08.12 · A vida ésonho, de Calderón de La Barca. Como em qualquer outra área da vida, há,...

20
ç •... CX) cn g o o cn I c.. cn LU z :::> > 111111111111111111111111 90004981 VESTIBULAR 2015 unes PROVA DE HABILIDADES 08.12.2014 (8 horas) Confira seus dados impressos neste caderno. Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado. Qualquer identificação fora do local indicado acarretará a atribuição de nota zero a esta prova. Esta prova contém 06 questões e terá duração total de 2 horas. A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta. A resposta de cada questão deve ser apresentada no espaço correspondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora do local indicado. Os rascunhos não serão considerados na correção. Ao terminar a prova, entregue o caderno de questões ao fiscal. FUNDAÇÃO ~ vunesp s 90004981 cn w C <I: o c •.• - - •...• eu ãi~ <I: ••.• :::t: I c W CJ.) Q. ct::2 <l:ctC!' >. o LI") c:o c..o 900049811 3

Transcript of 08.12 · A vida ésonho, de Calderón de La Barca. Como em qualquer outra área da vida, há,...

ç

•...CX)cngoocnIc..

cnLUz:::>>

11111111111111111111111190004981

VESTIBULAR 2015

unesPROVA DE HABILIDADES

08.12.2014

(8 horas)

• Confira seus dados impressos neste caderno.

• Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado.Qualquer identificação fora do local indicado acarretará a atribuiçãode nota zero a esta prova.

• Esta prova contém 06 questões e terá duração total de 2 horas.

• A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta.

• A resposta de cada questão deve ser apresentada no espaçocorrespondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora dolocal indicado.

• Os rascunhos não serão considerados na correção.

• Ao terminar a prova, entregue o caderno de questões ao fiscal.

FUNDAÇÃO ~

vunesp s90004981

cnwC<I: oc •.•- -•...• euãi~<I: ••.•:::t: I cW CJ.) Q.

ct::2<l:ctC!'> .o LI")c: oc..o

900049811 3

Questão 01 l~~".:~

PRIMEIRA PARTE - TEATRO UNIVERSAL E BRASILEIRO

A moratória, de Jorge Andrade.

O paulista Jorge Andrade, um dos mais importantes dramaturgos do teatro brasileiro, inicia sua carreira como autor teatral nadécada de 1950. Em tese, o autor escolhe o gênero drama e escreve obras densas e de grande impacto dramático. No livroMarta, a Árvore e o Relógio, Jorge Andrade cria uma espécie de ciclo, ligando um texto ao outro. Na obra, Marta representaa força das mulheres-matriarcas, que acompanham seus maridos e filhos na marcha que se inicia em Minas Gerais; a árvorerepresenta a ligação dos desbravadores quanto à posse e enriquecimento com a terra; o relógio representa o tempo que durao ciclo dos pioneiros: de sua riqueza à sua total decadência. Na obra-prima A moratória, os três símbolos que nomeiam o livrode peças se faz presente. Qual personagem, na obra mencionada, representa a força das mulheres-matriarcas? Por quê?

iiii- ~-----------------------------RESPOSTA -----------------------.~C~OR~RE~ÇA~-O-,

3 VNSP1406 I 005-Arte- Teatro-Grupo1

9000498123

o rei da vela, de Oswald de Andrade.

Oswald de Andrade escreveu três importantes textos teatrais na década de 1930. O rei da vela (1934) é uma das três obrasdesse período e tem uma irreverência absoluta. Isso ocorre, sobretudo, por revelar e denunciar a total falta de escrúpulos e osmais sórdidos jogos de interesse entre uma parcela aristocrática e decadente e outra ascendente e burguesa da população.Tendo em vista o perfil quase sempre moralista dos detentores do poder, a obra foi à cena, no Teatro Oficina, apenas em 1967,com direção de José Celso Martinez Corrêa. Por que Oswald de Andrade teria duplicado a figura de Abelardo? O que, para oautor, cada Abelardo representa? Por que Abelardo II mata Abelardo I?

~-----------------------------RESPOSTA----------------------~-C-O-RR-EÇ~AO~

VNSP14061 005-Arte- Teatro-Grupo! 490004981

Questão 03 ".~~m'fi

A capital federal, de Arthur Azevedo.

