05 08 2014

36

description

05-08-2014.pdf

Transcript of 05 08 2014

Page 1: 05 08 2014
Page 2: 05 08 2014

Entrando no clima

02 | O PRESENTE EDITORIAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Já ouvimos de tudo sobre a Copa do Mundo de2014, a tal Copa das Copas.

A começar pela enganação de que a construção ereformas de estádios seriam feitas com verbas priva-das, o que não passou de balela, já que sobrou parao governo bancar a conta. O dinheiro público vaipagar nada mais nada menos que cerca de 97% detodas as obras para a Copa. E depois do torneio,todos os noves estádios públicos usados no mundialde futebol serão entregues a empresas privadas.

Soma-se a isso as obras atrasadas, que devem serconcluídas em cima do laço, mal acabadas, tantonos estádios quanto em termos de infraestruturaurbana das cidades-sede do tor-neio. Uma “maquiagem” bonita,para tudo parecer perfeito, bem ao“jeitinho brasileiro”.

Pior de tudo, para atender aopadrão Fifa de qualidade, muitodinheiro foi jogado pelo ralo naedificação desses elefantes brancos,modelos de primeiro mundo. Inevi-tavelmente, juntam-se aí as gran-des oportunidades de corrupção, quenão foram ignoradas, incluindo su-perfaturamento de obras ou outrasformas de tirar proveito da “coisa”.

Em suma, lamentável o desper-dício com o dinheiro público. E não falamos de valoresínfimos; falamos de milhões de reais. É justamente issoque deixa muita gente indignada e motivada a protes-tar contra a Copa. Ou, mais especificamente, com oque fizeram e da forma como fizeram para o Brasil setornar sede do mundial de futebol.

Seja como for, não há como voltar atrás. A Copase aproxima. Faltam apenas 36 dias para o 12 dejunho chegar. E com essa proximidade, não há comodeixar de observar que, apesar dos pesares de todosos aspectos que envolve o mundial no Brasil, hámuito brasileiro entrando no clima.

Sim, o mesmo brasileiro que condena o Brasilgastar horrores para ser sede da Copa, sendo que

há tantos outros setores prioritários carentes deinvestimento...

O mesmo brasileiro que aprova os protestosque acontecem em todos os cantos do Brasil, comoforma de deixar claro aos governantes que o povonão quer pão e circo e não engole tamanho desper-dício de dinheiro público com um evento queacontece em quatro semanas...

Este mesmo brasileiro adora futebol, e por isso,apesar de tudo, não consegue ficar sem ele.

Na terça-feira (06) se ouvia daqui e dali aspessoas fazendo apostas sobre a lista final de Feli-pão. Havia uma expectativa, sim, por parte de

muita gente. Não falamos emunanimidade, afinal, até mes-mo o futebol, o esporte preferidoda maioria, não é unânime.

Ontem (07), após a oficiali-zação dos atletas que irão com-por a Seleção Brasileira daCopa, novamente houve zumzum zum. Todo mundo queriadar um palpite sobre a convoca-ção. Alguns aprovaram, outroscriticaram. Gostaram da pre-sença de uns, lamentaram aausência de outros...

Aos poucos, inegavelmentemuitas pessoas, mesmo as que criticam a Copa,começam a entrar no clima do mundial.

É só se atentar para a questão dos ingressos. Amaioria foi comprada por quem?

Pelos brasileiros! Oitenta por cento das entradaspara os estádios foram abocanhadas por eles.

Brasileiro ama futebol, então, não vai virar acara para a Copa do Mundo. Por mais que nãoconcorde com tudo o que aconteceu no Brasil parao país sediar o evento, além dos desmandos daFifa, o brasileiro vai, sim, acompanhar detalhepor detalhe da Copa das Copas. Nem que sejapara torcer contra a Seleção!

Quer apostar?

O JOGO JOGADOSomente o determinado pela Justiça Eleitoral

e na conformidade da lei poderão ocorrer modi-ficações entre as candidaturas à Presidência daRepública. Não aconteceu o que Lula e tantospetistas torciam: a renúncia de Dilma Rousseff àsua tentativa, legítima, de concorrer novamente.A atual presidente sequer admitiu fosse aborda-da sobre o tema e é de presumir-se que nem opróprio Lula teria encontrado uma brecha emsuas palestras com Dilma para tocar no assunto,ainda que fosse aspiração que poderia chegara uma quase unanimidade, Lula outra vez.

Com esperteza, o ex-chefe da Nação já foidizendo que candidata no recinto da convençãodo PT só Dilma. Rui Falcão, presidente dopartido, havia se escalado para de início liquidaro imbróglio. Tudo foi antecipado, bem orques-trado e temos a pré-candidatura do PT na figurada atual presidente da República. Não poderiaser de outra forma, aliás, sob pena de ficar muitoruim tanto para Dilma como para Lula e o episó-dio levar o atual governo a, perdendo nas urnas,devolver à oposição o lugar já ocupado porFernando Henrique. Há entraves, claro. Fala-seem problemas com Marina Silva. Não seria aprimeira vez, nem será a última. Como Chacri-nha, ela “veio para complicar”. Problema para afamília Arraes, hoje na pessoa do ex-governa-dor Eduardo Campos. Todos vão se acertar,acredita-se, pois a hora é de união.

Por ser pré, a campanha sequer começou.Muita água vai correr politicamente. Sintomáticoo silêncio em torno do PMDB, que poderia serentendido como desprestígio do vice-presiden-te Michel Temer. Até pode ser. Mas os peeme-debistas ainda vão decidir. Esse tem sido opapel e a posição do partido e ninguém acredita(salvo melhor juízo) que possa sair do Senado opróximo vice de Dilma. Assim como o seu presi-dente, o alagoano Renan Calheiros. Ou outroassemelhado. Se ainda há tempo, há tempotambém para que se estenda a cobiça da opo-sição. Tanto Aécio como Campos receberiam oPMDB de braços abertos para um aperto consa-grador até outubro. Claro, muito difícil. Lula estáaí, vivo, querendo vencer de qualquer maneira,pois logo logo teremos 2018, e aí ninguém tirasua vez para um retorno tão esperado.

O ex-presidente vai cruzar os céus e pedirpor Dilma. Não será a primeira vez. Mas, alémda derradeira, pode ter muito de causa própria,pois o PT continua sem gente capaz de enfren-tar os males que os governos em sequênciadeixam. Não nos precipitemos tanto, mas setudo correr como esperado, na oposição ou nogoverno, vai faltar gente no PT para enfrentarpossíveis 16 anos de mandonismo petista.

O jogo está jogado. Modificações pequenaspodem ser feitas, mas a política, salvo o inespe-rado, costuma correr normalmente. E o que sedeseja é que tudo corra bem, principalmente aCopa do Mundo, que, aliás, poderá ajudar emuito os candidatos e outros que possam a seaventurar, mais para aparecer, claro.

* O autor é jornalista em Curitiba

[email protected]

Brasileiro ama futebol, então,não vai virar a cara para a

Copa do Mundo. Por mais quenão concorde com tudo o que

aconteceu no Brasil para opaís sediar o evento, alémdos desmandos da Fifa, o

brasileiro vai, sim,acompanhar detalhe por

detalhe a Copa das Copas.Nem que seja para torcer

contra a Seleção!

Page 3: 05 08 2014

O PRESENTE | 03QUINTA-FEIRA,08 DE MAIODE 2014

Comentáriodo dia - I

“O que você acha deapenas seis dos 23convocados para aSeleção jogarem no

Brasil? O que provocaisso?”. Questionamentodo senador CristovamBuarque (PDT-DF),repercutindo ontem

(07) a escalação paraa Copa do Mundo.

Comentáriodo dia - II“Com tanta gente

disputando os holofotesa tapa, a oposição

perdeu o foco. Sinal deque o ‘embromation’ é

mesmo geral”. Opiniãodo presidente nacional

licenciado do PTB,Roberto Jefferson.

R$ 2,3 milhõesem saneamento

O prefeito de Quatro Pontes, Paulo Feyh (PT), é um dosgestores públicos municipais que está comemorando aconquista de investimentos para a área de saneamento.Na terça-feira (06), ele esteve em Brasília para assinar oconvênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa),órgão ligado ao Ministério de Saúde, na ordem de R$ 2,3milhões. O evento contou com a presença da presidentaDilma Rousseff. Os recursos visam melhorar o sistema deabastecimento de água do município.

“Feliz por ser uma reivindicação histórica de nossapopulação e que agora conseguimos concretizar graças àqualidade do nosso projeto e à nossa articulação políticacom nossos representantes (...). É o maior recurso quenosso município já conveniou”, comemorou o prefeito.

Prefeito de Quatro Pontes, Paulo Feyh, durante a assinatura doconvênio: “É o maior recurso que nosso município já conveniou”

Atrasose falhas

Atrasos e falhas no pro-jeto do Teatro Municipalde Cascavel exigiram rea-dequações sucessivas du-rante a execução da obra,causando prejuízo aos co-fres públicos. Em virtudedas irregularidades, o Tri-bunal de Contas do Estadodo Paraná (TCE-PR) mul-tou dois prefeitos responsá-veis pela obra, que se ar-rasta por 23 anos (desde afase de projeto): Lisias deAraújo Tomé (2005-2008)e Edgar Bueno (2009-2012e 2013-2016). Também foimultado o ex-secretário es-tadual de Desenvolvimen-to Urbano, Luiz ForteNeto, responsável pela li-beração de parte do dinhei-ro, no biênio 2008-2010,pela Agência de Fomentodo Paraná S/A. Da deci-são cabe recurso.

Mais uma etapa vencidaO radialista Anderson Picolo, de Marechal Cândido Rondon, avançou mais

uma etapa no teste promovido pelo canal SporTV, intitulado “Talentos daNarração”, cujo objetivo é formar novos profissionais e que pode torná-lonarrador de televisão.

Ele já integra o seleto grupo de 100 pessoas que ainda disputa dez vagas denarradores no canal. No total, o teste contou com mais de dez mil candidatos.“Estou nas semifinais”, festejou o rondonense.

Como já era esperado, o prefei-to Moacir Froehlich vetou o proje-to de lei, de autoria do vereadorJoão Marcos Gomes e aprovadopor unanimidade na Câmara deMarechal Cândido Rondon, queprevê regulamentar a publicidadeoficial do município, adotando al-guns critérios.

O veto já era esperado por al-guns vereadores e essa hipótese foilevantada durante a sessão que dis-cutiu e aprovou o projeto. Na opor-tunidade, foi falado inclusive que atendência era o assunto parar naJustiça. Isso leva a crer que a Câ-mara pode ser contrária à decisãodo prefeito.

Entre algumas justificativaspara o veto, a prefeitura alega queo projeto trouxe limitação ao gas-to anual com publicidade, o queencontra óbice de ordem consti-tucional. Além disso, o texto ex-plica que a matéria não fez distin-ção entre a publicidade, a qual édividida em institucional e de uti-lidade pública.

Outro ponto citado no veto éque a fixação do limite não podeser efetivada por meio de lei ordi-nária, já que existe previsão de gas-tos da Lei de Diretrizes Orçamen-tárias (LDO) com a publicidade

Veto

Regulamentação

polêmicaA regulamentação do Cadastro

Ambiental Rural (CAR), portariapublicada em Diário Oficial daUnião na segunda-feia (05), cau-sará muita polêmica. A opinião édo suplente de senador Sérgio Sou-za (PMDB-PR). “Ela não inviabi-liza a propriedade e não favoreceao reflorestamento de grandes áre-as. Essa regulamentação, feita peloMinistério do Meio Ambiente, de-fine o conceito de propriedade. E éisso que causará muita polêmi-ca”, expõe.

Ele explica que antes o que va-lia era a escritura pública no car-tório de registro de imóveis. Ago-ra, de acordo com o Ministério, oque passa a valer é que o imóvelrural é aquele de mesma proprie-dade, mesmo proprietário e quetenha extensão contígua.

MultaA reunião no Palácio

da Alvorada, em março,entre Dilma Rousseff como ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva e o mar-queteiro João Santana, en-tre outros, pode rendermulta à presidenta. Aomenos é o que defende opresidente do TribunalSuperior Eleitoral (TSE),Marco Aurélio Mello.

Para o ministro, é ne-cessário que o Tribunaltenha “rédeas curtas” du-rante a campanha desteano. “O que se tem noBrasil é verdadeira hipo-crisia. A propaganda elei-toral está em nossos laresmediante o desvirtua-mento da propagandapartidária e mediante apublicidade implícita, pu-blicidade voltada a enal-tecer a figura deste ou da-quele”, disse.

Divulgação

Page 4: 05 08 2014

04 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Valcke diz ter vivido "uminferno" na preparação da CopaFifa reduziu suas expectativas na organização do evento. Também

admitiu que a competição vai começar com cidades aindaem obras em projetos de infraestrutura

RELAÇÃO COM O GOVERNO

CPIs confusasGoverno e seus seguidores na Câmara e no Senado, Renan

Calheiros à frente, agem atabalhoadamente para evitar a CPI daPetrobras. Cada vez com maior razão na medida em que a cada diasurgem fatos novos, surpreendendo aos que durante muito tempojulgaram tratar-se de uma empresa infensa às consequênciasdesastrosas do aparelhamento político a que o Estado brasileiro temsido submetido. Na ânsia de evitarem a implantação da Comissão deInquérito no Senado, já autorizada pela decisão liminar da ministraRosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), algumas situaçõesque beiram o ridículo. Primeiramente Renan, que teve o caso nasmãos, protelou-o até que a oposição recorreu ao Supremo. Determi-nada a implantação da CPI, reclamou o presidente do Senado de“interferência indevida desse outro Poder em decisões que cabiamao Senado”. Para isso, veja a que incoerência, caro leitor, recorreRenan ao plenário do STF. Se não cabe à ministra Rosa interferir emdecisões do Senado, ao Plenário cabe! O propósito é evitar a CPI queaprofundará, além de situações como a desastrosa compra dePasadena; as razões que levaram a ainda inacabada refinaria emconstrução em Pernambuco, com uma prevista participação dapetroleira venezuelana que nunca colocou um centavo na obra, e quejá teve seu custo aumentado de US$ 2 bilhões para quase US$ 20bilhões, a novo questionamento feito pelo deputado Antônio Imbas-sahy, líder do PSDB, que quer explicações do ministro Edison Lobãosobre as suspeitas negociações que envolveram os interesses daPetrobras na África. Seus poços de petróleo naquele país, avaliadospor dois bancos internacionais de primeira linha em US$ 7 bilhões,sofreram uma redução de valor na mudança de administração feitapela presidente Dilma em 2012. O diretor indicado pelo PMDB cedeulugar a um subordinado à nova presidente Graça Foster, comnegociações em curso: valor mínimo US$ 3,16 bilhões. Surpreen-dentemente o banco BTG Pactual entra no negócio comprandometade dos poços por R$ 1,5 bilhão. Em oito meses já começa a obtera recuperação do investimento! A Folha de São Paulo fez a denúnciasem merecer sequer uma resposta por parte do governo. Definitiva-mente a Petrobras está precisando de bons negociadores. Os que elatem só estão gerando prejuízos! Ou existirão outras razões?

Sem interferênciaA depender do novo presiden-

te do Tribunal Superior Eleitoral,Dias Toffoli, aquela Corte interfe-rirá o mínimo possível nas ques-tões eleitorais, o que pode deter-minar um “salve-se quem puder”!A primeira medida parece ser nãoacatar o pedido da oposição parajulgar o pronunciamento da pre-sidente Dilma no 1º de maio comopropaganda eleitoral antecipada,passível de multa.

Cinco anossem julgamento

Um jornalista que vem se no-tabilizando pela liberdade que tempara produzir comentários certei-ros e contundentes na programa-ção matinal da Band FM, RicardoBoechat, postura bem diferenteda contida que mantém no noti-ciário da noite na TV Band, namanhã de ontem (07), quando secompletou cinco anos do terrívelacidente provocado pelo deputa-do Ribas Carli, fez críticas acer-bas à Justiça do Paraná, pela de-mora no julgamento.

Enfim...Coincidência ou não, depois

da participação no programaRoda Viva da TV Cultura, no qualnão poupou críticas ao governofederal pelo tratamento dispen-sado ao Paraná em relação aos

empréstimos sempre prorroga-dos, inclusive os R$ 817 mi-lhões do Proinveste que todosos Estados receberam, menos oParaná, por interferência de opo-sitores citados nominalmentepelo governador Beto Richa, nodia seguinte a notícia alvissa-reira recebida por ele: o ministroGuido Mantega assinou a auto-rização do empréstimo. Faltamos outros!

Acertos finaisO ex-governador Orlando Pes-

suti esteve em Brasília para dis-cutir com o presidente de honrado PMDB, vice-presidente MichelTemer, a postura do partido naseleições de 05 de outubro. Pes-suti, assim como Roberto Re-quião, defendem candidaturaprópria. No caso “as próprias”,literalmente. Pessuti, que abriumão de vaga no Conselho de Itai-pu, aproveitou a oportunidadepara indicar seu próprio filho,advogado Orlando Moisés Fis-cher Pessuti, para ocupar a suavaga na estatal de energia. Outravaga vai ser ocupada por AloizioMercadante, cujo salário na CasaCivil está defasado. Conselhosde estatais servem para isso:suplementar salários de minis-tros e outros. Sem nenhum com-promisso com responsabilidade,como se viu recentemente.

Faltando pouco mais de ummês para o pontapé inicial daCopa, o secretário-geral da Fifa,Jérôme Valcke, fez um desaba-fo público na terça-feira (06) aoafirmar que "viveu um infer-no" na relação com o governobrasileiro durante a prepara-ção para o mundial. Segundoele, a entidade reduziu suasexpectativas na organizaçãodo evento. Para completar,também admitiu que a compe-tição vai começar, a partir dodia 12 de junho, com cidadesainda em obras em projetos deinfraestrutura.

Na terça-feira, em evento naSuíça ao lado de Gilbert Felli,que virou uma espécie de inter-ventor do Comitê Olímpico In-ternacional (COI) na organiza-ção dos Jogos do Rio em 2016,Valcke fez uma avaliação doque ainda falta para ser feitoantes do início da Copa. E, aocontrário do que fez na últimavisita ao Brasil, quando ameni-zou as críticas, o dirigente daFifa, dessa vez em debate forado país, comentou abertamen-te sobre os obstáculos enfren-tados e admitiu as falhas."Quanto à crítica sobre as des-pesas, é verdade que nós (Fifa)temos uma responsabilidademoral. Dou um exemplo: numdado momento havia um certonúmero de pessoas no Brasil,entre eles políticos, que se opu-nham à Copa do Mundo. Vive-mos um inferno, sobretudoporque no Brasil há três níveispolíticos, houve mudanças,uma eleição (da presidente Dil-ma Rousseff), mudanças, e nãodiscutíamos mais necessaria-

mente com as mesmas pessoas",contou Valcke. "Foi complicado,porque a cada vez tínhamos derepetir a mensagem".

Principal responsável naFifa pela organização da Copa,ele não deixou de tecer uma crí-tica ao que seria uma falta deengajamento do governo fede-ral. "Talvez (no futuro) tenhade ser a mais alta autoridaderepresentante do povo que sejaassociada a uma decisão deuma candidatura e não sim-plesmente um governo, umchefe de Estado e seus minis-tros que passam com o tempo.Que seja uma representaçãoglobal do país", disse Valcke.

Ao terminar o evento naSuíça, Valcke foi questionadopor jornalistas brasileiros so-bre o motivo de ter vivido "uminferno" e mudou sua versão."Não foram três anos de infer-no. Foram três anos complica-dos, mas tanto para o Brasilquanto para nós", declarou odirigente. "O trabalho não foirealizado por uma parte ououtra, não sei. Tivemos com-plicações relativas à estrutu-ra do país, em relação a inves-timentos que talvez começa-ram tarde, uma incompreen-são em relação à dimensão doevento", declarou.

"Lembro que me diziam:como você pode duvidar doBrasil? Nós organizamos oCarnaval do Rio todos os anoscom três milhões de pessoas.Mas no Carnaval são pessoasdo Rio e que têm seus aparta-mentos lá. Estão na praia e fi-cam por lá. As pessoas acha-vam que era fácil organizar

uma Copa. Mas é um trabalhode verdade. É uma responsabi-lidade real", comparou Valcke.

