06/01/2015 54 3025.5002 GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA Gabarito: C Como as aves...

8
confira o gabarito comentado também em nosso site: www.equiláero.com GABARITO COMENTADO TERÇA 06/01/2015 quÍ mi ca biO lo giA geOGraFIa o nEGócIo É adAPtaR-sE!

Transcript of 06/01/2015 54 3025.5002 GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA Gabarito: C Como as aves...

confira o gabarito comentado também em nosso site: www.equiláttero.com

GABARITO COMENTADO

TERÇA 06/01/2015

quÍ mica

biOlo giA

geOGraFIa

o nEGócIo É

adAPtaR-sE!

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA

BIOLOGIA

Gabarito: AA vitamina B12 (cianocobalamina) atua na formação de ácidos nucléicos e aminoácidos, a carência desta vitamina no organismo provoca a anemia perniciosa e distúrbios do sistema nervoso. A vitamina D (calciferol) é importante na absorção de cálcio e fósforo, são sintomas de sua defi ciência o raquitismo e enfraqueci-mento dos ossos (osteomalácia), já a vitamina E (tocoferol) é um composto antioxidante relacionado a anemia e a infertilidade.

Gabarito: ANa etapa fotoquímica (dependente de luz), que ocorre nos tilacóides do cloroplasto, ocorre a fotofosforilação, ou seja, a conversão da energia luminosa em moléculas de ATP. A quebra da água também ocorre na fase clara e o hidrogênio resultante da hidrólise é transferido para moléculas intermediárias (NADP) que se reduzem (NADPH2) e serão utilizados na etapa posterior (química), não sendo portanto eliminado da célula. A hidrólise também libera moléculas de O2, logo, esta molécula é produto da fase dependente de luz. O CO2 só participa da etapa fi nal do processo, na fase química (independente de luz), onde ocorre a fi xação do carbono através do Ciclo das pentoses, resultando na síntese de carboidratos

Gabarito: EA adição de sal (soluto) cria um meio hipertônico e consequente-mente, ocorre passagem de água (solvente) das células do animal, que são menos concentradas (hipotônicas) para o meio extracelular (hipertônico) em um processo de transporte passivo através da membrana denominado osmose.

Gabarito: B) Os compostos minerais do tecido ósseo entram na constituição da matriz inorgânica e são responsáveis pela rigidez do tecido, a fl exibilidade é resultado das fi bras colágenas presentes na matriz orgânica. Os canais Haversianos são constituídos por vasos sanguíneos e nervos, portanto o osso apresenta sensibilidade. Os osteoblastos, células secretoras da matriz, são estimulados pelo hormônio calcitonina secretado pela glândula tireoide, já osteoclastos (clastos = quebra) são responsáveis pela reabsorção da matriz óssea.

Gabarito: AAs serpentes apresentam o osso quadrado, que permite um aumento da abertura bucal. Este osso está localizado entre o crânio e a mandíbula inferior do animal. Assim, esses répteis conseguem ingerir presas de grande porte.

Gabarito: CO esquema representado na fi gura abaixo representa uma célula vegetal, a única estrutura apontada na ilustração que identifi ca uma organela exclusiva deste tipo de célula é a seta 2 que está indicando um cloroplasto, organela sede da fotossíntese. As demais setas, 1 (retículo endoplasmático rugoso) e 3 (mitocôndria), são encontradas em ambas as células (vegetal e animal), portanto não poderiam ser utilizadas para caracterização da célula.

Gabarito: BO citoesqueleto celular é composto de vários tipos de fi bras de proteínas, entre esses componentes podem ser citados os microfi lamentos de actina, os microtúbulos e os fi lamentos intermediários. Os microtúbulos são constituídos por uma proteína denominada tubulina e estas estruturas se organizam em feixes que originam uma estrutura cilíndrica, os centríolos, estes por sua vez originam as estruturas loco-motoras celulares: os cílios e os fl agelos. Os microfi lamentos são constituídos pela proteína contráctil actina, que pode associar-se a miosina e originar movimentos celulares, como por exemplo a contração das fi bras musculares.

Gabarito: DAtualmente existem vacinas para a hepatite A e B, a hepatite D está associada ao vírus da hepatite B, desta forma, ao imunizar-se para a hepatite B o indivíduo garante imunidade para a do tipo D. Ainda não existe vacina para o vírus da hepatite C, transmitida via sanguínea e sexual.

