05/01/2015 - equilattero.com · Questão de nexo lingüístico, completada pela razão ... do...

8
confira o gabarito comentado também em nosso site: www.equiláero.com GABARITO COMENTADO SEGUNDA 05/01/2015 re da çãO líNgUa poRtU- guESa orA PoIs, maNOel! líNgUa esTrAN- geIRa

Transcript of 05/01/2015 - equilattero.com · Questão de nexo lingüístico, completada pela razão ... do...

confira o gabarito comentado também em nosso site: www.equiláttero.com

GABARITO COMENTADO

SEGUNDA 05/01/2015

re da çãO

líNgU

a

poRtU-

g

uESa

orA Po

Is,

maNOe

l!

líNgUa

esTrAN-

geIRa

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

ESPANHOL

Gabarito: EApós a leitura atenta do poema a questão 51 pede de acordo com o “EU lírico” quais alternativas estariam corretas.Na alternativa I, a resposta é positiva, pois nas linhas 12 e 13 do texto colocam “por fuera no es de noche, por dentro ya oscureció” manifestando uma simpatia a união entre brancos espanhóis e negros africanos.Na alternativa II, também correta manifestadas nas linhas 22 e 23 do poema, onde coloca que há títulos “Nobres” em espanhóis que em algum momento se miscigenaram.Na alternativa III, manifestadas as respostas nas linhas 37 a 42, onde se coloca “Pasearemos de brazo” como uma confi rmação da aceitação da cultura afrodescendente por parte dos espanhóis. Todas corretas.

Gabarito: CQuestão de acentuação. A alternativa I está incorreta, pois “más” é uma palavra com acento diferencial e não oxítona. Alternativa II incorreta, pois não são hiatos e sim oxítonas. Alternativa III correta pois as palavras são proparoxítonas “esdrújulas” pelas regras de plural em espanhol.

Gabarito: AO oposto do adverbio de lugar “lejos”(longe) é “cerca”(perto).

Gabarito: AO verbo “vendrás” é o futuro “Perfecto” do verbo “Venir”

Gabarito: BQuestão de nexo lingüístico, completada pela razão do autor estar dando um exemplo de que no mundo anglo-saxão ainda existem revistas sobre contos, o que não acontece no mundo hispano-americano, colocado nas últimas linhas do texto. Na segunda lacuna há uma menção de autores, um elenco citado, um autor após o outro.

Gabarito: AA palavra suelen, do verbo “soler”, signifi ca costumam em português.

Gabarito: DQuestão de locução, onde exige do candidato a releitura de parte do texto, se os editores fogem do livros de contos, porque não vende este tipo de obra, percebemos que eles estão decididos a não apostarem em tal gênero.

Gabarito: CQuestão interpretativa de atenção e retorno mútuo ao texto. Na afi rmação I, segundo o texto não há infl uência de contos para muitos escritores hispano-americanos, e sim para escritores argentinos. Na afi rmação II, não há menção no texto que os escritores argentinos escrevem contos com mesmos temas e características dos escritores anglo-saxões. Na alternativa III, única correta segundo o texto, está explícita nas linhas 43 a 50 do texto.

Gabarito: BQuestão de referência nominal, onde ao retornar ao texto percebemos que “tal ambiente” é o mundo anglo-saxão, onde os escritores podem escrever o gênero que querem.

Gabarito: DA conjunção adversativa “pero” une idéias opostas, assim como a Conjunção concessiva “aunque”, embora em contextos distintos na maioria das vezes, porém nesta alternativa a relação é semântica. O “no de corazón;” colocado após a conjunção pero retrata esta noção de sequência de acontecimentos contrários, porém não adversos na ação de insultar de verdade, segundo o texto.

Gabarito: BA partícula “SI”, sem acento é uma Conjunção de Condição.

