04-26-2014.pdf

44

description

04-26-2014.pdf

Transcript of 04-26-2014.pdf

Bandidos da lei

02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

A insegurança pública é um problema mundial,acentuada em países mais pobres e de grandesdesigualdades sociais. O crime, em suas diversasesferas, atinge famílias, negócios e a sociedade deuma forma ampla e indiscriminada. O crime inter-rompe sonhos, gera incertezas e cria a sensação deimpotência ao cidadão comum.

Para promover a paz e a ordem é que existe apolícia. Federal, militar, civil, rodoviária e até defronteira, no caso da região Oeste do Paraná. Sãovários órgãos com uma incumbência clara de preser-var o cidadão de bem, trabalhador, estudante, e deaprisionar ladrões, corruptos, as-sassinos, que ferem a sociedade comsuas armas, drogas e atos que mui-tas vezes são até mesmo incompre-endidos, tamanha brutalidade.

Criminosos estão espalhadospor toda a sociedade, infiltradoscomo ratos imundos nos becos efavelas, mas também alojados empele de cordeiros, na política, naescola, nos jornais, hospitais e, infe-lizmente, na própria polícia. Ban-didos da lei que deveriam protegera sociedade mancham uma históriasempre tumultuada da polícia bra-sileira. De tempo em tempo, as páginas dos periódicospelo país estampam horrores produzidos por polici-ais, desequilibrados, maníacos, psicopatas.

Nesta semana mais um caso de violência produ-zida por membros das forças de segurança chocouo já fragilizado Brasil. Em Curitiba, um policialcivil algemou e matou sua namorada a tiros, nomeio da rua, em frente às câmeras que hoje, espa-lhadas por todo canto, feliz ou infelizmente, fla-gram as tragédias cotidianas produzidas por indi-víduos insanos. Tiros pelas costas de uma jovemindefesa, desarmada e hoje morta.

Uma jovem de 21 anos, estudante de uma uni-versidade federal, mãe de um bebê de um ano, foisepultada para o esquecimento. Sim, esquecimen-to. É mais um caso, só mais um caso, de abuso da

força e da incompetência das instituições em esco-lher o corpo policial. Tudo bem que existem ban-didos em toda instituição, mas a polícia, quedeveria conhecer os bandidos como a palma damão (e conhecem), deveria ter mais critérios paradar a alguém uma pistola carregada e o poder dedecidir sobre a vida e a morte.

Não é preciso pensar muito para lembrar deoutros casos emblemáticos, recentes, como a mortedo dançarino DG, ainda em investigação, e o desa-parecimento do pedreiro Amarildo. Policiais são osprincipais suspeitos. Os exemplos se espalham e

denigrem a imagem da maioriados policiais, muitos dispostos eaté nascidos para combater ocrime, hoje envergonhados coma tragédia, que foi anunciada.O policial civil era investigadopor questões disciplinares, masmesmo assim desfilava pelasruas da Capital do Estado comsua arrogância embasada emum gatilho.

As corporações que prezampela segurança no país, por con-ta desses episódios estarrecedo-res, estão desacreditadas. Não é

difícil encontrar alguém que tenha medo da polícia.Não porque esse indivíduo é um criminoso, umcontraventor, mas por medo de encontrar crimino-sos de farda, armados e perigosos.

Generalizar é errado e é uma forma incapaz eineficiente de julgar. Por isso, é importante ressal-tar, mais uma vez, que não é toda a polícia que ébandida, mas bandidos infiltrados nas instituiçõesque deveriam proteger o cidadão causam revolta,medo e muita tristeza.

O país chora as tragédias provocadas por bandidosda lei, que deveriam proteger o cidadão, mas, aocontrário, reforçam a certeza de que o Brasil está nocaminho errado. Dessa história, e de tantas outras queainda virão, porque virão, fica o caminho a ser trilha-do. Trilhado por todos que ainda estão vivos... ainda.

VAMOS DEIXAR O AGRICULTOR

BRASILEIRO TRABALHAR

E PRODUZIR EM PAZO Brasil da atualidade parece não gostar de quem

trabalha e produz em silêncio, sem manifestações emdefesa de seus interesses. Prova disso é a persegui-ção que sofre o agricultor de autoridades governa-mentais e determinados segmentos da sociedade.

Mesmo garantindo o desenvolvimento econômi-co e social do país, produzindo alimentos saudáveise a preços acessíveis para a população brasileira eexcedentes exportáveis que asseguram superávitsna balança comercial, o agronegócio é sempre puni-do ou perturbado com notícias negativas e ameaçasde medidas prejudiciais à atividade.

Mesmo gerando um terço dos empregos, da ren-da, dos tributos e do Produto Interno Bruto (PIB), semreceber incentivos e proteções equivalentes aos deoutros setores, a agropecuária é discriminada eenfrenta preconceitos inaceitáveis, até de quem de-veria lhe oferecer tranquilidade e segurança pararealizar seu trabalho.

Como se não bastasse a falta de investimentosem transporte, o que impõe os mais elevados fretesdo mundo, o produtor rural ora é ameaçado comtributação nas exportações de soja, expropriação deterras para reservas indígenas ou quilombolas oucom proibição da aplicação de defensivos agrícolas,desenvolvidos por institutos de pesquisa e aprova-dos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), o que pode simplesmente inviabilizar diver-sas culturas, devido às novas pragas.

Na questão ambiental, apesar de exercer ativida-de econômica a céu aberto, exposta aos temporais,inclusive de granizo, enchentes e estiagens, o agro-negócio é responsabilizado pelo desequilíbrio danatureza, quando a poluição da atmosfera, que em2012 matou sete milhões de pessoas no planeta, sóocorre nas cidades.

Como também é exclusividade dos centros urba-nos a contaminação do solo e de mananciais deágua, por falta de coleta e destinação corretas do lixodomiciliar e industrial.

Nessa questão, o produtor rural é tão discrimina-do ao ponto de ser o único cidadão obrigado a investirdinheiro particular na preservação e matas nativas ecursos d’água, enquanto as mesmas ações sãobancadas por recursos públicos nas cidades.

Os preconceitos contra o agricultor estão atémesmo na ideologização da comunicação, na qualtodos os eufemismos são sempre contrários aoshomens do campo. Os termos agronegócio e ruralis-ta são demonizados no noticiário.

As invasões de propriedades privadas passarama ser chamadas de ocupações e os invasores sãotratados como trabalhadores sem-terra, mesmodepois de permanecer anos acampados, sem nadaproduzir, vivendo de recursos públicos. Em eventuaisconflitos, são sempre ruralistas investindo contratrabalhadores.

O mesmo vale para exigência do cumprimento dafunção social da terra, exigido nas propriedadesrurais, adquiridas e exploradas com recursos priva-dos, cujo desrespeito é sempre justificativa paradesapropriações, sem que se imponha o mesmotratamento aos assentados em áreas adquiridas emantidas com verbas públicas.

No caso dos indígenas, que na época do desco-brimento se concentravam nas áreas litorâneas emargens de grandes rios, hoje se encomendamestudos antropológicos para “provar” que habitavamas áreas produtivas do interior do país e embasarexpropriações do patrimônio do agricultor.

Resta saber até quando o produtor vai suportartantas injustiças e pressões e continuar insistindoem produzir para alimentar os brasileiros e habitan-tes de uma centena de outras nações.

* O autor é deputado federal pelo Paraná

[email protected]

As corporações queprezam pela segurança

no país, por contadesses episódios

estarrecedores, estãodesacreditadas. Não é

difícil encontraralguém que tenhamedo da polícia

O PRESENTE | 03SÁBADO,26 DE ABRILDE 2014

Comentário do dia - I“Nesse angu tem muito caroço! O dep. Vaccarezza (PT-SP) é maisum a ter que se explicar sobre as relações com o doleiro Youssef. Esem vagareza!”. Do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

R$ 233 milhões......será o montante pago pelo governo federal para

construir a segunda ponte internacional entre o Brasil e oParaguai. Na quinta-feira (24) o Departamento Nacionalde Infraestrutura de Transporte (Dnit) divulgou o resulta-do da licitação. A proposta vencedora foi a do ConsórcioConstrubase/Cidade/Paulitec, que cobrará R$ 233,3 mi-lhões para executar a obra.

A nova ponte deve reduzir o trânsito intenso sobre aPonte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu eCiudad del Este, por onde passam cerca de quatro milhõesde veículos por ano. De acordo com o edital, a nova ponteserá do tipo estaiada, terá 760 metros de comprimento eo prazo de conclusão, após iniciada as obras, é equivalen-te a três anos.

Lado definidona eleição

Comentário do dia - II“A presidenta que foi apresentada como gestora, não geriu. A

presidenta que foi apresentada como faxineira, não limpou o quetinha que limpar”. Do pré-candidato à Presidência pelo PSB,Eduardo Campos, ao falar sobre o resultado de pesquisas que

mostram que 70% querem mudança.

Presidente do diretório municipal do

PDT, Guido Herpich deve apoiar a

senadora Gleisi Hoffmann (PT) na disputa

pelo Governo do Estado

Ma

ria

C

risti

na

K

un

zle

r

O grupo político de situação em MarechalCândido Rondon pode ficar dividido na elei-ção para governador. Enquanto alguns podemapoiar a reeleição de Beto Richa (PSDB), espe-cialmente caso o PMDB não tenha candidatopróprio, outros tendem a fazer campanha paraa pré-candidata Gleisi Hoffmann (PT). Este é ocaso do presidente do diretório municipal doPDT, Guido Herpich, que é secretário munici-pal de Indústria, Comércio e Turismo.

Guido já foi do PSDB e a sua saída do partidonão foi nem um pouco afável. Devido a isso eao fato de considerar que o governador nãotem cumprido com seu plano de governo, eleafirma que apoiará a senadora Gleisi na brigapelo Governo do Estado.

No âmbito de Assembleia Legislativa, pelaprimeira vez o secretário rondonense estará aolado do deputado estadual Ademir Bier(PMDB). “Não darei apenas apoio, mas fareicampanha para ele”, garante. Já para o Congres-so Nacional, Guido reafirma que o trabalho emprol do setor produtivo lhe faz estar com odeputado federal Dilceu Sperafico (PP).

Apoio incondicionalEm termos de eleição, quem também já definiu seu apoio ao

Governo do Estado é o novo presidente da Associação dosMunicípios do Oeste do Paraná (Amop), Marcel Micheletto,empossado ontem (25) para o cargo. Liderança jovem do PMDB,o prefeito de Assis Chateaubriand afirmou que seu apoio incon-dicional será para o governador Beto Richa (PSDB).

Há algum tempo que se discute em Marechal CândidoRondon a instalação de um novo frigorífico de peixes. ACopagril até ensaiou lançar um projeto neste sentido, masnunca se concretizou. E agora o assunto voltou à tona nomunicípio. Ao que tudo indica, negociações já estariam seavançando para reaproveitar a antiga estrutura do frigoríficoVital Peixes, que fechou há alguns anos. Um grupo estáinteressado em colocar o empreendimento em funcionamen-to, cujo investimento pode se aproximar de R$ 10 milhões.

VotaçãoA Assembleia Legislativa do Paraná começa a

votar, na segunda-feira (28), o projeto de autoria doPoder Executivo que propõe o reajuste do salário-mínimo regional no Estado em 7,34%. O novo pisodeve entrar em vigor a partir do próximo dia 1º eserá aplicado em quatro faixas salariais, que variamde R$ 948,20 a R$ 1.095,60.

Alvo da vezApós o deputado federal licenciado André Vargas (PT-PR), o novo alvo na

artilharia dos envolvidos com o doleiro Alberto Youssef, preso pela PolíciaFederal, é o ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Governo de São Paulo,Alexandre Padilha (PT). O PPS e o DEM já sinalizaram que pretendemconvidá-lo a dar explicações na Câmara dos Deputados. Relatório daOperação Lava Jato sugere que o ex-ministro teria indicado um executivopara o laboratório controlado pelo doleiro. Em 2013, o laboratório tentavaobter um contrato milionário com o Ministério da Saúde.

Negociações avançadas

Importância daagricultura familiar

O superintendente do Banco do Brasil (BB) emCascavel, Dirceu Luiz Tessaro, deu uma boa dimen-são da importância da agricultura familiar para municí-pios que têm este setor como uma alavanca para aeconomia local. No caso específico de Mercedes, jáque ele participou da solenidade de entrega das 15primeiras casas no Brasil financiadas pelo BB pormeio do “Minha Casa Minha Vida Rural”, em soleni-dade realizada na quinta-feira (24), a instituiçãofinanceira tem R$ 40 milhões aplicados nomunicípio. “Deste montante, R$ 25 mi-lhões são da agricultura familiar”, revelou.

Ma

ria

C

risti

na

K

un

zle

r

EDITORIAL

O Pitoco tinha uma pauta pronta, texto praticamente finalizado para

manchetar hoje. Mas, de última hora, por falta de consistência e segurança

na informação, a pauta caiu. Isso foi na quinta-feira (24), tarde da noite. O

que fazer? Publicar receita de bolo? Fomos para o Facebook e lá pedimos

relatos de gente com dificuldade para lidar com o vício na internet. O texto

está aí. Com tamanha rapidez e facilidade que a rede proporciona, só nos

resta torcer para que o filósofo esteja equivocado. E aconselhar os leitores:

“internet, use com moderação”.

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

JAIRO EDUARDO

Ele cometeu

“A internet cairá e quando isso aconte-cer viveremos ondas de pânico mundial.Nossa única possibilidade é sobreviver asprimeiras 48 horas. Para isso temos deconstruir - se me permitem a analogia - umbote salva-vidas”.

A fala poderia ser considerada alarmis-ta, não fosse pela boca de quem saiu: orespeitado filósofo e estudioso americanoDan Dennett. Ele foi além: “Algumas tecno-logias nos tornaram dependentes e a inter-net é o máximo exemplo disso: tudo dependeda rede. O que aconteceria se ela caísse?Nos Estados Unidos tudo desabaria emquestão de horas”.

Antecipando-se a este cenário trágico, emesmo corroborando a dependência geradapor ele, o jornalista Ivan Zuchi cometeu“facebookcídio”, como é chamado o ato de“matar” o próprio perfil na rede social. “Arede é uma ferramenta de comunicação ex-cepcional, mas também pode gerar umadependência semelhante da droga, do crack”,avalia o jornalista. “Eu percebi que estavaficando dependente, que estava ansioso paraver o que comentaram, curtiram ou compar-tilharam. Cada pouco você fica olhandoaquilo. Eu estava ansioso e menos produti-vo. Percebi que meus colegas, na mesmasala, conversavam comigo pela internet,não há mais contato pessoal, algumas pes-soas não conseguem mais se libertar dosmartphone”, relata Zuchi.

APELO NA REDE - O cascavelensePaulo Konrad também percebeu que passoudo limite. E postou a seguinte mensagem:

“facebookcídio”“Viciado” apela para amigos vigiá-lo na internet

“Amigos: quero informar que estou toman-do uma decisão muito difícil. Achei quenunca seria capaz, mas tomei a decisão deficar 30 dias sem usar o Facebook ou outrarede. Se me virem por aqui, perdoem minharecaída e me ajudem a abandonar o vício.O Face nos aproxima dos distantes, masnos afasta dos mais próximos. Preciso darexemplo ao meu filho”.

O Pitoco obteve muitos outros depoimen-tos - não há espaço aqui para todos - em quepais desesperados castigam os filhos com aapreensão do celular, gente se agarrando nafé da Quaresma para ficar 40 dias distante datelinha multicolorida e tantas outras situa-ções que remetem de volta ao barbudo filóso-fo norte-americano, considerado uma dasmentes mais brilhantes do planeta: “A inter-net é maravilhosa, mas temos que pensar quenunca fomos tão dependentes de algo. Ja-mais. Ao pensar a respeito, é bastante irôni-co que o que nos trouxe até aqui possa levar-nos de volta à idade de pedra”.

Eduardo abre campos

Falou e disse“Com o perdão da palavra, os municípios pequenosestão fodidos”

(José Carlos Mariussi, agora ex-presidente da Amop, para opresidenciável Eduardo Campos)

O presidenciável Eduardo Campos (PSB) esteve em Cascavel na última quarta-feira (23). O ex-governador de Pernambuco, um prodígio que passou no vestibularaos 16 anos e concluiu o Ensino Superior aos 20, é filho do poeta, ficcionista ecronista Maximiano Campos (1941-1998) com a atual ministra do Tribunal deContas da União, Ana Arraes. É sobrinho de Guel Arraes, cineasta e diretor daRede Globo e neto de Miguel Arraes (1916-2005), ex-governador de Pernambuco.

Workaholic, dorme quatro horas por dia e mantém os grandes olhos clarosbem abertos nas outras 20 horas, em regra, articulando no mundo da política.Dono do mais elevado índice de aprovação entre os governadoresbrasileiros, Campos foi reeleito em 2010 com a maior votação proporcionalda história do Brasil, 83% dos votos.

Talvez por esta biografia, o ex-presidente Lula fez de tudo para impedir que Eduardofosse candidato a presidente, oferecendo inclusive o apoio do PT em 2018.

Agora na oposição, Eduardo disse, em Cascavel, que Brasília está de costas parao Brasil que trabalha. E que ao subir a rampa do Planalto em janeiro de 2015, irádefenestrar as raposas que habitam aquele espaço.

140 km de 277O presidenciável Eduardo Campos sentiu na pele o nó logístico da

região. O jatinho dele não pôde pousar em Cascavel na noite de

terça-feira (22). E o voo foi redirecionado para Foz do Iguaçu. Campos

percorreu de van o trecho da 277 entre a fronteira e Cascavel.

Divulgação

Divulgação

ELEIÇÕES 2014

Descarrilhou?O ocaso de André Vargas foi discretamente comemorado por

lideranças empresariais cascavelenses. Ele era visto como mentor

da articulação que visava desviar o traçado da Ferrovia Norte Sul do

Oeste (via Cascavel) e estabelecer os trilhos no Norte do Paraná,

base do petista.

O PRESENTE | 05SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 GERAL

PSDB vai indicar Alvaro Dias para a CPI da PetrobrasComissão deverá ter 13 vagas de titular e oito de suplente, mas a distribuiçãodelas dependerá de um cálculo de proporcionalidade dos blocos partidários

CONGRESSO

Os senadores tucanos Alva-ro Dias (PR) e Mário Couto (PA)devem ocupar duas das três va-gas que o bloco da minoria terádireito na Comissão Parlamen-tar de Inquérito (CPI) da Petro-bras. O nome do escolhido paraa terceira vaga, um parlamen-tar do DEM, é mantido em sigilopelo líder da legenda, senadorAgripino Maia (RN).

Segundo a Secretaria-Geralda Mesa do Senado, a CPI deve-rá ter 13 vagas de titular e oitode suplente, mas a distribui-ção delas dependerá de umcálculo de proporcionalidadedos blocos partidários.

Assim que o Senado for co-municado da decisão da minis-tra Rosa Weber, do SupremoTribunal Federal (STF), o nú-mero exato de membros quecaberá a cada bloco será infor-mado aos líderes pelo presi-dente da Casa, Renan Calhei-ros (PMDB-AL). Pela tradição,os maiores partidos, no casoPMDB, com 20, e PT, com 13senadores, assumem a presi-dência e a relatoria dos traba-lhos, mas, por enquanto, os lí-deres não falam em nomes.

A ministra Rosa Weberatendeu a pedido de liminar daoposição e determinou que a

CPI investigue exclusivamentequestões ligadas à Petrobras,uma decisão que vale apenaspara o Senado.

Como uma comissão idênti-ca foi proposta no âmbito doCongresso, incluindo os depu-tados, o entendimento da oposi-ção é que a decisão pode ser es-tendida, e a comissão mista, queteria mais peso político, poderiater preferência. “A CPI mistatem que ser instalada. O presi-dente Renan não vai obstaculi-zar, seria mais uma derrota parao governo. O presidente tem sidomuito leal com a oposição”, dis-se, confiante, o líder do PSDB,

PPSconvidaráex-ministroda Saúdepara falarna Câmara

O líder do PPS na Câma-ra, deputado Rubens Bueno(PR), disse que o partido vaiconvidar o ex-ministro daSaúde e hoje pré-candidato doPT ao governo paulista, Ale-xandre Padilha (PT), paraprestar esclarecimentos naComissão de Fiscalização Fi-nanceira e Controle da Casasobre o seu possível envolvi-mento com o doleiro presoAlberto Youssef.

“Nada mais justo do que oex-ministro Padilha ter o es-paço público da Câmara parase explicar. Aliás, essa não éprimeira suspeita de irregula-ridade envolvendo a sua ges-tão. Há a questão dos contra-tos da área de saúde indígena,investigados por vários órgãos.Queremos ouvir suas explica-ções”, afirmou Bueno.

Novo relatório da PolíciaFederal sugere que Padilha in-dicou, em novembro de 2013,um ex-assessor para dirigir olaboratório Labogen, do dolei-ro preso Alberto Youssef. Asuspeita da PF é baseada numamensagem enviada pelo depu-tado federal licenciado AndréVargas (PT-PR) ao doleiro,por telefone celular, no dia 28de novembro, e interceptadapela PF. Segundo o relatório,Vargas deu o nome e o númerodo ex-assessor e escreveu: “FoiPadilha que indicou”.

Segundo a PF, o Padilhacitado é “possivelmente” o en-tão ministro da Saúde. A PFconsidera o Labogen instrumen-to de lavagem de dinheiro. Oexecutivo citado, Marcus Cezarde Moura, já havia trabalhadocom Padilha no ministério.

Aloysio Nunes (SP).O líder o DEM, Agripino

Maia, é mais cauteloso ao falarsobre a condução do presidentedo Senado. Diz que é precisoobservar como estará o clima nasemana que vem. Em todo caso,ele diz que, em caso de “entravesou turbulências”, a CPI só doSenado está garantida.

Seguindo a linha dos inde-pendentes, Cristovam Buar-que (PDT-DF), que faz parte dabase governista no Senado, de-fendeu as investigações. Paraele, se o STF determinou a ins-talação da CPI, o Senado temque cumprir.

TST quer que todos os trabalhadores paguem contribuição sindicalO presidente do Tribunal

Superior do Trabalho (TST),Antonio Levenhagen, defendeque os sindicatos têm o direitode retirar uma parte do saláriodo trabalhador brasileiro, mes-mo que ele não seja filiado, paraarcar com as despesas da enti-dade de classe. O ministro é afavor de que a contribuição as-sistencial volte a ser desconta-da uma vez por ano de todos ostrabalhadores, independente-mente da filiação sindical.

Atualmente, o precedentenormativo do TST só permiteque a contribuição assistencialseja descontada do empregadosindicalizado. Assim como oimposto sindical - descontadona folha de pagamento de mar-ço e equivalente à remuneraçãode um dia de trabalho -, a con-

tribuição assistencial tambémestá prevista na Constituição ena Consolidação das Leis doTrabalho (CLT), mas não hádefinição legal sobre o valor e aforma como ela é descontadado salário do trabalhador.

A legislação trabalhista dizque esses fatores devem serdefinidos por meio de acordoou convenção coletiva, mas hácasos em que sindicatos conse-guiram arrecadar até 20% dosalário-base de um mês do anode cada um dos filiados. Ouseja, a contribuição tem muitomais impacto no caixa das en-tidades do que o imposto sindi-cal. O Ministério do Trabalhonão faz levantamento do valortotal da contribuição sindicalnem de como é feita a distribui-ção entre as entidades.

