09 27 2013

48

description

09-27-2013.pdf

Transcript of 09 27 2013

  • 02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    QUEM AMA A DEUS, AMATAMBM SEU IRMO

    Neste domingo (29), Jesus apresenta uma situ-ao que desconcerta a todos. Um homem rico e umpobre mendigo que vivem prximos um do outro,mas esto separados por um abismo: a opulnciado rico e a misria extrema do pobre. Na narrao,os dois personagens se contrastam entre si. O ricose veste com roupas finas e elegantes e faz festasesplndidas todos os dias. O pobre, de outro lado,est cheio de feridas e sentado no cho porta dorico. Esto prximos, mas no se conhecem. Umpassa pela vida do outro invisvel, sem se notareme nem questionarem o porqu de tanta diversidade!

    No existe um juzo moral, mas Jesus simples-mente conta uma histria que denuncia a realidadede seu tempo. Ele no fala em nenhum momento deexplorao da parte do homem rico em relao aopobre ou qualquer tipo de maltrato ou desprezo. Avida do rico inteiramente desumana porque s lheinteressa o prprio bem-estar. No consegue ver oque acontece ao seu redor; Lzaro vive sua porta,mas totalmente ignorado. O pecado reside naindiferena e no na riqueza.

    A segunda parte da parbola retoma esta mes-ma ideia. Aps a morte eles vo para lugares diferen-tes: Lzaro para junto de Abrao e o rico para o fogoeterno. O medo do homem rico que a situao seperpetue nos seus irmos, ou seja, continuem viven-do uma vida de riqueza, totalmente egosta e semcomprometimento: cegos diante do pobre e dianteda palavra de Deus. Este o grande perigo dariqueza e tambm a principal lio da parbola. Anecessidade de converso para todos os ricos quevivem somente para si e para aumentar cada vezmais a sua riqueza e o seu bem-estar, mas tambmpara os pobres que tm corao e mentalidade dericos indiferentes a tudo que o rodeia sem olhos paraa injustia que existe bem perto de cada um de ns.

    Dureza, isolamento, incredulidade: eis as conse-quncias do viver para o dinheiro. Basta olhar paraos lados e verificar que muitos de ns vivem destamaneira. A pessoa s tem um corao; se o coraose afeioa ao dinheiro, fecha-se ao outro.

    O ser humano tem a liberdade de construir suaprpria eternidade. Como dizem alguns: O cucomea aqui e continua na eternidade. O modocomo vivemos aqui e agora um anncio de comoser na vida eterna. Podemos decidir por um cami-nho de vida em comunho com Deus e os irmos, ouo caminho do isolamento; cheio de bem-estar, mascom grandes possibilidades de infelicidade.

    Deus nos acompanha em nossas escolhas,mas no interfere, nem manipula. Ele Amor enos criou livres, e nessa mesma liberdade quecorrespondemos ao Seu amor. Deus est semprepresente, mas cabe a cada um de ns percebersua presena nas mais variadas formas de vida eacolh-Lo, colocando-nos ao Seu servio comodiscpulos missionrios.

    Neste domingo celebramos o Dia Nacional daBblia. A palavra de Deus revela como a salvao foiacontecendo ao longo da histria. Deus cuidandocom amor da Sua criao. Da nossa parte, cabe aateno, a vigilncia e colocar em prtica o queouvimos e vivemos na liturgia.

    * O autor bispo da Diocese de Toledo

    [email protected]

    Soltando o verboA cadeia pblica de Marechal Cndido Ron-

    don tema de variadas discusses h muitosanos. Em todas as abordagens, os comentrios eavaliaes so os mesmos: o local no adequa-do para abrigar os presos, no adequadoporque est situado no centro da cidade, no adequado porque infraestrutura precria... epor a vai.

    Sai ano, entra ano e o discurso se repete.A realidade local no nica. semelhante de

    vrias outras cadeias do Paran, onde a superlota-o impera absoluta. Mas os promotores de Mare-chal Cndido Rondon - Marcelo Augusto Ribeiro,Tiago Trevizoli Justo, Caio Ber-gamo Marques Silva e Eduar-do Garcia Branco - afirmam: acadeia rondonense est entre aspiores do Estado; figura entreas que passam pelas piores situ-aes imaginveis.

    Indignados com a situa-o, e a falta de ao, elesprotocolaram na tera-feira(24) uma ao civil pblicapedindo a interdio do pr-dio que abriga a cadeia p-blica no municpio. A aopede a retirada e transfern-cia de todos os cerca de 140 detentos, mantidosnum local construdo para 18 pessoas. Tambmexige, simultaneamente, que nenhum outro pre-so seja colocado atrs das grades da cadeiapblica local e que o Estado reserve vagas parapessoas que forem presas no decorrer da ao.

    A ao liminar, o que significa que, aps -e caso - deferida pelo juiz Pedro Ivo Lins Moreira,tem efeito imediato. Se as medidas impostas noforem cumpridas, o Governo do Estado podepagar multa diria de R$ 1 mil por detento, ou

    A tentativa de garantir proteo comunidade e aos presos por

    parte dos promotores positiva.At porque foge do discurso e

    entra na prtica, para ver se algoacontece de fato. Mas a questo: ser que vai adiantar? Muitos

    j foram os procedimentos feitospela Justia pelos meios

    administrativos para que asituao fosse resolvida.

    Entretanto, nada aconteceu. Nemmesmo a promessa de remover

    os presos condenados foicumprida, infelizmente

    seja, R$ 140 mil por dia. Mas a questo que hpossibilidade de recorrer no Tribunal de Justiado Paran e, no final das contas, o processo nodar em nada.

    Em coletiva imprensa, na quarta-feira (25),os promotores soltaram o verbo, alertando parao perigo que a precariedade da cadeia representapara a populao, tanto em termos de seguranaquanto em termos de proliferao de doenas.H perigo iminente de rebelies e mortes. Hpessoas com tuberculose l dentro. uma situa-o deplorvel, insustentvel.

    Os promotores no so os nicos a chamar aateno para o caso. Nos lti-mos meses, vrias outras auto-ridades, incluindo os juzes dacomarca, j se pronunciarama respeito, lamentando a gra-ve situao encontrada no pr-dio da delegacia.

    A tentativa de garantir pro-teo comunidade e aos pre-sos por parte dos promotores positiva. At porque foge dodiscurso e entra na prtica,para ver se algo acontece defato. Mas a questo : ser quevai adiantar?

    Muitos j foram os procedimentos feitos pelaJustia pelos meios administrativos para que asituao fosse resolvida. Entretanto, nada acon-teceu. Nem mesmo a promessa de remover ospresos condenados foi cumprida, infelizmente.

    A impresso que temos que a precariedadeda cadeia vai continuar sendo tema de muitosdebates, tentativas de resoluo, lamentaes...

    De qualquer forma, vale a insistncia porparte de autoridades e lideranas em defender osinteresses da sociedade rondonense e da regio.

  • O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,27 DE SETEMBRODE 2013

    Comentrio do diaLamentvel a troca de partidos que parlamentares esto fazendo aps

    a criao de mais dois. Fidelidade partidria e reforma poltica j!.

    Declarao do senador e ex-ministro Humberto Costa (PT-PE).

    MUDANASO PSD elegeu, na elei-

    o do ano passado, apro-ximadamente 10% dos pre-feitos, vice-prefeitos e vere-adores do Estado. Para Air-ton, isso provou que osparanaenses quiseram al-gumas mudanas e pensa-mentos diferenciados, comofoi no caso de Entre Rios doOeste, onde a sigla elegeu oprefeito Jones Heiden.

    Presidente do PSD de Entre Rios do Oeste, Airton

    Schneiders: base aliada ao prefeito Jones Heiden

    deve comear a se reunir mensalmente j

    visando s eleies de 2014 e 2016

    Ma

    ria

    C

    risti

    na

    K

    un

    zle

    r

    DE VOLTA AO CARGO?

    O PSD est sinalizando a possibilidadede lanar candidatura prpria ao Gover-no do Estado, conforme j relatou inme-ras vezes o presidente estadual da sigla,deputado federal Eduardo Sciarra. Aomesmo tempo, o partido tem sido parceirodo governador Beto Richa (PSDB), quedeve disputar a reeleio.

    Para o presidente da comisso provis-ria do PSD de Entre Rios do Oeste, AirtonSchneiders, as tratativas polticas no de-vem atrapalhar o municpio no que se

    O QUE ESPERAR DE 2014refere conquista de investimentos esta-duais. O PSD integra a base aliada doGoverno do Estado. Tenho certeza queeste relacionamento vai se manter, apon-ta, em entrevista ao O Presente.

    Pelas conversas extraoficiais, o quetem aparentado o interesse do deputa-do partir para uma candidatura ao Se-nado. Em seu lugar, a tendncia que osecretrio estadual do Esporte, EvandroRogrio Roman, dispute uma cadeirapara a Cmara Federal.

    CHAMA ACESAA base aliada do prefeito, formada ain-

    da pelo PP e PDT, pretende comear a sereunir mensalmente. O objetivo, segundoo presidente do PSD, continuar manten-do a chama acesa perante a populao, jvisando s eleies de 2014 e, certamente, de 2016 tambm. Esse diferencial do nossogoverno, que trabalha indo ao encontroda populao, ouvindo-a, prestando con-tas e dizendo o que est sendo feito ou queest sendo planejado, o que a comunida-de espera da liderana poltica, expe.

    PRESENACONFIRMADA

    O ministro da Agricul-tura, Antnio Andra-de, confirmou ontem(26) participao no8 Prmio Amop deJornalismo e entregade ttulo de Cidado

    Honorrio do Oeste doParan ao agropecua-rista Ibrahim Fayad,

    em Cascavel, no dia 08de novembro. Tambm

    so esperadas aspresenas de outros

    ministros, como GleisiHoffmann (Casa Civil)

    e Paulo Bernardo(Comunicaes), e do

    governador BetoRicha, alm de senado-res, deputados federais,

    estaduais, prefeitos evereadores com

    representatividadesregional e estadual.

