Origin é parceira global de tecnologia da informação para os Jogos Olímpicos e possui grandes clientes inter-nacionais em todos os seto-res. É cotada no Paris Eurolist Market e negociada como Atos Origin, AtosEuronext, Atos Worldline e Atos Consulting.

Atos Origin Serviços de Tecnologia da Informação do Brasil LtdaRua Itapaiúna 243205707-001 São Paulo SPwww.atosorigin.com.brContatoJoão Carlos Leivadiretor comercial e de [email protected] +55 11 2183-2344Fax +55 11 2183-2330

attps Informática

Com 15 anos de merca-do e forte atuação no seg-mento fi nanceiro, a attps Informática, apresentará novos módulos da Solução Finansys - sistemas destina-dos ao processamento das operações diárias, eventos contábeis e gerenciamento de informações das institui-ções fi nanceiras:• Boletador de propostas de crédito na web• FIDC - Controle de título de Fundos de Investimentos de Direitos Creditórios• CIL - Consolidador de Informativos Legais• Gerenciamento de recebí-veis na web• Gerenciador de bases his-tóricas• Serviços de TISoluções de Business Intelligence; Serviços de infra-estrutura voltados ao up-grade do nível de matu-ridade das estruturas de TI; soluções de certifi ca-ção e Assinatura Digital, Conectividade e Fábrica de Software.

Att/PS Informática S/A Al. Santos, 2.3356º andar01419-002 São Paulo SPwww.attps.com.brContatoLeonardo Hermetogerente de [email protected] Tel +55 11 2186-9595Fax +55 11 2186-9595

Axalto

A Axalto tem 25 anos de experiência no desenvolvi-mento de smart cards e man-tém a posição de liderança na indústria de tecnologia de segurança e sistemas aber-tos. A empresa desde 1999 mantém produção e perso-nalização com uma fábri-ca em Curitiba apoiando os bancos brasileiros na migra-ção dos cartões de tarja mag-nética para a tecnologia do chip. Durante o Ciab apre-sentaremos soluções como: sistemas operacionais nati-vos (e-Galleon) e abertos (Java), compatível com as normas EMV, aplicações de valor agregado (transações off line, private labels, progra-mas de fi delidade, moedeiros eletrônicos, acesso seguro a Internet, certifi cação digi-tal), etc.

Axalto do Brasil Cartões e Terminais Ltda.Avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini 1645 - 3 andar04571-001 São Paulo SPContatoAntonio [email protected] +55 11 5105-7614Cel +55 11 8147-3876

Banrisul

O BANRISUL é o Banco do Estado do Rio Grande do Sul, S.A. e foi criado em 12 de setembro de 1928. É constituído sob a forma de banco múltiplo, atuando nas carteiras comercial, crédito, fi nanciamento, crédito imobi-liário, arrendamento mercan-til, desenvolvimento e inves-timento, com patrimônio de 1,3 bilhões. Venha conhecer nos-so estande no CIAB 2006 e conheça o novo Cartão Internet Banrisul com Chip, que traz a tecnologia de Chip e sistema operacional Multos de múltiplas aplicações. Esta tecnologia, totalmente inédita na América Latina, traz máxi-ma segurança nas operações bancárias, com um aplicativo que gera código de seguran-ça novo a cada acesso. Além disso, permite fl exibilidade de múltiplas assinaturas, faci-lidade nas operações bancá-rias e certifi cação digital.

Banco do Estado do Rio Grande do Sul, S.A.Rua Caldas Júnior 1084º andar90018-900 Porto Alegre RSTel +55 51 3215-1862 Fax +55 51 3215-2669www.banrisul.com.br [email protected] ContatoHeloiza Valle de Oliveiragerente de Pesquisa e Planejamento Tel +55 51 3215-2615.

Bearing Point

A BearingPoint é uma consul-toria líder do mercado, que fornece consultoria estratégi-ca, integração de aplicações, soluções de tecnologia e ser-viços gerenciados a empre-sas da lista da Global 2000 e organizações governamen-tais. Ajudamos clientes a obter resultados identifi cando problemas de missão crítica e implementando soluções inovadoras, para incremen-tar receitas, reduzir custos e facilitar acesso a informações certas no momento certo. Nosso instituto de pesquisas analisa e responde questões com uma perspectiva bem pesquisada e informada. A BearingPoint foi classifi cada pela Fortune como uma das “Most Admired Companies in America” por três anos consecutivos. Mais informa-ções: www.BearingPoint.com.

Bearing Point LtdaAvenida das Nações Unidas 12901 - 25 andar Cj. 250104578-000 São Paulo SP Tel =55 11 5509-4800Fax 55 11 5506-3377 // 5506-5576ContatoSergio Ferry [email protected] + 55 11 5509-4836

Boxfi le IT

A Boxfi le IT oferece soluções integradas de TI e infra-estru-tura para ambientes críticos (centro de controle, mesa de operações fi nanceiras e data center) que exigem opera-ção contínua, alta disponibi-lidade e segurança da infor-mação. Nossas soluções garantem melhor desempe-nho e PERFORMANCE do ambiente de TI e do usuá-rio, a SEGURANÇA e prote-ção física máxima, dos dados e equipamentos de TI, como a ERGONOMIA diferenciada do ambiente de trabalho.Com mais de 100 projetos execu-tados para as mais renoma-das Instituições Financeiras do Brasil, a Boxfi le IT é hoje um dos principais provedo-res de soluções em infra-estrutura e TI para o Setor Financeiro.

Boxfi le Importação e Exportação Ltda.Rua dos Pinheiros 87015.º andar 05422.001 São Paulo - SPwww.boxfi le.com.brContatoPascal Toquediretor de Marketing & Aliançasptoque@boxfi le.com.br

BMC Software

A BMC Software, fornecedo-ra mundial de soluções, ofe-rece ampla visão de negó-cios e operações de TI, por meio do Business Service Management - BSM, con-ceito voltado para análise do impacto da tecnologia nos negócios. Para orien-tar as empresas na imple-mentação do BSM, a BMC Software possui uma estra-tégia baseada nos Routes to Value, que indica os cami-nhos para alinhar recursos de TI aos objetivos de negócios. Considerada uma das 10 maiores empresas indepen-dentes de software do mun-do, registrou receita de cerca de US$ 1,46 bilhão em 2005. No Brasil, atua há mais de 12 anos e tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. BMC Software - ACTIVATE BUSINESS WITH THE POWER OF IT.

BMC Software do Brasil Ltda.Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr. 758 - 14º andar 04542-000 São Paulo SPTel +55 11 2183-6000 [email protected] Marianigerente de Programas de MarketingTel +11 2183-6037

Brasec

As empresas de seguran-ça da informação nacionais formaram um consórcio, o Brasec, para oferecer ser-viços e produtos de segu-rança da informação, de alto valor agregado, atendendo a todas os graus de exigências e requisitos em qualquer par-te do mundo. As principais aplicações brasileiras têm reconheci-mento mundial e são de sis-temas estratégicos com alto valor agregado: siste-mas fi nanceiros; eleições ele-trônicas; imposto de renda pela internet e sistemas para governo eletrônico. As empresas de seguran-ça da informação brasileiras são maduras, com capacida-de de gestão, base instalada, distribuição geográfi ca pelas regiões do Brasil e proximi-dade com as universidades e competitivas a nível interna-cional.

BRQ Informática

Com 13 anos de atuação e especializada em integração de sistemas de Informação, a BRQ Informática é considera-da uma das principais empre-sas de tecnologia do País. Possui cerca de 1.000 pro-fi ssionais e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Campinas. Buscando crescimento glo-bal, atua com projetos de offshore para os EUA, Europa e Japão. Sempre se adaptan-do ao mercado e às novas tendências, a BRQ está capa-citada a desenvolver e imple-mentar as soluções mais complexas de TI, com quali-dade e experiências adquiri-das nos mais diversos seg-mentos de tecnologia, além de obter certifi cações mun-diais de qualidade. O resulta-do desse modelo propiciou a BRQ, nos últimos três anos, um crescimento médio de 40% ao ano.

BRQ Soluções em Informática Ltda.Rua Gomes de Carvalho, 1356 - 13º andar04547-005 São Paulo - SPTel 55 11 2126-7000Fax 55 11 2126-7099www.brq.com [email protected] ContatoFabiano Funari - diretor [email protected]

Bull

Uma das maiores empresas de TI da Europa, a Bull oferece sistemas de informação aber-tos, fl exíveis e seguros para as áreas de governo, saúde, fi nanças, telecomunicações, manufatura e defesa. Com produtos e serviços voltados aos setores público e privado, o grupo transforma os siste-mas de informação aplicando seu conhecimento e experi-ência no desenvolvimento de poderosos servidores, infra-estruturas de redes de código aberto e na proteção e trans-porte de dados críticos. A empresa encerrou o ano de 2005 com lucro líquido de 15,8 milhões, um aumen-to de 11% em relação a 2004 e, no primeiro trimestre de 2006, obteve um crescimen-to de 14% na receita prove-niente da unidade de servi-ços. Como “arquiteta de um mundo aberto”, a Bull defen-de fortemente as soluções de padrão aberto em middlewa-re - caminho para a interope-rabilidade, redução de custos e maior transparência na tro-ca de informações. Para mais detalhes, acesse: http://www.bull.com

Bull Ltda.Av. Angélica 903 - 5º Andar 01227-901 São Paulo SP Tel +55 11 3824-4706Fax +55 11 3824-4580ContatoJosé Ricardo C. Munhozgerente de Desenvolvimento Comercialwww.bull.com

CA

A CA é a empresa líder mun-dial em software para gestão integrada de TI, fornece sof-tware e serviços para geren-ciamento de infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI), de segurança, de arma-zenamento e do ciclo de vida de desenvolvimento das apli-cações. Através das solu-ções da CA, as áreas de TI e Telecomunicações podem otimizar o desempenho, con-fi abilidade e efi ciência dos seus ambientes tecnológi-cos e, principalmente, dos processos de negócios das suas empresas - permitindo-lhes maior competitividade no ambiente “on demand” envolvendo seus clientes, canais, concorrentes, for-necedores, e outros elos da cadeia produtiva.