“Os sindicatos estão em pol-vorosa com esse precedente nor-mativo. Se o acordo vale paratodos, por que só o sindicaliza-do contribui e o outro trabalha-dor que vai receber os mesmosbenefícios não contribui?”, ques-tiona Levenhagen. “Eles entramna negociação, conseguem van-tagens para toda a categoria,mas só recebem a contribuiçãoque serve para a manutençãoda entidade daqueles que sãosindicalizados. Os sindicatosnão deixam de ter razão e issoacaba desmotivando na horadas negociações”, avalia.

O normativo anterior do TSTpermitia que a contribuição as-sistencial fosse descontada detodos os trabalhadores, com ex-ceção daqueles que redigiam umtermo pedindo para não pagar.

Para Levenhagen, o órgão da cú-pula da Justiça do Trabalho deveretomar a discussão para, pro-vavelmente, voltar à orientaçãoque vigorava antes, embora sejaum tema “difícil”. Para isso, eleteria que pedir à comissão dejurisprudência do TST, que reú-ne três ministros, um posiciona-mento sobre o assunto, que de-pois seria levado ao plenário, quereúne todos os ministros.

Ele afirma que os sindicatosprecisam muito desses recursospara a manutenção das entida-des, que também desenvolvemoutros projetos. “Muitos sindi-catos oferecem aos seus integran-tes benefícios que o Estado deve-ria promover e não fornece”, diz,citando como exemplos, assis-tência médica, odontológica, prá-ticas esportivas, entre outros.

País tem rombo de US$ 6,2 bi em transações correntes em marçoO saldo negativo nas

transações do país com oexterior foi de US$ 6,2 bi-lhões em março, informouontem (25) o Banco Central.Com o resultado, o país acu-mula, no ano, rombo nastransações correntes deUS$ 25,2 bilhões. Nos últi-mos 12 meses, o saldo negati-vo está em US$ 81,6 bilhões, oque representa 3,64% do Pro-duto Interno Bruto (PIB).

O resultado leva em con-ta os resultados da balan-ça comercial (diferença en-tre exportações e importa-ções), prestação de servi-ços, remessas de lucros e

outras operações que im-plicam em entrada e saídade capitais do país.

Para o ano, a previsão éde conta negativa em US$ 80bilhões. Analisando para os12 meses terminados em fe-vereiro, quando o resultadofoi negativo em US$ 82,126bilhões, o déficit recuou le-vemente. Na comparaçãode três meses acumulados,o resultado também melho-rou ligeiramente, pois de ja-neiro a março de 2013 era deUS$ 31,142 bilhões.

Os gastos de brasileirosem viagens ao exterior emmarço foi de US$ 1,8 bilhão,

um leve recuo em relação amarço do ano passado. Osturistas estrangeiros deixaramno Brasil US$ 535 milhões, deacordo com o BC.

INVESTIMENTOSDIRETOS

Os investimentos estran-geiros diretos ficaram em US$4,995 bilhões em março, insu-ficientes para cobrir o déficitdo mês. O resultado foi acimado esperado pela autoridademonetária, que estimava umingresso de US$ 3,2 bilhões deinvestimento produtivo.

Em relação a março de 2013,quando foi de US$ 5,739 bi-

lhões, o fluxo de IED caiu.Mas os ingressos aumenta-ram na comparação com osprimeiros três meses do anopassado (US$ 13,256 bilhões).

No acumulado de trêsmeses, o ingresso líquidodesse tipo de capital somouUS$ 14,171 bilhões, o quetambém não foi suficientepara cobrir todo o rombo dopaís em transações corren-tes com o exterior. Para oano, a estimativa de IED éde US$ 63 bilhões, o quetambém não financiaria osUS$ 80 bilhões de déficit emconta corrente estimadospela autoridade monetária.

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Após escândalo, AndréVargas se desfilia do PT

Deputado protocolou pedido ontem (25) nodiretório municipal do partido em Londrina

PARTIDO DOS TRABALHADORES

O deputado federal parana-ense André Vargas protocolouontem (25) seu pedido de desfili-ação do Partido dos Trabalhado-res (PT). O registro foi realizadono diretório municipal do partidoem Londrina.

Com a desfiliação, o deputado,que já havia renunciado ao cargode vice-presidente da Câmara Fe-deral, continua com o seu mandatona Casa, mas agora sem partido.

André Vargas sofre processode investigação da Comissão deÉtica da Câmara Federal peloenvolvimento com o doleiro Al-berto Youssef, preso pela PolíciaFederal na Operação Lava Jato.

“Comuniquei oficialmente aoPT nesta manhã o meu desliga-mento da sigla, após 24 anos deuma relação que me concedeuoportunidades para servir ao meuEstado e ao Brasil. Sem partido, ireidedicar-me agora à minha defesano Conselho de Ética da Câmara,confiante de que me serão assegu-radas as prerrogativas do contra-ditório e da ampla defesa”, disseVargas em nota oficial divulgadaà imprensa. No mesmo documen-to, o deputado afirma confiar naisenção, imparcialidade e no tra-tamento isonômico da Câmara emrelação ao seu caso, e reafirmasua crença na Democracia e noEstado de Direito.

O presidente do PT no Paraná,

deputado estadual Enio Verri,contou que Vargas o comunicouda decisão por telefone. Ele la-mentou o conjunto dos fatos edisse que o deputado federal con-tribuiu muito para a construçãodo partido no Estado. “A desfilia-ção o deixará mais independentepara organizar a sua defesa naComissão de Ética Esse deve sero motivo dele ter pedido o desli-gamento”, afirmou Verri.

O advogado do deputado, Mi-chel Saliba, disse por meio de suaassessoria de imprensa que nãoirá se pronunciar sobre o caso.

PROCESSONa última terça-feira (22), o

relator do processo contra Var-gas no Conselho de Ética da Câ-mara, Julio Delgado (PSB-MG),apresentou parecer favorável àcontinuidade do processo. Issonão significa uma condenação, esim o início das investigações porparte do colegiado. No entendi-mento de Delgado, há indíciossuficientes para que o assuntoseja investigado. Entretanto, odeputado Zé Geraldo (PT-PA)pediu vistas ao processo, o quesignifica que ele será votado naterça-feira (29).

Paralelamente, o PT pressio-nava pela renúncia de Vargas. Naquarta-feira (23), o presidente dalegenda, Rui Falcão, defendeu pu-

blicamente a tese. "A melhor solu-ção para André Vargas é que elerenuncie, mas essa é uma decisãopersonalíssima. Nenhum partidoou bancada impõe às pessoas arenúncia. Mas é um pedido quetemos feito e reiterado a ele, paraque reflita e converse", disse.

O deputado chegou a anunci-ar a renúncia, em entrevista aojornal Folha de S. Paulo, no últimodia 14. “Não tem saída, vão conti-nuar me sangrando até quando?”,disse, na ocasião. Entretanto, elevoltou atrás e decidiu renunciarapenas ao cargo de vice-presi-dente da Câmara - que ocupavadesde o início do ano passado.

CADEIRA NA CÂMARAA saída de Vargas do PT abri-

ria brecha para um processo decassação do mandato por infide-lidade partidária. Uma situaçãosemelhante ocorreu na Câmarade Curitiba, quando o ex-verea-dor João Cláudio Derosso (sempartido) deixou o PSDB - a Justiçadeu ganho de causa para sua su-plente, Maria Goretti (PSDB).

Entretanto, o primeiro na listada suplência, Marcelo Almeida(PMDB), já adiantou que não pre-tende entrar com ação para con-quistar uma cadeira na Câmara.Ele diz que só pretende assumircaso Vargas renuncie ou seja cas-sado pela própria Câmara.

Reajuste do salário-mínimo regionalcomeça a ser votado pela AssembleiaO projeto de lei nº 161/14, de

autoria do Poder Executivo, re-ajustando o salário-mínimo re-gional no Estado em 7,34%, co-meça a ser votado pelos depu-tados na sessão de segunda-feira (28), na Assembleia Legis-lativa. O novo piso deve entrar

Esperteza ausenteA esperteza, que sempre foi característica do período de governo

do ex-presidente Lula, cuja notável capacidade para criar um fato capaz

de esvaziar os efeitos de outro constrangedor para o governo era

reconhecida, parece estar ausente. Ao revés. A cada situação desabo-

nadora surge outra. Como a tentativa de evitar uma CPI, criando outra

mais ampla. As supostas propinas pagas a dirigentes de estatais

paulistas na aquisição de locomotivas e comboios ferroviários já fora

levantada anteriormente. Por que não ter criado então uma CPI

exclusiva para investigar e esclarecer tais fatos, que pesariam sobre

as administrações tucanas? Só agora, depois que os escândalos

envolvendo a Petrobras vieram à tona, com a tentativa de investigação

proposta pelos oposicionistas, os tucanos entre eles, tentam os

governistas liderados pelo PT retomar o assunto. Lula certamente não

teria perdido uma chance como esta! Para completar, o PT, hoje

preocupado com a crise que se abateu sobre o deputado André Vargas

e seu envolvimento com um doleiro que transitava livremente no

governo e em sua principal estatal, ameaçando inclusive o envolvi-

mento do nome do candidato partidário ao governo de São Paulo, ex-

ministro de Saúde, Alexandre Padilha, deixa para o senador Renan

Calheiros a missão de contestar a decisão liminar da ministra Rosa

Weber, sobre a CPI exclusiva da Petrobras. O mesmo Renan que dias

atrás teve o assunto em suas mãos e abriu mão da decisão. Não por

acaso aprofunda-se no PT a tentativa da volta de Lula, substituindo a

candidatura de Dilma. Veem alguns petistas nessa decisão o caminho

para manter o partido no poder, sem maiores sustos, na medida em

que, ao contrário da avaliação da presidente em constantes quedas,

a de Lula mantém-se inalterada. Movimento que divide cada vez mais

o antes poderoso partido situacionista.

Em choqueComo vai reagir o governo para contornar as dificuldades do setor

industrial, inclusive com os aumentos na energia? A queda de 32%

nas vendas de veículos para a Argentina não parece oferecer melho-

rias no curto prazo. Enquanto isso, a importação só faz crescer.

Justiça tardia...Depois de ter conquistado

um grande respeito da opinião

pública brasileira pelo resulta-

do do mensalão, que, mesmo

sendo considerado moderado

por grande parte dos brasilei-

ros, apontava para o fim da im-

punidade, com a prisão de no-

mes de peso do partido no poder,

o Supremo dá um passo atrás.

Julga, 22 anos depois, ações

contra o ex-presidente, hoje se-

nador Fernando Collor, algumas

das quais já prescritas. A im-

pressão que passa é a de que era

preferível deixá-las na gaveta,

como ficou durante anos, para

não turvar o conceito atual con-

quistado a duras penas.

RespingosA Operação Lava Jato realizada

pela Polícia Federal (PF) e que

culminou na prisão de várias pes-

soas, entre elas o considerado

seu principal mentor, doleiro lon-

drinense Alberto Yousseff, e o ex-

diretor da Petrobras, Paulo Rober-

to Costa, que respingou no depu-

tado André Vargas, agora pode atin-

gir outro petista de alto coturno.

Dos diálogos entre o parlamentar

e Yousseff a PF extraiu a informa-

ção, negada pelo ex-ministro Ale-

xandre Padilha, de que o executivo

a ser contratado pelo laboratório

Labogen (de Yousseff), com negó-

cios suspeitos em andamento no

Ministério da Saúde, “fora indica-

do por PAD” (Padilha).

DiscussãonecessáriaUm projeto de lei do vereador

Tico Kusma, à Câmara de Curi-

tiba, que dispõe sobre o sistema

do metrô da Capital, deverá ser

rejeitado por não caber à Câma-

ra legislar sobre o assunto. Vai,

no entanto, suscitar um debate

mais profundo sobre o tema.

Assunto válido sobre o qual já se

manifestou o curitibano de

maior crédito no assunto: Jaime

Lerner. Se for para eliminar as

canaletas dos expressos, im-

plantada em Curitiba e copiada

no mundo, um retrocesso.

Novo procuradorTomou posse o novo procura-

dor-geral no Ministério Público

de Contas, Michael Reiner. Como

cabe a seu órgão fiscalizar a apli-

cação da lei nas decisões toma-

das pelo Tribunal de Contas do

Estado e as prestações de con-

tas municipais, espera-se que

ele seja mais rigoroso com os

grandes, mais bem estruturados

municípios e mais condescen-

dente com a boa-fé dos peque-

nos, pobres e desaparelhados,

incapazes de cumprir com preci-

são o emaranhado de exigências

da burocracia estatal. Uma visão

mais social do problema!

em vigor a partir do próximo dia1º de maio e será aplicado emquatro faixas salariais, que vari-am de R$ 948,20 a R$ 1.095,60.

Proposto por uma comissão tri-partite - formada por representan-tes dos empregadores, dos traba-lhadores e do Poder Público - o

novo salário vai beneficiar, se-gundo estimativa do Governo doEstado, cerca de um milhão deparanaenses. O piso regional éum instrumento para regulamen-tar o salário de categorias profis-sionais que não têm convençãonem acordo coletivo de trabalho.

Governo lança edital de concursospúblicos para Emater e Adapar

O Governo do Paraná publi-cou edital para realização deconcursos públicos para con-tratação de 400 profissionaistécnicos para o Instituto Para-naense de Assistência Técnica(Emater) e outros 200 para aAgência de Defesa Agropecu-ária (Adapar), empresas vin-culadas à Secretaria Estadualda Agricultura e do Abasteci-mento. Mais informações noendereço eletrônico: http://

www.cops.uel.br/ - editais 078/2014 e 079/2014.

Nos dois concursos, a prova deconhecimentos vai ocorrer no dia15 de junho e será realizada nosmunicípios de Cascavel, Curitibae Londrina. Os concursos terãovalidade de dois anos a partir dahomologação do resultado final.As contratações serão feitas noRegime Próprio de PrevidênciaSocial - RPPS, com contribuiçãopara a Paraná Previdência.

O último grande concursopúblico realizado para o Institu-to Emater foi em 1991. Para aAdapar, este é o primeiro pro-cesso seletivo desde que a em-presa foi criada, em 20 de de-zembro de 2011. Os concursospúblicos atendem expectativasda Secretaria da Agricultura edo Abastecimento e da Ematere Adapar de renovar quadros epreparar novas equipes de pro-fissionais para o futuro.

O PRESENTE | 07SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 ESTADO

Abertura de empresas cresce11% no primeiro trimestreDados da Junta Comercial mostram que só no mês de março 335

empresas foram registradas, em média, por dia no Estado

PARANÁ

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

O Globo Esportes (@OGlobo_Esportes)Atraso na instalação de assentos faz a Fifa segurar 7% dos

ingressos da Copa.

Portal Brasil (@portalbrasil)Sobre a #Copa2014 Dilma diz: quero garantir a todos que faremos a

nossa parte, estádios prontos, aeroportos prontos, e garantiremossegurança.

Folha Poder (@folha_poder)PPS convidará Padilha para falar sobre envolvimento com doleiro na

Câmara.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)"Hoje é dia de ser brasileiro, bebê!", diz Christiane Torloni após 30 anos

das Diretas Já.

Após divulgação de relatório da PF, Padilha cancela participação emeventos.

GloboNews (@canalglobonews)Confiança do consumidor brasileiro é a menor desde maio de 2009,

segundo FGV.

Valor Econômico (@valor_economico)Brasil tem déficit de US$ 6,248 bilhões em março nas contas externas.

Jornal Extra (@jornalextra)São Paulo é o clube mais valioso da Série A do Campeonato Brasileiro.

Flu é o sétimo e Flamengo apenas o décimo.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Depois da reabertura com Roberto Carlos, Pedreira recebe festival

com mais de 20 atrações.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Torcida do Barça coloca David Luiz como prioridade para reforçar defesa.

Folha de S.Paulo (@folha_com)Aneel concorda com empréstimo de até R$ 11,2 bilhões para distribuidoras.

Portal R7.com (@portalR7)Pelé corneta Damião e diz que, antes dele, Santos só ganhava.

Veja (@Veja)Felipão usará a psicologia para evitar "já ganhou" na Copa.

zhEsportes (@zh_esportes)Valor de mercado do elenco gremista é maior que o colorado,

aponta pesquisa.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Arrecadação de impostos decepciona e estatais ajudam governo afechar contas.

TST quer volta da taxa de contribuição sindical para todos ostrabalhadores.

Valdir Rossoni (@rossoni)Presidente da Assembleia Legislativa

Tribunal de Contas liberou a retomada das obras da PR-459, queestavam suspensas desde 2003 por ordem do governo da época.

Jornal Extra (@jornalextra)Pele humana criada em laboratório pode substituir testes de

cosméticos em animais.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Procuradoria do STJD pede exclusão da #Portuguesa da Série B.

G1 (@g1)Frente ao PIB, contas externas têm maior déficit no 1º trimestre desde 83.

O Paraná fechou o primeirotrimestre de 2014 com um au-mento de 11,42% no número deaberturas de empresas na com-paração com o mesmo períodode 2013. De acordo com pesqui-sa feita pela Junta Comercial doParaná (Jucepar), de janeiro amarço deste ano foram criados28.051 empreendimentos, con-tra 25.176 nos três primeirosmeses de 2013.

Segundo o relatório estatís-tico da Jucepar, dos empreendi-mentos abertos de janeiro amarço de 2014 no Estado, 22,3%deles foram registrados emCuritiba. Outros municípiosque se destacam quanto ao nú-mero de novas empresas sãoLondrina, Maringá, Ponta Gros-sa e Cascavel.

Os dados da Junta Comerci-al mostram, ainda, que só nomês de março 335 empresasforam registradas, em média,por dia, entre microempreen-dedores individuais - aquelesque se registraram diretamen-

te no portal do empreendedor(MEI) - e registros protocoladosna Jucepar, o equivalente a umaempresa formalizada a cadaquatro minutos.

De acordo com o presidenteda Jucepar, Ardisson Akel, oaumento de microempreende-dores individuais reflete os es-forços do Governo do Estadoem incentivar a atividade em-presarial e a cultura empreen-dedora no Paraná. “Para darsuporte a esse crescente empre-endedorismo, nosso maior es-forço é pela simplificação emodernização do processo deabertura da empresa, reduzin-do os prazos e desburocrati-zando processos”, aponta.

Entre os esforços da Juceparnesse sentido destacam-se osinvestimentos em tecnologia dainformação e o trabalho de in-tegração com as prefeituras eórgãos de licenciamento. “Con-forme orientação do governa-dor Beto Richa, estamos fazen-do um esforço concentrado para

que as micro e pequenas em-presas, por exemplo, sejam dis-pensadas do licenciamentoprévio. Com isso, acreditamosque será possível reduzir otempo de abertura de umaempresa para cinco dias, nas12 maiores cidades do Paraná,até o fim de 2014”, destaca.

SETORESEntre os setores que apre-

sentaram maior atividade nostrês primeiros meses de 2014, aJunta Comercial constatou que,nas cinco principais cidades doEstado - Curitiba, Londrina,Maringá, Cascavel e Ponta Gros-sa - houve a liderança do co-mércio de varejo e atacado, res-ponsável pela abertura de 3.782novas empresas.

Os seguimentos da cons-trução civil e alimentício tam-bém estão entre os setores quemais abriram empresas nes-tes municípios, com 664 e 248novos empreendimentos, res-pectivamente.

Regulamentação da Lei Geral das MPEs recebe contribuiçãoO Governo do Paraná con-

cluiu ontem (25), em Curitiba, asérie de reuniões regionais paradebater a regulamentação daLei Geral das Micro e PequenasEmpresas do Paraná. Nas últi-mas quatro semanas foram re-alizados seis encontros no Es-tado para receber sugestõespara a regulamentação da leinº 163/2013. Sancionada pelogovernador Beto Richa, a lei as-segura tratamento diferencia-do e benefícios para os empre-endedores paranaenses.

“A legislação costuma virde cima para baixo, mas inver-temos esse processo, ouvindoempreendedores, lideranças eespecialistas de todas as regiões.Coletamos críticas e propos-tas para construir uma lei co-erente com os anseios dos em-presários”, explicou o secretá-rio da Indústria, Comércio eAssuntos do Mercosul, Horá-cio Monteschio.

Além de Curitiba, as reuniõesocorreram em Cascavel, PatoBranco, Londrina e Maringá eGuarapuava. Os principais te-

mas abordados foram facilida-de no acesso ao crédito, maissegurança nas compras públi-cas e estímulo à inovação.

Segundo Monteschio, as cen-tenas de sugestões recebidasserão analisadas a partir dapróxima semana. “Vamos tra-balhar para que a regulamen-tação seja publicada o maisbreve possível”, disse.

O coordenador de PolíticasPúblicas e DesenvolvimentoTerritorial do Sebrae/PR, LuizMarcelo Padilha, afirmou que oParaná é um dos Estados quemais avançou na construção depolíticas para beneficiar osempreendedores. “Temos umalei complexa, mas bastantecompleta”, destacou.

LEI GERALA legislação era aguardada

há muito tempo, pois simplificaa abertura e a legalização dessasempresas, além de incentivar aformação de cooperativas e darvantagens em processos decompras estatais e à exporta-ção. Hoje 98% das empresas

paranaenses são de micro oupequeno porte e geram cerca de1,1 milhão de empregos.

A lei assegura às micro eempresas de pequeno porte di-versas vantagens, como a re-dução de custos em casos deabertura, inscrição, registro,alvará, licença, alterações ca-dastrais e baixas. Também trazfacilidade de aprovação de li-cenciamentos ambientais, queserão simplificados quando oempreendimento for de baixoimpacto ambiental.

O governo também vai fa-vorecer as microempresas eempresas de pequeno porte nosprocessos de compras públicas,de modo que elas tenham trata-mento diferenciado no contra-to de licitações.

O Estado criará linhas decrédito especiais para o microempresário, com taxas de jurosbaratas e longo tempo de amor-tização. Órgãos como a Fomen-to Paraná e o Banco Regional deDesenvolvimento do ExtremoSul (BRDE) vão operacionalizaro acesso aos financiamentos.

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Só 11,82% das escolas não atenderam ontem os alunosPARALISAÇÃO

Hoje (26) o comando da APP-Sindicato se reúne para analisar a proposta apresentada pelo Governo do Estado

Representantes do Governo do Estado estiveram reunidos com lideranças da APP-Sindicato,

na quinta-feira (24), para debater pontos da pauta de reivindicações

Apenas 11,89% das esco-las estaduais paralisaram to-talmente as atividades, on-tem (25), segundo mostra le-vantamento feito pelos 32Núcleos Regionais de Educa-ção do Paraná. No primeirodia, na quarta-feira (23), aadesão foi de 22%. Ontem,cerca de 18% dos colégios fun-cionaram normalmente, en-quanto 70% das unidades darede estadual tiveram atendi-mento parcial.

Os números mostram quea adesão total está reduzindo,com mais escolas funciona-mento parcialmente. Os pro-fessores que não aderiram àparalisação e estão trabalhan-do com os alunos não preci-sam repor os dias letivos. Emalguns casos, os professorespoderão estabelecer propos-tas apenas para os conteúdoscurriculares.

Em reunião realizada naquinta-feira (24), o Governodo Estado reafirmou o com-promisso com a valorizaçãodo magistério estadual e pro-

pôs uma compensação finan-ceira pelos 3,33% de hora-atividade, principal item dapauta do sindicato da cate-goria para organizar a greveque afeta parte das escolasestaduais.

O Estado sugeriu que acompensação seja creditada nafolha de pagamento dos pro-fessores de agosto até o fim doano e assumiu o compromis-so da ampliação do tempo dehora-atividade do magistérioa partir do início do próximoano letivo. Hoje, os profes-sores já têm garantidas seishoras de hora-atividade.

PISOO Governo Estado mante-

ve a proposta de aumento sa-larial de 6,5% para os profes-sores, mesmo índice que seráaplicado às demais categoriasde servidores do Estado nadata-base. Isso garante que oParaná siga pagando mais queo piso nacional do magistério.

