05 06 2014

40

description

05-06-2014.pdf

Transcript of 05 06 2014

Sem peso e sem medidas

02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Há tempos, há uma crítica considerável sendo feita aosLegislativos no Brasil, que em sua maioria não cumpremo seu principal papel: fiscalizar o Executivo em seuconjunto de atos e ações e elaborar e reger o conjunto de leisque norteiam o estado democrático de direito.

Os números, na maioria das vezes, não têm sidofavoráveis a este poder. O balanço da produção do Senadoe da Câmara dos Deputados na sessão legislativa de 2013,por exemplo, esteve abaixo dos números apresentados nassessões legislativas de 2011 e 2012, oportunidades em queo Congresso Nacional produziu 15% e 9% mais, respectiva-mente, aprovando 220 e 204 proposições no período. Emtermos quantitativos, esta sessão legis-lativa apresentou a menor produção daatual legislatura (186 proposições). Ouseja, ao invés de melhorar o desempe-nho, o que vemos é uma piora dele. Semfalar que o Parlamento brasileiro é osegundo mais caro do mundo, atrásapenas do Legislativo dos EstadosUnidos, a maior potência do planeta.Aqui, senadores e deputados não econo-mizam despesas. Deveriam, então, serno mínimo mais eficientes.

Nas Assembleias Legislativas, asituação não é diferente; mais questio-nada ainda, por sinal. Isso porque aatuação das assembleias é mais limi-tada, considerando que o Congresso e a União dominama legislação e determinam a pauta parlamentar.

Por essas e outras, os Legislativos estaduais acabamvotando e aprovando o que já foi decidido pelo Executivo,restando-lhe a função de desempenhar um trabalhomuito corporativo.

Fora isso, o número de projetos irrelevantes é sempreexpressivo. Na Assembleia Legislativa do Paraná, des-de 2011, os atuais 54 deputados elaboraram 679 propos-tas sem impacto para a vida dos paranaenses, como darnome a rodovias e equipamentos públicos ou estabelecernovas datas comemorativas. Grande parte nem sequerchegou a ser sancionada.

Detalhes: a fatia dos itens avaliados como sem rele-vância poderia ser ainda maior no período, não fossem aslimitações instituídas pelos próprios deputados. Não hou-vesse novas leis regulando a concessão de títulos de

utilidade pública e títulos de cidadania oferecidos a cadalegislatura, seriam muitos e muitos a tramitar.

Este tipo de proposta, por sinal, beneficia os própriosdeputados, que tiram proveito da situação. Afinal, ashomenagens pleiteadas por eles sempre respingam positi-vamente em seus mandatos, seja na canalização de apoiosou votos, de olho sempre na próxima eleição.

Puxa vida, isso é tudo o que podemos esperar denossos representantes no Poder Legislativo?

E não pensem que a quantidade excessiva de projetosde pouca importância para a população é exclusividade doCongresso ou das Assembleias. Nas Câmaras munici-

pais isso também é uma realidade.Os vereadores podem até se empe-nhar, vestir a camisa “24 horas pordia”, mas ainda assim a grandemaioria destoa da sua principal fun-ção de legislador.

De nada adianta estar em conta-to com o povo, ouvindo suas deman-das, e apresentar projetos irrelevan-tes, sem peso e sem medidas, quenão tragam benefícios significantesà comunidade.

O que mais temos por aí é vere-adores que adoram ser vereadores,outros que usam o cargo para pro-moção pessoal, mas poucos são os

que realmente exercem o papel de legislar.Não queremos Legislativos submissos e com atuação

que não cause impactos em nossas cidades. QueremosLegislativos fortes, atuantes, expressivos... Que saibamse impor e tragam reflexos positivos às comunidades.

Este poder deve - e pode - ser a maior marca dademocracia. Do contrário, se torna nocivo à sociedade ediminui o direito dos cidadãos.

Pensem nisso, senhores legisladores.Mas, também, pensem nisso, cidadãos brasileiros.Passe a observar a atuação daquele que você escolheu

para representá-lo no Legislativo, seja na Câmara, naAssembleia ou no Congresso. É preciso reclamar menos eanalisar mais. Exercer melhor a cidadania que nos cabenão custa nada; também não dói. Então, mãos à obra.Não custa acompanhar, ajudar, contribuir, ouvir, co-brar... Se deixar a desejar, é só mudar.

ESPELHO, ESPELHO MEU!Quantos espelhos você tem? Eles são objetos indispen-

sáveis em uma casa. Quase não se pode viver sem hoje emdia. Você já tentou passar um dia inteiro sem olhar seu lookno espelho? Praticamente impossível. Na rua, é engraçadoobservar as pessoas que passam em frente às grandesportas de vidro das lojas da cidade. A maioria passa olhandoseu próprio reflexo de cima até embaixo, para conferir seestá tudo em ordem com seu visual.

Queremos mostrar boa aparência, estar bonitos. Isto éalgo bom, que Deus colocou em nós. Gostamos do belo.

Um dos momentos mais divertidos para mim como pai foiver meu filho descobrir o espelho. Ele balançava a cabeça,brincava com a mão e até beijava seu reflexo no espelho,achando incrível que o "bebê a sua frente" imitava seusmovimentos. Hoje, com quase dois anos de idade, ele já sabeque o "bebê do espelho" é ele mesmo, mas a alegria de versua imagem refletida é a mesma de alguns meses atrás.

Achei isto interessante, pois sei que esta fase irápassar. Em poucos anos, o espelho, que ainda é motivo deriso e alegria, poderá se tornar um inimigo.

Uma criança quando olha para o espelho vê apenas aimagem refletida e gosta daquilo que vê, sem se preocuparcom aquilo que outras pessoas irão pensar de sua aparên-cia, pois o seu olhar é sem preconceitos ou expectativas.Existe uma autoaceitação livre de comparações.

Já adolescentes, jovens e adultos olham para o espelhotendo em mente os preconceitos e expectativas impostassobre o estereótipo de um homem e de uma mulher, e criamassim uma cultura de comparação de aparências.

Quem é que define o que é ou não é bonito? Nós mesmos.Beleza é algo subjetivo. Cada pessoa tem um conceitodiferente de beleza, e este é sempre influenciado peloconceito geral de uma sociedade. É esta influência que namaioria das vezes se torna perigosa.

Artistas de TV e modelos de revistas são impostos comofiguras perfeitas de beleza, levando os "simples mortais",quase como manipulados, a terem sua autoestima jogada nochão, todas as vezes que o espelho não reflete o padrão debeleza ideal imposta pela mídia de propaganda. Estamossempre insatisfeitos com a imagem que o espelho reflete.

Quando comparamos as pinturas da renascença com aspropagandas de hoje, perceberemos que os padrões debeleza destas duas épocas são completamente diferentese que tendências vêm e vão.

O agravante hoje é que existe uma pressão maiorsobre nós de nos enquadrarmos no ideal de beleza dasociedade. Pelo fato da aparência física ser hipervalori-zada em nossos dias, surgem doenças como bulimia,distúrbios alimentares, vício em gordura e açúcar e atémesmo depressão. Isso sem contar a grande quantidadede traições e divórcios que acontecem gerados pelainsatisfação, porque um dos cônjuges não se enquadramais no padrão de beleza esperado pelo outro.

Toda a luta para ser bonito releva uma das principaisnecessidades do ser humano: ser aceito no meio em quevive. Levamos muito em conta a aparência física para julgaruma pessoa. Isso é tão importante que chegamos a odiar anós mesmos e a figura que Deus nos deu. Tentamos mudarnossa aparência física somente para agradarmos a outrose sermos "aceitos" por eles.

Querer estar bonito é algo bom. Deus nos deu este sensode beleza e devemos cuidar sim de nossa aparência. É bomestar perto de pessoas que se cuidam e têm uma autoestimasaudável. Mas devemos estar atentos para que esta buscanão se torne algo doentio e afete nossa qualidade de vida ounos traga riscos de vida.

Vale lembrar aquilo que Deus deixou para o profeta Isaías:"Anuncie que todos os seres humanos são como a erva docampo e toda a força deles é como uma flor do mato" (Isaías40,6). A beleza de uma pessoa hoje, inevitavelmente setransformará amanhã em rugas. Por isso, é bom investir maisforças na formação do caráter, que permanece sempre, doque em rostos e pernas "perfeitos" que com o tempo se vão.

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasilde Marechal Cândido Rondon

[email protected]

Passe a observar a atuaçãodaquele que você escolheu para

representá-lo no Legislativo, sejana Câmara, na Assembleia ou no

Congresso. É preciso reclamarmenos e analisar mais. Exercer

melhor a cidadania que nos cabenão custa nada; também não dói.

Então, mãos à obra. Nãocusta acompanhar, ajudar,

contribuir, ouvir, cobrar... Sedeixar a desejar, é só mudar.

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,06 DE MAIODE 2014

Definições à vista

Comentário do dia“Sabe quando a criança cria um amiguinho que não existe e começa a

conversar com ele? Pois eu estou vendo a presidente criar um inimigo

imaginário e começando a brigar com ele”. Declaração do pré-

candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves (MG), que

rebateu ontem (05) discursos de petistas, inclusive da presidenta Dilma

Rousseff (PT), de que os tucanos pretendem privatizar a Petrobras.

Presidente estadual do Democratas, deputado Elio

Rusch: “Vamos estar juntos com o governador

Beto Richa de novo nas eleições”

Alguns partidos já estão definindo os dias de suasconvenções visando às eleições de 05 de outubro.No Paraná, o Democratas ainda deve discutir oassunto com as siglas aliadas ao governador BetoRicha (PSDB), pré-candidato à reeleição. O objetivoé avaliar se as agremiações realizam um encontrosuprapartidário ou não. Portanto, ainda não foiagendada nenhuma data, lembrando que as con-venções devem ocorrer obrigatoriamente entre osdias 10 e 30 de junho.

A informação é do presidente estadual do DEM,deputado Elio Rusch. “Devemos conversar com os

demais partidos que vão integrar a coligação como governador para verificarmos se faremos a con-venção no mesmo dia ou em datas diferentes.Tudo isso ainda será objeto de discussão daquipara frente”, declarou, ontem (05), ao O Presente.

De acordo com o parlamentar, o Democratasnão terá nenhuma dificuldade em renovar a alian-ça com o PSDB para as eleições no Paraná, atéporque os partidos já são aliados há muitos anos.Sobre coligação na proporcional, o dirigente men-ciona que a formação das chapas é outro assuntoque ainda precisa ser debatido e segue indefinido.

Minoria ampliada?O posicionamento do vereador João Marcos Gomes, que

votou na sessão de ontem (05) pela inclusão de emenda propostapelo colega Marcio Rauber em um polêmico projeto da Prefei-tura de Marechal Cândido Rondon, que prevê a criação decargos de assessor jurídico no Executivo, fez o vereador ElmirPort tecer um comentário que levou os demais parlamentares aosrisos: “A minoria antes era formada por dois vereadores (Elmire Marcio), agora parece que três e quem sabe depois quatro...”,declarou, quebrando o gelo em meio a uma sessão tensa.

Cenário preocupanteO que era uma situação tranquila pode-se dizer que começa a

ficar preocupante. A cada pesquisa divulgada o quadro se com-

plica para a presidenta Dilma Rousseff (PT). No fim de sema-

na, foi divulgada pesquisa Sensus que mostra que se as elei-

ções fossem hoje haveria segundo turno. Quadro que parecia

distante há algumas semanas.

Conforme o levantamento, Dilma teria 35% das intenções de

votos, o senador tucano Aécio Neves (MG) teria 23,7% e o ex-

governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), teria 11%,

votos brancos e nulos e não sabe ou não respondeu somou 30,4%.

Juntos, Aécio e Campos têm 34,7% dos votos, praticamente a

mesma porcentagem de Dilma (diferença de 0,3%).

Segundo turnoNas projeções de segundo turno numa eventual disputa entre

Dilma e Aécio, a petista aparece com 38,6% e o tucano com 31,9%. Se

a disputa for contra Eduardo Campos, a presidenta registra 39,1% e

o ex-governador de Pernambuco 24,8%.

RejeiçãoA pesquisa traz ainda os índices de rejeição dos principais presi-

denciáveis. Do total de entrevistados, 42% afirmaram que não vota-

riam em Dilma de jeito nenhum. Já a taxa de rejeição de Eduardo

Campos ficou em 35,1% e a de Aécio Neves em 31,1%.

A pesquisa do Instituto Sensus está registrada no Tribunal Supe-

rior Eleitoral (TSE) sob protocolo nº BR-00094/2014. A mostra foi

realizada com dois mil entrevistados, no período de 22 a 25 de abril,

em todo o Brasil. A margem de erro é de 2,2%.

DATASPRÉ-

AGENDADASAutoridades e lide-

ranças de Marechal

Cândido Rondon já

estão reservando na

agenda os dias 27 e 28

deste mês. Nestas da-

tas estão previstas

duas importantes so-

lenidades no municí-

pio: uma para entrega

do título de Cidadão

Honorário ao presi-

dente da Federação do

Comércio do Paraná

(Fecomércio-PR), Dar-

ci Piana. Na outra ha-

verá a tão aguardada

inauguração da uni-

dade do Senac em Ma-

rechal Rondon. Só não

está definido ainda,

pelo que se sabe, qual

cerimônia acontecerá

em qual dia.

Sessõesextraordinárias

A Câmara de Vereadores de Ma-rechal Cândido Rondon agendoupara hoje (06) e amanhã (07), às 17horas, sessões extraordinárias. Oobjetivo é votar projetos em segun-da e terceira discussões que trami-tam em regime de urgência.

SaneamentoAcontece hoje (06), às 10 horas, no Palácio

do Planalto, a cerimônia de assinatura decontratos para a realização da terceira etapadas ações de saneamento do PAC 2. O progra-ma, coordenado pela Fundação Nacional deSaúde (Funasa) e que beneficia municípiosbrasileiros com menos de 50 mil habitantes,contemplará 57 cidades do Paraná. Dentreelas estão Guaíra, Mercedes, Marechal Cân-dido Rondon, Medianeira, Ouro Verde doOeste, Quatro Pontes, Santa Terezinha doItaipu e Vera Cruz do Oeste.

Sa

nd

ro

Na

sc

ime

nto

/Ale

p

04 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Renan recorre ao STFcontra CPI da Petrobras

Presidente do Senado diz que ministra Rosa Weber cometeu"grave ingerência" ao barrar investigação mais ampla

SENADO

Somos todos...No longo pronunciamento do dia 1º de maio, da presidente Dilma

Rousseff à Nação, acusado de eleitoreiro pela oposição, se os benefici-ários do Bolsa Família tiveram alguma coisa a comemorar por teremaumento de 10%, superior à inflação oficial, nenhuma referência mere-ceram os que recebem salário-mínimo, cujo poder de compra tem sofridoconstantes defasagens. Igualmente não foi feita menção ao reajuste dasaposentadorias (5,7%), índice inferior à referida inflação oficial de quase6,5%. Isso se abstraído o fato de que nas prateleiras de supermercadose farmácias o custo de vida está bem mais alto. São estranhos critériosque sempre vêm em prejuízo do brasileiro trabalhador. A coluna já se referiuao fato de, a mesma instituição governamental que autoriza aumentosaos planos de saúde, ter concedido um injustificado aumento de 13% aoplanos individuais. Sob que alegação, ninguém sabe! Isso, ao mesmotempo em que uma emenda do líder do PMDB, Eduardo Cunha, passa naCâmara e no Senado, enrustida numa MP do governo que trata de assuntocompletamente diverso, reduzindo substancialmente as multas a quetais plano estavam sujeitas por mau atendimento do usuário. Não foi umareduçãozinha: coisa de milhões de reais. A pergunta que cabe: que levaum parlamentar a ter um gesto de “generosidade” como esse queprejudica centenas de milhares de brasileiros que recorrem aos planosde saúde pela absoluta incompetência do governo em oferecer umatendimento médico de qualidade, já embutido na fantástica cargatributária brasileira? Por essas e outras, fica a impressão de que tal gestode Eduardo Cunha deveria merecer uma investigação do MinistérioPúblico, do Tribunal de Contas da União e da Polícia Federal. Não foicertamente nos “belos olhos” dos dirigentes de tais “planos de saúde” quea ideia foi originada. De outro modo, não será surpresa que, a exemplo doque aconteceu com a frase de Neymar sobre a manifestação de racismo,outra passe a frequentar a internet: “Somos todos palhaços”.

Em choqueVem aí mais um assunto para ser passado a limpo: um furo bilionário

no plano de Previdência dos Correios deve ocupar espaços nas discus-sões parlamentares em Brasília. Mais material para a oposição!

Molecagemlegislativa

O mais curioso no episódio

acima descrito é que “para não

atrasar a tramitação da MP gover-

namental em que Eduardo Cunha

inseriu a emenda que livra os pla-

nos de saúde de multas milioná-

rias”, a Câmara deixou passar.

Igualmente no Senado a justifica-

tiva foi de que “a presidente Dilma

pode aprovar a MP com restrição

dessa emenda”. Uma molecagem

legislativa que deixa a presidente

em situação complicada, no mo-

mento em que um setor financei-

ramente importante como esse

pode se colocar contra ela.

Notíciaalviçareira

Num país em que há o predo-

mínio de notícias compromete-

doras, em que pouco se investe

em pesquisa, a informação de

que uma tecnologia desenvolvi-

da em laboratórios de Curitiba

está prestes a revolucionar o di-

agnóstico de doenças do sangue

merece ser comemorada. Tão logo

a nova técnica seja implantada,

cinco tipos de testes para diag-

nosticar doenças serão substitu-

ídos por um único exame. Um

método que, segundo as poucas

informações ainda divulgadas, re-

úne baixo custo e portabilidade,

permitindo ser levado a comuni-

dades mais distantes.

Caminhoda galhofa

As exigências da Fifa agora

são mais sentidas pelos morado-

res e comerciantes ao redor da

Arena atleticana, que tantos trans-

tornos já sofreram com as intermi-

náveis obras da Copa. Fazendo

“letra morta” o direito constituci-

onal de ir e vir, os moradores da

região precisam cadastrar-se para

poderem ter acesso a suas resi-

dências em dias dos “importantes

jogos” que ali serão travados. Aces-

so aos hospitais da região (um

deles referência em tratamento a

crianças) terá que ser feitos a pé.

Comerciantes numa área de dois

quilômetros não poderão comer-

cializar produtos que conflitem

com o dos patrocinadores da Copa.

Se vivo estivesse, Sérgio Porto, o

“Stanislaw Ponte Preta”, diria: “Es-

tamos caminhando para o perigo-

so caminho da galhofa”!

Briga políticaUm entre os temas que cer-

tamente irão monopolizar os de-

bates eleitorais deve ser a difi-

culdade interposta ao Paraná na

obtenção de empréstimos naci-

onais e internacionais. O candi-

dato à reeleição Beto Richa insis-

tindo na tese de que apesar decontar neste período com inédi-

tos três ministros, o Paraná ne-

nhum benefício obteve; bem ao

revés! Já os próprios, Gleisi Ho-

ffmann à frente, tentarão mos-

trar que foi a incapacidade dogoverno em cumprir a Lei de

Responsabilidade Fiscal que

impediu o acesos a tais recur-

sos. Uma única certeza: o grande

prejudicado foi o povo pela não

realização de projetos que me-

lhorariam suas vidas.

O presidente do Senado, Re-nan Calheiros (PMDB-AL), en-trou ontem (05) com um recursono Supremo Tribunal Federal(STF) contra a decisão da minis-tra Rosa Weber que determinoua instalação de uma ComissãoParlamentar de Inquérito (CPI)no Senado para investigar ex-clusivamente denúncias de ir-regularidades na Petrobras.

Segundo o documento assi-nado pelos advogados do Sena-do, a deliberação sobre o con-teúdo de uma CPI é um assuntointerno do Congresso. O textoafirma que a decisão de Rosa"cuida-se de inadmissível e gra-ve ingerência de um Poder so-bre o outro, sem o mínimo derespaldo" da Constituição."Subtraiu-se do legislativo quedeliberasse e decidisse sobre aquestão. [...] O Congresso Naci-onal possui autonomia paradispor sobre o exercício de suas

competências no âmbito inter-no, autonomia essa que não épassível de controle por outropoder ou órgão público".

A oposição recorreu ao Su-premo para garantir que a CPIfosse instalada para tratar ape-nas das suspeitas envolvendo aestatal e sem incluir obras degovernos estaduais do PSDB e doPSB. Para tentar enfraquecer aCPI e constranger adversários, oPlanalto defendia que a CPI tam-bém investigasse acusações decartel em obras do metrô de SãoPaulo durante governos do PSDBe ilegalidades no Porto de Suapeenvolvendo a gestão do PSB.

No entendimento de Renan,não há impedimento para que nacriação de uma CPI seja estabele-cido que a investigação trate detemas sem relação direta. "Não seextrai de qualquer dispositivo daConstituição que poderia haverdireito subjetivo, líquido e certo

de parlamentares da minoriaem ver instaurada imediata-mente a CPI, à revelia do proce-dimento previsto no regimentointerno da Casa e para apura-ção exclusivamente de fatos quelhes conviessem, investigaçãoseletiva", disse. E completou: "aexigência de conexão entre fatosdeterminados se dá apenas paraCPI já instalada, não podendoser exigido tal requisito no mo-mento de criação de uma CPI.Não há que se falar em conexãoentre fatos no momento da cri-ação de uma CPI".

Apesar do recurso, o presi-dente do Senado deve se reunirhoje (06) com líderes do Senadoe da Câmara para tratar doinício das investigações da Pe-trobras. Ele anunciou semanapassada que vai liberar a ins-talação de duas CPIs: uma noSenado e outra mista, com de-putados e senadores.

Oposição pede que TSE multeDilma por campanha antecipada

A oposição ingressou ontem(05) com duas ações no TribunalSuperior Eleitoral (TSE) contra apresidenta Dilma Rousseff (PT)por propaganda eleitoral ante-cipada. DEM e PSDB acusam apresidenta de ter convocadocadeia nacional de rádio e TV nasemana passada, véspera do Diado Trabalho, para anunciarmedidas de olho em sua reelei-ção ao Palácio do Planalto.

Os oposicionistas tambémvão ingressar com uma tercei-ra ação contra Dilma na Procu-radoria Geral da República(PGR), em que vão acusá-la deimprobidade administrativapor divulgação de "propagan-da ilegal".

Os oposicionistas afirmamque, na Justiça Eleitoral, Dilmatem que responder por propa-ganda eleitoral antecipada por-que a legislação veda a convoca-ção de cadeia de rádio e TV paraa divulgação de atos que "deno-tem propaganda política ou ata-ques a partidos políticos e seusfiliados ou instituições". O artigofoi acrescentado à Lei Eleitoral esteano, depois que o Congresso apro-vou a chamada "minirreformaeleitoral". A lei foi sancionadapela presidenta Dilma.

Presidente do DEM, o sena-dor José Agripino Maia (DEM-RN) disse que a presidenta des-respeita uma lei que foi sancio-

nada por ela própria. "São agres-sões da presidente ao que a leifala. Como uma política de valo-rização do salário mínimo vaicontinuar se ela pode não serreeleita? Como ela promete algoque não sabe se vai poder cum-prir?", questionou o senador.

Além da presidenta, a açãodo PSDB na Justiça Eleitoralmira o secretário de Comunica-ção da Presidência, ThomasTraumann, que seria um dosresponsáveis por elaborar opronunciamento.

Dilma usou a cadeia nacionalde rádio e televisão do Dia doTrabalho para anunciar um "pa-cote de bondades" - como o au-mento de 10% no valor do BolsaFamília, a correção na tabela doImposto de Renda na Fonte de4,5% em 2015, além da promessade manter a política de valoriza-ção real do salário mínimo apartir de 2016.

Pedido de votoPara o PSDB, a presidenta usou

o pronunciamento para fazer ata-ques a adversários políticos, apro-veitou-se para veicular propos-tas de um futuro governo e fezpedido explícito de voto, condu-tas que ferem a legislação eleito-ral. "Houve propaganda eleitoralno pronunciamento da senhorapresidente, na medida em queocorreu veiculação de manifesta-

ção em período vedado por lei.Tal pronunciamento levou aoconhecimento geral, a candida-tura pública e notória da repre-sentada, além de identificar asações políticas que pretendedesenvolver. Acresce que a re-presentada se posicionou comomais apta a exercer o mandatode presidente da República, in-clusive ao atacar, incisivamen-te, seus adversários", diz a re-presentação assinada pelo co-ordenador jurídico nacional doPSDB, deputado Carlos Sampaio(PSDB-SP), e advogados do par-tido. No texto, os tucanos pedemque a presidenta Dilma sejamultada e impedida de utilizarpronunciamentos para finali-dade eleitoral.

Na outra representação queserá encaminhada à PGR, aoposição afirma que a propa-ganda eleitoral fora do períododeterminado pela legislaçãotambém caracteriza a práticade improbidade administrati-va, ao ferir os princípios da"impessoalidade e do dever delealdade" com a ConstituiçãoFederal. "Ao pessoalizar os atosde governo, a presidente Dil-ma esquece que o patrimôniopúblico pertence ao povo bra-sileiro e não a ela própria e aseu grupo político. Isso é in-constitucional, ilegal e imoral",afirmou Sampaio.

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 GERAL

IBGE retoma divulgação da Pnad ContínuaPesquisa sobre o mercado de trabalho será mantida após crise que abalou o órgão

Após a crise institucionalque abalou o órgão, a direçãodo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE)voltou atrás e decidiu mantero calendário original da PnadContínua, nova pesquisa so-bre mercado de trabalho emâmbito nacional.

Em reunião ontem (05)com o Conselho Diretor doIBGE, a diretora de Pesquisasem exercício, Zélia Bianchini,informou que a tabulação dos

resultados da pesquisa refe-rentes ao primeiro trimestrede 2014 está em fase de finali-zação, o que permite a divul-gação dos dados de empregono dia 03 de junho.