Gabarito: CA carioteca se desorganiza na prófase mitótica e só volta a se organizar durante a última etapa, a telófase. Os cromossomos homólogos podem apresentar duas versões iguais de um mesmo gene, condição homozigótica ou podem apresentar versões diferentes de um mesmo gene, condição denominada heterozigótica.

Gabarito: EAs plantas holoparasitas retiram a seiva elaborada da sua planta hospedeira, assim, não precisam ter órgãos bem desenvolvidos, sendo que muitos cipós, por exemplo, nem sequer apresentam folhas. Tais características ocorrem pelo fato de que na seiva elaborada já se encontram as moléculas orgânicas responsáveis pela nutrição vegetal.

Gabarito: AO hormônio giberelina estimula diversos processos metabólicos da planta, incluindo a germinação da semente. Já a auxina, se presente em maior concentração do que o etileno na folha, evita a abscisão foliar (queda), além de ser responsável pela dominância apical, ou seja, por inibir o crescimento das gemas laterais, de onde partem os galhos da planta.

Gabarito: BAs semelhanças anatômicas nem sempre implicam em ancestralidade comum, veja o caso dos órgãos análogos, por exemplo, o corpo hidrod-inâmico de um peixe, um pinguim e um golfi nho. Esta semelhança está relacionada a convergência evolutiva, ou seja, adaptação a uma mesma

pressão seletiva não implicando em ancestralidade comum. Na classifi cação taxonômica a categoria Família está abaixo de Classe, portanto, ela englobaria um ou mais gêneros ou espécies. Lembre-se da ordem de classifi cação: Reino, Filo, Classe, Ordem, Familia, Gênero e Espécie.

Gabarito: BNas Angiospermas ocorre a dupla fecundação, sendo que um dos gametas do sexo masculino (núcleo espermático) fecunda a oosfera, originando o embrião. Já o outro núcleo espermático fertiliza os dois núcleos polares, formando o endosperma triplóide, também conhecido como endosperma secundário.

Gabarito: DNo ciclo da Malária o protozoário Plasmodium sp. ao penetrar na corrente sanguínea migra até o fígado onde se multiplica, a seguir, abandonam o fígado e se espalham pelo sangue invadindo os glóbulos vermelhos, onde ocorrem nova etapa de reprodução assexuada que causa a ruptura das hemácias gerando os picos febris típicos da doença.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA

Gabarito: CComo as aves não possuem dentes (uma adaptação ao vôo, que visa reduzir o peso do animal), elas passam a apresentar um estômago mecânico, chamado de moela, que através de pequenas rochas ingeridas, trituram o alimento.

Gabarito: CA simetria dos moluscos é a bilateral, pois são animais que apresentam os dois lados do corpo iguais. Apenas os cnidários e os equinodermos adultos apresentam a simetria radial. Em relação a concha dos moluscos, não é encontrada a molécula de celulose (exclusiva em vegetais e algumas algas), sendo, portanto, constituída apenas por carbonato de cálcio.

Gabarito: DNote que na tabela apresentada, a presença de um único gene alelo do tipo “ay” já determina o fenótipo de pelo dourado. Na ausência deste alelo, o gene “aw” determina, mesmo que em heterozigose, o padrão prateado. Já o padrão tan é determinado pelos genotipos “at at” ou “at a”, revelando dominância sobre o padrão preto, que só aparece em homozigose (“a a”). Assim, temos: ay > aw > at > a.

Gabarito: ENa homologia, graças a presença de um ancestral co-mum, órgãos apresentam a mesma origem embrionária, como por exemplo, o braço humano, as asas de um morcego e as asas das aves. Já na analogia, que surge por evolução convergente, por semelhantes pressões do meio, animais não tão aparentados acabam tendo órgãos de mesma função, mas de origens embrionárias diferentes, como as asas de um inseto com as asas de uma ave.