Todos os anos o Ministé-rio da Educação (MEC) pro-

põe o índice de reajuste dopiso salarial profissional na-cional para os profissionaisdo magistério. Este ano, opiso nacional foi definidoem 8,32% para um total deR$ 1.697,00 (40 horas sema-nais, e para profissionais semlicenciatura). No Paraná, como reajuste de 6,5% (IPCA),na data-base, esse piso devechegar em R$ 1.734,83 (40horas semanais, e para pro-

fissionais sem licenciatura).Ou seja, o piso do magisté-rio no Estado ficará superi-or ao piso nacional, mesmoque a porcentagem de rea-juste pareça menor.

No Paraná, apenas pro-fessores com licenciatura ple-na são contratados, atravésde concurso público, para tra-balhar na rede estadual. Estesprofissionais já ganhamR$ 2.327,08 por 40 horas se-

manais e, com o reajuste de6,5%, devem passar a ganharR$ 2.478,34, além do auxílio-transporte, que também seráreajustado.

Hoje (26), a partir das08h30, o comando estadualde greve da APP-Sindicato sereúne, no auditório da sedeestadual da entidade, paraanalisar a proposta apresen-tada pelo Governo do Estadona quinta-feira.

Jonas Oliveira/AENPr

POSSE NA AMOP

Micheletto assume compromisso de fortalecer integração

O PRESENTE | 09SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 GERAL

Novo presidente pede que prefeitos se unam mais às lutas que a entidade defende

O prefeito de Assis Cha-teaubriand, Marcel HenriqueMicheletto, assumiu ontem(25) a presidência da Associ-ação dos Municípios do Oes-te do Paraná (Amop), em Cas-cavel, na presença de diver-sas autoridades e conclamouseus colegas prefeitos a se in-tegrarem ainda mais às lutasque a entidade defende.

Segundo Micheletto, a clas-se política não pode ser desva-lorizada como está acontecen-do em nível nacional. “É pelapolítica que passam as gran-des transformações que o ci-dadão precisa. Por isso é ne-cessário fortalecer ainda maisa nossa classe, e uma das for-mas é valorizando semprenossa entidade”, disse em seudiscurso. Micheletto substitui,para mandato de um ano, oprefeito de Tupãssi, José Car-los Cal Mariussi.

Antes da posse, Cal inau-gurou o novo anexo da Amop,um prédio de dois pavimentose 386 metros quadrados de áreaconstruída voltado a ampli-ar a capacidade de atendi -mento da entida-de. Nesta estru-tura vão fun-

Nova diretoria, presidida por Marcel Micheletto, assumiu ontem (25), em solenidade em Cascavel

Marcel Micheletto foi empossado presidente da Amop no

lugar de José Carlos Cal Mariussi: mandato de um ano

cionar os Departamentos dePlanejamento e Projetos, Tri-butário, e ainda uma sala paravideoconferências, nova salade reuniões, estacionamentoe espaço gourmet, além deelevador adaptado a neces-sidades especiais.

Em seu pronunciamento,o ex-presidente da Amop agra-deceu a oportunidade de diri-gir a entidade, bem como ci-tou algumas das conquistasefetivadas em sua gestão, opapel dos demais membros dadiretoria, dos associados e co-laboradores da entidade. "Foium ano de aprendizado e de-dicação", comentou Cal.

Participaram da solenida-de, além de prefeitos, vices-prefeitos e primeiras-damasdos 52 municípios associa-dos, e ainda o suplente desenador Sérgio Souza, o Ci-dadão Honorário do Oestedo Paraná, Ibrahim Faiad,os deputados federais Eduar-do Sciarra, Dilceu Sperafico eOsmar Serraglio e os deputa-dos estaduais Nereu Moura,Adelino Ribeiro, Elio Rusch,

Leonaldo Paranhos,Ademir Bier e DuílioGenari.

Escola de Quatro Pontes terá novas salas de aulaA Escola Municipal

Dona Leopoldina, de Qua-tro Pontes, terá quatronovas salas de aula, a se-rem construídas com recur-sos do Governo do Paraná,por meio do Programa deApoio aos Municípios(PAM), na ordem de R$ 300mil. O município entrarácom uma contrapartida deR$ 104.714,97.

A autorização para a lici-

tação da obra foi entreguepelo deputado estadual ElioRusch, ontem (25). O parla-mentar foi recepcionado naprefeitura pela vice-prefeitaAna Maria Görgen, secretári-os, vereadores, diretora daescola e assessores.

A escola funciona em doisturnos e atende em média a300 alunos do ensino infan-til, até o quinto ano.

De acordo com a secretária

municipal de Educação,Ruth Reis Juwer, as quatronovas salas proporcionarãomelhores condições deaprendizado aos estudantese melhores condições de tra-balho aos professores. Se-gundo ela, a ampliação daestrutura física já faz partede um planejamento paraadequar o educandário, comvistas à futura implantaçãodo ensino integral.

Fotos: Divulgação

Associação Comercial elegenova diretoria na segunda-feira

Assembleia geral acontece às 19h30. Somente uma chapafoi inscrita para participar da eleição, a qual é encabeçada

pelo empresário Lothario Weber

MERCEDES

10 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

A Associação Comercial eEmpresarial de Mercedes (Acim)elege, na segunda-feira (28), apartir das 19h30, durante assem-bleia geral ordinária, a nova di-retoria para o biênio 2014/2016.Na oportunidade, o atual presi-dente Egon Iappe se despede docargo. Somente uma chapa se ins-creveu para participar da elei-ção, a qual é encabeçada peloempresário Lothario Weber, queé sócio-fundador da entidade.

A assembleia inicia com aapresentação dos relatórios con-tábeis e das atividades realiza-das durante a gestão 2012-2014.Logo após haverá a eleição e posseda diretoria. O estatuto prevê que,como houve a inscrição de chapaúnica, o processo eleitoral poderáser por votação secreta ou poraclamação, conforme deliberaçãodurante o evento. Para votar, oassociado precisa estar vincula-

ação Comercial. “Conseguimos

implantar novos produtos, como

o CDI e Fomento Paraná. Além

disso, promovemos algumas me-

lhorias na estrutura da entidade,

como a instalação de ar-condicio-

nado em todas as salas e aquisição

de novas cadeiras. Enfim, penso

que foi uma boa gestão e a tendên-

cia é que a nova diretoria que está

encabeçada pelo empresário Lo-

thario Weber continue dando

prosseguimento no que havia sido

planejado e estudado para os pró-

ximos dois anos”, declarou, on-

tem (25), ao Jornal O Presente.

Tecnicamente falando, toda comunicação empresarial de-veria partir de um planejamento estratégico, o qual denomina-mos de marketing. É a partir das diretrizes deste planejamentoque se determinam as ações e investimentos da empresadurante um determinado período (um mês ou dez anos). Desteplanejamento (marketing) é que surgem os parâmetros paraoutro planejamento, o qual é denominado plano de comunica-ção. Isso mesmo, a comunicação é uma ferramenta de apoio aoplanejamento empresarial.

Portanto, marketing não é necessariamente comunicação.Marketing determina PREÇO, logística e organização do PONTODE VENDA (vitrina, as gôndolas...), o PRODUTO (embalagem,mudança ou manutenção da fórmula do produto) e, por fim, aPROMOÇÃO (que significa dar evidência ao produto, e nãonecessariamente redução de preço).

Estes quatro parâmetros são denominados de Composto deMarketing. Dele inicia-se o planejamento de comunicação, doqual resultam as campanhas publicitárias.

Apesar de “publicidade” e “propaganda” serem utilizadascomo sinônimos, propaganda tem como diretriz a propagaçãode uma mensagem ideológica: portanto, pode ser propagandapolítica, religiosa, ecológica, partidária... Sendo assim, nãoexiste publicidade política.

Até onde se sabe, propaganda nasceu das investidas daorganização (igreja) católica num esforço em difundir a ideolo-gia cristã. Isso acontecia por meio de discursos públicos. Lem-bra ou não lembra um comício?

Com a invenção de Gutenberg, a propaganda ganhou corpo.Ela facilitou o trabalho de replicar os textos (inclusive a própriabíblia cristã) e estimulou o ensino da escrita e leitura. Issoamplificou a possibilidade de se obter uma informação fidedig-na sem necessariamente estar diante do emissor original damensagem, fato que é determinante - inclusive - para a funda-ção da imprensa e do sistema de correios.

Já a publicidade é um mecanismo mais novo. Pelo queconsta, os primeiros registros desta prática, no Brasil, foi doinício do século IXX, os quais ofereciam escravos para comprae venda. Conta a história brasileira que, na evolução textual dosclassificados, nasceram grandes escritores que com seus tex-tos poéticos, ricos em detalhes, davam grande evidência aoproduto a ser divulgado.

Conforme a mídia impressa evoluiu, os anúncios ganharamespaço para ilustrações, o que oportunizou a incorporação deimagens ilustrativas ou associativas aos anúncios.

Na década de 1950, quando a publicidade já era vista comoparte do plano estratégico empresarial, nasceu o conceito “umapeça, um assunto”. A proposta era simples, adote um mote etrabalhe-o exclusivamente na peça: se o objetivo de comunica-ção da campanha é divulgar a ação de queima de estoque,foque a mensagem dos anúncios nesta ação. Esqueça a “novacoleção”, ela será “O” assunto do anúncio da semana seguinte.

A publicidade valoriza o produto/serviço, estimula a suaprocura. Portanto, publicidade não vende. Ela torna-o conheci-do, estimula a curiosidade com relação ao produto, instiga a suaprocura. Estes são exemplos de objetivos a serem alcançadosna campanha de comunicação.

Apesar da definição clara da técnica de comunicação, aindaencontramos anúncios que divulgam vários motes no mesmoespaço. Esquecem-se do conceito que tem mais de 60 anos edesvalorizam o seu espaço pago... Em meio a tanta informaçãodestacada nenhuma informação se destaca.

Por isso, procure uma agência de publicidade. Elas possu-em pessoas especializadas, que estudaram os vários aspec-tos da comunicação e conhecem o caminho para que amensagem alcance o público do seu empreendimento. Afinal,um anúncio que o leitor para para ler faz jus aos valoresinvestidos na comunicação.

* O autor é comunicador social, com

habilitação em Publicidade e Propaganda,

especialista em Assessoria de Comunicação e

Marketing e em Gestão Empresarial e gerente

de Comunicação Empresarial da operadora dePlanos de Saúde Sempre Vida

eduardohenrique.pp@gmai l .com

MARKETING, PROPAGANDAOU PUBLICIDADE?

Presidente da Associação Comercial de Mercedes

(Acim), Egon Iappe: “Penso que fizemos uma boa

gestão e a tendência é que a nova diretoria dê

prosseguimento no que havia sido planejado e

estudado para os próximos dois anos”

Divulgação

Chapa “Juntos somos fortes”Conselho de AdministraçãoPresidente Lothario WeberVice-presidente Jean Fernando Fiedler de MeloSecretária Elivete Daiane SchlosserTesoureira Fernanda Luiza SchneiderVice-presidente do Comércio Daiane Regina Eger LucianVice-presidente da Indústria Edinho Cordeiro de AvilaVice-presidente do Agronegócio Dorlai Vilson LeonhardtVice-presidente de Produtos e Serviços Egon Iappe

Conselho Fiscal titularSilvana Groff GrandoIris WeberClaudete de Cezaro

do à Associação Comer-cial há mais de seismeses e estar em diacom a entidade. Cadaum dos sócios tem di-reito a um voto.

Próximo de deixaro comando da Acim,Egon Iappe avalia quemesmo diante de mui-tas dificuldades em suagestão, como a suspen-são na realização deeventos devido às nor-mas de segurança exi-gidas pelo Corpo deBombeiros, não forma-lização de convêniocom a prefeitura em ra-zão de eleições munici-pais, bem como a rees-truturação do estatutosocial da entidade,houve avanços no for-talecimento da Associ-

Conselho Fiscal suplenteKerli Cristiane EgerSilvani Eger SalamonJanete Mohr

O PRESENTE | 11GERALSÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

AQUEÇA UM IRMÃO

Campanha do Agasalho é lançada em RondonDoações de roupas, agasalhos e cobertores podem ser entregues até o dia 24 de maio

Primeira-dama Maria Cleonice Froehlich, durante o lançamento da Campanha do Agasalho,

ontem (25), na sede do Provopar, pediu a colaboração de todos em prol dos menos favorecidos

Joni Lang/OP

O Provopar de MarechalCândido Rondon, com o apoioda prefeitura, por meio da Se-cretaria de Assistência Social,iniciou ontem (25) a Campa-nha do Agasalho “Aqueça umIrmão” 2014. O ato de lança-

mento oficial aconteceu nasede do Provopar, com a pre-sença de autoridades, inte-grantes do Provopar e de enti-dades parceiras.

A campanha visa arrecadarpeças de roupas, roupa de cama,

cobertores, acolchoados e col-chões que possam oferecer maiorproteção às pessoas mais neces-sitadas para o enfrentamento daestação fria que se aproxima. Aarrecadação se estenderá até odia 24 de maio.

As doações poderão ser fei-tas diretamente na sede do Pro-vopar, na Rua Sete de Setem-bro, 1337, na prefeitura velha,das 08 às 11 horas e das 13h30às 17 horas. O cadastro das fa-mílias a serem atendidas pelaCampanha do Agasalho 2014

será realizado de 05 a 23 demaio, também na sede do Pro-vopar.

A secretária de AssistênciaSocial, Maria Cleonice Froehli-ch, destacou que a Campanhado Agasalho é uma das princi-pais ações desenvolvidas peloProvopar, em parceria com aSecretaria de Assistência Soci-al, e muito importante paras asfamílias carentes do município.

A presidente do Provopar,Marli Hansen, por sua vez, pe-diu para que a população ron-

donense colabore com a cam-panha fazendo doações. “Asfamílias interessadas em rece-ber as doações devem fazer ainscrição até o dia 23 de maio,mediante um comprovante deendereço. Haverá ponto de co-letas em bancos, supermerca-dos, em empresas e no Provo-par. Pedimos a colaboração dapopulação”, ressalta.

A distribuição das peçasarrecadadas será de 02 a 06 dejunho, na sede, e nos dias 12 e 13de junho, no interior.

Campanha da Acimacar vai sortearR$ 12 mil em vales-compras

Inicia na segunda-feira (28)a campanha promocional daAssociação Comercial e Em-presarial de Marechal Cândi-do Rondon (Acimacar) alusi-va ao Dia das Mães. Denomi-nada de “Amor Sempre Pre-sente”, ela contará com a par-ticipação de 196 empresas, queestarão devidamente identifi-cadas. Ao todo serão sortea-dos R$ 12 mil em vales-com-pras, sendo dois de R$ 2 mil,dois de R$ 1 mil, oito de R$ 500e mais oito de R$ 250.

A cada R$ 50 em comprasnas empresas participantes dacampanha, os consumidoresreceberão um cupom para con-correr no sorteio, que será rea-lizado no dia 12 de maio, às18h30, na Acimacar.

Os cupons devem ser preen-chidos de forma legível com onome completo, endereço, tele-fone, devendo constar ainda ocarimbo ou nome da empresaparticipante e com a respostacorreta à pergunta: “Qual aentidade organizadora da cam-

panha ‘Amor Sempre Presen-te’?”. Os cupons deverão serdepositados nas urnas da cam-panha e aqueles que não aten-derem tais requisitos serão au-tomaticamente desclassifica-dos, caso sorteados.

O Dia das Mães, que serácomemorado em 11 de maio, é asegunda data mais importantedo calendário do comércio, fi-cando atrás apenas do Natal.

A campanha Amor SemprePresente tem o apoio da prefei-tura e patrocínio do Sicoob.

Almoço aos 38 anos de Nova Santa Rosa acontece amanhãO almoço alusivo aos 38

anos de emancipação políti-ca de Nova Santa Rosa serárealizado amanhã (27), apartir das 12 horas, no Pavi-lhão da Comunidade Católi-ca. O prato principal seráleitão desossado à pururuca

e galeto. O almoço é promovi-do pelas AMPFs do ColégioEstadual Marechal GasparDutra, da Escola MunicipalGetúlio Vargas e dos CentrosMunicipais de Educação In-fantil Asilda Röpke e ABC. Asfichas poderão ser adquiridas

antecipadamente no valorde R$ 15, com as pessoas li-gadas à diretoria das AM-PFs, como também nas ins-tituições envolvidas. Nahora, a ficha custará R$ 20.Os organizadores orientamlevar pratos e talheres.

12 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Já foi realizada em SantaHelena e Santa Terezinha de Itai-pu, e agora é a vez da região deMarechal Cândido Rondon sedi-ar uma consulta pública do Planode Recursos Hídricos da BaciaHidrográfica do Paraná 3. Oevento, que abrange os municípi-os das imediações, será na terça-feira (29), no auditório da Uni-versidade Estadual do Oeste doParaná (Unioeste), campus deMarechal Cândido Rondon.

O chefe de gabinete da Secre-taria Municipal de Agricultura eMeio Ambiente de Marechal Ron-don, Urbano Mertz, informa quea consulta terá início às 08h30 esão convidados a participar o pú-blico em geral, mas principal-mente os grandes consumidoresde água dos municípios.

A consulta pública, informaMertz, é realizada pelo Comitê daBacia Hidrográfica Paraná 3,juntamente com a prefeitura ron-donense, Instituto das Águas doParaná e a Itaipu Binacional, pormeio do Programa CultivandoÁgua Boa. O servidor públicoexplica que o Plano de RecursosHídricos foi elaborado por equipeda Unioeste e é um instrumento degestão decorrente da política naci-onal de recursos hídricos e incor-pora o Sistema Nacional de Ge-renciamento de Recursos Hídri-cos. Ele expõe que é uma fer-ramenta fundamental para açõesfuturas na área da Bacia e servirápara nortear o desenvolvimentoregional sustentável. Inclusive,abre discussões sobre a cobrançapelo uso da água e com isso pos-sibilitar a criação de um fundoespecial. “É a oportunidade dopúblico discutir o teor do Plano(de Recursos Hídricos) e tambémações futuras que podem refletirna vida das pessoas, especial-mente os grandes consumidoresde água”, conclui Mertz.

BACIA DO PARANÁ 3

Comitêpromoveconsultado Plano

de RecursosHídricos

Evento será realizadona terça-feira (29),

na Unioeste, emMarechal Rondon,

e vai abrangermunicípios da região

O PRESENTE | 13SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 GERAL

PELA TERCEIRA VEZ

F-Maxx é atração no Auto Esporte de amanhãFato é inédito, pois a produção do programa não costuma repetir os veículos em suas matérias

Pela terceira vez, a F-Maxx,a maior picape do Brasil,fabricada pela Tropical Ca-bines, de Marechal Cândi-do Rondon, será uma dasatrações do programa AutoEsporte, da Rede Globo, oprincipal no segmento au-tomobilístico do Brasil e queé transmitido para diversospaíses no mundo.

Segundo o diretor deMarketing da empresa ecriador da superpicape,Josué Maioli, o fato é iné-dito, pois a produção doprograma não costumarepetir os veículos em suasmatérias, diversificandoseus materiais apresenta-dos, o que lhe dá maiorcredibilidade e a liderançade audiência. "Acreditoque a presença, imponên-cia, impacto e a beleza daF-Maxx, aliada ao sucessode audiência das outrasvezes em que foi ao ar,fizeram com que fossemosconvidados a nos apresen-

tar novamente", comemora.“Mas desta vez, a super-

caminhonete não estará so-zinha”, diz Maioli. Segundoele, a produção do programapromoveu um encontroentre três celebridades: aF-Maxx, “a gigante dasruas”, Paula Fernandes, “arainha dos palcos”, e Bia Fi-gueiredo, “a musa das pistasda Fórmula Indy america-na”, agora na Stock Car noBrasil. "As gravações ocor-reram durante dois dias naCapital mineira, e as ruasdaquela cidade, assim comoas pistas do AutódromoMega Space, deram passa-gem para a F-Maxx, que lite-ralmente 'parou o trânsito'enquanto pilotada pelas con-vidadas", conta Maioli."Quem quiser conferir na ín-tegra toda esta história podeassistir ao programa AutoEsporte, amanhã, a partir das08h54, após o Globo Rural",convida o diretor de Marke-ting da Tropical Cabines.

Cantora Paula Fernandes ficou pequena

perto da supercaminhonete

Diretor de Marketing da Tropical Cabines, Josué Maioli,

com Bia Figueiredo, “a musa das pistas da Fórmula

Indy americana”, durante as gravações

Gravações ocorreram durante dois dias na Capital

mineira: pistas do Autódromo Mega Space

deram passagem para a F-Maxx

Fotos: Divulgação

14 | O PRESENTE SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014GERAL

RUA SANTA CATARINA

Núcleo Multissetorial começa a definir ações para 2014Nos próximos dias será feita a licitação para substituição do sistema de iluminação pública

de parte da via. Também está prevista instalação de novas lixeiras, bicicletários e placas

Os empresários rondonen-ses integrantes do recém-cria-do Núcleo Multissetorial daRua Santa Catarina, que é vin-culado à Associação Comerci-al e Empresarial (Acimacar),reuniram-se na quarta (23) ena quinta-feira (24) para reali-zar o planejamento estratégi-co das atividades a serem de-senvolvidas em 2014.

O novo Núcleo, que contacom a participação de cerca de30 empresas, tem como um dosseus principais objetivos inte-grar os empresários deste es-paço comercial em um grupode interesse comum para quejuntos organizem eventos,promoções, encontros e tam-bém proponham soluções emelhorias para a Rua SantaCatarina, que vai servir demodelo para as ações do proje-to Espaço Rondon. Outro obje-tivo é incentivar as empresas ainvestirem na modernizaçãode suas estruturas físicas, naatualização de seus processosadministrativos e na qualifi-cação dos colaboradores.

O consultor credenciadodo Sebrae-PR Eliseu GomesSchwingel foi um dos coor-denadores do planejamentoestratégico. Segundo ele, o en-contro foi bastante positivo,pois diversas propostas deações e também de cursos quese pretende realizar foramapresentados.

O próximo encontro do Nú-cleo Multissetorial da Rua San-ta Catarina está marcado para13 de maio. Nesta data será con-cluído o calendário de ativida-

Lideranças e participantes do Núcleo Multissetorial da Rua Santa Catarina

durante reunião na quarta-feira (23): planejamento estratégico

des de 2014. “Este vai ser umano em que serão colocados emprática vários projetos”, anun-cia Schwingel.

Juntamente com esse plane-jamento, nos próximos diasdemais empresários que aindanão integram o Núcleo serãovisitados e convidados a aderi-rem ao grupo.

OBRAS

A primeira reunião de pla-nejamento estratégico, realiza-da na quarta-feira, contou tam-bém com a presença do vice-presidente da Acimacar, PauloRodrigo Coppetti; do consultorregional da Faciap, ValentimNaue; do presidente do Sindi-comar, Ademar Bayer; além dodeputado estadual AdemirBier, do vice-prefeito SilvestreCottica e também do chefe degabinete da Secretaria Munici-pal de Indústria, Comércio eTurismo, Cláudio Koehler. To-dos enalteceram a importân-cia da formalização do NúcleoMultissetorial da Rua Santa Ca-tarina, que será diretamentebeneficiado pelas ações de ca-ráter estrutural que serão pro-movidas pela prefeitura, den-tro do projeto Espaço Rondon.

NOVOS POSTES

Koehler confirmou que nospróximos dias será feita a licita-ção para a substituição do sis-tema de iluminação pública departe da Rua Santa Catarina.No trecho entre as ruas DomJoão VI e Tiradentes os atuaispostes serão substituídos pornovos, que, conforme o diretor,

irão embelezar ainda mais otrajeto. Este será um investi-mento com recursos própriosda prefeitura e que deverá estarconcluído em até 90 dias.