OBRAS

Ele também deixou claro quealgumas cidades não terão to-das as obras de infraestruturacompletadas a tempo do even-to. Questionado sobre o que fal-ta, Valcke foi claro. "São muitosdetalhes. Não digo que tudoestará concluído", apontou odirigente. "Em uma cidade comoCuiabá, há estruturas na cida-de que não são diretamente re-lacionadas com a Copa. Por-tanto, haverá certamente obrasnos entornos. Mas nos estádiosteremos o que precisamos",mencionou.

Valcke admitiu, porém, queteve de reduzir suas exigênciaspara que as estruturas fossementregues. "Reduzimos preten-sões e necessidades e teremos onecessário para os jornalistas,torcedores e times durante aCopa", avisou. "No dia 21 demaio vamos receber os estádi-os para instalar a tribuna deimprensa e organizar as câme-ras. Custaria mais barato setivéssemos dez estádios. Mastemos doze", comentou.

"É verdade que algumas exi-gências nós reduzimos para aCopa", disse. Um dos pontosfoi a redução do espaço e volu-me que a Fifa exigia em relaçãoàs estruturas temporárias."Rediscutimos o que precisá-vamos e reduzimos custos",declarou Valcke, garantindo,porém, que não reduziu oscompromissos com os estádi-os nem com a segurança.

S e c r e t á r i o -

geral da Fifa,

Jérôme Valcke:

" R e d u z i m o s

pretensões e

n e c e s s i d a d e s

e teremos o

n e c e s s á r i o

para os

j o r n a l i s t a s ,

torcedores e

times durante

a Copa"

Divulgação

Page 5: 05 08 2014

O PRESENTE | 05QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 GERAL

“O interesse todo nessa história sou eu”, afirma DilmaPresidenta avalia que ela é o foco da comissão de inquérito aser criada no Congresso, mas diz não temer as investigações

CPI DA PETROBRAS

Apesar de o Palácio do Pla-nalto ser acusado pela oposi-ção de trabalhar para dificul-tar a instalação da CPI quevai apurar as denúncias deirregularidades em contratosna Petrobras, a presidenta Dil-ma Rousseff afirmou na noitede terça-feira (06), em jantarcom jornalistas, que não vêproblema na instalação dacomissão parlamentar de in-quérito. “Não temo nada deCPI. Não devo nada e, por-tanto, não tenho temor ne-nhum”, declarou, acrescen-tando que o governo age com“absoluta transparência”.

Mas, para Dilma, o foco daCPI é ela. “O interesse todonessa história sou eu”, desa-bafou, dizendo que não háintenção de atingir o ex-pre-sidente Luiz Inácio Lula da

Silva ou o ex-presidente daPetrobras, José Sérgio Gabri-elli. “Não tem dúvida que temum componente político nis-so aí”, disse, para emendar:“Sempre é muito contraditó-rio o tratamento que se dá noBrasil às investigações sobrequalquer coisa. Investigaçõesque só atingem o governofederal”, expôs.

Dilma assegurou que “nãose arrepende” de ter dito quenão teria votado a favor dacompra da refinaria de Pasa-dena, nos Estados Unidos, seconhecesse as cláusulas de putoption e marlim, considera-das desfavoráveis à empresa eque foram omitidas do resu-mo técnico apresentado a ela eà toda a diretoria da estatal,em 2006, na reunião que defi-niu a compra da refinaria bel-

ga. “Não (me) arrependo não.Não falei nada que todos nãosoubessem e tudo isso está nasatas”, declarou a presidenta.“Portanto, é uma tolice meri-diana dizer que todas as cláu-sulas (put option) são iguais.Não são. Cada uma tem suacláusula”, completou.

Ela afirmou que não estavaali para julgar, nem NestorCeveró, ex-diretor da área in-ternacional da Petrobras, res-ponsável pelo resumo técnicoque omitia algumas das princi-pais cláusulas do contrato dePasadena, e nem Sérgio Gabri-elli. Para a presidenta, a omis-são dessas cláusulas no resumoentregue aos conselheiros queserviu de base para aprovar acompra da refinaria pode tersido “um equívoco”, mas afir-mou que não “houve má-fé”.

Comissão do Senado aprovacota para negro em concurso

A Comissão de Constitui-ção e Justiça (CCJ) do Senadoaprovou ontem (07), por una-nimidade, a proposta que re-serva 20% da vagas em con-cursos públicos federais paraafrodescendentes, pelos pró-ximos dez anos (PLC 29/2014).O texto, que poderia ser vota-do ainda ontem no plenárioda Casa, estabelece que pode-rão concorrer às vagas reser-vadas a candidatos negrosaqueles que se autodeclara-rem pretos ou pardos no atoda inscrição no concurso pú-

Poupança tem mais saque do quedepósito pela 1ª vez em dois anos

A poupança teve, emabril, mais saques do quedepósitos pela primeira des-de fevereiro de 2012, mas ain-da assim registrou saldo re-corde, de acordo com dadosdo Banco Central divulga-dos ontem (07).

A captação líquida da ca-derneta de poupança ficounegativa em R$ 1,27 bilhãoem abril, mês em que foramregistrados R$ 122,83 bilhõesde depósitos e R$ 124,10

blico, segundo quesitos doInstituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE).

A reserva vale para concur-sos com vagas para a adminis-tração pública federal, autar-quias, empresas públicas, soci-edades de economia mista con-troladas pela União como oBanco do Brasil, a Caixa Eco-nômica Federal e a Petrobras.

Ainda pela proposta, a re-serva para negros e pardosvale apenas em concursospúblicos que disponibilizemmais de três vagas. A nova

regra não se aplicará a certa-mes cujos editais tenham sidopublicados antes da entradada lei em vigor.

Caso seja constatado quea declaração de preto ou par-do é falsa, o candidato seráeliminado do concurso e, se játiver sido nomeado, poderáter sua admissão anulada eresponder a procedimentoadministrativo.

Caso o plenário da Casaaprove o texto sem altera-ções, a proposta vai à san-ção presidencial.

bilhões de resgates.O saldo final da poupan-

ça, porém, continuou ba-tendo recordes, totalizandopatrimônio de R$ 614,985 bi-lhões no mês passado, altade 0,34% ante março.

No ano, a captação líqui-da está positiva em R$ 4,12bilhões. Em 2013, os depósi-tos superaram os resgates emR$ 71,048 bilhões, desempe-nho recorde anual na sériehistórica iniciada em 1995.

Ministros são convidados a prestaresclarecimentos na Câmara

A Comissão de FiscalizaçãoFinanceira e Controle da Câ-mara dos Deputados aprovouontem (07) requerimentos deconvite para que quatro minis-tros prestem esclarecimentosao colegiado. Inicialmente, osrequerimentos visavam convo-cá-los, mas a base aliada conse-guiu transformar as propostasem convite. Assim, não há aobrigatoriedade de os minis-tros comparecerem à comissão.

O ministro do Esporte, AldoRebelo, foi convidado para falarsobre a Copa do Mundo e o pre-gão eletrônico do Programa Se-gundo Tempo, que tem comometa democratizar o acesso àprática e à cultura do esporteentre crianças, adolescentes ejovens. Para o deputado Fernan-do Francischini (SDD-PR), o mi-nistro deve esclarecer as razões

da “demora” na realização deum novo pregão do programa.

Já o ministro da Secretaria dePortos, Antonio Henrique Pinhei-ro Silveira, prestará esclareci-mentos sobre a Lei dos Portos,aprovada no ano passado. O re-querimento também convida odiretor-geral substituto da Agên-cia Nacional de TransportesAquaviários, Mário Povia, paradebater o assunto. Segundo o au-tor da proposta, deputado Men-donça Filho (DEM-PE), o país“pouco avançou” no setor mes-mo após a aprovação da nova lei.

A comissão também convi-dou os ministros da Saúde, Ar-thur Chioro, e da Controlado-ria-Geral da União, Jorge Hage,para prestarem esclarecimen-tos sobre o contrato de forneci-mento de carro com motoristaao Ministério da Saúde.

Arlindo Chinaglia substituiAndré Vargas na 1ª vice-presidência

A Câmara dos Deputadoselegeu o deputado Arlindo Chi-naglia (PT-SP) para 1º vice-pre-sidente da Casa. O candidatofoi indicado pelo PT, partidoque tem direito à vaga na MesaDiretora no biênio 2013-2014.Na votação secreta em plená-rio, Chinaglia obteve 343 vo-tos favoráveis. Também hou-ve 51 votos brancos.

Com a eleição a 1º vice-pre-sidente, Chinaglia deixa de sero líder do governo na Câmara,cargo que é uma indicação dapresidente da República. Ele as-

sume a função em substituiçãoao deputado federal licenciadoAndré Vargas (PT-PR), que re-nunciou ao cargo após seu su-posto envolvimento com o do-leiro preso Alberto Youssef.

Em seu discurso antes da vo-tação, Chinaglia disse que pre-tende exercer o novo cargo “damelhor maneira possível”. Eledeclarou que sempre respeitouos parlamentares, apesar dosenfrentamentos. “Tive enfren-tamentos, sempre respeitosos.As exceções, claro, só confir-mam a regra”, afirmou.

Page 6: 05 08 2014

06 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Procurador-geral vê indício deregalias para presos do mensalão

Rodrigo Janot cobrou atitudes das autoridades locais paratratamento isonômico ao dos demais presos

DECLARAÇÃO

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Minha Casa Minha Vida vai misturar famílias de diferentes faixas

de renda.

Portal R7.com (@portalR7)China tem primeira morte pela gripe aviária H5N6.

“Não está tudo bem. Inflação e deflação são um pavor”, dizpresidenta Dilma.

#SP Mais de 100 pessoas espancaram mulher até a morte no Guarujá,diz suspeito preso.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)Liberados R$ 100 milhões para custeio e reforma de 46 hospitais

universitários federais em 21 Estados e no DF.

Esmael Morais (@Veja)Produção industrial cai 0,5% de fevereiro para março.

Thais Heredia (@thaisheredia)Colunista de Economia do G1

O apagão já atinge as ideias, as soluções e o debate sobre a crisede energia.

Alceni Guerra (@Alceni_Guerra)Ex-ministro

Obras de fornecimento de energia estão atrasadas em metade dassedes da Copa.

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN

Vai sobrar pra o @DeputadoCaito dar o "beijo da morte" no compadre@requiaopmdb e anunciar o apoio a @BetoRicha até dia 20 de junho.

Marcus Pestana (@marcus_pestana)Deputado federal do PSDB-MG

Votaremos o Piso Nacional Salarial dos Agentes Comunitários. Saúdeé prioridade, centro do SUS deve ser atenção primária, o agente é a base.

Valor Econômico (@valor_economico)Com reformulação de pesquisa, produção industrial de 2013 avança 2,3%.

CGN (@cgncascavel)Candidatos à Prefeitura de Curitiba são “reféns” de 2014 -

esmaelmorais.com.br/?p=76236

Folha de S.Paulo (@folha_com)Painel FC: seleções que vêm à Copa se preocupam com surto de dengue.

Revista IstoÉ (@revistaISTOE)OMS decreta estado de emergência para conter o retorno da poliomielite.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Especialistas são unânimes: falta de presença do Estado incita

"justiceiros".

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

Osmar Dias perde comando do PDT. Fruet pode dirigir partido no Paraná.

G1 - Política (@g1politica)Aécio diz que oposição se prepara para "guerra" da CPI da Petrobras.

Jornal Extra (@jornalextra)Villarreal é multado em apenas R$ 37 mil por banana jogada para

Daniel Alves.

Boca Maldita (@Boca_Maldita)"Não está tudo bem" com a inflação no país, admite Dilma a jornalistas.

O Globo_Esportes (@OGlobo_Esportes)Copa no Brasil renderá à Fifa US$ 4 bilhões.

Em parecer encaminhadoao Supremo Tribunal Federal(STF), o procurador-geral daRepública, Rodrigo Janot, de-fendeu que "há indicativosbastante claros" de que os pre-sos do processo do mensalãorecebem tratamento diferen-ciado no Sistema Prisional doDistrito Federal. Ele cobrouatitudes das autoridades lo-cais para tratamento isonô-mico ao dos demais presos.

"As informações prestadaspor autoridades da Defenso-ria Pública, do MinistérioPúblico e do Judiciário, ro-bustecidas por depoimentosformais de internos do siste-ma prisional local, formamum sólido contexto em quenão há espaço para nenhumacogitação de perseguição àadministração prisional. Mui-to pelo contrário. Há indica-tivos bastante claros que de-mandariam uma atitude ime-diata das autoridades respon-sáveis", disse Janot.

A manifestação do pro-curador foi provocada pelopresidente do Supremo, Joa-

quim Barbosa, após receberindicações do MinistérioPúblico do Distrito Federalque apontam regalias.

No documento, Janot afir-ma que há relatos de benefíci-os, como café da manhã dife-renciado. Ele também criticouo fato de políticos como o go-vernador Agnelo Queiroz e odeputado distrital Chico Vigi-lante (PT) serem recebidos nopresídio, mas as visitas nãoconstarem nos registros.

"Nenhuma prerrogativa dis-pensa o registro de visitação deautoridade de qualquer esferaaos sentenciados", diz o texto.

E completou: "É evidenteque essa prerrogativa parla-mentar é pertinente ao exercí-cio do mandato, e apenas nointeresse público deve serexercida. De toda sorte, nãodispensa os responsáveis pelapermissão de acesso às depen-dências dos estabelecimentosprisionais dos registros cor-respondentes. Resta claro, ede plano, que os responsáveispela administração carceráriaestão desrespeitando esses

normativos".O procurador atacou ofício

do governo do DF sustentan-do que não investigou eventu-ais irregularidades contra ospresos do mensalão por nãoterem sido especificadas em pe-dido da Justiça. "Inverossímil,para dizer o mínimo, a alega-ção da incompreensão sobre asquestionadas medidas a seremadotadas para retomada do co-mando prisional".

Para o procurador, Agne-lo concedeu respostas com "ca-ráter beligerante" ao Supre-mo, o que caracteriza falta dedisposição do governo naapuração sobre as regalias.

Os presos do mensalão ne-gam qualquer regalia. Na se-mana passada, deputados daComissão de Direitos Huma-nos da Câmara divergiram,por exemplo, sobre as condi-ções do ex-ministro José Dir-ceu (Casa Civil) após umavisita no Complexo Peniten-ciário da Papuda. Para a opo-sição, a cela do petista é maiordo que as demais, tem chuvei-ro quente, micro-ondas e TV.

Paraná muda conceito eDelegacia de Homicídios é extinta

O Paraná avança de formasignificativa no combate aoscrimes contra a vida com oinício das atividades, nestasemana, da Divisão de Homi-cídios e Proteção à Pessoa(DHPP), mais uma ação doPrograma Paraná Seguro.Com a criação da nova Divi-são, a antiga Delegacia deHomicídios de Curitiba, vin-culada à Divisão de Investi-gações Criminais (DIC), foiextinta e substituída por no-vas unidades.

A criação da Divisão deHomicídios e Proteção à Pes-soa muda todo o conceito docombate aos crimes contra avida no Paraná, conformeexplica o secretário da Segu-rança Pública, Leon Grupen-macher. “Estamos indo além,pensando no período antesdo delito. Ou seja, não é ape-

nas punir quem praticou ocrime, mas a aplicação de umconceito que prioriza prote-ger o cidadão”, explica ele.

ESTRUTURAÇÃOO projeto da DHPP é con-

cretizado agora, mas começoua ser idealizado em 2011. ADivisão vem sendo preparadadesde então, com melhoria naestrutura da Polícia Civil,principalmente com novas vi-aturas, equipamentos e con-tratação de mais policiais. “Oefetivo de policiais da unidadepraticamente dobrou, tornan-do possível atender a uma ne-cessidade, e também, realizarum sonho da Polícia Civil doParaná, que é dar atenção, emespecial, aos crimes contra avida, que é o nosso bem mai-or”, afirma o delegado-geralda Polícia Civil do Paraná,

Riad Braga Farhat.A DHPP tem atuação em

Curitiba, podendo, em casosespeciais, fazer investigações emoutros municípios do Estado.Em paralelo à criação da novaDivisão - e dentro dos moldesde combate aos crimes contra avida do Programa Paraná Se-guro - foram criadas, desde2011, delegacias especializadasem homicídios nas cidades deMaringá, Londrina, Foz doIguaçu e Cascavel.

A delegada-titular da Divi-são de Homicídios e Proteçãoà Pessoa é Maritza Haisi, queocupava o mesmo cargo naantiga Delegacia de Homicídi-os de Curitiba. A nova divisãoé composta pela Subdivisão deHomicídios, Subdivisão deProteção à Pessoa, Subdivi-são de Estatística e Inteligên-cia e Subdivisão de Operações.

Page 7: 05 08 2014

O PRESENTE | 07QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 ESTADO

Richa lança projeto de redes inteligentes de energiaIniciativa combina uma série de inovações tecnológicas que vão reduzir o número e o tempo dos desligamentos na

rede elétrica, medir o consumo de energia, água e gás à distância, descentralizar a geração de energia, dentre outros

PARANÁ SMART GRID

O governador Beto Richae o presidente da Copel, Lin-dolfo Zimmer, lançaram on-tem (07), em Curitiba, o Para-ná Smart Grid, o mais avan-çado projeto-piloto de redesinteligentes de energia elétri-ca do Brasil. A iniciativa, quealcança três bairros da Capi-tal, combina uma série de ino-vações tecnológicas que vãoreduzir o número e o tempodos desligamentos na redeelétrica, medir o consumo deenergia, água e gás à distân-cia, descentralizar a geraçãode energia e servir de vitrine avárias aplicações que anteci-pam o futuro da infraestru-tura energética nas cidades.

O lançamento foi na sededa Copel do Mossunguê, ondeestá instalado um showroompara exibir o funcionamentodo projeto ao público. Aber-to para visitação de gruposde escolas, universidades eempresas, a estrutura estaráconectada em tempo real àrede inteligente para exibir,de modo didático, seu funci-onamento e quais os benefí-cios para a população e parao sistema elétrico.

O governador Beto Richaafirmou que, com a iniciati-va, a Copel mais uma vez saià frente das demais compa-nhias de energia do país edemonstra a qualidade de seusgestores. “Com a mediçãodescentralizada, o consumi-dor e os nossos funcionáriospodem ter maior confiabili-dade no serviço”, completou.

Ele também afirmou queos projetos inovadores desen-volvidos pelas estatais, além

Governo estuda incentivo fiscal para estimular produção e uso da bicicleta

de beneficiarem a população,ajudam a trazer investimen-tos para o Estado. “Temosresgatada a confiança dasempresas no Estado, porqueelas percebem que aqui inves-timos em infraestrutura, comoé o caso da energia, que sem-pre trazem alternativas ino-vadoras para o mercado”, res-saltou Richa.

“Com este projeto-piloto,a Copel oferece uma grandecontribuição para o desenvol-vimento e implantação dasredes inteligentes de energia,que reduzirão drasticamenteas interrupções do forneci-mento e vão possibilitar quequalquer pessoa se transfor-me em um microgerador deenergia”, afirmou o presiden-te da Copel, Lindolfo Zim-mer. “Após transformar oParaná no primeiro Estadodigital do Brasil, ao levar fi-bra óptica a todos os seusmunicípios, a Copel sai denovo na frente, revolucionan-do o modo como os consumi-dores se relacionam com a ele-tricidade”, completou.

SMART ENERGYO Paraná Smart Grid inte-

gra o programa Smart Ener-gy Paraná, criado pelo Go-verno do Estado em setembrodo ano passado para incenti-var a geração distribuída porfontes renováveis.

A automação completa darede elétrica, que dispensa ainterferência humana paraisolar trechos sem luz, é umdos objetivos mais ambicio-sos do projeto da Copel. “Nos-so smart grid pretende alcan-

O Governo do Paraná in-cluirá o tema economia comoeixo de discussão para elabo-ração do Programa Paranaen-se de Mobilidade Não Motori-zada por Bicicleta, o Ciclo Pa-raná. A medida foi resultadoda audiência pública realizadaontem (07) na Assembleia Le-gislativa, que reuniu cicloati-vistas, comerciantes, fabrican-tes, técnicos e especialistas li-gados à bicicleta no Estado.

Todos foram unânimesem defender a importância

de incentivos fiscais e tribu-tários para aumentar a co-mercialização e o uso da bici-cleta no Estado.