Gabarito: AOs campos tropicais, como o cerrado brasileiro, apresentam vegetação característica, entretanto, as folhas de alta superfície são encontradas em fl orestas tropicais, como a Amazônia e a Mata Atlântica. Esta alta superfície garante alta taxa de transpiração e maior captação de luz, compensando o ambiente ombrófi lo (sombreado) das fl orestas.Em relação ao estrato vegetacional de maior porte da Amazônia, é na parte não alagada que se encontram as grandes Angiospermas, responsáveis pelo grande sombreamento dos estratos mais baixos.

Gabarito: DO aguapé e o milho são considerados produtores (primeiro nível trófi co) das cadeias, enquanto o caramujo e o rato são consumidores primários (segundo nível trófi co), por se alimentarem diretamente do produtor. Assim, o peixe e a cobra são consumidores secundários (terceiro nível trófi co) e a garça e o gavião são consumidores terciários (quarto nível trófi co).

Gabarito: EO elemento fosfato é considerado um macronutriente para os vegetais e é abundante em rochas. Através de parte do ciclo da água, elementos inorgânicos (incluindo os fertilizantes) são levados de volta para os corpos hídricos, incrementando os nutrientes para a comunidade aquática, o que por sua vez, pode acarretar em eutrofi zação e consequentemente, liberação de gases estufa.

Gabarito: DLembre que os aterros sanitários apresentam impermeabilização do solo, evitando assim, contaminação do solo pela liberação de chorume e outras substâncias presentes no lixo. Muitos materiais de natureza hospitalar são incinerados por empresas especializadas, evitando assim que estes permanecem no ambiente, podendo trazer riscos a população que vive ao entorno e/ou trabalha nos aterros.

Gabarito: CUma mulher normal apresenta em sua constituição genética, 46 cromossomos, sendo 44 autossômicos e dois sexuais do tipo “X”. Mas caso um espermatozoide ou um ovócito II apresente dois sexuais, as células embrionárias passam a apresentar três cópias de tal cromossomo, o que caracteriza uma mutação cromossômica numérica do tipo aneuploidia, mais precisamente, uma trissomia sexual conhecida como Sindrome do Triplo X.

Gabarito: DNo equilíbrio de Hardy-Weinberg, não são observadas mudanças nas freqüências dos genes alelos ao longo do tempo, o que sugere que não estão ocorrendo fatores evolutivos. Em relação às mutações, suas taxas são baixas e não elevadas, como afi rma a segunda afi rmativa.

Gabarito: AA presença de um único gene alelo do tipo “K” determina a pelagem preta. Assim, se cruzarmos dois animais de genótipos “KK”, toda a prole obtida terá o pelo preto. Este caso é conhecido como epistasia dominante, onde o alelo “K” inibe todos os genes do tipo “a” da questão 17.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA

QUÍMICA

Gabarito: CSabendo que d=m/V e que a tranfosrmação que ocorreu mudou apenas o volume da substân-cia, sabemos que a massa permaneceu constante, logo:m1 = m2, Logo:d1xV1 = d2xV2 - 1 se refere ao diamente e 2 ao grafi te, logo: 3,5V1 = 2,3V2Logo: V2 = 3,5/2,3 V2V2 = 1,5V1

Gabarito: CSistemas materiais.I - Correta.Como os líquidos mantém a mesma temperatura constante de ebulição, trata-se da mesma substância pura. II - Correta. O volume da amostra B é menor do que o da amostra A devido ao menor tempo de aquecimento desta amostra.III - Errada. Tanto a amostra A quanto a B são da mesma substância pura.

Gabarito: CFunções inorgânicas - Hidrólise de saisO Carbonato de Lítio é um sal de hidrólise alcalina pois deriva de uma base forte (LiOH) e de um ácido fraco (H2CO3).

Gabarito: BAnalisando as substâncias:I é sódio, usado em lâmpadas para iluminação públicaII é iodo, o que entrega na questão dizendo que a lâmpada é halógena, ou seja, de halogênioIII é argônio, gás nobre usado no interior de lâmpadas pela baixa reatividadeIV é fósforo, pó branco que recobre interna-mente as lâmpadas fl uorescentes.

Gabarito: EAnalisando as alternativas:a) todos os isótopos podem formar o mesmo cátionb) tanto o Fe alfa quanto o gama são formados por todos os isótoposc) todos os átomos de ferro possuem o mesmo número atômicod) idem alternativa Ae) corretacomentário: isótopos são elementos de mesmo número atômico e com massa diferente. Se diferenciam pelo número de nêutrons. Alótropos são substâncias simples diferentes do mesmo elemento, não importando de qual isótopo.