"Diante disso, o ConselhoDiretor, por unanimidade, re-viu sua decisão anterior emanteve o calendário inicialde divulgações da pesquisa",diz o IBGE, em nota. A dire-tora também afirmou que osestudos para estimar a renda

VOLTA ATRÁS

domiciliar per capita estão sen-do realizados a fim de cum-prir, já em 2015, a lei quealterou a regra de distribui-ção do Fundo de Participaçãodos Estados, de 2013.

O pedido de informaçõesde senadores e a contestaçãodeles sobre as margens de errodiscrepantes entre os Esta-dos - o que poderia gerarcontestações na Justiça - fo-ram o estopim da crise noIBGE. É que, após o pedido, a

presidente do IBGE, Wasmá-lia Bivar, e a maioria do con-selho decidiu interromper asdivulgações. A alegação deBivar era que não havia pes-soal suficiente para rever oindicador de renda e prepa-rar os dados coletados para adivulgação.

O corpo técnico reagiu àdecisão. Duas diretoras con-trárias à decisão pediram exo-neração e 18 coordenadorescolocaram seus cargos à dis-

posição. O grupo da área deemprego e rendimento se com-prometeu a formular uma cro-nograma de trabalho para fa-zer os estudos sobre a rendae uma proposta para mantero calendário de divulgações -que estava suspenso até ja-neiro de 2015.

Esse cronograma seráapresentado hoje (06) à dire-ção do IBGE, junto com osestudos sobre o rendimentoper capita.

Manifesto “socialista” do PSBdeve ser alterado até junho

Após polêmica em torno doestatuto do Partido SocialistaBrasileiro (PSB), o pré-candi-dato à Presidência EduardoCampos disse ontem (05) queo debate sobre o manifestodo partido foi feito a seu pe-dido e que a mudança deveráocorrer até 10 de junho,quando ocorrerá a conven-ção partidária.

“Estamos preparando o pro-grama de governo que tem cla-ros compromissos com a or-dem econômica que está aí, coma estabilização da economia. E,nesses encontros, nós temosinteresse de fazer esse debatepara mudar o nosso progra-ma”, afirmou Campos, duran-te visita a Belo Horizonte.

Ele declarou ainda que “a

nossa posição é de respeito aum documento histórico dopartido e as nossas posiçõessobre essa matéria já estãoclaramente colocadas nos pro-gramas que nós apresenta-mos para o Brasil na nossaposição na Assembleia Naci-onal Constituinte (em 1988) enas nossas posições no Con-gresso Nacional”.

O ex-governador de Per-nambuco pediu também quea história do seu partido fos-se “respeitada” porque ela“fala por si só”. “É uma certaforçada de barra querer le-vantar um debate desse. Va-mos respeitar a história donosso partido. A história e avida do nosso partido falampor si só”, afirmou sobre a

mudança do estatuto, às vés-peras da eleição de 2014.

Trechos do manifesto de 1947defendem a “socialização dosmeios de produção” e limites àpropriedade privada, o quepreocupava a pré-campanhade Campos. “Estamos falandode um manifesto de 1947, umdocumento histórico do parti-do, em outras circunstâncias.Ali em 1947 nosso partido já secolocava contra a polarizaçãodos que viviam a chamada Guer-ra Fria”, disse Campos.

Esses trechos são alvos deataques contra o partido nainternet, o que levou o coor-denador de comunicação dapré-campanha, Alon Feu-erwerker, a enviar e-mail aCampos sobre o tema.

Mercado volta a reduzir estimativa de alta do PIBA previsão de crescimen-

to da economia brasileira em2014 recuou de 1,65% para1,63% na pesquisa Focus doBanco Central divulgada on-tem (05). Há quatro sema-nas, a expectativa era de1,63%. Para 2015, a estimati-va de expansão caiu de 2%para 1,91%.

A projeção para o cresci-mento do setor industrialem 2014 apresentou, no en-tanto, recuo de 1,40% para1,21%. Para 2015, economis-tas mantiveram estável a pre-visão de 2,65%. Quatro se-manas antes, a Focus apon-tava estimativa de expansãode 1,50% para 2014 e de 3%em 2015 para o setor.

Os analistas reduziram de34,85% para 34,80% a previ-são para o indicador que

mede a relação entre a dívi-da líquida do setor público eo Produto Interno Bruto(PIB) em 2014. Há quatrosemanas, estava em 34,80%.Para 2015, segue em 35% háduas semanas.

CONTACORRENTE

O mercado financeiro ele-vou a previsão para o défi-cit em transações correntesem 2014. A pesquisa mostraque a mediana das expectati-vas de saldo negativo na con-ta corrente este ano passoude US$ 77,10 bilhões paraUS$ 78,60 bilhões. Para 2015,a previsão de déficit nas con-tas externas ficou estável emUS$ 75,60 bilhões - mesmovalor há três semanas. Háquatro semanas, o déficit

estava em US$ 76 bilhõespara 2014 e em US$ 75,30bilhões para 2015.

Na mesma pesquisa, eco-nomistas reduziram ligeira-mente a estimativa de superá-vit comercial em 2014 emUS$ 3,02 bilhões para US$ 3bilhões. Quatro semanas an-tes, estava em US$ 4 bilhões.Para 2015, a projeção se mante-ve em US$ 10 bilhões, mesmovalor de nove semanas atrás.

A pesquisa mostrou ain-da que as estimativas para oingresso de Investimento Es-trangeiro Direto (IED), aque-le voltado ao setor produti-vo, ficou estável em US$ 60bilhões em 2014 pela terceirasemana consecutiva. Para2015 segue em US$ 55 bi-lhões, mesmo valor registra-do há nove semanas.

Cai oferta de emprego naconstrução civil em março

Depois de se manter em altanos meses de janeiro e feverei-ro, o nível de emprego no setorda construção civil diminuiu0,10%, em março sobre feverei-ro, segundo a pesquisa do Sin-dicato da Indústria da Constru-ção Civil do Estado de São Pau-lo (SindusCon-SP ) e da Funda-ção Getulio Vargas (FGV). Dascinco regiões do país, apenas oSul indicou elevação, empre-gando 0,39% mais pessoas doque em fevereiro, com a aber-tura de 1.958 vagas.

A redução do índice foi con-siderada atípica para o período.“Na construção civil, a queda doemprego em um mês como mar-ço não é usual. Entretanto, écedo para dizer que isso seráuma tendência para os próxi-mos meses”, disse, por meio denota, o presidente do Sindus-Con-SP, Sergio Watanabe.

Na comparação com marçodo ano passado, porém, houvecrescimento de 1,27%, e no acu-mulado do trimestre, alta de 1,65%,com a criação de 57,1 mil postos detrabalho. O número de pessoasempregadas somou 3,5 milhões.

Watanabe observou que,

enquanto alguns Estados eli-minaram vagas, outros ampli-aram as contratações, comofoi o caso de São Paulo, ao queele atribuiu à finalização dasobras por conta da Copa doMundo e também aos empre-endimentos residenciais.

Já nas regiões do país, oNorte reduziu as oferta em0,15%, eliminando 321 postosde trabalho; o Nordeste tevequeda de 0,48%, com o corte de3.639 empregos; o Sudeste di-minuiu 0,06%, com 1.055 vagassuprimidas; e, no Centro-Oes-te, houve recuo de 0,18%, equi-valente a 542 contratações amenos do que em fevereiro.

O SindusCon-SP tambémdivulgou ontem (05) a pesquisaconjunta com a FGV sobre oCusto Unitário Básico (CUB) daconstrução civil, que teve ele-vação de 0,15% em abril sobremarço e um avanço acumuladono quadrimestre de 0,51%, como valor do metro quadrado emR$ 1.105,20. Em 12 meses, o va-lor aumentou 7,42%. Na compa-ração com março, a mão deobra ficou 0,03% mais cara e osmateriais de construção, 0,35%.

OMS declara emergênciamundial de poliomielite

A Organização Mundial de Saúde(OMS) declarou ontem (05) emergên-cia sanitária mundial diante do númerocrescente de contaminações por po-liomielite em pelo menos dez países daÁsia, da África e do Oriente Médio.Segundo a OMS, os contágios podemcrescer nos próximos meses e atra-palhar os esforços de quase três dé-cadas para erradicar a doença.

De janeiro a abril deste ano, 68casos já haviam sido confirmados,contra 24 em igual período do anopassado. A agência descreveu o atu-al surto de pólio na Ásia, na África e noOriente Médio como um “evento extra-ordinário” que exige uma respostainternacional coordenada. É a primeiravez que a entidade faz esse tipo dealerta para a doença.

A preocupação maior é com pa-íses que antes estavam livres dapólio e que, por conta de guerrascivis e conflitos internos, apresen-tam uma dificuldade maior de contero vírus, como Síria, Somália e Iraque.As demais nações atingidas sãoPaquistão, Nigéria, Etiópia, Afega-nistão, Guiné Equatorial, Camarões eQuênia. “Até que seja erradicada, apólio continua a se espalhar interna-cionalmente, encontrando e parali-sando crianças susceptíveis”, disseo médico Bruce Always, que lidera aequipe de combate à doença na OMS.A pólio é mais comum em crianças deaté cinco anos e é mais frequente-mente transmitida por meio de águainfectada. Não há cura específica,mas existem várias vacinas.

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Portabilidade de créditodeve estimular concorrência

Desde ontem (05) estão em vigor novas regras paratransferir empréstimos e financiamentos de um banco

para outro que ofereça melhor taxa de juros

INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Estão em vigor desde ontem(05) as novas regras para trans-ferir os empréstimos e financi-amentos de um banco para ou-tra instituição financeira queoferecer melhor taxa de juros.Trata-se da chamada portabi-lidade do crédito, que tambémvale para operações de leasing(arrendamento mercantil).

As novas regras foram re-gulamentadas pelo ConselhoMonetário Nacional (CMN) nofinal do ano passado, mas sóentraram em vigor agora e va-lem para todo tipo de crédito:consignado, crédito pessoal,financiamento de imóveis e deautomóveis, entre outros, e atémesmo aqueles com recursosdo Fundo de Garantia porTempo de Serviço (FGTS). Oobjetivo da medida é incenti-var a concorrência entre osbancos e possibilitar uma re-dução na taxa de juros cobra-da nas operações.

As entidades de defesa doconsumidor avaliam que asnovas regras garantem maiortransparência e segurança nastransações, uma vez que pa-droniza os procedimentos e fixaprazos para troca de informa-ções entre os bancos.

Pelas normas, tudo será feitoeletronicamente pelos bancossem custo adicional. As institui-ções financeiras terão o prazo decinco dias para fazer uma con-traproposta ao cliente que esti-ver querendo sair. Os bancosestão proibidos de cobrar oscustos da transferência. Massomente a taxa de juros pode seralterada: prazo e valor da ope-ração original devem ser manti-dos. “A norma torna mais céleree transparente um processo que

até então não tinha ampla di-vulgação e muitas vezes se tor-nava num calvário para o con-sumidor”, afirmou a economis-ta do Instituto de Defesa do Con-sumidor (Idec), Ione Amorim.

MEDIDA“IMPORTANTÍSSIMA”

A coordenadora institucio-nal da Associação Brasileira deDefesa do Consumidor (Protes-te), Maria Inês Dolci, acreditaque a portabilidade do créditoterá um “impacto bom” em ter-mos de taxas de juros, e outroscustos, cobrados pelos bancos.

A representante da Protestetambém avaliou que a portabi-lidade do crédito é “importan-tíssima” para o consumidor elembrou que, teoricamente, amedida deveria ter entrado emvigor em 2006. “A lei existe des-de 2006, porém as instituiçõesnão estavam atendendo ao con-sumidor que estava querendofazer a portabilidade do créditoimobiliário por diversas razões.As instituições estavam resis-tentes. Diziam que a burocraciaera do banco tomador. Haviaum entrave entre as institui-ções e, também, a cobrança docartório. Com as novas regras(do CMN), certamente os ban-cos não vão ter mais desculpaspara adiar a portabilidade”,declarou ela.

CRÉDITO IMOBILIÁRIONa visão de Maria Inês Dolci,

o maior benefício da medida épara quem pegou crédito paracompra da casa própria (imobi-liário) - que envolve emprésti-mos de maior valor. “Com essanova regra, vai ter uma procuragrande. É claro que vai haver, noinício, uma procura maior pelo

consumidor. O mercado estavamuito aberto para vendas, o se-tor imobiliário cresceu muito, oconsumidor adquiriu imóveis,essa é possibilidade de o consu-midor fazer a transferência pa-gando menos”, avalia.

COMPARAÇÃODE TAXAS

A coordenadora institucio-nal do Proteste, assim como oBanco Central, recomenda queas pessoas realizem a compa-ração entre as taxas oferecidascom base no chamado CustoEfetivo Total (CET) das opera-ções. O CET engloba, além dataxa de juros da operação, tari-fas, impostos, seguros e outrasdespesas cobradas dos clien-tes. Ela lembrou que, no caso docrédito imobiliário, também hácusto com cartórios.

Antes de realizar a portabi-lidade, de acordo com o BC, ovalor do CET é a “forma maisfácil de comparar os valores dosencargos e despesas cobradospelas instituições”. Segundo aautoridade monetária, o clien-te também deve verificar “to-das as condições” do novo con-trato para que essa transferên-cia seja realmente vantajosa.

Maria Inês Dolci observa quea comparação não é simples. “Éimportante que o consumidortenha junto aos bancos asopções para fazer a portabilida-de. Tem de ser por escrito. Parater como comparar. Uma pro-posta formal para que ele possacomparar, analisar. Tem que veros custos envolvidos de formaque ele possa estar fazendo umaportabilidade adequada, atépara ser vantajosa”, declarou arepresentante do Proteste.

ONS prevê permanência de“recessão” nos reservatórios em maio

O Operador Nacional do Sis-tema Elétrico (ONS) prevê a “per-manência da recessão” das ener-gias naturais afluentes (ENAs)para todo o mês de maio emtodos os subsistemas, exceto oSubsistema Sul, cuja previsãode afluência (capacidade deágua armazenada para trans-formar em energia elétrica) émaior do que as ocorridas nomês passado. Apesar da consta-tação, a previsão é que, para ossubsistemas Sul e Norte, os re-servatórios deverão “ficar aci-

ma da média histórica”. O índiceENA é usado para definir a ten-dência hidrológica do sistema eo custo futuro da energia.

As estimativas constam doSumário Executivo do ProgramaMensal de Operação (PMO) paraa primeira semana de maio (03 a09). O PMO da primeira semanade maio prevê, comparativamen-te à da semana imediatamenteanterior, a diminuição nos reser-vatórios de todos os subsistemas,exceto no Sul. Os dados divulga-dos pelo ONS indicam que os re-

servatórios do Subsistema Sudes-te/Centro Oeste (SE/CO) fecharamabril em 38,8% de sua capacida-de; o Subsistema Nordeste em43,6%; o Sul em 50,43%; e o Subsis-tema Norte, o de maior folga, em90,5% de sua capacidade.

As previsões para a primeirasemana de maio, feitas pelo Ope-rador Nacional do Sistema Elé-trico, indicam a ocorrência dechuvas de fracas a moderadasnas bacias hidrográficas da re-gião Sul e chuvas fracas isoladasnas bacias da região Sudeste.

Nesta nossa conversa, quero hoje reprisar algumas questões queapresentei em meu pronunciamento do Dia do Trabalhador. Emprimeiro lugar, afirmo que não tenho dúvidas de que um país queconsegue vencer a luta pelo emprego e pelo salário nos dias difíceisque a economia internacional atravessa, é capaz de vencer muitosoutros desafios.

Nosso governo tem o signo da mudança e, junto com vocês, vamoscontinuar a promover todas as mudanças necessárias. O que significacontinuar a luta contra todo tipo de dificuldades e incompreensões.E quais são essas mudanças? São aquelas reformas que aperfeiçoama política, que combatem a corrupção, que aumentam a transparên-cia, que fortalecem a economia e melhoram efetivamente a qualidadedos serviços públicos.

Acabo de assinar uma medida provisória corrigindo a tabela doImposto de Renda, para favorecer aqueles que vivem da renda doseu trabalho. Isso vai significar um importante ganho salarialindireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador. Assinei tambémum decreto que atualiza em 10% os valores do Bolsa Famíliarecebidos por 36 milhões de brasileiros beneficiários do Brasilsem Miséria, para assegurar que todos continuem acima da linhada extrema pobreza definida pela ONU.

Anuncio igualmente meu compromisso de continuar a política devalorização do salário-mínimo, que tantos benefícios vem trazendopara milhões de brasileiros e que tem sido um instrumento efetivo paraa diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida socialque ainda temos com os nossos trabalhadores mais pobres. Algumaspessoas reclamam que o nosso salário-mínimo tem crescido mais doque devia. Para elas, um salário-mínimo melhor não significa maisbem-estar para o trabalhador e sua família. Essas pessoas dizem quea valorização do salário-mínimo é um erro do governo e, por isso,defendem a adoção de medidas duras, sempre contra os trabalhado-res. Nosso governo, porém, nunca será o governo do arrocho salarial,nem o governo da mão dura contra o trabalhador. Será sempre ogoverno do crescimento com estabilidade, do controle rigoroso dainflação e da administração correta das contas públicas.

Nos últimos 11 anos, tivemos o mais longo período de inflaçãobaixa da nossa história. Foi também o período histórico em que maiscresceu o emprego e em que o salário mais se valorizou. Nesse período,o salário do trabalhador cresceu 70% acima da inflação, geramos maisde 20 milhões de novos empregos com carteira assinada, sendo que 4,8milhões no atual governo. Nesse mesmo período também conseguimosa maior distribuição de renda da história do Brasil.

Quero reafirmar o compromisso do meu governo no combateincessante à corrupção. O que pode envergonhar um país não écombater a corrupção, é varrer tudo para baixo do tapete. O Brasil jápassou por isso no passado e os brasileiros não aceitam mais essahipocrisia. É com essa franqueza que quero falar da Petrobras. APetrobras é um símbolo de luta e afirmação do nosso país. É um dosmais importantes patrimônios do nosso povo. Por isso jamais vai seconfundir com atos de corrupção. O que tiver de ser apurado vai serapurado com o máximo rigor. Mas, como brasileiros que amam edefendem seu país, não podemos permitir que problemas sejamutilizados para tentar destruir a imagem da nossa maior empresa.

Vocês lembram dos pactos que nós firmamos, após as manifesta-ções de junho. Eles já produziram muitos resultados. O pacto pelaeducação gerou a lei que permitirá que a maior parte dos royalties edos recursos do pré-sal seja aplicada na educação. O pacto pela saúdeviabilizou o Mais Médicos, e em apenas seis meses já colocamos maisde 14 mil médicos em 3.866 municípios. O pacto pela mobilidadeurbana está investindo R$ 143 bilhões, o que permite a melhora dosistema viário e do transporte coletivo público nas cidades brasileiras.Precisamos ampliá-los muito mais. Além disso, é preciso tornarrealidade o pacto da reforma política. Sem uma reforma políticaprofunda não teremos condições de construir a sociedade que alme-jamos. Por isso encaminhei ao Congresso Nacional uma proposta deconsulta popular para que nosso povo possa debater e participar dareforma política. Sempre estive convencida que sem a participaçãopopular não teremos a reforma política que o Brasil exige. Por isso,além da ajuda do Congresso e do Judiciário, preciso do apoio de cadaum de vocês. Temos o principal: coragem e vontade política. E temosum lado: o lado do povo. E quem está do lado do povo pode até perderalgumas batalhas, mas sabe que no final colherá a vitória.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvida

pelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

A PROPÓSITO DOPRIMEIRO DE MAIO

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 ESTADO

Escolas devem informarsobre reposição de aulas

Mesmo que implique em uma defasagem entre o ano letivo eo ano civil, reposição dos dias letivos deve ser garantida

FAMÍLIAS DE ALUNOS

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Prazo para eleitor tirar o título pela primeira vez ou pedir transferência

de domicílio eleitoral termina na quarta.

Zero Hora (@zerohora)Jornal internacional Financial Times critica governo de Dilma.

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)Senador do PDT-DF

Quem se conforma com as coisas, só faz política para tirar proveito,o inconformado faz para mudar as coisas.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Criminoso percorre 100 metros com vaso até atingir e matar

o torcedor.

São Paulo supera Corinthians e tem a maior receita entre osclubes em 2013.

UOL (@UOL)Após dez anos do programa "Luz Para Todos", um milhão continuam

sem energia no país.

Nível do Sistema Cantareira não para de cair há duas semanas echega a 10%.

Estadão (@Estadao)Olimpíada: COI afirma que 90% das obras do Rio não estão prontas.

PIB: analistas reduzem projeção para 2014.

Marcus Pestana (@marcus_pestana)Deputado federal do PSDB-MG

Os números não mentem, desastrosa política de Dilma para setorelétrico gera buraco na Eletrobras e pressiona Tesouro.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Recursos das eleições de 2012 ainda são julgados pelo TSE.

Portabilidade pode baixar juro do crédito imobiliário.

Veja (@Veja)Alckmin descarta racionamento de água até o fim de 2015.

Portugal sairá do programa de resgate da zona do euro apóstrês anos.

UFC: revanche entre Aldo e Mendes será em Los Angeles.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Dilma Rousseff reitera apuração rigorosa das denúncias de corrupção

na Petrobras.

Jornal Extra (@jornalextra)Bruna Marquezine e Neymar seguem namoro escondido pela internet.

PAC Brasil (@BrasilPAC)Aviação regional será fortalecida com investimentos de R$ 7,3

bilhões em 270 aeroportos.

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Vargas agora nega que Padilha tenha feito indicação.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Feliz com liderança "emblemática", Mano acha "muito cedo

para festejar".

Fernando Rodrigues (@FR_BSB)Jornalista da Folha de S.Paulo

Dilma, Aécio e Campos em campanha. CPI da Petrobras. Datafolhana 4ª e 5ª. O drive político da semana está no ar.

Portal R7.com (@portalR7)Campos critica menor crescimento da história republicana.

A Secretaria Estadual daEducação orienta os pais ouresponsáveis por alunos a pro-curar a escola do filho para es-clarecimentos sobre o calen-dário de reposição de aulas. Os32 Núcleos Regionais de Edu-cação verificarão o plano dereposição das escolas onde asatividades foram suspensasdevido à paralisação do Sindi-cato dos Professores.

O plano de reposição da es-cola, aprovado pelo Núcleo,deve ficar em local visível naescola para que todos tenhamconhecimento. Os representan-tes dos conselhos escolares, grê-mios estudantis e Associaçõesde Pais, Mestres e Funcionáriostambém devem acompanhar o

cumprimento legal da reposi-ção que será feita na escola.

A Lei 9.394/96 (Lei de Dire-trizes e Bases da Educação - LDB)determina, no mínimo, 800 ho-ras distribuídas em pelo menos200 dias letivos. A reposição dodia precisa ser com a presençado aluno na escola.

Mesmo que implique em umadefasagem entre o ano letivo e oano civil, a reposição dos diasletivos deve ser garantida. Pode-se avaliar o uso de feriados, re-cesso, sábados e domingos parase trabalhar com os alunos.

A reposição apenas de con-teúdo para os alunos, com ativi-dades de pesquisa, por exemplo,não contam como dia letivo, masatividades para cumprir o cur-

rículo. As escolas não podemutilizar os mesmos dias já pre-vistos no calendário escolar.

AULA NORMALMesmo com a paralisação,

em mais de 400 escolas as au-las transcorreram normal-mente. Para estes professoresnão haverá reposição de aula.O mesmo acontece com os fun-cionários que trabalharamsem interrupção.

Caso a escola não garanta oatendimento adequado a res-peito da reposição, a comuni-dade escolar pode entrar emcontato com a Ouvidoria doNúcleo Regional de Educação,ou pelo telefone 0800-419192 oupelo e-mail: [email protected].

Paraná disponibiliza vacinapalivizumabe para bebês prematuros

O Governo do Paraná insti-tuiu oito polos de aplicação domedicamento palivizumabe noEstado. O palivizumabe é indica-do para o tratamento preventivocontra infecções pelo Vírus Sinci-cial Respiratório (VSR) em bebêsprematuros, com cardiopatiacongênita ou doença pulmonarcrônica da prematuridade de acor-do com protocolo nacional.

A distribuição do palivizuma-be é de responsabilidade do go-verno federal, conforme portarianº 53/2012 do Ministério da Saúde.No entanto, o Governo do Paranávai disponibilizar imediatamenteas doses enquanto aguarda oenvio do lote a que o Estado temdireito pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria da Saúde já ins-truiu as equipes das regionaisquanto à solicitação, distribuiçãoe dispensação do medicamentoque foi incorporado ao Sistema

Único de Saúde (SUS).“Todos os pedidos protocola-

dos nas regionais de saúde serãoencaminhados ao Centro deMedicamentos do Paraná paraanálise e os pacientes que aten-derem os critérios de inclusãoserão agendados para receber aaplicação em um dos oito polos”,disse a superintendente de Aten-ção à Saúde da Secretaria daSaúde, Márcia Huçulak.

Ela explica que quem pres-creve o medicamento é o médicoassistente da criança, que devefazer o pedido mediante formu-lário específico disponível nasfarmácias das regionais, que seráavaliado pelo médico auditor.

Os polos de aplicação estãosendo estruturados em CampoLargo, Curitiba, Ponta Grossa,Francisco Beltrão, Cascavel, Ma-ringá, Londrina e Foz do Iguaçu.Eles ficarão responsáveis pela

aplicação segura e otimização dasdoses do medicamento, já que umfrasco pode atender até três cri-anças. Todas as doses aplicadasdeverão ser registradas na ca-derneta de vacinação da criança.

O medicamento será aplica-do entre abril e agosto, assegu-rando aos bebês a proteção noperíodo de maior circulação dovírus sincicial no Paraná.

