04 02 2014

36

description

04-02-2014.pdf

Transcript of 04 02 2014

Page 1: 04 02 2014
Page 2: 04 02 2014

Tempos difíceis

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

A economia no país vive um tempo nebuloso ecomeçamos a nos preocupar com os rumos que essasincertezas irão tomar.

Há muita gente que até acompanha as notíciaspela televisão, sites ou jornais, mas ainda nãopercebeu o quanto a turbulência econômica brasi-leira já afetou a sua vida, no dia a dia. Outros jáconseguem traduzir para a prática o que indicam osíndices, análises e projeções, os quais, de fato, nãosão nada atrativos, devido às suas inúmeras no-menclaturas e dificuldades de compreensão.

Seja como for, a inflação nãoestá dando trégua e os juros estãoficando cada vez mais altos, e quemestá mais esperto no assunto jádeve ter percebido que o preço dosalimentos passou por um “cho-que”, como mesmo definiu o Ban-co Central. Desde dezembro, osíndices de preços têm vindo acimado esperado e a situação se agra-vou em março.

Pior: não há previsão de me-lhoras para já. A inflação ao con-sumidor deve ficar acima do tetoda meta oficial (6,5%) durante praticamente todaa campanha eleitoral e alcançar o patamar maisalto do ano às vésperas do primeiro turno. Aperspectiva é atingir 6,75% em setembro e voltar abaixar somente em dezembro.

E vem mais rombo no bolso do consumidor. Nasegunda-feira (31) o Ministério da Fazenda confir-mou o aumento da tributação que incide sobrecerveja, água, isotônicos e refrigerantes. A elevaçãoda tributação já estava programada desde 2012,mas havia uma expectativa de que o governo adias-se mais uma vez a mudança por conta da pressão de

alta da inflação nesse início do ano, das eleiçõespresidenciais e da Copa do Mundo.

Ficará a critério da indústria dosar o impactodesse aumento para o consumidor. Mas não restadúvida que ele virá.

Há uma preocupação no mercado financeiro,inclusive, com o risco da chamada "inflação daCopa", que é uma alta dos preços durante os jogos defutebol que seja mantida depois. No início de 2013,o setor de bebidas promoveu reajustes elevados.

O governo está se virando nos trinta paraenfrentar a pressão inflacioná-ria, até porque não quer sairpor aí promovendo reajustesem tudo, ainda mais em anoeleitoral. Já estuda até desistirde aumentar os preços da gaso-lina e do diesel negociado coma Petrobras para junho.

E assim segue, segurando opreço dos combustíveis, evitan-do o aumento das tarifas deenergia elétrica, tentando se-gurar os índices de emprego...

Talvez por isso muita gentetem dificuldade de perceber o quanto a inflação estáalta. Mas está, e muito!

A questão é que ir empurrando os problemaspara resolvê-los em 2015, somente depois das elei-ções, às custas da saúde financeira do setor sucro-alcooleiro, da Petrobras e do setor elétrico, não é omelhor caminho.

Uma hora a bomba vai explodir, e não há dúvi-das que vai sobrar para as finanças dos brasileiros.

Infelizmente, o momento atual é fortementenegativo à economia, e previsões de melhoriassomente no futuro.

CAI PORQUE QUERDetentora de bom ibope, de um momento para

outro, Dilma Rousseff vê sua popularidade emqueda acentuada. Esse fato é natural entre osdirigentes em qualquer nível de governo. Por aqui emuito longe também. Dilma, entretanto, faz força.Em 2013 houve a baderna generalizada com mas-carados e outros que depredaram e quebraramprédios, bancos e comércio nas principais cida-des. Claro, a presidente não mandou que arruacei-ros saíssem às ruas com aquela intenção. Mastambém nada fez. Ou, se fez, foi de maneiraequivocada. Só faltou aplaudir os governantesestaduais pela passividade com que trataram oproblema. A chefia do Executivo federal é que podeajudar, encorajar outros governantes abaixo delapara que acudam a população, que em momentoalgum apoia a baderna.

Em outras palavras: não dá para fazer médiadiante de um inimigo que mais cedo ou mais tardese voltará contra as autoridades maiores. Umaespécie de “seu dia chegará”. Chegou. Não agri-dem a presidente, claro, seria uma maldade. SeDilma não governa como todos querem é umproblema que deve ser resolvido nas urnas. O votosagrado do nosso povo, pacífico e ordeiro, só podeser respeitado, não antecipado pela violência.

O ibope mostrou na semana passada a quedado prestígio do governo e da presidente. Ao lado, ainformação dos festejos pela permanência de oitoanos do ministro Guido Mantega. Ainda se ajudana queda do prestígio a informação de que oministro Edison Lobão vai ao Congresso responderquestões da Petrobras. Ora, e tem mais, masfiquemos com esses dois. Mantega não tem filhono Congresso. Lobão tem. Junior é suplente do pai,e assim é senador da República. Até nem falemos,agora, do Congresso. Condenar certas manobrasocuparia o nosso e o espaço de outros articulistas.Mas Mantega e Lobão, mais um ou outro, admite-se divergências, é demais.

O ex-presidente Lula foi muito feliz quandodecidiu lançar Dilma como sua sucessora nogoverno. Seus mais antigos companheiros esta-vam com problemas, a começar por José Dirceu.Indicou uma mulher. Ganhou, recebeu os cumpri-mentos pela esperteza já conhecida. Agora, entre-tanto, insistindo com Dilma, pode ver o retorno dostucanos ao Planalto ou, se o eleitorado preferir,Pernambuco de Eduardo Campos mais a ajuda deMarina Silva instalarem-se em Brasília.

Ainda é tempo. Além de Lula querer preservar-se para 2018, a coligação governista pode fornecerum nome capaz de granjear a simpatia majoritáriado eleitorado. De nossa parte, vamos torcer paraque se encontre um governante democrático, tole-rante, mas firme, inteligente com ou sem escola.Lula já provou que se supera o estudo com inteli-gência e esperteza. Mas manter Mantega e Lobãona mesma bancada é demais. Talvez as urnas deoutubro mostrem isso. Ainda mais se continuartudo como está e ainda mais CPIs às vésperas daseleições. Ah, é uma oposição competente.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Ir empurrando os problemaspara resolvê-los em 2015,

somente depois das eleições,às custas da saúde financeirado setor sucroalcooleiro, da

Petrobras e do setor elétrico,não é o melhor caminho.Uma hora a bomba vai

explodir, e não há dúvidasque vai sobrar para as

finanças dos brasileiros

Page 3: 04 02 2014

Vereador João Marcos Gomes: “O objetivo é a manutenção

do grupo, a não ser que o PMDB queira se isolar”

Maria Cristina Kunzler

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,02 DE ABRILDE 2014

Comentário do dia“O PT é um partido sério. 1° de abril”.

Do deputado estadual Stephanes Junior (PMDB).

Embora afirme que foi pego de surpresa com a decisão do PMDB e PDT deformalizar um líder de bancada - o vereador Josoé Pedralli (PMDB) -, o vice-presidenteda Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, João Marcos Gomes (PP),garante que isso não abala a relação entre os dois partidos, o PMDB do prefeito MoacirFroehlich e o PP do vice-prefeito Silvestre Cottica.

“O PMDB não tinha nos comunicado da indicação de um líder para a bancada, masentendo como uma coisa absolutamente normal. São dois partidos que fazem parte damesma coligação, mas são independentes”, declarou o parlamentar, ontem (1º), aoJornal O Presente.

O PDT foi incluído na bancada porque o vereador Arlen Güttges ocupa a cadeira dovereador licenciado Hilário Gauer (PMDB). Para João Marcos, isso não é sinônimo deque o PMDB estaria jogando o PP para escanteio, pelo contrário. “Até achei interessantea iniciativa e não há qualquer problema. O PMDB simplesmente deve ter uma estratégiade trabalho interna, o que é natural”, avalia.

ELEIÇÃO NA CÂMARACom a união do PMDB, que detém cinco

vagas na Câmara, o partido poderia sozinhoeleger o futuro presidente da Casa de Leis, cujoprocesso eleitoral ocorre no fim do ano. Comisso, a sigla permaneceria no comando do Le-gislativo por mais uma gestão.

No entanto, para o vereador pepista, aeleição envolve outros critérios. “A pre-sidência da Câmara passa por nego-ciação e levamos em considera-ção a eleição de deputado des-te ano e, posteriormente, amanutenção do grupo para apróxima eleição municipal.Não vivemos só de momen-to”, afirma. “O objetivo é amanutenção do grupo, anão ser que o PMDB quei-ra se isolar. Porém, não en-tendo dessa forma. Ganha-mos a eleição juntos e paraganharmos a próxima pre-cisamos permanecer jun-tos”, completa.

Um dos mais importantes deputados paranaenses, du-rante muito tempo presidente do PT do Paraná e maisrecentemente um dos mais destacados dirigentes do par-tido em nível nacional, o agora vice-presidente da Câmarados Deputados, André Vargas, está sendo motivo de fartonoticiário nacional. Domingo (30) foi a revista Veja, ontem(1º) a Folha de São Paulo, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje eJornal Nacional, da Rede Globo, que são os mais importan-tes veículos de comunicação do país.

MOTIVOO motivo são as investigações da Polícia Federal que

resultaram com a prisão de várias pessoas no Paraná, inclu-indo o doleiro Alberto Youssef. O trabalho das autoridadespoliciais revelou que o deputado André Vargas vinha man-tendo conversas frequentes com o doleiro, e inclusive via-jou no avião de Youssef para o Nordeste.

As vésperas de uma eleição para o Governo do Estado,na qual justamente a pré-candidata ao governopelo PT, senadora Gleisi Hof-fmann, e seu marido PauloBernardo, ministro das Co-municações no governo Dil-ma Rousseff, assim comoAndré Vargas e Youssef sãode Londrina, acaba criandoembaraços políticos de di-mensões incalculáveis.

Esclarecimento sobre os empréstimosO vice-presidente da Comissão de Fiscaliza-

ção e Controle da Câmara dos Deputados,João Arruda (PMDB-PR), vai coordenar ogrupo que busca esclarecer na Secretaria doTesouro Nacional (STN) os motivos e impedi-mentos à liberação de empréstimos ao Paraná,que dependem do aval da União, junto aosorganismos financeiros nacional e internacio-nal. No total, são cinco empréstimos que de-

pendem do aval da STN.“Vou convidar todos os deputados da ban-

cada do Paraná e o governador Beto Richa(PSDB), ou um representante do Governo doEstado, para esta visita técnica à STN”, adian-tou Arruda. O deputado paranaense informaque a visita atende requerimento do deputadoFernando Francischini (SDD-PR), aprovadopela Comissão na última semana.

Em busca deum ntendimento

A reunião realizada ontem (1º) entre a AssembleiaLegislativa, Tribunal de Contas (TCE) e Associaçãodos Municípios do Paraná (AMP) foi satisfatória, navisão dos presidentes da Casa de Leis, deputadoValdir Rossoni, e da AMP, Luiz Sorvos.

O motivo do encontro foi a preocupação emrelação à validade das certidões negativas dos muni-cípios. Sem esse documento os gestores municipaisnão podem firmar convênios com o Estado e a Uniãoe isso pode engessar a administração pública, poisjunho é o prazo final para que convênios sejamfirmados devido ao período eleitoral. O Tribunal deContas se comprometeu a dar um posicionamentoainda nesta semana sobre o assunto.

Para Rossoni, o Legislativo está pronto para ajudaros municípios no que for preciso, mas a busca peloentendimento entre as partes é fundamental. “Va-mos aguardar o posicionamento do presidente doTribunal de Contas para ver se há a possibilidade dese prorrogar por mais 90 dias a validade das certidõesdos municípios. A partir disto, vamos saber comoconduzir esse processo”, declarou.

Enroladíssimo

Deputado federal André

Vargas ainda não se

pronunciou sobre as

denúncias, apenas se

queixou do vazamento de

trechos seletivos das

conversas

Divulg

ação

PMDB e PP: juntos,mas independentes

Page 4: 04 02 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

MPF é favorável a reajustedo FGTS pela inflação

Parecer dá razão à reclamação que consta de milhares de açõesjudiciais que chegaram ao STJ contra a Caixa Econômica Federal

TRABALHADOR

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Stephanes Junior (@StephanesJr)Deputado estadual do PMDB

Não houve nenhum desvio de dinheiro na compra pela Petrobras darefinaria de Pasadena nos Estados Unidos por USS 1,2 bilhões. 1° de abril.

Veja (@Veja)Corinthians fará jogo-treino no sábado para manter o ritmo.

TSE determina que doações de campanha sejam identificadas.

Rádio Senado (@RadioSenado)Projeto diminui prazo para registro de #patentes e marcas.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Conversa com a presidenta | #MaisMédicos é um grande avanço para

a saúde dos brasileiros, afirma Dilma.

Agência Senado (@Agencia_Senado)Senador Luiz Henrique vai relatar o Marco Civil da Internet.

Melhores Destinos (@passagensaereas)GOL voltará a ter voos para o Chile e Sky inicia voos a São Paulo. Será

a volta das promoções?

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Curitiba inicia ofensiva para esvaziar as “minicracolândias”.

Petkovic aposta na velocidade do jovem elenco rubro-negro contra oLondrina para selar a vaga na final do Estadual.

Insatisfação e possível saída de Alex do Coxa aumentam a tensão.

UOL Notícias (@UOLNoticias)Alunos brasileiros ficam entre os últimos em teste de solução de

problemas.

Valor Econômico (@valor_economico)Seca ajuda a elevar preços de alimentos na indústria em fevereiro.

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

André Vargas viajou em avião emprestado por doleiro preso.

Câmara deseja votar reforma política em maio.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Eleições: Solidariedade recorre ao STF para ter direito total a Fundo

Partidário.

Portal R7.com (@portalR7)Dilma está com quadro inflamatório intestinal.

Boca Maldita (@Boca_Maldita)Marco Civil irá tramitar com rapidez no Senado, acredita João Arruda.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Denúncias de tortura no Brasil cresceram 129% nos últimos três anos.

Com 47,7% de faltosos em concurso, IBGE deve adiar realização desuas pesquisas.

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

Nome do hino oficial da Copa: “Dar Um Jeito”. Devia ser “Dar UmJeitinho”. Se der tudo errado, muda pra “Deu Um Mau Jeito”.

Henrique Fontana (@HenriqueFontana)Deputado federal do PT-RS

Aécio aconselha trocar Dilma por Lula. Nós vamos de Dilma em 2014 emuito seguros. Podemos atender pedido do Aécio em 2018 com Lula voltando.

G1 (@g1)MEC divulga segunda chamada de aprovados no Sisutec.

O Ministério Público Federal(MPF) enviou parecer ao SuperiorTribunal de Justiça (STJ) sobre ocálculo de correção do Fundo deGarantia do Tempo de Serviço(FGTS). O documento, assinadopelo subprocurador-geral da Re-pública Wagner Mathias, reco-menda que os saldos de FGTSsejam reajustados segundo o ín-dice oficial de inflação ou que seconsidere, "alternativamente",uma mudança no cálculo da TaxaReferencial (TR), "a fim de quesejam corrigidas as distorções quea tornam incompatível com a fina-lidade da proteção jurídica confe-rida - no âmbito analisado - aossaldos do FGTS".

O documento, datado de 28de março, foi disponibilizado on-tem (1º) no portal do MPF e daProcuradoria Geral da Repúbli-ca. Segundo a argumentação dosubprocurador, o cálculo da TRvem sendo afetado desde 1999,quando passou-se do regime de

câmbio administrado para flutu-ante, com "impacto direto noscotistas do FGTS, ao não refletiras perdas inflacionárias efetiva-mente sofridas no período".

O parecer do MPF dá razão àreclamação que consta de mi-lhares de ações judiciais quechegaram ao STJ contra a CaixaEconômica Federal, para que osfundos sejam corrigidos de for-ma a não perder para a inflação.Em 25 de fevereiro, o ministro doSTJ Benedito Gonçalves deter-minou a suspensão de todas asações judiciais, em quaisquerinstâncias da Justiça - federal ouestadual - que pedem correçãodos saldos do FGTS por índicesdiferentes da TR. Essa suspen-são vale até que a Primeira Se-ção do Tribunal julgue o RecursoEspecial 1.381.683, que foi consi-derado "controvérsia repetiti-va". Dessa forma, o STJ preten-de diminuir a insegurança jurídi-ca sobre o tema.

A decisão do STJ em relaçãoao recurso mencionado deveocorrer ainda em abril e servirápara balizar o entendimento dostribunais inferiores e criar umaespécie de jurisprudência so-bre o tema. A substituição daTR, segundo o governo, abririacaminho para a revisão de to-dos os contratos de financia-mento com recursos do FGTS -além da aquisição de moradias,o financiamento estudantil, porexemplo. A Caixa, por sua vez,contesta todas as ações que pe-dem a mudança no sistema decorreção do FGTS.

O banco estatal também re-corre contra uma ação direta deinconstitucionalidade (Adin) pro-tocolada no Supremo TribunalFederal (STF) pelo partido Soli-dariedade, presidido pelo depu-tado federal Paulinho da Força(SP). A Adin pede a troca da TR,no cálculo, por um índice inflaci-onário, como INPC ou IPCA.

O requerimento para a criação deuma Comissão Parlamentar de Inquéri-to (CPI) para investigar irregularidadesna Petrobras foi lido no plenário doSenado ontem (1º), mas uma questãode ordem apresentada pela senadoraGleisi Hoffmann (PT-PR) adiou pelomenos até hoje (02) a criação da CPI.Segundo Gleisi, o requerimento trazquatro diferentes acusações contra aPetrobras e não um único "fato deter-minado", uma das exigências para aabertura de uma CPI. O presidente daCasa, Renan Calheiros (PMDB-AL),que tem a prerrogativa de decidir aquestão, disse que responderá hoje.

"O requerimento apresenta fatos de-terminantes desconexos com apenasa Petrobras em comum", disse Gleisi,no plenário do Senado.

A convocação de uma CPI daPetrobras ganhou força depois dadivulgação de novas informaçõessobre a aquisição de uma refinariaem Pasadena, nos Estados Unidos,pela empresa. A compra foi alvo dedenúncias de superfaturamento.Apesar de o foco da investigaçãoser a compra da refinaria, a CPI tam-bém deve se debruçar sobre outrostemas, como as investigações naHolanda que poderiam apontar pa-

gamento de propina a funcionáriosda estatal, a construção da refinariaAbreu e Lima, em Pernambuco, e atémesmo a ativação de plataformas deexploração de petróleo sem todas ascondições de segurança.

A criação de uma CPI para investi-gar a estatal deve causar dificuldadespolíticas à presidenta Dilma Rousseff,que tenta a reeleição, mas o governo jávinha considerando inevitável a instala-ção da comissão. Além da mobilizaçãono Senado, deputados também tentamobter assinaturas para a instalação deuma CPI mista, constituída por senado-res e deputados.

Renan adia criação da CPI da Petrobras

Aneel aprova modelo pré-pago para luz, que deve funcionar em 2015A Agência Nacional de Energia Elé-

trica (Aneel) aprovou ontem (1º) o regu-lamento que permite a venda pré-pagade energia em todo país. A diretoria daagência acredita que o modelo só estarádisponível para o consumidor no próxi-mo ano. O sistema, que vinha sendoanunciado pela reguladora desde 2012,garantirá aos usuários a possibilidadede fazer com a luz o que já é feito como celular: substituir a conta pelo paga-mento antecipado, com uso de créditos.

De acordo com o texto aprovadopela diretoria da Aneel, a tarifa cobra-da dos usuários pós e pré-pagos deveser a mesma e a adesão ao modelo évoluntária e gratuita.A partir do mo-mento em que o usuário aceitar migrarpara a nova forma de contratação, adistribuidora terá de trocar o aparelhomedidor de consumo, para que sejainstalado um mais moderno, que permi-te tanto a contagem dos créditos res-tantes, quanto a sinalização de que ovalor pago está no final.

A pendência para que o sistema

entre em funcionamento, de fato, con-tinua sendo a homologação dos novosequipamentos medidores pelo Inmetro(Instituto Nacional de Metrologia, Qua-lidade e Tecnologia).

"A regulamentação da modalidadede pré-pagamento pela agência por sisó não garante a sua aplicação plena,já que existem outros aspectos alhei-os à competência da Aneel que devemser solucionados", justifica a agência.

Além disso, cada distribuidorapoderá optar por oferecer ou não osistema pré-pago.

Ou seja, o consumidor interessa-do, além de ter de esperar a aprova-ção do Inmetro também terá de aguar-dar uma notificação de sua distribui-dora de energia para saber se o mode-lo estará disponível em sua região.

Se a empresa não considerar omodelo vantajoso, ela pode optar pornão implantá-lo.

Porém, caso ela decida por implan-tar em alguma área de sua concessão,será obrigada a oferecer o sistema

pré-pago em toda área de atuação. Odiretor-geral da Aneel, Romeu Rufino,informou que o pré-pagamento nãodeve ocorrer antes de 2015.

FUNCIONAMENTODe acordo com a agência, o siste-

ma funcionará da seguinte forma: oconsumidor receberá um pequenocrédito inicial para que o sistema fun-cione por cerca de três dias. O valorserá debitado na primeira recarga.

A compra de créditos a partir deentão poderá ser feita a qualquer tempoe quantas vezes o consumidor desejar.O acesso aos créditos dependerá "daestratégia" adotada por cada uma dasdistribuidoras, podendo ser por meio deagentes credenciados ou pela internet.

As vantagens que a Aneel apontapara os usuários está no melhor con-trole sobre o consumo de energia.Para as distribuidoras, o ganho seriana redução de custos com entregadas contas e também com queda nonúmero de inadimplentes.

Page 5: 04 02 2014

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Dilma faz alerta aos aliados sobre motivações eleitoraisPara presidenta, tais motivações em época de eleição podem “atropelar a clareza e esconder

a verdade na busca de respostas e soluções para os grandes problemas nacionais”

RECADO AO CONGRESSO

Ao dar posse ontem (1º) aosnovos ministros da Secretariade Relações Institucionais, Ri-cardo Berzoini, e da Secretariade Direitos Humanos, Ideli Sal-vatti, a presidenta Dilma Rous-seff disse que “motivações me-ramente eleitorais” não podemimpedir o andamento de proje-tos importantes no Congresso.Berzoini substitui Ideli, que as-sume o comando da pasta deDireitos Humanos no lugar daex-ministra Maria do Rosário,que deixa o governo para dis-putar as eleições de outubro.