    COMOPREVISTO...MORREU!

    O coordenador do Grupo deTrabalho da Reforma Poltica,deputado Cndido Vaccarezza(PT-SP), acredita que j noh mais chances da Cmarados Deputados votar a minir-reforma eleitoral propostapelo Senado em tempo defazer as regras valerem paraas eleies de 2014.

    A expectativa era que a pro-posta fosse votada na quarta-feira (25) pelos deputados, mascom exceo do PMDB, assiglas da base aliada alegarampouco conhecimento da pro-posta e no houve acordo paraapreciar o assunto nesta se-mana. No d para votar mais.A minirreforma morreu, con-cluiu ontem (26) Vaccarezza.

    A poucos dias de encerrar o prazo para troca partidria para quemdeseja disputar as eleies de 2014, o ex-governador de So Paulo, JosSerra (PSDB), decidiu retomar os contatos com o PPS. Ele voltou aventilar a hiptese de deixar o ninho tucano para trabalhar no projetode sua candidatura sucesso presidencial do ano que vem.

    Em tempo: o trmino do prazo para filiao ou troca partidriaencerra na prxima semana, sbado, dia 05 de outubro e, portanto,um ano antes das eleies.

    RETOMADA DAS CONVERSAS

    Poucas semanas aps ser nome-ado, o secretrio de Sade de Palo-tina, Neudi Pasqualotto, pediu exo-nerao do cargo. Ele comunicou adeciso ao prefeito Jucenir Stentz-ler na ltima sexta-feira (20). Porenquanto, o chefe da pasta perma-nece na funo at que o mandat-rio defina outro nome para coman-dar os trabalhos na rea.

    O nome que tem sido mais cota-do para assumir, ou melhor, reas-sumir o cargo Nissandra Kars-ten. Um movimento j estaria ocor-rendo em Palotina pedindo a voltada farmacutica para a Secretariade Sade. Inclusive ontem (26), noincio da noite, haveria uma reu-

    nio de mdicos, a qual contariacom a presena do prefeito. A ex-pectativa que o assunto fossecolocado em pauta.

    Segundo apurado pelo Jornal OPresente, Jucenir estaria ouvindo par-tidos aliados para buscar opinies arespeito da mudana na Secretaria deSade. Porm, ele ainda no teriadefinio sobre o substituto de Pas-qualotto e nem teria mantido con-tato com Nissandra para saber seela teria disponibilidade e interesseem retornar ao antigo cargo.

    Com o pedido de exonerao do secretrio de Sade de Palotina, Neudi Pasqualotto,

    surge movimento no municpio pedindo o retorno de Nissandra Karsten ao cargo

    Arquivo/OP

  • HARTO VITECK

    A humanidade precisa de sonhos para suportar a misria nem que

    seja por um instante. O importante a vida... haver solidariedade,

    pensar num mundo melhor, o resto conversa fiada.

    de Saulo Ramos

    O dilogo foi extraido do livro Cdigo de Vida (Editora Planeta, 7 reimpresso, Tpico 85, Pgina 170), do jurista referido,entre o autor e o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, que nunca se pronunciou sobre o assunto.

    "Apressou-se ele prprio a me telefonar, explicando:- Doutor Saulo, o senhor deve ter estranhado o meu voto no caso do presidente.- Claro, o que deu em voc?- que a Folha de So Paulo, na vspera da votao, noticiou a afirmao de que o presidente Sarney tinha os votos certos dos

    ministros que enumerou e citou meu nome como um deles. Quando chegou minha vez de votar, o presidente j estava vitorioso pelonmero de votos a seu favor. No precisava mais do meu. Votei contra para desmentir a Folha de So Paulo. Mas fique tranquilo.Se meu voto fosse decisivo, eu teria votado a favor do presidente.

    No acreditei no que estava ouvindo. Recusei-me a engolir e perguntei:- Espere um pouco. Deixe-me ver se compreendi bem. Voc votou contra o Sarney porque a Folha de So Paulo noticiou que voc

    votaria a favor?- Sim.- E se o Sarney j no houvesse ganhado, quando chegou sua vez de votar, voc, nesse caso, votaria a favor dele?- Exatamente. O senhor me entendeu?- Entendi. Entendi que voc um juiz de merda!Bati o telefone e nunca mais falei com ele".

    OBS.: Celso de Mello, promotor de Justia do Estado de So Paulo, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal pelopresidente da Repblica Jos Sarney, por indicao do advogado Saulo Ramos, ento ministro da Justia.

    - Entendi. Entendi quevoc um juiz de merda!.

    Oscar Niemeyer1907-2012 - renomado arquiteto carioca, de convico poltica comunista.

    Chegou a viajar Unio Sovitica, onde se encontrou com lderes socialistas.Fidel Castro teria dito a respeito dele: Niemeyer e eu somos os ltimos

    comunistas do planeta. (terra.com.br)

    [email protected]

    04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    At um peixe se livra de problemas se mantivera boca fechada no momento imprprio.

    Sponholz...

    Seja diferente: no derrube.Ajude a levantar.

    Alimente sua f e seus medosmorrero de fome.

    Nem toda ausncia saudadee nem todo o silncio

    esquecimento.

    Cotidianas...

    Um fiozinho d'gua desvioude um riacho

    Veio vindo serra abaixo epassou no meu pomar

    Encontrou uma pedra, ficousua companheira

    Brincaram de cachoeira eaqui ficaram pra morar

    E hoje da janela eucontemplo a cachoerinha

    Que ficou minha vizinhadesde que a vi nascer

    Seu murmrio doce umverdadeiro canto

    quem me serve deacalanto para eu

    adormecer.

    FIOZINHO D'GUA

    Cabea de Coruja

    ZUM SCHLUSS

    Aprendi o silncio comos faladores, a tolerncia

    com os intolerantes, abondade com os maldosos;e, por estranho que parea,

    sou grato a essesprofessores.

    A religio tem o direito

    de expressar suas

    prprias opinies a

    servio das pessoas, mas

    Deus na criao nos fez

    livres: no possvel

    uma ingerncia espiritual

    na vida pessoal.

    Vidas marcadas: escravas sexuais, no mulheres de alvio

    [...]

    VIDA NOVA NA CHINA

    Lee Ok-Seon acabou conhe-cendo um homem de descen-dncia coreana, com quem secasou e passou a cuidar de suascrianas. "Senti que era meu devertomar conta daquelas crianas,cuja me tinha morrido. Eu nopodia ter meus prprios filhos".

    Enquanto estava no bordel, elaquase morreu em decorrncia dedoenas sexualmente transmiss-veis como a sfilis. Para aumentarsuas chances de sobrevivncia, osmdicos retiraram seu tero.

    Na China, ela viveu na cidade deYanji. Manteve seu passado emsegredo e tentou se recuperar, sem-pre por conta prpria. Ela permane-ceu assim durante dcadas. Seumarido a tratava bem. "Se no, noteria ficado tanto tempo com ele",comenta Lee, bem-humorada.

    Muitas "mulheres de alvio"tiveram vidas semelhantes s docativeiro aps o tempo em queviveram nos bordis, sempre man-tendo o silncio sobre os horroresque tiveram que passar - na mai-oria dos casos, por medo de sofrerrecriminaes.

    Segundo o historiador Stver,o tema da prostituio forada

    um tabu absoluto. "No havia apoioalgum na sociedade a essas mu-lheres", explica. Apenas dcadasaps o fim da guerra comearama surgir as histrias sobre as "mu-lheres de conforto" na sia.

    O historiador Stver conta queapenas em 1991 a primeira "mu-lher de alvio" divulgou sua hist-ria. Ela acabou por encorajar ou-tras 250 mulheres, que finalmentefalaram sobre suas experinciascomo escravas sexuais dos solda-dos japoneses, e exigiram o re-

    conhecimento e as desculpas dogoverno do Japo.

    Desde ento, as mulheres eseus apoiadores se renem todasas quartas-feiras em frente em-baixada japonesa em Seul. Elaslevam cartazes e gritam slogans,mas ainda no tiveram suas exi-gncias atendidas.

    DIFICULDADEEM RECONHECER

    O Japo tem dificuldades emlidar com seu passado, afirma

    Stver. Em 1993, o governo final-mente publicou um estudo reco-nhecendo oficialmente a existn-cia das "mulheres consoladoras" eo papel dos soldados japoneses."O governo se desculpou inme-ras vezes, mas sem que houvessequalquer consequncia maior",lamenta o historiador.

    Ele explica que os pedidos dedesculpas foram ocorrncias iso-ladas. Jamais houve qualquer ad-misso completa de culpa, tam-pouco um programa de compen-sao financeira.

    Alm do pagamento feito poralgumas centenas de pessoas emum fundo criado pelo governo, asmulheres no receberam qualquervalor, e no h indicaes que issovenha a ocorrer no futuro. A Cortejaponesa decidiu em 2007 que asmulheres no tm direito a rece-ber indenizaes.

    A deciso deixou um gosto defrustrao nas vtimas. Mesmohoje em dia, muitos polticos japo-neses negam a existncia das "mu-lheres de alvio", ou diminuem seusdramas. O primeiro-ministro Shin-zo Abe chegou a declarar que "noh prova de que elas foram real-mente foradas" a trabalhar nosbordis. Mais tarde, ele se descul-pou por essa declarao.

    No comeo de 2013, o go-

    Poesia Anotada

    Gibran Khalil Gibran

    1883-1931 - poeta lbano-

    estadunidense

    A VERDADE DE CELSO DE MELLO

    vernador de Osaka, Toru Hashimo-to, chegou a afirmar a jornalistas quedurante a guerra a escravido sexualera "necessria" para manter a disci-plina entre as tropas. Lee Ok-Seonconsidera essa declarao grosseirae ultrajante. "No posso aceitar quealgum diga uma coisa dessas.Quem se recusa a aceitar o que osjaponeses fizeram no um serhumano de verdade", defende Lee.