PREVENÇÃO“Independente da criança ter

a indicação do palivizumabe, ospais ou responsáveis devem tercuidados redobrados com os re-cém-nascidos, garantindo umaventilação adequada dos ambi-entes, evitando aglomerações evisitas constantes, principalmen-te se o bebê estiver doente, elavando as mãos frequentemen-te”, explica a pediatra IolandaMaria Novadzki.

Copel inicia instalação de maisduas linhas de transmissão

A Copel iniciou a instalação deduas novas linhas de transmis-são no Paraná - uma na regiãoNorte, ligando as subestaçõesLondrina e Figueira, e outra noSudoeste, entre as subestaçõesFoz do Chopim e Salto Osório.Ambas irão operar em alta tensão(230 mil volts) e devem receberR$ 37 milhões em investimentos,valor que inclui também a ade-quação das subestações paraentrada dos novos circuitos. Aexpectativa é que os empreendi-mentos sejam concluídos até

março de 2015.Essa ampliação da chamada

Rede Básica - que inclui as insta-lações e linhas de transmissãode energia em alta tensão - devecontribuir para o intercâmbio ener-gético em larga escala entre asregiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste do Brasil, reduzindo o riscode déficit de energia em períodossecos nessas regiões. Os em-preendimentos estão previstos noPlano Decenal 2019, elaboradopela Empresa de Pesquisa Ener-gética (EPE) do Ministério de Mi-

nas e Energia.“A construção dessas duas

linhas integra um plano de inves-timentos na rede de transmissãoda Companhia que deve ultrapas-sar R$ 100 milhões somente em2014, no Paraná”, destaca o su-perintendente de Engenharia eObras de Geração e Transmis-são da Copel, Nilberto Lange Jr.“O objetivo é atender o aumentoda demanda por energia em to-das as regiões do Estado, con-tando com um sistema robusto ecada vez mais seguro”, emenda.

08 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Em 5 anos, frota de veículos flex aumenta 145% no ParanáÁLCOOL OU GASOLINA

Dados mostram que eles já são 28% da frota total paranaense

O número de veículos quefuncionam com álcool ou gaso-lina cresceu 145% nos últimoscinco anos no Paraná. Os da-dos, divulgados ontem (05) peloDepartamento de Trânsito doEstado (Detran), mostram queos veículos flex já são 28% dafrota total paranaense.

Levantamento mostra quesão cerca de 1,8 milhão de veícu-los com esse modelo de combus-tão no Estado. Destes, 80% sãocarros, 10% caminhonetes e 5%motos. A fabricação desse mo-delo de combustão no país co-meçou em 2003. “O crescimentoé reflexo da busca do usuáriopor opções mais baratas de com-bustíveis. De 2009 a 2014, a frotado Paraná cresceu 33%. São maisde 6,2 milhões de veículos emcirculação”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Apesar do crescimento,mais da metade dos veículoscadastrados no Estado aindafunciona apenas a gasolina -são 3,2 milhões de automóveis,motos e caminhonetes.

O número de veículos adiesel que entraram em circu-

São cerca de 1,8 milhão de veículos com esse modelo de combustão no

Estado. Destes, 80% são carros, 10% caminhonetes e 5% motos

Juliano Pedrozo/Detran

Aumenta o número de desalojados e afetados pela chuva no EstadoAumentou o número de

pessoas afetadas e desaloja-das pela chuva no Paraná,segundo um boletim divul-gado pela Defesa Civil aomeio-dia de ontem (05). Deacordo com o levantamento,3.254 pessoas ficaram desa-lojadas no Estado por causadas fortes chuvas que caíramentre a última quarta (30) equinta-feira (1º). No levan-

tamento anterior eram 2.166pessoas. Em todo o territórioparanaense, 18.712 pessoasforam afetadas pela chuva e1.142 casas foram danificadas.No boletim anterior, eram 11,5mil afetados pelos temporaise vendavais em 13 cidades.

Do total de desalojados, dezpessoas ainda estão em casasde familiares e amigos. O levan-tamento mostra também que

311 paranaenses ficaram desa-brigados e precisaram recorrera abrigos públicos por causadas chuvas.

Francisco Beltrão é o muni-cípio com o maior número deafetados pela chuva. A DefesaCivil informa que são 1,2 mildesalojados e 85 desabrigadosna região. Foz do Iguaçu foi acidade com mais casas danifi-cadas: 800. Os outros municípi-

os afetados são: Santo Antô-nio do Sudoeste e Bom Jesus doSul, que decretaram situaçãode emergência, além de Am-pere, Bom Jesus do Sul, Curiti-ba, Foz do Iguaçu, FranciscoBeltrão, Ponta Grossa, Pran-chita, Realeza, Salgado Filho,Salto do Lontra, Santa Izabeldo Oeste, Santo Antônio doSudoeste, São Miguel do Igua-çu e São Pedro do Iguaçu.

lação no Paraná nos últimoscinco anos também teve au-mento. Esse tipo de motor acombustão ficou atrás apenasdo flex em crescimento (31%) echega a 583 mil unidades. Hoje,a frota a diesel representa 9%do total, e é formada por cami-nhões em sua maioria (41%) ecaminhonetes (27%).

Já o número de veículos queoperam à base de álcool variouapenas 0,7% nos últimos cincoanos. Atualmente, são 403 milveículos, sendo 90% de carros e5% de caminhonetes.

Os veículos movidos a gaso-lina e a gás natural veicular(GNV), por sua vez, tiveramaumento de 6% entre 2009 e2014. Hoje, esses veículos so-mam 23 mil e estão cadastra-dos metade na Capital e metadeno interior do Estado.

BRASILDados da Associação Naci-

onal de Veículos Automotores(Anfavea) apontam que, em2013, a média de novos veículoscomercializados movidos aálcool e gasolina foi de 88,5%.

TOP 2016

Com apoio do Estado, jovens atletas sonham mais altoO PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 ESTADO

Programa começou em 2011 com investimento de R$ 625 mil, para 250 bolsistas.Hoje atende 1,5 mil atletas, com recursos que chegam a R$ 10 milhões

Ganhar campeonatos e dispu-tar as Olimpíadas de 2016 é o sonhode muitos atletas paranaenses. Em2011, Gabriel Sidney, 16 anos, rece-beu um incentivo a mais para dis-putar torneios nacionais e interna-cionais e se destacar no tênis. Ga-briel treina desde os seis anos deidade e foi enquadrado no progra-ma do Governo do Estado “Talen-to Olímpico do Paraná - TOP 2016.

Gabriel, que pensa em se pro-fissionalizar no esporte, diz que ameta agora é treinar com intensi-dade para as próximas Olimpía-das. “Qualquer incentivo nestafase é muito importante porquecusta muito caro viajar para tor-neio”, contou.

Aos 12 anos, ele ficou em 3°lugar no Sulamericano por equipeda Colômbia. Aos 14, Gabriel foicampeão na mesma modalidadee agora, aos 16 anos, ele conquis-tou a final da Copa Gerdau; foi

campeão no Banana Bowl - um dosmaiores torneios de tênis da sériejuvenil da ITF (International Ten-nis Federation) e ficou entre ostrês finalistas do Prêmio OrgulhoParanaense, maior honraria doesporte no Paraná. “Às vezes, du-rante o treino, penso em todosque estão apostando em mim e nabolsa que recebo do TOP. Isso memotiva para as Olimpíadas”, com-pletou Gabriel.

O governador Beto Richa res-salta que o TOP 2016 foi criadocom o objetivo de manter os atle-tas no Paraná. “Muitos iam parafora treinar e saíam campeõespor outros Estados, sendo para-naenses. Mudamos essa realida-de e hoje temos os melhores atle-tas morando e treinando em seuEstado de origem”, declara.

Maiara Cristina Basso, 18, jogavôlei há quatro anos e em 2014 seenquadrou no programa. Mora-dora de Palotina, ela diz que abolsa ajuda nas despesas de lo-comoção e na compra de roupase tênis para treinar. “Com o in-centivo financeiro, eu me esforçomuito mais para conseguir umavaga na Seleção Brasileira”, con-ta Maiara, que já foi campeã dosJogos Escolares na categoria B;ficou em 3° lugar no campeonatoda Juventude e no campeonatoparanaense; e conquistou o 4°lugar no campeonato brasileiro.

Pelo programa, o Governo doParaná garante auxílio financei-ro, por meio de bolsas, a atletas etécnicos paranaenses que têmpotencial para disputar as Olim-píadas do Rio de Janeiro. O pro-grama começou em 2011 com uminvestimento de R$ 625 mil, para250 bolsistas. Em 2012, os recur-sos saltaram para R$ 7 milhões eo número de bolsistas chegou amil. Hoje são 1,5 mil atletas con-templados, com recursos quechegam a R$ 10 milhões, proveni-entes do próprio Governo do Es-tado, da Copel, da Compagas,Sanepar e de empresas comoSyngenta e Renault, que apoiam

o programa por meio da Lei Na-cional de Incentivo ao Esporte.

UTILIZAÇÃODO RECURSO

Uma pesquisa amostral daSecretaria de Estado do Esporterevela que com os recursos, amaioria dos atletas compra cal-çados e uniformes esportivos. Emsegundo lugar, aparece o lazer.“Isso significa que o TOP 2016está ajudando os atletas a ocuparo seu tempo livre com um dinhei-ro seu e a diminuir as despesasque os pais tinham com a escolhaque eles fizeram de praticar es-porte”, destacou o coordenadordo Programa Talento OlímpicoParaná, Dilson Martins. “O pro-grama foi criado para promovero esporte mirando os Jogos Olím-picos, mas a motivação tem quevir antes de tudo”, lembra, aoafirmar que o Paraná passou asegurar os jovens que vão con-quistar medalhas importantesem grandes campeonatos.

CATEGORIASO TOP 2016 abrange 34 moda-

lidades olímpicas e paralímpicase disponibiliza bolsas em váriascategorias: Escolar, Formador,Nacional, Internacional, Técnico,Técnico Formador e Olimpo.

Treinador de Maiara CristinaBasso (vôlei), o técnico ClaudemiroVieira dos Santos (Miro) recebepor ano R$ 850 mensais em umcontrato de seis meses (podendoser prorrogável por mais seis me-ses). Ele ressalta que a bolsa é umincentivo a mais para dar a melhorformação aos atletas e descobrirnovos talentos. “Podemos dispor deum tempo maior para dar a atençãonecessária aos atletas. Essa bolsa veiopara ajudar a segurar o atleta noEstado e um incentivo dessa ampli-tude nunca existiu”, enaltece.

O técnico conta ainda queMaiara já recebeu cinco propos-tas para treinar fora do Paraná,mas permaneceu aqui por contada bolsa.

Maiara Cristina Basso, 18 anos, joga

vôlei há quatro e em 2014 se

enquadrou no programa. Moradora

de Palotina, ela integra a equipe de

vôlei do Martin Luther: “Com o

incentivo financeiro, me esforço

muito mais para conseguir uma

vaga na Seleção Brasileira”

Fotos: Arquivo/OP

Técnico

Claudemiro dos

Santos (Miro),

de Marechal

Rondon: "A bolsa

é um incentivo a

mais para dar a

melhor formação

aos atletas e

descobrir novos

talentos. Um

incentivo dessa

amplitude nunca

existiu”

10 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Câmara aprova convênio entre prefeitura e AcimacarProjeto foi aprovado em primeira votação e hoje (06) à tarde passará pela segunda discussão.Parceria prevê o repasse de R$ 45 mil para o Fundo de Promoções da Associação Comercial

FOMENTO ÀS CAMPANHAS

Entrou em votação, na ses-são de ontem (05) da Câmara deVereadores de Marechal Cân-dido Rondon, o projeto de leienviado pela prefeitura queprevê renovar o convênio exis-tente com a Associação Comer-cial e Empresarial (Acimacar).O objetivo da parceria é o re-passe de recursos financeirospara o Fundo de Promoções daentidade, a partir do qual ocor-re a realização de campanhasalusivas a datas especiais,como Dia das Mães, Dia dosPais e Natal.

São iniciativas que movi-mentam o comércio, geramrenda e emprego e, além disso,evitam a evasão de consumido-res para outras cidades. No anopassado, a municipalidade re-passou R$ 43,5 mil para a Aci-macar com este fim. Neste ano,o montante previsto é de R$ 45mil. Cabe à Secretaria Munici-pal de Indústria, Comércio eTurismo acompanhar e fiscali-zar as atividades e aplicaçãodos recursos repassados.

Em primeira votação, o pro-jeto foi aprovado por unani-midade. Como tramita em re-gime de urgência, haverá novavotação prevista para a tardede hoje (06), quando ocorresessão extraordinária no Le-gislativo rondonense.

Durante a discussão do pro-jeto, o vereador Josoé Pedralli

ressaltou que não se trata de umsimples repasse de dinheiropara a Acimacar. Ele citou que aparceria tem regras a seremcumpridas, é específica para arealização das campanhas e temcomo principal objetivo fomen-tar o comércio rondonense. “Ascampanhas incentivam a eco-nomia, a contratação de funcio-nários e geram impostos para omunicípio. Às vezes, R$ 45 mil,aos olhos nus, podem parecervalores elevados, mas se obser-varmos a consequência desteprojeto para o município se tor-na viável e barato”, declarou.

O vereador Elmir Port enal-teceu a importância do projeto,mas, em sua opinião, a prefei-tura poderia destinar um va-

lor mais considerável para oFundo de Promoções da Associ-ação Comercial. “É uma penaque os valores são um poucotímidos, mas precisamos lou-var a iniciativa do Executivo eessa parceria com a Acimacar,pela sua importância para omunicípio”, destacou. “Deve-mos estimular para que, nospróximos anos, essa parceriaseja ampliada e o repasse fi-nanceiro seja maior”, emendou.

O presidente da Casa deLeis, Ilario Hofstaetter (Ila),avaliou que esse convênio de-monstra que as parcerias dãocerto. Ele ainda acrescentou quequem ganha com isso, no final,é a comunidade. “No final,quem cresce com isso é o muni-

A sessão ordinária de on-tem (05) da Câmara de Verea-dores de Marechal CândidoRondon foi marcada por umdebate envolvendo o projetode lei, de autoria do Poder Exe-cutivo, que prevê a extinção detrês cargos de assessor especi-al do prefeito e um cargo deassessor especial do vice-pre-feito, mas em contrapartidacria cinco cargos de assessorjurídico do prefeito.

A matéria foi encaminhadapela prefeitura porque recente-mente o paço municipal preci-sou exonerar os subprocura-dores em razão de uma orien-tação do Tribunal de Contas edo Ministério Público. Por taismotivos, a assessoria jurídicadireta às autoridades do PoderExecutivo ficou prejudicada.Devido a isso, optou-se em cri-ar tais cargos de assessor ju-

rídico especial.Antes de o projeto passar pela

primeira votação, foi lida e apro-vada a inclusão de uma emendade autoria da mesa diretiva daCasa de Leis elaborada a partirde uma orientação da prefeitu-ra. A emenda dispõe que alémdos serviços que serão presta-dos diretamente ao gabinete doprefeito, este designará, atravésde portaria, a descrição das ati-vidades de assessoramento.

O vereador Marcio Rauber,por sua vez, também apresen-tou emenda, na qual consta acriação de apenas um cargo deassessor jurídico especial doprefeito, em vez dos cinco, e car-ga horária de trabalho de 40horas semanais, em vez de 20horas semanais conforme cons-ta no projeto do Executivo. Aemenda recebeu votos favorá-veis do autor e dos edis Elmir

Port e João Marcos Gomes. Já osvereadores Arlen Güttges, CenoUnfred, Cleiton Freitag (Gordi-nho do Suco), Dorivaldo Kist(Neco) e Josoé Pedralli votaramcontra. Com isso, a emenda nãofoi incluída no projeto.

MANIFESTAÇÕESNa discussão do projeto,

Rauber expôs que apresentouna Comissão de Justiça e Re-dação um pedido de parecerjurídico da Câmara, mas nãohouve tal manifestação. “Es-tamos votando um projeto quecria o assessor jurídico do pre-feito, porque muitas vezes oprefeito precisa do assessora-mento para tomar uma deci-são. Acho que isso é legítimo”,comentou, complementando:“Mas seria prudente utilizar-mos o nosso procurador jurí-dico. É uma matéria que já ren-

Maria Cristina Kunzler

Arlen propõealteração nailuminação ecalçada da Rua15 de Novembro

O vereador Arlen Güttgesapresentou, na sessão de ontem(05) da Câmara de MarechalCândido Rondon, duas indica-ções em que propõe alterações naRua 15 de Novembro. A primei-ra é para que a prefeitura elaboreprojeto técnico e libere recursosque permitam o recuo dos postesde iluminação rebaixada, reti-rando-os da calçada destinadaao passeio público. Essa inter-venção é necessária na extensãocompreendida entre o cruzamen-to com a Avenida Rio Grande doSul até as proximidades do Par-que de Exposições Alvaro Dias.

“Os postes foram instaladosno meio das calçadas, que já sãoestreitas. Isso dificulta a utilizaçãodas mesmas por parte dos pedes-tres e portadores de necessidadesespeciais. O ideal é afastar os pos-tes para que não causem mais ne-nhum empecilho para a comuni-dade, e mantenham a mesma efici-ência do sistema de iluminação”,argumenta o vereador.

A outra indicação é para quea administração municipal cons-trua calçadas na Rua 15 de No-vembro, especificamente na late-ral do Parque de Exposições, ten-do em vista a grande circulaçãode pedestres, ciclistas e veículosnaquela região da cidade. Comonão existe calçada entre as ruasCeará e Maranhão as pessoasprecisam caminhar na rua.

Projeto da prefeitura gera debate na Câmara de Rondon

Projeto que prevê a renovação do convênio entre a

prefeitura e a Associação Comercial foi aprovado, em

primeira discussão, na sessão de ontem (05) da Câmara

cípio”, frisou.Já o vereador João Marcos

Gomes sugeriu a realização deum balanço para identificar oquanto as campanhas promo-vidas pela Associação Comer-cial incrementam a geração deimpostos em Marechal Ron-don. “Há necessariamente, comas campanhas, um incrementono comércio rondonense. Comeste incremento, também au-menta a arrecadação. Até paraque se justifique um convêniodesta natureza, seria interes-sante que incentivássemos oconsumidor a exigir a nota fis-cal para receber o cupom. Des-ta forma teríamos com certezaum aumento na arrecadação domunicípio”, sugeriu.

deu discussão e já teve exonera-ção (dos subprocuradores) apartir de recomendação do Mi-nistério Público e do Tribunalde Contas”, declarou.

O vereador Josoé Pedralli,por sua vez, contrapôs que nãofoi solicitado parecer do pro-curador jurídico da Câmaraporque não há dúvida quanto àlegalidade do projeto. “A Câ-mara tem uma assessoria jurí-dica para ocuparmos quandose tem dúvida e quando preci-samos consultá-la. Este proje-to já foi bastante debatido eestamos seguros para colocá-lo em votação”, respondeu oedil, que preside a Comissão deJustiça e Redação.

Após os debates, o projetofoi para votação e aprovado emprimeira discussão, com ape-nas um voto contrário, do vere-ador Marcio Rauber.

O PRESENTE | 11POLÍTICATERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

ALIANÇAS POLÍTICAS

Rusch e Kaefer apresentamdobradinha em Rondon

Parceria dos pré-candidatos é à reeleição para a AssembleiaLegislativa e à Câmara dos Deputados

Um encontro que reuniucerca de 200 lideranças políti-cas, empresariais e comunitá-rias marcou, no sábado (03), emMarechal Cândido Rondon, aparceria dos pré-candidatos àreeleição para a AssembleiaLegislativa e à Câmara dos De-putados, Elio Rusch (DEM) eAlfredo Kaefer (PSDB), respec-tivamente. A reunião aconte-ceu na sede da AABB rondo-nense, sob a coordenação doengenheiro Vitor Giacobbo.

Conforme as manifestaçõesdos próprios parlamentares edas diversas lideranças, entrevereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores, presidentes departidos coligados em nívelmunicipal, a parceria entreRusch e Kaefer no âmbito ron-donense foi uma decisão toma-da em conjunto.

Ao justificar a dobradi-nha, Rusch destacou que Ka-efer é uma das vozes mais res-peitadas no Congresso Naci-onal quando se trata da defe-sa do agronegócio, do direitoà propriedade, do setor pro-dutivo em geral. “Trata-se deum parlamentar íntegro, éti-co, comprometido com os in-teresses do Paraná e da nossagente”, disse.

Já Kaefer, ao se apresentarcomo pré-candidato à reelei-ção, explanou as liderançasrondonenses uma síntese desua trajetória política e as ban-deiras que tem defendido naCâmara dos Deputados. “EmMarechal Cândido Rondon eume sinto em casa, e nesta parce-ria com o deputado estadualElio Rusch e suas lideranças vejoum caminho aberto para de-fender esta gente com aindamais disposição”, destacou.

Deputado estadual Elio Rusch e deputado federal Alfredo Kaefer ladeados por

lideranças de Marechal Rondon durante encontro realizado no sábado (03)

Divulgação

PLS 323/2010: UMA LUZNO FIM DO TÚNEL

Nos próximos dias, deve entrar em votação um importanteprojeto de lei no Senado que, se aprovado, beneficiarásubstancialmente a economia do nosso país. O PLS 323/2010 alivia a carga tributária das micro e pequenas empresase estabelece limites para a imposição da substituição tribu-tária pelos Estados. A votação, já realizada e aprovada naComissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal,agora segue para o plenário.

O tema traz à tona uma série de questionamentos. Suacriação remete à utilização demasiada da substituição tribu-tária por parte dos Estados nos últimos anos, o que gerouuma distorção do seu real objetivo. Com a intensificação daaplicação desse processo, as micro e pequenas empresas- que hoje correspondem a 99% do total de empresas do país- são prejudicadas por recolher o ICMS logo no início dacadeia produtiva, e não ao longo da mesma, como funcionavaanteriormente. Para se ter uma ideia, a alíquota máxima doICMS das empresas enquadradas no Simples é de 3,95%. Jáo ICMS que incide sobre a mercadoria no regime de substi-tuição tributária é de 7% a 29%, por exemplo, sobre amargem de valor agregada estimada. Isso resulta no aumen-to do preço final da mercadoria, reduz o capital de giro dasempresas e a competitividade; enfim, prejudica na prática osefeitos do Simples Nacional e, consequentemente, todo osetor produtivo.

O pequeno empresário, que normalmente conta comquantidade reduzida de recursos contábeis em relação àsgrandes empresas, se vê à frente de cálculos complicadospara apurar o imposto devido, considerando que o SimplesNacional permitiria o recolhimento unificado de vários tributosapurados com cálculo simplificado. A mobilização que ob-servamos atualmente para a universalização do Simplesreflete os graves problemas que surgiram em um projeto quedeveria, primordialmente, facilitar os processos para a microe pequena empresa.

No Paraná, essa distorção foi corrigida há poucos dias,quando o governo estadual assinou decretos reduzindo amargem de valor agregado do imposto que incide na indus-trialização de diversos produtos, além de ampliar o prazo derecolhimento do imposto pelas empresas. Porém, o fôlegopara o micro e pequeno empresário deve vir também em nívelnacional, pela aprovação do PLS 323/2010 no Senado.

Na proposta estudada pelo Senado, a grande preocupa-ção vem ao encontro do que defende o setor produtivo, queé diminuir a complexa burocracia que gira em torno dostributos. No texto estão importantes pontos, como o forneci-mento de informações por meio de aplicativo único e aproibição da exigência de obrigações tributárias para inte-grantes do regime simplificado que vão além das estipuladaspelo Comitê Gestor do Simples Nacional. Também pela novaproposta, há uma diminuição considerável na lista de merca-dorias com incidência no regime de substituição tributária.

O movimento associativista paranaense, como represen-tante do setor produtivo, analisa o PLS 323/2010 como devital importância para o desenvolvimento de nossa economiade maneira igualitária. Apoiamos a redução na quantidade demercadorias enquadradas no regime de substituição tributá-ria, uma ação crucial para melhorar a competitividade. Não hásentido em uma legislação que retira dos micro e pequenosempresários a segurança tão necessária para o crescimentodos seus negócios.

* O autor é empresário do ramo da indústria epresidente da Federação das Associações Comerci-

ais e Empresariais do Paraná (Faciap)

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Representantes de entidades são eleitos para compor ConselhoDIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Posse deve ocorrer em breve. Mandato será de dois anos

Assembleia aconteceu ontem (05), na sede do Cras, em Marechal Rondon

Foi realizada na sede doCentro de Referência deAssistência Social (Cras) deMarechal Cândido Rondon,ontem (05), a assembleia ge-ral extraordinária do Con-selho Municipal do Direitosda Criança e do Adolescente(CMDCA), com a eleiçãopara a escolha dos membrosrepresentantes da sociedadecivil organizada.

Os representantes eleitos,que foram habilitados peran-

te o Conselho, e garantiramuma cadeira representativacom direito a voto, foram aAssociação de Pais e Amigosdos Excepcionais (Apae), cujomembro titular é Ivone Ricar-di e suplente Clarice Carmemda Nóbrega; Centro de Estu-do do Menor e Integração àComunidade, com a titularAne Carine Grieleitow e asuplente Aparecida Suely dosSantos Lima; Centro de Inte-gração Comunitária 12 de

Outubro, com a titular Luci-ana Cristina Borgmann e osuplente Victor Hugo Borg-mann; e a Pastoral da Crian-ça com a titular Maria Con-ceição Bartmanovicz e a su-plente Inês Cirilo Matte. Omandato será de dois anos.

Agora o Conselho fará osdevidos encaminhamentospara que, em data ainda a serdefinida, o prefeito MoacirFroehlich possa dar posse aosintegrantes eleitos.