Arthur Azevedo (1855-1908) foi um homem e um artista que interveio, concretamente, em seu tempo. Durante sua vida, Azeve-do participou tanto de ações para que os poderes constituídos investissem no teatro quanto como autor de obras memoráveis.Deve-se, sobretudo, ao autor maranhense, radicado no Rio de Janeiro, o desenvolvimento e reconhecimento do teatro derevista (ou teatro musical no Brasil). Azevedo escreveu um conjunto de obras que se caracteriza como fonte de referência daprodução teatral do final do século XIX e início do século XX, da qual se destaca aqui a burleta (comédia musical) A capitalfederal. Nessa obra, por que parte de uma família mineira desloca-se de seu estado natal para a capital do Brasil (então, oRio de Janeiro)?

.---------------- RESPOSTA CORREÇAo

5 VNSP14061 OOS-Arte- Teatro-Grupo1

~004981 33

LJ

Questão 04 ~~

A vida é sonho, de Calderón de La Barca.

Como em qualquer outra área da vida, há, também, entre os estudiosos e os especialistas do teatro, consensos quanto àque-les que se destacaram por seus feitos com relação à linguagem do palco. Do ponto de vista da criação de textos dramatúr-gicos, Pedro Calderón de La Barca (1600-1681) figura como importantíssimo autor nas mais diversas listas de notáveis, aolado dos tragediógrafos clássicos gregos, de William Shakespeare, de Heinrich Ibsen, de Anton Tchekhov e diversos outros.Inserido no chamado Sig/o de Oro Esoenot, em A vida é sonho, Calderón desenvolve a história do injustiçado Segismundo.De modo objetivo, mas apontando os principais acontecimentos, apresente a trajetória da personagem Segismundo desde oseu nascimento.

~-----------------------------RESPOSTA-----------------------r~C~OR~R~EÇ7AO~

VNSP1406 I OOS-Arte- Teatro-Grupo1 690004981

Terror e miséria do Terceiro Reich, de Bertolt Brecht.

Nascido na Alemanha, em 1898, Bertolt Brecht viveu os horrores da Primeira Grande Guerra Mundial. Consciente de que asinjustiças do mundo possuíam agentes que promoviam (e tinham interesse) a permanência da sociedade nesse estado decoisas, o dramaturgo alemão pensa e cria uma pratica em que o teatro poderia, ao lado de outras ferramentas, ajudar nosprocessos de ampliação da consciência crítica. Desse modo, e na condição de um experimento estético-social, Brecht usouo teatro para denunciar as injustiças, humanizar as relações, divertir e educar homens e mulheres do seu tempo. Terror emiséria do Terceiro Reich, espécie de obra-painel, dividida em 24 cenas ou episódios (independentes e articulados), apontaos processos de manipulação e de terror de um tempo histórico específico na Alemanha. Escolha um dos episódios em que adissolução da família aparece e comente-o criticamente.

,-------------- RESPOSTA~o

CORREÇÃO

7 VNSP1406 IDOS-Arte- Teatro-Grupol

SEGUNDA PARTE - TEATRO E EDUCAÇÃO

Questão 06 ' .,,4';!J!Teatro e educação, de Carminda Mendes André.

Em um vídeo recentemente veiculado nas redes sociais, três músicos estão tocando em uma praça, Um homem chega epede-Ihes que toquem certa música. Quando o sujeito se afasta, ouve-se a música do filme Zorba, o grego em que o atorAnthony Quinn dança com coreografia baseada no folclore grego. O homem que se afastou posiciona-se no meio da praçae dança a conhecida coreografia. Em seguida, chegam transeuntes e fazem coro com o primeiro, transformando-o em umaespécie de professor-corifeu. Juntam-se outros para apreciar. Alguns, independentemente da idade, são incentivados a seincorporarem ao coro, que se agiganta até preencher grande parte da praça. Muitos observadores acompanham com aspalmas o grande e musicalizado coro. A festa coletiva se instaura. Fundamentado nas teses apresentadas por CarmindaMendes André, em Teatro pós-dramático na escola (inventando espaços: estudo sobre as condições do ensino do teatro emsala de aula), pode-se considerar o evento citado como arte de intervenção urbana? Explique seu posicionamento.

~------------------------------RESPOSTA ----------------------~~C-OR-RE-Ç~ÃO-,

VNSP1406 I aOS-Arte- Teatro-Grupo1 890004981

oco•...LOooocnIa..

cnUJz::::>>

11111111111111111111111190005180

VESTIBULAR 2015

unesPROVA DE HABILIDADES

09.12.2014

(8 horas)

• Confira seus dados impressos neste caderno.

• Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado.Qualquer identificação fora do local indicado acarretará a atribuiçãode nota zero a esta prova. .

• Esta prova contém 06 questões e terá duração total de 2 horas.

• A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta.

• A resposta de cada questão deve ser apresentada no espaçocorrespondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora dolocal indicado.

• Os rascunhos não serão considerados na correção.

• Ao terminar a prova, entregue o caderno de questões ao fiscal.

FUNDAÇÃO ~

vunesp s90005180

(J)wC<C oC •.•- -...J ctIii5~<cr-N::t: I oW Q) c.ct::2<cccCl> .o (Qa: oe, o

900051801 3

a.,"C:;;C

'"()o"C

'"E'"c'iijli>c(

PRIMEIRA PARTE - TEATRO UNIVERSAL E BRASILEIRO

A moratória, de Jorge Andrade.

O paulista Jorge Andrade, um dos mais importantes dramaturgos do teatro brasileiro, inicia sua carreira como autor teatral nadécada de 1950. Em tese, o autor escolhe o gênero drama e escreve obras densas e de grande impacto dramático. No livroMarta, a Árvore e o Relógio, Jorge Andrade cria uma espécie de ciclo, ligando um texto ao outro. Na obra, Marta representaa força das mulheres-matriarcas, que acompanham seus maridos e filhos na marcha que se inicia em Minas Gerais; a árvorerepresenta a ligação dos desbravadores quanto à posse e enriquecimento com a terra; o relógio representa o tempo que durao ciclo dos pioneiros: de sua riqueza à sua total decadência. Na obra-prima A moratória, os três símbolos que nomeiam o livrode peças se faz presente. O que, na obra mencionada, representa o símbolo árvore? Qual a importância real desse símbolopara a família que protagoniza a obra?

~-----------------------------RESPOSTA ----------------------~-C-OR-RE-ÇA~-O-.iiiiii-iii-=-~

3 VNSP1406 I 006·Arte- Teatro-Grupo2

9000518023

Ouestão 02 . "i>' -' ;,

o rei da vela, de Oswald de Andrade.

Oswald de Andrade escreveu três importantes textos teatrais na década de 1930, O rei da vela (1934) é uma das três obrasdesse período e tem uma irreverência absoluta. Isso ocorre, sobretudo, por revelar e denunciar a total falta de escrúpulos e osmais sórdidos jogos de interesse entre uma parcela aristocrática e decadente e outra ascendente e burguesa da população.Tendo em vista o perfil quase sempre moralista dos detentores do poder, a obra foi à cena, no Teatro Oficina, apenas em 1967,com direção de José Celso Martinez Corrêa. De modo objetivo, apresente os nomes e as características determinantes dosquatro irmãos da peça.

~------------------------------RESPOSTA ------------------------~C-OR-R-EÇ~ÃO~

VNSP1406 I 006-Arte- Teatro-Grupo2 490005180

A capital federal, de Arthur Azevedo.

Arthur Azevedo (1855-1908) foi um homem e um artista que interveio, concretamente, em seu tempo. Durante sua vida, Aze-vedo participou tanto de ações para que os poderes constituídos investissem no teatro quanto como autor de obras memorá-veis. Deve-se, sobretudo, ao autor maranhense, radicado no Rio de Janeiro, o desenvolvimento e reconhecimento do teatrode revista (ou teatro musical no Brasil). Azevedo escreveu um conjunto de obras que se caracteriza como fonte de referênciada produção teatral do final do século XIX e início do século XX, da qual se destaca aqui a burleta (comédia musical) A capitalfederal. Nessa obra, de modos mais e menos intensos, todos os integrantes da família têm suas vidas mudadas. Escolha duasdas personagens da família mineira no Rio de Janeiro e descreva as mudanças ocorridas com elas.

iiiõiiiõ- .-------------- RESPOSTA

CORREÇÃO

5 VNSP1406 I 006-Arte- Teatro-Grupo2

9000518033

A vida é sonho, de Calderón de La Barca.

