04 newsletter julho 2007

4
Plenária será realizada dia 24 A plenária bimestral da TRI será realizada no dia 31, na sede da Acia, em Apucarana. O início dos trabalhos está agendado para 9 horas. Na pauta estão os seguintes assuntos: apresentação do escritório Graça Advogados, que atenderá a Terra Roxa; apresentações do programa Varejo Mais, por João Vieira Jr. , desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana; do projeto Banco de Dados Regional; da Ferrovia de Passageiros Ibiporã-Paiçandu, pelo engenheiro Ivo Martins; e das ações e contatos da TRI até o momento. Todos estão convidados a participar. A Acia fica na Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º andar, centro de Apucarana. A reunião será das 9 às 11 horas. TRI com departamento internacional A Terra Roxa agora conta com uma profissional para fazer os contatos internacionais. Sandy Schöler, alemã que está no Brasil há pouco mais de dois anos, iniciou o trabalho recentemente, com a missão de prospectar boas oportunidades para os empresários brasileiros no mercado internacional. Segundo o presidente da TRI, Adrian von Treuenfels, o fortalecimento desses contatos com o mercado internacional era o segundo passo da TRI. “Nosso trabalho estava bastante concentrado na divulgação das ações da TRI na região. Paralelamente, a partir de agora, vamos fortalecer esses contatos, que fazem parte da nossa meta de trabalho”, comentou. Reuniões afinam processo de interiorização da AHK No mês de junho e começo de julho, a Terra Roxa Investimentos participou de quatro importantes encontros com executivos da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK). Dois deles foram realizados no Paraná – em Londrina e Maringá – e dois na sede da entidade, em São Paulo.

Transcript of 04 newsletter julho 2007

Plenária será realizada dia 24

         A plenária bimestral da TRI será realizada no dia 31, na sede da Acia, em Apucarana. O início dos trabalhos está agendado para 9 horas.          Na pauta estão os seguintes assuntos: apresentação do escritório Graça Advogados, que atenderá a Terra Roxa; apresentações do programa Varejo Mais, por João Vieira Jr. , desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana; do projeto Banco de Dados Regional; da Ferrovia de Passageiros Ibiporã-Paiçandu, pelo engenheiro Ivo Martins; e das ações e contatos da TRI até o momento.         Todos estão convidados a participar. A Acia fica na Rua Osvaldo Cruz, 510, 15º andar, centro de Apucarana. A reunião será das 9 às 11 horas.

TRI com departamento internacional

         A Terra Roxa agora conta com uma profissional para fazer os contatos internacionais. Sandy Schöler, alemã que está no Brasil há pouco mais de dois anos, iniciou o trabalho recentemente, com a missão de prospectar boas oportunidades para os empresários brasileiros no mercado internacional.         Segundo o presidente da TRI, Adrian von Treuenfels, o fortalecimento desses contatos com o mercado internacional era o segundo passo da TRI. “Nosso trabalho estava bastante concentrado na divulgação das ações da TRI na região. Paralelamente, a partir de agora, vamos fortalecer esses contatos, que fazem parte da nossa meta de trabalho”, comentou.

Reuniões afinam processo de interiorização da AHK

            No mês de junho e começo de julho, a Terra Roxa Investimentos participou de quatro importantes encontros com executivos da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha (AHK). Dois deles foram realizados no Paraná – em Londrina e Maringá – e dois na sede da entidade, em São Paulo.

O presidente da Câmara Thomas Timm e o executivo Thomas Olsinger estiveram, primeiramente em Londrina, onde participaram de vários encontros. Olsinger seguiu, posteriormente, para Maringá, para mais uma série de reuniões. Todos os encontros tiveram o objetivo de colher informações mais precisas sobre o potencial econômico da região, visando à interiorização

das ações da Câmara.

         Dos demais encontros, realizados em São Paulo, participaram o diretor-executivo da TRI, Flávio Vicente; e da responsável pelos contatos internacionais da TRI, Sandy Schöler. Flávio visitou sete departamentos da Câmara, entre eles, o de Feiras, Transferência de Tecnologia e Comercial. “Nosso objetivo é estreitar as relações e fazer uma boa avaliação para definir, efetivamente, onde devemos fazer as parcerias”, comenta Flávio.         A visita realizada por Sandy se concentrou mais no departamento de Feiras. “Fomos fazer um levantamento das feiras que serão realizadas ano que vem para ver para quais podemos enviar delegações”, informou. O calendário dessas feiras será divulgado oportunamente e com bastante antecedência no site da Terra Roxa Investimentos.         Seminário abordará os passos para exportação

         Uma das primeiras ações já acordadas entre a TRI e a Câmara Brasil Alemanha é a realização de um seminário em Londrina e em Maringá, em outubro próximo. Na pauta, todas as informações necessárias sobre como exportar para a Europa, via Alemanha. O evento será de um dia em cada cidade. Os dias exatos ainda estão sendo definidos.

Contatos com a Argentina

Outro importante contato realizado pela TRI, no início de julho, foi com o cônsul da Argentina Emílio Júnior Neffa e com os executivos da Câmara Brasil – Argentina Nestor dos Santos e Santiago Gallo, que estiveram em Londrina, na ACIL, também recepcionado pelo seu presidente, Rubens Benedito e demais diretores.

A discussão girou em torno de parcerias entre a

Câmara e a TRI, com foco, principalmente, em feiras realizadas em território argentino e recepção de empresários argentinos para contatos com empresários locais.

Colabora Internacional

Foi bastante proveitoso o evento Colabora Internacional Fiep, realizado em Maringá, dia 5 de julho, e em Londrina no dia 6 de julho, nas respectivas Associações Comerciais e que contou com a colaboração da TRI.

O Colabora Internacional é a primeira plataforma de Comunicação Estruturada e Gestão Colaborativa desenvolvida especialmente para operações de comércio exterior. O sistema permite gerenciar de forma rápida e segura o fluxo  de informações de todas as etapas dos processos de exportação e importação de uma empresa, via internet.

            Parceria com a ACIL

         A parceria que a TRI fechou com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) para gerenciar o seu departamento de Comércio Exterior está em plena atividade, com o profissional de Comércio Exterior Alexandre Farina na coordenação do trabalho.         O setor já fez atendimento a associado para orientar a primeira exportação para a Argentina; contatos com o Instituto Mercosul, de Maringá, para discutir pontos em que as duas entidades podem unir esforços para melhores resultados; e participou de reunião com o grupo Caminho do Exportador, entre outras atividades.

TRI organiza delegação para feira do agronegócio na Alemanha

Maior feira mundial do agronegócio, a Agritechnica acontece em Hanover, na Alemanha, de 13 a 17 de novembro de 2007. Para facilitar o acesso dos interessados a este importante evento, a Terra Roxa Investimentos está organizando uma delegação da região para visitar a feira. São vários os diferenciais propostos pela TRI aos participantes, incluindo ingresso na feira todos os dias; acompanhamento bilíngüe; organização de agenda com empresas de interesse; visita técnica em empresa do agronegócio e visita técnica acompanhada na feira.

A Agritechnica apresenta um conjunto de inovações para todo o setor agronômico mundial e tem muitos atrativos. Um dos destaques será o “World Soil and Tillage Show”, que vai apresentar conceitos e soluções para o cultivo de solo nas várias regiões do globo – também na América do Sul, tratando ainda de estratégias adequadas de adaptação da agricultura à mudança do clima.

Clique e saiba mais sobre as vantagens de participar da delegação da TRI; preços e o que inclui o pacote.