Coordenado pela Secreta-ria do Meio Ambiente e Re-cursos Hídricos, a elaboraçãodo Ciclo Paraná reúne 25 ins-tituições estaduais em um gru-po interinstitucional que estáelaborando uma política esta-dual de incentivo ao uso dabicicleta. “Trabalhamos naproposição de ações referen-tes aos eixos cicloturismo, ci-

clocidadania e cicloestrutura.Agora, incluiremos a cicloe-conomia”, declarou o secretá-rio do Meio Ambiente e Re-cursos Hídricos, AntônioCaetano de Paula Junior.

O coordenador do Progra-ma Ciclo Paraná na Secreta-ria do Meio Ambiente, Viní-cio Bruni, disse que o CicloParaná será a primeira políti-ca estadual de incentivo àmobilidade pelo uso da bici-cleta. Bruni apresentou o pro-grama na audiência pública e

obteve o apoio dos empresá-rios presentes.

Já o diretor da Receita Es-tadual do Paraná, Helio Hi-sashi Obara, afirmou que ostécnicos do setor de tributa-ção participarão das discus-sões para chegar a um con-senso benéfico para todos osenvolvidos. “Estaremos àfrente do Ciclo Paraná no quetange ao debate econômico eestamos de portas abertaspara ouvir os empresários dosetor”, ressaltou Obara.

Outro importante resulta-do da audiência foi a adesãooficial do Paraná à campanhanacional em defesa da isençãodo Imposto sobre ProdutosIndustrializados (IPI) para asbicicletas - IPI Zero. Segundoo coordenador da rede Bici-cleta para Todos, DanielGuth, a alíquota de 80,3%onera a comercialização nopaís e ocasionou na reduçãode 21% na produção, desde2008. Já o consumo teve umaqueda de 18%.

çar um nível de automatiza-ção da rede elétrica em que omonitoramento, a identifica-ção e a transmissão de infor-mações que permitem a re-configuração da rede apósuma interrupção no forneci-mento possam ser realizadospelo próprio sistema”, explicao diretor-presidente da CopelDistribuição, Vlademir SantoDaleffe. “Com isso, a popula-ção tem muito a ganhar noque se refere à qualidade dofornecimento de energia e àredução do número de inter-rupções no sistema”, expõe.

MEDIÇÃOÀ DISTÂNCIA

Outro grande diferencialdo projeto da Copel será amedição à distância de água,luz e gás utilizando um mes-mo canal de comunicação.Desenvolvida na própria em-

presa, a solução não apenasdará maior agilidade à reali-zação das leituras - redu-zindo os custos de operaçãoque oneram as tarifas dessesserviços -, mas também per-mitirá monitorar a qualida-de do fornecimento e locali-zar de modo preciso pontosde perdas. “Aproveitaremosa convergência estratégicada Copel, Sanepar e Com-pagas, controladas peloGoverno do Estado, paraefetivar um procedimento decontrole e medição comparti-lhado sem igual no mundo”,explica Daleffe.

PROJETO-PILOTOPara a implementação do

projeto-piloto, a Copel sele-cionou uma área com dez milunidades consumidoras lo-calizadas nos bairros Bigor-rilho, Campina do Siqueira e

Mossunguê, e que inclui osprédios do Centro de Operaçãoda Geração e Transmissão(COGT) e do polo operacionalda empresa no Mossunguê. Adefinição da área deveu-se àgrande densidade populacio-nal do trecho, com presençaamostral de todos os segmen-tos de consumidores de ener-gia. “Nosso objetivo será tes-tar essa tecnologia para esten-dê-la, em um segundo momen-to, a outras regiões da Capitale do Estado”, ressalta o presi-dente da Copel Distribuição.

Além da automação da redee telemedição de energia, águae gás, o projeto também incluimicrogeração distribuída porfontes solares e eólicas e testesde conceito que abrangem des-de a automação predial até aintegração à rede inteligentede eletropostos para carros,bicicletas e ônibus elétricos.

Governador Beto Richa junto com o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, e demais autoridades durantelançamento e inauguração do showroom do projeto Paraná Smart Grid de redes inteligentes de energia elétrica

José Gomercindo/ANPr

Page 8: 05 08 2014

08 | O PRESENTE ESTADO QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Detran orienta sobre IPVA, Licenciamento e Seguro ObrigatórioPagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor e do DPVAT devemser feitos no início do ano; no segundo semestre do Licenciamento Anual de Veículo

TAXAS DIFERENTES

Três taxas referentes a veícu-los devem ser pagas anualmentee geram dúvidas entre os moto-ristas quanto ao vencimento e acompetência de cobrança decada uma. O pagamento do Im-posto sobre Propriedade de Veí-culo Automotor (IPVA) e do Se-guro Obrigatório (DPVAT) devemser feitos no início do ano. Nosegundo semestre ocorre o pa-gamento do Licenciamento Anu-al de Veículo.

De competência da Secreta-ria de Estado da Fazenda, o IPVAtem 50% dos recursos destinadosaos municípios, de acordo com onúmero de veículos licenciadosna localidade. No primeiro trimes-tre de 2014 foram repassados R$511 milhões. “A atividade econô-mica está em evolução no Paranáe isso fomenta o consumo de bense serviços e também gera os im-postos, que são partilhados comos municípios para atender as de-mandas da população por obras eserviços públicos de qualidade”,afirma o secretário da Fazenda,Luiz Eduardo Sebastiani.

A data para o pagamento doIPVA varia de acordo com o dígi-

to final da placa do veículo. Quemrealiza o pagamento antecipado,em fevereiro, teve desconto de5% sob o total. O valor pode serparcelado em até cinco vezes (demarço a julho). Depois desse pra-zo o imposto só pode ser quitadode forma integral.

Veículos novos (zero quilôme-tro) não podem ter o IPVA parce-lado, de acordo com lei estadual.Neste caso, o pagamento deveser feito até 30 dias após a emis-são da nota fiscal. No caso deveículos isentos de IPVA, o ven-cimento do DPVAT será junto como Licenciamento.

A taxa pode ser paga direta-mente no caixa de atendimento,com o número do Renavam, nasinstituições bancárias credencia-das ao Governo do Paraná - Ban-co do Brasil, Bradesco, Itaú e Si-credi. Ou, também, por boletobancário que deve ser impressono site da Fazenda.

DPVATO Seguro de Danos Pessoais

Causados por Veículos Automo-tores de Vias Terrestres (DPVAT)é administrado pela Seguradora

Líder, designada pelo governo fe-deral. O vencimento ocorre juntocom o IPVA e é destinado àquelesque sofrem acidentes de trânsito.

Motos, ônibus, micro-ônibuse vans, desde que sejam usados,podem parcelar em três vezes. Aguia de recolhimento deve serretirada no site do Seguro Obri-gatório e paga em qualquer agên-cia bancária.

LICENCIAMENTOA cobrança do Licenciamento

Anual de Veículo, que ocorre sem-pre no segundo semestre, é decompetência do Detran. A data devencimento varia de acordo com odígito final do veículo e pode serconsultada junto ao site do órgão.A taxa deve ser paga no Banco doBrasil ou no Sicredi e, em seguida,o documento será encaminhadopelos Correios para o endereçocadastrado junto ao Detran, quedeve estar atualizado.

“O Detran busca aprimoraras formas de recebimento da guiaatravés de convênios para darmais comodidade ao usuário,sempre mantendo a segurança ea integridade do processo”, ga-

rante o diretor-geral do Detran,Marcos Traad.

O documento de Certificadode Registro e Licenciamento doVeículo (CRLV) é de porte obri-gatório, na forma original, e só éemitido após a quitação do Licen-ciamento e de todos os demaisdébitos, como multas e IPVA.

O motorista flagrado circulan-do com veículo não licenciadocomete uma infração gravíssi-ma. O artigo 230 do Código deTrânsito Brasileiro prevê aplica-ção de multa de R$ 191,54, perdade sete pontos na Carteira Naci-onal de Habilitação (CNH) e aapreensão do veículo.

Secretário da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani: “A atividade econômica estáem evolução no Paraná e isso fomenta o consumo de bens e serviços etambém gera os impostos, que são partilhados com os municípios para

atender as demandas da população por obras e serviços públicos de qualidade”

Divulgação

Page 9: 05 08 2014

O PRESENTE | 09ESTADOQUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

PARANÁ

Ações de combate à dengue são intensificadas em 40 cidadesDentre os municípios listados no Estado estão Guaíra, Missal, Palotina e Terra Roxa

O boletim da dengue divulga-do pela Secretaria Estadual daSaúde aponta que o Paraná re-gistra 17 municípios em situaçãode epidemia da doença. Além dis-so, outras 23 cidades estão emestado de alerta e recebem apoioespecial do Governo do Estadopara desenvolver medidas deprevenção e controle do mosqui-to transmissor.

O relatório foi apresentadona terça-feira (06), durante a reu-nião ordinária do Comitê Inte-rinstitucional de Controle da Den-gue, em Curitiba, e leva em contao número de casos registradosdesde agosto de 2013 até agora.Neste período, o Paraná já conta-biliza 8.528 casos confirmados,sendo que 89 evoluíram para aforma grave da doença.

Os 40 municípios em situaçãocrítica são: Marilena, Nova Lon-drina, Indianópolis, Cidade Gaú-cha, Guaíra, Itaúna do Sul, Tam-boara, Missal, Nossa Senhora dasGraças, Alvorada do Sul, Guapo-rema, Presidente Castelo Bran-co, Maringá, Sarandi, Loanda,Diamante do Norte, Santo Antô-nio do Caiuá, Terra Boa, Ibiporã,Querência do Norte, Terra Roxa,Marialva, Porto Rico, Paiçandu,Alto Paraná, Cianorte, MoreiraSales, Cambé, Palotina, NovaOlímpia, Jataizinho, Rondon, As-torga, São Carlos do Ivaí, Tapira,Paranacity, Barbosa Ferraz, Ân-gulo, Londrina e Rolândia.

Umas das ações do governoestadual que já está dando re-sultado no combate à dengue éa utilização do serviço da Cen-tral de Relacionamento do Es-tado para a conscientização dapopulação. Em dois meses, 23mil ligações já foram realiza-das para informar moradoresde 59 municípios sobre comodeixar suas casas livres do mos-

quito Aedes aegypti.De acordo com o superinten-

dente de Vigilância em Saúde,Sezifredo Paz, essa medida é ex-tremamente importante, poisestá focada na intensificação dasações de prevenção da denguedentro de casas e quintais. “Cer-ca de 90% dos focos do mosquitosão encontrados nesses locais epor isso devemos ter atençãoredobrada em nossas residênci-as”, explicou.

FUMACÊOutra medida de controle que

está sendo desenvolvida é o com-bate ao mosquito adulto atravésda aplicação do fumacê. Somen-te neste ano, 24 cidades já rece-beram os veículos que aplicam oinseticida. A ação é um comple-mento ao trabalho de elimina-ção manual dos criadouros domosquito, realizado pelas equi-pes municipais.

A pedido do comitê, a reuniãode terça-feira também contou coma presença do professor MárioNavarro, da Universidade Fede-ral do Paraná. Navarro é respon-sável pelo laboratório que moni-tora a resistência do Aedes aegypti

Último relatório de dengue foi apresentado na terça-feira (06), durante reunião ordinária do ComitêInterinstitucional de Controle da doença: 17 municípios estão em situação de epidemia

Iapar inicia hoje operação do Alerta Geada

Venilton Küchler

O Instituto Agronômico do Pa-raná (Iapar) e o Simepar, órgãosdo governo estadual, retomamhoje (08) a operação do AlertaGeada, serviço que auxilia pro-dutores a decidirem sobre a ado-ção de medidas para protegerlavouras de café contra os danoscausados pelo fenômeno.

De maio a setembro, o AlertaGeada faz o acompanhamentometeorológico na região cafeeira

do Paraná e produz um boletimdiário. As previsões de tempe-ratura e do risco de geadas po-dem ser obtidas gratuitamentenos endereços www.iapar.br ewww.simepar.br, ou pelo telefo-ne (43) 3391-4500, ao custo de umaligação para aparelho fixo.

Quando esse monitoramentodetecta a aproximação de mas-sas de ar frio de intensidade ca-paz de causar danos à cafeicultu-

ra, é emitido um pré-alerta paracafeicultores e técnicos cadas-trados, com 48 horas de antece-dência. Caso as condições se con-firmem, um aviso de ratificação éemitido 24 horas depois. Os avi-sos também são divulgados pelaimprensa e redes sociais.

Produtores e técnicos interes-sados em receber avisos por meiode correio eletrônico ou torpedo(SMS) no celular devem se cadas-

trar no endereço www.iapar.br.Neste ano o fenômeno El Niño

- aquecimento anormal das águasna porção equatorial do OceanoPacífico que produz impactos noclima em todo o Sul do Brasil - estáativo e espera-se um invernomuito chuvoso, mas com tempe-raturas amenas. “Mesmo assim,sempre existe o risco de geadasno Paraná”, frisa a agrometeoro-logista Heverly Morais.

aos inseticidas do fumacê e res-saltou os riscos do uso indiscrimi-nado do produto químico.

Segundo ele, este trabalhode monitoramento é essencialpara o sucesso das medidas decombate ao mosquito adulto. “Aaplicação do fumacê faz umaseleção dos mosquitos mais re-sistentes. Por isso, é precisoacompanhar constantemente aeficácia desses inseticidas em

cada cidade”, afirmou.A proposta da Secretaria da

Saúde é ampliar este monitora-mento, formalizando uma par-ceria com a Universidade Fede-ral do Paraná.

MORTESAinda na terça-feira, a Secre-

taria Estadual da Saúde tambémconfirmou que a dengue foi a prin-cipal causa da morte de mais dois

paranaenses. O primeiro óbito dizrespeito a uma criança de quatroanos, moradora de Maringá, quemorreu no dia 30 de abril. Já asegunda morte confirmada foi deum homem de 71 anos, moradorde Rolândia, que tinha problemascardíacos e pulmonares.

Com as duas confirmações,sobe para cinco o número demortes por dengue ocorridas noParaná desde agosto de 2013.

Page 10: 05 08 2014

10 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Lunitti anuncia construção de planetário em Toledo“Vamos fazer da Usina do Conhecimento um espaço para que os toledanos possam vir

observar o que está além do que os olhos alcançam”, afirmou o prefeito

NOVO INVESTIMENTO

Durante a abertura da ex-posição de artes “Criaturas”,do artista plástico toledanoNeimar Proença Oliveira, oprefeito Beto Lunitti anunciou,na terça-feira (06), que Toledoirá ganhar um novo espaço vol-tado à educação. A Usina doConhecimento, inauguradapelo Governo do Estado em1999, com o propósito de ofere-cer cursos e treinamentos nasáreas de cultura, arte, ciência,tecnologia, informação e comu-nicação, será transformada emum planetário.

A ideia surgiu após o muni-cípio incorporar novamente aárea ao seu patrimônio. Segun-do informações do Departa-mento de Patrimônio e Servi-ços Gerais, não era possível fa-zer nenhuma reforma no espa-ço, pois o domínio não era daadministração municipal.Como a escritura, que confirmaa retroação da área, determinaque o local deva ser usado parafins educativos, a proposta co-meçou a ser analisada pela pre-

feitura. “Vamos fazer da Usi-na do Conhecimento um espa-ço para que os toledanos, des-de o que tem a menor idade aomais idoso, possam vir até aquie observar o que está além doque os olhos alcançam”.

Lunitti ainda falou que oanúncio estava sendo guarda-do para outro momento, mas,diante de tantas pessoas quevalorizam a cultura e a educa-ção presentes na abertura daexposição, entendeu que aque-la era a melhor ocasião. “Vejonos olhos de todos aqui que osaber, a cultura e o conheci-mento são algo explícito. Acre-dito que não teríamos oportu-nidade melhor”, salientou.

A secretária da Educação,Tania Elisete de Grandi, frisouque a conquista de um Plane-tário é um sonho que, com oanúncio, começa a se concreti-zar. Tania acrescentou que jáforam iniciados estudos e queo planejamento - projeto, le-vantamento de custos e outrasdemandas - deve ser concluído

ainda em 2014. “É uma obragrande e complexa. A intençãoé que tenhamos até o fiml desteano um projeto e as obras seiniciem em 2015. A meta é ter-mos o local funcionando em2016 e estamos trabalhandopara isso”, adiantou.

Conforme levantamentosrealizados pela Secretaria Mu-nicipal de Educação, com baseem uma estrutura semelhantea que deverá ser edificada emToledo - localizada em Foz doIguaçu, o custo da obra ficarápor volta dos R$ 2,8 milhões.“São projeções e tudo faz partede uma política de governo, que

A Prefeitura de Nova SantaRosa, por meio da Secretaria deAssistência Social, em parceriacom o Programa Nacional deAcesso ao Ensino Técnico emEmprego (Pronatec), prorrogouo prazo de inscrições para o cur-so gratuito de vendedor. O cur-so terá uma carga horária de180 horas e as inscrições se-guem até o dia 30 deste mês. Onúmero de vagas que era de dezalunos e aumentou para 20. Asaulas devem iniciar no mês dejunho de segunda a sexta-feira,no Núcleo Municipal de Integra-ção e Capacitação (Numic), das19h30 às 22h40.

Para poder fazer o curso, ocandidato deve ter no mínimo 16anos e Ensino Fundamental con-cluído. A ficha de inscrição estádisponibilizada no Centro de Re-ferência em Assistência Social(Cras). Mais informações devemser obtidas no local, em frente oHospital Lar Belém. O curso devendedor tem como objetivo qua-lificar os participantes na práticadas técnicas referentes ao bom

Prefeito Beto Lunitti anunciou que Toledo irá ganhar um novo espaço voltado àeducação durante abertura da exposição de artes “Criaturas”

Divulgação

utilizará recursos do nossomunicípio, em uma estruturaque servirá para que os alunosda rede municipal tenham aces-so à observação dos astros. Éalgo fantástico se pensarmosna quantidade de conhecimen-to que estas crianças irão ab-sorver”, comentou.

No Paraná existem apenasquatro planetários. Eles estãolocalizados nos municípios deCuritiba, Araucária, Londri-na e Foz do Iguaçu. “Colocare-mos Toledo no circuito da edu-cação paranaense”. Tania ain-da lembrou que acadêmicos eestudantes do Ensino Funda-

mental e Médio também serãobeneficiados.

O QUE ÉUm planetário pode ser de-

finido como uma sala redondacom o teto em forma de cúpulahemisférica. Nessa cúpula,através de um projetor deplanetário, projeta-se a con-figuração do céu: a posiçãodas estrelas, do Sol, da Lua,dos planetas e dos outrosobjetos astronômicos. A salapode ser uma espécie de audi-tório contendo poltronas paraos expectadores das sessõesde planetário.

Pronatec: prorrogadoprazo de inscrição e

ampliado número de vagasdesenvolvimento da venda, vi-sando efetuar negociações efi-cazes e fidelizar o cliente.

O curso que é gratuito incluimaterial didático e os materiaisutilizados nas aulas. Cada alunoterá um kit individual e o direito areceber R$ 2 por hora aula, valorque será depositado uma vez pormês referente à carga horária domês. Para o recebimento dessevalor o aluno precisa informar:agência, operação e conta, desua conta na caixa econômicapara poder receber. Essa contaprecisa ser no nome do aluno enão pode ser conta conjunta.

OUTROS CURSOSA Prefeitura de Nova Santa

Rosa, em parceria com o Senai/Marechal Rondon, também estáoferecendo dois cursos gratui-tos: Corte e Costura, com 20 va-gas, e Gestão de Qualidade, com23 vagas. As inscrições seguematé o dia 26 e as aulas devemcomeçar em junho. Para outrasinformações os interessados de-vem procurar o Cras.

Caps de São Miguel será inaugurado hojeA Prefeitura de São Miguel

do Iguaçu, por meio da Secreta-ria de Saúde, inaugura hoje (08)o Centro de Atenção Psicosso-cial (Caps), que é composto poruma equipe de profissionais quedarão atenção às pessoas quenecessitam. Toda pessoa quetoma medicamento controlado,remédio para depressão, que

precisa de acompanhamentocom psiquiatra, com psicólogo,com terapia ocupacional, teráo atendimento individualizado,quando necessário e em gru-pos de terapia.