“Com Berzoini à frente daSecretaria de Relações Institu-cionais, continuaremos atuan-do em profícua parceria com oCongresso. Tenho certeza de quenossos aliados saberão agirpara impedir que motivaçõesmeramente eleitorais acabempor atropelar a clareza e escon-der a verdade na busca de res-postas e soluções para os gran-des problemas nacionais”, de-clarou a presidenta.

Ideli deixa a pasta, respon-sável pela articulação políticaentre o Palácio do Planalto e oCongresso, em meio à crise como PMDB (partido mais impor-tante da base de apoio ao go-verno) e à ameaça de criaçãode uma Comissão Parlamen-tar de Inquérito (CPI) para in-vestigar a Petrobras.

Segundo Dilma, Berzoini“entende como poucos” a im-

Antonio Cruz/Agência Brasil

Senador protocola pedido de impeachment de DilmaSob a alegação de que a

presidenta Dilma Rousseff(PT) cometeu ato de impro-bidade administrativa noprocesso de compra da refi-naria de Pasadena (EUA), osenador Mário Couto (PSDB-PA) protocolou ontem (1º)um pedido de impeachmentna Câmara dos Deputados.

17 deputadosparanaensesainda nãoassinaramCPI daPetrobras

O líder do PPS na Câma-ra, Rubens Bueno (PR), játinha recolhido ontem (1º) 178assinaturas necessárias paracriação de CPI mista que vaiinvestigar as denúncias envol-vendo a Petrobras. São seteassinaturas a mais que o nú-mero mínimo exigido.

Dos 30 deputados parana-enses, 13 assinaram o requeri-mento: Abelardo Lupion(DEM), Alfredo Kaefer(PSDB), Edmar Arruda(PSC), Fernando Francischi-ni (SDD), Fernando Giacobo(PR), Hidekazu Takayama(PSC), Leopoldo Meyer (PSB),Luiz Carlos Hauly (PSDB),Luiz Nishimori (PR), Profes-sor Sérgio (PSC), Rosane Fer-reira (PV), Rubens Bueno(PPS) e Sandro Alex (PPS).

Não tinham assinado o re-querimento até ontem: AlexCanziani (PTB), André Var-gas (PT), André Zacharow(PMDB), Angelo Vanhoni(PT), Assis do Couto (PT),Cida Borghetti (PROS), Dil-ceu Sperafico (PP), Dr. Rosi-nha (PT), Eduardo Sciarra(PSD), Hermes Parcianello(PMDB), João Arruda(PMDB), Marcelo Almeida(PMDB), Nelson Meurer(PP), Nelson Padovani (PSC),Odílio Balbinotti (PMDB),Osmar Serraglio (PMDB) eZeca Dirceu (PT).

“Já chegamos a 178 assina-turas, com a chance de terainda nesta terça mais de 200.Temos que fazer as assinaturasvalerem. Não podemos deixarperder (isso)”, disse Bueno. Aintenção é que, após a coleta naCâmara, o requerimento sejaencaminhado ao Senado paracoleta de mais assinaturas.

“A presidente da Repúblicacometeu um crime de impro-bidade ao confessar que assi-nou um documento sem ler.Qual é a presidente que podeassinar um documento semler?”, argumentou o senador.

O tucano afirmou que tem oapoio de 500 mil internautaspara protocolar o pedido e que,

apesar de ser parlamentar, to-mou a decisão como cidadão.“Ela é ré confessa”, justificou. Osenador tucano alegou que suaação é individual e não envolvea bancada de seu partido. “Agente não quer meter a bancadanisso aí”, afirmou.

Qualquer cidadão pode pro-tocolar um pedido de impeach-

ment na Câmara dos Deputa-dos, onde começam os proces-sos do gênero. O presidente daCasa, se considerar proceden-te o pedido protocolado, criauma comissão especial e seurelatório deve ser aprovadopor dois terços do plenário. Seaprovado, o processo de impe-achment segue para o Senado.

André Vargas diz que relação com doleiro está dentro da legalidadeO vice-presidente da Câma-

ra dos Deputados, André Vargas(PT-PR), declarou ontem (1°), emnota, que conhece há 20 anos odoleiro Alberto Youssef, investi-gado pela Polícia Federal, na Ope-ração Lava Jato, que apura es-quema de lavagem de dinheiro.

Uma reportagem do jornalFolha de São Paulo, publicada

na edição de ontem, diz que Var-gas usou um avião do empresá-rio para uma viagem a João Pes-soa. Segundo o jornal, o emprés-timo da aeronave foi discutidoentre os dois por mensagem detexto no início de janeiro.

Em nota, o parlamentar ex-plicou que é amigo de Youssef.“Conhecer alguém há 20 anos

não é crime. Alberto Youssef éempresário de minha cidade.Dono do maior hotel da cidade.E os encontros, contatos e a re-lação se deram dentro da lega-lidade. Qualquer homem pú-blico poderia passar por isso”,afirma, na nota.

A Operação Lava Jato foideflagrada ainda em março, em

seis Estados e no Distrito Fede-ral. Mais de 20 pessoas forampresas suspeitas de participardo esquema de lavagem de di-nheiro que, segundo o Conselhode Controle de Atividades Fi-nanceiras (Coaf), movimentoumais de R$ 10 bilhões. Um dospresos foi o ex-diretor da Petro-bras, Paulo Roberto Costa.

portância da negociação com oParlamento e saberá atuar naarticulação política neste mo-mento. “Egresso das lutas e dasnegociações sindicais, com lar-ga experiência parlamentar eministerial, Berzoini compre-ende perfeitamente as caracte-rísticas do nosso presidencia-lismo, marcado pela coalizãoentre correntes distintas, masque sabem se unir quando ointeresse maior do nosso povoestá em questão”, avaliou.

“Tenho certeza, sobretudo,de que aquilo que o nosso povoquer, o governo e o Congressounidos saberão fazer. O povoquer ter seus direitos atendidose mais oportunidades ofereci-das por serviços públicos dequalidade. Esse é o compromis-so básico de nosso governo e,tenho certeza, do nosso Con-

gresso Nacional (também)”,acrescentou Dilma.

Apesar da recente crise como PMDB, a presidenta fez ques-tão de listar uma série de pro-jetos de interesse do governoaprovados na gestão de Ideli,como a Lei de Acesso à Infor-mação, a criação da ComissãoNacional da Verdade, a desti-nação dos royalties do petró-leo para educação e o MarcoCivil da Internet.

Dilma agradeceu à ex-minis-tra Maria do Rosário pela con-dução de “temas sensíveis e de-cisivos para a construção deuma sociedade mais igual e de-mocrática” durante os 39 me-ses em que esteve no governo.

DIREITOS HUMANOSÀ nova ministra da Secreta-

ria de Direitos Humanos, Dilma

pediu continuidade em progra-mas como o de prevenção e com-bate à exploração sexual de cri-anças e adolescentes e o Viversem Limites, de apoio a pessoascom deficiência. Ideli terá comodesafio, segundo Dilma, a im-plantação do sistema nacionalde combate a tortura, a repres-são ao trabalho escravo e a ga-rantia de direitos humanos àpopulação em situação de rua.

“Espero que o diálogo comtodos os movimentos da áreade direitos humanos persistaintensa e proveitosamente,porque é ouvindo demandas edebatendo as ações e políticasque continuaremos fortalecen-do nossa capacidade de garan-tir a todos os brasileiros e bra-sileiras, sem exceção, seus di-reitos básicos de cidadania”,pediu a presidenta.

Dilma

Rousseff

durante posse

dos novos

ministros

Ricardo

Berzoini e

Ideli Salvatti,

em cerimônia

realizada

ontem (1º)

Page 6: 04 02 2014

06 | O PRESENTE ESTADO QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

DEFESA

Paraná passa a contar com Rede de Proteção dos AnimaisDecreto foi sancionado ontem (1º) pelo governador Beto Richa e abrange animais domésticos e domesticados

O governador Beto Richaassinou ontem (1º) o decretoque regulamenta a criaçãoda Rede Estadual de DireitosAnimais (Reda), que será res-ponsável pela elaboração eimplantação da política es-tadual de direitos dos ani-mais no Paraná. A medidaalcança todo tipo de animal,mas principalmente os do-mésticos, que convivem comas pessoas, como cães e ga-tos, e os domesticados, comocavalos, suínos, cabras, coe-lhos. Ou seja, os que nuncativeram política de proteçãono Estado.

A coordenação da Redeserá responsabilidade da Se-cretaria Estadual do MeioAmbiente e Recursos Hídri-

cos. No ano passado, o go-verno estadual promoveu se-minários regionais para ou-vir a população e os setoresenvolvidos com a proteção deanimais no Paraná. “Depoisde ouvir a sociedade e as enti-dades, criamos esse importan-te grupo, que vai definir açõespara garantirmos a defesa dosdireitos dos animais no Esta-do. Hoje, a sociedade está pre-ocupada com a situação des-ses bichos, que são muitasvezes maltratados e explora-dos”, afirmou o governador.

Richa disse que a criaçãode uma política de proteçãodos animais é uma necessida-de da sociedade e também umameta prevista no seu plano degoverno. Ele lembrou que

quando foi prefeito de Curiti-ba proibiu a utilização deanimais em circos e criou asleis que punem maus tratos eque identifica os animais comchips. “Estamos agora repro-duzindo essas ações para oParaná, que ainda não tinhauma política pública nestaárea”, revela.

O governador disse que asorganizações não-governa-mentais de proteção aos ani-mais carecem do apoio e su-porte do Estado. “A partir deagora elas têm um forte alia-do para conseguir os avançosnecessários. Nosso Estadorespeita, zela e cria políticaspúblicas que servem de exem-plo para todo o Brasil”, afir-mou Richa.

COMBATE À VIOLÊNCIAO secretário do Meio Am-

biente e Recursos Hídricos,

Após duplicação, tarifa do pedágiona PR-323 será de R$ 3,90 por praça

O valor da tarifa a ser co-brada na rodovia PR-323, notrecho entre Maringá e Fran-cisco Alves, após a duplica-ção, será de R$ 3,90 por praçade pedágio. A obra será reali-zada por meio de ParceriaPúblico-Privada (PPP) e ocusto foi apresentado ontem(1º), quando foi aberto o últi-mo dos envelopes da licitação,que está escolhendo a empresaque executará as obras e ge-renciará a parceria. Serão du-plicados 207 quilômetros.Outros 13 já estão duplicados.

O valor apresentado aindaserá analisado pela comissãode licitação e também pela Se-cretaria Estadual do Planeja-mento e Coordenação Geral,que após cinco dias úteis, vaihomologar o resultado. “Avantagem desta parceria é queo Consórcio Rota 323, queestá disputando a concorrên-cia, só poderá cobrar a tarifaapós fazer as obras de dupli-cação, que terão viadutos,trincheiras, passarelas e mar-ginais”, disse o secretário deInfraestrutura e Logística,

José Richa Filho.Serão feitas a duplicação e

os 19 viadutos, 22 trinchei-ras, 13 passarelas e nove pon-tes, além de marginais e ciclo-vias nas áreas urbanas, den-tro de padrões internacionais.O trecho é composto por trêsrodovias estaduais: PR 323,PRC 487 e PRC 272. A estima-tiva do Governo do Paraná éque após a homologação daempresa vencedora as obrascomecem num prazo de 80dias. O valor total do progra-ma é de R$ 7,7 bilhões.

Governador Beto Richa assinou ontem (1º) decreto que regulamenta a criação da Rede Estadual de Direitos

Animais (Reda). Na foto, com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida

Orlando Kissner/ANPr

Luiz Eduardo Cheida, disseque a previsão é que no orça-mento do próximo ano o go-verno estadual destine recur-sos financeiros para apoiarcampanhas e entidades quecombatam a violência e a ex-ploração de animais. “Esse éum reconhecimento claro docompromisso do Estado comesse setor, que durante mui-tos anos ficou abandonado.Temos agora uma políticapública que reconhece e lutapelos direitos dos animais”,afirmou Cheida.

O secretário explicoucomo será o funcionamentoda Rede Estadual de DireitosAnimais. “Serão promovidasações integradas com insti-tuições de ensino e pesquisa,entidades de representaçãoprofissional, organizações dasociedade civil, organizaçõesprivadas e demais institui-

ções. Queremos mudar a si-tuação dos animais para me-lhor e de maneira definiti-va”, afirmou ele.

REGIONALPara garantir a eficiência

da proteção dos direitos dosanimais, a Reda replicará suaestrutura em 12 células regio-nais: Paranaguá, Curitiba,Guarapuava, Francisco Bel-trão, Ponta Grossa, Londri-na, Jacarezinho, Maringá,Ivaiporã, Cianorte, Goioerê eFoz do Iguaçu.

Na opinião de Kátia Dit-trich, protetora independen-te da organização Ajude osAnimais, a descentralizaçãodas ações é fundamental paraefetividade das políticas pú-blicas. “Precisávamos comurgência de uma rede comoessa. Sem dúvida um marcopara nossa luta”, afirmou.

Page 7: 04 02 2014

O PRESENTE | 07QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 ESTADO

Paraná é o Estado que mais investe em assistência socialEstado destinou, em 2011, R$ 688 milhões para ações no setor, enquanto no Rio Grande do Sul

as despesas foram de R$ 568 milhões e em Santa Catarina de R$ 412 milhões

DA REGIÃO SUL

O Paraná é o Estado que maisinveste na política de assistên-cia social na região Sul do país.É o que mostra um estudo doMinistério do Desenvolvimen-to Social apresentado durante oEncontro Regional Sul do Cole-giado Nacional de Gestores Mu-nicipais de Assistência Social(Congemas), realizado em Por-to Alegre (RS). O evento reuniugestores, técnicos e represen-tantes de conselhos de Assis-tência Social do Paraná, SantaCatarina e Rio Grande do Sulpara avaliar o Sistema Único deAssistência Social (Suas), queenvolve os governos federal eestadual e os municípios.

De acordo com a consulto-ra do Ministério do Desenvol-vimento Social, Aldaiza Spo-sati, o Paraná destinou, em2011, R$ 688 milhões para açõesde assistência social, enquantono Rio Grande do Sul as despe-sas foram de R$ 568 milhões e,em Santa Catarina, de R$ 412milhões. A consultora apresen-tou o painel “Avaliando o Suas:análise das realidades regio-nais” e mostrou o panoramados investimentos da assistên-cia social na região Sul do país.

A secretária da Família eDesenvolvimento Social, Fer-

nanda Richa, disse receber comsatisfação o reconhecimento dogoverno federal. “Isso é resul-tado de um trabalho sério, quetem se intensificado nos últi-mos três anos, que é desenvol-vido por uma equipe prepara-da e comprometida com a me-lhoria da qualidade de vidados paranaenses, o que deveser prioridade para todo go-verno”, declara.

As ações desenvolvidas peloGoverno do Paraná tambémforam destacadas durante oencontro, no painel que mos-trou o papel dos Estados naconsolidação das políticas deassistência social. As informa-ções foram apresentadas peloassessor técnico Leandro Mel-ler, que representou FernandaRicha no evento.

Um dos avanços é o PisoParanaense de Assistência So-cial, que destina recursos paraque os pequenos municípiospossam investir em ações deproteção social básica e especi-al, no aprimoramento de gestãoe benefícios nos Centros de Re-ferência de Assistência Social(Cras) e nos Centros de Referên-cia Especializados de Assistên-cia Social (Creas).

Outras ações do Estado são o

repasse automático de recur-sos do Fundo Estadual de Assis-tência Social do Paraná aos fun-dos municipais, sem a necessi-dade de convênios, e o RendaFamília Paranaense, ação quefaz parte do programa FamíliaParanaense e complementa arenda de famílias que vivem emextrema pobreza.

O Paraná também é o Estadoque mais presta acompanha-mento e apoio técnico aos mu-nicípios na região Sul. Nos últi-mos 12 meses, menos de 40%dos municípios de Santa Cata-rina e do Rio Grande do Sulreceberam visitas dos técnicosdas secretarias estaduais deAssistência Social, enquanto noParaná o acompanhamentoatingiu 90% dos municípios.

Secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa: “Isso é

resultado de um trabalho sério, que tem se intensificado nos últimos três anos”

Rogério Machado/Seds

Lei das micro e pequenas empresasserá debatida em reuniões no interior

O Governo do Paraná reali-za a partir desta semana umasérie de reuniões no interior doEstado para debater a regula-mentação da Lei Geral das Mi-cro e Pequenas Empresas doParaná. A lei complementarnº 163/2013, sancionada pelo go-vernador Beto Richa, asseguratratamento diferenciado e be-nefícios para os empreendedo-res paranaenses.

Os primeiros encontrosvão acontecer amanhã (03),em Cascavel, e na sexta-feira(04) em Pato Branco. Na sequ-ência, os eventos serão emLondrina (dia 10), Maringá (dia11), Guarapuava (dia 24) e

Curitiba (dia 25).As reuniões são promovidas

pelo Fórum Permanente das Mi-croempresas e Empresas de Pe-queno Porte do Estado do Para-ná. Coordenado pela Secreta-ria da Indústria, Comércio eAssuntos do Mercosul, o Fórumé uma instância governamen-tal que trata dos aspectos nãotributários relativos ao trata-mento diferenciado às micro epequenas empresas e aosempreendedores individuais.

“Reuniremos empresários elideranças de diferentes seg-mentos para ouvir sugestões,receber propostas e analisar aspeculiaridades de cada região.

Governo abre inscrição paranova seleção do Programa

Paraná AlfabetizadoEstão abertas as inscrições

para a segunda seleção do Pro-grama Paraná Alfabetizado.Podem participar interes-sados nas funções de alfabeti-zador voluntário e coordena-dor de turmas voluntário. Asinscrições vão até o dia 11 dejulho e podem ser feitas emtodos os Núcleos Regionais deEducação (NRE) da Secretariada Educação.

O alfabetizador voluntárioterá jornada de dez horas porsemana, em oito meses. Elesreceberão uma bolsa-auxílioque varia de R$ 400 a R$ 750,de acordo com a quantidade ea natureza das turmas que al-fabetizar.

O programa Paraná Alfabe-tizado é uma ação coordenadapela Secretaria da Educação do

Paraná, em parceria com o Mi-nistério da Educação, prefeitu-ras e sociedade civil. O objetivoé selecionar voluntários paraalfabetizar pessoas com idadeacima de 15 anos e que não sa-bem ler nem escrever.

Antes de se inscrever, é im-portante que os voluntários lei-am com atenção o edital do Pa-raná Alfabetizado relativo àfunção de interesse, disponíveisna página www.educacao.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=100.

Os resultados da seleção es-tarão disponíveis no dia 21 dejulho. Os voluntários clas-sificados começarão seus tra-balhos em até quatro datasdiferentes: 1° de agosto, 1° desetembro, 1º de outubro e 03de novembro.

São ideias que vão nos ajudar aconstruir uma lei ainda mais efi-ciente para o empreendedor pa-ranaense”, afirma o secretárioda Indústria e Comércio, Horá-cio Monteschio.

Ele explica que os principaistemas a serem debatidos são oacesso aos mercados, formaçãoe capacitação empreendedora,investimento e financiamento,tecnologia e inovação e raciona-lização legal e burocrática.

Mais informações sobre asreuniões regionais pelos te-lefones (41) 3351-7668, 3351-7655, 3351-7617 ou 3351-7657,ou ainda pelo e-mail [email protected].

Page 8: 04 02 2014

De etapa em eta-pa, mas com ospés no chão, oradialista espor-

tivo Anderson Picolo, deMarechal Cândido Rondon,chegou num momento decisivoque pode levá-lo a ser narradordo SporTV. O canal pertence àGlobosat e faz a transmissãode grandes eventos nacionais einternacionais, com uma am-pla e extensa programação de-dicada ao esporte.

No ano passado, o veícu-lo de comunicação lançouum projeto pioneiro: “Talen-tos da Narração”, cujo obje-tivo é formar novos profissi-onais. É neste projeto que o

rondonense está participan-do e que pode torná-lo nar-rador na televisão.

Descrente no começo, mascom incentivo irrestrito daesposa Ana Carolina Seybo-th e do filho Gustavo, Picolose inscreveu para participardo teste seletivo do SporTVainda no fim do ano passado.“As inscrições foram abertasno dia 25 de novembro. Eucomecei a fazer a inscrição àtarde, mas não consegui con-cluí-la, porque o questioná-rio era difícil e muito minuci-oso. Estava à mercê de desis-tir. Em casa, à noite, a AnaCarolina me incentivou a fa-zer a inscrição. Ela foi meajudando e conseguimos con-cluir o processo, o qual in-cluía o currículo, informaçõesde tudo o que havia feito, aexperiência dentro do seg-mento”, relembra.

Esta tinha sido a primeiraetapa. Bem-sucedido, o radia-lista passou para a segundafase, que envolveu um testede conhecimentos gerais, in-glês, português e percepção e

reflexo. “O teste de reflexofuncionava da seguinte

maneira: aparecia afoto de uma arqui-bancada cheia detorcedores e tínha-mos 30 segundospara olhar a ima-gem. A partir domomento que en-

cerrava este tempo, eram mos-trados os rostos de três pesso-as. Tínhamos 15 segundospara identificar onde elas es-tavam na arquibancada. Esseteste teve cinco etapas. Dos 15rostos, deixei de descobrirapenas onde um estava. Ouseja, tive 14 acertos. Com isso,passei para a terceira etapa”,informa.

Na fase seguinte foi preci-so narrar parte de uma parti-da de futebol. Detalhe: o nar-rador não tinha conhecimen-to de qual jogo. “Quando che-gou a minha vez de fazer esseteste, a partir do momentoque apertasse no botão ‘gra-var’ não tinha mais comovoltar atrás. Eu tive que nar-rar o jogo entre Uruguai eGana, das quartas de final daCopa do Mundo da África doSul, em 2010. Foram os últi-mos instantes do 2º tempo daprorrogação. O jogo estavaempatado em 1 a 1 e surgiuaquele pênalti em que LuisSuárez tirou a bola com amão. Ele foi expulso e ficouaguardando a cobrança dolado de fora. O jogador ganêsjogou a bola para fora. Imedi-atamente o jogo terminou, ecom isso o meu teste, e a par-tida foi para os pênaltis. Fo-ram dois minutos e meio denarração, sendo que tivemosum tempo para descobrir aescalação dos times para fazero trabalho”, recorda. Esta foimais uma etapa vencida pelorondonense.