Gabarito: DTabela Periódica.I - Errada. O raio atômico varia da direita para esquerda e de cima para baixo, portanto, o raio atômico do Zinco é menor que o do Bário.II - Correta.III - Correta.

Gabarito: AAnalisando as alternativas:a) correta: em ambas substâncias a prata apresenta NOX +1 b) errada: +2 e +4, respectivamentec) errada: ambos apresentam nox +1 d) errada: ver alternativa Be) errada: ambos apresentam nox -2

Gabarito: BLigações químicas e Geometria molecularA substância 1 é apolar e portanto solúvel em solventes apolares.Na substância 2 as forças intermoleculares são menos intensas que as pontes de Hidrogênio da água.A substância 3 é polar, e se sofre ionização, conduz corrente elétrica formando, portanto, solução eletrolítica.A substância 4 é trigonal plana e polar devido aos ligantes diferentes, portanto, é solúvel em substâncias polares

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA

Gabarito: DAnalisando as afi rmativas:I – corretaII – errada: realmente a pressão de vapor diminui, mas não pelo fato de alterar a interação entre as moléculas de água – estas continuam sendo ligações de hidrogênio. O que ocorre a é formação de forças mais fortes entre o soluto e a água.III – correta

Gabarito: DIsomeria óticaO número de isômeros ativos é calculado pela equação de Van’t Hoff: 2n , onde “n” é o número de carbonos assimétricos diferentes. Como a molécula em questão apresenta 2 carbonos assimétricos, o número de isômeros ativos é 4.

Gabarito: EAnalisando as alternativas:I – correta: dois nitrogênios são heteroátomos em ciclos, formando heterociclosII – corretaIII – correta, basta contar os elementos.

Gabarito: AO éster apresentado tem ponto de ebulição menor que o ácido carboxílico, pois apresenta menos ligações de hidrogênio.O ácido carboxílico apresentado é também um fenol. Ambas funções são ácidas. O éster formado apresenta apenas a função fenol que é ácida, sendo assim menos ácido.

Gabarito: AA reação apresentada é classicamente uma reação ácido-base de Brönsted-Lowry, mas não temos essa alternativa. Lembrando, o conceito de Lewis engloba o conceito de Brönsted-Lowry, sendo assim se uma reação é acido-base de Brönsted-Lowry é também uma reação de ácido-base de Lewis

Gabarito: CSoluçõesSe em 250mL existe 4,95mg, então em 1L existe 19,8mg.Para calcular a concentração em mol/L basta dividir este valor pela massa molar do As2O3 que é de 198g/mol. A resposta é 1,0 X 10 -4.

Gabarito: ETermoquímica - Energia de LigaçãoDeve-se atribuir um valor de energia para cada uma das ligações da reação em questão (positivas nos reagentes e negativas nos produtos) deixando o valor da ligação em C-Cl como uma incógnita e descontando estes valores da variação de entalpia. (+420+58) - (-315-103 -C-Cl) = -25C-Cl = -85 KcalQuestão 47 - Gabarito CI - Correta.II - Errada. O solo português é mais básico que o gaúcho (pH entre 4 e 5) pois seu pH é 8.III - Correta.

Gabarito: DAnalisando as alternativas:I – errada: o composto não é um hidrocarboneto, pois apresenta elementos diferentes de C e HII – corretaIII – correta: os caronos da ligação tripla são lineares

Gabarito: AFunções orgânicasAs funções presentes são: amina e cetona.

Gabarito: BCálculo estequiométrico1 tonelada contém 5% de Ilmenita = 50kg de FeTiO3 A partir da reação:304g ------- 160g50kg-------- XLogo, X= 26,3Kg

Gabarito: EA solução inicial e a solução fi nal são ambas saturadas. Como a temperatura é mesma, a solubilidade também será a mesma, e portanto apresentarão a mesma concentração!Lembrando que toda solução que apresenta corpo de fundo está saturada no composto que forma o corpo de fundo.