A secretária de Saúde, MariaElisabete de Borba, explica que oCaps também vai acompanhartoda a família e pessoas que con-

vivem com o paciente. “O Cen-tro está localizado ao lado daAutoescola Costa Oeste, antigoConselho Tutelar. Um local afas-tado da Secretaria de Saúde edas unidades básicas, pois é umatendimento especializado e in-dividualizado”, relata.

A solenidade de aberturaserá às 10 horas.

Page 11: 05 08 2014

O PRESENTE | 11QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 GERAL

Prefeitura entrega nova estrutura de atendimentoLocal será utilizado para a instalação da Central de Vistorias

que atenderá toda a Comarca de Marechal Rondon

CORPO DE BOMBEIROS

Desde o mês de março, a Pre-feitura de Marechal CândidoRondon, por meio da SecretariaEspecial de Coordenação deProgramas em Segurança eTrânsito, realiza trabalhos demelhorias em espaço junto aoParque de Exposições, que abri-gará a sede da Central de Visto-rias do Corpo de Bombeiros. Olocal cedido são as antigas ins-talação do box da Agrícola Spe-rafico. Entre as melhorias reali-zadas está a colocação de novopiso, grades de segurança, ins-talação de telefone, ar-condici-onado, reforma do telhado, en-tre outros

O espaço oferecerá melhoraporte à população, que não pre-cisará mais ir para outros cen-tros para realizar o encaminha-mento de projetos de prevençãocontra incêndio e pânico, para

edificação de obras e eventos.O secretário de Coordena-

ção de Programas em Seguran-ça e Trânsito, Jossoé Hahn Pin-to, explica que no local mesmoserão realizadas as análises dosprojetos e solicitações de visto-rias. “Estamos atendendo a umadeterminação da administra-ção municipal de adequar e dis-ponibilizar um espaço para serutilizado pelo Corpo de Bom-beiros para a realização de tra-balhos importantes. É uma rei-vindicação antiga da comuni-dade que vai atender toda aComarca de Marechal Rondon.O local foi adequado e será en-tregue oficialmente na segun-da-feira (12)”, destaca Jossoé.

A solenidade está marcadapara as 10h30 e contará com apresença de autoridades muni-cipais e militares. Secretário Jossoé Hahn Pinto visitou ontem (07) o espaço que será destinado ao trabalho do Corpo de Bombeiros

Ademir Herrmann

Page 12: 05 08 2014

12 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Richa prestigia hoje inauguração do Parque de ExposiçõesLocal foi construído em tempo recorde. Ato marca abertura

da Fespop 2014, que deve receber 120 mil visitantes

SANTA TEREZINHA

Solenidade marcada paraas 19h30 de hoje (08), nomunicípio de Santa Terezi-nha de Itaipu, culminará naabertura da Fespop 2014 e nainauguração do Parque Mu-nicipal de Exposições e Even-tos. Sob a condução do pre-feito Cláudio Eberhard, esteserá um dos últimos atos pro-gramados para os festejos deaniversário do município, que

completou 32 anos no últimosábado (03).

O chefe do Executivo in-formou à reportagem de OPresente, ontem (07), que estáconfirmada a presença dogovernador Beto Richa parao evento. “A expectativa detodos é muito grande paraviver este grande momentoque marca a volta da Fespop ecoloca à disposição da popu-

Fotos: Carlos Moreira da Silva

Prefeito Cláudio Eberhard: “A confirmação da vinda do governador égratificante para todos nós, pois valoriza esse investimento feito pelo

município com o objetivo de gerar encontros regionaisnas áreas do empreendedorismo”

lação uma obra reivindicadapor todos, como é o Parquede Exposições”, afirmou.

De acordo com Eberhard,Richa virá acompanhado peloagora cidadão honorário itai-puense, deputado estadualAdemar Traiano. “A confir-mação da vinda do governa-dor é gratificante para todosnós, que poderemos contarcom sua presença em SantaTerezinha, fato que valorizaesse investimento feito pelomunicípio com o objetivo de

gerar encontros regionais nasáreas do empreendedorismo”,enfatizou.

O PARQUEA obra construída em tem-

po recorde - 45 dias - é um dosmaiores investimentos feitosdurante os dois anos do go-verno do prefeito. O visi-tante da Fespop 2014 vai en-contrar toda infraestruturadistribuída em uma área de125 mil metros quadrados,sendo que o projeto foi pla-

nejado pela equipe da admi-nistração, que investiu re-cursos do município paratransformar o terreno queaté o mês de fevereiro eraocupado por uma plantaçãode soja.

No local foram realizadasadaptações e instalações degalerias pluviais, asfaltamen-to, meio-fio, rede elétrica, in-ternet e completa urbaniza-ção, capaz de oferecer con-forto aos visitantes. A coor-denação da Fespop está sobresponsabilidade do secretá-rio de Indústria, Comércio eTurismo, Arlênio Boaroli.Conforme ele, até ontem es-tavam confirmados 150 ex-positores, dos quais 95 nopavilhão coberto da indús-tria e comércio. Os demais55 estão divididos entre ex-positores da indústria auto-mobilística, motocicletas, ar-tesanato e a Feira de Saboresda Gastronomia.

A expectativa dos orga-nizadores é de que o evento,que terá duração de quatrodias, conte com a participa-ção de cerca de 120 mil visi-tantes de municípios da re-gião, bem como dos vizinhospaíses Argentina e Paraguai.

A Fespop 2014 terá pro-gramação variada, voltadapara vários públicos, comshows sertanejos com os can-tores Bruno e Marrone hoje,COM 22 amanhã (09), Milio-nário e José Rico no sábado(10), além do espetáculo in-fantil com Dudinha e a Gali-nha Pintadinha no domingo(11), quando também sobemao palco da arena de shows adupla Bruninho e Davi.

Obra construída em45 dias é um dos

maioresinvestimentos feitos

pela atualadministração:

infraestrutura estádistribuída em uma

área de 125 milmetros quadrados

Page 13: 05 08 2014

HOMENS DOMINADOSTumulto na porta do céu. De repente, São Pedro, grita:- Bem, pessoal, vamos organizar esta bagunça! Quero que

vocês formem duas filas, os homens que sempre foram domina-dos por suas mulheres fiquem aqui, e aqueles que nunca foramdominados por suas mulheres fiquem ali.

Alguns minutos depois, existia uma fila enorme no local dosdominados e somente um sujeito no local dos que nunca foramdominados.

- Muito bem! - continuou São Pedro, enfático. - Vocêsdeveriam ter vergonha! Vocês foram criados para não seremdominados. Mas felizmente, nem tudo está perdido, temos pelomenos um aqui que honrou os desígnios do Senhor. - E virando-se para o sujeito. - Meu amigo, diga para os outros, o que vocêfez para merecer este lugar!

- Eu não sei, foi a minha mulher que me mandou ficar aqui!

É DE HOJE?Um homem chega em uma padaria e pergunta para a

garçonete:- Moça, essa esfirra é de hoje?Ela responde:- Não, é de ontem.- E essa coxinha, é de hoje?- Não, também é de ontem.Já irritado, ele pergunta:- E como faço para comer alguma coisa de hoje?A garçonete responde:- Passe amanhã!

ÁRIES: Foque em quali-dade, objetividade, pre-cisão e humildade. Nãose disperse em inúmeros

interesses. Vá direto ao ponto.

TOURO: O foco está nasquestões concretas e prá-ticas. Aja com discerni-mento em situações de

caráter financeiro e emocional.

GÊMEOS: Discrepân-cia entre demandas in-dividuais e familiares.Foco no desenvolvi-

mento interno. Excelente fase deconscientização.

CÂNCER: O uso inteli-gente da comunicação,de habilidades e talen-tos está estimulado.

Cuidado com a inflexibilidade.

LEÃO: Seja objetivo aolidar com questões finan-ceiras e profissionais.Não hesite. O dia favore-

ce uma abordagem mais realista.

VIRGEM: Não se dis-perse e não se deixelevar pelo nervosismoe a insegurança. O mo-

mento favorece investir em co-nhecimento.

LIBRA: Dia que favore-ce a introspecção, re-flexão, busca de me-lhorias e aperfeiçoa-

mento. Importância do que ocor-re nos bastidores.

ESCORPIÃO: Precisão,objetividade e consci-ência dos seus valoresestão em pauta. Dia que

favorece o contato com amigos.

SAGITÁRIO: Excelentedia para agir com obje-tividade nas situaçõesde trabalho. Serenida-

de para avaliar seu direcionamentoprofissional.

CAPRICÓRNIO: Quevocê aja de acordo como que acredita. Foqueno seu desenvolvimen-

to. Momento para novas atitudesemocionais.

AQUÁRIO: Negóciosenvolvendo familiarese imóveis estão enfati-zados. As prioridades

agora são internas, subjetivas efamiliares.

PEIXES: Agir com dis-cernimento nas rela-ções e parcerias é ne-cessário. As demandas

da família podem estar em desacordo.

ROCAMBOLE

DE ARROZ

COZIDO

Modo de preparo:No liquidificador, bata todos os ingredientes (começandosempre com os líquidos e finalizando com o pó royal),coloque a massa em um tabuleiro untado e polvilhado comtrigo. Assar em forno médio preaquecido por 25 minutos. Virenuma toalha de prato úmida, passe maionese ou requeijãocremoso, coloque o recheio de sua preferência (tem queestar sem caldo), enrole o rocambole, passe maionese ourequeijão por cima e decore a seu gosto. O recheio e adecoração do prato serão de sua preferência.

Ingredientes2 xícaras de arroz cozido1 xícara de trigo3 ovos1/2 xícara de óleo2 xícaras de leite100 g de queijo parmesão ralado1/2 xícara de salsa picadinha1/2 xícara de cebolinha picada

QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

QUINTA-FEIRA (08)

Martin acolhe Micaela. Ben dádicas sobre Sofia para Sidney, quedecide investir mais em si mesmopara agradar a menina. Anita incen-tiva Sofia a procurar escolas nosEstados Unidos. Martin marca umareunião com os pais de Micaela, e ocasal começa a se entender comIsaac. Abelardo sofre pela falta deBernadete. Caetano visita Anita eSofia, e Ronaldo desaprova. Giova-na decide falsificar documentospara participar do festival. Lucianaconta para Bernardete que Caetanoterá um filho com Zelândia.

MEU PEDACINHO DE CHÃOManuela repreende Fred por ter

mentido para ela. Jonas afirma aPamela que não reatará com suafamília do Brasil. Sílvio se preocupacom a mesada que recebe do irmão.Davi ouve a voz de Manuela comoMaya e fica fascinado. Manuela nãoconsegue contar para Igor a verda-de sobre Fred. Davi sonha com Maya.Chega o dia em que a família Marravoltará ao Brasil. Jonas pede paraBrian guardar sua carta. Os funcio-nários da Marra International fazemuma homenagem para Jonas. Pamelaconta para Dorothy sobre Herval.

EM FAMÍLIAJuliana chega com Jairo à casa de

Cadu e Clara e há um constrangimentogeral na família. Luiza diz a Alice queestá completamente apaixonada porLaerte. Virgílio e Helena combinam detentar brigar menos. Ivan cuida deCadu, deixando Clara emocionada.Bárbara admite para André que aindaé virgem, e ele diz que ela merece umhomem que a ame de verdade. Silviavisita Cadu em casa. Marina procuraClara no bistrô, e as duas assumemque estavam com saudade uma daoutra. Os primeiros convidados co-meçam a chegar à festa de Leto.

GERAÇÃO BRASIL○

MALHAÇÃO

*

Gina se recusa a colocar o ves-tido novo para ir à missa. Renato diza Ferdinando que está começandoum namoro com Juliana. Ferdinandorevela ao médico que está interes-sado por outra pessoa. Zelão nãoaceita o dinheiro que Epaminondaslhe oferece como sendo o valorcorreto pelos serviços prestados edesafia o patrão. Juliana fica indig-nada com a atitude de Epaminondase diz a Ferdinando que não entramais na casa do coronel, nem paradar aulas a Pituca.

1 colher de café de Sal1 colher de sopa de fermentoem pó (colocar por último)3 colheres de maionese e 1copinho de requeijão cremo-so para passar no rocambo-le antes de colocar o recheioe para passar por cima eao decorá-lo

DESCOBERTAS DA INFÂNCIACurioso, o filho pergunta para o pai:- Papai, o que a mamãe tem debaixo da saia?- O paraíso, meu filho. - responde o pai.O filho pergunta:- E você, o que tem debaixo da calça?- A chave, meu filho.- Ah tá, mas então eu acho melhor o senhor trocar, porque

o vizinho tem a cópia.

Page 14: 05 08 2014

14 | O PRESENTE GERAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

TRABALHOS PRELIMINARES

Começam as obras do colégio estadual em Pato BragadoEstrutura será para mil alunos. Atualmente 500 estão matriculados

A construtora vencedorado processo licitatório pro-movido pela Secretaria de Es-tado da Educação para cons-trução do prédio do ColégioEstadual Pato Bragado, em áreadoada pelo município, iniciou,recentemente, os trabalhos pre-liminares para começar a obrapropriamente dita.

De acordo com o mestregeral de obras da construto-ra Projeto Novo, AparecidoLopes, o local já foi terrapla-nado, possui a infraestrutu-ra básica (água e luz) e umalojamento que irá abrigaros cerca de 40 operários res-ponsáveis pela execução. Eleconta que o próximo passoserá a construção do muro

Operários trabalham no local em que será construído o prédio. Terraplanagem já foi realizada

ao redor da obra para queinicie oficialmente a edifica-ção que se fundamenta emduas etapas. A primeira com-preende um ginásio de es-portes e a segunda o prédiopróprio do colégio.

A obra terá recursos dogoverno federal com con-trapartida do Governo doEstado e município, dentrodo Plano de Ações Articula-das (PAR).

Atualmente, a escola fun-ciona em dualidade com omunicípio. Os alunos da redeestadual dividem o mesmo pré-dio com os estudantes do En-sino Fundamental. A novaescola ficará a cerca de 200metros da sede atual e será o

primeiro colégio com espaçofísico unicamente estadual.

Hoje o colégio conta com500 alunos. O novo prédiovai aumentar o número de

vagas, pois a capacidade é paraatender até 1.080 estudantes.Serão 12 salas de aula, labora-tórios de química, biologia einformática, refeitório, bibli-

oteca, parte administrativae quadra coberta.

A previsão é de que aobra seja concluída em 11meses trabalhados.

Marili Besso

Page 15: 05 08 2014

O PRESENTE | 15QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 GERAL

Renovado contrato para fornecimento de gêneros alimentíciosConvênio prevê recursos na ordem de R$ 96 mil e vai atender alunos da rede de educação básica pública

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Ato realizado ontem (07),na sala de reuniões do gabi-nete, marcou a assinatura decontrato entre a prefeitura e aAssociação Central dos Pro-dutores Rurais Ecológicos(Acempre) de Marechal Cân-dido Rondon para a aquisi-ção de gêneros alimentíciosda agricultura familiar à ali-mentação escolar para alu-nos da rede de educação bási-ca pública, por meio da mo-dalidade de Compra Diretada Agricultura Familiar. Oconvênio assinado prevê re-cursos na ordem de R$ 96.313.

Estiveram presentes oprefeito Moacir Froehlich,vice-prefeito Silvestre Cotti-ca, representante da Acem-pre, Lothário Lohmann, co-ordenador do Centro deApoio ao Pequeno Agricul-tor (Capa), Vilmar Saar, se-cretária de Educação, MartaSalete Bendo, e demais inte-grantes das entidades.

O número de agricultoresfornecedores de alimentos tem

Autoridades municipais e representantes da Acempre e de outras entidades

durante a solenidade de assinatura do contrato, ontem (7), na prefeitura

aumentado todos os anos.Atualmente, 24 produtoresrurais integram o programa.

De acordo com a respon-sável técnica pela alimenta-ção escolar da Secretaria deEducação, a nutricionista Ja-ciara Reis Nogueira Garcia,são dois propósitos impor-tantes com esta ação. “Alémda valorização e fortaleci-mento da agricultura famili-ar no município, com a ga-rantia da compra da produ-ção dos produtores rurais,também oferecemos alimen-tos saudáveis aos alunos.Temos que destacar, ainda,que cumprimos com a legis-lação do programa de alimen-tação escolar”, enfatiza.

INVESTIMENTOSGrande parte dos recur-

sos investidos na alimenta-ção escolar são oriundos domunicípio. O volume gira emtorno de 60% do total, sendoo restante oriundo do gover-no federal. “Estes recursos

aportados pelo município sãofundamentais para ofereceruma alimentação de qualida-de aos alunos”, enfatiza anutricionista.

O projeto de alimentaçãoescolar desenvolvido nomunicípio já rendeu desta-que nacional. Em 2013 uma

comitiva de técnicos da Or-ganização das Nações Uni-das (ONU) para alimenta-ção e agricultura (FAO),juntamente com aproxima-damente 30 profissionais dealimentação escolar de paí-ses da América Latina e Ca-ribe, conheceram o projeto

no município.Rondon também recebeu

um convite da Itaipu Binaci-onal para exposição das açõesexitosas do programa de ali-mentação escolar do municí-pio durante o CongressoNacional de Agroecologia, emPorto Alegre.

Ademir Herrmann

Page 16: 05 08 2014

Quem já se deparou comuma casa inteira sen-

do transportada pelas ruasda cidade, no mínimo, ficoucurioso. “Nossa! Uma casaem cima de um caminhão”,alguns diriam. Outros sim-plesmente param para olhar,pensativos, tentando enten-der como é que uma casa foiparar ali. Há aqueles aindaque param, geralmente riso-nhos, para registrar o mo-mento, bastante inusitado.Aliás, nem tanto. Esse tipo deserviço é comum na região deMarechal Cândido Rondon.Somente em 2014, foram dezimóveis transportados de umlugar para outro.

Ontem (07) a reportagemde O Presente acompanhouum desses fretes, que exigemmuito cuidado, alguns paresde bons macacos de catraca,perspicácia, mas, acima de

tudo, paciência, muita paci-ência. Para fazer dez quilô-metros, foram mais de trêshoras de viagem. Um sufocopara desviar de fios, carros,árvores...

Seu Eugênio Froehlichmora no distrito rondonensede Novo Horizonte. Ele aca-bou de comprar a casa queontem foi transportada do cen-tro da cidade até a localidade,a cerca de dez quilômetros deonde o imóvel de 70 metrosquadrados foi inteiramentearrancado. Mas até chegar lá,teve muito trabalho.

O especialista no negócio éo trabalhador Ademar Hin-ze, que labuta há 27 anostransportando casas sobrerodas. Ele garante que é oúnico a fazer este tipo de ser-viço no município e já perdeuas contas de quantas remo-veu. “Neste ano foram pou-

cas; cerca dedez, mas nemi m a g i n oquantas ve-zes fizemosisso”, conta.

Para colo-car a casa so-bre o cami-nhão, expli-ca o rondonense, é precisoprimeiro desconectá-la de seuspilares. “Depois instalamos asferramentas, que são os ma-cacos de catraca, levantamosa casa e colocamos sobre ocaminhão, quer dizer, o ca-minhão em baixo da casa. Nahora de descer (a casa) é amesma coisa, mas com algunsdetalhes. Instalamos os maca-cos e baixamos ela um pouco.Daí a gente nivela o terreno,faz o cepo e coloca a casa sobreo novo alicerce”, diz.

A moradia é transportadasem as telhas,mas com todoo resto, comoas paredes in-ternas e até obanheiro. Otransporte, deacordo comHinze, é a par-te mais com-plicada, espe-cialmente naárea centraldo municí-pio. “O maisdifícil é sair dacidade. Sãomuitos fios(de energia et e l e f o n i a ) ” ,pontua.

E acompa-

nhando um trabalho assimque se percebe, de fato, aquantidade de fios que exis-tem na cidade. Dois traba-lhadores de solo acompa-nham a lenta jornada até seudestino. Eles indicam ao mo-torista o caminho a seguir, seele deve parar paraque os fios sejamretirados do cami-nho, entre outrascontribuições.

