03 29 2014 1

64

description

03-29-2014_1.pdf

Transcript of 03 29 2014 1

E o depois?02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Há quem diga que o governo tem ajudado muito osbrasileiros, mas esquecido de ajudar o Brasil. E é verdade.Senão vejamos.

Há vários programas hoje sendo executados, muito maisbenéficos aos beneficiados do que ao país propriamente dito.

O Prouni e o Ciência sem Fronteiras são exemplos deiniciativas governamentais incríveis para quem os usufrui.Ter a oportunidade de ingressar no Ensino Superior peloProuni e cursar a faculdade dos “sonhos”, de graça, é realmen-te um sonho para quem consegue alcançar o beneficio. OCiência sem Fronteiras, igualmente, que oportuniza estudare pesquisar fora do país e aperfeiçoar uma outra língua, tudocusteado pelo governo, é maravilhoso. O “x” da questão é queo governo banca a conta agora, mas não se preocupa com odepois. Da mesma forma que oferece tais benefícios, deveriapensar em dissolvê-los em prol do país.

Quem recebe bolsa, em qualquerum dos programas citados, forma-see se vira nos trinta. No Prouni, obolsita, depois de formado, com qua-lidade ou não, é lançado no mercadode trabalho e não precisa dar umacontrapartida ao governo. Se bobear,e tiver oportunidade, vai para fora doBrasil. No Ciência sem Fronteiras émais ou menos isso também. O gover-no oferece uma oportunidade incrívelao bolsita, mas quando ele retorna aoBrasil não encontra um sistema deciência e tecnologia sólido para atuarou passar para frente a pesquisa quedesenvolveu; nem o governo cobradele uma contrapartida. Não surpre-ende se resolver seguir carreira forado Brasil. Então, esses programasbeneficiam, sim, mas, particularmen-te, mais os beneficiados do que o país. Para contemplar o todo,o que seria o mais adequado, seria preciso pensar em umdesfecho em que ambos saíssem ganhando, não só um.

Em outros programas realmente vale aquela máxima quetanto as pessoas falam: “O PT dá o peixe, mas não ensina apescar”. E quando ensina, não mostra o caminho de como tirarproveito da pesca.

Generosidade social é preciso, ainda mais quando se viveem um país onde não há educação de qualidade, emprego paratodos, etc, etc, mas também é preciso um pouco mais decomprometimento com o futuro da nação.

Não se pode pensar em ações apenas no presente, mera-mente com foco político; aquela história do dar para receber.É preciso dar sim, mas pensar em receber contrapartidas,resultados... e não apenas votos como moeda de troca parase garantir mais um(uns) mandato(s) no poder.

A política de redução de tarifas no setor de energiaelétrica cheira muito a isso. Beneficia milhões de famíliasconsumidoras, mas coloca em risco o futuro do sistema

elétrico. Beneficia os brasileiros, sem beneficiar o Brasil.Depois de reduzir as tarifas sem ganhos anteriores na

produtividade do setor, agora, às pressas, o governo se vêobrigado a financiar as perdas das empresas.

O financiamento do benefício significará um rombo nascontas públicas que deverá ser coberto pelo sacrifício deoutras prioridades, por endividamento ou por inflação.

A água já está batendo no pescoço e o Planalto se virandonos trinta para conseguir ir empurrando o impasse com abarriga. O ideal, já, seria o aumento das tarifas, na média de20%. Mas isso, além de pesar amargamente no bolso doconsumidor, acarretaria num impacto sobre a inflação de 0,56ponto percentual. O aumento da energia sozinho elevaria ainflação do ano para a casa dos 6,56% - ou seja, acima da metade 6,5%. Por isso, o reajuste ficou para 2015. Em ano eleitoral,nem pensar. Nada de medida impopular.

Por essas e outras, especifica-mente neste caso do setor energéti-co, o governo está sendo irresponsá-vel e omisso.

Dilma e companhia não gostamnem de pronunciar a palavra raciona-mento. Mas analistas não descartamque seja necessário adotá-lo ainda em2014, devido à baixa terrível dos reser-vatórios, pela falta de chuva.

O Planalto prefere ter como car-ta na manga uma campanha de efici-ência energética para encorajar apopulação a reduzir, voluntariamen-te, o consumo de energia elétrica, ecom isso ajudar a garantir que nãoexista quaisquer cortes de energiadurante a Copa do Mundo. Mas sócolocará o plano em prática quandoachar necessário. Por enquanto, não

quer propagar o medo na população de escassez real deenergia. Não será tarde demais?

Imagine se a campanha boca a boca das pessoascontrárias à realização da Copa vingar? Há muitos emuitos, principalmente nos grandes centros, motivandoos cidadãos em geral para nos dias de jogos ligar todos osaparelhos eletrônicos que têm em casa a fim de provocarum apagão de energia. Seria uma forma de protestar,silenciosamente, sem sair às ruas e correr o risco deconfrontos com as forças de segurança.

Nosso setor energético viraria o caos. E passaríamos umavergonha sem proporções, internacionalmente. Pagaríamosum preço caro demais, duplamente (aqui e lá fora).

Enfim, enfrentamos certas situações no Brasil porque osgovernos não pensam no conjunto, no todo. Pensam nosbrasileiros, mas não pensam no Brasil. Pensam em dar, masquerem receber em troca (em forma de voto, se possível). Elesprecisam praticar política que ande junto com a democracia,e não se apropriar dela e politizá-la.

ANÁLISE ERGONÔMICADO TRABALHO

Olá meus amigos leitores. Hoje tratarei de um tópico demuita importância no assunto saúde e segurança do traba-lho: ergonomia.

Quando se fala em ergonomia, muitos não têm ideia deo que é, para que serve e quais são os benefícios à saúdeneste estudo no ambiente de trabalho. Pois bem, o que vema ser ergonomia? Para que serve? Quais são os problemasque podemos desenvolver? Posso ter consequências jurí-dicas? Como prevenir os danos?

Enfim, muitas perguntas podem ocorrer, mas, para resu-mir, preciso dizer que existe uma exigência legal, sendo que,em 1990, o Ministério do Trabalho e Emprego publicou umaNorma Regulamentadora específica para este assunto. Masantes, quero definir o que é ergonomia: “Ergonomia é oestudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho,equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dosconhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solu-ção dos problemas surgidos desse relacionamento”. Resu-me-se que para manter conforto, prevenir desgaste físico emental e, como consequência, uma série de lesões oudoenças, é necessário um estudo personalizado para cadasituação em que haja homem e equipamentos ou máquinas.E é por estas razões que a NR-17 foi criada, e o Ministériodo Trabalho e do Emprego (TEM) vem cobrando cada vezmais dos empresários uma análise ergonômica do trabalho.Mas não estamos aqui para fazer terrorismo com esseassunto. O principal objetivo é dar ciência ao empresário dapossibilidade de seu trabalhador estar sofrendo, gradativa-mente, um dano que pode vir a resultar em uma doençaocupacional. E para prevenir, é necessário realizar estaanálise ergonômica no ambiente de trabalho, buscandosempre a melhoria na prevenção. A pouca importância quese dá a esta questão ocorre devido ao longo prazo para osurgimento das consequências no trabalhador e, por outrasvias, ao empregador também. É o caso de ações judiciais, emque o trabalhador pode requerer indenizações ou até pen-sões vitalícias apontando como causa a exposição aosriscos ergonômicos no ambiente de trabalho.

Não é possível prever o tempo para ocorrer os danos,ou estimar a gravidade, uma vez que cada indivíduo respon-de de modo diferente, assim como cada tarefa é diferente.Mas, o que é fato conhecido é que em algum momento o danopode aparecer. E neste ponto da conversa você pergunta:entendi Gustavo, mas como sei se este trabalhador já nãotrouxe de outro emprego algum problema desta natureza? Aresposta é simples e objetiva. Toda empresa é obrigada arealizar os exames admissionais ANTES de o trabalhadoriniciar suas atividades na empresa que o contratou. Isso querdizer que este é o momento certo para identificar isso e,inclusive, é o momento em que o empregador pode serecusar a dar continuidade a este contrato de trabalho, emrazão de que o médico do Trabalho pode identificar e concluirque aquela pessoa não é apta a trabalhar naquelas condi-ções, em razão dos riscos ergonômicos ou dos danos àsaúde (ergonômicos) que este trabalhador pode ter trazidode emprego anterior.

Desta forma, muitos pensam que as normas do MTEexistem para punir os empresários. Não vejo por este lado.Estas normas são elaboradas com a participação dos repre-sentantes dos empresários no Brasil, sendo que há interes-se dessa classe na conjuntura dessas normas. Se observara exigência de se fazer os exames admissionais antes deiniciar as atividades na empresa, é fácil interpretar que issoé uma forma de proteger ambas as partes, o empregador eo empregado. Agora, se a empresa não considerou esserisco e o funcionário desencadeou uma doença por razõesergonômicas, não tem como provar o contrário se a empresanão providenciou os exames admissionais e periódicos,podendo sofrer uma desgastante e onerosa corrida pararesolver este problema.

Com isso, meus amigos, deixo novamente a mensagemsobre a prevenção como o melhor caminho para os problemas.

Um abraço e até o próximo artigo.

* O autor é engenheiro de Segurança do Traba-lho e consultor na área de Segurança do Trabalho

[email protected]

Enfrentamos certas situaçõesno Brasil porque os governosnão pensam no conjunto, notodo. Pensam nos brasileiros,

mas não pensam no Brasil.Pensam em dar, mas queremreceber em troca (em forma

de voto, se possível). Elesprecisam praticar política

que ande junto com ademocracia, e não se

apropriar dela e politizá-la

O PRESENTE | 03SÁBADO,29 DE MARÇODE 2014

Comentário do dia“Queda de popularidade do governo Dilma é resultado

do conjunto da obra”. Opinião do senador epresidenciável Aécio Neves (PSDB-MG).

Encontro comBeto Richa

Prefeito de Santa Helena,

Jucerlei Sotoriva, se reúne

na segunda-feira (31) com

o governador Beto Richa

para apresentar uma

proposta voltada à área

de segurança pública

Karin

e M

unarin

i

O prefeito de Santa Helena, JucerleiSotoriva, tem encontro marcado com ogovernador Beto Richa na segunda-fei-ra (31). O assunto debatido na ocasiãoserá a proposta levada pelo gestor públi-co municipal na área de segurança.

O objetivo da prefeitura santa-hele-nense é construir uma estrutura física,com recursos municipais, e depoistransferir para o Estado o imóvel, vi-sando transformá-lo em Companhia

da Polícia Militar.Embora o município esteja na fron-

teira com o Paraguai e tenha todas asparticularidades que isso implica, San-ta Helena ainda possui apenas umpelotão, o qual é vinculado a Mare-chal Cândido Rondon.

Devido a isso, o município está plei-teando ter sua Companhia e vai solici-tar a disponibilidade de 80 policiaispara atuar no local.

“Cheirainfantilidade”

O governador dePernambuco, Eduar-do Campos (PSB),pré-candidato à Pre-sidência, condenouontem (28) a “atitudeinfantil” do governofederal de tentar tiraro foco da CPI da Pe-trobras, adicionandooutras questões a se-rem esclarecidas e queatingem o PSDB e oPSB - o cartel de trense metrô de São Pauloe obras de Suape emPernambuco.

“Não podemos deforma nenhuma ad-mitir uma atitude quecheira até a infantili-dade, de tentar fazerum processo de defesaque parece quase umaconfissão de culpa,quando em vez de res-ponder com objetivi-dade e tranquilidadeum assunto, tentapuxar outros assun-tos”, afirmou ele.

Prestação de contasA Comissão Central Organizadora (CCO) da 26ª edição

da Festa Nacional do Cupim Assado, presidida pelo secre-tário de Indústria, Comércio e Turismo de Pato Bragado,Rogério Scherer (Picão), promove hoje (29), ao meio-dia,no salão do café colonial, evento para prestação de contas edivisão do lucro da festividade. O encontro deve contarcom a presença de autoridades, membros da CCO, bemcomo associações e entida-des parceiras.

De acordo com Pi-cão, os números só se-rão revelados hoje, masele adianta que será omaior lucro rateado nahistória da Festa do Cu-pim. Os valores serão di-vididos entre 28 entida-des parceiras.

Arq

uiv

o/O

P

Proposta“injusta, absurda

e inaceitável”O deputado federal Dilceu Sperafico foi taxativo ao afirmar

que considera “injusta, absurda e inaceitável” a proposta dogoverno federal de tributar as exportações de soja, pois, deacordo com ele, isso contraria os interesses maiores do país.

A partir de emenda à Medida Provisória já em tramitação noCongresso Nacional, o governo quer a suspensão de benefíciosda Lei Kandir, que isenta de tributos os produtos exportados,o que significa a tributaçãode 9%, através do recolhi-mento de PIS e Cofins, nasexportações da leguminosa.“Concordamos plenamen-te com a manifestação deGlauber Silveira, presidenteda Associação de Produto-res de Soja (Aprosoja), quenesta quarta-feira (26) de-nunciou a proposta e solici-tou o apoio da bancada rura-lista para sua derrubada noCongresso, pois comprome-teria o único setor produtivoque vem sustentando o de-senvolvimento econômico eo bem-estar social do país”,destaca Sperafico.

Segundo o parlamentar,que é membro titular e ex-presidente da Frente Parla-mentar da Agricultura, cer-ca de 50% da produção desoja brasileira é exportada esua tributação significaria aapropriação, de forma di-reta, de soma equivalente acinco milhões de toneladas,do bolso do agricultor.

Deputado federal Dilceu Sperafico:

“Não podemos aceitar a tributação

de jeito nenhum, pois inviabilizaria

a produção de soja em

diversos Estados”

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Presidente da

CCO, Rogério

Scherer: "Será

o maior lucro

rateado na

história da

Festa do

Cupim"

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

JAIRO EDUARDO

A manchete do maior jornal do Paraná,a “Gazeta do Povo”, trazia na quinta-feira(27) mais uma pedra sobre a pista de rola-mento do Anel de Integração. Uma pedra detoneladas, capaz de obstruir a continuida-de da duplicação da BR-277 nos trechos jáanunciados pelo governador aqui (do trevoCataratas a São João, e o trecho a partir doCastelinho, em Matelândia).

Segundo o Ministério Público Federal(MPF), o formato elaborado pelo Governodo Paraná para recolocar as duplicaçõesno cronograma das concessionárias é ile-gal, pois não passou pelo crivo de Brasília,conforme prevê o contrato de concessão.

Os promotores dizem ter encontrado 13“atos secretos” firmados entre diferentesgovernadores com as concessionárias. OMPF levou os fatos ao conhecimento doMinistério dos Transportes, o que gerou,segundo os promotores, uma reação de“perplexidade” dos burocratas de Brasíliacom o teor dos atos.

Os federais exigiram o imediato fimdos “atos secretos” e que todas as nego-ciações presentes e futuras sejam subme-tidas a Brasília. Aqui a pedra na pistaganha peso e tamanho. Desnecessáriodizer da deteriorada relação do PalácioIguaçu com o Planalto (vide o caso dosempréstimos ao Paraná). A continuidadeda duplicação da 277 está flertando com oprecipício das urnas.

PEDÁGIO E URNA - Os fatos trazidospelo MPF indicam que uma vez mais opedágio estará no centro do debate na dis-puta para o Governo do Paraná. Debate,diga-se de passagem, em que nenhum dostrês principais postulantes poderá posar devestal. O MPF vasculhou as contas de cam-panha e diz ter encontrado doações dasconcessionárias do pedágio ou empresasligadas ao negócio nas campanhas de Beto,Gleisi e até dele, Roberto Requião. A legis-lação eleitoral proíbe a doação de conces-sionárias do serviço público a candidatos.

OUTRO LADO - Em nota emitida ontem (28),Gleisi disse que nunca recebeu doação dasconcessionárias de pedágio. Mas admiteque pode ter havido alguma doação de em-presas com participação acionária nas con-cessões, o que, segundo a nota, não é ilegal.Já Requião twittou do exterior, atacandoBeto e Gleisi “por receberem grana do pe-dágio”. Porém, de acordo com a reporta-gem, o peemedebista também recebeu doa-ção de empresa ligada à concessão (e foi nogoverno dele, através de um “ato secreto”,que a duplicação da 277 foi “rifada”).

A assessoria de Beto Richa afirma quetodos os valores foram apresentados eaprovados pela Justiça Eleitoral e que ogovernador rechaça qualquer insinuaçãode irregularidade.

Prefeito off-line

Denúncia pode suspender obras; Gleisi,Beto e Requião arrolados na notícia

Reprodução

Serviços de atendimentosão ignorados e lentosO Pitoco pôs em teste os serviços de contato direto com vereadores e prefeito,

disponíveis nos portais da prefeitura e da Câmara.

A solicitação formalizada após preenchimento de cadastro e detalhamento doproblema é simples e corriqueira: a aplicação da lei das calçadas em determinadoendereço no Bairro Parque Verde.

Ali, a exemplo de tantos outros locais da cidade, a calçada está intransitável,forçando cadeirantes, idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção a usara rua, expondo-as a riscos no trânsito.

Utilizando-se de uma terceira pessoa (se nos apresentássemos como imprensa,talvez o atendimento seria diferente), o jornal comunicou o episódio no link “PrefeitoOn-Line”, disponível no portal da prefeitura.

A comunicação foi feita em 13 de março último. Passados mais de 15 dias,nenhuma resposta. O prefeito está off-line. No mesmo dia, a situação foi levada portelefone para o serviço 156, que, segundo o portal da prefeitura, é o canal para“reclamações, denúncias e sugestões”. Nada, nenhuma resposta.

CÂMARA

O portal da Câmara de Vereadores, recentemente remodelado para ampliar asinergia com o cidadão, permite até a publicação da foto da calçada avariada emtempo real. É preciso, no entanto, muita paciência para concluir a mensagem a partirdo smartphone. Após cinco tentativas, a reportagem partiu para um computadorconvencional, onde finalmente conseguiu concluir a ocorrência.

A foto foi postada no dia 08 de março. Na última quarta-feira (26), 18 dias depois,uma mensagem foi enviada ao “pacato cidadão”, informando que a Câmara enviouuma indicação para o Executivo e aguarda posicionamento do paço. Espera-se,neste caso, que o Legislativo não tenha utilizado o “Prefeito On-Line” e nem o 156...

EDITORIALA duplicação da 277 entre Cascavel e Foz do Iguaçu, pelo contratooriginal firmado pelo então governador Jaime Lerner com asconcessionárias, deveria estar concluída em 2002, portanto, 12 anosatrás. Imperícias políticas, casuísmos, palanques oportunistas e todasorte de discurseira irresponsável e estéril transformaram os contratos emmonstros devoradores de obras. A julgar pelo relato do MPF, se há umaluz no fim do túnel da rodovia, possivelmente seja o trem desgovernadoe na contramão "pilotado" pela nossa representação política.

Divulgação

Compra-seFeliz com Cascavel, Luciano Hang, o magnata do varejo nacional, inaugura mais 20 lojas da

Havan este ano. No crepúsculo de 2014, ele terá 85 pontos no Brasil. Feliz com Cascavel, ele

prospecta terreno aqui para a segunda loja. Coisa de gente grande, obra para mais de 15 mil

metros quadrados.

Sócio do FruetDo varejo para o atacado, o empresário João Destro acaba de receber o “carnezinho” de IPTU

emitido pelo prefeito Gustavo Fruet, de Curitiba. O Pinheirão, área adquirida em leilão pelo JD

por R$ 57 milhões, gerou para o cascavelense um IPTU de R$ 300 mil.

Falou e disse“Se beber não faça negócios no mercado imobiliárioe lembre-se que celular grava áudio e vídeo...”

(Frase atribuída ao Ministério da Saúde)

MPF ameaça

duplicação da 277

ANÁLISE

Quando se abre um es-paço para o cidadão sepronunciar, tem de haverequipe para atendê-lo. Nocaso em tê-la, a Câmarafoi lenta e pouco resoluti-va. A prefeitura foi pior:sequer respondeu as ques-tões. Não seria melhorentão fechar os canais deatendimento? Este é o re-trato do serviço públicoservido ao contribuinte. Ojeito é se queixar para obispo. E driblar os veícu-los na pista de rolamento,já que a calçada permane-cerá indisponível.

O PRESENTE | 05SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 GERAL

Dilma anuncia mudança em mais dois ministériosRicardo Berzoini vai assumir a Secretaria de Relações Institucionais

e Ideli Salvatti passa a ocupar a Secretaria de Direitos Humanos

A REFORMA CONTINUA

A presidenta DilmaRousseff anunciou ontem(28) mais uma etapa da re-forma ministerial iniciadaem janeiro, com troca de co-mando em duas pastas dogoverno: Secretaria de Re-lações Institucionais e Se-cretaria de Direitos Huma-nos. Com mais essa trocano primeiro escalão, 15 mi-nistérios tiveram seus co-mandos alterados.

Ricardo Berzoini vai as-sumir a Secretaria de Rela-ções Institucionais, até en-tão ocupada por Ideli Sal-vatti, que deixa a pasta paracomandar a Secretaria deDireitos Humanos. A atualministra, Maria do Rosário,deixa o governo para con-correr às eleições de outu-bro. A posse dos novos mi-nistros está marcada paraterça-feira (1º), às 11 horas,no Palácio do Planalto.

As mudanças foram con-firmadas por meio de nota

divulgada pela Secretariade Comunicação Social .“A presidenta agradeceua dedicação, competênciae lealdade de Maria do Ro-sário ao longo de seu go-verno e tem certeza de queela continuará dando suacontribuição ao país”, dizo texto.

Desde janeiro, Dilma fezmudanças nos comandos daCasa Civil e dos ministéri-os da Educação, da Saúde,da Secretaria de Comunica-ção Social, da Agricultura,do Desenvolvimento Agrá-rio, das Cidades, do Turis-mo, da Pesca e Aquiculturae da Ciência, Tecnologia eInovação. Em fevereiro, apresidenta trocou o coman-do da pasta do Desenvol-vimento, Indústria e Co-mércio Exterior. Já os mi-nistros interinos da Inte-gração Nacional e de Por-tos assumiram depois queo PSB entregou seus car-

gos ao governo em outu-bro de 2013.

NOVOS MINISTROS

O deputado federal Ri-cardo Berzoini é filiado aoPT desde 1980. No primeirogoverno do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva,foi ministro de duas pas-tas: Previdência e Assistên-cia Social, e Trabalho e Em-prego. Entre 2005 e 2010,Berzoini foi presidente na-cional do PT, partido doqual já foi vice-líder naCâmara. Funcionário decarreira do Banco do Brasildesde 1978, o novo minis-tro tem curso superior in-completo de Engenharia.

À frente da Secretaria deRelações Institucionais des-de junho de 2011, Ideli Sal-vatti está no segundo man-dato de senadora. No Sena-do, atuou como líder do PTe do bloco de apoio ao go-verno, e como líder do go-

verno no Congresso. An-tes de assumir a Secretariade Relações Institucionais,Ideli foi ministra da Pesca eAquicultura nos primeiros

Ricardo Berzoini é deputado federal e já foi

ministro no mandato do ex-presidente Lula

Divulgação

meses do governo Dilma.Antes de ser senadora,foi deputada estadual deSanta Catarina também pordois mandatos.

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

ECONOMIA

Guido Mantega reforça queBrasil vai cumprir meta fiscal

Ele garantiu que o país vai cumprir a meta fiscal de 1,9% doProduto Interno Bruto de superávit primário

O ministro da Fazenda, Gui-do Mantega, garantiu ontem(28), novamente, que o país vaicumprir a meta fiscal de 1,9%do Produto Interno Bruto (PIB)de superávit primário. Ao en-cerrar aula magna na Escola deEconomia de São Paulo da Fun-dação Getúlio Vargas (EESP-FGV), o ministro respondeuaos jornalistas que a situaçãofiscal foi “bem recebida” quan-do se estabeleceu a meta de1,9%. “Eu queria aqui garantirque nós vamos cumprir esse1,9%, mesmo com a questão elé-trica”, disse Mantega.

Ao comentar o resultado defevereiro, ele afirmou que “fe-vereiro é um mês fraco, nor-malmente”. “Nós já estamoscom R$ 20 bilhões de primário

acumulado em janeiro e feve-reiro”, completou o ministro,em referência ao número divul-gado ontem pelo Banco Centralde superávit acumulado deR$ 22,1 bilhões nos dois primei-ros meses do ano.

Segundo Mantega, em mar-ço o superávit será melhor doque foi em fevereiro. “Fevereirodo ano passado tivemos R$ 76bilhões de arrecadação e esseano foi quase R$ 83 bilhões. Foirazoável o aumento, mas é ummês fraco”, completou, sobre aarrecadação de impostos e con-tribuições federais.

De acordo com o ministro, osmeses fortes de arrecadação sãojaneiro, março e abril - este úl-timo mês há o pagamento doImposto de Renda. “E até maio,

A presidenta Dilma Rous-seff comentou ontem (28), emseu Twitter, a pesquisa di-vulgada pelo Instituto dePesquisa Econômica Aplica-da (Ipea) sobre a percepçãodos brasileiros sobre a vio-lência e discriminação con-tra as mulheres.

Um dia depois da publica-ção, que mostrou, por exem-plo, que 65% dos entrevista-dos acham aceitável o abuso

daquelas que usam roupas cur-tas, a presidenta foi taxativa:“Tolerância zero à violênciacontra a mulher #Respeito”.

Dilma também publicou noTwitter que “a sociedade brasi-leira tem muito o que avançar”no tema e que o resultado dolevantamento “deixa claro opeso das leis e das políticas pú-blicas”. “Governo e sociedadedevem trabalhar juntos”, dis-se, “dentro e fora dos lares”.