    DE VOLTA PARA CASA,MAS SOLITRIA

    Lee Ok-Seon vive hoje na Co-reia do Sul. Em 2000, aps a mortede seu marido, ela sentiu que tinhaque voltar para o seu pas de ori-gem e tornar pblica a sua histria.Ela mora prximo a Seul, nas cha-madas "casas compartilhadas", quedo assistncia a ex-escravas sexu-ais. Foi l que recebeu pela primeiravez cuidados psicolgicos e, final-mente, um novo passaporte.

    Ao pesquisar seu passado, elasoube que seus pais haviam morri-do, mas que seu irmo mais novoainda vivia. Ele inicialmente a aju-dou, mas com o tempo o relacio-namento se deteriorou. Foi exata-mente o que ela temia: ele tinhavergonha de ser irmo de uma"mulher de alvio", e no queria ternenhuma ligao com ela. (ta/estherfelden(rc)/renatekrieger/dw-hvop)

    - Das Vias Curitibanas -

    oestegoiano.com

    Do papa Francisco,

    em entrevista a Antonio Spadaro,redator-chefe da revista Civilit

    Cattolica, no dia 19.9.2013, querepresentou 15 grandes peridicos

    internacionais.

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    Joo Pacfico

    1909-1998 - poeta sertanejopaulista

    .................................................

    ..................................................................................................................................................

    ..................................................................................................................................................

    Da coluna do jornalista Aroldo Mur, no Indstria & Comrcio, Curitiba

    tsu

    ka

    sa

    ya

    jima

    /dw

    - r

    ep

    rod

    u

    o

    Lee OK-Seon foi sequestrada aos 14 anos e levada a um

    bordel japons, onde passou trs anos como escrava

    sexual, at o fim da guerra

    Saulo Ramos..........................................

    1929-2013, paulista de Ribeiro Preto

  • O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 GERAL

    Dilma abre 22 pontos sobre Marina, segunda colocadaEm julho, diferena era de oito pontos. No cenrio que tem Acio Neves

    como candidato do PSDB, petista cresceu de 30% para 38%

    IBOPE

    Pesquisa nacional Ibope emparceria com o jornal O Estadode S.Paulo, divulgada ontem(26), mostra que Dilma Rousseff(PT) abriu 22 pontos sobre a se-gunda colocada, Marina Silva(sem partido), na corrida presi-dencial. Em julho, a diferenaera de oito pontos. Desde entoa presidenta cresceu em ambosos cenrios de primeiro turnoestimulados pelo Ibope, en-quanto Marina perdeu seis pon-tos, se distanciando de Dilma eficando mais ameaada pelos

    outros candidatos.No cenrio que tem Acio

    Neves como candidato do PSDB,Dilma cresceu de 30% para 38%nos dois ltimos meses. Aomesmo tempo, Marina caiu de22% para 16%. Acio oscilou de13% para 11%, enquanto Eduar-do Campos (PSB) foi de 5% para4%. A taxa de eleitores sem can-didato continua alta: 31% (dosquais, 15% dizem que votaroem branco ou anularo, e 16%no sabem responder).

    O cenrio com Jos Serra

    como candidato do PSDB notem diferenas relevantes: Dil-ma tem 37%, contra 16% deMarina, 12% de Serra e 4% deCampos. Nessa hiptese, 30%no tm candidato: 14% de bran-co e nulo, e 16% de no sabe.No h cenrio idntico a esseem pesquisa anterior do Ibopepara comparar.

    Nos dois cenrios, Dilma teminteno de voto superior soma de seus trs adversrios:37% contra 32% (cenrio Serra)e 38% contra 31% (cenrio A-

    cio). Isso indica chance de vit-ria no primeiro turno. Mas con-vm lembrar que praticamenteum em cada trs eleitores notem candidato e ainda falta umano para a eleio.

    A atual corrida presidencialtem sido marcada por altos ebaixos dramticos. Em maro,Dilma chegou a 58% de inten-es de voto, segundo o Ibope.Despencou para 30% em julho,e, agora, recuperou um tero

    SEGUNDO TURNONo foi apenas no cenrio estimulado de primeiro

    turno que Dilma se distanciou de Marina. Na simulao desegundo turno entre as duas, a petista venceria a rival por43% a 26%, se a eleio fosse hoje. Em julho, logo depoisdos protestos em massa que tomaram as ruas das me-trpoles, Dilma e Marina estavam tecnicamente empata-das: 35% a 34%, respectivamente.

    Segundo as simulaes do Ibope, tanto faz se o can-didato do PSDB for Acio ou Serra. Se a eleio fosse hoje,a presidente venceria ambos por 45% a 21% num segun-do turno. Contra Eduardo Campos, a vitria seria maisfcil: 46% a 14%.

    dos eleitores que perdera. Es-sas oscilaes podem se repe-tir at a hora de o eleitor ir surnas, em 2014.

    O Ibope fez a pesquisa en-tre os dias 12 e 16 de setembro,em todas as regies o Brasil.Foram entrevistados 2.002 elei-tores, face a face. A margemde erro mxima de dois pon-tos porcentuais, para mais oupara menos, num intervalo deconfiana de 95%.

  • 06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    ELEITORAL

    Alves vai insistir com lderes para votar minirreformaPresidente da Cmara submeter aos lderes partidrios, na tera-feira (1), proposta de apreciar a matria,logo aps a votao dos trs projetos que tm urgncia constitucional e que trancam a pauta do Plenrio

    O presidente da Cmara, Hen-rique Eduardo Alves (PMDB-RN),vai insistir na tentativa de votar oprojeto de lei da minirreforma elei-toral que veio do Senado. Ele sub-meter aos lderes partidrios,na tera-feira (1), a proposta deapreciar a matria, logo aps avotao dos trs projetos que tmurgncia constitucional e que tran-cam a pauta do Plenrio.

    Criao de novos partidospode atrair 50 deputados

    A criao de dois novos par-tidos, Solidariedade e Pros, pro-mete desencadear migraesenvolvendo at 50 deputados -cerca de 10% da composio daCmara - e afetar sobretudo par-tidos da base governista. Dianteda agitao no mercado eleitoral,PT e PMDB j trabalham para tirarda gaveta o projeto que inibe acriao de novas agremiaes. Oobjetivo dos dois maiores parti-dos governistas fechar a brechana regra da fidelidade partidriacriada pelo Judicirio.

    Na quarta-feira (25), no pri-meiro dia aps o surgimento, asduas novas siglas j divulgavam33 adeses. Pela regra atual, oparlamentar que ingressar num

    partido recentemente criado nopoder ter o cargo questionadopela legenda que o abrigava an-teriormente. As negociaespolticas dos novos partidos en-volvem diviso de tempo de TVem campanhas eleitorais e re-cursos do fundo partidrio.

    De acordo com as listas divul-gadas pelas legendas, o PDT quem mais sofre com a migraona Cmara. Dos 26 deputados,seis iriam para Solidariedade edois para o Pros. O PR outro quedeve ter baixas significativas, per-dendo seis de seus 38 deputados.O PMDB aparece na sequncia,com cinco perdas. Na oposio,PSDB, DEM e PPS devem ter asada de dois deputados cada. O

    PSB, que anunciou a sada dogoverno Dilma pela pr-candida-tura de Eduardo Campos, tam-bm tem duas baixas.

    Criado pelo deputado PauloPereira da Silva, o Paulinho daFora (ex-PDT), o Solidariedadetem vis oposicionista no planofederal, devendo se alinhar aAcio Neves (PSDB-MG) em 2014.O Pros, por sua vez, tem comopresidente Eurpedes Jnior, umex-vereador com passagem porcinco pequenos partidos, e deveintegrar a base aliada da presi-denta Dilma Rousseff (PT) noCongresso. Nos Estados, porm,ambos fazem composies comgovernadores e lideranas dabase e da oposio.

    Marco Aurlio nega presso damdia contra ministro do STF

    O ministro do SupremoTribunal Federal (STF), Mar-co Aurlio Mello, discordouontem (26) de seu colega Cel-so de Mello que, em entrevis-ta Folha de S.Paulo, disseter sido alvo de uma brutalpresso da mdia nos diasque antecederam seu voto so-bre a viabilidade de um novorecurso para 12 dos 25 conde-nados no julgamento do men-salo. No presso, o que h manifestao, a manifesta-o da sociedade, tambm oque veiculado pela mdia. Elogicamente ns no vivemosencastelados, disse.

    O ministro Marco Aur-lio ainda comentou que umintegrante do STF tem de es-tar sensvel ao que estam-pado nos veculos de comu-nicao e ao que desejadopela sociedade, mas, sempre

    atento Constituio. natural e ele prprio (Celsode Mello) reconheceu queum integrante do Supremotem que estar sensvel aoque estampado nos vecu-los de comunicao ou o que pretendido pela socieda-de. Agora, o nosso compro-misso maior com o direitoposto. A nossa atuao uma atuao vinculada, es-pecialmente Constitui-o, declarou.

    Sem citar nomes de ve-culos de comunicao, Celsode Mello disse ao jornal queeditoriais publicados recen-temente representaram umabrutal presso que visavasubjugar a conscincia deum juiz. A ao, no entanto,teria sido, alm de inade-quada e inslita, algo ab-solutamente intil.

    Vacina brasileira contra denguecomea a ser testada em outubro

    O Instituto Butantan, emparceria com a Universida-de de So Paulo (USP), ini-cia em outubro os testes emseres humanos de uma vaci-na contra a dengue. A vaci-na est sendo desenvolvidapara combater, em uma ni-ca dose, os quatro tipos dadoena j identificados nomundo. Segundo o diretorde Ensaios Clnicos do Bu-tantan, Alexander Precioso,nenhum outro pas tem umavacina como essa.

    A imunizao comeou aser desenvolvida em 2006,juntamente com os institu-tos nacionais de sade dosEstados Unidos. Os vrusforam identificados no pasnorte-americano e, posteri-ormente, transferidos parao Butantan, em 2010.

    A tcnica utiliza o cha-mado vrus atenuado. Issosignifica que o prprio v-rus da dengue modificadopara que seja capaz de fazer

    com que as pessoas produ-zam anticorpos, mas semdesenvolver a doena, ex-plicou Precioso.