Gabarito: E.O vocabulo “menear” pode ser entendido pelo contexto como mexer, pois o poema coloca que “Vale más callarse, amigos, y no menear la cuestión”.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

Gabarito: A Questão de referência nominal, o possessivo “SU” remete no texto ao “cuentista”, esta questão está ligada à semântica da questão 62, afi nal, os escritores podem escrever o gênero que querem no seu país. País de quem? Destes escritores. Gabarito: D

Questão de estrutura comparativa. Na afi rmação I, pode-se substituir “como” por “similares a”, bastando voltar ao texto e ver a não mudança de sentido do texto. Na afi rmação II, não caberia a substituição, pois a estrutura “...igual que autor...” não é correta em língua espanhola. Na afi rmação III, o contexto permanece comparativo se trocarmos “tan...como”, por “tan...cuanto”.

Gabarito: EQuestão de Heterogenérica, o substantivo “modista” pode ser colocado no masculino em espanhol e português (costureira), o substantivo “leche” em espanhol é feminino e a palavra “arte” em singular usa o artigo “el” diante quando está em singular.

Gabarito: CQuestão de nexo lingüístico, completada pelo sentido dos parágrafos do texto que serão unidos. Segundo o texto, para Sandra Troncoso “narcisista es la persona o personas que creen que todo gira en torno de ellas” essa é uma idéia negativa colocada pelo autor como exemplo que logo após, na linha 15 do texto coloca que podemos ter todos características narcisistas em dose mais leves, atenuando e inclusive colocando como ponto positivo do caráter das pessoas. Essa adversidade, assim como a das linhas 32 “fenómeno preocupante” a 35 “tú dices a ti mismo que te gusta” , expôem adversidade de contextos.

Gabarito: AQuestão de vocabulário em contexto, onde a palavra “cúspide” no contexto é o cume, o cúmulo, o máximo do exibicionismo, seu antônimo é “ocaso”, ou seja, aquilo que não aparece.

Gabarito: CQuestão de referência nominal, onde o pronome “les” se refere às fotos onde estão as pessoas. “Ponerles “me gustan” a las fotos...”.

Gabarito: DQuestão de locução em contexto, “franca necesidad” no texto está sendo usada com ironia por Carla Padilla, ou seja a pessoa colocar “curtir” na própria foto é uma verdadeira bobagem.

Gabarito: BQuestão de interpretação semântica, onde o leitor do texto deve entender a intenção do autor de colocar que um “Selfi e” é o controle total sobre a propria imagem, procurando o ângulo perfeito e retocando a foto antes de publicá-la.

Gabarito: EA primeira afi rmação é correta, porém não consta no texto, a segunda afi rmação repete o mesmo. A terceira afi rmação é o próprio tema do texto, colocado e discutido e a última e quarta afi rmação não concorda com o que diz o texto, onde a maioria dos usuários das redes são adolescentes e adultos jóvens.

Gabarito: DQuestão de plural, onde a palavra “simples” em espanhol possui sua forma singular “simple” Ex.: “es muy simple”. O singular de rasgos é rasgo (característica) e o plural de “dosis” é “dosis” , pois palavras tônicas na segunda ou terceira sílabas e acabadas em “S” em espanhol não fl exionam.

Gabarito: AQuestão de vocabulário em contexto, onde a palavra “acota” pode ser substituida, em espanhol por “señala”, ou seja “destaca a autora Carla Padilla”. Observar que no texto a palavra “acota” vem em seguida de uma citação entre aspas.

Gabarito: BQuestão de vocabulário, onde bastaria voltar ao texto e compreender que “relucir” é “sobresalir” no contexto.

Gabarito: C Questão de verbo, “Pretérito Indefi nido”, onde o plural de “hizo” é “hicieron”

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

INGLÊS

Gabarito: BO poema é altamente metafórico (o que exclui as alternativas A, D e E) e compara a vida à tomada de estradas sem tom de lamentação (o que exclui a alternativa C).

Gabarito: CO fragmento original é formado por ARTIGO + SUBSTANTIVO + ADVÉRBIO DE NEGAÇÃO + VERBO NO PARTICÍPIO. A mesma estrutura é encontrada na alternativa C.

Gabarito: AAs alterações propostas nos números II e III cortariam a sequência lógica das frases, o que não ocorreria se aplicada a alteração proposta em I.

Gabarito: DO eu lírico não demonstra precipitação nas tomadas de escolhas da vida, o que torna a afi rmação II incorreta.

