05 quem é o meu próximo

9

Click here to load reader

Transcript of 05 quem é o meu próximo

Page 1: 05   quem é o meu próximo

Quem é o meu próximoCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

O homem veio à Terra para progredir e esse progresso depende do bom empenho para zelar pelo seu corpo, proporcionando-lhe a boa manutenção; além de cultivar o espírito, oferecendo-lhe luzes: luzes de Vida Eterna; luzes de Sabedoria; luzes de Moral e Virtude.

Educação Espiritual

E para alcançar esse progresso diante de tantos obstáculos na vida terrena, só seguindo as Leis de Deus, que regem todos os seres, e a Doutrina do Cristo, que ensina o caminho do Amor Verdadeiro.

Page 2: 05   quem é o meu próximo

Deveres humanos

Três são os deveres indispensáveis à criatura humana, seja um encarnado seja um desencarnado:

1º para com Deus; 2º para consigo mesmo; 3º para com seu próximo.

Nisto resumiu Jesus a Lei e os Profetas. Nisto o Mestre dos Mestres define o princípio basilar da evolução do Ser Humano em sua jornada planetária.

Centro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Page 3: 05   quem é o meu próximo

A Lei e a interpretação

Nas leis deixadas por Moisés em seus cinco livros, encontramos em Levítico, o seguinte mandamento: "Não procurem vingança nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo."Isso mostra que a Lei Mosaica já continha o que seria o fundamento da pregação evangélica de Jesus 15 séculos depois.Mas os líderes do povo judeu interpretaram de maneira diferente as Leis, excluindo outros povos da condição de irmãos.

Centro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Page 4: 05   quem é o meu próximo

Orientação doutrináriaCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Assim os Doutores da Lei escreveram:

"Não deveis planejar a morte dos gentios, mas se sua vida correr perigo, não tendes obrigação de salvá-los. Se algum deles cair ao mar, não necessitais retirá-lo, pois tal pessoa não é vosso próximo." Por esta orientação doutrinária, vemos o quanto foi alterado o espírito da Lei que até hoje é a base religiosa no Ocidente.

Também por este motivo, o próprio Jesus acabou sendo inquirido por um doutor da Lei a respeito de "quem é o meu próximo?"

Page 5: 05   quem é o meu próximo

Amor e misericórdiaCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Ao escriba, conforme sabemos, o

Mestre responde com a parábola do

Bom Samaritano, perguntando em

seguida:

"Quem te parece ser o próximo

daquele que caiu nas mãos dos

salteadores?"

Sem saída, o doutor da lei responde

que foi aquele que usou de

misericórdia para com o ferido.

Então Jesus lhe diz: "Vai e faze da

mesma maneira."

Page 6: 05   quem é o meu próximo

Confirmação da LeiCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Sabemos também que, no seu Evangelho, Jesus confirma a Lei de Moisés: "Não penseis que vim destruir a Lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.” E, em resposta a outro escriba, define os dois mandamentos maiores:"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."

Page 7: 05   quem é o meu próximo

Amar com DeusCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Para guiar nossas vidas, antes de qualquer coisa, devemos nos ater a esses dois grandes mandamentos.Podemos agir como discípulos do Cristo em nosso casamento, na família, com nossos amigos e nossos semelhantes. Hoje se fala muito em ‘amar ao próximo’ e agir como um ‘ser social’, mas muito pouco se fala em amar a Deus. E sem Deus no coração não teremos jamais a exata medida de como amar o nosso próximo, servir e ajudar uns aos outros.

"Apenas os que conhecem e amam a Deus podem amar e servir melhor aos filhos do Pai Celestial.” -Ezra Benson, líder religioso.

Page 8: 05   quem é o meu próximo

Amar e conhecerCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Como amamos a Deus acima de tudo? Não existem fórmulas ou segredos: é um exercício de aproximação, de Amor e de conhecimento.Não se ama a quem não se conhece ou a quem está longe de nossos pensamentos e dos desejos de nossos corações. Devemos ‘aprender’ muito sobre Deus, sua existência, seus atributos e suas Leis Divinas; o seu infinito Amor e toda a obra da sua Criação.

Jesus diz: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

Page 9: 05   quem é o meu próximo

ConclusãoCentro de Divulgação Espírita

Sagrado Coração de Maria

Amar a Deus implica em constante diálogo, falando com Ele todos os dias, seja pela prece, seja pelos nossos atos. O diálogo faz crescer o Amor que já existe em nós desde o princípio. Ao nos empenharmos em guardar o primeiro grande mandamento, atraímos para nossa vida um forte poder de santificação que nos elevará na jornada da vida. E nisto está a chave para cumprir o segundo mandamento, pois teremos a possibilidade de amar nosso próximo de maneira Divina. Alcançaremos a Caridade que é o Puro Amor de Cristo e de Deus.