04 25 2014

36

description

04-25-2014.pdf

Transcript of 04 25 2014

Page 1: 04 25 2014
Page 2: 04 25 2014

Chuteiras e botinas

02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

É impossível analisar o Brasil em seus diversosaspectos, como o econômico ou o cultural, sem ter comoprincipais atores desse cenário o homem do campo. Nãoo homem do campo de futebol, mas o homem do campo.O brasileiro é intimamente ligado ao serviço da árearural. Longe dos grandes centros e dos estádios, o querepresenta a maior parte do país continental, a vida étocada a berrantes e colheitadeiras, embalando vacasde leite e ramos de trigo em uma constante lutanacional por um espaço no cenário mundial.

É do campo que saem os alimentos que forram amesa e o estômago de brasileiros e de boa parte doscidadãos do mundo. Não é de hoje que as coresnacionais, como o verde das hortaliças e o amarelodo milho, enchem os pratos de quemsequer um dia pisou em uma estra-da de chão mundo afora, sequerouviu uma cabra berrar. Essa de-pendência e essa dívida que o Bra-sil e o mundo têm com o agricultorsão, muitas vezes, ignoradas oudeixadas de lado pelas ações degovernos. Dessa forma, deixam delado o que jamais poderia sair dapauta: o apoio ao agricultor.

Professores ensinam, médicoscuram, policiais defendem, atle-tas emocionam, mas, sem desme-recer esses e outros profissionais,são os homens do campo que alimentam. Aquelesmegaprodutores, que produzem milhões de tonela-das de soja, que exportam navios de paletas conge-ladas, estão muito bem, obrigado. Não são essesque precisam de apoio.

Há uma grande parcela nesse universo que nãodetém o poder econômico de Blairos e outros poucosque representam a minoria. Os que precisam são ospequenos trabalhadores rurais, típicos, inclusive, daregião Oeste do Paraná. Agricultores, pecuaristas,piscicultores, que precisam matar um leão por diapara garantir sua permanência no campo.

Esses pequenos produtores até dependem de po-líticas macroeconômicas, de valorização ou desva-lorização cambial, mas precisam invariavelmente

de apoio bem mais simples, como uma espécie demão amiga. Um arado, um trator para ser usadopor toda a comunidade ou até mesmo uma pedrairregular para dar acesso à propriedade e escoa-mento à produção. São atitudes bem mais singelas,mais baratas e ao alcance de governos mais próxi-mos. Atitudes que dependem muito mais de forçade vontade e um pouco de boa-fé dos políticos doque de dinheiro propriamente dito.

Ontem (24) algumas dezenas de agricultores deMarechal Cândido Rondon puderam comemorar achegada dessa pequena mão amiga, que distribuiuequipamentos para auxiliar na labuta diária docampo. Para eles, uma conquista esperada há anos.

Para conhecedores, instrumen-tos que geram pão. Para a mai-oria, apenas máquinas.

Não são enxadas. Isso é tempopassado. O pequeno produtor nãofica roçando mato na metade dodia e tratando os bichos na outrametade. Hoje eles têm laptop,terras que podem valer milhões,sabem a previsão do tempo pelainternet e têm equipamentos queauxiliam e, acima de tudo, osmantêm competitivos no merca-do atual. Mas nem por isso dei-xam de suar a camisa e passar

por dificuldades e, por vezes, necessidades.Há de se pensar mais no produtor rural, sempre,

ininterruptamente e cada vez mais. Vale lembrar queo país está às vésperas de uma Copa do Mundo, quevai acontecer junto com a colheita da cana, do feijão,da abóbora... Não deve-se permitir que, nesse (ou emoutro) período, produtores sejam esquecidos, abando-nados ou que as políticas sejam enfraquecidas.

A Copa do Mundo dura um mês e deu. O queficam são os produtores rurais, que inclusive vãocontinuar alimentando futuros craques da bola. Éimportante que governantes pensem nisso se, de fato,querem um país melhor, porque a Pátria pode atéestar vestindo as chuteiras, mas nunca vai deixar delado as botinas.

A PAZ ESTEJA CONVOSCO.MEU SENHOR E MEU DEUS

Nestes dias de Páscoa a liturgia nos faz assistir aonascimento da fé pascal. Mediante a narração das apari-ções do Ressuscitado, vimos renascer nos discípulos deJesus, desanimados e dispersos, a fé e o amor para comEle: a fé nasce da ressurreição. Surge uma nova comuni-dade da cruz e da ressurreição de Jesus: a igreja. A suamissão consiste em revelar à humanidade a vida nova quebrota da ressurreição. Jesus, vivo e ressuscitado, é ocentro da comunidade cristã; é ao redor d’Ele que a comu-nidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que aanima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e asperseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (nasua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que osdiscípulos encontram as provas de que Jesus está vivo.

Depois da morte de Jesus, os discípulos experimentarama solidão. O medo tomou conta deles a ponto de se fecharempor temor dos judeus. Tinham vivido três longos anos com oMestre, mas não conseguiram entender que Jesus haviaressuscitado. O modo de pensar deles era ainda muitosuperficial. Vendo Cristo impotente e morto na cruz, elesesqueceram tudo o que Jesus dissera e ficaram com medo:“Eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, eninguém poderá tirar a vossa alegria” (Jo 16,22). “Eu vosdisse estas coisas para que, em mim, tenhais a paz. Tendecoragem! Eu venci o mundo” (Jo, 16,33).

Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor, e sesentiram confortados com suas palavras: “A paz esteja comconvosco! Recebei o Espírito Santo”! Contudo, os discípulosdeveriam esperar o dia de Pentecostes para que a vinda doEspírito Santo purificasse o espírito e o coração deles e lhesdesse coragem para proclamar a glória de Deus, anunciar aBoa-Nova da salvação e fortalecer seus seguidores. Comisso eles sentiam a proximidade de Deus através de JesusCristo e do Espírito Santo. Deus não impõe o seu amor. Eleespera que o próprio homem dê o primeiro passo. Deus salvaquem o acolhe por meio da fé, da esperança e do amor. Deuse a humanidade se aproximam um do outro e caminham namesma direção em Cristo e na sua Igreja.

Como é que se chega à fé em Cristo ressuscitado? SãoJoão acentua que podemos fazer a experiência da fé emCristo vivo e ressuscitado na comunidade dos que parti-lham a mesma fé, a igreja, que é o lugar natural onde semanifesta e irradia o amor do Senhor. Tomé representaaqueles que vivem fechados em si mesmos (está fora) eque não fazem caso do testemunho da comunidade, nempercebem os sinais de vida nova que nela se manifestam.Tomé, em lugar de se integrar e participar da mesmaexperiência, pretende obter (apenas para si próprio) umademonstração particular de Deus.

Tomé acaba, no entanto, por fazer a experiência deCristo vivo no interior da comunidade sete dias depois: “MeuSenhor e meu Deus!”. O diálogo de Jesus com Tomé permiteao leitor compreender que se chega à fé no Cristo Ressus-citado através do testemunho da comunidade: “Vimos oSenhor”. Só se chega à experiência do Ressuscitado medi-ante o testemunho. No “dia do Senhor”, Tomé volta a estarcom a sua comunidade. É uma alusão clara ao domingo, diaem que a comunidade é convocada para celebrar a eucaris-tia: é no encontro com o amor fraterno, com o perdão dosirmãos, com a palavra proclamada, com o pão de Jesuspartilhado, que se descobre Jesus ressuscitado.

No dia 30 de abril de 2000, canonização de Santa MariaFaustina Kowalska, o papa João Paulo II declarou: "Em todoo mundo, o segundo domingo da Páscoa receberá o nome de“Domingo da Divina Misericórdia”, um convite perene aomundo cristão para confiar na Divina Misericórdia: a relaçãoda humanidade com Deus suscita entre nós novas relaçõesde solidariedade fraterna.

Neste dia 27 de abril de 2014, o papa Franciscopresidirá a celebração eucarística em que serão declara-dos santos os papas João XXIII e João Paulo II. Peçamos queeles intercedam pela igreja e, de modo especial, pelaDiocese de Toledo.

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

[email protected]

Professores ensinam,

médicos curam,policiais defendem,

atletas emocionam,

mas, sem desmerecer

esses e outros

profissionais, são

os homens do campoque alimentam

Page 3: 04 25 2014

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,25 DE ABRILDE 2014

Comentário do dia - I“Se o governo quiser outras CPIs, que recolha assinaturas”.

Do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Comentário do dia - II“Bobagem dizer que tucanos venceram no STF, no caso da CPI. Casocontrário o poder de investigação de minorias estaria extinto no

Congresso”. Opinião do senador Roberto Requião (PMDB).

DerrotaA decisão da ministra do Su-

premo Tribunal Federal (STF),

Rosa Weber, determinando atra-

vés de liminar que o Senado insta-le a Comissão Parlamentar de In-

quérito (CPI) para investigar ex-

clusivamente a Petrobras, foi uma

derrota para a senadora Gleisi Hof-

fmann (PT), que estava encabe-

çando a disputa por uma CPI am-pla, que investigaria fatos que

podem atingir o PSDB e PSB.

Mas a derrota não é somente da

paranaense, mas de todo governo

federal. Tanto que o PT anunciou

na tarde de ontem (24) que desis-tiu de recorrer ao plenário do STF

contra a liminar da ministra.

Cadê o dinheiro?Durante entrega de equipamentos a agricultores, ontem (24), o prefeito de

Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich, se mostrou insatisfeito com afalta de apoio ao produtor e sugeriu que a escassez de recursos para o setore a sobra para as cidades possam ter fins eleitoreiros.

De acordo com Froehlich, os parlamentares que apoiam o município estãocom dificuldades em conseguir emendas no Ministério da Agricultura. “Osdeputados oferecem a possibilidade de uma emenda e nós (administração)pedimos para beneficiar o produtor rural. Máqui-nas ou pedra irregular. Mas aí eles falam, lá (Minis-tério da Agricultura) está difícil. Então eu pergun-to: onde tem dinheiro? E eles respondem que só temno Ministério das Cidades”, contou o mandatário.“Parece que colocaram todo o dinheiro em umlugar que dê mais votos”, opinou.

Mesmo agradecido pela emenda do deputadofederal Assis do Couto (PT), no valor de R$ 150 milpara aquisição dos implementos entregues ontem,o prefeito criticou a dificuldade encontrada para arrumardinheiro para o homem do campo.

E os deputados?Já o vice-prefeito Silvestre Cottica e o presidente da

Câmara de Vereadores, Ilario Hofstaetter (Ila), declararamque o município está carente de apoio dos deputados. “Éuma pena que são poucos os deputados que se interessampor Marechal Cândido Rondon”, lamentou o presidente do Legislativo. “Nós gostaríamos quemais deputados se lembrassem de Marechal Cândido Rondon. Porque na época de campanhaaparecem muitos”, alfinetou o vice-prefeito.

Prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich,

durante solenidade, ontem (24), de entrega de

equipamentos agrícolas: “Parece que colocaram

todo o dinheiro em um lugar que dê mais votos”G

iulia

no

D

e

Lu

ca

/OP

Mudança à vistaA administradora hospitalar do Grupo Filadélfia, Ana Caro-

lina Seyboth, está prestes a assumir a presidência da comissãoprovisória do PSD de Marechal Cândido Rondon. Depois de umperíodo adormecido, a promessa é de que o partido vai voltar a seratuante. “Vamos reorganizar a provisória, retomar o contato eaproximação com os filiados e estamos na articulação de umaforça de filiação. Enfim, há algumas estratégias para consolidar oPSD em Rondon”, declarou ontem (24).

Dobradinha definidaE uma das novidades no despertar do PSD é que o partido já

definiu um quesito importante para as eleições de outubro. Aagremiação rondonense vai apoiar o projeto de reeleição dodeputado estadual Elio Rusch (DEM), o qual formará no municípiodobradinha com o pré-candidato a deputado federal EvandroRogério Roman (PSD). Roman é ex-secretário estadual de Esportee ex-árbitro da Fifa.Ana Carolina Seyboth assumirá a presidência do PSD de

Marechal Rondon: partido já definiu apoio ao deputado

estadual Elio Rusch em dobradinha com o pré-candidato

a deputado federal Evandro Rogério Roman

Arq

uiv

o/O

P

TROCAApós 18 anos, o Colégio Rui Barbosa de Marechal

Cândido Rondon, que é considerado uma das principaise mais conceituadas instituições de ensino do município,vai trocar de comando. O professor Neander Kloss deixa-rá o cargo de diretor. O educandário, no entanto, aindanão teria definido o seu substituto.

ARTICULAÇÃOO prefeito de Terra Roxa, Ivan

Reis, está articulando junto ao Tribu-nal de Justiça do Paraná a construçãode uma nova sede para abrigar oFórum. Ontem (24) o presidente doTJ-PR, desembargador GuilhermeLuiz Gomes, esteve no município,acompanhado de autoridades, paravisitar o local onde está sendo cons-truído o Cartório Eleitoral e que tam-bém será o possível terreno da cons-trução do Fórum.

O atual prédio que abriga o PoderJudiciário, por ser antigo, apresentainúmeros problemas estruturais de-vido aos desgastes do tempo. O de-sembargador informou que será aci-onado o Departamento de Enge-nharia do Tribunal de Justiça doParaná para avaliar o terreno deacordo com a planta do prédio pa-drão adotado no Estado.

Page 4: 04 25 2014

HARTO VITECK

“Mas se desejamos fortemente o melhor e, principalmente, lutamos

pelo melhor... O melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do

tamanho daquilo que vejo e não do tamanho da minha altura”

- de Gabriel García Márquez

Não sinto nada mais ou menos, ou eu gosto ou não gosto. Não sei sentir em doses

homeopáticas. Preciso e gosto de intensidade, mesmo que ela seja ilusória e se não for

assim, prefiro que não seja.

Não me apetece viver histórias medíocres, paixões não correspondidas e pessoas

água com açúcar. Não sei brincar e ser café com leite. Só quero na minha vida gente

que transpire adrenalina de alguma forma, que tenha coragem suficiente pra me

dizer o que sente antes, durante e depois ou que invente boas estórias caso não possa

vivê-las. Porque eu acho sempre muitas coisas - porque tenho uma mente fértil e

delirante - e porque posso achar errado - e ter que me desculpar - e detesto pedir

desculpas embora o faça sem dificuldade se me provarem que eu estraguei tudo

achando o que não devia.

Quero grandes histórias e estórias; quero o amor e o ódio; quero o mais, o demais

ou o nada. Não me importa o que é de verdade ou o que é mentira, mas tem que me

convencer, extrair o máximo do meu prazer e me fazer crer que é para sempre quando

eu digo convicto que "nada é para sempre” (in: somostodosum)

"Não chore porque acabou,sorria porque aconteceu".

Carlos Drummond de Andrade

1902 - 1987 - célebre poeta mineiro-carioca, natural de Itabirito (MG). Explicavaseu amor pela poesia anunciando: “Se eu gosto de poesia? Gosto de gente,

bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade,amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo”. É por esse espírito e ideal

que a poesia é um grande bem para todo o ser humano. (soliteratura/cult/proexis)

[email protected]

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Brasileiro não é só improdutivo; tem

brasileiro que é inservível.

Sponholz...

Um cão vivo é melhor que umleão morto.

É melhor ter um diaboconhecido do que um demônio

desconhecido.

Se é para trabalhar para o diabodar risadas - então, não trabalhe.

Cotidianas...

A felicidade familiar é comouma planta que

cresce todo dia, todo ano,

com novos ramos mastambém folhas que caem,

ramos que quebram, galhosque apodrecem,

frutos sadios e frutosbichados,

sendo os frutos os dias oumomentos,

as folhas sendo as horas,

cada uma diferente da outracomo são

diferentes os minutos.

Cabeça de Coruja

ZUM SCHLUSS

A leitura é a

viagem dos que não

podem pegar o

trem.

“Vamos investir

primeiro em educação,

segundo em educação,

terceiro em educação.

Um povo educado tem

as melhores opções na

vida, e é muito difícil

que os corruptos

mentirosos os

enganem”.

A Cia. Mate Larangeira e a primeira ferrovia do Oeste do Paraná (1)

Ao eclodir a Guerra do Paraguaiem 1864, os irmãos catarinensesSerafim e Thomáz Larangeira (al-guns historiadores afirmam queeram gaúchos e até argentinos),criadores de gado no atual municí-pio de Santa Maria (RS), se alista-ram como soldados voluntários paracombater a ofensiva paraguaia. Osdois se inscreveram pela então Pro-víncia do Paraná. A bibliografiaconsultada não indica os motivosda estranha opção.

Findo o sangrento conflito, Se-rafim voltou à sua estância no RioGrande do Sul. Thomáz permane-ceu no Paraguai, instalando-secomo comerciante na cidade deConcepción.

Criada a Comissão Mista deLimites entre o Brasil e o Paraguaipara atualizar e fixar a nova linhafronteiriça entre os dois países,Thomáz Larangeira (com “g” mes-mo) foi convidado para ser o secre-tário da equipe demarcatória. Acomissão de demarcação foi co-mandada pelo coronel engenheiroRufino Eneas Gustavo Galvão, futu-ro Visconde Maracaju.

O estabelecimento das novasfronteiras foi, na época, uma tarefamuito difícil e extremamente can-sativa e, para piorar a situação,havia grande escassez de manti-

mentos para alimentar os demarca-dores e seus homens. O espertoThomáz Larangeira viu nessa penú-ria uma oportunidade para imple-mentar um negócio altamente ren-tável: o fornecimento de comida.

Pediu dispensa de sua funçãojunto à Comissão Mista de Limitese passou a ser fornecedor de víve-res para a mesma. Fez um excelen-te negócio. Foi nessas andançasatrás de produtos alimentícios queele descobriu os imensos ervaisnativos no atual Estado do MatoGrosso do Sul, nas bacias dos rios

Amambai, Ivinhema e Iguatemi.Com a gigantesca fartura verde

à frente dos olhos e inexplorada,Thomáz Larangeira requereu e ob-teve do Governo Imperial, pelo de-creto nº 8.799, de 09 de novembrode 1882, uma concessão* para ex-plorá-la por dez anos.

* As sucessivas renovações da conces-são, em especial, já nos tempos da Repú-blica, ampliava as áreas de exploraçãodos ervais e monopolizava o negócio nasmãos do poderoso Thomáz Larangeira.Por exemplo, em 1895, a área de arren-damento foi estendida a mais de cinco

milhões de hectares.As autorizações eram intermediadas

por políticos mato-grossenses influentes,como os irmãos Joaquim e Manuel JoséMurtinho, e o general Antonio Maria Coe-lho. Elas aconteceram sem interrupção até1943. Cada nova renovação envolvia nego-ciatas e acertos. A família Coelho aindahoje é de forte influência na política dosdois Mato Grosso.

Alguns processos de renovação con-cessionária foram bastante conturbados.Em 1916, por exemplo, o governador doMato Grosso, Albuquerque Caetano, per-deu o cargo porque fez “corpo mole” emrenovar a concessão ao grupo empresa-rial ervateiro. O episódio ficou conhecido

como “Caetanada”.

EXPLORAÇÃODOS ERVAIS

Decidido a fazer andar o negó-cio de industrializar a erva-mate, oarrojado Thomáz Larangeira criou aCompanhia Mate Larangeira, comsede na cidade de Concepción , noParaguai. Sem pessoal local comconhecimento no processamento dafolha da Ilex paraguaiensis, como éconhecido cientificamente o pé deervateiro, Larangeira viajou ao RioGrande do Sul e de lá trouxe váriasfamílias com habilidades no mane-jo e industrialização da erva.

A planta foi descrita para a Ciên-cia pelo botânico francês AugustinFrançois César Prouvençal de Saint-

Poesia Anotada

Francis de Croisset

1877 - 1937 - dramaturgo francês

NÃO SINTO NADA MAIS OU MENOS

- Das Vias Curitibanas -

Reprodução

Domingos Pellegrini.................................................

ca

ntu

- r

ep

rod

uçã

o

FELICIDADEFAMILIAR

José “Pepe” Mujica,

presidente uruguaio indicando o itembásico de seu governo, em entrevista à

imprensa de Montevideo.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Hilaire ( 1779-1853).Com mercado garantido e pro-

missor no Sul do Brasil e na regiãodo Prata, a Companhia Mate Laran-geira evoluiu rapidamente e empouco tempo tornou-se uma dasmaiores fornecedoras de erva-matepré-processada.

A prosperidade da empresaervateira logo despertou o interes-se da família Murtinho, de enormeprestígio econômico e proprietáriada portentosa Fazenda Três Barras,localizada dentro da imensidão doservais. Não demorou muito para osMurtinho adquirirem ações da MateLarangeira, tornando-se majoritá-rios com 97% das ações.

Como principais donos da com-panhia, a família Murtinho mudoua sede da cidade de Concepciónpara a Fazenda Três Barras, ondetoda a administração, manipula-ção e industrialização da erva-matepassaram a ser feitos. Os lucroscresciam vertiginosamente e asexportações não paravam de seampliar. A Mate Larangeira tinhamais de quatro mil agentes espa-lhados no continente americano eEuropa para cuidar da venda daerva-mate por ela produzida. Issocomprova a grandeza alcançadapelo empreendimento.