    Os cientistas j testarama vacina em mais de 600norte-americanos. Os es-tudos l mostraram que uma vacina segura e que foicapaz de fazer com que aspessoas produzissem anti-corpos contras os quatrovrus, disse ele. O pesqui-sador observou ainda que,nesses voluntrios, no fo-ram constatados efeitos co-laterais importantes, apenasdor e vermelhido no localda aplicao, sensao co-mum para vacinas.

    Porm, como os EstadosUnidos no so uma regioendmica para a dengue, ne-nhum voluntrio que rece-beu a imunizao haviacontrado a doena antes.No Brasil, os testes vo en-volver tambm pessoas quej tiveram dengue.

    Presidente do Senado diz que funcionriosvo arcar com devoluo de salrios

    O presidente do Senado,Renan Calheiros (PMDB-AL),disse ontem (26) que os servi-dores da Casa vo arcar com oressarcimento aos cofres p-blicos dos valores recebidosnos ltimos cinco anos que es-tavam acima do teto constitu-cional de salrio.

    Ele informou que o Senadovai cumprir integralmente de-

    ciso tomada na quarta-feira (25)pelo Tribunal de Contas da Unio(TCU), que obriga a Casa a cum-prir o teto de R$ 28 mil e determi-na a devoluo dos recursosde 464 servidores que ultra-passaram esse valor. Foi o Se-nado que recebeu esses recur-sos? Ento, claro (que os servi-dores vo pagar). No ques-to de coragem, de dever.

    cumprir a Constituio com aqual todos ns nos comprome-temos, garantiu Renan.

    Os servidores, segundo o se-nador, tero descontos nos sal-rios para pagar o ressarcimentode acordo com o previsto na leique regulamenta o servio p-blico federal. Pela lei, as parce-las mensais no podem ser infe-riores a 10%.

    Desemprego cai e tem o menor nvel desde dezembroA taxa de desemprego apura-

    da pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatstica (IBGE) nasseis principais regies metropoli-tanas do pas ficou em 5,3% noms de agosto, ante 5,6% em julhoe 6% em junho deste ano. O resul-tado o melhor desde dezembro(4,6%) e foi anunciado ontem (26).

    O rendimento mdio real dostrabalhadores subiu 1,7% em

    agosto em relao a julho e 1,3%na comparao com agosto de2012. O nmero de trabalhado-res com carteira assinada ficouem 11,7 milhes, o mesmo dejulho, e 3,1% maior do que agostodo ano passado.

    A massa de renda real habi-tual dos ocupados no pas somouR$ 44,2 bilhes em agosto, alta de2,3% em relao a julho. Na com-

    parao com agosto de 2012, amassa cresceu 2,7%. J a massade renda real efetiva dos ocupa-dos totalizou R$ 44 bilhes emjulho, com alta de 3% sobre o msanterior. Na comparao comjulho de 2012, houve aumento de2,7% na massa de renda efetiva.O rendimento mdio do traba-lhador foi de R$ 1.883,00 em agos-to, alta de 1,7% em relao a julho.

    A minirreforma aprovadapelos senadores permite queconcessionrias de servios p-blicos repassem dinheiro a can-didatos e partidos indiretamentepor meio de outras empresas.Tambm limita a contratao decabos eleitorais de acordo comoo nmero de eleitores do munic-pio e responsabiliza pela propa-ganda de boca de urna a pessoa

    que fez e no mais o candidatobeneficiado.

    O projeto precisa ser sancio-nado pela presidenta Dilma Rous-seff at o prximo sbado (05)para que as novas regras possamvaler para as eleies do ano quevem. No entanto, pelo menos qua-tro partidos - PT, PSB, PCdoB e Psol- j se manifestaram contrrios votao do texto.

  • O PRESENTE | 07SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 ESTADO

    O Jornal O Presente tambm est no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

    Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Vacina brasileira contra dengue comea a ser testada em seres

    humanos em outubro. http://bitly.com/1h5bkR0

    Alvaro Dias (@alvarodias_)Senador do PSDB

    TCU alerta para atrasos e estouro no oramento para Olimpadas2016.

    Delcdio Amaral (@Delcidio)Senador do PT-MS

    O governo t jogando pesado pra ter sucesso nos leiles deconcesses! http://bit.ly/15WbWac

    Globo Rural (@Globo_Rural)Governo confirma embargo da Rssia a frigorficos brasileiros: http:/

    /ow.ly/peJae

    Rdio Cmara (@RadioCamara)Governo lana nova campanha de doao de rgos e comemora

    aumento no nmero de transplantes http://fb.me/2HVaivZTT

    Lancenet! (@lancenet)Sem acordo com Celso Roth, Coritiba mira Caio Jnior http://nolance.net/

    1fIN0qr

    Veja (@Veja)Espionagem faz governo adiar deciso sobre caas, diz jornal http:/

    /goo.gl/9qAv0B

    Globoesporte.com (@globoesportecom)Seleo tira atletas de clssicos do Brasileiro em outubro http://

    glo.bo/185QmztDana White confirma Glover Teixeira como prximo adversrio de

    Jones http://glo.bo/1bIhl8t #UFC

    Poltica Estado (@EstadaoPolitica)Renan Calheiros afirma que servidores tero que pagar pelos salrios

    irregulares.

    AgroBuzz (@agrobuzzoficial)Segundo a FAO, a pecuria responsvel por 14,5% das emisses

    de gases-estufa. #AgroBuzz http://ow.ly/pffBq

    Elton Welter (@DepWelter)Deputado estadual do PT

    Desemprego recua para 5,3% em agosto e o menor desde dezembrode 2012: http://goo.gl/0jryZ1

    Ricardo Berzoini (@ricardoberzoini)Deputado federal do PT-SP

    Lucro de bancos permanece robusto, informa relatrio do BC.Indecente mudou de nome????

    Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

    Minirreforma poltica morreu de morte morrida, diz Vaccarezza

    Roberto Requio (@requiaopmdb)Senador do PMDB

    Canalhas atribuem Gleisi nomeao de ladres da Conab, mentira!

    G1 (@g1)Cade abre processo para investigar cartel na venda de sal no Brasil

    http://glo.bo/1h5BcMT

    Vaticano pede ONU adoo de lei contra perseguio religiosa http://glo.bo/1bf7ass

    Carta Capital (@cartacapital)Nunca vi uma presso to ostensiva da mdia para subjugar um juiz,

    diz Celso de Mello sobre o "mensalo" http://bit.ly/16sYTQ7

    VECULOS DO PARAN

    Detran prorroga prazo parapagamento do licenciamento

    Medida para evitar prejuzos aos proprietrios de carros emotos com placas de final 3, 4 e 5, que encontram dificuldades

    para quitar o dbito por causa da greve dos bancrios

    O Departamento de Trnsi-to do Paran (Detran) pror-rogou para outubro o prazo depagamento do licenciamentoanual de veculos que vencerianeste ms. A medida paraevitar prejuzos aos proprie-trios de carros e motos complacas de final 3, 4 e 5, que en-contram dificuldades paraquitar o dbito por causa dagreve dos bancrios.

    Nossa deciso em respei-to ao cidado que no consegueefetuar o pagamento. Eles teroat 31 de outubro para pagar o

    licenciamento, junto com aque-les com placas 6, 7 e 8. O restan-te do calendrio permaneceinalterado, vencendo em no-vembro as placas com final 9 e0, explica o diretor-geral doDetran, Marcos Traad.

    A portaria 506/2013 entrouem vigor ontem (26) e regula-menta que os veculos cujo li-cenciamento venceria em se-tembro no sejam autuadospelos rgos de fiscalizao porfalta de pagamento. Vale lem-brar que o atraso no pagamen-to das taxas do Detran e de

    multas de trnsito no incidemjuros ou correes.

    MULTASUsurios que receberam

    multas de competncia do De-tran devem observar a data devencimento da guia de paga-mento. Se o trmino do prazo depagamento com 20% de descon-to ocorrer durante o perodo dagreve, ou seja, a partir do dia 19, preciso procurar a unidade doDepartamento mais prximapara solicitar novo prazo derecolhimento com desconto.

    Conferncia debate prioridades doParan para Plano Nacional de Educao

    A Conferncia Estadual deEducao, realizada em Curiti-ba entre tera-feira (24) e ontem(26), reuniu mais de mil partici-pantes no ltimo dia para de-bater e votar as ltimas emen-das ao documento para a Con-ferncia Nacional de Educao(Conae) 2014, que ser base parao Plano Nacional de Educao.

    Mais de 18 mil emendasforam levadas para Curiti-ba, reunidas em 222 confe-rncias municipais feitas emtodo o Paran. As emendasforam divididas entre gru-pos de trabalho, que debate-ram e discutiram as propos-tas. Nos prximos dias tantoesse documento quanto a lis-ta de delegados que iro re-presentar o Paran sero di-

    vulgados, segundo a secre-tria executiva do FrumEstadual de Educao (FEE),Cristiana Gonzaga.

    A Conferncia Estadualencerra mais de um ano e meiode trabalho. Nosso Estado foium dos mais mobilizados dopas, com mais de 51 mil pes-soas envolvidas, afirma a co-ordenadora de Sistematiza-o e Monitoramento do F-rum Estadual de Educao(FEE) e professora da Univer-sidade Federal do Paran(UFPR), Andrea Caldas.

    Os sete eixos da Conae abran-gem vrias reas da Educao,exigindo a participao de toda acomunidade escolar, governo ediversos movimentos sociais,entidades e instituies.

    EIXOS DA CONAEO Plano Nacional de Educa-

    o e o Sistema Nacional de Edu-cao: organizao e regulao;Educao e Diversidade: justiasocial, incluso e direitos huma-nos; Educao, trabalho e desen-volvimento sustentvel: cultu-ra, cincia, tecnologia, sade,meio ambiente; Qualidade daEducao: democratizao doacesso, permanncia, avaliao,condies de participao eaprendizagem; Gesto Demo-crtica, Participao Popular eControle Social; Valorizao dosProfissionais da Educao: for-mao, remunerao, carreira econdies de trabalho; e Finan-ciamento da Educao: gesto,transparncia e controle socialdos recursos.

