03_Análise-de-falha_C13

download 03_Análise-de-falha_C13

of 275

Transcript of 03_Análise-de-falha_C13

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    1/275

     

    1

    Localização e Solução de Problemas C11 e C13 Motores para máquinas produzidas pela Caterpillar Número de Mídia -RPNR9344-00 Data de Publicação -2006/11/01 Data de Atualização -2007/07/26 

    i02795365 

    Informações gerais

    SMCS - 1000

    Sistema de controle eletrônico

    O sistema eletrônico consiste do Módulo de Controle Eletrônico (ECM), do chicote da

    fiação, de interruptores, sensores e injetores de combustível. O ECM consiste de doiscomponentes principais: O computador de controle (hardware) e o arquivo "flash"(software). O computador de controle consiste de um microprocessador e de um circuitoeletrônico. O arquivo "flash" contém as características operacionais do motor. Os mapasde operação definem as seguintes características do motor:

    •  Potência•  Curvas de torque•  Rotação do motor (rpm)

    Consulte Localização e Solução de Problemas, "Visão geral do sistema" para obter mais

    informações sobre o sistema de controle eletrônico.

    Interface

    O ECM se comunica com o motor via software e conectores elétricos do ECM. O motorfornece informações para o conector do ECM indicando as condições dos interruptores edos sensores. O ECM tem de ser configurado corretamente para poder interpretar asinformações. O ECM envia informações para os sistemas do motor, através dosconectores elétricos do ECM, para controlar as lâmpadas, solenóides e outrosdispositivos. Consulte Localização e Solução de Problemas, "Parâmetros de

    configuração".

    Precauções com soldagem

    SMCS - 1000

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    2/275

     

    2

    São necessários procedimentos de soldagem adequados para evitar danos ao ECM,sensores e componentes associados do motor. Remova o componente que precisa sersoldado. Quando soldar num motor equipado com um Módulo de Controle Eletrônico(ECM) e a remoção do componente não é possível, o seguinte procedimento tem de serseguido. Este procedimento proporciona uma quantidade mínima de risco aos

    componentes eletrônicos.

    AVISO 

    Não faça a conexão de terra de máquinas de soldagem em componenteselétricos, tais como o ECM ou sensores. Conexões de terra inadequadaspodem causar danos aos mancais do trem de acionamento, aoscomponentes hidráulicos, aos componentes elétricos e a outroscomponentes.

    Fixe o cabo de terra da máquina de soldagem no componente que serásoldado. Coloque a fixação tão perto da solda quanto possível. Issoajudará a reduzir a possibilidade de danos. 

    1.  Desligue o motor. Retire a energia elétrica do ECM.

    2.  Desconecte o cabo negativo da bateria. Se houver uma chave geral da bateria,abra a chave geral da bateria.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    3/275

     

    3

    Ilustração 1 g01143634 

    Guia de serviço de solda (diagrama típico) 

    3.  Conecte o cabo terra de soldagem o mais próximo possível da área a ser soldada.Os componentes que podem ser danificados pela soldagem são os rolamentos,mancais, componentes hidráulicos e componentes elétricos e eletrônicos.

    4.  Proteja o chicote de fios elétricos contra detritos e respingos de solda.

    5.  Solde os materiais utilizando os métodos padrões de soldagem.

    Visão Geral do Sistema

    SMCS - 1000; 1900

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    4/275

     

    4

    O motor foi projetado para controle eletrônico da maioria de suas funções. O sistemaeletrônico consiste do Módulo de Controle Eletrônico (ECM), do chicote da fiação e deinterruptores, sensores e injetores de combustível. O ECM do motor recebe informaçõesdos sensores e dos interruptores do motor. O ECM do motor processa as informaçõescoletadas para controlar o motor. Alterando o volume de injeção através dos injetores de

    combustível, o ECM do motor controla a rotação e a potência desenvolvida pelo motor.

    Controles eletrônicos

    Módulo de Controle Eletrônico

    O ECM consiste de dois componentes principais: O computador de controle (hardware) eo arquivo "flash" (software). O computador de controle consiste de um microprocessadore de um circuito eletrônico. O arquivo "flash" contém as características operacionais domotor. Os mapas operacionais influenciam o desempenho do motor.

    Governador do motor

    O ECM do motor governa a rotação do motor. O ECM do motor e o arquivo "flash"trabalham juntos controlando o volume de combustível que é suprido pelos injetores. Arpm desejada do motor é determinada pelo sinal do sensor de posição do acelerador ecertas leituras de sensores. Códigos de diagnóstico podem reduzir a potência do motor. Arpm real do motor é monitorada pelo sensor de rotação/sincronização do motor.

    Injeção de combustível

    O ECM do motor controla o momento e a duração da injeção de combustível. O ECM domotor varia os sinais enviados para os injetores. O combustível é injetado apenas quandoum solenóide de injetor for energizado por um sinal de 105 volts, emitido pelo ECM domotor. O momento do sinal de injeção determina a sincronização do motor. O tempo deduração da injeção determina a rotação do motor. Controlando o momento e a duração dosinal de 105 volts, o ECM controla a rotação do motor.

    O tempo de injeção depende da rpm e da carga desejadas do motor. O ECM detecta oponto morto superior de cada cilindro. O ECM envia um sinal de injeção no momentodesejado.

    Limite FRC (Controle da relação ar/combustível)

    O arquivo "flash" no interior do ECM estabelece determinados limites na quantidade decombustível que pode ser injetada. O Limite FRC é um limite baseado na pressão nocoletor. A pressão no coletor é calculada como a diferença entre a pressão atmosférica e apressão de saída do turbo. O Limite FRC é usado para gerenciar a relação ar/combustívelpara controlar as emissões de gases. Quando o ECM sente uma maior pressão no coletor,o ECM aumenta o limite FRC. Uma pressão maior no coletor indica que existe mais ar no

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    5/275

     

    5

    interior do cilindro. Quando o ECM aumenta o limite FRC, o ECM permite maiscombustível no interior do cilindro.

    Posição nominal do combustível

    A posição nominal de combustível é um limite baseado na potência nominal do motor. Aposição nominal do combustível é semelhante aos batentes da cremalheira e à mola detorque de um motor governado mecanicamente. A posição nominal do combustíveldetermina os valores máximos de potência e de torque para uma família específica e parauma classificação específica de motores. A posição nominal do combustível éprogramada no arquivo "flash" na fábrica.

    Localização dos componentes

    SMCS - 1000; 1900

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    6/275

     

    6

    Ilustração 1 g01301079 

    Diagrama dos componente 

    Motores C11 e C13

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    7/275

     

    7

    Ilustração 2 g01200152 

    Vista do lado esquerdo do motor (exemplo típico)

    (1) Sensor de temperatura do líquido arrefecedor do motor

    (2) Sensor de pressão atmosférica

    (3) Sensor de pressão do combustível

    (4) Sensor de temperatura do combustível

    (5) Interruptor de diferencial de pressão (combustível)

    (6) Sensor de pressão no coletor de admissão

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    8/275

     

    8

    (7) Conector de entrada na tampa das válvulas do injetor

    (8) Sensor de temperatura do ar no coletor da admissão

    (9) Sensor de rotação/sincronização secundário do motor

    (10) Sensor de rotação/sincronização primário do motor

    (11) Sensor de pressão do óleo do motor

    (12) Conector da sonda de calibração da sincronização

    (13) Conector J2/P2 do ECM

    (14) Módulo de Controle Eletrônico do Motor (ECM)

    (15) Conector J1 do ECM

    Ilustração 3 g01195919 

    Localização do sensor de pressão de entrada do turboalimentador direito (exemplo típico) 

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    9/275

     

    9

    Capacidades de diagnóstico

    SMCS - 1900

    Códigos de diagnóstico

    O Módulo de Controle Eletrônico (ECM) tem a capacidade de monitorar o circuitoelétrico entre o ECM e os componentes do motor. O ECM também pode monitorar ascondições de operação do motor. Se o ECM detectar um problema, é gerado um código.

    Existem duas categorias de códigos:

    • 

    Código de diagnóstico•  Código de evento

    Código de diagnóstico - Um código de diagnóstico indica um problema elétrico tal comoum curto-circuito ou um circuito aberto na fiação ou num componente elétrico do motor.

    Código de evento - A detecção de uma condição anormal de operação do motor irá gerarum código de evento. Por exemplo, um código de evento será gerado se a pressão do óleoestiver excessivamente baixa. Neste caso, o código de evento indicará o sintoma doproblema. Códigos de evento indicam problemas mecânicos em vez de problemaselétricos.

    Os códigos de diagnóstico podem ter dois estados diferentes:

    •  Ativo•  Registrado

    Códigos ativos

    Um código ativo indica que um problema está ocorrendo. Repare o código ativoprimeiro. Para um procedimento apropriado de localização e solução do problema de umcódigo em particular, consulte o seguinte procedimento de localização e solução de

    problemas:•  Localização e Solução de Problemas, "Lista de códigos de diagnósticos de

    problemas"•  Localização e Solução de Problemas, "Lista de códigos de eventos"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    10/275

     

    10

    Códigos registrados

    Os códigos são registrados e armazenados na memória do ECM. O problema pode tersido reparado e/ou o problema não existe mais. Se o sistema for eletricamente ativado, épossível que um código de diagnóstico ativo seja gerado sempre que um componente for

    desligado. Se o componente for religado, o código não estará mais ativo, mas pode terficado registrado.

    Os códigos registrados podem não indicar a necessidade de reparo. O problema pode tersido de caráter temporário. Os códigos registrados podem ser úteis ao diagnóstico deproblemas intermitentes. Os códigos registrados podem também ser usados para revisar odesempenho do motor e do sistema eletrônico.

