04.01 O Corpo Astral I 20 jan 2015

29
Estudos Dirigidos O Corpo Astral Vamos falar aqui sobre o Corpo Astral.

Transcript of 04.01 O Corpo Astral I 20 jan 2015

Estudos DirigidosO Corpo Astral

Vamos falar aqui sobre o Corpo Astral.

Relativamente ao aerossoma II, o corpo astral, muito embora o coronel Rochas o tivesse previsto e até certo ponto o confundisse, por vezes, com o duplo etérico, especialmente no início das suas

memoráveis experiências do desdobramento da alma humana, é justo que se preste a devida homenagem ao eminente experimentador,

Hector Durville, que, não só obteve, em 1909, o desdobramento direto do corpo astral do duplo etérico (tantas vezes confundidos numa mesma nomenclatura e até nas suas propriedades), mas ainda pelo estudo profundo e minucioso que fez das complexas e variadas propriedades, ainda hoje clássicas, numa orientação essencialmente

científica e experimental.FIM

Capítulo VIIExperiências de Charles Lancelin

Corpo Astral

“É com este corpo que os espíritos vivem na dimensão astral; os que secomunicam habitualmente nas sessões espíritas possuem este veículomais, ou menos, denso, conforme o grau evolutivo do seu possuidor.Aqueles que já não o possuem, porque mais evoluídos, comunicam-secom os médiuns por sintonia mental, sem incorporação.”

“(...) quando desencarnados, somos quase automaticamente localizados na região ou faixavibratória do mundo espiritual que for mais compatível com nosso peso específico.”

“O corpo astral não tem a mesma densidade em todas as criaturashumanas. Varia grandemente de massa, de tal modo que o homemdesencarnado possui verdadeiro peso específico ...”

“Os espíritos muito materializados vivem na erraticidade, junto às criaturas encarnadas.”

“Chama-se erraticidade o estado de existência sem finalidade objetiva e útil, em que seencontram espíritos desencarnados.”

Páginas 66 e 67.

FIM

Corpo Astral

“Uma das mais importantes funções do corpo astral é a da sensibilidade.Sabemos que ela reside nesse campo ou dimensão; o corpo físico apenastransmite estímulos recebidos, cabendo a essa estrutura o registro dasensação dolorosa ou de prazer. Os vícios são de natureza psíquica exa-tamente por causa disso, sua origem está no astral: é o astral que sen-te. Por essa razão, levamos conosco os nossos vícios e paixões, ao mor-rermos; se fosse de modo diverso, não haveria motivo para desencarna-dos continuarem sofrendo dores de natureza física, nem serem porta-dores de deformações dolorosas — como se constata em reuniões espí-ritas.”

“A sensação é a mais grosseira forma de sentimento. Primária. Instintiva. Já a emoção temmais complexidade, ligando-se ao desejo; pode ser exacerbada até atingir a anormalidade dapaixão. Mas não nos esqueçamos que tanto sensações como emoções são estados muitoimportantes de consciência, pois dão colorido e força aos nossos atos.”

“A luta maior que travamos — contra nós mesmos, em favor de nossa evolução — consisteprecisamente em refrear, policiar e dominar desejos e sentimentos, principalmente as paixões.Desde os impulsos instintivos e animais, como fome, sede, desejo sexual, até os sentimentoselevados, como o amor ao próximo, solidariedade, amizade, afeto, ternura, etc, ou as desen-freadas paixões de posse, poder ou concupiscência, todas as emoções e desejos se manifes-tam no mundo astral. Desse corpo, e por evolução, os sentimentos elevam-se e passama outros níveis de consciência, próprios de espíritos superiores.”

Página 71 e 72.

FIM

Segunda ParteCapítulo 7

O Corpo Emocional (Segunda Camada)

O segundo corpo áurico, ou o corpo mais finoque se segue ao corpo etérico, geralmente chamado de corpo emocional, está associado aos sentimentos. Segue aproximadamente os contornos do corpo físico. Sua estrutura, muitomais fluida que a do corpo etérico, não duplica o corpo físico. Mais parece feito de nuvens co-loridas de substância fina em contínuo movi-mento. Estende-se a uma distância de 25 a 75 cm do corpo.