CA BrasilAv das Nações Unidas 12.901, Torre Norte - 6º andar 04578-910 São Paulo SPwww.ca.com/brContatoSACTel 0800 121502a

Cilix

A Cilix Software criada em 2000 atua nos setores: ban-cário, industrial e varejo. No Ciab 2006, apresentará as seguintes novidades: solu-ções M-Bank e M-Payment. A empresa oferece solu-ções em Portais, GED, SCM, mobile systems e SOA. A Cilix emprega mais de 50 funcionários, no Brasil e no exterior. Possui 4 (quatro) unidades produtivas, ins-taladas em São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Moçambique. Seus princi-pais clientes são Transpetro, Citibank, J&J, Roche, JP Morgan, Claro, EmbraTel +Venha conhecer nosso estande no Ciab 2006 e ver de perto as principais novi-dades que poderão tornar seus negócios mais rentá-veis e efi cientes. Estaremos apresentando o que há de mais moderno em tecnolo-gia móvel.

Cilix Software Ltda Rua Vergueiro 201614o. andar, conjunto 142 Tel +55 11 5084-2255ContatoAntonio Carlos Bortolotto, diretor [email protected]

CIS Eletrônica

A CIS Eletrônica é uma empresa brasileira que há 21 anos atua no mercado de automação. Ela se desta-ca no mercado por ser uma empresa inovadora e cria-tiva. Este ano, a CIS estará demonstrando no Ciab a sua solução para corresponden-te bancário, a cabeça magné-tica criptográfi ca patenteada, dispositivos de seguran-ça para comércio eletrôni-co e Internet Banking, lei-tor de cartões Mifare (sem contato), leitor biométrico, o micro terminal C-COM que faz a leitura de CMC-7, códi-go de barras, cartões magné-ticos e modem convencional e GPRS, além dos seus tradi-cionais leitores.

CIS Eletrônica Indústria e Comércio Ltda Rua Rishin Matsuda 585 04371-000 São Paulo - SPTel +55 11 5564-2655 Fax +55 11 5562-7044www.cis.com.brContatoRodrigo R. Alvesmarketing [email protected]

Cisco Systems

A Cisco Systems é a maior fabricante global de equi-pamentos e soluções para conectividade. Sediada em San Jose, Califórnia, a com-panhia registrou vendas líqui-das no valor de US$ 24,8 bilhões no ano fi scal encerra-do em 30 de julho de 2005, um aumento de 12,5% em relação ao ano fi scal anterior. Com mais de seis milhões de Telefones IP instalados no mundo e cerca de 70 mil só na América Latina, a Cisco é a empresa que está mudando a forma como as pessoas tra-balham, vivem, se divertem e aprendem.

Cisco Systems do Brasil Avenida das Nações Unidas, 12901 - 26o. Andar - Torre Oeste Centro Empresarial Nações Unidas04578-910 São Paulo SPTel: 55 11- 5508-9999 // 0800 702 4726ContatoGraça Bernardes, diretora de Marketing

Expositores

Page 22: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

42 43

Compugraf

Compugraf estará apre-sentando no evento CIAB Febraban 2006 como foco principal as soluções de Segurança da Informação, demonstrando diversas solu-ções da Check Point para proteção do perímetro, rede interna e servidores Web de um ambiente corporati-vo. Estas soluções incluem os novos produtos Check Point Eventia para correla-ção de logs e alertas de even-tos em tempo real, Integrity e Interspect para proteção de servidores e desktops contra ataques e prolifera-ção de malwares, Express CI com uma proteção integra-da de antivírus, VPN-1 Edge Wireless com uma solução integrada de access point e fi rewall, Connectra para SSL VPN, segurança em VoIP e muitas outras novidades.

Compugraf Serviços Ltda.Soluções Avançadas para Comunicação EmpresarialAv. Paulista 2421 - 13º andar01311-300 São Paulo SPTel +55 11 3323-3323 // 3323-3232Fax +55 11 [email protected] ContatoMarcos Reisdiretor

Contax

A Contax, empresa de con-tact center do grupo Telemar, está no mercado desde 2000 oferecendo soluções de rela-cionamento que vão des-de atendimento ao consumi-dor (SAC) até recuperação de crédito, televendas e reten-ção de clientes. A Contax, a primeira empresa do setor a ter ações negociadas na BOVESPA, tem 37 clien-tes de diferentes setores, principalmente fi nanceiro e de telecomunicações. Em 2005, a companhia consoli-dou-se como uma das princi-pais geradoras de empregos do País, com cerca de 50 mil colaboradores em oito capi-tais brasileiras. Atualmente, a empresa conta com mais de 20 mil posições de atendi-mento, instaladas em 15 uni-dades, que permitem uma média de 100 milhões de contatos ativos e receptivos por mês.

TNL Contax S/AAv. Paulista 2073 sobreloja 1, 2 e 301311-300 São Paulo SPContatoEduardo Strazzeridiretor comercial e de marke-tingTel +0800-282-0700www.contax.com.br

Chronos Check Forte

A Check Forte é a princi-pal fornecedora de solu-ções completas para Correspondente Bancário. Com uma solução que abran-ge todas as etapas, incluindo hardware e software, permi-te uma entrada no mercado de correspondente bancário rápida e segura. Portfólio de produtos Check Forte:• CDC-Crédito Direto ao Consumidor - solução com-pleta abrangendo todas as etapas do processo, para qualquer porte de cliente.• Captura de cheques - acesso via terminais ou Internet incluindo gerencia-dor para os clientes.• Desconto de recebíveis - sistema completos (hardwa-re, software) operados pela Check Forte ou pelo banco.Informações cadastrais, com fornecimento de informa-ções restritivas das melho-res bases nacionais para os clientes.

Check Forte Processamento de Dados S/C Ltda.Rua Caramuru 48504138-001 São Paulo SPTel +55 11 5582-6021 Fax +55 11 2577-6350www.checkforte.com.brContatoJoão Argon P.O. [email protected]

Compuware

A Compuware empresa nor-te-americana presente no mercado de Tecnologia da Informação desde 1973, é líder em soluções e servi-ços integrados para clien-tes corporativos. O objetivo da empresa é maximizar os investimentos em tecnologia feitos através do desenvol-vimento de aplicações para serviços de gerenciamen-to de operações e da infra-estrutura de TI. As soluções da Compuware aumentam a efi ciência do controle de cus-tos e da produtividade de fun-cionários, além de maximizar a disponibilidade e a perfor-mance de sistemas críticos. Seus servidores estão em mais de 95% das 100 maio-res empresas do mundo, citadas no ranking da revis-ta Fortune.

Compuware do Brasil S/AAl. Mamoré 535 - 16º andar 06454-040 Barueri SP [email protected] Santos, diretor de marketing

CONSULTBRASIL

Há 10 anos prestando ser-viços e implantando solu-ções em instituições fi nan-ceiras a CONSULTBRASIL Tecnologia e Negócios Ltda tem como produtos prin-cipais: Gestão Integrada de Créditos - PJ, Gestão Integrada do SPB (Piloto de Reservas, Mensageria, Criptografi a, etc.), Gestão de Tesouraria (Renda Fixa, Renda Variável, Fundos de Investimentos, BM&F, Fluxo de Caixa, Gestão de Compulsórios, Gestão de Numerários), Rentabilidade/ Lucros & Perdas, Central de Risco, CCS/BacenJud, Projetos de BI.

CONSULTBRASIL Tecnologia & NegóciosRua Padre Marinho 379o andar30140-040 Belo Horizonte MGTel +55 31 2104-4500 Fax +55 31 2104-4545www.consultbrasil.com.br ContatoJosé Alvaro B. Apocalypse, só[email protected]

CP Eletrônica

Líder em tecnologia para soluções em energia confi -ável, destinadas à área de informática, a CP Eletrônica tem uma extensa linha de produtos, integrada por no-breaks, estabilizadores, reti-fi cadores e inversores de energia. Sua qualifi cada car-teira de clientes inclui, entre outras empresas e institui-ções, ABN AMRO Bank, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Carrefour, Coca-Cola, Correios, IBM, Embratel, Fiat, General Motors, Grupo Gerdau, HSBC, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Oracle, Santander/Banespa, Senai, Tetra Pak, Unibanco, Unimed e Volkswagen. No Ciab 2006, a CP estará apresentando modelos de no-breaks de médio e grande portes, com destaque para diversos lan-çamentos nas linhas para máquinas ATMs.

CP Eletrônica S.A.Rua da Várzea 37991040-600 Porto Alegre RSTel +55 51 2131-2407www.cp.com.brContatoEdison Refosco, gerente [email protected]

CPM

Um dos principais desafi os das instituições fi nanceiras está na adoção de uma infra-estrutura tecnológica fl exível e segura, que agilize o lan-çamento de novos produtos enquanto reduz riscos e cus-tos operacionais.Atuando há mais de 23 anos na indústria fi nanceira, a CPM oferece soluções espe-cífi cas para alcançar estes objetivos e alinhar o back-offi ce com as necessidades de negócios, incluindo:- Arquitetura de sistemas; Computação como servi-ço; Comunicação IP e solu-ções móveis; Consolidação de storage e servidores; Governança de TI; Infra-estrutura de rede; Projeto, desenvolvimento e manuten-ção de aplicações; Segurança e alta disponibilidade.

CPM S/AR Jerônimo Telles Júnior 35 05154-010 São Paulo, SPTel +55 11 3908-8089ContatoFernando Godeghesi, diretor [email protected]

CPqD

O CPqD amplia sua atuação no setor fi nanceiro com ofer-tas de soluções exclusivas e inovadoras que represen-tam o estado da arte em tec-nologia, proporcionando aos clientes diferencial compe-titivo e rápido retorno sobre o investimento. O desen-volvimento de novos produ-tos voltados para os cenários de convergência e mobili-dade, permitem aos ban-cos a oferta de serviços com a agilidade e qualidade exi-gida pelo competitivo setor. Toda esta tecnologia pode ser conferida nas soluções apresentadas no CIAB 2006: CPqD Gestão de Gastos em Telecom; BSM, BPM; CPqD Gestão de Riscos; Detecção e Prevenção a Fraudes; CPqD Texto Fala p/ ATMs; Aplicações de Business Intelligence. Visite nosso estande. Informações: www.cpqd.com.br

Fundação CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em TelecomunicaçõesRod Campinas-Mogi-Mirim km 118,513086-902 Campinas SPTel [email protected]é Eduardo Azarite, diretor de Mercado Corporativo

CSC BRASIL

A CSC BRASIL forne-ce e implementa soluções de monitoração, automa-ção e gerenciamento da infra-estrutura e dos ser-viços de TI reconhecidas como líderes de mercado. Oferece o portfólio de solu-ções BSM - Business Service Management, da BMC Software, que propiciam o gerenciamento da TI sob a ótica dos negócios e não apenas com os focos técni-co e operacional. Estas solu-ções atendem plenamente às melhores práticas do modelo ITIL, oferecem suporte a pro-cessos COBIT e possibilitam o cumprimento dos requisi-tos de governança estabele-cidos pelo Acordo de Basiléia II e pela lei Sarbanes-Oxley. A CSC BRASIL conta com uma equipe de profi ssionais experientes, altamente qua-lifi cados e com certifi cações ITIL e PMI.