Ademir Herrmann

Ila pede ao DER instalação decobertura em ponto de ônibus

Foi aprovado ontem (05)pela Câmara rondonense o re-querimento do presidente daCasa, vereador Ilario Hofstaet-ter (Ila). Ele solicita ao Depar-tamento de Estradas de Roda-gem (DER-PR) que instale umacobertura no ponto de ônibuslocalizado à margem da rodo-via PR-467 (que liga MarechalCândido Rondon a Pato Bra-gado), mais precisamente naentrada para a Linha Piacuê.

Conforme Ila, o requerimen-to deverá ser encaminhado aosuperintendente regional doDER, engenheiro Nelson Fa-

rhat. “A falta deste equipamen-to de proteção gera inúmerostranstornos para os usuáriosdo transporte coletivo, especi-almente alunos e idosos, queprecisam aguardar a chegadado ônibus sem a devida e ne-cessária proteção contra o sol ea chuva”, destaca o vereador.

Por outro lado, ele solicita aoDER que, se o órgão não puderinstalar a cobertura no referidoponto de ônibus, autorize formal-mente a Prefeitura de MarechalCândido Rondon, por meio daSecretaria Municipal de Viação eObras, a efetuar esta melhoria.

Presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon,

Ilario Hofstaetter: “A falta deste equipamento de proteção gera

inúmeros transtornos para os usuários do transporte coletivo”

Elmir solicita reforma do telhadoda creche do Loteamento Sauer

O vereador Elmir Portapresentou indicação, nasessão de ontem (05) doPoder Legislativo rondo-nense, em que solicita à pre-feitura que execute obrasde melhorias no telhado docentro municipal de Edu-cação Infantil (Cmei) do

Loteamento Sauer.Conforme foi registrado

novamente durante a chuvaocorrida na semana passada,as goteiras existentes na co-bertura do educandário ge-ram vários transtornos paraas crianças e profissionaisque trabalham no local. Se-

gundo Port, os pontos maiscríticos são aqueles destina-dos às refeições e à recrea-ção. “Diante do baixo custoda obra, sugiro que o Exe-cutivo Municipal procureatender o presente pleito coma maior brevidade possível”,destaca o vereador.

Maria Cristina Kunzler

O PRESENTE | 13TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 GERAL

GRIPE

Apenas 42% do público-alvo foi vacinado em RondonSecretaria de Saúde pede para que as pessoas procurem as unidades

para serem imunizadas. Campanha encerra sexta-feira (09)

Encerra sexta-feira (09) oprazo estipulado pelo Mi-nistério da Saúde para a cam-panha de vacinação contra agripe. Os grupos estabeleci-dos como prioritários são cri-anças de seis meses a meno-res de cinco anos, gestantes,puérperas (mulheres no pe-ríodo ate 45 dias após o par-to), pessoas de 60 anos aci-ma e portadores de doençascrônicas. Estes devem pro-curar as unidades de saúdepara realizar a vacinação.

Em Marechal CândidoRondon, 14.478 pessoas per-tencem aos grupos prioritá-rios e, conforme númerosdivulgados ontem (05) pelaSecretaria Municipal de Saú-de, apenas 42% deste totalbuscou imunização. O índi-ce mais baixo é o do grupodas gestantes. Das 473 quedevem ser imunizadas, ape-nas 82 foram vacinadas, o

que corresponde a 18%. Omaior índice está com o gru-po dos idosos. Dos 6.101 quedevem ser imunizados,2.394 tomaram a vacina, oque corresponde a 39%.

Preocupada com os índi-ces, a Secretaria de Saúde ron-donense vai intensificar ostrabalhos ao longo da sema-na. O diretor da Unidade deSaúde 24 Horas, Luiz CarlosAlves, ressalta a importânciada vacinação, lembrando quea meta é vacinar, no mínimo,80% das pessoas pertencen-tes aos grupos, conforme es-tipulado pela 20ª Regional deSaúde. “Pedimos mais umavez para as pessoas que fa-zem parte dos grupos priori-tários busquem o posto desaúde mais próximo para se-rem imunizados. A vacina-ção segue até esta sexta-feira.Esperamos, pelo bem de todaa população, atingir as metas

estipuladas", reforça, acres-centando que muitas com-plicações de saúde podemser prevenidas a partir destaimunização: "Por isso a im-portância de realizá-la".

ANTES DO FRIOA enfermeira responsá-

vel pelo Setor de Epidemio-logia, Vera Lehr, reforça queo interessante é efetuar avacina antes que o climacomece a esfriar, pois nesseperíodo o índice de gripe edoenças dessa natureza au-menta. “Pelos levantamen-tos que temos dos anos an-teriores, sabemos que o nú-mero de pacientes que bus-cam atendimento nos me-ses de temperaturas maisbaixas aumenta considera-velmente. Estes casos po-dem ser evitados através daimunização que está sendooferecida”, ressalta.

Maior índice de vacinação em Marechal Rondon é dos idosos: dos 6.101

que devem ser imunizados, 2.394 já tomaram a vacina

Ademir Herrmann

14 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

GESTÃO 2014/2016

Foco de Marcucci é unir as associações comerciaisPresidente eleito pretende

fazer com que a Caciopar

tenha ainda mais prestígio

perante entidades e

governantes e possa

realizar trabalho de

desenvolvimento comum

Solenidade realizada sábado(03), na Associação Comercial e Em-presarial de Marechal CândidoRondon (Acimacar), na presença deempresários do Oeste do Paraná,presidentes de associações comer-ciais da região, autoridades, lide-ranças e convidados, culminou naeleição por aclamação do empresá-rio Sérgio Marcucci como presiden-te da Coordenadoria das Associa-ções Comerciais e Empresariais doOeste do Paraná (Caciopar) para agestão 2014/2016. Na ocasião, tam-bém aconteceu prestação de con-tas, apresentação e aprovação doorçamento da futura gestão e leitu-ra das atividades da diretoria.

Marcucci liderou a chapa Uniãoe Trabalho, eleita por unanimida-de. Trata-se do primeiro rondonen-se eleito presidente da Caciopar. Aassembleia foi conduzida pelo atu-al presidente da entidade, MárioCésar Costenaro.

A posse da nova diretoria da Ca-ciopar será realizada no dia 06 dejunho, em Cascavel. Na ocasião, opresidente da Federação das Associ-ações Comerciais, Industriais e Agro-pecuárias do Paraná (Faciap), RainerZielasko, será agraciado com a Co-menda Hylo Bresolin.

O primeiro vice-presidenteeleito é o empresário Leoveral-do Curtarelli de Oliveira, ex-presidente da Associação Co-mercial e Empresarial de SantaHelena (Acisa). Já a segundavice-presidente é ElizangelaKuhn, ex-presidente da As-sociação Comercial e Indus-trial de Foz do Iguaçu (Acifi).

Fundada há 38 anos, a Ca-ciopar é a mais antiga e a mai-or das 12 coordenadorias li-gadas à Faciap. A missão dacoordenadoria é representaras 48 Aces do Oeste, defenderos interesses da livre iniciati-va e trabalhar por projetos eações que possam continua-mente melhorar a estrutura ea logística de uma das regiõesque mais produzem no Brasil.

PROJETOSESTRATÉGICOS

Em entrevista ao O Presente, o atualpresidente, Costenaro, destacou avan-ços pela gestão participativa da entida-de. “Tive o prazer de contar com a expo-sição e humildade de pessoas que se apre-sentaram para discutir o desenvolvimen-to do Oeste do Paraná. O início do traba-lho em nossa gestão foi com workshopsmicrorregionais do projeto Oeste em De-senvolvimento, possibilitando o envol-vimento e crescimento das empresas. Éum projeto novo, que terá planejamen-tos e cujo trabalho de diagnóstico vemacontecendo há dois anos”, enfatiza.

Sobre a representatividade política eos investimentos recebidos, Costenarodestaca que a região é nova, porém “pro-duz muito e pouco recebe em termos de

Presidente da Caciopar, Mário César Costenaro, conduziu os trabalhos da

assembleia, acompanhado por lideranças políticas e empresariais

Presidente eleito da Caciopar, Sérgio Marcucci: “Nossa

principal 'briga' é o projeto político de desenvolvimento

dos municípios e dos associados”

investimentos estratégicos. Não pode-mos deixar de agradecer pelos investi-mentos que vêm à região, mas não pode-mos deixar de cobrar a aplicação deinvestimentos maiores por parte dosrepresentantes políticos. Queremos termelhores condições de competitividadeno mercado”, declara.

Presidente eleito da Caciopar, Mar-cucci faz parte do movimento de coope-ração empresarial há 20 anos e foi presi-dente da Acimacar na gestão de 2008,também participa como diretor da Ca-ciopar há seis anos, além de ser membrodo Conselho Superior da Faciap, na fun-ção de secretário.

A Caciopar é uma equipe de empresá-rios que está à frente das associaçõescomerciais, sendo que para ser presiden-te da entidade, o postulante precisa tersido presidente de uma associação co-mercial. “Nossa principal 'briga' é o pro-

jeto político de desenvolvimento dosmunicípios e dos associados. Os trêsprincipais projetos são: Oeste em De-senvolvimento, com participação dediversas entidades e que visa investirem ações; parceria entre associaçõescomerciais e prefeituras, com planeja-mento estratégico dos municípios; pro-jeto Juro Zero, a partir de parceira coma Fomento Paraná”, menciona.

Marcucci foi segundo vice-presi-dente da Caciopar na gestão de Kha-led Nakka, cujo primeiro vice era Zi-elasko, que assumiu a Faciap, entãoMarcucci tornou-se o primeiro vice-presidente e a presidência ficou comCostenaro. “O foco da nova gestãoserá unir as associações, fazer comque a Caciopar tenha ainda mais pres-tígio perante entidades e governantese realizar trabalho de desenvolvimen-to comum”, conclui.

Momento em que presidentes e representantes de associações comerciais

aclamavam Sérgio Marcucci como presidente da Caciopar

Fotos: Joni Lang/OP

MÉDICO E ADVOGADOUm médico e um advogado se encontram em uma festa.- Frequentemente eu sinto terríveis dores de cabeça -

comenta o advogado, a certa altura da conversa. - O senhorpoderia me dizer que remédio devo tomar?

Meio a contragosto, o médico respondeu a pergunta doadvogado e em seguida perguntou:

- Como você lida com as pessoas que lhe pedem conselhosprofissionais durante uma festa?

- É fácil - disse o advogado. - Eu lhe mando a conta no diaseguinte.

No outro dia, através de um mensageiro, o médico enviouuma conta de R$ 50 ao advogado.

Pouco depois, ao saber que um menino trouxera o dinheiro,ele ficou todo feliz! Mas sua alegria não durou muito, pois juntocom o dinheiro havia um bilhete do advogado que dizia: "O meuconselho ficou em R$ 100!".

O JULGAMENTODurante um julgamento, o promotor aperta uma das teste-

munhas:- Não é verdade que o senhor recebeu R$ 5 mil para

comprometer este caso?A testemunha permanece calada. O promotor repete a

pergunta:- Então, não é verdade que o senhor recebeu R$ 5 mil para

comprometer este caso?O sujeito continuou mudo. O juiz então foi obrigado a intervir:- Quer fazer o favor de responder a pergunta?- Ah! Desculpe-me, senhor juiz. Eu pensei que ele estivesse

falando com o senhor!

ÁRIES: Momento pro-pício para a expressãode seus potenciais equalidades. Importante

lidar de forma consciente.

TOURO: É importanteestar centrado. Mo-mento que enfat izaquestões emocionais e

familiares. Uma nova etapa sedesenvolve.

GÊMEOS: Respeite oseu ritmo, valorize oque lhe traz paz e o queé sagrado para você.

Foco no que está ocorrendo nosbastidores.

CÂNCER: Estímulo deseus talentos e poten-ciais. Momento de in-vestir no que é valioso

para você. Fase positiva para você.

LEÃO: Momento queestimula questões pes-soais e profissionais.Pode haver o desafio

entre anseios individuais e de-mandas.

VIRGEM: Belo momen-to para se sintonizarcom valores espirituais.Olhe para o que lhe

emociona e para o que ampliaseus horizontes.

LIBRA: Negociações eprojetos envolvendoamigos, grupos e empre-sas estão estimulados. A

fase atual remete à renovação.

ESCORPIÃO: Desafiosentre as demandas desuas relações e as dacarreira. Hora de perce-

ber o que você projeta nas pessoas.

SAGITÁRIO: Fase inte-ressante para você acre-ditar mais nos seus po-tenciais e expandir seus

dons e horizontes. Tenha confiança.

CAPRICÓRNIO: Mo-mento que enfat izasentimentos, intimida-de, entrega e sexuali-

dade. Ficam claros os apegos quevocê tem.

AQUÁRIO: Situaçõesligadas à família e aosrelacionamentos estãoem foco. Desafios en-

volvendo demandas familiares.

PEIXES: Momento in-teressante para a ex-pressão de talentos cri-ativos e profissionais.

Coloque em prática suas ideias.

PAVÊ DE

CHOCOLATE E

DOCE DE LEITE

Modo de preparo:Misture bem em uma panela o leite, o achocolatado, o amidode milho e o leite condensado. Leve ao fogo (baixo) mexendosempre até engrossar. Após esfriar acrescente meia caixinhade creme leite e bata no liquidificador. Reserve. Aqueça por 35segundos o doce de leite no micro-ondas e acrescente asduas caixinhas de doce de leite, misture bem. Reserve. Batao chantilly na batedeira observando as instruções da embala-gem, normalmente o mesmo deve ter sido refrigerado por 12horas antes de bater. Reserve. Pique o pêssego em cubospequenos. Reserve. Triture os bis com a mão. Reserve.Montagem:Molhe as bolachas champagne na calda do pêssego e faça a 1ªcamada. Coloque por cima o creme de chocolate e depois ametade dos pêssegos picados. Molhe as bolachas na calda dopêssego e faça mais uma camada. Coloque o creme de doce deleite e por cima o restante dos pêssegos picados. Para finalizaracrescente o chantilly, o bis triturado e as cerejas em calda paradecorar. Deixe refrigerar por pelo menos 12 horas e sirva.

Ingredientes1 pacote de 300 g de bolachachampagne1 lata de pêssego em calda1º creme:500 ml de leite integral4 colheres (sopa) de achoco-latado que não tenha muitoaçúcar2 colheres (sopa) cheias deamido de milho

TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 15

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

1/2 caixinha de leite conden-sado1/2 caixinha de creme de leite2º creme:500 g de doce de leite2 caixinhas de creme de leiteDecoração:1 caixinha de chantilly1 caixinha de bis200 g de cereja em calda

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (06)

Sofia é rude com Ben e os doisterminam o relacionamento. Vera exi-ge que Caetano se entregue à polí-cia e ele revela que terá um filho comZelândia. Micaela e Bruna enviam agravação da declaração de Sergueipara Flaviana. Anita e Sofia revelama Vera que já sabiam que Caetanoestava vivo. Vera revela às filhasque elas ganharão um irmão. A ban-da de Giovana é classificada para ofestival, mas a data coincide com aFeira de Ciências. Bernadete ques-tiona o motivo de Abelardo ter es-condido Caetano.

MEU PEDACINHO DE CHÃODavi recebe uma resposta posi-

tiva para o seu projeto. Jack se recu-sa a falar sobre os problemas dafamília na frente de Alex. Jonas mos-tra a carta que recebeu para Brian.Megan chama Alex para participardo brinde em família. Jonas é ataca-do por um drone. Manuela admira afoto de Davi pelo computador. Jonasrecebe uma ameaça. Manuela visitaFred, que lhe pede para apagar to-dos os arquivos de seu computador.Davi consegue, com o reitor da fa-culdade, alguns computadores em-prestados para alugar.

EM FAMÍLIAClara fica tensa e diz a Cadu

que eles têm 30 minutos para che-gar ao hospital. Laerte quer ir comLuiza, mas ela pede que ele não vápara não constranger Helena. Aesposa do operário que se aciden-tou aceita doar o coração do mari-do. Cadu se interna para dar inícioaos procedimentos para o trans-plante. Mauro repreende Ana pordeixar transparecer que ainda amaVirgílio. Selma fica irritada ao serdeixada sozinha na casa de Helenapara que a família vá ao hospital.Silvia e Felipe tranquilizam Cadu.

GERAÇÃO BRASIL○

MALHAÇÃO

*

Zelão confessa a Rodapé e à mãeque sente vergonha de frequentar aescola. Juliana se impressiona aoperceber que Serelepe aprendeu comfacilidade o abecedário ensinado porPituca. Catarina convida Serelepe paraalmoçar com ela e Pituca. Epaminon-das sente que está perdendo a auto-ridade dentro de sua própria casa.Mãe Benta desconversa quando Ze-lão lhe pergunta sobre a identidadedos pais de Serelepe. Gina percebeque Ferdinando e Juliana escondemalgo e questiona o que eles pensamem comprar na cidade.

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Unidade de saúde será reformada em São MiguelPosto foi inaugurado em agosto de 2007 e nunca passou por reformas.

Diariamente cerca de 200 pessoas são atendidas no local

MELHORIAS

Mais uma unidade básicade saúde será reformada emSão Miguel do Iguaçu. O pre-feito Claudio Dutra assinouna última semana o contratode reforma e ampliação doPosto de Saúde Gaúcha, loca-lizado na região onde inicioua colonização do município -por isso a unidade leva o an-tigo nome da cidade. A obraserá executada por uma em-presa são-miguelense, contra-tada por meio de licitação. Oinvestimento é de R$ 163 milem parceria entre os gover-nos municipal e federal. Local vai receber investimento de R$ 163 mil

Divulgação

Diariamente cerca de 200pessoas são atendidas no lo-cal. O posto foi inauguradoem agosto de 2007 e nuncapassou por reformas. A es-trutura tem 136 metros qua-drados e será readequada deacordo com as exigências doMinistério da Saúde. Alémdisso, mais 74 metros quadra-dos serão construídos paracomportar um consultórioodontológico, um consultó-rio médico e uma sala de reu-niões para os encontros doPrograma Saúde da Família(PSF). Também serão instala-

dos aparelhos de ar-condicio-nado. Tudo deve ficar prontoem seis meses.

Outras unidades tambémestão sendo reformadas, comodas localidades de Santa Rosa,Vila Rural e Panorama, quetambém está sendo ampliada.Em Balneário Ipiranga a re-forma já foi concluída. O mu-nicípio prevê a reforma de to-das as unidades, inclusive nointerior. Outra conquista é aconstrução da nova unidadeno Bairro Novo Mundo. Aprevisão é de que esta seja con-cluída em julho deste ano.

Talentos locais enriquecem programaçãocultural na Festa das Nações

Quem prestigiou a Praça Gas-tronômica durante os cinco diasda 38ª Festa das Nações, ocorridade quarta-feira (30) a domingo (04),em Guaíra, percebeu que o even-to esteve bem servido no quesitoboa música. A dupla guairenseAdson e Jeferson subiu por trêsvezes ao palco para esquentar opúblico antes dos shows princi-pais. Experientes, os cantoresderam um show à parte misturan-do clássicos com as novas ten-dências da música sertaneja. “Fazquase uma década que temos oprivilégio de nos apresentarmosna Festa das Nações. Para nós éimportante porque somos da ci-dade e é legal poder sentir essaenergia em casa”, comentou.

A sexta-feira (02) não foi só desertanejo, dia do show de Fer-nando e Sorocaba. A banda Ad-vogados do Rock deu uma api-mentada na Praça Gastronômicadestilando clássicos do estilo elevantou o público. “Foi legal, fe-chamos mais quatro shows. AFesta das Nações é uma grandevitrine”, comentou AlessandroAlves de Andrade, advogado con-cursado do município e baixistada banda.

E se na sexta teve rock, no

sábado (03) teve reggae. Carli-nhos de Jah apresentou suascomposições e, claro, executoufamosas canções do ritmo ja-maicano. “Vim de Florianópolisespecialmente para a festa. To-car em Guaíra é sempre um pra-zer, posso rever amigos e mos-trar mais do meu trabalho, detudo o que tenho aprendido emFlorianópolis e nos palcos do li-toral”, explicou.

No domingo, Gustavo Henri-que e Fernando deram uma can-ja. Simpáticos, os dois agradece-ram a oportunidade de se apre-sentar e disseram que esperampoder se apresentar novamenteno ano que vem. “É gratificantepoder dar essa valorização aosartistas da cidade. Para nós é tam-bém um compromisso”, desta-cou Gileade Osti, coordenador deeventos da 38ª Festa das Naçõese diretor de Cultura.

Elogiada também foi a canto-ra Ana Carolina Roberto. Alémde se apresentar no palco da Pra-ça Gastronômica, Ana teve o pri-vilégio de cantar no domingo aolado de Munhoz e Mariano. “Foiuma emoção muito especial, in-descritível. A organização estáde parabéns”, concluiu.

Cantores passaram por clássicos com as novas tendências da

música sertaneja, não deixando de fora o rock e o reggae

Divulgação

Definidos preços médios dasterras agrícolas de Medianeira

A Secretaria de Estado daAgricultura e Abastecimen-to (Seab), por meio do De-partamento de EconomiaRural (Deral), realizou reu-nião na semana passada, naPrefeitura de Medianeira,com a Comissão Municipalde Estatísticas Agropecuá-rias (Comea) para determi-nação dos preços médios deterras agrícolas do municí-pio para o exercício de 2014.O Valor da Terra Nua (VTN)é a base de cálculo do Impos-to sobre a Propriedade Ter-ritorial Rural (ITR).

Representantes da Seab,prefeitura, Sindicato Rural,IBGE, empresas de venda deinsumos e imobiliárias par-ticiparam da reunião, na qualforam discutidos os valoresdas áreas mecanizadas, me-canizáveis, não mecanizá-

veis e inaproveitáveis, descon-tadas eventuais benfeitorias.

Para definir os valores mé-dios, os participantes da reu-nião consideraram o conceitodas áreas, o parâmetro cobra-do referente a sacas por al-queire em áreas mecanizadas,transações imobiliárias e a re-alidade da agricultura local.

Os novos valores sãoR$ 27.700,00/ha para áreasmecanizadas, R$ 19.545,00/hapara áreas mecanizáveis,R$ 9.037,00/ha para áreas nãomecanizáveis e R$ 7.000/hapara áreas inaproveitáveis. Nototal, Medianeira tem 30.665hectares de terras agrícolas,segundo relatório do Deral.

Representantes da Seab, prefeitura, Sindicato Rural, IBGE, empresas

de venda de insumos e imobiliárias participaram da reunião

Divulgação

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 GERAL

Começa imunização gratuita contra aftosa em PalotinaPrograma municipal garante distribuição de doses para rebanhos de até cinco animais

SANIDADE ANIMAL

A Secretaria de Agricultu-ra e Gestão Ambiental de Pa-lotina iniciou ontem (05), napropriedade de Reinaldo Be-netti, na Linha Alto Pionei-ro, a vacinação contra febreaftosa dentro do programamunicipal que garante a dis-tribuição gratuita de dosespara rebanhos de até cincoanimais. O início da vacina-ção foi feito pelo secretárioda pasta, Carlos Piovesan, epelo médico veterinário daAgência de Defesa Agrope-cuária do Paraná no municí-pio (Adapar), José Carlos Pe-reira. Realizada em nível es-tadual desde quinta-feira (1º),a campanha prevê que todosos bovinos com até 24 mesesde idade devem ser imuniza-dos nesta primeira etapa. Aestimativa da Secretaria Mu-nicipal de Agricultura e Ges-tão Ambiental é de que 150produtores sejam atendidoscom o programa de vacina-ção gratuita e 400 animaissejam vacinados.

Nesta primeira etapa dacampanha, que será realizadaaté o dia 31 de maio, é obriga-tória a imunização dos ani-mais na faixa etária. A segun-da etapa da vacinação ocor-rerá no mês de novembro,quando serão vacinados to-dos os animais, independen-temente da idade. No progra-ma de incentivo desenvolvi-do em Palotina uma equipemunicipal percorrerá as pro-priedades cadastradas paravacinar os animais. O traba-lho terá a participação de aca-dêmicos do curso de Medici-na Veterinária do Setor Palo-tina da Universidade Federaldo Paraná.

REBANHOConforme a Adapar, o re-

banho do município a serimunizado nesta primeiraetapa é de 6,5 mil animais. Omédico veterinário José Car-los Pereira informa que osprodutores deverão compro-var a vacinação. Caso não

seja comprovada, a multa éde R$ 107 por animal nãovacinado. Ele salientou queo programa desenvolvido

pela prefeitura reforça a cam-panha para garantir a sani-dade do rebanho. O produ-tor Reinaldo Benetti disse

que o programa é um incen-tivo muito importante paraos pequenos produtores quetêm poucos animais.

Vacinação teve início na propriedade de Reinaldo Benetti, na Linha Alto Pioneiro: estimativa é

de que 150 produtores sejam atendidos com o programa e 400 animais sejam imunizados

Divulgação

18 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Encontro de Danças Folclóricas envolve sete municípiosEvento marcou o encerramento das festividades alusivas ao aniversário de 38

anos de emancipação político-administrativa de Nova Santa Rosa

TERCEIRA IDADE

O 8º Encontro deDanças Folclóricas daTerceira Idade de NovaSanta Rosa, realizado nodomingo (04), no ClubeUnião, no distrito deAlto Santa Fé, contoucom a participação de dezgrupos de sete municí-pios. Quatro Pontes con-tou com dois represen-tantes: o Grupo Ativa-ção, que apresentou a

Dança Sentada, e o gru-po Amigas de QuatroPontes. Pato Bragadofoi representado pelogrupo Roda Alegre; To-ledo contou com doisgrupos: La Vita è Bela,da sede municipal, e doGrupo Integração, dodistrito de Novo Saran-di; Entre Rios do Oestefoi representado peloGrupo Alegria; o Clube

de Idosos Paz e Amor, deMarechal Cândido Ron-don, se apresentou como Grupo de Danças En-cantos de Vida; e Foz doIguaçu contou com umgrupo. O município an-fitrião, Nova Santa Rosa,contou com dois gruposno evento: Heimatlande Immer Lustig.