    Parâmetros programáveis

    SMCS - 1900

    O Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar pode ser usado para observar determinadosparâmetros que podem afetar o funcionamento do motor. O ET Cat pode também serusado para alterar determinados parâmetros. Os parâmetros são armazenados no Módulode Controle Eletrônico (ECM). Alguns dos parâmetros são protegidos por senhas contramudanças desautorizadas. Os parâmetros que podem ser alterados possuem um númerode código confidencial. O número do código confidencial indica se um parâmetro foialterado.

    Conectores elétricosSMCS - 7553-WW

    Conectores do Módulo de Controle Eletrônico (ECM)

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    11/275

     

    11

    Ilustração 1 g01301289 

    Conector da tampa das válvulas para o chicote dos

    injetores

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    12/275

     

    12

    Ilustração 2 g01310285 

    Ilustração 3  g01310286 

    Conectores dos sensores

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    13/275

     

    13

    Ilustração 4 g01159881 

    Ilustração 5 g01155187 

    Conector da ferramenta de serviço para o ET Cat

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    14/275

     

    14

    Ilustração 6 g01158896 

    Informações sobre a fiação

    SMCS - 1408

    Os diagramas elétricos são revisados periodicamente. Os diagramas elétricos serãoalterados conforme as atualizações são feitas nos chicotes do motor. Sempre verifique onúmero de revisão do diagrama para obter a informação mais atual. Use o diagrama como número de revisão mais recente.

    Identificação dos fios do chicote

    A Caterpillar identifica todos os fios por meio de onze cores sólidas. O número docircuito está estampado no fio com espaçamentos de 25 mm (1 pol). A Tabela 1 relacionaas cores dos fios e os códigos das cores.

    Table 1

    Códigos das cores dos fios do chicote 

    Código de cor  Cor  Código de cor  Cor 

    BK Preto GN Verde

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    15/275

     

    15

    BR Marrom BU Azul

    RD Vermelho PU Púrpura

    OR Laranja GY Cinza

    YL Amarelo WH Branco

    PK Rosa

    Por exemplo, a identificação A701-GY no diagrama significa um fio cinza com o númerode circuito A701. A701-GY identifica o circuito de energia do solenóide do injetor No. 1.

    Parâmetros de configuração

    SMCS - 1900

    Use este procedimento se o código de diagnóstico na Tabela 1 estiver ativo.

    Table 1

    Tabela de códigos de diagnóstico

    Código e descrição Condições que geraram estecódigo 

    Resposta do sistema 

    268-2 Falta deparâmetro programadoestá irregular,intermitente ou incorreto

    O Módulo de Controle Eletrônico(ECM) detecta que um ou maisdos parâmetros programáveis nãoforam programados.

    O ECM pode usar ummapa de torque padrãoou o ECM pode limitar omotor em marcha lenta.O código está apenasativo.

    Parâmetros de configuração do sistema são parâmetros que afetam as emissões, apotência do motor e aplicativos da máquina. Os valores padrão para os parâmetros sãoprogramados na fábrica. Alguns parâmetros podem ser alterados pelo cliente paraadequação às necessidades da aplicação específica. Você tem de reprogramar os

    parâmetros de configuração do sistema se o Módulo de Controle Eletrônico (ECM) forsubstituído e/ou se você reprogramar a potência do motor. Os valores para essesparâmetros estão disponíveis no Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar. Alguns parâmetrosde configuração também estão estampados na placa de informações do motor.

    Verifique os parâmetros programáveis (268-02)

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    16/275

     

    16

    Se um parâmetro programável não tiver sido programado, o ECM irá gerar um código dediagnóstico 268-02 Verificar parâmetros programáveis. Os parâmetros não programadosserão ajustados para o valor padrão. Alguns aspectos do desempenho do motor e domonitoramento do motor podem ser afetados.

    Descrições dos parâmetros

    "ID do produto"

    O parâmetro "ID do produto" permite que o cliente entre com uma descrição no ECMpara identificar a máquina. Um máximo de 8 caracteres pode ser informado no campo.

    "ID do equipamento"

    O parâmetro "ID do equipamento" permite que o cliente entre com uma descrição noECM para identificar a máquina. Um máximo de 17 caracteres pode ser informado nocampo.

    "Número de série do motor"

    O "Número de série do motor" deverá ser programado com o mesmo número de série domotor que está estampado na placa de informações do motor. O número de série do motornão está pré-programado num ECM de reposição.

    "FLS" (Regulagem da plena carga)

    A "FLS (Regulagem da plena carga)" é um número que representa o ajuste do sistema decombustível efetuado na fábrica para sincronizar o sistema de combustível. O valorcorreto desse parâmetro está estampado na placa de informações do motor. Apenas mudeeste valor se o motor tiver a potência alterada ou se for instalado um ECM novo. Esteparâmetro pode ser programado apenas uma vez sem uma senha de fábrica. Para mudar o"FLS" após a programação inicial, serão requeridas senhas de fábrica.

    "FTS" (Regulagem do torque máximo)

    A "FTS (Regulagem do torque máximo)" é semelhante à "FLS (Regulagem da plenacarga)". Apenas mude este valor se o motor tiver a potência alterada ou se for instaladoum ECM novo. As senhas de fábrica são necessárias. Um ECM novo ou um ECM embranco permite a programação do "FTS" apenas uma vez, sem usar as senhas de fábrica.Para mudar a "FTS" após a programação inicial, serão requeridas senhas de fábrica.

    "Mapa do ventilador de arrefecimento do motor"

    Este parâmetro permite a escolha entre um pacote padrão de arrefecimento ou um pacotede arrefecimento para altas temperaturas ambiente.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    17/275

     

    17

    "Comando de habilitar retardador do motor"

    O parâmetro "Comando de habilitar retardador do motor" permite que a operação desserecurso seja habilitada ou desabilitada.

    "Marcha lenta aumentada para aquecimento do motor"O parâmetro "Marcha lenta aumentada para aquecimento do motor" permite que aoperação desse recurso seja habilitada ou desabilitada.

    "Configuração do solenóide do éter"

    O parâmetro "Configuração do solenóide do éter" permite que o solenóide do éter sejainstalado ou não instalado.

    "Quantidade de níveis de potências disponíveis do motor"

    Este parâmetro seleciona o nível de potência do motor. Este parâmetro permite a seleçãode uma potência diferente sem modificar o software do motor. Para mudar o nível depotência do motor após a programação inicial, serão requeridas senhas de fábrica.

    "Condição de instalação do imobilizador do sistema de segurança"

    O parâmetro "Condição de instalação do imobilizador do sistema de segurança" permiteque o "imobilizador do sistema de segurança" seja instalado ou não instalado.

    "Arquivo de compensação do injetor"

    Este parâmetro é para os arquivos de compensação dos injetores associados a cadainjetor. Se um injetor for substituído ou se injetores forem intercambiados entre cilindros,o arquivo de compensação do injetor tem de ser programado para o cilindro correto.

    Tabela de parâmetros

    Table 2

    Parâmetros especificados pelo cliente

    ParâmetroFaixa ou opçõesdisponíveis

    Regulagempadrão

    Senharequerida

    "ID do produto" 8 caracteres vazio nenhum

    "ID do equipamento" 17 caracteres vazio nenhum

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    18/275

     

    18

    "Número de série domotor"

    8 caracteres vazio nenhum

    "FLS" -128 a +127 0 fábrica

    "FTS" -128 a +127 0 fábrica

    "Mapa do ventilador dearrefecimento do motor"

    "Padrão" ou "Altatemperatura ambiente" "Padrão" nenhum

    "Comando de habilitarretardador do motor"

    "Habilitado" ou"Desabilitado"

    "Desabilitado" nenhum

    "Marcha lenta aumentadapara aquecimento domotor"

    "Habilitada" ou"Desabilitada"

    "Habilitada" nenhum

    "Configuração dosolenóide do éter"

    "Não instalado" ou"Solenóide de fluxocontínuo"

    "Solenóide defluxo contínuo"

    nenhum

    "Quantidade de níveis depotências disponíveis domotor"

    4 ou 8 4 Fábrica

    "Condição de instalação doimobilizador do sistema desegurança"

    "Instalado" ou "Nãoinstalado"

    "Não-instalado" nenhum

    Planilha de parâmetros

    Anote as seguintes informações antes de alterar qualquer parâmetro de programação.

    Table 3

    Informações do ECM

    "ID do produto"

    "ID do equipamento"

    "Número de série do motor"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    19/275

     

    19

    "Número de série do ECM"

    "Número de peça do módulo de personalidade"

    "Data de liberação do módulo de personalidade"

    "Descrição do módulo de personalidade"

    "FLS"

    "FTS"

    "Mapa do ventilador de arrefecimento do motor"

    "Comando de habilitar retardador do motor"

    "Marcha lenta aumentada para aquecimento do motor"

    "Configuração do solenóide do éter"

    "Quantidade de níveis de potência disponíveis do motor"

    "Condição de instalação do imobilizador do sistema de segurança"

    "Total dos registros confidenciais"

    Dados da placa de informações do motor 

    Número de série do motor

    Regulagem de plena carga(para ECM novo)

    Regulagem de torque máximo(para ECM novo)

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    20/275

     

    20

    Código de injetor (1)

    Código de injetor (2)

    Código de injetor (3)

    Código de injetor (4)

    Código de injetor (5)

    Código de injetor (6)

    Nota: Compare o FLS e o FTS do ECM com os valores que estão na placa deinformações do motor. Apenas mude os valores de FLS e de FTS devido a uma alteraçãomecânica no motor. O uso de parâmetros errados pode causar danos ao motor.

    Lista de códigos de problemas de diagnósticos

    SMCS - 1900

    Informações de referência cruzada para códigos dediagnóstico

    A Tabela 1 é uma lista de códigos de diagnóstico para o motor. Os códigos dediagnóstico têm uma referência cruzada com o procedimento apropriado a ser usado paradiagnosticar o código.

    Explicações adicionais sobre os códigos de diagnóstico são fornecidas após a Tabela 1.