(Segue na próxima coluna)

1949 - ... - escritor e poetalondrinense

80% dos coletores de erva-mate da Mate Larangeira eram paraguaios e outra

parte formada por índios guaranis e kaiowás. Alheia ao dinheiro e às lutas de

poder, era essa gente que realmente fazia o crescimento da companhia

Gabriel García Márquez

1927-17.04.2014 - escritor colombiano------------------------------------------------------------

Page 5: 04 25 2014

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 GERAL

PT desiste, mas Senado contestará liminar do STF sobre CPIEntretanto, agremiação não desistiu da ideia de investigar contratos com suspeitasde irregularidades em governos estaduais comandados por partidos de oposição

CASO PASADENA

O líder do PT no Senado,Humberto Costa (PE), anunciouna tarde de ontem (24) que seupartido não vai recorrer da de-cisão liminar da ministra doSupremo Tribunal Federal(STF), Rosa Weber, que deter-minou a instalação de uma Co-missão Parlamentar de Inqué-rito (CPI) restrita a fatos envol-vendo a Petrobras, principal-mente a compra da refinaria daPasadena (EUA).

O partido havia anuncia-do mais cedo que iria contes-tar judicialmente a decisão.Agora, somente o presidentedo Senado, Renan Calheiros(PMDB-AL), deve recorrer aoplenário do STF contra a ins-talação da CPI exclusiva daPetrobras na Casa.

A manifestação da ministrafoi anunciada na noite de quar-ta-feira (23) e respondeu às limi-nares solicitadas tanto pelos go-vernistas quanto pela oposição.“Quero anunciar aqui o nossorespeito ao entendimento da mi-nistra Rosa Weber e a decisão dabancada do PT, tomada apósuma reunião que fizemos agorahá pouco, para a qual também

consultamos alguns senadoresque estavam ausentes, de nãorecorrer da liminar ao plenáriodo STF, tendo em vista o man-dado de segurança apresenta-do pela senadora Ana Rita (PT-ES)”, anunciou o líder petistaHumberto Costa sobre a desis-tência de recorrer.

O mandado de segurançaapresentado por Ana Rita ques-tionava no Supremo o pedidode CPI apresentado pela oposi-ção para investigar contratossuspeitos de irregularidades naPetrobras. A senadora alegavaque, embora tratassem de umamesma empresa, os fatos nãoeram relacionados entre si, oque tornaria a CPI inconstituci-onal e antirregimental. Mas,com a decisão da ministra de-terminando que a CPI da oposi-ção poderá ser instalada, a teseda petista foi vencida.

O líder Humberto Costa dis-se que a decisão de não recorrerda decisão liminar ao plenáriodo Supremo tem como objetivo“fazer andar mais rápido o pro-cesso de instalação da CPI” egarantiu que a intenção do gru-po governista não é evitar a

investigação sobre a compa-nhia petroleira que tem a Uniãocomo maior acionista. “Quere-mos investigar tudo e todos.Não haverá rigorosamentenada nem ninguém que deixa-remos de fora no que diz respei-to a essas denúncias que envol-vem a Petrobras”, disse.

Entretanto, ele deixou claroque o PT não desistiu da ideia deinvestigar no Congresso Nacio-nal contratos com suspeitas deirregularidades em governos es-taduais comandados por parti-dos de oposição. A base gover-nista tentou apresentar um pe-dido de CPI da Petrobras queampliava o escopo de investiga-ção para os contratos de cons-trução do metrô de São Paulo e doPorto de Suape, em Pernambuco.O argumento é que recursos fe-derais foram utilizados nasobras que agora estão sob sus-peita de corrupção. Os dois te-

mas atingem o senador AécioNeves (PSDB-MG) e o ex-gover-nador de Pernambuco EduardoCampos (PSB), prováveis adver-sários da presidenta Dilma Rous-seff (PT) nas eleições de outubro.

OUTRA CPIOs petistas vão começar a

coletar assinaturas para insta-lar outra CPI no Congresso parainvestigar a Alstom e o cartel doMetrô em São Paulo, numa res-posta direta ao PSDB. “Se a opo-sição pensa que vamos deixar delado outras suspeitas, estão en-ganados. Já temos assinaturaspara a CPI da Alstom na Câma-ra e vamos começar a coletar asassinaturas no Senado”, disseHumberto Costa. O senador, noentanto, defendeu a posição doSenado de recorrer da decisãoda ministra Rosa Weber paragarantir a “independência e aautonomia entre os Poderes”.

Brasil terá em2014 umatelevisão porhabitante, diz FGV

A Copa do Mundo representa-rá o impulso que faltava para omercado de televisão no Brasil atin-gir a média de um aparelho porhabitante. Atualmente, 97% dapopulação têm uma TV, médiaacima da mundial, de 72%, deacordo com dados da 25ª PesquisaAnual Sobre o Uso de Tecnologiada Informação (TI), divulgada on-tem (24) pela Fundação GetulioVargas (FGV). “O Brasil vai che-gar a uma televisão por habitanteneste ano. Estamos muito perto do‘um pra um'’e vamos ter um im-pulso nas vendas neste ano porcausa da Copa do Mundo”, afir-mou o professor Fernando Meire-lles, coordenador da pesquisa.

O levantamento também mos-trou que o Brasil superou os Esta-dos Unidos no quesito de quantida-de de telefones (fixos e celulares) porhabitante. Aqui o índice é de 158%(mais de três a cada dois habitan-tes), ante 156% nos Estados Uni-dos e 115% na média mundial.Segundo Meirelles, a explicaçãopara isso estaria na popularizaçãodos aparelhos entre a populaçãomais pobre, que ganhou poder decompra nos últimos anos, associa-do à preferência de boa parte dosconsumidores em deter mais de umaparelho com planos de operadoresdiferentes para combinar tarifasmais baixas nas chamadas.

No caso dos computadores(segmento que inclui desktops,notebooks e tablets) a perspectivaé de um aparelho por habitante noBrasil em 2016. Atualmente, 67%da população brasileira detêm umcomputador, percentual abaixo damédia mundial, de 72%. Em2014, as vendas devem crescer10%, ante 19% em 2013.

Segundo Meirelles, essa desa-celeração é natural tendo em vista ogrande número de vendas e de apa-relhos que entraram em uso nosanos anteriores. “Crescimento de10% é bastante grande consideran-do o número alto de 2013 e a situ-ação macroeconômica nebulosa quetemos pela frente”, disse. O desta-que serão as vendas de tablets, cres-cendo em ritmo acima de notebookse desktops. Em 2012, as vendas detablets foram de três milhões, e em2013, de oito milhões.

Consumidor sofre tentativa de golpea cada 17 segundos, diz SerasaEm março, a cada 17 segun-

dos houve uma tentativa degolpe financeiro com o uso deidentidade falsa, segundo o In-dicador Serasa Experian deTentativas de Fraudes-Consu-midor. Foram feitas 155.399operações do gênero, o que re-presenta 1,6% a mais do que emfevereiro. No trimestre, as ten-tativas cresceram 2,4% e, nacomparação entre março desteano e igual mês do ano passado,foi constatada queda de 4,5%.

O setor de telefonia foi omais visado pelos golpistascom 59.255 tentativas ou38,1% do total. Essa parcela éligeiramente inferior à regis-trada em março de 2013(38,7%). Em serviços (constru-toras, imobiliárias, segurado-ras, salões de beleza, pacotesturísticos), os golpistas arris-caram lesar os consumidores49.768 vezes ou 32 % do total,crescimento de 0,07% em rela-ção ao ano passado.

Em terceira posição, está osegmento bancário, com30.829 ações ou 19,8% do total.Em 2013, foram registrados

18,9% no mesmo mês. No va-rejo, ocorreram 12.883 tenta-tivas, o equivalente a 8,3% dasinvestidas. No ano passado, opercentual ficou em 8,1%.

De acordo com o Serasa Ex-perian, os criminosos costu-mam roubar os dados pessoaispor meio de cadastros na inter-net feitos por pessoas que for-necem as informações sem ve-rificar a idoneidade e a segu-rança dos sites. Eles tambémusam a estratégia de comprartelefone para ter um endereço ecomprovar residência. Assimconseguem abrir contas embancos, ter acesso a talões decheque, cartões de crédito e em-préstimos bancários em nomede outras pessoas.

As principais tentativas defraude são: emissão de cartõesde crédito - em que o golpistasolicita um cartão de créditocom identidade falsa e deixa aconta para a vítima que teve osdados roubados -, financia-mento de eletrônicos, comprade celulares, abertura de contabancária, compra de automó-veis e abertura de empresas.

Transporte aéreo atinge a maiortaxa de ocupação em um mês de março

Em março, 6,3 milhões de pas-sageiros utilizaram o transporteaéreo, número 3,4% acima deigual período em 2013. A taxa deocupação foi a mais elevada paraum mês de março, segundo aAssociação Brasileira das Empre-sas Aéreas (Abear). A oferta devoos caiu 0,6% porque “perma-nece disciplinada em razão docenário de custos elevados queperdura desde 2011”, informa aassociação.

A taxa de ocupação dos voosficou em 79,6%, em março, comaumento de 5,2%, e o total de pas-

sageiros transportados foi 7,3%maior do que em igual período de2013. A TAM mantém a liderançacom 38,9% do mercado domésti-co, seguida pela Gol (36,2%), Azul(16,5%) e Avianca (8,4%).

As duas empresas que voampara fora do país, Gol e TAM,transportaram 395 mil passagei-ros em voos internacionais, emmarço, com alta de 2% e taxa deocupação em 80,1%. No acumula-do do ano até março, 1,1 milhãode passageiros foram transpor-tados, número, 4,3% inferior aigual período de 2013.

Page 6: 04 25 2014

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

PARANÁ

TC multa ex-presidentedo IAP em R$ 13,2 milhõesValor é cobrado de Vitor Hugo Burko por negligência na cobrança

de dívidas. Ele vê a acusação como uma questão política

O Tribunal de Contas do Pa-raná (TC-PR) condenou o ex-pre-sidente do Instituto Ambientaldo Paraná (IAP), Vitor HugoBurko, pela negligência na exe-cução judicial de dívidas ativas,que somam cerca de R$ 132 mi-lhões. O tribunal entendeu queBurko não teria se empenhadona cobrança de dívidas. Pelaacusação, o ex-presidente doIAP recebeu duas multas quesomam R$ 13,2 milhões, 10% dovalor do dano causado.

De acordo com o TC, a faltade contabilização e de posteriorcobrança de sanções aplicadaspelo órgão entre dezembro de2004 e março de 2009 levou àprescrição de créditos e inviabi-lizou o correto reparo dos danosambientais causados por infra-tores, em todo o estado.

Para Burko, a acusação refle-te uma questão política. O ex-presidente do IAP entende osquestionamentos levantadospelo TC como uma resposta a

denúncia feita por ele, em 2002,da existência de uma funcioná-ria fantasma na Assembleia Le-gislativa do Paraná (Alep). “Mi-nha gestão no IAP foi reconheci-da pela eficiência e pela transpa-rência. Criei, há época, uma es-pécie de comissão para levantartodos os processos que estavamparados e determinar a cobran-ça do que fosse possível. Fui con-denado agora por ter chamado aAssembleia de ‘castelo mal-as-sombrado’, por ter ofendido ahonra da Casa naquela ocasião”,afirma. Há época da acusação, aAlep era presidida por HermasBrandão, que até junho de 2013era conselheiro do TC.

Procurado, o conselheiro apo-sentado Hermas Brandão afirmaque Burko está equivocado nasua compreensão dos fatos. “Nãohá essa relação que ele aponta.Acredito que o TC tomou as açõesque deveria e que cada um preci-sa responder pelos seus atos”,comenta. Hermas Brandão conta

que já moveu ação na Justiçacontra Vitor Hugo Burko.

O Tribunal de Contas foi pro-curado para comentar a respostade Burko, mas não havia se pro-nunciado até a noite de ontem.

PROCESSOO processo contra Vitor Hugo

Burko foi instaurado a partir deComunicação de Irregularidaderealizada em 2010 pela 3ª Inspe-toria de Controle Externo do Tri-bunal, então responsável pela fis-calização do IAP.

Na ocasião, os técnicos apon-taram que o órgão ambientalpossuía o montante de dívidasinscrito, mas não mantinha a con-ta contábil "Dívida Ativa" para aescrituração desses créditos,conforme estabelece o Artigo 39da Lei 4.320/64, que regulamentaa contabilidade pública brasilei-ra. Esse fato impossibilitou a co-brança dos créditos, que pres-crevem em cinco anos, contadosa partir da ocorrência do dano.

Dilma diz que criará 2ª etapa doPronatec após cumprir meta de matrículas

A presidenta Dilma Rousseffanunciou que criará a segundaetapa do Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico e Em-prego (Pronatec) no final do ano,quando for cumprida a meta dematrículas. “Temos certeza de queantes do fim do ano a gente vai tercumprido os oito milhões (de ma-trículas). Aí vamos criar o Pronatec2”, declarou, durante formatura dealunos do programa em Cuiabá.

Segundo Dilma, o programachegou a 6,8 milhões de matrícu-las. “Como qualquer coisa navida, a gente quando conquista

uma parte quer outra. O governotambém tem de olhar para o fu-turo e querer mais. Não há paísdesenvolvido que possa crescer,ficar cada vez mais rico se nãotiver cidadãos formados na áreatécnica”, declarou a presidenta,após dizer que o Brasil está nafase de “dar outro salto” e “se-guir mais longe”.

Dilma destacou ainda que,além da variedade de cursos edos parceiros de qualidade, comoentidades do Sistema S (Senai,Senac, Senar e Senat) e os institu-tos federais, o programa tem um

“fator importantíssimo” que é agratuidade, inexistente nos cur-sos técnicos até então. “Com issoa gente não discrimina ninguém.Todos os brasileiros de todas asidades têm acesso aos cursos.Para isso, o governo federal colo-cou R$ 14 bilhões”, destacou.

Criado em 2011, o Pronatec visaa expandir e interiorizar a educa-ção profissional e tecnológica. Nodiscurso, Dilma disse também queo governo federal não podia inves-tir em educação técnica até 2005,quando foi enviado projeto ao Con-gresso propondo a modificação.

Meses difíceis à frenteSão inacreditáveis as confusões em que o atual governo da presiden-

te Dilma se envolve, por conta de trapalhadas de sua equipe. A cada

problema surgido e mal resolvido, em seguida vem outra situação ainda

mais problemática. Como a que enfrentará agora em função da solução

simplista de 2013, para as dificuldades da indústria automobilística. A

suspensão do IPI aumentou a venda de carros e caminhões, num

cenário já saturado pelos poucos investimentos nas infraestruturas

viárias. E ainda anunciam mais montadoras por aqui! Uma imprevidên-

cia! Do mesmo modo, a supressão do IPI temporário sobre a “linha

branca” representou um aumento expressivo no consumo de energia,

num país que já convivia com dificuldades no setor, tendo que se valer

das caras e poluentes termoelétricas para evitar apagões. Isso antes

mesmo de viver o drama representado pela natureza hostil, que fez

chover exageradamente onde não há tanta necessidade e produziu uma

estiagem fantástica que quase imobiliza a antes aparentemente

imbatível rede de usinas hidrelétricas (além de comprometer o abas-

tecimento de água nas cidades maiores); tão importante que o país se

dera ao luxo de criar dificuldades para as Pequenas Centrais Hidrelé-

tricas (PCHs), menos prejudiciais pelas pequenas áreas inundadas e

capazes de gerar, somadas, o volume de uma Itaipu. Além de não

priorizar novas formas de geração. Não contente, o governo anunciou

com o estrépito habitual a eleitoreira notícia da redução de preço da

energia. Visivelmente, como se viu mais à frente, num momento

inoportuno! O aumento de consumo, na contramão do combate à

inflação e de todos os problemas descritos, também estimulado pela

criação de crédito especial para mobiliar o Minha Casa. Tudo isso e mais

os problemas gerados pelas exigências da Fifa, cujo padrão cabe bem

em Dubai, não num país que ainda tem um pé no terceiro mundo. Vem

aí por conta disso as exigências que a cada dia se acentuam dos

servidores públicos de várias categorias, amparados também pela

pressão eleitoral. Vão ser meses complicados esses próximos!

Em choqueUma fala do irritadiço presidente do Atlético em relação ao Hospital

Pequeno Príncipe, captada pelo microfone da entrevista coletiva de terça-

feira (22), foi compensada pela delicadeza do craque Ronaldo Nazário de

Lima, em visita a uma torcedora do Corinthians, Fabiele Vitória Fortes, 12

anos, sua fã, internada no importante hospital infantil, fugindo ao roteiro

da comitiva que participou da comitiva de JérômeValcker.

Lugar erradoUma das características mar-

cantes dos poderes Legislativos é

legislarem sobre assuntos de

menor importância, reclamando

quando decisões fundamentais

que deveriam ter sido atacadas

são desviadas para decisão do

Judiciário. Caso de normas eleito-

rais, que caberiam numa reforma

do setor, sempre adiada. Ou como

ainda agora, com o presidente do

Senado presente como o da Câma-

ra, em impulso de religiosidade

antes desconhecido em ambos,

deslocando-se para Roma a uma

solenidade que caberia a repre-

sentação religiosa do país, quan-

do a decisão da ministra Rosa

Weber é anunciada. De lá anuncia

seu descontentamento e as medi-

das que tomará ao regresso. Deci-

são que não teve coragem de to-

mar quando em suas mãos.

Entendimentodifícil

As dificuldades vividas pelo

Governo do Paraná, em relação

às folhas de pagamento que ins-

trumentalizaram a oposição nas

críticas pela não obtenção dos

empréstimos anteriormente, são

as mesmas que vive, com dificul-

dades para atender às exigênci-

as de categorias funcionais

como o magistério, incitados

pelos sindicatos das categorias,

estes quase sempre vinculados

ao PT. As greves de agora poderão

ser creditadas aos mesmos que

antes apontavam o erro do gover-

no no cumprimento da Lei de

Responsabilidade Fiscal.

Pressão perigosaA pressão do presidente do

PT, Rui Falcão, pela renúncia de

André Vargas ao mandato au-

menta a irritação do parlamen-

tar paranaense com parcelas do

partido. Num momento sensí-

vel em que a CPI da Petrobras é

acatada liminarmente pela mi-

nistra Rosa Weber; em que o ex-

presidentes da atual presidente

da empresa são convocados a

novos depoimentos; a Justiça

Federal do Paraná abre proces-

so contra o doleiro Alberto Yous-

seff, com íntimas ligações com

ex-diretores da empresa que ain-

da podem ser processados, mais

um companheiro bem informa-

do descontente é o que menos

o partido precisa agora.

Supremo absolve Collor deacusação de desvio de dinheiro

O Supremo Tribunal Federal (STF)absolveu ontem (24) o senador Fer-nando Collor (PTB-AL), acusado peloMinistério Público Federal (MPF) dedesvio de verbas públicas. A acusa-ção refere-se ao período em que Collorfoi presidente da República, entre 1991e 1992, ano do impeachment que de-terminou o final do seu governo. Pormaioria de votos, os ministros segui-ram voto da relatora da ação penal,Cármen Lúcia. Segundo a ministra,faltam provas que demonstrem a par-ticipação de Collor nos supostos des-vios de verbas de publicidade.

De acordo com denúncia apresen-tada pelo MPF, foi instaurado no gover-no do ex-presidente Collor “um esque-

ma de corrupção e distribuição de benes-ses com dinheiro público” por meio decontratos de publicidade. Segundo o ór-gão, o esquema envolvia o ex-presiden-te, o secretário particular da Presidência,Osvaldo Mero Sales, e empresários.

Os procuradores relatam que oesquema consistia no pagamento depropina de empresários aos agentespúblicos para que eles saíssem ven-cedores em licitações de contratos depublicidade e propaganda com o go-verno. De acordo com o MPF, o dinheiroera depositado em contas bancáriasem nome de laranjas.

Durante o julgamento, a vice-pro-curadora da República, Ela Wiecko,pediu a condenação de Collor com

base na Teoria do Domínio do Fato,argumentação usada pelo MinistérioPúblico para condenar o ex-ministroda Casa Civil José Dirceu na AçãoPenal 470, o processo do mensalão.

Segundo a procuradora, as pro-vas confirmam que Collor tinha co-nhecimento dos desvios, porque osistema de publicidade do governoera centralizado na Presidência daRepública. Ela Wiecko lamentou aabsolvição. “E triste não só para oMinistério Público, mas para a socie-dade. Se há um reconhecimento deque houve uso de (contas) fantas-mas, que as licitações foram frauda-das, em um passe de mágica, tudoisso acabe em absolvição”, afirmou.

Page 7: 04 25 2014

O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 ESTADO

Cai adesão de escolas à greve do sindicato dos professoresSegundo Secretaria de Estado de Educação, apenas 15,92% das 2.149 escolas

estaduais paralisaram totalmente as atividades ontem (24)

PARANÁ

Levantamento feito pelos32 Núcleos Regionais de Edu-cação do Paraná mostra queapenas 15,92% das 2.149 esco-las estaduais paralisaram to-talmente as atividades ontem(24). Cerca de 24% dos colégi-os funcionaram normalmen-te, enquanto 60,1% das uni-dades da rede estadual tive-ram atendimento parcial.