“Tolerância zero à violência contraa mulher”, diz Dilma após pesquisa

Nova tentativaMais uma semana se esvai e nada do governo, via Secretaria do

Tesouro Nacional, atender ao Governo do Paraná, que reivindica, aomenos, os R$ 817 milhões do Proinveste. Isso sem falar nos outrosempréstimos que totalizam R$ 3,4 bilhões e que, como na músicado Lupicínio, “seguem por caminhos estranhos”. Por mais que setente ser isento nessa questão de recursos ao Paraná, a aparenteverdade é que existe motivação política para o tratamento que oEstado recebe. O governo paranaense, porém, é insistente. Mesmoinconformado com o fato amplamente comprovado de ser o Estadobrasileiro que menos recebeu em empréstimos nacionais e interna-cionais, no atual período governamental, não obstante a generosacontribuição que dá ao caixa do governo federal, vai à luta. Nestasemana solicitou da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná autoriza-ção para uma sexta negociação. Desta vez com o Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social, no valor de R$ 250 milhões.Dinheiro que será aplicado, se o governo obtiver êxito, em contagarantia para projetos de parceria público-privadas (PPPs) e apoio adesenvolvimento de empreendimentos estratégicos.

Assunto que provocou na segunda-feira (24) acalorados debatesentre situação e oposição na AL. A situação insistindo na discrimi-nação inexplicável sofrida pelo Estado em relação aos demaisempréstimos e a oposição a culpar a situação das contas do governoparanaense, pela negativa da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).Ao fundo, o 05 de outubro deste ano, quando a Presidência daRepública e o Governo do Estado estarão sendo julgados: reinvesti-dos ou renovados! Para o colunista, com antiga convivência napolítica paranaense, que sempre teve políticos acusados de renderculto à autofagia, pode-se repetir como no dito espanhol: “no lo creoem bruxerias, pero que las hay, las hay”.

Em choqueNeutralidade, nacionalização, responsabilidade e guarda de dados

fazem parte do Marco Civil da Internet, aprovado na Câmara Federal,depois de intensos debates. O projeto sobe agora para o Senado, ondepode sofrer alterações. O que se espera, num país em que o governotenta, a exemplo do que ocorre na América do Sul, Argentina e Venezuela,entre outros países, amordaçar a imprensa, é que se deixe essa outraferramenta moderna de comunicação ao bel prazer dos governantes deplantão. Por aqui, já bastam as vistas grossas que TVs e rádios, por seremconcessões, obrigadas a fazer em alguns casos. Não fora a imprensaescrita, assuntos como a compra da Pasadena passariam em branco.

Prestígiose transfere!

Uma velha regra da políticaestá em jogo, nesta eleição pre-sidencial de outubro próximo: atéque ponto é possível político deprestígio transferir seus votos aterceiros. No Paraná ocorreramdois casos. Um no cenário esta-dual e outro na Capital. Ney Bra-ga, em 1965, elegeu Paulo Pi-mentel governador. Em 1992 e1996, Jaime Lerner, o prefeitoque mais prestígio usufruiu emCuritiba, elegeu Rafael Greca eCássio Taniguchi, respectiva-mente. Lula, que diziam ter pres-tígio para eleger “um poste”,transferiu votos para Dilma em2010 e para Fernando Haddad,em São Paulo, em 2012. MarinaSilva por enquanto não ajudouEduardo Campos a decolar.

Pé na estradaFicar no Palácio do Planalto

pode ser confortável, mas nãodá voto. “Ao contrário: só dáincômodo, ultimamente”. É issoque deve estar pensando a pre-

sidente Dilma, que está colo-cando o pé na estrada com afrequência que a reeleição exi-ge. Nesta semana, depois deCuiabá, na segunda-feira (24),só em São Paulo na terça (25)teve três compromissos. Ontem(28) esteve em Goiânia e hoje(29) estará em Várzea Grande,região metropolitana de Cuiabá.Haja obras para inaugurar...

Paranaenseem alta

O dia 03 de abril marca a possede mais um paranaense no Supe-rior Tribunal de Justiça. Assume ocargo de ministro o curitibano NéfiCordeiro, atualmente desembar-gador do Tribunal Regional Federalda 4ª Região, em Porto Alegre.Posse que certamente será pres-tigiada por grande número de au-toridades vinculadas a este Esta-do. Uma grande carga de trabalhoo espera, na medida em que pelomenos dez mil processos aguar-dam suas análise e decisão. “Meucompromisso é com rapidez e qua-lidade”, afirma.

junho já teremos um resultadorazoável”, expôs.

INFLAÇÃOMantega comentou ainda

que há uma pressão na infla-ção e que ela ocorre em funçãode alguns fatores, especial-mente os alimentos e os custosdos serviços. “Houve secatambém nos Estados Unidos.Os alimentos são commoditi-es, portanto, seus preços sãodeterminados de forma inter-nacional”, destacou.

O ministro também pon-derou que no caso dos servi-ços boa parte do aumento émotivada pelo avanço da ren-da da população, num con-texto de pouca competição in-ternacional.

O Ipea entrevistou 3.810pessoas entre maio e junho etambém avaliou a opinião dosbrasileiros quanto à discrimi-nação contra homossexuais.Neste quesito, o preconceitofoi novamente visível. Em umadas perguntas, 59,2% dos en-trevistados disseram que sesentem total ou parcialmenteincomodados ao presenciardois homens ou duas mulhe-res se beijando em público.

“Brasil precisa de reformas e aumentarprodutividade”, avisa presidente do BID

O presidente do Banco Inte-ramericano de Desenvolvimen-to (BID), o colombiano Luis Al-berto Moreno, declarou ontem(28) ainda “ter esperança” naretomada do crescimento econô-mico do Brasil. Fez, porém, res-salvas à administração pública.

Para ele, é necessário que opaís “faça esforços” para promo-ver reformas estruturais na eco-nomia e melhorias na capacida-de produtiva - em especial nasáreas de infraestrutura e educa-ção. Além disso, Moreno ressal-tou que o Brasil precisa “ficaratento com a gestão” e “adminis-

trar de forma mais eficiente”.Liderando o encontro anual

dos governadores do BID, queestá sendo realizado na Bahiaaté amanhã (30), Moreno com-parou o momento atual do paísao no qual o Brasil passava daúltima vez que esteve no Estado,há três anos. “Não sei se era umasituação melhor, mas era umaépoca em que todo mundo acre-ditava que o Brasil estava deco-lando, que o país era referênciade crescimento, capa de revistainternacional”, lembrou. “Essetempo passou, mas continuoesperançoso”, completou.

Segundo o presidente doBID, a conjuntura internacio-nal dificulta a retomada do cres-cimento no ritmo de há algunsanos, mas há esforços que o Bra-sil deveria fazer para conseguiravanços mais consistentes. “Otema ‘reformas estruturais’ édaqueles dos quais é muito maisfácil falar do que fazer”, ponde-rou. “Em ano eleitoral, é impos-sível, em qualquer parte domundo, fazer reformas profun-das, mas para o futuro, é umdever do Brasil encontrar umamaneira para fazer suas refor-mas”, opinou.

EM TRÊS ANOS

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Portal Brasil (@portalbrasil)Ministro Gilberto Carvalho afirma que a #educação tem que ser o

principal foco do Brasil.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Falha interrompe confecção de passaportes em todo o Brasil.

Lancenet! (@lancenet)Clube francês pode pagar "caminhão de grana" por Oscar.

Estadão (@Estadao)Classificação de risco: Agência chinesa dá nota "A" ao Brasil.

Copa: ministro admite realizar campanha para evitar falta de energia.

G1 (@g1)Cientistas produzem pela primeira vez cromossomo artificial de

levedura.

Portal R7.com (@portalR7)Tigres são sacrificados para divertir chineses ricos.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Comportamento feminino influencia estupros, diz Ipea Pesquisa ouviu

3.810 pessoas no ano passado.

Miriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)Jornalista

Dilma beneficiou grande capital, mas prejudicou estatais.

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Petrobras: avaliação da compra de Pasadena teve prazo curto.

Veja (@Veja)Hipertensão dobra o risco de um segundo derrame, diz estudo.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Inflação do aluguel sobe para 1,67% em março.

Carta Capital (@cartacapital)Ipea: um terço dos brasileiros aceita, total ou parcialmente, ideia de

que a mulher deve satisfazer o marido na cama.

Lid. PSDB Senado (@LidPSDBsenado)"#LidPSDB Graça Foster perdeu a capacidade de comandar", diz

Aécio.

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)Senador do PDT-DF

Um dos nossos problemas é que o governo age como se nunca maisfosse ser oposição e a oposição como se nunca mais fosse ser governo.

Roberto Freire (@freire_roberto)Presidente nacional do PPS

O maior responsável pela crise atual foi o governo Lula. Tudo maisagravado pela brutal incompetência de Dilma.

Melhores Destinos (@passagensaereas)Promoção para os Estados Unidos! Las Vegas, Los Angeles,

Washington e mais a partir de R$ 1.456 ida e volta!

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

“Marco Civil da Internet punirá quem ficar mais de dez minutos olhandopro iPhone!” @revistapiaui

Jornal Extra (@JornalExtra)Com 7,4 mil torcedores por jogo em 2014, Flamengo vê público no

Carioca cair 80,8% em cinco anos.

Governo elevou em 200%valores ao transporte escolar

Acréscimos de R$ 202,6 milhões no repasse aosmunicípios atenderam 250 mil estudantes

O PRESENTE | 07SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 ESTADO

O Governo do Paraná fez,

de 2011 a 2014, acréscimos de

R$ 202,6 milhões no repasse

aos municípios para o trans-

porte escolar de 250 mil estu-

dantes. Desde 2011, os repas-

ses para os municípios au-

mentaram consideravelmen-

te em relação aos repasses da

gestão anterior.

Segundo a coordenadora

do transporte escolar da Se-

cretaria da Educação, Elisân-

gela Belniaki Hochuli, so-

mente com o valor desse

acréscimo seria possível com-

prar 1.378 ônibus escolares,

no valor de R$ 147 mil cada.

Ao invés de apenas fornecer

os ônibus, a atual gestão op-

tou em aumentar os repas-

ses financeiros aos municí-

pios. “Com os recursos em

caixa, as prefeituras podem

optar por realizar a aquisi-

ção, manutenção e pagamen-

to de serviços e insumos

(motoristas, combustível e

outros)”, disse Hochuli.

Nos últimos três anos, os

investimentos no transpor-

te escolar aumentaram em

mais de 200%. Os recursos

repassados para o Progra-

ma Estadual do Transporte

Escolar (Pete) partiram de

um montante de R$ 28,8 mi-

lhões em 2010 para R$ 90,6

milhões em 2013. No mesmo

período o Programa Nacio-

nal do Transporte Escolar

(PNATE), reduziu de R$ 22,7

para R$ 20,5 milhões o re-

passe aos municípios.

Além do aumento de re-

cursos, o governo estadual

também regularizou o repas-

se, em dez parcelas mensais,

com a primeira parcela em

fevereiro. Antes, os repasses

eram feitos em três ou quatro

parcelas e os municípios rece-

biam por volta do mês de maio

ou junho. “Tratamos com

igualdade as prefeituras, que

passaram a receber um valor

mais justo e com regularida-

de para transportarem com

segurança e tranquilidade

nossos alunos”, destacou o

governador Beto Richa.

O diálogo com os muni-

cípios foi fortalecido e ou-

tras ações foram tomadas

para que a gestão do trans-

porte escolar avançasse.

“Uma medida importante foi

disponibilizar aos municí-

pios o Sistema de Gestão do

Transporte Escolar (Siget).

Pelo sistema, inédito no país,

as 399 prefeituras podem cal-

cular as rotas e assim otimi-

zar tempo e custos operacio-

nais para transportar os es-

tudantes”, explicou o vice-

governador e secretário da

Educação, Flávio Arns.

Paraná contrata 288 novosagentes penitenciários

O governador Beto Ri-cha assinou decreto, nesta

semana, nomeando 288agentes penitenciários

aprovados em concursopúblico realizado entre

2013 e 2014. Os novos agen-tes vão atuar nas 33 unida-

des penais coordenadaspelo Departamento de Exe-

cução Penal (Depen) da Se-cretaria da Justiça, Cidada-

nia e Direitos Humanos.Para cumprir uma jor-

nada de 12 horas de traba-lho por 60 horas de des-

canso, alternadas por 24horas de trabalho por 48

horas de descanso, e umafolga mensal de 24 horas

ou duas de 12 horas, osnovos contratados passam

a receber um salário men-sal bruto de R$ 4.395,45.

São R$ 1.252,36 de saláriobásico e R$ 3.143,09 como

Adicional de Atividade Pe-nitenciária (AAP).

Com isso, o Paraná passaa ter 3.270 agentes penitenci-

ários concursados, além deoutros 123 agentes femininos

e 200 agentes de monitora-mento, contratados por Pro-

cesso Seletivo Simplificado(PSS), somando 3.593 profis-

sionais cuidando de 18,5 milpresos em todos os estabeleci-

mentos penais do Estado.Somam-se a esses profis-

sionais outros 1.235 agen-tes de cadeia pública, tam-

bém contratados por PSS,que atuam em 56 carcera-

gens da Polícia Civil do Pa-raná, que estão em gestão

compartilhada entre as se-cretarias da Justiça e a da

Segurança Pública.

SELEÇÃOOs 288 agentes penitenci-

ários contratados foram se-lecionados em concurso pú-

blico iniciado em 2013, queregistrou mais de 35 mil

inscritos. A exigência mí-nima foi de que o candidato

tivesse o Ensino Médiocompleto. Composto por

cinco etapas, o processoseletivo foi concluído em

fevereiro deste ano, sendoaprovados 375 pessoas.

Os demais 87 agentespenitenciários aprovados

no concurso serão contra-tados, gradativamente,

para substituir aqueles quedeixam o sistema. “Nosso

compromisso é iniciar ain-da este ano um processo

para a contratação de to-dos esses aprovados”, afir-

mou a secretária estadualda Justiça, Cidadania e Di-

reitos Humanos, MariaTereza Uille Gomes.

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Evandro Roman

“Importantes passos foramdados nesses três anos”

De acordo com secretárioestadual do Esporte eTurismo, programas paracriar e desenvolver uma políticade esporte dentro do Estadoestão transformando o Paraná

O esporte paranaense teve significati-vos avanços desde 2011, com a criação doTalento Olímpico do Paraná (TOP). Naúltima semana, os profissionais de Educa-ção Física e academias foram contempla-dos com um importante sistema de finan-ciamento pela Fomento Paraná. Confiraestes e outros investimentos na entrevistacom o secretário do Esporte e Turismo doEstado, Evandro Rogério Roman.

Como começou a política de incenti-vo ao esporte no Paraná em 2011?

Evandro Rogério Roman (ERR): Quan-do assumimos a pasta, tivemos um compro-misso dado pelo governador Beto Richa efizemos várias reuniões a partir de então. Oobjetivo do governador era fazer programaspara criar e desenvolver uma política de espor-te dentro do Estado do Paraná. A primeiradelas foi a criação do Talento Olímpico doParaná (TOP), em março de 2011, para queos atletas do Estado, ao completar 15 ou 16anos, não fossem embora. Isso acontecia mui-to. Eles se formavam aqui e iam para Estadoscomo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janei-ro para buscar o incentivo que permitisse aprofissionalização. Quando atingiam a maio-ridade, estavam ganhando campeonatos atéfora do país e saíam como sendo da cidadeonde então moravam. Foi para mudar isso quecriamos o TOP.

E como está este programa agora?ERR: Para que eles possam ficar aqui,

temos hoje 1,5 mil bolsistas no Estado, entretreinadores e atletas. São R$ 10 milhões apli-cados diretamente no atleta, ou seja, ele recebeo recurso direto na sua conta. O atleta é algoque você investe em uma década e o resultadose colhe em outra.

De onde vem esses recursos?ERR: Os recursos são de estatais do go-

verno (Copel, Sanepar, Compagas) e tambémde empresas parceiras. Os atletas treinampróximo à sua família e assim podem desen-volver melhor o desempenho esportivo. Nestemês, o governo deu outro passo importantepara incentivar o esporte no Paraná com li-nhas de crédito para profissionais de Educa-ção Física, personal trainer e academias.

Como vai funcionar o convênio?ERR: Essa é uma parceria do governo, por

meio da nossa Secretaria, com o Conse-lho Regional de Educação Física e aFomento Paraná. Para os proprietáriosde academias, trata-se de um incentivocom a possibilidade de empréstimosque podem chegar a R$ 3 milhões ajuros muito baixos (6% ao ano). Aotodo, existem 12 mil academias noEstado. Para a pessoa física, os cha-mados personal trainer, há um limitede crédito de R$ 7,5 mil para comprarseus equipamentos e ter estrutura. Esseprograma se soma a outros para criar-mos a política de desenvolvimento doesporte no Estado.

No ano passado, também foi lan-çado o projeto DNA Olímpico. Oque é esse projeto?

ERR: É um programa novo que foioriginado na China em torno de seisanos atrás. Foi detectado que os gran-des atletas medalhistas da história dasOlimpíadas e dos Mundiais tinham noseu organismo uma enzima chamada“alfa actinina 3”. Descobriu-se tam-bém que esses atletas têm um potencialmuito grande para desenvolver força,velocidade e resistência muscular. Senós buscarmos em uma criança comsete ou oito anos essa enzima, podemosinvestir de uma forma mais clara eeficaz para que ela tenha potencial edesenvolva atividades mais tarde comforça, velocidade e resistência. É a ciên-cia do esporte aplicada.

E como foi desenvolvido esse projeto?ERR: Fizemos uma grande parceria com a

Universidade Estadual de Londrina com umgrupo grande de doutores cientistas do esporte.A partir disso, fizemos análise com pratica-mente todos os atletas bolsistas que fazemparte do TOP. Para nossa surpresa, encontra-mos quase 200 atletas que têm essa substânciano organismo. A genética nos diz que elespoderão ser grandes campeões olímpicos. Oque o Estado do Paraná busca hoje, e que foiuma determinação do governador Beto Richa, éuma política de incentivo ao esporte e para issotemos que ter o assistencialismo, em progra-mas específicos, o desenvolvimento dos jogos,o incentivo financeiro e aí sim teremos a ciênciado esporte a nosso favor. Os importantespassos para essa conquista foram dados nes-ses três anos com o aporte do governador.

Os Jogos Abertos do Paraná, um im-portante instrumento para jovens e prin-cipalmente estudantes, tiveram mudan-ças ao longo desses três anos. Isso fazparte dessa política de desenvolvimentodo esporte paranaense?

ERR: A competição dos Jogos Abertos vive

numa constante evolução. Desde 2011, tive-mos grandes evoluções, como a separação dadivisão A e da B. A divisão B é focada em jogoscom participações de um pessoal mais veterano,com prática de atividade física como ferramentaesporte. Já a divisão A lida com altíssimorendimento esportivo e é onde vamos medir asforças do esporte na pureza da competição.

Por que foi feita essa divisão?ERR: Essa divisão foi feita separando em

municípios os jogos para que não haja maisconflitos de interesse. Existem aqueles queparticipam das competições como lazer e práti-ca do esporte para a saúde e aqueles quequerem levar adiante essa atividade para uminvestimento pessoal e profissional. Todas ascompetições oficiais são discutidas com os se-cretários municipais de esporte e presidentes defederações. Ao ouvir todos, são feitas análisesdas competições do ano para prepararmos oevento do próximo ano. O governador BetoRicha preza por essa política em que ouvimosos interessados de todos e dessa forma pode-mos construir um Estado bastante democráti-co, sereno e com uma qualidade voltada para oesporte e o turismo, o que é nossa obrigação.

Divulgação

Secretário estadual do Esporte e Turismo, Evandro Rogério Roman:

“O que o Estado do Paraná busca hoje, e que foi uma determinação

do governador Beto Richa, é uma política de incentivo ao esporte”

O PRESENTE | 09SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 POLÍTICA

Eleito presidente, Micheletto já aponta demandas na AmopPrefeito de Assis Chateaubriand foi eleito com 31 votos, contra 18 do prefeito de Braganey,

Joseney Vicente. Posse da nova diretoria está marcada para o dia 25 de abril

OESTE DO PARANÁ

Nova diretoria da Amop é composta pelos prefeitos Ricardo Endrigo, Donizete Lemos, Marcio Juliano Marcolino,

Rineu Menoncin, Marcel Micheletto, Anderson Bento Maria, Cleci Loffi, Luiz Carlos Ferri e Jucenir Stentzler

Prefeito de Assis Chateaubriand e novo presidente da Amop, Marcel

Micheletto: “Houve uma disputa sadia de duas vertentes que se

colocaram à disposição. Não existe briga. O Joseney é meu amigo”

Por 31 votos a 18, a chapaJuventude e Experiência deMãos Dadas, encabeçada peloprefeito de Assis Chateaubri-and, Marcel Micheletto (PMDB),venceu ontem (28), em Casca-vel, a eleição para a diretoria daAssociação dos Municípios doOeste do Paraná (Amop). A ou-tra chapa, denominada Muni-cipalismo em Ação, foi encabe-çada pelo prefeito de Braganey,Joseney Vicente (PMDB). Omandato é de um ano. Um totalde 49 prefeitos participou doprocesso eleitoral.

A posse da nova diretoriaserá no dia 25 de abril. Fazemparte da nova gestão os prefei-tos Rineu Menoncin (Matelân-dia) como 1º vice-presidente, eAnderson Bento Maria (Mari-

pá) como 2º vice-presidente. Osmembros titulares do ConselhoFiscal são Donizete Lemos (Ira-cema do Oeste), Jucenir LeandroStentzler (Palotina) e Cleci Ma-ria Rambo Loffi (Mercedes). Já osmembros suplentes são LuizCarlos Ferri (Serranópolis doIguaçu), Marcio Juliano Marco-lino (Brasilândia do Sul) e Ricar-do Endrigo (Medianeira).

Passada a eleição, o novopresidente da Amop conversoucom a reportagem do Jornal OPresente. De acordo com ele,mesmo que tenha ocorrido umbate-chapa não significa que aentidade municipalista estejadividida. Pelo contrário, Miche-letto fez questão de frisar que éamigo do prefeito de Braganey.“Nunca vi nenhum tipo de pro-

blema. Vivemos em um paísdemocrático e qualquer um temdireito em ser candidato. Vejotambém a disputa de uma for-ma positiva, porque são duasfrentes que se colocaram à dis-posição da Amop e que queri-am ser parceiras da Associa-ção. Houve uma disputa sadiade duas vertentes que se colo-caram à disposição. Não existebriga. O Joseney é meu amigo”,enalteceu. “Essa fomentação dediscórdia não existe dentro daAmop”, completou.

Enquanto em algumas enti-dades existe dificuldade emachar pessoas interessadas emcomandá-las, no caso da Asso-ciação dos Municípios do Oestedo Paraná o caminho foi o in-verso. Questionado se isso re-presenta o fortalecimento e aascensão da Amop, Michelettofoi enfático: “Acredito nisso fi-elmente. A Amop é uma entida-de com representatividademuito grande e que várias ver-tentes se colocaram à disposi-ção para fazer com que ela con-tinue sendo uma referência.Não houve nenhum embateentre mim e o prefeito de Braga-ney, até porque ele é do meupartido”, declara.

DEMANDASApesar de ser empossado so-

mente no final de abril, o futuropresidente comenta que desde jáexistem algumas demandas pon-tuais na entidade. “Existe umproblema gravíssimo que todosos prefeitos estão sofrendo rela-cionado às negativas do SIM (Sis-tema de Informações Municipais)do Tribunal de Contas. Todosestão tendo essa dificuldade e nasegunda-feira (31), às 16h30, te-remos uma conversa com o pre-sidente da Assembleia Legislati-va, Valdir Rossoni, para que osdeputados estaduais se posicio-nem junto com os prefeitos parair ao Tribunal de Contas manterum diálogo sobre esse dilema. Seessa situação não mudar, as pre-feituras ficarão sem certidão e asobras não poderão acontecermais”, alerta.

No dia seguinte, uma comi-tiva de prefeitos viaja a Brasíliapara debater o Consórcio Inter-municipal Samu Oeste (Consa-mu). “Existe uma tratativa como governo federal, desde o anopassado, de um repasse finan-ceiro do Ministério da Saúde. Noentanto, este repasse não acon-teceu até o momento e isso estádificultando as prefeituras em

fazer os pagamentos para colo-car o Samu em funcionamentonormalmente. Na terça-feiravamos a Brasília para ter umaaudiência com o ministro daSaúde (Arthur Chioro), para queolhe aquilo que foi acordado comos prefeitos do Oeste”, declara.

O prefeito de Assis lembraainda que 2014 será marcado poreleição. Para ele, trata-se deum ano de oportunidades e oobjetivo é fazer com que a Amopelabore um calendário de rei-vindicações com os candidatosem geral, para que eles se com-prometam com o Oeste do Para-ná. “A nossa região tem muitasdemandas e desejamos que hajauma atenção maior por parte dogoverno estadual e governo fe-deral”, pontua. “É um momentode oportunidade, já que os candi-datos querem os votos da região,que conta com mais de um mi-lhão de habitantes e mais de 700mil eleitores. Queremos saberqual plataforma de propostas queeles, candidatos, têm para o Oes-te do Paraná. Até porque a nossaregião gera muita riqueza para oEstado e para o Brasil, e estamosvendo que às vezes essa regiãonão recebe o tratamento que tan-to necessita”, afirma.

Divulgação

Carlos Moreira da Silva

Vereadores dos mu-nicípios de EntreRios do Oeste,

Marechal Cândido Rondon,Mercedes, Nova Santa Rosa,Quatro Pontes e Pato Braga-do, que constituem a comar-ca rondonense, estiveramreunidos no dia de ontem(28) para participar de umtreinamento destinado àsseis Câmaras da microrre-gião, seguido de encontrocom almoço de confraterni-zação. A programação foirealizada em Pato Bragado.

O almoço também con-tou com a participação doprefeito de Entre Rios doOeste, Jones Heiden, vice-prefeito de Mercedes, Vil-son Martins, vice-prefeito dePato Bragado, Leomar Roh-den (Mano), vice-prefeito deMarechal Cândido Rondon,Silvestre Cottica, vice-pre-feito de Nova Santa Rosa,Ademar Bloch, além de se-cretários municipais, asses-sores, dentre outros. Os de-mais prefeitos não compa-receram porque na parte da

manhã houve assembleia naAssociação dos Municípiosdo Oeste do Paraná (Amop),em Cascavel.