Como em qualquer outra área da vida, há, também, entre os estudiosos e os especialistas do teatro, consensos quanto àque-les que se destacaram por seus feitos com relação à linguagem do palco. Do ponto de vista da criação de textos dramatúr-gicos, Pedro Calderón de La Barca (1600-1681) figura como importantíssimo autor nas mais diversas listas de notáveis, aolado dos tragediógrafos clássicos gregos, de William Shakespeare, de Heinrich Ibsen, de Anton Tchekhov e diversos outros.Inserido no chamado Sig/o de Oro Espano/, em A vida é sonho, Calderón desenvolve a história do injustiçado Segismundo.Como o príncipe Segismundo conhece Rosaura? O que leva Rosaura à Polônia?

~-----------------------------RESPOSTA ----------------------~-C~OR~R=EÇ~ÃO-.

VNSP1406 I 006-Arte- Teatro-Grupoê 690005180

Questão 05 " , 'J:~~Terror e Miséria do Terceiro Reich, de Bertolt Brecht.

Nascido na Alemanha, em 1898, Bertolt Brecht viveu os horrores da Primeira Grande Guerra Mundial. Consciente de que asinjustiças do mundo possuíam agentes que promoviam (e tinham interesse) a permanência da sociedade nesse estado decoisas, o dramaturgo alemão pensa e cria uma prática em que o teatro poderia, ao lado de outras ferramentas, ajudar nosprocessos de ampliação da consciência crítica, Desse modo, e na condição de um experimento estético-social, Brecht usouo teatro para denunciar as injustiças, humanizar as relações, divertir e educar homens e mulheres do seu tempo. Terror emiséria do Terceiro Reich, espécie de obra-painel, dividida em 24 cenas ou episódios (independentes e articulados), apontaos processos de manipulação e de terror de um tempo histórico específico na Alemanha, Escolha um dos episódios em que ajustiça deixa de cumprir sua função e comente-o criticamente.

~------------------------------RESPOSTA ----------------------~.-C-OR-RE~Ç~ÃO-.

7 VNSP14D6 IDOS-Arte- Teatro-Grupo2

SEGUNDA PARTE - TEATRO E EDUCAÇÃO

Questão 06 ' , '·.~i~\Teatro e educação, de Carminda Mendes André.

Para que seja trabalhado o jogo simbólico com as crianças, é necessário criar um universo mágico em que o real e o imagi-nário se misturam. Carminda Mendes André, em Teatro pós-dramático na escola (inventando espaços: estudo sobre as con-dições do ensino do teatro na sala de aula) comenta sobre as metodologias do jogo dramático, do jogo teatral e método comodrama. Diante de uma classe de aula de ensino fundamental, qual delas você adotaria? Explique.

~-----------------------------RESPOSTA ----------------------~,-C-OR-RE-~~-O-.

VNSP14061 006-Arte- Teatro-Grupo2 890005180

11111111111111111111111190005732

VESTIBULAR 2015

NC')•.....11)oooQ)

Ia.CJ)wz:::>> unes

PROVA DE HABILIDADES10.12.2014

(8 horas)

• Confira seus dados impressos neste caderno.

• Assine com caneta de tinta azul ou preta apenas no local indicado.Qualquer identificação fora do local indicado acarretará a atribuiçãode nota zero a esta prova.

• Esta prova contém 06 questões e terá duração total de 2 horas.

• A prova deve ser feita com caneta de tinta azul ou preta.

• A resposta de cada questão deve ser apresentada no espaçocorrespondente. Não serão consideradas questões resolvidas fora dolocal indicado.

• Os rascunhos não serão considerados na correção.

• Ao terminar a prova, entregue o caderno de questões ao fiscal.

FUNDAÇÃO ~

vunesp s90005732 9000573213

iiiiiiiiiiii-iiiiii---

PRIMEIRA PARTE - TEATRO UNIVERSAL E BRASILEIRO

A moratória, de Jorge Andrade.

O paulista Jorge Andrade, um dos mais importantes dramaturgos do teatro brasileiro, inicia sua carreira como autor teatral nadécada de 1950. Em tese, o autor escolhe o gênero drama e escreve obras densas e de grande impacto dramático. No livroMarta, a Árvore e o Relógio, Jorge Andrade cria uma espécie de ciclo, ligando um texto ao outro. Na obra, Marta representaa força das mulheres-matriarcas, que acompanham seus maridos e filhos na marcha que se inicia em Minas Gerais; a árvorerepresenta a ligação dos desbravadores quanto à posse e enriquecimento com a terra; o relógio representa o tempo que durao ciclo dos pioneiros: de sua riqueza à sua total decadência. Na obra-prima A moratória, os três símbolos que nomeiam o livrode peças se faz presente. O que, na obra mencionada, representa o relógio? Em síntese, qual é a situação da família queprotagoniza a obra nas fatias de tempo em que a história se desenvolve?