Esse corpo penetra os corpos mais densos que ele envolve. Suas cores vão dos matizes claros brilhantes aos matizes escuros eturvos, dependendo da clareza ou da confusão dos sentimentos ou da energia que os produz. Sentimentos claros e altamente ati-vados, como o amor, a comoção, a alegria ou a raiva, são brilhan-tes e claros; os sentimentos confusos são escuros e turvos. A maneira que esses sentimentos forem ativados através da intera-ção pessoal, da psicoterapia do corpo, etc., as cores se separarãono matiz primário e se avivarão.

FIM

Segunda ParteCapítulo 7

O Corpo Emocional (Segunda Camada)

De um modo geral, o corpo se diria constituído de bolhas de cor (*), que se movem no interior da matriz do campo etérico, e que também se estendem um pouco além dele. Em determinadas ocasiões, uma pessoa pode arremessar bolhas coloridas de energia ao ar que a cerca. Isso é especialmente observável quando alguém libera sentimentos numa sessão de terapia.

(*) Veremos este assunto mais adiante sobre formas-pensamento.

FIM

A autora e curadora Barbara Ann Brennandescreveu não só o Corpo Emocional como

também descreve, não um corpo, mas o que ela chama de um nível acima, e deu o nome de Nível Astral. Vamos então ver agora sobre este nível.

Estudos DirigidosO Corpo Astral

O Nível Astral (Quarta Camada)

O corpo astral é amorfo e composto de nuvens de cor mais bonitas que as do corpo emocional. O corpo as-tral tende a ter o mesmo conjunto de cores, mas geralmente impre-gnadas da luz do amor. Estende-se para fora, a uma distância aproxi-mada do corpo de 15 a 30 cm.

Quando as pessoas se apaixonam, podem ver-se belos arcos de luz rósea entre os seus corações, e uma bela cor rósea se adiciona às pulsações áureas normais que observo na pituitária.

Os chakras estadeiam a mesma oitava de cores do arco-íris do corpo emocional, mas todas impregnadas da luz rósea do amor. O chakrado coração de uma pessoa amante está cheio de luz cor-de-rosa no nível astral.

Corpo Emocional FIM

Corpo Astral

Quarta ParteCapítulo 15

No nível astral, experimenta-se a consciência em forma de e-moções fortes, que se estendem além do eu e do outro para abranger a humanidade.

O plano astral, um mundo inteiramente diferente, é o plano em que se realiza a viagem astral e, como o descreveram as pessoas que o experimentaram, difere do plano físico das seguintes maneiras: os objetos têm forma fluida; a luz se irradia deles, em vez de refletir-se primariamente fora deles; e, para viajar, basta-nos focalizar o lugar onde desejamos ir e permanecer focalizados nele. A direção muda com o foco, de sorte que, se você mudar o foco, mudará a direção. O poder de concentração é muito importante nesse plano!

FIM

Capítulo II

O corpo astral e as emoções

Esse terceiro corpo é o veículo dos sentimentos.

Esse corpo é composto de matéria astral, campo energético que vibra a uma frequência ainda mais elevada do que o campo etéreo.

O corpo astral é um componente do ser humano multidimensional. Os seis campos são distintos, mas não separados. O campo astral é com-posto de frequências que vão bem além da percepção humana normal.

É invisível, exceto para as pessoas que começaram a ativar certos po-tenciais. A partir de 1986, comecei (o autor) a percebê-lo a cinquen-ta/sessenta centímetros a volta do corpo físico, como uma concha lumi-nosa brilhante. Ele envolve o corpo físico e o corpo etéreo, e mantém uma forma humanóide.

É a razão pela qual os iogues falam do corpo emocional, de corpodos desejos: todos os apegos não resolvidos do passado se encon-tram aí. E essa matéria astral ocupa uma faixa de frequência superioràs da matéria física e da matéria etérea.