Os números mostram quea adesão total está caindo, commais escolas funcionandoparcialmente. Os professoresque não aderiram à paralisa-ção e estão trabalhando comos alunos não precisam re-por os dias letivos. Em al-guns casos, os professores

poderão estabelecer propos-tas apenas para os conteúdoscurriculares.

A Secretaria da Educaçãoexplica que as escolas estadu-ais devem ficar abertas parareceber os alunos. Os pro-fessores que não aderirem àparalisação organizada pelosindicato da categoria preci-sam ter condições de traba-lhar normalmente, indepen-dente do número de alunospresentes, para que possa serconsiderada a carga horáriaofertada ao aluno e cumpri-da pelo professor.

Ontem os Núcleos Regio-nais de Educação receberamnovos relatos sobre professo-

res que queriam trabalhar eforam impedidos de entrar noscolégios por manifestantes. Oscasos serão apurados pelasouvidorias dos núcleos.

A secretaria orienta ospais a procurarem os direto-res das escolas para sabercomo está a organização daunidade em função da greve.Caso não haja aula, os res-ponsáveis pelos alunos de-vem ser informados quandoserá feita a reposição doshorários perdidos, um direi-to dos alunos.

REUNIÃOO governador Beto Richa

recebeu na quarta-feira (23),

no Palácio Iguaçu, repre-sentantes do sindicato deprofessores da rede estadu-al e disse que o Governo doEstado fará tudo que esti-ver ao seu alcance para aten-der as reivindicações da ca-tegoria. “Sabemos da im-portância da educação paraa sociedade, e ela continua-rá sendo tratada com prio-ridade, como sempre foi des-de o início do nosso gover-no”, destacou. “Avançamose estamos construindo jun-tos soluções que atendamas duas partes, governo eprofessores”, completou osecretário da Educação, Pau-lo Schmidt.

Primeiroemplacamentoregistraqueda de 4,5%no Paraná

O número de primeiro em-placamento de veículos regis-trou queda de 4,5% no Paranáno primeiro trimestre de 2014,em comparação com o mesmoperíodo do ano passado. Dadosdo Departamento de Trânsitodo Paraná (Detran) revelam quede janeiro a março 81.826 no-vos veículos foram emplacados.No primeiro trimestre de 2013foram 85.722 cadastrados.

“Este indicador é um termô-metro do mercado de carros no-vos no país. Com o fim da redu-ção de Imposto sobre ProdutosIndustrializados (IPI) a vendade veículos zero quilômetrocaiu”, explica o diretor-geral doDetran, Marcos Traad.

O número de emplacamen-tos de carros registrou queda de3%. O emplacamento de motosfoi 12% menor que no ano pas-sado e o de caminhões registrouredução de 14%. Em contra-partida, o número de caminho-netes novas emplacadas no Pa-raná aumentou 2% ante ao pri-meiro trimestre de 2013.

Os números paranaensesacompanham a tendência na-cional. Dados da FederaçãoNacional de Veículos Auto-motores (Fenabrave) revelamque em todo país 1.226.816veículos foram emplacados nostrês primeiros meses de 2014.Em relação ao mesmo períodode 2013, a queda apresentada éde 0,5%.

CIDADES

Do 81.826 novos emplaca-mentos no Paraná, 70% foramfeitos nos municípios do interi-or e 30% na Capital. Curitibaregistrou queda acima da mé-dia do Estado, com redução de7% no número de emplaca-mentos de janeiro a março, nacomparação ao primeiro trimes-tre de 2013.

Secretaria da Educação exigirá cumprimento dos 200 dias letivosA Secretaria Estadual da

Educação orienta as escolasestaduais que aderiram à pa-ralisação a já pensarem nocalendário de reposição paragarantir o cumprimento daLei de Diretrizes e Bases daEducação - LDB (9.394/96).A lei determina, no mínimo,200 dias letivos distribuídos

em, no mínimo, 800 horas.A reposição do dia precisaser com a presença do alunona escola.

“Estamos reforçando queo direito à paralisação nãodeve ferir o direito dos nos-sos alunos em relação aonúmero mínimo de dias leti-vos que estão previstos na

legislação”, afirmou o secre-tário estadual da Educação,Paulo Schmidt.

A reposição apenas de con-teúdo para os alunos, comatividades de pesquisa, porexemplo, não conta como dialetivo, mas atividade paracumprir o currículo. As es-colas não podem utilizar os

mesmos dias já previstos nocalendário escolar.

Mesmo que implique emuma defasagem entre o anoletivo e o ano civil, a reposiçãodos dias letivos deve ser ga-rantida. Assim, pode-se avali-ar o uso de feriados, recesso,sábados e domingos para setrabalhar com os alunos.

Estado lança concurso público para contratar educadores sociaisO Governo do Estado

lançou o edital de concursopúblico que abre 411 vagaspara o cargo de agente deexecução, na função de edu-cador social. Os candidatosaprovados serão contrata-dos para trabalhar nas uni-dades socioeducativas daSecretaria da Família e De-senvolvimento Social . Oedital foi lançado na quar-

ta-feira (23).As inscrições poderão ser

feitas até o dia 12 de maio, so-mente pela internet, no endere-ço eletrônico www.cops.uel.br,onde há um link (http://www.cops.uel.br/concursos/158_seap_educador_social/edital_074_2014.pdf) com o for-mulário que deve ser preenchi-do pelo candidato.

O valor da taxa de inscri-

ção é de R$ 100 e deverá serpago até o dia 13 de maio, emqualquer agência credencia-da. O concurso será executa-do pela Coordenadoria deProcessos Seletivos da Uni-versidade Estadual de Lon-drina - Cops/UEL.

Para concorrer os candi-datos precisam ter o EnsinoMédio completo e a CarteiraNacional de Habilitação

(CNH), na categoria B, váli-da e sem restrições.

De acordo com o edital, aprova objetiva será realiza-da no dia 08 de junho desteano, em Cascavel, CuritibaLondrina. Além da avalia-ção de conhecimentos, oscandidatos passarão por pro-vas de aptidão física, visitatécnica, avaliações psicoló-gica e médica.

Governo envia para Assembleia proposta defusão da Secretaria de Governo e Casa Civil

O governador Beto Richaencaminhou nesta semana àAssembleia Legislativa do Pa-raná mensagem e anteprojetode lei propondo a fusão da Se-cretaria Estadual de Governoà Casa Civil. Com isso, o Go-verno do Paraná passa a ter 19secretarias de Estado.

“O governador dá prosse-guimento às medidas adminis-

trativas para garantir o enxuga-mento da máquina pública”, dis-se Cezar Silvestri, que atualmen-te acumula os cargos de secretá-rio estadual de Governo e secre-tário chefe da Casa Civil. “En-quanto outros Estados e o gover-no federal criam cada vez maiscargos, o Paraná, em uma medi-da exemplar, já extinguiu mais demil cargos e fez a fusão de secre-

tarias, garantido uma estruturaenxuta e eficaz”, destacou.

Com a fusão, Silvestri conti-nuará respondendo pela chefiada Casa Civil. “A Casa Civil éuma secretaria chave dentro daestrutura do Estado. Só tenho queagradecer ao governador BetoRicha pela confiança e não medi-rei esforços para dar continuida-de ao excelente trabalho que vi-

nha sendo feito pelo ex-minis-tro e deputado federal ReinholdStephanes”, completou.

A mensagem deverá serlida pela Assembleia no inícioda próxima semana, depoisirá para discussão e aprova-ção na Comissão de Consti-tuição e Justiça e posterior-mente segue para a votaçãoem Plenário.

Page 8: 04 25 2014

08 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Municípios contarão com financiamento para eliminar lixõesFomento Paraná vai financiar a elaboração de projetos de aterros sanitários e outras soluções.

Os recursos são de uma linha disponibilizada pela Agência Francesa de Desenvolvimento

GESTÃO DE RESÍDUOS

A Fomento Paraná - insti-tuição financeira de desen-volvimento pertencente aoGoverno do Estado - vai fi-nanciar a elaboração de pro-jetos de aterros sanitários eoutras soluções para gestãode resíduos sólidos nos mu-nicípios. Os recursos são deuma linha de financiamentodisponibilizada pela AgênciaFrancesa de Desenvolvimen-to (AFD). A medida é umasolução para que os municí-pios paranaenses possamcumprir a Política Nacionalde Resíduos Sólidos, que de-termina o fim dos lixões até03 de agosto de 2014.

“Além de financiar a exe-cução das obras, a FomentoParaná concordou em incluirno financiamento o custo daelaboração do projeto, o quevai facilitar muito a vida dosprefeitos que precisam aten-der à legislação”, explica osecretário estadual do MeioAmbiente e Recursos Hídri-

Medida é uma solução para que os municípios paranaenses possam cumprir a Política Nacional

de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões até 03 de agosto de 2014

Divulgação

cos, Antonio Caetano de Pau-la Júnior. “O Governo doParaná está apoiando os mu-nicípios para resolvermos estaquestão de gerenciar o resí-duo urbano”, completa.

Para ajudar os municípiosa eliminar os lixões, a Secre-taria do Meio Ambiente estáestimulando a organizaçãode consórcios intermunici-pais para partilhar a soluçãodos problemas. Atualmente,161 cidades estão formandoconsórcios para gerencia-mento dos resíduos sólidos.“A Agência Francesa abriuuma linha de financiamento,por meio da Fomento Para-ná, para financiar projetospúblicos e privados de gestãode resíduos sólidos, mas osprefeitos precisam manifestaro interesse porque o prazoestá correndo e acaba em 03 deagosto”, alerta o coordena-dor do Comitê Gestor do Pro-grama Paraná Sem Lixões,Laerty Dudas.

As tratativas com a Agên-cia Francesa de Desenvolvi-mento para obter a linha definanciamento estão em an-damento desde agosto de 2013.Uma missão da AFD virá aoParaná em maio, quando de-vem ser apresentados os pedi-dos de financiamento. “Comoos projetos são muito deta-lhados, complexos e caros, oque demanda muito tempo e

recursos, neste primeiro mo-mento vamos solicitar à Agên-cia o financiamento para ela-boração dos projetos propri-amente ditos”, explica Do-mingos Portilho, do Escritó-rio de Projetos da FomentoParaná.

A linha de crédito abertapela Agência Francesa é deaproximadamente R$ 140 mi-lhões. Portilho explica que a

instituição financeira está atu-ando como facilitadora e cap-tando recursos de baixo cus-to para apoiar os municípios,mas é preciso que os gesto-res tomem a iniciativa. “Pre-cisamos acabar com esse dra-ma que é a questão dos li-xões a céu aberto e estamosdiante de uma excelente opor-tunidade, que precisa seraproveitada”, diz.

Page 9: 04 25 2014

O PRESENTE | 09GERALSEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

ASSOCIATIVISMO

Carlos Henrique Rasente toma posse hoje na AcimeGestão do empresário, além de prever a continuidade dos projetos na entidade,

vai priorizar o aumento do número de associados

Carlos Henrique Rasente éengenheiro civil, tem 32 anos eestá na diretoria executiva daAssociação Comercial e Empre-sarial de Medianeira (Acime)há dois anos e meio, sendo vice-presidente na gestão de Ricar-do Humberto Zadinello.

Hoje (25), na sede social doClube União Medianeirense, a

partir das 19h30, ele será em-possado presidente da entida-de, em solenidade que será se-guida de jantar festivo paramembros da diretoria, associ-ados e convidados.

A Associação Comercial temvários projetos em andamentoe outros para serem implanta-dos no decorrer da gestão de

dois anos, a ser cumprida porRasente. Entre eles está a im-plantação de acessibilidade noprédio próprio da entidade,inaugurado em 1996, quando alegislação era outra. Outra açãoa ser desenvolvida, segundo aassessoria do empresário, seráa busca de novos associadospara a Acime, que hoje conta

com 612 cadastrados, mas tempotencialidade para ultrapassa700 empresários. “Vamos visi-tá-los e mostrar que o associati-vismo é importante para o cres-cimento”, afirma o novo presi-dente da Acime.

Uma das bandeiras da enti-dade, o projeto Vote Certo, vai

ter continuidade na gestão deRasente, que vai agregar tam-bém o fortalecimento do Con-selho de Desenvolvimento Eco-nômico de Medianeira (Codem)e a busca pela implantação deuma escola do Serviço Nacio-nal de Aprendizado Industrial(Senai) no município.

Divulgação

Engenheiro Carlos

Henrique Rasente

assume a

presidência da

Acime

por dois anos:

“Vamos visitar os

empresários e

mostrar que o

associativismo é

importante para o

crescimento”

Page 10: 04 25 2014

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Lideranças e empresáriosdiscutem viabilidade de cursos

Objetivo é levar em conta as necessidades do mercadode trabalho da região. Obras da Escola Técnica

devem ser concluídas ainda neste ano

MEDIANEIRA

Divulgação

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Ag. Câmara Deputados(@AgenciaCamara)

Comissão do Plano Nacional de Educação aprova inclusão do ProUnie do Fies nos recursos para o setor.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Inflação pode romper a meta em 2015.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Partidos de centro-esquerda se aliam contra Cristina Kirchner.

Auditoria mostra que US$ 10 milhões saíram de conta de Pasadenaapenas com autorização verbal.

Cameron Diaz conta que não usa desodorante há 20 anos.

UOL Celular (@UOLCelular)Josias: CPI da Petrobras é derrota que Dilma pediu para sofrer.

Lid. PSDB Senado (@LidPSDBsenado)Decisões anteriores fortalecem liminar de Rosa Weber, que garante

a CPI exclusiva da Petrobras.

Estadão (@Estadao)PT enquadra deputados que defendem permanência de Vargas.

Valcke muda a tática e mostra resignação com atrasos da Copa.

Lúcia Vânia (@Lucia_Vania)Senadora do PSDB-GO

Não podemos permitir que manobras tirem o foco de um assunto tãoimportante. Trata-se de um bem do povo brasileiro. #CPIdaPetrobras

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Maduro anuncia medidas para reativar economia venezuelana.

G1 Paraná (@g1parana)Governo e professores fazem nova tentativa para encerrar greve

no Paraná.

Governo do Paraná abre concurso para 411 vagas de educadorsocial.

UOL (@UOL)Após duas décadas, STF julga Collor por propina.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)“Acho que dá para reverter”, diz Muricy, após virada em Maceió.

Alê Youssef (@AleYoussef)Apresentador da GloboNews

Já falei, mas é bom repetir: esse doleiro picareta não é meu parente.Youssef é um nome árabe muito comum. Significa José em português.

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

Gente, hoje (ontem) é aniversário do Sarney. Mais um! Completou 600anos de Senado e 812 de vida!

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

PDT de Lupi e Osmar Dias flerta com Eduardo Campos no Paraná.

Fernando Rodrigues (@FR_BSB)Jornalista da Folha de S.Paulo

Ontem (quarta-feira), 23 de abril de 2014, o Brasil teve o MarcoCivil e a neutralidade da rede. Nos Estados Unidos, no mesmo dia, adecisão foi oposta.

Valor Econômico (@valor_economico)Dilma: há unanimidade no avanço histórico do marco da internet.

Câmbio afeta orçamento do turista brasileiro em 2014, diz TripAdvisor.

Encontro sobre o funciona-mento do Centro Estadual deEducação Profissional (Ceep), co-nhecido como Escola Técnica, emconstrução no Parque Indepen-dência e com previsão de térmi-no ainda este ano, foi realizadona quarta-feira (23) na Agênciado Trabalhador, conduzido pelocoordenador do Departamentode Educação e Trabalho, do Nú-cleo Regional de Educação de Fozdo Iguaçu, Marcio Cezar Diehl. Oobjetivo foi discutir as opções decursos mais viáveis para Medi-aneira, levando em conta as ne-cessidades do mercado de tra-

balho da região.Além da equipe da Agência

do Trabalhador, responsávelpor levantar a demanda local,participaram também o presi-dente da Associação Empresa-rial (Acime), Carlos HenriqueRasente, o diretor do campuslocal da UTFPR, Flávio Feix Pau-li, coordenadores do ColégioEstadual João Manoel Mondro-ne e empresários.

Conforme a vice-prefeita Del-cir Aléssio, estas discussões en-tre o Poder Público, as institui-ções de ensino e a iniciativa pri-vada são importantes para que

o novo Centro de Educação Pro-fissional possa oferecer cursosde interesse da região, para queos jovens formados tenhamemprego garantido ao se formar.

Após a reunião, foi realiza-da uma visita técnica à obra de6,5 mil metros quadrados. Anova unidade escolar terá salasde aula, laboratórios, bibliote-ca, cozinha, refeitório, anfitea-tro, banheiros, quadra esporti-va e bloco administrativo. Aprevisão é de que mais de 1,2mil alunos se beneficiem com oscursos profissionalizantes denível médio.

Lideranças e empresários querem que sejam ofertados cursos de interesse da região,

para que os jovens tenham emprego garantido ao se formar

Palestra busca conscientizarempresários de Entre Rios

A administração de Entre Riosdo Oeste, por intermédio da Se-cretaria de Indústria, Comércio,Turismo e Desenvolvimento Eco-nômico, e Comitê Gestor da LeiGeral realizaram, na última ter-ça-feira (22), na Câmara de Vere-adores, uma palestra sobre o tema“Como e porque participar de li-citação pública”, envolvendo mi-croempreendedores individuais.O objetivo foi a conscientizaçãodos empresários locais para a par-ticipação em licitações públicas.

De acordo com o facilitadorda palestra, consultor do Se-brae José Altair Schimmelfen-ning, as microempresas têm àdisposição um grande clienteque compra e paga, por isso pre-cisam estar preparados para

aproveitar as oportunidades.Segundo a secretária munici-

pal de Administração, Sirlei KistPontarolo, para o próximo mês

está prevista uma capacitaçãoem compras públicas para osservidores públicos e outra paraos fornecedores locais.

Patrícia Porto

Consultor do Sebrae, José Altair Schimmelfenning falou aos

microempreendedores sobre a importância de estarem

preparados para participar de licitações

Page 11: 04 25 2014

O PRESENTE | 11SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Equipamentos beneficiam produtores ruraisEvento marca entrega de implementos que vão garantir melhores resultados ao homem do campo

EM MARECHAL RONDON

Solenidade realizada on-tem (24), em frente à Prefeitu-ra de Marechal Cândido Ron-don, marcou a entrega deequipamentos para agricul-tores de comunidades domunicípio. Os grupos benefi-ciados são pertencentes às lo-calidades de Bom Jardim, Li-nha Concórdia, Boa Vista/SãoJosé do Guaçu, Esquina Gua-íra e Gruta/Vorá, que recebe-ram ensiladeiras, Linha Per-digão, que foi beneficiada comuma concha traseira para tra-tor, Linha Campo Sales, querecebeu um arado, e LinhaBandeirantes, que agora temà disposição um subsolador.

Os recursos de R$ 150 milpara a aquisição dos equipa-mentos são provenientes deemenda parlamentar do de-putado federal Assis do Cou-to, além de contrapartida domunicípio, por meio da Se-cretaria Municipal de Agri-cultura e Política Ambiental.

O secretário da pasta, Hi-lário Gauer, destacou que osgrupos foram selecionadospor meio de estudos realiza-dos nas comunidades, queconstataram as maiores ne-cessidades. “São grupos compequenas propriedades quedemandam destes equipa-mentos. Estamos muito con-tentes por poder oferecer issoa essas comunidades. Esta-mos fazendo o possível paraatender aos agricultores”,disse Gauer.

O vice-prefeito SilvestreCottica falou da importânciada união dos grupos para tra-balharem juntos. “A inten-ção é oferecer condições paraos agricultores produziremmais com menores custos. Ainiciativa de união por meiode grupos para receber osequipamentos é louvável, poisum colabora com o outro.Esperamos que todos utili-zem os equipamentos da me-lhor forma possível”, apon-tou Cottica.

O prefeito Moacir Froehli-ch ressaltou ser mais um diamuito relevante para o muni-cípio. “É mais um momentomuito importante para a ad-ministração municipal, porvemos os agricultores com sor-riso no rosto e animados porreceber esses benefícios. Comcerteza os equipamentos se-rão muito bem utilizados. Éuma ferramenta nova de tra-balho que vai ajudar no dia adia das propriedades. Estamossempre prontos e dispostos aajudar os agricultores do mu-nicípio”, pontuou.

BEM-VINDOS

A satisfação dos agriculto-res pertencentes aos gruposque foram contemplados este-ve evidente. Todos ressalta-ram que os equipamentos se-rão muito importantes no tra-balho das pequenas proprie-dades. Jonas Leocir Vorpagel,da Linha Guará, disse que a

ensiladeira chegou em boahora. “Nas próximas sema-nas já utilizaremos a máquinapara o corte de milho para asilagem. É um maquinário quetem uma demanda muito boa,

Autoridades e representantes dos grupos por ocasião da

assinatura do termo de comodato dos equipamentos

Giuliano De Luca/OP

Estudo aponta pronto atendimentocomo mais viável para Quatro Pontes

Aconteceu na terça-feira(22), na Casa da Cultura deQuatro Pontes, audiência pú-blica para apresentação de as-suntos relacionados à saúde,tais como análise dos demons-trativos financeiros do Depar-tamento de Saúde, projeto daunidade de pronto atendimen-to, além da apresentação daprofissional do programa MaisMédicos, destinada ao muni-

cípio, Ariagnys Ferrer.O principal assunto deba-

tido na oportunidade foi oestudo sobre a viabilidade daimplantação de um hospitalmunicipal ou de um prontoatendimento. O estudo foi fei-to por uma empresa especi-alizada, que considerou comomais viável a instalação deum pronto atendimento (salade estabilização), consideran-

do principalmente os custos ea estrutura necessária para ofuncionamento do mesmo.