Gabarito: EA expressão “wanted wear”poderia ser traduzida como “com falta de uso”, ou “sem uso”.

Gabarito: A“I doubted if I should ever come back”é uma frase em discurso indireto que, em discurso direto, seria “Shall I ever come back?”. Assim, a única alternativa que mantém a mesma função do verbo modal (previsão de futuro hipotético) é a número I.

Gabarito: DA conjunção “hence”tem, aqui, ideia de tempo futuro, o que exclui as alternativas A, B e E. A preposição “after”necessita de complemento, o que exclui a alternativa C.

Gabarito: DSomente a alternativa D obedece a ambas as colocações “based on/based upon”e “authority over”.

Gabarito: ATrata-se da defi nição mais englobadora com relação ao panorama teórico apresentado no texto.

Gabarito: C“Orientalism” é formada por radical e dois sufi xos => Orient / al / ism. O mesmo acontece em “Hopelessness” => Hope / less / ness.

Gabarito: BAs alternativas I e III são eliminadas por serem categóricas demais, com palavras como “responsabiliza”, “crítica” e “doutrina”, conceitos não expostos no texto.

Gabarito: EA alternativa E mantém o tempo verbal da frase original e é iniciada por um pronome relativo adequado.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

Gabarito: DApenas “therefore” tem a mesma função de conjunção conclusiva da palavra “thus”.

Gabarito: BA frase em I apresenta verbo no plural para sujeito no singular, e a frase em III está no tempo verbal Presente Contínuo, o que exclui as duas afi rmações.

Gabarito: DNo contexto, “brute” não apresenta carga semântica de juízo de valor, assim como “concreta”. Gabarito: A

Pelo uso uso correto do pronome relativo “which”, que retoma ideias expostas anteriormente, em posição de aposto, entre vírgulas.

Gabarito: EAs duas primeiras informações não condizem com o texto, ao passo que as duas últimas parafraseiam ideias originais.

Gabarito: C“Humanities” é a forma plural de “humanity”. “Phenomen” é a forma plural de “phenomenon”. “Approaches” é a forma plural de “approach”.

Gabarito: CA tradução de “odd” é “esquisito”, assim como ”unusual”. A palavra “lowbrow” signifi ca “sem sofi sticação”, assim como “unsophisticated”. Por fi m, “nascent” signifi ca “nascente, emergente”, assim como “emerging”.

Gabarito: EApenas a alternativa E apresenta os referenciais corretos.

Gabarito: ETodas as frases se utilizam de estruturas diferentes para parafrasear a mesma ideia da frase original.

Gabarito: BA expressão “given” signifi ca “dado, exposto, levando-se em consideração”, assim como “considering”.

Gabarito: C“Doubtlessly” é um sinônimo de “certainly”, e “give way to” é um sinônimo de “yield”.

Gabarito: CAs alternativas I e II são muito categóricas e fazem afi rmações inexatas com relação ao texto, evidentes em trechos como “not studied”, “no specifi c methodology” e “many years”.

Gabarito: BA expressão “or lack thereof” poderia ser traduzida por “mesmo que haja falta de”.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

Gabarito: AAs duas primeiras ocorrências do “que”(linhas 15 e 16) não necessitam de preposição, na linha 20, o pronome relativo “que” exige preposição em função da palavra “necessidade”(linha 21), da mesma forma, na linha 59, o pronome “cuja” exige a preposição “para”, uma vez que há ideia de fi nalidade no segmento frasal.

LÍNGUA PORTUGUESA

Gabarito: EA questão é de compreensão de texto; mais especifi camente, ela avalia a capacidade do aluno de caracterizar sinteticamente a ideia de cada parágrafo. A resposta correta é a alternativa E porque o conteúdo está expresso nas linhas 55 a 61.

Gabarito: AA alternativa II está incorreta porque “lhe” recupera “fl oresta americana” e a substituição não é possível. A alternativa III está incorreta porque o sentido de “respectivos” remete à ideia de cada um dos emissários e não de mutualidade. Nesse sentido, apenas I está correta

Gabarito: AA questão é de sinonímia, e a alternativa A está correta, uma vez que a palavra “avilta” pode ser substituída por “degrada” no contexto em que é empregada. As outras alternativas estão incorretas, “evasão” é sinônimo de fuga, “soçobrar” é afundar, “encetado” é começado e “carece” é necessita.