    Eleio presidncia do TJ-PR j tem candidatoO desembargador Ante-

    nor Demeterco Junior sercandidato s eleies para apresidncia do Tribunal deJustia do Paran (TJ-PR), quedevem ocorrer na quinta-fei-ra (03). A informao foi con-firmada ontem (26) pelo gabi-nete dele. O prazo para quecandidatos se inscrevam ter-mina na segunda-feira (30).

    Tm direito a tentar ocu-par o posto os 120 desembar-gadores do TJ-PR - na ltimaeleio, ainda valia uma regra

    que restringia o direito de secandidatar apenas aos 25 mem-bros do rgo Especial. A mu-dana nas normas que regu-lam o tema foi feita por meio deuma Proposta de Emenda Constituio (PEC) estadual,publicada em fevereiro desteano em Dirio Oficial.

    A eleio ser realizada por-que o ex-presidente do TJ-PR,Clayton Camargo, renunciouao cargo na tera-feira (24).Primeiro ele tentou se aposen-tar, mas o Conselho Nacional

    de Justia (CNJ) barrou o pe-dido alegando que Camargoestaria fugindo de possveissanes do rgo que investi-ga o TJ-PR. O ex-presidentenega as acusaes e diz quepediu a aposentadoria por-que um direito dele. Ele afir-mou que vai recorrer ao Su-premo Tribunal Federal (STF)para conseguir se aposentar.

    Com a sada de Clayton, odesembargador Paulo Vas-concelos assumiu interina-mente a presidncia do TJ-PR.

  • 08 | O PRESENTE ESTADO SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    MEIO AMBIENTE

    Paran faz os maiores investimentos da histria na reaConforme secretrio, se somados todos os recursos repassados pelo Governo

    do Estado s autarquias, investimentos ultrapassam R$ 300 milhes

    O Governo do Paran estfazendo um dos maiores investi-mentos da histria do Estado emaes para preveno, monito-ramento e reduo dos impactoscausados pelas mudanas clim-ticas. So R$ 80 milhes apenasno Projeto de Fortalecimento daGesto de Riscos e Desastres,afirmou ontem (26) o secretrioestadual do Meio Ambiente eRecursos Hdricos, Luiz EduardoCheida, durante o 2 CongressoInternacional de Direito Ambien-tal da Trplice Fronteira, realiza-do em Foz do Iguau.

    Se somarmos todos os inves-timentos repassados pelo gover-nador Beto Richa s nossas autar-quias, vamos totalizar um valorque ultrapassa R$ 300 milhes eminvestimentos em meio ambien-te. algo indito, comemorou.

    Cheida representou o Gover-no do Estado no Congresso. Elefalou sobre o avano da polticaambiental do Paran, ao lembrarque o projeto Simcafe (de simula-o dos impactos das mudanasclimticas globais sobre os seto-res de agropecuria, floresta eenergia), desenvolvido pelo Ia-par, em parceria com outras ins-tituies de pesquisa, alertou

    para o fato de que os dez anosmais quentes da histria foramregistrados nos ltimos 15 anos.

    Este estudo apontou algumasconsequncias do aumento detemperatura e que j so pos-sveis de serem contatados nosdias de hoje. Como exemplo, elecitou o aumento do nvel do mar,o excesso de chuvas, frequnciae fora das geadas, e outros even-tos climticos. So aes naturaisque podem causar prejuzos eco-nmicos e ambientais ao Paran. Asoluo s vem com a unio e porisso a Secretaria do Meio Ambi-ente somou esforos com entida-des pblicas e privadas e estimplementando aes para re-duzir os efeitos das mudanasclimticas, afirmou Cheida.

    AESSegundo o secretrio, entre

    os investimentos que esto sen-do feitos na rea de pesquisa,preveno, monitoramento e re-duo dos impactos das mudan-as climticas est o inventrioestadual do volume de Gases deEfeito Estufa (GEE), contendo olevantamento das emisses dediferentes fontes e setores eque fundamental para a su-

    gesto de medidas de reduodos gases na atmosfera, umadas maiores causas das mu-danas climticas globais.

    Outro importante produto emandamento o inventrio dosremanescentes florestais exis-tentes no Estado. A primeira fasedo inventrio florestal foi conclu-da e outras duas fases esto pre-vistas para apresentar um diag-nstico atualizado e real da situ-

    ao dos biomas do Paran.O Projeto de Fortalecimento

    da Gesto de Riscos garantir aoParan antecipar em at trs diasde antecedncia os fenmenosclimticos. O Paran passa a seantecipar em vez de apenas rea-gir ao risco. Isso representa umganho de qualidade na polticaambiental extraordinrio, poispassamos a ter uma viso estra-tgica e de longo prazo, e que at

    hoje ainda no tnhamos, afirmao secretrio Cheida.

    Entre os equipamentos adqui-ridos para preveno esto umnovo radar meteorolgico, insta-lado em Cascavel; um sistemacomputacional de alto desempe-nho para previso meteorolgicade alta resoluo espacial; 100 es-taes hidrolgicas e 15 estaesmeteorolgicas, alm da expan-so da rede pluviomtrica paratodos os municpios do Paran e oSistema de Gerenciamento dosRiscos e Desastres do Litoral.

    O sistema computacional dealto desempenho, instalado noSimepar, recebe durante 24 ho-ras por dias informaes envia-das pelas estaes hidrolgicaspluviomtricas (que medem achuva) e fluviomtricas (quemedem nvel dos rios). O sistemaaprimora a previso de cheias ede deslizamentos.

    Cheida adiantou que serapresentado nos prximos diaso Plano Estadual de Preveno,Preparao e Resposta Rpidaa Emergncias Ambientais deProdutos Qumicos Perigosos(P2R2). Os investimentos paraesta ao sero de aproxima-damente R$ 8 milhes.

    Denis Ferreira Netto/Sema

    Secretrio do Meio

    Ambiente e

    Recursos Hdricos,

    Luiz Eduardo

    Cheida, durante o

    2 Congresso

    Internacional de

    Direito Ambiental

    da Trplice

    Fronteira,

    realizado ontem

    (26) em Foz

    do Iguau

  • O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 ESTADO

    CASCAVEL

    Huop ser referncia no atendimento a fissuradosCentro de Ateno e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais do Hospital Universitrio vai ampliar acapacitao dos profissionais e facilitar o acesso a pesquisas desenvolvidas no hospital em Bauru

    O Centro de Ateno e Pes-quisa em Anomalias Craniofa-ciais (Ceapac), do Hospital Uni-versitrio do Oeste do Paran(Huop), rgo do Governo doEstado, far convnio com o cha-mado Centrinho, o hospital dereferncia no tratamento de pa-cientes com fissuras labiopala-tais, de Reabilitao de Anoma-lias Craniofaciais da Universi-dade de So Paulo (USP), locali-zado em Bauru.

    Inaugurado em fevereirodeste ano, o Centro em Casca-

    vel vai ampliar a capacitao dosprofissionais e facilitar o acesso apesquisas desenvolvidas no hos-pital em Bauru. O centro possuium histrico de mais de 800 aten-dimentos, realizados somentenos ltimos quatro meses. O co-ordenador do Ceapac, professorAmadeu Tomasin Neto, lembraque todo o atendimento prestadoocorre pelo Sistema nico deSade (SUS). Nossos pacientesso acompanhados gratuitamen-te, no mnimo uma vez ao ms,sendo todos os procedimentos

    agendados, informa.No Centro de Ateno e Pes-

    quisa em Anomalias Craniofaci-ais uma equipe multiprofissional,composta por dentistas, mdicos,fonoaudilogos, nutricionistas,enfermeiros e assistentes soci-ais, j atua no tratamento dospacientes com fissura labiopala-tal, que so alteraes das falhasna fuso dos processos de for-mao nasal e da maxila, quepodem surgir devido a dois fato-res: gentico ou ambiental.

    A fissura pode ser diagnos-ticada ainda na gestao. possvel identificar a anomaliacraniofacial ainda na gravidez,por meio da ultrassonografia.A partir da, as futuras mescomeam a receber orienta-es nutricionais e psicolgi-cas at o beb nascer. Depoisdo nascimento o tratamentocontinua, explica Amadeu.

    CONTRATAOO Centro est empenhado na

    contratao de novos profissio-nais, o que dever ocorrer em bre-ve, segundo o coordenador. Esta-mos em busca de cirurgies pls-

    ticos, fisioterapeutas e fonoaudi-logos, para que o tratamento dospacientes seja ainda mais comple-to, ressalta. Paralelamente, oCeapac tambm est envolvido na

    aquisio de aparelhos e materi-ais, como o caso do aparelho deaudiometria, que mede a capaci-dade de ouvir sons, utilizado porotorrinolaringologistas.

    O centro possui

    um histrico de

    mais de 800

    atendimentos,

    realizados

    somente nos

    ltimos quatro

    meses

    Fernanda Richa anuncia expansodo PPAS para mais 86 municpios

    A secretria estadual da Fa-mlia e Desenvolvimento Soci-al, Fernanda Richa, anunciou on-tem (26) a expanso do Piso Pa-ranaense de Assistncia Social(PPAS) para mais 86 municpios.O anncio foi feito durante aassinatura do primeiro termode adeso ao PPAS firmado coma Prefeitura de Morretes.

    No comeo de 2014 vamosatender 172 municpios, exata-mente o dobro do que nos pro-pomos inicialmente. Sero re-passes mensais que do maisautonomia para os municpiosdesenvolverem uma poltica deassistncia social efetiva, afir-mou Fernanda Richa.

    O convnio possibilita que o

    municpio receba mensalmenteR$ 6.250,00 para investir em aesde proteo social bsica e espe-cial, aprimoramento de gesto ebenefcios eventuais que aconte-cero dentro dos Centros de Re-ferncia de Assistncia Social(Cras) e nos Centros de Refern-cia Especializados de AssistnciaSocial (Creas).