A quarta fase ocorreu hápoucos dias. Picolo precisavafazer a narração de uma dastrês partidas: parte da final doUS Open de 2013 entre No-vak Djokovic e Rafael Nadal;ou a prova em nado borbole-ta em que Michael Phelpsbateu o recorde mundial nas

Page 9: 04 02 2014

Olimpíadas de Pequim; ouparte do jogo da semifinal debasquete masculino nas Olim-píadas de 2004, na Grécia,entre Estados Unidos e Ar-gentina. Embora estivesse di-fícil em achar a escalação dosjogadores desta última opção,o basquete foi a alternativaescolhida pelo rondonense.“Optei pelo basquete porqueé uma modalidade em que meadaptava mais e poderia nar-rar por mais tempo. Eram cer-ca de quatro minutos de nar-ração e menos de dois minu-tos de partida. O jogo termi-na com uma enterrada de umjogador argentino e a Argen-tina venceu por 89 a 81. Tam-bém passei”, comenta.

QUINTA FASEA quinta etapa do teste seleti-vo acontece na próxima quar-ta-feira (09), à tarde. Se antestodas as etapas foram on-line,desta vez será a primeira pre-sencial, com dinâmica de gru-po que ocorre em um hotel deCuritiba. Na manhã de on-tem (1º), Picolo gravou umvídeo no qual ele precisoucontar parte da sua históriade vida. “Vamos para a pri-meira etapa presencial, opor-tunidade em que levaremosesse vídeo e também partici-paremos da dinâmica de gru-po, que deve ter duração dequatro horas. Agora é aguar-dar esse momento do dia 09 etentar fazer o melhor, poisnão sabemos como vai seressa dinâmica”, expõe.

SURPRESASJá a última etapa possivel-mente será em São Paulo ouRio de Janeiro, com teste de

campo. Contudo, ainda nãotem uma data definida paraacontecer. “Eu nunca soubequando seria o próximo tes-te”, diz.De acordo com o radialista,os participantes não têmmuito conhecimento sobrecada teste seletivo. “É tudosurpresa. Não temos comotreinar absolutamentenada”, relata. “Agora éaguardar”, completa.Ele enfatiza que nem mesmosobre a última etapa tem mui-to conhecimento. Isto por-que primeiro a organizaçãolhe informará se passou naquinta etapa para somentedepois receber um comunica-do a respeito do momentodecisivo. “A única informa-ção que obtive é que se inscre-veram em torno de 4,1 milpessoas do Brasil todo para oteste seletivo. Pelo resumo fei-to, devemos estar agora emno máximo 50 a 100 pessoasainda lutando pelas supostasde uma a dez vagas”, aponta.“A intenção do SporTV é con-tratar de um a dez narrado-res, mas pode acontecer denão contratar ninguém, casoos participantes não se encai-xem no perfil que o canal estábuscando”, revela.Conforme o rondonense, oslocais de trabalho que even-tualmente os futuros narra-dores do veículo de comuni-cação vão trabalhar tambémnão foram informados. “Vaidepender da necessidade ex-clusiva que o SporTV tem.Temos que aguardar”, men-ciona.

COPA DO MUNDOQuestionado se o teste seleti-

vo pode garantir uma vagade trabalho na Copa do Mun-do, o radialista explica que osprofissionais que podem vir aser contratados substituirãooutros narradores que atu-am como freelancers, princi-palmente no pay-per-view.“Dependendo do potencial, onarrador pode ir galgando osdegraus, porque hoje há umadisparidade grande entre osprofissionais contratados e osque apenas prestam serviçodentro do padrão que exige opay-per-view, SporTV e, con-sequentemente, a Globo. En-tão a informação que temos éque essa é a dinâmica e omotivo das supostas contra-tações”, destaca.

EXPECTATIVAPELA CONTRATAÇÃO

Apesar de já estar na quintaetapa, Picolo faz questão defrisar que não vive a expecta-tiva de integrar a equipe do“Canal Campão”. “Já me de-cepcionei tanto na vida, emviver aquela angústia e ago-nia se vai dar certo e depoisnão dá, que estou com os pésno chão. Meu compromissoé na rádio e se eventualmenteder certo aí vamos pensar noque fazer”, garante. “Nãopenso no meu futuro profis-sional porque não quero vi-ver essa expectativa e nemtrazer transtorno e preocu-pação para ninguém. Estoudeixando as coisas acontece-rem. Se eventualmente de-pois das duas últimas etapaseu passar e for convidado aintegrar o grupo do SporTV,aí vou ver, analisar os prós econtras dessa possível mu-dança. Não sonho com isso

ainda. Estou focado agorana Taça Brasil, que será dis-putada no Ceará e terá a par-ticipação da Copagril. Tantoque farei um bate-volta paraCuritiba para participar doteste seletivo”, acrescenta.

DA RÁDIOPARA A TEVÊ

Em sua trajetória profissi-onal, Picolo sempre atuouem rádio. Perguntado porque vislumbra agora outroprojeto em sua carreira, elecomenta que são raros osnarradores que estão na te-levisão e não começaram

no rádio. “É menos difícil oprofissional estar no rádioe passar para a televisão,do que aquele que sempreatuou na televisão e trans-mitir um jogo no rádio. Atéporque na televisão existea imagem, o narrador falamais pausadamente, há oscomentaristas. No rádionada substitui a voz. En-tão surgiu isso. Eu não ti-nha em mente fazer even-tualmente uma mudança.Nunca tinha pensado nes-sa possibil idade. Surgiucom a promoção do Spor-TV”, conclui.

Page 10: 04 02 2014

CCO lança cartaz temático aos 38 anos do municípioObjetivo é ressaltar a importância dos colonizadores e valorizar a cultura da comunidade,

unindo passado e presente, com um olhar para as potencialidades futuras

NOVA SANTA ROSA

10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Membros da Coordenação de Cultura da Comissão Central Organizadora lançam cartaz

temático e programação das festividades alusivas aos 38 anos de Nova Santa Rosa

Luiz Fernando Cerni

O lançamento oficial do car-taz temático, alusivo aos 38anos de Nova Santa Rosa, ocor-reu ontem (1º) e foi anunciadopela Coordenação de Culturada Comissão Central Organi-zadora (CCO) das festividadesalusivas ao aniversário do mu-nicípio. Aliado ao cartaz temá-tico, o coordenador geral daCCO, Lineu Dewes, e os mem-bros da Coordenação de Cultu-ra, Vera Lorenzatto, SamuelPryjmak e Marcos Elieser, di-vulgaram a programação dasfestividades do município.

O objetivo é fazer uma ho-menagem a todas as etnias, se-gundo Elieser, idealizador doconceito temático do cartaz, masem especial ao migrante descen-dente alemão que contribuiupara a povoação e o desenvolvi-mento de Nova Santa Rosa.

De acordo com Elieser, a ima-gem do agricultor com uma en-xada representa todas as famí-lias que desbravaram as “ter-ras hostis” de Nova Santa Rosaainda nos primórdios do muni-cípio, muito antes da emanci-

pação político-administrativa.“Com sua enxada nas costas,coisa que ainda hoje pode servista em nossas lavouras, a ima-gem do agricultor representa osprimeiros migrantes que che-garam em Nova Santa Rosa comferramentas básicas, com asquais construíram esse municí-pio, que hoje tem um setor deagronegócio forte, com lavou-ras mecanizadas e equipamen-tos de última geração”, explicaele, ressaltando ainda que “oagricultor com a enxada sobreuma lavoura de soja representatambém um povo que tem visãopara o futuro, mas não esqueceas suas origens”.

TEUTO-BRASILEIRO

A fita com as cores da bandei-ra da Alemanha, conforme Elie-ser, representa a germanidadepresente nos rostos, na gastro-nomia, na cultura e na fala da-queles que desbravaram as ter-ras nova-santa-rosenses e queaté hoje está presente no cotidi-ano do município. “A bandeirado Brasil demonstra que, mes-

mo tendo orgulho de suas raízesgermânicas, o povo teuto-bra-sileiro de Nova Santa Rosa, aque-les que têm pelo menos um as-cendente etnicamente alemão,é, sobretudo, parte do povo bra-sileiro, que contribui com suaimportante parcela na constru-

ção de uma nação soberana, in-dependente e forte”, explica.

Ele ressalta que a imagem doMemorial em Homenagem aosColonizadores representa a atu-alidade. “A imagem do memori-al, que está em fase de constru-ção na Praça do Colonizador,

tem função fundamental no car-taz temático, porque representao reconhecimento da comuni-dade de Nova Santa Rosa a to-das as famílias que trabalha-ram para o desenvolvimento domunicípio, até que chegasse aoque é hoje”, finaliza.

Versão oficial do Plano de Educaçãoé entregue à municipalidade

Representantes da empresa

vencedora da licitação responsá-

vel pelo auxílio técnico na elabo-

ração do Plano Municipal de Edu-

cação entregaram a versão ofici-

al do documento impresso e em

CD para a secretária de Educa-

ção de Marechal Cândido Ron-

don, Marta Salete Bendo.

Também estiveram presentes

no ato o vice-prefeito Silvestre

Cottica, a coordenadora da ela-

boração do Plano, Marlice Rosani

Przygodda Gundt, a presidente

do Conselho Municipal de Educa-

ção, Gladis Allebrandt, e as dire-

toras da secretaria, Terezinha

Weimer e Celiria Smaniotto.

O Plano Municipal de Educa-

ção foi aprovado pelo Legislativo

rondonense em 19 de dezembro

de 2013 e aponta para as metas

educacionais do município para

os próximos dez anos, abrangen-

do todas as modalidades de ensi-

no, ou seja, da Educação Infantil

ao Ensino Superior, da rede mu-

nicipal, estadual e particular.

Conforme destaca Marta,

durante todo o processo de ela-

boração do Plano, a sociedade

participou ativamente, demons-

trando assim interesse e preocu-

pação para com as causas maio-

Representantes da empresa responsável pelo auxílio técnico na elaboração do Plano Municipal de Educação

entregaram a versão oficial do documento para servidores da prefeitura

res em prol dos munícipes. “Por

se tratar de um documento que

deve acompanhar as mudanças

constantes no âmbito educacio-

nal, o mesmo precisa ser revisa-

do a cada dois anos. Uma das

atribuições do Conselho Munici-

pal de Educação é estar atento às

metas elencadas no Plano”, apon-

ta a secretária.

Marechal Cândido Rondon

apresenta o primeiro Plano Mu-

nicipal de Educação, porém o mes-

mo já contempla metas que es-

tão previstas para o segundo Pla-

no Nacional de Educação que ain-

da está em fase de aprovação.Ademir Herrmann

Semana do Microempreendedorsegue hoje com palestra e consultorias

Palestrante desenvolveu competências quanto à forma de utilização

do controle de caixa no dia a dia empresarial

Marili Besso

Empresários e microempre-endedores de Pato Bragado ti-veram na noite de segunda-feira (31), no auditório das es-colas públicas, um workshopcom o consultor do SebraeAgeu Fidler.

A partir do tema “Sei con-trolar meu dinheiro”, o con-sultor desenvolveu compe-tências gerais aos participan-tes quanto à forma de utiliza-ção do controle de caixa no diaa dia empresarial, reconhecen-do a importância de se efetuaro controle diário de entradas esaídas da empresa.

Fidler explica que foram de-senvolvidos trabalhos em gru-pos na oficina para fixar o con-teúdo e facilitar a compreen-são. “Houve muita interação etroca de experiências entre ogrupo de empreendedores par-ticipantes do evento”, salienta.

Nova palestra está agenda-da para hoje (02), às 19 horas,no auditório das escolas. Como tema “Sei planejar”, tambémserá aplicada por consultor doSebrae, sendo que durante odia, na Sala do Empreendedor,serão disponibilizadas consul-torias gratuitas.

Page 11: 04 02 2014

O PRESENTE | 11QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Prefeito aceita acordo e servidores voltam ao trabalhoParalisação dos funcionários públicos municipais durou um dia

e afetou principalmente o serviço de transporte escolar

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

Cerca de 300 servidores pú-blicos de São Miguel do Iguaçu,envolvendo merendeiras, mo-toristas, serviços gerais, guar-das municipais, vigias, funcio-nários da saúde e bombeiros(servidores civis cedidos ao Es-tado), mantiveram por apenasum dia a paralisação aprovadaem assembleia do Sindicato dosServidores Públicos Municipaisde São Miguel do Iguaçu (Sismi)na segunda-feira (31).

A categoria obteve 100% doscinco itens estabelecidos na minu-ta de reivindicações junto ao go-verno do prefeito Claudio Dutra.

Logo nas primeiras horasdo expediente, em torno de 300grevistas se reuniram em fren-te ao Centro AdministrativoAbel Bez Batti, onde foram re-alizadas as reuniões da dire-toria do sindicato com o go-verno municipal. Após duasrodadas de conversações -uma pela manhã e outra à tar-de -, houve a concordânciaentre as partes. O governo

aceitou a pauta de reivindica-ções do Sindicato, compostade cinco itens. São eles: horas-extras: conforme previsão le-gal as horas serão pagas oucolocadas no banco de horas,em comum acordo com o ser-vidor; insalubridade: o gover-no concordou, desde que o lo-cal seja avaliado pela Cipa,sendo que o valor cortado emmarço será pago; plano de car-gos e salários: o prefeito infor-mou que está em andamento oplano de reformulação, a par-tir de uma comissão constitu-ída, a qual se comprometeudar continuidade aos traba-lhos, juntamente com o sindi-cato, objetivando apresentarum projeto de lei ao Legislati-vo Municipal, até final do anoem curso; cartão alimentação:a administração municipalassumiu o compromisso deque até o mês de julho dará umposicionamento quanto à ma-nutenção e/ou à majoração domesmo; diárias para os moto-

ristas em viagem: o adianta-mento ou ressarcimento seráfeito desde que solicitado pelosecretário da pasta a que o ser-vidor estiver subordinadocom antecedência relativa.

Com a postura de diálogo dogoverno municipal, a paralisa-ção - a segunda na história doserviço público de São Migueldo Iguaçu - foi encerrada, comvotação na assembleia dos gre-vistas, por volta das 16h30, sen-do que a partir de hoje (02) to-dos voltam Às suas funções.

AVALIAÇÃO POSITIVAA presidente do Sismi, pro-

fessora Rosnete Maria Hubler,avaliou a paralisação comopositiva para os interesses dosindicato. “Uma paralisaçãocom essa adesão é histórica navida do sindicato. A gente vêque aconteceu por conta da pos-tura dessa diretoria, que vê oservidor como pessoa, não comoum partido político. Isso é quefaz a diferença dentro do sindi-

cato”, afirmou.O secretário de Administra-

ção, Rodrigo Mallmann, enten-de que a pauta de reivindica-ções do sindicato é antiga e quenão foi atendida nos governosanteriores. “Elas não foramatendidas pelos nossos anteces-sores e agora o prefeito ClaudioDutra está assumindo esse com-promisso. Essa situação já vemde um passado bem turbulen-to. Mas estamos aqui para re-solver esse problema. Essa ad-ministração vai cumprir comtudo o que for legal”, afirmouMalmann, que só não concor-dou com a presidente do Sismina questão de que o governomunicipal não dialogou com acategoria. “Essa fala não proce-de, porque sempre estivemos àdisposição para o diálogo e tudoo que chegou à secretaria nósdemos andamento para soluci-onar. Então isso é uma inverda-de. Essa administração estásempre de portas abertas. Osindicato está ciente de que a

administração é parceira dofuncionalismo público e tudo oque estiver dentro da legalida-de, vamos dar total apoio aosindicato”, afirmou.

HISTÓRICOMesmo sendo o maior mo-

vimento de greve, envolvendoos servidores públicos da his-tória do município, a paralisa-ção de ontem não foi a primeira.Na década de 90, nos primeirosanos de fundação do Sindicatodos Servidores Públicos de SãoMiguel do Iguaçu, o então presi-dente Valdecir Simão Lago li-derou uma paralisação junta-mente com os professores quepleiteavam junto ao governodo então prefeito Armando Po-lita a implantação do plano decarreira do magistério. Na oca-sião, todos os educadores mu-nicipais pressionaram os vere-adores para que aprovassem,sem emendas, o projeto que es-tava em tramitação no Legisla-tivo municipal.

Ontem (1º) pela manhã os servidores se concentraram em frente ao prédio da prefeitura:

categoria obteve 100% dos cinco itens estabelecidos na minuta de reivindicações

Secretário de Administração, Rodrigo Mallmann: “Essa situação vem de um

passado bem turbulento. Mas estamos aqui para resolver esse problema”

Copagril desenvolve campanha contra o câncerPara manter a saúde e se

prevenir de diversas doenças,inclusive o câncer, a receita é,geralmente, a mesma: alimen-tar-se bem, beber muita água,praticar atividades físicas re-gularmente, não fumar, nãoconsumir bebidas alcoólicasem excesso e não se expor aambientes de risco, como regi-ões poluídas. Apesar de seremindicações simples, ainda hámuito o que fazer para desper-tar nas pessoas a consciênciaprevencionista. Foi com basenesta necessidade que a psicó-loga Karine de Lima, a enfer-meira do trabalho Meggy Ho-fstetter Maldaner e o fisiotera-peuta Jean Eckert, todos funci-onários da Unidade Industrial

de Aves da Copagril, se unirampara desenvolver a campanha“Saber é prevenir - um novoolhar na luta contra o câncer”.

Na sala de treinamentos daUnidade Industrial, foi monta-da uma estrutura que represen-ta o corpo humano, com esta-ções para os cinco principais ti-pos de câncer que atingem apopulação da região: de pele,mama, pulmão, próstata e co-lorretal. Em cada estação, háexplicações sobre como cada tipode câncer se desenvolve, quemestá no grupo de risco, formas deprevenção e como é feito o diag-nóstico e o tratamento.

As explicações são feitas poralunas do terceiro e quarto se-mestre do curso técnico em En-

fermagem do Colégio Ceretta,de Marechal Cândido Rondon.Na segunda-feira (31) e ontem(1º), o evento contou com a par-ticipação do urologista Ale-xandre Claro Haber, médicoexaminador que presta servi-ços para a Copagril. Ele apro-fundou as explanações sobre ocâncer e outras doenças dapróstata e destacou a impor-tância de os homens tambémfazerem acompanhamentosrotineiros da saúde.

Até sexta-feira (04), a expo-sição estará disponível para osfuncionários de toda a Copa-gril. A expectativa, segundo osorganizadores, é que a campa-nha atinja diretamente maisde mil pessoas.

Divulgação

Trabalho envolve estudantes do curso técnico

em Enfermagem do Colégio Ceretta

Fotos: Carlos Moreira da Silva

Page 12: 04 02 2014

Não é de hojeque as filaspara ser aten-dido pelo Sis-

tema Único de Saúde (SUS)são intermináveis. A saúdepública deixa a desejar, mas otempo de espera poderia serbastante reduzido se o paci-ente cumprisse com sua obri-gação-cidadã de compareceràs consultas. Em 2013, o Con-sórcio Intermunicipal de Saú-de Costa Oeste do Paraná(Ciscopar), que abrange os 18municípios da 20ª Regionalde Saúde, registrou 24% defaltas. Ou seja: de cada quatroconsultas marcadas, uma nãofoi realizada porque o pacien-te não foi ao consultório enão avisou sua desistência. Eos problemas não parampor aí. Médicos que tra-balham no Consórcioe recebem por produ-tividade estão pedin-do o descredencia-mento porque deixamde ganhar com o tem-po ocioso.

A dificuldade

aflige os 18 municípios, inclu-indo pacientes de MarechalCândido Rondon, que figuramentre os mais faltosos. De acor-do com a secretária municipalde Saúde, Elveni Capitani Tur-mina (Mari), pelo menos 20%dos pacientes do município mar-cam as consultas no Ciscopar,mas não vão ao médico. “Onúmero de faltas é bastantealto. Queremos reduzir isso epor isso pedimos apoio da im-prensa na divulgação e colabo-ração da população”, diz.

Conforme o secretário-exe-cutivo do Ciscopar, VilmarCovatti, das 1.209 consultasmarcadas em 21 especialida-des em fevereiro deste ano,226 não foram realizadas pormotivos de faltas (18%). Em

janeiro, dos 519 pa-cientes que mar-caram horáriono Centro deEspecialidadesOdontológi-cas (CEO), 120não comparece-ram (23%). Emalgumas especi-

alidades, porém, o índice defaltas pode superar os 50%.Em um único dia, dos 25 pa-cientes esperados na especia-lidade de Proctologia, 13 fal-taram (52%) - cinco de Mare-chal Rondon e oito de Toledo.No mesmo dia, na área deotorrinolaringologia, 11 das25 consultas agendadas nãoforam feitas porque os paci-entes não compareceram -dois de Assis Chateaubriand,cinco de Marechal Rondon equatro de Toledo.

“Devido a essas faltas,muitos outros pacientes es-tão sendo prejudicados por-que deixam de ser atendidos.As filas poderiam ser meno-

res”, frisa Covatti. “Além deser menos eficiente, isso temcriado um problema entre oCiscopar e os prestadores deserviços, que deixam de rece-ber, já que eles ganham porprodutividade. Os médicosabriram a agenda para aten-der o Consórcio, mas nãoganham porque os pacientesnão compareceram”, pontua.Segundo o diretor, neste anotrês médicos já pediram o des-credenciamento junto ao Cis-copar por conta das faltas àsconsultas. “Estou conversan-do com eles (médicos) com ocompromisso de regularizaressa situação. Está muito difí-cil manter os profissionais porconta do enorme número deabsenteísmo”, pontua o dire-tor-executivo.