.---------------- RESPOSTA CORREÇÃO

3 VNSP14061007-Arte-Teatro-Grupo3

9000573223

Questão 02 :;,;;2M,~o rei da vela, de Oswald de Andrade.

Oswald de Andrade escreveu três importantes textos teatrais na década de 1930. O rei da vela (1934) é uma das três obrasdesse período e tem uma irreverência absoluta. Isso ocorre, sobretudo, por revelar e denunciar a total falta de escrúpulos eos mais sórdidos jogos de interesse entre uma parcela aristocrática e decadente e outra ascendente e burguesa da popula-ção. Tendo em vista o perfil quase sempre moralista dos detentores do poder, a obra foi à cena, no Teatro Oficina, apenasem 1967, com direção de José Celso Martinez Corrêa. Comente a representação simbólica na obra, mencionando o País deMister Jones e o Intelectual Pinote.

~-----------------------------RESPOSTA-----------------------'-C=OR=R=EÇ7AO~

4VNSP14061 007-Arte- Teatro-Grupo3

90005732

h

-iiiii-=::::liiiii-

A capital federal, de Arthur Azevedo.

Arthur Azevedo (1855-1908) foi um homem e artista que interveio, concretamente, em seu tempo. Durante sua vida, Azevedoparticipou tanto de ações para que os poderes constituídos investissem no teatro quanto como autor de obras memoráveis.Deve-se, sobretudo, ao autor maranhense, radicado no Rio de Janeiro, o desenvolvimento e reconhecimento do teatro derevista (ou teatro musical no Brasil). Azevedo escreveu um conjunto de obras que se caracteriza como fonte de referência daprodução teatral do final do século XIX e início do século XX, da qual se destaca aqui a burleta (comédia musical) A capitalfederal. Nessa obra, o que faz a personagem Lola? Qual sua real nacionalidade? O que ela consegue de Eusébio?

~-----------------------------RESPOSTA -----------------------.~C~OR~RE~ÇA~-O-,

5 VNSP14061007-Arte·Teatro-Grupo3

9000573233

Terror e miséria do Terceiro Reich, de Bertolt Brecht.

Nascido na Alemanha, em 1898, Bertolt Brecht viveu os horrores da Primeira Grande Guerra Mundial. Consciente de que asinjustiças do mundo possuíam agentes que promoviam (e tinham interesse) a permanência da sociedade nesse estado decoisas, o dramaturgo alemão pensa e cria uma prática em que o teatro poderia, ao lado de outras ferramentas, ajudar nosprocessos de ampliação da consciência crítica. Desse modo, e na condição de um experimento estético-social, Brecht usouo teatro para denunciar as injustiças, humanizar as relações, divertir e educar homens e mulheres do seu tempo. Terror emiséria do Terceiro Reich, espécie de obra-painel, dividida em 24 cenas ou episódios (independentes e articulados), apontaos processos de manipulação e de terror de um tempo histórico específico na Alemanha. Escolha um dos episódios em quealgum conceito de educação ou de ensino é desenvolvido e comente-o criticamente.

I!

.-------------- RESPOSTA=0

N

-'"--I'-iiiii-"'_0

-o

-oiiiii=0>-_0

°

CORREÇÃO

7 VNSP14061007-Arte-Teatro-Grupo3

SEGUNDA PARTE - TEATRO E EDUCAÇÃO

Histórico da improvisação teatral, de Sandra Chacra.

Em Natureza e sentido da improvisação teatral, Sandra Chacra comenta: "Consideradas formas 'parateatrais', o happeninge os eventos propõem uma improvisação, a mais aberta possível, na medida em que convertem o espectador em atuante,passando a ser o senhor absoluto da nômina [nomeação, condição de sujeito] teatral, a tal ponto que tais manifestações nãosão possíveis sem a sua participação ativa". Comente a dimensão arte-educativa dessas formas artísticas.

~-----------------------------RESPOSTA-----------------------r~C~OR=R=EÇ=ÃO~

VNSP1406 I 007 -Arte- Teatro-Grupo3 890005732