Em seu discurso, a presi-dente da Câmara de Verea-dores de Quatro Pontes,Cleunice Majolo, destacou aimportância dos edis esta-rem sempre em busca doaprendizado. “Durante estetreinamento, pudemos es-clarecer importantes dúvi-das”, mencionou, agrade-cendo a participação dosoutros oito colegas que com-põem o Legislativo quatro-pontense no evento em PatoBragado. “Deixar seus afaze-res para participar deste en-contro representa o compro-metimento”, emendou.

O presidente da Casa deLeis de Entre Rios do Oeste,Jair Bokorni, elogiou a inici-ativa da realização do encon-tro. “É muito importante esseencontro envolvendo as Câ-maras Municipais. É sem-pre uma iniciativa louvávelpara conhecermos os verea-dores da comarca e para de-

batermos importantes as-suntos”, afirmou.

Já o presidente da Câma-ra de Nova Santa Rosa, LariHitz, elogiou o presidenteda Câmara de Pato Braga-do, Delmar Fincke, que en-cabeçou a ideia de promo-ver o treinamento seguidode confraternização. “É umainovação reunirmos os nos-sos vereadores, da nossa mi-crorregião. Tomara que sejao primeiro encontro de mui-tos. Estamos à disposiçãopara colaborarmos visandocom que todos os vereadorestenham mais conhecimentoem seu dia a dia”, expôs.

Para o presidente do Le-gislativo de Mercedes, Ed-son Schug, a região possuium diferencial. “Conversan-do com o nosso vice-prefei-to Vilson Martins, trocamosalgumas informações e cons-tatamos que a lei para ummunicípio grande, comoCuritiba, é a mesma parauma cidade pequena, comoMercedes. Mas nós temospeculiaridades e são essas

pequenas coisas que, mui-tas vezes, podem complicarnossa vida, seja no Legislati-vo ou no Executivo. Devidoa isso, parabenizamos o trei-namento realizado. Cadaassunto discutido foi muitobem tratado, de forma clarae fácil de ser entendida. Sãoessas iniciativas que deve-mos ter, na qual o vereadorbusca a informação parapoder utilizá-la da melhorforma possível”, salientou.

De acordo com o presi-dente da Casa de Leis de Ma-rechal Rondon, Ilario Hofs-taetter (Ila), são momentoscomo o de ontem, com a rea-lização de uma capacitação econfraternização, que fazema grande diferença. “Tenhofalado que a nossa região, prin-cipalmente as Câmaras da Co-marca de Marechal Rondon,estão dando um passo fun-damental em uma coisa im-portante para os nossos mu-nicípios. Em muitos cursosos temas abordados não di-zem muito sobre a nossa re-alidade. Hoje (ontem) foipossível ter a liberdade paratrocar ideias”, expõe.

14 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Lions Clube comemora hoje 50 anos de fundaçãoPresidente, sócio mais antigo e passado governador ressaltam projetos e bons momentos vividos pelo clube

MARECHAL RONDON

O município de MarechalCândido Rondon estava pres-tes a completar apenas quatroanos de emancipação, quandoum grupo de líderes, coman-dado pelo médico FriedrichRupprecht Seyboth (in memo-riam), fundava no dia 29 demarço de 1964 o Lions ClubeMarechal Cândido Rondon.Hoje (29), portanto, são come-morados 50 anos de ativida-des deste clube de serviço, queencampou inúmeros projetosno município ao longo das úl-timas décadas. Para marcar adata e homenagear ex-presi-dentes, será realizada na noi-te de hoje, às 20 horas, reuniãofestiva na Associação AtléticaBanco do Brasil (AABB).

Em entrevista ao Jornal OPresente, o presidente do Li-ons, Reynar Seyboth, o sóciomais antigo do clube e queesteve na reunião de funda-ção, Dietrich Seyboth (Dr.Hipi), e o passado governa-dor do Distrito LD-1, LeocirLang, destacaram as ativida-des realizadas pelos inte-grantes do clube, enalteceramos projetos realizados e tra-çaram um panorama do pre-sente e do futuro do clube.

Neto do fundador do Li-ons, Reynar Seyboth é o atualpresidente. Ele vem de umafamília envolvida com o leo-nismo. Seu avô Friedrich, o tioHipi e o pai Dieter já forampresidentes do clube. “Em umprimeiro momento, presidir oLions Clube de Marechal Ron-don é um desafio pela relevân-cia que exerce junto à socieda-de rondonense, realizando ati-vidades e campanhas de cons-cientização. Assumi o desafiode promover a gestão do cin-quentenário, e entendo quehoje é difícil manter ativida-des em um clube de serviçodevido ao aumento das res-ponsabilidades pessoais eprofissionais que cada vez as-sumimos”, comenta.

Seyboth ressalta que agrande marca da gestão 2011/2012 é a estruturação da As-sociação Sangue Bom, projetoiniciado há cerca de um ano,cujas ações executivas foramtomadas na atual gestão, sen-do que o cadastro de doado-res conta com mil nomes. “Foicriada (a associação) para fa-cilitar o encontro entre doa-dores e pessoas que precisamdevolver bolsas de sangueutilizadas”, diz.

Entre outras ações dedestaque do clube ele cita oJantar Árabe, que destina100% do lucro ao Asilo LarRosas Unidas, jantar à basede peixe, caminhada contraa diabetes e campanhas deconscientização.

Seyboth lembra que, comoseu pai Dieter presidiu o clubeem 1981, junto com seus ir-mãos ele viveu o Lions desdecriança, período em que duasterças-feiras por mês via seuspais irem às reuniões do clube.Segundo ele, um momento degrande união sempre foi a fes-tiva de fim de ano, próxima doNatal, geralmente realizada nacasa do médico Ivo Becker.

Seyboth ingressou no Li-ons em 29 de março de 2011,tendo como padrinhos Gusta-vo e Débora Larsen, e o presi-dente na época era Luiz Henri-que Bolzan. “Por toda históriado clube, pelo que o Lions re-presenta em Marechal Rondone pelo meu avô ter iniciado asatividades, visto que ele com-parecia às reuniões na cidadede Toledo durante quatro anos,antes de fundar o clube aquino município, só posso sentirorgulho”, expõe.

GOVERNADORIntegrante do clube que

mais longe chegou em termosde liderança, Leocir Lang in-gressou no Lions no dia 26 deoutubro de 1998, tendo comopadrinhos Wilmar e Cleci Güt-tges, quando Iomar Bauer-mann era presidente. Langocupou a presidência do clubeno ano de 2005/2006 e 2009/2010, e a sugestão para quefosse governador do DistritoLD-1 foi apresentada por Vic-tor Hugo Borgmann, em umareunião da Divisão E-2, na épo-ca presidida por Lang.

Na sequência, Lang foi 2ºvice-governador em 2009/2010, 1º vice em 2010/2011 egovernador na gestão 2011/2012. Entre os projetos de des-taque no Distrito, na gestãodele como governador, ele citaa coleta de sangue para doarmedula óssea, sendo que nacidade de Rio Negro uma pes-soa fez transplante, projetoque resultou em sete mil cole-tas; e o plantio de árvores, queculminou em mais de 125 milárvores nativas plantadas nodistrito. O projeto teve a inici-ativa do presidente internaci-onal do Lions, Wing-Kun Tam,

sendo o LD-1 o distrito quemais plantou árvores nasAméricas e no Caribe. Na ges-tão de Lang enquanto gover-nador um clube foi fundado,quatro LEOs clubes, incluindoa fundação do LEO Clube emMarechal Rondon no dia 1º demaio de 2012, cuja presidentefoi Pamera Riegel, e o presi-dente do Lions era Elói Pickler.Neste mesmo ano foi realizadaa 51ª Convenção do Distrito LD-1, em Toledo, quando foi pres-tada homenagem aos familia-res do fundador do clube ron-donense, Friedrich Seyboth.

Sob o lema Eu acredito: Li-ons preservando vidas, o pas-sado governador enfatiza queo que mais marcou a gestãofoi o trabalho de coleta de san-gue para medula óssea, com oobjetivo de salvar vidas. “Oaumento da rede de contatostambém foi muito bom, poisconheci muitos companhei-ros e companheiras de ou-tras regiões dos nove distri-tos LD, que abrangem o Suldo Brasil. O Distrito LD-1 au-mentou 48 associados duran-te a gestão”, afirma.

SÓCIO MAIS ANTIGOO integrante mais antigo

do clube, Dr. Hipi ressalta queesteve na cerimônia de funda-ção do Lions Clube MarechalCândido Rondon, na época nãosócio, porém participante,uma vez que acompanhou aatuação do seu pai nas reuni-ões do clube em Toledo. Hipicomenta que seu pai ia religi-osamente a todas as reuniõesdo clube em Toledo, com chu-

va ou sol, durante quatro anos,e o clube de Toledo apadri-nhou a fundação do clube emMarechal Rondon, cuja reu-nião ocorreu no Clube Alian-ça. “Naquela época ingressa-ram no clube pessoas com bas-tante relevância social no mu-nicípio. Desde sua fundação, oclube, por meio de seus mem-bros, realizou projetos de im-pacto e um deles foi voltado àcomunicação, com a instala-ção de uma estação repetidorade TV em Marechal Rondon,cuja imagem vinha de Casca-vel. Mas como não havia trans-missão direta ao município,devido à geografia, foi instala-da outra estação em Novo Sa-randi (Toledo). Um projeto degrande ênfase foi a construçãodo Asilo Lar Rosas Unidas, quedurou uma tarde e que as rádi-os se envolveram. A comuni-dade se mobilizou e doou omaterial. Isto ocorreu na ges-tão do presidente Ivo Becker”,relembra.

Depois, o clube se uniu emprol da ampliação do Asilo.Outra ação foi a casa da sopa,a partir da qual eram forneci-das refeições a crianças caren-tes. Vale destacar também oprojeto de prevenção e trata-mento das doenças da visão,com o projeto visão primeiro.“O diferencial é o clube não terpatrimônio próprio, além deser expressamente vedado uti-lizar recursos de promoção namanutenção do clube e o com-panheiro não pode doar para apromoção do clube”, enfatiza.

“Duas ocasiões me marca-ram muito, quando fui presi-

dente e aprendi sobre lideran-ça. Em uma das ocasiões, o clu-be estava bem e na outra esta-va em situação difícil”, cita.Nesta oportunidade, Hipi eRui Schimmel dividiram apresidência para recuperaro clube. “O presidente é umlíder de líderes. O que tam-bém marca são as mudançasda sociedade. Em 50 anos oclube mudou e o Lions preci-sa se adaptar para atrair no-vos sócios, debater a inclu-são de mulheres. O Lions pre-cisa acompanhar mais rápi-do as evoluções e se adiantara elas”, afirma o leonino.

No exercício da sua primei-ra presidência no clube, Hipiconta que reuniu todos os pio-neiros do município vivos emum encontro festivo, e teveHino à Bandeira e o antigo hinodo município. “Benno Weiri-ch, já combalido por um AVC,comentou sobre o primeiroNatal de sua família aqui,quando sua filha faleceu dedifteria. Lauro Weirich falousobre o primeiro baile reali-zado na vila, que tinha 60 ho-mens entre pioneiros e funcio-nários da Colonizadora Mari-pá e apenas quatro mulheres,e na época os homens fizeramfila para que cada um pudessedançar. Foi uma reunião mui-to boa”, completa.

Hipi enfatiza que o LionsClube Marechal CândidoRondon teve muitos presi-dentes bons, que fizeram ges-tões marcantes, e que fundouos clubes nas cidades de AssisChateaubriand e Entre Riosdo Oeste, entre outros.

Sócio mais antigo do clube, Dietrich Seyboth (Hipi), passado governador Leocir Lang

e o atual presidente Reynar Seyboth: história do clube é motivo de orgulho

Joni Lang/OP

SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 GERAL O PRESENTE | 15

Prefeito de Pato Bragado diz que a expectativa é de que as atividadesna fábrica de macarrão sejam retomadas em cerca de 60 dias

“Estamos confiantes na atividadeda empresa vencedora”

ARNILDO RIEGER

Satisfação. É o que o pre-feito de Pato Bragado, Arnil-do Rieger, equipe da adminis-tração municipal e vereado-res estão sentindo após a com-pra da massa falida da fábricade macarrão da Faville, emleilão realizado quinta-feira(27), em Marechal CândidoRondon. De acordo com Rie-ger, comentários extraofici-ais dão conta de que a empre-sa Hiléia Alimentos pode co-locar a unidade de Pato Bra-gado em funcionamento den-tro de 60 dias. “Nós estamosfelizes pela fábrica de macar-rão ter sido adquirida e, prin-cipalmente, estamos confian-tes na atividade da empresavencedora, para que ela possaretomar a indústria ociosa egerar emprego e renda à po-pulação”, enfatiza.

A massa falida de Pato Bra-gado foi adquirida pela HiléiaAlimentos, representada pelodiretor comercial Élio MeloFilho, pelo valor de R$ 7,9milhões.

A considerar que a unida-de está com atividades parali-sadas há cerca de um ano equatro meses, a notícia dacompra em leilão e o reiníciodas atividades em pouco tem-po entusiasmaram as lideran-ças bragadenses, assim comoempresários e a população.

“Nós comemoramos, pois de-vem ser gerados cerca de 40empregos iniciais, gerandorenda, o que é gratificantepara nós. Como no passado omunicípio investiu na cons-trução e implantação da in-dústria, hoje nós desejamosque o empresário seja bem-vindo e muito bem-sucedido

em nossa cidade. Que ele pos-sa contemplar o que está pre-visto pela sua equipe, pois éuma empresa sólida, com vá-rias décadas de atuação”, fi-naliza.

O projeto é audacioso porparte da empresa comprado-ra, que pretende ampliar asatividades.

Vereadores aprovam projetosde habitação em PalotinaOs vereadores da Câma-

ra de Palotina estiveramreunidos ontem (28), emsessão extraordinária,para votar, em segundo eúltimo turno, dois proje-tos do Poder Executivoreferentes à construção demoradias no município.

As duas matérias já ti-nham sido rejeitadas nasessão do último dia 03, eposteriormente arquiva-das. No entanto, um ofí-cio foi encaminhado peloExecutivo à Câmara e coma assinatura de oito edis -com exceção do vereadorEloir Berno (PSD) - osprojetos entraram nova-mente em tramitação. Naquinta-feira (27) foi reali-zada a primeira sessão ex-traordinária para que osprojetos fossem votados, eontem houve a segunda eúltima discussão.

Os projetos tiveram al-gumas alterações no texto,

como o impacto financeiroque vai gerar com as isen-ções. Uma das matérias au-toriza a prefeitura a firmarconvênios com a Compa-nhia de Habitação do Pa-raná (Cohapar) e/ou comempresas contratadas ouconveniadas desta, e con-ceder isenções fiscais rela-tivas à construção de uni-dades habitacionais vin-culadas a programas ha-bitacionais de interesse so-cial. O projeto viabilizapara que essas construçõesocorram tanto na área ur-bana quanto na área ruraldo município.

O outro projeto apro-vado autoriza o Executivoa doar áreas de terras desua propriedade ao Fundode Arrendamento Residen-cial (FAR), administradopela Caixa Econômica Fe-deral. Este projeto recebeuum voto contrário do ve-reador Eloir Berno.

Prefeito de Pato Bragado, Arnildo Rieger: “Desejamos que o empresário

seja bem-vindo e muito bem-sucedido em nossa cidade. Que ele

possa contemplar o que está previsto pela sua equipe”

Câmara promoveu ontem (28) a segunda sessão extraordinária para

votar em definitivo os projetos relacionados à habitação

Marcelo Nava

Arquivo/OP

18 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

SANTA HELENA

Programação festiva terá show com Munhoz e MarianoAtividades e ações que serão realizadas em maio para comemorar os 47

anos do município foram apresentadas na noite de quinta-feira (27)

O município de Santa He-lena comemora no mês de maio47 anos de emancipação polí-tica e administrativa. Paramarcar a data, uma amplaprogramação de festas e açõesestá sendo organizada. O lan-çamento das festividadesaconteceu na noite de quinta-feira (27), na Câmara de Vere-adores, e contou com a pre-sença do prefeito Jucerlei So-toriva, vice-prefeito MargonStrassburger, secretáriosmunicipais, presidente daCâmara de Vereadores, Val-donir Weizenmann (Titi),demais vereadores, presiden-te da Associação Comercial(Acisa), Gilson Altmayer,bem como autoridades, lide-ranças, empresários e a co-munidade em geral.

Na oportuni-dade, o presiden-te da Acisa in-formou comoestá sendo traba-lhada a ExpoSanta Helena,que acontece en-tre os dias 22 e 25de maio, no Cen-tro Católico deEventos, e quepromete ser umadas maiores já fei-tas no municí-pio. “Queremos tornar umgrande evento para os em-presários de Santa Helena,tanto que no dia 31 de marçovamos nos reunir para expli-car como será a distribuiçãodos estandes, além de gran-des surpresas previstas”, re-velou Altmayer.

Lançamento da programação dos 47 anos de Santa Helena aconteceu na

Câmara de Vereadores e contou com boa participação da comunidade

Presidente da Associação Comercial (Acisa), Gilson Altmayer: “Queremos

tornar um grande evento (a Expo Santa Helena) para os empresários”

Entre os principais showsprevistos estão dos cantoresMunhoz e Mariano, que comseis anos de formação e trêsanos de estrada profissionalsão sucesso da música serta-neja brasileira. Além disso,haverá show de Oswaldir eCarlos Magrão, tambémsucesso na música gauches-ca, e Jonas e Rodrigo. Os gran-des shows serão gratuitos eocorrerão na Praça CentralOrlando Webber. Shows gos-pel e a valorização dos artis-tas locais também farão partedas festividades.

PROGRAMAÇÃOO mês de maio inteiro será

marcado por atividades. Nosdias 03 e 04 haverá a FestaAmigos do Cavalo, no Balne-

ário de Santa He-lena. Entre os dias12 e 16 terá o in-tercâmbio cultu-ral, a partir doqual os distritosdo interior recebe-rão várias ativida-des culturais. Jáentre os 12 e 26 demaio terá exposi-ção de Disco deVinil na Casa daCultura. O Cen-tro de Tradições

Gaúchas Filhos do Sul tam-bém realizará baile no dia 17de maio. Nesse mesmo dia ha-verá um recital de violino coma rondonense Graciela Bier.

De 19 a 23 de maio haveráexposição da história de San-ta Helena na Casa Shierholt.Também será retomada a Cor-

Em seu discurso, o prefeito Jucerlei Sotoriva destacou as ações já realizadas,

bem como algumas das atividades em andamento no governo municipal

rida Rústica Princesa de Itai-pu, no dia 25 de maio, e 2ºPasseio Ciclístico “Amor porSanta Helena”.

AÇÕESADMINISTRATIVASAinda durante o mês de

maio, várias ações devemacontecer no município. En-tre elas está o começo deobras, lançamento de pedrafundamental, início de soli-citações de serviço e assina-tura de ordens de serviço.Na noite de quinta-feira, oprefeito aproveitou a opor-tunidade para explanar so-bre ações realizadas duranteum ano e três meses de go-verno, e também apresen-tou para os participantes oque se pretende fazer.

De acordo com Sotoriva,o município tem a obrigaçãode compartilhar com o povo

e comemorar junto com oaniversário de Santa Helenaos avanços tidos e, principal-mente, a importância que opovo tem para o governo mu-nicipal. Na oportunidade, oprefeito explanou ações commais de R$ 17 milhões emparcerias com governo fede-ral, governo estadual, ItaipuBinacional e outros órgãos,além de ações realizadas apartir do Programa GestãoCompartilhada.

O destaque foi para a se-gurança pública. Na segun-da-feira (31) o gestor públicomunicipal se reúne com o go-vernador Beto Richa paraapresentar a proposta deconstrução de estrutura físi-ca que será transferida para oEstado para a transforma-ção de uma Companhiada Polícia Militar. Alémdisso, investimentos emcâmeras de monitora-mento tanto na cidadecomo no interior.

COMÉRCIOO mandatário ainda abor-

dou a valorização do comér-cio do município, destacandoa aquisição de áreas para aimplantação de parques in-dustriais, além do programasubsídio de juros total, emque o empresário busca a ins-tituição financeira de sua con-fiança, faz a solicitação de re-cursos e o município arca comos juros. “Precisamos fomen-tar o comércio que hoje movi-menta os recursos e impostosdestinados ao Poder Público.Eles são fundamentais para odesenvolvimento do municí-pio”, destaca Sotoriva.

Também foram citadas açõesna habitação rural, habitação

urbana, melhorias nas viaspúblicas, iluminação,

sinalização, ampli-ação da Casa dosIdosos, universi-dades, fomento àagricultura e vá-rios outros proje-tos previstos e

que já estão emandamento.

Fotos: Karine Munarini

Os grandes showsserão gratuitos e

ocorrerão na PraçaCentral OrlandoWebber. Shows

gospel e avalorização dosartistas locaistambém farão

parte dasfestividades

SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 GERAL O PRESENTE | 19

Tribunal de Justiça considera greve ilegal e abusivaLiminar determina o retorno imediato dos servidores às atividades municipais

paralisadas, em 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 15 mil

SERVIDORES MUNICIPAIS

Em entrevista coletiva con-cedida ontem (28), o prefeitoBeto Lunitti anunciou a deci-são proferida pela desembar-gadora Lélia Samardã Giaco-

met, do Foro Central da Co-marca da Região Metropolita-na de Curitiba, que conside-rou a greve dos servidoresmunicipais de Toledo ilegal e

abusiva. O documento deter-mina o retorno imediato dosservidores às atividades muni-cipais paralisadas, em 24 ho-ras, sob pena de multa diáriano valor de R$ 15 mil.

Segundo o texto da limi-nar, “em suas razões iniciais, amunicipalidade noticia que oSindicato representante dosservidores municipais, em datade 14 de fevereiro de 2014, enca-minhou ofício (ofício nº 08/2014), no qual constavam asreivindicações dos servidoresrepresentados (documentos defl. 89), e, por meio de reuniãopreviamente agendada entre aspartes, realizada em 24/ de feve-reiro de 2014, alguns compro-missos foram assumidos, como33,33% de hora-atividade paraos professores até o términode 2015, elevação do vale-ali-mentação para R$ 200, cons-tituição de comissão conjun-ta para revisão dos decretosmunicipais - e encaminhou àCâmara de Vereadores lei queassegurou a reposição infla-cionária anual, na proporçãode 5,26%, a viger a partir de 1ºde março de 2014, a qual foi

devidamente aprovada”. O documento ainda relata

que, “pelas provas constantesdos autos, constata-se que oMunicípio de Toledo, de boa-fé, está buscando através asComissão Permanente de Diá-logo, como se adequar as rei-vindicações da classe dos ser-vidores municipais, conformeconsta no Ofício nº 0189/2014,expedido pelo prefeito de Tole-do (fls. 107/110) e admitidoparcialmente pela SecretáriaGeral do Sindicato dos Servi-dores Municipais”.

Ainda constante na limi-nar, o município, em 19 demarço de 2014, foi comunicadoquanto à decisão tomada emassembleia, quando foi apro-vado o "estado de greve" dosservidores municipais, a partirde 24 de março. A decisão ain-da levou em conta o relatóriode greve firmado pela Secreta-ria Municipal da Educação, noqual estão relacionadas todasas escolas municipais e centrosmunicipais de Educação Infan-til que permanecem fechados,sem a prestação de qualquerserviço, o que é confirmado

pelos comunicados direciona-dos aos servidores e pais dosalunos por meio de cartazesfixados nas entradas.

Segundo a decisão da de-sembargadora, “infere-se a abu-sividade flagrante do movimen-to grevista, com destaque parao fato de que a paralisação étotal, não se preocupando acategoria com a manutençãode percentual de servidoresatendendo a população nosserviços essenciais de educa-ção pública, de segurança pú-blica e de saúde. Ademais, nãohouve cumprimento das for-malidades exigidas pela lei fe-deral nº 7.783/89, em especiala notificação do início da gre-ve, e não do ‘estado de greve’,no prazo de 72 horas, comsua correspondente aprova-ção por assembleia geral dossindicalizados”.

A liminar ainda determinaque o réu seja intimado comurgência para tomar ciência edar cumprimento à presentedecisão, devendo pelo mesmomandado ser citado para con-testar a demanda em 15 dias,com as advertências legais.

50 anos do Golpe Militar é tema de conferência em RondonO Programa de Pós-Gra-

duação em História da Uni-versidade Estadual do Oestedo Paraná (Unioeste), campusde Marechal Cândido Rondon,realiza na próxima semana aconferência “50 anos do GolpeMilitar: a disputa pela memó-ria” e o curso “História, me-mória e gênero”.

A conferência e o curso se-rão ministrados pela profes-

sora doutora Ana MariaColling, atualmente profes-sora visitante sênior da Uni-versidade Federal da GrandeDourados, que debaterá so-bre os 50 anos do Golpe Mili-tar, o qual estabeleceu a dita-dura militar no Brasil.

A conferência “50 anos doGolpe Militar: a disputa pelamemória” será realizada nasegunda-feira (31), às 19h15,

no Tribunal do Júri do campusrondonense. Já o curso “Histó-ria, Memória e Gênero” aconte-ce na terça-feira (1º), na sala deaula do Mestrado em História.

Aberto à participação detoda comunidade, as inscriçõespara ambos os eventos serãofeitas na hora e gratuitamente.Mais informações na Secreta-ria do Mestrado em Históriapelo telefone (45) 3284-7900.

Decisão proferida pela desembargadora Lélia Samardã Giacomet, do Foro Central da Comarca da Região

Metropolitana de Curitiba, foi anunciada pelo prefeito Beto Lunitti em entrevista coletiva ontem (28)

Divulgação

De chaveiros a vesti-dos de noiva. A va-riedade de produtos

e os preços bem abaixo dos pra-ticados no Brasil e no Paraguaipelo e-commerce chinês con-quistaram o consumidor ron-donense, seguindo uma tendên-cia do Brasil. De modo geral, onúmero de compradores virtu-ais do país aumentou 24% em

2013, mas o número de enco-mendas vindas do gigante asiá-tico cresceu 87% no ano passado,de acordo com os Correios.