Para tentar reduzir o nú-mero de faltas ao máximo éque o Ciscopar pediu apoio

dos secretários municipais deSaúde. O objetivo é promo-ver campanhas na mídia econscientizar a populaçãosobre o problema que as fal-tas causam. “Os pacientesperdem, o médico perde, assecretarias municipais de Saú-de perdem porque muitas ve-zes fazem o trabalho de agen-damento em vão, desperdi-çam transporte, tempo dosfuncionários, entre outrosfatores. Todo o sistema deatendimento à saúde é preju-dicado”, explica Covatti.

AVISO DEDESISTÊNCIA

De acordo com ele, o pro-blema poderia ser evitado seo paciente que não pode ir àconsulta agendada comuni-casse a desistência à Secreta-ria de Saúde de seu municí-pio com ao menos dois dias

Page 13: 04 02 2014

de antecedência. “Se o paci-ente não precisa mais doatendimento ou se nãopoderá comparecer pormotivos alheios, comoviagem ou doença, eleprecisa avisar a Secre-taria de Saúde. Assim,os funcionáriospodem marcar ohorário paraoutras pessoasque estão nafila”, orienta.

A secretá-ria de Saú-

de rondonense explica, po-rém, que as pessoas não têmesse costume e acabam preju-dicando outros pacientes. “Apessoa vem até a secretaria enós fazemos o agendamen-to. Depois o paciente recebea guia para fazer a consulta,mas muitos desistem e nãoretornam para nos notifi-car”, destaca. “Aquele horá-rio da consulta foi desperdi-çado enquanto muitos ain-da estão na fila. Para se teruma ideia, o tempo de esperapara oftalmologia é de umano e três meses. Se as desis-

tências fossem avisadas, essetempo cairia bastante”, en-tende Mari.

Para o diretor do Cisco-par, o aviso da desistência éuma questão de cidadania erespeito à saúde pública.“Temos que ensinar essaspessoas que desistem a respei-tar os agendamentos. Ou irao médico ou avisar da desis-tência”, frisa.

ATUALIZAÇÃODO CADASTRO

Covatti exemplifica quepara fazer uma prótese dentá-ria, a média é de cinco atendi-mentos. “Temos prótesesprontas que o paciente nãovoltou para retirar. Tivemoscustos com as consultas, cus-tos com a confecção das pró-teses e ficamos no prejuízo,pois o paciente não está usan-

do”, destaca. Segundo ele,desistências de consultas eexames poderiam ser evitadastambém com a atualização dosdados dos usuários. “Muitasvezes a Secretaria de Saúde domunicípio tenta entrar emcontato, mas a pessoa mudoude endereço ou trocou o nú-mero do telefone e não é maisencontrada”, frisa.

“O nosso alerta é paraque a população atualize osdados na Secretaria de Saú-de do município. Se acasotiver uma consulta e nãopuder comparecer, avisecom antecedência que a se-cretaria consegue remane-jar e encaixar outra pessoano horário”, pontua a as-sistente administrativo daSecretaria de Saúde de Ma-rechal Cândido Rondon,Marcia Schneider.

Page 14: 04 02 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

MARECHAL RONDON

Saúde na Estrada beneficia caminhoneiros e motoristasCampanha tem continuidade hoje (02) em Cascavel e sexta-feira (04) em Foz do Iguaçu

Orientar sobre a impor-tância dos cuidados com asaúde, além de examinar ca-minhoneiros e motoristas.Estas ações foram desenvol-vidas durante a realizaçãodo projeto Saúde na Estra-da, das 08 às 17 horas deontem (1º) no posto TrovãoAzul, em Marechal CândidoRondon, a partir de umaparceria entre a SecretariaMunicipal de Saúde e a redeIpiranga, com apoio da Polí-cia Rodoviária Federal.

Na segunda-feira (31) aação aconteceu em TerraRoxa, também em um postoàs margens da BR-163, comcontinuidade hoje (02) emCascavel e sexta-feira (04)em Foz do Iguaçu. O proje-to já está na 7ª edição emtodo o país e foi realizadopelo 5º ano consecutivo emMarechal Rondon.

De acordo com a secretá-ria municipal de Saúde, Elve-ni Capitani Turmina (Mari),

Prefeiturade Maripá abreinscriçõespara processoseletivo

A administração de Maripáabre amanhã (03) inscrições deum processo seletivo simplifica-do para a contratação temporáriade coordenadores e agentes soci-ais para a implantação do Núcleode Esporte e de Lazer “Todas asidades” (PELC) no município.O projeto foi instituído pelo go-verno federal e será executadopelo governo municipal, por meioda Secretaria de Educação, Cul-tura e Desportos, conforme oconvênio estabelecido pelo Mi-nistério do Esporte.

Os cargos disponíveis são:coordenador de Núcleo, umavaga; agente social de Esportee Lazer I, três vagas; e coorde-nador técnico, uma vaga, to-dos com carga horária de 40horas semanais.

As inscrições poderão serrealizadas no paço munici-pal, no Setor de Protocolo atéo próximo dia 22. No ato dainscrição, o candidato deverápreencher um formulário in-formando os dados pessoais,endereço, comprovantes de es-colaridade e de tempo de servi-ço, de acordo com os anexosII, III e IV do edital disponí-vel no site do município(www.maripa.pr.gov.br).

O candidato poderá inscre-ver-se para mais de um cargo,devendo o mesmo apresentar adocumentação exigida, em se-parado para cada cargo. Paraque seja possível a inscrição noprocesso seletivo simplificado,o candidato deverá ter naciona-lidade brasileira ou portuguesacom direitos e obrigações políti-cas e civis reconhecidos no país,ter, no mínimo, 18 anos com-pletos, ter cumprido as obriga-ções e encargos militares pre-vistos em lei, estar em dia comas obrigações eleitorais e ter ní-vel de escolaridade conformesolicitado no edital.

Mais informações podemser obtidas no edital, dispo-nível no www.maripa.pr.gov.br, pelo telefone (44)3687-1262 ou pelo [email protected] equipe da Secretaria de Saúde examinou a pressão arterial das pessoas

que se cadastraram: cerca de 500 pessoas foram atendidas

Um dos testes realizados foi o de glicemia

o trabalho contribui muitopara a saúde e a qualidade devida dos motoristas. “É maisuma parceria que realizamos

e que resulta em benefícios àsaúde da comunidade”, des-tacou. Policiais rodoviáriosfederais auxiliaram nos tra-balhos e na parte da manhãfizeram teste de bafômetro.

Foram entregues panfle-tos de campanhas de com-bate às doenças sexualmen-te transmissíveis e Aids;orientação sobre combate àdengue; teste de visão; me-dição da pressão arterial;exame de glicemia; vacinascontra febre amarela; hepa-tite B e tétano; medição doíndice de massa corporal,além de corte de cabelo emassagem. No fim da tar-de, foram doados livros di-dáticos na Escola Munici-

pal Waldomiro Liessem.O rondonense Valdir Ro-

berto Kaefer, que ainda on-tem viajou ao Tocantins,considera importante aação, pois possibilita a rea-lização de exames.

O aposentado Silvério Be-cker de Souza, que reside emToledo e seguia a passeio aomunicípio de Pato Bragadona tarde de ontem, parou eaproveitou para fazer um che-ck-out na saúde. Souza disseque estava tudo em ordem eparabenizou a iniciativa dosorganizadores, pela impor-tância dos caminhoneiros,principalmente, cuidarembem da saúde devido à rotinade trabalho.

Valdir Roberto Kaefer, de Marechal Rondon, que estava de viagem ontem (1º)

para o Tocantins, fez o cadastro e participou dos exames: iniciativa aprovada

Fotos: Joni Lang/OP

Toledano Silvério

Becker de Souza,

que também

participou da

ação, diz que é

importante para

manter em dia

a saúde,

principalmente

dos

caminhoneiros,

devido à rotina

de trabalho

Page 15: 04 02 2014

O PRESENTE | 15QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Preparativos do Pedalando por Bíblias são finalizadosEvento acontece no sábado (05) e espera reunir cerca de quatro mil pessoas

3ª EDIÇÃO

A Comissão Organi-zadora do 3º Pedalandopor Bíblias esteve reuni-da na prefeitura, na se-gunda-feira (31), paratratar dos últimos deta-lhes para o evento, queestá programado paraacontecer sábado (05). Aexpectativa é reuniraproximadamente qua-tro mil pessoas em todaa programação que serádesenvolvida a partirdas 14 horas.

As atividade iniciamcom concentração jun-to à Praça Willy Barth,

de onde partirá o pas-seio ciclístico, que segui-rá pela Avenida Maripáaté o posto da Copagril.Em seguida passará pelaRua 9 de Agosto até otrevo da AACC. Depoisseguirá pela AvenidaÍrio Welp até a rotatóriada Agrícola Horizonte epercorrerá a AvenidaRio Grande do Sul até oLago Municipal.

Além do passeio ci-clístico, também haveráuma caminhada, cujogrupo aguardará os ci-clistas defronte à Reve-

ral, seguindo pela Ave-nida Rio Grande do Sulaté o Lago Municipal.

Junto ao Lago, a pro-gramação terá continui-dade com várias atrações.Entre elas, haverá pesca-ria para crianças de oitoa 12 anos, devidamenteinscritas. Também have-rá distribuição de sorve-tes e outras recreações. Eainda atração musical,com a apresentação devárias bandas de músicagospel. Já estão confir-madas as bandas Impé-rio (Igreja Luterana Al-

vorada), Fabrício Alvese Banda (2ª Igreja doEvangelho Quadrangu-lar), Pâmela Lemes e Da-niel Sigosks (Igreja SaraNossa Terra), BandaSentinela (Igreja Lute-rana Cristo) e Osiel Tei-xeira (Igreja Presbiteri-ana Renovada).

O Pedalando por Bí-blias é uma promoçãoda Sociedade Bíblica doBrasil, com o apoio daprefeitura, das igrejas evárias outras entidadesde Marechal CândidoRondon.

As secretarias de Saú-de e de Esporte de Paloti-na estão preparando umaprogramação especialpara marcar o Dia Mun-dial da Saúde (07 de abril)e o Dia Mundial da Ativi-dade Física (06 de abril).Serão realizadas diver-sas atividades no sábado(04), na Praça Rafael Pi-vetta. A programaçãoserá iniciada às 07h30,com atividades físicas,entre as quais aula de gi-nástica aeróbica e pila-tes, além de prática debadminton, voleibol, tê-nis de mesa, futebol, en-tre outras. Também par-ticiparão profissionaispara orientação sobre nu-trição e para o uso corretodas academias da saúde.O encerramento das ati-vidades está previstopara as 10 horas, com de-monstração de artes mar-

ciais, caminhada e degus-tação de frutas.

O evento contará comparceiros importantes,como o Grupo Santo An-tônio, que aferirá a pres-são e realizará testes deglicemia capilar. As em-presas Celeiro Nacionale Pró Saúde demonstra-rão e apresentarão seusprodutos. Também ha-verá sorteio de brindesaos participantes.

A secretária de Saú-de, Nissandra Karsten,destaca que a atividadeacontece para uma refle-xão sobre a importânciade adoção de atitudespara a prevenção contradoenças. “A atividadefísica e a alimentaçãosaudável são formas degarantir a boa saúde eneste dia vamos mostrara importância dos hábi-tos saudáveis”, frisa.

Programação vai marcarDia da Saúde em Palotina

Hellygton Webber

Autoridades

municipais,

representantes do

Sesc, do grupo Amigos

do Pedal, da Polícia

Militar e lideranças

das igrejas

participaram da

reunião que tratou

sobre os últimos

detalhes do Pedalando

por Bíblias

Page 16: 04 02 2014

16 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Empresas podem reservar estandes para Expo Santa HelenaExposição do comércio e da indústria será realizada de 22 a 25 de maio, no Centro Social Católico

FEIRA

A Associação Comercial eEmpresarial de Santa Hele-na (Acisa) reuniu, na segun-da-feira (31), empresáriosque participaram da últimaedição da Expo Santa Hele-na, além de interessados,para apresentar o croqui deestandes da exposição, queserá realizada entre os dias22 e 25 de maio, no CentroSocial Católico.

O espaço para expositoresserá dividido nos setores in-terno e externo, com metra-gens diferentes para atenderos diversos segmentos queaderem à feira. A preferência épara os empresários que jáparticiparam da exposição,empresas com atuação em San-ta Helena e de empresas regio-nais. O ponto alto da ExpoSanta Helena 2014 serão osshows de Oswaldir e CarlosMagrão, no dia 23 (sexta-fei-ra), Jonas e Rodrigo no dia 24(sábado) e Munhoz e Mariano

no dia 25 (domingo).Conforme afirma o presi-

dente da Acisa, Gilson Alte-meyer, a edição deste ano foiincrementada para fomentaro comércio local e oportuni-zar dias de diversão e bonsnegócios à população. “Nósconseguimos formatar a pla-nilha, restando alguns ajus-tes e abrimos para os empre-sários reservar e ampliar oespaço. A Expo cresce a cadaano e temos que fazer comque o espaço disponível sejamelhor utilizado”, destaca.

Os shows acontecerão naavenida, para expandir o es-paço da feira e por ser melhoràs pessoas que virão visitar omunicípio, uma vez que aparticipação ao público é gra-tuita tanto na feira quantonos shows. “Santa Helenadeve se expandir e a feira docomércio e da indústria deveser prestigiada por pessoas detoda a região. A prioridade de

reserva de estandes é paraempresários de Santa Helena,já as pessoas de fora podementrar em contato a partir desegunda-feira (07), para ad-quirir espaço, pelo telefone(45) 3268-1497”, ressalta.

Outra novidade oferecida apartir de parceria entre Acisa eSicoob é uma linha de créditodestinada aos expositores,que oferece recursos para in-vestimentos nos estandes e

Empresários estiveram reunidos NA segunda-feira (31) para

saber sobre as novidades da Expo Santa Helena

Karine Munarini

cobertura de outros gastos.Com juros e condições facili-tadas, os associados poderãoacessar este financiamento.Segundo o presidente do Si-coob, Augusto Sperotto, aideia é dar suporte à ExpoSanta Helena 2014, uma vezque esta linha de crédito exis-te somente na agência local.“Nós queremos fazer a nos-sa parte. A Expo Santa Hele-na vai ter nova roupagem,

sendo que vamos financiarmais barato aos associadosda Acisa, algo que venda aimagem da empresa e o mu-nicípio. É por aí que a gentecomeça a dar perspectivasaos empresários e eles sen-tem orgulho de participarde um evento da AssociaçãoComercial. Queremos que osempresários possam melho-rar a condição das suas em-presas”, finaliza.

Comitê busca implantação de Câmarade Arbitragem, Mediação e Conciliação

Membros do Comitê Ges-tor da Lei Geral das Micro ePequenas Empresas (MPEs)de Entre Rios do Oeste esti-veram reunidos, no últimosábado (29), com a juíza ar-bitral de Medianeira, Brigi-da Aparecida Pereira, paraconhecer um pouco maissobre os trabalhos realiza-dos pela Câmara de Arbitra-gem daquela cidade.

A implantação da Câma-ra de arbitragem, Mediação

e Conciliação é uma das me-tas do comitê, a fim de faci-litar aos empresários o pro-cesso de recebimento dasparcelas consideradas “per-didas” ou de “difícil recebi-mento”, evitando, assim, amorosidade e os altos cus-tos da Justiça comum.

Com a Câmara, tais pen-dências poderão ser resolvi-das no município com umaúnica audiência e caso o deve-dor não quite as suas dívidas,

o processo é encaminhadopara o Fórum apenas para aexecução da penhora.

De acordo com os membrosdo comitê, serão realizadasmais algumas reuniões paraacerto de detalhes quanto aofuncionamento da Câmara daarbitragem no município, masa intenção é implantá-la nospróximos meses.

A iniciativa é parte dasações do Programa CidadeEmpreendedora.

Integrantes do Comitê Gestor da Lei Geral de Entre Rios reunidos com a juíza arbitral de Medianeira, Brigida Aparecida

Pereira, para conhecer um pouco mais sobre os trabalhos realizados pela Câmara de Arbitragem daquela cidade

Divulgação

Palestras aos empreendedores deQuatro Pontes têm sequência amanhã

Terá sequência amanhã(03), em Quatro Pontes, aprogramação alusiva à Se-mana do Microempreende-dor Individual. A palestra,desta vez, será sobre os be-nefícios do INSS para o em-preendedor individual, às19h30, na Associação Co-mercial (Aciquap).

Já na terça-feira (08) otema a ser abordado é o “Seivender” e na quarta-feira(09) o “Sei planejar”. Am-bas palestras acontecerão às

19 horas, no auditório daAciquap. Os interessadosem participar podem se ins-crever pelo telefone (45)3279-1254.

A programação teve iní-cio na segunda-feira (31), coma capacitação “Sei controlarmeu dinheiro”, ministradapor agente do Sebrae.

A Semana do Microem-preendedor Individual éuma iniciativa do Sebrae,em parceria com o PoderPúblico e a Aciquap.

Grande público prestigiou a palestra “Sei controlar meu dinheiro”, que

abriu a programação da Semana do Microempreendedor Individual

Divulgação

Page 17: 04 02 2014

ÁRIES: Grande anseiode inovações e de mu-danças. Energia expe-rimental e não conven-cional. Surpresas po-

dem ocorrer.

TOURO: Se você resistirdemasiadamente àsmudanças, a vida se en-carregará de mudá-loforçadamente. Aconte-

cimentos súbitos.

GÊMEOS: Forte anseiode inovação, que encon-tra respaldo nas circuns-tâncias atuais. O momen-to é de mudanças.

CÂNCER: Excelentemomento para buscarcoisas novas na carrei-ra, agindo com maisindependência. Mo-

mento favorável para inícios.

LEÃO: Hora de mudar amentalidade, de se abrira novos conceitos e co-nhecimentos. Tenha acoragem de viver segun-

do a sua verdade.

VIRGEM: Não há maiscomo adiar mudançasque são importantes àsua evolução. Hora decompreender o que é

preciso eliminar.

LIBRA: Momento im-portantíssimo nos rela-cionamentos. Novaspessoas e situações.Respeito ao espaço e a

individualidade.

ESCORPIÃO: Excelen-te momento para ino-var no trabalho e paradesenvolver novos inte-resses. Necessidade de

se sentir livre.

SAGITÁRIO: Uma novafase na vida afetiva teminício neste momento.Novidades e mudançasno amor e na relação

com crianças.

CAPRICÓRNIO: Umanova etapa na vida do-méstica e familiar estáocorrendo. Anseio poruma individualidade

mais plena.

AQUÁRIO: Inquietaçãoe nervosismo, sobretudose você se sentir oprimi-do. O momento é de re-novação e de situações

diferentes.

PEIXES: Bom momentopara inovar na expressãode suas potencialidadese talentos. Evite precipi-tações e impulsividade.

PÃO DE

CEBOLA

Modo de preparo:Misturar os ingredientes e por último a farinha até dar o ponto.Deixar a massa crescer, colocar uma bolinha da massa numcopo com água, e quando ela subir a massa já cresceu. Untara forma com farinha de trigo somente. Fazer bolinhas e colocarpara assar. Após assado, rechear o pãozinho com o que desejar.

Ingredientes:2 ovos2 colheres de açúcar1 colher de sal2 copos de água morna ou

leite

FIDEL NO INFERNOFidel morre e chega ao céu, mas seu nome não estava na

lista. Assim, São Pedro o manda ao inferno. Quando chega lá,o Diabo em pessoa o recebe e diz:

- Olá, Fidel, seja bem-vindo. Eu estava te esperando hátempo! Aqui você vai se sentir em casa.

- Obrigado, Satanás, mas estive primeiro no céu e esqueciminhas malas lá em cima.

- Não se preocupe. Vou enviar dois diabinhos para pegarsuas coisas.

Os dois diabinhos chegam às portas do céu, mas encon-tram as mesmas fechadas porque São Pedro tinha saído paraalmoçar. Um deles diz:

- Olha, é melhor pularmos o muro. Aí pegamos as malassem perturbar ninguém.

Então, os dois diabinhos começam a escalar o muro. Doisanjinhos passavam por ali e ao verem os diabinhos, um comentacom o outro:

- Pô, não faz nem dez minutos que Fidel está no inferno ejá temos refugiados!

QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 17

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUARTA-FEIRA (02)

Anita e Julia se preparam paraentrevistar os internos, sob a des-culpa de fazer uma reportagem. Juliateme que Anita seja reconhecida. Otime do Destaque vai para a final, eBárbara pede que Sidney e Ben seunam. Sidney descarta poemas, fo-tos e vídeos de Sofia, mas Ben osresgata sem ser visto. Paulino, Gui-lherme e Zureta divulgam a “Gioban-da” na internet. Os internos contampara Anita os feitos de Antônio nainstituição. Ben assiste às imagensda infância de Sidney e Sofia e seemociona. Martin e Micaela trocamjuras de amor.

JOIA RARALili explica a William o plano de

LC. Marlon coloca em prática o planopara a fuga de Celina, André e Guto.Os seguranças percebem a fugados prisioneiros antes do previsto,e Marlon fica preocupado. Fátimamostra o dossiê para Lili. Lili reen-contra Selma e Rita. Assis toma afrente das investigações sobre afuga dos prisioneiros. William per-cebe a alegria de Lili ao receber devolta o pingente de Marlon. Priscilanão acredita nos sentimentos queHeloísa diz ter por Flávio. Inês seinsinua para Jorge.

EM FAMÍLIALaerte dá um anel para Verôni-

ca. Juliana comunica para toda afamília, inclusive para Nando, quevai se casar com Jairo. Clara vai comCadu ao galpão e sugere que Laertecontrate Marina para fotografar oespaço. Os idosos convencem MissLauren a manter Felipe como médi-co. Verônica e Marina conversamsobre a possibilidade de um curso defotografia no galpão. Shirley compraum haras e pensa em chamar Virgíliopara conhecê-lo. Laerte e Nandosaem juntos e falam sobre suasrespectivas mulheres.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

A polícia corre para tentar pren-der Manfred, mas, ao chegar ao local,se depara com uma casa vazia. Amé-lia se desespera ao ver que sua filhanão está por lá. Gertrude vai ao ende-reço correto do esconderijo com o Dr.Fernando para que ele possa tratarPérola. Aurora e Lola se reconciliamcom Davi e Fabrício. O médico diz quePérola precisa ser internada, masManfred não aceita a ideia e o amea-ça. Gaia não resiste e falece. Gertru-de vai à farmácia comprar os medica-mentos para Pérola, e o farmacêuticoliga para a polícia.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

2 tabletes de fermentoFlashman2 cebolas raladas ou tritura-

das no liquidificador1/2 copo de óleoFarinha de trigo até dar o ponto

EXPLICAÇÃO DO MOTORISTAO policial de uma pequena cidade para um motorista por

excesso de velocidade.- Mas, seu guarda, eu posso explicar... - replica o motorista.- Fique quieto! Vou colocá-lo na cadeia até o chefe chegar!