O evento foi coman-dado pelo professor dos

grupos folclóricos deNova Santa Rosa, Mar-cio Cristiano da Silva, e épromovido pela Prefei-tura de Nova Santa Rosa,por meio da Secretaria deEducação e Cultura, sen-do a atividade de encer-ramento das festividadesalusivas ao aniversáriode 38 anos de emancipa-ção político-administra-tiva de Nova Santa Rosa.

Grupos participaram de momento de integração com uma

dança coletiva no salão do Clube União, do distrito

de Alto Santa Fé, em Nova Santa Rosa

Marcos Elieser

Entulhos são jogados nos fundosdo aeroporto e no Barcelona

Apesar de toda mo-bilização por conta deórgãos públicos e enti-dades enfatizando a ne-cessidade de cuidadoscom o meio ambiente,algumas pessoas conti-nuam jogando lixo eentulhos em lotes ou atéem áreas próximas àslavouras. Há cerca de 40dias, um movimento foirealizado pela escola es-tadual e pela escola mu-nicipal do Jardim Pri-mavera, em MarechalCândido Rondon, paraalertar a comunidade anão jogar lixo e entulhonas ruas.

Na tarde de ontem

(05), foi verificado quesofás estavam jogados emfrente a uma residênciana Rua Planalto e próxi-ma de outra casa, emambos os casos no BairroBarcelona. Já na estradalocalizada nos fundos do

aeroporto municipal es-tão jogados diversos en-tulhos, entre eles para-choques de veículos. Se-gundo moradores dobairro, recentemente umaparelho de televisão es-tava jogado no local.

Para-choques de veículos são alguns dos objetos

largados na estrada atrás do aeroporto

Joni Lang/OP

Missal tem arrastão contra dengueO Comitê de Combate

à Dengue de Missal se reu-niu, na semana passada,com representantes da 9ªRegional de Saúde paradefinir ações emergenci-ais visando eliminar focosdo mosquito causador dadoença no município, queenfrenta uma epidemia.Amanhã (07) será realiza-do um arrastão no centro

da cidade, nos bairros, nosdistritos de Dom Armando ePortão do Ocoí e na comuni-dade de Vista Alegre.

Os responsáveis peloSetor de Epidemiologia pe-dem para que os morado-res coloquem todo e qual-quer tipo de material quepossa acumular água nafrente de suas residênciasaté hoje (06) à tarde, para

que o recolhimento sejafeito amanhã. “Pedimos acolaboração da popula-ção, retirando de suas re-sidências apenas materi-ais que possam acumu-lar água. Colchões, mó-veis velhos e entulhos nãodevem ser colocados nes-se momento”, destaca asecretária de Saúde, Tâ-nia Sbabo Jank.

REPASSE DE FRALDAS AO ASILODivulgação

A Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR) de Marechal Cândido Rondon fez a entrega

de fraldas descartáveis ao Asilo Lar Rosas Unidas. Segundo a presidente, Edleusa Seidel,

as fraldas foram adquiridas com recursos de eventos que a associação realizou, bem como

por doações de companheiras. Ela salienta que a ASR tem por objetivo auxiliar as

entidades filantrópicas e assistenciais do município. "Na medida do possível, estamos

cumprindo com nosso objetivo", diz. No fim de 2013, foi entregue para cada idoso

institucionalizado no asilo um kit de higiene e foram realizadas atividades quinzenais com

os idosos. "Em nome da ASR, queremos agradecer toda a comunidade que tem colaborado

com nossos eventos e oportunizado atividades de caráter assistencial", ressalta Edleusa.

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 GERAL

Toledo inicia programa de educação ambientalAtividades vão ser desenvolvidas nos próximos dias envolvendo aspectos ambientais,

mas também culturais e históricos do rio que dá nome à cidade

ENCONTROS E CAMINHOS

Ponte sobre Rio Jaguarundi recebe melhoriasO prefeito de Nova Santa

Rosa, Rodrigo Fernandes,acompanhado do vice-pre-feito e secretário de Agricul-tura, Meio Ambiente e Infra-estrutura, Ademar Bloch, e

do secretário de Adminis-tração e Planejamento, LuizMünchen, vistoriou na sex-ta-feira (02) os trabalhos definalização do alargamentoda ponte sobre o Rio Jagua-

rundi, na estrada de acessoà Linha Brasil.

No local, foram instaladas vi-gas e guarda-rodas. A obra rece-beu investimento de R$ 50.350,81,sendo R$ 26.767,21 destina-dos pela Secretaria de Estadode Infraestrutura e Logísticae R$ 23.582,81 de contraparti-da de recursos próprios domunicípio.

Fernandes ressalta o tra-balho de articulação políticafeita pelo deputado estadualElio Rusch junto ao Gover-no do Estado para a obra,por diversas vezes no anopassado e neste ano, que re-sultou na liberação de re-cursos para outras ativida-des desenvolvidas pela admi-nistração municipal de NovaSanta Rosa. “Este é mais umcompromisso assumido ain-da no período eleitoral coma nossa comunidade queestá sendo cumprido”, sali-enta o prefeito.

Prefeito Rodrigo Fernandes visitou a obra acompanhado do vice-prefeito e

secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Infraestrutura, Ademar Bloch,

e do secretário de Administração e Planejamento, Luiz München

Luiz Fernando Cerni

A segunda-feira (05) come-çou diferente em Toledo. Jo-vens e lideranças políticas,entre elas o prefeito Beto Lu-nitti e o diretor de Coordena-ção da Itaipu Binacional, Nel-ton Friedrich, iniciaram o diaem meio à mata que cerca anascente do Rio Toledo, nodistrito de São Luiz. No localfoi realizada a abertura oficialdo Encontros e Caminhos -Expedição Rio Toledo. A açãofaz parte do programa Culti-vando Água Boa (CAB), daItaipu, em parceria com a pre-feitura. Na ocasião, a garota-da do Projeto Florir Toledo,Centros da Juventude (CJU’s)e da Escola Municipal São Luizparticipou de atividades comomonitoramento participativoda água, plantio de mudas deárvores nativas e trilha sen-sorial. A expedição segue até05 de junho, Dia Mundial doMeio Ambiente, e tem comomissão criar um caminho quevai além do leito do rio, ex-plorando a diversidade de sig-nificados histórico, cultural,ambiental e social que per-meiam o Rio Toledo.

O cuidado e preservação domeio ambiente, em especial dosrecursos hídricos, foi ressalta-

do pelo prefeito. “Para Toledoisso é política pública. Sabe-mos o quão essencial é a águapara nós e acreditamos que oenvolvimento juvenil é impor-tante para avançarmos passo apasso na busca pela sustenta-bilidade”, explicou Lunitti.

A secretária de Comunica-ção Social da prefeitura e co-ordenadora do evento em To-ledo, Rosselane Giordani, ex-plicou que o objetivo da expe-dição é realizar um resgate daimportância do Rio Toledo,que deu nome ao município.“O rio está estreitamente liga-do à história do nosso muni-cípio. E esse ato simbólico vempara reforçar a importânciada educação ambiental e doresgate do seu significado”,declarou.

Friedrich, por sua vez, res-saltou a importância do en-volvimento dos jovens. “Essajuventude digital tem um di-álogo muito bonito, de formamediática. Uma forma de do-minar a sociedade é quebrar aespinha dorsal e a sua identi-dade, por isso eu quero apro-veitar que nós estamos aqui,não em um palanque, mas emum palanque verde e vivo,para destacar a importância

dos encontros e desse em es-pecial”, reforçou.

FUTUROAs atividades de abertura

puderam estreitar o contatodos jovens com a natureza. Oadolescente integrante doProjeto Florir Toledo, PedroHenrique Mendes, já tem ex-pectativas sobre a árvore queplantou. “Foi importante,porque daqui 15 ou 20 anoseu posso voltar aqui, ou atémesmo meus filhos, e ver aárvore que eu plantei”. Já o

adolescente André AparecidoPedro da Silva, que partici-pou da trilha, disse que oencontro agrega conhecimen-to. “Eu acho que é uma coisaboa. Recebemos muito conhe-cimento. Tem planta lá noFlorir que aqui não tem e agente está plantando para aju-dar no futuro”, comentou.

Os 29 municípios que fa-zem parte da Bacia do Para-ná 3 desenvolverão ativi-dades durante todo o mês.Em Toledo serão mais de100 profissionais direta-

mente envolvidos.

ATIVIDADESEntre as atividades progra-

madas estão palestra e oficinasobre uso racional de plantasmedicinais, condimentares earomáticas para uma vida sau-dável, teatros, oficinas peda-gógicas de meio ambiente ecultura, coleta de eletrônicos,jardinagem, grafitagem, visi-ta a um biodigestor, terapiado Som com Taças Tibetanas,depoimentos de pioneiros eapresentação de músicas.

Atividades na manhã de ontem (05) deram a largada para a realização do programa

Michael Juliano

20 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,06 DE MAIO DE 2014

João Livi

Dia 06: Alexandre Stapenhorst Hansen

Dia 06: Amauri Pereira Ramos

Dia 06: Arno Wondracek

Dia 06: Carlos Gonzaga Firmo

Dia 06: Cirli Schneider

Dia 06: Danrley Cristiano da Costa

Dia 06: Helena Terezinha Scheneider

Dia 06: Ivo Radke

Dia 06: Laudir Inácio Vier

Dia 06: Lídia Schimmel

Dia 06: Leila Rosane Wolff

Dia 06: Márcia Dunke

Dia 06: Marlise Sphor

Dia 06: Renato Luiz Lamberty

Dia 06: Robson Marcelo Nunes

Dia 06: Suzana Machado

Dia 06: Tatiana Port

MESTRADO DE ECONOMIAO Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universi-

dade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo, estácom inscrições abertas, até o próximo dia 13, para o cursode Economia, nível mestrado. Estão disponíveis oito va-gas para portadores do diploma de curso superior. Aslinhas de pesquisa do mes-trado são: Desenvolvimen-to Econômico Regional, queabrange os aspectos relati-vos à especialização do de-senvolvimento, aos instru-mentos de financiamento,inovação e política; e Eco-nomia do agronegócio, quevisa à especialização e à efi-ciência produtiva nas rela-ções comerciais e impactos,e também elaboração parapolíticas setoriais.

FESTADO LEITÃO

Acontece em Serranópolis do Igua-çu, no sábado (10) e no domingo (11),a 4ª Festa do Leitão ao Fogo de Chão.Haverá degustação de produtos fabri-cados artesanalmente como doces, cafécolonial e o tradicional leitão.

Os casais Maurício e Angélica Botelho e Adriane Niederli eNilson Hachmann. Angélica e Adriane inauguraram a Angélica

Joias, em concorrido momento que aconteceu no últimosábado (03), em Marechal Cândido Rondon

Eldriã Lúcio Boff, deSanta Helena, quehoje (06) completa25 anos. Ele recebe

homenagem dos paisIra e Elder Boff

Arq

uiv

o

pe

ss

oa

l

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 SOCIAL

NOVO PONTOTURÍSTICO

Começaram a ser instalados, na sema-na passada, os protótipos de dinossaurosque vão fazer parte de um novo parqueturístico de Foz do Iguaçu. Os 20 modelosde cera foram fabricados na China e jáestão na área de 60 mil metros quadradosonde será o Vale dos Dinossauros, primei-ra atração do Museu de Cera, previsto paraser inaugurado no dia 10 de junho, quan-do a cidade das Cataratas comemora 100anos de fundação.

O museu terá ainda estátuas de 100personalidades da música, do cinema, doesporte e da política mundial. Entre elasestão Elvis Presley, Marilyn Monroe, Ayr-ton Senna e Dilma Rousseff.

IPIRANGAFEST

A 21ª Ipiranga Fest,em Toledo, será reali-zada no dia 18 demaio. Tradicional nomunicípio, a festaconta com programa-ção gastronômica.Haverá degustação doprato típico (porco as-sado na grelha), alémde café colonial e bai-les musicais.

Arquivo pessoal

O casal

Regina e

Antonio

França com as

filhas Lais e

Ariane. Lais

completou

15 anos no

domingo (04).

Parabéns

Divulgação

Esbanjandocharme, as novasrepresentantes da

beleza feminina deMercedes: BiancaMoenster (Miss

Simpatia), MaiaraFoss (2ª Miss),Ketlyn Woefer(Miss Mercedes

2014) e ManoeliHoffmann (3ª

Miss). Elas forameleitas em

concurso realizadona última quarta-

feira (30)

22 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Inscrições ao Campeonato de Futebol Sete terminam hojePodem participar clubes, associações, entidades, empresas e grupos. Congresso técnico será amanhã (07)

MEDIANEIRA

Termina às 17h30 de hoje

(06) o prazo para as equipes se

inscrever no Campeonato

Municipal de Futebol Sete

2014, realizado pela Prefeitura

de Medianeira, por intermédio

da Secretaria Municipal de

Esportes e Lazer. O congresso

técnico está marcado para

amanhã (07), às 19h30, na sala

de reuniões do Sindicato dos

Trabalhadores nas Indústrias

de Construção e Mobiliário de

Medianeira (Sintracom), situ-

ado na Avenida Brasil, próxi-

mo à Polícia Militar.

Podem participar clubes,

associações, entidades, em-

presas e grupos. Cada enti-

dade poderá formar mais de

uma equipe, desde que com

atletas distintos - entre oito e

14 jogadores por equipe. Os

atletas devem ter idade míni-

ma de 16 anos (nascidos até 31

de dezembro de 1998) e, obri-

gatoriamente, vínculo com o

município de Medianeira,

como ter nascido, residir, tra-

balhar, estudar ou votar.

As fichas de inscrição e

regulamentos estão dispo-

níveis na Secretaria de Es-

porte, junto ao Ginásio de

Esportes Antônio Lacerda

Braga (3264-1138).

Campeonato de Futebol Setetem rodada na Asmunsar

A 1ª rodada do 2º Campeo-

nato de Futebol Sete 2014 -

Troféu Passo Firme Esportes

será realizada às 19h30 de hoje

(06), no Campo da Associação

dos Servidores Municipais de

Nova Santa Rosa (Asmunsar),

e contará com os seguintes

confrontos de estreia pelo gru-

po A: Agroindustrial Dois Ir-

mãos e Borracharia Scherer e

Bucholz/Metal Glace/Junior’s

Supermercado e Linha Gua-

çu, às 20h30; além de Pavi-

mentação Soares e Clube

União, às 21h30. Os jogos pelo

grupo B ocorrerão no dia 15.

A competição contará com

dois grupos, sendo que no

grupo A estão inscritas sete

equipes: Pavimentação Soa-

res, Linha Guaçu, Agroindus-

trial Dois Irmãos, Borracha-

ria Scherer, Bucholz/Metal

Glace/Juniors Supermercados,

Clube União e Ebenezer. Pelo

grupo B jogam outros seis

times: Frigorosa, Posto Cos-

saco/Cerâmica Rodante, Coo-

atol/Sicredi, Ponto da Cerve-

ja/Coopagril, D.M.D Indus-

trial de Pré-moldados e Iriedi.

As três melhores seleções

serão premiadas com troféus

e medalhas. A 1ª colocada re-

ceberá ainda R$ 500 em di-

nheiro, o 2º lugar ficará com

R$ 300 e a 3ª equipe com mais

pontos receberá R$ 200.

Martin Luther classifica-seem 3º lugar no Estadual sub-18

A equipe de vôlei femininodo Colégio Evangélico MartinLuther/Sicoob/Prefeitura deMarechal Cândido Rondondisputou a 2ª etapa do Cam-peonato Estadual sub-18 en-tre sexta-feira (02) e domingo(04), em Cascavel, garantidoo 3º lugar na classificação ge-ral, com 15 pontos. Em 1º lu-gar está Cascavel, que soma19 pontos, e em 2º Dynâmico/Curitiba, com 15.

Com três vitórias e umaderrota, as comandadas pelotécnico Claudemiro dos San-tos (Miro) venceram por 3

sets a 0 a equipe Rolândia/Óticas King, depois perde-ram por 3 sets a 0 para aequipe Prefeitura de Casca-vel/Caio, venceram por 3 a 2o Paraná/Sion e encerrarama participação vencendo porsets a 0 o selecionado femi-nino de Guarapuava/Colé-gio Aliança.

A 3ª etapa acontecerá nomês de julho, em Cianorte,onde a equipe rondonenseenfrentará os três adversá-rios da 1ª etapa: Dynâmico/Curitiba, Maringá e São Josédos Pinhais.

Começa a 2ª fase do Municipalde Bocha em Rondon

Quatro confrontos acon-tecem às 19h30 de hoje (06)na 1ª rodada da 2ª fase doCampeonato de Bocha deMarechal Cândido Ron-don. A AMA Linha Wi-lhelms recebe a equipe Cho-pp Colônia/Show de Bola/Arco Íris Tintas e Materiaisde Construção.

Na Assemar jogam o time

da casa e Micheli Lanches/Restaurante Comida Caseira/Nied Constru & Cia/SalãoAsteca/Titos Calçados; na Li-nha Ouro Verde, a Associa-ção Ouro Verde/Iguiporã temconfronto com Irmãos Cha-pla; e no Bar do Xirú o time dacasa recebe a equipe Bar doErni/Cerveja Bavaria/Autoes-cola Ila/Romal Madeiras.

CAMINHADA NA NATUREZADivulgação

O tempo nublado da última quinta-feira (1º) pode ter ofuscado o sol,

mas não tirou o “brilho” da Caminhada na Natureza - Circuito

Ecológico do Trabalhador, realizada em Medianeira pelo 9º ano

consecutivo e consagrado como circuito mais antigo em atividade no

Paraná. Para quem participa todos os anos da caminhada, as

condições do tempo contribuíram para mudar a paisagem e dar uma

nova visão do trajeto, que, apesar da chuva nos dias anteriores,

estava em perfeitas condições de tráfego. O evento teve 295

inscrições antecipadas e 85 na hora, porém, como muitos inscritos

previamente se intimidaram com o clima desfavorável, a comissão

organizadora calcula em cerca de 200 o número de participantes,

entre caminhantes e equipe de apoio, o que não diminuiu o sucesso

do evento, haja vista que a Caminhada não leva em conta a

quantidade de pessoas, mas o interesse dos participantes pelo

esporte aliado à contemplação da natureza.

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Maura da Costa da Silva vence a corrida dos dez quilômetrosNo naipe masculino, o ganhador foi Emerson da Silva, de Toledo

8º CIRCUITO SESC

ESPORTES

A 8ª edição do Circuito Sescde Caminhada e Corrida de Ruateve 838 inscritos, dos quais322 nas corridas de cinco e dezquilômetros e outros 516 naCaminhada da Família. O cir-cuito foi realizado domingo(04), com largada no Centro deEventos de Marechal CândidoRondon, sendo que um públicoestimado em 2,3 mil pessoascompareceu para assistir àsetapas, entre competidores,amigos e familiares. Os parti-cipantes vieram de 32 municí-pios brasileiros; dois atletas doParaguai e de Portugal.

A corrida de dez quilôme-tros naipe feminino teve comovencedora a rondonense Mau-ra da Costa da Silva, que cruzoua linha de chegada em 48 minu-

Corridas foram disputadas por 322 atletas no último domingo (04), em Marechal Rondon

Momento da chegada de Maura da Costa da Silva, campeã dos dez quilômetros

tos e 42 segundos; em 2º veioJanice Maria Vanelli; em 3ºAndréia Frizzo, ambas de Cas-cavel; em 4º Isoldi Kolm e em 5ºLuciane Daiane Schmidt, am-bas de Marechal Rondon.

A disputa dos dez quilôme-tros naipe masculino foi venci-da por Emerson da Silva, deToledo; em 2º veio Gerson Bor-ges, de Iporã; em 3º Ademir Sou-za Santos, de Toledo; em 4ºMoisés Carmona Torres, deCascavel; e em 5º lugar chegouOdair José Rigo, de Cascavel.

A corrida de cinco quilôme-tros naipe feminino teve como1º lugar Rosilene Souto Caroli-no; em 2º Ana Maria da Costa,ambas de Cascavel; em 3º Rosa-ne Teresinha Kozerski Kunzler,de Marechal Rondon; em 4º Ju-

Premiação dos melhores classificados nos dez quilômetros

Fotos: Divulgação

liane Oleinik, de Cantagalo; em5º Marinês Kuhn, de Toledo.

Pelo naipe masculino, ocampeão da corrida de cinco

quilômetros foi AndersonChristiano de Souza, de Umua-rama; em 2º ficou Luciano Ro-drigues de Oliveira, de Casca-

vel; em 3º Reinaldo MarcelinoAlves, de Toledo; em 4º JoãoGimbarski, de Cantagalo; em 5ºValdemir Pauvels, de Toledo.

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Pato Bragado vence as duas categorias do Circuito SferriêSede da etapa, Nova Santa Rosa conquistou o 2º lugar na categoria A e o 3º na B

VOLEIBOL

Os jogos válidos pela2ª etapa do 2º CircuitoSferriê/Esportiva Para-ná de Voleibol Femini-no, realizados sábado(03) e domingo (04) noGinásio de Esportes Eu-rides Priebe, em Nova

Santa Rosa, demonstra-ram o crescimento dasequipes de Pato Braga-do e da cidade sede nasdisputas.

Com o 1 º e um 3ºlugar nas categorias Ae B, na 1ª etapa realiza-

Atletas bragadenses das categorias A e B com o secretário de Esportes e

Lazer, César Schaeffer (Tcheco), e o técnico Luiz Fernando Guze

Divulgação

da no início do mês,no ginásio O Bragadi-nho em Pato Bragado,desta vez as atletas bra-gadenses superaram ospróprios limites ao con-quistarem dois primei-ros lugares. A 2ª etapacontou com a partici-pação de atletas da cida-de-sede, bem como Ma-ripá, Mercedes, Pato Bra-gado e Toledo. Foramquatro equipes na cate-goria A e cinco na B.

As partidas, em am-bas as chaves, foram re-alizadas em grupo úni-co, sendo que nas duascategorias Pato Braga-do venceu todos. A clas-sificação final foi a se-guinte: categoria A -atletas nascidas entre osanos de 1997 e 1999: 1º

Jogadoras de vôlei da categoria A de Nova Santa Rosa,

que se tornaram vice-campeãs da etapa

lugar, Pato Bragado, 2ºNova Santa Rosa, 3ºMaripá e 4º Mercedes;categoria B - atletas nas-cidas entre os anos de

2000 e 2002: 1º lugarPato Bragado, 2º Tole-do, 3º Nova Santa Rosa,4º Maripá e 5º Mercedes.

O circuito é formado

por seis etapas duranteo ano. A 3ª etapa acon-tecerá em Toledo, nosdias 31 de maio e 1º dejunho.

Luiz Fernando Cerni

Lutador do UFC ministra seminário em RondonO lutador do UFC Viscardi

Andrade, praticante das ar-tes marciais de jiu-jitsu e muaythay, esteve domingo (04) emMarechal Cândido Rondon,onde ministrou um semináriode jiu-jitsu e MMA a pratican-tes das modalidades que resi-dem no município e outrascidades da região, sendo pres-tigiado por cerca de 30 lutado-res de ambos os sexos.

Os trabalhos foram re-alizados na academia N1Team, com foco no jiu-jitsuadaptado para o MMA. Fo-ram apresentadas técnicassobre posições e passa-gens de guarda e posiçõesde finalização que podemser utilizadas tanto noMMA, quanto no jiu-jitsu.Andrade destacou, na opor-tunidade, que quando o lu-

tador tenta colocar o jiuj-jitsu em prática no comba-te de MMA, o atleta perdemuitas posições. “Entãomostramos estabilizaçõespara ele não perder a luta econseguir finalizar”, co-mentou o lutador.

Ele reside em São Pauloe embarca no próximo dia

14 para os Estados Unidosda América, onde perma-necerá por um mês fazendocamping, junto com Vander-lei Silva, preparando-o parao próximo combate. “Acre-dito que o UFC me ligue paralutar no mês de julho, finali-zando a preparação na vol-ta ao Brasil”, enfatiza.

Viscardi

Andrade

apresentou

posições

adaptadas

do jiu-jitsu

para o MMA

Joni Lang/OP

PALOTINA É CAMPEÃ DE ETAPA DA COPA OESTE DE VOLEIBOLDivulgação

A equipe de voleibol feminino de Palotina (foto) sagrou-se campeã da 2ª etapa da 7ª Copa

Oeste de Voleibol Feminino, categoria 1997. A etapa foi realizada sábado (03) e domingo

(04) em São José das Palmeiras, com jogos no Ginásio de Esportes 19 de Março. Na 2ª

colocação da etapa ficou a equipe de São José das Palmeiras, seguida pelo Projeto Vôlei

Olímpico de Cascavel, Assis Chateaubriand ficou em 4º, Itaipulândia em 5º, Nova Aurora

em 6º, Campo Mourão em 7º e São Miguel do Iguaçu em 8º. A equipe de Palotina

participou da competição com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

HANDEBOL DISPUTARÁ 2ª FASE DA DIVISÃO DE ACESSODivulgação

A seleção de handebol masculino de Marechal Cândido Rondon (foto) venceu um jogo e empatou

outro, conquistando vaga para a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Handebol - Divisão de

Acesso. As disputas aconteceram sábado (03) e domingo (04) em Toledo, reunindo times nos

naipes feminino e masculino. A 2ª etapa acontecerá no município de Faxinal, nos dias 24 e 25.

A equipe feminina que representou o município acabou eliminada, apesar da dedicação.

