04edição

20

description

Residencial Itatiba Country Clube

Transcript of 04edição

Page 1: 04edição
Page 2: 04edição
Page 3: 04edição
Page 4: 04edição

EDITORIAL

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras som-bras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega. Cecília Meireles”Mais uma revista repleta de informação e de novidades chega as mãos dos moradores do Residencial Itatiba Coun-try Club. Nesta edição recordamos a chegada da primavera dentro de pouco tempo. É o tempo das flores, é o tempo em que a natureza se enche de verde, de flores, de cantos dos pássaros e dos jardins floridos. A primavera é como a juventude: ela inspira esperança e amor, otimismo e beleza, alegria e sentimento de ternura, de paixão e de cores. Na sequência falamos de outro tipo de beleza, a sustentável. As dicas mostram que é possível cuidar da aparência sem deixar de lado a preservação do meio ambiente. Também temos novidades sobre construção e culinária. Você vai adorar a receita de alcachofras – uma deliciosa flor - desta edição! A revista também está recheada de fotos da Festa Julina e da recreação das férias. O primeiro evento teve grande público, devidamente caracterizado, onde os moradores

do Itatiba Country se divertiram com o touro mecânico e a piscina de bolinhas, com muitos participantes “dan-çando a quadrilha além de saborear as comidas típicas. Para as crianças, as gincanas, jogos, brincadeiras e cam-peonatos serviram para não deixar ninguém parado nas férias. Divirtam-se relembrando esses bons momentos. Nesta edição também, os moradores são convidados a participar do Almoço Oriental em Setembro e também do processo eleitoral para compor a diretoria do Residencial. A nossa segurança também é um assunto latente; por isso falamos da nossa parceria com o Diretor do Departamento de Trânsito de Itatiba, Manuel Ângelo Sanfins, para adap-tação e melhorias das vias do Itatiba Country, buscando um trânsito mais seguro para todos nós. Aproveitando, é preciso mencionar o Dia dos Pais. Mesmo que a data já tenha passado, registramos aquí os nossos parabéns a todos os papais do Residencial. Muita saúde, paz, prosperidade, amor e sucesso a todos! “Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho é: Agradecer todos os dias a oportunidade de ter um Pai como você.” (autor desconhecido)Esperamos que todos gostem da revista, que, como sem-pre, foi preparada com muita dedicação.

Primavera - Festa das Flores

Page 5: 04edição
Page 6: 04edição

DIRETORIA

PresidenteRosangela Vieira Ruggieri Serante

Vice-PresidenteMeiri Vassão Margon Comper

TesoureiroSalvador Augusto Viserta

SecretárioJorge Jardim Bastos Sobrinho

Conselho FiscalElizangela Faria B. de A. NogueiaWanderley Lopes PintoOswaldo Jorge Alimento

Conselho ConsultivoAgnelo B. CavallaroElcio Yuji TakeutiMauro Renato Migliavacca

EXPEDIENTE

Revista do Residencial Itatiba Country Clube

DIAGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃOQ Revista Ltda - EPPRua Aristides Lobo, 237Centro - Itatiba/SPTel.: 11-4534 [email protected]

REDAÇÃOAmanda Dias de Souza

REVISÃOCamila Pelissone-mail: [email protected]. 11 6473-0278

IMPRESSÃOEditora Grilo

PARA ANUNCIAR

Tel. (11) 4534.0519Danielle - Cel. (11) 9804.9105Lucimara - Cel. (11) [email protected]