CONTINUA

Capítulo II

Para aqueles que o percebem, ele possui uma estrutura multicor que rodopia de cinquenta a oitenta centímetros do corpo físico, conforme o estado de consciência. As cores presentes indicam a qualidade e a intensidade dos sentimentos da pessoa, e se são estruturais ou con-junturais. Assim, os conflitos internos podem ser percebidos anotando-se a sombra, o contraste, a posição das cores.

A "textura" do campo astral é flexível, muitas vezes descritas como fluídica. Ela tem a propriedade de estender-se de maneira considerável, mas a periferia é claramente mar-cada. As características desse campo astral dão indicações importantes sobre o ser huma-no, e permitem ressaltar toda vibração anormal. Nas minhas investigações, utilizei regular-mente um checklist sobre a qual gravei minhas observações.

Para Dora Kunz, uma das grandes clarividentes americanas, essa lista se compõe assim: a qualidade (tipo de energia, densidade de substância, pureza de tons), a textura, a forma(simétrica ou assimétrica), a cor e sua localização no campo, o movimento (rítmico ou turbulento), a relação entre os corpos (com o etéreo e os corpos mais elevados) ea luminosidade. A característica principal do campo astral é seu dinamismo. CONTINUA

O campo astral ou emocional é realmente universal. Mundo de energia fluida, em movimento extremamente rápido, é salpicado de cores, car-regado de símbolos e de imagens que turbilhonam à volta de cada ser e podem encher-nos de medos e angústias, ou cuja beleza nos faz evo-luir.

Dora Kunz – escritora americana, psíquica, clarividente, curadora, ocultista, teósofa.

É um pattern (motivo) caleidoscópico de cores cuja sombra ou brilho designa as qualidades das emoções. Na maioria das pessoas, isso varia conforme o humor, e as cores podem aparecer ou desaparecer, ilumi-nar-se ou escurecer-se. As energias estão em constante movimento.

Capítulo II

FIM

Por exemplo, um indivíduo alegre em presença de um amigo vai mos-trar um pattern harmonioso de cores na gama das rosas. Enquanto que, durante a meditação ou a prece, essas cores podem tornar-se azuis e douradas. Explosões de cólera dão reflexos vermelhos a esse campo; nuvens cinzentas denotam o ódio ou os sentimentos de fre-quência extremamente baixa.

Os tibetanos reconhecem que a expressão emocional da personalidade tem efeitos sobre o funcionamento hormonal ou glandular, no nível da atividade celular. O reconhecimento das influências astrais sobre o equilíbrio dinâmico de um ser humano existe também em medicina convencional. Os endocrinologistas reconheceram que certos desequilíbrios e-mocionais estavam ligados a tipos específicos de disfunção glandular. Mas com toda evi-dência, a maioria dos endocrinologistas não considera ainda a atividade hormonal das glândulas endócrinas maiores dependente da influência energética dos respectivos cha-kras.

Estudaremos e veremos mais adiante os ckakras.

Pattern – sem tradução no livro, mas poderemos usar a palavra conjunto.

Capítulo IV

O corpo astral, algumas vezes chamado de corpo emocional, éconsiderado a sede das emoções humanas. Nossas emoções têmorigens mais profundas e sutis do que a ciência moderna atualmentereconhece. Nas últimas décadas, a medicina começou a reconhecer e aesclarecer as relações existentes entre o stress emocional e a doençafísica. Como o corpo astral está fortemente ligado ao nosso ladoemocional, na expressão das doenças físicas e emocionais há um elopoderoso e não reconhecido entre a mente, o corpo físico e o corpoastral. Os desequilíbrios emocionais podem ser causados tanto pordistúrbios neuroquímicos na atividade cerebral como nos padrõesanormais de fluxo de energia no corpo astral e nos seus chakras(*).