O percurso é ri-gorosamente es-tudado porque se-ria muito difícildar marcha ré emum caminhãocom uma casa emcima porque a ruaé estreita demais.Além disso, fazeresse tipo de transporte exige,caso o imóvel seja levado poruma rodovia estadual, auto-rização da Polícia Militar Ro-doviária. “Mesmo assim, têmlugares da PR que não pode-mos passar por causa do peri-go”, explica Hinze. Em rodo-vias federais o transporte éproibido. “Nas BRs a gente sópode cruzar”, exemplifica.“Mas na cidade não tem pro-blema”, amplia.

Até aquele motorista maisapressado percebe que a si-

tuação ali não é nada fácil ecompreende. Segue atrás,para, enfia o carro nos acos-tamentos, mas não deixa detirar os olhos, afinal, pode aténão ser tão raro, mas é semprecurioso. Nas ruas por onde acasa passou, chamava a aten-

ção das pessoas.“Tá vindo umacasa”, disse umamenina para suamãe na AvenidaRio Grande doSul. A expressãoé bem estranhapara quem não vêa cena. “Tá vindouma casa?”, re-trucou a mãe.

Mas de curvaem curva, porbaixo de fio a

fio, depois de dois dias deintenso trabalho, a casa che-gou até o local onde será ins-talada e reformada, em umlote de esquina próximo àpraça de Novo Horizonte.Quem vai morar lá é seuEugênio, que garante ter fei-to um bom negócio. “Com-prei a casa por R$ 5 mil. Elaestava em um terreno quevai receber uma clínica, pró-ximo ao Hospital Rondon.Para trazer até aqui, pagueiR$ 3 mil de frete”, conta.

O percurso érigorosamente

estudado porqueseria muito difícildar marcha ré em

um caminhãocom uma casa

em cima porquea rua é estreita

demais

Page 17: 05 08 2014

De acordo com o investidor, mes-mo gastando R$ 20 mil para reformá-la, a aquisição vai valer à pena. “Vougastar cerca de R$ 28 mil em umacasa de 70 metros quadrados. Nãosei de madeira, mas se fosse fazer dealvenaria iria gastar mais de R$ 80mil para fazer uma deste tamanho”,entende. A casa desce ao chão natarde de hoje (08), onde vai ganharnovos cômodos e novos detalhes.Em poucos dias, Eugênio já preten-

de estar dentro do imóvel.Antes que alguém pergunte, não

dá para desmontar e montar de novo.“A casa ficaria torta”, diz Hinze. Écurioso, beirando a diversão para quemolha, é trabalhoso, beirando o perigodos fios de alta tensão para quem traba-lha, é vantajoso para quem compra, éimprovável, mas não impossível, poisuma casa sendo transportada inteirasobre um caminhão é a prova de queimóveis não são tão imóveis assim.

Page 18: 05 08 2014

Sérgio Marcucci com a esposa Roseli e a filha Gabrieleprestigiando a posse do novo conselho diretor da Associação

Comercial e Empresarial de Santa Helena

O

Pre

se

nte

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUINTA-FEIRA,08 DE MAIO DE 2014

PRÊMIO FECOMÉRCIOAs inscrições para o 2º Prêmio Fecomércio PR de Jornalis-

mo foram prorrogadas até 20 de maio. O tema proposto é a“Educação gratuita no Sistema Fecomércio Sesc Senac

Paraná” e seus reflexos nacomunidade. Serão aceitasinscrições de matérias que façam referência a um ou

mais programas de educação gratuitos ofertadospelo Senac e pelo Sesc no Paraná, elaboradas por

profissionais e acadêmicos de Jornalismo.Poderão concorrer trabalhos veiculados noperíodo de 1º de agosto de 2013 a 19 de maio

de 2014. Serão admitidos trabalhos de umou mais autores, com a indicação de um

representante do grupo no momentoda inscrição. As inscrições podem

ser feitas pelo sitewww.fecomerciopr.com.br

[1].

NA WEBAs 12 candidatas

ao Miss Toledo 2014também participam

da eleição da MissFotogenia. Interessa-

dos em dar o seuvoto podem acessar o

site www.megatoledo.com.br e clicar

na foto da concor-rente escolhida. O

resultado será divul-gado durante o

evento, no sábado(10), no Empório

Santa Maria.

Page 19: 05 08 2014

O PRESENTE | 19QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 SOCIAL

Div

ulg

ão

Vereador JoãoEmílio Modese a esposa Ilseprestigiando

recente eventoem Nova

Santa Rosa

MESTRADO DESERVIÇO SOCIAL

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Serviço Soci-al, nível de mestrado, do campus de Toledo da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná (Unioeste), abre, na próxima quinta-feira (15), inscrições para a seleção da turma do segundo semestre.As inscrições seguem até o dia 06 de junho e as três disciplinas a seremofertadas são: Seguridade Social e Serviço Social; Democracia, Cida-dania e Justiça Social; e Direitos Humanos. O curso tem como objetivoformar profissionais na perspectiva da defesa dos direitos humanospara intervir criticamente na realidade social, a partir de respostasconstruídas e mediadas pelas políticas sociais.

Dia 08: Acileide JohannDia 08: Almir BuenoDia 08: Altair Luiz KonzenDia 08: Ermin AlebrandtDia 08: Jairo de OliveiraDia 08: Leandro BicicgoDia 08: Mariane RauberDia 08: Mateus MadureiraDia 08: Rita Maria SchimidtDia 08: Rogério BorgamDia 08: Rogério GoergenDia 08: Sinelda DreisingDia 08: Tailine MüllerDia 08: Trycia Port

MIRANTE CENTRAL

DE ITAIPU

BINACIONALNo ano em que completa 40 anos

de fundação, Itaipu vai ganhar melho-rias no Mirante Central, o principalponto de parada dos turistas que visi-tam a usina. O projeto de ampliaçãocontempla uma loja de souvenir e ser-viços fotográficos, cafeteria e um deckexterno, totalizando 149 metros qua-drados de construção.

“É uma obra que requalifica o es-paço do Mirante Central e contribui,ainda, para melhorar a qualidade doatendimento aos turistas na Itaipu”,afirma o superintendente de Comuni-cação Social, Gilmar Piolla.

Os materiais usados na amplia-ção são estrutura metálica e cobertu-ra de vidro; já o revestimento do pisodo deck e das paredes será em madei-ra ecológica.

Page 20: 05 08 2014

20 | O PRESENTE EDITAIS QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Page 21: 05 08 2014

O Brasil já tem seus 23 representan-tes para disputar

a Copa do Mundo em casa. Otécnico Luiz Felipe Scolari(Fleipão) divulgou ontem(07) a lista de convocados daSeleção. A grande surpresafoi o zagueiro Henrique Buss,do Napoli, que ganhou a dis-puta com Miranda, Dedé,Marquinhos e Réver por umavaga na defesa.

“O Henrique é um joga-dor em que confio. Gosto dofutebol dele. Ontem (terça-feira), toda a comissão técni-ca observou uma série de de-talhes para a indicação doquarto zagueiro. Tivemosnossas discussões, porqueisso ou aquilo, e decidimospela convocação do Henri-que”, explicou Felipão, du-rante entrevista.

Nove jogadores haviamsido confirmados anteri-ormente pelo treinador: Ju-lio César, Thiago Silva, Da-vid Luiz, Ramires, Oscar,Willian, Paulinho, Neymare Fred. Na terça-feira (14),Felipão vai convocar maissete jogadores, que ficarãode sobreaviso caso algumdos escolhidos inicialmenteseja cortado. O anúncio será

feito através do site oficial

da Confederação Bra-sileira de Futebol (CBF) -www.cbf.com.br.

Antes de revelar osconvocados, Felipão pediuo apoio da torcida aos no-mes escolhidos. “A partirda divulgação dos nomes,queria solicitar a nossostorcedores que os nossos23 convocados sejam mui-to bem recebidos e trata-dos como sempre fomostratados. E que todos jun-tos nós, a direção, a im-prensa e os torcedores te-nhamos um norte, paraseguirmos em direção aconquistar o que deseja-mos, que é conquistar ocampeonato aqui no Bra-sil. Independentemente decores e do que cada umpensa, tenham certeza queeles farão o possível paraconseguir os objetivos”,disse o treinador.

A estreia do Brasil naCopa está marcada para odia 12 de junho, na ArenaCorinthians, contra a Croá-cia. Depois, a Seleção pega oMéxico no dia 17, no Caste-lão, em Fortaleza. Por fim,enfrenta Camarões no dia23, no Mané Garrincha, emBrasília. A final aconteceráno Estádio do Maracanã.

Page 22: 05 08 2014

A lista com os 23 jogadoresrelacionados pelo técnico LuizFelipe Scolari (Felipão) para re-presentar a Seleção Brasileirana Copa do Mundo foi divulga-da na manhã de ontem (07) etrouxe algumas novidades.Uma das surpresas foi a convo-cação do atleta Henrique Buss,natural de Marechal CândidoRondon.

Com o objetivo de fazeruma análise acerca dos nomesconvocados por Felipão e bus-car entender algumas das ra-zões que levaram o técnico aescolher um jogador em detri-mento de outro, a reportagemdo Jornal O Presente entrevis-tou pessoas ligadas ao futebol.Algumas delas, por sinal, acer-taram grande parte da listaanunciada ontem.

Segundo os entrevistados,a equipe brasileira está bemarticulada e é uma das favoritasao título, ao lado de Alemanhae Espanha, porém, ressaltam,o Chile também virá com tudo.

ACERTOU 20O locutor esportivo da Rá-

dio Difusora Anderson Picolofez uma projeção e dos 23 no-mes listados por Felipão errouapenas três, fazendo 20 acer-tos. “Acreditava que o Miran-da fosse convocado no lugardo Henrique, Luiz ao invés deMaxwell e Robinho na vaga deMaicon. Todos esses são bonsatletas e no caso de Henrique,apenas entendi que neste mo-mento o nome seria Miranda.Mas Henrique será bom para aSeleção e irá somar. Se o Brasilperder Neymar, agora não teráoutro jogador com a caracterís-tica dele”, enfatiza.

Para Picolo, a Seleção serábem-sucedida, pois está com acara do técnico. “Em 2002 oRomário tinha grande apelopopular, ficou fora da lista e oBrasil foi pentacampeão. Osorteio dos grupos em dezem-bro deixa como caminho difícila segunda fase, quando o Bra-sil deve cruzar com seleçõesfortes. É uma grande pena oBrasil só jogar no Estádio doMaracanã se chegar à final, eacredito piamente em que apossibilidade de disputar a fi-

nal é muito grande”, declara.

RELAÇÃO DECONFIANÇA

O técnico da equipe de fut-sal Copagril/Sempre Vida/Ma-rechal Cândido Rondon, Mar-quinhos Xavier, ressalta queno caso das convocações, quemé eleito para trabalhar tem ca-ráter de confiança na relaçãotécnico/atleta. “Existem joga-dores com grande nível, masque agregavam pouco ao gru-po em termos de relacionamen-to e são indisciplinados. Poroutro lado, há os que apresen-tam limitações técnicas, masque são muito comprometidoscom o que deve ser feito e leais.Alguns casos assim estão nalista de convocados por Feli-pão”, expõe.

Quatro atletas atuam no Bra-sil, como Jefferson, do Botafo-go, Victor, do Atlético-MG,Fred, do Fluminense, e Jô, tam-bém do Atlético-MG. “Issomostra que a grande maioriados jogadores convocados tra-balha nas melhores equipes defutebol do mundo, disputandoimportantes títulos mundiais.A surpresa foi o Henrique, jo-gador extremamente competi-tivo, que viveu uma época difí-cil no Palmeiras com o Felipãoe o comportamento dele no clu-be definiu sua escolha. Isso éimportante para ganhar um tor-neio de um mês, pois os atletasvão viver juntos nesse tempo”,acrescenta Marquinhos.

Ele pontua que Felipão érígido e tem seus critérios bemdefinidos, mas principalmen-te é muito justo. “Ele sabequem vai aceitar ficar no ban-co, mas vai buscar seu espaçoe quem jogar bem terá suachance assegurada. Esta é umaSeleção com chances reais dechegar à final, mas tudo preci-sa acontecer no momento cer-to durante os jogos. A Alema-nha fez uma grande campa-nha e vem com uma seleçãomais experiente, a Espanha porser a atual campeã, apesar deum pouco desgastada, está nopáreo e o Brasil será destaque.Esses devem ser os três gran-des nomes da Copa. Não vejotanta força em seleções como

Holanda e Itália”, opina.

MULTIFUNÇÃONeidimar Freitas, da Associ-

ação Atlética Amigos do Confú-cio (3AC), acredita que Felipãojá tinha os nomes definidos an-tes, mas fez algum mistério.“Para mim, a grande surpresa éo zagueiro Henrique Buss, quejoga como lateral no Napoli, daItália. O técnico olha e gosta dejogadores que sabem desempe-nhar mais de uma função, casodo Henrique, e por esse pontovejo que o Brasil é um dos favo-ritos ao título”, declara.

Outro bom nome, no pon-to de vista de Freitas, é o meiode campo Willian, que joga naInglaterra e tirou a vaga debons jogadores pelo futebolque apresenta. “O Neymar noataque é indiscutível, seria umdesperdício não tê-lo na equi-pe, pois ele é um dos grandesnomes do futebol e será umdos principais jogadores daCopa”, comenta.

BEM-SUCEDIDOPara o ex-árbitro da Fifa que

atuou como bandeirinha naCopa do Mundo de 2010 e se-cretário de Esportes e Lazer deMarechal Rondon, RobertoBraatz, no geral a lista não trou-xe surpresas. “Para a maioriadas pessoas o que surpreen-deu foi a convocação de Henri-que Buss, atleta que foi chama-do uma vez pelo Felipão e ago-ra terá a oportunidade de mos-trar o seu futebol. Na Copa dasConfederações já havia bonsnomes, além do mais hoje otécnico precisa ser motivadore, apesar do jeitão rígido que oFelipão tem, ele sabe motivar econquistar os jogadores, porisso entendo que fez boa esca-lação e terá sucesso”, afirma.

Braatz acredita que a Sele-ção fará um bom papel no mun-dial, pois Felipão chamou atle-tas que vão dar o máximo de sinas disputas e a equipe poderáchegar à final, sendo os outrospropensos finalistas a Alema-nha e a Espanha. “O Chile é umpaís que virá forte, com bonsjogadores preparados para serprotagonistas. Esta seleçãopode surpreender”, destaca.

Page 23: 05 08 2014

Ter um ex-morador da re-

gião convocado para vestir a

camisa da Seleção numa Copa

do Mundo causa surpresa,

mas muito mais importante é

ter um parente convocado por

um técnico campeão. Para a

dona Cecília Buss, avó do za-

gueiro da Seleção Brasileira

Henrique Buss, ter o neto re-

lacionado é um grande privi-

légio. “Estou muito feliz pela

convocação do Henrique, que

vai jogar a Copa do Mundo.

Não tenho palavras para ex-

plicar o sentimento neste mo-

mento importante para o neto

e para a família, por ter che-

gado em um lugar de admira-

ção”, afirma dona Cecília.

Danilo Buss é casado com

Wilda e tio de Henrique, no

caso irmão de Danilo, pai do

atleta. Danilo e Wilda con-

tam que estão muito alegres

pela convocação do sobrinho,

que vai disputar a Copa do

Mundo. “A gente até pensava

que ele pudesse ser chamado,

porque foi bem no Palmeiras

e agora joga na Itália, onde

está se destacando. O Henri-

que sempre gostou de futebol

e foi em Curitiba que ele cres-

ceu e descobriu sua profissão.

Agora ele tem chance de mos-

trar que é bom, pois estará na

Copa. Apesar de esperar a con-

vocação e torcer por isso, pre-

ferimos a convocação oficial”,

revelam.

A família Buss esteve reu-

nida ontem após a convocação

de Henrique, agora promovi-

do a ídolo, e comemorou mui-

to a conquista do atleta.

Page 24: 05 08 2014

Marine Vieira integra equipe que vai ao Pan JuvenilGinasta participará das disputas de conjunto. Etapas seguem até domingo (11)

TOLEDO

24 | O PRESENTE ESPORTES QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Atletas de ginástica rítmicada categoria juvenil da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, entreelas a toledana Marine Vieira,vão participar do CampeonatoPan-Americano Juvenil a par-tir de amanhã (09), em DaytonaBeach, no Estado da Flórida, nosEstados Unidos da América.Amanhã e sábado (10), a partirdas 17h30, serão realizadas asclassificatórias e no domingo(11) as finais por aparelhos.

O Brasil vai participar noindividual e no conjunto e dis-puta, além das medalhas, umavaga para os Jogos Olímpicosda Juventude, em agosto, naChina. Apenas três ginastas noindividual, sendo uma por país,e um conjunto do continenteamericano irão para Nanjing.

Além de Marine Vieira, a atle- Marine Vieira integra o conjunto e viajou

com a equipe para os Estados Unidos

ta Kaoanna Teixeira, também deToledo, integrava o grupo. Elasofreu uma lesão no quadril e porconta disso não poderá partici-par da competição. A atleta vi-nha treinando bem, era desta-que, mas por conta da lesão foidispensada e retornou a Toledono começo desta semana, en-quanto as demais ginastas se-guiram para os Estados Unidos.Kaoanna deverá ficar parada porum período para recuperação.

No individual, a equipe bra-sileira será representada pelasatletas Alessandra dos Santos,Bárbara Domingos e Mayra Siñe-riz, que seguem em busca demedalhas no individual geral epor aparelhos. Além de Marine,fazem parte do conjunto AllanaFreitas, Bárbara Souza, CamilaGodinho, Pâmela Morais e Va-

2ª etapa da Copa Integraçãode Voleibol inicia amanhã

A partir de amanhã (09) atédomingo (11), Palotina recebea 2ª etapa da Copa Integraçãode Voleibol Feminino. A com-petição vai envolver outrassete equipes e atletas nascidasa partir de 1997 com duas ci-dades estreando. Além das do-nas da casa do Pró-Esporte,Prefeitura de Toledo/Primato/Central Tintas, Prefeitura deFoz do Iguaçu/COC Semeador/Smel, Formosa do Oeste, Medi-aneira e Céu Azul, estão con-firmadas as participações deAssis Chateaubriand, substi-

tuta de Santa Helena, que pe-diu desistência, e de Pérola doOeste, convidada.

A etapa também servirápara definir a seleção 99 que vaidisputar no Rio de Janeiro aCopa Cidade Maravilhosa. Otreino acontecerá no sábado(10), às 18 horas, e a copa serárealizada no mês de julho.

Segundo o técnico MárcioBraga, que organiza a etapa como professor Oscar Beron, a pre-visão é de uma competição equi-librada. “Essas equipes já tive-ram melhor preparação desde o

início do ano e também fecha-mos, como há tempo não acon-tecia, um grupo com oito cida-des. Isso será muito bom para asdisputas”, afirma o dirigente.

Terceira colocada na 1ª eta-pa disputada em Toledo nesteano, a equipe de Palotina fazseu primeiro jogo amanhã, às16 horas, diante de Pérola,abrindo a competição. No sá-bado, faz jogos contra Formosado Oeste às 10 horas e contraMedianeira às 14 horas. Todosos confrontos vão acontecer noginásio Romeu Hendges.

Após uma etapa disputadaneste ano em Toledo, a classifi-cação geral da Copa Integraçãoestá assim: em 1º Prefeitura deToledo, com 13 pontos; 2º a Pre-feitura de Formosa do Oeste,com 10; 3º Palotina, com oito; 4ºPrefeitura de Foz do Iguaçu comseis pontos; 5º Prefeitura de CéuAzul, com cinco; e em 6º Medi-aneira, com quatro pontos. Aequipe conta com o apoio daprefeitura, por meio da Secre-taria de Esportes.

Rondonense faz curso compreparador de goleiros da Seleção

O preparador de goleiros daequipe Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon,Ademir Biesdorf (Ade), partici-pou de um curso sobre prepa-ração específica de goleiros defutsal no sábado (03) e domingo(04), em Carlos Barbosa, no RioGrande do Sul. Quem minis-trou o curso foi o preparador degoleiros da Seleção Brasileirade futsal e do time de CarlosBarbosa, Marcus Bianchi.

Segundo Ade, é essencialsempre estar em busca de aper-feiçoamento. “Com o preparode goleiros não é diferente. Ofutsal está em constante evo-lução e esta função exige umaatenção especial, por isso épreciso buscar novas meto-dologias”, comentou. Com ocurso, Ade afirma estar aindamais preparado para ajudar aequipe da Copagril no Para-naense e na Liga Futsal.