    Table 1

    Referência cruzada para o código CID-FMI do Data Link Cat para procedimentode localização e solução de problemas

    Código e descrição Procedimento

    1-5 Corrente abaixo do normal no injetordo cilindro No. 1

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    21/275

     

    21

    1-6 Corrente acima do normal no injetor docilindro No. 1

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    2-5 Corrente abaixo do normal no injetordo cilindro No. 2

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    2-6 Corrente acima do normal no injetor docilindro No. 2

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    3-5 Corrente abaixo do normal no injetordo cilindro No. 3

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    3-6 Corrente acima do normal no injetor docilindro No. 3

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    4-5 Corrente abaixo do normal no injetordo cilindro No. 4

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    4-6 Corrente acima do normal no injetor docilindro No. 4

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    5-5 Corrente abaixo do normal no injetordo cilindro No. 5

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    5-6 Corrente acima do normal no injetor docilindro No. 5

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    6-5 Corrente abaixo do normal no injetordo cilindro No. 6

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    6-6 Corrente acima do normal no injetor docilindro No. 6

    Localização e Solução de Problemas,"Solenóide do injetor - Teste"

    41-3 Alimentação de 8 Volts CC acima donormal

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação do sensor - Teste"

    41-4 Alimentação de 8 Volts CC abaixo donormal

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação do sensor - Teste"

    91-8 Sensor de posição do acelerador comfreqüência, largura do pulso, ou período

    anormal

    Localização e Solução de Problemas,"Controle de rotação - Teste"

    94-3 Tensão do sensor de pressão dealimentação de combustível acima donormal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    94-4 Tensão do sensor de pressão dealimentação de combustível abaixo do

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    22/275

     

    22

    normal

    100-3 Tensão do sensor de pressão de óleodo motor acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    100-4 Tensão do sensor de pressão de óleodo motor abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    100-10 Taxa de alteração anormal dosensor da pressão de óleo do motor

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    110-3 Tensão do sensor de temperatura dolíquido arrefecedor do motor acima donormal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, passivo) -Teste"

    110-4 Tensão do sensor de temperatura dolíquido arrefecedor do motor abaixo donormal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, passivo) -Teste"

    168-0 Tensão do sistema elétrico alta - maissevero (3)

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação de energia elétrica - Teste"

    168-1 Tensão do sistema elétrico baixa -mais severo (3)

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação de energia elétrica - Teste"

    168-2 Tensão do sistema elétrico irregular,intermitente ou incorreta

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação de energia elétrica - Teste"

    172-3 Tensão do sensor de temperatura doar no coletor de admissão acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, passivo) -Teste"

    172-4 Tensão do sensor de temperatura doar no coletor de admissão abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, passivo) -Teste"

    174-3 Tensão do sensor de temperatura docombustível acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, passivo) -Teste"

    174-4 Tensão do sensor de temperatura docombustível abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, passivo) -

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    23/275

     

    23

    Teste"

    190-8 Sensor de rotação do motor comfreqüência, largura do pulso, ou períodoanormal

    Localização e Solução de Problemas,"Rotação/sincronização - Teste"

    253-2 Módulo de personalidade irregular,intermitente ou incorreto

    Localização e Solução de Problemas,"Software do ECM - Instale"

    261-11 Falha na sincronização do motorLocalização e Solução de Problemas,"Sincronização - Calibre"

    261-13 Calibragem da sincronização domotor requerida

    Localização e Solução de Problemas,"Sincronização - Calibre"

    262-3 Tensão de alimentação de energiaCC do sensor de 5 Volts acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação do sensor - Teste"

    262-4 Tensão de alimentação de energiaCC do sensor de 5 Volts abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação do sensor - Teste"

    267-3 Tensão de entrada do desligamentoremoto acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Desligamento (nível do solo) - Teste"

    267-4 Tensão de entrada do desligamentoremoto abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Desligamento (nível do solo) - Teste"

    268-2 Falta de parâmetro programadoirregular, intermitente ou incorreto Localização e Solução de Problemas,"Parâmetros de configuração"

    269-3 Tensão de alimentação do sensoracima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação do sensor - Teste"

    269-4 Tensão de alimentação do sensorabaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Alimentação do sensor - Teste"

    274-3 Tensão do sensor de pressãoatmosférica acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    274-4 Tensão do sensor de pressãoatmosférica abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    291-5 Corrente do solenóide do ventiladorde arrefecimento do motor abaixo donormal

    Localização e Solução de Problemas,"Controle do ventilador de arrefecimento -Teste"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    24/275

     

    24

    291-6 Corrente do solenóide do ventiladorde arrefecimento do motor acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Controle do ventilador de arrefecimento -Teste"

    296-9 Taxa de atualização anormal do

    controle da transmissão

    Localização e Solução de Problemas,

    "Data Link Cat - Teste "297-9 Taxa de atualização anormal docontrole de tração em todas as rodas

    Localização e Solução de Problemas,"Data Link Cat - Teste "

    342-8 Sensor secundário de rotação domotor com freqüência, largura do pulso, ouperíodo anormal

    Localização e Solução de Problemas,"Rotação/sincronização - Teste"

    549-2 Interruptor da trava do aceleradorirregular, intermitente ou incorreto

    Localização e Solução de Problemas,"Trava do acelerador - Teste"

    588-9 Taxa de atualização anormal domostrador do sistema de monitoramento Localização e Solução de Problemas,"Data Link Cat - Teste "

    596-9 Taxa de atualização anormal docontrole do implemento

    Localização e Solução de Problemas,"Data Link Cat - Teste "

    791-5 Corrente do solenóide baixo/alto dofreio de compressão abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Retardador - Teste"

    791-6 Corrente do solenóide baixo/alto dofreio de compressão acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Retardador - Teste"

    792-5 Corrente do solenóide médio/alto dofreio de compressão abaixo do normal Localização e Solução de Problemas,"Retardador - Teste"

    792-6 Corrente do solenóide médio/alto dofreio de compressão acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Retardador - Teste"

    1551-13 Requer calibragem do sistema doventilador de rotação variável

    Localização e Solução de Problemas,"Ventilador de arrefecimento - Calibre"

    1589-3 Tensão do sensor de pressão do arde admissão do turbo acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    1589-4 Tensão do sensor de pressão do arde admissão do turbo abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    1627-5 Corrente do relé da bomba decombustível abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Bomba de transferência de combustível -Teste"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    25/275

     

    25

    1627-6 Corrente do relé da bomba decombustível acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Bomba de transferência de combustível -Teste"

    1639-2 Módulo do sistema de segurança da

    máquina irregular, intermitente ou incorretoLocalização e Solução de Problemas,"Data Link Cat - Teste"

    1639-9 Taxa de atualização anormal dosistema de segurança da máquina

    Localização e Solução de Problemas,"Data Link Cat - Teste"

    1785-3 Tensão do sensor de pressão nocoletor de admissão acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    1785-4 Tensão do sensor de pressão no

    coletor de admissão abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    1785-10 Taxa de alteração anormal dosensor de pressão do coletor de admissão

    Localização e Solução de Problemas,"Sinal do sensor (analógico, ativo) - Teste"

    2417-5 Corrente do solenóide de controleda injeção de éter abaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Ajuda de partida - Teste"

    2417-6 Corrente do solenóide de controleda injeção de éter acima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Ajuda de partida - Teste"

    2770-3 Tensão do interruptor deretomar/desacelerar da trava do aceleradoracima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Trava do acelerador - Teste"

    2770-4 Tensão do interruptor deretomar/desacelerar da trava do aceleradorabaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Trava do acelerador - Teste"

    2771-3 Tensão do interruptor deacionar/acelerar da trava do aceleradoracima do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Trava do acelerador - Teste"

    2771-4 Tensão do interruptor deacionar/acelerar da trava do aceleradorabaixo do normal

    Localização e Solução de Problemas,"Trava do acelerador - Teste"

    Códigos de diagnóstico

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    26/275

     

    26

    Os códigos de diagnóstico alertam o operador de que foi detectado um problema nosistema eletrônico. Os códigos de diagnóstico também são usados pelo técnico de serviçopara identificar a natureza do problema. O Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar é umsoftware desenvolvido para funcionar num computador pessoal. O software pode serusado pelo técnico de serviço para ver as informações do código de diagnóstico de um

    ECM. Códigos de diagnóstico podem consistir de um identificador de componente (DIC)e do identificador do modo de falha (FMI).

    Identificador de componente (CID) - O CID indica o componente que gerou o código.Por exemplo, o CID número 1 identifica o injetor de combustível do cilindro número um.

    Identificador do modo de falha (FMI) - O FMI identifica o tipo de falha.

    Consulte a Tabela 1 para uma lista completa dos códigos de diagnóstico e doprocedimento apropriado para localização e solução de problemas.

    Nota: Não confunda códigos de diagnóstico com códigos de evento. Os códigos deevento alertam o operador de que uma condição anormal de operação, como baixapressão de óleo ou alta temperatura do líquido arrefecedor, foi detectada. Se um códigode evento estiver ativo, consulte Localização e Solução de Problemas, "Lista dos códigosde evento".

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    27/275

     

    27

    Ilustração 1 g01117578 

    Tensão de saída de um sensor analógico de temperatura típico 

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    28/275

     

    28

    A Ilustração 1 indica a faixa de sinal de um sensor analógico típico. Códigos dediagnóstico serão gerados se o sinal de saída do sensor estiver abaixo de 0,2 VCC ouacima de 4,8 VCC.

    Nota: Este gráfico é um exemplo. As faixas de sinal neste gráfico são usadas apenas

    como exemplos.

    Códigos de diagnóstico ativos

    Um código de diagnóstico ativo representa um problema no sistema de controleeletrônico. Resolva o problema tão logo quanto possível. 

    Quando o ECM do motor gera um código de diagnóstico ativo, o indicador "Alarme deativo" ("Condição de alarme do controle do motor") no ET Cat é ativado para alertar ooperador. Se a condição que gerou o código for momentânea, a mensagem desaparece dalista dos códigos de diagnóstico ativos. O código de diagnóstico fica registrado.