O Corpo Astral:A Sede das Nossas Emoções e um Mecanismo para a ConsciênciaDesencarnada

“Os centros (chakras) e glândulas... basicamente determinam o estado de saúde — bom,indiferente ou ruim — e as condições psicológicas de um indivíduo. O efeito mais imediatoda atividade glandular é psicológico... No plano emocional e mental, um homem é aquiloque o seu sistema glandular faz com que ele seja e, incidentalmente, o mesmo aconteceno plano físico, uma vez que este frequentemente é determinado pelo seu estado mentale emocional.” (do livro Cura Esotérica de Alice Bailey)

CONTINUA(*) Falaremos dos chakras, e das glândulas, mais adiante, em outros slides.

O corpo astral também tem sido chamado de corpo do desejo ou corpoemocional. A literatura descreve o corpo astral como a sede dos nossosdesejos sexuais, anseios, disposição de espírito, sentimentos, apetites etemores. Surpreendentemente, o medo é uma das energias astrais quemais nos influenciam atualmente. O grau em que as pessoas são afeta-das por esses temores e desejos determina a extensão e a natureza daexpressão de suas personalidades no plano físico. Embora a maioria dosmédicos e cientistas ocidentais considere a expressão emocional huma-na uma característica da atividade neural do sistema límbico (*)cerebral, este é apenas um sistema auxiliar em relação às energias dedimensões superiores que também penetram no sistema.

Capítulo IV

O cérebro físico é visto pelos mecanicistas newtonianos como um complexo biocompu-tador neuroquímico. Os mecanicistas acham que o cérebro se assemelha a um sofisticadoservomecanismo. O cérebro vivo é, na verdade, uma interface para que a alma se expressena forma de vida física ativa. Se o sistema nervoso for debilitado pela doença, apersonalidade pode ficar aprisionada num vínculo não expressivo (é o que acontece naSíndrome do Homem Trancado Dentro de Si). Assim, por exemplo, vítimas de derramecerebral que sofrem uma grave diminuição da capacidade motora, sem perda cognitiva,podem estar plenamente conscientes e, não obstante, serem incapazes de se comunicarcom aqueles que as cercam.

CONTINUA

(*) Sistema Límbico- Sistema responsável pelo controle emocional do comportamento.

A programação desse biocomputador pode provir de muitos níveisdiferentes de input. Os cientistas ocidentais atualmente só reconhecema influência de fatores físicos sobre o sistema nervoso. As energiasastrais afetam o cérebro físico e o sistema nervoso através de suasligações sutis com o corpo etérico e de suas interligações com o corpofísico. Diferentemente do corpo etérico, que sustenta e energiza o corpofísico, o corpo astral também opera como um veículo de consciência quepode existir independentemente do corpo físico, embora não deixe deestar ligado a ele. A consciência móvel do indivíduo pode deslocar-se einteragir com o ambiente através do corpo astral enquanto o corpofísico permanece inativo ou adormecido(*).Capítulo IV

Embora isso possa parecer estranho, essa função do corpo astral é importante para aexplicação de um interessante fenômeno humano que só recentemente foi reconhecido: aExperiência de Proximidade da Morte (EPM). Descrições de experiências relatadas porindivíduos que estiveram clinicamente mortos durante um determinado tempo têm sidoobjeto de uma série de livros escritos pelo Dr. Raymond Moody e, mais recentemente,pelo Dr. Kenneth Ring. Entrevistas com centenas de indivíduos que foram temporaria-mente classificados como clinicamente mortos produziram descrições semelhantes deexperiências nesse misterioso estado. Uma das experiências mais comuns vividas porpessoas que estiveram próximas da morte é a sensação de flutuar acima do corpo físico ede olhar para baixo.

CONTINUA(*) Falaremos mais sobre este assunto no estudo sobre o Desacoplamento dos Corpos.

As pessoas muitas vezes descreveram corretamente detalhes dastentativas de ressuscitação efetuadas pelos paramédicos, tais como asroupas usadas pelos membros da equipe de socorro, as palavras ditas eas drogas ministradas. Na falta de explicações lógicas, os médicoscontemporâneos têm procurado invocar mecanismos bioquímicos rela-cionados com a anoxia cerebral (falta de oxigênio no cérebro) paraexplicar essas aparentes alucinações. Muitos dos que estiveram próximosda morte descreveram a sensação de serem puxados para cima, emdireção a uma luz no fim de um túnel, enquanto flutuavam acima damesa e olhavam para os seus próprios corpos, que estavam embaixo. Asexperiências de proximidade da morte são representativas de um estadoconhecido como uma Experiência de Viagem Fora do Corpo (EVFQ).