Palotina sedia congresso técnico dos JEPsFoi realizado na tarde de

terça-feira (06), em Palotina,o congresso técnico da faseregional dos Jogos Escolaresdo Paraná (JEPs), competi-ção que será realizada entreos dias 16 e 22 de maio. Equi-

Ademir Biesdorf com Mauro Bianchi

pes de 16 municípios do Nú-cleo Regional de Educação deToledo estarão na cidade paradisputar várias modalidadese buscar a classificação para afase macrorregional. As equi-pes que se classificarem em 1º

lugar na fase regional dispu-tarão a fase macrorregional.Nas modalidades individuaisterão garantidas sua presen-ça nas macros os dois primei-ros colocados por prova, clas-se e sexo.

Tiago Menezes

Divulgação

nessa Tavares. De diferentes ci-dades, as atletas concentraram-se em Aracaju, Sergipe, a partirde abril e treinaram intensa-mente. Eram dois turnos de trei-nos, seis vezes por semana, coma técnica Dayane Camillo.

A coreografia de arco é aosom de Maria, Maria, de MiltonNascimento. Nas maças, amúsica do filme Rio, com batu-ques e samba, embala as atle-tas. "Sabemos que não será fá-cil. Os Estados Unidos estarãolá, com um grupo bom, que jávem junto há um tempo, e seráapenas uma vaga, mas temospotencial também. Um dosprincipais pontos fortes dessegrupo é que todas se dedica-ram, abriram mão da vida pes-soal e querem muito essa clas-sificação", afirma a técnica.

Page 25: 05 08 2014

O PRESENTE | 25QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 ESPORTES

STJD

Lusa perde pontos, leva multa, mas é mantida na Série BPortuguesa corria risco de ser excluída do torneio por conta do abandono de campo contra o Joinville

O abandono de campo nojogo contra o Joinville, em San-ta Catarina, no dia 18 de abril,pela 1ª rodada da Série B doCampeonato Brasileiro, custoumuito aos cofres da Portuguesae de seus dirigentes, mas nãoresultou na exclusão do clubeda competição.

Em julgamento que duroumais de quatro horas, na tardede ontem (07), no Rio de Janeiro,a 5ª comissão disciplinar doSuperior Tribunal de JustiçaDesportiva (STJD) determinou

Ilídio Lico depõe no julgamento da Portuguesa no STJD

que os três pontos do jogo fos-sem dados para o Joinville (con-tabilizando vitória por 3 a 0),com multa de R$ 50 mil para aLusa, suspensão de quatro jo-gos para o técnico Argel e gan-cho de 240 dias para o presiden-te Ilídio Lico e seu filho, MarcosRogério, responsável por tiraro time de campo. Eles ainda fo-ram multados em R$ 100 mil eR$ 80 mil, respectivamente. To-dos os valores precisam serpagos em até sete dias. Mas adecisão do STJD foi em primeira

instância e cabe recurso.A Lusa abandonou o campo

do jogo contra o Joinville, aos 16minutos do primeiro tempo,baseada numa liminar obtidapor um torcedor (cassada diasdepois pela CBF), que determi-nava que a entidade devolvesseao clube os quatro pontos per-didos no STJD por conta da es-calação irregular do meia Hé-verton, na última rodada daSérie A do ano passado.

Em depoimento, Ilídio Lico,e o filho dele, Marcos Rogério,

Edgard Maciel de Sá

Atlético-PR confirma Corinthians como rival de jogo-testeO Atlético-PR confirmou o

Corinthians como adversário noprincipal evento-teste da Arenada Baixada antes da Copa doMundo de 2014. O amistoso estámarcado para quarta-feira (14),às 19h30. Os sócios do Furacãonão precisarão pagar nada alémda mensalidade para assistir àpartida. Já os ingressos para tor-cedores comuns custará R$ 150.O clube paranaense vai divul-

Com Uvini, Santos divulgarelacionados para desafio

O técnico Oswaldo de Oli-veira divulgou ontem (07) alista de relacionados do San-tos para encarar o Princesa doSolimões, às 21h50 de hoje (08),na Arena da Amazônia, emManaus, pela 2ª fase da Copado Brasil. O treinador convo-cou 20 atletas para o duelo. Ocomandante do Peixe decidiupoupar o lateral direito Cici-nho, o zagueiro David Braz, osvolantes Arouca e Cícero e oatacante Thiago Ribeiro, quenão viajaram para Manaus.

Em contrapartida, ele teránovidades no setor defensivo,com a volta de Neto (recupera-do de um edema no músculoposterior da coxa direita) e a

estreia de Bruno Uvini. A listatambém tem novidades em re-lação a outras partidas, como ogoleiro Gabriel Gasparotto, olateral direito Daniel Guedes, olateral esquerdo Zé Carlos, osmeias Serginho e Leandrinho eo atacante Jorge Eduardo.

A relação completa tem osgoleiros Aranha e GabrielGasparotto; zagueiros BrunoUvini, Jubal e Neto; lateriaisBruno Peres, Daniel Guedes,Emerson e Zé Carlos; meiocampos Alan Santos, Alison,Leandrinho, Lucas Lima e Ser-ginho; atacantes Diego Car-doso, Gabriel, Geuvânio, Jor-ge Eduardo, Leandro Damiãoe Stefano Yuri.

gar, nos próximos dias, detalhessobre a venda das entradas.

Antes desse principal even-to-teste, a Arena será inaugura-da pela presidente Dilma na sex-ta-feira. Vale lembrar que, nofinal de março, o estádio já tinharecebido um jogo-treino entreAtlético-PR e JMalucelli (que ter-minou empatado sem gols), mascom público limitado a apenasdez mil pessoas - que ficaram

nas retas inferiores.A Arena da Baixada será

entregue à Fifa no dia 22 de maio.O estádio do Atlético-PR vaireceber quatro jogos da Copa,todos pela primeira fase da com-petição. O primeiro será entreIrã e Nigéria, no dia 16 de junho.Os outros serão Honduras eEquador no dia 20, Austrália eEspanha no dia 23, e Argélia eRússia no dia 26.

Enderson testa alternativaspara pegar Chapecoense

Não foi um treinamento co-letivo ou uma atividade paraapresentar os 11 titulares doGrêmio. Mas, progressivamen-te, o técnico Enderson Moreiracomeça a mostrar ideias parapróximas partidas. No treina-mento realizado na tarde de on-tem (07), no gramado suple-mentar do Estádio Olímpico, ocomandante testou jogadorescomo Rodriguinho e Breno en-tre os titulares.

Como já é característica dotreinador, os titulares foram

separados por setores. De umlado Barcos, Dudu e Alan Ruiztreinaram contra uma defesaformada por Pará, Werley, Ge-romel e Wendell. Mas como ocontrato de Wendell só vai atéjulho, o treinador começa a vis-lumbrar possibilidades. Brenofoi testado na função do titulardurante o treinamento. Recémcontratado, Marquinhos traba-lhou na equipe suplente.

A grande dúvida da equiperecai sobre o meio campo. Adupla de volantes formada por

Edinho e Riveros seguirá. Nafrente, foram testados Rodri-guinho e Luan. Um deles inici-ará ao lado de Dudu e Alan Ruiz.O outro será opção para a osegundo tempo. Em um segun-do momento, Ramiro ingres-sou na função de Edinho. A res-posta foi positiva, com um belogol de fora da área. A tendênciaé de que a equipe seja montadacom: Marcelo Grohe; Pará, Wer-ley, Geromel e Wendell; Edinho,Riveros, Luan, Alan Ruiz eDudu; Barcos.

disseram estar arrependidosda atitude. A declaração maisimpactante, porém, foi do téc-nico Argel, que disse ter "cer-teza de que o que estava fa-zendo era ilegal". Ele era con-

Renegociação das dívidas éaprovada e segue para o plenário

O projeto de renegociação dasdívidas dos clubes foi aprovadoontem (07) na comissão especialformada para discutir o tema naCâmara dos Deputados. Apósmais de quatro meses de debatese polêmicas, os parlamentaresaprovaram quase por unanimi-dade o texto do relator OtávioLeite (PSDB/RJ), que prevê prazode 25 anos para que os timespaguem seus débitos. Em con-trapartida, as equipes ficarão su-

jeitas até mesmo ao rebaixamen-to em caso de dívidas com a União.

A proposta segue agora paraapreciação no plenário da Câ-mara dos Deputados. Se apro-vada, terá que passar ainda porvotação no plenário do SenadoFederal. “É um projeto que me-lhora o futebol no ponto de vis-ta da gestão administrativa dosclubes. Há uma série de imposi-ções que foram estabelecidaspara permitir que os clubes se-

jam mais transparentes e te-nham maior responsabilidadefiscal. Ao mesmo tempo, per-mite uma saída do atoleiro”,defendeu o relator Otávio Leite.

A proposta de renegociaçãodas dívidas dos clubes - quepodem chegar a R$ 4 bilhões -começou a ser discutida noCongresso Nacional em 2013,com a apresentação do Progra-ma de Fortalecimento dos Es-portes Olímpicos (Proforte).

tra a decisão de tirar o time decampo e contradisse IlídioLico. O presidente afirmouque Argel não sabia da limi-nar, mas o técnico admitiu terconhecimento dela.

Page 26: 05 08 2014

26 | O PRESENTE POLICIAL QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

PRF apreende 38 mil carteiras de cigarro por diaMais duas carretas carregadas com o produto foram interceptadas pela corporação com sede em Guaíra

CONTRABANDO

Cinco milhões de maços decigarros já foram apreendidosneste ano somente pela Polí-cia Rodoviária Federal comsede em Guaíra. A média é dequase 38 mil carteiras do pro-duto retiradas de circulaçãopor dia. Pelo crime de contra-bando do cigarro do Para-guai para o Brasil, 26 pessoasjá foram presas. As últimasgrandes apreensões aconte-ceram na terça-feira (06), emações na Ponte Ayrton Sen-na, em Guaíra.

À noite, agentes da PolíciaRodoviária Federal (PRF) apre-enderam duas carretas para-guaias carregadas com cigar-

Duas carretas carregadas com o produto foram

interceptadas na noite de terça-feira (06)

ros contrabandeados. Pela ma-nhã, um caminhão de frutasjá havia sido apreendido com300 caixas no mesmo local.

A apreensão dos dois últi-mos veículos aconteceu emfiscalização de rotina, quan-do foram abordadas as duascarretas com placas paraguai-as, que seguiam juntas emcomboio. Os motoristas, am-bos paraguaios, declararamque transportavam cargas desoja, porém, ao serem infor-mados que a lona das carretasseria aberta, apresentaramgrande nervosismo.

Ao abrir os compartimen-tos de carga, foi confirmada a

suspeita de que os veículosestavam carregados com con-trabando. Ao todo, foramencontradas 1,4 mil caixas decigarros, que contabilizam700 mil carteiras, ou ainda 14milhões de unidades.

Os motoristas foram pre-sos em flagrante e encami-nhados junto com os veícu-los e o contrabando à PolíciaFederal em Guaíra.

De acordo com a PRF, oresultado considerado posi-tivo no número e volume deapreensões pode ser atribuí-do à intensa fiscalização rea-lizada pela corporação nosúltimos anos na região.

Divulgação/PRF

Fronteira Blindada faz prisão e apreensõesDepois de conseguir fazer

cinco flagrantes em poucomais de cinco horas, na se-gunda-feira (05), a OperaçãoFronteira Blindada, desenvol-vida em São Miguel do Igua-çu, apresentou o resultadodos trabalhos de terça-feira(06). Um homem com man-dado de prisão em aberto foidetido, quase três quilos demaconha e um adolescenteforam apreendidos.

Por volta das 21 horaspoliciais militares do Batalhãode Polícia de Fronteira(BPFron) e servidores da Re-ceita Federal apreenderam 2,8quilos do entorpecente. A dro-ga estava em um ônibus quefazia a linha Santa Terezinhade Itaipu a Medianeira, den-tro da mochila de um menorde 16 anos. O menor e a drogaforam encaminhados à Dele-gacia de Polícia Civil em SãoMiguel do Iguaçu.

Pouco tempo antes, um

Dois veículos de Rondon sãofurtados e um é recuperado

Um morador de MarechalCândido Rondon teve seu car-ro furtado ontem (07), em To-ledo. Conforme a Polícia Mili-tar, a Saveiro de cor branca,placas AAY-6350, foi levadano período da manhã e, ape-sar do alerta ter sido feito àsforças de segurança de toda aregião, ela não havia sido lo-calizada até a noite.

Na noite anterior, polici-ais militares da Rádio Pa-trulha recuperaram umamotocicleta depois que aCentral de Operações rece-

beu uma denúncia via 190sobre uma moto que estavaabandonada no interior domunicípio. Rapidamenteuma equipe se deslocou até aestrada rural entre o BairroSão Francisco e o clube deesportes São Remo e encon-trou, em meio à mata, umamoto CG 125 de cor preta. Amotocicleta foi furtada deuma metalúrgica no centrode Marechal Rondon na noi-te anterior. Os policiais en-caminharam o veículo até aDelegacia de Polícia Civil.

MACONHA EM GUAÍRADivulgação/PRF

Por volta das 23h30 de terça-feira (06) os policiais rodoviários federais

da Unidade Operacional da Ponte Ayrton Senna apreenderam 14

quilos de maconha que estavam dentro de um ônibus que partiu de

Dourados (MS) para Maringá. Os 16 tabletes da droga pertenciam a

um jovem de 21 anos, que informou ter adquirido o entorpecente no

Paraguai e que receberia R$ 2 mil para levá-lo até a cidade de

Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul. A ocorrência

foi encaminhada à Polícia Federal.

13 QUILOS DE ENTORPECENTEDivulgação

Cerca de 13 quilos de

maconha foram apreendidos

na noite de terça-feira (06)

pela Polícia Militar em

Toledo. A droga estava em

um ônibus que cruzava a

rodovia PR-467 e que partiu

de Marechal Cândido Rondon

para Curitiba. O transportador

da droga, de 21 anos,

morador de São José dos

Pinhais, ainda tinha consigo

uma pequena porção do

entorpecente escondida na

cueca. O rapaz foi conduzido

com a droga à Polícia

Civil de Toledo.

Divulgação/BPFron

Cerca de três quilos de maconha foram

encontrados com adolescente de 16 anos

homem que estava com man-dado de prisão em aberto foilocalizado e preso. Ele estavaem um ônibus que fazia a linha

Foz do Iguaçu a Ponta Grossa.O morador de Cascavel, de 33anos, também foi parar na Ci-vil são-miguelense.

Page 27: 05 08 2014

Biolabore projeta ações com mais de mil agricultoresCriada em 2005, cooperativa sediada em Santa Helena começou a funcionar com 20 cooperados e hoje possui 40

OESTE E SUDOESTE

A Cooperativa de Trabalho eAssistência Técnica do Paraná(Biolabore) vai desenvolver doisnovos projetos, que envolvem700 famílias de agricultores doOeste do Estado e mais 400 daregião do Arenito Caiuá, noNoroeste paranaense. De acor-do com o presidente da Biolabo-re, Lindomar Assi, além de pres-tar assistência técnica, a coope-rativa vai auxiliar na comercia-lização da produção e na orga-nização dos agricultores e, paratanto, gostaria de contar com oapoio da Ocepar. “A Ocepar éuma entidade bem organizada,com um contexto de gestão apri-morado. Nós precisamos desseapoio, desse rol de experiênciaque a entidade já possui”, afir-mou, em Curitiba, após reuniãocom o superintendente do Siste-ma Ocepar, José Roberto Ricken,ocorrida na sede da entidade.Assi estava acompanhado doscooperados Inácio Pereira e Cris-tian Armendaris.

Criada em 2005, a Biolabo-re, sediada em Santa Helena,começou a funcionar com 20cooperados e hoje possui 40,entre os quais há profissionais

Integrantes da Biolabore estiveram na Ocepar, em Curitiba

de diversas áreas. “Nós temosagrônomos, médicos veteriná-rios, zootecnistas, biólogos, eco-nomistas, administradores, ad-vogados, enfim, vários profis-sionais para nos auxiliar diretaou indiretamente no trabalhodesenvolvido pela cooperativa,formando uma equipe multi-disciplinar para que possamosatuar em diversas possibilida-des de apoio ao agricultor e àsentidades formais. Além de de-senvolver atividades no setoragropecuário, especialmente nosegmento da agricultura agro-ecológica, a cooperativa tam-bém presta serviços nas áreasadministrativa, econômica e atéjurídica”, acrescentou o presi-dente da Biolabore.

LICITAÇÕESEle explicou ainda que os no-

vos projetos envolvendo maisde mil agricultores do Oeste eSudoeste do Estado serão de-senvolvidos pela Biolabore apartir de propostas que foramconsideradas as melhores apre-sentadas em duas licitações re-alizadas pelo Ministério do De-senvolvimento Agrário (MDA).

“Na região Oeste, classificadacomo lote 12, de acordo com oMDA, vamos atender famíliasque já estão dentro do contextoda agricultura orgânica, cujotrabalho será fomentado, e au-xiliar nos processos que estãoem andamento”, esclareceu.“Na região do lote 15, que é a doArenito Caiuá, são dois traba-lhos que vão repercutir bastan-te e, de certa forma, deverãocontribuir para a ordem econô-mica local”. Segundo Assi, oobjetivo é ajudar o agricultor amelhorar a produção, levandoem consideração as caracterís-ticas particulares da região.

MERCADOO presidente da Biolabore

disse, ainda, que a cooperativavai atuar para fortalecer as or-ganizações formais, as quais osagricultores já estão vinculados,como associações e cooperati-vas, e ajudá-los a buscar novosmercados. “Esse é o foco, a colo-cação no mercado. Não adiantao agricultor produzir orgânicossem que haja uma comercializa-ção. Então, levar esses produto-res ao ponto de venda é de extre-

ma importância, tanto paraos mercados institucionais,como o Programa de Aquisi-ção de Alimentos (PAA) e Pro-grama Nacional de Alimenta-ção Escolar (Pnae), como, tam-bém, visualizando a comerci-alização a mercados privados,como supermercados, hiper-mercados, Ceasas. Para isso, énecessário que ele tenha umproduto adequado, com qua-lidade e que tenha capacidadede comercialização em qual-quer contexto”, completou.

AGROECOLOGIAEm parceria com a Itaipu

Binacional, a Biolabore tam-bém auxilia agricultores fa-miliares que estão em proces-so de conversão para a pro-dução agroecológica. “A in-tenção da Itaipu é que às mar-gens do lago haja uma produ-ção mais sustentável, commenor propensão ao uso deagroquímicos”, comenta Assi.Os produtores também sãoorientados sobre a colocaçãode seus produtos no mercado.

IAP capacita técnicos para novoSistema de Gestão Ambiental

Os servidores do InstitutoAmbiental do Paraná (IAP),órgão vinculado à SecretariaEstadual do Meio Ambiente eRecursos Hídricos, participamnesta semana de um curso paraintegração do novo Sistema deGestão Ambiental - módulorestauração florestal. O siste-ma, desenvolvido pelo IAP emparceria com a Celepar, é pio-neiro no país e deverá ser lança-do pelo governador Beto Richaem junho, quando os últimosajustes forem realizados. O ob-jetivo é modernizar, padroni-zar e agilizar os processos am-bientais no Estado. Seja na re-composição florestal, como nafauna, licenciamento e fiscali-zação ambiental do Estado.

O curso do módulo restau-ração florestal é ministrado portécnicos do IAP e Celepar para28 servidores que atuam emviveiros, laboratórios e distri-buição de mudas nativas noEstado. As aulas acontecemdurante esta semana e na pró-xima, em duas turmas. “Esse éo primeiro contato dos servi-dores com um sistema comple-

tamente novo e diferente do queestão acostumados, por isso ocurso é importante para que elesaprendam a lidar com tudo eesclarecer suas dúvidas paraem junho todos estejam 100%adaptados ao sistema”, afirmouo presidente do IAP, Luiz Tarcí-sio Mossato Pinto.

MONITORAMENTOEsse módulo do sistema visa

melhorar o monitoramento e re-cuperação da biodiversidade doEstado. Ele estabelece os proces-sos e o monitoramento da pro-dução dos viveiros desde a cole-ta, beneficiamento, armazena-mento e distribuição das semen-tes, até a produção das mudas edestinação para a restauraçãodas Áreas de Preservação Per-manente, Reserva Legal, Unida-des de Conservação e demaisÁreas Degradadas do Estado.