    Os repasses comeam aacontecer no ms de outubro,depois da assinatura dos ter-mos de adeso ao PPAS porparte dos 86 pequenos munic-pios com at 20 mil habitantesbeneficiados na primeira fase.O Governo do Estado investirR$ 15 milhes para atender os172 municpios at 2014.

    Unioeste

  • 10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    FOZ DO IGUAU

    Prefeitos da regio discutem modernizao da gesto pblicaCapacitao inclui apresentao de caso de trs prefeituras; equipe do Banco

    Nacional de Desenvolvimento Econmico Social vai orientar os trabalhos

    Foz do Iguau recebe hoje (27)um workshop sobre moderniza-o da gesto pblica municipal.O evento, promovido pela ItaipuBinacional, Fundao Parque Tec-nolgico Itaipu (FPTI), Associa-o dos Municpios do Oeste doParan (Amop) e Banco Nacionalde Desenvolvimento EconmicoSocial (BNDES), acontece na salaMercosul, Parque TecnolgicoItaipu, a partir das 09 horas.

    Todos os 52 prefeitos dosmunicpios da Amop devem par-ticipar da capacitao, que in-

    clui apresentao de caso detrs prefeituras de municpiosparanaenses: Londrina, Assae Foz do Iguau. Uma equipe doBNDES vai orientar os traba-lhos. Depois do workshop, a Itai-pu vai ajudar as prefeiturasnesse processo.

    PROGRAMAOO evento comea s 09 horas.

    O diretor-geral brasileiro de Itai-pu, Jorge Samek, o diretor de In-fraestrutura Social, Meio Ambi-ente, Agropecuria e de Incluso

    Social do BNDES, Guilherme La-cerda, e o diretor superintenden-te da FPTI, Juan Carlos Sotuyo,abrem o workshop. Das 09h30 s12 horas, o BNDES apresenta oPrograma Modernizao da Ges-to Pblica Municipal.

    Das 12h30 s 14 horas, osparticipantes fazem uma pausapara o almoo. Das 14 s 16horas, o tema continua em pau-ta. Das 16 s 17 horas, est pre-visto o encerramento com o en-caminhamento dos planos mu-nicipais de saneamento.

    Secretaria de Sade de Diamante do Oeste tem novo titularA sindicalista e ex-ban-

    cria Ins Castanharo Ri-cardo da Silva a nova se-cretria municipal de Sadede Diamante do Oeste. Elasubstituiu Sandro Buss,que retornou ao Poder Le-gislativo para exercer omandato de vereador. Comampla experincia no meiocomunitrio, ela encara odesafio com naturalidade."A melhoria do sistema um compromisso assumidoque ser cumprido, custe oque custar", observa.

    Segundo Ins, umas dasdificuldades encontradas re-fere-se obteno de recur-sos. "O PPA (Plano Pluria-nual) antigo um empeci-

    lho. A partir de 2014, o or-amento seguir diretrizesdo novo governo", destaca.De acordo com ela, o tempo de otimismo. "Logo o mu-nicpio contar com umanova unidade de sade,moderna e com uma acade-mia da terceira idade aolado", lembra. Trabalhar apreveno um dos com-promissos da nova secret-ria. Outra meta oferecertreinamento e qualificao equipe de profissionais."Temos problemas relacio-nados a endemias, como adengue, por isso investir empreveno, de forma multi-disciplinar, sempre o me-lhor caminho", diz.

    Nova secretria municipal de Sade,

    Ins Castanharo Ricardo da Silva: "A

    melhoria do sistema um

    compromisso assumido que ser

    cumprido, custe o que custar"

    Marip contemplado com reforma e melhorias de casas ruraisO governador Beto Richa

    anunciou na quarta-feira (25), emCascavel, a construo de mora-dias e tambm reforma e melho-ria de casas que beneficiam 1.357

    famlias de pequenos agriculto-res de 48 municpios da regioOeste, entre eles Marip.

    O evento ocorreu no ClubeTuiuti, onde esteve presente o

    superintendente regional da Cai-xa Econmica Federal, Luiz Car-los Formigari, o presidente daCohapar, Mounir Chaowiche, opresidente da Associao dosMunicpios do Oeste do Paran(Amop), Jos Carlos Mariussi, oprefeito Anderson Bento Maria,prefeitos dos demais municpiosda regio, deputados e demaisautoridades. Tambm prestigia-ram o evento o vice-prefeito Eli-zeu Spagnol e o vereador Eucli-des Jos Kreutz.

    Durante a solenidade, o pre-feito assinou um convnio com aCohapar, para que seja realiza-das em Marip melhorias e re-formas para 20 casas na rearural, beneficiando famlias depequenos agricultores do muni-cpio, em parceria da Emater einstituio financeira.

    Segundo Anderson, o gover-no estadual est sendo muitoimportante para os municpios,uma vez que ele tem como focoatender bem todos os paranaen-ses, procurando amparar aque-les que ainda resistem no campoe no possuem condies deconstruir, ampliar ou reformarsua casa, evitando o xodo rural.

    Prefeito Anderson Bento Maria assina convnio ao lado do

    vice-prefeito Elizeu Spagnol e do vereador Euclides Kreutz

    Divulgao

    Deputado Elio Rusch cumpreagenda em municpios do Oeste

    O deputado estadual ElioRusch (DEM), vice-lder do go-verno na Assembleia Legislati-va, vem cumprindo extensaagenda de compromissos emmunicpios do Oeste do Estadodesde quarta-feira (25), quandoacompanhou a comitiva do go-vernador Beto Richa em Casca-vel, Vera Cruz do Oeste e SoPedro do Iguau. Ontem (26), oparlamentar manteve novoscontatos polticos e participoude reunies de trabalho, almde liberar recursos consegui-dos junto ao governo estadual.

    No municpio de Palotina,Rusch prestigiou a inauguraodo posto de sade do distrito deSo Camilo, em companhia dodeputado federal Dilceu Spera-fico, do prefeito Jucenir Stenz-ler, do vice-prefeito Chico Brum,vereadores, secretrios e de-mais lideranas locais. Na mes-ma oportunidade, foi assinadaa documentao relativa ces-so de uso de mquinas e equi-pamentos do governo estadualpara a melhoria das rodoviasmunicipais. Foram cedidos umtrator de esteira, um caminho-pipa, um tanque irrigador, uma

    Deputado Rusch, autoridades locais, professores e alunos da Apae

    de Campo Bonito, na entrega das chaves do novo nibus

    retroescavadeira e dois cami-nhes basculantes.

    Na cidade de Campo Bonito,Rusch fez a entrega de um ni-bus cedido pelo Governo doEstado para o transporte dosalunos das Apae. Na mesmasolenidade, o prefeito GilmarBernardi e o vice-prefeito OmarEid receberam das mos dodeputado os convnios assina-dos entre o municpio e o Go-verno do Paran, com a libera-o de dez mil litros de leodiesel e R$ 88 mil para a aquisi-o de calcrio.

    Ainda ontem, Rusch mante-ve reunies com o prefeitoAntnio Rabel o vice Paulo,vereadores e secretrios, emIbema, encerrando o seu ro-teiro na cidade de Boa Vistada Aparecida, em reuniocom vereadores e outras li-deranas locais.

    Segundo o deputado, oscontatos e visitas aos munic-pios do Oeste prosseguemhoje (27) e no fim de semana,como forma de prestar con-tas, levar recursos e emba-sar o seu trabalho junto As-sembleia Legislativa.

    Airton Kraemer

  • O PRESENTE | 11SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 GERAL

    NOVA CONQUISTA

    Pato Bragado garante benefcios ao setor habitacionalCom dez moradias em fase de concluso e outras 20 j liberadas, Estado tambm

    destina reformas e melhorias de outras 20 casas rurais

    A Prefeitura de Pato Bra-gado providenciou que as 20famlias que sero contempla-das com novas residncias doPrograma Minha Casa Mi-nha Vida Rural participassem,na quarta-feira (25), em Cas-cavel, do encontro com o go-vernador Beto Richa. O pre-feito Arnildo Rieger, vice Le-omar Rohden (Mano) e ospequenos produtores ruraisdo municpio participaram doato, no qual foi firmado con-vnio com a Cohapar parareformas e melhorias de ou-tras 20 casas rurais, j que oconvnio para construo de20 moradias j havia sido fir-mado em oportunidade ante-rior. Por sua vez, as famliasassinaram os contratos deconstruo.

    Rieger agradece o gover-nador Beto Richa pelos im-portantes investimentos querevelam a importncia que omeio rural representa ao Es-tado. Ele acrescenta que nosprximos dias ir assinar oconvnio para liberao deoutras cinco moradias, tota-lizando 35 residncias, consi-derando as dez que j estoem fase de concluso. E tam-bm estamos concluindo oprocesso para aquisio de

    uma rea ao lado dos lotea-mentos Mutiro, Alvorada eSocial, onde pretendemosconstruir novas moradiasurbanas para famlias queresidem h anos no munic-pio, acrescenta.

    NOVAS MORADIASAs novas moradias que

    sero construdas so de pro-dutores que se enquadramno G1 do programa Nacionalde Habitao Rural, ou seja,que possuem at quatro m-dulos fiscais e renda anual de

    Prefeito Arnildo Rieger e o vice Leomar Rohden na comemorao

    com as 20 famlias que assinaram os contratos de construo

    Divulgao

    at R$ 15 mil. O benefciohabitacional do governo paraa construo das casas quetero 46,94 metros quadra-dos de R$ 28,5 mil. Os con-templados pagam R$ 285 emquatro parcelas, ou seja,R$ 1.140 (4% do custo daobra) em quatro anos. O va-lor restante subsidiado pelogoverno federal, por meio doprograma Minha Casa Mi-nha Vida Rural, e pelo gover-no estadual, por intermdiodo programa Morar BemParan Rural.

    Operao tapa-buracos serconcluda hoje em So Miguel

    Termina hoje (27) em So Migueldo Iguau a operao tapa-buracos,iniciada na ltima sexta-feira (20). Aempresa licitada e contratada para oservio a SR Terraplanagem, numvalor aproximado de R$ 28 mil dooramento municipal.