Capítulo IV

A EVFC talvez seja uma descrição mais precisa do que acontece ao indivíduo porque,durante a EPM, a pessoa na verdade está fora do seu corpo físico. Neste caso, então, apartir de que ponto a pessoa vê o que se passa? A resposta para esta pergunta é que elaestá vendo o mundo através dos olhos do seu corpo astral!

Outro sinônimo de EVFC e, possivelmente, uma designação mais precisa, é o fenômenoconhecido como projeção astral. A projeção astral envolve a projeção da consciência doindivíduo para fora de seu envoltório físico através do seu veículo de expressão astral.Durante a vida, diz-se que o corpo astral mantém-se ligado ao corpo físico através de umaespécie de cordão umbilical às vezes chamado de cordão de prata. Supõe-se que, nomomento da morte física, esse cordão é rompido e o corpo astral deixapara trás o envoltório físico-etérico em decomposição. CONTINUA

A literatura esotérica afirma que durante o sono todas as pessoasabandonam o corpo físico e viajam pelo reino astral, interagindo comseus componentes e habitantes. Obviamente, como a maioria daspessoas não se lembra do que lhes acontece durante o sono, éextremamente difícil provar que alguma experiência astral tenhaocorrido. Na maior parte dos casos as pessoas tendem a consideraressas experiências como sonhos, eles próprios um estado de consciênciaimperfeitamente compreendido por muitos. Quando o indivíduo selembra de ter passado por uma projeção astral, isso geralmenteacontece durante ejeções traumáticas do corpo físico, como emacidentes violentos e em Experiências de Proximidade da Morte. Pareceque nessas circunstâncias a dissociação entre o molde astral e o corpofísico é uma manifestação de algum tipo de reflexo energético primitivoque protege nossa consciência contra experiências traumáticas.

Capítulo IV

FIM

Todavia, foram descobertos alguns indivíduos bem-dotados que têm a capacidade de seauto induzirem repetidamente a essas experiências de viagens para fora do corpo e deprojetarem seus seres astrais para locais remotos. Depois de voltarem ao estado de vigília,muitos desses EVFC conseguem lembrar-se de extraordinárias visões e de importantesinformações relativas às suas jornadas astrais.

Capítulo IV

O corpo astral abriga apersonalidade depois datransição representada pelamorte física. A consciência e apersonalidade do indivíduo sãotransferidas para o veículoastral, tal como acontecedurante a vida por ocasião daprojeção astral. Nessa altura, ocorpo mental ainda estáassociado nos veículos astral ecausal.

FIM

MENTAL

ASTRAL

ETÉRICO

FÍSICO

CAUSAL

Capítulo 4Holossoma

PSICOSSOMA

Veículo utilizado pela consciência primariamente durante o períodointermissivo, ou seja, no intervalo entre vidas, e na maioria dasprojeções conscientes. É também conhecido como corpo astral,corpo emocional, ou perispírito.

Normalmente, o psicossoma apresenta as mesmas características vi-suais do soma (corpo físico) atual (no caso da consciência intrafísicaprojetada) ou do último ou algum dos últimos somas (no caso daconsciência extrafísica).

Contudo, o psicossoma manifesta características radicalmentediferentes do soma, tais como a emissão de luz, ausência de peso,invisibilidade, inaudibilidade (inaudível), capacidade de passar atravésdos objetos materiais, invulnerabilidade a toda e qualquer influênciafísica e, principalmente, a capacidade de assumir distintas formas, oque é coerente com o fato de termos um soma diferente a cada vidae do psicossoma adaptar-se a cada um deles.