Gabarito: BReações OrgânicasComo a reação I é uma substituição, o hidrocarboneto poderia ser um alcano ou um aromático.Como a reação II é uma adição, o hidrocarboneto em questão tem de ser insaturado (alceno, alcino ou alcadieno).Pela combinação de respostas só pode ser a letra B.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA

Gabarito: AAnalisando as afi rmativas:I – correta: analisando o gráfi co do experimento I vemos que a concentração de A não se altera com o tempo, mostrando que não está sendo consumida e transformada em BII – errada: um pouco difícil de analisar. O gráfi co apresenta uma reta. Sabendo que a velocidade é dada pela variação de concentração pelo tempo, teremos então que é praticamente a inclinação no gráfi co. Uma reta tem inclinação constante, logo a velocidade será constante.III – errada: como a velocidade é constante a ordem da reação é zero.Lembrando: pela Lei da Ação das Massas, temos:V = k [A]nn indica a ordem de reação. Como a velocidade não depende da concentração de A, pois é constante, não só pode ser zero!

Gabarito: CI - Correta.II - Errada. O solo português é mais básico que o gaúcho (pH entre 4 e 5) pois seu pH é 8.III - Correta.

Gabarito: CAnalisando as alternativas:I – errada: toda reação reversível chega a um equilíbrioII – errada: constantes de equilíbrio só podem ser alteradas pela alteração da temperatura. Catalisadore é um fator cinético: alteraria somente o tempo para que o equilíbrio seja atingido.III – correto.

Gabarito: DCinética QuímicaI - Errada. A etapa determinante de uma reação é sempre a etapa lenta, portanto, a primeira.II - Correta.III - Correta.

Gabarito: DAnalisando as alternativas:a) oxidação ocorre em ânodo, não em cátodob) a questão é sobre uma pilha, não eletrólisec) não existe carbono nas reações, de onde sairia o CO2???d) corretae) redução ocorre no cátodo, não no ânodo

GEOGRAFIA

Gabarito: BQuestão que exige noção da distribuição dos países sobre as diferentes latitudes. A maior parte do Brasil encontra-se no hemisfério sul. Rússia, Alemanha e Croácia encontram-se no hemisfério norte.

Gabarito: DPernambuco encontra-se no fuso horário 45° W, ou seja, três horas a menos do que Greenwich. Tóquio, no Japão, encontra-se 12h adiantas em relação ao fuso de Brasília (o mesmo de Pernambuco). Essa questão exige conhecimento sobre a distribuição dos fusos no Mundo.

Gabarito: ENa linha do Equador, não tem diferença signifi cativa de iluminação em relação ao hemisfério norte e sul, ao longo do ano. Uma casa voltada para o leste terá sol na sua frente pela parte da manhã, e pela tarde nas casas voltadas para oeste. No Rio Grande do Sul (ao sul do Trópico de Capricórnio) essa variação é signifi cativa. As casas no RS voltadas para o Norte possuem melhor disponibilidade solar.

Gabarito: AO texto faz referência a uma chuva fria no sul da América do Sul. A massa de ar polar pacífi ca atua no litoral sul do Chile. Todas as demais questões relacionam equivocadamente a massa de ar com a localização dos países.

Gabarito: EQuestão que poderia ter maior diferença entre a letra “D” e “E”. Pode-se perceber na escala que 1 cm representa 250 metros. A pista do aeroporto Santos Dumont, no mapa, tem uma distância gráfi ca superior a 5 cm, portanto restando apenas a letra “E”, que possui distância real maior do que 1250 metros.

Gabarito: EQuestão que relaciona características de cada Domínio Morfoclimático. Todas estão corretas. Ab’Saber criou os Domínios Morfoclimáticos para classifi car áreas no Brasil que possuem características integradas de clima, relevo e vegetação.

Gabarito: BA sedimentação ocorre de maneira lógica. O que está em maior profundidade possui idade mais avançada. A camada mais jovem eram os depósitos de argila. A camada mais velha eram os depósitos de argila com fósseis de peixes.

www.equilattero.com

54 3025.5002

GABARITO COMENTADO BIOLOGIA, QUÍMICA E GEOGRAFIA

Gabarito: EQuestão tradicional na Geografi a, pois trata de localização de países na Ásia e sua características. 1: ÌNDIA, com alta densidade demográfi ca, 2: ARÁBIA SAUDITA, com baixa densidade demográfi ca, 3: INDONÉSIA, com alta densidade demográfi ca.