- esbraveja o policial.- Mas, por favor, eu só queria dizer que...- Silêncio! Você está preso! Se abrir a boca, apanha! - Então,

ele joga o coitado em uma cela, sozinho e vai embora sem lhedar atenção.

Horas mais tarde, o guarda volta:- O chefe está chegando! Sorte a sua que ele foi ao

casamento da filha dele. Deve estar de bom humor.- Duvido muito... Se tivesse me deixado falar, saberia que

o noivo sou eu!

Page 18: 04 02 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUARTA-FEIRA,02 DE ABRIL DE 2014

Dia 02: Ana Paula Dalpissol

Dia 02: Edson Augusto Giesel

Dia 02: Getulio Joaquina

Dia 02: Mara Borh Spohn

Dia 02: Margarida Eugenia Alebrandt

Dia 02: Marili Besso Koehler

Dia 02: Marlene de Lurdes Arnold

Dia 02: Sandra Roberta Richter

Dia 02: Selvina Hepfner

Arquivo pessoal

CAMPANHA DECONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

A campanha de conscientização ambiental do Cascavel JL Shopping começou. Fatores comoa importância da reciclagem e dicas sobre como evitar o desperdício de água e de energia poderãoser conferidos em vários pontos do empreendimento. O objetivo da iniciativa - que começou naúltima sexta-feira (28) - é auxiliar na reflexão de como pequenas ações diárias podem amenizaro impacto ambiental. Atentos aos crescentes números sobre a geração de resíduos e a importânciaem amenizar a situação, alguns países e marcas têm investido nas ações de sustentabilidadeambiental. Uma rede de supermercados, por exemplo, incentiva para que os clientes - depois depassarem as suas compras pelo caixa - já façam o descarte de embalagens que não irão utilizar.Como resultado, em três anos de ação, já foram arrecadados mais de 2,8 milhões de materiais.Os mesmos são repassados às cooperativas de reciclagens conveniadas à marca.

AUTO DA PAIXÃOEM MEDIANEIRAMaior espetáculo cultural da região Oeste

realizado ao ar livre, o Auto da Paixão de Cristo serápromovido pelo 14º ano consecutivo em Medianeiradurante a Semana Santa. Milhares de pessoas devemprestigiar as duas apresentações na Praça ÂngeloDarol, na Sexta-feira Santa (18) e no Domingo dePáscoa (20), com início às 19h30. Como nos anosanteriores, a praça receberá arquibancadas para queo público possa se acomodar bem para assistir àapresentação. O Auto da Paixão é realizado pelaprefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal deCultura, e Paróquia Nossa Senhora Medianeira, como apoio da comunidade.

DOR DE CABEÇASegundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população

brasileira apresentarão uma dor de cabeça ao longo da vida. Cercade 70% das mulheres e 50% dos homens têm pelo menos umacrise de dor por mês. A origem do problema costuma ser variada,desde fatores genéticos, cansaço exagerado e longos períodos dejejum. Porém, uma alimentação saudável sem o abuso de café,frituras e bebidas alcoólicas pode amenizar os sintomas.

A juíza de Direito da Comarca de Marechal Cândido Rondon,Berenice Ferreira Silveira Nassar, com as filhas Roberta e

Luciane. Berenice aniversaria hoje (02). Parabéns

Lideranças de Entre Rios do Oeste durante encoem Pato Bragado, na última sexta-feira (28), e

Câmaras de Vereadores da comarca rond

Page 19: 04 02 2014

O PRESENTE | 19QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 SOCIAL

CONTRA OCOLESTEROL

RUIMA Sociedade Brasileira

de Cardiologia apresentouuma nova diretriz objetivapara as metas de LDL - ocolesterol ruim. A partir dopróximo mês, o controle dosníveis de colesterol ficarámais rígido para pacientesconsiderados de alto e mé-dio risco. Agora, por exem-plo, as mulheres com 10%de chance de sofrer infartoou derrame já passam a sertratadas com máxima aten-ção. Desde 2007, os níveismáximos aceitáveis de LDLno sangue eram de 100 mi-ligramas por decilitro, pas-sando para 70.

CAFÉ DAMANHÃ SEMPRE

COMBINAÇÃO ENTRECHOCOLATE E VINHO

Combinar chocolate com vinho foi considerado umdesafio por muito tempo, pois não são todos os tipos dodoce e da bebida que se harmonizam em uma mesmarefeição. Características como o forte sabor do cacau, aquantia de gordura e de açúcar presentes no chocolate sãoos pontos que mais dificultam a combinação com a bebidae, por isso, são poucos os vinhos que conseguem alcançaro sabor do alimento. “Para consumir o vinho e o chocolatejuntos, a primeira regra é que os dois alimentos tenham omesmo ‘peso’, seja de amargura ou doçura”, explica Rosân-gela Cristina, especialista em chocolates. O açúcar tambémtem influência neste sabor, conforme enfatiza Rosângela.Segundo ela, os vinhos mais doces, como tinto e do Porto,se adaptam com chocolates ao leite, que têm menor porcen-tagem de cacau e maior quantia de açúcar.

Quatro gerações de família: dona Selvina Hepfner, que hoje (02) completa 70 anos,Astrid Siqueira, Aline Siqueira da Costa e Larissa Siqueira da Costa.

A família parabeniza dona Selvina pelo aniversário

Não tomar café da manhã pode ser uma rotinapouco saudável e de consequências perigosas. Além denão prover a energia necessária para o dia que acaba decomeçar, quem pula a refeição tem 21% mais chances dedesenvolver a diabetes 2, de acordo com o AmericanJournal of Clinical Nutrition.

Um estudo similar da Universidade de Harvardcom quase 27 mil homens chegou a conclusões pareci-das. Pesquisadores afirmam que quem não come nadade manhã tem um risco 27% maior de ter um ataquecardíaco ou morte por doenças do coração.

Maria Cristina Kunzler

te encontro realizadoa (28), envolvendo asca rondonense

Div

ulg

ão

Page 20: 04 02 2014

20 | O PRESENTE POLICIAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

APREENSÃO

Menor viajava com criança e 15 quilos de maconhaAdolescente de 17 anos foi flagrada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira na madrugada

de ontem (1º), em Guaíra; ela viajava com o filho de um ano e nove meses

Uma adolescente de 17anos foi apreendia no inícioda madrugada de ontem (1º),na saída de Guaíra, em umônibus que fazia a linha ElDorado (PY) a Londrina.Contra ela cabe a acusaçãode tráfico de drogas, já queem sua bagagem a equipepolicial encontrou cerca de15 quilos de maconha. O quechamou a atenção é o fato dea menor estar viajando coma filha de um ano e novemeses, provavelmente paradespistar a fiscalização.

Toda a ação foi promovidapelo Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron), que abor-dou o coletivo durante uma

fiscalização de rotina. A drogaestava acondicionada em vári-os tabletes, dentro da mala deviagem da menina, identifica-da pelo bilhete de passagem.

A suspeita, moradora deSanta Vitória (MG), infor-mou à equipe policial quepegou a droga em Amambaí(MS) e entregaria em Lon-drina, onde receberia R$ 4mil pelo transporte.

O Conselho Tutelar da ci-dade de Guaíra foi acionadoe acompanhou todos os pro-cedimentos relativos à joveme à sua filha, que foram enca-minhadas com a maconhapara a Delegacia de PolíciaCivil em Guaíra.Droga estava na bagagem de uma adolescente que viajava com uma criança

Divulgação/BPFron

Três elementos são presos após assaltoPatrulheiros do posto da

Polícia Rodoviária Estadual(PRE) de Assis Chateaubriandprenderam três pessoas acu-sadas de um assalto após umaperseguição na PR-239, notrecho que liga Assis Cha-teaubriand a Toledo.

O crime aconteceu por vol-ta das 09 horas. De acordo comas informações repassadas pelaPolícia Militar, um motoristatransitava com seu caminhãono sentido a Assis quandonotou que elementos estavampraticando um assalto à mãoarmada contra uma pessoaem uma Fiorino. O motoristaligou para a polícia e o cercofoi fechado. Durante a perse-guição, o Monza com o qualos suspeitos estavam fugindofoi alcançado e abordado, pró-ximo à Paróquia São Francis-

co de Assis.Três homens que estavam

no veículo foram encami-nhados para o posto rodo-viário, onde, após buscas,os policiais localizaram umrevólver calibre 38, altaquantia em dinheiro - valornão revelado - e um capuz

preto utilizado no assalto.A vítima foi localizada e

encaminhada também paraa delegacia. A Polícia Civilpassa a investigar o caso.Policiais da Ronda Ostensi-va Tático Móvel (Rotam) eda PRE de Cascavel deramapoio à ocorrência.

Arma, dinheiro do roubo, munição e celulares foram apreendidos

Léo Silva/RJ

Acidente deixa jovemferido em Rondon

Um motociclista de 21anos ficou ferido após seenvolver em um acidentede trânsito, por volta das14 horas de ontem (1º), nocentro de Marechal Cândi-do Rondon. O Corpo deBombeiros foi acionado, foiaté o local, no cruzamentodas ruas Minas Gerais e 31de Março, e atendeu o jo-vem, que teve ferimentosleves. Ele foi encaminhadopara a Unidade de Saúde24 Horas, recebeu atendi-

mento e se recupera semcomplicações.

A colisão aconteceu en-tre a Honda Biz em que eleestava e um GM Cobalt,ambos com placas rondo-nenses. Os dois veículosestariam seguindo pelaRua Minas Gerias, em sen-tidos opostos, quando omotorista do automóvelteria realizado uma mano-bra para acessar a Rua 31de Outubro e teria aconte-cido a batida.

Jovem de 21 anos teve ferimentos leves e se recupera sem complicações

Marcio Cerny/Marechal News

Diretora de Meio Ambiente é baleada em GuaíraA diretora de Meio Ambi-

ente da Prefeitura de Guaíra,Elaine Celestino, foi baleada namanhã de ontem (1º), duranteuma tentativa de assalto nomunicípio. Ela estava de caro-na em um carro que foi tentadopelos assaltantes. Como eles nãoconseguiram levar o automó-

vel, dispararam contra as víti-mas. Elaine acabou levando umtiro em uma das pernas. A açãoaconteceu por volta das 10 ho-ras, no Bairro Vila Eletrosul.

A mulher foi socorrida peloServiço de Atendimento Móvelde Urgência (Samu) e encami-nhada para atendimento na

Unidade Central de Saúde, ondepassou pelos primeiros exames,foi medicada e encaminhadapara a cidade de Toledo. A fun-cionária pública sofreu umafratura causada pelo tiro.

Policiais militares seguemem diligências na tentativa delocalizar os dois suspeitos.

Jovem é presa com dois quilos de crackUma jovem de 24 anos foi

presa nesta semana por agen-tes da Receita Federal no postode fiscalizações Bom Jesus, naBR-277, em Medianeira, acusa-da de tráfico de drogas. Ela foi

flagrada transportando doisquilos de crack, escondidos den-tro de uma caixa de som queestava no bagageiro de um ôni-bus que partiu de Foz do Iguaçupara Ponta Grossa. Ela foi autu-

ada e encaminhada à Delegaciada Polícia Civil de Medianeira. Àpolícia, a suspeita revelou que éreincidente no tráfico de drogas.Ela teria sido presa em PontaGrossa por associação ao tráfico.

Page 21: 04 02 2014

CERCO AO CRIME

Assalto termina com prisão relâmpago em RondonEm 20 minutos aconteceu o roubo de um carro, a prisão e apreensão dos suspeitos e recuperação do veículo

Um assalto no meio da tar-de de ontem (1º) terminoucom uma prisão relâmpago,feita por uma equipe do Bata-lhão de Polícia de Fronteira(BPFron). Toda ação aconte-ceu em Marechal CândidoRondon. Do roubo de umcarro à prisão de um suspei-to, apreensão de outro e recu-peração do veículo, foram cer-

O PRESENTE | 21POLICIALQUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Vinte minutos após assalto, vítima já estava em seu carro, desta vez conduzido por um policial

ca de 20 minutos.Por volta das 16 horas,

uma moradora da cidade es-tacionava o carro em frente auma padaria, no centro dacidade, quando foi aborda-da pelos acusados, um mai-or de idade e outro menor.Armados com um revólvercalibre 32, sem munição, elesderam voz de assalto à mu-

Fotos: Giuliano De Luca/OP

lher, que foi obrigada a des-cer do carro e sair caminhan-do. Na sequência, os dois fu-giram levando o Astra emque a mulher estava.

A Polícia Militar foi acio-nada e todas as outras forçasde segurança foram notifica-das. Os suspeitos cruzaram acidade e seguiram pelaPR-491, que liga MarechalRondon a Nova Santa Rosa,porém por poucos metros. Emfrente à antiga sede da PolíciaRodoviária Estadual (aero-porto), eles se depararam comum bloqueio de rotina queera feito pela Polícia de Fron-teira. Com as características eplacas do automóvel, os poli-ciais realizaram a abordagem.

Dentro do veículo estavamo maior de idade, de 19 anos,e o menor, além de cheques,uma pequena porção de ma-conha - encontrada no bolsode um deles - e pouco mais deR$ 400 em dinheiro. De acor-do com o BPFron, eles nãotentaram furar o bloqueio enão resistiram à prisão.

O carro, de acordo com omaior, que é morador de Ron-don, seria vendido no Para-guai por R$ 10 mil. Após arecuperação do veículo, osdois suspeitos foram enca-minhados ao BPFron com asvítimas e o Astra para a con-fecção do boletim de ocor-rência. Em seguida, eles fo-ram levados à Delegacia dePolícia Civil, onde foi instau-rado um inquérito. O veículopassa por vistoria para serdevolvido aos proprietários.

Arma, uma

p e q u e n a

porção de

maconha e

dinheiro foram

e n c o n t r a d o s

com os

s u s p e i t o s

Cidadão prende jovemprocurado pela polícia

Um suspeito de praticarvários furtos em Assis Cha-teaubriand foi preso por umcidadão na manhã de ontem(1º), quando ele estava dentrode um imóvel, praticandomais um crime. De acordo coma Polícia Militar (PM), ele éapontado como um dos ele-mentos mais procurados porfurtos a residências na cidade.

Ele foi detido após tentarfurtar objetos de uma casa,localizada na Rua dos Médi-cos, no Jardim Universitário.Segundo o cidadão que fez a

prisão, o suspeito tentou agre-di-lo, mas ele foi controladoaté a chegada da PM. O ele-mento e os objetos que ele teriafurtado foram levados para aDelegacia de Polícia Civil, ondefoi instaurado um inquérito.

Baixinho da Mandioca,como o acusado é conhecido, ésuspeito de vários furtos earrombamentos ocorridos empropriedades rurais e na áreaurbana de Assis. A Polícia Ci-vil segue com as investigaçõespara tentar localizar mais ví-timas do jovem.

Rapaz foi detido um civil quando tentava furtar objetos de uma casa

ARMAS APREENDIDASDivulgação/BPFron

Duas pistolas calibre sete meia cinco, um revólver calibre 32, 103 munições de

calibres diversos e acessórios balísticos foram apreendidos por volta das 06

horas de ontem (1º), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão,

executado pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron). A ação aconteceu no

Jardim Zeballos, em Guaíra. O proprietário da residência, de 51 anos, foi

detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil em Guaíra.

Uma adolescente de 15 anosmorreu após ser atropelada nanoite de segunda-feira (31), noperímetro urbano da BR-277em Medianeira. O acidenteaconteceu por volta das 18 ho-ras, na área industrial da cida-de, envolvendo uma caminho-nete Ford Ranger de Vera Cruzdo Oeste. Tatiane Rodriguesatravessava a rodovia federalquando foi atropelada pelo au-tomóvel, que seguia no sentidoFoz do Iguaçu a Cascavel.

O socorro foi acionado e uma

equipe do Corpo de Bombeirosprestou atendimento à jovem,que foi encaminhada a um hos-pital da cidade, mas não resistiue faleceu minutos mais tarde.

A Polícia Rodoviária Fede-ral foi acionada e registrou oocorrido. O condutor da cami-nhonete foi submetido a exa-me do bafômetro, que nãoapontou presença de álcool nosangue. Ele deve responderpelo crime de homicídio cul-poso, quando não há a inten-ção de matar.

Adolescente morre na áreaindustrial de Medianeira

Léo Silva/RJ

Page 22: 04 02 2014

22 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Page 23: 04 02 2014

Um lugar especial: à beira mar.Uma inspiração: a perseverança da minha mãe Helena

e a inovação e o entusiasmo dos meus filhos.Para me divertir: um baile com meu marido Edson, e um

passeio com os filhos.Para espantar a tristeza: foco no trabalho, e penso que

nada melhor que um dia após o outro. O infalível é conversarcom Deus.

Perfume: Chanel nº 5.Mando bem quando: tenho liberdade para criar, e

quando faço voluntariado.Um sonho: ter netos em tempo de ainda poder brincar

com eles.Em casa adoro: família ao redor da mesa e uma boa

conversa.Atividades atuais: meu atelier e trabalho voluntário

na minha igreja (Igreja Evangélica de Confissão Luteranano Brasil).

Dica de beleza: se alimentar bem e não guardar mágoas.A moda agora é: seguir o seu estilo e o que lhe fica bem.Desço do salto: com injúrias, falsidade e falta de

comprometimento.O que me enche de orgulho: constatar que valores

que passei para os meus filhos aparecem hoje em suasatitudes e comportamento, e me orgulho de minha mãe HelenaAmalia Berwig, que com 82 anos ainda faz meias de tricô paraum asilo.

Preciso melhorar: minha paciência e tolerância, eaprender a falar “ainda não”.

Seu lema é: amar, não julgar, aceitar como cada um ecada uma são; tudo é um aprendizado.

Uma mania: observar e analisar as roupas, modelos,acabamentos e cores, nos lugares onde estou.

Família: um presente de Deus. Pode não ser perfeita,mas é com quem aprendi tudo o que sou de melhor.

Amigos: aqueles que quando estamos alegres convida-mos para repartir a alegria, mas quando estamos tristesaparecem sem ser convidados, e isso é muito bom. Tenhomuitos, em muitos lugares.

Uma boa lembrança: da minha infância, em que a únicapreocupação era o que brincar no outro dia, e quantos diasfaltavam para o aniversário, Páscoa e Natal.

Filosofia de vida: não digo filosofia, “Jesus Cristo” eseus ensinamentos são o que devo seguir.

Ser estilista: é a realização de um projeto, é a partir doqual dou asas aos meus pensamentos. É contribuir para abeleza das mulheres.

Para se destacar na sua área é preciso: ser autên-tica, original, sincera, estar antenada com as novas tendên-cias, mas também ver o estilo de cada cliente e produzir deacordo com o seu perfil e modo de vida.

Maior desafio encontrado no dia a dia na profissãoque atua: transformar o desejo da cliente em uma roupa quesiga o seu estilo, com um caimento adequado às suas medidas.

O que falta em Santa Helena: Ensino Superior e umdeputado estadual que seja da nossa cidade.

Nota 10 para Santa Helena: tem um povo trabalhador eum governo preocupado com o planejamento e parceria como setor produtivo.

Em uma avaliação breve, aponte um ponto forte eoutro que precisa ser melhorado no comércio deSanta Helena: Ponto forte: comércio diversificado e empre-sários preocupados com o associativismo. Isso gera umfortalecimento do empresariado e um grande número dejovens cursando Ensino Superior, mesmo que seja em outracidade. Precisa ser melhorado: penso que mais profissionaisde saúde atuando em nosso município vão aquecer asvendas no comércio. Precisamos melhorar o preço do nossoproduto, para que o cliente não encontre motivação decomprar em outro lugar.

Mensagem para os empresários: investimento emtreinamento próprio e de seus funcionários melhora oatendimento daquele que é mais importante para nossaempresa: o cliente.

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Wood’s03/04 - GABRIEL GAVA04/04 - LEO MAX & RENAN05/04 - LEO & GIBA

Bielle Club05/04 - FELGUK

Hooligans Pub03/04 - EMERSON CARUSO TRIO04/04 - CAZUZA COVER04/04 - BANKS05/04 - RED HOT COVER

Cowboy Saloon04/04 - THAEME & TIAGO

FOZ DO IGUAÇU:Wood’s04/04 - DOUGLAS & ANA PAULA05/04 - LEANDRO ROSA + JOÃOVITOR & MATHEUS

MARECHAL CÂNDIDO RONDONCasa B05/04 - CERVEJADA DOS

CALOUROS DE DIREITO

MEDIANEIRAAruba Café05/04 - OLD WEST TALENTS

TOLEDOEmpório Santa Maria04/04 - GABRIEL GAVA

Abbey Road Pub05/04 - BANDA BANKS

Garden05/04 - EVANDRO & HENRIQUE

Fotos: Karine Munarini

Mais um novo empreendimento está de portas abertas em

Santa Helena. Trata-se da Tortto Móveis Sob Medida. Na foto,

Paulo Sérgio, os sócios proprietários Paulo Meyer e Scharles

Girotto e Scheila Girotto. Sucesso!

VOCÊ SABIA?

DIA MUNDIALDO COMBATEAO CÂNCER

O Dia Mundial de Combate ao Cânceré uma data comemorada em 08 de abril,mas não há nada de fato para comemorar,uma vez que o câncer é a segunda doençaque mais mata pessoas no mundo todo. Adata tem o objetivo de conscientizar aspessoas da importância de consultar sem-pre médicos e estar sempre cuidando dasaúde. O Dia Mundial de Combate aoCâncer foi criado pela Organização Mun-dial da Saúde para que organizações aoredor do planeta se reúnam para ajudar naprevenção e dar força aos pacientes quelutam com o câncer.

Reinaugurada a empresa santa-helenense Pet Bull Banho e Tosa.