CSC BRASIL Sistemas Ltda. Rua São José 90 salas 1903 a 190720010-020 Rio de Janeiro RJTel +55 21 3077-9444Fax +55 21 2533-7334 [email protected] www.cscbrasil.com.br ContatoPaolo Battaglia

DATAPRO

A Datapro é uma compa-nhia com mais de 26 anos, com ampla penetração no mercado latino-america-no. São mais de 140 clien-tes em 26 países, abran-gendo Bancos Comerciais, Múltiplos, Internacionais e um Banco Central. Nossos clientes vão de Agências de Bancos Estrangeiros nos EUA e agências offshore na América Central com núme-ro pequeno de emprega-dos até Bancos Comerciais com centenas de agên-cias, empregados e milhões de clientes. Nossos produ-tos, 100% web, propiciam o que há de melhor em um Core System Bancário inte-grado, centralizado e modu-lar com modernos Canais de Relacionamento com clien-tes, apoiado em técnicas e ferramentas de BI e CRM. Nossos produtos são dese-nhados por banqueiros para banqueiros.

Datapro, IncAvenida Cidade Jardim 40020.º andar 01454-000 São Paulo SPTel +55 11 3818-0991 Fax +55 11 3818-0977ContatoOdilon Costagerente geral

DBA

Grandes corporações há tem-pos estão engajadas na dura competição por um cresci-mento sustentável e lucra-tivo. A transformação da TI para suportar o crescimen-to sustentável envolverá mais foco nos processos de negó-cio do que em tecnologia. Assim, a DBA posicionou suas capacidades e compe-tências como uma ferramen-ta para auxiliar nossos clien-tes a reconstruir as fronteiras de mercado, focar nos obje-tivos de negócios e desco-brir novas demandas além das existentes. Terceirização de grandes projetos, relacio-namento de longo prazo com um número reduzido de clien-tes e pesados investimentos em pesquisa e desenvolvi-mento de processos e ferra-mental de qualidade na entre-ga de serviços defi nem o perfi l da DBA.

DBA Engenharia de Sistemas Ltda.Av. Presidente Vargas 31313º andar 20210-030 Rio de Janeiro RJ ContatoJacques Nigridiretor de Finanças e IndústriaTel +55 21 [email protected]

ddCom Systems

A DDcom Systems tem uma efi ciente estrutura de work-force que integra a gravação do cliente, gerencia equipes de trabalho e performan-ce. Permite gravar as inte-rações com os clientes em todos os tipos de mídia - tele-fone (incluindo VoIP), e-mail e web, avaliar o desempenho dos agentes e defi nir priori-dades. Ajuda a gerar recei-ta, aumentar a rentabilida-de e fi delizar clientes. Audit Solution: um sistema integra-do de controle de produção e qualidade, que atua em todas as etapas do processamento de correspondências: impres-são, envelopamento, fi nali-zação e expedição. Agrega benefícios, otimizando tempo e reduzindo problemas como o duplo envelopamento, per-da de seqüência, envio dupli-cado, evitando franquias pos-tais indevidas.

ddCom Systems Ltda.Calçada das Acácias 31, 06453-000 Barueri SPTel +55 11 4195-7444Fax +55 11 4195-7444www.ddcom.com.br ContatoRoberto Dechiare Juniordiretor de [email protected]

Diebold Procomp

A Diebold Procomp é a maior fornecedora de produtos para automação bancária do País, com 60% de market share. Já comercializou mais de 350 mil equipamentos e instalou cerca de 13.000 agências. Seu mais recente lançamen-to é a linha Opteva Brasil. Os equipamentos dispõem de criptografi a interna e senso-res que são disparados ao menor sinal de fraude. As máquinas são fl exíveis. Por exemplo, um terminal depo-sitário pode se transformar em um ATM full-function. Esta fl exibilidade permite aos bancos alterar a confi gura-ção de suas redes de auto-atendimento sem a substitui-ção completa de seus ATMs. “A linha Opteva fornece alta disponibilidade e um retorno mais rápido sobre o investi-mento”, diz João Abud, presi-dente da companhia.

Procomp Industria Eletrônica Ltda.Av Dr Gastão Vidigal 2001 05314-000 São Paulo SPContatoJuarez Sant’Annavice-presidente de marketing e vendas Elaine Castrocoordenadora de Marketing

DISOFT

A DISOFT, empresa prove-dora de soluções para o mer-cado corporativo, atua com um foco claramente norteado pelo compromisso humano e por valores progressistas, tendo na profunda aproxima-ção com seus clientes seu principal diferencial: pesso-as comprometidas com pes-soas! Sob a marca DISOFT estão estruturadas 4 unida-des de negócios: DISOFT Cred, com um portfólio com-pleto de soluções tecnológi-cas e serviços de consultoria para o mercado de crédito; DISOFT Store, que pesqui-sa, importa, distribui e reven-de softwares específi cos; DISOFT Pro, com soluções para segurança de negócios para o mercado fi nanceiro e DISOFT House, um atelier de software CMM nível2.

DISOFT Solutions S.A. Rua Francisco Leitao 4698º andar 05414-020 São Paulo SP Tel +55 11 3088-1188 Fax +55 11 3086-3570 www.disoft.com.br [email protected] ContatoClaudio Menezespresidente, líder educador

DTS Latin America Fundada em 1983, a DTS Technology é uma das maio-res empresas da América Latina em Enterprise Software e Consultoria em Alta Tecnologia. Com atuação multinacional, a DTS ofere-ce soluções completas para ambientes corporativos.Economia de MIPS; Migração, extensão e modernização do legado; Offl oading; Análise de impac-to Cobol; Análise de Batch e massa de testes DB2; Gestão dos Processos de Desenvolvimento; Gestão de Requisitos; UML; Gestão de mudanças e confi guração de software (SCM); Testes; Funcional; Carga/Stress; Monitoração; Gestão de con-teúdo e segurança.DTS Consulting expertise em: cheque especial, lea-sing, fundos, cartão de crédi-to/débito, empréstimo, pre-vidência privada, sistema antifraude, Internet Banking e outros.

DTS Latin America Software e Consultoria Ltda.Av Andrômeda 2000 - Ed. 25 06473-000 Barueri SP ContatoLeandro Martinsdiretor de Marketing

EAI BRASIL

A EAI Brasil é representan-te e distribuidora ofi cial dos produtos e serviços da Vitria Inc. no Brasil. Fundada no ano 2000, a EAI Brasil con-ta com 23 funcionários, tem sede em São Paulo e fi lial em Brasília e possui 6 clien-tes no país. Nossas podero-sas ferramentas de BPM e EAI ajudam nossos clientes na otimização do desempe-nho de seus negócios atra-vés da efi caz integração de seus sistemas e da melho-ria de suas operações. Para o CIAB 2006, mostrará o BusinessWare 4, a solução Vitria baseada em SOA, bem como o Vitria RA (Resolution Accelerator) para o trata-mento de exceções, uma de nossas aplicações centra-das no processo de negó-cios - as chamadas Business Process Aplications (BPAs). Contamos com sua visita em nosso estande.

Investidor do Brasil Holding Ltda.Av Vereador José Diniz 3.300 Conj 10104604-006 São Paulo SPTel +55 11 5041-5703www.eaibrasil.com.brcontato@eaibrasil.com.brContatoAdilson Silvadiretor de Negócios

EDS

A EDS, especializada em ser-viços de tecnologia da infor-mação, está no Brasil há 20 anos, com 6.800 funcioná-rios. O setor fi nanceiro é res-ponsável por 26% da receita da EDS no Brasil, que ocu-pa a primeira posição em processamento de transa-ções de cartões adquiren-tes e a terceira em emisso-res. A empresa oferece os serviços de processamen-to de meios de pagamentos, CRM (Costumer RelationShip Management), terceirização de aplicações e infra-estrutu-ra e solução de contingência, consultoria, desenvolvimento e manutenção de aplicações, gerenciamento de proces-samento e outros. Durante o Ciab, a EDS irá mostrar sua nova estratégia - o Agile Enterprise - plataforma de serviços que está sendo ela-borada com dez grandes par-ceiros.

EDS - Eletronic Data System do Brasil LTDA.Av Juscelino Kubitschek 1830 - Torre IV - 5o. Andar São Paulo SPTel +55 11 3707-4261 Fax +55 11 3707-4288 ContatoGabriela [email protected] // [email protected]

Embratel

A Embratel oferece soluções completas de telecomunica-ções, incluindo telefonia local corporativa, longa distân-cia nacional e internacional, redes de dados, televisão, Internet, valor adicionado e telefonia avançada, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional através de soluções via satélite. Seja em telefo-nia, dados ou Internet, os serviços da Embratel ofere-cem um mix ideal entre tec-nologia, qualidade, segurança e rentabilidade para o mer-cado fi nanceiro. A Embratel possui a maior rede de tele-comunicações do Brasil e profi ssionais altamente qua-lifi cados, sendo uma das res-ponsáveis pela rede nacional do SPB.

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A.

EverSystems

As soluções EverSystems conquistaram instituições fi nanceiras em todo o mun-do, tornando a empresa uma multinacional de suces-so, com centenas de proje-tos desenvolvidos para ins-tituições no Brasil, Estados Unidos, América Latina e África. As novidades da EverSystems para o Ciab 2006 incluem as avança-das soluções de mobi-lidade: Mobile Banking, Móbile Token, Mobile POS, Mobile Payments e Mobile Aggregation, baseadas no exclusivo sistema Mobile Framework para viabiliza-ção de transações segu-ras através de celulares e dispositivos móveis. A EverSystems também apre-senta as soluções das alian-ças internacionais Flex Cube (Core-Banking) e Reveleus (Business Intelligence) da indiana i-fl ex Solutions. Também será apresenta-da toda a gama de Serviços Profi ssionais de TI.