Já no trecho entre as ruasTiradentes e Independência, aadministração municipal faráa substituição das lâmpadaspara melhorar a iluminaçãopública. Mas, a intenção é queneste espaço também sejaminstalados novos postes, queirão contribuir na ornamenta-ção. Para isso, a prefeitura es-pera a liberação de um projetojá aprovado pelo PAC e queapenas aguarda liberação daCaixa Econômica Federal paraser executado.

LEVANTAMENTO

Além disso, o chefe de gabi-nete da Secretaria de Indústria,Comércio e Turismo anunciou

que a pasta vai realizar um le-vantamento quantitativo domobiliário deste trecho da RuaSanta Catarina, para que sejaminstaladas novas lixeiras, bici-cletários, placas e demais in-vestimentos necessários paramodernizar o espaço. Isto tam-bém será feito com recursos dopróprio município.

“Estas obras são um impor-tante incentivo para as empre-sas integrantes do projeto Es-paço Rondon e, principalmen-te, do novo Núcleo Multisseto-rial da Rua Santa Catarina”,destaca Koehler.

VISIBILIDADE

Para o presidente do Sindi-comar, entidade parceira doEspaço Rondon, a partir dessase das demais interferências es-truturais o projeto ganharámais visibilidade e trará efeti-

vas melhorias, que serão perce-bidas por toda a população. Eleexplica que até então a maioriadas atividades era realizada naforma de treinamentos e capa-citações dos empresários e cola-boradores, as quais também sãonecessárias para que a iniciati-va tenha sucesso.

Bayer informa que proje-tos semelhantes foram reali-zados com bastante êxito naCapital paranaense e outrascidades como Marau (RS). “Oprojeto Espaço Rondon é bas-tante viável”, afirma.

Implantado há pouco maisde três anos, o projeto EspaçoRondon conta com a parceria daAcimacar, prefeitura, Câmarade Vereadores, Fecomércio, Sesc/Senac, Sindicomar, AssociaçãoRegional dos Engenheiros e Ar-quitetos (Area), Cooperagir etem apoio do Sicoob e Sicredi.

Cristiano Viteck

ÁRIES: Reflita sobre osacontecimentos das úl-timas semanas e comoeles instigaram mudan-

ças. Observe suas atitudes.

TOURO: Você vive umciclo de finalizações edeve ter esta consciên-cia do que precisa ir

embora. Desapego é a lei queconfigura.

GÊMEOS: Hora de fa-zer um balanço do queocorreu recentemente.A fase é de mudanças.

A vida instigou você a repensar.

CÂNCER: O sentido dacarreira e das realiza-ções pessoais e profissi-onais se modificou no

ciclo vigente. Houve a percepçãodas mudanças.

LEÃO: A filosofia devida e as crenças estãose modificando. Umanova etapa na vida pro-

fissional começará a apontar.

VIRGEM: A fase é dedesapego. Agora é im-portante refletir e seconscientizar.

LIBRA: O ciclo atualremete às mudanças,inovações e surpresasque as relações apre-

sentaram. Reflita sobre o quemudou em você.

ESCORPIÃO: Conce-da-se um tempo, parapoder assimilar comcalma tudo o que tem

ocorrido. A saúde pode estar re-fletindo os desafios.

SAGITÁRIO: Sua atitu-de em relação ao amore à amizade tem semodif icado intensa-

mente. Acesse o seu poder criativo.

CAPRICÓRNIO: Aconte-cimentos surpreenden-tes e reveladores forama tônica. Você quer ter

mais controle sobre a sua vida.

AQUÁRIO: Consciên-cia para lidar com asmudanças necessári-as. Aceite ideias dis-

tintas das suas. Cada ação leva auma reação.

PEIXES: Reflita sobreo que mudou em rela-ção a finanças e a valo-rização de suas quali-

dades. Há um preço a pagar pelaautenticidade.

FILÉ DE FRANGO

À PARMEGIANA

RECHEADO

Modo de preparo:Tempere os filés com sal e alho, deixe por uma hora para pegaro tempero. Pegue um filé e por cima dele coloque uma fatia depresunto, duas de queijo e outra de presunto. Em seguida cubracom outro filé, faça o mesmo procedimento em todos os filés.Passe os filés já recheados na farinha de trigo, em seguida noovo batido e depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.Depois de fritos, coloque os filés numa travessa, cubra commolho de tomate refogado. Se preferir, polvilhe com queijoparmesão ralado e leve ao forno quente por dez minutos. Enfeiteo prato com folhas de manjericão e rúcula. Fica uma delícia, nãose preocupe, os filés não abrirão na hora de fritar.

Ingredientes:1 kg de filé de frango (cortesfinos)3 dentes de alho picadosSal a gosto300 g de presunto300 g de mussarelaFarinha de trigo

JOÃOZINHO E O PAI MALANDROJoãozinho chega em casa com uma carteira e diz:- Pai, achei essa carteira com dinheiro dentro, mas tem

o nome do dono nela. Eu devolvo para o dono ou gasto odinheiro?

O pai diz:- Devolve nada, pode gastar tudo, é seu. O dono que se vire.Joãozinho, seguindo a dica do pai, gastou tudo. Algumas

horas depois, o pai, curioso, pergunta:- Você disse que aquela carteira tinha o nome do dono

nela. Afinal de contas, de quem ela era?Joãozinho responde:- Sua.

SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

Farinha de rosca2 ovosMolho de tomate refogado etemperado a gostoÓleo para fritarFolhas de manjericão e rúculapara decorar

CARTA PARA O RIO DE JANEIROO camarada chega ao correio e pergunta para a atendente:- Moça, se eu postar essa carta hoje, ela chega ao Rio

de Janeiro até o fim do mês?- Com certeza. - Respondeu a moça.- Pois eu creio que não.- Por que você acha isso? Nosso sistema é muito

eficiente. - Retruca a moça.- Porque ela está endereçada para Curitiba.

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SÁBADO (26)*

Madame Catarina tenta convencerEpaminondas a deixar os adultos teremaulas com Juliana. Rodapé aconselhaZelão a dar um tempo para a professora.Rosinha se insinua para Izidoro. Renatoafirma que seu pai vai ajudá-lo a construiro posto médico, e Ferdinando reage comdespeito. Serelepe foge do orfanato eRita avisa ao prefeito. Pituca se irrita comEpaminondas e ameaça fugir de casa.Serelepe vê o carro do coronel na estradae se esconde. Juliana mostra as cartasque recebeu para Renato. Ferdinandofala de sua admiração por Gina.

MEU PEDACINHO DE CHÃOLili enfrenta Tereza. Álvaro percebe o

interesse de Fernanda em Sérgio. Pau-linha e Tereza hesitam em entregar Lilipara LC e pensam em fazer um pactocom ela. Kléber confessa seus crimesna delegacia. Nilson reencontra Klaus.André estranha o sumiço de Thomaz eHeloísa. LC decide mandar Heloísa,Thomaz e Jorge para a máquina dafelicidade. Selma insiste em se apre-sentar no Tapibar. Lili se aconselha comMarlon, William e Celina sobre o pactocom Tereza. Marlon tem uma ideia paraLili enganar Tereza e LC.

EM FAMÍLIABenjamin toca piano e Virgílio tira

Helena para dançar. Os idosos da casade repouso especulam sobre a identida-de do amigo misterioso de Miss Lauren.Cadu e Clara consolam Nando, que estáchateado por causa de Juliana. Shirleydiz a Rafaela que não vai comentar comLaerte sobre o problema que Selma teveno shopping. Felipe implica com Silviaporque ela não decide logo em qual igrejase casará com Gabriel.

ALÉM DO HORIZONTE○

16 | O PRESENTE ESPECIAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

O PRESENTE | 17SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 ESPECIAL

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,26 DE ABRIL DE 2014

Dia 26: Adélia Simioni

Dia 26: Baltazar Ribeiro

Dia 26: Irineu Marques

Dia 26: Juliani Cristina Meith

Dia 26: Mario Roberto Uhlein

Dia 26: Nelli Ana Zorzo

Dia 26: Simone da Cruz Vianna

Dia 27: Camila Dreher

Dia 27: Cleverson Kamphorst

Dia 27: Dilso Luiz Perachi

Dia 27: Hilaide Datsch Dickel

Dia 27: Jacinta Schneider

Dia 27: José Schimmelfennig

Dia 27: Karine Maria Braun

Dia 27: Kevin Pedralli Bertolla

Dia 27: Leonita Zanatta

Dia 27: Marlei Thomas

Dia 27: Silvana Zeuckner

Dia 27: Willyan Speck

Dia 28: Adilto Ferrari

Dia 28: Claiton Schlindwein

Dia 28: Emerson Donha

Dia 28: José Alves

Dia 28: Juventina Karpinski

Dia 28: Kurt Droese

Dia 28: Márcio Goebel

Dia 28: Maria Cristina Alves Cabral

Dia 28: Norberto Trapp

Dia 28: Patrick Joaquina

Dia 28: Rosane Limberger

Dia 28: Selmiro Peiter

Dia 28: Stephany Eduarda Klaus Silva

Dia 28: Wagner Volkweiss

Dia 28: Walmor Adriano Dallo

Maria Cristina Kunzler

Secretário de Indústria, Comércio eTurismo de Pato Bragado, Rogério

Scherer (Picão), vice-prefeitoLeomar Rohden (Mano) e o

comandante da Polícia RodoviáriaEstadual de Marechal Cândido

Rondon, sargento Elias, duranteevento no município bragadense

Liani Armanje com os ffotográfico, assin

TUDO AZULO prefeito e a primeira-dama de

Nova Santa Rosa, Rodrigo e MarliceFernandes, estão irradiantes de feli-cidade com a chegada do primogêni-to Pietro, que veio ao mundo naquarta-feira (23) e trouxe muita ale-gria para toda a família. Parabénsaos novos papais!

O PRESENTE | 21SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 SOCIAL

Arq

uiv

o

pe

ss

oa

l

Ilga Schneider e Maria Helena Polizelli von Borstel. Elas serão,

respectivamente, futura presidente e vice-presidente da Câmara da

Mulher Empreendedora de Marechal Cândido Rondon. A solenidade

de transmissão de cargos da nova diretoria será em junho

om os filhos Matheus e Juliete, em recente ensaioo, assinado por Rosane, da Oficina da Foto

Oficina da Foto

SHOW GOSPEL

EM NOVA SANTA

ROSAA Banda Opus Dei, do Rio

Grande do Sul, fará um showgospel em frente ao CentroCultural Gustavo Fischer, emNova Santa Rosa, na terça-fei-ra (29), data em que o municí-pio comemora 38 anos de eman-cipação político-administrati-va. O show será gratuito e aber-to a toda a comunidade local eregional, a partir das 20 horas.

Caso chova, o show serátransferido para o pavilhão daPrimeira Igreja Batista.

CAMPANHA 2014

PREMIADO ACIPATeve início ontem (25) a campanha que promete

movimentar o comércio palotinense. A Promoção 2014Premiado da Associação Comercial e Empresarial dePalotina (Acipa) sorteará muitos prêmios, com previ-são de término para o dia 29 de dezembro. O objetivo éaquecer as vendas do comércio e fazer com que cada vezmais os consumidores invistam no comércio local. Arealização é da Acipa com o apoio do Sicredi Palotina.

A promoção será dividida em quatro etapas, sendoque a primeira delas será no Dia das Mães, a segundano Dia dos Namorados, a terceira no Dia dos Pais,encerrando com a de Natal.

CURSO “BOMNEGÓCIO PARANÁ”

Estão abertas na Associação Comerciale Empresarial de Marechal Cândido Rondon(Acimacar) as inscrições para o curso “BomNegócio Paraná”, que inicia na segunda-feira (28). O programa disponibiliza capacita-ção gratuita para empreendedores individu-ais, empresários de microempresas e em-presas de pequeno porte ou para quem pre-tende constituir empresa.

As aulas serão realizadas de segunda aquinta-feira, das 19h30 às 22h30, na Biblio-teca da Unioeste. Mais informações e inscri-ções sobre o curso podem ser obtidas naAcimacar, pelo telefone (45) 3284-5722. Asvagas são limitadas.

MISSFOTOGENIA

2014Um dos títulos que está sendo

disputado no concurso de MissMercedes 2014 é o de Miss Fotoge-nia. A escolha da candidata paraeste título é realizada pelo públicoatravés do site do município(www.mercedes.pr.gov.br). Avotação pode ser feita até terça-feira (29). O sistema aceitará so-mente um voto por IP, o qualserá computado e não disponi-bilizará outra votação.

Os cerca de 150 mili-tares do Exército bra-

sileiro que ocupam desdequinta-feira (24) o municí-pio de Nova Santa Rosa vãoganhar um reforço de peso apartir de hoje (25). Quatrotanques blindados chegamna cidade, junto com 33 ho-mens de elite que vão partici-par de uma ocupação no Com-plexo da Maré, no Rio de Ja-neiro, durante a realizaçãoda Copa do Mundo. A pre-sença do 33º Batalhão deInfantaria Mecanizadode Cascavel em

Nova Santa Rosa, com baseno ginásio de esportes, fazparte de um exercício militarde combate a crimes cometi-dos na fronteira.

A presença constante dosmilitares nas ruas chamou aatenção dos cerca de oito milhabitantes do município vi-zinho a Marechal CândidoRondon. Bloqueios nas ruas,palestras de militares em ins-tituições de ensino e homensfardados e fortemente arma-dos mudam por alguns diaso cenário da pacata cidade.Ontem, duas equipes faziampatrulhamento motorizadopela cidade e na zona rural,incluindo distritos, e outrafazia bloqueios itinerantes.

De acordo com o capitãoPaulo David, o objetivo daestada no município é exe-cutar um exercício militar,que consiste em realizar ope-rações de fiscalização, repres-são e prevenção. “Estamosno município para comba-ter os crimes transfronteiri-ços, como o tráfico de dro-gas e armas. As operaçõestêm caráter repressivo e pre-ventivo”, explica. “Nas ques-tões preventivas, estamoscolhendo informações coma população e mantendocontatos com instituições,como a Polícia Militar e aprefeitura, que têm nos au-xiliado na operação”, apon-ta. Ele explica que é umaforma de o Exército se pre-

parar para o combate.Ainda se-

gundo David, um dos exer-cícios feitos foi a ocupaçãodas instalações da Sanepar.Ele explica que, em casos decombate, o Exército atua naproteção a determinadas ins-talações. “Aqui fazemos umaespécie de preparação, guar-dadas as proporções, parapossíveis ocupações a insta-lações sensíveis, como a Usi-na de Itaipu”, explica.

Mas a atuação no muni-cípio vai além do treinamen-to militar. A operação decaráter repressivo é desen-volvida durante 24 horas pordia. “Na repressão a crimes,estamos fazendo os Pontosde Bloqueios e Controle deEstradas com o objetivo defiscalizar e reprimir, comooperações de polícia. Alémdos pontos de bloqueio, quemudados de posição a cadaduas horas, estamos com o

patrulhamento os-

tensivo, tanto mo-torizado quanto apé”, comenta.

“A simples pre-sença do Exércitoafugenta os mauselementos”, garan-te o militar. Nessasoperações de re-pressão o Exércitode Cascavel estácontando com oapoio da Polícia

Militar, por meio de equipesespecializadas, como o Gru-po de Operações de Trânsito(Gotran) e a Ronda Ostensi-va Tático Móvel (Rotam).

O militar revela que a ins-tituição federal foi muitobem acolhida em Nova San-ta Rosa. “Fomos bem rece-bidos. A população é bas-tante receptiva e tem dadoatenção a nossa presença. Aoperação em Nova SantaRosa trouxe um efeito bas-tante positivo”, diz.

Além de promover o trei-namento do grupo e de re-primir o crime, o exercíciomilitar tem também a inten-ção de divulgar as ações e ofuncionamento das ForçasArmadas. “Também esta-mos em instituições de ensi-no repassando informaçõessobre a atuação do Exérci-to”, pontua o capitão.

Para todas essas ações, o33º Batalhão utiliza 13 via-

turas de apoio adminis-trativo e de comba-

te, além de 150homens.

A MENINADOS OLHOSHoje chega a

Nova Santa Rosaa menina dos olhos

do Exército brasilei-ro. É o CBTN-MR

Guarani, ou ViaturaBlindada de Transporte

de Pessoal, ou ainda, e sim-plesmente, Guarani. O Ba-talhão em Cascavel foi o pri-meiro do país a receber a

nova arma e até iniciou a reformulação do nomedepois que recebeu os blindados. O antes 33º Bata-lhão de Infantaria Motorizado é agora de InfantariaMecanizado. As primeiras 13 unidades chegaram aCascavel sob olhares curiosos, tanto da populaçãoquanto dos militares, que já começam a se adaptarao equipamento.

Conforme o capitão David, quatro deles partemhoje de Cascavel com destino a Nova Santa Rosa,onde participarão de uma apresentação para a comu-nidade. “O Guarani é a menina dos olhos do Exército.Os 13 primeiros vieram para Cascavel e serão distri-buídos na região. Ao todo, o Exército deve adquirirduas mil unidades”, conta.

Com os quatro blindados chegam ao município 33militares que vão participar da ocupação do Comple-xo da Maré, no Rio de Janeiro. O conjunto de favelasserá ocupado por questões de segurança, tambémpara garantir a tranquilidade durante a realização daCopa do Mundo da Fifa. “Também vamos fazerexercícios com esses homens que chegam amanhã(hoje) e com os blindados”, diz o capitão.

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Toledano representará o país no Mundial de KickboxingCampeonato acontecerá entre os dias 30 de abril e 04 de maio na Espanha

FABIANO TWISTER

O atleta de kickboxingJosé Fabiano Ledur da Rosa(Fabiano Twister), da Se-cretaria de Esportes e La-zer de Toledo, foi recente-mente convocado pela In-ternational Sport Kick Bo-xing Association (ISKA)para disputar o Campeo-nato Mundial de Kickbo-xing em Lloret Delmar,Costa Brava, na Espanha.

A competição terá iníciona quarta-feira (30) e se es-tenderá até o dia 04 de maio,com participação dos me-lhores atletas do mundo namodalidade.

De acordo com o treina-dor de Twister, DeusdeteGomes da Silva, a preparação

vem sendo mais intensifica-da e pesada, visando melho-rar o desempenho físico emental do atleta. “Nossa ex-pectativa é sair do campeo-nato com uma boa campa-nha e tentar levar o contratocom a Glory (maior eventoprofissional de kickboxing domundo)”, comenta. Gomesressalta que Twister está con-firmado para a competiçãoSul-Americana, que será rea-lizada no dia 21 de junho, noGinásio Alcides Pan, em To-ledo. Na ocasião, ele vai en-frentar o campeão paraguaio.

Atleta de kickboxing Fabiano Twisterdurante preparação

para as competições em CostaBrava, na Espanha

Fábio Ulsenheimer

Paranaensede Bochasintéticainiciaamanhã

O Campeonato Para-naense de Bocha jogadoem cancha sintética co-berta com carpet seráiniciado neste fim de se-mana, em Toledo. O mu-nicípio anfitrião será re-presentado neste anopela equipe da Secreta-ria Municipal de Espor-tes e Lazer, que assumiua organização da moda-lidade e que tem comotécnicos Rosani DallaVechia e Vera Gubianino naipe feminino e JairMaschio e Olívio Oldo-ni no masculino.

A equipe masculinajoga amanhã (27) con-tra a equipe da Associa-ção Atlética Banco doBrasil (AABB) de Cas-cavel, em disputa queacontecerá na cancha doClube Toledão, a partirdas 14 horas. A equipefeminina, que jogariacontra o selecionado deSanta Terezinha de Itai-pu, solicitou a transfe-rência da partida para odia 07 de maio.

Inscrições ao Municipal de Bolão seguem até dia 12Atletas interessados em

participar do Campeonatode Bolão de Marechal Cân-dido Rondon podem se ins-crever até o próximo dia12, na Secretaria Munici-pal de Esportes e Lazer epelos telefones (45) 3284-

1421, 9944-4010 (Belmir)ou 9965-0409 (Isanete).

As inscrições são indivi-duais e as equipes serão for-madas por meio de sorteio,sendo cada equipe compos-ta por cinco atletas. As ro-dadas serão realizadas sem-

pre nas sextas-feiras, a par-tir das 19h30, nas pistas daAACC e do Clube Corin-thians de Margarida. Seráentregue premiação em di-nheiro para as equipes quese classificarem em 1º, 2º e3º lugar, bem como para

os melhores atletas nos nai-pes masculino e feminino- braço de ouro, prata ebronze -, além de troféus emedalhas. A premiaçãoserá entregue durante jan-tar de encerramento nofim do certame.

Myasava terá sequência de provas nos Estados UnidosO piloto brasileiro Gusta-

vo Myasava terá uma sequ-ência de três provas, cincoetapas e três testes na USF2000 nos Estados Unidos daAmérica. Todas as provas se-rão preliminares da FórmulaIndy. O piloto de Cascavel,que corre com apoio da Dru-

govich, ficará 45 dias nos Es-tados Unidos, respirando au-tomobilismo dia e noite.

A primeira prova será rea-lizada neste fim de semana,em Birmingham. Depois vi-rão o circuito oval de India-nápolis nos dias 09 e 10 demaio; e 24 de maio no circui-

to misto de Lucas (Indianá-polis). Os testes acontecerãonos dias 13 e 22 de maio, emLucas, e nos dias 04 e 05 dejunho, em Mid-Ohio.

Segundo Myasava, serão45 dias de dedicação total,nos quais espera melhoradaptação ao carro da equi-

pe Afterburner. “Será umasequência boa de trabalho,que nos trará bons resulta-dos para a sequência docampeonato. Vou viver aexperiência de correr emovais e encarar os desafiosdo lendário circuito de In-dianápolis”, frisa.

PASSEIO CICLÍSTICO REÚNE CENTENAS DE ADEPTOS EM GUAÍRADivulgação

O domingo de Páscoa (20) teve diversãogarantida para quem participou dopasseio ciclístico organizado pela

administração de Guaíra, em parceriacom o Clube Desbravadores e com a

Associação Comercial, Industrial eAgropecuária (Aciag). Depois das voltas

pelas principais ruas e avenidas dacidade, representantes da Secretaria deEsportes distribuíram ovos de chocolate

para as crianças que participaram daatividade e para quem passava pela

Praça do Chafariz. “São ações simples,mas que surtem um efeito muito

positivo. É preciso estimular o lazer e oesporte em nosso município. No nosso

planejamento, temos várias atividades aserem realizadas neste ano”, comentou

o diretor do Departamento de Lazer,Daniel Gonçalves da Silva.

O PRESENTE | 27SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

ADRENALINA

Etapa de Cross Country acontece amanhã em Porto MendesPista terá um total de 2,7 quilômetros com diversos obstáculos.

Programação inicia pela manhã; provas serão à tarde

O distrito de Porto Mendes,em Marechal Cândido Rondon,será sede amanhã (27) da 3ªetapa do E. Parts Cross Coun-try 2014, que é promovido pelaprefeitura rondonense, pormeio da Secretaria de Indús-tria, Comércio e Turismo, Tro-pical Motonáutica, Yamaha,com o apoio do Grupo de Tri-lheiros do município.

A programação inicia às 08horas, com inscrição dos pilo-tos. Às 09h50 acontece o bri-ffing técnico, seguido de provase treinos livres. No período datarde as provas iniciam às 13horas, sendo que o término estámarcado para as 16h30. A pistaterá um total de 2,7 quilôme-tros com diversos obstáculos.