O pronto atendimento su-gerido apresenta atendimentode 24 horas e todo o suportenecessário para realizar aten-dimentos básicos e encaminha-mentos de casos de urgência.

A audiência contou coma presença de autoridadesmunicipais.

Audiência pública para apresentação de assuntos relacionados à saúde aconteceu na Casa da Cultura

Divulgação

pois nossa região conta comvários produtores de leite”.

Edemilson Wolfahrt, daLinha Boa Vista, ampliou.“Agradecemos a todos pelobenefício. Recebemos uma en-

siladeira que com certeza seráum patrimônio muito bemcuidado por nós e que será degrande ajuda para as famíli-as. Era um maquinário bas-tante esperado”, declarou.

CONCENTRAÇÃO NA PRAÇAGiuliano De Luca/OP

Representantes do comando de greve, agentes educacionais e

professores visitaram ontem (24) O Presente para ratificar a decisão

de manter a greve nos colégios estaduais até que as negociações

não avancem. Eles aproveitaram para falar sobre algumas

reivindicações da categoria. Hoje (25) os professores e agentes de

educação rondonenses devem permanecer na Praça Willy Barth

para esclarecer à população os motivos da greve deflagrada.

Page 12: 04 25 2014

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EJA atende 450 estudantes em Marechal RondonAlterações namodalidade exigemformação de turmascom 20 alunos.Mudanças tambémpreveem mais aulascoletivas e menos aulasindividuais

A Secretaria da Educação doParaná promulgou no iní-cio do ano a instrução nor-

mativa nº 08/2013, com o objetivo deorganizar a oferta das disciplinaspara os cursos do Ensino Fundamen-tal fase 2 e Médio, na modalidade daEducação de Jovens e Adultos (EJA).Ocorre que algumas dessas altera-ções geraram insatisfação no setor eno último dia 31 de março entrou emvigor a instrução normativa 02/2014.

Conforme o coordenador da EJA noNúcleo Regional de Educação de Toledo(NRE), Isaias Gomes Corcino Filho, ainstrução 08 recebeu alguns questio-namentos com relação ao número dealunos em sala de aula, aulas distribu-ídas para os professores e na instrução02 não houve alterações tão relevantes.“A instrução 08 dizia que o aluno tinhaseis meses para retornar aos estudos ecom a nova instrução este período vol-ta a ser de dois anos”, comenta.

O fato, segundo ele, é que a instru-ção 08 veio para organizar as discipli-nas nos Ceebjas e colégios de EJA.“Havia turmas com quatro, seis ouoito alunos, e a instrução veio parareforçar que as turmas devem ser for-madas por no mínimo 20 alunos. Al-guns deles iriam terminar as discipli-nas e continuar fazendo outras, masa procura foi pequena”, explica, citan-do alguns dos motivos pelos quais asturmas devem ser coletivas.

Já a instrução 02, acrescenta, mu-dou o prazo para dois anos para queo aluno retorne à sala de aula, poisantes seria considerado aluno desis-tente. “A visão do Núcleo é de que ainstrução veio para ajudar no traba-lho pedagógico. Isto não significa queos alunos não terão oportunidades,pois os casos serão analisados con-forme as especificidades, e nenhumaluno deixará de ser atendido”, afir-ma Corcino Filho.

MARECHAL RONDONUma das instituições que oferta a

EJA em Marechal Cândido Rondon éo Colégio Estadual Paulo Freire, queconta com 450 estudantes na modali-dade e outros 400 no ensino regular(Fundamental é Médio). De acordocom a diretora Rachel Aprigio Ferrei-ra Reckers e com a diretora auxiliarAna Regina Schueigerti, há mais 311alunos matriculados nas Ações Pe-dagógicas Descentralizadas (Apeds)nos distritos rondonenses de Iguipo-rã, Margarida e Porto Mendes, bemcomo nos municípios de Entre Rios doOeste, Mercedes, Nova Santa Rosa,Pato Bragado e Quatro Pontes.

A instituição conta com cerca de100 profissionais, entre professores,direção, equipe pedagógica e funcio-nários. A EJA é aplicada em MarechalRondon desde 1997. No último dia 14foi iniciado o segundo período dematrículas, que segue aberto até o dia09 de maio; na sequência, o terceiroperíodo segue aberto entre os dias 07de julho e 1º de agosto, e para finalizarde 06 de outubro a 07 de novembro.

“A normativa 08 coloca novas dire-trizes para a educação de jovens e adul-tos, mas isso não ocorreu apenas agora.A EJA desde que é ofertada a cada tem-po se adequa à educação e as normati-vas vêm no momento de necessidadede mudanças”, enfatiza Rachel.

Segundo ela, assim como muda operfil de alunos, muda também a EJApara se adequar ao perfil atual dosestudantes. “A instrução veio regu-lamentar e o ensino individual pas-sou a ter critérios, como, por exemplo,precisa formar turma de 20 alunos,mas no caso de motorista, enfermei-ro, cuidador de idoso e ciganos sãocasos que têm essa especificidade doaluno não poder frequentar todos osdias. Aí nós temos que pedir autori-zação para abrir essa turma do indi-vidual, pois do coletivo nós temosturmas formadas”, expõe.

Raquel comenta que só não estásendo ofertada a disciplina que nãoteve procura por parte dos alunospara formar turma. “Nós temos asmodalidades individual e coletiva,com ênfase no coletivo, porque o alu-no assiste aula todos os dias e temmais facilidade do que no individual,que tem alunos que passaram anosfora da escola e ao voltar sentem difi-culdade. O professor estando ali, ten-do aula e explicando, fica mais fácilpara o aluno acompanhar”, destaca.

A diretora ressalta que não foramrealizadas muitas modificações dainstrução 02 sobre a 08, pois tudoestava estabelecido. “A instrução veiodar mais abertura para quem traba-lha na EJA. Por exemplo, na questãodas matrículas, dá abertura para alu-nos que estavam no individual den-tro dos critérios. Quando houve asmudanças teve agito, mas depois quefoi entendido, os alunos e professoresvêm se adequando. O ensino coletivoera nossa grande dificuldade e hojenós temos coletivo de todas as tur-mas”, lembra.

Segundo ela, os profissionais esta-vam preocupados em ter número deaulas suficiente para eles, porque comesses critérios serão ofertadas nor-malmente. “O individual começa comnúmero grande, mas os alunos desis-tem e depois não tem condição demanter, pois restam dois ou três estu-dantes. Além do mais, o coletivo émais vantajoso aos alunos, pois noindividual o aluno precisa ser meioautodidata e no coletivo o ganho como aprendizado é maior”, conclui.

Diretora auxiliar Ana Regina Schuegerti e a diretora do Colégio Paulo Freire,

Rachel Aprigio Ferreira Reckers: “No individual o aluno precisa ser meio

autodidata e no coletivo o ganho com o aprendizado é maior”

Joni Lang/OP

Page 13: 04 25 2014

ÁRIES: Que feridasemocionais precisam sercuradas? O momento épropício para isso. Per-

ceba o que a vida quer de você.

TOURO: Pode receberum apoio especial vin-do de amigos ou de gru-pos com quem partilha

sonhos. Idealismo e sensibilidade.

GÊMEOS: Hora de per-ceber que a verdadeirarealização é interna e nãodepende de status. Mas

isso faz parte de um processo de cura.

CÂNCER: Você pode serauxiliado de uma formaprovidencial, se estiveratento aos sinais. Entre-

gue-se ao que você não compreende.

LEÃO: Não faz senti-do você pensar ape-nas em si. Momentoem que os sentimen-

tos e potenciais compartilhadossão enfatizados.

VIRGEM: O entendi-mento nas relações de-pende de atitudes amo-rosas e compassivas.

Não se deixe levar pelo que espera.

LIBRA: Satisfação emo-cional é um importanteparâmetro para a reali-zação profissional. Com

inspiração você pode realizar be-las obras.

ESCORPIÃO: Roman-tismo, ternura e sensu-alidade enfatizados.Se expresse com mais

suavidade e sensibilidade.

SAGITÁRIO: Você deveestar em ambientes ecom pessoas comquem sente mais afi-

nidade de energias. Você está sedesiludindo.

CAPRICÓRNIO: Desen-volva a sua sensibilida-de. Observe os fatoresnão-verbais e lógicos.

Fale mais a linguagem do coração.

AQUÁRIO: Honre asdádivas que a vida lheagraciou, na forma detalentos. Cuidado para

não valorizar coisas que não pos-suem valor.

PEIXES: Sentimentos,espiritualidade, intui-ção e acontecimentosnos bastidores são en-

fatizados. Olhe para a vida sob umprisma elevado.

NHOQUE

SEM BATATA

Modo de preparo:Misture bem os ingredientes, mexa bem até que fiquehomogêneo. Leve ao fogo até que desgrude do fundo dapanela (fica igual a uma massa de coxinha). Retire dapanela, deixe esfriar e sove com um pouco de farinha sobreuma superfície de mármore ou granito. Enrole, corte emergulhe em uma panela com água e óleo (já quente), nãoprecisa esperar que suba à superfície. Deixe somente poralguns segundos. Adicione o molho e sirva.

Ingredientes:4 xícaras de leite4 xícaras de farinha de trigo

CAVALO NO BAR

Um cavalo entra num bar e pede uma cerveja. O barmanfica em choque, um cavalo de verdade entrou em seu bar,sentou-se como uma pessoa e pediu uma cerveja emportuguês perfeito.

Ele avisa para o cavalo:- Sinto muito, mas eu tenho que falar antes com meu

gerente por um momento.Então o barman vai para a parte de trás e explica a

situação ao seu gerente. O gerente pensa por um momentoe depois diz ao barman:

- Bem, este é um bar, então vá em frente e sirva a essecavalo uma cerveja. Entretanto, considerando que ele é umcavalo, ele provavelmente não sabe qual o preço de umacerveja, então vá em frente e cobre R$ 30.

O barman se vira e vai para o balcão onde o cavalo aindaestá sentado, visivelmente assistindo ao futebol na TV. Obarman pergunta ao cavalo:

- Ok, o que o senhor vai querer?O cavalo se vira e diz:- Me dê uma Heineken.

SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

4 gemas4 colheres (sopa) de margarinaSal a gosto

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SEXTA-FEIRA (25)

Ronaldo pede que Ben reconsi-dere sua ida para os Estados Unidose Sofia comemora a decisão do namo-rado. Sidney consola Maura, que estáchateada por ter estragado a festa.Caetano se prepara para se fingir deVeloso para Vera. Hernandez repre-ende as atitudes de Cícera. Sidney,Tita e Hernandez acolhem Maura epreparam seu café da manhã. Antô-nio afirma a Anita que jamais se afas-tará dela. Cícera convida Sofia para ircom ela e Ben para os Estados Uni-dos. Anita exige que Antônio tragaBruna de volta.

MEU PEDACINHO DE CHÃOAndré avisa a todos sobre a per-

da do dossiê. Celina e o povo deTapiré expulsam Edu e seus capan-gas da cidade. Lili consegue fazercom que Vitória desperte do efeito damáquina. Inês pede para casar comJorge em Tapiré. Marlon questionaCelina sobre seus sentimentos porWilliam. Fernanda fica impressionadacom Sérgio, o novo cliente do escritó-rio. Heloísa decide contratar um heli-cóptero para invadir a Comunidade.Messias alerta LC sobre a aproxima-ção de um helicóptero. Heloísa, Tho-maz e Jorge chegam à Comunidade.

EM FAMÍLIAAlice faz um discurso emocio-

nado para Neidinha. Luiza dá umporta-retrato de presente para He-lena, que fica radiante. Em Goiânia,Laerte e Verônica se animam comuma aparente melhora na saúde deSelma. Virgílio busca Ivan na esco-la. Matias incentiva Alice em suabusca pelo pai, mas pede que elatome cuidado. Dulce fica triste aosaber que Luiza e André termina-ram o namoro.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Juliana consegue acalmar Pitu-ca e convence Epaminondas a dei-xá-la dar aulas para as crianças dafazenda. Rodapé coloca a carta deZelão na mesa da professora Julia-na. O prefeito das Antas afirma aGiácomo que não liberará Serelepedo orfanato. Zelão afirma para Ro-dapé que não escreverá para Julia-na enquanto não tiver resposta. Pi-tuca fala para Madame Catarina queacredita que a professora vai tirarSerelepe do orfanato. Juliana en-contra a carta de Zelão e fica aflitapara descobrir quem a escreveu.

O barman coloca a cerveja no copo e então lentamentedesliza pelo balcão a conta de R$ 30. O cavalo pega a contacom seus cascos, passivamente olha para ela, puxa seucartão de crédito, lentamente o desliza de volta, e depoiscom calma volta a assistir ao jogo enquanto bebe suacerveja. O barman ainda está meio confuso com toda asituação e fica curioso sobre o cavalo, mas ele não quercorrer o risco de ofender um cavalo de quase 500 quilos porfazer as perguntas erradas. Assim, ele opta por apenaspuxar assunto:

- Você sabe, nós realmente não temos muitos cavalosvindo aqui.

O cavalo impassível se vira para o barman e responde:- Você sabe, com preços como estes eu não estou

surpreso.

Page 14: 04 25 2014

14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

NOVA SANTA ROSA

Recape asfáltico é inaugurado em Planalto do OesteParceria entre Executivo e Legislativo resultou no recapeamento deum trecho de 2,3 quilômetros com recursos próprios do município

Autoridades, lideranças e comunidade participaram do ato de inauguração do trecho

de 2,3 quilômetros de asfalto, realizado com recursos próprios do município

O prefeito de Nova Santa Rosa,Rodrigo Fernandes, o vice-pre-feito, Ademar Bloch, o presiden-te da Câmara, Lari Hitz, secretá-rios municipais, vereadores e li-deranças inauguraram, na se-gunda-feira (21), a pavimenta-ção asfáltica realizada sobre pe-dra irregular em um trecho de2,3 quilômetros de extensão, queliga a sede do município até odistrito de Planalto do Oeste. Oinvestimento é de R$ 301.001,42na pavimentação do trecho, dosquais R$ 201.299,67são resulta-do de economia realizada pelaCâmara em 2013, cujo recurso foidevolvido ao município paraaplicação no asfalto.

O presidente da Câmara ex-plica que os vereadores da base

de governo da administraçãomunicipal sugeriram ao prefei-to que os recursos de superávitdo ano passado da Câmara fos-sem utilizados na construçãode um trecho de asfalto na es-trada de Planalto do Oeste.“Mesmo tendo calçamento, nósachamos por bem atender tam-bém um pedido do nosso vere-ador Jaime Thelen, que é do dis-trito de Planalto do Oeste, e tam-bém do vice-prefeito, AdemarBloch, que solicitaram a desti-nação desse recurso para a pa-vimentação desse trecho de 2,3quilômetros”, salienta o verea-dor, acrescentando: “O prefeitofez um excelente trabalho, semprecisar pedir dinheiro da co-munidade para executar o as-

falto, como tinha sido feito notrajeto anterior pela antiga ad-ministração. Nós agradecemosa ele por ter atendido ao pedidodo vereador Jaime Thelen, queteve apoio de todos os vereado-res da situação, e do vice-pre-feito Ademar”.

SATISFEITOS

O vereador Jaime Thelen, ide-alizador do pedido para que osrecursos de superávit da Câma-ra fossem aplicados no recapea-mento asfáltico na estrada paraPlanalto do Oeste, ressalta a im-portância da parceria com oExecutivo. “Quero agradecer aoprefeito por atender meu pedi-do, que foi apoiado pelos demaisvereadores da situação. Nós sa-bemos que a comunidade estámuito satisfeita e vai ficar maisfeliz ainda quando fizermos oresto do asfalto para o distrito”,salienta o vereador.

De acordo com Thelen, algu-mas pessoas afirmaram que aobra não seria feita com recur-sos próprios, porque, segundoele, na gestão anterior foi solici-tado o repasse de recursos dos

agricultores para fazer asfalto.“O prefeito está fazendo um belotrabalho, juntamente com osseus secretários. Eles estão fa-zendo muitas obras com recur-sos próprios e também podemcontar com a parceria do nossogovernador Beto Richa junto

com os nossos deputados ElioRusch, Duílio Genari e DilceuSperafico. Com isso, estamosconquistando muito para NovaSanta Rosa, para os nossos dis-tritos, e nós sabemos que daquipara a frente muitas coisas boasainda vão acontecer”, finaliza.

Equipe do Programa Saúde daFamília realiza Caminhada pela Vida

Para marcar o Dia Nacionalde Prevenção e Combate à Hi-pertensão, conforme estabeleci-do no calendário do Ministérioda Saúde, a equipe do ProgramaSaúde da Família da unidade desaúde do Bairro São Lucas reali-za hoje (25), a partir das 08 ho-ras, atividades especiais volta-das aos hipertensos da área deabrangência da unidade.

Entre as ações está a aferi-ção de pressão arterial, orien-tações sobre hipertensão porparte dos médicos que aten-dem no posto de saúde e umacaminhada “para a liberação”.

A caminhada faz parte de

um projeto iniciado recente-mente pela equipe, o “Proje-to Vida”, do qual farão partediversas atividades envol-vendo saúde da mulher, dohomem, adolescentes, crian-ças e idosos, abrangendo to-das as suas necessidades noque se refere ao processo depromoção, prevenção e rea-bilitação a saúde e doença,atividades essas planejadaspara o decorrer deste ano.

São aproximadamente450 hipertensos cadastra-dos na unidade, os quais to-dos estão convidados a par-ticipar da programação.

Luiz Fernando Cerni

Page 15: 04 25 2014

COMARCA RONDONENSE

Thiago Cavicchioli assume a Vara Cível e FazendaMagistrado estáatuando desdeterça-feira (22)como juiz definitivo

Após a ida de Pedro Ivo Lins Mo-reira para a Comarca de Cascavel, asvaras Cível e da Fazenda Pública daComarca de Marechal Cândido Ron-don contam, desde terça-feira (22),com um novo juiz definitivo. Trata-se de Thiago Cavicchioli Dias, que énatural de São Paulo e atua há um anoe meio como magistrado.

Em entrevista concedida ontem(24) à reportagem do Jornal O Presen-te, Dias afirmou ter sido juiz substi-tuto na Comarca de Loanda, no anopassado foi designado a Guaíra, ondepermaneceu por alguns meses, pas-sando a atuar, posteriormente, naComarca de Ribeirão do Pinhal, deonde veio a Marechal Rondon.

Pelo fato da Comarca de Ribeirãodo Pinhal ser pequena, com cerca de 30mil habitantes, e ter instância inicial ejuízo único, Dias trabalhava com ma-térias gerais, como criminal, família,infância e área cível. “Havia muitamatéria previdenciária. Foi uma co-marca que gostei bastante de atuar eque trouxe muito aprendizado paramim, para aplicar de uma forma prá-

tica em varas específicas”, afirma.Enquanto juiz definitivo da Vara

Cível e da Fazenda Pública de Mare-chal Rondon, Dias destaca que vaimexer com o dia a dia das pessoas,com contratos, questões bancárias,indenizações e com execuções fiscaisque as pessoas sofrem. “São quatrovaras, quatro juízes titulares e umsubstituto. Meu intuito é contribuircom o bom trabalho desenvolvido nacomarca, pois há um ano e meio atuocomo juiz e acumulei aprendizadosuficiente para aplicá-lo”, destaca.

ATUAÇÃO“É do meu feito conhecer lugares e

pessoas diferentes e aprender. Preci-so conhecer cada passo e forma depensamento da pessoa daqui paraque a minha decisão seja mais justa emais próxima da realidade da comu-nidade”, declara.

Sobre os processos a serem exami-nados e trabalhos a serem desenvol-vidos, Dias explica já ter sido infor-mado sobre as ações em andamento.“Houve uma mudança na mentali-dade da magistratura, de que os nú-meros não são o fim; eles são essenci-ais para entender uma realidade e deforma organizada dar a resposta e ofim a que se pretende. A Vara Cível éuma vara trabalhosa, comparativa-mente a outras varas e comarcas. Até

hoje não enfrentei nenhuma vara tran-quila e todas tinham número grandede processos. Para isso a resposta sem-pre foi muito parecida: organização,muito trabalho e dedicação, que é o quesempre foi feito em Marechal Rondon”,enfatiza Dias.

Conforme ele, os números devemser entendidos como uma forma deorganização da demanda e o juiz deve

trabalhar muito para organizar edar tutela jurisdicional. “Nós preci-samos prestar serviço à população.Para o juiz desempenhar bem as fun-ções e prestar o melhor serviço pos-sível, é preciso que haja união entreas funções essenciais dos advoga-dos, através da OAB, e do promotorde Justiça, através do MinistérioPúblico”, finaliza.