O AliExpress (www.aliexpress.com), do Grupo Alibaba,maior portal de vendas on-lineda China, caiu no gosto do con-sumidor de Marechal CândidoRondon. Cada dia mais os ron-donenses conhecem e compram

produtos a preços que variamde um centavo de dólar a maisde US$ 70 mil. Há uma porçãoincontável de quinquilharias,mas o site oferece também pro-dutos de alta qualidade.

O AliExpress é uma espéciede Mercado Livre chinês, inter-mediador de negócios entre ocomprador e o vendedor. Capi-nhas para celular, acessórios

para computador, bolsas, blu-sas, eletrônicos, brinquedos e atécomida a preços incomparáveiscom os nacionais chamaram aatenção do público.

Fabiano Luiz Hardke é umexpert quando o assunto é ad-quirir produtos pelos sites chi-neses. O rondonense compra dosestrangeiros de olhos puxadosdesde o ano de 1996. “Comeceipor necessidade, pois algunsprodutos que eles ofereciam ain-da não eram disponíveis no Bra-sil, como o leitor de cartão USB.Hoje compro de tudo, como pen-drives, roupas, acessórios, se-mijoias e objetos para decora-ção da casa. Os produtos che-gam a custar 1/3 do valor prati-cado nas lojas de Salto del Guai-rá (Paraguai)”, conta.

Os preços mais em contachamaram a atenção da auxi-l iar administrativa JuliaWendland, de 19 anos. No iní-cio do mês, ela investiu R$ 50em duas peças de roupa. “Com-prei um casaco e paguei R$ 30.Em uma blusa, paguei R$ 20. Seeu comprasse aqui no Brasil,iria gastar no mínimo uns R$250 nas duas peças”, diz. “Deci-di comprar por indicação. Te-nho muitos amigos e amigasque compram no AliExpress.Além dos produtos serem bemmais baratos, o que também

atrai é o frete grátis”, comenta.Para ela, a facilidade de estar

em casa aliada aos preços bai-xos oferecidos pelo site de com-pras chinês tem tudo para ga-nhar cada vez mais adeptos. “Nãocompensa mais ir fazer comprasno Paraguai. Tenho a comodida-de de estar em casa e pedir a opi-nião de todo mundo antes de fa-zer a compra”, pontua.

Julia nem recebeu os produ-tos ainda e já pensa em fazermais compras. Depois que ela fezo depósito, recebeu um e-mailpara rastrear a encomenda, quepode demorar até 60 dias paraatravessar o mundo. Demora,mas quem compra garante queos pedidos são entregues em casa.“Os produtos chegam. Tudo oque comprei eu recebi. Nuncaperdi nada”, explica Fabiano.

E opções não faltam no por-tal de negócios. “Comprei, gos-tei e indico”, diz FrancislaineBorges, de 19 anos. Por indica-ção de amigos, ela acessou o siteque já ganha proporções de fe-nômeno no município. “Com-prei um vestido e um aplique decabelo. O vestido é de ótimaqualidade. O cabelo também,mas acabei não usando porqueerrei na cor”, revela. Mesmo nãousando as madeixas, ela não seimporta com o prejuízo. “PerdiR$ 20 do cabelo, mas o vestidoque eu comprei por R$ 23 nãosairia por menos de R$ 60 aquiem Rondon”, diz.

Quem iniciou nas comprasjá junta as moedas para novasnegociações. Josilaine da Silvatem 22 anos e descobriu o sitetambém pela influência de ami-gos. “Comprei uma calça legpor R$ 16,40. Aqui custaria emtorno de R$ 60 ou R$ 70”, diz.Brincando, ela fez até um caixapara contribuições, que serão

investidas exclusivamente noAliExpress. “Tenho uma listade compras que incluem cíliospostiços, maquiagem, casacos,vestidos. Estou de olho em umacalça, que custa US$ 5”.

Um dos campeões de buscasé o vestido de noiva. Somente noAliExpress, maior site de vendasdo país, são dezenas de milharesde modelos ofertados, com pre-ços que iniciam em US$ 17 e po-dem passar de US$ 70 mil.

CUIDADOSAssim como em qualquer

compra pela web, o consumidordeve fazer pesquisas e buscarreferências para comprar nossites chineses. No caso do ALiEx-press, o próprio consumidoravalia a compra. Ao lado de cadaproduto oferecido, existe o feed-back produzido pelos própriosconsumidores, que avaliam acompra de uma forma geral. “O

consumidor pode conferir o queoutras pessoas que já compra-ram acham do vendedor e doproduto”, destaca Fabiano.

Os vendedores são classifica-dos de acordo com o número deestrelas que recebem e com a sa-tisfação do cliente. “Quanto maisperto de 100%, mais indicadopara comprar”, sugere Fabiano.Uma dica é pedir a opinião deoutros compradores brasileiros,que figuram entre os primeirosem número de compras.

Para facilitar a compra, a des-crição do produto é bastante de-talhada. “Comprei uma camisausando as medidas, como om-bro, peito e braços. Ficou ótima”,garante o expert. Componentes,tipo de materiais usados e tama-nhos são algumas das descrições.

CUSTOS E TEMPODe acordo com Fabiano, o

preço a ser pago geralmente tem

o frete incluído. “Geralmente osprodutos com valores baixosnão são taxados, mas a ReceitaFederal pode cobrar até 60%sobre o valor. Pelo que sei, osprodutos automotivos são sem-pre taxados”, destaca.

O pagamento é feito por bo-leto bancário. Após pagar, ocliente recebe um código pararastrear o produto. O rastrea-mento pode ser feito pelo sitedos Correios. O tempo de espe-ra varia de acordo com o ven-dedor. “Meus produtos levamno mínimo 15 e no máximo 40dias para chegar”, pontua.

Entretanto, o site mostraque para o Brasil a espera podelevar até 60 dias. “Desde que ablusa chegue antes do inver-no, está tudo certo”, brincaJulia, que fez a compra em 08de março. “O casaco já está noBrasil, mas a blusa ainda nãosaiu da China”, diz.

22 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,29 DE MARÇO DE 2014

Dia 29: Aldino Yaccuzzi

Dia 29: Carla Dionara Bohnen

Dia 29: Diogo Stelle

Dia 29: Dionatan Ivo Heck

Dia 29: Elediane Rambo

Dia 29: Luiz Bolzan

Dia 29: Marina Sturm

Dia 29: Marlo Luiz Philippsen

Dia 29: Nadia Handan

Dia 29: Noemi Petry

Dia 29: Patrícia Marchese

Dia 29: Pedro Bach

Dia 29: Raquel Bruch

Dia 29: Regina França

Dia 29: Roberto Machado

Dia 29: Valdecir Acco

Dia 29: Valmir Boeff

Dia 30: Alcides Hollmann

Dia 30: Ana Carolina Queiroz

Dia 30: Domingos João Belusso Fortuna

Dia 30: Elizabete Leopold

Dia 30: Ermida Salete Fortuna

Heemann

Dia 30: Jaqueline Franciele Sott

Galvão

Dia 30: Karine Munarini

Dia 30: Leoni Schenknecht

Dia 30: Matilde Schweighofer

Dia 30: Natal Teixeira de Souza

Dia 30: Solange Aline Schkalei

Dia 30: Pedro Turmina

Dia 30: Vanderlei Hoffmann

Dia 30: Vera Nadir Schneider

Dia 31: Aleri Gruber

Dia 31: Castinei Silva

Dia 31: Fábio Rafael Bock

Dia 31: Lonara da Silva

Dia 31: Lourdes da Silva

Dia 31: Lucia Dori

Dia 31: Maria Adams

Dia 31: Marlon Marconato

Dia 31: Paulo Cézar Geib

Dia 31: Sinfrônio Vasconcelos

ORATÓRIAMÓDULO AVANÇADOA Associação Comercial e Empresarial de Palotina

realiza um curso de oratória - módulo avançado - nos dias07 a 10 de abril, das 19 às 23 horas, nas dependências daentidade. O professor será João Klein. Mais informaçõespelo telefone (44) 3649-4418.

O casal Cirlei e Edson com a filha Cristal Nascimento Silva.

Edson aniversariou recentemente e recebe homenagem dos amigos

Arquivo pessoal

Quem está se despedindo de Marechal Cândido Rondon para morar em Dublin

onde participará de um intercambio, é Paulinho Lang. Ele viaja na quinta-feira

noite da última quinta-feira (27) recebeu uma festa surpresa dos amigo

Diretores da Associação Comercial e Empre(Acimacar), que nesta semana receberam

Empresarial de Jaraguá do Sul, de Santaesteve no município para conhece

O PRESENTE | 23SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 SOCIAL

Arquivo pessoal

FILHOS & DINHEIRO

É bastante expressivo o número de paisque afirmam dialogar com os filhos sobre asituação financeira familiar. Segundo pes-quisa realizada pelo Serviço de Proteção aoCrédito (SPC Brasil), sete em cada dezentrevistados (69%) conversam em casasobre assuntos relacionados a dinheiro.Esse percentual só não é maior porque 12%dos pais avaliam que os filhos ainda sãomuito jovens (menos de cinco anos) paraparticipar da conversa. Apenas 19% dosentrevistados admitem que não mantêmesse tipo de diálogo.

INSCRIÇÕESDE TRABALHOS

17ª PROVA ABERTADE PESCA À CORVINA

Acontece neste fim de semana a 17ª Prova Abertade Pesca à Corvina de Porto Mendes. A programa-ção inicia hoje (29), com a concentração das equipesno Lago Municipal, até as 16 horas, horário em queserá dada a largada para a tradicional barqueatacom destino ao Parque de Lazer de Porto Mendes.

Amanhã (30), às 05h30 será servido o café damanhã, às 07 horas será liberada a largada dasembarcações, e a entrega dos peixes deverá ser feitaaté as 13h30. Após, serão contemplados com aspremiações os 1º, 2º e 3º lugares.

RISCOS DOFUMO PASSIVO

O fumo passivo oferece ris-cos que podem ser até maisperigosos do que nos fuman-tes ativos. Por não ser filtrada,a fumaça contém todas as subs-tâncias tóxicas presentes nocigarro em uma concentraçãomuito maior. Segundo a Or-ganização Mundial de Saúde(OMS), o fumo passivo mataao menos 200 mil pessoas porano no mundo todo.

Dublin (Irlanda),

a-feira (03) e na

s amigos

Lariessa Mergener Lang

Divulgação

Empresarial de Marechal Cândido Rondonberam a visita de diretores da Associaçãoe Santa Catarina. A comitiva catarinenseconhecer a estrutura da Acimacar

Estão abertas, até o dia 30 demaio, as inscrições de traba-lhos para o 6º Seminário Naci-onal Estado e Políticas Sociais e2º Seminário de Direitos Hu-manos, que serão realizadosconcomitantemente entre osdias 15 e 18 de setembro desteano, no campus de Toledo daUniversidade Estadual do Oes-te do Paraná (Unioeste).

O evento é uma promoçãodo curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social(campus de Toledo) em parce-ria com os programas de pós-graduação em Biociência e Saú-de Pós-Graduação em Educação(Campus de Cascavel), além docurso de licenciatura em Educa-ção no Campo (campus de Cas-cavel) e Programa de EducaçãoTutorial (PET/Serviço Social), docampus de Toledo.

O prefeito de Nova Santa Rosa, Rodrigo Fernandes, e a primeira-dama Marlicecomemoram hoje (29) mais um aniversário de casamento. O casal aguarda ansioso o

nascimento do primeiro filho, Pietro, que deve nascer em cerca de quatro semanas

ÁRIES: Hora de en-frentar o medo deperder o controle ede se t ransformare m o c i o n a l m e n t e .

Encare o que você reprimia.

TOURO: Amadureci-mento necessár io.Não deixe de aten-der aos compromis-sos e responsabilida-

des de suas relações.

GÊMEOS: Não dei-xe que as limitaçõeso tornem emocional-mente defensivo. Háresponsab i l i dades

que precisam ser assumidas.

CÂNCER: Ensina-mentos sobre autos-suficiência, maturi-dade, amor e indivi-dualidade. Pode se

sentir restringido.

LEÃO: Você pode sen-tir que certas circuns-tâncias ou pessoas têmlimitado o seu desen-volvimento. Consci-

entize-se sobre suas atitudes.

VIRGEM: Se vocêquer ter tudo sob con-trole, não há a entre-ga necessária à evo-lução emocional.

Compartilhe seus sentimentos.

LIBRA: Aja com ma-turidade em assun-tos financeiros, evi-tando misturá- loscom questões afeti-

vas. Não seja mesquinho.

ESCORPIÃO: Perce-ba como as suas atitu-des são um reflexo doque viveu emocio-nalmente na infân-

cia. Evolução e amadurecimento.

SAGITÁRIO: Momen-tos de recolhimento eintrospecção são ne-cessários ao seu de-senvolvimento. Pos-

turas defensivas criam barreiras.

C A P R I C Ó R N I O :Você é a sua essên-cia. Aja com maturi-dade em questõesque envolvem ami-

gos e finanças. Desafios.

AQUÁRIO: Tende ase sentir assoberba-do por responsabili-dades profissionaisou emocionais. As-

suma responsabilidades.

PEIXES: Reconheçaos aspectos inconsci-entes e reprimidos deseu comportamentoemocional. Você pode

se sentir solitário.

ESCABECHE

DE SARDINHA

Modo de preparo:Em uma panela de pressão, faça camadas de cebola, tomates,sardinha e as rodelinhas de alho, novamente. Cebola, tomate,sardinha e alho terão duas camadas e dependendo do tamanhoda sardinha dá até três camadas. Termine com a camada decebola e tomate. Misture em uma vasilha o óleo, o vinagre e osuco de limão, uma pitada de sal e jogue por cima, tampe apanela e leve ao fogo. Quando pegar pressão, ou seja, começara fazer o barulhinho da válvula de pressão, marque no relógio50 minutos. Após este tempo desligue o fogo e deixe descan-sar. O melhor é fazer um dia antes, pois fica mais gostoso emais firme se deixar repousar de um dia para o outro.

Ingredientes:2 kg de sardinha limpa

sem a cabeça5 tomates grandes corta-

do em rodelas2 cebolas grandes corta-

ÓRGÃOS DE ADÃOUm dia, no paraíso, o criador chega para Adão e fala:- Adão, eu tenho boas e más notícias para você, meu filho.

Quais você quer ouvir primeiro?- As boas notícias, senhor - responde Adão.O criador sorri e diz:- Tenho dois novos órgãos para você. Um vai se chamar

cérebro e vai permitir que você seja inteligente e domine oplaneta Terra...

Adão sorri de felicidade, então o criador continua:- O outro permitirá que você sinta muito prazer e venha a

povoar a Terra no futuro, meu filho.- Mas, senhor - diz Adão - depois dessas notícias tão boas,

como é que pode haver más notícias?O criador olha para Adão e diz em tom solene:- A má notícia é que você só vai ter sangue suficiente para

usar um órgão de cada vez.

das em rodelas3 dentes de alho cortado em

rodelinha finas1 copo de óleo de milho1 copo de vinagre1 xícara de suco de limão

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SÁBADO (29)*

Franz proíbe Pérola de sair de casasozinha. Serena resolve cantar no showem homenagem a Matilde. Manfred diza Gertrude que sairá do país com Péro-la. Matilde dá à luz um menino saudá-vel. No meio do espetáculo, Serenasente as dores do parto e Arlindinhocorre com ela para o hospital. Dáliachega ao hospital, vê Ernest desacor-dado na cama e lhe diz que está grávi-da. Emocionado, Ernest desperta e osdois choram abraçados. Manfred pedeque Marlene o ajude a pegar Pérola.

JOIA RARAKléber captura Tereza e William. Nil-

son afirma que não voltará para Tapirécom Selma e Rita. Júlia conta paraPriscila que Flávio pedirá Heloísa emcasamento. Álvaro reclama de Líder Jor-ge para Inês. Selma pede para Fátimaorganizar uma festa para ela e Rita.Kléber informa a Tereza que não traba-lha mais para a Comunidade. William seencontra com Rafa na casa de Vó Tita.LC flagra Lili com Celina, Guto e André.William deixa o pingente de Marlon comFátima. Lili engana LC e finge brigar comos cúmplices do ex-namorado.

EM FAMÍLIAAndré avisa Dulce que vai procurar

seus pais biológicos. Neidinha vê umdos homens que a atacaram e passa malno meio da rua. Shirley fala mal da filha.Luiza promete ajudar Alice e André ainvestigarem seus passados. Cadu pas-sa mal e desmaia na frente de Clara.

ALÉM DO HORIZONTE○

DEFEITO NO ARMÁRIOUma senhora comprou um novo armário para seu quarto.

Depois que ele foi montado, ela notou que toda vez que passavaum ônibus na rua, as portas do armário se abriam. Chamou omarceneiro e pediu que o consertasse.

Sem saber onde estava o defeito, o marceneiro sentou dentrodo armário para, quando passasse um ônibus, verificar a causa daabertura das portas.

Minutos depois o marido chega, abre a porta do armário e,vendo lá o marceneiro, pergunta irritado:

- O que é que o senhor está fazendo aí dentro?- O senhor não vai acreditar - responde o marceneiro -, mas

estava esperando o ônibus passar.

24 | O PRESENTE VARIEDADES SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Rede Sinodal de educação promove encontroAtividades foram coordenadas pelo Colégio Martin Luther econtaram com a participação de estudantes e professores

LIDERANÇA

Tendo como tema Voz comresponsabilidade, em torno de50 pessoas, entre professores eestudantes, participaram on-tem do 20º Encontro de LíderesEstudantis da Rede Sinodal deEducação, cujas atividades fo-

ram coordenadas pela equipedo Colégio Evangélico MartinLuther. O encontro aconteceuno auditório da AssociaçãoComercial e Empresarial deMarechal Cândido Rondon(Acimacar).

De acordo com o diretor doColégio, Ildemar Kanitz, a cadaano é proporcionado este en-contro para formar lideranças.“São alunos que a coordenaçãoe direção das escolas entendemque já exercem uma liderançadentro e fora da escola. O ob-jetivo é explicar o que é serlíder, além de como agir emotivar sobre a liderançadentro da escola e na socieda-de. Nossa rede tem como ca-racterística que muitos alu-nos acabam se tornando lide-ranças na sociedade após saí-rem do colégio”, explica.

A preocupação é moldar etransformar estes alunos embons líderes, em pessoas deimpacto, menciona Kanitz.“Há exemplos negativos, quenão contribuem com a socie-dade, e felizmente há exem-plos magníficos de liderança.Queremos que sejam proati-vos, que contribuam a partirdos seus dons para o engran-decimento da sociedade. Estatambém é uma função socialpor parte da escola e para como indivíduo”, destaca.

O encontro foi prestigiadopor alunos do colégio e de ou-

tras dez instituições do RioGrande do Sul. O encontro tam-bém aconteceu em outras trêscidades do país, reunindo nototal 200 pessoas. “O tema Vozcom responsabilidade é paraque os alunos se manifestem,emitam sua opinião e constru-am sua autonomia. É precisopensar bem, porque cada pala-vra proferida tem uma conse-quência, então precisa ser pen-sada, elaborada de uma manei-ra responsável, para que o exer-cício da liderança seja a favorda edificação da pessoa e da so-ciedade”, conclui.

Fotos: Joni Lang/OP

Diretor do

Colégio Martin

Luther, Ildemar

Kanitz: “Objetivo

é motivá-los

sobre a

liderança dentro

da escola e na

sociedade”

Encontro foi

realizado para

capacitar os

estudantes

para o correto

exercício da

liderança

O PRESENTE | 25SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 GERAL

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Penúltima rodada do Municipal de Futsal conta com 27 golsFecularia Subida aplicou a goleada da rodada: 7 a 3 na DMD Indústria de Pré-Moldados

NOVA SANTA ROSA

O 2º Troféu Idealize Materi-ais de Construção de Futsal deNova Santa Rosa contou coma penúltima rodada, válida pelaprimeira fase, na quarta-feira(26), no Ginásio de EsportesEurides Priebe. Foram realiza-dos dois jogos válidos pelo fe-minino e dois pelo masculino,somando 27 gols, uma médiade 6,75 gols por partida.

Os dois primeiros jogosforam no feminino e no jogoque abriu a noite, a equipe daPasso Firme Esportes venceupelo placar de 4 a 0 a equipe dePlanalto do Oeste; na sequ-ência, o Colégio Gaspar Du-tra levou a melhor, por 5 a 3,sobre a Opção Net.

Pelo naipe masculino, hou-ve também dois jogos e noprimeiro deles a equipe da JSArtefatos de Cimento ganhou

por 3 a 2 da Opção Net; depois,a Fecularia Subida aplicou agoleada da rodada: 7 a 3 no

Campeonato Municipal de Futsal tem uma média de 6,75 gols por partida

A Usina de Itaipu tambémabriga nas suas proximida-des projetos de incentivo àcanoagem brasileira. Um des-tes projetos é denominadoProjeto Meninos do Lago, cri-ado em 2009, e que concede aoportunidade aos jovens ca-rentes de Foz do Iguaçu deingressarem no esporte. Olocal que é utilizado para o

desenvolvimento do espor-te é o Canal Itaipu, conside-rado atualmente como umdos dez melhores locais domundo para a prática da ca-noagem slalom.

O canal artificial contacom 430 metros de exten-são, largura variável entreoito e 25 metros, e profun-didade média de 1,2 me-

Canoistas já obtiveram importantes conquistas para o esporte brasileiro

Divulgação

Foz do Iguaçu é a terra da canoagem slalom brasileiratros. O Canal Itaipu já se-diou grandes eventos comoo Campeonato Mundial deCanoagem Slalom em 2007,além de inúmeros outroseventos internacionais tam-bém no rafting. Em agostodeste ano o local receberá oCampeonato Mundial deRafting R4.

O projeto foi fundado poriniciativa da Federação Para-naense de Canoagem (Fepa-can), com o apoio da Confe-deração Brasileira de Canoa-gem (CBCA) e a parceria daItaipu Binacional. O desen-volvimento e frutos do proje-to tornaram o local reconhe-cido como um celeiro de no-vos talentos da canoagem sla-lom. Para Valdecir Fernandesda Cruz, presidente da Fepa-can, o objetivo está sendo al-cançado: “Leonardo Curcel éum dos atletas destaque donosso trabalho. Desde queiniciou sua participação no

Mercedes e AACC se enfrentam hoje na Copa MarechalO Campeonato Regional

Oeste de Futebol/CategoriasMenores - Copa Marechal2014 segue hoje (29) com qua-tro jogos válidos pela 2ª roda-da. No campo do Clube Grê-mio, a equipe Mercedes/MCRAmidos enfrenta a AACC/Marechal Cândido Rondon,

às 09 horas, pela categoriasub-15 e às 10h30 acontecerápartida pela categoria sub-17.

Já às 14h30 a Secretaria deEsportes de Assis Chateaubri-and enfrenta o selecionado deSão Miguel do Iguaçu no sub-15 e às 16 horas o confrontoserá pelo sub-17. Os jogos

acontecem no estádio munici-pal de Assis Chateaubriand.

Na quarta-feira (02) será avez de apontar o vencedor doduelo entre Itaipulândia ePalotina/UPE, às 14h15, pelosub-15 e, às 16 horas, pelosub-17, cujos confrontos se-rão realizados no Estádio San-

ta Inês em Itaipulândia. On-tem (28) à tarde se enfrenta-ram atletas das categorias sub-15 e sub-17 das equipes deSanta Helena e da Secretariade Esportes de Toledo/Geno-ma Colorado, mas os resulta-dos não eram conhecidos atéo fechamento desta edição.

Ranking Nacional da Canoa-gem Slalom no ano de 2010, éo grande campeão na 1ª e 2ªDivisões, sendo que neste anonão perdeu uma etapa sequerno circuito”, comenta.

Curcel compete na catego-ria C1 Masculino Sênior, estáem primeiro lugar no rankingnacional e obteve, no ano de2013, a segunda colocação noCampeonato Sul-Americanono Chile. Muitos outros atle-tas também começam a des-pontar a partir do projeto,sendo o caso da dupla Mai-con Henrique de Borba e Car-los Eduardo Moraes da Silva,considerados entre os melho-res na categoria C2 Masculi-no Júnior. Carlos Eduardorevela que o resultado vemprincipalmente por causa dofoco no esporte. “Devemosnos focar em cada treino, sepreparar bem. Com muita for-ça de vontade você alcançaseus objetivos”, garante.

time da DMD Indústria de Pré-Moldados. Ontem (28) foramrealizadas três partidas pela

10ª rodada, mas os resultadosnão eram conhecidos até o fe-chamento desta edição.

Formação depilotos deparamotor estácom inscriçõesabertas

Pessoas acima de 18 anos jápodem se inscrever para as aulasde paramotor e de paratrike daescola Caju Brasil. O curso acon-tecerá na Grameira Santa Hele-na, na cidade de Toledo, a partirda próxima semana. As aulasterão duração de até três meses,conforme a disponibilidade declima e de agenda do interessado.

Conhecimentos sobre as téc-nicas de voo, realização da aná-lise das condições meteorológi-cas, os aspectos da aerologia eas regras de pilotagem são al-guns dos assuntos trabalha-dos. “Ensinamos de forma queo aluno tenha segurança e prá-tica para se tornar um piloto”,enfatiza Ricardo Maciel, co-nhecido como “Caju”.

Outras informações po-dem ser obtidas no sitewww.cajubr.com, pelo e-mail [email protected] oupelos telefones (45) 9946-1114 e (45) 3252-8892. Épossível pagar o curso nocartão de crédito ou por meiodo PagSeguro.