EverSystems Informática Comércio Representação Importação e Exportação Ltda.Av Major Sylvio de Magalhães Padilha 5.20005677-000 São Paulo SPTel +55 11 3759-8000 Fax 55 11 3759-8001www.eversystems.com.brContatoRaul Pavãomarketing [email protected]

First Tech

A First Tech é integradora com experiência em implan-tação de soluções de conec-tividade e segurança para ins-tituições fi nanceiras. Nosso portfólio cobre as necessi-dades críticas do setor, aten-dendo todas as regulamen-tações como autorização Full Grade EMV, personaliza-ção de chip cards, gerencia-mento de chaves criptográfi -cas de terminais ATM/POS, SPB, autorização Cirrus / Maestro, criptografi a forte e 3D Secure, e-commerce, pro-fessional services e consulto-ria. Somos especialistas em integração e otimização de redes complexas, com foco em soluções de convergên-cia, QoS e redes ópticas para espelhamento e site backup. Empresas que representa: Nortel, Juniper e Thales e-Security (distribuidora exclu-siva no Brasil).

First Tech Tecnologia Ltda. R Cerro Corá 1.038C05061-200 São Paulo SPTel +55 11 3024-3200 Fax +55 11 3022-3471 www.fi rst-tech.comContatoLeandro Venditti Marketing marketing@fi rst-tech.com

Page 23: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

44 45

Fluke Networks

A Fluke Networks fornece soluções inovadoras para tes-tes, monitoramento e aná-lise de redes corporativas e telecomunicações e tam-bém para instalação e certifi -cações de cabos metálicos e fi bra óptica. A linha completa de soluções fornece a instaladores, man-tenedores e proprietários de redes, Visão Superior, com-binando velocidade, precisão e facilidade de uso para oti-mizar a performance da rede. A sede da Fluke Networks fi ca em Everett, Washington; seus produtos são distribu-ídos em mais de 50 países e sua subsidiária do Brasil fi ca em S.Paulo. No CIAB, estande A9, estaremos apre-sentando soluções para monitoramento, performan-ce e análise de redes com o SuperAgent Application Performance Analyzer e Reporter Analyzer.

Fluke do Brasil LtdaAv Dr Cardoso de Melo 14702. andar 04548-005 São Paulo SPTel +55 11 3044.1277 Fax +55 11 3045.9865www.fl ukenetworks.com/brmarcia.costa@fl uke.com ContatoAlexandre Gilgerente nacional de Vendas e Marketing

Fujitsu

A Fujitsu líder no mercado de infra-estrutura para soluções de missão crítica, estará pre-sente no Ciab 2006 expon-do suas tecnologias de ser-vidores com disponibilidade de 99,999% e altíssima per-formance, amplamente utili-zados no mercado fi nanceiro como plataformas para apli-cações com requisitos de RAS – Reliability, Availability e Scalability. Destacam-se a linha de Mainframes UNIX - PRIMEPOWER‰ com pro-cessadores SPARC64V e as novas ofertas para o mer-cado brasileiro: os stora-ges Eternus 3000/6000 e seu mais recente lança-mento, a plataforma de ser-vidores arquitetura Intel‰ PRIMEQUEST‰ 440/480 de alta disponibilidade, com escalabilidade de até 64 processadores nos siste-mas operacionais Linux e Windows‰.

Fujitsu do Brasil Ltda.Rua 13 de Maio 16331º ao 7º andar01327-900 São Paulo SP [email protected] +3265-0880ContatoEdson D. Siqueiradiretor de Vendas Evaldo Horngerente de Alianças e Desenvolvimento de Negócios

GetNet Tecnologia

A GetNet Tecnologia oferece ao mercado um conceito úni-co de Rede Multisserviços; que permite o uso e compar-tilhamento de seus equipa-mentos e soluções para cap-tura de múltiplos produtos: administradoras de cartões, bancos e fi nanceiras, vare-jo, telefonia e transportes. Possui soluções de meios de pagamento para recarga ele-trônica de telefonia pré-paga e bilhetagem de transportes, consultas de informações de cheques e negativas e auto-rização de transações eletrô-nicas de cartões de crédito, débito, private label, cobrand e cartões de benefícios/PAT; rede com mais de 33.000 estabelecimentos e presen-te em mais de 2.200 municí-pios, data center próprio, 11 fi liais e 49 bases de apoio, localizadas em todo o Brasil.

GetNet Tecnologia em Captura e Processamento de Transações HUA LtdaRua Machado de Assis 56Prédio 02 93700-000 Campo Bom RS Tel +55 51 3598-9800Fax +55 51 3598-9801www.getnet-tecnologia.com.brContatoJoão [email protected]

Getronics Brasil & Cone Sul

Uma das maiores integra-doras de soluções de TI e comunicação do mundo, a Getronics traz para o Ciab 2006 soluções para dinamizar os negócios de instituições fi nanceiras e governamen-tais. No Brasil atende Banco Central, Bovespa, BM&F, Citibank, Santander Banespa, HSBC, Secretaria da Fazenda e Metlife. Seu portfólio auxi-lia a transformar a área de TI em uma fonte de valor, não mais de custo. Hoje, o mer-cado fi nanceiro utiliza solu-ções Getronics para vencer desafi os aplicando business nas áreas de monitoração de negócios, desenvolvimen-to de aplicações, workspace management, comunicação, technology transformation e segurança. Presidida no Brasil & Cone Sul por Paulo Pichini desde 2002, a empre-sa tem crescido 30% ao ano.

Getronics BrasilRua Verbo Divino 120704719 002 São Paulo SPTel +55 11 5187-2656Fax +55 11 5187-2677www.getronics.com/br ContatoKarina Orlandi [email protected]

GFS Software

Para a GFS, soluções inte-ligentes são as que ajudam grandes empresas a obter benefícios reais: resolução de problemas, operações mais efi cazes e redução de cus-tos. Produzir softwares des-se modo é uma missão que exige: um conhecimento pro-fundo das reais necessida-des dos clientes; uma equipe altamente qualifi cada; inves-timentos constantes e exce-lência em serviços de supor-te.O compromisso com resultados e qualidade é a receita do sucesso da GFS, que aos 18 anos tem presen-ça destacada em gestão de fi totecas no ambiente main-frame, tanto no Brasil como no exterior. Oferecemos ain-da produtos para gestão da segurança lógica, contingên-cia, gerenciamento de stora-ge, backup e documentos.

GFS Software e Consultoria LtdaAv Brigadeiro Faria Lima 2277 sala 50101452-000 São Paulo SP Tel +55 11 3817 6399 Fax +55 11 3817 6399ContatoMarcelo Bergamodiretor [email protected]

Global e-Secure

A Global e-Secure S.A.é uma empresa de Segurança da Informação especializada em Biometria e Security Event Management.Desenvolve e implementa soluções de autenticação e identifi ca-ção biométrica, com tecno-logias de Impressão Digital e de Reconhecimento Facial e Íris , integradas com certifi -cados digitais e smart-cards. Vende e implementa a pla-taforma SENTINEL de moni-toramento e gerenciamento da infraestrutura de seguran-ça da informação, que encon-tra aplicação estratégica na área de compliance, nos seg-mentos fi nanceiros, de ener-gia e telecomunicações, entre outros. No CIAB 2006 a Global e-Secure apresen-tará um exemplo de Security Operation Center e soluções de biometría aplicáveis às instituições fi nanceiras.

Global Image Importadora e Serviços de Consultoria LtdaAv das Américas 700 Bl. 01, Grupo 10822640-100 Rio de Janeiro RJTel +55 21 2494-9119ContatoFelice [email protected]

HISCO LATIN AMERICA

No mercado há mais de uma década, nos quatro con-tinentes, a HISCO LATIN AMERICA vem oferecendo soluções inovadoras de alta tecnologia na área de segu-rança bancária e outros seg-mentos, oferecendo fl exibili-dade do software e suporte no pré e pós venda.Soluções Hisco: Sistemas Digitais de Gravação e Transmissão de Vídeo; (DVR); Central de Monitoramento; DVR USB; Sistema Integrado de Segurança (Controle de Acesso, Alarmes, CFTV, Câmera IP e Fechadura de Cofres). Usuários Hisco no mundo:CEF, Petrobrás, Vivo, Banco do Nordeste, BEC e Nextel, Columbia University, Harley Davidson, Citibank, Shell, Fujitsu e Panasonic.

Hisco International Co. Rua Avelino Monteiro 46 06036-050 Osasco SP Tel +55 11 3699-3000Fax +55 11 3699-3000www.hisco.com.br ContatoAlexandre Sá, gerente de Negócios e e-Marketing

IBM

A IBM é a maior empresa de Tecnologia de Informação do mundo, com lideran-ça em consultoria estratégi-ca de negócios e soluções em Serviços, Hardware, Software e Financiamento. Sua estratégia pode ser resu-mida no conceito on demand. A IBM pode ajudar as empre-sas a enfrentar os desafi os dos negócios no século XXI, tornando-as mais focadas em seu core business, fl exíveis, ágeis e capazes se adaptar às mudanças e demandas do mercado. Os valores que permeiam o que a IBM faz no mundo são: dedicação ao sucesso dos clientes; inova-ção que faz a diferença; con-fi ança e responsabilidade em todos os relacionamentos. A IBM opera em 165 países e emprega 329 mil pesso-as. Em 2005, a empresa teve faturamento global de U$S 96,3 bilhões.

IBM Brasil Indústria, Máquinas e Serviços Ltda.Rua Tutóia 115704007-900 São Paulo SPTel +55 11 3050-3122Fax +55 11 [email protected]/brContatoMarcelo Spaziani, diretor do Setor Finanças e Serviços

INTELLECTUAL CAPITAL

Fundada há 10 anos, a Intellectual Capital é especia-lizada em soluções integra-das para gestão de ativos e passivo de fundos de investi-mento e carteiras administra-das, gerenciamento de tesou-rarias e portfólios de grandes corporações, sendo indica-da para gestores de recur-sos de qualquer porte. Entre os novos produtos desta-ca-se o Profi tNet, ferramen-ta de apoio na gestão do con-trole de cotistas e de ativos de fundos de investimentos e carteiras administradas via Internet. Ferramenta de gran-de utilidade para instituições fi nanceiras que fazem gestão de fundos de terceiros, possi-bilitando acesso a boletagem de operações, aplicações e resgates, bem como consul-tas de posição, caixa, movi-mentação, entre outras. Intellectual Capital Ltda.Alameda Santos 7711° andar 01419-001 São Paulo SPTel +55 11 3285-3022 55 11 [email protected]

Intel do Brasil

A Intel investe anualmen-te mais de US$ 4 bilhões em pesquisa e desenvolvimen-to de tecnologias e mode-los nos quais a tecnologia se transforma em benefícios para as empresas, gover-nos, educação e lares. Com ampla experiência e lideran-ça em tecnologias para servi-dores, desktops, notebooks, smartphones e redes a Intel oferece uma visão comple-ta de soluções alinhadas com uma visão futura preservando os investimentos dos clien-tes. Visite nosso estande e conheça mais sobre soluções e como a tecnologia supor-ta os modelos de negócios futuros na industria fi nancei-ra. Soluções em mobilida-de, atendimento de clientes, redução de custos e inova-ção serão exploradas mos-trando uma visão do banco do futuro.