Após Circuito Itaú, Maria Goes disputa etapa do BrasileiroRondonense faturou 3º lugar na categoria simples e foi vice-campeã na categoria

dupla. Próximo desafio começa quinta-feira (08), em Londrina

TÊNIS

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 ESPORTES

Após um período derecuperação de lesão ede readaptação com re-sultados negativos nomês de abril, a tenistaMaria Goes, de MarechalCândido Rondon, voltaa figurar entre as qua-tro principais tenistas doEstado em sua catego-ria. A rondonense par-ticipou entre quinta-fei-ra (1º) e domingo (04)do Circuito Itaú de Ten-nis Escolar, realizado naAcademia Prieto, emCuritiba, representandoo Colégio Evangélico

Martin Luther, onde dis-putou com inúmerasatletas de todo Paraná acategoria 14 anos.

O circuito é umaoportunidade de a mo-dalidade ter abertura nodesporto escolar, tendoem vista que o tênis decampo não figura entreas modalidades dos Jo-gos Escolares do Para-ná (JEPs). Durante osjogos, Maria fez boaspartidas e chegou à se-mifinal na categoria sim-ples, sendo vencida pelacabeça de chave Laura

Silveira, de Ponta Gros-sa, que ficou campeã docircuito e conquistouvaga para uma tempo-rada de treinos em Bar-celona, na Espanha. Porter sido vencida pela cam-peã, a rondonense tor-nou-se 3º lugar na cate-goria simples.

Na sequência do tor-neio, Maria formou du-pla com a curitibana Va-nessa Silva, e com bonsresultados, ambas che-garam à final, sendo su-peradas pela dupla Lau-ra Silveira e Paola Pra-

do, de Curitiba, campeãe vice-campeã na catego-ria simples. Com o resul-tado, Maria e Vanessatornaram-se vice-campe-ãs na categoria dupla.

Para a tenista rondo-nense, as conquistas nocircuito foram um mo-mento de reafirmação.“Estava um pouco desa-nimada por uma sériede dificuldades que tiveque encarar desde o mo-mento que sofri a lesãono braço. Todo o pro-cesso de recuperação ereadaptação aos jogos etorneios me deixou apre-ensiva, porém estou vi-vendo um momento comnovos objetivos e pro-postas. Creio que minhaconfiança está retornan-do e com ela os resulta-dos devem aparecer”,afirmou.

A preparação paracampeonatos tem sido

Maria Goes conquistou o 3º lugar na categoria simples

e foi vice-campeã na categoria dupla, representando

o Colégio Evangélico Martin Luther

Divulgação

mais exaustiva neste anoe depois do circuito des-te fim de semana, Mariaviaja amanhã (07) paradisputar a etapa do Cam-peonato Brasileiro deTênis, que será realiza-do de quinta-feira (08) adomingo (11), em Lon-drina. A tenista contacom o apoio da Kaefer

Motos, Água MineralAqua Life, ColégioEvangélico Martin Lu-ther, Allmayer Super-mercados, PirâmideContabilidade, TintasRondon, Olho Fatal,Rondon A.C., DemapalMateriais de Constru-ção, Foto Revelest eSquadra Uniformes.

Corinthians e São Remogarantem vaga às quartas de final

Nove gols foram mar-cados nos dois jogos reali-zados domingo (04), no Es-tádio Valdir Schneider,para definir os últimos clas-sificados para as quartasde final da Copa Colônia/Cercar/Yamaha/JaclaniEsportes/Prefeitura deMarechal Cândido Ron-don de Futebol Amador.No primeiro duelo, a equi-pe Corinthians de Marga-rida/Laticínios Nituanonão deu chance e aplicouuma goleada de 4 a 1 sobreo time do Grêmio Aimoré.

No final da tarde ocampeão da edição do úl-timo ano, EC São Remo/Edemar Imóveis/RomalMadeiras mostrou maisqualidade em campo evenceu o selecionado doLoteamento Augustopelo placar de 3 a 1. Comas vitórias na repesca-gem, as duas equipes quedisputaram a primeira

fase no grupo A carimba-ram passaporte para apróxima fase do Campe-onato Amador.

Os confrontos demata-mata pelas quartasde final serão realizadosno sábado (10), com jogosde volta nos dias 17 e 18com disputas que coloca-rão frente a frente as equi-pes que protagonizaram afinal do CampeonatoAmador de 2013: SER Bo-tafogo/Sigilus Alarmes e

EC São Remo/Edemar Imó-veis/Romal Madeiras; Pal-meiras de Ajuricaba/ViaSul Tintas e AACC; ClubeLira/Chiapetti Veículos/Cresol e Corinthians deMargarida/Laticínios Ni-tuano; Autoescola Ila/ La-borde Tintas e Assemar.Os dirigentes das equipesestiveram reunidos on-tem (05) na Secretaria Mu-nicipal de Esportes paradefinir a programaçãodas quartas de final.

Atletas do Corinthians de Margarida golearam o Grêmio de

Aimoré por 4 a 1, garantindo vaga à próxima fase

Joni Lang/OP

NOVA SANTA ROSA LIDERA 1ª RODADA DA COPA OESTE DE BOLÃOLuiz Fernando Cerni

A equipe de bolão de

Nova Santa Rosa liderou a

1ª rodada da Copa Oeste

de Bolão Masculino.

Duelos válidos pela chave

A foram realizados

sábado (03), no município.

Os jogos tiveram o time

da casa vencendo,

somando 1.398 pontos.

Na 2ª posição ficou a

equipe de Palotina, com

1.359, seguida de Dois

Irmãos em 3º, com 1.355,

AACC de Marechal

Cândido Rondon com

1.325, em 4º lugar, e Pato

Bragado com 1.323

pontos, na 5ª posição.

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Kardec rescinde com Palmeiras e assina com o São PauloAtacante firmou ontem (05) vínculo por cinco anos com o Tricolor. Apresentação depende

da homologação do rompimento do atleta com o Verdão pela CBF

CONTRATADO

Alan Kardec é jogadordo São Paulo. O atacanteassinou ontem (05) contratocom o Tricolor e também acer-tou a rescisão do antigo vín-culo com o Palmeiras. Faltaagora a homologação dorompimento entre atleta eVerdão pela ConfederaçãoBrasileira de Futebol (CBF).Vencida essa última etapa daburocracia, o Tricolor vaimarcar a apresentação do jo-gador, com quem acertou con-trato por cinco temporadas.

Apesar de querer agilizaro processo, o Tricolor só po-derá contar com o jogadorno dia 14 de julho, data dareabertura do mercado detransferências internacionais.Neste período, ele só poderátreinar e realizar amistosospara não perder ritmo. O SãoPaulo desembolsará 4,5 mi-lhões de euros - cerca de R$ 14milhões - para comprar os di-reitos do atacante. O paga-mento será feito em parcelaúnica ao Benfica.

Primeiro reforço da gestão

Líder Timão volta a São Paulo e projeta vitória no clássicoO elenco do Corinthians

comemorou a vitória por 1 a0 sobre a Chapecoense, do-mingo (04), em Santa Cata-rina, mas voltou para casacom a cabeça no clássico dopróximo domingo (11) con-tra o São Paulo, às 16 horas,na Arena Barueri. Ainda en-gasgados com a derrota por3 a 2 no Pacaembu, pelo Cam-peonato Paulista, os corinti-anos querem um bom de-sempenho pelo jogo do Bra-sileirão, tanto para esquecera derrota anterior quantopara confirmar a arrancada

inicial na competição.O grupo desembarcou no

fim da tarde de ontem (05), noAeroporto de Congonhas,quase sem ser notado. Pou-cos torcedores tiraram fotoscom os jogadores, que desce-ram rapidamente para o ôni-bus e foram liberados. A ani-mação, porém, era notória. Ovolante Guilherme, por exem-plo, exaltou a sequência desete partidas sem sofrer gols.

“Nosso objetivo é não to-mar gol, estamos conseguin-do. Sabemos que do meio parafrente a qualidade é muito

grande. Se não sofrermos gols,o pessoal lá da frente vai fazerpelo menos um”, disse o vo-lante. O último gol sofridopelo time foi justamente con-tra o rival de domingo. Porisso, há um gosto ainda maisespecial em caso de vitória, ain-da que Guilherme adote umtom político e prefira não cha-mar o jogo de revanche. “Oúltimo gol foi contra o próprioSão Paulo, certo? Mas não temnada a ver. Desta vez vamostrabalhar para não tomar ne-nhum, aumentar a sequênciae vencer”, destacou o jogador.

Weverton mira vitória sobreInter para recuperar pontos

Logo após a derrota parao Cruzeiro, no último fim desemana, os jogadores doAtlético-PR já miravam umareação diante do Internacio-nal, pela 4ª rodada do Campe-onato Brasileiro. O goleiroWeverton, por exemplo, des-taca a importância de supe-rar o time gaúcho - que estáinvicto na competição - pararecuperar os pontos perdidosem Brasília. Os comandadosde Miguel Ángel Portugal ven-ciam por 2 a 1 no primeirotempo, mas levaram a viradana etapa final.

“A gente tem o próximojogo muito difícil também,contra o Inter, fora, e precisa-mos somar pontos. Deixa-mos escapar os três pontos. Éesquecer e tentar corrigirnossos erros. Como toda

equipe, a gente tem nossoserros, nossas falhas. Temosque trabalhar em cima delasporque o time tem coisas boas,é um time bom e, com certeza,vai seguir bem na competi-ção”, falou o jogador.

Weverton voltou ao golrubro-negro, após duas par-tidas no banco de reservas,justamente na derrota para otime mineiro. Apesar dos trêsgols sofridos e do resultadonegativo, ele deve seguir en-tre os titulares. Por outro lado,o time não terá o zagueiroDráusio, suspenso por ter sidoexpulso diante da Raposa. Eleé o único desfalque confirma-do. O Atlético-PR volta aostreinos hoje (06). O técnico Mi-guel Ángel Portugal terá a se-mana cheia para ajustar a de-fesa e corrigir falhas.

Liverpool leva três gols e fica longe do título inglêsTudo corria bem para o Li-

verpool até os 33 minutos dosegundo tempo. Na penúltimarodada do Campeonato Inglêsos Reds visitaram o CrystalPalace e venciam por 3 a 0, masno final do jogo de ontem (05),em apenas 11 minutos deixouos donos da casa empatarem epraticamente deu o título dacompetição de bandeja para oManchester City.

O Liverpool chegou assimaos 81 pontos e com uma parti-da a fazer. O City está em 2ºcom 80, mas ainda tem trêsparidas para disputar. Agoraos time da terra dos Beatlesprecisa vencer o Newcastle etorcer para o clube de Man-chester tropeçar duas vezes.

O primeiro gol da partidaaconteceu aos 17 do primeirotempo. Joe Allen subiu sozinho

para marcar de cabeça do altode seu 1,68m. O Liverpool eramuito melhor na partida e do-minava as ações. Na segundaetapa o time marcou dois golsem dois minutos. PrimeiroSturridge marcou aos sete, de-pois foi a vez de Suárez deixarsua marca. O resultado não fezcom que os Reds diminuíssemo ritmo, já que o primeiro crité-rio de desempate no Campeo-

Alan Kardec assinou ontem (05) o contrato com o São Paulo.

Tricolor só poderá contar com o jogador no dia 14 de julho

Ricardo Saibun/Divulgação SantosFC

do presidente Carlos MiguelAidar, Kardec chega como umcuringa ao Tricolor. A princí-pio, ele atuará mais recuado,ajudando na armação das jo-

gadas. No entanto, tambémpode exercer as funções desegundo atacante e centroa-vante, hoje feitas por Pato eLuis Fabiano.

Treinador de goleiros doFla é homenageado no Rio

Membro da comissão técni-ca permanente do Flamengo,Wagner Miranda, treinador degoleiros, foi homenageado du-rante curso para aprimora-mento da função no último fimde semana, na UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (UFRJ).O rubro-negro recebeu dasmãos do presidente da Associ-ação Brasileira de Treinadoresde Goleiros, Ivan Garcez, umaplaca pelo trabalho desempe-nhado no clube da Gávea.

Contratado para comissãotécnica sub-20 em 2011, Miran-da chegou aos profissionais

dois anos depois para auxiliarCantarele. Com a efetivação doex-goleiro como auxiliar de Jay-me de Almeida, ele assumiu otrabalho direto diário com Feli-pe, Paulo Victor, César e Luan.

“Estou muito emocionado.Toda homenagem é especial,sinto-me honrado por receberessa placa. As pessoas vêmapenas onde estamos hoje,mas há um caminho que foipercorrido com muito suor ededicação. Trabalho todos osdias com muita seriedade paraconquistar os meus objetivos”,disse Miranda.

nato Inglês é o saldo de gols,mas aos 33 o Palace descontou.O zagueiro Delaney chutou defora da área, a bola desviou ematou o goleiro Mignolet.

Dois minutos depois maisum gol. Gayle marcou em belochute. Os dois tentos em tãopouco tempo animaram a tor-cida do Crystal Palace e pareceter dado um branco no Liver-pool. Os donos da casa come-

çaram a pressionar e empata-ram aos 44, novamente comGayle. Ele recebeu dentro daárea e fuzilou.

Com o apito final o atacanteSuárez caiu em prantos dentrode campo e teve que ser consola-do pelo capitão Gerrard. Os tor-cedores de Liverpool tambémpareciam não acreditar no queestavam vendo. O Crystal Pala-ce se manteve na 11ª posição.

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 ESPORTES

INTER

Gringos lideram e participam de 80% dos gols na largadaChileno Aránguiz e argentino D’Alessandro costumam se destacar

nas partidas. Eles participaram de quatro dos cinco gols

Os destaques do Internacio-nal na temporada falam espa-nhol. Por mais que o time nãoesteja 100% no Brasileirão, prin-cipalmente pelas quedas du-rante o segundo tempo das par-tidas, a dupla Aránguiz eD'Alessandro tem dado o quefalar. O chileno e o argentinosão responsáveis por três doscinco gols já marcados. Con-tando assistências, participa-ram efetivamente de quatro. Ouseja: 80% dos tentos coloradossaíram de pés estrangeiros. Nãoé por menos que o clube se esfor-ça para manter o volante pormais tempo, enquanto o meia ecapitão, ídolo dos colorados,permanece desde 2008, semcontestações.

Os números dos estrangei-ros comprovam a boa fase. Sem

contar as boas atuações noGauchão, em que tanto Arán-guiz como D'Alessandro forampremiados individualmente aofinal da competição - além delevantarem a taça de campeão-, e na Copa do Brasil, em que oInter tenta a classificação paraa terceira fase, ambos largarambem no Brasileirão. Contra oSport, na 3ª rodada, neste últi-mo domingo (04), cada um mar-cou um gol na vitória por 2 a 1e ambos foram os destaques.

Antes, na 2ª rodada, no em-pate em 2 a 2 com o Botafogo,não balançaram as redes. Po-rém, foi de Aránguiz a bela as-sistência para Rafael Mouraabrir o placar no primeiro tem-po. Já D'Alessandro deixou ozagueiro Juan na cara do gol naetapa complementar, mas ele

desperdiçou a oportunidade.Nesse jogo as notas dos gringosforam um pouco menores, 6,5para cada, mas mesmo assimficaram entre as mais altas.

Já na estreia do Brasileirão,contra o Vitória, o único gol dojogo foi marcado por Aránguiz.O passe foi justamente deD'Alessandro. Na avaliação dasatuações dos colorados em cam-po, Aránguiz ficou com nota 8, eD'Ale com 7. D'Alessandro foi ocraque da 3ª rodada. No rankinggeral, somando as notas desde oprimeiro jogo, é o 5º colocado. JáAránguiz aparece em 4º. Por po-sição, o argentino é o melhormeia, e o chileno o segundo me-lhor volante.

É inegável a importância dosdois jogadores para o Inter. Adireção do clube trabalha forte

Aránguiz e D'Alessandro são os destaques do Inter em 2014

para manter Aránguiz, empres-tado até 15 de agosto pelo Gra-nada, da Espanha. A negocia-ção já rendeu até brincadeirado técnico Abel Braga em cole-tiva pós-jogo. Após o placar de1 a 0 sobre o Vitória, o técnicocolorado se manifestou sobre apermanência de Charles, comoele chama o volante.

“O Inter vai comprar. Se ti-ver qualquer dúvida, eu, juntocom os torcedores, emprestodinheiro para comprar”, brin-cou. Na próxima rodada doBrasileirão o Inter vai enfren-tar o Atlético-PR no Beira-Rio.Mais uma vez são esperadasboas atuações da dupla que vemdando o que falar no clube.

Alexandre Lops/Divulgação Inter

Grêmio esvazia departamentomédico e Edinho vibra

O alento para o time do Grê-mio, depois de algumas frustra-ções, vem do departamento mé-dico. A tendência é de que todosos atletas, ao menos, sejam libe-rados para retomar a prepara-ção física. No treino de ontem(05), realizado no Olímpico, Edi-nho serviu como um tipo de por-ta-voz do grupo ao comentarsobre o retorno próximo do ata-cante Kleber. “O Gladiador vol-tou”, gritou Edinho.

Três meses depois da lesãono joelho direito, sofrida navitória por 1 a 0 contra o Vera-nópolis, em 05 de fevereiro,Kleber será liberado para re-tomar a preparação física nes-ta semana. Ainda não ficará àdisposição contra a Chapeco-ense. Durante a tarde, reali-

Edinho serviu como um tipo de porta-voz do grupo ao comentar sobre

o retorno próximo do atacante Kleber. “O Gladiador voltou”

zou exercícios com bola, atrásde uma das goleiras.

Além do Gladiador, o zaguei-ro Rhodolfo correu em volta dogramado. Se recupera de lesão na

musculatura anterior da coxa.Deve ser liberado para EndersonMoreira na próxima semana.

Jean Deretti e Adriano com-pletam os jogadores afastadosdo elenco principal. Enquanto omeia sofreu pancada nas cos-tas, há cerca de 15 dias, o volan-te passa por fortalecimentomuscular na coxa. Os dois jáestão fazendo trabalhos físicose devem estar liberados na pró-xima semana.

Durante a tarde de ontem, ostitulares realizaram atividadesregenerativas e somente corre-ram em volta do gramado. Já osreservas treinaram com bola emum mini jogo em gramado re-duzido. “Quero um trabalho deintensidade, marcação e finali-zação”, ordenou Enderson.

Suspeito confessa participaçãona morte de torcedor

Menos de 72 horas. Foi esseo tempo que as polícias Militare Civil de Pernambuco preci-saram para prender o primei-ro suspeito por ter matado otorcedor Paulo Ricardo Gomesda Silva, na última sexta-feira(02), no estádio do Arruda, napartida entre Santa Cruz e Pa-raná, pela Série B do Campeo-nato Brasileiro.

Foram três dias de inves-tigações, que ganharam cor-po no início do dia de ontem(05) após uma denúncia feitapor intermédio do Disque-De-núncia. As ligações levaram apolícia até o bairro de OuroPreto, em Olinda, onde encon-traram Everton Felipe Santi-ago de Santana, de 23 anos,

Junior Cigano lesiona mãoe está fora do TUF Brasil 3

O peso-pesado brasileiroJunior Cigano terá de adiar asua estreia pelo UFC em solobrasileiro. O lutador sofreuuma fissura no dedão da mãoesquerda durante os treina-mentos para a luta principaldo TUF Brasil 3 Final, em SãoPaulo, e não poderá se apre-sentar no evento, que aconteceno ginásio do Ibirapuera, emSão Paulo, dia 31 de maio.

Cigano, que deve ficar de

que trabalha como auxiliarde serviços gerais em uma es-cola. O acusado deve respon-der pelo crime de homicídioqualificado, que prevê umapena de 12 a 30 anos.

O suspeito revelou aindaque outras duas pessoas par-ticiparam da ação, mas am-bos ainda estão foragidos. Deacordo com os policiais, no pri-meiro momento ele tentounegar, mas assim que os agen-tes pegaram o seu celular, vi-ram mensagens enviadas afir-mando que não queria ir parao inferno, se referindo à ca-deia. Outro fato que chamou aatenção nas mensagens era opedido de amigos para queninguém entregasse os outros.

quatro a seis semanas parado efará tratamento de fisioterapia,enfrentaria o americano de ori-gem croata Stipe Miocic na lutaprincipal do card. Na noite deontem (05), o UFC ainda nãohavia se pronunciado sobrequem será seu substituto ou sehaverá uma nova luta princi-pal. Segundo a CEO do UFC noBrasil, Grace Tourinho, a orga-nização está trabalhando comtodas as possibilidades.

Diego Guichard

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Foz sedia Conferência Inovação da Soja ResponsávelINTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS

Evento é direcionado para um público estratégico da cadeia de valor da soja

Comitê de Jovens Ordem e Progresso conquista 1º lugar em Projetos Agrícolas da CopagrilNo último sábado (03), a As-

sociação dos Comitês de Jovensda Copagril (ACJC) encerrou maisuma edição dos Projetos Agríco-las, com a apresentação dos re-sultados e os destaques de pro-dução de soja e milho da safra2013/2014. O evento foi realizadona AACC de Marechal CândidoRondon e contou com a presençada diretoria executiva da Copagril,gerentes e agrônomos da coope-rativa, representantes de empre-sas parceiras, sócios dos comi-tês de jovens e familiares.

Conforme o diretor-presiden-te da Copagril, Ricardo SílvioChapla, o projeto é muito impor-tante para que os jovens e acomunidade conheçam as no-vas cultivares e seus potenciaisde produtividade. “Quem partici-pa do projeto adquire muito co-nhecimento para melhorar cadavez mais a produtividade na pro-priedade, produzindo com maisqualidade”, destacou. Chaplaagradeceu as empresas parcei-ras de sementes e insumos eaos jovens pela dedicação notrabalho desenvolvido.

O PROJETOO projeto é realizado em par-

ceria com empresas fornecedo-ras de sementes e insumos. Osjovens são responsáveis pelas

lavouras de soja e milho e, apósrealizarem a colheita, é feito o le-vantamento dos dados referentesà lavoura e são premiados osmelhores índices de produtivida-de em cada cultura. Além disso,são avaliados outros quesitos,como participação, divulgação en-tre outros produtores, cumprimen-to do projeto, número de trabalhosconcluídos e pontualidade na en-trega dos resultados.

Segundo o técnico agrícolaresponsável pela Estação Expe-rimental da Copagril e coordena-

PRODUTIVIDADE DE SOJA

1º lugar CJC Treze de Maio Linha Palmital, Margarida2º lugar CJC Ordem e Progresso Quatro Pontes

PRODUTIVIDADE DE MILHO

1º lugar CJC Ordem e Progresso Quatro Pontes2º lugar CJC Juntos Venceremos Linha São João e

Wilhelms, Margarida

CLASSIFICAÇÃO GERAL1º lugar CJC Ordem e Progresso Quatro Pontes2º lugar CJC Caminhos do Saber Mercedes3º lugar CJC Juntos Venceremos Linha São João e

Wilhelms, Margarida

dor do projeto, Darci Sônego, aação auxilia na melhoria da pro-dutividade e fornece ferramentaspara os jovens aplicarem em suaspropriedades. “Eles conhecemas novas biotecnologias, reali-zam dia de campo e ainda trocamexperiências em integração aosdemais comitês”, mencionou. Eleressalta que os resultados obti-dos nos projetos foram excelen-tes e acima da média regional.“Isso demonstra a qualidade dostrabalhos desenvolvidos pelosjovens”, afirmou.

CJC Treze de Maio, linha Palmital, Margarida, foi o

ganhador em produtividade de soja

CJC Ordem e Progresso, de Quatro Pontes, ganhador

geral do concurso e da categoria milho

GANHADORESFotos: Divulgação

A Associação Internacionalde Soja Responsável (RTRS) es-colheu Foz do Iguaçu para sediara Conferência Internacional RT9,que será realizada amanhã (07) equinta-feira (08), no Rafain Pala-ce Hotel & Convention Center. Oevento vai contar com aproxima-damente 300 conferencistas dediferentes partes do mundo e re-presentantes de empresas, in-dústrias, instituições financeiras,organizações não governamen-tais e certificadoras do Brasil, alémde sociedade civil, pesquisado-res e universidades. A conferên-cia terá como foco principal "asinovações relacionadas à sojaresponsável e negócios susten-

táveis", que tem como objetivoproporcionar intercâmbio de ex-periências, além de gerar novasideias embasadas nos quatro te-mas: “Governanças e Inovação,Os novos horizontes da soja, Ino-vação e integração na empresaresponsável e Economia verde”.

A RTRS foi criada com o ob-jetivo de preparar, implemen-tar e monitorar um diálogo en-tre todos os atores envolvidosna produção, processamento ecomercialização responsável dosoja. A associação busca o de-senvolvimento de uma defini-ção de soja responsável comprincípios e critérios que abran-jam os aspectos ambientais,

econômicos e sociais.O Brasil foi escolhido para

sediar a Conferência, não ape-nas por que é um dos principaisprodutores de soja do mundo,mas pelo fato de que existe hojeum grande potencial de imple-mentação da certificação, e umapresença forte de produtoresimportantes atuando para trans-formar o mercado em um siste-ma de produção sustentável.

PALESTRANTES

A Conferência terá váriospalestrantes de organizações eempresas nacionais e internaci-onais, conforme pode ser confe-rido na programação, por meio

do site http://annualconference.responsiblesoy.org/. Os pa-lestrantes irão apresentar e pro-mover debates sobre a inova-ção, soja responsável e os qua-tro temas da Conferência com ointuito de possibilitar a geraçãode novas ideias e o intercâmbiode opiniões e experiências.

A RTRS é presidida por AlexEhrenhaus, que também é re-presentante do Grupo Los GroboS.A., que fará a abertura do even-to. Durante os dois dias serãoapresentados projetos, realiza-ção de debates, mesas redondae exposição dos temas. As dis-cussões em torno dos temas pro-postos ocorrerão em sessões

paralelas durante os dois dias doevento. Os palestrantes tambémserão convidados a fazer visitastécnicas, sendo uma na fazendaColombari, em São Pedro/SãoMiguel do Iguaçu, e a Fazendacertificada RTRS em Serranópo-lis do Iguaçu.