No sábado (29) foi realizado evento para apresentar as novas

instalações e a novidade do hotel para cães. Parabéns!

Flash da Semana

DESTAQUE

Fonte: internet

Cooperativa Lar entrega

Hilux em evento

realizado na última

sexta-feira (28), em

Santa Helena. Durante

promoção de aniversário

foram sorteados oito

veículos. Na foto, o

ganhador do distrito de

Vila Celeste, Sergio

Ferronato, acompanhado

da esposa Vera, prefeito

Jucerlei Sotoriva, diretor-

presidente da Lar, Irineo

da Costa Rodrigues, e

demais representantes

da cooperativa

Page 24: 04 02 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Retomadas atividades da escolinha de ginástica rítmicaAulas acontecem nas manhãs de terça e quinta-feira, e nas tardes de segunda e quarta-feira

PALOTINA

A Secretaria de Esportesde Palotina continua inscre-vendo meninas para a edição2014 do projeto Atleta do Fu-turo na modalidade de ginás-tica rítmica. O projeto é de-senvolvido a partir de parce-ria envolvendo o Serviço So-cial da Indústria (Sesi), pre-feitura, empresas MCL PeçasAgrícolas, Trevisan Equipa-mentos e cooperativa de cré-dito Sicredi Vale do Piquiri.

Podem se inscrever meni-nas com idade entre seis e 14anos e as aulas serão minis-tradas na escolinha de ginás-tica rítmica, junto ao Giná-sio Gool Bool. As atividadesserão realizadas de manhã eà tarde, a partir desta sema-na. O atendimento de manhãacontece nas terças e quin-tas-feiras, das 08 às 11 horas.

Aulas da ginástica rítmica do Projeto Atleta

do Futuro tiveram início nesta semana

Na parte da tarde as aulassão as segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16h30.

As inscrições são gratuitase podem ser feitas no GinásioMunicipal de Esportes, MCL eno próprio Ginásio Gool Bool.Os pais ou responsáveis de-vem apresentar fotocópia dacarteira de identidade e CPF,além da certidão de nascimen-to original para a matrícula.

A Secretaria de Esportes,com apoio da Secretaria deEducação e Cultura, está di-vulgando o roteiro para otransporte das alunas da es-colinha. A primeira rota, quetransporta para as primeirasaulas, passa pelo HospitalMunicipal, Cohapar (Merca-do Burin), Pôr do Sol (pavi-lhão), Caic, Mercado Zílio,Lanchonete Paiol, Caiçara,

Campeões do futebol sete começam a ser definidos hoje

JogosEscolaresserãoiniciadossexta-feiraem SantaHelena

Acontece na noite de sex-ta-feira (04), em Santa He-lena, a abertura da fase mu-nicipal dos Jogos Escolares.Será no ginásio municipal,a partir das 19 horas. Naúltima semana foi realiza-do congresso técnico com aparticipação das dez esco-las públicas e uma particu-lar para definir as competi-ções, que vão de segunda(07) a sexta-feira (11) dapróxima semana.

A abertura contará comapresentações culturais lo-cais, além da apresentaçãodo DJ Pinky. No total serãocerca de 700 jovens partici-pando dos jogos nas cate-gorias A e B e nas modali-dades coletivas de hande-bol, basquetebol, voleibol efutsal, além das modalida-des individuais, como tênisde mesa e xadrez.

De acordo com o diretordo Departamento de Espor-tes, Neuri Weide, a fase mu-nicipal não necessita de alo-jamentos e a Secretaria deTransportes fará o desloca-mento dos alunos-atrletasque estarão nos horários deaula. “Incentivamos muito aprática do esporte e princi-palmente os treinos nas esco-las, auxiliando com materiale corpo técnico do departa-mento. A ideia é intensificaros trabalhos e as escolas con-seguem contribuir na forma-ção de atletas do nosso muni-cípio”, reforça o diretor.

A fase municipal servepara preparar os atletasque irão para a fase regio-nal, que será realizada nomês de maio.

A Secretaria de Esportes eLazer de Pato Bragado pro-move hoje (02) e sexta-feira(04) as disputas da final nascategorias veterano e adultolivre do 9º Campeonato Inte-gração de Futebol Sete. A fi-nal do veterano ocorre hojeno campo da Associação deMoradores da Linha KM 5. Apartir das 19h30, se enfren-tam em busca do 3º lugar asequipes Bragaluz/Casa de

Carnes Machado e CalçadosBeira Lago/Lavanderia Cos-ta Oeste. O 1º lugar será dis-putado em seguida pela Mer-cearia Avenida/EsportivaFronteira e pela Cerâmica SãoLuiz/Dipato Autopeças.

Já na categoria adulto, osjogos de sexta-feira serão rea-lizados no campo da Associa-ção de Moradores SempreUnidos. A partir das 19h30disputam o 3º lugar a Meta-

lúrgica Central/Sorveteria La’Bella e o Supermercado Itai-pu/CJC/Sicredi. Pelo 1º lugaros atletas da equipe CalçadosBeira Lago têm duelo marca-do com o forte selecionado daPizzaria Dois Irmãos. O cam-peonato iniciou no dia 18 defevereiro e conta com a parti-cipação de 160 atletas.

CIRCUITO SFERRIÊPor outro lado, Pato Bra-

Escola Joaquim (Panificado-ra) e Gool Bool. A segundarota, que transporta para asaulas finais, passa pelos se-guintes locais: Sorveteria

Light, Escola Vitorino Rog-gia, Escola Vale Verde, Mer-cado Missio, UFPR, CentroArco-Íris, Escola TancredoNeves e Gool Bool.

gado sedia entre sexta-feirae domingo (06) a 1ª etapa do2º Circuito Sferriê/Esporti-va Paraná de Voleibol Femi-nino, junto ao Ginásio deEsportes O Bragadinho. Osmunicípios participantessão Maripá, Mercedes, NovaSanta Rosa, Quatro Pontes,Toledo/La Salle e Pato Bra-gado, nas categorias A e B.O Circuito é formado porseis etapas durante o ano.

Foi realizado na última sex-ta-feira (28) o congresso técnicoda 15ª edição dos Jogos Abertosde Maripá. A reunião aconte-ceu na sala de reuniões da pre-feitura e contou com a presençade dirigentes de dez associa-ções para discussão do regula-mento do campeonato. Os re-presentantes das equipes têmaté sexta-feira (04) para entre-gar o pedido de inscrição e con-firmação das modalidades queirão competir. Para a partici-pação ser válida, cada delega-ção terá que disputar no míni-mo cinco modalidades.

A competição será disputadaem 15 modalidades, entre elasbolão masculino e feminino, bo-cha masculino, atletismo mas-culino e feminino, bolãozinho demesa feminino, voleibol 4x4 mas-culino e feminino, vôlei de areiaem duplas, tiro ao alvo masculi-

Jogos Abertos de Maripá serão disputados em 15 modalidadesno e feminino, futsal masculino efeminino, futebol sete masculi-no, canastra masculino e femini-no, truco masculino, sinuca mas-culino, poker, tênis de mesa mas-culino e feminino, e futevôlei.

A abertura da competiçãoestá marcada para o dia 12 deabril, com início às 19 horas. ODepartamento de Esportes con-vida toda a comunidade a pres-tigiar a solenidade, que terá des-

file com as delegações partici-pantes, apresentação culturaldo Circo Ático com o espetáculoCarrossel das Cores, além dedois jogos de futsal masculinoválidos pela competição.

CERETTA É CAMPEÃO DO FUTSAL MASCULINO AGustavo da Cunha/Olho na Bola

Os atletas do time de

futsal categoria masculino

A do Colégio Estadual

Antônio Maximiliano

Ceretta conquistaram o 1º

lugar na fase municipal

dos Jogos Escolares de

Marechal Cândido

Rondon, cuja final foi

realizada na última sexta-

feira (28). Na foto, os

alunos-atletas estão

acompanhados pelo

técnico e professor de

Educação Física Edvaldo

Souza Oliveira.

Divulgação

Page 25: 04 02 2014

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

Atletas de badminton faturam medalhas em etapa nacionalCompetição abriu o calendário esportivo com 342 participantes de 15 Estados

TOLEDO

A equipe de badminton deToledo, do projeto da Ação So-cial São Vicente de Paulo, apoi-ada pela Secretaria Municipalde Esportes e Lazer, orgulhoumais uma vez o município. Otécnico Valdecir Barbosa e oscompetidores apresentaram àsecretária de Esportes, MarliGonçalves Costa, as medalhasconquistadas na 1ª etapa doNacional de Badminton, reali-zada no último fim de semana,no Rio de Janeiro.

A competição abriu o ca-lendário esportivo da modali-dade e entre os participantesde 15 Estados, com total de 342atletas de todas as categorias,Toledo esteve representadopor sete atletas. Camila Almei-da Lima (sub-17), Ianca Fer-reira Mendes (sub-19), AlissonVasconcellos (sub-19), Eduar-do Vaz (sub-19), Vinicius Ale-crim (sub-15), Felipe Faria(sub-17), Rafael Faria (sub-13)e o técnico da equipe.

O principal destaque foi Vi-nicius Alecrim, 3º colocado noindividual sub-15, e junto comRafael Faria foi ainda vice-

Técnico Valdecir Barbosa, atletas medalhistas e a secretária de Esportes, Marli Gonçalves Costa

campeão na dupla masculinasub-15. Já Alisson Vasconce-llos e Ianca Mendes participa-ram na dupla mista sub-19.Todos os medalhistas da com-petição fazem parte da equipede alto rendimento do projeto,que conta com quatro catego-rias e atende 250 crianças.

Segundo Barbosa, o campe-onato foi o primeiro passo paraa classificação do Pan-Ameri-cano na Guatemala. “Apesarde não ter conseguido empla-car nenhum dos nossos atletaspara as Olimpíadas de 2016, em2020 com certeza vamos ter no-vidades e o Pan-Americano já éuma realidade”, afirmou.

A participação na etapamantém a bolsa concedida pelogoverno federal.

Para a atleta Ianca, que par-ticipa do projeto há cinco anos,representar o município nascompetições é muito gratifican-te. “É como se estivesse levandotodos comigo. Apesar de jogar-mos bastante no individual,somos uma equipe e comemo-ramos juntos porque a vitória éde todos de Toledo”, lembrou.

Juliano Michael

Campeonato Regional deFutebol segue hoje com dois jogos

As equipes de Palotinavão a Itaipulândia hoje (02),onde disputam duas parti-das válidas pela 2ª rodada doCampeonato Regional Oestede Futebol - categorias me-nores, Copa Marechal Cân-dido Rondon/Smel 2014. Abola rola às 14h15, no Está-dio Santa Inês, pelo confron-to da categoria sub-15, entreItaipulândia e Palotina/UPE.O jogo seguinte será às 16horas, entre as mesmas equi-pes pela categoria sub-17.

No último sábado (29),a equipe de Assis Chateau-briand venceu São Miguel

do Iguaçu ao aplicar umagoleada de 8 a 0, no sub-15;já no sub-17, São Miguel doIguaçu venceu Assis Cha-teaubriand pelo placar de 2a 0. Na última sexta-feira(28), Santa Helena e Toledoempataram em 1 a 1 em con-fronto na categoria sub-15,enquanto no sub-17 as equi-pes ficaram no 0 a 0. Ostimes de Mercedes/MCRAmidos venceram as equi-pes de Marechal CândidoRondon, cujo placar nosub-15 foi de 8 a 1, enquan-to no sub-17 foi de 6 a 1 afavor de Mercedes.

Equipe Mercedes/MCR Amidos venceu Marechal Rondon

pelo placar de 6 a 1 na categoria sub-17

Ponto da Notícia

Atletas da GR participamdo lançamento do TOP 2016

Técnicas e ginastas da equi-pe de rendimento da Sadia/Pre-feitura de Toledo/Sesi partici-param na segunda-feira (31),em Curitiba, da cerimônia quemarcou o lançamento da 9ªtemporada do programa Ta-lento Olímpico do Paraná (Top2016), que visa o incentivo deatletas e técnicos com potenci-al para disputar as Olimpía-das de 2016, no Rio de Janeiro.Implantado em 2011, o progra-

ma beneficia cerca de 1,5 milpessoas, entre atletas e técni-cos, com bolsas de incentivo.

Dos cerca de 40 beneficia-dos de Toledo, que lotaram umônibus para participar da ce-rimônia em Curitiba, 15 sãoda ginástica rítmica, sendo13atletas e duas técnicas. A bol-sa, conforme a professora Gra-cieli Morais, da equipe de ren-dimento da Sadia/Prefeiturade Toledo/Sesi, é muito impor-

tante, pois serve para auxiliaras despesas de técnicas e atle-tas, num esporte de elite comoé a ginástica rítmica, e de estí-mulo para melhorar o rendi-mento. “Todos querem conti-nuar recebendo a bolsa e paraisso é necessário ter resulta-dos ao longo do ano”, comen-ta. A manutenção da bolsa de-pende dos resultados de atle-tas e técnicos em competiçõesnacionais e estaduais.

Palotina fica em 3º na 1ª etapa da Copa AmizadeNo último fim de semana

foi realizada, na cidade de As-sis Chateaubriand, a 1ª etapada Copa Amizade de VoleibolFeminino. O município de Pa-lotina esteve representadopela equipe Prefeitura/Associ-ação Pró Esporte de Palotina,que ficou em 3º lugar, atrás daPrefeitura de Iracema do Oes-te, que foi campeã, e da Prefei-tura de Assis Chateaubriand,

que sagrou-se vice-campeã. Aequipe de Palotina já inicia apreparação para a 2ª etapa, queserá realizada em Cascavel, nomês de maio.

Os técnicos Márcio Braga eOscar Beron parabenizam aequipe formada pelas atletasGraziela, Alessandra, Tamara,Joyce, Ana Luiza, Julia, Isado-ra, Maria Eduarda, Isabela eRaquel. A atleta Alessandra

Firmino foi escolhida destaqueda equipe.

Eles agradecem os patroci-nadores: Secretaria Municipalde Esportes, Colégio CecíliaMeireles, Rivel, Sicredi, Grupode Farmácias Santo Antônio,Distribuidora O. Frasson, Pa-daria Café no Ponto, LotéricaPiquiri, Mercado Santo Antô-nio, Conduza Auto Peças, Oes-te Ti e Nova Tentação 1,95.

Atletas quatro-pontenses recebem incentivo ao esporteAlunos do Colégio Esta-

dual Quatro Pontes foram aCuritiba na segunda-feira(31) para participar do lan-

çamento do Programa Talen-to Olímpico do Paraná (TOP2016). Três quatro-pontensesforam indicados a receber

uma bolsa auxílio à práticaesportiva. São eles Ana Ma-ria Brandt, Andrei Anschaue Tiago Schneider.

Campeonato de Sinuca começa hoje em MedianeiraA Prefeitura de Media-

neira, por intermédio da Se-cretaria de Esporte e Lazer,inicia hoje (02) o Campeona-

to Municipal Individual de Si-nuca Mata 8, que conta com42 participantes nesta edição.A competição terá jogos às

quartas-feiras à noite, a par-tir das 19h15, com disputasno Bar do Sefrin e no Bar doTokinho.

Page 26: 04 02 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Grohe dribla abatimento e descarta retranca na ColômbiaGoleiro foi o único titular a treinar com bola após viagem para Medellín. Grupo treinou ontem (1°)

LIBERTADORES

Cercado por dezenas de mi-crofones de jornalistas colom-bianos e brasileiros, MarceloGrohe ainda se dividia entreexplicações sobre a derrota noGre-Nal e projeções para apartida contra o Atlético Na-cional, em Medellín. Após ati-vidade realizada no CT doClub Envigado, o goleiro ain-da se mostrava inconforma-do com a derrota no clássico.Ao mesmo tempo, tentava uti-lizar os erros na partida dedomingo (30) como aprendi-zado para o confronto das 22horas de hoje (02).

Em especial, Grohe falousobre a defesa. Disse que ogrupo admitiu ter falhado nasúltimas partidas, como noGre-Nal. Por isso, na avalia-ção dele, é hora de retomar oequilíbrio. “Quando ganha,vence todo mundo, quandoperde, perdemos todos.Quando a defesa estava sen-do elogiada, procurávamosressaltar o ataque. Acho queo grupo está bem ciente, te-mos que melhorar algumassituações. São coisas normais

do futebol”, comentou, ementrevista coletiva.

SEM RETRANCA

O Grêmio enfrenta o Atlé-tico Nacional no estádio Ata-nasio Girardot. Com umapartida a menos, divide a li-derança do Grupo 6 com oNewell’s Old Boys. SegundoGrohe, o time de Endersonnão atuará na retranca paragarantir o empate. “Nossoobjetivo é fazer um jogo pa-relho, disputado, buscar omaior número de pontos.Quem atua para empatar ficamuito tempo na retranca.Não é o nosso caso. O Grupo6 é sem dúvida o mais difícilda Libertadores. Hoje, trêsequipes têm possibilidades declassificar”, comenta.

O treino que reuniu todo ogrupo que viajou foi realizadona tarde de ontem (1º), empreparação para o jogo no Ata-násio Girardot. O local, porsinal, trás boas lembranças aoGrêmio. Foi lá que o clubelevantou a taça de bicampeãoda Libertadores, em 1995.

Coletiva de Marcelo Grohe, na chegada à Colômbia

Diego Guichard

Fla precisasuperarestatísticas paraseguir naLibertadores

O Flamengo terá que con-trariar os números para seguirvivo na Libertadores. Os seuspróprios e os do Emelec. Oempate hoje (02), no estádioGeorge Capwell, é suficientepara que o Rubro-Negro levepara o confronto com o León,no Maracanã, dia 09, a decisãode seu futuro na Taça Liberta-dores da América. O retrospec-to recente tanto de cariocascomo de equatorianos, por suavez, não é nada favorável paraos brasileiros, que terão pelafrente uma atmosfera de pres-são e casa cheia em um palcoonde os donos da casa não per-dem há mais de seis meses.

Com ingressos que variamde 10 a 30 dólares (R$ 22 aR$ 66), a previsão é de que 21mil dos 23 mil lugares dispo-níveis no estádio estejam lota-dos. E com o apoio destes faná-ticos torcedores o Emelec não éderrotado desde o dia 13 desetembro de 2013, quando caiudiante do El Nacional, de Qui-to - mesmo rival que encerrou,no último domingo (30), naaltitude, uma invencibilidadede 26 partidas dentro do Equa-dor. Em 2014, o retrospecto de"El Bombillo" é ainda maisintimidante: sete vitórias emsete partidas - cinco pelo cam-peonato local e duas pela Liber-tadores -, com 17 gols marca-dos e quatro sofridos.

Como se não bastasse a forçado rival em um estádio comcondições precárias, gramado ir-regular e torcida bem próximado campo, o Flamengo não temsido empolgante longe do Rio deJaneiro pela Libertadores. Longedisso. Nas últimas dez vezes queentrou em campo fora de casa, oRubro-Negro perdeu oito, em-patou uma e venceu apenas uma:2 a 1 sobre a Universidad deChile, em 2010, pelas quartas definal. O triunfo com gols deAdriano e Vágner Love, por suavez, teve sabor de derrota pornão ser suficiente para evitar aeliminação.

Hungaro defende elencoe garante bom rendimento

Crise financeira, litígiocom a diretoria e protestos.Apesar do cenário proble-mático, a promessa é quetudo de negativo ficará delado hoje (02), quando oBotafogo entra em campopara enfrentar o Unión Es-pañola, no Maracanã. Ape-sar de insatisfeitos, os joga-dores sabem que uma vitó-ria representaria a classifi-cação antecipada em 1º lu-gar no grupo para as oita-vas de final da Libertadores.

Além disso, o Maracanãestá cheio de alvinegros, eos atletas não querem de-cepcioná-los. O técnicoEduardo Hungaro legiti-mou as manifestações de seusjogadores e afirmou que elestêm maturidade suficientepara separar as coisas.

“Esse grupo já passoupor isso no ano passado.São tão especiais que, aomesmo tempo em que rei-vindicam o que é de direitodeles, se unem de uma for-ma que é bonito de ver. Es-

tão muito motivados para ojogo, querem demais essa vi-tória e a classificação. Elestêm ciência do valor que temnosso adversário. Na adver-sidade o grupo mostroumaturidade mais uma vez.A hora que se levantam daroda (no protesto), se entre-gam totalmente ao traba-lho”, afirmou.

Hungaro disse tambémque, independentemente doresultado do jogo destaquarta, a crise não poderáser apontada como causa.“Não vai ser um bom resul-tado ou um resultado ines-perado que vai determinarnada. O que eles estão rei-vindicando é direito deles.Eles têm prestígio no clubepor causa do comportamen-to deles e isso independe doplacar deste jogo. Os torce-dores podem ficar tranqui-los. Já demonstramos issoano passado. Não vai inter-ferir. Fazemos os protestosporque sabemos o grupo quetemos”, destacou.

Com Adriano, Atlético-PRchega a Londrina para final

O Atlético-PR desembarcouem Londrina na tarde de ontem(1º) para a partida contra o Tuba-rão, que vai decidir o finalista doParanaense. O Rubro-Negro vaireforçado do atacante Adriano, quedeve fazer seu primeiro jogo comotitular da equipe. O Furacão ven-ceu o primeiro jogo por 3 a 1 e ficacom a vaga por qualquer empateou mesmo se perder por 1 a 0.

Adriano treinou entre os ti-

tulares na manhã de ontem nolugar de Crislan, que se recuperade uma pancada no tornozelo.Adriano está em condições físi-cas, mas tem jogado pouco. Empartidas oficiais, ele apenas en-trou no final contra o Strongest eVélez Sarsfield, pela Libertado-res. Seu maior teste foi durante apartida amistosa com o JMaluce-lli, na reabertura da Arena daBaixada, no último sábado (29).

Page 27: 04 02 2014

O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 AGRONEGÓCIO

Não há motivos para alarde com helicoverpaLagarta não ataca apenas soja, milho e trigo; fala-se em até 600 espécies de plantas que podem

sofrer com ela. Ainda assim, pesquisadores garantem que não há motivo para desespero

PRAGA NOVA

Quando se fala em he-licoverpa, produtores ru-rais de todo o país redo-bram a atenção. Afinal decontas, essa é uma pragaque chegou na safra pas-sada, com um histórico detirar o sono de muito agri-cultor. Porém, a pesquisaconseguiu driblar maisesse problema e o ataquefoi controlado. O tema foium dos destaques do 26ºEncontro de Cooperadosna Fazenda Experimentalda Coamo. Durante oevento, foram abordadosmanejo correto e a biolo-gia da praga.