Intel Semicondutores do Brasil LtdaAv Chucri Zaidan 94010 andar04583-906 São Paulo SPTel +55 11 3365-5500www.intel.com.br ContatoAndré Cintra Ribeirogerente de Desenvolvimento de Negó[email protected] Tel +55 11 3365-5658

Itautec

A Itautec é uma empre-sa de capital 100% brasi-leiro que atua no País des-de 1979 e está presente no exterior com fi liais na Europa, América do Norte e Central. Atua nos segmentos de auto-mação bancária, comercial e auto-atendimento e disponi-biliza uma linha completa de microcomputadores, servi-dores, storage e softwares. A Itautec é especializada no desenvolvimento de produ-tos e soluções em informáti-ca, tendo como missão bus-car competitividade de forma legal e sólida em seu merca-do. Ela também oferece uma gama completa de serviços, incluindo outsourcing na área de TI, reduzindo custos ope-racionais e oferecendo maior fl exibilidade na operação e na integração. A experiência de equipes multidisciplinares, com mais de 1.800 especia-listas, entre técnicos, enge-nheiros e analistas, está à disposição para atender seus clientes nas áreas de consul-toria, desenvolvimento, inte-gração, suporte e treinamen-to, implantação e assistência técnica com atendimento em mais de 2.700 cidades em todo o Brasil.

Itautec Rua Santa Catarina 01 03086-025 São Paulo SPTel +6097-3000 ContatoAntonio Martins Bernardino [email protected]

Kodak

A Kodak possui três divisões: Capture (digital) - scanners para digitalização de docu-mentos, Storage (tradicional) - equipamentos e insumos para microfi lmagem e Híbrido - união das tecnologias tradi-cional e digital para preserva-ção, acesso rápido e preciso das informações. Outro dife-rencial é o programa Kodak Image Guard, nossos clientes recebem treinamento, moni-toramento e certifi cação de qualidade, suporte e orien-tação em questões ambien-tais. Conheça os scanners de documentos para aplicações departamentais e de produ-ção, Scanner de Microfi lme e a Microfi lmadora Eletrônica i9600, alta tecnologia para preservar e armazenar dados e documentos a longo prazo e protegê-los contra a obso-lescência tecnológica.

Kodak Brasileira Com. e Ind. Ltda.Av Dr Chucri Zaidan 940 04583-906 São PauloSPTel +55 11 2132-6094 Fax +55 11 2132-6104 www.kodak.com.br/go/doci-maging ContatoSandra MartinsMarketing & Comunicações [email protected]

MATERA Systems

A MATERA Systems, que conquistou recentemen-te o CMMI-SW, ofere-ce uma suíte de aplicativos para as áreas de Tesouraria, Renda Fixa, Informes Legais, Controladoria, Financeira, Comercial, Contábil/Fiscal, Crédito e Financiamento, Cartão Private Label e Canais. No Ciab 2006, lan-çaremos: Versão web dos aplicativos (Java); Integração da suíte com fer-ramenta BPM (Business Process Management); Sistema de Pagamento de Benefícios INSS; Sistema de Arrecadação e Tributos; Débito Automático; Pagamento de Conveniados e Folha de Pagamento; CCF; Conta Simplifi cada; BM&F; Jud/CCS; NDF (Termo de Moedas) e Box Duas Pontas. A empresa conta com cer-ca de 250 profi ssionais e tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.

MATERA SystemsRua do Rócio 42316º andar04552-000 São PauloSPTel +55 11 3846-5818 Fax +55 11 [email protected] Feltrindiretor de Negó[email protected] +55 11 3846-5818 Fax +55 11 3044-0758

McAfee

A McAfee é líder mun-dial em soluções de Prevenção contra Intrusões e Gerenciamento de Risco da Segurança. Sediada em Santa Clara, na Califórnia (EUA), a empresa atua 100% com canal de distribuição, o qual oferece soluções e ser-viços proativos e de segu-rança comprovada que pro-tegem sistemas e redes globalmente. Com ampla experiência em segurança e seu compromisso com a inovação, a McAfee propor-ciona aos usuários domésti-cos, corporativos, de setores público e privado e aos pro-vedores de serviços a habi-lidade para bloquear ata-ques, prevenir interrupções e proporcionar a continuida-de dos negócios. No Brasil, a McAfee tem sede na cida-de de São Paulo e atua com 31 parceiros no território nacional.

McAfee do Brasil Comércio de Software Ltda.Rua Verbo Divino 12272º. andar04719-002 São Paulo SPTel +55 11 5180-6600 Fax +55 11 5180-6686www.mcafee.com.brContatoMcAfee Televendas Tel +55 11 5180-6620

MEI

A MEI (Mars Electronics International) é o maior fabri-cante mundial de validadores de cédulas e moedas, máqui-nas que reconhecem e acei-tam cédulas ou moedas para automatizar transações em dinheiro. Apresentará no Ciab 2006 o SodecoTM , produ-to desenvolvido para o mer-cado brasileiro de automação bancária, que conta com uma série de três sistemas de processamento de cédulas, cujos equipamentos possibi-litam ao banco realizar paga-mentos automatizados, sem uso do envelope como veí-culo de depósito, disponibili-zando para clientes o sistema mais avançado de recebimen-to de pagamentos em dinhei-ro na rede de auto-atendi-mento.

Mars Eletronic International R República do Iraque 169904611-003 São Paulo SP Tel +55 11 5042-3784 Fax +55 11 5042-3784www.meiglobal.com // www.ofi mdoenvelope.com.brContatoAntony Harris, diretor [email protected]

Microsoft

“Experience Banking” é o tema da Microsoft em 2006. Do ponto de vista dos clien-tes mostraremos como as soluções de tecnologia podem alavancar a experi-ência dos clientes no rela-cionamento com o banco tornando-a mais rica, mar-cante, propiciando fi deliza-ção e se traduzindo em mais negócios. Do ponto de vis-ta dos funcionários estare-mos mostrando soluções que agilizam e aumentam a dis-ponibilidade de produtos e serviços, melhorando o bem estar e aumentando a produ-tividade. A Microsoft aposta no valor de uma plataforma confi ável, robusta, fl exível e segura, bem como num vas-to ecossistema de parceiros para que o mercado fi nancei-ro construa suas aplicações de negócios que viabilizem estas novas experiências.

Microsoft Informática Ltda.Av das Nações Unidas 12.901 Torre Norte 27º andar04578-000 São Paulo SPTel +55 11 5504-2338Fax +55 11 5504-2228www.microsoft.com.br ContatoRoger Melogerente de Marketing para o segmento fi [email protected]

Multos

A StepNexus é uma joint ven-ture entre a Oak Hill, Keycorp, Hitachi e Mastercard cuja mis-são é criar ambientes confi á-veis a dispositivos remotos. O nome StepNexus vem da expressão em inglês “Secure Trusted Environment Provisioning”, disponibilizan-do conteúdos digitais, como aplicativos, software e midia para ambientes confi áveis, tais como smartcards e platafor-mas eletrônicas. Em novem-bro de 2005, a StepNexus adquiriu a MULTOS, a maior empresa de segurança em smart cards, que disponibili-za a fornecedores de cartões e provedores de serviços o compartilhamento em um úni-co chip de aplicações que vão desde pagamentos, autentica-ções, identidades digitais, bio-metria, loyalty até aplicações de transportes. MULTOS foi desenvolvido como um padrão aberto pela MAOSCO, um consórcio de 16 empresas de smartcards. Atualmente, cer-ca de 50 milhões de cartões MULTOS foram lançados em mais de 30 países.

StepNexus LtdSt Andrews House, Kelvin Close, the Links, Birchwood, Warrington, WA3 7PB, UK.Tel +44 1925 882050 Fax: 44 1925 882051www.stepnexus.com / [email protected] Neumanndirector Business Development Americas

NCR Brasil

A NCR possibilita a interação entre companhias de todo o mundo com milhões de clien-tes, milhares de vezes, todos os dias. Com soluções de hardware, software e servi-ços, capazes de reunir dados críticos sobre as preferên-cias, necessidades e exigên-cias dos clientes, a NCR aju-da as empresas a tornar as transações mais fáceis, con-venientes e relevantes, sen-do elas feitas por telefo-ne, ATMs ou Internet. Sua fábrica de ATM, em São Paulo, produz equipamen-tos 100% aderentes às nor-mas de acessibilidade, com altos padrões de segurança e disponibilidade. A NCR ofe-rece ainda monitoramento, desenvolvimento de aplica-ções, serviços de instalação e manutenção, além de out-sourcing. A NCR ajuda seus clientes a transformarem simples transações em rela-cionamentos de negócios.

NCR Brasil Ltda.Rua da Figueira 64903003-000 São Paulo SPTel +55 11 3347-1100Fax +11 3277-2725www.ncr.comContatoElias SilvaDiretor Geral

Nonus

Desde 1985, a Nonus par-ticipa da automação bancá-ria no País. Fabrica leitores de CMC-7 e código de bar-ras, terminais de consulta de cheques e sensores de códi-go de barras. Com tecnolo-gia 100% nacional, exporta para Europa, África e América Latina.ProdutosHandbanK offi ce e Executive: leitores semi-automáticos para CMC-7 e código de bar-ras; N70 Jr: leitores manu-ais para CMC-7 e código de barras; Homebank: leito-res para pagamento de con-tas pela internet; Kit Slot Reader: CMC-7 e/ou código de barras, para integradores; Sensores de código de barras para integradores;Terminal de consulta Guardcheck, semi-automáti-co, para consulta de cheques; Impressoras laser: Kyocera-Mitta e Rastreadores de veí-culos por satélite.