CONTINUA

Capítulo 4Holossoma

O psicossoma é a matriz ou molde básico para a formação do corpofísico. Contribui com a paragenética na determinação das caracte-rísticas gerais do soma. De certa forma, pode-se afirmar que opsicossoma é um morfopensene (popular: forma-pensamento) man-tido pelo mentalsoma. Memórias, traumas, e eventos antigos ficamregistrados na estrutura do psicossoma, principalmente no que serefere a emoções e afetividade.

A consciência, através do mentalsoma atua sobre o paracérebro oucérebro do psicossoma, o qual é a primeira sede das memórias deexperiências passadas, já que este mesmo paracérebro participou decada uma das vidas e períodos intermissivos anteriores.

FIM

Capítulo 12Fatores

Bloqueadores

CICATRIZES RETROPSÍQUlCAS

Da mesma forma que certos acidentes deixam registros de sua ocor-rência em nosso soma (corpo físico) na forma de cicatrizes, váriostraumas, sofrimentos, descompensações energéticas e assédios dopassado deixam "cicatrizes" em nossos corpos mais sutis, principal-mente no psicossoma ou corpo emocional. Tais cicatrizes não são ne-cessariamente marcas visíveis à visão extrafísica. São, em sua maioria,registros pensênicos (pensamentos e emoções) entranhados na estru-tura do psicossoma.

Um bom exemplo desse mecanismo é o caso real da pessoa que sofriade crises severas de asma de forma regular e frequente, e que superoutotalmente esta enfermidade depois de passar por uma terapiahipnótica regressiva e lembrar-se de que na vida anterior haviamorrido em um incêndio, asfixiada pela fumaça.

O sofrimento e desespero associados a tal tipo de morte gravou mnemopensenes (memó-rias de pensamentos e emoções) — intensamente carregados no sen (sentimento) — naestrutura psicossomática daquela consciência. Ressomando (reencarnando) em um novocorpo, o psicossoma — matriz da formação e manutenção do soma — imprimiu nova-mente as mesmas características daquele momento do passado no Corpo físico usado nopresente.

CONTINUA

Capítulo 12Fatores

Bloqueadores

Ao lembrar-se daquele evento e abordá-lo de maneira mais lúcida eracional, o indivíduo dissipou boa parte da carga energético-emocionalda experiência, reduzindo ou cessando completamente as manifesta-ções físicas da asma (catarse). De qualquer forma, aquelas lembrançasnão serão esquecidas jamais, pois fazem parte da holomemória daque-la pessoa.

Os últimos pensenes (emoções e pensamentos) em uma vida — ome-gapensenes — gerados com incomum intensidade imediatamenteantes e durante o processo da lª dessoma (desativação do corpoetérico), determinam profundamente várias características da vidaseguinte.

Qual será, provavelmente, a qualidade e intensidade de seu omega-pensene?

FIM

Ou seja, quais serão, provavelmente, as qualidades e

intensidades de suas últimas emoções, sentimentos e

pensamentos, nesta sua vida? Já parou para pensar sobre isso?

Capítulo 15Benefícios

(...) Muitos traumas e enfermidades físicas, emocionais e mentais dopassado deixam marcas na paragenética. Esses retropensenes, (pen-samentos e emoções do passado) discutidos anteriormente sob onome de cicatrizes retropsíquicas, podem haver afetado ou estarafetando a constituição do presente soma (corpo físico). Se nãoforem superados agora, podem até mesmo vir a interferir com aestrutura do futuro corpo. Nosso corpo atual é fruto da combinaçãoda gené-tica, herdada de nossos pais, e de nossa paragenética,herdada de nós mesmos.

O psicossoma (corpo astral), através das energias do holochacra (cor-po etérico), atua como molde ou matriz para formação do corpofísico (hipótese também conhecida como a do modelo organizadorbioló-gico ou do campo morfogenético). Desta forma, certosproblemas de saúde podem manifestar-se desde o nascimento oupodem ir implantando-se pouco a pouco através dos anos, comoresultado de falhas ou imperfeições daquele molde ou matriz.