Conforme o secretário de In-dústria, Comércio e Turismo,Guido Herpich, é ótimo para omunicípio receber mais este es-porte. “Será mais um grandiosoevento no distrito. Convidamosa população de toda a regiãopara prestigiar a etapa da com-petição, que com certeza terádisputas emocionantes”, afir-ma. Não haverá cobrança deingresso no local.

Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, e o diretor dapasta, Claudio Köhler, estão confiantes no sucesso de mais este evento

Nas próximas semanas asecretaria deve divulgar o ca-lendário de eventos a serem

realizados no distrito turístico,cuja programação terá ativi-dades mensais.

Pato Bragado goleia e liderao grupo A do Troféu Difusora

Uma partida emocionan-te, que levou a torcida aodelírio pelos muitos golsmarcados. Foi assim o jogoentre a equipe Pato BragadoFutsal e o Cataratas Empre-endimentos/Jaclani Esportes/Laborde Tintas, ocorrido nanoite de quinta-feira (24). Naocasião, o time bragadensederrotou, em casa, o adver-sário pelo placar de 7 a 3, naprimeira de duas partidasválidas pela 6ª rodada do 38ºTroféu Difusora/Copagril deFutsal pelo grupo A.

Na primeira etapa os ron-donenses saíram na frente,logo no primeiro minuto. Oempate saiu em seguida e odesempate foi definido pelaseleção bragadense. Na se-gunda etapa o Cataratas vol-tou à liderança do placar mar-cando dois gols, mas logoapós os bragadenses deixa-ram tudo igual, outra vez: 3a 3. Com um banco reduzi-do e sem dois de seus princi-

pais atletas, o Cataratas nãoconseguiu segurar a pres-são dos donos da casa, queviraram o jogo novamente,lançando a bola na rede pormais quatro vezes.

Com a terceira vitória emtrês jogos dos bragadensesna competição, um jogo amenos e vantagem no con-fronto direto, o selecionadotirou o time de Marechal Ron-don da liderança. No segun-do duelo da noite, Santa He-lena derrotou Mercedes Fut-sal/Loja Silva/Rainha Super-mercado por 6 a 5 e se isolouna 3ª posição no grupo B.

O Pato Bragado volta àquadra na terça-feira (29),quando disputa a 7ª rodada.O jogo será novamente emcasa, na segunda partida danoite do grupo A, contraSão José das Palmeiras. Oprimeiro jogo será às 19h45,entre Mercedes Futsal/LojaSilva/Rainha Supermercadoe Nova Santa Rosa Futsal.

Com a vitória por 7 a 3, Pato Bragado assumiu a liderança do grupo A

Campeonato de Bochasegue hoje em Serranópolis

Quatro disputas movi-mentam hoje (26) a 9ª rodadado 13º Campeonato de BochaMasculino de Serranópolis doIguaçu, todas com início às14 horas. A equipe de BoaVista enfrenta o Cruzeiro A;no Clube Fluminense o gru-

po da casa tem confronto como Espaço Nobre Estofados; jáo time da Esquina Represorecebe o selecionado da LinhaBellon A; e no Clube Cruzei-ro a equipe Cruzeiro B temduelo marcado com o fortetime do Bar do Maritcha.

PEIXOTO PARTICIPA DO DESAFIO 24 HORASJoni Lang/OP

O atleta rondonense AntônioCarlos Peixoto é um dos diversoscompetidores que participa doDesafio de Corrida 24 Horas emToledo. O desafio inicia às 10horas de hoje (26) e se estendeaté as 10 horas de amanhã (27).Já no próximo domingo (04)Peixoto participará do CircuitoSesc em Marechal CândidoRondon; no dia 18 da MeiaMaratona das Cataratas, emFoz do Iguaçu; e no dia 26da Meia Maratona em Pontaldo Paraná. A preparaçãode Peixoto é diária.

Campeonato regional será debatido segunda em RondonA diretoria da Liga Rondo-

nense de Esportes realizará às19h30 de segunda-feira (28), nasede da liga, em Marechal Cân-dido Rondon, uma reunião paradefinir a realização do Campe-onato Regional de Futebol 2014,cuja competição será realizadano 2º semestre deste ano e teráas suas rodadas promovidasnos estádios dos municípiosparticipantes, com disputas emturno e returno.

Para participar, o atleta de-

verá possuir vínculo com o mu-nicípio ao qual está inscrito; ovalor da taxa de arbitragem serádecidido em congresso técnico;cada equipe poderá inscrever nomáximo quatro atletas convi-dados, desde que o município deorigem não esteja participandodo certame; e será cobrada taxade inscrição no valor de R$ 1,5mil por equipe inscrita.

Será oferecida premiaçãopara as três melhores equipes,sendo uma motocicleta zero

quilômetro para a equipe cam-peã, premiação para o 2º e 3ºlugares; e serão estipuladosvalores em multas para o nãocumprimento do regulamen-to. Cidades com até 15 mil ha-bitantes podem ser represen-tadas por no mínimo uma equi-pe, cidades entre 15 e 40 milmoradores devem ter no míni-mo duas equipes; e municípioscom mais de 40 mil pessoasdevem inscrever no mínimotrês equipes.

Ademir Herrmann

Marili Besso

28 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Copagril retoma hoje disputas na Chave OuroPivô Pescoço pode estrear esta noite diante da equipe do Campo Mourão

CAMPEONATO PARANAENSE

Com os olhos voltados ex-clusivamente às disputas váli-das pelo Campeonato Parana-ense Chave Ouro, a equipe Co-pagril/Sempre Vida/MarechalCândido Rondon entra em qua-dra às 20 horas de hoje (26), emjogo contra o time de CampoMourão, no Ginásio de Espor-tes Valternei Oliveira. A parti-da anterior da equipe rondo-nense aconteceu no último dia28 de março, diante do Casca-vel, cujo placar ficou em 3 a 1 aotime bicampeão paranaense.

Além da Copagril e CampoMourão, também jogam hoje,às 19h30, Muffatão/Sol do Ori-ente/Cascavel e Cresol Marre-co Futsal; às 20h30, Foz Catara-tas e Ponta Grossa/Keima/Ope-rário Futsal; Poker/Guarapua-va Garden Shopping e Umua-rama; ACF Futsal e São Lucas/Grupo Ivo; e Clevelândia con-tra Ampére Futsal.

Conforme o técnico da Co-pagril, Marquinhos Xavier,agora a atenção está direciona-da ao Paranaense. “A gente estáhá algum tempo sem jogar e

Wesley Macedo (Pescoço) pode estrear hoje (26) comopivô no elenco, dependendo das condições físicas

Joni Lang/OP

existe um déficit de partidaspelo Paranaense, pois muitasequipes estão jogando a sextarodada e a Copagril vai dispu-tar a terceira. Nosso objetivo ésomar pontos para se aproxi-mar dos líderes da competição,então é importante ter foco to-tal no Paranaense, para reto-mar a concentração de jogaruma competição difícil, quepara nós é a mais importanteda temporada”, enfatiza.

Os jogos da Liga NacionalFutsal serão iniciados no mêsde julho, cuja etapa de confron-tos no Paranaense favorece oelenco da Copagril.

Sobre os treinos que foramreiniciados há pouco mais deuma semana, Marquinhos lem-bra que era necessário um perí-odo de folga devido às competi-ções anteriores, caso da TaçaBrasil. “Com o término da fol-ga, quando volta a treinar senteum pouco mais porque o atletatreina todos os dias. Era precisoum período de recuperação, nãosó da parte física e sim da ques-tão emocional. A disputa no

Ceará exigiu bastante, entãonós procuramos retomar deuma forma tranquila e tudosaiu dentro do que se espera-va”, afirma.

O pivô Wesley Macedo (Pes-coço) foi contratado há poucomais de um mês pela equipe e,de acordo com o técnico, podeentrar em quadra hoje. “O Pes-coço foi liberado por parte daConfederação Brasileira deFutsal e a gente vai avaliar seas condições físicas dele já sãosuficientes para atuar e talvezele entre em quadra por algunsminutos na partida, se houverpossibilidade”, comenta Mar-quinhos.

Pescoço destaca que sua ex-pectativa é fazer um bom tra-balho e somar com os atletaspara alcançar os objetivos al-mejados pela equipe nestatemporada.

Como há alguns serviçossendo realizados no Ginásio deEsportes Ney Braga, a equipe daCopagril disputará os próximosquatro jogos no Ginásio Clarin-do Bortolon, na Vila Gaúcha.

O PRESENTE | 29SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

Quatro Pontes sedia hoje 1ª etapa do Paranaense de HCRCOMPETIÇÃO

Disputas acontecem a partir das 09 horas, no Centro Poliesportivo

Em torno de 150 atletasparticipam hoje (26) das dis-putas da 1ª etapa do Campeo-nato Paranaense de Hande-bol em Cadeira de Rodas(HCR), que serão realizadas apartir das 09 horas, no Cen-tro Poliesportivo de QuatroPontes. De acordo com o che-fe da Divisão de Esportes, JeanCaramore, as partidas pro-metem ser acirradas durantetodo o dia e a comunidadeestá convidada a prestigiar.

As equipes são das cida-des de Cascavel, Cianorte,Curitiba, Francisco Beltrão,Maringá, Ponta Grossa, SãoMiguel do Iguaçu, Toledo ea anfitriã Quatro Pontes. Osatletas disputarão nas cate-gorias HCR 4ª, HCR 4B, HCRmisto, HCR feminino e HCR7, esta última com sete atle-tas em quadra.

“A realização do campeo-nato no município foi defi-nida já no ano passado e a

Chefe da Divisão de Esportes, Jean Caramore: “Três equipes de handebol emcadeira de rodas representarão o município de Quatro Pontes nesta etapa

e estão treinadas para realizar bons jogos e empolgar a torcida”

tivemos resultados melhoresporque trabalhamos a partetática. Agora estamos afiados

competição está sendo orga-nizada há cerca de três meses.O complexo está recebendoalgumas obras de adaptaçãodo local aos atletas. Três equi-pes de handebol em cadeirade rodas representarão o mu-nicípio de Quatro Pontes nes-ta etapa e estão treinadas pararealizar bons jogos e empol-gar a torcida”, afirma.

A equipe da Atacar/Uni-par/Toledo/Volvo/Oi/Prati-Donaduzzi vem no ritmo docampeonato passado, quandoconquistou o pódio em todasas modalidades. “Participamosneste ano de dois amistososcom algumas das equipes queestarão no campeonato e esta-mos preparados para mostrarnosso potencial”, afirma o atle-ta Claudinei Dias Marques.

O técnico do grupo, An-derson Ceroni Cândido, rela-ta que nos amistosos foi possí-vel experimentar algumas mo-vimentações e jogadas. “Não

para a competição”, garante.O evento é uma iniciativa dafederação de handebol.

Joni Lang/OP

Campeonato deBocha entreCasais seguesegunda-feira

Quatro confrontos estão marca-dos para serem realizados na segun-da-feira (28) pelo Campeonato deBocha entre Casais de Santa Helena.A primeira disputa será às 19 horasentre os casais Sérgio e Maria e Fer-nando e Isabel; às 20 horas Diego eJéssica jogam com Carvalho e Cristi-ane; às 21 horas será a vez de Elton eJanete disputarem com Darlei e Sale-te; às 21h45 Sérgio e Otilia têm con-fronto com o casal Cláudio e Ivonete.

Na quinta-feira (24) acontece-ram outras disputas pelo certame. Ocasal Mauri e Clarice levou a melhore venceu Claicon e Neuza ao aplicar12 a 10; Vilson e Ilse venceram por 12a 11 o casal Renato e Andressa; Mar-gon e Neuza aplicaram 12 a 9 no casalValdir e Gelsi; e, para finalizar arodada, Milton e Sandra venceram ocasal Carvalho e Cristiane por 12 a 3.

30 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Muricy confirma volta de Luis Fabiano e deve manter esquemaCentroavante retorna ao time contra o Cruzeiro amanhã (27), em Minas

SÃO PAULO

Luis Fabiano será a novi-dade do São Paulo na partidacontra o Cruzeiro, amanhã(27), às 16 horas, em Uberlân-dia, pela 2ª rodada do Campeo-nato Brasileiro. Após o treinode ontem (25) à tarde, no CT daBarra Funda, o técnico MuricyRamalho revelou o retorno docentroavante e indicou quemanterá o esquema 4-4-2.

O camisa 9 foi poupado naderrota por 2 a 1 para o CRB,quarta-feira (23), em Maceió,pela Copa do Brasil. A comis-são técnica estava preocupa-da com o condicionamentofísico do atacante e decidiudeixá-lo na capital paulistatreinando com os atletas nãorelacionados para a partidaem Alagoas. “Claro (que vol-ta). Cuidamos dele nesse jogo.Ele está inteiro. É um jogadormuito importante”, afirmou. Luis Fabiano será titular amanhã (27)

Apesar da má atuação noNordeste, o Tricolor deve atu-ar em Minas Gerais com aformação que bateu o Botafo-go por 3 a 0, na estreia noBrasileirão. Assim, o time se-guirá com Paulo HenriqueGanso e Boschilia na arma-ção das jogadas. Luis Fabia-no regressa na vaga de Ade-milson e forma a dupla deataque com Alexandre Pato.

“Contra o Botafogo foi aprimeira vez que jogamos as-sim. Precisamos dar confian-ça. O time começou muito bem(o Brasileirão) e por isso devejogar”, disse Muricy. O SãoPaulo deve começar a partidacom a seguinte formação: Ro-gério Ceni, Douglas, RodrigoCaio, Antônio Carlos e Alva-ro Pereira; Souza, Maicon,Ganso e Boschilia; AlexandrePato e Luis Fabiano.

Divulgação

STJD pede exclusão da Portuguesa do Brasileiro Série BO Supremo Tribunal de

Justiça Desportiva (STJD) efe-tuou na manhã de ontem (25)o pedido de exclusão da Portu-guesa da Série B, por conta doabandono do campo na parti-da contra o Joinville, há umasemana. De acordo com o pro-curador-geral da entidade, Pau-lo Schmitt, a decisão foi toma-da após investigação do órgão.

“Enviamos pela manhã adenúncia referente ao aban-dono injustificável de campopela Portuguesa contra o Jo-inville. Nossas investigaçõese análises constataram fatosabsolutamente inaceitáveis defraude, farsa, simulações e di-versas infrações disciplinaresabsolutamente incompatíveiscom qualquer partida de fu-

tebol, mesmo de várzea, oque dirá no desporto profis-sional. São fatos lamentáveisàs vésperas da Copa do Mun-do”, disse.

De acordo com Schmitt, opedido foi enviado aos audito-res responsáveis por julgar oprocesso. Segundo a denún-cia da Procuradoria, a Lusa,ao deixar o campo, infringiu

os artigos 205, parágrafo se-gundo, e 231 do Código Brasi-leiro de Justiça Desportiva(CBJD) e o artigo 69-2 do Có-digo Disciplinar da Fifa. Aspenas contidas nestes artigosvariam da perda de pontos emfavor do adversário até a ex-clusão do campeonato em dis-puta, o que acarretaria no re-baixamento para a Série C.

Jones toma tapa na cara e faz encarada com GloverCard PrincipalPeso meio-pesado (até 93 quilos): JonJones x Glover TeixeiraPeso meio-pesado (até 93,4 quilos): PhilDavis x Anthony JohnsonPeso-médio (até 84,4 quilos): Luke Ro-ckhold x Tim BoetschPeso-leve (até 70,8 quilos): Jim Miller xYancy MedeirosPeso-pena (até 66,2 quilos): Max Hollowayx Andre Fili

Card PreliminarPeso mosca (até 57,2 quilos): Joseph Be-navidez x Tim ElliottPeso leve (até 70,8 quilos): Takanori Gomix Isaac Vallie-FlaggPeso galo (até 61,7 quilos): JessamynDuke x Bethe CorreiaPeso leve (até 70,8 quilos): Danny Castillox Charlie BrennemanPeso galo (até 61,7 quilos): Chris Beal xPatrick Williams

Jon Jones deixou de lado os olharestortos e enfim encarou Glover Teixeiracomo manda o ritual. O atual campeãodos meio-pesados e o desafiante bateram93 quilos na balança de Baltimore, nosEstados Unidos, exatamente o limite emlutas em que há cinturão em jogo, econfirmaram o duelo de hoje (26) noUFC 172, às 20h30.

Na hora do cara a cara, eles foram logo

se cumprimentando e então Jones olhoufixamente para Glover e se aproximou doadversário. Antes disso, quando subia aopalco, o americano levou tapas na cara deseus dois irmãos jogadores da NFL, Ar-thur e Chandler Jones, que o acompa-nharam durante a pesagem. O eventona Baltimore Arena teve todos batendoos pesos de suas respectivas categorias.A pesagem ocorreu ontem (25).

Jon Jones enfimencara Glover

Teixeira

Evelyn Rodrigues

Ex-Barça, TitoVilanova morre apósluta contra câncer

O ex-técnico do BarcelonaTito Vilanova morreu ontem (25),aos 45 anos, após ser submetido auma cirurgia de urgência na gar-ganta na quinta-feira (24) à noi-te. Ele lutava contra um câncerna glândula parótida desde 2011,razão pela qual deixou o comandodo clube catalão em julho de 2013.

Vilanova foi internado nohospital Quirón na manhã dequinta-feira devido a problemasgástricos decorrentes do tumor.Ele foi levado para a sala de emer-gência e passou por um procedi-mento cirúrgico às pressas. Se-gundo os médicos, o estado eragrave. Ontem a situação piorou eTito não resistiu.

O técnico Miguel ÁngelPortugal costuma bater na te-cla de que o Atlético-PR temum time jovem e que, por isso,a torcida precisa ter paciência.Ele avalia que, com poucosjogadores experientes, a parti-da fica "louca". Ou seja, oRubro-Negro consegue desar-mar o adversário, mas rapida-mente perde a posse da bola.

“Temos que melhorar atransição ofensiva porque nósfazemos muito bem a pres-são, o roubo da bola, mas aperdemos muito rápido”, afir-mou. Os jogadores mais ex-perientes do time atual doAtlético-PR são os volantesJoão Paulo (de 29 anos),Deivid e Paulinho Dias (de25 anos) e o atacante Eder-son (também 25). Já o prin-cipal responsável pela cria-ção das jogadas, Marcos Gui-lherme, tem apenas 18 anos.

O provável Furacão de ama-nhã (27) tem: Santos, Sueli-ton, Dráusio, Cleberson e Na-tanael; Deivid, João Paulo,Paulinho Dias e Marcos Gui-lherme; Marcelo e Ederson.

Preocupado,Miguel Ángel quermelhorartransição do time

O PRESENTE | 31SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 ESPORTES

BRASILEIRÃO

Abel mostra otimismo e espera contar com Alex e WinckMeia não sente dores, mas treinou ontem (25) entre os reservas; caso não entre, Valdívia pode ser a solução

O Internacional ainda nãoestá definido para o confron-to contra o Botafogo. AbelBraga espera a resposta deAlex, que ainda não está com100% das condições após asdores na coxa direita. Paracompletar, Cláudio Winckapresentou um desconfortomuscular igualmente na coxa.A princípio não preocupa, oque fez o treinador confiar emusar o que tem de melhoramanhã (27).

O treino da manhã de on-tem (25) reacendeu a dúvidano meio-campo. Após treinarno meio-campo titular noexercício de quinta, Alex nãotrabalhou junto do setor quetinha Willians, Aránguiz,Alan Patrick e D’Alessandro,e quem também estava lá era

Meia Alex, de 19 anos, treinou entre os titularese deve enfrentar o Botafogo no Brasileirão

Valdívia. Abelão foi questio-nado se havia definido a alte-ração. O técnico explicou queo armador tinha voltado a sequeixar do problema antesda atividade, mas após o tra-balho não apontou o incô-modo e indicou que acreditana sua presença.

“Na quinta-feira (dia 24),a parte ofensiva foi treinadacom o Alex. Mas só vamosusá-lo se estiver 100%. Hoje(ontem, dia 25) o coloquei nooutro time. Quinta treinouofensivamente. Na véspera,quando treinei a parte defen-siva, foi com o Valdívia. Eleestá muito bem. O Alex temconsciência que só vai se es-tiver 100%. Ele não sentiunada. Antes do treino se sen-tia um pouco incomodado.

Saiu com mais possibilidadede jogar do que não jogar.Antes era o contrário. Achance de jogar é grande”,explica o treinador.

Abel também confia em terCláudio Winck para o duelode amanhã. O lateral-direitodeixou a atividade um poucoantes com um desconforto nacoxa direita. O alerta fica liga-do porque o Inter não podeutilizar Gilberto pelo acordode cavalheiros com o Botafo-go, detentor dos direitos dojogador. Assim, Diogo e Vilelasurgiriam como alternativas.

“O Winck acho que nãopreocupa. Foi uma bobagem.Só preocupa porque, a prin-cípio, não tem o Gilberto. Aivamos ver o que temos quefazer. Até amanhã (domin-

go) vamos aguardar”, apon-ta. Assim, a provável forma-ção do Inter contra o Botafo-go tem: Dida; Cláudio Winck,Paulão, Juan e Fabrício; Wi-

llians, Aránguiz, Alan Patri-ck, D’Alessandro e Alex (Val-dívia); Rafael Moura. O Colo-rado ainda faz um treino namanhã de hoje (26).

Após rachão,Cristovãotrabalha bolaparada noFluminense

O último treino do Flumi-nense antes de encarar o Pal-meiras, o técnico CristovãoBorges realizou treinamentotático e especificou o trabalhona bola parada. O treinadorutilizou ontem (25) os titula-res na atividade e orientou comogostaria de ver o posicionamen-to do ataque e da defesa dentroda área e acabou confirmando avolta de Diguinho, que treinouao lado dos titulares.

O volante Diguinho nãoparticipou do jogo contra oTupi (MG) no meio da semanapor conta de dores musculares,treinou normalmente e deveser titular na partida de hoje(26). Antes deste trabalho, osjogadores disputaram um ani-mado rachão, onde o prepara-dor físico Rodrigo Poletto, ár-bitro da recreativa, teve muitotrabalho. Os times vibravam acada dividida disputada den-tro do campo reduzido.

Enderson monta time de reservaspara enfrentar Atlético-MG

Após a derrota nas oitavas daLibertadores, na última quarta-feira (23), o Grêmio retomou ostrabalhos ontem (24), no EstádioOlímpico. Enquanto a maioria dostitulares contra o San Lorenzocorriam em volta do gramado, otécnico Enderson Moreira esbo-çou um time de reservas paraenfrentar o Atlético-MG amanhã(26), já preocupado com o con-fronto da próxima quarta, em queprecisa vencer o San Lorenzo pordois gols de diferença.

As exceções foram o goleiroMarcelo Grohe e o volante Rami-ro, que participaram do treina-mento com o restante do grupo.Além de Luan, que deve recebersua primeira chance como titularapós fratura na mão, há mais de20 dias. A atividade tática contoucom o reforço de jovens do timede juniores, como Canavarros,Walace e Marcelo Hermes. O trei-nador realizou um trabalho com

Mano minimiza e definepassagem pelo Fla como curtaEmbora torcedores e im-

prensa criem uma grande ex-pectativa pelo primeiro reen-contro de Mano Menezes como Flamengo, o técnico preferenão externar qualquer tipode sentimento em relação àpartida de amanhã (27), às 16horas, no Pacaembu.

Hoje comandante do Co-rinthians, o treinador enfren-tará pela primeira vez os jo-gadores que deixou para trásao pedir demissão do cargoem 19 de setembro de 2013, naentrevista coletiva após a der-rota por 4 a 2 para o Atlético-PR, de virada, no Maracanã,pelo Campeonato Brasileiro.Na época, o time brigava con-tra o rebaixamento e disputa-va as quartas de final da Copado Brasil.