    Códigos de diagnóstico registrados

    Quando o ECM gera um código de diagnóstico, o ECM registra o código na memóriapermanente. O ECM tem um relógio interno de diagnóstico. Cada ECM registrará asseguintes informações quando um código é gerado:

    •  A hora da primeira ocorrência do código•  A hora da última ocorrência do código•  A quantidade de ocorrências do código

    Essas informações são indicadores importantes para localizar e resolver problemasintermitentes.

    Um código é apagado da memória quando ocorrer uma das seguintes condições:

    •  O técnico de serviço apagar manualmente o código.•  O código não se repete há mais de 100 horas.•  Um novo código foi registrado e já existem dez códigos na memória. Neste caso,

    o código mais antigo é apagado.

    Alguns códigos de diagnóstico podem ser facilmente disparados. Alguns códigos dediagnóstico podem registrar ocorrências que não resultam em reclamações. A causa maisprovável de um problema intermitente é uma conexão defeituosa ou fiação elétricadanificada. A próxima causa mais provável é a falha de um componente. A causa menosprovável é a falha de um módulo eletrônico. Códigos de diagnóstico registradosrepetidamente podem indicar um problema que requer investigação especial.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    29/275

     

    29

    Nota: Sempre apague os códigos de diagnóstico registrados após a investigação ecorreção do problema que gerou o código.

    Lista de códigos de eventos

    SMCS - 1900

    Referência cruzada dos códigos de eventos

    A Tabela 1 é uma lista dos códigos de evento do motor. Os códigos de eventos estãoassociados ao procedimento apropriado que pode ser usado para localizar e solucionar oproblema do código.

    Os códigos de evento são gerados quando existe uma condição anormal de operação.

    Explicações adicionais sobre códigos de evento e o sistema de monitoramento do motorestão descritos após a Tabela 1.

    Table 1

    Referência cruzada para os códigos de evento do Data Link Cat para procedimentode localização e solução de problemas

    Código e descriçãoProcedimento de localização e solução deproblemas

    E096(1) Alta pressão de combustível Localização e Solução de Problemas, "A pressão

    do combustível está alta"

    E172(1) Alta restrição no filtro de ar

    E172(2) Alta restrição no filtro de ar

    Localização e Solução de Problemas, "Ar deadmissão está com restrição"

    E194(2) Alta temperatura deexaustão

    Localização e Solução de Problemas, "Atemperatura de exaustão está alta"

    E265(3) Desligamento definido pelo

    usuário

    Localização e Solução de Problemas,

    "Desligamento (nível do solo) - Teste"

    E360(1) Baixa pressão de óleo domotor

    E360(3) Baixa pressão de óleo domotor

    Localização e Solução de Problemas, "A pressãode óleo está baixa"

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    30/275

     

    30

    E361(1) Temperatura alta do líquidoarrefecedor do motor

    E361(2) Temperatura alta do líquidoarrefecedor do motor

    Localização e Solução de Problemas, "Atemperatura do líquido arrefecedor está alta"

    E362(2) Rotação excessiva do motor Localização e Solução de Problemas, "Motor comrotação excessiva"

    E363(1) Alta temperatura daalimentação de combustível

    E363(2) Alta temperatura daalimentação de combustível

    Localização e Solução de Problemas, "Atemperatura do combustível está alta"

    E390(1) Restrição no filtro decombustível

    E390(2) Restrição no filtro decombustível

    Localização e Solução de Problemas, "O filtro de

    combustível está obstruído"

    E441(1) Marcha lenta elevada paraaumentar a tensão da bateria

    Localização e Solução de Problemas, "A marchalenta está alta"

    E539(1) Alta temperatura do ar nocoletor de admissão

    E539(2) Alta temperatura do ar nocoletor de admissão

    Localização e Solução de Problemas, "Atemperatura do ar no coletor de admissão estáalta"

    Partes do código de evento

    Código de evento - A letra "E" identifica o código como código de evento. Os números"XXX(X)" representam um identificador numérico do código de evento. O quarto "(X)"atribui um dos três níveis ao código de evento, de acordo com a severidade da condiçãoanormal do sistema. Isso é seguido de uma descrição do código. Veja o exemploseguinte:

    •  E360(1) Baixa pressão de óleo•

      E360(2) Baixa pressão de óleo•  E360(3) Baixa pressão de óleo

    As definições dos níveis de severidade de um evento estão descritas abaixo:

    Nível 1 - A categoria de alerta de nível 1 avisa o operador que um sistema da máquinarequer atenção. O operador deve verificar as condições do sistema envolvido ou ooperador deve fazer manutenção no sistema envolvido o mais breve possível.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    31/275

     

    31

    Nível 2 - O nível 2 requer uma mudança na operação do motor ou no desempenho de umprocedimento de manutenção. A não correção do problema responsável por este alertapode resultar em danos nos componentes do motor.

    Nível 3 - O nível 3 requer um desligamento imediato, em segurança, do motor para evitar

    danos ao motor ou ferimentos nas pessoas ao redor do motor. O problema que causou oevento tem de ser corrigido antes do motor voltar a trabalhar.

    Códigos de evento ativo

    Um código de evento ativo representa um problema com a operação do motor. Resolva oproblema tão logo quanto possível. 

    Os códigos de eventos ativos estão listados em ordem numérica crescente. O código como número mais baixo está listado primeiro.

    A Ilustração 1 é um exemplo da faixa de operação de um sensor de temperatura. Não usea Ilustração para diagnosticar sensores de temperatura.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    32/275

     

    32

    Ilustração 1 g01138880 

    Exemplo típico da faixa de operação de um sensor de temperatura.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    33/275

     

    33

    (1) Esta área representa a faixa normal de operação do parâmetro. A tensão normal de saída do sensor estáentre 0,2 VCC e 4,2 VCC.

    (2) Nesta área, a temperatura acima de 107 °C (225 °F) é mais alta do que o normal. A tensão de saída dosensor irá gerar um código de evento. O sensor não tem um problema eletrônico.

    (3) Nessas áreas, a tensão de saída do sensor está muito alta ou muito baixa. A tensão está fora da faixanormal. O problema eletrônico irá gerar um código de diagnóstico. Consulte Localização e Solução deProblemas, "Lista de códigos de problemas de diagnósticos" para mais informações sobre códigos dediagnóstico.

    Códigos de evento registrados

    Quando o ECM gera um código de evento, o ECM registra o código na memóriapermanente. O ECM tem um relógio interno de diagnóstico. O ECM irá registrar asseguintes informações quando um código de evento for gerado:

    •  A hora da primeira ocorrência do código•  A hora da última ocorrência do código•  A quantidade de ocorrências do código

    Os eventos registrados são listados em ordem cronológica. O evento mais recente apareceprimeiro.

    Esta informação pode ser útil na localização e solução de problemas intermitentes. Oscódigos registrados podem também ser usados para revisar o desempenho do motor.

    Apagar os códigos de eventoUm código é apagado da memória quando ocorrer uma das seguintes condições:

    •  O código não se repete há mais de 100 horas.•  Um novo código foi registrado e já existem dez códigos na memória. Neste caso,

    o código mais antigo é apagado.•  O técnico de serviço apaga manualmente o código.

    Sempre apague os códigos de evento registrados após a investigação e correção doproblema que gerou o código.

    Localização e Solução de Problemas

    Para uma localização e solução de problemas básica, siga os seguintes passos paradiagnosticar um mau funcionamento:

    1.  Obtenha as seguintes informações sobre a reclamação:o  O evento e a hora do evento

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    34/275

     

    34

    o  Determine as condições do evento. As condições são a rpm e a carga domotor.

    o  Verifique se há algum sistema que foi instalado pelo revendedor ou pelocliente que possa ter causado o evento.

    o  Verifique se ocorreram eventos adicionais.

    2.  Verifique se a reclamação não é devida a uma operação normal do motor.Verifique se a reclamação não é devida a um erro do operador.

    3.  Reduza as causas prováveis. Considere as informações do operador, as condiçõesde operação e o histórico do motor.

    4.  Efetue uma inspeção visual. Inspecione os seguintes itens:o  Alimentação de combustívelo  Nível do óleoo  Suprimento de óleoo 

    Fiaçãoo  Conectores

    Não deixe de inspecionar os conectores. Isto é muito importante para problemasintermitentes. Consulte Localização e Solução de Problemas, "Inspeção dos conectoreselétricos".

    Se essas ações não resolveram o problema, consulte a Tabela 1 para ver o procedimentopara localizar e resolver problemas de códigos de evento.

    Pontos de disparo do "Sistema de Monitoramento

    Caterpillar"

    O sistema de monitoramento determina o nível de ação que é tomada pelo ECM emresposta a uma condição que pode danificar o motor. Quando qualquer uma dessascondições ocorrer, será gerado o código de evento apropriado.

    A Tabela 2 contém os parâmetros que são monitorados e os códigos de eventoapropriados que podem ser gerados para aquele parâmetro. A Tabela 2 também contémos valores máximos e mínimos para os parâmetros e os pontos de disparo padrões paracada parâmetro. As ajustagens vigentes para cada parâmetro podem ser vistas com o

    Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar. Os pontos de disparo para alguns parâmetros podemser ajustados com o ET Cat.

    Table 2

    Parâmetros do sistema de monitoramento

    Parâmetro AçãoTempo de atraso Ponto de disparo

    Condiç

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    35/275

     

    35

    (em segundos)

    Mí n.

    Máx.

    Padrão

    Mí n.

    Máx.