CONDIÇÕES IDEAISSegundo Caju, Toledo é um

dos locais de melhor condiçãoclimática para a prática doesporte. A conclusão é resulta-do da predominância de ventosadequados, em torno de dezquilômetros por hora e tempoestável. “Em um período depouco mais de dez meses, em80% dos dias, conseguimos vi-abilizar voos de paramotor. Emoutras cidades isto não seriapossível”, complementa.

O paramotor é um para-pente com motor. A vantagemé que o paramotor pode decolarde qualquer lugar plano, sem anecessidade de uma montanhapara que o voo possa acontecer.Já o paratrike é um parapentecom motor e rodas.

Marcos Elieser

SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 ESPORTES O PRESENTE | 27

TCW recebe o Arapongas e quer os três pontos em casaTrês equipes que disputam o torneio da morte estão com seis pontos

DECISÃO

“É tudo ou nada!”. Comesta frase o presidente do To-ledo Colônia Work (TCW),Irno Picinini, resumiu a im-portância do jogo de amanhã(30), às 16 horas, no EstádioMunicipal 14 de Dezembro,entre TCW e Arapongas, váli-do pela primeira fase do retur-no do Torneio do Descenso.

Depois da derrota na últi-ma partida contra o mesmoArapongas e com a vitóriado Operário sobre o Cianor-te, a tabela de classificaçãoficou igual, com as três equi-pes somando seis pontos,mas nos critérios de desem-pate o Arapongas é o líder,seguido por Operário e oTCW é o 3º colocado.

Este cenário transformouo jogo de amanhã em umapartida fundamental para aspretensões do Porco de semanter na elite do futebolparanaense. “É a nossa parti-da do ano. O TCW garantecom uma vitória a permanên-cia na primeira divisão e otorcedor tem que vir nos apoi-

ar, trazer a sua força perantenossos atletas para alcançar-mos uma bela vitória”, rela-tou o presidente Picinini emtom de convocação.

Quem também pediu oapoio da torcida foi o meiaDiego Luiz, que volta ao timetitular, depois de ter entradobem no último jogo na vagade Robson Goiano, que semachucou e está fora. “Sabe-mos que é um jogo muitoimportante e precisamos doapoio da torcida para nos darforça e nos incentivar, poiscom certeza isso vai nos mo-tivar muito a correr aindamais para conseguirmos ostrês pontos”, declarou o meia.

JOGOPara a partida, a diretoria

do TCW manteve a promo-ção do último jogo em casa,em que na compra antecipadao valor do ingresso na arqui-bancada sai por R$ 10. A ou-tra promoção é em conjuntocom o Supermercado Lunitti,a partir da qual, na compra de

R$ 200 em qualquer loja darede, o cliente leva um ingres-so de brinde.

Os ingressos estão à ven-da nos seguintes pontos: su-permercados Lunitti do cen-tro, da Pioneira e do PortoAlegre, Panambi Esporte noShopping Panambi, no Bardos Amigos no Jardim Pano-rama ao lado da Associação,na Loja Contensom, além dosingressos que estão sendovendidos por membros datorcida Porcos Selvagens.

O TCW/Genoma/Colora-do/La Salle entra em campoàs 16 horas de hoje (29) emjogo válido pela 2ª rodada doCampeonato Paranaense dacategoria. O Porco vai a Cia-norte, onde no Estádio Albi-no Turbay encara o Leão. Naprimeira partida da competi-ção pelo grupo B, o TCWvenceu em casa a equipe deFoz por 1 a 0, com gol doatacante Tiago Vedovatto,enquanto o Cianorte empa-tou com a equipe de CampoMourão, jogando fora de casa.

Vinícius Moraes

Eron Domingues vence e écampeão no futsal feminino

Durante o dia de ontem(28), atletas de inúmeros colé-gios movimentaram a fasemunicipal dos Jogos Escola-res, em Marechal CândidoRondon. As disputas foramrealizadas na semifinal e finaldo futsal masculino e femini-no categoria B, no Ginásio deEsportes Ney Braga.

O 3º lugar foi conquistadopela equipe do Colégio Esta-

dual Antônio Ceretta, ao ven-cer por 3 a 2 os atletas doPaulo Freire. Na decisão en-tre Eron Domingues e NilsonFranceski, as alunas do Eronlevaram a melhor ao golearpor 4 a 0 a equipe oponente,conquistando o título de cam-peãs. Outros jogos acontece-ram ontem, mas os resulta-dos não eram conhecidos atéo fechamento desta edição.

JOGOS DE SEGUNDA-FEIRA (31)Futsal

Ginásio Ney Braga14h00 Eron Domingues x Paulo Freire - decisão do 3º lugar (MB)15h00 Martin Luther x Cristo Rei - decisão do 1º lugar (MB)

Handebol

Ginásio Ney Braga16h00 Paulo Freire x Eron Domingues (MB)

Disputa entre Eron Domingues e Nilson Franceski

teve como equipe campeã o Eron (esquerda)

Joni Lang/OP

Semifinal da 3ª Copa Difusorade Futebol Sete começa hojeAs equipes finalistas da 3ª

Copa Difusora/Colônia/Pro-jeto Alma de Futebol Sete co-meçarão a ser definidas hoje(29), no campo 1 do CT doMarechal EC/Projeto Alma.Às 16 horas jogam Corin-thians de Margarida e Gam-bá Armações, e na sequênciase enfrentam Mercedes e Li-zura Acabamentos, nos con-frontos de ida da fase semifi-nal da competição.

No próximo sábado (05)acontecerão os confrontos devolta e, de acordo com o re-gulamento, não há saldo de

gols para definir o classifica-do, ou seja, se houverem doisempates ou cada time vencerum jogo, independente dadiferença de gols, haveráprorrogação e, se precisar,cobranças de pênaltis na se-gunda partida.

A expectativa é de grandesjogos nesta semifinal, pois asequipes contam com váriosjogadores de destaque no fu-tebol amador da região.

Na outra chave, LizuraAcabamentos chega para asemifinal embalada por cincovitórias consecutivas.

TTTTToledanos participam da 1ª etapaoledanos participam da 1ª etapaoledanos participam da 1ª etapaoledanos participam da 1ª etapaoledanos participam da 1ª etapado Nacional de Badmintondo Nacional de Badmintondo Nacional de Badmintondo Nacional de Badmintondo Nacional de Badminton

Está sendo realizada desdequinta-feira (27), e segue atéamanhã (30), no Rio de Janei-ro, a 1ª etapa do CampeonatoNacional de Badminton. Acompetição conta com a par-ticipação de 15 Estados, numtotal de 342 atletas de todas ascategorias, e Toledo está sen-do representado pelos compe-tidores Camila Almeida Lima,Ianca Ferreira Mendes, Alis-son Vasconcellos, Eduardo

Vaz, Vinicius Alecrim, FelipeFaria, Rafael Faria e o técnicoda equipe, Valdecir Anacleto.

Segundo Anacleto, nessacompetição os atletas são dealto nível de competitividade,pois na concorrência estãotodos os melhores do Brasilno que se refere à modalidade.“Toledo, por meio do projetoda Ação Social São Vicente dePaulo e com apoio da Secreta-ria Municipal de Esportes e

Lazer, vem se destacando erevelando cada vez mais ta-lentos”, declarou.

A equipe de Toledo vem sepreparando para esse torneiohá dois meses, diz o técnico.São treinamentos físicos es-pecíficos e táticos. “Espera-sebons resultados, até porquepelo número de Estados e par-ticipantes, esse pode ser o tor-neio que defina as bolsas atle-tas federal”, finalizou.

Meia Diego Luiz volta ao time titular para o confronto de amanhã (30)

Capitão elogia continuidade do elenco e de Gilson Kleina, além do bom ambiente do grupo semifinalista

Prass ressalta equilíbrio e espírito guerreiro do PalmeirasPAULISTÃO

30 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Capitão do Palmeiras, Fer-nando Prass sabe explicar osmotivos do sucesso alviverdeno ano do centenário. Eleaponta a continuidade de Gil-son Kleina e da maior partedo elenco para 2014 como pon-tos fundamentais. Com estaspermanências, o goleiro acre-dita que o grupo adquiriuespírito de equipe, além de semanter equilibrado dentro decampo. Semifinalista no Pau-lista, o Verdão marcou 27 golse sofreu 13, em 16 partidas.Tudo por conta da doaçãogeral dos atletas.

“Nenhum time conseguemarcar só com seis ou sete,nem atacar com três ou qua-tro. É impossível, porque so-brecarrega. Os de trás estãosendo importantes na parteofensiva, e os da frente nacompactação e marcação.

Fernando Prass, capitão do Palmeiras, tem

se destacado e está otimista com o clube

Nosso conjunto faz, porexemplo, o Kardec ser umdos goleadores. Sem a bolatodos defendem e isso estámuito claro na nossa cabe-ça. Atacando também nosajudamos. Isso traz equilí-brio e a assimilação foi óti-ma”, analisou.

Depois de manter a base dogrupo campeão da Série B em2013, o Palmeiras mantémambiente alegre no dia a diada Academia de Futebol. Ape-sar de não ser consideradafundamental, a amizade doelenco também ajuda no bomdesempenho do time, dono dasegunda melhor campanha doestadual, atrás só do Santos.

“A manutenção do Gil-son e do grupo criou umvínculo. Muitos times sãocampeões sem ter atletas ami-gos, porque se entendem em

campo. Se você juntar asduas coisas, fica mais fácilse sacrificar e fazer algo maispor alguém que você gosta.Algumas coisas não se trei-na, que é a vontade e ambi-ção de cada um vencer. Eesses jogadores do Palmei-ras tem isso. Conseguindojuntar tudo potencializamuito”, finalizou.

Com um dia a menos doque os demais semifinalistaspara se preparar, o Palmeirasantecipou a concentração doelenco. Por isso, após o trei-namento desta tarde na Aca-demia de Futebol, os jogado-res já se reúnem pensando napartida contra o Ituano, ama-nhã (30), às 18h30, no Paca-embu, onde o time está invic-to desde maio de 2013. Desdeentão são 23 jogos, com 18vitórias e cinco empates.

César Greco/Agência Palmeiras

Flamengo apresenta trêsnovidades contra a Cabofriense

Três mudanças e orien-tações somente na base dodiálogo. O Flamengo queentra em campo hoje (29)para definir uma vaga nadecisão do CampeonatoCarioca, diante da Cabofri-ense, não contará com osjogadores que estão inscri-tos na Libertadores. Jaymede Almeida, por sua vez,não fez questão de definircom atividades no campodo Ninho do Urubu ossubstitutos de Digão, LuizAntonio e Márcio Araújo.A tendência é que Recife,Muralha e Lucas Mugnientrem na equipe.

Após a vitória por 3 a 0na última quarta-feira (26),os titulares fizeram um tra-balho regenerativo no cen-tro de treinamento, enquan-to o restante do grupo par-ticipou de atividade técnica.Já ontem (28), o treinadorliberou os jogadores para otradicional recreativo de vés-pera de jogo, seguido de umtrabalho de finalização. Naparte final, Samir, Paulinho,Muralha, João Paulo e Chi-cão aprimoraram a pontariaem cobranças de faltas, en-quanto Hernane cobroupênaltis.

A opção por não fazerum trabalho tático chama aatenção principalmente pelanecessidade de improvisaçãona lateral direita. Sem LéoMoura, lesionado, e Léo, queestá entregue a preparaçãofísica, Jayme abriu mão deDigão por não ter o jovem àdisposição para pegar o

Emelec, pela Libertadores, edeu indícios de que observa-rá o jovem Recife, de 19 anos.

“Paulinho vai jogar naposição que vinha jogando,e o Digão está fora porquenão vai jogar no Equador.Temos esperança no Léo noEquador. Uma das possibi-lidades é o Recife começarjogando. Vamos dar umaolhadinha. É um jogador demeio-campo, temos que termuita paciência, mas a ten-dência é que joguemos comele”, afirmou.

A expectativa é de queJayme de Almeida coloqueem campo a mesma equipeque será utilizada diante dosequatorianos, em partidadecisiva pela Libertadores,Márcio Araújo, por sua vez,está relacionado. A únicanovidade em Guayaquil deveser o retorno de Léo, quetem deixado a comissão téc-nica otimista. Diante da Ca-bofriense, a tendência é queHernane, apesar de não vi-ver boa fase, seja mantido.

Mesmo em situação cô-moda no Carioca, Jayme deAlmeida se recusou a falarda partida contra o Emelece demonstrou certa insa-tisfação com a insistênciada imprensa no tema. Poroutro lado, o treinador con-firmou que Léo Moura eAndré Santos estão veta-dos. “O jogo que me inte-ressa é o Carioca, mas sóvou falar do Emelec depoisdo jogo. Estou sendo bemclaro desde o início da se-mana”, finalizou.

Reapresentação tem titularesna academia e Barbio de volta

Depois do empate em 1 a 1contra o Fluminense, o elen-co do Vasco se reapresentouna tarde de ontem (28), emSão Januário. Com a maioriados titulares na academia, osreservas foram a campo e par-ticiparam de treinos técnicos,como finalizações, sob o co-mando do técnico AdilsonBatista. Do time que enfren-tou o Tricolor, apenas o za-gueiro Luan e o volante Pe-dro Ken apareceram rapida-

mente no gramado.A novidade na atividade

ficou por conta do atacanteWilliam Barbio, que foi a cam-po pela primeira vez após alesão muscular na coxa direi-ta. O jogador iniciou a transi-ção entre a fisioterapia e apreparação física. O lateral-esquerdo Henrique, o zaguei-ro Douglas Silva e o meiaJhon Cley também fizeram ati-vidades à parte. Já Bernardo,com uma inflamação forte na

garganta, tentou treinar e nãoconseguiu.

O Vasco volta a treinar namanhã de hoje (29), no CFZ. Aequipe volta a campo no próxi-mo domingo para enfrentarnovamente o Fluminense pelasegunda e decisiva partida dasemifinal do Campeonato Ca-rioca. Uma vitória simples clas-sifica o Cruz-Maltino. Novoempate ou vitória tricolor levao clube das Laranjeiras para adecisão do estadual.

Coxa treina cobrança depênaltis com time definido

O Coritiba realizou na tar-de de ontem (28) o penúltimotreinamento antes da partidadecisiva contra o Maringá,marcada para amanhã (30),no Estádio Couto Pereira.Com atividades técnicas e tá-ticas no CT da Graciosa, oelenco faz hoje (29) o últimotreino antes de entrar em con-centração para o jogo quedefine quem passa à final doCampeonato Paranaense.

Para avançar, o Coxa pre-

cisa vencer o Maringá por doisgols de diferença. Se fizer umgol de vantagem, a vaga serádecidida nos pênaltis, situa-ção que mereceu uma atençãoespecial no treinamento. Apóso treinamento coletivo, DadoCavalcanti observou novejogadores treinarem cobran-ças de pênalti: o zagueiroChico, o volante Gil, o late-ral-direito Victor Ferraz, o la-teral-esquerdo Diogo, os mei-as Alex, Norberto e Robinho,

além dos atacantes Keirri-son e Roni. nas cobranças depenalidades, Alex e Gil fo-ram os destaques.

“Venho fazendo isso des-de quando estreamos naCopa do Brasil, onde tam-bém iniciamos o processo demata-mata. Temos dadoatenção especial nesse quesi-to, já são três semanas ondebusco alguns jogadores parafazer esse tipo de trabalho”,explicou Dado.

O PRESENTE | 31SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 ESPORTES

Abel Braga confirma Rafael Moura no clássico de amanhãTécnico tinha intenção de trabalhar no Beira-Rio de portões fechados, mas atividade aconteceu no CT Parque Gigante

INTER

O treino semiaberto de on-tem (28) não deixou o técnicoAbel Braga descontente. Após aatividade, o treinador conce-deu entrevista coletiva e ga-rantiu não ter segredos para oGre-Nal 400. A intenção inici-al, anunciada na quinta-feira(27), era de que o trabalho ocor-resse no Beira-Rio, de portõesfechados. Mas os planos não seconcretizaram e o comandan-te teve de mudar o local daatividade para o CT ParqueGigante. Os jornalistas foramaté a calçada da avenida Edi-valdo Pereira Paiva e acompa-nharam o exercício.

Abelão avalia que o únicoprejuízo foi com relação à bolaparada. O time, que terá a voltade Rafael Moura, já seria con-firmado antes do primeiro con-fronto da final do Gauchão:“Era só para manter a tradi-ção. Para um Gre-Nal, se fechao treino. Mas, se não pode trei-nar lá dentro (Beira-Rio), trei-na fora. Sem problema ne-nhum. Ficou um semiaberto,para vocês foi melhor. Eu iaconfirmar o time. A única coisaé que ia fazer mais bola paradae não deu”, afirmou.

A atividade mostrou a voltade He-Man à titularidade. En-quanto o jogador treinou no

time de colete, Wellington Pau-lista, que fora o substituto, tra-balhou na equipe reserva. Ra-fael Moura havia desfalcado oColorado nas duas últimas par-tidas pelo Gauchão, devido adores no joelho direito. Com aexceção do retorno, o Inter irá acampo com o mesmo time quevenceu o Caxias por 3 a 0 naúltima quarta-feira (26).

“Eu tenho a equipe na mi-nha cabeça. Vou pela minhaconsciência, minha opinião.Não tem segredo nenhum. As-sim como Wellington, Mouravinha marcando gols também.O Wellington foi lá e mostrou oquanto ele pode ser útil. Isso queé bom, você ter dois jogadores.Mas o Moura vinha como titu-

lar, está recuperado, então re-cupera a posição”, ressaltou.

Não houve explicação ofici-al para a mudança de local dotreino. Uma delas pode ter ser apreparação para a festa de rei-nauguração do Beira-Rio. Naúltima terça-feira (25), as tra-ves não estavam no campo doBeira-Rio, que já recebe os equi-pamentos para o espetáculo “OsProtagonistas”, marcado parao dia 05 de abril.

A escalação do Coloradopara o confronto com o Grêmiotem Dida; Gilberto, Paulão,Juan, Fabrício; Willians, Aran-guiz, Alex, D’Alessandro; JorgeHenrique e Rafael Moura. O gru-po realiza o último treino às 10horas de hoje (29).

Enderson descarta surpresas e vê evolução no GrêmioAo contrário do último

Gre-Nal, quando EndersonMoreira promoveu Luan aotime titular, o clássico de ama-nhã (30) não terá surpresas.Foi o que indicou o técnico apóso treino realizado ontem (28)no Olímpico. Sem dúvidas oumistérios, o comandante re-petirá a escalação pela quartapartida consecutiva. “Procu-ro jogar com as minhas con-vicções para que possamosproduzir mais. Acredito quenão teremos nenhuma surpre-

sa”, afirma o treinador.Para o treinador, a manu-

tenção do time é um dos moti-vos pelo crescimento da equipe.Em relação ao último Gre-Nal,disputado pela sétima rodadada fase de grupos do Gauchão,o time somente terá uma alte-ração: a entrada de Dudu navaga de Zé Roberto, lesionado.“Futebol é jogo de conhecimen-to em que os jogadores preci-sam entrosar. É muito impor-tante essa manutenção, princi-palmente pela formatação de

Federação confirma semifinalentre Londrina e Atlético-PR

O duelo decisivo entre Lon-drina x Atlético-PR, pela se-mifinal do Campeonato Para-naense, foi confirmado para apróxima quarta-feira (02) às20h30, no Estádio do Café. Apartida foi homologada pela

Federação Paranaense de Fute-bol (FPF) ontem (28), um diaantes da partida de ida entre asequipes. Hoje (29), Furacão e Tu-barão se enfrentam no Ecoestá-dio Janguito Malucelli, às 18h30.

Nesta semana, o Londrina

conseguiu o efeito suspensivoda punição de perda de mandode campo para jogar a decisãono Café em decorrência da in-vasão no empate em 0 a 0 con-tra o Paraná Clube, ainda naprimeira fase.

Oswaldo elogia Penapolensee cita eliminação de rival

O Santos enfrenta o Penapo-lense amanhã (30) na Vila Bel-miro, pela semifinal do Campe-onato Paulista. Na primeirafase, a equipe do interior foi aúnica a derrotar o Peixe - emPenápolis, o CAP venceu por 4a 1. Por isso, o técnico Oswaldode Oliveira mantém o respeitopelo adversário, mas descartapreocupação excessiva pelo re-sultado do primeiro confronto.

“Não tenho essa preocupa-ção. Nós respeitamos o Pena-polense como respeitaríamoso São Paulo, na mesma pro-porção. É um adversário quese apresenta para uma parti-da semifinal. Nossa preocu-pação é com o adversário e deque forma nós temos que atu-ar para vencer a partida”, dis-se o treinador.

O adversário do Alvinegrona semifinal do estadual elimi-nou o São Paulo nas quartas definal. No jogo disputado noMorumbi, a equipe do interiorfoi superior, mas não conseguiuvencer o duelo no tempo nor-

mal. Nos pênaltis, foi melhor efez 5 a 4, eliminando o time dotécnico Muricy Ramalho.

Com um grande rival a me-nos na briga pelo título do Pau-listão, Oswaldo de Oliveiraminimiza o fato de não dispu-tar um clássico na semifinal. Eleacredita que o peso da camisado Penapolense é menor, masnão pensa que o Peixe terá mis-são fácil no próximo domingo(06). “Penapolense jogou muitobem contra o São Paulo. Tive-ram até chance de decidir o jogoantes dos pênaltis. Acho que pas-sou quem mereceu, e nós vamosencarar com muita responsabi-lidade esse jogo”, completou.

O treinador ainda não esbo-çou a equipe que entra em cam-po na Vila Belmiro, mas devemanter os titulares que vence-ram a Ponte Preta por 4 a 0 naquarta-feira (26). Assim, o San-tos deve atuar com: Aranha,Cicinho, Neto, David Braz eEugenio Mena; Arouca, Cícero eGabigol; Geuvânio, Thiago Ri-beiro e Leandro Damião.

Paula Menezes/Globo Esporte

Rafael

Moura volta

ao time

titular no

Gre-Nal

uma maneira de jogar. Sempreprocurei mexer o mínimo pos-sível. Favorece muito dentro decampo. A equipe evoluiu muito.Sempre vamos procurar umencaixe melhor”, destaca.

Enderson volta a treinar aequipe na manhã de hoje (29),na Arena. Embora o trabalhoseja fechado para a imprensa,o time é conhecido e estará emcampo com: Marcelo Grohe;Pará, Werley, Rhodolfo e Wen-dell; Edinho, Riveros, Ramiro,Luan e Dudu; Barcos.

32 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Semana do Empreendedor terá oficinas em Entre RiosCapacitações serão realizadas na terça (1º) e na quinta-feira (03).

Palestras serão gratuitas e terão duração de três horas cada

ORIENTAÇÃO

Na Semana do Empreen-dedor serão oferecidas aos mi-croempreendedores individu-

ais de Entre Rios do Oeste duasoficinas. A primeira delas ocor-re na terça-feira (1º), a partir

das 19 horas, na Câmara deVereadores, sobre o tema “Seicontrolar meu dinheiro”. Na

oportunidade, serão apresen-tadas ferramentas voltadas aocontrole e à previsão de caixa.

A segunda oficina, que terácomo tema “Sei comprar”,acontecerá na quinta-feira (03),a partir das 19 horas, tambémna Câmara de Vereadores. Naocasião, serão repassadas al-gumas estratégias para com-prar bem e adquirir o que senecessita, com o propósito deajudar o empreendedor indi-vidual a compreender preços eprazos de pagamentos favorá-veis, e assim atender às neces-

sidades de seus clientes e au-mentar a lucratividade.

As oficinas terão trêshoras de duração cada eserão gratuitas, disponibi-lizadas a partir de parceriaentre a administração mu-nicipal e o Sebrae.

As vagas são limitadas epara mais informações e ins-crições os interessados podementrar em contato pelos tele-fones (45) 3257-1233 ou 9985-5158, na Sala do Empreende-dor, anexa à Associação Co-mercial e Empresarial (Acier).

Subgrupamento de Bombeirosdevolve equipamentos

Nesta semana, o sargen-to Jairo Kaiser, acompanha-do do responsável pelo co-mando do 3° Subgrupamen-to de Bombeiros de Mare-chal Cândido Rondon, ten-dente Luciano Merlo, devol-veram equipamentos para asecretária de Saúde, ElveniCapitani Turmina, que ha-viam sido repassados peloPoder Público para seremutilizados na ambulância dacorporação. São eles um res-pirador, uma bomba de in-

fusão e um monitor cardio-versor bifásico.

Em recente vistoria reali-zada pelo Corpo de Bombei-ros no veículo, constatou-seque os mesmos não estavamsendo utilizados, pois estesdevem ser manuseados so-mente por médicos.

Conforme a secretária deSaúde, estes equipamentosagora serão alocados na am-bulância UTI Móvel do mu-nicípio e também no Hospi-tal Municipal.

Divulgação

Semana CulturalIndígena começa dia 08

A Comissão Organizadorada 13ª Semana Cultural Indí-gena visitou a Secretaria deEducação de Medianeira paradivulgar o evento, que aconte-ce de 08 a 11 de abril, na TerraIndígena Tekoha Ocoy, em SãoMiguel do Iguaçu.

Uma programação diversi-ficada está sendo preparadapara a Semana, com apresenta-ções culturais das tradições,danças, medicina natural e ven-da de artesanato indígena. Os

ingressos para visitação terãoum custo de R$ 3 por pessoa.Haverá almoço no local, a R$ 10,com venda antecipada.

As escolas e grupos de Medi-aneira e da região interessadosem participar devem agendar avisita. Contatos: Departamen-to de Cultura de São Miguel doIguaçu (45) 3565-2429; ColégioEstadual Indígena Teko Ñemo-ingo - diretora Cleonice Feyh(45) 8433-8783; ou o caciqueDaniel (45) 9134-0877.