Desenvolvido pelo IAP e Ce-lepar deste 2011, o novo Siste-ma de Gestão Ambiental vaimodernizar, padronizar e agi-lizar os processos ambientaisno Estado. O desenvolvimentodo módulo restauração flores-

tal contou com a experiênciaobtida com o Projeto de Restau-ração da Biodiversidade, cujoobjetivo é restaurar áreas depreservação permanente e o for-talecimento da formação doscorredores ecológicos do Esta-do do Paraná para a conserva-ção da biodiversidade.

O sistema foi modelado deforma flexível e integrada, per-mitindo que laboratórios e vi-veiros tenham um controle in-dependente de suas operações etambém integrações com outrasunidades em operações compar-tilhadas. Com ele será possívelrealizar o cadastramento de uni-dades de produção; catálogo deespécies produzidas e doadaspelo IAP conforme sua Classe,Espécie e Embalagem; libera-ção automática de mudas con-forme normas estabelecidasem portarias e legislações es-pecíficas, cadastro de áreas decoleta de sementes para a pro-dução de mudas, análise dagerminação das mudas, pro-dução e movimentação do es-toque de mudas, requerimen-tos de restauração florestal.

Ocepar emite nota sobre decretoe IN que regulamentam o CAR

A Gerência Técnica e Econô-mica do Sistema Ocepar (Ge-tec) publicou uma nota técnicasobre o decreto nº 8.235/2014 e aInstrução Normativa nº 002/2014, que regulamentam ques-tões ligadas ao Cadastro Ambi-ental Rural (CAR), instituído pormeio do novo Código FlorestalBrasileiro. O decreto 8.235, pu-blicado em edição extra do Diá-rio Oficial da União (DOU) desegunda-feira (05), estabelecenormas gerais complementaresaos Programas de Regulariza-ção Ambiental (PRA) dos Esta-dos e do Distrito Federal e insti-tui o Programa Mais AmbienteBrasil. Já a IN 002, publicada noDOU de terça-feira (06), estabe-lece os procedimentos para ainscrição, registro, análise e de-monstração das informaçõesambientais sobre os imóveisrurais no CAR, bem como paraa disponibilização e integraçãodos dados no Sistema de Ca-dastro Ambiental (Sicar).

OBRIGATÓRIOO assessor da área de meio

ambiente da Ocepar, SílvioKrinski, afirma que o decreto ea IN não trazem aspectos ne-gativos ou conflitantes em re-lação ao novo Código FlorestalBrasileiro e destaca alguns itensimportantes. “A inscrição noCAR é obrigatória para todos

os imóveis rurais. Já a adesãoao PRA é facultativa para aque-les que possuem áreas a seremregularizadas. Além disso, coma publicação da IN, começa acontar o prazo para os agricul-tores realizarem a inscrição desuas propriedades no CAR, queserá de um ano, podendo serprorrogado por igual período”,frisou. O cadastramento noCAR é gratuito e os termos decompromisso anteriores deve-rão ser revistos.

DEFINIÇÃO DEIMÓVEL RURAL

Na nota técnica, a Oceparressalta ainda que a IN 002 trazuma importante definição so-bre imóvel rural, que estavafaltando na legislação anterior,deixando margem para dúvi-das. A definição adotada estáem conformidade com o dis-posto na lei de reforma agrária(8.629/93): prédio rústico deárea contínua, qualquer queseja sua localização, que sedestine ou possa se destinar àexploração agrícola, pecuária,extrativa vegetal, florestal ouagroindustrial. “Existindo dúvi-das, o artigo 32 deixa claro queo proprietário com mais de umapropriedade ou posse em áreacontínua deverá efetuar umaúnica inscrição para o imóvelno CAR”, lembra Krinski.

DIvulgação

O PRESENTE | 27QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Page 28: 05 08 2014
Page 29: 05 08 2014
Page 30: 05 08 2014

CÂMARA MUNICIPALDE MERCEDES-PR

ERRATA AO TERMO DE PRORROGAÇÃO DOEDITAL DE LICITAÇÃO 001/2014: Onde consta “MO-DALIDADE PREGÃO PRESENCIAL”, lê-se “MODALI-DADE CARTA CONVITE”. Mantem-se as demais.

30 | O PRESENTE - Edição 3832 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Page 31: 05 08 2014

SÚMULA EMISSÃO DELICENÇA DE OPERAÇÃOSérgio Luis Liesenfeld torna público que rece-

beu do IAP Licença Operação para empreendimentode suinocultura, modalidade terminação porte médiocom validade até 14/04/2018, implantada no municí-pio de Nova Santa Rosa, Estado do Paraná.

Edição 3832 - O PRESENTE | 31QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 EDITAIS

Page 32: 05 08 2014

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOMarco Antonio Hensel torna público que reque-

reu ao IAP a Renovação da Licença de Operação paraatividade de avicultura de corte com capacidade para46.000 aves/lote, implantada no lote rural n°35, linhaWilhamps, distrito de Margarida, município de Mare-chal Cândido Rondon, Estado do Paraná.

32 | O PRESENTE - Edição 3832 EDITAIS QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

Page 33: 05 08 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo ou tro-co, 80m², em Cascavel, valor acombinar, aceito terreno ou casaem MCR. Tr. (45) 8815-6383 comJuliano.

APARTAMENTO, vendo, c/ co-zinha planejada, mesa de mar-more e tanque, Cond. Canadá,Bairro Alvorada, MCR, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 106m², alvena-ria, esquina, c/ 2 quartos, suíte,bwc, 2 garagens, acabamento de1ª, R. Américo Vespúcio, nº 6362,Lot. Laureth, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 118m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, 2 salas,cozinha, área de serviço, gara-gem p/ 1 carro, churrasq., 2 bwc,terreno 600m², no centro, emMCR, R$ 300.000,00. Tr. (45)9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 120m², alvena-ria, c/ laje, semi acabada, próx.ao CTG, em MCR, R$ 130.000,00,parcelo pgto. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 126m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, 2 bwc, área deserviço, garagem, em Novo Hori-zonte, R$ 125.000,00, aceito ve-ículo ou terreno no negócio. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 135m², c/ 2 quar-tos, suíte, sala, cozinha, terreno800m², 20x40, em Porto Mendes,em frente a área da Itaipú, R$180.000,00, aceito carro comoparte de pgto. Tr. (45) 3281-1048ou 9968-6611.

CASA, vendo, 140m², terre-no 750m², Bairro Ana Paula,próx. ao centro, MCR, R$220.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 150m², alve-naria, terreno 440m², 11x40,Lot. Frankfurt, MCR, R$250.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 55m², nova, c/laje, 2 quartos, sala, cozinha,área de serviços, bwc, pinturanova, terreno 242m², Lot. SãoFrancisco, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA , v e n d o , 5 9 m ² , c /laje, sobra de terreno, Lot.P inz, MCR, va lor a combi-nar. Tr. (45) 3254-0477 ou9961-5870, Crec i J -04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 62m², c/ 3 quar-tos, sala de estar, cozinha, áreade serviços, bwc, edícula c/ chur-rasq., terreno 238m², Bairro Bo-tafogo, MCR, R$ 140.000,00. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², alvena-ria, c/ laje, 2 quartos, sala, cozi-nha, garagem p/ 2 carros, chur-rasq., Lot. Portobello, MCR, R$125.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, c/ sala comercial 30m², R.Minas Gerais esq. c/ Av. Irio Ja-cob Welp, em frente a futurainstalação do Batalhão deFronteira, MCR, R$260.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 70m², alvena-ria, usada, c/ 3 quartos, forro demadeira, pintura nova, terreno221,87m², R. Vitória, nº 259,MCR, R$ 130.000,00. Tr. (45)9109-8872 com Paulo.

CASA, vendo, 99,98m², al-venaria, esquina, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem, varanda, Lot. SantaFel icidade, MCR, R$190.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Co-pagril, MCR, R$ 230.000,00,aceito troca. Tr. (45) 3254-1718ou 9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, aprox. 100m²,nova, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala/copa/cozinha, R. Colombo,Lot. Imperial, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox. 120m²,nova, c/ 2 quartos, suíte, 2 bwc,sala/copa/cozinha, R. Maceió,Lot. Imperial, MCR, valor acombinar, pode ser financiada.Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox. 200m²,alvenaria, c/ 3 quartos, 2 salas,cozinha, 2 bwc, lavand., despen-sa, garagem p/ 2 carros, chur-rasq., 2 varandas, semi mobilia-da, acabamento em gesso, ter-reno 400m², R. 7 de Setembro,Jd. Alvorada, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,2 salas, cozinha, bwc, gara-gem, varanda, R. Colombo, nº125, centro, MCR, R$200.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, área, gara-gem, próx. a Unioeste, MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 9929-5603com Nelsi.

CASA, vendo, nova, alvena-ria, c/ laje, 3 quartos, sala, cozi-nha, lavand., bwc, c/ espaço p/garagem, próx. a Vila Gaúcha,MCR, R$ 125.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

CASA, vendo, nova, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha, área deserviços, bwc, cercada, murada,Lot. Neitzke, próx. ao Sesc, MCR,R$ 170.000,00, pode ser financi-ada. Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na Certo Imóveis,Creci J-4248, certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo, 1 alq., c/fonte de água c/ cascata artifici-al, riacho, açude, aprox. 2.000pés de eucalipto, ideal p/ mora-dia e lazer, a 3 min. do portal deMCR, próx. à Linha Heidrich, R$250.000,00, aceito terreno oucarro no negócio. Tr. (45) 9951-5251 ou 8841-4400.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,sem benfeitorias, c/ água cor-rente, em MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,c/ 3.500 pés de eucalipto, sembenfeitorias, Linha Palmital, 8kmde MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flores-ta natural, 500m de MCR, valor acombinar, preço de ocasião, acei-to carro ou casa. Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, 36.000m²,c/ benfeitorias, 7km de MCR,R$ 150.000,00, troco por casaem MCR. Tratar pelo (45) 9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

FAZENDAS, vendo, em Tocan-tins, no asfalto, parte já aberta,ao lado do terminal ferroviário, a27km de Colinas, sentido Palmei-rante, valor e prazo a combinar,aceito troca por imóveis, veícu-los e caminhões. Tr. (45) 8840-6226, Creci 21.288.

PRÉDIO, vendo, integral ouparcial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexobarracão 200m², garagem100m², R. 7 de Setembro, nº1744, centro, MCR, valor e con-dições a combinar. Tr. (45)9965-1830.

SOBRADO, vendo, 170m², c/ 3quartos, 3 bwc, garagem, edículac/ área de festas, piscina, demaisdependências, boa localização,em MCR, R$ 320.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

SOBRADO, vendo, 170m²,novo, de esquina, c/ 2 quartos,suíte c/ hidromassagem e closet,sala de estar, sala de jantar, cozi-nha, área de festa, 2 bwc, gara-gem, 2 sacadas, ótimo acaba-mento, R. Castelo Branco, nº 488,centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9962-6232 com Carlos,Creci F18880.

SOBRADO , vendo, 97m²,novo, c/ 2 quartos, garagem,churrasq., demais dependên-cias, próx. ao Allmayer, MCR,R$ 230.000,00 . Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

SOBRADO, vendo, c/ 2 anosde uso, terreno 519m², em MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9134-8264 com Raquel.

TERRA, vendo, 11,5 alq., par-te em lavoura, restante potreiro,Linha Boa Vista, próx. a São Josédo Iguaçú, valor: 600 scs de sojao alq., sem troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 2 alq., de 1ª,c/ 2 aviários automáticos 14x130,p/ 46.000 aves, poço artesiano,gerador de energia, casa, barra-cão p/ máquinas, estrebaria c/canzil p/ 12 vacas, chiqueiro8x36, 1.500m do asfalto, em To-ledo, R$ 850.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 2 alq., planta1,15, sem benfeitorias, c/ 3.000pés de eucaliptos de 3 anos, Li-nha Vorá, Margarida, valor acombinar. Tr. (45) 3282-1095 ou9848-6028 com Mario.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/ casade alvenaria, 2 aviários, semino-vos, 15x130, em MCR, R$800.000,00. Tr. (45) 9972-5013ou 3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 260 hectares,com barracão e moradia, todaplana e em pasto, 190km de Unaí,MG, 300km de Brasília, R$1.300.000,00, aceito 70% emimóvel na região ou carreta. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 36.000m², emgrama tifto c/ irrigação, chiqueirop/ 550 suínos, casa mista 110m²,açude grande p/ 40.000 alevinos,MCR, R$ 290.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 4,5 alq., primei-ra chácara atrás da Sperafico, próx.ao Portal de MCR, sem benfeito-rias, R$ 350.000,00, troco por casa.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 5,67 alq., 4,5em plantio, c/ casa em alvenaria130m² c/ laje, 2.000m do asfalto,7,5km de MCR, valor: 1.200 scsde soja por alq., 60% de entrada+ 1 pagamento anual. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 5,7 alq., plan-ta 3, restante pastagem, c/ ben-feitorias, R$ 285.000,00. Tr. (45)9921-9844 c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abelha, Creci J-05266.www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 55 alq., planta30, restante em pasto, parte daterra plana, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja, aceitoprédio em troca. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

Temperatura: 29º/15º Temperatura: 29º/14º Temperatura: 28º/14º Temperatura: 29º/15º Temperatura: 25º/14ºTemperatura: 29º/15º

TERRA, vendo, 6 alq., 4 emplantio, restante mato, emMCR, valor a combinar, aceitocasa e caminhão como partedo pgto. Tr. (45) 9981-1132com Amarildo.

TERRA, vendo, 7 alq., de 1ª,mecanizados, próx. a MCR, valora combinar. Tr. (45) 3254-1345ou 8405-9418 (tim) Creci 6630-F.

TERRENO, vendo, 12x26, fren-te p/ sol da manhã, Lot. Bem TeVi, próx. Jd. Ana Paula, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9962-6232com Carlos, Creci F18880.

TERRENO, vendo, 12x28,todo murado, Lot. Marco Polo,MCR, R$ 110.000,00, pode serfinanciado. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 13x50,ao lado do Peixe Fr i to, emMCR, valor a combinar. Tr.(45) 9978-5555.

TERRENO, vendo, 379,44m²,esquina, lote 09, quadra 01, Re-sidencial Emmel, próx. ao mer-cado novo da Copagril, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 8422-7354 com Franklin.

TERRENO, vendo, 403m², Lot.Luas, próx. ao Sicredi, MCR, R$130.000,00. Tr. (45) 3254-1579ou 8418-3609 com Lidia.

TERRENO , vendo, 414m²,12x34,5m², Lot. Parque Eco-lógico, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

Page 34: 05 08 2014

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014

TERRENO, vendo, 425m²,17x25, Lot. Recanto dos Pássa-ros, próx. a área industrial, MCR,R$ 85.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 484m²,13,10x37,50, lote 18, quadra 04,R. Wilmuth Emmel, Lot. Vale doSol, MCR, 200m do Posto Tonin,saída p/ Curvado, R$ 70.000,00,entrada + parcelamento próprio.Tr. (45) 9135-3481 (tim) ou 3284-2591 com Elsio.

TERRENO, vendo, 575m²,11 ,5x50, R. São João De lRey, fundos c/ a veterináriado Ari, MCR, valor a combi-nar, aceito carro no negócio.Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560 com Schone Corretor deImóve is , Crec i 13 .848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 600m²,12x50, Lot. Trentine, MCR, R$85.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 9815-8023 c/ Abe-lha, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, de esquina,100m da Av. Rio Grande do Sul,próx. a futura instalação do Si-credi, Lot. Porto Alegre, MCR, R$160.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENOS, vendo, 2, emPorto Mendes, próx. a praça, R$39.000,00 cada. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

TERRENOS, vendo, c/ infra-estrutura completa, liberado p/construção, Lot. Maioli, sentidoAnel Viario, 500m da RealizeMat. Construção, MCR, valor acombinar, parcelamento pró-prio. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. BeijaFlor, em frente ao Lot. Ana Pau-la, MCR, valor a combinar, ematé 60 parcelas. Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Re-canto Feliz, próx. ao mercadoWeimann, MCR, valor a combi-nar, em até 60 parcelas. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em NSR, a partir de R$45.675,00 Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo,180m², c/ 4 quartos, suíte c/ hi-dromassagem, 3 bwc, sala deestar, sala de jantar, cozinha,garagem coberta p/ 2 carros,churrasq., lavand. c/ área p/ se-car roupa, em MCR, R$1.250,00, incluso condomínio.Tr. (45) 3254-1361.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, lavand.,garagem, portão elet., interfo-ne, parabólica, R. Pernambu-co, nº 2100, próx. a Unioeste,MCR, R$ 530,00, incluso águae condomínio. Tr. (45) 3254-4552 com Salete.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinha, la-vand., despensa, garagem, R.Minas Gerais, nº 505, MCR, R$850,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, 2 bwc, sala, cozinha, la-vand., garagem, R. Sergipe, nº1385, Ed. Portal Ville, MCR, R$780,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTO, alugo, Lot.Avenidas, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9923-8087.

APARTAMENTO, alugo, pe-queno, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, bwc, varanda, sacada, 50mda Unioeste, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9969-8051.

APARTAMENTOS, alugo, valora combinar. Tr. (45) 8404-1596com Eloi.

BARRACÃO, alugo, 400m², R.Presidente Costa e Silva, fundosMóveis Hoffmann, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-1941.

CASA, alugo, 100m², alve-naria, c/ laje, 3 quartos, gara-gem, R. Amapá, nº 299, MCR,R$ 480,00. Tr. (46) 9922-3841com Carla.

CASA , alugo, 283m², c/ 3quartos, suíte c/ banheira, bwc,2 salas, cozinha, sala de jan-tar, garagem, piscina, edícula,no centro, MCR, R$ 1.500,00.Tr. (45) 9988-8571 ou 9947-9635 com Elisete ou Rose.

CASA, alugo, 45m², conju-gada, R. Arnaldo Willms, nº1040, próx. a Super Creche,MCR, R$ 350,00. Tr. (45) 9946-6845 com Ana.

CASA, alugo, c/ 1 quarto, su-íte, garagem, em condomíniofechado, Av. Irio Jacob Welp, nº5000, Jd. Modelo, próx. a Basi-vil, MCR, R$ 580,00. Tr. (45)9981-9308.

CASA, alugo, c/ 2 quartos, su-íte, bwc, sala, cozinha, lavand.,varanda, garagem p/ 2 carros,próx. a Realize, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9948-5292após 17h30.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand. fe-chada, varanda, alarme, R. doSol esquina c/ R. o Cruzeiro, n°6139, Lot. Arco Íris, próx. ao Mer-cado novo da Copagril, MCR,R$ 500,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9977-5515.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand., ga-ragem, jd. de inverno, R. WalterDietrich, nº 2171, Lot. Bem TeVi, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9815-6518.

CASA, alugo, mista, de fun-dos, c/ garagem p/ moto, p/ ca-sal ou adulto sem criança, Lot.Ana Paula, MCR, R$ 300,00, in-cluso água. Tr. (45) 8805-2728(tim) ou 3254-6160.

CASA, alugo, nova, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, gara-gem, murada, cercada, Lot.Gralha Azul, MCR, R$ 580,00.Tr. (45) 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, alugo, nova, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem, semimobiliada, R. Olindo Artmann, nº28, Jd. Modelo, MCR, R$ 530,00.Tr. (45) 9981-9308.

QUARTOS, alugo, c/ ou semmóveis, próx. a Unioeste, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9913-1604 ou 9143-5547.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,bwc, R. Dom Pedro I, nº 405, cen-tro, próx. ao Allmayer e posto Stop,MCR, R$ 410,00. Tr. (45) 9916-2700 ou 3284-1325.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quarto,sala/cozinha, bwc, Av. Rio Gran-de do Sul, prédio da Rima, MCR,R$ 450,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9973-9434 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

QUITINETE, alugo, c/ 4 peças,garagem, calçadão, balcão dapia embutido, em MCR, R$430,00, incluso água e condomí-nio. Tr. (45) 9930-1880 com Rosa.

BELINA L 1.8, vendo, ano89, álcool, motor AP, valor acombinar. Tr. (45) 9966-1468com Claudecir.