    Padrão

    ãopadrão

    E096(1)Altapressão decombustível

    CuidadoN/D N/D

    8N/D N/D

    758 kPa (110psi)

    Ligado

    E172(1)Altarestrição nofiltro de ar

    CuidadoN/D N/D

    15N/D N/D

    7,5 kPa (1 psi)Ligado

    E172(2)Altarestrição nofiltro de ar

    Redução depotência (1) 

    N/D N/D30

    N/D N/D7,5 kPa (1 psi)

    Ligado

    E194(2)Altatemperatura de

    exaustão

    Redução depotência

    N/D N/D N/D N/D N/D Dependentede software

    Ligado

    E265(3)Desligamentodefinidopelousuário

    Desligamento

    N/D N/D N/D N/D N/D Ligado/desligado

    E360(1)Baixapressão de

    óleo domotor

    CuidadoN/D N/D

    8N/D N/D

    Mapear valordependente (2) 

    Ligado

    E360(3)Baixapressão deóleo domotor

    Redução depotência (3) 

    N/D N/D4

    N/D N/DMapear valordependente (4) 

    Ligado

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    36/275

     

    36

    E361(1)Temperatura alta dolíquidoarrefecedor

    do motor

    CuidadoN/D N/D

    10N/D N/D

    110°C (230°F)Ligado

    E361(2)Temperatura alta dolíquidoarrefecedordo motor

    Redução depotência (5) 

    N/D N/D10

    N/D N/D111°C (232°F)

    Ligado

    E362(2)Rotação

    excessivado motor

    Cuidado

    N/D N/D

    0,6

    N/D N/D

    2600 rpm paraação inicial e

    2800 rpm paraaçãosecundária

    Ligado

    E363(1)Altatemperatura daalimentação decombustível

    CuidadoN/D N/D

    30N/D N/D

    90°C (194°F)Ligado

    E363(2)Altatemperatura daalimentação decombustível

    Redução depotência (6) 

    N/D N/D10

    N/D N/D91°C (196°F)

    Ligado

    E390(1)

    Restriçãono filtro decombustível

    Cuidado N/D N/D 3.600 N/D N/D Aberto Ligado

    E390(2)Restriçãono filtro de

    Redução depotência (7) 

    N/D N/D 14.400

    N/D N/DAberto

    Ligado

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    37/275

     

    37

    combustível

    E441(1)Marcha

    lentaelevadaparaaumentar atensão dabateria

    CuidadoN/D N/D N/D N/D N/D Dependente

    de softwareLigado

    E539(1)Altatemperatura do ar no

    coletor deadmissão

    CuidadoN/D N/D

    8N/D N/D

    82°C (180°F)Ligado

    E539(2)Altatemperatura do ar nocoletor deadmissão

    Redução depotência (8) 

    N/D N/D8

    N/D N/D86°C (187°F)

    Ligado

    ( 1 ) A diminuição da potência é de 2 por cento para cada kPa acima do ponto de disparo. A redução máximade potência é de 10 por cento.

    ( 2 )

    Consulte a Tabela 3. ( 3 ) A redução da potência é de 17,5 por cento por segundo. A redução máxima de potência é de 35 porcento.

    ( 4 ) Consulte a Tabela 4. ( 5 ) A diminuição da potência é de 25% para cada grau acima do ponto de disparo. A redução máxima de

    potência é de 100 por cento.( 6 ) A diminuição da potência é de 12,5 por cento para cada grau acima do ponto de disparo. A redução

    máxima de potência é de 25 por cento.( 7 ) A redução de potência é de 35 por cento.( 8 ) A diminuição da potência é de 3 por cento para cada grau acima do ponto de disparo. A redução

    máxima de potência é de 20 por cento.

    Table 3Pontos de disparo de alarme para baixa pressão de óleo 

    Rotação do Motor (RPM) Pressão de óleo (kPag)

    0 0

    500 0

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    38/275

     

    38

    1.600 154

    2.400 154

    Table 4

    Pontos de disparo de diminuição de potência para baixa pressão de óleo 

    Rotação do Motor (RPM) Pressão de óleo (kPag)

    0 0

    500 0

    1.600 104

    2.400 104

    Nota: A diferença entre as pressões de alerta de baixa pressão de óleo e de diminuição dapotência por baixa pressão de óleo é de 21 kPag

    Localização e Solução de Problemas

    SMCS - 7569

    Alguns sintomas do motor podem não estar relacionados com o sistema de controleeletrônico. Obtenha informações sobre a reclamação que descrevam os sintomas.

    Verifique se a reclamação não é devida a uma operação normal do motor.

    Execute os seguintes passos para determinar o problema.

    1.  Repare todos os códigos de diagnóstico ativos.

    2.  Obtenha informações do operador.

    3.  Verifique se a reclamação não é devida a uma operação normal do motor.

    4.  Faça uma inspeção visual no motor. Inspecione os seguintes itens:o

      Fiaçãoo  Conectoreso  Nível do combustívelo  Alimentação de combustívelo  Nível de óleo do motoro  Suprimento de óleo do motoro  Nível do líquido arrefecedoro  Sistema de admissão de ar

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    39/275

     

    39

    o  Sistema de exaustão

    5.  Verifique se os conectores e a fiação apresentam os seguintes problemas:o  Danoso  Abrasãoo 

    Corrosãoo  Instalação incorreta

    6.  Verifique todos os códigos de diagnóstico registrados.o  Determine se os códigos de diagnósticos registrados têm relação com a

    causa do problema.o  Determine se os códigos de diagnóstico registrados ocorreram na mesma

    hora dos sintomas.o  Determine se os códigos de diagnóstico registrados estão registrados de

    forma repetitiva.

    Se essas inspeções não revelarem nenhum problema, use o procedimento que melhordescreva os sintomas.

    A aceleração está deficiente ou a resposta do aceleradorestá deficiente

    SMCS - 1000-035

    Causas prováveis

    •  Alimentação de combustível•  Diminuição da potência do motor ou códigos ativos•  Arquivo "flash"•  SInal do acelerador•  Conectores elétricos•  Unidades injetoras•  Sensor de pressão do coletor de admissão•  Sistema de admissão de ar e exaustão

    Ações recomendadasNota: Se o problema ocorrer somente sob determinadas condições, teste o motor sobessas mesmas condições. Exemplos dessas condições são alta rpm do motor, plena cargae temperatura de operação do motor. Analisar os sintomas sob outras condições podefornecer resultados enganosos.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    40/275

     

    40

    Alimentação de combustível

    1.  Verifique visualmente o nível de combustível no tanque. Não confie apenas nomedidor de combustível. Adicione combustível ao tanque, se necessário. Se omotor funcionou sem combustível, será necessário escorvar o ar do sistema de

    combustível. Consulte o Manual de Operação e Manutenção para ver oprocedimento correto.

    2.  Inspecione as linhas de combustível quanto aos seguintes problemas: restrições,linhas fechadas e linhas comprimidas. Se o problema estiver nas linhas decombustível, repare ou substitua as linhas.

    3.  Verifique o tanque de combustível quanto a presença de partículas ou objetosestranhos que possam bloquear a alimentação de combustível.

    AVISO Não tente dar partida no motor continuamente por mais de 30segundos. Deixe esfriar o motor de partida durante dois minutos antesde reiniciar a partida. 

    4.  Escorve o sistema de combustível se qualquer um dos seguintes procedimentosfoi executado:

    o  Substituição dos filtros de combustívelo  Manutenção no circuito de baixa pressão de alimentação de combustível

    o  Substituição de unidades injetoras

    Nota: Verifique o sistema de combustível quanto a presença de ar. ConsulteOperação dos Sistemas/Testes e Ajustagens para informações relacionadas com averificação da presença de ar no sistema de combustível.

    5.  Verifique a qualidade do combustível. O clima frio afeta negativamente ascaracterísticas do combustível. Consulte o Manual de Operação e Manutenção domotor para informações sobre como melhorar as características do combustíveldurante a operação em clima frio.

    6. 

    Verifique a pressão do combustível filtrado enquanto estiver dando partida nomotor. Consulte Operação dos Sistemas/Testes e Ajustagens para informaçõessobre procedimentos de testes e valores corretos da pressão.

    Se a pressão do combustível estiver baixa, substitua os filtros de combustível.Limpe o filtro primário e separador de água. Consulte o Manual de Operação eManutenção para obter detalhes.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    41/275

     

    41

    Se a pressão de combustível continuar baixa, verifique a operação da válvulareguladora da pressão do combustível. Também verifique se a bomba detransferência está funcionando apropriadamente. Consulte Operação dosSistemas/Testes e Ajustagens para informações sobre o teste.

    Diminuição da potência do motor ou códigos ativosAlguns parâmetros de monitoramento do motor que são capazes de acionar umadiminuição da potência não geram um código de evento. Conecte o Técnico Eletrônico(ET) Caterpillar para verificar uma diminuição de potência do motor.

    Certos códigos de diagnóstico e/ou de evento podem causar um baixo desempenho. Use oET Caterpillar para verificar se existem códigos de diagnóstico ativos ou registrados.Localize e analise os códigos presentes antes de continuar com esse procedimento.

    Nota: Apesar de um sinal de sensor estar dentro da faixa operacional do sensor, o sinal

    pode não representar a leitura real. Use o ET Cat para verificar se as pressões etemperaturas estão flutuando. Também verifique se os valores são razoáveis para ascondições presentes.

    Arquivo "flash"

    Verifique se o arquivo "flash" mais recente está instalado no Módulo de ControleEletrônico (ECM) do motor.

    Sinal do acelerador

    Monitore as condições da "Posição do acelerador" no ET Cat. Verifique se as condiçõesda "Posição do acelerador" estão estáveis e que o motor é capaz de alcançar a rotação demarcha alta em vazio. Se o acelerador estiver sob suspeita de ter problema, consulte oprocedimento apropriado de localização e análise de falha para avaliar o sinal doacelerador.

    Conectores elétricos

    Verifique a instalação correta dos conectores J1/P1 e J2/P2 do ECM e dos conectoresJ300/P300 das unidades injetoras. Consulte Localização e Solução de Problemas,"Conectores elétricos - Inspecione".