Joni Lang/OP

Juiz da Vara

Cível e da

Fazenda Pública,

Thiago

Cavicchioli Dias:

“Meu intuito é

contribuir com o

bom trabalho

desenvolvido na

comarca, pois há

um ano e meio

atuo como juiz e

acumulei

aprendizado

suficiente para

aplicá-lo”

O PRESENTE | 15SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Page 16: 04 25 2014

Sonhar não é proi-bido. Sonhar nun- ca é demais. Podedemorar anos,

mas às vezes os sonhos serealizam. O casal Erci e Lori-ta Sonntag, de Novo Rio doSul, interior de Mercedes,que o diga. Eles aguardaram28 anos para realizar umantigo sonho: ter a casa pró-pria. Ontem (24) o sonho setornou realidade. Trocarama antiga e precária residência,ainda de madeira, por umimóvel novo. Erci e Lorita,juntamente com a filha Fer-nanda, receberam oficialmen-te as chaves das mãos da pre-feita Cleci Loffi, vice-prefeitoVilson Martins, deputado es-tadual Ademir Bier e secretá-rio estadual de Habitação epresidente da Companhiade Habitação do Para-ná (Cohapar), Mou-nir Chaowiche, emsolenidade realizadaà tarde, na proprie-dade da família.

Assim como ocasal, outras 14 fa-mílias também fo-ram contempladas

nesta etapa. E Mercedes en-tra para a história, pois é oprimeiro município do Bra-sil a entregar as casas do pro-grama Minha Casa, MinhaVida Rural, desenvolvido apartir de uma parceria entreo governo federal, por meiodo Ministério das Cidades edo Banco do Brasil, Governodo Paraná, através da Coha-par, da Secretaria de Estadode Agricultura e Abasteci-mento (Seab) e da Emater, edo governo municipal. O in-vestimento local soma qua-se R$ 430 mil.

O ato solene também con-tou com a presença de re-presentantes dos parceirosno programa, como Bancodo Brasil, Emater, Seab, alémde prefeitos, vice-prefeitos,

secretários mu-nicipais, vere-

adores e de-mais autori-dades e lide-ranças.

A finali-dade do pro-

grama de ha-bitação rural é

atender agricul-tores familiares

residentes na zona rural comrenda familiar anual de atéR$ 15 mil. As famílias ruraisrecebem subsídio de 96%no valor do projeto. Ou seja,cada família vai pagar porsua casa apenas quatro par-celas anuais de R$ 285.

Muito emocionada, Lo-rita agradeceu a cada umdos parceiros do programa,bem como as diversas se-cretarias e órgãos munici-pais que fizeram com que osonho da casa própria se tor-nasse realidade. “Ninguémmediu esforço para que oprojeto das casas aconteces-se. É um sonho realizado ea agricultura familiar foivalorizada. Isso nos deixamuito felizes”, enalteceu.“Sempre queríamos cons-truir, mas as linhas de cré-dito da agricultura famili-ar contemplavam diversosinvestimentos, menos paracasa. Não queríamos casade graça, mas a juro baixo.Estava difícil, mas de re-pente veio a surpresa deque fomos incluídos nesseprograma”, declarou amercedense.

PROGRAMAIMPRESCINDÍVEL

O presidente da Câmarade Vereadores, EdsonSchug, frisou que diantede tantas dificuldades nopaís, principalmente naagricultura, uma maneirade fazer o homem se man-ter no campo é dar a opor-tunidade para ele ter suamoradia própria. “A facili-dade é grande para pegardinheiro para investimen-

to, mas não adi-anta investir napropriedade se oagricultor nãotem condição demelhorar sua re-sidência. Este,sem dúvida algu-ma, é um progra-ma que vai ao en-contro dessa de-ficiência que te-mos hoje”, decla-rou, ontem, du-rante a solenidade.

O vice-prefeito VilsonMartins destacou que, navida pública, existem mo-mentos que são inesquecí-veis. “Este é um desses mo-mentos”, resumiu. “Há ou-tros programas habitacio-nais para a cidade e os agri-cultores nos cobravam por-que só as pessoas da sedetinham a oportunidade deter uma boa moradia e elesnão. Já houve casos de fa-mílias que largaram suaspropriedades para se inse-rir no cadastramento dacidade para ter a chancede ter uma casa própria,sendo que onde gostam demorar é no interior. E ago-ra surgiu esse grande pro-grama”, salientou.

O diretor administrati-vo da Emater no Paraná,Richard Golba, por suavez, mencionou que o focodo órgão estadual sempreesteve direcionado para amelhoria da qualidade devida do público voltado àagricultura familiar. “En-tão um momento comoesse é de plena realização,tanto para as famílias aten-

didas como para nós, queintegramos a instituiçãoEmater”, citou.

O deputado estadualAdemir Bier lembrou queMercedes é o primeiro mu-nicípio do Brasil a inaugu-rar as casas a partir da par-ceria entre Banco do Brasil,Governo do Estado e gover-no municipal. “É um bancoque tem, além de tudo, suafinalidade social”, afirmou.“Para se chegar aqui é pre-ciso recordar o quanto seandou para concluir esseprocesso. Há quantos anos,eu na condição de vice-pre-feito e depois prefeito de

Page 17: 04 25 2014

Marechal Cândido Rondon,sonhávamos em ter um pro-grama como esse, que pu-desse fazer com que o agri-cultor tivesse a moradia dig-na. O agricultor investe noseu dia a dia, como no chi-queiro, aviário, galpão, emtecnologia, e nunca sobrarecurso para investir em suacasa, para que possa viver, eviver bem”, discursou.

Representando o governofederal, o superintendente doBanco do Brasil em Cascavel,Dirceu Luiz Tessaro, mencio-nou que a solenidade foi um

momento de satisfação. “So-mos um parceiro a

mais que colabo-

rou para que isso aconteces-se. Não foi fácil, mas graças aessa parceria entre Cohapar,Emater, governo estadual, pormeio do governador Beto Ri-cha, Banco do Brasil e prefei-tura que viabilizou esse proje-to”, disse.

MAIS MORADIASA prefeita Cleci Loffi re-

memorou todo processo eas diversas viagens paraconseguir viabilizar mora-dias populares para o mu-nicípio. Ela lembrou aindaque o processo de seleçãofoi um momento difícil.“Tínhamos em torno de 60a 70 famílias inscritas e ti-vemos que selecionar ape-nas 15. Não foi fácil, poisquem se inscreveu é por-que a maioria absoluta pre-cisa”, expôs.

Cleci já adiantou que osetor de habitação não fi-cará restrito as 15 casas en-tregues ontem. De acordocom ela, o município já tra-balha para ser contempla-do com mais unidades ha-bitacionais. “Estamos cor-rendo atrás para conseguirmais casas no programa

rural e há projeto encami-nhado destinado às refor-mas rurais. Mas somenteem termos de moradia 58famílias devem receber umnovo lar”, revelou.

PARANÁSE DESTACA

Por fim, o secretário esta-dual de Habitação e presi-dente da Cohapar, MounirChaowiche, enalteceu queuma instituição pública sótem razão de existir quandoapoia algo. “Nos realizamose nos sentimos felizes sem-pre que podemos fazermais”, comentou, acrescen-tando que todos os municí-pios da região têm um pro-grama de habitação.

Chaowiche informou, naoportunidade, que 50% detoda contratação de financi-amento de habitação ruraldo Banco do Brasil está noParaná. “Isso dá uma ideiade como estamos conse-guindo trabalhar de mãosdadas. E o Banco do Brasilestá sendo referência no paístodo, não mais apenas nahabitação rural, mas tam-bém vamos entrar na habi-tação urbana”, afirmou.

SOBRASSe em alguns projetos di-

nheiro é algo que falta, emMercedes sobrou recursosfinanceiros. De acordo coma prefeita, para cada residên-cia as sobras se aproximamde R$ 3 mil. A soma total,levando-se em consideraçãoque foram 15 moradias, é deR$ 45 mil. Isso ocorreu atéem função do envolvimento

das próprias famílias con-templadas na execução dosprojetos, algo elogiado pelopresidente da Cohapar.

Chaowiche inclusive ga-rantiu que vai a Brasília nospróximos dias para defen-der que o recurso que so-brou possa ser utilizado porcada uma das famílias emeventuais investimentosque ainda possam ser fei-tos nas residências. “Pelaregra, hoje o dinheiroteria que ser usado emum projeto comunitá-rio. Mas como cada ummora em um canto da ci-dade vai comprar o que comR$ 45 mil? Por isso, va-mos trabalhar em

Brasília para dar uma so-lução permitindo que oagricultor possa usar osR$ 3 mil na própriacasa”, concluiu o presi-dente da Companhia deHabitação do Paraná.

Page 18: 04 25 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SEXTA-FEIRA,25 DE ABRIL DE 2014

CAMINHADA ECOLÓGICAAcontece na próxima quinta-feira (1º), em Medianeira, a 9ª Caminhada Ecológica do

Trabalhador. O evento tem previsão de oito mil participantes. A caminhada conta comum percurso de dez quilômetros e passa por cenários urbanos e rurais do município.

MARAVILHASDA NATUREZAO Parque Nacional do Iguaçu está promoven-

do o concurso de fotografia “Maravilha daNatureza”. Para participar basta enviar umafoto do parque para a página do concurso noFacebook. Serão premiados os oito primeiroscolocados. As inscrições vão até 30 de abril.

ELEIÇÃO NA ACIMNa segunda-feira (28), a partir das 19h30,

acontece a assembleia geral e eleição da novadiretoria da Associação Comercial e Empresarialde Mercedes (Acim), gestão 2014-2016. A assem-bleia inicia com a apresentação dos relatórioscontábeis e das atividades realizadas durante agestão 2012-2014. Logo após haverá a eleição eposse da diretoria eleita.

Essas são as dez finalistas do concurso Rainha da Festa das Nações 2014 de Guaíra. A finaldo concurso está marcada para amanhã (26), no Cine Teatro Sete Quedas

Revelest/Guaira

Divulgação

O prefeito e a primeira-dama de Santa Helena, Jucerlei e

Márcia Sotoriva. Jucerlei recebeu parabéns ontem (24)

pela estreia de idade nova. Parabéns!

Page 19: 04 25 2014

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 SOCIAL

Dia 25: Adair PeruchiniDia 25: Ademir MatteDia 25: André RohloffDia 25: Afonso Celestino SpechtDia 25: Dionísio José VogtDia 25: Felício KarpinskiDia 25: Gauldimar de SouzaDia 25: José CorreaDia 25: Laion Ravel TauchertDia 25: Líria CentenaroDia 25: Louise VilanuevaDia 25: Naldi Dresch

Candidata ao título

de Miss Nova Santa

Rosa 2014, Thaís

Aline Schmidt. Ela

tem 19 anos, é

formada em Designer

de Interiores/

Arquitetura e tem

como hobbie ouvir

música. Como

habilidades

artísticas, ela destaca

o desenho e a pintura

Fotos: Divulgação

A Miss Nova SantaRosa, Danielli JulianaModes, que na noite de

hoje (25) repassa acoroa à vencedora

do ConcursoMiss 2014. O eventocomeça às 22 horas,

no pavilhão dacomunidade católica

Page 20: 04 25 2014

20 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Conselheiros tutelares terãoencontro em Pato Bragado

São esperados representantes de 51 municípios.Programação acontece amanhã (26), no Centro Cultural

EVENTO REGIONAL

Pato Bragado rece-be amanhã (26), noCentro Cultural, con-selheiros tutelares de51 municípios para o68º Encontro da Asso-ciação dos Conselhei-ros e Ex-conselheirosTutelares do Oeste Pa-ranaense (Actop).

Segundo a presiden-te do Conselho Tutelarde Pato Bragado, NadirDepper, a programaçãoinicia às 09 horas, coma composição da frentede honra, seguindo coma encenação do teatromunicipal 4 Atos sobreBullying e como pontoalto a palestra com opresidente da Associa-ção dos ConselheirosTutelares do Estado doParaná (Actep), Márcio

Presidente do Conselho Tutelar de Pato Bragado, Nadir Depper:

“Ponto alto será a palestra com o presidente da Actep, Márcio Rosa”

Rosa, sobre AlienaçãoParental. Ela acrescen-ta que o encontro tam-bém contará com a pre-sença do presidente daActop, Marcos Sando-val, autoridades dosmunicípios envolvidose membros das diretori-

as dos Conselhos dosDireitos da Criança e doAdolescente.

O evento segue cominformes gerais sobre aActop e a Actep, contri-buição de anuidade dosassociados, almoço eapresentações culturais.

Marili Besso

Page 21: 04 25 2014

O PRESENTE | 21SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Projeto de reforma da prefeitura é apresentadoObra de reforma custará R$ 1 milhão e deverá ficar pronta em um ano

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU

O antigo problema estru-tural do prédio da Prefeiturade São Miguel do Iguaçu fi-nalmente será solucionado.O projeto de reforma e re-estruturação do Paço Muni-cipal Abel Bez Batti foi finali-zado na última semana. On-tem (24) o estudo foi apresen-tado ao prefeito Claudio Du-tra, que aprovou o material edeterminou prioridade paraque o mesmo seja colocado emprática o quanto antes. O pla-nejamento foi feito por umaempresa de Cascavel, contra-tada por meio de licitação.

“Estamos trabalhandodesde o começo da nossa ad-ministração para que esseprojeto ficasse pronto e, comoé complexo, demorou umpouco. Depois de tanto tem-po escorada, temos agora ocompromisso de reformar anossa casa, que é um cartãopostal do nosso município”,destacou Dutra.

Conforme o orçamento ela-borado pela Amplitude En-

Prefeito Claudio Dutra e técnicos analisam o projeto

Josnei Wolfart

genharia, a reforma custaráR$ 1,05 milhão ao município,que buscará a viabilização derecursos junto ao Governodo Estado, por meio da Secre-taria de Estado do Desenvol-vimento Urbano (Sedu), alémde economias internas. Apósa captação de verbas, o próxi-mo passo é o lançamento deedital de licitação.

INTERVENÇÕESO projeto será executado

por meio de 19 intervençõesque compreendem: reforço naestrutura na parte inferior,onde estão as secretarias deAgricultura, Assuntos Co-munitários, Meio Ambientee outros departamentos; re-tirada da sobrecarga desne-cessária; tratamento e reparodas rachaduras internas doprédio; demolição e recons-trução de marquises compro-metidas; instalação de telha-do metálico sobre as marqui-ses, tanto na parte da frentecomo de trás da prefeitura,

para evitar insolação e infil-tração; troca do revestimen-to interno e adequação hi-dráulica de banheiros, subs-tituição de paredes que cede-ram no departamento de te-lefonia e Secretaria de Indús-tria, Comércio e Serviços; ins-talação de junta de dilataçãopara que a estrutura possa se

movimentar; colocação deanéis metálicos em pilares de-feituosos; substituição de te-souras de madeira por estru-tura metálica de todo o telha-do do paço, além de pinturainterna e externa do prédio.

O prefeito acredita que aobra será concluída em atéum ano, dependendo da via-

bilização imediata de dota-ção orçamentária. “Passo apasso estamos fazendo a nos-sa parte para que em breve seconcretize um compromissoda nossa administração e umanseio de toda a população,garantindo a segurança dosservidores públicos”, reite-rou Dutra.

Page 22: 04 25 2014
Page 23: 04 25 2014
Page 24: 04 25 2014

1ª fase do Campeonato Amador será encerrada domingoDas 14 equipes que iniciaram as disputas, apenas oito seguirão na luta pelo título

MARECHAL RONDON

24 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Seis partidas irão encerrara 1ª fase da Copa Colônia/Cercar/Yamaha/Jaclani Es-portes/Prefeitura de MarechalCândido Rondon de FutebolAmador 2014. Os jogos ocor-rem hoje (25), amanhã (26) edomingo (27), sendo que das14 equipes que iniciaram asdisputas no dia 07 de março,somente oito seguirão na bus-ca pelo título de campeã.

A bola rola hoje às 18h45,no Estádio Municipal Val-dir Schneider, sendo o pri-meiro confronto entre Tin-tas Acquacor/Orto Colchões/Guarani e Avante/Kolle Tin-tas; e às 20h45 a equipe Basi-vil/São Remo B enfrenta oGrêmio Aimoré. Amanhã,também no Estádio ValdirSchneider, o Corinthians deMargarida/Laticínios Nitua-no encara o Palmeiras da Li-nha Ajuricaba/Via Sul Tin-tas, às 16 horas; já a Assemarentra em campo às 18 horas,

para duelar com Clube Lira/Chiapetti Veículos/Cresol.

Para o domingo estão re-servados dois confrontos. OClube Guarani receberá às 16horas o jogo entre o time daAutoescola Ila/Laborde Tin-tas e a equipe do Jardim SantoAmaro/Botafogo/VorpagelMateriais de Construção/Ad-vocacia Walmor Mergener.No Botafogo, às 16 horas, oselecionado do SER Botafo-go/Sigilus Alarmes enfrentaos atletas do LoteamentoAugusto.

Os resultados destes jogosvão definir os seis times clas-sificados diretamente para asquartas de final e os quatrotimes (4º e 5º colocados) queirão se enfrentar em um jogoextra - a repescagem -, valen-do as duas últimas vagas nomata-mata.

O grupo A tem como 1ºlugar a Assemar, com dezpontos; em 2º está o EC São

Remo/Edemar Imóveis/RomalMadeiras, com nove; em 3ºClube Lira/Chiapetti Veícu-los, com oito; em 4º Corinthi-ans de Margarida/LaticíniosNituano, com oito; em 5º Pal-meiras de Ajuricaba/Via SulTintas, com sete; em 6º Avan-te Kolle Tintas, com cinco;em 7º Acquacor Tintas/OrtoColchões, com dois pontos eeliminado.

No grupo B o 1º lugar éocupado pela equipe da SERBotafogo/Sigilus Alarmes,que tem 14 pontos; em 2º estáa Autoescola Ila/Laborde Tin-tas, com 11; em 3º AACC,com dez; em 4º Grêmio Ai-moré, com seis; em 5º AMLoteamento Augusto, comcinco; em 6º Jardim SantoAmaro/Botafogo/VorpagelMateriais de Construção/Ad-vogado Walmor Mergener,com quatro; em 7º Basivil/ECSão Remo B, com um ponto eeliminado.

Palotina sediaetapa do Circuito

Paranaense de KaratêO município de Paloti-

na sedia amanhã (26) a 2ªetapa do Circuito Parana-ense de Karatê Interestilos- Fekip 2014. Karatecas pa-lotinenses e de outras cida-des do Paraná disputarãoas categorias kata e kumiteindividual. O evento, queserá realizado no GinásioMunicipal de Esportes Ar-domar Somensi, conta comapoio da Secretaria Muni-cipal de Esportes e terá su-pervisão da Federação Es-tadual de Karatê Interesti-los do Paraná (Fekip).

Entre os competidores, omunicípio de Marechal Cân-dido Rondon será represen-

tado pelos karatecas Niko-las John Felipe, categoriamirim todas as faixas; Ni-colas Lange, infantil A to-das as faixas; Bianca Stein,mirim A faixa branca e ama-rela; Jessyka Iglezias, cate-goria juvenil B, faixa verdee roxa; Luiz Sulzbah e Vi-tor Pacheco, adulto A bran-ca e amarela; Kymberli Gui-osi, adulto B faixa preta;Luiz Pedro Massignani, ca-tegoria máster acima de 36anos, faixa branca e amare-la; José Stein, máster acimade 36 anos, faixa vermelhae laranja; Ivo Matte, másteracima de 36 anos, faixa ver-de e roxa.

Torneio de Futebol Indígena é promovido em GuaíraA Secretaria de Espor-

tes e Lazer de Guaíra reali-zou o 3º Torneio Indígenade Futebol Tekone Mbo-guatá. Seis aldeias partici-param do torneio, que foidesenvolvido no MóduloEsport ivo na últ ima se-gunda-feira (20). A finalfoi realizada entre as aldei-

as Tekohá Jacaré e TekoháJevy. Os atletas da Jacaréforam os vencedores.

O coordenador do tor-neio, Gilberto Rosa de Brito(Mineiro), agradece a todosos participantes, os jogado-res da Tekohá Porã, Maran-gatu A e B e também a Teko-há Taturi, além dos vence-

dores Tekohá Jacaré e Teko-há Jevy, e informa que maisatividades podem ser reali-zadas com o objetivo de pro-mover o esporte entre osíndios, além de integrar acomunidade.

O município deu apoiofornecendo arbitragem, bo-las e troféus.

Jogos de

futebol

contaram com

a participação

de diversas

equipes, de

diferentes

tribos

Divulgação

Bairro Ana Paula recebeEsporte e Lazer nos bairros

A Secretaria de Espor-tes e Lazer de MarechalCândido Rondon realizaamanhã (26) as atividadesdo projeto Esporte e Lazernos bairros. Desta vez, acomunidade do bairro AnaPaula e arredores será acontemplada com a pro-

gramação, que é monito-rada por profissionais deEducação Física da Secre-taria de Esportes. Açõescomo cama elástica, jogosdiversos, pinturas, entreoutras acontecerão a par-tir das 14 horas, na qua-dra da escola municipal.

São Miguel se prepara para oCampeonato Estadual de Voleibol

São Miguel do Iguaçu estáse organizando para o Cam-peonato Estadual de Voleibolcategoria sub-18 Série Prata.O município receberá a 1ª eta-pa da competição, naipe mas-culino, entre os dias 02 e 04 demaio, sendo que todas as com-petições serão realizadas noGinásio de Esportes JoelsonMarcelino.