Tiragem: 1300 exemplares ESTA

REV

ISTA

O G

ERA

CU

STO

AO

RES

IDEN

CIA

L

SUMÁRIO

6 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

08 - FIQUE POR DENTROO Milagre da primavera

08 - ELEIÇÃO DE DIRETORIAEleição de Nova Diretoria

09 - SÓCIO-AMBIENTALBeleza sustentável

10 - SOCIALFesta Julina

11 - RECREAÇÃORecreação no Itatiba Country

12 - CULINÁRIAAlcachofra recheada e ervilhas

13 - ESPAÇO DA CONSTRUÇÃO

14 - INFRAESTRUTURANovo sistema de gerenciamento e segurança

15 - EVENTOS

15 - ESTÁ ACONTECENDO

16 - CASA E DECORAÇÃOSem choque térmico

18 - JÚRIDICONovo Código de Obras e Estatuto Social

18 - SEGURANÇATrânsito seguro sempre

08 09

10

12

16

14

11

13

18

15

Page 7: 04edição
Page 8: 04edição

Primavera é tempo de flores; é tempo de renovação da folha-gem das plantas. Nem todas as plantas florescem nesta época, entretanto, muitas são despertadas nesta estação – quer para produzir novas folhas, quer para desabrochar suas flores.

As gemas ou brotos que dão origem as folhas novas ou as flores têm aspectos morfológicos semelhantes, contudo, os fito-hormônios que os originam são diferentes.

Estes agem em pequenas quantidades e são produzidos por outros órgãos e tecidos da planta e posteriormente enviados para as gemas como mensageiros, de acordo com a necessidade de produzir folhas ou flores. São vários os fatores físico-climáticos da primavera que estimulam as mudanças que ocorrem nas plan-tas nesta época, contudo, nenhum tem mais importância que o aumento do comprimento do dia; o aumento da temperatura vem em seguida. Ao contrário do que se imagina, a ocorrência de chuvas não tem importância alguma neste fenômeno; isto é facilmente comprovado observando-se o surgimento da nova fo-lhagem em árvores decíduas bem antes do aparecimento das pri-meiras chuvas nos anos em que este fenômeno climático aparece com atraso (mês de outubro).

A necessidade de baixas temperaturas durante o inverno para o florescimento da maioria das plantas de clima temperado e para algumas espécies de regiões subtropicais se constitui num “es-tresse” climático, que em regiões secas (tropicais e subtropicais) é substituído pela estiagem prolongada. Por exemplo, os nossos “ipês” exigem um prolongado período de seca para o florescimen-to, o qual é tanto mais exuberante quanto mais prolongada ou intensa é a estiagem. Este mesmo estresse (baixa temperatura ou estiagem prolongada) determina a queda das folhas das plantas decíduas no final do outono e no inverno. Em resumo, todo este comportamento das plantas é um recurso de sobrevivência, pri-meiro derrubando as folhas para evitar a perda excessiva de água

A eleição da diretoria da Associação do Residencial Itatiba Country Club é um dos momentos mais importantes da nossa vida em sociedade; é quando mostramos interesse pelo que será feito onde residimos.

A Assembleia escolherá, através de votação, associados que queiram fazer parte da Administração do Itatiba Country, desde que estes apresentem chapas completas até o dia 03 de setembro.

Os inscritos devem estar associados, ser proprietários há

numa época de pouca disponibilidade ou a queima das folhas pela geada, segundo produzindo tanto mais flores e posteriormente frutos e sementes quanto mais extremo for o estresse, numa ten-tativa desesperada de garantir a perpetuação da espécie.

O efeito primaveril sobre as plantas é muito mais evidente à medida que se distancia da linha do equador em direção aos pó-los (principalmente em regiões de clima temperado), onde quase todas as plantas florescem nesta estação, tornando-a muito mais colorida que nas regiões tropicais e subtropicais (mais próximas da linha do equador).

Uma das categorias de plantas brasileiras mais suscetíveis ao efeito da primavera como fator de estímulo à floração é o das “açucenas” (foto anexa), grupo de plantas bulbosas decíduas com cerca de 45 espécies da família das amaryllidáceas. A emissão do pendão floral ocorre mesmo antes do surgimento das folhas, quando aumenta o comprimento do dia, porém, apenas após te-rem recebido um número determinado de horas de frio durante o inverno. Além disso, com o aumento do comprimento do dia, cada espécie exige um número determinado de horas de frio antes de despertarem. Por este comportamento e pela semelhança com as “tulipas”, as “açucenas” podem ser cognominadas de “tulipas brasileiras”.