D.O. Brasil Ltda.Rua Jorge Faleiros 76 04342-110 São Paulo SPTel +55 11 5583-3133Fax +55 11 5587-5262www.nonus.com.brContatoMarcos Canoladiretor [email protected]

Open Concept

A Open Concept é uma empresa focada no desen-volvimento de soluções para transações eletrônicas e sis-temas de meios de paga-mento. Com sua fábrica dentro dos padrões interna-cionais de qualidade e insta-lações em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, a Open Concept abrange todo o universo de opera-ções desde a captura de tran-sações, sistemas de auto-rização, de prevenção de fraudes, billing, frames de integração de canais com sis-temas legados e os respecti-vos sistemas de back offi ce. Possui soluções de captu-ra via web e mobile e aten-de às demandas de todos os sistemas de cartões de débi-to e crédito. Empresas como Bradesco, HSBC, ECT-Banco Postal, Tecban, Unicard, CardSystem, Orbitall e Asbace utilizam nossos pro-dutos e serviços.

Open Concept Serviços Ltda.Alameda Campinas 4638o. andar 01404-000 São Paulo SP www.openconcept.com.brContatoLucia Camacho [email protected] Tel +55 11 3254-9921 Fax +55 11 3254-9929

Page 24: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

46 47

Open Risk

A OpenRisk, empresa cria-da em 2006, de uma parce-ria entre REGERBANC funda-da em 1999 e FLS Tecnologia fundada em 2000 atua com foco nos segmentos de Risco Operacional e Controles Internos. No Ciab 2006 apre-sentará solução tecnológi-ca para Gestão de Riscos Operacionais (Qualitativo e Quantitativo) integrado com ferramenta de Auto-Avaliação de Riscos e Controles. A OpenRisk possui mais de 180 profi ssionais, atenden-do instituições fi nanceiras nacionais e multinacionais em consultoria e tecnolo-gia. Venha conhecer nosso estande no Ciab 2006 e ver de perto as principais novi-dades em Gestão de Riscos Operacionais.

OpenRisk Consultoria e Tecnologia em Informática Ltda.Rua Helena 335 Cj.5104552-050 São Paulo SPTel +55 11 3040-9792 / 3040-9791 Fax +55 11 3040-9796 (Distribuidor REGERBANC)[email protected] Antonio Silvasócio diretor

Oracle do Brasil

A Oracle dispõe de vários aplicativos para o segmen-to fi nanceiro. Há soluções de CRM, gestão de pesso-as e ERP, que contemplam requisitos de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Basiléia II. Também, com a aquisição de parte do controle da iFlex, empre-sa que mais vende soluções de core banking no mun-do, a Oracle complementa sua oferta de soluções para bancos, encabeçada pelo Flex Cube. Já, no âmbito da infra-estrutura tecnológica, a empresa oferece novas solu-ções de segurança da infor-mação e gerenciamento da identidade. Propõe, tam-bém, uma nova Arquitetura de Informação, baseada em padrões como “Service Oriented Architecture” (SOA) e “Business Process Execution Language” (BPEL).”

OracleAv Alfredo Egídio de Souza Aranha 100Bloco B, 5o. andar04726-170 São Paulo SPTel [email protected]

Perto

A Perto, empresa de auto-mação bancária e comer-cial é uma das maiores empresas no setor. Possui 680 funcionários, fábricas em Gravataí (RS) escritó-rio comercial e show-room em São Paulo e fi liais em Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Em 2005, lançou o PERTOSCAN, o PERTORECICLER e o PERTOWEB, para hotéis. Destaques no Ciab 2006: ATMs da linha PERTOFIT, soluções para corresponden-tes bancários, equipamentos de captura e processamento de imagens e combate a frau-des e integração e compar-tilhamento de ATMs. Outros destaques: nova linha de ter-minais POS com leitura de cartões magnéticos, smart cards, Mifair e detectores de cartões clonados.

Perto S/A Periféricos Para AutomaçãoRua Nissin Castiel 640 94000-970 Gravataí RSRua São Paulo 82 06465-130 Barueri - SPTel +55 51 3489-8700Tel +55 11 [email protected] LermenDiretor Comercial e de Marketing

Phoebus Tecnologia

No mercado desde 1997, a Phoebus Tecnologia desen-volve soluções para captu-ra e processamento de tran-sações com terminais POS e celulares. Fornece solu-ções para correspondente bancário, arrecadação e dis-tribuição e venda de crédi-to digital. Em 2005, lançou o PhBrowser e o PhHUB. O PhBrowser revoluciona a implementação de aplica-ções para terminais POS, reduzindo tempo e custos de desenvolvimento e implanta-ção de soluções para redes adquirentes de transações. O PhHUB permite conexão de qualquer teclado padrão PC a terminais POS, permi-tindo captura de dados tex-tuais. Aplicações como alte-ração cadastral e envio de e-mails podem ser desen-volvidas. Para o Ciab 2006, a Phoebus deve lançar o Phrame, um framework Java para soluções de missão crí-tica para processamento de transações.

PHOEBUS TECNOLOGIA LTDAAv Rui Carneiro 300 salas 804/80558032-100 João Pessoa [email protected] Carvalho Barrosso Diretor de Negócios

Politec

A Politec é um dos maiores fornecedores de tecnologia do Brasil, com faturamento anual de meio bilhão de reais e quase 6.000 funcionários no Brasil e no exterior. No Ciab 2006, apresentará solu-ções Web (Mobile Banking), de Governança Corporativa (SOX, Basel II) e Enterprise Resource Planning (ERP) para instituições fi nanceiras. O Grupo possui 20 unidades instaladas nas principais capi-tais brasileiras e no interior de alguns Estados, além da subsidiária em Washington (EUA) e do escritório em Tóquio (Japão). Seus princi-pais clientes estão entre os segmentos fi nanceiro, médi-co, de seguros e governos. As soluções da Politec tor-nam os negócios mais rentá-veis e efi cientes.

Politec Ltda. SIG, quadra 4, lote 17370610-440 Brasília DFTel +55 61 3038-6800www.politec.com.br ContatoAntonio Coura MendesSuperintendente de Atendimento

Probank

A Probank provê soluções e serviços que ajudam as orga-nizações a alcançarem seus objetivos estratégicos em Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). Entre as linhas de negó-cio da Probank há soluções e serviços para integração de sistemas e terceirização de processos de negócios. Os serviços de retaguarda ban-cária, gerenciamento de pro-jetos e equipes e operação de centrais de CRM, cons-tituem a principal linha de negócio da companhia, que também oferece serviços de campo, fábrica de software, consultoria e CPE.A Probank mantém parcerias com a Sun, Sgi, Microsoft, Oracle, Cisco, Enterasys, Alcatel, Huawei e Módulo Security, tendo alcançado certifi cações de alto nível como ISO 9001:2000, Cisco Premier Partner e Microsoft Gold Partner.

Probank S/AAv Prof Mário Werneck 42 30450-610 Belo Horizonte MG Tel +55 31 2122-3699 FAX +55 31 2122-3699www.probank.com.brhelon.machado@probank.com.brContatoHelon MachadoVice Presidente

Recognition

Líder no fornecimento de Soluções de Imagem no setor fi nanceiro, a Recognition oferece estru-tura completa para o segu-ro processo de captura, tra-tamento, processamento e armazenamento de imagens de cheques e multi-docu-mentos, agilizando os servi-ços com ganho de produti-vidade e rápido retorno dos investimentos, preparando também sua instituição para a Truncagem.Em 2005, a Recognition recebeu o prêmio e-fi nan-ce, da Revista Executivos Financeiros, como a melhor solução de Storage e consoli-dou a sua presença entre 200 maiores empresas de TI do Brasil, pela Revista Info200. Apresentaremos duran-te o Ciab 2006 nossas mais modernas soluções.

Recognition - Cia. Brasileira de Automação BancáriaAv Engº Luiz Carlos Berrini 1500 14º Andar 04571-000 São Paulo SPContatoCesar Diasdiretor ComercialTel +55 11 5508-4900Fax +55 11 [email protected]

SAP Brasil

A SAP é líder mundial no desenvolvimento de softwa-res para gestão empresarial e atua fortemente nos seto-res bancários, de seguros e em empresas de serviços fi nanceiros. No Ciab 2006, a SAP Brasil estará presen-te demonstrando o seu por-tifólio de soluções SAP for BankingL®. Baseadas em uma plataforma tecnológica aberta e fl exível, as soluções SAP habilitam uma visão inte-grada da gestão do ecossis-tema de uma organização bancária, tanto do ponto de vista transacional como do ponto de vista analítico, atra-vés de uma arquitetura inte-grada para as visões fi nan-ceira e de riscos. Durante o evento, mostraremos os benefícios que o portifólio de soluções SAP for Banking podem trazer para os seus negócios.

SAP Brasil Ltda. Av. das Nações Unidas, 11.541 - 15o ao 18o andar 04578-000 São Paulo SP Tel +55 11 5503-2400 Fax +55 11 5503-2318 www.sap.com.br ContatoJosé Flávio Francodiretor Financial Services and Public [email protected]

SENIOR SOLUTION

Empresa de tecnologia espe-cializada em softwares e ser-viços para o mercado fi nan-ceiro, fundada em 1996, destaca-se pelo perfi l inova-dor e arrojado e tem como acionistas o Fundo Stratus de Venture Capital e o BNDES. Presente em 8 dos 10 maio-res bancos privados do país, atua em desenvolvimen-to de softwares para contro-le de operações fi nanceiras, projetos de desenvolvimen-to de sistemas e alocação de profi ssionais especializados. Na CIAB 2006 apresentará as novidades do SBS-Senior Banking Solution, o primei-ro software brasileiro com o conceito de full banking sys-tem, que contempla Renda Fixa (Títulos Públicos, Títulos Privados, Debêntures), Derivativos (Swap, NDF, Futuros, Opções, Opções Flexíveis), Câmbio (Financeiro, Interbancário, Comercial) e, em breve, Crédito, Fundos, Gestão de Ativos e Renda Variável.

SENIOR SOLUTION S/ARua Haddock Lobo 34701414-001 São Paulo SPTel +55 11 3124-3933 Fax +55 11 3124-3933www.seniorsolution.com.brcomercial@seniorsolution.com.brContatoPaulo Dutradiretor comercial

Serasa

A Serasa, uma das maiores empresas do mundo em aná-lises e informações para deci-sões de crédito e apoio a negócios apresentará no Ciab 2006 suas soluções comple-tas baseadas em Assinatura e Certifi cação Digital bem como sua oferta de servi-ços de TI, treinamento, con-sultoria, soluções sob medi-da, sistemas para apoio às decisões, terceirização, BPO, entre outras para a indús-tria fi nanceira. Presente em todas as capitais e principais cidades do País, a Serasa conta com cerca de 2.100 profi ssionais e a retaguarda de dois centros de tecnologia da informação. Com o maior banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econô-micos, a Serasa participa da maioria das decisões de cré-dito e de negócios toma-das no Brasil, respondendo a mais de 3,5 milhões de con-sultas por dia, demandadas por mais de 300 mil clientes.