Durante os três dias deevento, passarão por São Mi-guel equipes como ColégioMarcelino Champagnat, deLondrina, Prefeitura de Ro-

lândia, São João do Ivaí, Fozdo Iguaçu, Prefeitura de Ca-rambeí, Prefeitura de NovaEsperança.

De acordo com os organi-zadores, a equipe que termi-nar as disputas na 1ª coloca-ção geral após a realização detodas as etapas seguirá em2015 para a Série Ouro doCampeonato Estadual sub-18. A competição é uma rea-lização da Federação Parana-ense de Voleibol, em parceriacom o Governo de São Mi-guel do Iguaçu.

Page 25: 04 25 2014

O PRESENTE | 25SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

Temporada de escalada será aberta na Cachoeira da OnçaCerca de 50 pessoas devem participar da atividade esportiva amanhã (26) e domingo (27)

RADICAL

Um grupo de adeptos deatividades radicais como es-calada e rapel está organizan-do o evento de abertura datemporada de escalada do fa-roeste, que será realizadoamanhã (26) e domingo (27),na Cachoeira da Onça, nodistrito de São Roque, emMarechal Cândido Rondon.De acordo com o coordena-dor, Tiago Pinz, cerca de 50escaladores de diversas cida-des do Paraná devem partici-par das atividades, como deCascavel, Curitiba, Foz doIguaçu, Londrina, Sarandi eMarechal Rondon. A escala-da terá início às 14 horas deamanhã, seguindo até a tardede domingo.

“Algumas pessoas irão paraconhecer o esporte, o local deescalada, entre outros, por-que demonstraram interesseem participar das atividadesem outras edições. A escaladaesportiva no local será em ro-chas de 15 metros de altura,cujo desafio será o primeirocom participantes de pratica-mente todo o Estado”, menci-ona Pinz. Segundo ele, a esca-lada no velho oeste - como aregião é chamada pelos adep-tos do esporte - está sendo

bem divulgada e a Cachoeirada Onça reúne adeptos nasatividades de rapel e de escala-da. “O objetivo é realizar maiseventos como este no municí-pio e na região, mas ainda nãohá data marcada, pois este, aprincípio, é um teste que serárealizado”, destaca.

A equipe que coordena aatividade investiu na instala-ção de equipamentos de prote-ção no local, informa o coor-denador do evento. “Nosso

grupo viaja bastante. Há pou-co tempo estivemos em ummorro em Curitiba, em pare-des com 90 metros de altura;temos uma viagem marcadapara o Pico Paraná; em Toledoe Cascavel tem escaladores quejá foram à Bahia e à Argenti-na; e a nossa região está sendodescoberta no esporte. Temmais pessoas buscando o es-porte, pois ele oferece contatocom a natureza e qualidade devida pela prática”, conclui.

Joni Lang/OP

Coordenador do

evento, Tiago Pinz:

“O objetivo é

realizar mais

eventos como este

no município e na

região, mas ainda

não há data

marcada, pois

este, a princípio, é

um teste que será

r e a l i z a d o ”

Começa a fase municipal dosJogos Escolares em GuaíraAlunos-atletas de esco-

las municipais, colégios es-taduais e particulares deGuaíra participaram, naquarta-feira (23), da soleni-dade de abertura da fasemunicipal dos Jogos Esco-lares. As competições serãorealizadas até segunda-fei-ra (28), mobilizando cente-nas de estudantes que par-ticiparão de disputas eminúmeras modalidades es-portivas, como basquetebol,futsal, voleibol e xadrez.

A abertura dos Jogos Es-colares, com o acendimen-to da pira olímpica e dojuramento dos atletas, foiprestigiada por vereadores,

demais autoridades muni-cipais, professores e direto-res de escolas. As equipesde xadrez, voleibol e bas-quetebol masculino já es-tão classificadas para a eta-pa regional.

A organização dos jogosestá sob responsabilidade daSecretaria Municipal de Es-portes e Lazer. “Teremos vá-rios jogos importantes du-rante esta competição e nomunicípio o esporte terámuitas notícias este ano,como a reforma do ginásiode esporte, além de outroseventos esportivos”, afir-mou o diretor de Esportes,José Ângelo Zinezzi.

Centenas de atletas participaram do desfile das delegações e competem

nas modalidades esportivas: disputas seguem até segunda-feira (28)

Divulgação

Semifinal do futebol iniciaamanhã em SerranópolisA bola vai rolar em duas

partidas que serão realiza-das amanhã (26) no campodo Clube Fluminense, pe-los jogos de ida do 14º Cam-peonato de Futebol de Ser-ranópolis do Iguaçu. O pri-meiro duelo acontece às 14horas, quando o selecio-nado do Guarani enfrenta-rá a equipe da Linha Baia-na; às 16 horas será a vezdo time da Juventus enca-rar os atletas da Panifica-dora Doce Sonho/Marmo-

raria Serranópolis.Por outro lado, na quar-

ta-feira (23) as equipes daLinha Bellon e Cruzeiro Aempataram em 1 a 1 no 3ºCampeonato Municipal deBocha Feminino. Tambémna quarta-feira aconteceu apartida da 9ª rodada do 13ºCampeonato Municipal deBocha Masculino, pelo quala Linha Bellon B levou amelhor e venceu por 2 a 1 aVidraçaria e MetalúrgicaCardoso.

Escolas de Santa Helenarecebem kits esportivos

Foi realizada ontem (24), porautoridades de Santa Helena, aentrega de kits esportivos paraas dez escolas que participa-ram da fase municipal dosJogos Escolares do Paraná. Ainstituição vencedora foi aEscola Graciliano Ramos, mastodos os estabelecimentos de

Registro da entrega de bolas de futebol, futsal, redes e

equipamentos para tênis de mesa às escolas

Divulgação

ensino receberam premiações,como troféu e medalhas, alémdo kit esportivo preparado peloDepartamento de Esportes.

O diretor de Esportes,Neuri Weide, lembra que osjogos servem para integrar osalunos das escolas por meiodo esporte, sendo que o mu-

nicípio entrou como parcei-ro. “A ideia é fomentar o es-porte, principalmente comapoio técnico dos profissio-nais do departamento. Os kitsentregues são formados porbola de futebol, futsal, redes eequipamentos para tênis demesa”, reforça o diretor.

Page 26: 04 25 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Alex treina como titular do Inter e enfrentará o BotafogoMeia se recupera de dores na coxa direita e Abelão poderá repetir escalação colorada

BRASILEIRÃO

O meia Alex se recupe-rou das dores na coxa direi-ta e trabalhou normalmen-te na tarde de ontem (24),no Centro de Treinamentosdo Parque Gigante. Assim,está capacitado para enfren-tar o Botafogo, cuja partidaserá realizada às 16 horasde domingo (27), no Mara-canã. O técnico Abel Bragairá repetir a escalação quevenceu o Vitória.

O camisa 12 era a dúvidado Internacional, a conside-rar que ainda fazia trabalhosdiferentes do restante do elen-co. Até ontem! Alex partici-pou da atividade comandadapor Abel Braga em camporeduzido, com oito titulares,e vai para o jogo.

Abelão reuniu CláudioWinck, Fabrício, Willians,Aránguiz, Alex, D'Alessandro,Alan Patrick e Rafael Moura,sem os zagueiros Paulão eJuan e o goleiro Dida. Otreinador orientou o posici-onamento e movimentações

Léo se reúne com a direçãodo Santos e decide se aposentar

Depois de anos defenden-do as cores do Santos e comoito taças levantadas pelo clu-be, restam mais sete dias paraLéo como atleta do time daVila Belmiro. Em reunião natarde de ontem (24) entre ojogador e os membros doComitê de Gestão alvinegro,ficou decidido que seu víncu-lo, que acaba no próximo dia30, não será renovado. Sen-do assim, o último treino domaior campeão santista de-pois da era Pelé deve aconte-cer na quarta-feira (30).

A possibilidade de um jogode despedida ainda não é des-cartada pelo Santos, porém oGuerreiro da Vila não temvontade de fazer uma partidafestiva. Depois de renovar seucontrato no fim do ano pas-sado, o lateral-esquerdo pas-sou por uma artroscopia nojoelho direito e não teve umarecuperação fácil. Ainda nes-ta quarta, não participou dotreino por estar com uma ten-dinite no joelho esquerdo,fatores que contaram na horada decisão de encerrar a car-reira aos 38 anos de idade.

Por conta dessa série de

lesões e o carinho pelo San-tos, Léo não pensa em outroclube, e irá pôr fim a suatrajetória como jogador. Oque ele não descarta é conti-nuar no futebol em umaoutra função, seja na comis-são técnica ou na diretoriado Santos. Desde que o téc-nico Oswaldo de Oliveiraassumiu o Peixe em 2014, oatual meia fez só uma parti-da, contra o Mixto-MT, pelaCopa do Brasil, em Cuiabá.Na ocasião, ele entrou nosegundo tempo.

Em sua história pelo San-tos, Léo fez 455 partidas, 24gols e levantou oito taças:Brasileiro (2002 e 2004), Copado Brasil (2010), Libertado-res (2011), Recopa Sul-Ame-ricana (2012) e Paulistão(2010, 2011 e 2012). Com es-tes números, ele se tornoutambém o décimo jogador amais vezes atuar pelo Alvi-negro, na frente de CarlosAlberto, que tem 445 parti-das. Em sua frente estão ape-nas os ídolos da década de60, como Pelé, Pepe, Zito,Lima, Dorval, Edu, Clodo-aldo, Tite e Coutinho.

Tomás Hammes/globoesporte.com

Alex se recuperou das dores na coxa direita e trabalhou normalmente na

tarde de ontem (24), no Centro de Treinamentos do Parque Gigante

entre os atletas. O Colora-do vai, assim, repetir a mes-ma escalação da estreia con-tra o Vitória. O time ainda

treina nas manhãs de hoje(25) e de amanhã (27) noCT antes de viajar para oRio de Janeiro.

Luan volta ao Grêmio e secoloca à disposição do técnico

Uma das grandes esperan-ças do Grêmio no jogo devolta da Libertadores é a pre-sença de Luan na Arena. Ojovem de 21 anos está retor-nando de uma cirurgia namão direita e garante que nãotem mais receio de jogar coma proteção no local operado.O técnico Enderson Moreirasaudou o retorno do seu meia-atacante.

O jogador entrou no se-gundo tempo da partida como San Lorenzo, quarta-feira(23), no Nuevo Gasómetro.Jogou pouco menos de 40 mi-nutos, tempo que serviu paraquebrar o gelo de atuar me-nos de 30 dias depois de ope-rar a mão. “Eu tinha um re-ceio. Mas foi bom entrar essesminutos, já perdi. Perdi o

medo. Tinha o receio de cairsobre a mão, mas agora estátranquilo. Sinto um poucode dor, mas está tranquilo”,comentou o jovem, no de-sembarque gremista em Por-to Alegre.

Luan deve ser titular nojogo da volta, na Arena, naquarta-feira (30). A saída deum volante ou de Zé Robertoé a dúvida. O camisa 26 vemsendo um dos destaques dacampanha na Libertadoresapós surgir neste ano. “Foimuito importante a partici-pação do Luan, mesmo quecom dificuldades. Mas tenhoconvicção que é uma ótimaopção para a volta”, comen-tou Enderson Moreira. O Tri-color volta a treinar na tardede hoje (25), no Olímpico.

Poupado, Luis Fabiano treinapara voltar a jogar domingo

Enquanto a delegação são-paulina retornava ontem (24) deMaceió, onde o time perdeu parao CRB, por 2 a 1, pela Copa doBrasil, o atacante Luis Fabianotreinava para estar em condi-ções de enfrentar o Cruzeiro, nodomingo (27), às 16 horas, emUberlândia, pela 2ª rodada doCampeonato Brasileiro.

Preservado da partida con-tra a equipe alagoana, o Fabulosoparticipou de um treino ontem(24) no CT da Barra Funda. Eletrabalhou fisicamente e depoiscom bola na companhia dos ou-tros jogadores não relacionados.O camisa 9 foi poupado pelo téc-nico Muricy Ramalho por causado desgaste físico. O treinador

temia que o centroavante tivesseuma lesão caso fosse escaladopara o confronto em Alagoas.

Luis Fabiano é o artilheirodo São Paulo na temporada, com16 gols. Ele tem retorno assegu-rado ao time no fim de semanae deve ocupar o lugar de Ade-milson, autor de um gol de bici-cleta contra o CRB.

Felipão confirma oitoconvocados para Copa do Mundo

A lista final dos 23 jogadoresconvocados para a Copa doMundo de 2014 só será divulga-da no dia 07 de maio, no Rio deJaneiro. Mas, aos poucos, o técni-co da Seleção, Luiz Felipe Scola-ri, vai revelando os seus escolhi-dos. Ontem (24), em palestra naUniversidade São Judas, em SãoPaulo, ele confirmou Julio César(reafirmado), David Luiz, Rami-res, Willian, Oscar, Paulinho,Thiago Silva e Fred.

O tema da pergunta ao trei-nador era sobre quem seriam ospossíveis capitães do time du-rante o Mundial (ele havia lem-brado durante sua fala que, em2002, na campanha do penta-campeonato, tinha cinco joga-dores de mais confiança no elen-

co). Ao responder, ele começou alistar os atletas e chegou a pararquando percebeu que estavaadiantando os convocados.

Sobre o restante da lista, opentacampeão diz não ter dúvi-das, mas preferiu não adiantarmais nada. “Vou esperar termi-nar os campeonatos que estãosendo disputados. De um dia parao outro, podemos ter problema.

Vejam só o Henrique (zagueirodo Napoli) que bateu o carro.Não sabemos o que vai aconte-cer. É importante dizer que nemo (Flávio) Murtosa (auxiliar-téc-nico), nem o (Carlos Alberto)Parreira (coordenador), nem opresidente (da CBF, José MariaMarin) e nem a minha mulhersabem a lista. Mas não vai havergrandes novidades”, completou.

Page 27: 04 25 2014

PARA O PRÓXIMO TRIMESTRE

Faixa de fronteira ganha reforço policialReunião ontem (24)entre cúpula dasegurança pública doParaná apresentouíndices do primeirotrimestre e apontoucaminhos paraampliar segurançana região

Toledo recebeu ontem (24) acúpula da segurança pública doParaná durante evento do Gabi-nete de Gestão Integrada da Fron-teira (GGI-Fron). O encontro,realizado no Teatro Municipal deToledo, contou com a presença deautoridades e representantes dosprincipais órgãos de segurançado Paraná. Toledo foi escolhidasede para o segundo encontro de2014 do GGI-Fron por se tratar deum dos municípios-chave na fai-xa de fronteira, correspondendoà 6ª Área Integrada de SegurançaPública (AISP).

Os encontros do GGI-Fronacontecem desde o ano passadocom o objetivo de integrar as for-ças de segurança pública do Esta-do que atuam na região de fron-teira. Ontem foram apresentadosos diagnósticos e indicadores cri-minais 2014 do primeiro trimestrena região, que definiram o calen-dário de ações dos órgãos para opróximo trimestre (maio, junho ejulho). Além disso, foi discutidadurante o evento a portaria nú-mero 1 da Secretaria Nacional deSegurança Pública (Senasp), quetrata sobre os Gabinetes de Ges-tão Integrada. "Dois itens chama-ram a atenção na portaria, queincluem novas atribuições aosGabinetes de Gestão Integrada”,destacou o secretario-executivo doGGI-Fron, capitão Márcio Sko-vronski Serbai.

Segundo o chefe de Gabineteda Secretaria de Segurança doEstado, Walter Gonçalves, que

representou o secretário de Segu-rança Pública do Paraná, Leon Gru-penmacher, foi com satisfação queescolheram Toledo para sediar o en-contro.

O prefeito Beto Lunitti salientouas relações que Toledo mantém com oGoverno do Paraná e o apoio domunicípio aos órgãos de segurançado Estado. “Em apenas um ano aprefeitura doou um terreno para oBatalhão da Polícia Militar e conce-deu outro para ocupação de veículosapreendidos. Além disso, foi concedi-do um terreno para construção de umnovo quartel do Corpo de Bombeiros.Também doamos para o Estado umaárea para construção do novo Centrode Socioeducação (Cense) e uma casade semiliberdade para adolescentes,assim como estamos oferecendo áreade 21 mil metros quadrados à cons-trução de um Centro de ReintegraçãoSocial”, mencionou.

Representantes da Polícia Civil eda Polícia Militar de Toledo tambémapontaram os índices da segurançapública no município. Entre os da-dos, destacam-se a diminuição nonúmero de homicídios, que em Tole-do ficou em 16,6 para cada 100 milhabitantes, frente aos 23,6 no Paranáem 2013. No comparativo com 2012houve uma redução de 26% no índicede homicídios em Toledo. Em 2014

foram registrados apenas três, dosquais dois já foram solucionados.

A recuperação de veículos furta-dos no município também teve umaumento significativo e fechou o últi-mo ano em 77%. A atuação integradade todos os órgãos de segurança pú-blica de Toledo, nas mais diversasações, proporcionou ainda a reduçãode 29% nos índices de roubos. Segun-do os dados operacionais qualitati-vos de Toledo, há uma previsão deaumento na desativação de pontos detráfico no município de 55% para 2014.Durante o primeiro trimestre já fo-ram desarticulados 21 pontos e a ex-pectativa é que o número chegue a 84,com a previsão de aumento tambémnas prisões de traficantes, de 22% atéo fim do ano.

FAIXA DE FRONTEIRA

Os índices de homicídios dolososna faixa de fronteira no primeiro tri-mestre de 2013 foram de 158 casos,frente a 153 no mesmo período de2014. Uma redução de 3,16%. Os rou-bos registrados no primeiro trimestredo ano passado foram 1.427, com re-dução de 10,65% neste anos, quandoforam registrados 1.275. Os furtos noperíodo de 2013 somaram 6.946 casos,com redução de 0,33% em 2014, comregistro de 6.923 casos. No primeirotrimestre de 2013 foram registradosainda o roubo de 247 veículos, en-quanto que no mesmo período desteano foram registrados 238 casos, comredução de 3,64%. Já veículos furta-dos no período passaram de 698 noano passado para 712 em 2014, comaumento de 2,1%.

Segundo dados da Coordenado-ria de Análise e Planejamento Estra-tégico, as ações policiais na faixa defronteira durante o primeiro trimes-tre do ano, no combate ao tráfico dedrogas, por exemplo, registraramaumento de 485 ações em 2013 e 502

em 2014 (alta de 3,51%).Os casos de contrabando ou

descaminho passaram de 271 em2013 para 181 em 2014, com redu-ção de 33,21%. Já os mandadosde prisão passaram de 513 em2013 para 800 em 2014, ou seja,com aumento de 55,5%. A apre-ensão de armas teve queda de18,99% na comparação do perío-do, passou de 574 em 2013 para465 em 2014. Já o número deveículos recuperados diminuiude 704 em 2013 para 681 em 2014.

PROPOSTAS

Entre as ações propostas pelaCâmara Temática de Planejamen-to do GGI-Fron para o segundotrimestre de 2014 destacam-seoperações especiais e a participa-ção dos órgãos de segurançapública do Estado em grandeseventos agendados para o perío-do, com destaque para Foz doIguaçu, que deverá receber umgrande volume de turistas du-rante a Copa do Mundo.

Entre os conceitos das opera-ções estão o policiamento osten-sivo preventivo, com ênfase empatrulhamento comunitário eações de bloqueio de trânsito,bloqueios táticos, abordagens tá-ticas e Ação Integrada de Fiscali-zação Urbana (Aifu). As ativida-des deverão ser executadas nosmunicípios de maior destaque ecom maiores índices de crimina-lidade em cada área. Toledo é omunicípio-chave da 6ª Aisf e teráum cronograma de ações dos ór-gãos de segurança pública doEstado no próximo trimestre.Para a medida também estão pre-vistos ação presença reforço dia-riamente, bloqueios de trânsito,bloqueios táticos, abordagenstáticas e Aifu.

O PRESENTE | 27SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 POLICIAL

Michel Juliano

Lideranças querem mais integração entre forças de segurança da região

Page 28: 04 25 2014

28 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

O CRIME AVANÇA

Mais um veículo é roubado em RondonCasal de agricultores é rendido por dois elementos armados com pistolas

enquanto polícia participava de operação para combater furtos e roubos

Já chegou a 11 o númerode veículos roubados em Ma-rechal Cândido Rondon des-de o começo do ano. O núme-ro é quase 100% maior que oíndice registrado em todo oano de 2013, quando seis ve-ículos foram roubados. Sesomados os roubos aos fur-tos de 2014, já são 24 carroslevados de seus proprietári-os, três a mais do que o totalregistrado no primeiro qua-drimestre do ano passado.

Nem mesmo a presençamaciça de policiais e viaturasnas principais entradas deMarechal Cândido Rondonintimidou a ação de bandidosno interior do município nanoite de quarta-feira (24).Apesar da Operação Presença

(leia abaixo), desenvolvidadurante a noite com bloque-ios e batidas policiais, bandi-dos invadiram uma proprie-dade rural e causaram mo-mentos de terror para um ca-sal de agricultores. Armados,eles ameaçaram as vítimasantes de roubar objetos e umveículo da família.