Meiri Comper

mais de dois anos e estar em dia com as suas obrigações pecu-niárias no Itatiba Country.

Registrem as suas candidaturas na administração do Resi-dencial Itatiba Country Club.

As chapas devem conter:Presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário.Conselho fiscal: 3 pessoasConselho consultivo: 3 pessoas

O Milagre da primavera

Eleição de Nova Diretoria

FIQUE POR DENTRO

ELEIÇÃO DE DIRETORIA

8 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

Page 9: 04edição

Belezasustentável

SÓCIO-AMBIENTAL

Que tal cuidar da beleza e ainda preservar o meio ambiente? Essa é a proposta de alguns cosméticos, que buscam equilibrar suas ações para que elas impactem o mínimo possível o mundo em que vivemos. Eles podem ser orgânicos, recicláveis ou amigos dos animais. É só pesquisar e escolher.

Os orgânicosEsses cosméticos baniram os agrotóxicos do cultivo de seus

componentes e eliminaram da fórmula os ingredientes derivados de petróleo e substâncias sintéticas, como corantes, fragrâncias e conservantes. Isso ajuda a preservar o planeta e a saúde dos consumidores.

Os sustentáveisSão feitos com matéria-prima vegetal cuja extração obedece

a rigorosos critérios que impedem seu esgotamento na natureza e promovem o desenvolvimento das comunidades que participam do plantio e da colheita. É o que acontece com os ativos originários da Amazônia, como a andiroba, usada em cremes hidratantes.

Os recicláveisEntram nessa classificação, cosméticos cujas empresas se pre-

ocupam em reduzir e reciclar as embalagens de seus produtos, diminuindo o impacto ambiental. Eles dispensam as caixas de pa-

pel que acondicionam os frascos, utilizam refis e usam materiais alterna-tivos, como garrafas pet e os frascos oxibiodegra-dáveis.

Os amigos dos ani-

maisSão os cosméticos

fabricados por empresas

que não fazem testes em animais. Para reconhecer essas empresas, uma organização internacional criou o selo Vegan Action, que com-bate os maus-tratos aos animais, o consumo de produtos de origem animal e qualquer ação agressiva à fauna e premia as empresas que se destacam na causa.

FOTO

S: D

IVU

LGAÇ

ÃO

Page 10: 04edição

10 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

SOCIAL

Festa Julina

SPAÇO COUNTRYEFO

TOS:

LU

CIM

ARA

BEN

EDET

TI

Depois do grande sucesso da festa Julina do ano passado, pa-trocinada pelo Itatiba Country, repetimos a dose neste ano também.

A festa foi um grande sucesso de público e diversão não fal-tou.

Tivemos a tradicional “dança da quadrilha” com a participa-

ção de inúmeros moradores devidamente trajados, touro mecâ-nico, piscina de bolinhas, não podendo esquecer os quitutes e bebidas típicas da festa Julina.

A diretoria do Residencial Itatiba Country Club agradece a to-dos que participaram de mais um evento festivo.

Page 11: 04edição

RECREAÇÃO

www.residencialitatibacountry.com.br Agosto/Setembro 2011 • 11

FOTO

S: L

UCI

MAR

A BE

NED

ETTI

Em época de férias, crianças e jovens costumam usar mais a nossa área de lazer. Por conta disso, nas segundas-feiras, que, em meses normais, fica fechada para manutenção e limpeza, nossa área de lazer também está liberada para uso.

Repetindo o sucesso de Janeiro, novamente a Diretoria contratou a equipe de recreação da RP Eventos, que realizou na primeira semana de Julho atividades como jogos, brincadeiras, gincanas e campeonatos. Esta foi a maneira encontrada para que crianças, jovens e pais tenham a

oportunidade de se conhecerem e aproveitarem de forma segura e diver-tida atividades esportivas e criativas num ambiente tranquilo e familiar.

Está cada vez maior a aceitação por parte das famílias deixa-rem seus filhos participarem destas atividades nos meses de férias, mesmo porque sempre no último dia da recreação acontece uma gincana entre pais e filhos.