Equipamentos

estão em ótimo

estado de

conservação

e foram

repassados à

Secretaria de

Saúde

O PRESENTE | 33SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 GERAL

BAIRRO PRIMAVERA

Alunos protestam contra entulho jogado na área de escolaDireção e estudantes fizeram passeata com faixas e entregaram cartazes de conscientização

Conscientizar a populaçãosobre os cuidados com o meioambiente foi o principal objeti-vo da mobilização realizada natarde de ontem (28) pela dire-ção e coordenação da EscolaMunicipal 25 de Julho e daEscola Estadual Monteiro Lo-bato, ambas situadas no Jar-dim Primavera, em MarechalCândido Rondon. A ação con-tou com apoio da SecretariaMunicipal de Agricultura eMeio Ambiente e nela os estu-dantes dos educandários en-tregaram panfletos nas casasdo bairro, além de terem feitouma passeata com cartazes.

De acordo com a diretorada escola, professora MariseKopp, há cerca de 15 dias aSecretaria de Agricultura re-colheu lixos, entulhos e ga-lhos, contudo alguns mora-

Professores e alunos fizeram passeata pelas ruas do bairro; na foto, entulhos jogados na calçada do educandário

dores já jogaram novamenteentulhos, colchões e até umsofá velho na calçada e partedos entulhos estava na áreadas escolas. “Nós queremoscom o manifesto fazer um aler-ta à comunidade, pois temoscomércio no bairro e na escolatemos aula de educação ambi-ental e tratamos sobre recicla-gem. De nada adianta os alu-nos aprenderem o assunto naescola, se alguns pais e mora-dores fazem o oposto do que éensinado”, afirma Marise.

Segundo ela, há poucotempo foi falado sobre a im-portância de cuidar para nãoter focos de dengue e essesentulhos jogados proliferam,tornando iminente o risco dereprodução de criadouros domosquito da dengue.

Para Adriano Backes, da

Secretaria de Agricultura, pou-co resolve a prefeitura recolherentulhos se a comunidade nãorespeita e joga o lixo a todomomento nas calçadas e ruas.

São realizadas três reco-lhas por bairro durante o anoe a próxima deverá acontecerem meados de 20 de maio. “Oconhecimento que os profes-

sores transmitem aos alunosdeve surtir efeito positivo napopulação, nos moradores dobairro”, finaliza a diretoraMarise.

Encontro do R-20 trata sobre corretadestinação de resíduos sólidos

Aconteceu na terça-feira (25),na sede da Federação das Indús-trias do Estado do Paraná, emCuritiba, reunião do R-20 - gru-po criado pela Secretaria do MeioAmbiente e que reúne represen-tantes dos 86 municípios, res-ponsáveis pela geração de 90%dos resíduos no Paraná. O gru-po busca soluções para sepa-ração, coleta, transporte e des-tinação final de diversos tiposde materiais descartados. O R-20 chama a responsabilidadeda correta destinação dos resí-duos sólidos para os fabrican-tes, distribuidores, comercian-tes, consumidores e tambémpara o setor público.

Marechal Cândido Rondonpertence à região de Toledo e

Encontro reuniu diversas lideranças do Estado em Curitiba

foi representado pelo enge-nheiro ambiental da Secreta-ria de Agricultura e PolíticaAmbiental, Marcos José Cha-ves. Além de representantesdos municípios, também par-ticiparam do encontro secre-tários do Governo do Estado.

Conforme Chaves, foramvários os assuntos discutidosna oportunidade, quando a Se-cretaria do Meio Ambiente eRecursos Hídricos recebeu oplano de logística reversa dosresíduos sólidos gerados pelacadeia produtiva de madeiras emóveis do Estado.

O documento mostra os ti-pos de resíduos gerados, bemcomo programas, ações, metase prazos a serem cumpridos

para a efetivação da logísticareversa em todas as empresasdo setor. Logística reversa é onome dado ao processo de re-torno de produtos, embalagensou materiais para o local aondeele foi fabricado, ou seja, para olocal de origem.

Outro tema discutido noencontro foi a correta destina-ção de lâmpadas, pneus, emba-lagens lubrificantes e medica-mentos vencidos.

Segundo o engenheiro am-biental rondonense, estes aspec-tos vão ter reflexo também nonosso município e representamum grande avanço quanto apreservação do meio ambiente.

A próxima reunião do R-20está marcada para o mês de abril.

Divulgação

Entre Rios do Oesteincentiva atividade leiteira

A administração de En-tre Rios do Oeste, por inter-médio da Secretaria de Agri-cultura e Meio Ambiente,está incentivando a bacialeiteira do município a par-tir da execução de progra-mas e serviços oferecidos aosprodutores. O objetivo éprestar auxílio aos peque-nos produtores rurais e ofe-recer incentivos na melho-ria de pastagens, com servi-ços na descompactação dosolo e com o fornecimentode 120 quilos de semente deaveia por produtor.

Na melhoria genética, omunicípio fornece o sêmenbovino de forma gratuita aosprodutores, da mesma for-ma é dada importância nasanidade animal, pois existeum programa dentro da Se-cretaria de Agricultura e

Meio Ambiente que atende epresta auxílio nos examesde brucelose e tuberculose,que é uma exigência para acomercialização do leite.

Segundo o secretário dapasta, Iloir Boni, o governomunicipal tem investido nosetor produtivo e agropecu-ário do município, pois omesmo possui uma impor-tância significativa nessa ad-ministração. "O intuito é au-mentar a produção, dimi-nuir custos e gerar mais ren-da na agricultura familiar,pois a bacia leiteira tambémfomenta o comércio, geran-do riquezas e empregos nomunicípio", ressalta.

Conforme o secretário, ospedidos e agendamento dosserviços devem ser feito jun-to à Secretaria de Agricultu-ra e Meio Ambiente.

Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Iloir Boni: "O intuito é

aumentar a produção, diminuir custos e gerar mais renda

na agricultura familiar, pois a bacia leiteira também fomenta"

Divulgação

Joni Lang/OP

34 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Dois jovens são condenados a 35 anos de prisãoDe acordo com o Júri, eles são culpados por um homicídio e por outras quatro tentativas de homicídio

TOLEDO

O Tribunal do Júri da Co-marca de Toledo se reuniuna quinta-feira (27), julgoue condenou os réus DiegoRodrigo Rocha e Eliseu Leo-nardo dos Santos, ambos de22 anos, acusados de tenta-tiva de homicídio e homicí-dio ocorridos em maio de2011, no Bairro Jardim Amé-rica, em Toledo. Os dois acu-sados negaram envolvimen-to nos crimes. O julgamentopopular foi encerrado porvolta das 23 horas.

O Conselho de Sentençadecidiu pela condenação dosréus a uma pena de 35 anos e21 dias de reclusão em regime

Jovens de 22 anos teriam disparado contra pessoas que

participavam de uma festa; eles negam o crime

fechado. Eles eram acusadospor quatro tentativas de ho-micídio qualificado e um ho-micídio qualificado. O júri po-pular foi presidido pela juízade direito Luciana Lopes doAmaral Beal.

CRIMEO crime ainda é lembrado

pela comunidade. Em 16 demaio de 2011, por volta das 19horas, no Jardim América, Di-ego, Eliseu e uma terceira pes-soa não identificada teriamentrado em uma casa ondehavia uma confraternizaçãopara comemorar o título docampeonato de futebol suíço.

Eles efetuaram vários tiroscom arma de fogo, que atin-giram cinco pessoas, resul-tando na morte de EdimarAguiar dos Santos.

Na época, o caso foi enten-dido como uma rixa entrealguns moradores dos doisbairros. O homem que seria oprincipal alvo dos atiradoresnão se encontrava no local.No entendimento da Justiça,o crime ocorreu por motivotorpe, uma vez que consistiuem um revide pelo fato dehaver uma rixa de algunsmoradores do Jardim Améri-ca com outros moradores doBairro Santa Clara IV.

Radar BO

Policiais prendem suspeitos de tráfico de drogasA Polícia Militar prendeu

quinta-feira (27), em Toledo,dois homens suspeitos de tráfi-co de drogas. Foram duas açõesdistintas. A primeira aconte-ceu próximo a um bar, no Jar-dim Concórdia, depois que ospoliciais à paisana desconfia-ram de um indivíduo.

O jovem de 20 anos não rea-giu à prisão. No bolso de suabermuda, os policiais encontra-ram uma porção de cocaína eR$ 417 em dinheiro. Em seguidaa equipe se deslocou até a resi-dência do rapaz, no Jardim Par-que Verde, onde ele mora com aavó. No local foram encontradasmais oito pedras de crack emba-ladas e prontas para venda.

Em seguida, por volta das20h30, equipes da Ronda Osten-siva Tático Móvel (Rotam) e doServiço Reservado foram infor-mados de que em uma residênciado Jardim Europa estaria ocor-rendo o tráfico de drogas. Os po-

Detidos estavam com pedras de crack e porção de cocaína

liciais foram até o local, observa-ram a movimentação de pessoase entraram na casa, onde foramlocalizadas 25 pedras de crack,prontas para comercialização.

O detido assumiu a proprie-dade da droga e informou à equi-pe policial que estaria comerci-

Divulgação/PM

Acidente deixa um feridono centro rondonense

Um acidente de trânsitoregistrado por volta das 15horas de ontem (28) deixouuma pessoa ferida, no cen-tro de Marechal CândidoRondon. A colisão aconte-ceu no cruzamento da Ave-nida Rio Grande do Sul coma Rua Tiradentes. O choqueentre uma Honda Biz e oFord Fiesta, ambos com pla-cas de Marechal Rondon, aca-bou com uma mulher de 25anos ferida. De acordo com

informações dos conduto-res, a Biz seguia pela Aveni-da Rio Grande do Sul quan-do teve a frente cortada peloFiesta, que seguia pela RuaTiradentes. A passageira daBiz sofreu escoriações, foiatendida por uma equipe doServiço de AtendimentoMóvel de Urgência (Samu) eencaminhada para examesna Unidade de Saúde 24Horas. O condutor do Fies-ta não ficou ferido.

Mulher foi atendida por uma equipe do

Samu e se recupera sem complicações

AquiAgora.net

Um morador de Missalmorreu no fim da noite dequinta-feira (27), após o carroem que ele estava colidir comoutro veículo, em um semáfo-ro em frente à rodoviária deFoz do Iguaçu. A Central deOperações do Corpo de Bom-beiros de Foz do Iguaçu foiacionada por um homem, quedisse que algumas pessoas es-tavam presas às ferragens.

Duas ambulâncias foramenviadas ao local, onde foiconstatada a colisão envol-vendo um Golf com placas da

Morador de Missal morre em acidente

alizando o entorpecente e queteria adquirido cem gramas dadroga na rodoviária em Guaíra.

Em ambos os casos os deti-dos e a droga foram encami-nhados à Delegacia de PolíciaCivil. Os suspeitos permane-cem presos.

cidade de Santa Terezinha deItaipu, conduzido por Henri-que Muller, e um Gol com pla-cas de Missal, conduzido porLeandro José Sauthier, que não

resistiu aos ferimentos e mor-reu ainda no local. Outrasquatro vítimas - duas do Golfe duas do Gol - foram socor-ridas em estado grave.

Motorista

do Gol não

resistiu e

faleceu no

local

Tribuna Popular

TRANSPORTE E INCENTIVO UNIVERSITÁRIO

Novos estudantes de PatoBragado firmam contratosEm 2013 foram 167 benefícios que totalizaram mais de R$ 180 mil

O PRESENTE | 35GERALSÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Na reunião realizada naquinta-feira (27), no CentroCultural de Pato Bragado,novos estudantes universitá-rios aderiram aos programasde Incentivo à Formação Uni-versitária e Transporte Esco-lar. Na ocasião, a secretáriade Educação e Cultura, NadirThomas, repassou as infor-mações sobre os programas eprocedeu com a assinaturados contratos aos novos inte-ressados. O ato contou com apresença do prefeito ArnildoRieger e do diretor de Cultu-ra, Mauro Pasinato.

O programa Incentivo Uni-versitário beneficia com atéR$ 140 mensais o custo das men-salidades e até R$ 105 o trans-porte até instituições de EnsinoSuperior e centros de ensinotécnico de outros municípios.

De acordo com a secretáriade Educação e Cultura, neste

ano 20 novos alunos ingres-saram no incentivo universi-tário (lembrando que o nú-mero pode aumentar), en-quanto que no transporte es-colar foram 42. No total, se-gundo ela, são 130 alunosbeneficiados com o transpor-te e 59 com o incentivo uni-versitário. “Só em 2013 foram167 benefícios que totaliza-ram mais de R$ 180 mil”, frisa.

Se concluir o curso, o valor

não precisa ser devolvido peloestudante, desde que apresen-te semestralmente um com-provante de frequência esco-lar e relatório de notas. Emcontrapartida, se convocado,terá que prestar dez horas deserviços comunitários.

Para receber os valoresmensalmente, os estudantesdevem encaminhar a cópia doboleto pago da mensalidadeaté o dia 25.

Secretária Nadir Thomas orientou os novos estudantes

Se a informação e a consciência da realidade são funda-

mentais ao exercício da cidadania, à consolidação das

instituições democráticas e à defesa e preservação dos

interesses coletivos, o trabalho da imprensa séria e isenta

é cada vez mais decisivo ao desenvolvimento econômico e

bem-estar social dos cidadãos.

Graças ao trabalho corajoso e competente de equipes de

reportagem de jornais, revistas, emissoras de rádio e tele-

visão e até mesmo espaços profissionais nas redes sociais,

os brasileiros estão cada vez mais bem informados da

ocorrência, gravidade e extensão de equívocos e irregulari-

dades, cuja punição, correção e prevenção dependem de

suas escolhas presentes e futuras.

Sem a vigilância e cobertura imparcial dos meios de

comunicação, muitas vezes enfrentando a insatisfação de

detentores do poder e correndo o risco de perder patrocina-

dores públicos e privados, a população nem sempre acom-

panharia distorções da administração pública, abusos da

iniciativa privada e crimes praticados por grupos organiza-

dos e marginais isolados.

Graças ao noticiário sério, os cidadãos tomam conheci-

mento dos autores e consequências de erros, falhas, omis-

sões e irregularidades de agentes públicos ou privados,

sempre com prejuízos, desconfortos e sofrimentos à popu-

lação, especialmente aos mais pobres, que dependem de

serviços de qualidade.

Na instância federal, são denunciados escândalos de

corrupção, gastos com a Copa do Mundo superiores aos três

últimos eventos juntos, desvalorização de 50% da Petrobras

em quatro anos, deterioração da infraestrutura de transpor-

tes, problemas no atendimento da saúde, má qualidade da

educação, empréstimos subsidiados para obras em Cuba,

Venezuela, Bolívia e outros países, perdão de dívidas de

nações africanas, descontrole de gastos públicos e ameaça

de retorno da inflação, entre outros fatos lamentáveis.

Da mesma forma, em todos os Estados, os meios de

comunicação denunciam diariamente atrasos na execução

das obras públicas, falta de conservação de rodovias, pro-

blemas no abastecimento de água e energia elétrica, super-

lotação de penitenciárias, falta de escolas e de ensino de

qualidade, aumento da violência, defasagem nos venci-

mentos de servidores e outras dificuldades, apontadas por

autoridades municipais e contribuintes.

No plano municipal, a imprensa denuncia com a mesma

regularidade e destaque a falta de médicos, medicamentos,

exames e unidade de postos de saúde, deterioração ou falta

de pavimentação urbana, falhas e/ou limitações da coleta

de lixo, defasagem na remuneração de servidores, mau

atendimento nas repartições públicas, falta de moradias

populares, má conservação de estradas rurais, falta de apoio

aos segmentos produtivos e assim por diante, de acordo com

as reclamações de cidadãos e lideranças comunitárias.

Até na agropecuária, a população depende cada vez

mais das informações da imprensa, seja para acompanhar

o mercado agrícola e as previsões de comportamento do

clima ou manifestar a insatisfação com a estrutura de

escoamento da produção, e partir da porteira da proprieda-

de, entre outras carências de moradores do interior.

Por tudo isso, os brasileiros precisam fazer justiça, reco-

nhecendo e valorizando o trabalho de veículos e profissio-

nais de comunicação conscientes de suas responsabilida-

des com a informação e comprometidos com os anseios de

todos os segmentos, inclusive ideológicos, da sociedade.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

dep.di lceusperaf [email protected]

O TRABALHO DA IMPRENSAE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

PROMOÇÃO “VERÃO SEM DENGUE”Divulgação

A Prefeitura de Nova Santa

Rosa, por meio da Secretaria

de Saúde, realizou na

quinta-feira (27) o último

sorteio da promoção “Verão

Sem Dengue”. A ganhadora

da caixa térmica de 44 litros

foi Sonia Dal Castel, que

automaticamente premiou o

seu vizinho da direita, Milton

Alexandre, e a sua vizinha

da esquerda, Anne Genevra.

Ambos ganharam uma

cadeira de praia cada. A

premiação foi entregue pela

secretária de Saúde, Marlice

Wutzke Fernandes, e pelas

agentes de endemias.

Marili Besso

saúde exige mui-tos cuidados porparte de todosnós, e no casodas crianças, é

algo ainda mais necessário. Alémde consultas regulares a médi-cos, também é sugerido visitas adentistas, uma vez que, por setratar de pessoas ainda peque-nas, muitas não sabem identifi-car sintomas de problemas oufuturas complicações.

Para manter a saúde bucal emdia, evitar o surgimento de doen-ças ou corrigir eventuais proble-mas, a sugestão é de que pais emães levem seus filhos para umaconsulta com um odontopedia-tra antes deles completar um ani-

nho, ou tão logo nasçam os pri-meiros dentes. De acordo com aespecialista em Odontopediatriae Ortopedia funcional dos maxi-lares, Luciele Cenedese Geram, queatua em Marechal Cândido Ron-don, desta forma, os pais recebemtodas as informações necessáriassobre como realizar a limpeza dosdentes. “Também são explicadosos cuidados com amamentaçãonoturna, pois mesmo que esta sejado peito da mãe, ao contrário doque muitas pessoas pensam, tam-bém é causadora da doença cárie,quando não se faz a higienizaçãoadequada. Nós orientamos sobrealimentação, introdução precocede doces na dieta da criança, usode chupeta, dedo, mamadeira e

sobre qual é a melhor idade pararemover esses hábitos”, informa.

Segundo ela, apesar de seremconsiderados por muitos paiscomo os "vilões" dos dentes, osantibióticos não são responsáveispelo aparecimento das cáries. “Paise filhos devem estar motivadossobre a prevenção e manutençãoda saúde bucal, pois uma boa edu-cação começa no berço e uma boadentição também”, ressalta.

Luciele lembra que um dosprincipais cuidados está relacio-nado sobre como realizar corre-tamente a higienização e escova-ção adequada da boca e dos den-tes do bebê, prevenindo a cáriede mamadeira (cárie severa daprimeira infância), que acometeainda um grande número de cri-anças. Também deve cuidar daprevenção da doença periodon-tal, que acomete as estruturasósseas e a gengiva, além de su-pervisionar a escovação das cri-anças até a adolescência, mesmoque elas já saibam escovar osdentes sozinhas.

IMPORTÂNCIAA odontopediatria é a espe-

cialidade que cuida dos bebês,

crianças e adolescentes. Tem amelhor maneira de lidar com ascrianças que chegam ao consul-tório com medo, por vezes cau-sado até mesmo pelos adultos,que passaram por experiênciasruins com dentistas e, muitasvezes, já chegam com estágio dedor para o tratamento. “Outraárea bastante trabalhada por nósé a ortopedia funcional dos ma-xilares, que previne e trata pro-blemas de má oclusão, que en-volvem a parte óssea da face dacriança e consequentemente nosdentes, sendo que corrigimos afunção muscular desordenada dopaciente, que é uma das respon-sáveis pelo crescimento. A partirda normalização das funções, ocrescimento acontecerá de formanormal e adequada”, enfatiza.

O consultório contribui paraque a criança se sinta à vontadee tranquila, diz a odontopedia-tra. “Quando as crianças são le-vadas desde cedo, cria-se um vín-culo de confiança entre pais, den-tista e filho, o que facilitará todoe qualquer tipo de tratamentoque a criança possa vir a preci-sar. O foco do nosso trabalho estáem motivar pais e crianças amanterem sua saúde bucal emdia, e o exemplo deixado pelospais com a sua própria saúdebucal fará com que a criança en-tenda e cuide da saúde bucaldela”, afirma.

Luciele ressalta que os paisdevem estar atentos aos sinais etomar cuidados básicos com aescovação dos dentes dos filhos.“São cuidados simples, como otamanho da escova ser adequadoà idade, que corresponde ao ta-manho da boca da criança. A es-covação deve acontecer de duas atrês vezes por dia, sendo que ànoite deve ser supervisionada

pelos pais. O uso de creme dentalcom flúor está sendo novamenteindicado, pois as últimas pesqui-sas realizadas mostraram que oíndice de cárie tem aumentado.Com estes resultados, foram fei-tas pesquisas sobre a quantidadede flúor que a criança engole emuma escovação, e provou-se que éseguro a sua utilização”, expõe.

A Associação Brasileira deOdontopediatria recomenda queseja utilizado creme dental comflúor (1.100ppm de flúor) umavez ao dia, já a partir do momen-to que nasçam os primeiros den-tes. A orientação sobre a quanti-dade de creme dental e a frequên-cia a ser utilizada depende dorisco da doença cárie de cadacriança, que será identificado ediagnosticado pelo odontopedi-atra. Outro detalhe é que o fio-dental deve ser utilizado umavez ao dia, a partir do momentoque tiver dois dentes em contato.

DOENÇASEntre as doenças que geral-

mente acometem as criançaspequenas estão a cárie, doençaperiodontal (osso e gengiva); pro-blemas de má oclusão, que po-dem ser genéticos ou adquiridospelo uso de chupeta, dedo, ma-madeira ou função muscular semcoordenação; traumatismo den-tário, que não é uma doença, po-rém acontece devido a acidentese quedas, podendo levar a fratu-ras de dente, mobilidade, e atémesmo a perda precoce do dente.

Luciele diz que, apesar decampanhas de orientação e detodo tipo de informação disponí-vel aos pais, infelizmente aindaexistem muitos casos de cárie emcrianças pequenas. “São casosiniciais, como manchas brancas,lesões de cavidades (buraqui-

nhos) até estágios mais avança-dos, quando aparecem lesões deabcesso (pús), que é a fase em quea lesão chega ao canal do dente,causando fortes dores ao pacien-te. É preciso estar sempre atento,pois a restauração do dente nãoé a cura para a cárie”, ressalta.

Em relação aos dentes decí-duos, ou dentes de leite, como sãomais conhecidos, a odontopedi-atra explica que eles merecemcuidados adequados. “Não é por-que vão cair que o paciente nãodeve cuidar. Em média inicia-sea troca pelos dentes permanen-tes aos seis anos de idade, poden-do terminar próximo aos 14anos”, informa.

Entre as principais razões paracuidar dos dentes de leite estão amastigação dos alimentos, que é oprimeiro passo para uma boa di-gestão; auxiliam no crescimento edesenvolvimento dos ossos emúsculos da face; ajudam na pro-núncia correta das palavras; de-glutição adequada; estética, sendoque a aparência da criança interfe-re diretamente na autoestima;além disso, guardam o espaçopara os dentes permanentes, queirão substituir no futuro, direci-onando-os, para que nasçam na

posição adequada.Com a experiência

adquirida ao longo de suaatuação, Luciele destaca que oponto positivo é que muitos paistêm se conscientizado sobre a im-portância de levar seus filhos pe-quenos regularmente ao odonto-pediatra. “Grande parte procurabem cedo, mas ainda existem cri-anças que chegam ao consultórioquando têm cárie, vindo ao con-sultório apenas quando os paispercebem o problema. O médicopediatra é um grande aliado quenós temos, pois é com ele que acriança tem o primeiro contato.Muitos encaminhamentos sãofeitos por eles, que também de-monstram preocupação com asaúde bucal, porta de entrada donosso corpo”, enaltece.

“A cada dia que passa, aumen-ta o número de pais que nos procu-ram. Eles estão interessados emnão deixar os filhos passar peloque eles passaram quando bempequenos. Nunca é tarde para co-meçar a cuidar. Sempre podemosevitar o prejuízo maior e em umfuturo próximo teremos a maioriadas crianças livres de cárie. É pre-ciso lembrar que prevenir é sem-pre o melhor remédio”, conclui.

As irmãs Isabella e Nathalia Bregoli, denove e seis anos, respectivamente, contamque os pais sempre tiveram muitos cuidadoscom a saúde bucal das duas, desde muitocedo. Isa começou a ir à odontopediatra aosdois anos e quatro meses, enquanto Natiiniciou mais cedo, com um ano e cinco meses.Elas vão à dentista regularmente a cada seismeses, ou quando têm necessidade, no casode dente mole ou para restauração, mas ain-da não tiveram cárie.

Isa e Nati dizem que escovam os dentestrês vezes ao dia, além de passar fio-dentalduas vezes ao dia. E os cuidados não parampor aí: as irmãs fazem bochecho, embora não

todos os dias. Entre tantos cuidados, as duasgarantem que ainda não tiveram dor de dentea ponto de ficar sem dormir. Os cuidadostomados com a saúde bucal das pequenas sãoconsiderados ótimos, tanto que Isa passouapenas por pequenas restaurações, enquantoNati ainda não precisou.

Quando bem pequenas, elas tiveram umpouco de medo de ir ao dentista, mas passoulogo, pois os pais sempre explicavam que é bompara a saúde. A pequena Nati comenta que querter dentes fortes e bonitos igual a sua tia quereside em Cascavel. Isa comenta que os paiscuidam bem da saúde bucal dela e de sua irmã,além de cuidar da saúde em geral das duas.

Carla, mãe de Isa e Nati,explica que ela e seu maridoVanderlei estimulam mui-to os cuidados com trata-mento e prevenção, tantoque a cada seis meses é apli-cado flúor nos dentes dasfilhas. Segundo ela, quandocriança, os seus pais tam-bém cuidavam bastante dasaúde bucal e isso já vem demuito longe na família, tan-to é que a mãe de Carla, com58 anos de idade, tem todosos dentes naturais. Se de-pender da família Bregoli,os cuidados com a saúdebucal permanecerão pormais gerações, prevalecen-do o zelo desde muito cedopor dentes sadios.