Por volta das 22 horas,dois homens armados comduas pistolas anunciaram oassalto em uma propriedaderural da Linha Guará. Osbandidos pegaram o casalde surpresa. O homem e aesposa estavam assistindo àtelevisão quando os dois in-divíduos pularam a janela ederam voz de assalto. Elespediram para que as vítimas

deitassem no chão e nãoolhassem pra trás. Após, pe-garam uma quantia em di-nheiro que estava na estan-te, dois relógios e a chavede um veículo Prisma, masacabaram levando um veí-culo Cruze Sedan de placasAUS-8097, de MarechalCândido Rondon.

De acordo com uma dasvítimas, os criminosos seri-am um negro e um branco,ambos altos. Na saída elesacabaram batendo o veículono muro da residência, po-rém conseguiram fugir mes-mo assim. Um cerco policialfoi montado em toda a re-gião, no entanto o veículoainda não havia sido locali-zado na tarde de ontem (24).

Catve

Polícia chegou após o crime para iniciar investigações,

mas bandidos e veículo ainda não foram localizados

OperaçãoPresençaenvolvepolíciade todaa região

A Polícia Militar (PM)de toda a região Oeste de-senvolveu na noite dequarta-feira (24) a Opera-ção Presença, com ênfaseem ações de bloqueios detrânsito e batidas polici-ais, com o objetivo princi-pal de diminuir a incidên-cia de crimes contra o pa-trimônio - furtos e rou-bos -, tanto às pessoasquanto às residências, es-tabelecimentos comerciaise veículos.

Na área do 19º Bata-lhão, com sede em Toledoe que engloba 21 municí-pios, como Santa Helena,Marechal Cândido Ron-don e Guaíra, a ação foidesenvolvida por 70 poli-ciais, 19 viaturas e duasmotocicletas. Como prin-cipais resultados a PM citaabordagem a 568 pessoas,409 veículos verificados,culminando em 14 veícu-los apreendidos e prisãode três pessoas.

Veículos são recuperados na fronteira com ParaguaiA Polícia Rodoviária Fede-

ral (PRF) apreendeu dois car-ros - um furtado e outro rou-bado - que possivelmente teri-am como destino final o Para-guai ou ainda o uso para otransporte de contrabando.

No início da madrugadade ontem, em Foz do Iguaçu,foi recuperada uma caminho-nete D20 Custom que haviasido furtada pouco tempoantes, em Cascavel. O veículofoi localizado a poucos me-tros do Paraguai, na Aduanada Ponte da Amizade, já complacas paraguaias falsas. Omotorista, paraguaio de 56anos, foi preso.

Os policiais suspeitaram donervosismo do condutor einiciaram a identificação vei-cular. O veículo era registra-do no Brasil, apesar de estar

com as placas do país vizinho.Embaixo do assoalho os poli-ciais encontraram as placasverdadeiras. Após consultas,verificaram que não havia re-gistro de furto, mas em conta-to com a Polícia Civil de Cas-cavel, os policiais foram infor-

mados de que o proprietárioacabara de entrar na delegaciapara registrar o crime.

O motorista, que estavacom bilhetes de pagamentode pedágios de Santa Terezado Oeste e São Miguel doIguaçu, recebeu voz de pri-

são e foi encaminhado com aD20 para a Polícia Civil emFoz do Iguaçu.

Por volta das 09h30 deontem (24) os policiais recu-peraram mais um veículo. Aação aconteceu em frente aoposto policial de Santa Tere-zinha de Itaipu, quando aPRF, que já sabia do rouboocorrido terça-feira (22), emSão José dos Pinhais, de umPeugeot 207, fechou a pista erecuperou o veículo. O carrotambém estava seguindo emsentido ao Paraguai. O mo-torista, de 58 anos, que pos-sui antecedentes criminaispor tráfico de drogas, e opassageiro, de 31, que tempassagem por roubo, recebe-ram voz de prisão. A ocor-rência foi encaminhada à Po-lícia Civil em Foz do Iguaçu.

Peugeot estava a caminho do Paraguai

Divulgação/PRF

Acidente na Írio Welp deixa dois feridosDuas pessoas ficaram feri-

das depois de sofrerem um aci-dente na manhã de ontem (24),na Avenida Írio Welp, centro deMarechal Cândido Rondon. OCorpo de Bombeiros foi aciona-do para atender as duas víti-mas, que estavam em uma motoe em uma bicicleta.

O acidente aconteceu no cru-zamento com a Rua Pernambu-co, próximo à Universidade Es-tadual do Oeste do Paraná (Uni-oeste). A motociclista, de 22 anos,estaria seguindo pela avenida

em direção ao trevo da AACC e,no cruzamento, teria colididocom um ciclista, que teria atra-vessado a via preferencial.

Com a colisão, as duas pes-soas sofreram quedas e ferimen-tos. A motociclista parou cercade 30 metros longe do local dacolisão. Os socorristas que aten-deram ao acidente encaminha-ram as vítimas para atendi-mento médico na Unidade deSaúde 24 Horas. O Setor de Trân-sito da Polícia Militar esteve nolocal atendendo a ocorrência.

Ciclista e motociclista tiveram vários ferimentos,

mas se recuperam sem complicações

Marechal News

Page 29: 04 25 2014

29O PRESENTE

SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Nicolas Eduardo Reschke Manica, que aniversariouna quarta-feira (23). Ele recebe homenagem dospais Rejane e Ulides João Manica

Arquivo pessoal

Divulgação

Dulci e Maurício Lorscheiter, que conquistaram otítulo de Miss e Mister Terceira Idade de QuatroPontes. O concurso promovido pelo Clube deIdosos e Amigos aconteceu na quarta-feira (23)

Divulgação

Professores da Educação Infantil da rede municipal de Mercedes, que participaram, recen-temente, de uma oficina com a professora Vera Beatriz Biesdorf e Ivete Tonkiel de Lima,com o tema “Importância da Música para o Desenvolvimento da Criança”

CURSO DECUIDADORNa segunda-feira (28) aconteceo terceiro módulo do Curso deCuidador que está sendopromovido pela Secretaria deSaúde de Palotina, por meio doNúcleo de Apoio à Saúde daFamília, Serviço de AtençãoDomiciliar e Centro de AtençãoPsicossocial. As atividades destemódulo serão realizadas noauditório da AssociaçãoComercial e Empresarial (Acipa).O tema em foco será“Alimentação do paciente”.

GESTÃO DE PESSOASA Associação Comercial e Empresarialde Santa Helena (Acisa) está convidan-do os interessados a participar dotreinamento de Gestão de Pessoas parase matricularem no curso, tendo emvista as poucas vagas que restam. Asatividades iniciam na terça-feira (29) etêm continuidade nos dias 06, 08, 13 e15 de maio, na sede da Associação, soba responsabilidade do facilitador Leo-mar Meith, especialista em Planejamentoe Linguística .

DESCONTONO INGRESSOMoradores de 14 municípiosvizinhos ao Parque Nacional doIguaçu terão desconto de 90% nosingressos para visitação. O objetivoé incentivar a população da regiãoa visitar o parque, que é uma dasSete Maravilhas da Natureza.

Divulgação

Integrantes do Núcleo deInformática da AssociaçãoComercial e Empresarial deMarechal Cândido Rondon(Acimacar) que participaram,em São Paulo, da 16ªAutocom, que é o maior emais tradicional evento deautomação comercial daAmérica Latina. A caravanaintegrou a programação doProjeto Empreender Compe-titivo, foi promovida pelopróprio Núcleo de Informáti-ca e contoucom a participação de34 empresários decidades da região

Page 30: 04 25 2014

30 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Ministério negocia novo Plano SafraNeri Geller afirmou que meta é superar os R$ 136 bilhões destinados ao setor no Plano de Safra 2013/14

2013/2014

O Ministério da Agricul-tura espera concluir o PlanoSafra 2014/2015 em cerca deum mês para dar ao setor pro-dutivo a sinalização neces-sária antes da Copa do Mun-do, disse ontem (24) o secretá-rio de Política Agrícola da

pasta, Seneri Paludo. Segundoele, o momento tem sido denegociar a liberação de recur-sos com os ministérios da CasaCivil e da Fazenda. "Acho queem 15 dias vamos ter um esco-po do plano", afirmou ele, apósparticipar da cerimônia de co-

Colheita de soja chega ao fim no ParanáO trabalho de colheita alcan-

çou 98% da área semeada com acultura de soja no Paraná, deacordo com o Departamento deEconomia Rural (Deral) da Secre-taria de Estado da Agricultura eAbastecimento (Seab). Dos grãosrestantes, 100% estão em fase dematuração, dando condiçõespara que sejam retirados nospróximos dias.

A projeção para a produ-ção total, feita pela Compa-nhia Nacional de Abasteci-mento (Conab), é de 14,71 mi-lhões de toneladas para o Es-tado, uma redução de 7,5% secomparada à safra anterior,quando o Paraná colheu 15,91milhões de toneladas do grão.

Projeção para a produção total, feita pela Companhia Nacional de

Abastecimento (Conab), é de 14,71 milhões de toneladas para o Estado

Arquivo/OP

Faep pederevisãodo preçomínimodo trigo

Câmara aprova projeto de comprade propriedade por herdeiros

No final de março o governoreajustou os preços mínimos dotrigo pão tipo 1 e do trigo melho-rador tipo 1 em 5%. Os demaispreços mínimos para o trigo nãoforam reajustados. O acréscimode 5% não reflete a realidade docusto de produção calculado pelaCompanhia Nacional de Abas-tecimento (Conab). No últimolevantamento, ainda referente àsafra de 2013, o custo de produ-ção era de R$ 635,33 por tonela-da ou 14% superior ao preçomínimo estabelecido para o tri-go pão tipo 1, por exemplo.

No final de 2013 a Federaçãoda Agricultura do Estado do Para-ná (Faep), o Sindicato e Organiza-ção das Cooperativas do Estado doParaná (Ocepar) e a Secretaria daAgricultura e do Abastecimento doParaná (Seab) elaboraram um do-cumento de propostas à políticaagrícola para a triticultura nacio-nal. Nesse documento foi proposto,entre outras coisas, o ajuste do pre-ço mínimo da Política de Garantiade Preço Mínimo (PGPM) em19,6%, equiparando-o ao custo deprodução, e a programação do apoioà comercialização do produto.

Após diversos períodos dedesestímulo ao plantio de trigo, aárea do cereal no Paraná em 2014pode aumentar 23%, de acordoSeab. A retomada da área deplantio no Estado deve-se à ex-pectativa dos produtores emobter melhor rentabilidade como produto, comparando às sa-fras passadas, em que os baixospreços de comercialização não co-briam nem os custos de produção.

Em 2013 a produção nacionaltotalizou 5,5 milhões de tonela-das para um consumo estimadopela Conab de 11,5 milhões detoneladas. Devido à dependênciado produto, as importações no anopassado foram recordes, totalizan-do 7,5 milhões de toneladas.

Diante disso, o presidente daFaep, Ágide Meneguette, enca-minhou ofício ao Ministério daAgricultura insistindo "na re-visão dos preços mínimos para otrigo, conforme o custo de pro-dução calculado pela Conab".

memoração dos 41 anos daEmpresa Brasileira de Pesqui-sa Agropecuária (Embrapa).

Ao tomar posse, em março,o ministro da Agricultura,Neri Geller, afirmou que a metaé superar os R$ 136 bilhõesdestinados ao setor no Plano

de Safra 2013/14. O secretárionão entra em detalhes sobreos valores que estão sendo ne-gociados, mas afirma que aárea econômica do governo"sabe da importância da agri-cultura para o desenvolvi-mento do país".

O Plenário da Câmara dosDeputados aprovou na terça-feira (22) o Projeto de Lei Com-plementar 362/06, do PoderExecutivo, que permite ao tra-balhador rural usar financia-mento público do Banco daTerra para comprar a parte deoutros beneficiários de imó-vel herdado. O texto aprova-do é um substitutivo do Sena-do, que contempla sugestõespropostas pelo deputado fe-deral Assis do Couto. O pró-ximo passo é enviar a matériapara a sanção da Presidênciada República.

Couto explica que o subs-titutivo do Senado é compos-to por propostas contidas noProjeto de Lei Complementar01/2011, de autoria do pró-prio deputado, que altera pra-zos de financiamento e carên-cia para o Crédito Fundiário eFundo de Terras da ReformaAgrária, o chamado Banco daTerra. “Conseguimos que asnossas sugestões de modifica-ção do crédito fundiário pas-sassem a compor o substituti-

vo apresentado pelo Senado.Então, podemos afirmar tran-quilamente que o projeto apro-vado na Câmara neste semanafortalecem o programa de aces-so à terra pelos agricultoresfamiliares”, expõe Couto.

A parte do projeto que per-mite a utilização do créditopara financiar propriedadesrurais entre herdeiros tambémé proposta do deputado. Atu-almente, a Lei Complementar93/98, que instituiu o Fundode Terras e da Reforma Agrá-ria (Banco da Terra), proíbe ouso de recursos do fundo parafinanciar a compra, entre pa-rentes, de parte da terra her-dada. “O melhor exemplo paraexplicar este benefício é citar ocaso de dois irmãos, herdei-ros de uma pequena proprie-dade de terra. Antes, um des-tes irmãos não poderia com-prar a outra parte utilizandoo financiamento. Agora, umirmão que deseja comprar apropriedade do outro herdei-ro pode utilizar os benefíciosdo Banco da Terra”, detalha o

parlamentar.Couto lembra que estas

alterações foram amplamen-te debatidas entre os agricul-tores familiares e entidadesque representam o setor noParaná. “A aprovação doprojeto é uma grande con-quista”, pontua.

FIANCIAMENTO

Outro ponto alterado, queestava contemplado no pro-jeto do deputado incorpora-do ao substitutivo, diz res-peito ao teto de renda bruta epatrimônio para acessar o cré-dito. Antes, a lei estipulavaum patrimônio de R$ 30 mile uma renda bruta anual deR$ 15 mil. “Não era apenas oimpedimento entre os her-deiros para acessar o crédito.Também havia esses impedi-mentos da renda. Agora, deacordo com a nova lei apro-vada, não existem mais esteslimites e essa competência foirepassada para o ConselhoMonetário Nacional”, con-clui o deputado.

Transaçõesimobiliáriasrurais no Paranásão paralisadas

Desde o último dia 07 de março,a maioria das transações imobiliá-rias de propriedades rurais no Pa-raná está impossibilitada de se re-alizar. Nesse quadro estão incluí-das as vendas, remembramentos(somar propriedades do mesmo ti-tular), desmembramentos (venderuma parte do imóvel), alienação,partilha ou hipoteca.

Isso ocorre em razão de uma de-cisão da Corregedoria da Justiça doParaná de suspender a anuência doInstituto Ambiental do Paraná (IAP)para operações imobiliárias no meiorural. A Corregedoria voltou atrásem decisão que vinha sendo tomadasucessivamente nos últimos anos,desencadeando a paralisação de tran-sações de imóveis rurais que nãopossuem reserva legal averbadaanteriormente. Determinou aindaaos Cartórios de Imóveis no territó-rio paranaense que, para averbarqualquer transação de propriedaderural, são necessários: apresentaranuência do IAP com relação à reser-va legal; certidão Negativa do IAPe pagamento de taxas.

Ocorre que o IAP está impedidode aprovar qualquer averbação dereserva legal, porque teria de recorrerao Sistema de Manutenção, Recupe-ração e Proteção da Reserva FlorestalLegal e Áreas de Preservação Perma-nente (Sisleg), que foi revogado em06 de agosto de 2013 (dec. 8680).

Diante disso, o próprio IAPsolicitou à Corregedoria da Justiçaa renovação da suspensão da aver-bação da reserva legal pelos cartó-rios até que seja regulamentado pelogoverno federal, mediante o Ca-dastro Ambiental Rural. Esse pedi-do ocorreu em 1º de abril último.

Hoje existem no Paraná mais de532 mil pequenos, médios e gran-des produtores rurais, dos quaisapenas cerca de 180 mil têm emsuas propriedades as reservas le-gais averbadas (registradas).

Pelo novo Código Florestal, aaverbação da reserva legal não émais obrigatória, sendo substituí-da pelo preenchimento do CAR.

Page 31: 04 25 2014

Edição 3824 - O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 EDITAIS

Page 32: 04 25 2014

32 | O PRESENTE - Edição 3824 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

Page 33: 04 25 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo, emconstrução, no Cond. DomJoão VI, MCR, valor a combi-nar, c/ 24 parcelas pagas, pre-ço de ocasião. Tr. (45) 9133-7453 com Diógenes.

CASA, vendo, 106m², alve-naria, esquina, c/ 2 quartos,suíte, bwc, 2 garagens, aca-bamento de 1ª, R. AméricoVespúcio, nº 6362, Lot. Lau-reth, MCR, R$ 260.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, 2 salas,cozinha, área de serviço, gara-gem p/ 1 carro, churrasq., 2bwc, terreno 600m², no centro,em MCR, R$ 300.000,00. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, em MCR, R$130.000,00, parcelo pgto. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 126m², c/ 2quartos, sala, cozinha, 2 bwc,área de serviço, garagem, emNovo Horizonte, R$ 125.000,00,aceito veículo ou terreno no ne-gócio. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 150m², alve-naria, terreno 440m², 11x40,Lot. Frankfurt, MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 160m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, suíte,2 bwc, garagem p/ 2 carros,área de festas, demais depen-dências, portão elet., no Par-que Ecológico, MCR, R$300.000,00, aceito propostas.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 40,17m², nova,c/ laje, 1 quarto, sala de estar,cozinha planejada, área de ser-viços, bwc, pintura nova, terre-no 303,60m², Lot. Vale Verde,MCR, R$ 150.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², nova, c/laje, 2 quartos, sala de estar,cozinha, lavand., bwc, garagemcoberta, Lot. Wollstein, MCR, R$115.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69m², nova, c/laje, 2 quartos, sala de estar, co-zinha, área de serviços, bwc,garagem coberta, Lot. Vale Ver-de, MCR, R$ 115.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², c/ 2 quar-tos, sala de estar, cozinha, áreade serviços, bwc, garagem co-berta, pintura nova, Lot. NovaAmérica, MCR, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 84m², c/ laje, 3quartos, sala de estar, cozinha,área de serviços, bwc, garagemcoberta, terreno 304m², Lot.Santa Felicidade, MCR, R$190.000,00, pode ser financia-da. Tr. (45) 9992-9598 c/ Necoou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, MCR, R$ 230.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-1718ou 9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 99,98m², alve-naria, esquina, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., ga-ragem, varanda, Lot. Santa Fe-licidade, MCR, R$ 190.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 99m², alvena-ria, c/ 3 quartos, 2 salas, gara-gem, lavand., murada, terreno20x40, Jd. Marechal, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9961-0071ou 9931-3089.

CASA, vendo, aprox. 100m²,nova, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala/copa/cozinha, R. Colombo,Lot. Imperial, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-3888 ou9978-4560 com Schone Corre-tor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox. 120m²,nova, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala/copa/cozinha, R. Maceió, Lot.Imperial, MCR, valor a combinar,pode ser financiada. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com SchoneCorretor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox. 200m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2 salas,cozinha, 2 bwc, lavand., despen-sa, garagem p/ 2 carros, chur-rasq., 2 varandas, semi mobilia-da, acabamento em gesso, ter-reno 400m², R. 7 de Setembro,Jd. Alvorada, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de madeira,p/ retirar do local, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9978-4932 ou 3254-0789.

CASA, vendo, nova, esqui-na, c/ laje, 2 quartos, suíte, sala,cozinha, bwc, lavand., garagem,acabamento em gesso, Lot. An-dorinha, MCR, R$ 260.000,00. Tr.(45) 9966-2061 ou 8817-7575.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,sem benfeitorias, c/ água cor-rente, em MCR, R$ 120.000,00.Tratar pelo (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR, va-lor a combinar, preço de oca-sião, aceito carro ou casa. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, 36.000m²,c/ benfeitorias, 8km de MCR, R$150.000,00, troco por casa emMCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 370 hec-tares, 291 c/ plantação, 79 emreserva, c/ 3 casas em alve-naria, barracão 300m², poçoartesiano, 18km de Naviraí, MS,valor e prazo a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexo bar-racão 200m², garagem 100m², R.7 de Setembro, nº 1744, centro,MCR, valor e condições a combi-nar. Tr. (45) 9965-1830.

SOBRADO, vendo, 97m²,novo, c/ 2 quartos, garagem,churrasq., demais dependên-cias, próx. ao Allmayer, MCR,R$ 235.000,00. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Cre-ci 6630-F.