Serasa S/AAl dos Quinimuras 187 04068-900 São Paulo SPwww.serasa.com.br Tel +55 11 5591-0137 Fax +55 11 6847-9744ContatoDorival Douradosuperintendente de Operações de Telemática

Siemens

Durante o Ciab 2006, a Siemens apresenta as novi-dades voltadas para o aumento da produtividade e rentabilidade das institui-ções fi nanceiras. A divisão Siemens Business Services oferece soluções e serviços baseados em tecnologia da informação, que englobam desde a consultoria de pro-cessos, outsourcing e imple-mentação de sistemas até a operação da infra-estrutu-ra dos clientes. Já a Siemens Communications, que desen-volve sistemas e serviços de comunicação para empre-sas, oferece aplicações em tempo real, soluções, incluin-do segurança de rede e uma ampla gama de serviços pro-fi ssionais, projetados para ajudar os clientes a melhora-rem seus processos corpo-rativos.

Siemens Ltda.Av Mutinga 3800 05110-901 São Paulo SPTel +3908-2211 // 0800-119484 www.siemens.com.br

Sonsun

A missão da SONSUN é pro-por e fornecer solução e tec-nologia, por isso comercializa componentes para RFID; lei-toras smart card - sem con-tato e de contato; smart card de contato, MIFARE con-tactless e GSM, com pro-dução dos cartões em sua fábrica no Pólo Industrial de Manaus/AM e área de negó-cios em São Paulo/SP para pleno atendimento. Somos também o distri-buidor ofi cial das impresso-ras de termo transferência ZEBRA Card Printer Solutions e oferecemos ao mercado a personalização dos cartões com qualidade e agilidade para todas a tecnologias - ini-cialização elétrica do chip jun-tamente com o processo de personalização gráfi ca, temos a linha completa de impres-soras e uma delas certamen-te atenderá as suas neces-sidades dentre dos diversos segmentos de mercado.

SONSUN Industrial e Comercial Tecnológica da Amazônia Ltda.Rua Fábia 442 - 6º andar 05051-030 São Paulo SPTel +55 11 2146-9444.Fax. +55 11 [email protected]ão RFID e divisão Smart Card.

Specto

A Specto Tecnologia, cria-da em 1992, com rede nacional, atua nos seto-res de Hardware e Soluções para atendimento ao públi-co. No CIAB 2006, apresen-tará: 1) Sistema Qualprox - solução de software ado-tada por grandes Bancos, como: Santander/Banespa, Unibanco, entre outros - é uma tecnologia segura e opcionalmente integra-se à rede local e web, permite oti-mização e ampla gerência do tempo das fi las (Lei 10.741); 2) Opiniômetros - solução para pesquisas instantâneas da Satisfação dos Clientes, funcionários, serviços; 3) Painéis eletrônicos de cha-mada e impressoras térmicas para senhas. Além de gran-des bancos nacionais/estadu-ais tem como clientes órgãos do governo federal e estadu-al (prefeituras, etc...). Venha conhecer nosso estande no CIAB 2006 e ver de perto as soluções de tecnologia.

Specto Paineis Eletrônicos Ltda EPPRod SC 401 KM 01 nº 600Florianópolis – SCTel +55 48 3334-8064 www.specto.com.br [email protected]ônidas Vieira JúniorpresidenteSérgio Boeira Kappeldiretor de Planejamento e NegóciosGilson Laovendas grandes sistemasVítor ZelinoVendas Gerais

STEFANNI IT SOLUTIONS

A Stefanini IT Solutions é uma das maiores empresas de serviços de tecnologia do país. Com faturamento supe-rior a R$ 250 milhões, mais de 4.000 Colaboradores, pre-sença em 13 países, mais de 1.000 clientes e foi pioneira entre as empresas Sul-ame-ricanas a conquistar o CMMI 5. No Ciab2006, a Stefanini traz o tema “Agregando Valor ao Cliente” com soluções que aumentam a performan-ce dos negócios, melhoram a efi ciência na cadeia de pro-cessos, reduzem perdas e evitam fraudes. Serão feitas demonstrações e palestras, sendo que o foco das pales-tras será informar e discutir com os participantes as van-tagens da aplicação de solu-ções que auxiliam e otimizam os processos das instituições fi nanceiras com total segu-rança.

Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática LtdaAv Marginal 156 13820-000 Jaguariúna SPTel +55 11 3039-2015ContatoAiltom Barberino Nascimento Filho

Sun Microsystems

A Sun oferece soluções de infra-estrutura que incluem sistemas computacionais e de armazenamento (hw e sw), serviços de supor-te, gerenciamento e conhe-cimentos. Os serviços de suporte proporcionam fl e-xibilidade para personalizar seus contratos, com servi-ços de suporte no local, ser-viços totalmente gerencia-dos e serviços preventivos. Os serviços profi ssionais da Sun oferecem consultoria técnica e integração de sis-temas para ajudar os clien-tes a projetar, implementar e gerenciar ambientes com-plexos de computação em rede. As soluções de educa-ção incluem serviços de con-sultoria educacional, tecnolo-gias para gerenciamento de aprendizado, conteúdo para aprendizagem em diferentes formatos e certifi cações pro-fi ssionais.

Sun Microsystems do Brasil Ind. e Com. LtdaRua Alexandre Dumas 2.016.04717-004 São Paulo SPTel 0800 101 786 Fax 55 11 [email protected] Acciolidiretor comercial

TATA Consultancy Services

Criada a partir de uma joint venture entre a TATA Consultancy Services (braço de tecnologia da informação do Grupo TATA) e o Grupo TBA, a TCS opera no Brasil desde novembro de 2002. A empresa une o know-how indiano na implementa-ção de metodologias em TI com a criatividade e conheci-mento de mercado advindos da parte nacional da opera-ção. Com mais de 700 fun-cionários, a TCS Brasil foi pioneira na obtenção da cer-tifi cação CMMI nível 5 no mercado brasileiro. A com-panhia possui três Centros de Desenvolvimento no país, localizados nas cidades de Campinas e Alphaville, em São Paulo, e também em Brasília. Venha conhe-cer o estande da TCS Brasil no Ciab 2006. TCS – uma empresa indiana com talento brasileiro!

TATA Consultancy Services do Brasil S/AAv Paulista 949 – 2º andar 01311-110 São Paulo SPTel +55 11 3323-1717 Fax +55 11 [email protected] ContatoCarlos Alberto EliasDiretor ComercialTel +55 11 [email protected]

TecBan

A TecBan (Tecnologia Bancária S.A) - foi criada em 1982, por iniciativa de ban-cos, para desenvolver a rede Banco24Horas. Aproveita a experiência de 24 anos na gestão de sua rede para pro-ver ao mercado os melho-res serviços de Outsourcing. Está capacitada a oferecer a gestão, operação e manuten-ção das redes proprietárias de ATMs de quaisquer ban-cos. O serviço garante efi ci-ência e segurança; economia no custo de gestão de nume-rário; fechamento contábil e remoto; segurança física e lógica e gestão automatiza-da. A TecBan põe à disposi-ção sua expertise em gestão de redes de captura de tran-sações no varejo, viabilizan-do projetos de Private Label e Correspondente Bancário. Serviços integrados e ade-quados às necessidades do mercado, que permitem reduzir custos, concentrar o foco nos negócios e obter ganhos na qualidade do aten-dimento.

Tecnologia Bancária S.A.Av das Nações Unidas 13.797 bloco 2 - 5º andar04794-000 São Paulo SPTel +55 11 5504-1900Fax +55 11 [email protected] ContatoRicardo Higadiretor Comercial

Tecpoint

Fabricante nacional de equi-pamentos de automação ban-cária e comercial, a Tecpoint com novo conceito em tec-nologia, design e ergonomia, proporcionando um melhor desempenho de seus pro-dutos, criando inovações que são adotadas pelo mer-cado como referência. Em 2006, estaremos apresentan-do um novo conceito de equi-pamento para atendimento dos correspondentes bancá-rios, fazendo a utilização de novas tecnologias de comu-nicação, garantindo seguran-ça, disponibilidade e desem-penho em todo processo e levando o banco ao alcan-ce de todos. O treinamen-to, suporte e atendimento ao correspondente bancário são garantidos pela empresa do grupo Image Service que possui mais de 180 profi s-sionais. Vamos apresentar a nossa nova linha de produtos em conjunto com a empresa do grupo Or Info.

Tecpoint Sistemas de Automação Ltda.Rua Breno Ferraz do Amaral 430 04124-020 São Paulo SPTel +55 11 5061-9166 Fax +55 11 5061-3991 [email protected] www.tecpoint.com.br ContatoCleber Guimarães Ferreiragerente de Qualidade

Telefônica Empresas

A Telefônica Empresas é um provedor de soluções inte-gradas de Telecomunicações e TI para grandes empre-sas e corporações. Atende 1.800 clientes de fi nanças, governo, indústria, comér-cio e serviços. No Ciab 2006, apresentará soluções custo-mizadas de voz e de redes de alta velocidade nacionais e internacionais, gerencia-mento de redes e de infra-estrutura TI e projetos de Outsourcing, considerando as necessidades específi cas de cada empresa. Já a Vivo Empresas, companhia ligada ao Grupo Telefônica, atende 250 mil empresas com solu-ções inovadoras de mobilida-de. Seus clientes possuem atendimento exclusivo, pla-nos especiais, além da tec-nologia de terceira geração CDMA. No Ciab 2006, ofere-cerá soluções que aumentem a produtividade e agilidade das empresas.

Telefônica Empresas S/A Av Tamboré 341/371 – 06460-000 Barueri [email protected] ContatoRegina Bernardisuperintendente de Comunicação www.telefonica.com.br/empresas

SAS

Presente no Brasil desde 1996 e atuando no mercado mundial há mais de 30 anos, o SAS oferece soluções de inteligência analítica apli-cadas a processos de ges-tão corporativa. As soluções SAS para o setor fi nancei-ro, desenvolvidas em parce-ria com mais de 2000 clien-tes, geram elevado retorno fi nanceiro, além de ganhos em inovação e otimização de processos, e alinhamen-to estratégico corporativo – elementos essenciais para a elevação do nível de efi ci-ência e competitividade dos negócios. Descubra por que 98% dos maiores bancos do mundo (Fortune Global 500) confi am nas soluções SAS para melhorar desempe-nho. A divisão SAS América Latina - Região Sul conta com 120 funcionários em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília Argentina e Chile.