Segundo o coordena-dor do evento, JoaquimMariano Costa, de fato ahelicoverpa assustou noano passado, porém osdanos foram inferiores aoesperado. “Tudo começouna Bahia, onde decretou-se estado de emergência,depois outros Estadostambém passaram pelomesmo problema. Quan-do chegou ao Paraná,

muita gente se assustou,contudo, apesar de estarem todas as áreas, as po-pulações foram muitobaixas. Sem contar que aação da pesquisa foi pro-ativa, evitando a evolu-ção da lagarta. Consegui-mos controlá-la, sendoeste um diferencial no Pa-raná e na área de ação daCoamo”, explica.

SISTEMACosta atribui o resul-

tado positivo também àação dos inimigos natu-rais, que controlaram alagarta, além do uso deprodutos seletivos nomomento certo. “Emmuitas regiões aplicou-se defensivos impactan-tes que desequilibraramo sistema, matando osinimigos naturais, osquais desempenharamum papel fundamentalno controle da lagarta.No Paraná, devido a essaação, a helicoverpa foiatacada por moscas, per-

cevejos, aranhas, enfimpor todos estes que cha-mamos agora de amigosnaturais e controlaram alagarta”, afirma.

Quem acredita que ahelicoverpa ataca apenassoja, milho e trigo estáenganado. Segundo Cos-ta, fala-se em até 600 es-pécies de plantas que po-dem sofrer com essa la-

Produtores participam de dia de campo para receberem orientação sobre controle da helicoverpa

Divulgação

COOPERATIVA DE CRÉDITO E INVESTIMENTO DE LIVRE ADMISSÃO ALIANÇADAS REGIÕES COSTA OESTE PARANAENSE E NORTE PAULISTA

SICREDI ALIANÇA PR/SPCNPJ n.º 79.052.122/0001-81

EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente da COOPERATIVA DE CRÉDITO E INVESTIMENTO DE LIVRE ADMISSÃOALIANÇA DAS REGIÕES COSTA OESTE PARANAENSE E NORTE PAULISTA - SICREDIALIANÇA PR/SP, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 14 do Estatuto Social,convoca os senhores delegados de núcleo eleitos nas respectivas Assembleias, queem 31 de dezembro de 2013 somavam 44 (Quarenta e quatro), para se reunirem emASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a ser realizada no dia 14 de abril de 2014, às19:30h (dezenove horas e trinta minutos), na sede da Cooperativa, localizadana Rua Espírito Santo, nº 991 - Centro, nesta cidade, em primeira e única convocação,com a presença de no mínimo 2/3 (dois terços) dos delegados, para deliberarem sobrea seguinte

ORDEM DO DIA

1. Prestação de contas relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2013compreendendo:

b ) relatório da gestão;c ) balanço dos dois semestres do correspondente exercício;d ) demonstrativo das sobras ou perdas;e ) parecer do conselho fiscal; ef ) parecer da auditoria.

2. Destinação das sobras;3. Destinação dos recursos advindos do Fundo de Assistência Técnica, Educacionale Social;4. Eleição dos componentes do conselho fiscal;5. Ratificação dos bens imóveis adquiridos;6. Autorização para o Conselho de Administração adquirir ou alienar bens imóveis deuso próprio da Cooperativa;7. Outros assuntos de interesse do quadro social (caráter não deliberatório).

O Presidente observa que, em cumprimento ao disposto no parágrafo único do artigo13 do Estatuto Social, os assuntos da ordem do dia foram previamente discutidos nascomunidades em que a cooperativa atua, através de reuniões de núcleo coordenadaspelo Presidente, o Conselheiro de Administração que representa os cooperadosjuntamente com a Diretoria Executiva, nos dias 12, 13, 17, 18, 24, 25 e 31 de Março de2014, nas localidades de Guaíra, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste,Marechal Cândido Rondon (Av. Maripá/Copagril), Quatro Pontes, Marechal CândidoRondon (Dom João VI) e Mercedes, respectivamente e, em 01 de Abril de 2014, em PatoBragado.

Marechal Cândido Rondon-PR, 02 de abril de 2014.

Exportações de frangojá são maiores em 2014

A pesquisadora BeatrizCorreia Ferreira, da Embra-pa Soja, explica que esseequilíbrio que aconteceu nosistema devido aos inimi-gos naturais é muito impor-tante, porém o produtor pre-cisa atentar-se a possíveisalterações. “Nessa harmo-nia que está acontecendo nosistema podem ocorrer mu-danças, dependerá do mane-jo que os produtores utiliza-rão e as recomendações quevão sendo utilizadas nasáreas. Pode funcionar muitobem esse equilíbrio em algu-ma área e não na outra”, diz.

Ela acrescenta que énecessário atenção e nãodeixar esse equilíbrio desa-parecer, escolhendo o pro-duto certo, de preferênciamais seletivos e saber queos inimigos naturais estãopresentes juntos com a la-garta e que vão atuar so-bre ela. “Então, tem quepropiciar condições paraque se mantenham na pro-priedade. Se forem aplica-ções calendarizadas, nãohavendo monitoramento,esse equilíbrio pode nãoocorrer mais”, alerta.

Utilizar adequadamen-te o pano de batida é umaforma eficaz de monitorar alavoura. Segundo Luiz Ce-zar Vieira Tavares, pesqui-sador da Embrapa Soja, oagricultor tem que ir para ocampo, saber que existem aslagartas, principalmente ahelicoverpa, tomar mais cui-dado, mas não se alarmar,pois há tecnologia suficien-te para o efetivo controle.“Revitalizando o manejo depragas, a batida de pano éuma ferramenta a mais paraproduzir soja com sustenta-bilidade sem agredir o meioambiente”, conclui.

HARMONIA

garta, além da forma deinvasão também ser pre-ocupante, reforçando aimportância do produtorse atentar. “Quase tudo éatacado, por este motivotem que tomar cuidadofazendo o controle quan-do necessário. Além dis-so, é preciso redobrar ocuidado, pois é uma pra-ga que também ataca ogrão ainda na vagem, sediferenciando das demaisque não têm esse hábito”,orienta.

CONSCIÊNCIAClara Beatriz Hoffmann

Campo, pesquisadora daEmbrapa Soja, também fazum alerta sobre a consciên-cia que se deve ter em cam-po, agindo com cautela eseguindo as recomenda-ções técnicas. “Os produ-tores não devem se preci-pitar, antes é preciso ava-liar a situação, fazer opano de batida. Se não ti-ver esse real quadro doque está acontecendo na

propriedade, não dá parasair aplicando produtosquímicos, pois corre orisco de matar os inimi-gos naturais que sãomais fáceis de seremmortos do que a própriapraga”, observa.

A pesquisadora ain-da salienta que muito setem falado sobre o mo-nitoramento das lavou-ras, pois é a melhor for-ma de estar de olho noque está acontecendo.“O que fez a diferençapara muitos produtoresforam aqueles que entra-ram nas lavouras. Coma helicoverpa o agricul-tor teve de voltar a mo-nitorar, pois teve que co-nhecer a praga. Quemagiu assim não teve pro-blemas. O agricultor quefoi consciente e preser-vou os inimigos natu-rais não teve motivospara pânico, ele estavaconsciente do que esta-va acontecendo na suapropriedade”, pontua.

Levantamentos feitos pela Associ-ação Brasileira de Proteína Animal(ABPA) mostram que as exportaçõesbrasileiras de carne de frango acumu-lam alta de 0,7% em volumes nos trêsprimeiros meses de 2014, com total de907,3 mil toneladas embarcadas. Emreceita, houve decréscimo de 11,5%,atingindo US$ 1,705 bilhão entre ja-neiro e março deste ano.

Considerando apenas o embar-que mensal, as exportações regis-traram queda de 0,5% em marçodeste ano, com 318,1 mil toneladas.Também houve redução na receita,de 16,1%, atingindo US$ 595,7 mi-

lhões no período.De acordo com o presidente exe-

cutivo da ABPA, Francisco Turra, aalta nas exportações de carne de fran-go deverá se intensificar após os even-tos internacionais programadospara este ano no Brasil. “O mercadosegue um comportamento esperadopara o primeiro trimestre, com am-pliação da demanda interna e umapequena elevação nas exportações.Além disto, tradicionalmente osembarques do segundo semestreapresentam desempenho superior aorealizado nos seis primeiros mesesdo ano”, destaca Turra.

Page 28: 04 02 2014

28 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Cercar inaugura a PCH Moinho em junhoGERAÇÃO DE ENERGIA

PCH Moinho terá capacidade para produzir 4 mil KVA

A Cooperativa de Eletrifi-cação e Desenvolvimento Eco-nômico de Marechal Cândi-do Rondon (Cercar) deve co-meçar no mês de junho a ge-ração de energia na sua pe-quena central hidrelétrica(PCH) Moinho. Concluída aconstrução da usina, situadano Rio Iguaçu, no distrito deNovo Três Passos, a PCHMoinho terá capacidade paraproduzir 4 mil KVA, energiaque será repassada ao sistemaelétrico nacional, para que seja

feita a distribuição. Para via-bilizar o empreendimento, foinecessário um investimentode R$ 21 milhões, sendo queparte do montante foi finan-ciada junto ao Banco Nacio-nal de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (BNDES) e aoutra parte é de recursos pró-prios da cooperativa.

ENERGIA

“Temos pressa em inau-gurar, porque o dinheiro jáfoi gasto”, brinca o presiden-

te da Cercar, Alcino Biesdorf,ao lembrar que a construçãoiniciou em novembro de 2012e que o cronograma de obrasseguiu conforme o esperado.“No seu pico de trabalho, ausina contou com aproxima-damente 100 funcionários,divididos entre as diversasempresas executoras da obra.Foram meses de trabalho in-tenso”, frisou o dirigente.

Com 41 anos de existência e1,8 mil cooperados, a Cercardecidiu investir na construçãode uma usina para reafirmarsua preocupação fundamentalcom o atendimento ao coopera-do. “Somos uma cooperativade eletrificação, mas hoje nãotemos matéria-prima própria.Precisamos comprar energia, aexemplo das demais cooperati-vas elétricas. Mas, se tivermosgeração própria, ao menos umaparte dela, pois a produção daPCH ainda não será suficientepara atender todo o consumodos nossos usuários, isso jáajuda”, conclui o dirigente.

Presidente da Cercar, Alcino Biesdorf: “No seu pico de trabalho, a usina

contou com aproximadamente 100 funcionários, divididos entre as diversas

empresas executoras da obra. Foram meses de trabalho intenso”

Divulgação

Page 29: 04 02 2014
Page 30: 04 02 2014

30 | O PRESENTE - Edição 3809 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Page 31: 04 02 2014

Edição 3809 - O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 EDITAIS

Page 32: 04 02 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3809 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

Page 33: 04 02 2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA Cooperativa Agroindustrial Copagril torna

público que requereu ao IAP Renovação da Licençade Operação para a atividade de recebimento,beneficiamento e armazenamento de produtos agrí-colas, implantado na Avenida Maripá, n° 2180,centro, município de Marechal Cândido Rondon,Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA PRÉVIA

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença Prévia n°31117 para o empreendimentoa seguir especificado:

Empresa: Astrea Farinhas e Óleos S/AAtividade: Indústria de subprodutos de origem

animalEndereço: Rodovia PR 467, Km 26,1, Quinta das

Seleções.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 19/07/2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOA Cooperativa Agroindustrial Copagril torna

público que requereu ao IAP Renovação da Licençade Operação para atividade de recebimento, benefici-amento e armazenamento de produtos agrícolas,implantado na Rua Principal s/n°, distrito de Sub-Sede, município de Santa Helena, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A Astrea Farinhas e Óleos S/A torna público querequereu ao IAP a Licença de Instalação para implan-tação da atividade de indústria de subprodutos deorigem animal, a ser instalado na Rodovia PR 467,Km 26,1, Quinta das Seleções, município de Mare-chal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA AMBIENTALSIMPLIFICADA - LAS

Cleonice Grassi Garcia – Peixaria - Me tornapúblico que requerereu ao IAP a Licença AmbientalSimplificada para atividade de fabricação e comérciode peixes, a ser implantada no lote rural n° I-11-B,do 38° perímetro, município de Mercedes, Estadodo Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA PRÉVIA

Aldino Leske torna público que requereu ao IAPLicença Prévia para empreendimento de suinocultu-ra, modalidade terminação, porte pequeno, a serimplantado no distrito de Vila Cristal, município deNova Santa Rosa, Estado do Paraná.

Edição 3809 - O PRESENTE | 33QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 EDITAIS

Page 34: 04 02 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br34 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014

CASA, vendo, 100m², alvenaria,esquina, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, lavand., bwc, garagem, terre-no 400m², próx. ao Sesc, MCR, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², c/ 2 quartos,suíte, sala, cozinha, lavand., bwc, ga-ragem, terreno 334m², Cond. Guaru-já, Bairro Franckfurt, MCR, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 106m², alvenaria,esquina, c/ 2 quartos, suíte, bwc, 2garagens, R. Américo Vespucio, nº6362, Lot. Laureth, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 112m², sem laje, ter-reno 15x26, próx. a Unioeste, MCR, R$230.000,00, aceito caminhão como partede pgto. Tr. (45) 9917-1697 com Eitor.

CASA, vendo, 118m², alvenaria,c/ 2 quartos, suíte, 2 salas, cozi-nha, área de serviço, garagem p/ 1carro, churrasq., 2 bwc, terreno600m², em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², alvenaria, c/laje, semi acabada, próx. ao CTG, emMCR, R$ 130.000,00, parcelo pgto.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 126m², c/ 2 quartos,sala, cozinha, 2 bwc, área de serviço,garagem, em Novo Horizonte, R$125.000,00, aceito veículo ou terrenono negócio. Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², usada, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, áreanos fundos, garagem, terreno 12x45,Av. das Torres, nº 237, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 140m², alvenaria,c/ 4 quartos, 2 bwc, garagem, la-vand., demais dependências, ter-reno murado, em MCR, R$155.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investi-mentos, www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 140m², c/ 3 quartosc/ ar-cond., 2 bwc, sala, cozinha, todamurada, terreno 20x20, de esquina,em Porto Mendes, R$ 125.000,00. Tr.(45) 3254-7707.

CASA, vendo, 150m², c/ edícula,forração de gesso, R. Pernambucoesq. c/ R. Cabral, MCR, R$270.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investimen-tos, www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 156m², c/ 3 quartos,lareira, 2 bwc, lavand., área de festasc/ churrasq., garagem p/ 2 carros, aca-bamento em gesso, jardim pronto, ter-reno 12x38, na R. Men de Sá, nº 2713,MCR, R$ 265.000,00. Tr. (45) 3284-1054 ou 9910-6543.

CASA, vendo, 160m², alvenaria, c/laje, 2 quartos, suíte, 2 bwc, garagemp/ 2 carros, área de festas, demaisdependências, portão elet., no ParqueEcológico, MCR, R$ 300.000,00, aceitopropostas. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 196m², c/ 2 quartos,sala, cozinha planejada, lavand., des-pensa, 2 bwc, piscina, garagem, mo-biliada, terreno 800m², Arroio Guaçu,em Mercedes, R$ 130.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 40m², fundos, c/espaço p/ construir na frente, frentep/ o sol da manhã, R. Alecrim, nº 715,Lot. Augusto I, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 44m², c/ 2 quartos,sala, cozinha, copa, área de serviço,bwc, pintura boa, terreno 253m², Jd.Cipreste, MCR, R$ 96.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 55m², nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, área de ser-viços, bwc, pintura nova, terreno242m², Lot. São Francisco, MCR, R$115.000,00, pode ser financiada. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 57m², nova, c/ laje,2 quartos, sala, cozinha, bwc, terreno115m², Lot. São Francisco, R$95.000,00 à vista. Tr. (45) 9979-1080c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvenaria,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., churrasq., na R. Pernam-buco, nº 2260, Lot. Avenidas, próx.à Unioeste, em MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m², nova, Av.Irio Jacob Welp, Lot. Lageado Bo-nito, próx. ao Lot. São Mateus,MCR, R$ 130.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., terreno12x35, R. Aracaju, nº 177, Lot. Rai-nha, MCR, R$ 100.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², nova, alve-naria, c/ 3 quartos, sala, cozinha, ter-reno 14x33, Lot. Barcelona, MCR, R$120.000,00, aceito terreno, pode serfinanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 85m², c/ 3 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavand.,terreno 600m², 15x40, R. Salva-dor, nº 523, Jd. Gramadinho, MCR,R$ 150.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 99m², alvenaria, c/3 quartos, 2 salas, garagem, lavand.,murada, terreno 20x40, Jd. Marechal,MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45) 9961-0071 ou 9931-3089.

CASA, vendo, 99m², usada, c/ 3quartos, sala, lavand., cozinha, bwc,garagem, fundos c/ edícula 30m², 1quarto, cozinha, churrasq., terreno220m², no Cond. Guarujá, próx. aoFrankfurt, MCR, R$ 150.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, alvenaria, ao ladodo mercado novo da Copagril, MCR,R$ 230.000,00, aceito troca. Tr. (45)3254-1718 ou 9972-5013 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, alvenaria, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, ga-ragem, edícula c/ churrasq., emMCR, R$ 105.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3254-1345 ou8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, aprox. 200m², al-venaria, c/ 3 quartos, 2 salas, cozi-nha, 2 bwc, lavand., despensa, gara-gem p/ 2 carros, churrasq., 2 varan-das, semi mobiliada, terreno 400m²,R. 7 de Setembro, Jd. Alvorada, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., toda murada, 1quadra do Sesi, em MCR, R$98.000,00, pode ser financiada peloMinha Casa Minha Vida. Tr. (45) 3254-0477 ou 9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ laje, 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,c/ sobra de terreno, Lot. SantaFelicidade, MCR, R$ 105.000,00,pode ser f inanc iada. Tr . (45)3254-0477 Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de madeira, terreno800m², 20x40, no centro, em NovoTrês Passos, R$ 68.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, mesmo terreno,terreno 400m², Lot. Britânia, MCR, R$145.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-8051, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, em MCR, valor acombinar, programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

CASAS, vendo, novas, em diver-sos bairros, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo, 20.000m², ide-al p/ lazer, 2km de MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9965-0217 ou 9934-5049.

CHÁCARA, vendo, 56.000m²,terra boa, plana, c/ benfeitorias emalvenaria, chiqueiro p/ 300 suínos,estrebaria, água corrente, pode fa-zer açudes, doc. ok c/ sisleg, boalocalização, em MCR, R$275.000,00. Tr. (45) 3254-1345 ou8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

FAZENDA, vendo, 370 hectares,291 c/ plantação, 79 em reserva, c/ 3casas em alvenaria, barracão 300m²,poço artesiano, 18km de Naviraí, MS,valor a combinar. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo ou troco, comer-cial, c/ 3 salas, 3 apartamentos, cen-tro, em Luiz Eduardo Magalhães,Bahia, valor a combinar, aceito ter-ras na região. Tr. (45) 3254-2851 ou9933-4794 com Arno.

PRÉDIO, vendo, integral ou parci-al, c/ apartamento 330m², sala co-mercial 320m², anexo barracão 200m²,garagem 100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9965-1830.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9,5mecanizados, c/ benfeitorias, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/ ben-feitorias, 5 alq. em lavoura, 4 alq. empasto, ótima localização, em MCR,valor: 1.250 scs de soja o alq., entra-da e prazo a combinar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 10.000m², na BR163, MCR, em frente ao posto Tro-vão Azul, valor e prazo a combi-nar. Tr. (45) 9921-9255 ou 8840-6226, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11,5 alq., parte emlavoura, restante potreiro, Linha BoaVista, próx. a São José do Iguaçú,valor: 600 scs de soja o alq., semtroca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 2 alq., planta 1,5,na região de Nova Santa Rosa, valora combinar. Tr. (45) 9931-3874.

TERRA, vendo, 22 alq., 20 em pas-tagem, ideal p/ lavoura ou eucaliptos,boa topografia, 3km da BR 272, VilaGuarani, Terra Roxa, valor a combi-nar. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/ casade alvenaria, 2 aviários, seminovos,15x130, em MCR, R$ 800.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imo-biliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hectares, combarracão e moradia, toda plana e empasto, 190 km de Unaí, MG, 300 kmde Brasília, R$ 1.500.000,00, aceito70% em imóvel na região ou carreta.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., primeirachácara atrás da Sperafico, próx. aoPortal de MCR, sem benfeitorias, R$350.000,00, troco por casa. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5,7 alq., 5,2 me-canizados, de 1ª, sem benfeitorias,entre MCR à Nova Santa Rosa, valora combinar. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 55 alq., planta 30,restante em pasto, parte da terra pla-na, próx. a São Roque, valor: 60.000scs de soja, aceito prédio em troca.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRAS, vendo, diversas, c/ avi-ários e chiqueirão, a partir de R$650.000,00. Tr. (45) 3254-1345 ou8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRENO, vendo, 12,60x40,20,no Lot. Nova América, MCR, R$65.000,00, aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 13x30, Lot.Floresta, 50m do Samu, 300m da Uni-oeste, MCR, R$ 130.000,00. Tr. (45)9944-7004.

TERRENO, vendo, 20x40, bemlocalizado, em Porto Mendes, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-7707.

TERRENO, vendo, 16,50x25, deesquina, frente p/ o sol da manhã,Lot. Porto Alegre, MCR, 100m da Av.Rio Grande do Sul, próx. a futura ins-talação do Sicredi, R$ 160.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 3254-0477 ou 9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 3.500m², c/barracão 300m², casa 110m², c/ flori-cultura, Av. Irio Jacob Welp, nº 2913,MCR, valor a combinar. Tr. (45) 3254-2774 ou 8825-0580 com Julio ou Nice.