BORA CONFORT LINE, vendo,ano 2001, prata, 4 pneus novos,chave reserva, banco em couro,R$ 18.000,00, aceito moto demenor valor. Tr. (45) 9991-4477.

BRAVA 1.6, vendo, ano 2002,prata, 16v, completa, valor a com-binar. Tr. (45) 9966-1468 comClaudecir.

CAMINHÃO, vendo ou troco,ano 83, branco, Mercedes Benz2319, trucado, c/ caçamba, R$50.000,00, aceito carro. Tr. (45)9980-6947 ou 3252-8858.

CAMINHÃO, vendo, ano 80,Ford F-600, truck, c/ munck, valora combinar. Tr. (45) 9995-4853.

CAMINHÃO, vendo, Ford Car-go 2218, branco, carroceria gra-neleira, truck, bom estado de con-servação, valor a combinar. Tr.(45) 8825-0992.

CARRETA, vendo ou troco, ano82, Scania, trucada, engatada,valor a combinar. Tr. (45) 9815-1419 (tim) com Paulo.

CELTA SPIRIT, vendo, ano2005, c/ ar-cond., ar quente, vi-dros e travas elét., alarme, rodasliga leve 14, valor a combinar.Tr. (45) 9901-7190 ou 9144-0349.

CELTA SPIRIT, vendo, ano2011, prata, c/ pneus novos, este-pe sem uso, motor VHC,36.000km, c/ garantia de fábrica,R$ 19.500,00. Tr. (45) 9910-6543.

CELTA SPIRIT, vendo, ano2011, preto, 4 portas, completo,som original de fábrica, únicodono, sem detalhes, R$22.000,00. Tr. (45) 9801-5359.

CITROEN C3 XTR 1.6, vendo,ano 2008, preto, 16v, completo,bancos de couro, computador debordo, R$ 25.000,00 à vista. Tr.(45) 9979-5511 ou 8840-4006com Mauro.

CORSA CLASSIC SPIRIT 1.0,vendo, ano 2007/2008, prata, óti-mo estado de conservação, valora combinar. Tr. (45) 8812-7175ou 8801-0776 com Neri.

CORSA HATCH 1.0, vendo,ano 2006/07, bege, 8v, flex, DH,trava, alarme, todo revisado, semdetalhes, R$ 18.900,00. Tr. (45)9961-0071 com Marcos.

CORSA SEDAN PREMIUM1.4, vendo, ano 2010/11, 4 por-tas, direção, trava, ar-cond., vi-dros elét., rodas liga leve, aro 14,pneus novos, único dono, impe-cável, R$ 26.950,00, sem troca.Tr. (45) 9962-8021.

F-1000, vendo, ano 87, prata,motor mwm, carroceria de lataoriginal de fábrica, R$28.000,00, aceito troca. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718.

F-1000, vendo, ano 92, prata,cabine simples, mwm turbinada,pneus bons, doc. 2014 pago, re-visada, valor a combinar. Tr. (45)9912-7007 com Armando.

F-1000, vendo, ano 98, c/ ar,direção, motor mwm, valor acombinar. Tr. (45) 9958-4748.

F-250, vendo, ano 2002, óti-mo estado, valor a combinar. Tr.(45) 9129-5898 com Fernando.

FOCUS SEDAN 1.6, vendo,ano 2007/08, prata, flex, comple-to, banco de couro, airbag, pneusbons, R$ 25.000,00. Tr. (45) 9936-5938 ou 3254-7957 com Otto.

FOCUS SEDAN GHIA 2.0,vendo, ano 2011, automático,teto, couro, abs, airbag, top delinha, valor a combinar, aceitotroca de menor valor ou Pick Up.Tr. (45) 8415-0055.

FOCUS SEDAN GLX 2.0, ven-do, ano 2009/09, prata, automá-tico, modelo bola, pneus semi-novos, todo original, manual,chave cópia, revisões em dia,valor a combinar. Tr. (45) 9912-7007 com Armando.

GOL 1000, vendo, ano 94/94,motor novo, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 3284-7475 ou9960-7920 com Jorge.

GOL GVI 1.0 TREND, vendo,ano 2009, prata, completo, pla-ca A, R$ 22.500,00. Tr. (45) 9916-7197 com Valdecir.

GOL SPECIAL 1.0, vendo,ano 2004, branco, pneus novos,revisado, valor a combinar, pre-ço de ocasião. Tr. (45) 9847-0809 com Edemar.

HONDA CIVIC, vendo, ano2008, prata, flex, automático,couro, estepe sem uso, pneusnovos, 55.000km, impecável, R$41.000,00. Tr. (45) 8806-0611.

KA, vendo, ano 2012/13, pre-to, c/ ar-cond., valor a combinar.Tr. (45) 9916-1010.

MEGANE SEDAN DYNAMI-QUE 1.6, vendo ou troco, ano2008/09, preto, completo, va-lor a combinar. Tr. (45) 9911-1036 com Jean.

MERIVA CD 1.8, vendo, com-pleta, banco de couro, R$20.000,00. Tr. (45) 9107-3865com Scharles.

MERIVA EASYTRONIC, ven-do, ano 2011/11, prata, automá-tica, completa, 35.000km, 2ºdono, R$ 31.000,00 à vista, abai-xo da tabela fipe. Tr. (45) 9912-3388 com Claudeci.

MERIVA MAXX 1.4, vendo,ano 2009/10, prata, completo,manual, chave reserva, placa A,todo revisado, impecável, R$29.800,00. Tr. (45) 9961-0071com Marcos.

PALIO WEEKEND ADVENTU-RE LOCKER 1.8, vendo, ano2011, verde, flex, completo, air-bag duplo, abs, cd original,comp. de bordo, único dono, pla-ca A, impecável, R$ 41.900,00.Tr. (45) 8803-6565.

PRISMA MAXX 1.4, vendo,ano 2009, flex, prata, completo,bom estado de conservação, R$22.500,00. Tr. (45) 9991-4477.

S10 EXECUTIVE, vendo, ano2006, 4x4, diesel, completa, topde linha, valor a combinar. Tr. (45)9962-7684 ou 8832-1047.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, comple-ta, bom estado, valor a combi-nar, aceito moto de menor va-lor. Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

SCENIC EXPRESSION, ven-do, completo, couro, ótimo esta-do, R$ 20.000,00. Tr. (45) 9107-3865 com Scharles.

STILO 1.8, vendo, ano 2003,prata, completo, 8v, rodas aro 17,doc. 2014 pago, ótimo estado,R$ 21.000,00. Tr. (45) 9909-8313.

STRADA TREKKING 1.4, ven-do, ano 2010, flex, completa,cabine estendida, R$ 26.000,00.Tr. (45) 9904-4099 com Jandir.

STRADA, vendo, ano 2008, c/ar-cond., airbag, bom estado deconservação, R$ 21.000,00. Tr.(45) 9107-3865 com Scharles.

UNO MILLE FIRE 1.0, vendo,ano 2008, vermelho, c/ ar, valora combinar. Tr. (45) 9950-0306com Ricardo.

UNO MILLE FIRE, vendo, ano2008, branco, flex, básico, pneusnovos, ótimo estado, R$13.900,00. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo, bai-xa km, air bag, rodas 17", valor acombinar. Tr. (45) 3282-1740 ou9902-9334.

VECTRA ELITE 2.4, vendo, ano2006, prata, flex, completo, au-tomático, couro, air bag's, abs, cdoriginal, comp. de bordo, rodasliga leve, 78.000km, revisado, im-pecável, R$ 35.500,00. Tr. (45)9986-9262.

VECTRA EXPRESSION 2.0,vendo ou troco, ano 2009, prata,flex, completo, R$ 30.000,00. Tr.(45) 3254-2074 ou 9134-0593com Jeverson.

VECTRA GTX, vendo, ano2008, preto, top de linha, valor acombinar, aceito troca. Tr. (45)9941-3550.

VENDO, carros antigos, valora combinar. Tr. (45) 3254-2074ou 9134-0593 com Jeverson.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano 2001,prata, completa, placa A, c/ ma-nual, chave reserva, p/ 7 passa-geiros, valor a combinar, aceitotroca de menor valor. Tr. (45)9941-3550.

ZAFIRA 2.0, vendo, ano2009, prata, flex, completo, au-tomático, ar digital, airbag du-plo, rodas liga leve, cd, revisa-da, 65.000km, manual, chavereserva, impecável, R$38.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

ZAFIRA, vendo, ano 2006/07,flex, completo, valor a combinar.Tr. (45) 9911-6138 ou 9803-0454com Ari ou Paulo.

BIZ 125 +, vendo, ano 2008,vermelha, partida elétrica, R$4.500,00. Tr. (45) 9945-4650com Andrineia.

BIZ 125 ES , vendo, ano2006, c/ partida, R$ 3.700,00.Tr. (45) 8803-6645.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007,preta, sem partida, doc. 2014pago, c/ trava, corta corrente, R$3.700,00. Tr. (45) 9991-4477.

BIZ 125, vendo, ano 2006,c/ partida, alarme, valor a com-binar. Tr. (45) 9966-1468 comClaudecir.

CBR 600 F , vendo, ano2013/13, branca e azul, esta-do de nova, R$ 23.000,00 +18 parcelas f ixas de R$523,00. Tr. (45) 8822-2722(claro) ou 9941-8583 (tim).

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2003/04, vermelha, R$4.100,00, abaixo da tabela fipe.Tr. (45) 9941-3550.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2007/08, amarela,30.000km, doc. 2014 pago, óti-mo estado, R$ 6.300,00. Tr. (45)9971-5868 com Willian.

Page 35: 05 08 2014

O PRESENTE | 35QUINTA-FEIRA, 08 DE MAIO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 08/05/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 09/05/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

CG 125 FAN, vendo, ano 2005,preta, R$ 3.300,00. Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CG 125 FAN, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 3.200,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG 125, vendo, ano 85, ver-melha, 5 marchas, R$ 2.200,00.Tr. (45) 9941-3550.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2010, preta, R$ 4.300,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CG 150 FAN ESI, vendo, ano2011, prata, flex, 10.200km, R$5.100,00, aceito troca. Tr. (45)9941-3550.

CG 150 FAN, vendo, ano 2006/06, vermelha, R$ 2.800,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2005/05, azul, R$ 3.500,00. Tr.(45) 9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 150 KS, vendo, ano2009, vermelha, R$ 5.000,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG TITAN KS, vendo, ano2003, prata, R$ 2.700,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

CRYPTON ED, vendo, ano 2010,preta, ótimo estado, R$ 4.300,00.Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

DRAGSTAR 650, vendo, ano2004, placa A, manual, doc. 2014pago, c/ acessórios de viagem,R$ 19.000,00, aceito XT 660. Tr.(45) 9935-0926.

DREAM, vendo, ano 96, ver-melha, R$ 1.900,00. Tr. (45)9941-9205 ou 3284-2263.

GS 125 KASINSKI, vendo, ano2005, vermelha, 20.000km, R$2.200,00. Tr. (45) 3254-1941.

HORNET 600, vendo ou troco,ano 2006, 20.000km, impecável,R$ 19.000,00. Tr. (45) 9940-2051com Diogo.

TWISTER, vendo, ano 2002,vermelha, ipva quitado, ótimoestado, R$ 4.490,00. Tr. (45)9909-8313.

V-STROM DL 650, vendo, ano2012/13, c/ acessórios, 6.000km,ótimo estado, valor a combinar.Tr. (45) 9935-0545 com Ronei.

XTZ 125, vendo, ano 2012/12,completa, 2.000km, R$ 6.000,00 àvista, ou R$ 2.000,00 de entrada +6 parcelas de R$ 670,00 no che-que. Tr. (45) 9973-4406 com Eldor.

YBR 125 E, vendo, ano 2005/05, prata, bom estado, R$3.300,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano 2005,prata, R$ 3.000,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2005/05, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano 2006,vermelha, R$ 2.800,00. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, bem conservada, R$3.500,00. Tr. (45) 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR 125 K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revisada,R$ 4.500,00. Tr. (45) 3254-4140com Fabiani.

ANTENAS, instalações, ma-nutenção e atualização, p/ an-tenas locais digitais, aparelhosaz-box, az-américa, probox, su-perbox, etc, atendo MCR e re-gião, interessados. Tr. (45)9852-8141 com Gilson.

BARCO, vendo, 6m, bordaalta, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

BARCO, vendo, ano 2008,alumínio, 6m, borda alta, c/motor Mercury Super 15/18, c/carretinha Pety, ano 2008, So-nar, todo documentado, impe-cável, R$ 11.500,00 à vista. Tr.(45) 9920-4966.

BRITADOR, vendo, 50 cúbicosdia, valor a combinar. Tr. (45)9995-4853.

CANÁRIO BELGA, vendo,machos e fêmeas, valor a combi-nar. Tr. (45) 9923-3141.

CASINHA, vendo, infantil, p/boneca, usada, de madeira, R$600,00. Tr. (45) 9134-6106com Juliano.

COMPUTADOR , vendo,novo, Dual Core 2.7, comple-to, Geforce gt430, memória4gb, hd 465gb, monitor Sam-sung 19", R$ 800,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

COMPUTADOR , vendo,novo, Intel I3, completo,3.106hz, Geforce 840065, me-mória 4gb, hd 465gb, monitorAOC 19", R$ 930,00. Tr. (45)9914-2133 com Allan.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$34.500,00, entrada R$ 7.900,00,assume 82 parcelas de R$971,34. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ imóvel, crédito R$70.900,00, entrada R$ 10.200,00,assume 63 parcelas de R$1.334,77. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$ 143.666,48,assume 78 parcelas de R$2.560,28. Tr. (45) 3254-5050 ou9831-5050 na CredCerto,credcerto.net.br.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$450.000,00, prazo 198 meses, apartir da 5ª parcela R$ 3.797,80.Tr. (45) 9842-5000 ou 3254-5000com Tânia.

FAÇO serviços de pinturas esoldas em portões, grades, jane-las, portas e calhas, interessados.Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Yorkshire, c/60 dias, macho, valor a combinar.Tr. (45) 9911-2312 com Eliete.

FILHOTES, vendo, Husky Sibe-riano c/ Akita, olhos azuis, valor acombinar. Tr. (45) 9920-4650 comAnderson.

FILHOTES, vendo, Schnau-zer e Yorkshire, vacinados e des-verminados, valor a combinar.Tr. (45) 3254-3848 ou 9969-1112 com Daicy.

FLORICULTURA, vendo, ane-xo ao Posto San Marino, valor acombinar, aceito moto ou carro.Tr. (45) 9822-0341.

IMPRESSORA, vendo, HPP1102w, nova, c/ cartucho cheio,R$ 350,00. Tr. (45) 9914-2133com Allan.

LANCHA, vendo, Tropical,motor 100hp, valor a combi-nar, aceito camionete. Tr. (45)9934-8875.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma, camabox, cobertores, edredons, tape-tes, estofados de veículos, corti-nas e persianas, interessados. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

LOJA DE CONFECÇÕES, ven-do, completa, instalações e esto-que, adulto e infantil, ótima lo-calização, Av. Rio Grande do Sul,centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9962-6232 com Carlos.

LOJA DE PRODUTOS NATU-RAIS, vendo, c/ clientela for-mada, no centro, MCR, valor acombinar, aceito carro. Tr. (45)9928-3865.

LOJA DE ROUPAS, vendo,c/ clientela formada, ótima lo-calização, centro, MCR, valora combinar, aceito carro comoparte do pgto. Tr. (45) 9919-7003 com Rafael.

MESA, vendo, p/ computador,nova, Artony, c/ 2 gaveteiros em-butidos, em mdf, cor madeirateka, R$ 300,00. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MINI MERCADO, vendo, c/máquina de assar frango, no cen-tro, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9967-1578 com Sônia.

MONITOR, vendo, novo, AOCE9505wn, 19", R$ 320,00 à vis-ta. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR, vendo, novo, LGW22435, 21", R$ 330,00 à vista.Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MONITOR , vendo, novo,Samsung SA300, 19" , R$330,00 à vista. Tr. (45) 9914-2133 com Allan.

MOTOR, vendo, Yamaha,15hp, valor a combinar. Tr. (45)3254-4140.

MUNCK 1600, vendo, 3 lan-ças hidráulicas, c/ manual, valora combinar. Tr. (45) 9995-4853.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico industrial e pessoa p/área de compras, em Maripá, in-teressados. Tr. (44) 8848-5614 ou(45) 9926-1071 com Eloi.

OFERTA DE TRABALHO p/ re-presentante comercial, produtosmetalurgicos, p/ região Oeste,PR, interessados. Tr. (45) 3254-7056 ou 9992-3609.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, c/ experiênciana área de construção civil, inte-ressados. Tr. (45) 3254-0494.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor interno e externo, p/ramo de tintas, interessados. Tr.(45) 9107-3865 com Marcos.

PADARIA, vendo, completa, c/todos os equipamentos industri-ais, 1 ano de uso, bom estado deconservação, valor a combinar. Tr.(45) 3256-1849 ou 8825-0992.

PAVER, vendo, 250m, ecoló-gico, c/ 4cm, cor vermelha, valora combinar. Tr. (45) 9810-4883.

PROCURO trabalho como cui-dadora de idosos, p/ 3 vezes porsemana, interessados. Tr. (45)9916-9541 com Liselote.

PROCURO trabalho comodiarista, período da tarde, in-teressados. Tr. (45) 9131-4364com Rosane.

PROCURO trabalho comosecretária, operadora de caixaou auxiliar administrativo, in-teressados. Tr. (45) 9805-9084com Gracielli.

REBOQUE, vendo, p/ barco,marca São Paulo, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-4140.

RODAS, vendo, seminovas,aro 20, cromadas, 5 palitos, 5 fu-ros, p/ caminhonete, c/ pneus se-minovos, R$ 3.800,00, parcela-do c/ cheque. Tr. (45) 8829-0828.

TELEVIGO CONTRATA vende-dor externo, salário + comissão,plano de saúde e vale alimenta-ção, interessados enviar currículop/: [email protected] Tr. (45)3254-1013.

VENDO, máquina de paver eblocos, industrial, valor a combi-nar. Tr. (45) 9810-4883.

XBOX 360 MW3, vendo, hd320gb, edição limitada, c/ 10 jo-gos originais, R$ 1.200,00. Tr.(45) 9980-5223 com Gustavo.

CARNEIROS, vendo, 2, repro-dutores, valor a combinar. Tr. (45)9911-2312 ou 9971-2858.

COLHEITADEIRA, vendo, ano94, SLC 7300, valor a combinar.Tr. (45) 9995-4853.

GRANJA, vendo, 2,5 alq., c/1.450 suínos, 2 barracões, 2 chi-queiros c/ 260m², estrebaria c/30 cabeças, 2 casas, em NovoSobradinho, R$ 1.100.000,00.Tratar pelo (45) 3254-0477 ou9961-5870, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

PÉ DE PATO, vendo, c/ rolodestorroador e disco de corte, va-lor a combinar. Tr. (45) 8415-0055.

PEIXES, vendo, tilápia, pacúe carpa, entrego na casa, valor acombinar. Tr. (45) 9934-8875 ou9105-2280.

PULVERIZADOR, vendo, Co-lumbia Cross, 18m, montado emtrator New Holland TL 60, 4x4 ,ano 2007, pneus 13,6x38, c/ aber-tura de barra manual, tanque deágua limpa, lavador de embala-gens, valor a combinar. Tr. (44)9967-3106 ou (45) 2031-0432com Nelson.

TOUROS, vendo, 2, não regis-trados, valor de boi gordo. Tr. (45)8808-6082 com Almeri.

TOUROS, vendo, 2, registra-dos, valor de boi gordo +20%. Tr.(45) 8808-6082 com Almeri.

TRATOR, vendo, ano 98, JohnDeere 5700, 85cv, 4x2, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr. (45)8415-0055.

TRATOR, vendo, Valmet 985,4x4, motor mwm, valor a combi-nar. Tr. (45) 9972-8897.

TRATORES, vendo, ano 78,Valmet 85, pintura nova, bomestado, valor a combinar. Tr.(45) 8415-0055.

TRATORES, vendo, ano 98,Valtra 885, 4x4, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9972-8897.

TRATORZINHO, vendo, c/ lâ-mina dianteira, p/ limpar estercoem estrebaria, valor a combinar.Tr. (45) 8415-0044.

Page 36: 05 08 2014