TERRA, vendo, 10,5 alq., 9 emlavoura, sem benfeitorias, noasfalto, próx. a 10 de Maio, va-lor: 2.300 scs, prazo a combi-nar. Tr. (45) 9921-9255 ou 8840-6226, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/benfeitorias, 5 alq. em lavou-ra, 4 alq. em pasto, ótima lo-calização, em Bela Vista, MCR,valor: 1.300 scs de soja o alq.,entrada e prazo a combinar.Tr. (45) 9924-6339 ou 8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 10.000m², naBR 163, MCR, em frente ao pos-to Trovão Azul, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9142-2330 ou8840-6226, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11,5 alq., par-te em lavoura, restante potreiro,Linha Boa Vista, próx. a SãoJosé do Iguaçú, valor: 600 scsde soja o alq., sem troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 260 hectares,com barracão e moradia, todaplana e em pasto, 190km de Unaí,MG, 300km de Brasília, R$1.300.000,00, aceito 70% emimóvel na região ou carreta. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários, se-minovos, 15x130, em MCR, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Sperafi-co, próx. ao Portal de MCR, sembenfeitorias, R$ 350.000,00, tro-co por casa. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 40.000m², c/benfeitorias em alvenaria, 3 avi-ários automatizados, poço arte-siano, ótima localização, em MCR,valor a combinar, aceito propos-tas. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq., de 1ª,c/ chiqueirão p/ 2.300 suínos,demais benfeitorias, próx. aMCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5em plantio, c/ casa em alvenaria130m² c/ laje, 2.000m do asfalto,7,5km de MCR, valor: 1.200 scsde soja por alq., 60% de entrada+ 1 pagamento anual. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5.400m², naBR 163, próx. ao posto TrovãoAzul, em MCR, valor e prazo acombinar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 5,7 alq., plan-ta 3, restante pastagem, c/ ben-feitorias, R$ 285.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 55 alq., planta30, restante em pasto, parte daterra plana, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja, aceitoprédio em troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq., meca-nizados, em Rio do Sul, Merce-des, valor a combinar. Tr. (45)9978-6422 com Raimundo VanDen Bonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 7 alq., de 1ª,mecanizados, próx. a MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

Temperatura: 22º/15º Temperatura: 23º/15º Temperatura: 23º/15º Temperatura: 22º/15º Temperatura: 21º/14ºTemperatura: 22º/15º

TERRA, vendo, 80 alq., em la-voura, em MCR, valor: 1.000 scsde soja o alq., parcelo em 3 pa-gamentos. Tr. (45) 9923-9210.

TERRA, vendo, aprox. 18alq., 3,7 em mata, 11 produti-vos, restante mata siliar, na Li-nha Guaçu, Nova Santa Rosa,valor: 27.000 scs de soja. Tr.(45) 9966-6718.

TERRENO, vendo, 12x28,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 16,50x25,de esquina, frente p/ o sol damanhã, Lot. Porto Alegre, MCR,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Si-credi, R$ 160.000,00. Tratar(45) 3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 360m²,16x22,5, de esquina, R$65.000,00 à vista ou R$10.000,00 de entrada + 59 par-celas de R$ 1.083,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 414m²,12x34,5m², Lot. Parque Ecoló-gico, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560com Schone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

Page 34: 04 25 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pás-saros, próx. a área industrial,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 465,43m²,de esquina, Lot. Flórida, MCR,R$ 105.000,00. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 537m²,14x36, Lot. Cidade Nova, emNova Santa Rosa, bem locali-zado, valor a combinar. Tr.(45) 9133-2004.

TERRENO, vendo, 575m²,11,5x50, R. São João Del Rey,fundos c/ a veterinária doAri, MCR, valor a combinar,aceito carro no negócio. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560com Schone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Lot. Trentini, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 636m²,12x53, Lot. Avenidas, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9961-4446 com Rogério.

TERRENO, vendo, meio, 6x26,Lot. Prass, 5 quadras da Av. RioGrande do Sul, MCR, R$45.000,00 à vista, estudo pro-posta p/ troca de maior valor. Tr.(45) 9134-0596 com Emerson.

TERRENOS, vendo, 2, em Por-to Mendes, próx. a praça, R$39.000,00 cada. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, sentidoAnel Viario, 500m da Realize Mat.Construção, MCR, valor a com-binar, parcelamento próprio. Tr.(45) 9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Pau-la, MCR, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Re-canto Feliz, próx. ao mercadoWeimann, MCR, valor a combi-nar, em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em NSR, saída p/ Planalto,valor a combinar, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TROCO casa em Porto Men-des por chácara, pode ser sembenfeitorias, em Porto Mendes.Tr. (45) 3254-7707.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos p/ casal, sala, cozinha,lavand., bwc, sacada, gara-gem, R. 7 de Setembro, nº 434,fundos loja Darom Móveis, MCR,R$ 560,00. Tr. (45) 3254-3141ou 9930-5300.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha, la-vand., bwc, churrasq., garagem,Av. Maripá, próx. ao mercadoWeimann, MCR, R$ 580,00. Tr.(45) 9914-6670.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinha,lavand., despensa, garagem, R.Minas Gerais, nº 505, MCR, R$850,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corre-tor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinha,lavand., garagem, R. Sergipe, nº1385, Ed. Portal Ville, MCR, R$780,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corre-tor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, demais dependências,R. Independência, nº 1019, cen-tro, MCR, R$ 660,00. Tr. (45)9981-3999 ou 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, na Av. Maripá, em fren-te a Copagril, MCR, R$ 650,00.Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

APARTAMENTO, alugo, c/garagem coberta, no Cond. Ca-nadá, MCR, R$ 600,00, inclusointernet, água e condomínio. Tr.(45) 3254-2379 com Edna.

APARTAMENTO, alugo, emMCR, R$ 650,00. Tr. (45) 9965-4401 com Marines.

APARTAMENTO, alugo,novo, c/ 2 quartos, garagem,portão elet., p/ máximo 3 pesso-as, no Cond. Hab. Nova Era, Jd.Coopagro, Toledo, R$ 550,00 +taxas. Tr. (45) 9971-1240.

APARTAMETO, alugo, c/ 1quarto, sala, cozinha, sacada,centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9801-2376 com Lena.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, demais depen-dências, R. São João Del Rei, Lot.Luas, MCR, R$ 600,00. Tr. (45)9812-3000 ou 3254-3128.

CASA, alugo, de madeira, c/3 quartos, sala, cozinha, áreade serviços, lavand., garagem,em bom estado, R. Minas Gerais,nº 1585, MCR, R$ 560,00. Tr. (45)3254-3141 ou 9930-5300.

CASA, alugo, grande, c/ 3quartos, suíte, garagem p/ 2 car-ros, demais dependências, R. 7de Setembro, nº 1945, MCR, R$1.200,00. Tr. (45) 9936-3691.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, sala, cozinha, bwc, emMCR, valor a combinar. Tr. (45)9969-8051.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,sala/cozinha, bwc, Av. Rio Gran-de do Sul, prédio da Rima, MCR,R$ 450,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corre-tor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, c/ garagem,R. 7 de Setembro, centro, MCR,R$ 490,00. Tr. (45) 3254-1733.

SALA COMERCIAL, alugo, 2,R. Pernambuco, 30m da Unioes-te, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9969-8051.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², R. São Paulo, centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SALA COMERCIAL, alugo,próx. ao Posto Tonin, saída p/Curvado, em MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-7858 ou9942-3990.

BMW, vendo, ano 94, com-pleto, bancos de couro, R$19.800,00. Tr. (45) 3254-9143 ou9961-2670.

BORA CONFORT LINE, ven-do, ano 2001, prata, 4 pneusnovos, chave reserva, bancoem couro, valor a combinar,aceito moto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

CAMINHÃO, vendo ou troco,ano 83, branco, Mercedes Benz2319, trucado, c/ caçamba, R$50.000,00, aceito carro. Tr. (45)9980-6947 ou 3252-8858.

CAMINHÃO, vendo, ano2005, Mercedes Benz c180k,prata, turbo compressor, top,placa A, gasolina, banco de cou-ro, impecável, valor a combinar.Tr. (45) 9999-8061.

CAMINHÃO, vendo, ano 73,Mercedes Benz 1113, c/ carro-ceria, R$ 25.000,00. Tr. (45)9999-8061.

CAMINHÃO, vendo, ano 74,Mercedes Benz 1113, 8 pneusseminovos, caixa diferencial emotor bons, carroceria, ótimoestado, valor a combinar. Tr.(45) 3270-1216 (após 18hs)com Danilo.

CELTA, vendo, ano 2001, c/alarme, trava, bancos de couro,bem conservado, R$ 12.800,00,aceito biz. Tr. (45) 9832-4373.

CIVIC EX, vendo, ano 2000,cinza, completo, bancos emcouro, câmbio automático, R$17.900,00. Tr. (45) 3254-9143ou 9961-2670.

F-1000, vendo, ano 87, pra-ta, motor mwm, carroceria delata original de fábrica, R$30.000,00, aceito troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718.

F-1000, vendo, ano 92, prata,cabine simples, mwm turbinada,pneus bons, doc. 2014 pago, re-visada, valor a combinar. Tr. (45)9912-7007 com Armando.

F-1000, vendo, ano 94, bran-ca, completa, cabine dupla, p/ 6passageiros, 3 portas, mwm,turbinada, câmbio grande, 5 mar-chas, mecânica boa, pneusbons, R$ 45.000,00. Tr. (45)8434-0104 com Milton.

F-1000, vendo, ano 94, mwm,turbo, c/ ar, valor a combinar. Tr.(45) 9993-1855 com Ruben.

FIESTA, vendo, ano 2012,vermelho, completo, airbag, abs,particular, valor a combinar. Tr.(45) 9940-1137 com Ricardo.

FOCUS SEDAN GLX 2.0,vendo, prata, automático, mo-delo bola, pneus seminovos,todo original, manual, chave có-pia, revisões em dia, valor acombinar. Tr. (45) 9912-7007com Armando.

FUSION, vendo, ano 2007/08,prata, valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

GOL 1000 BOLA, vendo outroco, ano 96, R$ 7.000,00,troco por maior valor. Tratar(45) 8826-6746 ou 8828-0687com Artemio.

GOL G5 1.6, vendo, ano2010, preto, flex, completo,valor a combinar. Tr. (45)9982-7554 ou 9973-0619.

GOL MI, vendo, ano 97, bran-co, c/ alarme, trava, roda, R$9.000,00. Tr. (45) 9991-1766.

GOL QUADRADO 1.6, vendo,ano 85, 4 marchas, R$ 4.900,00,aceito troca de maior valor. Tr.(45) 9941-3550.

GOL QUADRADO 1.6, vendo,ano 85, motor AP, rodas BB5,valor a combinar. Tr. (45) 8804-3101 com Laurindo.

KA, vendo, ano 2012/13, pre-to, c/ ar-cond., valor a combinar.Tr. (45) 9916-1010.

MERIVA JOY 1.4, vendo,ano 2011, prata, flex, com-pleto, c/ abs, air bag, valor acombinar. Tr. (45) 9982-7554ou 9973-0619.

OMEGA CD 4.1, vendo, ano96, verde escuro, painel digital,4 pneus novos, 2º dono, ótimoestado, valor a combinar. Tr. (45)9901-7070 com Claudinei.

PALIO WEEKEND ADVENTU-RE LOCKER 1.8, vendo, ano2011, verde, flex, completo, air-bag duplo, abs, cd original, comp.de bordo, único dono, placa A,impecável, R$ 41.900,00. Tr. (45)8803-6565.

PEUGEOT 308 ALLURE 2.0,vendo ou troco, automático,teto solar, 35.000km, únicodono, R$ 52.800,00, troco porcarro menor valor. Tr. (45)8809-6769 com Lucas.

PICK UP CHEVY, vendo, ano95, branca, R$ 9.000,00. Tr. (45)9999-8061.

RANGER XL, vendo, ano2012, branca, completa, valor acombinar. Tr. (45) 9982-7554 ou9973-0619.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, comple-ta, bom estado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

STILO 1.8 , vendo, ano2003, prata, completo, 8v, ro-das aro 17, doc. 2014 pago,ótimo estado, R$ 21.000,00. Tr.(45) 9909-8313.

STRADA TREKKING 1.4,vendo, ano 2010, flex, comple-ta, cabine estendida, R$26.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2008, branco, flex, básico,pneus novos, ótimo estado, R$13.900,00. Tr. (45) 9909-8313.

UNO WAY, vendo, ano 2012,40.000km, valor a combinar. Tr.(45) 9923-9210.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2001, cinza, c/ teto, ar digital, cou-ro, 4 pneus novos, R$ 13.000,00de entrada + 9 parcelas de R$410,00 de consórcio, aceito motoou carro de menor valor na en-trada. Tr. (45) 9842-1115.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo, bai-xa km, air bag, rodas 17", valor acombinar. Tr. (45) 3282-1740 ou9902-9334.

VECTRA ELITE 2.4, vendo,ano 2006, prata, flex, completo,automático, couro, air bag's, abs,cd original, comp. de bordo, ro-das liga leve, 78.000km, revisa-do, impecável, R$ 35.500,00. Tr.(45) 9986-9262.

VECTRA EXPRESSION, ven-do, ano 2011, prata, completo,valor a combinar. Tr. (45) 9973-0619 ou 9982-7554.

VERSAILLES 1.8, vendo, ano96, verde, completo, R$6.500,00. Tr. (45) 9977-6280.

VOYAGE 1.8, vendo, ano 95,branco, 4 portas, R$ 7.500,00.Tr. (45) 9999-8061.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano 2001,prata, completa, placa A, c/ ma-nual, chave reserva, p/ 7 pas-sageiros, valor a combinar, acei-to troca de menor valor. Tr. (45)9941-3550.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano2009, prata, flex, completo, au-tomático, ar digital, airbag du-plo, rodas liga leve, cd, revisa-da, 65.000km, manual, chavereserva, impecável, R$38.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

BIZ 100, vendo, ano 2000, im-posto pago, 2 pneus novos, re-visada, R$ 2.350,00. Tr. (45)9989-0805.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida, doc. 2014pago, c/ trava, corta corrente,R$ 3.800,00. Tr. (45) 9991-4477.

BROS 150 ES, vendo, ano2008, partida elét., pneus novos,raios cromados, imposto pago,valor a combinar, estudo propos-ta. Tr. (45) 9989-0805.

CB 500, vendo, ano 2002,azul, pneus novos, imposto qui-tado, 33.000km originais, ótimoestado, R$ 13.500,00. Tr. (45)8402-7845 com Denilson.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2008, valor a combinar, acei-to troca. Tr. (45) 9832-4373.

CG 125 FAN, vendo, ano2006, vermelha, R$ 3.200,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

NX4 FALCON, vendo, ano2004/04, preta, bem conserva-da, R$ 8.500,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

TWISTER, vendo, ano 2002,vermelha, ipva quitado, ótimoestado, R$ 4.490,00. Tr. (45)9909-8313.

XTZ 125 X , vendo, ano2012/12, 2000km, R$ 6.500,00à vista ou R$ 2.000,00 de en-trada + 10 parcelas de R$500,00 no cheque. Tr. (45)9973-4406 com Eldor.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, bom estado, R$3.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano 2005,prata, R$ 3.000,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR ED, vendo, ano 2007/08,doc. 2014 quitado, bom estado,R$ 3.000,00. Tr. (45) 9914-5030com Gilberto.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revisa-da, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e atualização, p/ apa-relhos az-box, az-américa, pro-box, superbox, etc, atendo MCRe região, interessados. Tr. (45)9934-4624 com Gilson.

BANDONEON, vendo ou tro-co, usado, valor a combinar, tro-co por acordeon Italiana ou To-deschini, em bom estado, Tr. (45)8826-6263 (tim) com Gilvane.

Page 35: 04 25 2014

Edição 3824 - O PRESENTE | 35SEXTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 25/04/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 26/04/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

CANÁRIO BELGA, vendo,machos e fêmeas, valor a com-binar. Tr. (45) 9923-3141.

CAPOTA MARÍTIMA, vendo,p/ Hilux, em fibra, preto, c/ santoantonio, valor a combinar. Tr. (45)9977-1304.

COMPUTADOR , vendo,novo, Dual Core 2.7, comple-to, Geforce gt430, memória4gb, hd 465gb, monitor Sam-sung 19", R$ 800,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

COMPUTADOR , vendo,novo, Intel I3, completo,3.106hz, Geforce 840065, me-mória 4gb, hd 465gb, monitorAOC 19", R$ 930,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$134.000,00, entrada R$30.000,00, assume 82 parcelasde R$ 2.050,53. Tr. (45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCer-to, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$96.000,00, entrada R$27.000,00, assume 102 parce-las de R$ 1.146,00. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$280.000,00, prazo 149 meses,a partir da 5ª parcela R$2.444,72. Tr. (45) 9842-5000 ou3254-5000 com Tânia.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, inte-ressados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Collie, pe-lagem rara, vacinados, desver-minados, valor a combinar. Tr.(45) 9123-1241 com Cris.

FILHOTES, vendo, Husky Si-beriano c/ Akita, olhos azuis, va-lor a combinar. Tr. (45) 9920-4650 com Anderson.

FILHOTES, vendo, LhasaApso, machos e fêmeas, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-3025 com Nelli.

FILHOTES, vendo, PastorAlemão, c/ 45 dias, desma-mados, R$ 200,00. Tr. (45)9928-4164 ou 9981-1122 comThatiane.

FILHOTES, vendo, Poodle eShih-tzu, valor a combinar. Tr.(45) 3254-3025 com Nelli.

FILHOTES, vendo, Poodle Mi-cro Toy, fêmeas, c/ 2 meses, va-lor a combinar. Tr. (45) 9950-5433 com Sirlei.

IMPRESSORA, vendo, HPP1102w, nova, c/ cartuchocheio, R$ 350,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

LANCHA, vendo, Tropical,motor 100hp, valor a combi-nar, aceito camionete. Tr. (45)9934-8875.

LOJA DE PRODUTOS NATU-RAIS, vendo, c/ clientela forma-da, no centro, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9928-3865.

MÁQUINA PERFURATRIZ,vendo, equipada, c/ motormwm, D229, bloca de 25,30 e40cm de diâmetro, 6m de com-primento, fura até 12m profun-didade, valor a combinar. Tr.(45) 9902-9334.

MERCEARIA, vendo, c/ má-quina de assar carne, clientelaformada, ponto c/ mais de 20anos, c/ loja de confecções emanexo, venda por motivo demudança, valor a combinar,parte pode ser parcelada. Tr.(45) 9910-7190.

MESA, vendo, p/ computador,nova, Artony, c/ 2 gaveteirosembutidos, em mdf, cor madeirateka, R$ 300,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR, vendo,novo, AOC E9505wn,19", R$ 320,00 à vista.Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR, vendo,novo, LG W22435,21", R$ 330,00 à vis-ta. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR, vendo,novo, Samsung SA300,19", R$ 330,00 à vista.Tratar pelo (45) 9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, Ya-maha, 15hp, valor acombinar. Tratar pelo(45) 3254-4140.

OFERTA DE TRA-BALHO p/ motoboy,período integral, inte-ressados. Tr. (45)8405-1369 com Luiz.

OFERTA DE TRA-BALHO p/ pedreiro, emMercedes, interessa-dos. Tr. (45) 9965-8142com José.

PLAY STATION 3,vendo, Sony, usado,c/ 2 controles, 4 jogosoriginais, R$ 650,00.Tr. (45) 9992-5453com Jean.

PROCURO trabalhocomo babá, cuido emminha residência, inte-ressados. Tr. (45)9819-6116 ou 9944-0199 com Danieli.

REBOQUE, vendo, p/barco, marca São Pau-lo, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

TELEVIGO CON-TRATA vendedor ex-terno, salário + comis-são, plano de saúde evale alimentação, inte-ressados enviar currí-culo p/: [email protected] Tr. (45)3254-1013.

VENDO, página demercado livre, c/ esto-que, valor a combinar.Tr. (45) 9950-0306com Ricardo.

VOLANTE, vendo, 4bolas, p/ Gol gts, gti, c/borracha firme, semrachaduras, valor acombinar. Tr. (45)9813-2089.

GRANJA , vendo,2,5 alq., c/ 1.450 suí-nos, 2 barracões, 2chiqueiros c/ 260m²,estrebaria c/ 30 cabe-ças, 2 casas, emNovo Sobradinho, R$1.100.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9961-5870,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

GRANJA, vendo, 48.400m², c/2 aviários de 14x130, casa, di-versas benfeitorias, R$850.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

ORDENHADEIRA, vendo, usa-da, c/ bomba de vácuo 600, mo-tor elét., canos, mangueiras, 3conjuntos completos de inox c/pulsador, lavador, kit acionamen-to por trator, valor e condições acombinar. Tr. (45) 3256-8575.

PEIXES, vendo, tilápia, pacú ecarpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

EXTRAVIO DEDOCUMENTOS

IK Obras e Serviços Ambientais Ltda, situadana Avenida Maripá, nº 1700, centro, município deMarechal Cândido Rondo, Paraná, inscrita no CNPJ02.072.928/0001-07, comunica para todos os finsde direito e a quem possa interessar, o extravio debloco de notas, série F, com numeração 751 á 850,referente a empresa IK Obras e Serviços AmbientaisLtda. O mesmo torna-se sem valor após publicaçãodeste aviso.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Ernesto Willms torna público que requereu aoIAP a Licença de Instalação para atividade de pisci-cultura, engorda, a ser implantada na linha CamposSalles, distrito de Margarida, município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

VENDO, suinocultura e pis-cicultura, 36.000m², c/ chiquei-ro p/ 550 suínos, casa mista110m², açude grande p/ 40.000alevinos, em MCR, R$290.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Page 36: 04 25 2014