SAS Brasil Ltda.ContatoMilton IsidroDiretor Geral – América Latina – Região [email protected] – tel: 11-4501-5501André Petroucic Diretor da Divisão Finanças – América Latina – Região [email protected] – tel: 11-4501-5391

Page 25: 02 Editorial O4 Espaço Inovação 06 Conferencistas Expositoresmercado internacional, no mer-cado interno, o espaço também é enorme. Uma pesquisa da Associação Brasileira das

48

Telemar

A Telemar é pioneira em solu-ções integradas, com servi-ço de voz local, longa distân-cia, mobilidade, comunicação de dados, atendimento e Internet. Opera em telefonia fi xa local e mobilidade com a Oi em 16 Estados. Atua em todo o território nacional com serviços de comunicação de dados e longa distância des-de 2002, quando antecipou as metas de universalização. A Telemar consolida uma marca única nos segmen-tos de internet e mobilida-de com o provedor próprio Oi Internet. No Ciab 2005, lan-çou o mPayment e o mPos, que permitem pagamentos de contas com cartão de cré-dito/débito via celulares Oi. Na edição 2006, apresentará serviços de captura e mobili-dade de transações eletrôni-cas e novas ofertas em out-sorcing.

Telemar Norte Leste S/AR Humberto de Campos 425.22430-190 Rio de Janeiro RJTel +55 21 3131-2210 Fax +55 21 3131-2429 [email protected] ContatoFranz BragaDiretor de Marketing Corporativo.

TIM

A TIM – empresa do Grupo Telecom Italia – atua no Brasil desde 1998 e é a única ope-radora móvel presente em todos os Estados brasileiros. A TIM criou a divisão TIM Business oferecendo solu-ções que permitem aos empresários e executivos utilizarem os benefícios da mobilidade no dia-a-dia dos negócios, ganhando produ-tividade e competitividade. São planos de voz e soluções de dados que se ajustam às necessidades de cada tipo de empresa, independente de seu porte ou localização.A TIM foi pioneira no lan-çamento do BlackBerry no Brasil, em janeiro de 2005, a mais conhecida solução móvel de e-mails do mun-do para o mercado corpo-rativo. Em maio de 2006, a operadora inovou mais uma vez ao lançar o BlackBerry Professional, dirigido a clien-tes individuais, pequenas e médias empresas.

TIM Celular SAAv das Américas 3434Bl.1, 7º andar 22640-006 Rio de Janeiro RJ ContatoMarta Wermelingerdiretoria de Imagem e PublicidadeTel + 21 4009 3830Fax. 21 4009 [email protected]

Tivit

Experiência e Inovação se encontram. A TIVIT é uma empresa de Full IT Outsourcing que reúne do melhor de dois mundos para atender às necessidades de gestão de TI. Sua fi losofi a de trabalho está baseada em três pilares: ousadia, equi-líbrio e relacionamento. Ao coloca-las em prática, a TIVIT se destaca em ofertas úni-cas, criativas e fl exíveis. Suas qualifi cações são comprova-das em projetos:• Terceirização de Ambientes Tecnológicos• Gestão de Aplicativos• Integração de Sistemas• Fábrica de Software• Consultoria de TI• e-Business • BPO - Terceirização de Processos de Negócios • Soluções de Negócios

TIVIT Tecnologia da Informação S.A. Av Maria Coelho Aguia 215 Bl E 7º andar 05804-900 São Paulo SPTel +55 11 2123-8880Fax +55 11 2123-8408 www.tivit.com.br [email protected] ContatoPaulo Lunardi Melhadodiretor Comercial Finaças e GovernoOdair Navarro e Anderson Pereagerentes Comerciais

Unisys

A Unisys é uma empre-sa mundial de serviços e soluções de Tecnologia da Informação. Nossos profi s-sionais combinam expertise em integração de sistemas, outsourcing, infra-estrutu-ra, tecnologia para servido-res corporativos e consultoria para ajudar clientes, em mais de 100 países, a conseguir meios rápidos e efetivos para adquirir competitividade.

Unisys do Brasil LtdaR Alexandre Dummas 171104717-004 São Paulo SPTel +55 11 3305-7000www.unisys.com.brpatrí[email protected]ícia Freitasdiretora de Vendas do Mercado FinanceiroTel +55 61 3243-4736

VASCO do Brasil

Atuando no Brasil desde 2004 através da UserID, a VASCO Data Security Inc. é líder mundial em soluções para autenticação forte para o mercado fi nanceiro, com mais de 430 clientes no mun-do, incluindo os maiores ban-cos brasileiros. A empresa desenvolve e comerciali-za produtos patenteados de autenticação de identida-des que garantem aces-so seguro a redes corporati-vas, e-banking, e-business e e-commerce. A solução de autenticação da VASCO é for-necida ao usuário fi nal atra-vés de dispositivos de har-dware, os tokens Digipass, eSignature, leitoras de cartão para smart cards ou mobile tokens. No CIAB 2006, apre-sentará o Digipass for Web; o Digipass GO5; o Digipass for Java Phone e o token híbrido Digipass 860.

UserID Comércio de Produtos para Segurança Digital Ltda.R Rua Detroit 04 06711-183 São Paulo SPTel +55 11 4612-8334 Fax +55 11 [email protected]ésar Lovisarodiretor Comercial

VEROS TECNOLOGIA

A VEROS é especializada em sistemas para a automa-ção de agências, visando o gerenciamento e otimização de processos de auto-aten-dimento, caixa e BackOffi ce. Seu framework consiste em soluções baseadas em tec-nologias de Inteligência Artifi cial, Redes Neurais e Análise Biométrica para controle e reconhecimen-to dos documentos. No Ciab 2006, a VEROS apresenta-rá a nova versão HPE (High Performance Edition) do sis-tema MDI, de automação de BackOffi ce, com o conceito de Grid Computing, possibi-litando elevado fl uxo de tran-sações com redução de exi-gência de hardware. Outros produtos: Veros SIGN - vol-tado para a redução dos ris-cos operacionais exigidos no acordo Basiléia II; Veros ECM - Sistema de gerenciamen-to eletrônico de documentos baseado em ambiente WEB.

VEROS TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO LTDASCS Quadra 07, Bloco A, nº 100 – Salas 1125/1127 – Torre do Pátio Brasil.70307-000 Brasília DFTel +55 61 3274-6928 www.verosti.com.brContatoEduardo L M Boremdiretor Comercial [email protected]/[email protected]

View Informática

Especializada em consulto-ria e desenvolvimento de sis-temas para o setor fi nan-ceiro, a View Informática proporciona aos seus clien-tes integração desde a cap-tura de dados até a cobrança judicial e retomada de bens, passando por análise de crédito, formalização, boleta-mento, fi nanceiro e contro-le contábil. Utilizando plata-formas de desenvolvimento Delphi, Asp e Java e bancos de dados Oracle, Sybase ou SQL Server, a View se empe-nha em soluções personaliza-das, inclusão de novos produ-tos e otimização da interface do usuário visando desem-penho e produtividade. Hoje dispõe de soluções para Finame, BNDES Automático, CDC, Leasing, Empréstimos, Recebíveis, Duplicatas, Capital de Giro, Cobrança, Floorplan e outros.

View Informática Sistemas Financeiros e Comerciais LtdaR Fiação da Saúde 1458º andar - Conj. 8804144-020 São Paulo SPTel +55 11 5589-9222www.viewinformatica.com.brContatoEnes Fontouragerente de Negó[email protected]

Wittel

A Wittel, uma das principais Integradoras de Soluções Tecnológicas para o mer-cado corporativo, tem uma carteira composta por mais de 500 clientes de médio e grande porte de segmen-tos diversos. Fornece solu-ções de CRM e Marketing Personalizado, Infra-Estrutura de Contact Center, Crédito e Cobrança, Redes Corporativas e Serviços de Conference Call. Diferenciais Wittel: Integração de plata-formas e produtos de acor-do com a necessidade de cada cliente, consultoria, planejamento, implanta-ção, treinamento e suporte após instalação para as solu-ções e serviços que ofere-ce. Empresa premiada em 2005 pelas principais mídias dos setores “Financeiro” e “Contact Center”, con-quistados através do suces-so alcançado com projetos desenvolvidos em conjunto com seus clientes.

Wittel Comunicações Ltda.Av. Paulista, 1.106, 12º andar.CEP 01310-914 São PauloSPTel +55 11 2103-1666 Fax 55 11 2103-1633www.wittel.com.br Contato - Otávio Xerfan Asmar, gerente de [email protected]

WOMER

A WOMER é uma empre-sa especializada em fabrica-ção de Gabinetes, Gabinetes Outdoor, Rack´s para Servidores e Cabeamento Estruturado. Atuamos nas áreas de informática, cabe-amento estruturado, CPD´s, Telecomunicações, bancá-ria (TI) e demais mercados. Entre as soluções que serão apresentadas durante o Ciab 2006, destacam-se os Rack´s para acomodação de servido-res e gabinetes Multimídia.

Womer Ind.com.de Equipos. Ltda.R Ptolomeu 73404762-040 São Paulo SPTel +55 11 5522-2699 Fax +55 11 5522-2699www.womer.com.brContatoAndré Luiz Thomazinhoandré@womer.com.br

Xerox

A Xerox, líder mundial no pro-cessamento de documen-tos, é uma empresa inovado-ra e que sempre busca novas soluções para melhorar os processos com uso intensivo de documentos. No Ciab 2006, apresenta-rá as seguintes soluções de automação de processos de backoffi ce de agências além de soluções de outsourcing total da produção de docu-mentos de instituições fi nan-ceiras.Venha conhecer nosso estande no Ciab 2006 e ver de perto as principais novida-des que poderão reduzir seus custos com gerenciamento de documentos em até 30%. Xeroxoferecendo o que há de mais moderno em gerencia-mento de documentos

Xerox Comércio e Indústria LtdaAv. Rodrigues Alves 251, 20220-360 Rio de Janeiro RJ Tel +55 21 4009-2842www.xerox.com.brContatoRodrigo BellucoDiretor de Marketing Xerox Global [email protected]