Gabarito: BA afi rmativa I é falsa porque colocar-nos diante exige a preposição “de”, portanto não ocorre crase e a afi rmativa III também é incorreta porque não ocorre crase antes de uma (a uma).

Gabarito: DA primeira substituição está incorreta, não é possível substituir “Ainda assim” (concessão) por “Destarte” (causal ou conclusiva). A segunda está incorreta, “Então” tem sentido conclusivo e “Não obstante”, concessiva. A terceira também está incorreta, a expressão “Uma vez encetado” (concessão) não pode ser substituída por “Quando fosse encetado” (tempo). A quarta substituição está correta, “Mas” e “Contudo” são nexos adversativos

Gabarito: CA substituição dos travessões por parênteses nas linhas 52-53 é possível por se tratar de um comentário do autor ao texto. I e II estão erradas porque não se separa com vírgula sujeito e predicado, mesmo que oracionais.

Gabarito: CAs expressões “Longe disso!” (linha 06) e “toque fi nal” (l.17) apresentam linguagem de caráter popular, informal, utilizada no cotidiano. Nas demais, aparece linguagem formal e, na E, “pela barriga” é linguagem fi gurada.

Gabarito: BFazendo-se a transposição das vozes verbais, o objeto direto na voz ativa passa a ser sujeito na passiva e o sujeito passa a ser agente da passiva. O verbo “marcou” transforma-se na locução (verbo ser + particípio).

Gabarito: EI está correta, o advérbio “insidiosamente” reforça o caráter das ilusões. II está correta, todos os verbos no infi nitivo são complementos do verbo “permite” e o segmento apresenta paralelismo sintático.III está correta porque a expressão “ora...ora” indica alternância.

Gabarito: AA possibilidade de reescrita que está correta e preserva o sentido original da passagem do texto é apenas a I. Na II, a expressão “neste mesmo lugar” refere-se a “desaparecimento”. Na II, faltou a preposição “de” no segmento “... pranteará o desaparecimento que eu poderia ter visto e o que me escapou.”.

Gabarito: AOs verbos da afi rmativa I estão no Pretérito Perfeito do Indicativo. A afi rmativa II está incorreta porque há outros tempos verbais, como Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito doSubjuntivo. Na afi rmativa III as formas verbais não estão no mesmo tempo.

Gabarito: DAs duas palavras indicadas são substantivos.

Gabarito: EQuestão de ortografi a.

Gabarito: CApenas a afi rmação III tem suporte no texto (linhas 45 a 50).

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO LÍNGUA ESTRANGEIRA, LÍNGUA PORTUGUESA E REDAÇÃO

REDAÇÃOEmbora se saiba que a prova de redação da UFRGS não segue um padrão temático, como ocorre em outros concursos, o tema proposto surpreendeu à medida que a expectativa era por temas sociais, por temas que envolvessem fatos da atualidade ou mesmo “polêmicos”. Ao propor a escrita de um texto sobre o que é amizade nos dias de hoje,a universidade solicita uma refl exão mais introspectiva, subjetiva, semelhante à tendência temática adotada nos anos 2000.

A grande difi culdade ao redigir sobre um tema aparentemente fácil é produzir um texto original, consistente e que fuja do senso comum. Ademais, é importante observar que havia três comandos para a produção do texto solicitado: expressar a sua opinião sobre o que caracteriza a amizade nos dias atuais; apresentar argumentos que justifi quem o ponto de vista assumido; e organizar esses argumentos em um texto dissertativo. Em síntese, não bastava fi car no plano da conceituação, o texto deveria conter estratégias argumentativas que sustentassem a “defi nição” adotada sobre amizade nos dias atuais (o ponto de vista).