Gabarito: CA maior parte da energia gerada no Brasil provem das hidroelétricas. As termoelétricas são utilizadas em períodos de redução da produção hidroelétrica, geralmente no verão. As termoelétricas possuem um custo mais elevado do que as hidroelétricas.

Gabarito: DO aumento no padrão de consumo no Brasil faz com que a população gere cada vez mais lixo, com destaque para a Região Sudeste, que possui maior contingente populacional. A Região Norte produz menos lixo em função da menor quantidade de pessoas e condição socioeconômica, não em função da preocupação ambiental.

Gabarito: DQuestão que aborda a recente imigração no Brasil. A afi rmação III está errada pois alega que o Vírus Ebola é responsável pela saída de migrantes da África. Vale lembrar que esse processo é socioeconômico.

Gabarito: DQuestão de leitura de tabela. Todas as repostas estão presentes na tabela. O IDH é o principal índice que mede o desenvolvimento dos países. Os critérios para essas classifi cações são: saúde, educação e renda.

Gabarito: CA área que compreende a ZEE é chamada de “Amazônia Azul”. A Faixa de Fronteira foi criada como uma “área tampão” entre a núcleo político e econômico no Brasil e os países vizinhos. O território nacional compreende apenas áreas localizadas no Brasil.

Gabarito: AQuestão fácil que aborda a conurbação na Grande São Paulo. A conturbação é o encontro físico de duas ou mais cidades.

Gabarito: CA população brasileira está “envelhecendo”, pois está reduzindo a proporção de jovens em relação aos idosos. Na década de 1940, o IBGE calcula que a população brasileira começará a reduzir numericamente

Gabarito: AO maior declínio da população ocorre na Região Sul. A Região Norte não tem um dos menores declínios em função da redução dos processos migratórios

Gabarito: AA charge faz crítica ao avanço da fronteira agrícola na Amazônia, combinando as atividades da agropecuária (soja e bovinos, principalmente) e sobre o “refl orestamento” que ocorre no sul do Brasil, com destaque para o Rio Grande do Sul.

Rua Vereador Mário Pezzi, 661 • Caxias do Sul - RS - Central de Matrículas (54) 3025-5002 • [email protected]

WWW.EQUILATTERO.COM

/equilattero54 9972.7029 /[email protected]

FERNANDA NOVELLO

BIXO MEDICINA 2015

ULBRA, UPF, UCS E

UNISUL (1º LUGAR)

#soMOsTodOSeqUiLAtTerOS

Gabarito: AQuestão de análise do gráfi co. Os pretos e pardos aumentaram sua participação, mais expressivamente no ensino superior (valor que praticamente dobrou em 20 anos)do que na relação da população brasileira.

Gabarito: BQuestão com muitas informações. Afi rmação I: os estados que lideravam em 2000 eram RJ, DF, SP e PE. Já em 2010 eram AL, ES e BA. Não foi mantida a posição. Afi rmação III: As duas regiões tiveram piora no período analisado.

Gabarito: DO setor primário é composto por atividades ligadas a agricultura, pecuária e extrativismo.

Gabarito: BA política de desenvolvimento no Governo Vargas priorizou a criação da indústria de base. Pode-se falar que nesse governo temos o início da política industrial no Brasil.

Gabarito: BQuestão clássica de relacionar regiões brasileiras com as características físicas e humanas.

Gabarito: CQuestão polêmica. A letra “C” afi rma que o Planalto Sul-Riograndense é responsável pelo maior volume de chuvas no norte do estado. Até podemos pensar que sim, mas seria mais correto afi rmar que a altitude do planalto Norte-Riograndense é responsável pelo maior volume de chuvas no norte do RS.

Gabarito: EAtividades desenvolvidas pelas agricultura familiar com integração à agroindústria: fumo, hortigranjeiros, uva, aves, suínos e aves. Gabarito: C

A Região Hidrográfi ca do Guaíba é formada pelos rios Jacuí, Vacacaí, Pardo, Taquarí, Caí, Sinos e Gravataí. Nessa bacia, que não chega a ocupar metade do território brasileiro, temos a maior concentração populacional e de atividades produtivas, que acabam poluindo mais.