“Penso o jogo sempre deequipe para equipe, e não in-dividualmente. E o fato devocê enfrentar tendo passa-

do pela ex-equipe é corriquei-ro. Na vida dos técnicos maisainda, já que eles saem combastante frequência dos clu-bes e têm de estar acostuma-do com esse tipo de situa-ção”, analisou.

Na ocasião, Mano "pediu oboné" e disse que os jogadoresnão haviam entendido o queele pensava sobre o futebol.Pouco depois, com Jayme Al-meida no comando, o Rubro-Negro conquistou o título daCopa do Brasil.

“O time mudou bastante,afinal foi campeão. E quandovocê conquista algo, se afirmamais como equipe, aumenta aconfiança. É um Flamengo di-ferente do que quando passeipor lá”, afirmou. Pergunta-do, porém, como definia apassagem de apenas 22 jogospelo clube carioca, o técnicofoi seco e direto: “Curta...Muito curta”, finalizou.

quatro goleiros, dois de cada lado,e dividiu os jogadores em duasequipes. Os titulares foram esca-lados com: Moisés, Saimon, Bres-san e Breno; Biteco, Ramiro, MaxiRodríguez, Rodriguinho e Luan;Lucas Coelho. Marcelo Grohedeve ser o goleiro. Alan Ruiz, quecomeçou entre os suplentes, tam-bém foi testado na equipe.

Outra novidade no trabalhofoi Kleber. O atacante voltou acorrer em volta do gramado doOlímpico e arriscou alguns movi-mentos com bola após artrosco-pia no joelho. Wendell, que é dú-vida para a partida de quarta-feira (30), contra o San Lorenzo,também correu separado emrecuperação de entorse no tor-nozelo. Com time de suplentes, oGrêmio recebe o Atlético-MG naArena, pela 2ª rodada do Brasilei-rão, amanhã (27). O Tricolor es-treia o uniforme para a tempora-da na partida.

Félix Zucco/Agência RBS

Ter o rosto marcadopor espinhas não énada agradável às

pessoas, especialmente paraos adolescentes, que ficamconstrangidos e muitas ve-zes complexados. E não épara menos, pois a adoles-cência é uma fase em que aspessoas têm como caracte-rística a rebeldia ou desejambuscar a liberdade e, emmuitos casos, se afirmar pe-rante os outros. Mas a acnenão atinge somente o públi-co jovem; também acometepessoas com idade adulta.

Trata-se de uma doençade pele que causa a forma-ção de espinhas, cravos elesões vermelhas inflamadas(pápulas, pústulas e cistos),que acontecem quando ori-

fícios minúsculos na super-fície da pele, chamados deporos, são obstruídos. Cadaporo é uma abertura paraum folículo que contém umpelo e uma glândula sebá-cea. Essas glândulas ajudama lubrificar a pele e removercélulas mortas.

Quando as glândulas pro-duzem muito óleo, os porospodem ficar bloqueados. Su-jeira, resíduos, bactérias e cé-lulas inflamatórias se acumu-lam. A obstrução é chamadade comedão, que pode serbranco (acne) ou preto (cra-vo). Se o comedão romper, omaterial dentro dele causaráinchaços e saliências verme-lhas. A acne é um problemacausado por inchaço e infla-mação e não um problema

causado por bactérias. Casoa inflamação seja profunda,as espinhas podem aumen-tar e formar cistos firmes edolorosos aos portadores.

Ao contrário do que sepensa, a gordura do choco-late pode causar acne, po-rém o chocolate não. Pes-quisas realizadas não con-firmam que frutas secas ealimentos gordurosos cau-sem acne, no entanto, die-tas ricas em açúcar refinadopodem estar relacionadas àacne. Outro detalhe é que oestresse também provocaacne, além do excesso de pre-ocupação, ansiedade, entreoutros fatores.

INCIDÊNCIAConforme a tecnóloga em

estética e cosme-tologia, Dani-

ele Bär Pinz,a incidênciada acne, namaioria das

vezes, ocorreem meninos apartir dos 13 anose meninas comidade entre 14 e18 anos. “Maspode variar caso acaso nas pessoas,podendo inclusiveatingir pessoas

com mais de 20 anos, ouentão dos 30 aos 34 anos,bem como mulheres commais de 40 anos. Neste caso,devido à idade, a acne aco-mete mais mulheres do quehomens, causando inúme-ros problemas”, comenta.

Segundo ela, o tratamen-to para menores de idadeinicia assim que os pais per-cebem e vão ao esteticista ecosmetologista e ao derma-tologista, o que acontece ge-ralmente quando os jovensestão com 15 anos. “A genteaconselha principalmente asmães que, no caso de filhoscom acne, iniciem o trata-mento o quanto antes. Aidade indicada é a partir dos15 anos, indo até 20 ou 30anos e os cuidados são ge-rais por parte das pessoas.Um deles é com relação àalimentação, ir ao dermato-logista, utilizar sabonetesespecíficos e não se expor aosol, para que a melhora sejaeficiente”, orienta.

A tecnóloga mencionaque a acne causa como in-cômodo geral o constrangi-mento, principalmente parao adolescente, que não tole-ra esta doença de pele. Osmeninos, segundo ela, seconstrangem por causa dasmeninas e vice-versa, aca-bando algumas vezes se iso-lando. Daniele diz que a sen-

sação ruim termina no mo-mento em que os pais le-vam os filhos para se tra-tar, mas estes devem terdiversos cuidados. Confor-me a profissional, o trata-mento engloba limpeza napele a cada 30 dias, aplicaçãode peeling ácido para com-bater a produção de glându-las sebáceas, cuidados comuso de sabonete específico,aplicação de tônico adstrin-gente e filtro solar, que sem-pre deve ser utilizado.

Daniele destaca que alémdo tratamento realizado e daconsulta com dermatologis-ta, é importante que as pes-soas que têm acne cuidembem da alimentação. “Há di-versas restrições, como, porexemplo, evitar comer gor-dura e alimentos ácidos comotomate e limão, evitar a in-gestão de bebida alcoólicapor causa do tratamento,para manter o efeito positi-

vo do mesmo”, expõe.Ela comenta que na re-

gião, muitas pessoas de di-ferentes faixas etárias têmacne, principalmente por serinterior, onde geralmente semantém o hábito de consu-mir alimentos preparados àbase de gordura de porco, oque favorece o surgimentoe desenvolvimento de espi-nhas, cravos e lesões ver-melhas inflamadas.

CRAVOApesar de toda a infor-

mação que existe, a tecnólo-

ga diz que algu-mas pessoas ain-da confundem asdoenças, pensando que acnee cravo são a mesma coisa.“Acne e espinha são a mes-ma doença; já o cravo sãopontinhos pretos na pelecausados por bactérias tra-zidas de fora, que a gentemesmo coloca na pele. Essasbactérias se alimentam dagordura através da produ-ção sebácea e o cravo brancoé o excesso de melanina pro-duzida pela pele. A acne vemde dentro para fora, é o quevocê comeu, seja hormonal-mente ou algo em excessoque está saindo, sendo expe-lido pela pele; o cravo é umabactéria, como se fosse umcarrapato que se alimenta desujeira na pele”, explica.

GRAUSA acne tem cinco graus

diferentes de lesões. O quin-to é o mais maléfico, poistem cisto sebáceo. “Nas suasclassificações, a acne podecausar cicatrizes, buracos napele, incômodo e grande dorpor ser um processo infla-matório, além de deixar ci-catriz e mancha. A acne nãocausa outro problema desaúde, como alguns pensam,porém, caso a pessoa nãoprocure tratamento na faseinicial ou então não tomeos cuidados necessários, elacausará marcas que podemser levadas pela vida intei-ra, além de manchas. Algu-mas pessoas ficam com bu-racos profundos e manchasmaiores”, enfatiza.

A acne de grau 1 é cha-mada de comedônica, quesão comedões abertos e fe-chados sem sinais inflama-tórios; a acne de grau 2 épápulo-pustulosa: come-dões, pápulas vermelhas einflamadas e pústulas (espi-nhas) com pus; a acne degrau 3 é nódulo-cística, quecausa o surgimento de cis-tos e lesões mais profundas,inflamadas e dolorosas.

A acne de grau 4 é cha-mada de conglobata, comnódulos, abcessos e cistospurulentos, muito inflama-dos e intercomunicantes.Nesse grau o portador podeficar um tanto quanto des-figurado. A acne de grau 5 éfulminans, uma forma raraque provoca queda do esta-do geral do paciente e podeexigir, inclusive, internaçãohospitalar.

CAUSAS ERECOMENDAÇÕESDiversas são as causas

da acne e a doença pode serdesencadeada nas mulherespor alterações hormonaisrelacionadas à menstrua-ção, gravidez e pílulas anti-

concepcionais; em homense mulheres por estresse, pro-dutos oleosos e cosméticospara os cabelos, níveis altosde umidade e suor; e geral-mente nos homens pelo usode medicamentos como es-teróides, testosterona, estro-gênio e fenitoína. O médicopode diagnosticar a acnecom base na aparência dapele do paciente e nenhumexame é necessário.

É importante seguir al-gumas recomendações. La-var o rosto várias vezes pordia não previne o surgimen-to da acne, nem tampoucomelhora as lesões existen-tes, mas é importante lim-

par a pele, especialmente ànoite, antes de dormir; es-premer as espinhas pode re-sultar na formação de cica-trizes definitivas, portantorecomenda-se não realizaro processo.

Expor o rosto aos raiossolares não tem efeito curati-vo sobre as lesões provocadaspela acne, inclusive a açãodeve ser evitada. Procurar aju-da psicológica pode ser algoimportante para os portado-res de acne que se sentem afe-tados. Para finalizar, é preci-so seguir as orientações deprofissionais qualificadospara tratar esta doença de pele.

34 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Operação da PM aborda 16 pessoas por minutoEm apenas quatro horas, 36 pessoas, 30 mil pacotes de cigarros

e 11 quilos de maconha foram retirados de circulação

PRESENÇA

O 5º Comando Regional daPolícia Militar (5º CRPM) di-vulgou ontem (25) o resulta-do final da Operação PresençaPolicial, desencadeada naquarta-feira (23) em toda re-gião Oeste e Sudoeste do Para-ná. O objetivo foi vistoriarveículos, pessoas e estabeleci-mentos para localizar foragi-dos da Justiça, além de drogas,armas e contrabando.

Em apenas quatro horas,das 19 às 23, os policiais abor-daram 3.789 pessoas, médiade 16 abordagens por minu-to. Desse total, 30 pessoas fo-ram detidas, seis menoresapreendidos e dez assistidos.

Entre outros resultadoshouve a apreensão de dois re-vólveres, uma carabina, 63munições, além de 81 veículos -um recuperado. Os policiais mi-litares apreenderam 11 quilos Operação apreendeu 11 quilos de maconha

de maconha e 30 mil pacotes decigarros contrabandeados doParaguai. Foram efetuados 11flagrantes, um flagrante de atoinfracional, dez termos circuns-tanciados, 68 apreensões de ob-jetos e feito a lavratura de 201autos de infração de trânsito.

A operação contou com aparticipação de mais de 390 po-liciais militares pertencentes ao5º CRPM (3º Batalhão em PatoBranco, 6º em Cascavel, 14º emFoz do Iguaçu, 19º em Toledoe 21º em Francisco Beltrão),contando ainda com o apoiodo efetivo do Batalhão de Polí-cia de Fronteira, sediado emMarechal Cândido Rondon,além de guardas municipais eagentes de trânsito.

A operação faz parte do pla-nejamento estratégico operaci-onal da Polícia Militar do Esta-do no combate à criminalidade.

Caminhonete roubada em Terra Roxa é recuperada em GuaíraDois homens foram víti-

mas de um assalto à mãoarmada registrado no fimda noite de quinta-feira (24),na PR-496, em Terra Roxa.A Polícia Militar foi aciona-da e encontrou as vítimas

caminhando pela rodovia,sem ferimentos.

Após localizar as vítimas,a equipe constatou que porvolta das 22h30 a dupla tinhasido assaltada em Terra Roxapor dois elementos armados,

que tomaram uma caminho-nete Hilux e levaram os ocu-pantes como reféns.

Segundo as vítimas, umdos assaltantes era more-no e portava um revólvercalibre 38, enquanto o ou-

Moradora de Quatro Pontes morre em hospitalMorreu ontem (25) a mo-

radora de Quatro Pontes, Te-rezinha Rocha Presotto, de55 anos. Ela estava interna-da no Hospital Bom Jesusem Toledo desde 28 de mar-ço, em decorrência de feri-mentos sofridos após uma

queda que ela sofreu dentroda própria casa.

Após o acidente, Terezi-nha foi encaminhada paraToledo com traumatismocraniano grave e foi subme-tida a um procedimento ci-rúrgico. Depois de quase um

HILUX CLONADARECUPERADA

Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou por volta das 07 horasde ontem (25), na BR-277, em Foz do Iguaçu, uma caminhoneteroubada e clonada. A equipe abordou a Toyota Hilux após nove

quilômetros de acompanhamento tático, que iniciou em frente aoposto policial de Santa Terezinha de Itaipu. A caminhonete estava

com placas de outro veículo da mesma marca e modelo. Omotorista, de 40 anos, morador de Porto Alegre, foi preso e,com a Hilux, encaminhado à Polícia Civil em Foz do Iguaçu.

CINCO VEÍCULOS APREENDIDOSDivulgação/PF

Na noite de quinta-feira (24) aPolícia Federal apreendeu cinco

veículos carregados commercadorias contrabandeadas doParaguai. As ações aconteceramnos bairros Jardim Jupira e Vila

Portes, em Foz do Iguaçu, onde osveículos foram localizados ao

abandono em vias públicas e emum porto clandestino. Um dos

automóveis foi apreendido em umaresidência desabitada, junto com

55 volumes de mercadoriascontrabandeadas. Os veículos e asmercadorias foram encaminhados

à Receita Federal em Foz.

mês de internamento ela nãose recuperou e acabou fale-cendo. Seu corpo foi enca-minhado ao Instituto Médi-co Legal de Toledo e posteri-ormente liberado para os fa-miliares. Ela deve ser sepul-tada hoje (26).

tro de cor clara assumiu adireção da caminhonete efugiu sentido a Guaíra. Asvít imas foram deixadasamarradas na comunidadede Mirassol, no interior deTerra Roxa.

A caminhonete levada,porém, foi recuperada namadrugada de ontem (25),em uma barreira policialem Guaíra. Um menor de17 anos que conduzia a Hi-lux foi apreendido.

Divulgação/PM

Rondonense é preso ao comunicar falso crimeHomem inventou história bastante criativa, mas nada passava de sua imaginação; ele acabou atrás das grades

MENTIROSO

O PRESENTE | 35SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 POLICIAL

Um morador de MarechalCândido Rondon de 58 anosfoi preso pela Polícia Militarlocal depois de comunicar umfalso crime. O acusado disseque teria sido atingido portrês disparos de arma de fogoe que seu carro havia sidolevado, junto com dois reféns,que seriam sua esposa e seufilho. Várias equipes policiaisdo município e também da re-gião foram acionadas por vol-ta das 21 horas de quinta-feira(24) em função do comunicadodo suposto assalto.

Segundo informações detestemunhas que localizaramo indivíduo, o suspeito esta-ria andando pela Rua Sete deSetembro e teria caído no cru-

Homem disse que teria levado três tiros na cabeçae que esposa e filho teriam sido feitos reféns

zamento com a Rua Paraná.Socorrido por pessoas queestavam próximas, ele disseter sido assaltado no cruza-mento das ruas Sete de Se-tembro com a Goiás.

O homem contou quedois elementos teriam che-gado com uma motocicleta,de faróis apagados, amboscom capacetes cor de rosa, eanunciado o assalto. Ele te-ria sido rendido pelos ban-didos, que teriam desferidotrês tiros contra ele e que ostiros teriam atingido sua ca-beça. Os ladrões ainda teri-am fugido com o seu Fiestae levado sua mulher e seufilho como reféns.

As pessoas acabaram en-

caminhando o homem paraatendimento na Unidade deSaúde 24 Horas, onde foi cons-tado cortes na cabeça e naboca. Policiais realizaram di-versas diligências tentado lo-calizar as vítimas e o veículodo suposto assalto, no entan-to acabaram descobrindo quetudo não passava de uma his-tória contada pelo indivíduo.

De acordo com a polícia, ohomem de 58 anos teria saídode casa com sua bicicleta ain-da pela manhã e não haviaretornado. Policiais confirma-ram que a esposa, o filho e oveículo estavam em casa e nãohaviam sofrido nenhum tipode assalto. O homem não sou-be informar o que teria acon-

tecido, se teria caído ou teriase envolvido em uma briga.Ele também não soube dizeronde deixou sua bicicleta.

Em função de ter comuni-

cado um falso crime de as-salto, o criativo homem foiencaminhado para a Delega-cia de Polícia Civil de Mare-chal Cândido Rondon.

PM apreende três carros com contrabandoA equipe da Polícia Militar

de Quatro Pontes apreendeuontem (25) três carros usadospor contrabandistas de mer-cadorias e cigarros produzi-dos no Paraguai. Um delesestava carregado com cigar-ros e os outros dois estavamsem os bancos traseiros, co-mum aos automóveis usadospara a prática de descaminhode mercadorias.

Dois carros foram apre-endidos por volta das 10 ho-ras, na região da Linha ÁguaVerde. Os veículos estavamcom pendências na documen-tação e os motoristas nãopossuíam a carteira de habili-tação. Ambos estavam sem osbancos dos passageiros e semos traseiros. Os bancos sãoretirados, de acordo com apolícia, para ampliar o espa-

ço interno e ter mais espaçopara colocar as mercadorias.

O terceiro veículo foi apre-endido por volta das 14 ho-ras, na região da Linha SãoJosé, onde os policiais deramvoz de abordagem ao moto-rista de um Vectra, com pla-cas de Campinas (SP), mas o

Vectra foi encontrado após o motorista abandonaro veículo e uma carga de cigarros

condutor não obedeceu à or-dem e fugiu. Depois de perse-guição, o suspeito abando-nou o carro e fugiu por umaplantação de milho. O carro,que estava carregado com ci-garros estrangeiros, foi en-caminhado para a ReceitaFederal em Guaíra.

Acidente com quatro carrosdeixa pessoa gravemente ferida

Um acidente de trânsitopor volta das 22 horas dequinta-feira (24) envolveuquatro veículos no centrode Toledo. O Corpo de Bom-beiros foi até o local, na Ave-nida Ministro Cirne Lima,em frente à Faculdade SulBrasil (Fasul), para atenderas vítimas. Após a primeiracolisão entre dois carros,outros dois foram atingi-dos. Uma pessoa ficou gra-vemente ferida.

A primeira batida envol-veu um Renault Megane eum Renault Scenic, ambosde Toledo. O acidente teriaacontecido quando o Mega-ne estaria trafegando pelaCirne Lima e o Scenic esta-ria saindo de um estaciona-

mento em frente à faculdadee foi atingido na traseira.Com o impacto, o Meganerodou e bateu em mais doisveículos que estavam esta-cionados. Um Corsa de To-ledo e um Fiat Stilo de Ma-rechal Cândido Rondon ti-veram danos, mas ninguémestava nos automóveis.

Foram socorridos os con-dutores dos veículos Anto-nio Maximiliano Dias, quesofreu ferimentos conside-rados graves, e Lenice LuciaTrevisan, que teve ferimen-tos leves, e a passageira doMegane, Zenaide Maria Tre-visan, que também teve feri-mentos leves. Todos foramencaminhados para a Casade Saúde Bom Jesus.

Menores são apreendidoscom cocaína e maconha

A Polícia Militar (PM)de Marechal Cândido Ron-don apreendeu, na PraçaWilly Barth, dois adoles-centes suspeitos de tráficode drogas. A ação aconte-ceu no fim da tarde de quar-ta-feira (24), depois de umadenúncia anônima.

A PM foi informada deque na praça havia um gru-po de jovens em atitude sus-peita. Uma equipe foi até olocal e abordou o grupo. Comum dos menores, os policiaislocalizaram uma porção deseis gramas de maconha etambém uma porção de cinco

gramas de cocaína. Com ooutro menor os policiaisencontraram R$ 28 em di-nheiro trocado, o que ca-racterizaria o comércio dedrogas. Os envolvidos e osprodutos apreendidos fo-ram encaminhados à Dele-gacia de Polícia Civil. Carros ficaram bastante danificados após o choque

Bogoni (Radarbo/Catve)

AquiAgora.net

Cristine Kempp/AquiAgora.net

36 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Postos de saúde abrem hoje para aplicação de vacinaObjetivo é imunizar todos os 2,9 milhões de paranaenses que têm direito à imunização gratuita

CONTRA GRIPE

Postos de saúde de todo oParaná estarão abertos hoje(26) para oferecer a vacinacontra a gripe, disponívelgratuitamente às pessoas quecompõem os grupos priori-tários da campanha. O horá-rio de funcionamento variade acordo com cada municí-pio, mas a maioria atenderádas 09 às 17 horas.

A mobilização acontece emtodo o país e faz parte do DiaD de vacinação. A campanhasegue até 09 de maio. O secre-tário estadual da Saúde, Mi-chele Caputo Neto, explicaque a medida facilita a vidadas pessoas que não podem sedeslocar a uma unidade desaúde durante a semana.“Nosso objetivo é imunizartodos os 2,9 milhões de para-naenses que têm direito à va-

cina gratuita. Por isso, orien-tamos que os municípios rea-lizem ações específicas nestefim de semana para atender apopulação”, explicou.

Além das unidades desaúde, a vacina também seráaplicada em postos de vaci-nação volantes, montadosem praças, supermercados eshoppings.

Estudos científicos de-monstram que a vacinaçãopode reduzir em até 45% onúmero de internações porpneumonia. Nos grupos derisco, a imunização reduz tam-bém em até 75% o número demortes em decorrência da gri-pe. “Esses dados mostram quea vacina é eficaz e essencialpara a proteção das pessoas.Quem tem direito à dose nãopode perder tempo, deve bus-

car a vacina o quanto antes”,ressalta Caputo Neto.

QUEM PODEPoderão receber a vacina

crianças maiores de seis me-ses e menores de cinco anos,idosos, gestantes, mulherespuérperas com pós-parto deaté 45 dias, doentes crôni-cos, indígenas e trabalhado-res de saúde.

Segundo o superinten-dente de Vigilância em Saú-de, Sezifredo Paz, apesar doatraso na chegada das dosesao Paraná, todos os municí-pios já iniciaram a vacina-ção e não haverá problemade falta de doses. “Assim quea vacina chegou, na vésperado feriado, organizamosuma logística de distribui-ção que garantiu o abasteci-

mento de todas as cidadesparanaenses”, afirmou.

Até a tarde de ontem (25),o Estado já havia vacinado252 mil pessoas, o que re-presenta cerca de 11% dopúblico-alvo da campanha.Esta é a melhor coberturavacinal entre todos os Esta-dos do país. “Esperamos queesse índice melhore aindamais, visto que nossa metaé vacinar pelo menos 80%do público-alvo”, afirmouo superintendente.

MARECHAL RONDONEm Marechal Cândido

Rondon, nos bairros e distri-tos os postos de saúde atende-rão das 08 às 12 horas e das 13às 16 horas. Já na Unidade deSaúde 24 Horas o atendimen-to será das 08 às 17 horas.

Entre Rios:abertas inscriçõespara conselheirotutelar

O Conselho dos Direitos daCriança e do Adolescente (CMD-CA) de Entre Rios do Oeste estácom inscrições abertas, até o pró-ximo dia 06, para o cargo de con-selheiro tutelar. As inscrições po-dem ser realizadas na SecretariaMunicipal de Assistência Social,junto à prefeitura, diretamentecom a assistente social Susane.