Nesse sentido, muitos candidatos – induzidos pelo texto que introduzia a temática – podem ter direcionado a redação para a dicotomia amizades reais/ amizades virtuais, ou mesmo dado ênfase a essa questão, limitando a abordagem de outras perspectivas argumentativas possíveis. Há de se ressaltar que o tema não vinculava a amizade às redes sociais, e sim solicitava que o candidato expressasse sua opinião a respeito da amizade nos dias de hoje. A questão da conectividade era uma das discussões apontadas que poderia ser usada na argumentação, mas não é o tema da prova.

Assim, lançar mão de outras questões inerentes à amizade no mundo atual e fazer uso de recursos como metáforas, analogias, citações e exemplos diversos (literatura, artes plásticas, música, cinema, entre tantos outros) é uma estratégia argumentativa necessária para produzir um texto diferenciado e de qualidade. Terá um bom escore o texto que não se limitar a uma tese comum, a redação que propor uma discussão mais abrangente sobre o tema proposto.

Gabarito: BAlterações (duas) : verbos tomaram e improvisaram passam para a terceira pessoa do singular.

Gabarito: CNa afi rmação II, a palavra “estrangeiro” não tem a mesma acepção nas duas ocorrências, na primeira, signifi ca o desconhecido.

Gabarito: BA expressão “seu campo” refere-se ao campo das disciplinas. “Essa situação” refere-se à ideia do período anterior (l. 01 a 03), “lhe” recupera “A literatura”, “essa visão” refere-se ao fragmento anterior (l. 27 a 29) e “que” recupera “visão prosaica”.

Gabarito: BO articulador “e” (linha 31) tem valor adversativo nesse contexto e por isso pode ser substituído por “mas”.

Gabarito: Dcomplexidade: acréscimo de sufi xo a adjetivo, formando substantivo.defi nição: substantivo formado a partir do verbo com acréscimo de sufi xo.insuportáveis: prefi xo de negação mais sufi xo formador de adjetivo a partir do verbo.obras-primas: composição por justaposição.

Gabarito: A- Vírgulas das linhas 31 e 32 marcam elipse.- Dois pontos de linha 35 marca uma síntese e a inserção de um argumento de destaque.- Vírgula da linha 49 marca a separação de orações com sujeitos diferentes.

Gabarito: BA afi rmação II está correta porque os termos indicados estão relacionados semanticamente

Gabarito: EA questão é de compreensão global de texto; mais especifi camente, ela avalia a capacidade do aluno de caracterizar sinteticamente a totalidade do seu conteúdo. A resposta correta é a E porque a ideia perpassa o texto e os diferentes modos de inclusão na literatura estão expressos no terceiro parágrafo.

Gabarito: DA afi rmação I está incorreta porque o uso da primeira pessoa do plural provoca o envolvimento do leitor.

Gabarito: CAs alternativas I e IIIestão corretas . A alternativa II está incorreta porque o futuro do pretérito indica també uma possibilidade.

Rua Vereador Mário Pezzi, 661 • Caxias do Sul - RS - Central de Matrículas (54) 3025-5002 • [email protected]

WWW.EQUILATTERO.COM

/equilattero54 9972.7029 /[email protected]

O Equiláttero® é referência como Curso Pré-Superior. A maior e melhor estrutura no Estado com um time de professores de alto nível, que prepara os alunos para a aprovação nos vestibulares mais concorridos do país.Venha conhecer o conteúdo, a equipe, a estrutura e o nível de aprovação do Equiláttero®, SUPERIOR até no nome.

inFrAeStRUtuRAMAIOR E MELHOR

DO ESTADO!

• 6 andares de estrutura• Excelente time de professores • Salas climatizadas• Palco para shows, palestras e eventos• Organização de viagens para vestibulares• Auxílio Psicológico• Lousas digitais em todas as salas• Wi-Fi Zone• Sala de estudos• Biblioteca• Cozinha equipada para uso comum• Cantina• Armários individuais• Estacionamento exclusivo no prédio

é referência como Curso Pré-Superior. A maior e melhor estrutura no Estado com um time de professores de alto nível, que prepara os alunos para a aprovação nos vestibulares mais concorridos do país.Venha conhecer o conteúdo, a equipe, a estrutura e o nível

, SUPERIOR até no nome.

inFrAeStRUtuRAMAIOR E MELHOR

DO ESTADO!

• Organização de viagens para vestibulares