Falaremos mais adiante sobre o MOB – Modelo Organizador Biológico

FIM

Capítulo 12Fatores

Bloqueadores

REPRESSÕES

A partir do conhecimento dos mecanismos de defesa do ego, e entreeles, em especial, a repressão de memória, entende-se que a cons-ciência (o Espírito) bloqueia inconscientemente certas memóriastrau-máticas do passado desta ou de outras vidas para evitar sofrernova-mente.

Análogo às más experiências desta vida física, que a princípio sãodolorosas e que, com o tempo, vão perdendo sua intensidade até se-rem lembradas mais intelectualmente que emocionalmente, algumasvezes até se tornando piada, também os traumas do passado neces-sitam ser trazidos "à tona" da consciência para serem esvaziados deseu conteúdo emocional.

O desenvolvimento da consciência, que se faz cada vez mais forte, le-va naturalmente à desrepressão.

BLOQUEIOS PROGRAMADOS NA INTERMISSÃO (período entre-vidas)

Como parte do planejamento e preparo para a próxima vida física, para evitar desviosectópicos na proéxis (vivência da encarnação) ou evocações conscienciais indevidas, aconsciência (o Espírito) pode receber uma intervenção pensênica (de seus pensamentose emoções) por parte dos amparadores ou orientador evolutivo, de forma a bloquearcertas memórias ou períodos específicos de sua para-história ou de sua biografiamultiexistencial. Isto explicaria também a dificuldade maior de se recuperar as lembrançasde certasvidas específicas.

FIM

OS CORPOS DO HOMEM

No plano físico atuamos com um corpo físico denso, formadode carne e ossos. Com ele podemos agir e influir no mundomaterial. Para esse corpo, formado de substâncias grosseiras(minerais, carbono e água) precisamos de uma contraparteenergética que proporcione vida e energia a esse conglomeradode moléculas materiais. Para isso, existe o corpo físico ener-gético que ocupa o mesmo lugar no espaço e tem a função detransmitir vitalidade ao corpo denso. Por isso é também deno-minado corpo vital, corpo pránico (1), corpo etérico ou duplo(2) etérico. A nomenclatura varia conforme a escola filosófica. Édeste corpo que se forma o ectoplasma, mencionado noespiritismo.

(1) Prána é o nome sânscrito que designa qualquer tipo de energia, desde que manifestada biologicamente.

(2) Chamado “duplo” porque reproduz com exatidão todos os órgãos do corpo físico denso; “etérico”, porque naépoca em que essa nomenclatura foi suscitada no Ocidente, supunha-se que o espaço sideral fosse preenchido poruma substância denominada éter.

FIM

Numa oitava acima do corpo físico energético possuímos um corpo emocional, tambémchamado corpo astral ou corpo de desejos, destinado a atuar no plano emocional ouquarta dimensão. Como o seu nome sugere, é onde se processam as emoções.

Novo Testamento

1 Coríntios 15

Paulo de Tarso FIM

Observem nesses trechosda Bíblia, que destacamos,a explicação de Paulo deTarso sobre o corpo físicoe o corpo espiritual. Seráo nosso Corpo Astral?

38 Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado.

39 Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra.

40 Há corpos celestes e há também corpos terrestres; mas o esplendor dos corpos celestes é um, e o dos corpos terrestres é outro.

44 É semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.

Nesta projeção ao lado temos uma outra

representação do Corpo Astral e o Duplo Etérico,

sobre o corpo físico.

Estudos DirigidosO Corpo Astral

Corpo Astral

DuploEtérico

CorpoFísico

ImagemFonte: www.ibbis.org.br

Estudos DirigidosO Corpo AstralObservem esta outra imagem

também do Corpo Astral. Não há distinção dos orgãos. Isso pode ser

visto em pessoas que estão desenvolvendo ainda este corpo. Ou seja, estão a “moldar” ainda

este corpo na forma humana.

Estudos Dirigidos

Vamos dar uma pausa por aqui.

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htmLuiz Antonio Brasil

Périclis [email protected]

O Corpo Astral