38 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

REUNIÃO DE ESCLARECIMENTO

Produtor de leite deve se adequar a novas regrasEvento para sanar dúvidas sobre as novas normas para produção e

comercialização de leite acontece na próxima semana em Marechal Rondon

Os produtores de leite detodo o país devem se adequar àsnovas normas para a produçãoe comercialização do produto.Para esclarecer dúvidas a cercade dois mil pecuaristas de Ma-rechal Cândido Rondon, Mer-cedes e Quatro Pontes, a Secre-taria Estadual da Agricultura edo Abastecimento (Seab) ron-donense está preparando umapalestra na sede do SindicatoRural, que acontece na terça-feira (1º), a partir das 13h30.

O evento deve reunir os se-cretários de Agricultura dostrês municípios, além represen-tantes dos laticínios Frimesa,Nituano e Quatá e de mais de 20veterinários que prestam as-sistência aos produtores des-ses municípios. Entre as mu-danças que passam a ser exigi-das está um maior controle das

doenças brucelose e tuberculo-se. As informações são do técni-co administrativo da Seab emRondon, Josoé Martins Cláudio.

“Essa reunião é importantepara passar informações acer-ca das mudanças na lei que regea comercialização de leite. Es-sas mudanças têm gerado mui-tas dúvidas aos pecuaristasprodutores de leite. A Seab queresclarecer esses questionamen-tos a toda a cadeia produtiva, aquem produz, a quem compra ea quem atesta a saúde do reba-nho”, destaca. Cláudio explicaque os veterinários que aten-dem produtores serão dissemi-nadores da informação.

As exigências, de acordocom ele, são principalmentecom relação à realização deexames de tuberculose e à va-cinação contra a brucelose. A

reunião será conduzida porNilson Gouveia, da Seab local eque estudou a fundo as novasmudanças. “Esse assunto émuito importante. É preciso seater às mudanças”, garanteCláudio, que amplia. “Em prin-cípio essas mudanças afetamsomente a cadeia leiteira, masacredito que em pouco tempoessas obrigações serão feitas atodos os pecuaristas”.

Produtores também são con-vidados, mas o espaço no Sindi-cato Rural é reduzido. “Quemnão conseguir ir nessa reunião,terá nova oportunidade, destavez em Toledo”. No dia 10, tam-bém às 13h30, a Agência de Defe-sa Agropecuária do Paraná (Ada-par) comanda um evento sobre omesmo tema. A reunião em Tole-do acontece no Centro de Even-tos Ismael Sperafico.

Paraná e cinco Estados defendema padronização de inspeção

A padronização dos siste-mas de fiscalização e inspeçãosanitária dos produtos de ori-gem animal foi um dos assun-tos discutidos pelo Paraná eoutros cinco Estados duranteo Fórum Nacional dos Execu-tores de Sanidade Agropecu-ária (Fonesa), realizado quar-ta-feira (26), durante a FeiraInternacional de ProteínaAnimal, que aconteceu no Ex-potrade, em Pinhais. Partici-param do debate os repre-sentantes do Paraná, SantaCatarina, Rio Grande do Sul,São Paulo, Mato Grosso doSul e Minas Gerais.

Para o secretário estadualda Agricultura, Norberto Or-tigara, a discussão entre osestados é extremamente im-portante. “É preciso ficaratento às questões de sanida-de e boas práticas para cons-truir soluções. Esta é umaoportunidade para gastarenergia e unir conhecimento,com o objetivo de encontrarmeios para que a nossa pro-dução mantenha a chancelada qualidade e chegue aosmercados do mundo sem res-trições”, afirmou Ortigara.

O Paraná, representado porsua Agência de Defesa Agrope-cuária (Adapar), colocou emdiscussão a adesão de todos osEstados ao Sistema Brasileirode Inspeção de Produtos deOrigem Animal (Sisbi). “O ser-viço de inspeção desses esta-dos foi considerado equiva-lente, mas tenho a impressãode que esta equivalência nãoestá sendo cumprida na suatotalidade. É preciso ter o mes-mo critério, não basta apenasseguir os mesmos procedi-mentos”, apontou InácioAfonso Kroetz, presidente daAdapar. Segundo Kroetz, aadesão ao Sisbi daria a garan-tia de que os produtos de ori-gem animal consumidos emtodo o território nacional pos-suem a mesma qualidade, umavez que foram inspecionadossob os mesmos critérios. Des-ta forma, a fiscalização dosprodutos inspecionados ga-rantiria sua livre circulaçãoentre os estados.

Opinião compartilhadapor Enori Barbieri, represen-

tante da Defesa Agropecuáriade Santa Catarina. “É precisoter uma padronização nacio-nal dos serviços feitos pelosestados, supervisionado peloministério. O produto con-sumido em Santa Catarinatem que sofrer a mesma fis-calização do produto feito emSão Paulo, Paraná ou naBahia”, acredita.

MODERNIZAÇÃOOutro ponto destacado no

fórum foi a necessidade demodernização do Sisbi antesda adesão dos Estados. “Esta-mos abertos à inovação, masgostaríamos de mais partici-pação do Ministério da Agri-cultura para que possamosencontrar uma nova forma deinspeção sanitária para todosos estados”, apontou EraldoMarques, representante daDefesa Agropecuária do RioGrande do Sul.

Na visão do coordenadordo Departamento de Inspeçãode Produtos de Origem Ani-mal do Ministério da Agricul-tura, Leandro Feijó, este é ocaminho a ser seguido em bus-ca da melhoria dos serviços desanidade agropecuária dopaís. “Estamos abertos a dis-cussão sobre como moderni-zar os procedimentos que ainspeção necessita para criarum padrão único que dê a se-gurança esperada pela popu-lação brasileira e que atendaaos requisitos sanitários dosdiversos países com os quaisnós temos relação comercial”,disse ele. “É um desafio impor-tante, pois o Sisbi é a porta deentrada para unir os conheci-mentos das esferas federal eestadual para transferir acer-tos e erros na busca por ummodelo ideal”, complementou.

No caso de Mato Grossodo Sul, o governo procura amelhor maneira de imple-mentar o sistema brasileiro.“Estamos tentando nos ade-quar ao Sisbi e temos sentidodificuldade. Mas essa trocade informações nos auxilia atomar diretrizes, usando aexperiência dos outros esta-dos como nosso guia”, expli-cou a representante do Esta-do, Maria Cristina Carrijo.

Entressafra eleva preço do leite pago ao produtorApós período de seca nas

principais regiões produtorasde leite, menor produção docampo e início da entressafrana região Sul do Brasil, o Cen-tro de Estudos Avançados emEconomia Aplicada (Cepea) re-gistrou alta nas cotações doleite pago ao produtor no mêsde março. O período geral-mente tem alta nos valores doproduto, justamente pelo iní-cio da entressafra.

O preço do leite subiu 3,22%comparado ao mês anterior,que resultou em um aumentode quase R$ 0,3 por litro. O va-lor final ficou em R$ 0,941/litro(valor líquido, sem contabili-

zar frete e impostos). Esse foi oprimeiro aumento após qua-tro meses consecutivos de que-da. Comparado ao mesmo pe-ríodo do ano passado, o valor é5,94% maior e está 21,08% aci-ma da média dos últimos dezanos do mesmo mês.

Ainda de acordo com oCepea, a captação do leite(ICAP-L) de fevereiro caiu2,75% em relação ao mês ante-rior, quando os sete estados quecompõem a média Brasil são le-vados em conta. Mesmo com esserecuo, a produção de leite emfevereiro foi 13,7% maior que nomesmo período de 2013. De ja-neiro para fevereiro, as maiores

quedas no volume captado fo-ram registradas no Estado deSão Paulo (de 5,81%), seguidopor Goiás (4,07%), Santa Catari-na (3,9%), Minas Gerais (3,82%),Rio Grande do Sul (2,23%), Para-ná (1,02%) e Bahia (0,43%).

Para o próximo mês, é espe-rado que os preços sigam au-mentando devido à restrita ofer-ta de matéria-prima. São expec-tativas do setor, após consulta a95% dos agentes produtoresconsultados pelo Cepea. Dos en-trevistados, 82,1% acreditam naalta, contra 16,3% que esperamestabilidade nos preços, e ape-nas 1,6% dos entrevistadosapostam na queda para abril.

Mais rigidez no controle de brucelose e tuberculose entra em vigor

Arquivo/OP Rural

O PRESENTE | 39SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 AGRONEGÓCIO

AGRICULTURA

Safra de inverno do Paraná deve chegar a 4,2 milhões de tonEntre as lavouras de inverno e verão, Estado deverá colher uma safra total de 35,4 milhões de toneladas de grãos

Estimativas divulgadas pela Secretaria da Agricultura levam

em conta condições de clima normais durante o outono e inverno

O plantio das culturas deinverno iniciou no Paraná ea expectativa é que o volumede produção possa atingiraté 4,2 milhões de toneladasde grãos, quase o dobro dasafra passada. No Estado,o plantio de trigo é o car-ro-chefe das lavouras de in-verno, cuja área plantada estáaumentando 23% e se as con-dições de clima forem favorá-veis, será colhida a maior safrajá vista no Estado. A previsãode safra, incluindo as lavou-ras de inverno, foi divulgadaquinta-feira (27) pelo Depar-tamento de Economia Rural,da Secretaria da Agricultura edo Abastecimento.

Segundo o secretário daAgricultura e do Abasteci-mento, Norberto Ortigara, oclima é de otimismo no cam-po, apesar das frustrações desafra ocorridas no início des-te ano por causa do calor ex-cessivo e falta de chuvas. “Oagricultor paranaense não de-sanima e ele vai buscar a com-pensação com as lavouras deinverno”, afirmou.

Entre as lavouras de in-verno e verão, o Paraná de-verá colher uma safra totalde 35,4 milhões de toneladasde grãos, uma redução deapenas 3% em relação ao vo-lume colhido no ano passa-do que atingiu 36,3 milhõesde toneladas.

ÁREA MAIORA área plantada com os

grãos de inverno deverá cres-cer 15% passando de 1,3 mi-lhão de hectares plantadosno ano passado para 1,5 mi-lhão de hectares que deverão

gir um volume de 211.135 to-neladas, 62% acima do volu-me colhido no mesmo perío-do do ano passado, que foi130.135 toneladas.

REAVALIAÇÃOPassada a preocupação com

a falta de chuvas do início doano que prejudicou principal-mente as lavouras de soja deverão, agora é hora de reava-liar a safra. E nessa reavalia-ção, com o avanço da colheita,o Deral está prevendo umasafra de 20,5 milhões de tone-ladas de grãos de verão.

Conforme as pesquisas decampo, as perdas com a sojaforam estancadas. Cerca de79% da soja está colhida e oDeral confirma uma redução

ser ocupados esse ano. A cul-tura do trigo vai ocupar 1,2milhão de hectares quase atotalidade da área. O restan-te será ocupado por lavourasde aveia, canola, centeio, ce-vada e triticale.

Conforme o Deral, a maio-ria dos produtores que nãoplantou o milho safrinha,porque estava desestimuladapelo preço do grão no merca-do, migrou para o plantio detrigo, cujo preço está maisatraente no mercado. O plan-tio de trigo está crescendomais nas regiões Norte e Oes-te do Estado. Em função des-se crescimento de área, a safrapode atingir um volume de3,6 milhões de toneladas, amaior produção que esse Es-tado já viu, disse o chefe daconjuntura do Deral, Marce-lo Garrido.

CHUVASDe acordo com o relatório

do Deral, o clima regulari-zou, as chuvas voltaram e aslavouras que estão em campocomo soja, milho e feijão dasegunda safra estão se desen-volvendo bem. O milho safri-nha está com uma previsãode produção de dez milhõesde toneladas e o feijão da se-gunda safra poderá atingirum volume de 490,3 mil tone-ladas, cerca de 44% acima dasafra colhida em igual perío-do do ano passado, que so-mou 339,3 mil toneladas.

O plantio de soja safrinhasuperou as expectativas e aárea plantada cresceu 38% noEstado, passando de 80.887hectares para 111.868 hecta-res. A produção poderá atin-

de 12% na safra que corres-ponde a uma queda de doismilhões de toneladas no vo-lume de produção. A safra desoja, cuja estimativa inicialapontava para uma colheitade 16,5 milhões de toneladas,caiu para 14,5 milhões de to-neladas, ainda uma grandesafra, ressaltou Ortigara.

O Deral confirma tambémredução para as lavouras demilho da primeira safra, masem menor escala. A estimati-va inicial apontava produçãode 5,61 milhões de toneladasdo grão e a estimativa atualrevela que poderão ser colhi-das 5,43 milhões de tonela-das, uma redução de 185 miltoneladas.

De acordo com o engenhei-

ro agrônomo Carlos HugoGodinho, as perdas nas lavou-ras de milho foram mais acen-tuadas na região Norte do Es-tado. Mas elas foram compen-sadas pela produção de milhoda região Sudoeste, que foi aci-ma das expectativas, com pro-dutividade maior do que a pro-jetada inicialmente.

Por fim, as estimativas di-vulgadas ontem pela Secreta-ria da Agricultura levam emconta condições de clima nor-mais durante o outono e in-verno, o que é determinantepara confirmação do plantio,condução das lavouras e co-lheita, afirmou o diretor doDepartamento de EconomiaRural (Deral), Francisco Car-los Simioni.

Famílias de mais 11 municípios vão receber títulos de propriedadeO Instituto de Terras, Car-

tografia e Geociências (ITCG)encaminhou na quinta-feira(27) 210 títulos de proprieda-de para assinatura do gover-nador Beto Richa. Os docu-mentos são de regularizaçãode terras devolutas (áreas quenão foram tituladas) e vãobeneficiar famílias de 11 mu-nicípios do Estado. A ação fazparte do programa “MinhaTerra Paraná", que entre 2012e 2013 entregou 1.342 títulosde terras devolutas. O objeti-vo é diminuir as desigualda-

des regionais e contribuir parao aumento do Índice de De-senvolvimento Humano.

Com a assinatura dos no-vos títulos, serão beneficia-das famílias de Boa Venturade São Roque, Curiúva, Piraído Sul, Pitanga, São Jerôni-mo da Serra, Sapopema, Pa-ranaguá, Campo Largo, Cer-ro Azul, Itaperuçu e Piraqua-ra. "Após a assinatura, os tí-tulos serão entregues aindaneste semestre", afirma o dire-tor-presidente do ITCG, Amil-car Cabral.

Com a escritura do imó-vel, os pequenos produtoresterão acesso a políticas pú-blicas, em especial as de cré-dito rural e habitação, comoo Programa Nacional de For-talecimento da AgriculturaFamiliar (Pronaf).

O Paraná também faz a re-gularização fundiária em ter-ras particulares. Com aplica-ção de recursos próprios, otrabalho é destaque em todopaís. A regularização é feitapor meio de ações de usuca-pião coletivas, com a partici-

pação da Defensoria Pública.A estimativa do governo para2014 é entregar mais de 5,5 mil

títulos. No total, serão oitomil propriedades regulariza-das, o dobro da meta inicial.

Franke Dijkstra

40 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

TC-PR determina bloqueio do financiamento da ArenaSem este aditivo, não há como a agência estadual fazer repasses do crédito deR$ 65,4 milhões necessário para a conclusão do estádio para a Copa do Mundo

NOVO RELATÓRIO

O Tribunal de Contas doParaná (TC-PR) determinouque a Fomento Paraná não for-malize aditivos ao quarto con-trato de financiamento para aobra da Arena da Baixada. Semeste aditivo, não há como a agên-cia estadual fazer repasses docrédito de R$ 65,4 milhões ne-cessário para a conclusão doestádio para a Copa do Mundode 2014. A determinação cons-ta do novo relatório do acom-panhamento da obra do está-dio, divulgado ontem (28) peloTC-PR, na véspera do primeiroevento-teste da nova Baixada.

A decisão do Tribunal se ba-seia em inconsistências no orça-mento atualizado da obra, de R$330,7 milhões, e no projeto in-

completo, segundo os técnicosdo órgão de fiscalização. Aindade acordo com a Comissão deFiscalização da Copa de 2014 doTC-PR, há irregularidades naapresentação dos direitos detransmissão do CampeonatoBrasileiro como garantia para oterceiro empréstimo da obra, deR$ 65,3 milhões, assinado no fimdo ano passado. “Antes de qual-quer formalização de aditivo, épreciso que se tenha uma análisedetalhada do orçamento pelaempresa contratada pela Fo-mento para auditá-lo. É precisohaver o detalhamento de por quehouve alteração, quais as garan-tias”, diz o diretor de Fiscaliza-ção de Obras Públicas do TC-PR,Luiz Henrique Barbosa Jorge.

O relatório ainda aponta quea CAP S/A, gestora da obra doestádio, tem uma dívida tribu-tária de R$ 1,955 milhão com aReceita Federal, o Instituto Na-cional de Seguridade Social(INSS) e a Prefeitura de Curiti-ba. Mesmo assim, a Fomentoliberou um crédito de R$ 39,2milhões para a obra em 23 dejaneiro. O TC-PR recomendouque a agência estadual só façanovos repasses após a regulari-zação destes impostos.

Em resposta à determina-ção do TC-PR, a Fomento Para-ná disse que age de acordo coma legislação e que os esclareci-mentos solicitados serão apre-sentados a todos os organis-mos de controle.

Inflação do aluguel sobe 1,67% emmarço, maior alta desde julho de 2008

O Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M), usado noreajuste de contratos de alu-guel, acelerou de 0,38% emfevereiro para 1,67% em mar-ço, segundo divulgou on-tem (28) a Fundação GetúlioVargas (FGV). O resultadopara o mês é o maior desdejulho de 2008, quando o ín-dice subiu 1,76%. Os dadosfazem parte de levantamen-to do AE Projeções, em con-sulta à série histórica daFGV, responsável por apu-rar o indicador.

A alta de março veio acimado esperado pelo mercado fi-

nanceiro. As estimativas dosanalistas consultados pelo AEProjeções apontavam que oIGP-M deste mês ficaria nointervalo entre 1,45% e 1,65%,com mediana em 1,54%.

Com a aceleração de mar-ço, o indicador acumula altade 2,55% nos três primeirosmeses de 2014 e, em 12 meses,7,30% de variação. O resulta-do acumulado do IGP-M éusado no cálculo de reajustenos preços dos aluguéis.

PRODUTOS AGRÍCOLASA aceleração do IGP-M de

março foi puxada especial-

mente pelo avanço mais in-tenso que o esperado dospreços agrícolas no atacado,conforme economistas con-sultados. De acordo com ana-listas, a inflação ao produ-tor agropecuário, que tevevariação expressiva de 6,16%em março, depois de defla-ção de 0,61% em fevereiro,sentiu com mais força os efei-tos do clima adverso no país.A despeito da influência,muitos profissionais acredi-tam que este pode ter sido opico de alta do Índice de Pre-ços ao Produtor Amplo(IPA) Agropecuário.

Consumidores querem mais rapideze simplicidade nas promoções

Rapidez e simplicidade.Segundo uma pesquisa daagência de marketing pro-mocional New Style, doGrupo ABC, os consumido-res sentem falta desses doisatributos nas promoções defabricantes de produtos deconsumo e varejo.

O levantamento ouviu1.060 consumidores brasilei-ros e indica que 60% delesparticipariam mais de promo-ções se elas fossem mais sim-ples e menos burocráticas.Outros 82% gostariam que os

sorteios fossem mais rápidos.Os entrevistados também

dizem sentir falta da persona-lização. Segundo a pesquisa,89% deles dizem achar queparticipariam com mais fre-quência de promoções se fos-se possível escolher os prêmi-os que ganhariam.

Outro fator que aumenta-ria a participação dos consu-midores em promoções é a di-vulgação dos vencedores. Amaioria dos entrevistados(83%) respondeu que partici-paria mais de sorteios se conhe-

cesse alguém que já ganhou.Entre os diversos tipos

de promoção, a "achou, ga-nhou" tem destaque. Entreos entrevistados, 54% afir-mou já ter tido essa experi-ência e 60% a classificoucomo favorita.

Já os concursos culturaisestão em baixa. A pesquisaindica que 66% das pessoasacham que falta transparên-cia nesse tipo de promoção.Elas também se dizem can-sadas de responder pergun-tas óbvias.

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 O PRESENTE | 41

CASA, vendo, 100m², alve-naria, esquina, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., bwc,garagem, terreno 400m², próx.ao Sesc, MCR, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha, la-vand., bwc, garagem, terreno334m², Cond. Guarujá, BairroFranckfurt, MCR, R$ 180.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 106m², alve-naria, esquina, c/ 2 quartos, su-íte, bwc, 2 garagens, R. Améri-co Vespucio, nº 6362, Lot. Lau-reth, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, 2 salas,cozinha, área de serviço, gara-gem p/ 1 carro, churrasq., 2bwc, terreno 600m², em MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9912-5656, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, em MCR, R$130.000,00, parcelo pgto. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 140m², alve-naria, c/ 4 quartos, 2 bwc, ga-ragem, lavand., demais depen-dências, terreno murado, emMCR, R$ 155.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 140m², c/ 3quartos c/ ar-cond., 2 bwc,sala, cozinha, toda murada, ter-reno 20x20, de esquina, emPorto Mendes, R$ 125.000,00.Tr. (45) 3254-7707.

CASA, vendo, 150m², c/ edí-cula, forração de gesso, R. Per-nambuco esq. c/ R. Cabral,MCR, R$ 270.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 156m², c/ 3quartos, lareira, 2 bwc, lavand.,área de festas c/ churrasq., ga-ragem p/ 2 carros, acabamentoem gesso, jardim pronto, terre-no 12x38, na R. Men de Sá, nº2713, MCR, R$ 265.000,00. Tr.(45) 3284-1054 ou 9910-6543.

CASA, vendo, 40m², fundos,c/ espaço p/ construir na fren-te, frente p/ o sol da manhã, R.Alecrim, nº 715, Lot. Augusto I,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 44m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, copa, área deserviço, bwc, pintura boa, terre-no 253m², Jd. Cipreste, MCR, R$96.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 62m², c/ 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, áreade serviços, bwc, edícula c/churrasq., terreno 238m², Bair-ro Botafogo, MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/ 2 quar-tos, sala de estar, cozinha, áreade serviços, bwc, garagem co-berta, pintura nova, Lot. NovaAmérica, MCR, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 99m², alvena-ria, c/ 3 quartos, 2 salas, gara-gem, lavand., murada, terreno20x40, Jd. Marechal, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9961-0071ou 9931-3089.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Copa-gril, MCR, R$ 230.000,00, aceitotroca. Tr. (45) 3254-1718 ou9972-5013 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

CASA, vendo, aprox. 200m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, lavand.,despensa, garagem p/ 2 car-ros, churrasq., 2 varandas,semi mobiliada, terreno 400m²,R. 7 de Setembro, Jd. Alvora-da, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., todamurada, 1 quadra do Sesi, emMCR, R$ 98.000,00, pode ser fi-nanciada pelo Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 3254-0477 ou9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ laje, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,c/ sobra de terreno, Lot. SantaFelicidade, MCR, R$ 105.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3254-0477 Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de madeira,terreno 800m², 20x40, no cen-tro, em Novo Três Passos, R$68.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, mesmoterreno, terreno 400m², Lot.Britânia, MCR, R$ 145.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9961-8051, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em MCR,valor a combinar, programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos, www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo, 20.000m²,ideal p/ lazer, 2km de MCR, valora combinar. Tr. (45) 9965-0217ou 9934-5049.

FAZENDA, vendo, 370 hecta-res, 291 c/ plantação, 79 em re-serva, c/ 3 casas em alvenaria,barracão 300m², poço artesia-no, 18km de Naviraí, MS, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo ou troco, co-mercial, c/ 3 salas, 3 apartamen-tos, centro, em Luiz EduardoMagalhães, Bahia, valor a com-binar, aceito terras na região.Tr. (45) 3254-2851 ou 9933-4794 com Arno.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexobarracão 200m², garagem100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9965-1830.

SOBRADO, vendo, 290m², c/4 quartos, suíte, 3 salas, demaisdependências, detalhes em ges-so, terreno de esquina, R. 7 deSetembro, nº 3225, MCR, valora combinar, aceito metade dovalor em troca. Tr. (45) 9923-5543 ou 3254-3270.

SOBRADO, vendo ou troco,c/ 2 quartos, suíte, tudo emgesso, móveis planejados,água quente, ar cond., área defestas, Lot. Muller, próx. ao clu-be Aliança, MCR, valor a com-binar, aceito casas de menorvalor, pode ser financiado. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9,5mecanizados, c/ benfeitorias,valor a combinar. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/benfeitorias, 5 alq. em lavoura,4 alq. em pasto, ótima localiza-ção, em MCR, valor: 1.250 scsde soja o alq., entrada e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 10.000m², naBR 163, MCR, em frente ao pos-to Trovão Azul, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9921-9255 ou8840-6226, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11 alq., em Florda Serra, valor a combinar. Tr.(45) 9998-1409 ou 9978-1082.

TERRA, vendo, 11,5 alq., par-te em lavoura, restante potreiro,Linha Boa Vista, próx. a SãoJosé do Iguaçú, valor: 600 scsde soja o alq., sem troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 15 alq., c/ ben-feitorias, Linha União, Toledo,valor a combinar. Tr. (45) 3284-8199 ou 9978-1082.

TERRA, vendo, 22 alq., 20 empastagem, ideal p/ lavoura oueucaliptos, boa topografia, 3kmda BR 272, Vila Guarani, TerraRoxa, valor a combinar. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários, se-minovos, 15x130, em MCR, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hectares,com barracão e moradia, todaplana e em pasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília, R$1.500.000,00, aceito 70% emimóvel na região ou carreta. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Sperafi-co, próx. ao Portal de MCR, sembenfeitorias, R$ 350.000,00, tro-co por casa. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 55 alq., planta30, restante em pasto, parte daterra plana, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja, acei-to prédio em troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRENO , vendo,12,75x28, todo murado, 700mda rotatória da bandeira, emMCR, R$ 120.000,00 aceito tro-ca. Tr. (45) 9954-4696.