TERRENO , vendo, 300m²,15x20, de esquina, R. independên-cia, próx. a Rodoviária, MCR, R$90.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9912-5656, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos Santos, nº 359,Lot. Wollstein, MCR, ao lado do mer-cado, R$ 65.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 345,10m²,Cond. Amazonas, 500m da rodoviá-ria, MCR, R$ 100.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 360m²,15x24, comercial, c/ construção de80m², estrutura p/ 2 pisos, R. Cea-ra, próx. a mecânica Lange, MCR,R$ 360.000,00. Tr. (45) 9812-3000com Francisco.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Priesnitz, 4 quadras daveterinária do Ari, MCR, R$115.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investi-mentos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 418,20m²,12x34,85, R. Guilherme Wolstein, Lot.Porto Seguro, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9121-9686 com Fabio.

TERRENO, vendo, 596m², c/ pro-jeto aprovado p/ construção de 6 apar-tamentos e 1 sobrado, valor a combi-nar, aceito troca. Tr. (45) 8827-2299.

TERRENO, vendo, 422,40m²,12x35,4, frente p/ o sol da manhã,Lot. Avenidas, MCR, ótima localiza-ção, R$ 120.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO , vendo, 750m²,15x50, Lot. Santa Maria, próx. aoJd. Primavera, MCR, R$ 85.000,00.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, próx. PostoTonin e mercado Copagri l , emMCR, ót ima local ização, R$57.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investi-mentos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, 2, em PortoMendes, próx. a praça, R$ 45.000,00cada. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENOS, vendo, 3, escritu-rados, juntos ou separados, emNovo Horizonte, valor a combinar.Tr. (45) 8827-2299.

TERRENOS, vendo, bem localiza-dos, em MCR, valor a partir de R$45.000,00, R$ 5.000,00 de entrada erestante entre 40 a 60 meses. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ asfalto,luz, água, Residencial Boa Vista,Porto Mendes, valor a combinar,entrada + parcelamento próprio. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, Lot. Beija Flor,em frente ao Lot. Ana Paula, MCR,valor a combinar, em até 60 parcelas.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. RecantoFeliz, próx. ao mercado Weimann,MCR, valor a combinar, em até 60parcelas. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wutzke,em NSR, saída p/ Planalto, valor acombinar, pelo programa Minha CasaMinha Vida. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, próx. ao Su-permercado Copagril 2, 100m da Av.Rio Grande do Sul, em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

APARTAMENTO, alugo, 180m², c/ 4quartos, suíte grande c/ hidromassa-gem, 3 bwc, garagem coberta p/ 2carros, churrasq., lavand. c/ área desecar roupa, cozinha, sala de jantar,em MCR, R$ 1.250,00, incluso con-domínio. Tr. (45) 3254-7707.

APARTAMENTO, alugo, 73m²,c/ 3 quartos, sala, cozinha, la-vand., Av. Maripá, nº 1015, cen-t ro, MCR, R$ 570,00, inc lusoágua. Tr. (45) 9909-8313.

APARTAMENTO, alugo, c/ portãoelet., porteiro elet., gás encanado, pa-rabólica, R. Independência, nº 1746,próx. ao Giovialle, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9989-0071.

APARTAMENTO, alugo, novo, Bair-ro Ana Neuza, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3284-1162.

APARTAMENTO, alugo, novo, c/ 2quartos, garagem, portão elet., p/ má-ximo 3 pessoas, no Cond. Hab. NovaEra, Jd. Coopagro, Toledo, R$ 550,00+ taxas. Tr. (45) 9971-1240.

APARTAMENTO, alugo, próx. aoposto Tonin, saída p/ Curvado, emMCR, valor a combinar. Tr. (45) 3254-7858 ou 9942-3990.

APARTAMENTOS, alugo, 2, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc, próx. aoposto Tonin e ao frigorífico da Copa-gril, MCR, R$ 450,00. Tr. (45) 9812-3000 com Francisco.

CASA, alugo, 70m², c/ garagem,Bairro Guarani, MCR, R$ 550,00. Tr.(45) 9133-7086.

CASA, alugo, alvenaria, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha, lavand., R. 7de Setembro, centro, MCR, R$570,00. Tr. (45) 3254-1733.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, garagem, R. São JoãoDel Rey, MCR, R$ 600,00. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., murado,terreno inteiro, portão elet., emMCR, R$ 650,00. Tr. (45) 9812-3000 com Francisco.

CASA, alugo, c/ 3 quartos, sala,cozinha, lavand., garagem, R. dasCanelas, nº 185, Lot. Santa Ma-r ia, MCR, R$ 550,00. Tr. (45)9812-3000 com Francisco.

CASA, alugo, c/ 4 quartos, 3bwc, sala, cozinha, ideal p/ uni-versitários, em MCR, R$ 800,00.Tr. (45) 9914-7937.

CASA, alugo, c/ 4 suítes, demaisdependências, c/ casa pequena nosfundos, em frente ao fórum eleitoral,MCR, R$ 1.200,00. Tr. (45) 3254-2851ou 9933-4794 com Arno.

CASA, alugo, c/ 8 peças, R. Per-nambuco, nº 1587, próx. a Unio-este, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9974-7113.

CASAS, alugo, a partir de R$ 600,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515.

QUARTOS , alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,bwc, centro, próx. ao Allmayer e pos-to Stop, MCR, R$ 390,00. Tr. (45)3284-1325 ou 9916-2700.

SALA COMERCIAL, alugo, 50m²,Av. Rio Grande do Sul, nº 6296, aolado do posto Tonin, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9812-3000 comFrancisco.

SALA COMERCIAL, alugo, 70m²,c/ cozinha pequena, Av. Maripá, nº1756, centro, MCR, R$ 750,00. Tr.(45) 3254-7707.

SALA COMERCIAL, alugo, próx.ao posto Tonin, saída p/ Curvado, emMCR, valor a combinar. Tr. (45) 3254-7858 ou 9942-3990.

TERRENO, alugo, 672m², c/ casa100m² nos fundos, ideal p/ guardar ma-quinarios ou ônibus, 30m da Av. RioGrande do Sul, Vila Gaúcha, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9149-0307 (tim).

AMAROK CS, vendo, ano 2013,prata, diesel, 4X4, cabine simples, ma-nual, c/ R$ 10.000,00 em acessórios,valor de tabela. Tr. (45) 8823-0536.

ASTRA SEDAN 2.0, vendo, ano2011, preto, flex, automático, com-pleto, airbag duplo, ar digital, cd origi-nal, piloto autom., único dono, impos-tos 2014 quitados, R$ 37.500,00. Tr.(45) 9986-9262.

ASTRA SEDAN, vendo, ano 2009,prata, completo, rodas 17" do Vec-tra, pneus novos, manual, chavereserva, valor a combinar. Tr. (45)8834-1048.

BORA, vendo, ano 2001, prata, 4pneus novos, chave reserva, R$18.500,00. Tr. (45) 9991-4477.

CAMINHÃO 13130, vendo ou tro-co, ano 86, freio ar, hidráulico, truck,balão, roda raiada, estacionário, mwm,R$ 33.000,00. Tr. (45) 9983-8779.

Temperatura: 31º/18º Temperatura: 32º/17º Temperatura: 31º/17º Temperatura: 32º/18º Temperatura: 30º/20ºTemperatura: 31º/18º

Page 35: 04 02 2014

O PRESENTE | 35QUARTA-FEIRA, 02 DE ABRIL DE 2014 CLASSIFICADOS

CAMINHÃO D-60, vendo, ano 81/81, toco, carroceria graneleira, R$18.000,00, aceito veículo. Tr. (45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo, ano 2001/01,GMC 15190, munck p/ 20 toneladas,reduzido, trucado, valor a combinar.Tr. (45) 9129-1359.

CAMINHÃO, vendo, ano 2004/04,Ford Cargo 815, c/ 3º eixo, carroceriabaixa, 6m, R$ 63.000,00. Tr. (45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo, ano 2007/08,Ford Cargo 815E, único dono, baú/rodas alumínio, acessórios, revisado,R$ 81.000,00. Tr. (45) 9148-1467.

CAMINHÃO , vendo, ano 73,Mencedes Benz 1113, graneleiro,toco, R$ 24.500,00. Tr. (45) 9810-7533 com Victor.

CARRETA LS, vendo, ano 2010,Randon, valor a combinar. Tr. (45)8802-9227 ou 8829-9798 com Fabio.

CIVIC EX , vendo, ano 2006,prata, completo, automático, pilo-to autom., bancos em couro, ro-das esportivas, todo revisado, im-pecável, valor a combinar. Tr. (45)9922-8486 com Lucas.

CIVIC LXS 1.8, vendo, ano 2009,preto, flex, completo, automático,couro, airbag, rodas liga leve, cd origi-nal, 59.000km, impostos 2014 quita-dos, R$ 47.800,00. Tr. (45) 8803-6565.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2006, preto, completo, automático, ban-cos em couro, 4 pneus novos, todorevisado, impecável, valor a combi-nar. Tr. (45) 9922-8486 com Lucas.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2009/10, prata, completo, automáti-co, bancos em couro, valor a combi-nar. Tr. (45) 9926-1031 ou 3279-1240com Diogo.

COROLLA XEI, vendo, ano 2008/08, flex, manual, R$ 33.000,00. Tr.(45) 9129-1359.

CORSA GL 1.6, vendo, ano 97,preto, 4 portas, básico, travas, limpa-dor, desembaçador, R$ 10.500,00,aceito moto. Tr. (45) 9909-8313.

CORSA SEDAN, vendo, ano 99,doc. 2014 quitado, ótimo estado deconservação, R$ 11.000,00. Tr. (45)9996-8377 com Patrik.

ESCORT, vendo, ano 94, placa A,R$ 4.000,00. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

FIESTA SEDAN, vendo, ano 2011/12, vermelho, completo, airbag, abs,20.000km, valor a combinar. Tr. (45)9940-1137 com Ricardo.

FIESTA, vendo ou troco, ano 2003,top de linha, completo, impecável, R$16.500,00 à vista, aceito carro até R$9.000,00 e assume 36 parcelas de R$382,00. Tr. (45) 9803-0685.

FUSION , vendo, ano 2007/08, prata, valor a combinar. Tr.(45) 9911-9596.

GOL G3 PLUS 1.0, vendo, ano2001, prata metálico, 4 portas, com-pleto, ar-cond., DH, comando elét.vidros, travamento central, rodas ligaleve, toca cd mp3, valor a combinar.Tr. (45) 9972-2543.

GOL G4 1.0, vendo, ano 2007/08,vermelho, flex, 4 portas, completo,valor a combinar. Tr. (45) 8802-8788.

GOL G4, vendo, ano 2010/11, pra-ta, 4 portas, completo, 79.000km, par-ticular, ótimo estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9966-6718 ou 9934-1919.

GOL, vendo ou troco, ano 2001,2 portas, ar, vidros elét., alarme,valor a combinar. Tr. (45) 9940-1137com Ricardo.

GOLF SPORTLINE 1.6, vendo,ano 2011, preto, completo, doc. 2014quitado, ótimo estado, R$ 42.900,00,aceito moto ou carro de menor valor.Tr. (45) 9909-8313.

GOLF, vendo, ano 2001, cinza,R$ 19.000,00. Tr. (45) 9973-2873com Rodrigo.

KA, vendo, ano 2012/13, preto,c/ ar-cond., R$ 23.000,00. Tr. (45)9916-1010.

KADETT 2.0, vendo, ano 92, cin-za, álcool, básico, ótimo estado deconservação, valor a combinar. Tr.(45) 9989-1505.

MERIVA MAXX 1.4, vendo, ano2009/10, prata, completa, seguro to-tal pago até 12/2014, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 8822-7774com Jean.

PALIO FIRE 1.0, vendo, ano2003/04, ar-cond., vidros e travaselét., R$ 14.500,00. Tr. (45) 8806-9525 com Gustavo.

PALIO FIRE, vendo, ano 2005/06, vermelho, flex, 4 portas, vi-dros e travas elét., baixa km, pla-ca A, R$ 14.500,00, aceito troca.Tr. (45) 9941-3550.

PAMPA 1.8, vendo, ano 95, gasoli-na, pneus novos, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9821-0011.

PAMPA L 1.8I, vendo, ano 97,azul, gasolina, bem conservado,R$ 12.500,00. Tr. (45) 9964-1300com João.

S10 COLINA, vendo, ano 2006/07,branca, 4x4, ótimo estado de conser-vação, cabine simples, valor a com-binar. Tr. (45) 9974-1762.

SANTANA QUANTUM EVIDENCE,vendo, ano 97, c/ carretinha, R$5.000,00 de entrada + parcelas. Tr.(45) 9923-7003.

SCENIC 2.0, vendo, ano 2001,prata, 8v, completo, airbag, ótimo es-tado, R$ 14.500,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

SENTRA SL, vendo, ano 2008,automático, top de linha, teto solar,airbag, pneus novos, bancos em cou-ro, R$ 34.900,00. Tr. (45) 9964-3047com Alexandre.

SILVERADO, vendo ou troco, ano97, completa, 6 cilindros, turbo, die-sel, roda 20, bomba e bicos novos,R$ 40.000,00, aceito troca por me-nor valor. Tr. (45) 9923-2539 ou 9822-0345 com Allan.

STILO 1.8, vendo, ano 2003, pra-ta, completo, 8v, rodas aro 17, doc.2014 pago, ótimo estado, R$22.900,00, aceito moto ou carro demenor valor. Tr. (45) 9909-8313.

STRADA ADVENTURE LOCKER1.8, vendo, ano 2010, preta, flex, com-pleta, cd original, cibié, rodas liga leve,placa A, impostos 2014 quitados, ca-bine estendida, impecável, R$36.500,00. Tr. (45) 8803-6565.

STRADA TREKKING 1.4, vendo,ano 2010, flex, completa, cabine es-tendida, R$ 26.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

STRADA, vendo, ano 2000/01, óti-mo estado, R$ 13.000,00. Tratar pelo(45) 9999-4520.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2008, branco, flex, básico, pneus no-vos, ótimo estado, R$ 13.900,00. Tr.(45) 9909-8313.

UNO WAY, vendo, ano 2012,40.000km, valor a combinar. Tr. (45)9923-9210.

VECTRA CD, vendo ou troco, ano2002/02, prata, completo, menos teto,R$ 23.000,00. Tr. (45) 8823-6006.

VECTRA GTX, vendo, ano 2008,preto, top de linha, valor a combinar,aceito troca. Tr. (45) 9941-3550.

VOYAGE 1.8 AP, vendo, ano 94,R$ 7.000,00. Tratar pelo (44) 9923-4699 com Hélio.

VOYAGE 1.8, vendo, ano 95, bran-co, 4 portas, R$ 6.800,00. Tr. (45)9810-7533 com Victor.

BANDIT 1200S, vendo, ano 2007/08, c/ 3 baús, acessórios, ótimo esta-do, R$ 24.000,00. Tr. (45) 9148-1467.

BIZ 100, vendo, ano 98, verme-lha, valor a combinar, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

BIZ KS, vendo, ano 2007, preta,sem partida elét., trava, corta corren-te, R$ 3.800,00. Tr. (45) 9991-4477.

BIZ, compro, valor a combinar. Tr.(45) 3284-1162.

CG 125 KS, vendo, ano 2001/02,R$ 2.350,00. Tratar pelo (45) 9918-9704 com Pedro.

CG 150 KS, vendo, ano 2005,vermelha, valor a combinar, aceitotroca. Tr. (45) 9941-3550.

NEO, vendo, ano 2008, preta, va-lor abaixo da tabela. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

SHADOW 600, vendo, ano 2000,preta, c/ vários opcionais, placa A,manual, nota fiscal, chave reserva,ótimo estado, valor a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 9941-3550.

XRE 300, vendo, ano 2010, c/ abs,baú, revisada, pneu e bateria novas,doc. 2014 pagos, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9968-8598.

YBR 125 E, vendo, ano 2002, pra-ta, partida elét., raios cromados, ba-teria nova c/ 6 meses de garantia, R$2.600,00. Tr. (45) 3284-2426 ou (44)9165-7562 com Allan.

ANDADOR, vendo, Galzerano, rosac/ cinza, 1 mês de uso, R$ 100,00. Tr.(45) 9925-5814.

BANDONEON, vendo, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr. (45) 8826-6263 (tim) ou 9131-1499 com Giba.

BARRACÃO, vendo, pré moldado,novo, 15x12, cobertura metálica, en-trego instalado, valor a combinar. Tr.(45) 9969-9004.

BEBÊ CONFORTO, vendo, p/carro, R$ 40,00. Tr. (45) 9925-5814.

BORRACHARIA, vendo, c/ clien-tela formada, ótima localização, emMCR, valor a combinar, preço de oca-sião. Tr. (45) 3254-8670 ou 9942-9445com Adriano ou Marcia.

CESTO AÉREO, vendo, c/ coman-do duplo, sobe até 12m, pode ser adap-tado em caminhão 3/4 ou F-1000 alon-gada, R$ 12.000,00. Tr. (45) 9802-5224 com Marcon.

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 02/04/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 03/04/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

CIDADANIA ALEMÃ, para saber sevocê tem direito, consulte-nos. Tr.(43) 3256-1931 com Sabine.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$127.700,00, entrada R$ 20.300,00,assume 63 parcelas de R$2.472,00. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEMPLADO,vendo, p/ imóvel, crédito R$155.700,00, entrada R$ 29.000,00,assume 75 parcelas de R$2.514,40. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo, p/veículo, crédito R$ 42.994,86, prazo65 meses, a partir da 5ª parcela R$808,16. Tr. (45) 9842-5000 ou 3254-5000 com Tânia.

CONSÓRCIO, vendo, contem-plado, p/ veículo, crédito R$36.400,00, entrada R$ 18.000,00,assume 39 parcelas de R$ 590,00.Tr. (45) 9134-5732.

FAÇO consertos de lavadoras deroupas, todos os modelos, interes-sados. Tr. (45) 9990-4571.

FAÇO serviços de pinturas e sol-das em portões, grades, janelas, por-tas e calhas, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Pastor Alemão,valor a combinar. Tr. (45) 9922-6510.

FILHOTE, vendo, Shih-tzu, fê-mea, c/ 60 dias, vacinada, valor acombinar. Tr. (45) 3254-8784 ou9951-4681.

FILHOTES, vendo, Lhasa Apso,c/ 45 dias, vacinados, valor a combi-nar. Tr. (45) 9821-5490 ou 9924-9867.

FLORICULTURA, vendo, anexoao Posto San Marino, valor a combi-nar. Tr. (45) 9822-0341.

FREEZER , vendo, vert ical ,frost free, Metalfrio, 248lts, semi-novo, p/ bebidas, R$ 1.500,00. Tr.(45) 9987-1394.

LANCHA, vendo, 19 pés, mo-tor Yamaha 115hp, ano 2004, c/som, estofamento novo, impecá-vel, R$ 33.000,00, aceito carro.Tr. (45) 9909-8313.

LANCHA, vendo, ano 2003, Tro-pical, motor 100hp, 4 tempos, va-lor a combinar. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco, lava,estereliza e perfuma, cama box, co-bertores, edredons, tapetes, estofa-dos de veículos, cortinas e persia-nas, interessados. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

LOJA DE PRODUTOS NATU-RAIS, vendo, c/ clientela formada,no centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9928-3865.

MÁQUINA, vendo, de milkshake, Tecsoft, c/ 3 sabores, nagarantia, R$ 28.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 9977-1304.

MERCEARIA, vendo, c/ máqui-na de assar carne, ponto c/ maisde 20 anos, valor a combinar. Tr.(45) 9910-7190.

MOTOR, vendo, 6cc, mwm, c/bomba injetora Bosch, R$ 8.000,00.Tr. (45) 9810-7533 com Victor.

MOTOR, vendo, de popa, ano2007, Yamaha 15hp, c/ poucas ho-ras de uso, R$ 4.700,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir.

OFERTA DE TRABALHO p/ co-brador, necessário possuir moto, in-teressados. Tr. (45) 9947-7140 ou3284-1131.

OFERTA DE TRABALHO p/ me-cânico automotivo, c/ experiência,interessados. Tr. (45) 8402-1313.

OFERTA DE TRABALHO p/ se-cretária, período integral, acima de18 anos, c/ cnh AB, c/ referênci-as, salário inicial R$ 678,00, inte-ressadas. Tr. R. Piauí, nº 1000com Rose ou Carlos.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, sexo masculi-no, c/ experiência, salário + co-missão, interessados. Tr. (45)9996-6300 ou 3254-7790.

PANIFICADORA, vendo, c/ to-dos os equipamentos, c/ 1 ano nomercado, valor a combinar. Tr. (45)8825-0992.

PROCURO casal p/ trabalhar c/ordenha de leite, necessário possuirexperiência e referência, salário + co-missão, interessados. Tr. (45) 9962-9687 (claro) ou 9134-0994 (claro).

PROCURO trabalho como diaris-ta, interessados. Tr. (45) 9983-3295.

PROCURO trabalho como diaris-ta, na parte da tarde, interessados.Tr. (45) 9815-6499.

PROCURO trabalho como dia-rista, possuo experiência e refe-rência, interessados. Tr. (45) 9937-8526 com Neusa.

SOLDA ELÉTRICA , vendo,Bambozi, 250w, valor a combinar.Tr. (45) 9990-4571.

TELEVIGO CONTRATA vendedorexterno, salário + comissão, planode saúde e vale alimentação, inte-ressados enviar currículo p/:[email protected] ouTr. (45)3254-1013.

TELEVISORES, vendo, SempToshiba, 14", 20" e 29", seminovas,valor a combinar. Tr. (45) 9944-4415ou 8800-0718.

TRAILER, vendo, p/ camping,mobiliado, completo, c/ 2 camas decasal, mesa p/ 4 pessoas, fogão,pia, frigobar, ar-cond., televisor, bwc,barraca adicional c/ 2 colchonetes,R$ 35.000,00. Tr. (45) 8827-2299.

VENDO, fogão e geladeira, semi-novos, valor a combinar. Tr. (45)3254-1579 ou 8418-3609 com Lidia.

GRANJA, vendo, 1.450 suínos, in-tegrada BRF (Sadia), próx. a Toledo,valor e prazo a combinar, aceito imó-veis na troca. Tr. (45) 9921-9255 ou8840-6226, Creci 21.288.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor a com-binar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

Page 36: 04 02 2014