Agradecemos a todos que participaram e aguardem as próxi-mas férias!!!

Recreação no Itatiba Country

Page 12: 04edição

CULINÁRIA

12 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

Alcachofra recheada e ervilhas

Que a alcachofra é deliciosa não é nenhuma novidade. Mas você sabia que ela também é ótima para o organismo? Apro-veite que entre os meses de julho a novembro tem a época da colheita; conheça tudo sobre esse alimento e aprenda a preparar receitas deliciosas!

ALCACHOFRAS RECHEADAS E ERVILHAS

• 6 alcachofras de tamanho médio com o talo• 1 kg de ervilhas frescas ou congeladas, se não achar fresca• 2 ovos inteiros batidos com garfo• Salsinha picada• Aliche em pedacinhos (opcional)• 1 cebola pequena picadinha• 2 col. de sopa de parmesão ralado• 4 col. de sopa de farinha de rosca (só para engrossar a mistura)• Um pouco de azeite

Modo de fazer:Corte os talos e reserve.Corte as alcachofras conforme a figura e despreze as pétalas

de fora que são muito duras.

O próximo passo é retirar o miolo da alcachofra, utilizando uma colher de café. Cave até sair todos os fiozinhos com espi-nhos, tomando cuidado para não estragar o coração da alcacho-fra, que é o fundo da flor. Passe o dedo por dentro e veja se não ficou nenhum fiozinho. Coloque-as numa bacia com água fria e limão, para elas não ficarem escuras.

Próximo passo, hora de fazer o recheio:Bata os ovos com o garfo, acrescente a salsinha, cebola, um

pouco de Aliche (para quem gosta), azeite e comece colocando aos poucos a farinha de rosca até virar uma pasta. Prove o sal, pois o Aliche é bem salgado.

Tire as alcachofras da água com limão e veja se não ficou água dentro.

Recheie todas as alcachofras com essa pasta. Salpique queijo ralado.

Coloque 1 litro de água pra ferver separadamente.Numa panela onde caibam as 6 alcachofras (não coloque

as alcachofras), refogue uma cebola grande bem picadinha com azeite.

Coloque as ervilhas e deixe refogar por alguns minutinhos. Coloque sal, uma pitada de pimenta do reino e uma colher de café de açúcar. Coloque as alcachofras nesta panela junto com as ervilhas e acrescente água quente até cobrir as ervilhas. Tam-pe e deixe cozinhar por ½ hora em fogo baixo, sempre olhando pra ver se não falta água. Mexer sempre com cuidado para não virar as alcachofras. Acrescente água quente aos poucos, quan-do necessário, e vá provando as ervilhas para saber se já estão cozidas. Quando elas estiverem cozidas, o prato estará pronto.

Sirva com arroz branco.DICA: você pode fazer esse mesmo processo utilizando fundo

de alcachofra (coração) congelada, mas neste caso você deve esperar as ervilhas ficarem um pouco cozidas para depois acres-centar as alcachofras. Desta forma não dá para recheá-las.

Com os talos que reservamos, descasque-os e corte em talos de 4 cm. Passe numa massinha de ovo, sal e farinha de trigo e frite em óleo não muito quente, para que tenha tempo de cozinhá-los.

Sirva como entrada; fica deliciosa!Texto: Flávia Pegorin

Receita: Rosangela Serante

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃO

Page 13: 04edição

ESPAÇO DA CONTRUÇÃO

Page 14: 04edição

Novo sistema de gerenciamento e segurança

A ARM Informática, empresa contratada para implantar o novo sistema de gerenciamento no nosso residencial, está pre-sente há 15 anos no dia-a-dia dos profissionais de condomínios e loteamentos de alto padrão da região de Alphaville, Tamboré e Interior de São Paulo.

Este sistema que contratamos proporcionará à Associação soluções completas tanto no setor administrativo como no setor de segurança.

O SGC, Sistema de Gerenciamento de Condomínio/loteamen-to, é o aplicativo principal em execução nas estações de trabalho da associação. Com interface amigável e interativa, os operadores terão uma ferramenta de trabalho que proporcionará gerencia-mento completo das atividades diárias.