    Segundo o secretrio municipal deObras e Viao, Orivaldo Malaggi, ocontrato do servio j estava assina-do h aproximadamente 20 dias, po-rm, devido s condies do tempo,no foi possvel ser executado. O gran-de volume de chuvas dos ltimos diasacabou causando ainda mais abertu-ras nas vias.

    A operao iniciou pelas ruas docentro, seguindo pela Avenida Iguau eRua Fernando Ferrari, sentido CTG Que-rncia Amada, e em seguida abrangen-do os pontos mais crticos dos bairros.

    A administrao municipal pedeateno dos motoristas para os oper-rios que efetuam o servio na pista.Os trabalhos iniciaram pelas ruas do centro

    e abrangeram os pontos mais crticos dos bairros

    Divulgao

    Hoje (27) celebrado o Dia Nacional da Doao dergos. A data objetiva aumentar os nmeros de doadorese informar a populao da importncia desta prtica. Segun-do a coordenadora da Comisso Intra-Hospitalar de Doaode rgos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) do HospitalBom Jesus, de Toledo, Eliane Franco Arlindo, a negativa dasfamlias em aceitar que o familiar seja um doador ainda expressiva. Ela destaca que mdicos, enfermeiros e assis-tentes sociais compem o Cihdott e realizam o trabalho deabordagem da famlia. Porm, um momento muito delica-do, j que se encontra em momento de perda. Nestes casos,se a pessoa j deixou claro em vida que gostaria de ser umdoador, este caminho pode ser facilitado, observa Eliane. Aobservao da enfermeira se deve ao fato de a famlia dopossvel doador precisar autorizar o ato, se no, mesmo como desejo da pessoa em vida, nada pode ser feito.

    EM NMEROSEm Toledo, o nmero de captaes ainda baixo: foram

    13 doaes no primeiro semestre deste ano e em 2012 ototal foi de 21 rgos, entre rins, crneas, vlvulas cardacas,ossos e globo ocular. A captao pode ser realizada noHospital Bom Jesus, j o implante realizado nas cidadespara onde o rgo foi designado. O mdico urologista JosPerandr Neto, da Clnica Plena, de Toledo, compe aequipe - juntamente com Eduardo Gomes e Rafael Azambu-ja Patin Cruzatti, urologistas da mesma clnica - que acom-panham os transplantes na cidade de Cascavel. Quandoest previsto um transplante, especialmente de rins, reaespecfica da nossa atuao, somos acionados e acompa-nhamos o procedimento, explica Perandr Neto. O mdicoressalta que a fila de espera para o transplante de rins menor se comparado com outros rgos. Isso se explicaem parcela pela maior disponibilidade do rgo quandocomparado com outros, finaliza.

    QUEM PODE DOAR?Vtimas de morte enceflica so os principais doado-

    res, no entanto, a falta de conhecimento sobre o assunto,por parte da famlia, pode prejudicar o processo de doa-o. difcil para algumas pessoas entender que apsconstatada a morte enceflica, a pessoa internada no vaimais reagir. No como um estado de coma, onde hpossibilidade de melhora, observa a coordenadora. Amorte enceflica pode ser diagnosticada por traumatismocraniano e acidente vascular cerebral (AVC). Paradascardiorrespiratrias tambm podem resultar em umacaptao de rgos, acrescenta.

    CORRIDA CONTRA O TEMPOOs procedimentos completos so realizados entre um

    perodo de seis horas aproximadamente. H uma fila deespera, coordenada pela Central de Transplantes. Os r-gos captados aqui podem ser levados para outras cidadesque estejam na fila, explica Eliane.

    Cada rgo tem um tempo mximo at ser transplanta-do. O corao, pncreas e o pulmo s sobrevivem porquatro horas entre a retirada e o transplante. J o fgadoresiste por at 24 horas e o rim 48 horas. As crneas podempermanecer at seis dias fora do organismo, desde quemantidas em condies apropriadas.

    BANCO DE RGOSSegundo dados do portal de sade nacional, o Brasil

    possui hoje um dos maiores programas pblicos de trans-plantes de rgos e tecidos do mundo. Com 548 estabele-cimentos de sade e 1.376 equipes mdicas autorizadas arealizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantesest presente em 25 estados do pas, por meio das CentraisEstaduais de Transplantes. J a fila para transplante atingecerca de 60 mil pessoas em todo o pas.

    Doao: captao de rgosainda baixa na regio

  • 12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    CISCOPAR

    Centro de Reabilitao deve ser construdo em ToledoVocao do Hospital Regional tambm foi um dos temas tratados em assembleia realizada ontem (26)

    O municpio de Toledodever sediar o Centro de Es-pecialidade e Reabilitao(CER), sugerido pelo Minis-trio da Sade e que ser dealto nvel. A implantao serdo tipo 3, incluindo a instala-o de oficina ortopdica, cujarea a ser construda deverser de 1.850 metros quadra-dos. O prefeito Beto Lunitti

    disps-se a verificar se o mu-nicpio possui terreno paradoao, afirmou o secret-rio-executivo do ConsrcioIntermunicipal de Sade Cos-ta Oeste do Paran (Cisco-par), Vilmar Covatti.

    Este e outros assuntos es-tiveram na pauta da assem-bleia realizada ontem (26) emMarechal Cndido Rondon,

    que reuniu prefeitos, secret-rios e diretores de departamen-tos de Sade que integram oCiscopar e a 20 Regional deSade de Toledo. A implanta-o do Hospital Regional deToledo e de uma regionaliza-o hospitalar pensada pela20 Regional com atendimentomdico de tima qualidadetambm foram debatidos.

    Os critrios para distri-buio de recursos e de incen-tivos do governo federal dire-cionados sade devero seranalisados pelos gestores dosmunicpios. Alm disso, seranalisada a vocao do Hos-pital Regional, atravs dasdemandas dos micropolos edos municpios que fazemparte do consrcio, concluiu.

    Registro da abertura da assembleia do Ciscopar. Mesa de autoridades foi formada pelo

    prefeito Moacir Froehlich, prefeita Cleci Loffi (Mercedes), pelo secretrio-executivo do

    Ciscopar, Vilmar Covatti, e pelo diretor da 20 Regional, Odacir Fiorentin

    Fotos: O Presente

    O evento

    reuniu

    prefeitos,

    secretrios e

    diretores de

    departamentos

    de Sade que

    integram o

    Ciscopar e a

    20 Regional

    de Sade de

    Toledo

  • O PRESENTE | 13SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 GERAL

    VALORIZAO

    Semana da Feliz Idade marca Dia do Idoso em PalotinaProgramao segue at tera-feira (1) com uma srie de atividades diferenciadas

    Foi aberta na quarta-feira (25), em Palotina, aSemana da Feliz Idade.At tera (1), data emque se comemora o DiaNacional do Idoso, serorealizadas diversas ati-vidades. A programaofoi aberta com apresen-taes culturais na PraaAmadeo Piovesan, du-rante a Feira do Produ-tor, que envolveu a parti-cipao de idosos ligadosaos seis clubes da tercei-

    Prefeito Jucenir Stentzler abriu a programao da Semana da Feliz Idade

    Atividade de alongamento foi realizada com a participao

    dos integrantes dos clubes da terceira idade

    Fotos: Divulgao

    Comunidades interioranas recebemtrator em Entre Rios do Oeste

    Um trator agrcolanovo foi entregue, na ter-a-feira (24), pelo PoderPblico de Entre Rios doOeste Associao dosChacareiros. O veculo foiadquirido recentementeao valor de cerca deR$ 123 mil, sendo R$ 100mil provenientes de con-vnio do Ministrio do De-senvolvimento Agrrio,

    ra idade do municpio,sendo dois da sede e osclubes de So Camilo,Floresta, La Salle e SantoAntnio. Na ocasio, es-tiveram presentes o pre-feito Jucenir Stentzler;vice-prefeito Idenir Pe-drinho Brum; o secret-rio de Assistncia Social,Darcy Gris; e a coordena-dora da terceira idade,Cleide Baumgartner, quedestacaram o quanto im-portante a valorizao da

    participao dos idososem diversas aes reali-zadas no municpio. Vo-cs so muito importan-tes porque nos transmi-tem a experincia, decla-rou o prefeito.

    O secretrio de Assis-tncia Social disse, naocasio, que, muito maisque marcar o Dia Nacio-nal do Idoso, as ativida-des em Palotina convi-dam a populao a refle-tir para evitar todas asformas de violncia con-tra idosos, sejam fsicasou psicolgicas.

    Marcando a aberturada programao, tambmfoi feita a distribuio defolderes explicativos paraconscientizar a comuni-dade sobre os direitosdos idosos. Esta ativi-dade foi feita no centroda cidade e segue acon-tecendo nos prximosdias em outros locais.

    A programao quemarca o Dia Nacional doIdoso est sendo realiza-

    viabilizados pelo deputa-do Dilceu Sperafico, e orestante contrapartida damunicipalidade.

    O prprio deputadoesteve presente ao ato deentrega na associao,ocasio em que enalteceua importncia da produ-tividade rural, principal-mente da pequena propri-edade, onde no pode ha-

    ver desperdcios.O prefeito Jones Hei-

    den enfatizou o compro-misso com a comunidadeneste e em outros setores,lembrando que os servi-os do referido tratoratendero s necessida-des das famlias tanto daAssociao dos Chacarei-ros quanto das residentesna Linha Ftima.

    da pelo do Conselho Mu-nicipal dos Direitos doIdoso (CMDI), SecretariaMunicipal da AssistnciaSocial, Centro de Refern-cia de Assistncia Social(Cras) e Centro de Refe-rncia Especializado deAssistncia Social (Creas),com apoio da prefeitura.

    A campanha em Palo-tina orienta sobre a vio-

    lncia contra a pessoa ido-sa, que pode ser fsica, psi-colgica, abuso financei-ro ou material, neglign-cia, abuso sexual, aban-dono e autonegligncia.Apesar da violncia con-tra os idosos ser compli-cada de diagnosticar, exis-tem alguns sinais que po-dem ajudar a identificar asituao, entre os quais

    hematomas, fraturas,apatia, depresso ou agra-vamento de demncia.