O objetivo da visita na fazendaColombari, que é gerenciada pelaItaipu, é para compreender a ge-ração de biogás e demonstrarcomo a inovação e o investimentoem energia renovável impulsio-nam os negócios no campo.

Já na fazenda da RTRS, o ob-jetivo é demonstrar a estrutura eo funcionamento de uma fazen-da certificada pela RTRS.

Pescador há mais de 30 anos,hoje em dia Valter Kist se reconhecetambém como piscicultor, posandoorgulhoso ao lado dos seus tan-ques-redes no Lago de Itaipu, emEntre Rios do Oeste. Segundo ele, aatividade que começou no iníciodos anos 2000 agora garante o sus-tento da sua família. Kist integrauma iniciativa apoiada pela UsinaHidrelétrica de Itaipu para promo-ver a sustentabilidade no entornodo reservatório formado para dar“vida” às turbinas da binacional. Eo que está bom pode ficar aindamelhor. Valter Kist é um dos cente-nas de pescadores que aguardam aliberação do cultivo de tilápias noLago de Itaipu, e tudo indica queisso é para logo.

O ministro da Pesca e Aquicul-tura, Eduardo Lopes, recentemen-te, lançou três editais de licitaçãopara a produção de tilápias em re-servatórios de hidrelétricas do Pa-

raná e ostras no litoral do Estado.Atualmente, no reservatório de Itai-pu os piscicultores podem cultivarapenas pacu, cujos resultados eco-nômicos são inferiores. Os projetospara tilápias anunciados por Lopesestão disponíveis nas hidrelétricasde Capivara, Canoas e Taquaruçu,mas há ações políticas para quesejam estendidos ao Lago de Itaipu.

Em março do ano passado, odiretor-geral da binacional, Jor-ge Samek, recebeu um abaixo-assinado com 1,8 mil assinaturaspedindo a liberação do cultivo detilápia no reservatório como al-ternativa para o aumento e diver-sificação da produção. A estimati-va é de que, só no reservatório deItaipu sejam produzidas 400 miltoneladas de tilápia por ano, ele-vando o Paraná na liderança daprodução. O Brasil, informou oministro, produz em torno de 900mil toneladas do produto.

LIMITAÇÕESUm acordo bilateral firmado en-

tre Brasil e Paraguai em 2000 proíbeo cultivo de espécies exóticas comoa tilápia no Lago de Itaipu. Por

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Tem peixe no tanque do pescador do LagoTANQUE-REDE

Lago de Itaipu poderáproduzir 400 miltoneladas de tilápiasem tanques-redes

Fotos: Luciany Franco/OP Rural

Centenas de

p e s c a d o r e s

e famílias

i n d í g e n a s

aguardam a

liberação do

cultivo de

tilápias em

t a n q u e - r e d e

O pescador Valter Kist sonha em dedicar-se

profissionalmente exclusivamente à piscicultura

isso, a piscicultura em tanques-redeque já existe no reservatório estárestrita à produção em pequena es-cala de espécies nativas, como é ocaso do pacu cultivado por ValterKist. Apesar de ser uma alternativaaos pescadores, a piscicultura res-trita ao cultivo de espécies nativastem resultados economicamente in-feriores aos de outras espécies con-sideradas exóticas, como a tilápia,por exemplo. É o próprio Kist quemexplica: em um mesmo espaço, épossível ter uma densidade maiorde tilápias, que também têm valorde mercado maior e seu desenvolvi-mento é mais rápido com melhorconversão alimentar que o pacu,principal espécie encontrada atual-mente nos tanques-rede do lago.Isto tudo sem mudanças de manejo.

Kist, por exemplo, tem atual-

Valter e o irmão trabalham juntos. Com a liberação do

cultivo de tilápia, eles poderiam ampliar a produção

mente 105 tanques, em que tra-balham ele e o irmão. São tan-ques de 2x2 com 1,70 metros deprofundidade. Em cada um de-les são alojados 260 pacus. Sefossem tilápias, poderia ser 850peixes no mesmo espaço. Con-forme o produtor, a autoriza-ção para o cultivo de tilápiatornaria mais viável o investi-mento em tanque-rede. E, quemsabe, a pesca deixaria de serprofissão, para se tornar umaagradável atividade de lazer,sem redes jogadas na água, masapenas uma vara de pesca àbeira do barranco ou no barco,no meio do Lago de Itaipu.(Você lê a reportagem completa napróxima edição de O Presente Ru-ral Suínos & Peixes, que circulana próxima semana)

30 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Acusado de assalto é preso agora por tráficoJovem de 20 anos que saiu da cadeia há três meses e que responde em liberdade

por assalto à mão armada é apontado pela polícia como traficante

EM TOLEDO

Um ponto que, segundo apolícia, era usado para o trá-fico de drogas foi fechado pelaPolícia Militar (PM) de Tole-do. A ação aconteceu no sá-bado (03), depois de investi-gações do Serviço Reservadoda PM. Duas pessoas forampresas e uma apreendida.

Há cerca de 20 dias a equi-pe do Serviço Reservado in-vestigava e monitorava a re-sidência no Jardim Panora-ma II. Um jovem de 20 anos,que responde em liberdadepor assalto à mão armada, é

apontado pela polícia como ocabeça do grupo. Durante asinvestigações os policiaisconstataram realmente quehavia no local uma grandemovimentação de pessoas, amaioria usuários de drogas.

A esposa do supostotraficante, também de 20anos, era quem atendia osusuários quando ele nãoestava em casa. A terceirapessoa era uma menor deidade que passou a morarcom o casal nos últimos trêsdias e também fazia o co-

Comerciante é mortoem tentativa de assalto

Um comerciante foi as-sassinado durante umatentativa de assalto regis-trada por volta das 10 ho-ras de ontem (05), no Bair-ro Santa Clara IV, em To-ledo. De acordo com infor-mações obtidas no local,Daniel Reis, de 34 anos,estava em frente a sua mer-cearia, na Rua Silvia Mâni-ca, quando um elementochegou encapuzado, tra-

jando moletom de cor escu-ra, aparentando ter em tor-no de 20 anos de idade, eanunciou o assalto. O co-merciante teria entrado cor-rendo para dentro do esta-belecimento, mas o bandi-do o perseguiu e efetuouvários tiros contra Daniel,que morreu no local. O as-saltante deixou o local a pé,sem levar nada. A PolíciaCivil investiga o caso.

Comerciante estava em frente à mercearia

quando foi abordado pelo bandido

Radar BO

mércio dos entorpecentes.Em poucos minutos, a po-

lícia flagrou chegando ao lo-cal sete pessoas, que seriamusuários de drogas. Duranteas buscas, os policiais encon-traram cerca de 50 pedras decrack e algumas gramas demaconha. Dentro da casa tam-bém foram localizados váriosaparelhos de telefone celulare som automotivo, os quais opreso não soube informar aprocedência. O jovem, con-forme a polícia, saiu da cadeiahá cerca de três meses.

Acidente entre Rondon e NovaSanta Rosa deixa três feridosTrês jovens ficaram feri-

dos depois de se envolveremem um acidente de trânsitona noite de domingo (04), narodovia que liga MarechalCândido Rondon a NovaSanta Rosa. O veículo Golfcom placas de Ribeirão Preto(SP) seguia sentido a Mare-

chal Rondon pela PR-491quando, próximo a uma fe-cularia, o motorista teria per-dido o controle e colididocontra um barranco e depoiscontra uma árvore.

Os três ocupantes do au-tomóvel tiveram ferimentosleves e foram encaminhados

por testemunhas até o Hospi-tal Rondon, onde receberamatendimento médico. Amigosdas vítimas informaram aospoliciais rodoviários que elesestavam em um evento de somautomotivo que foi realizadoem Maripá. O veículo ficouparcialmente destruído.

Casal é flagrado com maconha e munições PÁSSAROS APREENDIDOS

Após receber denúncia, a Polícia Militar Ambiental apreendeu 13

aves silvestres que eram mantidas em gaiolas em uma casa, em

Palotina. O proprietário do imóvel foi detido, mas responde o

processo em liberdade. A pena prevista é de seis meses a um ano

de reclusão, mais a multa de R$ 6,5 mil (R$ 500 para cada

pássaro), somada com outra multa, de R$ 5 mil, por ter sem

registro um canário-terra, ameaçado de extinção. Os animais

foram encaminhados a um órgão ambiental responsável.

Divulgação/PMANo início da tarde de do-mingo (05) a Polícia Rodovi-ária Federal (PRF) fez a apre-ensão de 73 quilos de maco-nha e 200 munições para dife-rentes calibres. Um casal dejovens responsável pelo trans-porte do carregamento foi de-tido. A ação aconteceu duran-te fiscalização de rotina naPonte Ayrton Senna, em Gua-íra. Um Gol com placas de Lon-drina ocupado pelos dois, de17 e 19 anos, foi parado pelospoliciais, que suspeitaram daatitude dos ocupantes.

Em busca minuciosa fo-ram localizados 117 tabletesde maconha ocultos em com-partimentos nas portas, late-rais e bancos. Foram locali-zadas também 100 muniçõespara calibre 22 e 100 muni-ções para calibre 38. Eles in-formaram aos policiais queadquiriram os produtos noParaguai e transportariamaté Sertanópolis (SP). A ocor-rência foi encaminhada àPolicia Civil em Guaíra.Droga e munições seriam levadas para o Estado de São Paulo

Divulgação/PRF

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 POLICIAL

Chefe de cadeias é afastado por suspeita de concussãoFuncionário é acusado de tirar proveito de sua posição na chefia

das unidades prisionais para exigir dinheiro de detentos

INVESTIGAÇÃO

A 4ª Vara de Justiça deToledo determinou o afasta-mento do chefe de cadeiaspúblicas da 8ª Região, AriBatista. O funcionário é acu-sado pelo crime de concus-são, por supostamente tirarproveito de sua posição nachefia das unidades prisionaispara exigir dinheiro de deten-tos da 15ª e da 20ª subdivisõesde Polícia Civil (Cascavel eToledo). Ele é também res-ponsável por outras carcera-gens na região, como a deMarechal Cândido Rondon.

De acordo com a decisãojudicial, proferida na sema-na passada, a permanência

do réu no exercício de suasfunções proporciona riscono decorrer da coleta de pro-vas, uma vez que algumastestemunhas estão inseridasno sistema prisional. A juí-za Daniela Maria Krügerconsidera também que, per-manecendo no cargo, o che-fe das unidades prisionaispoderá cometer o ato de con-cussão novamente.

O funcionário público foidenunciado pela Promotoriade Justiça de Cascavel. Segun-do o Ministério Público, elerecebia dinheiro para oferecercertas facilidades aos presos,como evitar a transferência

para outra unidade e permitirque fossem feitos serviços in-ternos que ajudariam na re-dução da pena.

O afastamento do réu foideterminado sem prejuízo daremuneração e vantagens,até o julgamento definitivoda ação. A equipe de O Pre-sente tentou contato comAri, mas o telefone celularestava desligado ou fora daárea de serviço.

O subchefe de Cadeias, Fá-bio Alberto Caetano, permane-ce no cargo por tempo indeter-minado. Ele já havia assumidoa função na semana passada,após Ari pedir férias.

PRF apreende roupasengomadas com cocaína

A Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) prendeu no fimda noite de domingo (04) umhomem que viajaria paraLondrina com a bagagemrepleta de roupas engoma-das com cocaína. Durantefiscalização de rotina emfrente à Unidade Operacio-nal da PRF em Santa Terezi-nha de Itaipu, policiais abor-daram um táxi com placas deFoz do Iguaçu e suspeitaramdo nervosismo demonstra-do pelo passageiro.

Ao vistoriar a mala queele carregava, a desconfian-ça dos policiais aumentoudiante da textura e odor dasroupas. Um exame detectoua presença do material, mo-tivo pelo qual o passageiro,de 34 anos, natural São Pau-lo e que mora no Paraguai,foi preso. Ele afirmou aosagentes que receberia R$ 1mil para levar a mala atéLondrina. O flagrante foiencaminhado à Polícia Civilem Foz do Iguaçu.

Preso afirmou que mala seria levada até a cidade de Londrina

Divulgação/PRFApós ser espancado, homemé assaltado em Rondon

Um jovem teria sido ví-tima de dois crimes diferen-tes em poucos minutos namadrugada de domingo(04), em Marechal CândidoRondon. Por volta das02h30 ele chegou à Unida-de de Saúde 24 Horas comferimentos generalizados.Ele disse à polícia que ti-nha sido espancado e, pou-co depois, assaltado.

De acordo com a vítima,dois homens que estavamem um Fiesta cor bordô teri-am o agredido com socos norosto e chutes pelo corpo. Avítima teria sido levada atéa Rua Maceió, nas proximi-dades da casa de seu irmão,onde os agressores jogarama vítima para fora do veícu-lo e fugiram.

Mas ele seria vítima de

um outro crime. Ainda emvia pública, o rapaz foiabordado por uma outrapessoa que, após dar vozde assalto, levou dinheiroe o telefone celular do ra-paz. O jovem pediu socor-ro na casa do irmão, que olevou para atendimentomédico. Os agressores e oassaltante não foram loca-lizados.

Divulgação/BPFron

Uma adolescente de apenas 15 anos foi flagrada transportando 740

gramas de cocaína. A ação divulgada ontem (05) aconteceu na sexta-

feira (02), em Guaíra. Militares do Batalhão de Polícia de Fronteira

realizavam uma operação de bloqueio na Rua Ministro Gabriel Passos,

no Parque Hortência, quando abordaram um ônibus que fazia a linha

Guaíra a Londrina, onde estava a menor. Dentro da mochila da

adolescente, moradora da cidade de Arapongas, os policiais

encontraram o entorpecente, que foi levado com ela para a Polícia Civil.

Divulgação/BPFron

O Batalhão de Polícia de Fronteira apreendeu na noite de sábado (03), em Guaíra, aproximadamente 20 quilos

de maconha. Uma mulher de 22 anos, que transportava o produto em um ônibus que fazia a linha Guaíra a

Londrina, foi presa em flagrante. Os policiais militares pararam o coletivo na área central da cidade para

vistoriar bagageiros e passageiros. Na bagagem da mulher, moradora da cidade de São Vicente (SP), foram

localizados 33 tabletes do entorpecente. A mulher relatou que pegou a droga em Guaíra, mas não disse o

fornecedor ou para onde levaria o produto. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Guaíra.

MACONHA EM ÔNIBUS DROGA COM MENOR

32 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Prefeito pede reforço na segurança após assaltoDIAMANTE

Explosão de caixa eletrônico foi fato isolado e não retrata a realidade domunicípio, afirma Renato Antônio Pereira

O assalto a banco regis-trado em Diamante do Oestena madrugada de sexta-feira(02) e que causou comoçãona cidade é fato isolado e nãofaz parte da rotina dos mora-dores. A afirmação é do pre-feito Renato Antônio Perei-ra, que adotou as providên-cias possíveis para que o fatoseja investigado à exaustão ecenas como essa não voltema se repetir na cidade. Segun-do Pereira, o susto maior sedeu por conta do arsenal uti-lizado pelos autores do cri-me. “São pessoas que vieramde fora, conforme constata-ção preliminar das autorida-des de segurança, ou seja, aintenção de cometer esse cri-me não partiu de gente da-qui”, destacou.

No entanto, o prefeito so-licitou pessoalmente às polí-cias Civil e Militar reforço nasegurança pública em Dia-mante do Oeste e pediu em-penho na elucidação do cri-me e prisão dos autores. “Tra-ta-se de um fato isolado, po-rém fruto da violência quecampeia em todo o país, e quenão retrata o clima de paz etranquilidade que reina nacidade. O importante é tercuidado para não transfor-mar esse episódio em fatopolítico, ele deve ser tratadoda forma como é, assunto desegurança pública”, destacouo mandatário.

O CRIMEDurante a madrugada de

sexta-feira pelo menos cinco

elementos fortemente arma-dos provocaram uma explo-são em um caixa eletrônicode um posto de atendimentodo Bradesco em Diamantedo Oeste.

A explosão causou es-tragos em toda a estruturado local e em um automó-vel que estava ao lado. Ocarro foi atingido pela pa-rede, que caiu com o impac-to dos explosivos.

Após a explosão os bandi-dos fugiram em direção aMatelândia, com um veículoRenault Duster de cor escura.Vizinhos ouviram o barulhoe chamaram a Polícia Militar,que constatou o furto de di-nheiro que estava no interiordo caixa. A ação toda duroucerca de cinco minutos.

Rondonense afugentabandidos ao reagir a assalto

Um morador de Mare-chal Cândido Rondon pro-curou a Polícia Militar nanoite de sábado (03) parainformar que havia sidovítima de uma tentativa deassalto. Ele disse que estavachegando em sua casa comsua Saveiro quando ele-mentos que estavam emuma motocicleta o aborda-ram. O carona sacou umrevólver e mandou que avítima deitasse ao chão.

Em seguida o bandidopediu as chaves do carro,momento que o proprie-tário saiu correndo e en-trou em sua residência.Diante da reação os la-drões acabaram fugindo,deixando o veículo e aschaves. Os policiais mili-tares estiveram no local efizeram patrulhamento,mas os envolvidos na ten-tativa de roubo não fo-ram localizados.

Acidente deixa adolescentede 15 anos gravemente ferido

Um acidente registrado na ma-nhã de sábado (03) envolvendoum caminhão de Marechal Candi-do Rondon e uma moto deixouum adolescente de 15 anos grave-mente ferido. A colisão aconteceupróximo à Linha Codal, quando omotociclista, que seguia com a motopor uma estrada rural, entrou narodovia que liga a cidade de SãoJosé das Palmeiras a São Clemen-te, distrito de Santa Helena.

O condutor da moto teria in-vadido a via, colidido na lateraldo cargueiro e em seguida lança-do para fora da pista. O adoles-cente foi socorrido e encaminha-do por uma equipe da saúde deSão José das Palmeiras até a Casade Saúde Bom Jesus, em Toledo.Moto ficou praticamente destruída com o impacto

Correio do Lago

COLISÃO EM RONDON

Bombeiros de Marechal Cândido

Rondon foram acionados na noite

de domingo (04) para atender a

vítimas de um acidente entre os

distritos de Iguiporã e Bom Jardim.

Fabiano de Oliveira, de 29 anos,

conduzia a moto Honda Twister em

direção a Porto Mendes quando,

em uma curva, teria invadido a

pista contrária e colidido com a

lateral de um Golf que vinha em

sentido contrário. O motociclista

teve várias escoriações pelo corpo

e foi encaminhado para

atendimento médico na Unidade de

Saúde 24 Horas. A motorista do

Golf não ficou ferida.

Catve

Irmãos paraguaios sãobaleados em PalotinaDois irmãos paraguaios,

moradores de Palotina, fo-ram baleados em frente a umbar, na noite de sábado (03).Um deles permanece em es-tado grave. A equipe do Ser-viço de Atendimento Móvelde Urgência (Samu) de Palo-tina foi acionada para daratendimento às vítimas, emum bar localizado na Aveni-da Independência, na saídapara Terra Roxa.

Chegando ao local ossocorristas encontraramHugo Ramon Espínola Mar-tinês, de 31 anos, ferido no

peito. O outro ferido é Ce-sar Espínola Martinês, de27 anos, que foi atingidopor três tiros, um nas cos-tas e dois no rosto.

Os dois irmãos são de na-cionalidade paraguaia e tra-balhadores da construção ci-vil. A Polícia Militar reali-zou buscas para encontrar oatirador, porém sem êxito.Na madrugada de domingo(04), Hugo Ramon foi trans-ferido para Toledo em esta-do grave. Cesar permaneceno hospital municipal emPalotina.

Homem tenta assaltarcom sapatilha e acaba preso

Um homem que teria co-metido uma tentativa deassalto acabou preso namadrugada de ontem (05),em um posto de combustí-veis, na BR-467, em Toledo.O fato ganhou repercussãona mídia do Estado porqueo homem usava uma sapa-tilha como arma para co-meter o crime.

O frentista teria duvida-do da “arma” do rapaz e

iniciou uma briga, quando,com apoio de frequentado-res do local, o suspeito foidetido. O indivíduo chegoucom um veículo Gol, pediupara abastecer e logo emseguida deu voz de assalto,fazendo menção de estar ar-mado, pegando, por cimada camisa, um volume. Obandido da sapatilha, comofoi batizado, foi conduzidopara a Polícia Civil.

33O PRESENTE

TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Adolpho Kunz, que no último de 1º completou 91 anos,recebe homenagem da esposa, filhos, noras e netos

Arquivo pessoal

A Casa da Cultura de Mercedes, por meio do professor Elerson Dorner, realizoudia 24 de abril, na Escola José de Alencar, em Três Irmãs, um momentoagradável e estimulante à prática musical

Divulgação

Divulgação

O empresário rondonense Gerson Jair Froehner é onovo presidente da Associação de Empresas deTecnologia da Informação e Comunicação do Oeste doParaná (APL Iguassu-IT)

Luiz Fernando Cerni

CIDADE DENEGÓCIOSDez cidades paranaenses estão entreas 100 melhores do Brasil para investirem negócios. Segundo levantamentoelaborado pela consultoria UrbanSystems, o Paraná ocupa o segundolugar no ranking dos melhoresEstados, atrás apenas de São Paulo.

Divulgação

Jaci MariaRauber e

RoqueTheobaldo

Welter,Casal Fritz eFrida da 13ªDeutschesFest, deMissal

Secretário de Administração de Marechal CândidoRondon, Altair Genz (Maninho), secretária deSaúde, Elveni Turmina (Mari), secretária deEsportes de Nova Santa Rosa, Cleide Lima,o diretor de Saúde de Marechal Rondon, LuizCarlos Alves, e a representante da Câmarada Mulher, Mirta Steinmacher, prestigiando oCircuito Sesc Caminhada e Corrida de Rua,no município rondonense, no domingo (04)

LOTOFÁCIL CONCURSO 1050: 01 04 06 07 10 12 13 15 16 17 19 21 22 24 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1448: 03 09 15 17 18 28 40 42 43 49 53 55 58 68 69 83 84 89 95 97 MEGA-SENA CONCURSO 1596: 01 05 07 10 12 45

FEDERAL CONCURSO 04863: 1º 70.877 / 2º 54.794 / 3º 57.219 / 4º 00.783 / 5º 62.555

34 | O PRESENTE - Edição 3830 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Edição 3830 - O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 EDITAIS

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOWellington Graebim torna público que requereu

ao IAP Licença de Operação para atividade de avicul-tura de corte, implantada no lote rural n°75, linha BelaVista, distrito de Iguiporã, município de MarechalCândido Rondon, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADAWaldomiro Spier torna público que recebeu do

IAP Licença Ambiental Simplificada para empreendi-mento de piscicultura, com validade até 28/03/2019,a ser instalado no município de Nova Santa Rosa,Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃODA RENOVAÇÃO DA

LICENÇA DE OPERAÇÃOA empresa abaixo torna público que recebeu do

IAP a Licença de Operação N°14906 para o empreen-dimento a seguir especificado:

Empresa: Tarcísio José RockembachAtividade: Suinocultura, sistema de terminação

para 350 animaisEndereço: Lote rural n°140, linha Eldorado, distri-

to de São Roque.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 24/04/2018

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOAltair Jose Chenekembergue torna público que

recebeu do IAP a Licença de Operação para atividadede piscicultura, com validade até 09/07/2014, insta-lada no lote rural nº 52-A2, integrante da 2ª parte do33º perímetro da Fazenda Britânia, linha Sanga dasAntas, município de Maripá, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DALICENÇA DE INSTALAÇÃO

A empresa abaixo torna público que recebeu doIAP a Licença de Instalação N°18925 para o empre-endimento a seguir especificado:

Empresa: Wellington GraebimAtividade: Ampliação da avicultura de corte em

6.000 aves/loteEndereço: Lote rural n°75, linha Bela Vista, distri-

to de Iguiporã.Município: Marechal Cândido Rondon, Paraná.Validade: 07/04/2016

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOAltair Jose Chenekembergue torna público que

requereu ao IAP Renovação da Licença de Operaçãopara atividade de piscicultura, implantada no loterural nº 52-A2, integrante da 2ª parte do 33º perímetroda Fazenda Britânia, linha Sanga das Antas, municí-pio de Maripá, Estado do Paraná.

36 | O PRESENTE - Edição 3830 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brTERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO, vendo outroco, 80m², em Cascavel, va-lor a combinar, aceito terrenoou casa em MCR. Tr. (45) 8815-6383 com Juliano.

CASA, vendo ou troco,120m², c/ 3 quartos, 2 bwc,churrasq., garagem p/ 2 car-ros, 50m da nova Volkswagen,Bairro Botafogo, MCR, valor acombinar, aceito carro ou ca-mioneta. Tr. (45) 9944-7004.

CASA, vendo, 106m², alve-naria, esquina, c/ 2 quartos,suíte, bwc, 2 garagens, aca-bamento de 1ª, R. AméricoVespúcio, nº 6362, Lot. Lau-reth, MCR, R$ 260.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alve-naria, c/ 2 quartos, suíte, 2 sa-las, cozinha, área de serviço,garagem p/ 1 carro, churrasq.,2 bwc, terreno 600m², no cen-tro, em MCR, R$ 300.000,00. Tr.(45) 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ laje, semi acabada,próx. ao CTG, em MCR, R$130.000,00, parcelo pgto. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 126m², c/ 2quartos, sala, cozinha, 2 bwc,área de serviço, garagem, emNovo Horizonte, R$ 125.000,00,aceito veículo ou terreno no ne-gócio. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 190m², c/ 2quartos, suíte, terreno 420m²,em MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9962-8040 com David.

CASA, vendo, 135m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha,terreno 800m², 20x40, em Por-to Mendes, em frente a área daItaipú, R$ 180.000,00, aceitocarro como parte de pgto. Tr.(45) 3281-1048 ou 9968-6611.