Segundo a presidente do CMD-CA, Raquel dos Santos, a vagasurgiu devido à desistência de con-selheiro anteriormente eleito, im-plicando, assim, em uma vaga titu-lar e mais outras como suplentes.

Raquel explica que, para secandidatar, os interessados preci-sam seguir alguns requisitos,como possuir uma reconhecidaidoneidade moral na comunida-de, ter idade igual ou superior a21 anos, ter cursado pelo menos oEnsino Médio completo, residirno município há pelo menos trêsanos, ser eleitor no município,possuir curso de informática ecarteira nacional de habilitaçãona categoria B, além de provaruma experiência de um mínimodois anos em atendimento a crian-ças e/ou adolescentes.

Conforme o calendário do pro-cesso eleitoral do Conselho Tutelar,a capacitação e a prova escrita paraos candidatos estão previstas paraocorrer em 22 de maio, a eleição nodia 30 e a posse dos conselheirosacontecerá no dia 06 de junho.

Juventude Alvorada organiza 9ª Noite do RisoQuinze peças inéditas de

humor serão apresentadas du-rante a 9ª Noite do Riso. De acor-do com os coordenadores JosoéPedralli e Robison Janke, a ex-pectativa é de que 800 pessoasprestigiem a programação, queacontecerá nos dias 1º e 04 demaio, às 20 horas, no auditóriodo Isepe Rondon. O evento éuma promoção da JuventudeAlvorada em parceria com aAlvorada Social, sendo que par-te do lucro será revertida à Al-vorada Social para aplicaçãoem diversos projetos.

A preparação com ensaiosacontece há dois meses, sendoque a programação tambémterá dança, apresentação de

Coordenadores da Noite do Riso, Robison Janke e Josoé Pedralli: “Cerca de800 pessoas são aguardadas no evento, que tem caráter beneficente”

personagens conhecidos compeças novas, como Fritz eFrantz, As mulheres e Os ca-ras. Para os interessados, es-tão disponíveis alguns vídeospelo link www.youtube.com/watch?v=PWrjMSTokd8 ew w w . y o u t u b e . c o m /watch?v=9G6rIs2L_2M.

O ingresso vale para umanoite apenas e custa R$ 7.

Mais informações podem serobtidas com Robison Janke, pelotelefone (45) 9914-6466, comSilvio Franzen, pelo 9133-7453e no período da manhã na Con-gregação Alvorada, pelo 3284-2051. A expectativa é superar aedição do ano passado em ter-mos de qualidade das peças.

Mostra de Dança Folclórica acontece amanhã em RondonA Associação de Danças Fol-

clóricas Germânicas Raízes, deMarechal Cândido Rondon, emparceria com a Secretaria de Cul-tura, realiza amanhã (27) a 2ª Mos-tra de Dança Folclórica do muni-cípio. O evento acontecerá noParque de Exposições, a partirdas 13h30, e marcará o 27º ani-versário do Grupo Raízes.

A programação inicia às 13h30,com a recepção aos grupos folcló-ricos da região. Para as 14 horasestá marcado o início da programa-ção com homenagens, pronuncia-mentos e início das danças. O en-cerramento está previsto para as17h30, com entrega de troféus aosgrupos participantes e quando seráservido bolo em comemoração.

A expectativa é de que cercade 12 grupos participem do even-to, oriundos de municípios da re-gião como Entre Rios do Oeste,Palotina, Quatro Pontes, Céu Azule Marechal Rondon.

A secretária de Cultura, Car-men Borzatto, lembra que a Associ-ação de Danças Folclóricas Germâ-nicas Raízes é um movimento muitoimportante no município, que pre-serva as raízes e tradições do povorondonense. Ela convida a todospara prestigiarem a programação.“Será um evento muito bonito eespecial. Convidamos a populaçãode toda a região a se fazer presente.Teremos a presença de grupos detoda a região que irão apresentarvárias danças”, conclui.

Secretária de Cultura, Carmen Borzatto:“Será um evento muito especial”

Clube de idosos de Pato Bragadocomemora bodas de prata

As comemorações dos 25anos do Clube de Idosos Felici-dade, de Pato Bragado, ocor-rem no domingo (27). O aniver-sário será marcado por umagrande festa, da qual partici-pam os sócios do clube local,além de outros 11 da região.

A programação inicia às10 horas com a recepção dosclubes. O pronunciamentodas autoridades ocorre na se-quência, além de ato religiosoe almoço. A expectativa é deque sejam servidas cerca de700 pessoas. Fichas para o

almoço serão vendidas no diaa R$ 17 e dão direito a doisnúmeros de rifa. À tarde a fes-ta segue com matinê. Os re-cursos angariados com oevento serão destinados a no-vas melhorias no clube.

De acordo com a presidentedo Clube, Maria Machado, a ex-pectativa em relação à promo-ção é de um grande e animadoevento. Ela menciona que o en-contro também terá um atrati-vo à parte, que é a feira de traba-lhos manuais, confeccionadospela terceira idade.

Ademir Herrmann

Joni Lang/OP

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 O PRESENTE | 37

CASA, vendo, 106m², al-venaria, esquina, c/ 2 quar-tos, suíte, bwc, 2 gara-gens, acabamento de 1ª,R. Américo Vespúcio, nº6362, Lot. Laureth, MCR,R$ 260.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 115m², c/ 3quartos, 2 bwc, garagem,terreno 20x19, de esquina,próx. a veterinária do Ari,MCR, R$ 160.000,00, acei-to carro até R$ 30.000,00.Tr. (45) 8819-2393 (tim)com Adriano.

CASA, vendo, 118m², al-venaria, c/ 2 quartos, suí-te, 2 salas, cozinha, áreade serviço, garagem p/ 1carro, churrasq., 2 bwc,terreno 600m², no centro,em MCR, R$ 300.000,00.Tratar pelo (45) 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², al-venaria, c/ laje, semi aca-bada, próx. ao CTG, emMCR, R$ 130.000,00, par-celo pgto. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA , vendo, 150m²,alvenaria, terreno 440m²,11x40, Lot . Frankfurt ,MCR, R$ 250.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renatoou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 190m², c/ 2quartos, suíte, terreno420m², em MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9962-8040 com David.

CASA, vendo, 99,98m²,alvenaria, esquina, c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem, varanda,Lot. Santa Felicidade, MCR,R$ 190.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 99m², alve-naria, c/ 3 quartos, 2 salas,garagem, lavand., murada,terreno 20x40, Jd. Marechal,MCR, R$ 120.000,00. Tr. (45)9961-0071 ou 9931-3089.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novoda Copagril, MCR, R$230.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-1718 ou 9972-5013 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

CASA , vendo, aprox.100m², nova, c/ 2 quartos,suíte, 2 bwc, sala/copa/cozinha, R. Colombo, Lot.Imper ia l , MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.120m², nova, c/ 2 quartos,suíte, 2 bwc, sala/copa/co-zinha, R. Maceió, Lot. Impe-rial, MCR, valor a combinar,pode ser financiada. Tr. (45)3254-3888 ou 9978-4560com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.200m², alvenaria, c/ 3 quar-tos, 2 salas, cozinha, 2 bwc,lavand., despensa, gara-gem p/ 2 carros, churrasq.,2 varandas, semi mobilia-da, acabamento em gesso,terreno 400m², R. 7 de Se-tembro, Jd. Alvorada, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, de madeira,p/ retirar do local, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9978-4932 ou 3254-0789.

CASA, vendo, nova, es-quina, c/ laje, 2 quartos,suíte, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, acaba-mento em gesso, Lot. An-dorinha, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 9966-2061 ou 8817-7575.

CHÁCARA, vendo, 2,5alq., sem benfeitorias, c/água corrente, em MCR,R$ 120.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c / Abelha,Crec i J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo,3.500m², terra plana, sempedras, c/ floresta natural,500m de MCR, valor a com-binar, preço de ocasião,aceito carro ou casa. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo,36.000m², c/ benfeitorias,8km de MCR, R$150.000,00, troco por casaem MCR. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 370hectares, 291 c/ plantação,79 em reserva, c/ 3 casasem alvenaria, barracão300m², poço artesiano,18km de Naviraí, MS, valore prazo a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

PRÉDIO, vendo, integralou parcial, c/ apartamen-to 330m², sala comercial320m², anexo barracão200m², garagem 100m²,R. 7 de Setembro, nº 1744,centro, MCR, valor e con-dições a combinar. Tr.(45) 9965-1830.

QUITINETES, vendo, 8,c/ 50m² cada, em constru-ção, próx. a Unioeste,MCR, R$ 950.000,00. Tr.(45) 9975-9955.

SOBRADO, vendo,290m², c/ 4 quartos, suíte, 3salas, demais dependênci-as, detalhes em gesso, ter-reno de esquina, R. 7 de Se-tembro, nº 3225, MCR, valora combinar, aceito chácaraou terreno. Tr. (45) 9923-5543 ou 3254-3270.

TERRA, vendo, 10,5 alq.,9 em lavoura, sem benfei-torias, no asfalto, próx. a 10de Maio, valor: 2.300 scs,prazo a combinar. Tr. (45)9921-9255 ou 8840-6226,Creci 21.288.

TERRA, vendo, 10,7 alq.,c/ benfeitorias, 5 alq. em la-voura, 4 alq. em pasto, óti-ma localização, em BelaVista, MCR, valor: 1.300 scsde soja o alq., entrada eprazo a combinar. Tr. (45)9924-6339 ou 8809-1180,Creci 21288.

TERRA, vendo, 10.000m²,na BR 163, MCR, em frenteao posto Trovão Azul, valore prazo a combinar. Tr. (45)9142-2330 ou 8840-6226,Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11,5 alq.,parte em lavoura, restan-te potreiro, Linha Boa Vis-ta, próx. a São José doIguaçú, valor: 600 scs desoja o alq., sem troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 260 hec-tares, com barracão e mo-radia, toda plana e em pas-to, 190km de Unaí, MG,300km de Brasília, R$1.300.000,00, aceito 70%em imóvel na região oucarreta. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviári-os, seminovos, 15x130, emMCR, R$ 800.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portal deMCR, sem benfeitorias, R$350.000,00, troco por casa.Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5,67 alq.,4,5 em plant io, c/ casaem alvenar ia 130m² c/laje, 2.000m do asfalto,7,5km de MCR, valor:1.200 scs de soja poralq., 60% de entrada + 1pagamento anual. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq.,planta 3, restante pasta-gem, c/ benfeitorias, R$285.000 ,00 . Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c / Abe lha ,Crec i J -05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5.400m²,na BR 163, próx. ao postoTrovão Azul, em MCR, valore prazo a combinar. Tr. (45)9924-6339 ou 8809-1180,Creci 21288.

TERRA, vendo, 55 alq.,p lanta 30, restante empasto, parte da terra pla-na, próx. a São Roque, va-lor: 60.000 scs de soja,aceito prédio em troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 6 alq., me-canizados, em Rio do Sul,Mercedes, valor a combi-nar. Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRA, vendo, 80 alq., emlavoura, em MCR, valor:1.000 scs de soja o alq.,parcelo em 3 pagamentos.Tr. (45) 9923-9210.

Temperatura: 25º/12º Temperatura: 24º/12º Temperatura: 25º/12º Temperatura: 25º/11º Temperatura: 24º/10ºTemperatura: 25º/11º

TERRA, vendo, aprox.18 alq., 3,7 em mata, 11produtivos, restante matas i l ia r, na L inha Guaçu,Nova Santa Rosa, valor:27.000 scs de soja. Tr.(45) 9966-6718.

TERRENO , vendo,12,75x28, todo murado,700m da ro ta tó r ia dabandei ra , em MCR, R$120.000,00 aceito troca.Tr. (45) 9954-4696 ou8422-6025.

TERRENO, vendo, 12x28,todo murado, Lot. MarcoPolo, MCR, R$ 110.000,00,pode ser financiado. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 13x50,ao lado do Peixe Frito, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 9978-5555.

TERRENO, vendo,16,50x25, de esquina, fren-te p/ o sol da manhã, Lot.Porto Alegre, MCR, 100mda Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação doSicredi, R$ 160.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

TERRENO, vendo, 360m²,16x22,5, de esquina, R$65.000,00 à vista ou R$10.000,00 de entrada + 59parcelas de R$ 1.083,00.Tr. (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 414m²,12x34,5m², Lot. ParqueEcológico, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 comSchone Corretor de Imó-veis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dosPássaros, próx. a área in-dustrial, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO , vendo,465,43m² , de esqu ina ,Lo t . F ló r ida , MCR, R$105.000 ,00 . Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c / Abe lha ,Crec i J -05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO , vendo,484m², 13,10x37,50, lote18, quadra 04, R. WilmuthEmmel, Lot. Vale do Sol,MCR, 200m do Posto To-nin, saída p/ Curvado, R$70.000,00, entrada + par-celamento próprio. Tr. (45)9135-3481 (tim) ou 3284-2591 com Elsio.

TERRENO, vendo, 537m²,14x36, Lot. Cidade Nova,em Nova Santa Rosa, bemlocalizado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9133-2004.

TERRENO , vendo,575m², 11,5x50, R. SãoJoão Del Rey, fundos c/ aveterinária do Ari, MCR,valor a combinar, aceitocarro no negócio. Tr. (45)3254-3888 ou 9978-4560com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO , vendo,600m², 12x50, Lot. Trenti-ni, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9921-9844 c/ Renatoou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, 636m²,12x53, Lot. Avenidas, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9961-4446 com Rogério.

TERRENO, vendo, meio,6x26, Lot. Prass, 5 quadrasda Av. Rio Grande do Sul,MCR, R$ 45.000,00 à vista,estudo proposta p/ troca demaior valor. Tr. (45) 9134-0596 com Emerson.

TERRENOS, vendo, 2, emPorto Mendes, próx. a pra-ça, R$ 39.000,00 cada. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libe-rado p/ construção, Lot.Maioli, sentido Anel Viario,500m da Realize Mat. Cons-trução, MCR, valor a combi-nar, parcelamento próprio.Tr. (45) 9968-4052 ou 3254-2148 com Juliano.

TROCO casa em PortoMendes por chácara, podeser sem benfeitorias, emPorto Mendes. Tr. (45)3254-7707.

APARTAMENTO, alugo, c/3 quartos, 2 bwc, sala, co-zinha, lavand., despensa,garagem, R. Minas Gerais,nº 505, MCR, R$ 850,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/3 quartos, 2 bwc, sala, co-zinha, lavand., garagem, R.Sergipe, nº 1385, Ed. Por-tal Ville, MCR, R$ 780,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/3 quartos, demais depen-dências, R. Independência,nº 1019, centro, MCR, R$660,00. Tr. (45) 9981-3999ou 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo, c/3 quartos, na Av. Maripá, emfrente a Copagril, MCR, R$650,00. Tr. (45) 8404-1596com Eloi.

APARTAMENTO, alugo,em MCR, R$ 650,00. Tr. (45)9965-4401 com Marines.

APARTAMETO, alugo, c/ 1quarto, sala, cozinha, saca-da, centro, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9801-2376 com Lena.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,2 áreas, garagem, próx. aFrimesa, em MCR, R$270,00. Tr. (45) 9924-7133.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, demais de-pendências, R. São JoãoDel Rei, Lot. Luas, MCR, R$600,00. Tr. (45) 9812-3000ou 3254-3128.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, sala, cozinha, bwc,em MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9969-8051.

QUITINETE, alugo, c/ 1quar to , sa la /coz inha,bwc, Av. Rio Grande doSul , préd io da Rima,MCR, R$ 450,00. Tr. (45)3254-3888 ou 9973-9434com Schone Corretor deImóveis , Crec i 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

QUITINETE, alugo, na R.Goiás esq. c/ R. Dom Pe-dro I, nº 1184, próx. ao All-mayer e a rodoviár ia,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4513.

QUITINETE, alugo, p/ 1pessoa, somente p/ mu-lher, R. Pernambuco, nº1160, próx. a Magrão Veí-culos, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-1338ou 9994-9284.

SALA COMERCIAL, alugo,2, R. Pernambuco, 30m daUnioeste, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9969-8051.

SALA COMERCIAL, alugo,65m², R. São Paulo, centro,MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9921-9844 c/ Rena-to ou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SALA COMERCIAL, alu-go, próx. ao Posto Tonin,saída p/ Curvado, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-7858 ou 9942-3990.

BMW, vendo, ano 94,completo, bancos de cou-ro, R$ 19.800,00. Tr. (45)3254-9143 ou 9961-2670.

BORA 2.0, vendo, ano2006, cinza, completo, au-tomático, airbag duplo, abs,ar digital, cd, rodas liga leve,manual, chave reserva, im-pecável, R$ 29.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

BORA CONFORT LINE,vendo, ano 2001, prata, 4pneus novos, chave re-serva, banco em couro,valor a combinar, aceitomoto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

CAMINHÃO, vendo ou tro-co, ano 83, branco, Merce-des Benz 2319, trucado, c/caçamba, R$ 50.000,00,aceito carro. Tr. (45) 9980-6947 ou 3252-8858.

CAMINHÃO, vendo, ano2005, Mercedes Benz c180k,prata, turbo compressor, top,placa A, gasolina, banco decouro, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9999-8061.

CAMINHÃO, vendo, ano73, Mercedes Benz 1113, c/carroceria, R$ 25.000,00.Tr. (45) 9999-8061.

CAMINHÃO, vendo, ano74, Mercedes Benz 1113, 8pneus seminovos, caixadiferencial e motor bons,carroceria, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)3270-1216 (após 18hs)com Danilo.

CELTA, vendo, ano 2001,c/ alarme, trava, bancos decouro, bem conservado, R$12.800,00, aceito biz. Tr.(45) 9832-4373.

CIVIC EX, vendo, ano2000, cinza, completo, ban-cos em couro, câmbio auto-mático, R$ 17.900,00. Tr. (45)3254-9143 ou 9961-2670.

COROLLA XEI 1.8, vendo,ano 2010, cinza, flex, com-pleto, airbag duplo, couro,abs, ar digital, 39.000km,impostos 2014 pago, ma-nual, chave reserva, únicodono, R$ 51.500,00. Tr.(45) 9986-9262.

CORSA, vendo, ano 96,4 portas, motor na garan-tia, 4 pneus novos, bomestado, R$ 9.800,00. Tr.(45) 9923-5543.

CROSSFOX 1.6, vendo,ano 2008, prata, f lex,completo, cd original c/ co-mando do volante, rodasl iga leve, única dona,45.000km, impostos 2014quitados, manual, chavereserva, R$ 34.500,00. Tr.(45) 8803-6565.

F-1000, vendo, ano 87,prata, motor mwm, carroce-ria de lata original de fábri-ca, R$ 30.000,00, aceito tro-ca. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718.

F-1000, vendo, ano 92,prata, cabine simples, mwmturbinada, pneus bons, doc.2014 pago, revisada, valora combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

F-1000, vendo, ano 94,branca, completa, cabinedupla, p/ 6 passageiros, 3portas, mwm, turbinada,câmbio grande, 5 marchas,mecânica boa, pneus bons,R$ 45.000,00. Tr. (45) 8434-0104 com Milton.

F-1000, vendo, ano 94,mwm, turbo, c/ ar, valor acombinar. Tr. (45) 9993-1855 com Ruben.

FIESTA, vendo, ano 2004,preto, c/ vidro, trava, DH, 2ºdono, R$ 16.000,00. Tr. (45)9972-3249.

FIESTA, vendo, ano 2012,vermelho, completo, air-bag, abs, particular, valor acombinar. Tr. (45) 9940-1137 com Ricardo.

FOCUS HATCH, vendo,ano 2001, azul, completo,2º dono, R$ 17.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 9972-3249.

FOCUS SEDAN GLX 2.0,vendo, prata, automático,modelo bola, pneus semi-novos, todo original, ma-nual, chave cópia, revi-sões em dia, valor a com-binar. Tr. (45) 9912-7007com Armando.

FUSCA, vendo, ano 85/85,bege, motor 1600 novo, R$4.000,00. Tr. (45) 9978-4600 com Arno.

FUSION, vendo, ano2007/08, prata, valor a com-binar. Tr. (45) 9911-9596.

GOL 1000 BOLA, vendoou troco, ano 96, R$7.000,00, troco por maiorvalor. Tr. (45) 8826-6746 ou8828-0687 com Artemio.

GOL MI, vendo, ano 97,branco, c/ alarme, trava,roda, R$ 9.000,00. Tr. (45)9991-1766.

GOL QUADRADO 1.6,vendo, ano 85, motor AP, ro-das BB5, valor a combinar.Tr. (45) 8804-3101 comLaurindo.

KA, vendo, ano 2012/13,preto, c/ ar-cond., valor a com-binar. Tr. (45) 9916-1010.

OMEGA CD 4.1, vendo,ano 96, verde escuro, pai-nel digital, 4 pneus novos,2º dono, ótimo estado, va-lor a combinar. Tr. (45)9901-7070 com Claudinei.

PICK UP CHEVY, vendo,ano 95, branca, R$ 9.000,00.Tr. (45) 9999-8061.

SAVEIRO G3 1.6, vendo,ano 2000, vermelha, c /ar-cond., R$ 16.990,00.Tratar pelo (45) 9954-4696 ou 8422-6025.

SAVEIRO G5, vendo, úni-co dono, placa A, todas re-visões na agência, R$29.990,00. Tr. (45) 9918-5675 com José.

SCENIC 2.0, vendo, ano99/99, azul, 8v, completo,ipva 2014 pago, R$10.500,00. Tr. (45) 9978-4600 com Arno.

STILO 1.8, vendo, ano2003, p ra ta , comple to ,8v, rodas a ro 17 , doc .2014 pago, ót imo esta-do , R$ 21 .000 ,00 . Tr.(45) 9909-8313.

STRADA TREKKING 1.4,vendo, ano 2010, flex, com-pleta, cabine estendida, R$26.000,00. Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

UNO FIRE, vendo, ano2006, branco, flex, 2 portas,c/ limpador, desembaçador,ar quente, manual, chave re-serva, 2º dono, R$12.500,00. Tr. (45) 9954-4696 ou 8422-6025

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2008, branco, flex, bá-sico, pneus novos, ótimoestado, R$ 13.900,00. Tr.(45) 9909-8313.

UNO WAY, vendo, ano2012, 40.000km, valor acombinar. Tratar pelo (45)9923-9210.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2001, prata, comple-to, ar digital, R$ 18.990,00.Tratar (45) 9954-4696 ou8422-6025.

VERSAILLES 1.8, vendo,ano 96, verde, completo, R$6.500,00. Tratar pelo (45)9977-6280.

VOYAGE 1.8, vendo, ano95, branco, 4 portas, R$7.500,00. Tratar pelo (45)9999-8061.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano2001, prata, completa, pla-ca A, c/ manual, chave re-serva, p/ 7 passageiros,valor a combinar, aceito tro-ca de menor valor. Tr. (45)9941-3550.

O PRESENTE | 39SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 28/04/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 29/04/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

ZAFIRA , vendo, ano2007, automát ico, f lex ,R$ 29.000,00, aceito car-ro de menor valor. Tr. (45)9923-5543.

BIZ 100, vendo, ano 2000,imposto pago, 2 pneus no-vos, revisada, R$ 2.350,00.Tr. (45) 9989-0805.

BIZ 125 KS, vendo, ano2007, preta, sem partida,doc. 2014 pago, c/ trava,corta corrente, R$ 3.800,00.Tr. (45) 9991-4477.

BIZ, vendo, ano 2012,preta, c/ partida elét.,8.500km, R$ 6.000,00. Tr.(45) 9972-3249.