    Unidades injetoras

    1.  Execute o "Teste do solenóide do injetor" no ET Cat para determinar se todos ossolenóides dos injetores estão sendo energizados pelo ECM.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    42/275

     

    42

    2.  Execute o "Teste de corte de cilindro" no ET Cat para determinar o desempenhode cada cilindro. Consulte Localização e Solução de Problemas, "Códigos deeventos - Teste" para o procedimento apropriado .

    Sensor de pressão do coletor de admissão

    1.  Monitore as condições de "Posição do combustível", "Limite nominal decombustível" e "Limite FRC de combustível" no ET Cat enquanto o motor estáoperando sob plena carga. Esses parâmetros devem refletir as informações abaixo.

    Table 1

    "Posição do combustível" = "Limite nominal de combustível"

    e

    "Posição do combustível" < "Limite FRC de combustível"

    2.  Se a "Posição do combustível" for igual ao "Limite nominal do combustível" e a"Posição do combustível" for inferior ao "Limite FRC do combustível", o sistemaeletrônico estará operando corretamente. Caso contrário, vá para o passo seguinte.

    2.  Monitore as condições da "Pressão do ar de admissão" e da "Pressão atmosférica"no ET Cat quanto à operação normal. Quando o motor não está funcionando, ovalor correto da "Pressão do ar de admissão" é 0 kPa (0 psi).

    Sistema de admissão de ar e exaustão

    1.  Observe a lâmpada de verificação do motor. Verifique o indicador de restrição dofiltro de ar. Limpe ou substitua os filtros de ar entupidos. Consulte o Manual deOperação e Manutenção.

    2.  Inspecione o sistema de admissão e escape de ar quanto a restrições e/ouvazamentos. Consulte a publicação Operação dos Sistemas/Testes eAjustagensSistema de admissão de ar e exaustão.

    Problema com o alternador - Problema de carga e/ouoperação ruidosa

    SMCS - 1405-035

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    43/275

     

    43

    Causas prováveis

    •  Correias de acionamento do alternador•  Polia de acionamento do alternador•  Rolamentos do alternador•  Circuito de carga•  Regulador•  Alternador

    Ações recomendadas

    Correias de acionamento do alternador

    1.  Inspecione a condição das correias de acionamento do alternador. Se as correiasde acionamento do alternador estiverem gastas ou danificadas, substitua as

    correias. Consulte Desmontagem e Montagem.

    2.  Verifique a tensão das correias. Consulte o manual Especificações do motor.

    3.  Se o motor estiver equipado com um tensor automático de correias, verifique-o.Substitua o tensor automático de correias, se necessário.

    Nota: Tensão excessiva nas correias pode resultar em danos no alternador.

    Polia de acionamento do alternador

    Verifique a condição da correia de acionamento do ventilador. Procure por desgasteacentuado causado pela correia na polia. Substitua a polia se o desgaste for excessivo.Verifique se a porca da polia não está solta. Aperte a porca, se necessário.

    Nota: Certifique-se de que os alinhamentos estão corretos.

    Rolamentos do alternador

    Verifique se os rolamentos do alternador apresentam sinais de desgaste. Repare ousubstitua o alternador, conforme necessário.

    Circuito de carga

    Inspecione os cabos, fiação e conexões no circuito de carga da bateria. Limpe todas asconexões e aperte todas as conexões. Substitua qualquer peça com defeito.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    44/275

     

    44

    Alternador ou regulador

    Certifique-se de que o alternador ou o regulador esteja funcionando corretamente.Consulte a Instrução Especial, RPHS0354, "Localização e solução de problemas nosistema de carga" para os procedimentos corretos de teste. Repare ou substitua o

    alternador, conforme necessário.

    Problema com o alternador - Problema de carga e/ouoperação ruidosa

    SMCS - 1405-035

    Causas prováveis

    •  Correias de acionamento do alternador•  Polia de acionamento do alternador•  Rolamentos do alternador•  Circuito de carga•  Regulador•  Alternador

    Ações recomendadas

    Correias de acionamento do alternador

    1.  Inspecione a condição das correias de acionamento do alternador. Se as correiasde acionamento do alternador estiverem gastas ou danificadas, substitua ascorreias. Consulte Desmontagem e Montagem.

    2.  Verifique a tensão das correias. Consulte o manual Especificações do motor.

    3.  Se o motor estiver equipado com um tensor automático de correias, verifique-o.Substitua o tensor automático de correias, se necessário.

    Nota: Tensão excessiva nas correias pode resultar em danos no alternador.

    Polia de acionamento do alternador

    Verifique a condição da correia de acionamento do ventilador. Procure por desgasteacentuado causado pela correia na polia. Substitua a polia se o desgaste for excessivo.Verifique se a porca da polia não está solta. Aperte a porca, se necessário.

    Nota: Certifique-se de que os alinhamentos estão corretos.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    45/275

     

    45

    Rolamentos do alternador

    Verifique se os rolamentos do alternador apresentam sinais de desgaste. Repare ousubstitua o alternador, conforme necessário.

    Circuito de cargaInspecione os cabos, fiação e conexões no circuito de carga da bateria. Limpe todas asconexões e aperte todas as conexões. Substitua qualquer peça com defeito.

    Alternador ou regulador

    Certifique-se de que o alternador ou o regulador esteja funcionando corretamente.Consulte a Instrução Especial, RPHS0354, "Localização e solução de problemas nosistema de carga" para os procedimentos corretos de teste. Repare ou substitua oalternador, conforme necessário.

    O líquido arrefecedor contém combustível

    SMCS - 1250-035; 1395-035

    Causas prováveis

    •  Anel "O" danificado num injetor de combustível

    Ações recomendadas

    Substitua todos os vedadores danificados

    1.  Retire as tampas do mecanismo das válvulas.

    2.  Remova as linhas de alimentação e de retorno de combustível do cabeçote.

    3.  Tampe o conector de retorno de combustível e aplique uma pressão de ar máximade 700 kPa ( 100 psi) no conector de alimentação de combustível. Verifiquequanto a vazamento de combustível ao redor das unidades injetoras. Se houvervazamento, remova a unidade injetora correspondente. Instale um novo vedador"O" no injetor. Instale o injetor. Conecte a linha de retorno do combustível.Instale a tampa das válvulas.

    Certifique-se de que o problema foi resolvido.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    46/275

     

    46

    O líquido arrefecedor contém óleo

    SMCS - 1348-035; 1395-035

    Causas prováveis

    •  Colméia do arrefecedor de óleo do motor•  Junta do cabeçote•  Bloco do motor

    Ações recomendadas

    Colméia do arrefecedor de óleo do motor

    1. 

    Teste a colméia do arrefecedor de óleo do motor quanto a vazamentos. ConsulteOperação dos Sistemas/Testes e Ajustagens. Se for encontrado um vazamento,repare ou substitua a colméia do arrefecedor de óleo. Consulte Desmontagem eMontagem.

    2.  Drene e reabasteça o cárter com óleo limpo de motor. Instale filtros de óleo domotor novos. Consulte o Manual de Operação e Manutenção.

    Junta do cabeçote

    1.  Remova o cabeçote do motor. Consulte Desmontagem e Montagem.

    2.  Inspecione a projeção da camisa do cilindro. Consulte Operação dosSistemas/Testes e Ajustagens.

    3.  Instale uma nova junta de cabeçote e novos vedadores de água. ConsulteDesmontagem e Montagem.

    Bloco do motor

    1.  Inspecione a superfície superior do bloco dos cilindros quanto a trincas e sinais dedanos.

    Se o bloco dos cilindros estiver danificado, substitua-o. Se for encontrado sinaisde vazamento, determine a causa. Consulte Operação dos Sistemas/Testes eAjustagens.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    47/275

     

    47

    A temperatura do líquido arrefecedor está alta

    SMCS - 1395-035

    Use este procedimento para analisar problemas de alta temperatura do líquido arrefecedorou se um dos seguintes códigos de evento estiver ativo. Consulte Localização e Soluçãode Problemas, "Lista de códigos de eventos" para obter informações sobre códigos deeventos e os pontos de disparo padrão para esses códigos. Você tem de acessar o sistemade monitoramento no Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar para ver os pontos de disparoatuais desses códigos.

    Table 1

    Código de evento 

    Código e descrição  Condições que gerarameste código 

    Resposta do sistema 

    E361(1) Temperaturaalta do líquidoarrefecedor do motor

    A temperatura do líquidoarrefecedor do motorexcedeu o ponto de operaçãoe o tempo de espera expirou.

    O código é registrado.

    E361(2) Temperatura

    alta do líquidoarrefecedor do motor

    A temperatura do líquidoarrefecedor do motorexcedeu o ponto de operaçãoe o tempo de espera expirou.

    A potência do motor é diminuída.O código é registrado.A diminuição da potência é de25% para cada grau acima doponto de disparo. A redução depotência máxima é de 100 porcento.

    Causas prováveis

    •  Baixo nível de líquido arrefecedor e/ou vazamento do líquido arrefecedor•  Regulador da temperatura da água ou válvula de alívio de pressão•  Radiador•  Ventilador de arrefecimento do motor (Se equipada)•  Bomba do líquido arrefecedor•  Sensor da temperatura do líquido arrefecedor

    Ações recomendadas

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    48/275

     

    48

    Líquido arrefecedor

    1.  Verifique o nível do líquido arrefecedor. Se necessário, adicione líquidoarrefecedor.

    2. 

    Verifique a solução da mistura anticongelante e água. Consulte o Manual deOperação e Manutenção.

    3.  Verifique o sistema de arrefecimento quanto a vazamentos. Providencie o reparoimediato de todos os vazamentos.

    4.  Verifique se existe ar no sistema de arrefecimento. Para o procedimento correto,consulte Testes e Ajustes.

    Regulador da temperatura da água e/ou válvula de alívio da pressão

    1. 

    Efetue uma teste de pressão no sistema de arrefecimento. Para o procedimentocorreto, consulte Testes e Ajustes.

    2.  Certifique-se de que as superfícies de assentamento da válvula de segurança e datampa do radiador estejam limpas e sem danos.