TERRENO, vendo, 16,50x25,de esquina, frente p/ o sol damanhã, Lot. Porto Alegre, MCR,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Si-credi, R$ 160.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3254-0477ou 9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 20x40, bemlocalizado, em Porto Mendes, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-7707.

TERRENO, vendo, 3.500m², c/barracão 300m², casa 110m², c/floricultura, Av. Irio Jacob Welp,nº 2913, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-2774 ou 8825-0580 com Julio ou Nice.

TERRENO, vendo, 300m²,15x20, de esquina, R. indepen-dência, próx. a Rodoviária, MCR,R$ 90.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

Temperatura: 24º/19º Temperatura: 23º/18º Temperatura: 22º/18º Temperatura: 25º/19º Temperatura: 22º/20ºTemperatura: 24º/19º

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos Santos, nº359, Lot. Wollstein, MCR, ao ladodo mercado, R$ 65.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 360m²,15x24, comercial, c/ construçãode 80m², estrutura p/ 2 pisos, R.Ceara, próx. a mecânica Lange,MCR, R$ 360.000,00. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Priesnitz, 4 qua-dras da veterinária do Ari,MCR, R$ 115.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 418,20m²,12x34,85, R. Guilherme Wols-tein, Lot. Porto Seguro, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9121-9686 com Fabio.

42 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

TERRENO, vendo, 596m², c/projeto aprovado p/ construçãode 6 apartamentos e 1 sobrado,valor a combinar, aceito troca. Tr.(45) 8827-2299.

TERRENO, vendo, 750m²,15x50, Lot. Santa Maria, próx.ao Jd. Primavera, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Val-d i r, JF Invest imentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO , vendo, próx.Posto Tonin e mercado Co-pagril, em MCR, ótima locali-zação, R$ 57.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, 2, em Por-to Mendes, próx. a praça, R$45.000,00 cada. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliá-ria Bier. Creci 2390.

TERRENOS, vendo, 2, infraes-trutura pronta, Lot. Por do Sol,em Mercedes, valor a combinar.Tr. (45) 9134-1156 ou 9972-1880com André.

TERRENOS, vendo, 2, juntos,c/ casa mista, R. Planalto, BairroBarcelona, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9134-1156.

TERRENOS, vendo, 3, escri-turados, juntos ou separados, emNovo Horizonte, valor a combi-nar. Tr. (45) 8827-2299.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, valor a partir de R$45.000,00, R$ 5.000,00 de en-trada e restante entre 40 a 60meses. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ asfalto,luz, água, Residencial Boa Vista,Porto Mendes, valor a combinar,entrada + parcelamento próprio.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, próx. ao cen-tro, MCR, valor a combinar, par-celamento próprio. Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Bei-ja Flor, em frente ao Lot. AnaPaula, MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Re-canto Feliz, próx. ao mercadoWeimann, MCR, valor a combi-nar, em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em NSR, saída p/ Planalto,valor a combinar, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, próx. aoSupermercado Copagril 2,100m da Av. Rio Grande do Sul,em MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

APARTAMENTO, alugo, 73m²,c/ 3 quartos, sala, cozinha, la-vand., Av. Maripá, nº 1015, cen-tro, MCR, R$ 570,00, inclusoágua. Tr. (45) 9909-8313.

APARTAMENTO, alugo,180m², c/ 4 quartos, suítegrande c/ hidromassagem, 3bwc, garagem coberta p/ 2carros, churrasq., lavand. c/área de secar roupa, cozinha,sala de jantar, em MCR, R$1.250,00, incluso condomínio.Tr. (45) 3254-7707.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, no centro, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9938-5408.

APARTAMENTO, alugo, nocentro, MCR, R$ 570,00. Tr. (45)9111-2355.

APARTAMENTOS, alugo, 2,c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, próx. ao posto Tonin eao frigorífico da Copagril, MCR,R$ 450,00. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

CASA, alugo, 100m², c/ laje,2 quartos, suíte c/ ar-cond.,sala, cozinha, garagem, la-vand., próx. ao posto Tonin,saída p/ Curvado, MCR, R$700,00. Tr. (45) 9802-5224com Marcon.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, garagem,R. São João Del Rey, MCR, R$600,00. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,murado, terreno inteiro, portãoelet., em MCR, R$ 650,00. Tr.(45) 9812-3000 com Francisco.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, garagem, Lot.Henrique, 1 quadra do merca-do Favorito, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3599ou 9968-0944.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., gara-gem, R. das Canelas, nº 185,Lot. Santa Maria, MCR, R$550,00. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

CASA, alugo, c/ 4 quartos, 3bwc, sala, cozinha, ideal p/ uni-versitários, em MCR, R$ 800,00.Tr. (45) 9914-7937.

CASA, alugo, c/ 8 peças, R.Pernambuco, nº 1587, próx. aUnioeste, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9974-7113.

CASA, alugo, nova, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem, semimobiliada, R. Olindo Artmann, nº28, Jd. Modelo, MCR, R$ 530,00,sem condomínio. Tr. (45) 9981-9308 com Maria Inês.

CASAS, alugo, a partir de R$600,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515.

CHÁCARA, procuro p/ alu-gar, valor a combinar. Tr. (45)9104-7958 com Sidinei.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. A Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

SALA COMERCIAL, alugo,50m², Av. Rio Grande do Sul, nº6296, ao lado do posto Tonin,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

SALA COMERCIAL, alugo,70m², c/ cozinha pequena, Av.Maripá, nº 1756, centro, MCR,R$ 750,00. Tr. (45) 3254-7707.

SALA COMERCIAL, alugo,R. Pernambuco, nº 1623, MCR,próx. a Unioeste, valor a combi-nar. Tr. (45) 9969-8051.

AMAROK CS, vendo, ano2013, prata, diesel, 4X4, cabinesimples, manual, c/ R$ 10.000,00em acessórios, valor de tabela.Tr. (45) 8823-0536.

ASTRA SEDAN, vendo, ano2009, prata, completo, rodas 17"do Vectra, pneus novos, manu-al, chave reserva, valor a com-binar. Tr. (45) 8834-1048.

BLAZER 2.8, vendo, ano2002, prata, IPVA pago, air bag,abs, 4x4, diesel, R$ 46.500,00,estudo troca. Tr. (45) 9914-8999.

BORA, vendo, ano 2001,prata, 4 pneus novos, chavereserva, R$ 18.500,00. Tr. (45)9991-4477.

BRASILIA, vendo, vermelha, c/som, doc. em dia, pneus em bomestado, R$ 1.500,00. Tr. (45) 8824-6813 ou 9107-4209 com Kim.

CAMINHÃO 13130, vendo outroco, ano 86, freio ar, hidráuli-co, truck, balão, roda raiada, es-tacionário, mwm, R$ 33.000,00.Tr. (45) 9983-8779.

CAMINHÃO, vendo, ano2007/08, Ford Cargo 815E, úni-co dono, baú/rodas alumínio,acessórios, revisado, R$81.000,00. Tr. (45) 9148-1467.

CAMINHÃO, vendo, ano 73,Mencedes Benz 1113, granelei-ro, toco, R$ 24.500,00. Tr. (45)9810-7533 com Victor.

CAMINHÃO, vendo, ano 81,Mercedes Benz 20/13, R$35.000,00 parte paga + parce-las. Tr. (45) 3279-1864 ou 9111-2073 com Arno.

CAMINHÃO, vendo, ano 86,Volkswagen 11130, R$48.000,00. Tr. (45) 3279-1864 ou9111-2073 com Arno.

CARRETA LS, vendo, ano2010, Randon, valor a combinar.Tr. (45) 8802-9227 ou 8829-9798 com Fabio.

CELTA, vendo, ano 2001,bancos de couro, alarme, trava,bem conservado, R$ 12.900,00.Tr. (45) 9832-4373.

CITROEN C3 EXCLUSIVO,vendo, ano 2008, preto, top delinha, comp. de bordo, airbagduplo, direção elét., trio elét., ar-cond., regulagem de altura dobanco e volante, R$ 23.000,00.Tr. (45) 9934-1001 ou 3254-5059 com Cleiton.

CIVIC EX, vendo, ano 2006,prata, completo, automático, pi-loto autom., bancos em couro,rodas esportivas, todo revisa-do, impecável, valor a combinar.Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2006, preto, completo, au-tomático, bancos em couro, 4pneus novos, todo revisado, im-pecável, valor a combinar. Tr.(45) 9922-8486 com Lucas.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2009, preto, flex, completo,couro, air bag, abs, ar digital,rodas liga leve, cibié, únicadona, 40.000km, impecável, R$48.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

CROSSFOX 1.6, vendo, ano2008, prata, flex, completo, cdoriginal c/ comando do volante,rodas liga leve, única dona,45.000km, impostos 2008 quita-dos, impecável, R$ 34.500,00.Tr. (45) 9986-9262.

ESCORT, vendo, ano 94, pla-ca A, R$ 4.000,00. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

F-1000, vendo ou troco, ano87, mwm, toda reformada, c/ 2carrocerias, lata e madeira, R$30.000,00, aceito terreno. Tr.(45) 9973-2819.

FIESTA SEDAN, vendo, ano2011/12, vermelho, completo,airbag, abs, 20.000km, valor acombinar. Tr. (45) 9940-1137com Ricardo.

FIESTA, vendo ou troco, ano2003, top de linha, completo, im-pecável, R$ 16.500,00 á vista,aceito carro até R$ 9.000,00 eassume 36 parcelas de R$382,00. Tr. (45) 9803-0685.

FOCUS HATCH 1.6, vendo,ano 2006/07, 8v, preto, comple-to, valor a combinar, aceito CG.Tr. (45) 9927-0576.

GOL G3 PLUS 1.0, vendo,ano 2001, prata metálico, 4 por-tas, completo, ar-cond., DH, co-mando elét. vidros, travamentocentral, rodas liga leve, toca cdmp3, valor a combinar. Tr. (45)9972-2543.

GOL G4, vendo, ano 2010/11,prata, 4 portas, completo,79.000km, particular, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr. (45)9966-6718 ou 9934-1919.

GOL G5 1.0, vendo, ano 2011,prata, completo, airbag, abs, re-trovisor elét., som, alarme nachave, 25.000km, R$ 27.990,00.Tr. (45) 9954-4696.

GOL, vendo ou troco, ano2001, 2 portas, ar, vidros elét.,alarme, valor a combinar. Tr. (45)9940-1137 com Ricardo.

GOLF, vendo, ano 2001, cin-za, R$ 19.000,00. Tr. (45) 9973-2873 com Rodrigo.

KA 1.0, vendo, ano 2009/09,ar-cond., alarme, trava, manual,chave cópia, 4 pneus novos, R$18.900,00, aceito proposta. Tr.(45) 9989-0805.

KA, vendo, ano 2012/13, pre-to, c/ ar-cond., R$ 23.000,00. Tr.(45) 9916-1010.

KADETT 2.0, vendo, ano 92,cinza, álcool, básico, ótimo es-tado de conservação, valor acombinar. Tr. (45) 9989-1505.

KANGOO 1.0, vendo, ano2001, cinza, R$ 11.500,00. Tr.(45) 9908-9660 (tim) ou 8841-3211 (claro).

MERIVA MAXX 1.4, vendo,ano 2009/10, prata, completa,seguro total pago até 12/2014,ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 8822-7774 com Jean.

MONZA 1.8, vendo, ano 93,4 pneus novos, rodas do Vec-tra, suspensão, revisada, R$6.900,00, aceito proposta. Tr.(45) 9986-5434.

PALIO FIRE 1.0, vendo, ano2003/04, ar-cond., vidros e tra-vas elét., R$ 14.500,00. Tr. (45)8806-9525 com Gustavo.

PALIO FIRE, vendo, ano 2005/06, vermelho, flex, 4 portas, vi-dros e travas elét., baixa km, pla-ca A, R$ 14.500,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 9941-3550.

PALIO WEEKEND ADVENTU-RE 1.8, vendo, ano 2007, prata,flex, completo, cd original, rodasliga leve, cibié, comp. de bordo,impostos 2014 quitados, impe-cável, R$ 28.500,00. Tr. (45)8803-6565.

PAMPA 1.8, vendo, ano 95,bom estado de conservação,R$ 10.600,00. Tr. (45) 9961-9321 com Ivo.

PAMPA L 1.8I, vendo, ano97, azul, gasolina, bem con-servado, R$ 12.500,00. Tr. (45)9964-1300 com João.

S10 COLINA, vendo, ano2006/07, branca, 4x4, ótimo es-tado de conservação, cabinesimples, valor a combinar. Tr.(45) 9974-1762.

SANTANA QUANTUM EVI-DENCE, vendo, ano 97, c/ car-retinha, R$ 5.000,00 de entrada+ parcelas. Tr. (45) 9923-7003.

SAVEIRO G3 1.6, vendo, ano2000, vermelha, c/ ar-cond., R$16.990,00. Tr. (45) 9954-4696.

SENTRA SL, vendo, ano2008, automático, top de linha,teto solar, airbag, pneus novos,bancos em couro, R$34.900,00. Tr. (45) 9964-3047com Alexandre.

SILVERADO, vendo ou tro-co, ano 97, completa, 6 cilin-dros, turbo, diesel, roda 20,bomba e bicos novos, R$40.000,00, aceito troca por me-nor valor. Tr. (45) 9923-2539 ou9822-0345 com Allan.

STILO 1.8, vendo, ano 2003,prata, completo, 8v, rodas aro17, doc. 2014 pago, ótimo esta-do, R$ 22.900,00, aceito motoou carro de menor valor. Tr. (45)9909-8313.

STRADA 1.4, vendo, ano2011, branca, flex, completa,único dono, R$ 26.000,00, acei-to veículo de menor valor. Tr. (45)9972-3249.

STRADA FIRE 1.4, vendo,ano 2006, flex, R$ 17.900,00,acei to proposta. Tr. (45)9986-5434.

STRADA TREKKING 1.4,vendo, ano 2010, flex, comple-ta, cabine estendida, R$26.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

STRADA, vendo, ano 2000/01, ótimo estado, R$ 13.000,00.Tr. (45) 9999-4520.

VECTRA CD, vendo ou tro-co, ano 2002/02, prata, comple-to, menos teto, R$ 23.000,00.Tr. (45) 8823-6006.

VECTRA EXPRESSION ,vendo, ano 2009, prata, com-pleto, R$ 30.000,00. Tr. (45)3254-2074.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, completo, ardigital, R$ 19.500,00. Tr. (45)9954-4696.

VECTRA GTX, vendo, ano2008, preto, top de linha, valora combinar, aceito troca. Tr. (45)9941-3550.

VERONA GLX EUROPEU,vendo, ano 94, completo, c/rodas, som, trava e vidro elét.,volante c/ regulagem, motorem dia, bom estado de con-servação, valor a combinar.Tr. (45) 9919-8954.

VERSAILLES 1.8, vendo, ano96, verde, completo, R$7.000,00. Tr. (45) 9977-6280.

VOYAGE 1.8, vendo, ano 95,branco, 4 portas, R$ 6.800,00.Tr. (45) 9810-7533 com Victor.

ZAFIRA, vendo, ano 2007,automático, flex, R$ 28.000,00,aceito carro de menor valor. Tr.(45) 9923-5543.

O PRESENTE | 43SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 31/03/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 01/04/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

BANDIT 1200S, vendo, ano2007/08, c/ 3 baús, acessórios,ótimo estado, R$ 24.000,00. Tr.(45) 9148-1467.

BIZ 100, vendo, ano 98, ver-melha, valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 9941-3550.

BIZ KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida elét., trava,corta corrente, R$ 3.800,00. Tr.(45) 9991-4477.

BIZ, vendo, ano 2012, pre-ta, c/ partida, 8.500km, R$6.500,00, aceito Biz de menorvalor. Tr. (45) 9972-3249.

BROS 150 ES, vendo, partidaelét., bem conservada, R$4.900,00. Tr. (45) 9832-4373.

CG 150 ESD MIX, vendo,ano 2013/13, flex, 9.000km,partida elét., freio a disco,ipva 2014 pago, R$ 6.300,00.Tr. (45) 9989-0805.

CG 150 KS, vendo, ano 2005,vermelha, valor a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 9941-3550.

CG TITAN 150 ES, vendo, ano2007/08, preta, R$ 4.300,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN 150 ES, vendo,bordo, c/ partida, 8.500km,única dona, R$ 6.000,00, acei-to troca de menor valor. Tr. (45)9972-3249.

CG TITAN KS, vendo, ano2003/03, prata, ótimo estado, R$3.000,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

CG TITAN, vendo, ano 98/98,2 pneus novos, bem conserva-da, R$ 2.650,00, aceito propos-ta. Tr. (45) 9989-0805.

FALCON, vendo, ano 2012/13, vermelha, R$ 16.000,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

NEO 115 AT, vendo, ano 2007/08, prata, R$ 4.500,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

NEO, vendo, ano 2008, preta,valor abaixo da tabela. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

SHADOW 600, vendo, ano2000, preta, c/ vários opcionais,placa A, manual, nota fiscal,chave reserva, ótimo estado,valor a combinar, aceito troca.Tr. (45) 9941-3550.

SHINERAY, vendo, ano 2012/12, preta, R$ 4.000,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

XRE 300, vendo, ano 2010, c/abs, baú, revisada, pneu e ba-teria novas, doc. 2014 pagos,impecável, valor a combinar. Tr.(45) 9968-8598.

YBR 125 E, vendo, ano 2002,prata, partida elét., raios croma-dos, bateria nova c/ 6 meses degarantia, R$ 2.600,00. Tr. (45)3284-2426 ou (44) 9165-7562com Allan.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, bom estado, R$3.300,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

YBR 125 ED, vendo, ano 2002/02, prata, ótimo estado, R$3.000,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano 2005/05, prata, toda revisada, R$3.200,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, vermelha, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2007/07, prata, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR 125 E, vendo,ano 2008/09, prata, R$ 3.200,00.Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2008/09, prata, bem conser-vada, R$ 3.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revisa-da, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

BARCO, vendo, Tornado,R$ 4.850,00 à vista ou 30%de entrada + 4 parcelas. Tr.(45) 3254-4140.

BARRACÃO, vendo, prémoldado, novo, 15x12, cober-tura metálica, entrego insta-lado, valor a combinar. Tr. (45)9969-9004.

BARRACÃO, vendo, pré-mol-dado, instalado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9954-4696.

BORRACHARIA, vendo, c/clientela formada, ótima localiza-ção, em MCR, valor a combinar,preço de ocasião. Tr. (45) 3254-8670 ou 9942-9445 com Adria-no ou Marcia.

CARRETA, vendo, p/ bar-co, 6m, marca São Paulo, R$2.850,00 à vista ou entradade 30% + 4 parcelas. Tr. (45)3254-4140.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$428.500,00, entrada R$170.500,00, assume 75 parce-las de R$ 5.981,11. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847 naCredCerto.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$60.800,00, entrada R$14.800,00, assume 70 parcelasde R$ 977,66. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$ 600.000,00,assume 197 parcelas de R$6.303,60. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ moto, crédito R$ 7.000,00, as-sume 33 parcelas de R$ 268,87.Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$500.000,00, prazo 198 meses,a partir da 5ª parcela R$4.219,78. Tr. (45) 9842-5000 ou3254-5000 com Tânia.

ESPINGARDA, vendo outroco, de pressão, Monte Ne-gro, nova, c/ nota, 4.5, valora combinar. Tr. (45) 9922-4484 com Ricardo.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, inte-ressados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTE , vendo, PastorAlemão, valor a combinar. Tr.(45) 9922-6510.

FILHOTES, vendo, 3, Pitbull,c/ 60 dias, fêmeas, R$ 150,00cada. Tr. (45) 9928-8574.

FILHOTES, vendo, LhasaApso, c/ 45 dias, vacinados, va-lor a combinar. Tr. (45) 9821-5490 ou 9924-9867.

FILHOTES, vendo, LhasaApso, Shih-tzu, Poodle, Pins-cher, Pequinês, vacinados edesverminados, valor a combi-nar, em 3x no cartão ou cheque.Tr. (45) 3254-3025 ou 9985-3400 com Nelli.

FILHOTES, vendo, PastorAlemão, capa preta, c/ 45 dias,desmamados, R$ 200,00. Tr. (45)9981-1122 ou 8826-5898 comItacir ou Thatiane.

FILHOTES, vendo, PoodleToy e Yorkshire, vacinados,R$ 250,00. Tr. (45) 9950-5433 com Sirlei.

FILMADORA, vendo, SonyHDR CX 200, Full HD, 32gb dememória, c/ pouco uso, R$480,00. Tr. (45) 9905-4040 ou3254-4161 com Carlos.

FLORICULTURA, vendo,anexo ao Posto San Marino,valor a combinar. Tr. (45)9822-0341.

FREEZER, vendo, exposi-tor, c/ 5 portas, 220v, ideal p/mercado ou pani f icadora,valor a combinar. Tr. (45)9969-4646 com Antonio.

FREEZER, vendo, vertical,frost free, Metalfrio, 248lts, se-minovo, p/ bebidas, R$ 1.500,00.Tr. (45) 9987-1394.

INSTALADOR DE ANTENAS,parabólicas, sky e digitais, con-sertos e instalações em geral,interessados. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

LANCHA, vendo, ano 2003,Tropical, motor 100hp, 4 tempos,valor a combinar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LANCHA, vendo, TropicalBoat´s, valor a combinar, par-celo em 10x sem juros, ou R$17.500,00 à vista. Tr. (45)3254-4140.

LAVA SOFÁ , lavagem aseco, lava, estereliza e per-fuma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, cortinas e persi-anas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA BAZAR , vendo, c/estoque, balcões de vidro,prateleiras, valor a combinar,aceito Biz ou carro como par-te de pgto. Tr. (45) 3284-2263ou 9941-9205.

LOJA DE PRODUTOS NATU-RAIS, vendo, c/ clientela forma-da, no centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9928-3865.

MERCEARIA, vendo, c/ má-quina de assar carne, ponto c/mais de 20 anos, valor a combi-nar. Tr. (45) 9910-7190.

MÓDULO, vendo, Boss,800w, R$ 140,00. Tratar pelo(45) 9942-0191.

MOTOR, vendo, 20hp, Ya-maha, 4 tempos, R$ 9.500,00 ou30% de entrada + 4 parcelas.Tr. (45) 3254-4140.

MOTOR, vendo, 6cc, mwm,c/ bomba injetora Bosch, R$8.000,00. Tr. (45) 9810-7533com Victor.

MOTOR, vendo, de popa, ano2007, Yamaha 15hp, c/ poucashoras de uso, R$ 4.700,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, R$ 5.950,00 à vista ou30% de entrada + 4 parcelas.Tr. (45) 3254-4140.

OFERTA DE TRABALHO p/cobrador, necessário possuirmoto, interessados. Tr. (45)9947-7140 ou 3284-1131.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico automotivo, c/ expe-riência, interessados. Tr. (45)8402-1313.

OFERTA DE TRABALHOp/ secretária, período inte-gral, acima de 18 anos, c/cnh AB, c/ referências, sa-lário inicial R$ 678,00, inte-ressadas. Tr. R. Piauí, nº1000 com Rose ou Carlos.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, sexo mascu-lino, c/ experiência, salário + co-missão, interessados. Tr. (45)9996-6300 ou 3254-7790.

PANIFICADORA, vendo, c/todos os equipamentos, c/ 1 anono mercado, valor a combinar.Tr. (45) 8825-0992.

PROCURO casal p/ cuidar degado leiteiro, c/ experiência, in-teressados. Tr. (45) 3254-4307ou 9947-3539.

TELEVIGO CONTRATAvendedor externo, salário +comissão, plano de saúde evale alimentação, interessa-dos enviar currículo p/:[email protected] Tr. (45)3254-1013.

TELEVISOR, vendo, Sharp,20", c/ controle, R$ 125,00. Tr.(45) 9944-4415 ou 8800-0718.

TRAILER, vendo, p/ camping,mobiliado, completo, c/ 2 camasde casal, mesa p/ 4 pessoas,fogão, pia, frigobar, ar-cond., te-levisor, bwc, barraca adicionalc/ 2 colchonetes, R$ 35.000,00.Tr. (45) 8827-2299.

GRANJA, vendo, 1.450 suí-nos, integrada BRF (Sadia), próx.a Toledo, valor e prazo a combi-nar, aceito imóveis na troca. Tr.(45) 9921-9255 ou 8840-6226,Creci 21.288.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9994-0190 ou9135-5492.

TRATOR 7630, vendo, ano2002, motor novo, 4x4, valor acombinar. Tr. (45) 9973-7262.

VACAS, vendo, 50, Holande-sas e Gersey, e 15 novilhas, R$200.000,00, aceito veículo demenor valor. Tr. (45) 9964-0451ou 9921-6505.

SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 Edição 3807 - O PRESENTE | 01

Continua

02 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Continua

Edição 3807 - O PRESENTE | 03SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

Continua

04 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 05SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

06 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 07SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

08 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 09SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

Continua

10 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 11SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

12 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 13SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

14 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOWilson Calgaro torna público que requereu ao

IAP Licença de Operação para atividade de piscicul-tura, implantado no lote rural nº 160, do 34º Perímetroda Fazenda Britânia, linha Alto Aurora, município deMaripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

Wilson Calgaro torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação para atividade de pisci-cultura, com validade até 11/12/2015, implantadono lote rural nº 160, do 34º Perímetro da FazendaBritânia, linha Alto Aurora, município de Maripá,Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

A Cooperativa Agroindustrial Copagril tornapúblico que requereu ao IAP a Licença Prévia paraimplantação da atividade de comércio varejista decombustíveis e lubrificantes, a ser instalado na Ave-nida Maripá, n°2400, centro, município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

Edição 3807 - O PRESENTE | 15SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

16 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 17SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

18 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014

Edição 3807 - O PRESENTE | 19SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

20 | O PRESENTE - Edição 3807 EDITAIS SÁBADO, 29 DE MARÇO DE 2014