BROS 150 ES, vendo, ano2008, partida elét., pneusnovos, raios cromados, im-posto pago, valor a combi-nar, estudo proposta. Tr.(45) 9989-0805.

CB 500, vendo, ano 2002,azul, pneus novos, impos-to quitado, 33.000km origi-nais, ótimo estado, R$13.500,00. Tr. (45) 8402-7845 com Denilson.

CG 125 FAN, vendo, ano2006, vermelha, R$3.200,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

CG 150 SPORT, vendo,ano 2005, toda revisada,valor a combinar. Tr. (45)9997-1600 com Tarcisio.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado,R$ 4.300,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

DREAM, vendo, ano 96/97, azul, 2º dono, bom es-tado, valor a combinar. Tr.(45) 9908-7791.

NX4 FALCON, vendo, ano2004/04, preta, bem con-servada, R$ 8.500,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

TWISTER, vendo, ano2002, vermelha, ipva quita-do, ótimo estado, R$4.490,00. Tratar pelo (45)9909-8313.

V-STROM DL 650, vendo,ano 2012/13, c/ acessóri-os, 6.000km, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45)9935-0545 com Ronei.

XTZ 125 X, vendo, ano2012/12, 2000km, R$6.500,00 à vista ou R$2.000,00 de entrada + 10parcelas de R$ 500,00 nocheque. Tr. (45) 9973-4406com Eldor.

YBR 125 E, vendo, ano2005/05, prata, bom esta-do, R$ 3.300,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2005, prata, R$ 3.000,00.Tratar pelo (45) 9941-1088com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$3.000,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano2006, vermelha, R$2.800,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, bem con-servada, R$ 3 .500,00 .Tratar pelo (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR ED, vendo, ano 2007/08, doc. 2014 quitado, bomestado, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-5030 com Gilberto.

YBR FACTOR 125 K ,vendo, ano 2010/11, ver-melha, revisada, R$4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

ACORDEON, vendo,Rampazzo, Italiano, super5, 80 baixos, valor a combi-nar. Tr. (45) 8826-6282 (tim)com Aluisio.

ANTENAS, instalações,manutenção e atualização,p/ aparelhos az-box, az-américa, probox, superbox,etc, atendo MCR e região,interessados. Tr. (45) 9934-4624 com Gilson.

APARELHO, vendo, deparabólica digital, novo, R$300,00. Tr. (45) 3254-2855.

BARCO, vendo, 6m, bor-da alta, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

BARRACÃO, vendo, pré-moldado, instalado, valor acombinar. Tr. (45) 9954-4696 ou 8422-6025.

CAPOTA MARÍTIMA, ven-do, p/ Hilux, em fibra, preto,c/ santo antonio, valor a com-binar. Tr. (45) 9977-1304.

COMPUTADOR, vendo,novo, Dual Core 2.7, com-pleto, Geforce gt430, me-mória 4gb, hd 465gb, mo-ni tor Samsung 19", R$800,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

COMPUTADOR, vendo,novo, Intel I3, completo,3.106hz, Geforce 840065,memória 4gb, hd 465gb, mo-nitor AOC 19", R$ 930,00. Tr.(45) 9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 38.000,00, entra-da R$ 7.200,00, assume 67parcelas de R$ 775,00. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel,crédito R$ 60.100,00, entra-da R$ 15.800,00, assume64 parcelas de R$ 1.004,42.Tratar (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto,credcerto.net.br.

FAÇO serviços de pin-turas e soldas em por-tões, grades, jane las,portas e calhas, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTES, vendo, Collie,pelagem rara, vacinados,desverminados, valor acombinar. Tr. (45) 9123-1241 com Cris.

FILHOTES , vendo,Husky Siberiano c/ Akita,olhos azuis, valor a com-binar. Tr. (45) 9920-4650com Anderson.

FILHOTES, vendo, LhasaApso, machos e fêmeas,valor a combinar. Tr. (45)3254-3025 com Nelli.

FILHOTES, vendo, Poo-d le e Shih- tzu, va lor acombinar. Tr. (45) 3254-3025 com Nelli.

FILHOTES, vendo, Pood-le Micro Toy, fêmeas, c/ 2meses, valor a combinar. Tr.(45) 9950-5433 com Sirlei.

FORNO, vendo, elétrico,seminovo, R$ 100,00.Tratar pelo (45) 9944-4415 ou 8800-0718.

IMPRESSORA, vendo, HPP1102w, nova, c/ cartuchocheio, R$ 350,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e di-gitais, consertos e instala-ções em geral, interessa-dos. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

LANCHA, vendo, Tropi-cal, motor 100hp, valor acombinar, aceito camione-te. Tr. (45) 9934-8875.

LOJA DE PRODUTOS NA-TURAIS, vendo, c/ clientelaformada, no centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45)9928-3865.

MÁQUINA PERFURATRIZ,vendo, equipada, c/ motormwm, D229, bloca de 25,30e 40cm de diâmetro, 6m decomprimento, fura até 12mprofundidade, valor a com-binar. Tr. (45) 9902-9334.

MERCEARIA, vendo, c/máquina de assar carne,clientela formada, ponto c/mais de 20 anos, c/ loja deconfecções em anexo, ven-da por motivo de mudança,valor a combinar, partepode ser parcelada. Tr. (45)9910-7190.

MESA, vendo, p/ compu-tador, nova, Artony, c/ 2 ga-veteiros embutidos, emmdf, cor madeira teka, R$300,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR, vendo, novo,AOC E9505wn, 19", R$320,00 à vista. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR, vendo, novo,LG W22435, 21", R$ 330,00à vista. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR, vendo, novo,Samsung SA300, 19", R$330,00 à vista. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, p/ portãoeletrônico, valor a combinar.Tr. (45) 3254-2855.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140.

OFEREÇO afiação de lâ-mina de máquina de cortede cabelo e tosa, interes-sados. Tr. (45) 3282-1097ou 9987-1394.

OFERTA DE TRABALHOp/ motoboy, período inte-gral, interessados. Tr. (45)8405-1369 com Luiz.

OFERTA DE TRABALHOp/ pedreiro, em Mercedes,interessados. Tr. (45) 9965-8142 com José.

OFERTA DE TRABALHOp/ zeladora, horário comer-cial, interessadas. Tr. (45)3254-2960.

PLAY STATION 2, ven-do, c/ memory card, 10jogos, R$ 180,00. Tr. (45)9940-8083.

PLAY STATION 3, vendo,Sony, usado, c/ 2 controles,4 jogos originais, R$650,00. Tr. (45) 9992-5453com Jean.

PROCURO trabalhocomo babá, cuido em mi-nha residência, interessa-dos. Tr. (45) 9819-6116 ou9944-0199 com Danieli.

REBOQUE , vendo, p/barco, marca São Paulo,valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

TELEVIGO CONTRATAvendedor externo, salário +comissão, plano de saúdee vale alimentação, interes-sados enviar currículo p/:[email protected] Tr. (45)3254-1013.

TELEVISORES, vendo,14" e 20", seminovas, valora combinar. Tr. (45) 9944-4415 ou 8800-0718.

TRAILER, vendo ou troco,p/ lanches, completo, c/ponto ou p/ retirar do local,valor a combinar. Tr. (45)9951-8352 com Diogo.

VENDO, página de mer-cado livre, c/ estoque, valora combinar. Tr. (45) 9950-0306 com Ricardo.

GRANJA, vendo, 2,5 alq.,c/ 1.450 suínos, 2 barra-cões, 2 chiqueiros c/260m², estrebaria c/ 30cabeças, 2 casas, emNovo Sobradinho, R$1.100.000,00. Tratar pelo(45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

GRANJA, vendo, 48.400m²,c/ 2 aviários de 14x130, casa,diversas benfeitorias, R$850.000,00. Tratar pelo(45) 9921-9844 c/ Renatoou 9815-8023 c/ Abelha,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

ORDENHADEIRA, vendo,usada, c/ bomba de vácuo600, motor elét., canos,mangueiras, 3 conjuntoscompletos de inox c/ pul-sador, lavador, kit aciona-mento por trator, valor econdições a combinar. Tr.(45) 3256-8575.

PEIXES, vendo, tilápia,pacú e carpa, entrego nacasa, valor a combinar.Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

VENDO, suinocultura ep isc icu l tu ra , 36.000m²,c/ chiqueiro p/ 550 suí-nos, casa mista 110m²,açude grande p/ 40.000a lev inos , em MCR, R$290.000,00 . Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou9815-8023 c / Abe lha ,Crec i J -05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°30892 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Jair VeronezziAtividade: Avicultura de corte para 47.000 aves/

loteEndereço: Parte do lote rural n°27, linha São

Cristóvão.Município: São José das Palmeiras, Paraná.Validade: 28/03/2018

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP Licença de Instalação para o empreendimento aseguir especificado:

Empresa: Wollstein & Cota LtdaAtividade: Loteamento Ipanema IIEndereço: Chácara nº 239, Quadro UrbanoMunicípio: Maripá, ParanáValidade: 22/04/2016.

SÚMULA DE EMISSÃODE LICENÇA PRÉVIA

Cerâmica Paranaguaçu Ltda torna público querecebeu do IAP Licença Prévia para empreendimentoindustrial, modalidade cerâmica, com validade até29/11/2014, implantada na linha Arroio Guaçu, muni-cípio de Mercedes, Estado do Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

CERÂMICA PARANAGUAÇU LTDA torna públi-co que requereu do IAP Licença de Instalação paraempreendimento industrial, modalidade cerâmica,implantada na linha Arroio Guaçu, município deMercedes, Estado do Paraná.

SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 Edição 3825 - O PRESENTE | 01

02 | O PRESENTE - Edição 3825 EDITAIS SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

Edição 3825 - O PRESENTE | 03SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014 AGRONEGÓCIO

OCEPAR

Painel apresenta modelos de gestão de cooperativasNovos modelos são mais dinâmicos e aceleram processos nas administrações

O Fórum Financeiro, promo-vido pelo Sistema Ocepar, naquinta-feira (24), na sede daentidade, em Curitiba, reuniu80 participantes, entre profis-sionais das cooperativas doParaná e agentes financeirosconvidados. O encontro foiaberto pelo superintendenteJosé Roberto Ricken. “Este é umdos eventos mais tradicionais dacasa. A área financeira demandamuito trabalho nas cooperati-vas e merece uma atenção espe-cial da nossa equipe. Além disso,é uma oportunidade para es-treitamento de laços com as ins-tituições financeiras, que são res-ponsáveis pelo repasse de re-cursos que viabilizam os inves-timentos do cooperativismoparanaense”, afirmou.

O Fórum Financeiro foi en-cerrado com um painel que de-bateu o tema “Desenvolvimen-to das cooperativas agropecu-árias do Paraná”. O superin-tendente administrativo e fi-nanceiro da Cocamar, AlairAparecido Zago, e o diretor fi-nanceiro da Agrária, ArnaldoStock, fizeram um relato sobrecomo as cooperativas onde atu-am estão estruturadas e orga-nizadas administrativamentepara conduzir seus negócioscom eficiência e obter o melhorresultado para seus coopera-dos. De acordo com Zago, a Co-camar está experimentandoneste ano um novo modelo degestão, idealizado nos anos1990, a partir de dificuldadesvivenciadas naquela época, eque levaram a cooperativa aelaborar seu primeiro plano es-tratégico, em 1996.

Ele mostrou como o quadro

foi evoluindo e as principaismudanças implantadas na Co-camar. “Nós deixamos de olhara gestão apenas sob o aspectohierárquico, sem abandonar aestrutura, e passamos a adotarum modelo de gestão por resul-tados e por processos, a partirde 2008. Muitos de nossos ser-viços também foram terceiri-zados”, contou. Zago disse ain-da que alterações foram reali-zadas em todos os níveis dacooperativa, com a diretoria fi-cando por último, visando pro-fissionalizar a gestão. Para queisso ocorresse efetivamente, foinecessário realizar mudançasestatutárias, aprovadas em As-sembleia Geral Extraordinária(AGE), em outubro de 2013.Antes de ir ao plenário na AGE,a proposta foi discutida duran-te 60 dias em reuniões onde oscooperados tiveram a oportu-nidade de apresentar sugestões.No início deste ano, foi realizadaa eleição da diretoria em As-sembleia Geral Ordinária, deacordo com o novo modelo.

A Assembleia elegeu o Con-selho de Administração, forma-do por 15 membros. Agora, aCocamar conta também comuma diretoria executiva, subor-dinada ao Conselho de Admi-nistração, constituída por pro-fissionais contratados e não elei-tos, contando com um presi-dente e dois vice-presidentes. Aestrutura é completada por trêssuperintendências: de Opera-ções, de Negócios, e Adminis-trativa e Financeira. Outra no-vidade foi a criação de um Con-selho Consultivo, com 75 mem-bros. “O novo modelo está fun-cionando muito bem. Estamos

colocando ele em prática de for-ma simples, ‘sem inventar aroda’ e trabalhando para fazera melhor gestão da cooperativaem todos os aspetos para conti-nuar crescendo e visando a per-petuidade da cooperativa”,finalizou. Sediada em Marin-gá, a Cocamar possui 11,8 milcooperados, 2,3 mil colabora-dores e somou faturamento deR$ 2,6 bilhões no ano passado.

AGRÁRIAOs obstáculos experimenta-

dos pela Cocamar na década de90 também atingiram a Agrá-ria, segundo o diretor financeiroda cooperativa, Arnaldo Stock.De acordo com ele, apesar dosanos difíceis, os cooperadosdecidiram dar continuidade àhistória da Agrária, o que pro-vocou mudanças significativas,a partir de 1999. “Hoje, 15 anosdepois, verificamos que foi umpasso acertado. Conseguimosimplantar uma gestão muitomais profissional, sempre ba-

Ideia é mostrar cases que revolucionaram a administração cooperativa

Divulgação

tendo na tecla da qualidade”,declarou Stock.

Hoje, a Agrária possui 601cooperados, 1.098 colaborado-res e no ano passado atingiu fa-turamento de R$ 2,3 bilhões. Sto-ck disse que, em 1999, a coopera-tiva buscou no mercado umaconsultoria, implantou um Pro-grama de Qualidade Total e co-meçou a trabalhar o seu plane-jamento estratégico, sendo queo mais recente contempla o pe-ríodo de 2014 a 2018, com adefinição de metas estratégicas.Ainda de acordo com ele, so-mente nos últimos anos a Agrá-ria começou a fazer a distribui-ção de sobras aos associados.“Por 58 anos, tudo era reinves-tido na cooperativa. Foi umaforma de fortalecer a Agráriapara que ela tivesse condiçõesde ajudar os cooperados emcaso de necessidade”, mencio-nou. Stock exibiu um vídeo mos-trando toda a evolução dos pro-cessos de gestão e qualidadeimplantados pela cooperativa.

O diretor citou ainda algu-mas atividades diferenciadasque são conduzidas pela coope-rativa na área de cultura, edu-cação e saúde. Hoje, a Agráriamantém a Fundação CulturalSuábio Brasileira, que coorde-na 30 grupos folclóricos, possui380 alunos e promove várioseventos culturais, artísticos egastronômicos. É ainda a prin-cipal mantenedora do HospitalSemmelweis, aberto a toda po-pulação e que, somente em 2013,atendeu 7.525 pacientes, entreos quais 66,75% do Sistema Úni-co de Saúde (SUS) e 33,25% deoutros convênios. Também émantenedora do Colégio Impe-ratriz, que atende 309 estudan-tes do ensino regular e 149 decursos técnicos. Há ainda a Fun-dação Agrária de Pesquisa Agro-pecuária (Fapa), que atua nasáreas de melhoramento de plan-ta, manejo e rotação de culturas,manejo de plantas daninhas, fi-topatologia, fertilidade de solose mecanização agrícola.

Mapa intensifica fiscalização durante Copa do MundoPara evitar a entrada de

doenças e pragas no país egarantir a qualidade e ino-cuidade dos produtos brasi-leiros exportados e impor-tados, a Vigilância Agrope-cuária Internacional (Vigia-gro) do Ministério da Agri-cultura, Pecuária e Abaste-cimento (Mapa) vai intensi-ficar a fiscalização do trân-sito internacional de passa-geiros durante a Copa doMundo de 2014.

Com o objetivo de estabe-lecer os procedimentos paraa importação de produtos deorigem animal e vegetal, deprocedência estrangeirapara utilização ou consumodurante a Copa, o Ministériopublicou a Instrução Nor-

mativa nº 12/2013. “Os pro-dutos com entrada proibidano país serão apreendidos edevolvidos ao exterior ou des-truídos, conforme a situação”,afirma o coordenador geral doVigiagro, Marcos Valadão. Se-gundo Valadão, a fiscalizaçãocontará com o apoio de maisde 90 servidores do Mapa,além de fiscais federais agro-pecuários e agentes de ativi-dade agropecuária e adminis-trativos, lotados nas Superin-tendências Federais de Agri-cultura (SFA).

O apoio terá início com cin-co dias de antecedência aoevento e será realizado até odia 13 de julho em 12 cidadesbrasileiras onde acontecerãoos jogos. Os aeroportos de São

Paulo e Rio de Janeiro recebe-rão maior equipe do Ministé-rio que vai atuar em períodointegral para maior agilida-de na liberação dos passagei-ros internacionais. Além doremanejamento de servido-res, o Mapa vai ter lugar nasala de comando e controle,onde estarão reunidas todasas autoridades aeroportuá-rias com o objetivo de rápidaresposta a eventuais entra-ves na liberação de cargasimportadas e de passageirosoriundos no exterior.

A norma e as demais le-gislações específicas para aCopa do Mundo de 2014 es-tão disponibi l izadas nosi te do Ministério (www.agricultura.gov.br).

04 | O PRESENTE - Edição 3825 AGRONEGÓCIO SÁBADO, 26 DE ABRIL DE 2014

ESTIMATIVA

Paraná tem maior produtividade média de milho verãoÁrea brasileira de milho na safra 2013/14 teve um recuo de 1,9% frente aos 15,123 milhões

de hectares cultivados na temporada 2012/13, ocupando 14,832 milhões de hectares

Estimativa divulgada on-tem (25) pela Agência Safras& Mercado indica que o Bra-sil irá colher 73,888 milhõesde toneladas de milho nasafra 2013/14, volume aquémdas 82,069 milhões de tone-ladas produzidas na tempo-rada 2012/13, mas acima das72,698 milhões de tonela-das obtidas na safra 2011/12.A expectativa é de que sejamcolhidas 68,656 milhões detoneladas na região Centro-Sul e 5,232 milhões de tone-ladas nas regiões Norte/Nordeste.

Segundo o analista de Sa-fras & Mercado, Paulo Moli-nari, a área brasileira de mi-lho na safra 2013/14 teve um

recuo de 1,9% frente aos15,123 milhões de hectarescultivados na temporada2012/13, ocupando 14,832milhões de hectares. A re-gião Centro Sul indicou que-da de 4,9% na área plantadafrente à temporada 2012/13,de 13,871 milhões de hecta-res, ocupando 13,197 milhõesde hectares. “A região Norte/Nordeste, por outro lado,teve um avanço de 30,6% naárea cultivada de milho, quepassou de 1,252 milhão dehectares para 1,635 milhãode hectares”, sinaliza.

PRODUTIVIDADEMolinari ressalta que a

produtividade média da sa-

fra brasileira de milho 2013/14 deverá ficar em 4.982 qui-los por hectare, aquém dos5.427 quilos por hectare re-gistrados na safra passada.A região Centro-Sul terá umrendimento médio de 5.202quilos por hectare e a regiãoNorte e Nordeste de 3,2 milquilos por hectare.

O analista destaca que aprodução de milho verão2013/14 deve ficar em 26,406milhões de toneladas, volu-me menor que o registradona temporada 2012/13, de33,046 milhões de toneladas,por conta da estiagem queatingiu a região Centro-Sul.“A produção de verão seráliderada pelo Rio Grande do

Sul, com 6,292 milhões detoneladas de milho, seguidopelo Paraná, como 5,694 mi-lhões de toneladas, estadoque sentiu bastante os efei-tos da estiagem”, comenta.

Molinari afirma que, alémda seca, outro fator que con-tribuiu para a menor pro-dução foi o recuo da áreacultivada. “Houve um de-créscimo de 8% na área plan-tada de verão, que ficou em5,409 milhões de hectares,ante os 5,877 milhões de hec-tares da safra verão 2012/13.A maior queda, de 51,2%,ocorreu em Mato Grosso,que cultivou 84,165 mil hec-tares, ante os 172,337 milhectares plantados na safra

verão 2012/13”, menciona.A produtividade média

na safra verão 2013/14 éapontada em 4.882 quilospor hectare, abaixo dos5.622 quilos por hectare co-lhidos na safra verão 2012/13. Conforme o analista, omaior rendimento médio foiregistrado no Paraná, com6,9 mil quilos por hectare,seguido pelos Estados deGoiás e Distrito Federal,com 5.650 quilos por hecta-re. “Em Minas Gerais, quesofreu bastante com a seca,o rendimento médio é indi-cado em 3.450 quilos porhectare, abaixo dos 4.750quilos colhidos na tempora-da 2012/13”, pontua.

Concurso do Mapa estámantido para 04 de maio

Após decisão favorável aoMinistério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento(Mapa), divulgada pela Justi-ça Federal do Amazonas naquinta-feira (24), o certamedo órgão terá continuidade eserá realizado no dia 04 demaio. O concurso estava tem-porariamente suspenso de-vido a uma ação movida porfiscais federais agropecuári-os na 3ª Vara da Justiça Fede-ral do Amazonas. A alegaçãodos servidores é de que oconcurso abriu vagas paralocalidades em que eles têminteresse de remoção.

Para resolver a pendência,entre outras ações, o minis-tro da Agricultura, Pecuáriae Abastecimento, Neri Geller,autorizou a publicação deedital para concurso de remo-ção no dia 17 de abril, pormeio da Portaria nº 353, noDiário Oficial da União(DOU). Na mesma data, oMapa havia divulgado a sus-pensão temporária do con-curso. “Agora, com a decisãopelo prosseguimento do cer-tame, a suspensão será revo-gada e daremos prossegui-mento ao processo de seleçãode novos servidores”, expli-cou o secretário executivo dapasta, Gerardo Fontelles.

Serão beneficiados os ser-

vidores ocupantes de cargosefetivos de fiscal federal agro-pecuário, agente de ativida-des agropecuárias, agente deinspeção sanitária e industri-al de produtos de origem ani-mal, técnico de laboratório,auxiliar de laboratório, admi-nistrador, agente administra-tivo, bibliotecário, contador,economista, engenheiro, geó-grafo, psicólogo e técnico decontabilidade, contemplandoigual quantidade e as mesmaslocalidades referidas no editalnº 1, de 21 de janeiro de 2014,sem prejuízo dos candidatosjá inscritos no certame públi-co que trata esse edital.

Para definir os procedimen-tos operacionais e normativosquanto ao processo de remo-ção e transferência de servido-res do Mapa, foi criado umgrupo de trabalho por meio

da Portaria SE/Mapa nº 29, de31 de janeiro de 2013, publica-da no Boletim de Pessoal nº 3.

Após alterações recomen-dadas no relatório final dogrupo, a minuta do edital doconcurso de remoção foi pu-blicada no DOU e no Boletimde Pessoal do órgão. De acor-do com o coordenador-geralde Administração de Pessoasdo Mapa, Vanderlei Louren-ço, o remanejamento de ser-vidores não vai prejudicar oquadro de pessoal.

Os inscritos para o concur-so público do Mapa, que vaiofertar 796 vagas em diversasáreas, e cidadãos que tenhaminteresse em mais informaçõesdevem buscá-las junto ao Ser-viço de Informação ao Cida-dão: 0800 704 1995 ou http://www.agricultura.gov.br/acessoainformacao.