    3.  Verifique o funcionamento da válvula de alívio de pressão e/ou do regulador detemperatura da água. Se necessário, limpe e/ou substitua os componentes.

    Radiador

    1. 

    Inspecione as aletas do radiador quanto a impurezas, detritos e/ou danos. Removatodas as impurezas e/ou detritos e desempene as aletas tortas. Verifique quanto amangueiras amassadas e/ou outras restrições.

    2.  Verifique o radiador quanto a bloqueio interno. Para mais informações, consulteTestes e Ajustes.

    Ventilador de arrefecimento do motor (se equipado) defeituoso

    1.  Se o ventilador for acionado por correias, verifique as correias quanto a poucatensão. Uma correia acionadora do ventilador frouxa causará uma redução do

    fluxo de ar através do radiador. Verifique se a tensão da correia acionadora doventilador é a adequada. Ajuste a tensão da correia acionadora do ventilador, senecessário. Consulte o Manual de Operação e Manutenção.

    2.  Inspecione a embreagem do ventilador, se equipada. Uma embreagem deventilador ou um ventilador de acionamento hidráulico que não esteja girando navelocidade correta pode causar velocidade inadequada do ar através da colmeia doradiador. A falta de fluxo de ar adequado através da colmeia do radiador pode

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    49/275

     

    49

    fazer com que o líquido arrefecedor não arrefeça até atingir o diferencial detemperatura adequado.

    Bomba do líquido arrefecedor

    1. 

    Inspecione o rotor da bomba quanto a danos e/ou erosão.

    2.  Certifique-se de que a engrenagem de acionamento não está solta no eixo dabomba.

    3.  Se necessário, substitua a bomba. Para o procedimento correto, consulte Testes eAjustes.

    Inspecione o sensor de temperatura do líquido arrefecedor e/ou ocircuito

    Verifique a leitura da temperatura do líquido arrefecedor no ET Cat. A temperatura devesubir de forma uniforme enquanto o motor aquece. Certifique-se de que a temperaturaestá razoável.

    Se a leitura da temperatura no ET Cat não for razoável, verifique o circuito e o sensor detemperatura do líquido arrefecedor. Consulte Localização e Solução de Problemas, "Sinaldo sensor (analógico, passivo) - Teste".

    Não se consegue a rotação máxima do motor

    SMCS - 1915-035

    Nota: Se este problema ocorrer somente sob carga, consulte Localização e Solução deProblemas, "Aceleração e resposta do acelerador são deficientes".

    Causas prováveis

    •  Códigos de diagnóstico•  Códigos de eventos•  Alterações de potência

    •  Parâmetros do motor•  SInal do acelerador•  Sistema de admissão de ar e exaustão•  Alimentação de combustível•  Desempenho do cilindro•  Conectores elétricos

    Ações recomendadas

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    50/275

     

    50

    Códigos de diagnóstico, códigos de evento e alterações de potência

    Alguns códigos de diagnóstico, códigos de evento e/ou alterações de potência podemcausar baixo desempenho. Conecte o Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar e verifique sehá códigos ativos ou registrados. Localize e solucione os problemas relacionados com os

    códigos presentes antes de continuar com esse procedimento.

    Se essa aplicação suportar reduções de potência do motor, use o ET Cat para verificar asreduções de potência registradas. Consulte Localização e Solução de Problemas, "Listade códigos de evento" para ver quais são os eventos aplicáveis a essa aplicação. Uma telade condições do ET Cat mostrará uma redução de potência, se estiver ativa.

    Parâmetros do motor

    Certifique-se de que esteja usando os parâmetros corretos do motor.

    Sinal do aceleradorMonitore as condições da "Posição do acelerador" no ET Cat. Verifique se as condiçõesda "Posição do acelerador" estão estáveis e que o motor é capaz de alcançar a rotação demarcha alta em vazio.

    Sistema de admissão de ar e exaustão

    1.  Verifique o indicador de restrição do filtro de ar, se equipado. Limpe ou substituaos filtros de ar entupidos. Consulte o Manual de Operação e Manutenção.

    2. 

    Inspecione o sistema de admissão de ar e exaustão quanto a restrições e/ouvazamentos. Consulte Operação dos Sistemas/Testes e Ajustagens.

    Alimentação de combustível

    1.  Verifique visualmente o nível de combustível. Não confie apenas no medidor decombustível. Adicione combustível, se necessário. Se o motor funcionou semcombustível, será necessário escorvar o ar do sistema de combustível. Consulte oManual de Operação e Manutenção.

    2.  Assegure-se que a válvula de alimentação de combustível (se equipada) esteja na

    posição OPEN (ABERTA).

    3.  Inspecione as linhas de combustível quanto aos seguintes problemas: restrições,linhas fechadas, linhas comprimidas e conexões frouxas. Se o problema estivernas linhas de combustível, repare ou substitua as linhas.

    4.  Escorve o sistema de combustível se qualquer um dos seguintes procedimentosfoi executado:

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    51/275

     

    51

    o  Substituição dos filtros de combustívelo  Manutenção no circuito de baixa pressão de alimentação de combustívelo  Substituição de unidades injetoras

    Nota: Um visor de vidro na linha de baixa pressão de combustível ajuda a

    diagnosticar a presença de ar no combustível. Consulte Testes e Ajustagens.5.  Verifique o tanque de combustível quanto a presença de objetos estranhos que

    possam bloquear a alimentação de combustível.

    6.  Verifique os filtros do combustível.

    7.  Verifique se há contaminação no combustível diesel. Consulte Testes eAjustagens.

    8.  O clima frio afeta negativamente as características do combustível. Consulte o

    Manual de Operação e Manutenção do motor para informações sobre comomelhorar as características do combustível durante a operação em clima frio.

    Desempenho do cilindro

    1.  Verifique a folga das válvulas e reajuste a folga das válvulas se necessário. Para oprocedimento correto, consulte Testes e Ajustagens.

    2.  Verifique quanto à instalação correta dos conectores das unidades injetoras.Verifique a instalação correta de todos os outros conectores aplicáveis. ConsulteLocalização e Solução de Problemas, "Conectores elétricos - Inspecione".

    3.  Execute o "Teste do solenóide do injetor" no ET Cat para determinar se todos ossolenóides dos injetores estão sendo energizados pelo ECM.

    4.  Execute o "Teste de corte de cilindro" no ET Cat para identificar os injetores quepodem estar falhando.

    5.  Se o ET Cat indicar um problema, remova a unidade injetora eletrônica docilindro suspeito. Consulte Desmontagem e Montagem.

    6.  Faça um teste de compressão. Para o procedimento correto, consulte Testes e

    Ajustagens. A seguir encontram-se listadas as causas possíveis de baixacompressão:o  Pistão defeituosoo  Anéis de pistão com problemao  Desgaste nos diâmetros internos dos cilindroso  Válvulas desgastadaso  Junta de cabeçote com problemao  Cabeçote danificado

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    52/275

     

    52

    7.  Faça todos os reparos necessários. Certifique-se de que os reparos tenhameliminado o problema.

    8.  Se o reparo não eliminou o problema, reinstale as unidades injetoras eletrônicasremovidas e continue com este procedimento de teste.

    O cilindro está com ruído

    SMCS - 1223-035

    Causas prováveis

    • 

    Combustível de baixa qualidade•  Conectores elétricos•  Injetor•  Lubrificação insuficiente•  Válvula com folga excessiva•  Danos nos componentes do mecanismo das válvulas•  Falha do mancal da biela

    Ações recomendadas

    Combustível de baixa qualidade

    Consulte o Manual de Operação e Manutenção para informações sobre as característicasapropriadas do combustível. Obtenha uma análise do combustível

    Conectores elétricos

    Verifique quanto à instalação correta do(s) conector(es) do Módulo de ControleEletrônico (ECM) J1/P1 e/ou J2/P2. Verifique quanto à instalação correta dos conectoresdos injetores de combustível. Repare ou substitua o conector. Consulte Localização eSolução de Problemas, "Conectores elétricos - Inspecione".

    Injetor

    Use o Técnico Eletrônico Caterpillar para determinar se algum código de diagnóstico dossolenóides dos injetores está presente. Efetue o "Teste do solenóide do injetor". Observeno ET Cat se os solenóides dos injetores estão sendo energizados. Use o "Teste de cortede cilindro". Localize o cilindro que não está funcionando. Consulte o teste funcional dediagnóstico Localização e Solução de Problemas, "Solenóide do injetor - Teste".

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    53/275

     

    53

    Lubrificação insuficiente

    Verifique a lubrificação no compartimento das válvulas. Verifique se existe lubrificaçãosuficiente entre o tucho do injetor e os botões do balancim. Verifique quanto a passagensde óleo entupidas. As passagens de óleo devem estar limpas. Certifique-se de que as

    passagens de óleo que enviam óleo para os cabeçotes estão limpas.

    Folga das válvulas

    Verifique a folga das válvulas. Consulte o procedimento de diagnóstico Localização eSolução de Problemas, "A folga das válvulas está excessiva".

    Danos nos componentes do mecanismo das válvulas

    Retire a tampa das válvulas do cabeçote do cilindro suspeito. Inspecione os itens a seguirquanto a danos: eixo-comando de válvulas, giradores das válvulas, molas das válvulas,

    tuchos, hastes de acionamento e pontes das válvulas. Verifique quanto a válvulas que nãose movem livremente. Remova o cabeçote. Inspecione as válvulas. Substitua todas aspeças danificadas.

    Falha do mancal da biela

    Inspecione os mancais da biela e as superfícies (munhão) do mancal no virabrequim.Verifique o pino do pistão quanto a desgaste excessivo. Substitua todas as peçasdanificadas.