Como:

• Cadastro administrativo: A associação poderá manuse-ar informações referentes a proprietários, moradores, imóveis e cadastros auxiliares onde, além de contar com as informações básicas, podem-se vincular números ilimitados de dependentes, veículos e até mesmo animais, todos estes cadastros interagindo com a ferramenta de captura de imagem que, de forma rápida, permite a captura de N imagens por ocorrência.

• Módulo financeiro: Utilizando este módulo a Associação

terá uma ótima ferramenta para gerenciar as contas a pagar e a receber.

• Módulo de segurança: O cadastro de prestadores de ser-viço que, além da funcionalidade de captura de N imagens, conta ainda com a possibilidade de vincular e capturar imagens dos ve-ículos, das bicicletas dos prestadores de serviço e a impressão de crachás personalizados com foto e código de barras. Este módulo gerencia o controle de acesso manual de serviçais, funcionários e visitas, buscando informações em uma base de dados permanente;

assim, o sistema torna a ativi-dade da segurança muito mais ágil e precisa. O operador conta com importantes alertas intera-tivos exibidos em destaque no momento do acesso: tabela de horário, tempo de permanência, mensagens de associados, blo-queio de acessante por ocorrên-cias, identificação de visitante liberado.

• Módulo B.I.O.: A segu-rança do loteamento terá uma ferramenta ágil e precisa para controlar todos os tipos de fa-tos ocorridos com moradores/

proprietário, prestadores de serviço, visitantes, etc. Teremos rela-tórios explicativos com informações diretas.

• Módulo de controle de acesso automatizado dos mo-radores: Através de dispositivos instalados na entrada/saída de moradores, o SGC-Monitor validará a chave de acesso do mora-dor checando sua autenticidade, exibindo a foto do acessante em destaque seguida da foto de todos os membros de sua família para checagem visual do segurança. A liberação do acesso po-derá ser automática ou feita manualmente pelo segurança após a checagem das imagens. O morador poderá ter uma chave de pânico que, ao ser acionada, emitirá na guarita do segurança um alerta em voz dizendo o endereço para o qual a segurança deve ser deslocada.

• Módulo do SGC responsável pelo controle de acesso au-tomatizado de prestadores de serviço: Este módulo do sistema é responsável pelo gerenciamento automatizado de prestadores de serviço. Quando o SGC-Capture recebe um sinal de um dispositivo dizendo que uma chave de acesso foi lida, o sistema imediatamen-te busca informações no cadastro de funcionários/prestadores de serviço e exibe em tela os dados cadastrais, foto, e status do aces-so e, após várias verificações, o sistema libera ou não o bloqueio.

• Módulo do SGC responsável pela baixa automática de cartões de visitantes: Visando agilizar o fluxo de acesso de saída do loteamento, o SGC-Filipeta interage com uma urna coletora na qual o cartão deve ser depositado para checagem, baixa no mo-vimento de acesso e liberação automática da saída do visitante.

• Preferências é um módulo imprescindível em um sistema de gestão como o SGC. Recursos importantes para configuração de usuários, log de ações e configurações de módulos estão dis-poníveis para o administrador do sistema configurá-lo de forma segura por níveis de acesso.

INFRAESTRUTURA

14 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

FOTO

: LU

CIM

ARA

BEN

EDET

TI

Page 15: 04edição

EVENTOS

ESTÁ ACONTECENDO

Vamos falar, desta vez, do que não está acontecendo. O nosso site, que já deveria estar no ar, infelizmente não está, devido a problemas na empresa contratada para elaboração do site.

Mais alguns dias e este imprevisto estará solucionado. Pedimos

desculpas por este transtorno, mas não depende da Associação re-solver, e sim da empresa contratada.

Como disponibilizávamos os balancetes via online, pedimos que solicitem através do email: [email protected], ou www.hubert.com.br

10 de Setembro – Almoço Oriental Buffet Amami Convites limitados a 60 pessoas, venda naAdministração.