CASA, vendo, 140m², terre-no 750m², Bairro Ana Paula,próx. ao centro, MCR, R$220.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 150m², alve-naria, terreno 440m², 11x40,Lot. Frankfurt, MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 55m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, área de serviços, bwc,pintura nova, terreno 242m²,Lot. São Francisco, MCR, R$115.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 62m², c/ 3quartos, sala de estar, cozi-nha, área de serviços, bwc,edícula c/ churrasq., terreno238m², Bairro Botafogo, MCR,R$ 140.000,00. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ sala comercial 30m², R.Minas Gerais esq. c/ Av. Irio Ja-cob Welp, em frente a futurainstalação do Batalhão de Fron-teira, MCR, R$ 260.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 99,98m², al-venaria, esquina, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, varanda, Lot. SantaFelicidade, MCR, R$190.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 99m², alvena-ria, c/ 3 quartos, 2 salas, gara-gem, lavand., murada, terreno20x40, Jd. Marechal, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9961-0071ou 9931-3089.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, MCR, R$ 230.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-1718ou 9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA , vendo , ap rox .200m², alvenaria, c/ 3 quar-tos , 2 sa las , coz inha , 2bwc , l avand . , despensa ,garagem p/ 2 carros, chur-rasq., 2 varandas, semi mo-b i l i ada , acabamen to emgesso, terreno 400m², R. 7de Setembro, Jd. Alvorada,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA , vendo, nova, c /laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, área de serviços, bwc,cercada, murada, Lot. Neit-zke, próx. ao Sesc, MCR, R$170.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo, 1 alq.,c/ fonte de água c/ cascataart i f ic ial , r iacho, açude,aprox. 2.000 pés de eucalip-to, ideal p/ moradia e lazer, a3 min. do portal de MCR, próx.à Linha Heidrich, R$250.000,00, aceito terreno oucarro no negócio. Tr. (45)9951-5251 ou 8841-4400.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,sem benfeitorias, c/ água cor-rente, em MCR, R$ 120.000,00.Tratar pelo fone (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo,24.200m², c/ 3.500 pés de eu-calipto, sem benfeitorias, LinhaPalmital, 8km de MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço de oca-sião, aceito carro ou casa. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo,36.000m², c/ benfeitorias, 7kmde MCR, R$ 150.000,00, trocopor casa em MCR. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDA, vendo, 370 hec-tares, 291 c/ plantação, 79 emreserva, c/ 3 casas em alve-naria, barracão 300m², poçoartesiano, 18km de Naviraí, MS,valor e prazo a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

FAZENDAS, vendo, em To-cantins, no asfalto, parte jáaberta, ao lado do terminalferroviário, a 27km de Coli-nas, sentido Palmeirante, va-lor e prazo a combinar, aceitotroca por imóveis, veículos ecaminhões. Tr. (45) 8840-6226, Creci 21.288.

SOBRADO, vendo, 170m²,novo, de esquina, c/ 2 quartos,suíte c/ hidromassagem e clo-set, sala de estar, sala de jan-tar, cozinha, área de festa, 2bwc, garagem, 2 sacadas, óti-mo acabamento, R. CasteloBranco, nº 488, centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9962-6232 com Carlos, Creci F18880.

TERRA, vendo, 11,5 alq., par-te em lavoura, restante potrei-ro, Linha Boa Vista, próx. a SãoJosé do Iguaçú, valor: 600 scsde soja o alq., sem troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA , vendo, 2 a lq . ,planta 1,15, sem benfeitori-as, c/ 3.000 pés de eucalip-tos de 3 anos, Linha Vorá,Margarida, valor a combinar.Tr. (45) 3282-1095 ou 9848-6028 com Mario.

TERRA, vendo, 260 hecta-res, com barracão e moradia,toda plana e em pasto, 190kmde Unaí, MG, 300km de Brasí-lia, R$ 1.300.000,00, aceito70% em imóvel na região oucarreta. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/casa de alvenaria, 2 aviários,seminovos, 15x130, em MCR,R$ 800.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 36.000m²,em grama tifto c/ irrigação, chi-queiro p/ 550 suínos, casa mis-ta 110m², açude grande p/40.000 alevinos, MCR, R$290.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 4,5 alq., pri-meira chácara atrás da Spera-fico, próx. ao Portal de MCR,sem benfeitorias, R$350.000,00, troco por casa. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5em plantio, c/ casa em alvena-ria 130m² c/ laje, 2.000m doasfalto, 7,5km de MCR, valor:1.200 scs de soja por alq.,60% de entrada + 1 pagamen-to anual. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Temperatura: 26º/19º Temperatura: 26º/19º Temperatura: 25º/19º Temperatura: 27º/20º Temperatura: 23º/17ºTemperatura: 26º/19º

TERRA, vendo, 5,7 alq.,planta 3, restante pastagem,c/ benfeitorias, R$ 285.000,00.Tratar pelo (45) 9921-9844 c/Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 55 alq., plan-ta 30, restante em pasto, parteda terra plana, próx. a São Ro-que, valor: 60.000 scs de soja,aceito prédio em troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 12x26,frente p/ sol da manhã, Lot.Bem Te Vi, próx. Jd. Ana Pau-la, MCR, R$ 85.000,00. Tr.(45) 9962-6232 com Carlos,Creci F18880.

TERRENO, vendo, 12x28,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 13x50,ao lado do Peixe Frito, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 9978-5555.

TERRENO, vendo, 16,50x25,de esquina, frente p/ o sol damanhã, Lot. Porto Alegre, MCR,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Si-credi, R$ 160.000,00. Tratarpelo (45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014

TERRENO, vendo, 308m²,14x22, Lot. São Francisco,MCR, R$ 63.000,00 à vista ouR$ 35.000,00 de entrada + 36parcelas de R$ 926,00. Tr. (45)9133-7779 ou 9991-4154.

TERRENO, vendo, 403m²,Lot. Luas, próx. ao Sicredi, MCR,R$ 130.000,00. Tr. (45) 3254-1579 ou 8418-3609 com Lidia.

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pás-saros, próx. a área industrial,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Lot. Trentine, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, de esqui-na, 100m da Av. Rio Grandedo Sul, próx. a futura instala-ção do Sicredi, Lot. Porto Ale-gre, MCR, R$ 160.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9961-5870, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENOS, vendo, 2, emPorto Mendes, próx. a praça,R$ 39.000,00 cada. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, senti-do Anel Viario, 500m da Reali-ze Mat. Construção, MCR, va-lor a combinar, parcelamentopróprio. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Bei-ja Flor, em frente ao Lot. AnaPaula, MCR, valor a combinar,em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Re-canto Feliz, próx. ao mercadoWeimann, MCR, valor a combi-nar, em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 na Certo Imóveis, CreciJ-4248, certoimoveis.com.

TERRENOS , vendo, Lot.Wutzke, em NSR, a partir deR$ 45.675,00 Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, Lot.Avenidas, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9923-8087.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, bwc, varanda, sacada,50m da Unioeste, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9969-8051.

APARTAMENTOS, alugo,valor a combinar. Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

CASA, alugo, 283m², c/ 3quartos, suíte c/ banheira, bwc,2 salas, cozinha, sala de jan-tar, garagem, piscina, edícula,no centro, MCR, R$ 1.500,00.Tr. (45) 9988-8571 ou 9947-9635 com Elisete ou Rose.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,suíte, bwc, sala, cozinha, la-vand., varanda, garagem p/ 2carros, próx. a Realize, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9948-5292 após 17h30.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, jd. de inverno, R. Wal-ter Dietrich, nº 2171, Lot. BemTe Vi, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9815-6518.

CASA, alugo, nova, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, gara-gem, murada, cercada, Lot.Gralha Azul, MCR, R$ 580,00.Tr. (45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem, semimobiliada, R. Olindo Artmann,nº 28, Jd. Modelo, MCR, R$530,00. Tr. (45) 9981-9308com Maria Inês.

CASA, alugo, R. 31 de Março,nº 999, centro, MCR, R$ 850,00.Tr. (45) 9944-2150 com Rudi.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, na R. Goi-ás esq. c/ R. Dom Pedro I, nº1184, próx. ao Allmayer e a ro-doviária, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4513.

SALA COMERCIAL, alugo,70m², c/ bwc, centro, próx. aoAllmayer e posto Stop, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 3284-1325 ou 9916-2700.

ASTRA SEDAN GLS, vendoou troco, ano 99/00, bordo me-tálico, completo, 4 portas, impe-cável, R$ 18.000,00, troco pormais novo. Tr. (45) 9949-7403.

BELINA L 1.8, vendo, ano89, álcool, motor AP, valor acombinar. Tr. (45) 9966-1468com Claudecir.

BORA CONFORT LINE, ven-do, ano 2001, prata, 4 pneusnovos, chave reserva, bancoem couro, R$ 18.000,00, acei-to moto de menor valor. Tr. (45)9991-4477.

BRAVA 1.6, vendo, ano2002, prata, 16v, completa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9966-1468 com Claudecir.

CAMINHÃO, vendo ou troco,ano 83, branco, Mercedes Benz2319, trucado, c/ caçamba, R$50.000,00, aceito carro. Tr. (45)9980-6947 ou 3252-8858.

CAMINHÃO, vendo, ano 86,Ford 13000, trucado, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr. (45)9924-1120.

CARRETA, vendo ou troco,ano 82, Scania, trucada, enga-tada, valor a combinar. Tr. (45)9815-1419 (tim) com Paulo.

CITROEN C3 XTR 1.6, ven-do, ano 2008, preto, 16v, com-pleto, bancos de couro, com-putador de bordo, R$ 25.000,00à vista. Tr. (45) 9979-5511 ou8840-4006 com Mauro.

CORSA HATCH 1.0, vendo,ano 2006/07, bege, 8v, flex, DH,trava, alarme, todo revisado,sem detalhes, R$ 18.900,00. Tr.(45) 9961-0071 com Marcos.

CORSA HATCH MAXX 1.4,vendo, ano 2012, completo, re-visada, valor a combinar. Tr.(45) 9936-5937 ou 3254-1772.

F-1000, vendo, ano 87, pra-ta, motor mwm, carroceria delata original de fábrica, R$28.000,00, aceito troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718.

F-1000, vendo, ano 98, c/ ar,direção, motor mwm, valor acombinar. Tr. (45) 9958-4748.

F-250, vendo, ano 2002, óti-mo estado, valor a combinar. Tr.(45) 9129-5898 com Fernando.

FOCUS HATCH GLX 1.6,vendo, ano 2008/09, prata, flex,2º dono, R$ 27.500,00. Tr. (45)8802-2377 (tim) com Rodrigo.

FUSCA, vendo, ano 85/85,bege, motor 1600 novo, R$4.000,00. Tr. (45) 9978-4600com Arno.

GOL 1.8, vendo, ano 95,prata, completo, 4 pneus no-vos, R$ 10.300,00. Tr. (45)9982-3479 com Celso.

GOL GVI 1.0 TREND, ven-do, ano 2009, prata, completo,placa A, R$ 22.500,00. Tr. (45)9916-7197 com Valdecir.

HONDA CIVIC EX, vendo,ano 2000, automático, bancode couro, toca cd, completo,R$ 16.000,00. Tr. (45) 3254-9143 ou 9961-2670 com Cido.

KA, vendo, ano 2012/13,preto, c/ ar-cond., valor a com-binar. Tr. (45) 9916-1010.

KA, vendo, ano 2013, com-pleto, valor a combinar. Tr. (45)9936-5937 ou 3254-1772.

MEGANE SEDAN DYNAMI-QUE 1.6, vendo ou troco, ano2008/09, preto, completo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9911-1036 com Jean.

MERIVA CD 1.8 , vendo,completa, banco de couro, R$20.000,00. Tr. (45) 9107-3865com Scharles.

MERIVA MAXX 1.4, vendo,ano 2009/10, prata, completo,manual, chave reserva, placaA, todo revisado, impecável, R$29.800,00. Tr. (45) 9961-0071com Marcos.

MONTANA, vendo ou troco,ano 2009/10, branca, flex,completa, valor a combinar, tro-co por mais nova, pago dife-rença à vista. Tr. (45) 8801-4149 com Cesar.

PALIO WEEKEND ADVEN-TURE LOCKER 1.8, vendo, ano2011, verde, flex, completo, air-bag duplo, abs, cd original,comp. de bordo, único dono,placa A, impecável, R$41.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

PAMPA GL, vendo, ano 90/90, azul, ótimo estado, R$6.500,00. Tr. (45) 9988-5132.

PARATI 1.6, vendo ou troco,ano 99/99, c/ ar-cond., DH, alar-me, pneus novos, 4 portas, óti-mo estado, R$ 12.990,00, acei-to moto. Tr. (45) 9944-7004.

PASSAT, vendo ou troco, ano79, c/ motor e lataria bons, va-lor a combinar, aceito moto. Tr.(45) 9972-6467 com Valério.

PREMIO, vendo ou troco, ano88, motor e lataria reformados,valor a combinar, aceito moto.Tr. (45) 9972-6467 com Valério.

PRISMA MAXX 1.4, vendo,flex, prata, completo, bom es-tado de conservação, R$22.500,00. Tr. (45) 9991-4477.

S10 EXECUTIVE, vendo, ano2006, 4x4, diesel, completa, topde linha, valor a combinar. Tr.(45) 9962-7684 ou 8832-1047.

SANDERO 1.0, vendo, ano2012, completo, revisada, va-lor a combinar. Tr. (45) 9936-5937 ou 3254-1772.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, comple-ta, bom estado, valor a combi-nar, aceito moto de menor va-lor. Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2007, básica, revisada, valor acombinar. Tr. (45) 9936-5937ou 3254-1772.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2011, completa, valor a combi-nar. Tr. (45) 9936-5937 ou3254-1772.

SAVEIRO G5, vendo, únicodono, placa A, todas revisõesna agência, R$ 29.990,00. Tr.(45) 9918-5675 com José.

SCENIC 2.0, vendo, ano 99/99, azul, 8v, completo, ipva2014 pago, R$ 10.500,00. Tr.(45) 9978-4600 com Arno.

SCENIC EXPRESSION, ven-do, completo, couro, ótimo es-tado, R$ 20.000,00. Tr. (45)9107-3865 com Scharles.

SIENA EL CELEBRATION,vendo ou troco, ano 2012, com-pleto, 30.000km, ótimo estado,R$ 26.500,00, aceito material deconstrução. Tr. (45) 9944-7004.

STILO 1.8, vendo, ano 2003,prata, completo, 8v, rodas aro17, doc. 2014 pago, ótimo es-tado, R$ 21.000,00. Tr. (45)9909-8313.

STRADA 1.4, vendo, ano2012, completa, c/ freio abs, ar-cond., air bag, cabine estendi-da, valor a combinar. Tr. (45)9936-5937 ou 3254-1772.

STRADA TREKKING 1.4,vendo, ano 2010, flex, comple-ta, cabine estendida, R$26.000,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

STRADA, vendo, ano 2008,c/ ar-cond., airbag, bom esta-do de conservação, R$21.000,00. Tr. (45) 9107-3865com Scharles.

UNO MILLE FIRE 1.0, ven-do, ano 2008, vermelho, c/ ar,valor a combinar. Tr. (45) 9950-0306 com Ricardo.

UNO MILLE FIRE, vendo,ano 2008, branco, flex, bási-co, pneus novos, ótimo esta-do, R$ 13.900,00. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo,baixa km, air bag, rodas 17",valor a combinar. Tr. (45) 3282-1740 ou 9902-9334.

VECTRA ELITE 2.4, vendo,ano 2006, prata, flex, comple-to, automático, couro, air bag's,abs, cd original, comp. de bor-do, rodas liga leve, 78.000km,revisado, impecável, R$35.500,00. Tr. (45) 9986-9262.

VECTRA GLS 2.2, vendo outroco, ano 99/99, prata, com-pleto, ótimo estado, R$16.500,00. Tr. (45) 9948-3988ou 3254-3331 com Douglas.

VECTRA GTX, vendo, ano2008, preto, top de linha, valora combinar, aceito troca. Tr.(45) 9941-3550.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano2001, prata, completa, placa A,c/ manual, chave reserva, p/ 7passageiros, valor a combinar,aceito troca de menor valor. Tr.(45) 9941-3550.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano2009, prata, flex, completo, au-tomático, ar digital, airbag du-plo, rodas liga leve, cd, revisa-da, 65.000km, manual, chavereserva, impecável, R$38.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

ZAFIRA, vendo, ano 2006/07, flex, completo, valor a com-binar. Tr. (45) 9911-6138 ou9803-0454 com Ari ou Paulo.

BIZ 100, vendo, ano 2004,verde, c/ partida, alarme, valora combinar. Tr. (45) 9940-1803.

O PRESENTE | 39TERÇA-FEIRA, 06 DE MAIO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 06/05/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 07/05/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

BIZ 125 +, vendo, ano 2008,vermelha, partida elétrica, R$4.500,00. Tr. (45) 9945-4650com Andrineia.

BIZ 125 ES , vendo, ano2006, c/ partida, R$ 3.700,00.Tr. (45) 8803-6645.

BIZ 125 KS , vendo, ano2007, preta, sem partida, doc.2014 pago, c/ trava, corta cor-rente, R$ 3.700,00. Tr. (45)9991-4477.

BIZ 125, vendo, ano 2006,c/ partida, alarme, valor a com-binar. Tr. (45) 9966-1468 comClaudecir.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2003/04, vermelha, R$4.100,00, abaixo da tabela fipe.Tr. (45) 9941-3550.

CG 125 FAN, vendo, ano2005, preta, R$ 3.300,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG 125 FAN, vendo, ano2006, vermelha, R$ 3.200,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CG 125, vendo, ano 85, ver-melha, 5 marchas, R$ 2.200,00.Tr. (45) 9941-3550.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2010, preta, R$ 4.300,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2011, prata, flex, 10.200km, R$5.100,00, aceito troca. Tr. (45)9941-3550.

CG 150 FAN, vendo, ano2006/06, vermelha, R$2.800,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

CG 150 SPORT, vendo outroco, ano 2005, toda revisa-da, valor a combinar. Tr. (45)9997-1600 com Tarcisio.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2005/05, azul, R$ 3.500,00.Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo,ano 2009, vermelha, R$5.000,00. Tr. (45) 9914-6553com Meri.

CG TITAN KS, vendo, ano2003, prata, R$ 2.700,00. Tr.(45) 3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano2010, preta, ótimo estado, R$4.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

DREAM, vendo, ano 96, ver-melha, R$ 1.900,00. Tr. (45)9941-9205 ou 3284-2263.

TWISTER, vendo, ano 2002,vermelha, ipva quitado, ótimoestado, R$ 4.490,00. Tr. (45)9909-8313.

VIRAGO 250, vendo, ano 97,49.500km, R$ 9.000,00. Tr. (45)8805-4810 com Rogério.

V-STROM DL 650, vendo, ano2012/13, c/ acessórios, 6.000km,ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 9935-0545 com Ronei.

XTZ 125, vendo, ano 2012/12, completa, 2.000km, R$6.000,00 à vista, ou R$ 2.000,00de entrada + 6 parcelas de R$670,00 no cheque. Tr. (45)9973-4406 com Eldor.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, bom estado, R$3.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2005, prata, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K , vendo, ano2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K , vendo, ano2008/08, preta, bem conserva-da, R$ 3.500,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revisa-da, R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140 com Fabiani.

ACORDEON, vendo, Rampa-zzo, Italiano, super 5, 80 bai-xos, valor a combinar. Tr. (45)8826-6282 (tim) com Aluisio.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e atualização, p/ an-tenas locais digitais, aparelhosaz-box, az-américa, probox,superbox, etc, atendo MCR eregião, interessados. Tr. (45)9852-8141 com Gilson.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BARCO, vendo, ano 2008,alumínio, 6m, borda alta, c/ mo-tor Mercury Super 15/18, c/carretinha Pety, ano 2008, So-nar, todo documentado, impe-cável, R$ 11.500,00 à vista. Tr.(45) 9920-4966.

CANÁRIO BELGA, vendo,machos e fêmeas, valor a com-binar. Tr. (45) 9923-3141.

CASINHA, vendo, infantil, p/boneca, usada, de madeira, R$600,00. Tr. (45) 9134-6106com Juliano.

COMPUTADOR , vendo,novo, Dual Core 2.7, completo,Geforce gt430, memória 4gb,hd 465gb, monitor Samsung19", R$ 800,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

COMPUTADOR , vendo,novo, Intel I3, completo,3.106hz, Geforce 840065, me-mória 4gb, hd 465gb, monitorAOC 19", R$ 930,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 103.000,00, entrada R$20.100,00, assume 72 parce-las de R$ 1.596,91. Tr. (45)3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 31.980,21, entrada R$6.900,00, assume 61 parcelasde R$ 633,49. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 48.300,00, entrada R$7.100,00, assume 60 parcelasde R$ 971,34. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ imóvel, cré-dito R$ 55.000,00, entrada R$8.800,00, assume 76 parcelasde R$ 892,26. Tr. (45) 3254-5050 ou 9831-5050 na Cred-Certo, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$107.749,86, assume 78 parce-las de R$ 1.920,21. Tr. (45)3254-5050 ou 9831-5050 naCredCerto, credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$ 47.703,18,assume 74 parcelas de R$889,62. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ moto, crédito R$ 9.000,00,assume 50 parcelas de R$235,80. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, créditoR$ 450.000,00, prazo 198 me-ses, a partir da 5ª parcela R$3.797,80. Tr. (45) 9842-5000 ou3254-5000 com Tânia.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas e calhas, inte-ressados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Poodle Mi-cro Toy, fêmea, c/ 55 dias, va-cinada, R$ 450,00. Tr. (45)9901-3414.

FILHOTE, vendo, Yorkshi-re, c/ 60 dias, macho, valora combinar. Tr. (45) 9911-2312 com Eliete.

FILHOTES, vendo, Husky Si-beriano c/ Akita, olhos azuis,valor a combinar. Tr. (45) 9920-4650 com Anderson.

IMPRESSORA, vendo, HPP1102w, nova, c/ cartuchocheio, R$ 350,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

LANCHA, vendo, Tropical,motor 100hp, valor a combi-nar, aceito camionete. Tr. (45)9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e perfu-ma, cama box, cobertores,edredons, tapetes, estofadosde veículos, cortinas e persia-nas, interessados. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÕES, ven-do, completa, instalações e esto-que, adulto e infantil, ótima locali-zação, Av. Rio Grande do Sul,centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9962-6232 com Carlos.

MÁQUINA PERFURATRIZ,vendo, equipada, c/ motormwm, D229, bloca de 25,30 e40cm de diâmetro, 6m de com-primento, fura até 12m profun-didade, valor a combinar. Tr.(45) 9902-9334.

MERCEARIA, vendo, c/ má-quina de assar carne, clientelaformada, ponto c/ mais de 20anos, c/ loja de confecções emanexo, venda por motivo demudança, valor a combinar,parte pode ser parcelada. Tr.(45) 9910-7190.

MESA, vendo, p/ computa-dor, nova, Artony, c/ 2 gavetei-ros embutidos, em mdf, cor ma-deira teka, R$ 300,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

MINI MERCADO, vendo, c/máquina de assar frango, nocentro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9967-1578 com Sônia.

MONITOR, vendo, novo,AOC E9505wn, 19" , R$320,00 à vista. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR, vendo, novo,LG W22435, 21", R$ 330,00à vista. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

MONITOR, vendo, novo,Samsung SA300, 19", R$330,00 à vista. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

OFEREÇO afiação de lâminade máquina de corte de cabeloe tosa, interessados. Tr. (45)3282-1097 ou 9987-1394.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico industrial e pessoap/ área de compras, em Mari-pá, interessados. Tr. (44)8848-5614 ou (45) 9926-1071 com Eloi.

OFERTA DE TRABALHO p/motoboy, período integral, in-teressados. Tr. (45) 8405-1369 com Luiz.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, c/ experi-ência na área de construçãocivil, interessados. Tr. (45)3254-0494.

OFERTA DE TRABALHOp/ vendedor interno e exter-no, p/ ramo de tintas, inte-ressados . Tr. (45) 9107-3865 com Marcos.

OFERTA DE TRABALHOp/ zeladora, horário comer-cial, interessadas. Tr. (45)3254-2960.

PAVER , vendo, 250m,ecológico, c/ 4cm, cor ver-melha, valor a combinar. Tr.(45) 9810-4883.

REBOQUE, vendo, p/ barco,marca São Paulo, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140.

SUB, vendo, 12", Hinor,novo, R$ 125,00. Tr. (45) 9944-4415 ou 8800-0718.

TELEVIGO CONTRATA ven-dedor externo, salário + comis-são, plano de saúde e vale ali-mentação, interessados envi-ar currículo p/:[email protected] Tr. (45)3254-1013.

TELEVISOR, vendo, SempToshiba, seminovo, 29", c/ en-trada p/ vídeo, R$ 250,00. Tr.(45) 9933-4794 ou 9994-1165.

TELEVISORES , vendo,prata, 14" e 20", seminovas,valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9944-4415ou 8800-0718.

VENDO, máquina de paver eblocos, industrial, valor a com-binar. Tr. (45) 9810-4883.

XBOX 360 MW3, vendo, hd320gb, edição limitada, c/ 10jogos originais, R$ 1.200,00. Tr.(45) 9980-5223 com Gustavo.

CARNEIROS , vendo, 2,reprodutores, valor a com-binar. Tr. (45) 9911-2312 ou9971-2858.

GRANJA, vendo, 2,5 alq.,c / 1.450 suínos, 2 barra-cões, 2 chiqueiros c/ 260m²,estrebaria c/ 30 cabeças, 2casas, em Novo Sobradinho,R$ 1.100.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9961-5870,Crec i J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, va-lor a combinar. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

TOUROS, vendo, 2, não re-gistrados, valor de boi gordo.Tr. (45) 8808-6082 com Almeri.

TOUROS, vendo, 2, registra-dos, valor de boi gordo +20%.Tr. (45) 8808-6082 com Almeri.