    O ECM não se comunica com os outros módulos

    SMCS - 1901-038

    Causas prováveis

    •  Módulo de Controle Eletrônico (ECM)•  Conectores elétricos•  "Data Link" Caterpillar•  Conexão de dados CAN (se aplicável)

    Ações recomendadas

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    54/275

     

    54

    ECM

    Conecte o Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar. Se o ECM não estabelecer comunicaçãocom o ET Cat, consulte Localização e Solução de Problemas, "Ferramenta eletrônica deserviço não se comunica com o ECM".

    Conectores elétricos

    Verifique a instalação correta dos conectores J1/P1 e J2/P2 do ECM. Verifique ainstalação correta de todos os outros conectores aplicáveis. Consulte Localização eSolução de Problemas, "Conectores elétricos - Inspecione".

    "Data Link" Caterpillar

    Verifique se o "Data Link" Cat não tem um curto-circuito ou um circuito aberto. Consultetestes de circuitos em Localização e Solução de Problemas, "Data Link Cat - Teste".

    Conexão de dados CAN (se aplicável)

    Verifique se a conexão de dados CAN não tem um curto-circuito ou um circuito aberto.Consulte testes de circuitos em Localização e Solução de Problemas, "Conexão de dadosCAN - Teste".

    O motor gira com o motor de arranque mas não dápartida

    SMCS - 1000-035; 1450-035

    Causas prováveis

    •  Códigos de diagnóstico•  Códigos de eventos•  Alimentação de combustível•  Fonte de energia elétrica para o Módulo de Controle Eletrônico (ECM)•  Auxiliares de partida (se aplicável)•  Interruptores de desligamento do motor (se aplicável)•  Rotação/sincronização do motor•  Unidades injetoras•  Combustão

    Ações recomendadas

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    55/275

     

    55

    Códigos de diagnóstico, códigos de eventos e alimentação deenergia do ECM

    Certos códigos de diagnóstico e/ou códigos de evento podem impedir o motor de partir.Conecte o Técnico Eletrônico (ET) Caterpillar e verifique se há códigos ativos ou

    registrados. Localize e solucione os problemas relacionados com os códigos presentesantes de continuar com esse procedimento.

    Nota: Se o ET Cat não se comunica com o ECM, é mais provável que o problema sejacom a alimentação de energia elétrica do ECM. Consulte Localização e Solução deProblemas, "Alimentação de energia elétrica - Teste".

    Alimentação de combustível

    1.  Verifique visualmente o nível de combustível. Não confie apenas no medidor decombustível. Adicione combustível, se necessário. Se o motor funcionou sem

    combustível, será necessário escorvar o ar do sistema de combustível. Consulte oManual de Operação e Manutenção para ver o procedimento correto.

    2.  Inspecione as linhas de combustível quanto aos seguintes problemas: restrições,linhas fechadas e linhas comprimidas. Se o problema estiver nas linhas decombustível, repare ou substitua as linhas.

    3.  Verifique o tanque de combustível quanto a presença de objetos estranhos quepossam bloquear a alimentação de combustível.

    AVISO 

    Não tente dar partida no motor continuamente por mais de 30segundos. Deixe esfriar o motor de partida durante dois minutos antesde reiniciar a partida. 

    4.  Escorve o sistema de combustível se qualquer um dos seguintes procedimentosfoi executado:

    o  Substituição dos filtros de combustívelo  Manutenção no circuito de baixa pressão de alimentação de combustívelo

      Substituição de unidades injetoras

    Nota: Um visor de vidro na linha de baixa pressão de combustível ajuda adiagnosticar a presença de ar no combustível. Consulte o manual Operação dosSistemas/Testes e Ajustagens para mais informações.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    56/275

     

    56

    5.  O clima frio afeta negativamente as características do combustível. Consulte oManual de Operação e Manutenção do motor para informações sobre comomelhorar as características do combustível durante a operação em clima frio.

    6.  Verifique o fluxo de combustível após as linhas de combustível. Se o fluxo de

    combustível for baixo, substitua os filtros de combustível. Se o fluxo docombustível continuar baixo, verifique os seguintes itens: bomba de transferênciade combustível, acoplamento da bomba de transferência de combustível e válvulareguladora da pressão de combustível.

    Auxiliares de partida (se aplicável)

    1.  Se estiver sob clima frio, verifique a operação dos auxiliares de partida. Verifiquese o sistema de éter está operando corretamente. Consulte Localização e Soluçãode Problemas, "Ajuda de partida - Teste".

    2. 

    Verifique o aquecedor de água das camisas quanto a operação correta.. Repare oaquecedor de água e/ou substitua-o, se necessário.

    3.  Verifique quanto a presença de combustível solidificado (cera).

    Interruptores de desligamento do motor (se aplicável)

    Os interruptores de desligamento do motor deverão estar na posição OFF (DESLIGAR).Use o ET Cat para verificar as condições dos interruptores de desligamento. Quandoocorre um desligamento, a chave de ignição tem de ser girada para a posição OFF(DESLIGADA) por pelo menos 15 segundos antes de dar nova partida.

    Rotação/sincronização do motor

    1.  Gire o motor com o motor de arranque e observe a rotação do motor na tela decondições do ET Cat. Se o ET Cat indicar zero rpm, consulte Localização eSolução de Problemas, "Rotação/sincronização - Teste".

    Nota: Durante a tentativa de partida inicial, a condição da rotação do motor podeindicar que o sinal da rotação é anormal. Essa mensagem será substituída por umarotação do motor assim que o ECM for capaz de calcular uma rotação a partir dosinal.

    2.  Certifique-se de que a engrenagem de referência de sincronização esteja instaladacorretamente. O motor não irá partir se a engrenagem tiver sido instaladainvertida. Verifique quanto à orientação apropriada entre as engrenagens dovirabrequim e do eixo-comando de válvulas. Corrija a orientação e/ou substitua aengrenagem, se necessário. Consulte o manual Desmontagem e Montagem.

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    57/275

     

    57

    Unidades Injetoras

    Execute o "Teste do solenóide do injetor" no ET Cat para determinar se todos ossolenóides dos injetores estão sendo energizados pelo ECM. Consulte Localização eSolução de Problemas, "Solenóide do injetor - Teste" para o procedimento apropriado .

    Combustão

    Verifique quanto a problemas mecânicos no sistema de combustão.

    O motor não gira com o motor de arranque

    SMCS - 1000-035; 1450-035

    Causas prováveis•  Baterias•  Cabos de bateria•  Circuito de partida•  Solenóide do motor de partida•  Motor de partida•  Engrenagem anelar do volante•  Transmissão (se aplicável)•  Acessórios do motor•  Bloqueio hidráulico do cilindro•

      Problema interno do motor

    Ações recomendadas

    Baterias e/ou cabos das baterias

    1.  Inspecione a chave geral, os terminais da bateria e os cabos da bateria quanto aconexões frouxas e corrosão. Retire e limpe os cabos da bateria se estiveremcorroídos. Aperte todas as conexões frouxas.

    2.  Inspecione as baterias.a.

     

    Carregue as baterias. Consulte a Instrução Especial, SEHS7633,"Procedimento de teste de baterias".

    b.  Teste a carga das baterias. Consulte a Instrução Especial, SEHS9249,"Uso do teste de carga de baterias 4C-4911 para baterias de chumbo/ácidode 6, 8 e 12 Volts".

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    58/275

     

    58

    Solenóide do motor de partida ou circuito de partida

    1.  Teste o funcionamento do solenóide do motor de partida.

    2.  Inspecione a fiação do solenóide do motor de partida.

    Motor de partida e/ou engrenagem anelar do volante

    1.  Teste o funcionamento do motor de partida.

    2.  Inspecione o pinhão do motor de partida e a engrenagem do volante quanto adanos.

    Transmissão (se aplicável) ou acessórios do motor

    1.  Certifique-se de que exista movimento livre dos componentes de acionamento.

    2.  Retire os acessórios do motor que possam travar o motor e inspecione essesacessórios.

    A lista a seguir ilustra exemplos de acessórios do motor que podem travar omotor:

    o  Bomba hidráulica acionada pelo grupo traseiro de engrenagenso  Compressor de aro  Bomba de óleo do motoro  Outros componentes acionados pelo motor

    Bloqueio hidráulico do cilindro

    Verifique se há fluido nos cilindros (bloqueio hidráulico do cilindro) retirandoindividualmente as unidades injetoras.

    Nota: Drene o combustível do cabeçote. O combustível fluirá do cabeçote para dentrodos cilindros quando a unidade injetora for retirada.

    Problema interno do motor

    Desmonte o motor. Consulte o manual Desmontagem e Montagem. Inspecione oscomponentes internos quanto às seguintes condições:

    •  Engripamento•  Componentes quebrados•  Componentes empenados

  • 8/18/2019 03_Análise-de-falha_C13

    59/275

     

    59

    Motor apresenta desgaste antes do tempo

    SMCS - 1000-035; 1200-035

    Causas prováveis

    •  Óleo do motor errado•  Óleo do motor contaminado•  Ar contaminado•  Combustível contaminado•  Pressão baixa de óleo

    Ações recomendadas

    Óleo do motor errado

    Use um óleo de motor recomendado e troque-o no interval recomendado pelo Manual deOperação e Manutenção do motor.

    Óleo do motor contaminado

    Drene e reabasteça o cárter com óleo limpo de motor. Instale filtros de óleo do motornovos. Consulte o Manual de Operação e Manutenção do motor.

    Se a válvula de derivação do filtro de óleo estiver aberta, o óleo não será filtrado.Verifique se a válvula de derivação do filtro de óleo tem uma mola fraca ou uma molaquebrada. Se a mola estiver quebrada, substitua a mola. Consulte o manual Desmontageme Montagem do motor. Certifique-se de que a válvula de derivação do óleo estáfuncionando corretamente.

    Ar contaminado

    Inspecione o sistema da admissão de ar quanto a vazamentos. Inspecione todas as juntas econexões. Repare todos os vazamentos.

    Inspecione o filtro de ar. Substitua o filtro de ar, caso necessário.

    Combustível contaminado

    Inspecione o filtro de comb