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃO

Page 16: 04edição

Altas temperaturas podem causar sensações

térmicas desconfortáveis. Pensando nisso, a Cas-

telatto desenvolveu uma linha que tem como

característica marcante suas propriedades atér-

micas. Mesmo sob sol intenso, as peças não ab-

sorvem o calor, o que reduz o efeito conhecido

como ilha de calor, suavizando a sensação tér-

mica e proporcionando conforto ao tato. Além

disso, sua textura porosa torna a superfície an-

tiderrapante. Ideal para áreas externas, os pisos

apresentam grande variedade de formatos, com

destaque para as bordas curvas e retas, quinas,

soleiras, rodapés, cunhas côncavas e convexas,

grelhas, kit ducha, entre outros, atendendo to-

das as paginações. É possível explorar infinitas

paginações transformando o espaço externo com

muita inovação.

Sobre a CastelattoA Castelatto desenvolve uma linha completa

de produtos premium para revestir pisos e paredes,

com grande variedade de formatos, cores e textu-

ras. A marca surpreende na concepção e fabricação

de pisos e revestimentos diferenciados, com solu-

ções esteticamente inovadoras. A empresa conta

com três fábricas no país, responsáveis pela criação

e produção das mais de 15 linhas de revestimentos.

Os produtos são encontrados em revendas de alto

padrão em todos os estados brasileiros.

Sobre a Center Pisos:- Desde 1999- Trabalhamos com as melhores marcas do

mercado.- Revendedora exclusiva da Castelatto.

Sem choque térmicoPisos com propriedades atérmicas prometem acabar com

sensações desconfortáveis

CASA E DECORAÇÃO

16 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

FOTO

: DIV

ULG

AÇÃO

Page 17: 04edição
Page 18: 04edição

SEGURANÇA

JURÍDICO

É com muito prazer que informamos a todos que elaboramos os projetos do novo Estatuto Social e do novo Código de Obras, os quais serão levados para aprovação na Assembléia Geral que se realizará em 17 de setembro de 2011.

Os textos propostos foram elaborados a partir dos vigentes, com as modificações que entendemos como necessárias diante das situações já vividas por todos nós nos últimos anos. Afinal, o Estatuto Social e o C.O.R. atuais foram elaborados pela incorpora-dora do Loteamento há muito tempo, tendo sofri-do apenas algumas poucas alterações nos últimos anos, encontrando-se defasados e em desacordo com a realidade do nosso Residencial.

Para tanto, gostaríamos de receber as sugestões e críticas de todos. Por isso, estamos disponibilizan-do os textos via e-mail para consulta. Quem tiver interesse, favor solicitar pelo e-mail [email protected]

Todas as críticas e sugestões também deverão ser enviadas para o e-mail [email protected], as quais serão devidamente analisa-das e debatidas pela Diretoria.

Esperamos a colaboração de todos neste mo-mento de grande importância para o Residencial!

18 • Agosto/Setembro 2011 www.residencialitatibacountry.com.br

Trânsito seguro sempreParceria com Diretor de trânsito deve reforçar segurança nas vias do Residencial

É fato que muitos acidentes de trânsito poderiam ser evita-dos se as pessoas respeitassem as regras e as sinalizações. A nossa revista já abordou o assunto tratando do perigo dos menores ao volante, e pretende reforçar a segurança com uma parceria com o Diretor de trânsito de Itatiba, Manuel Ângelo Sanfins. “Nós vamos oferecer um suporte ao Residencial e auxiliar nas alterações do sistema de trânsito do Residencial. Esse projeto propõe a huma-nização do trânsito e vamos fazer as adaptações necessárias para deixá-lo mais seguro no local, tudo de acordo com as leis”, explicou Sanfins. Segundo ele, entre as alterações que devem ser feitas estão as sinalizações horizontais e verticais e também o sentido de tráfe-go de ruas, onde for necessário.

Amanda Dias de Souza | [email protected]

Novo Código de Obras e Estatuto Social

Page 19: 04edição
Page 20: 04edição