    Em Palotina a violn-cia contra idosos pode serdenunciada da seguinteforma: Disque Idoso: 0800-410-001, Polcia Civil (44)3649-5958, Polcia Militar190, Cras (44) 3649-5069,Creas (44) 3649-3837 e Mi-nistrio Pblico.

    Entrega das chaves foi realizada ao presidente da Associao, Valdemar Heydt

    Divulgao

  • 14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    Acontece hoje (27), na Uni-versidade Estadual do Oeste doParan (Unioeste), campus deMarechal Cndido Rondon, o l-timo dia de programao do 8Encontro Cientfico de CinciasSociais Aplicadas de MarechalCndido Rondon: Estado e pol-ticas pblicas, quando tambmocorre, concomitantemente, o9 Encontro Paranaense de Pes-quisa e Extenso em CinciasSociais Aplicadas (Enppex).

    Neste dia a programaoser das 08 s 11h30, das 14 s 17horas e das 19h30 s 21 horas,com apresentao e discussode trabalhos.

    A programao teve incio naquarta-feira (25), quando o pro-fessor da Universidade de SoPaulo (USP) Valmor Slomski mi-nistrou palestra sobre Contabi-lidade Pblica Gerencial: eviden-ciando o valor do servio pbli-co. No mesmo dia houve a apre-sentao do coral juvenil guasde Maro, de Pato Bragado.

    J na manh de ontem (26)foi a vez do pblico conferir aspalestras do coordenador exe-cutivo do movimento A Som-bra do Imposto, Dorgival LimaPereira, que abordou Umaao cidad relevante.

    Em seguida, o advogado tri-butarista Demetrius NicheleMacei proferiu a palestra intitu-lada Tributao, moralidade esustentabilidade.

    Conforme o coordenador doCentro de Cincias Sociais Apli-cadas, Juarez Bortolanza, e como coordenador do curso de Di-

    CINCIAS SOCIAIS APLICADAS

    reito, Roberto Nassar, os encon-tros tm o objetivo de oportuni-zar aos discentes, docentes e pes-quisadores dos centros de Cin-cias Sociais Aplicadas das uni-versidades um momento de mos-trarem suas reflexes sobre as-suntos abordados na rea, bus-cando inserir seus atores em am-bientes de convergncia e disse-minao de produo intelectual,evidenciando junto comunida-de acadmica e pblico externo aimportncia da pesquisa e da ex-tenso para a academia e a soci-edade. Os encontros tm cartermultidisciplinar e almejam estimu-lar os acadmicos e graduados adesenvolverem pesquisas cient-ficas, investigarem, buscaremsolues relacionadas a Estado epolticas pblicas, para que pos-sam ser cidados de uma formamais efetiva, tornando-se partici-pantes da evoluo social, enfa-tiza Bortolanza.

    MOVIMENTOEm visita a este dirio, ontem

    (26), Valmor Slomski, DorgivalPereira e Demetrius Macei expu-seram brevemente o contedode suas palestras.

    O coordenador executivo domovimento A Sombra do Im-posto ressaltou que a propostado movimento no fazer umaapologia contra os impostos. Noqueremos incitar a sociedadepara que deixe de pagar impos-tos, mas sim conscientizar a po-pulao de que temos um siste-ma tributrio muito pesado, queonera os setores produtivos, im-

    pedindo-os de serem mais de-senvolvidos e competitivos, sa-lienta Pereira.

    Ao mesmo tempo, a propos-ta se destina a despertar o cida-do para o fato de que, ao pagarimposto, ele tem direito de exigirservios e acompanhar a aplica-o correta do montante arreca-dado. Buscamos levar ao pbli-co da palestra essa reflexo,alm de apontar que os prprioscidados podem ser agentes di-retos desse Estado, propondoaos governos um sistema maissimples e mais justo, aponta ocoordenador do movimento.

    O entendimento de Pereira de que o Estado precisa daarrecadao para prover bem-estar e a natureza do prprioEstado social. Os problemassociais so to graves e grandesque fazem com que o governoprecise da arrecadao para fa-zer frente a essas necessidades.Agora, com a ineficincia da ges-to pblica, seja por corrupoou incompetncia, o dinheiro aca-ba sendo mal-aplicado. Da nos-so papel de fiscalizar, explana.

    SIMPLIFICAODo ponto de vista do advoga-

    do tributarista Demetrius Macei,no cabe mais usar o termo re-forma tributria, pois j perdeufora por no ter avanado, hanos. O termo reforma j estdesgastado e estamos abando-nando essa expresso, afirma.Por esse motivo, ele defende asimplificao do sistema tribu-trio. A populao est cres-

    cendo, as despesas tambm e aarrecadao vai aumentar mes-mo. Talvez esteja desproporcio-nal produo interna, ao PIB(Produto Interno Bruto) e aosservios prestados, mas no po-demos resistir ao aumento dacarga tributria, mas sim exigirque seja bem aplicada, afirma.

    O advogado acredita quehoje existe uma confuso tribu-tria. Os gestores se aprovei-tam dela, pois a sociedade nosabe o que paga, falta informa-o e ela deixa de cobrar o Es-tado, frisa.

    Ca

    rin

    a

    Rib

    eir

    o/O

    P

    Evento estimula acadmicos produo cientfica

    Demetrius Macei, Dorgival Pereira, Valmor Slomski, Juarez Bortolanza e Roberto Nassar: em favor da simplificao do sistema tributrio

    Profissionais da rea de contabilidade, tributao e Direito enfocam tema Estado e polticas pblicas

    Macei concorda com algunsautores que comparam o siste-ma tributrio brasileiro a um riode guas turvas. Quando sepesca no rio turvo o peixe aboca-nha o anzol facilmente. Se asguas estivessem limpas, o pei-xe poderia distinguir bem o que comida e o que anzol. Ento o rioturvo facilita a pescaria. Assim,vejo o rio turvo como o sistema,o pescador como o governo e opeixe como o contribuinte, es-boa. Por conta disso, ele reforaa necessidade de um sistema tri-butrio simplificado.

    DIREITOSO profissional lembra que tanto existem teorias que

    defendem o dever de se pagar tributos, como tambmteorias sobre o direito de pag-los. Em pases mais civili-zados as pessoas se sentem no direito de pagar tributos equando o fazem tambm sentem-se mais estimuladas acobrar servios do Estado, assim como ocorre em relaoaos direitos do consumidor: quem comprou um produto querter o direito de exigir qualidade, compara Macei.

    CONFIANAOs estudos do advogado tm enfocado como a socieda-

    de pode evitar atitudes ilegais, recorrendo-se aos tribunais,bem como evitar situaes que no esto na lei, mas queso imorais, como foi o caso da Contribuio Provisriasobre a Movimentao ou Transmisso de Valores e deCrditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF). A con-fiana que a populao tem no Legislativo, que naquelemomento est criando situaes novas, tem que ser honra-da. Algumas situaes esto no limite da lei e, nas questesque todos sabem que esto equivocadas, temos que recor-rer ao Judicirio e pedir a tutela do Estado para impedir queocorra daquela forma, opina Macei.

  • O PRESENTE | 15SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 GERAL

    Pesquisador enfocavalor econmico dosservios pblicosProfessor da USP defende modelo contbil

    em que os contribuintes possam mensurar o lucroda aplicao dos recursos pblicos

    Durante sua estadaem Marechal Cn-dido Rondon, ontem(26), para participarde evento cientfico da Universi-dade Estadual do Oeste do Para-n (Unioeste), o professor da Uni-versidade de So Paulo (USP) Val-mor Slomksi esteve no Jornal OPresente, ocasio em que desta-cou que na contabilidade gover-namental se busca mostrar o mon-tante arrecadado em tributos e osvalores gastos, no entanto, deixa-se de mensurar o ganho econ-mico gerado a partir da prestaodos servios pblicos. Em geral,apresentamos o supervit oudficit oramentrio. Ou ainda nacontabilidade patrimonial, mos-tramos se o patrimnio cresceuou diminuiu, resume Slomski.Porm, o docente ressalta queessa linguagem no compreen-dida pela maioria das pessoas.Quando o Estado tem supervit porque deixou de gastar o quearrecadou, ento deixou de fazersade, por exemplo, e o dinheiroficou em caixa, explana.

    Na pesquisa de doutorado,Slomski buscou mostrar o valoreconmico dos servios pblicos.Segundo ele, quando se pagaR$ 1 mil para uma professora en-sinar 30 crianas, o governo estgastando R$ 1 mil de R$ 1 milarrecadados, tendo, portanto, umresultado nulo, teoricamente.Nesse caso, houve o benefcioda alfabetizao, que o papel doEstado, afirma. Por outro lado,mais do que isso, do ponto devista contbil, o professor apontaque a anlise deveria ser sobrequal o valor do servio prestadopela professora. Se as 30 crian-as fossem alfabetizadas pagan-do-se mensalidades para umaescola privada, ao valor de R$ 100cada, custaria aos cofres pblicosR$ 3 mil. Portanto, esse o valorque a sociedade pagaria se nohouvesse o Estado. Descontandoo investimento no salrio da pro-fessora, a sociedade teria um lu-cro de R$ 2 mil nessa ao, ilus-

    ESTADO

    tra. Enquanto isso, no setor con-tbil a informao repassadaao pblico de que o resultadofoi zero, o que acaba sendoreducionista. As pessoas noveem o resultado real, mas porque ns, contadores, no oevidenciamos, pondera.

    CUSTOEssa abordagem diferencia-

    da no mbito da contabilidade,segundo o professor, relevantepara que a sociedade percebaque o Estado contrata servidoresa custo, e no a preo, de modoque reduz os investimentos ne-cessrios para a oferta de umservio, o que mais vantajoso.

    Na sociedade capitalista, quan-do uma empresa consegue ven-der um produto a valor acima docusto ela obtm lucro e reco-nhecida socialmente. Mas, na vi-so de Slomski, o mesmo noacontece quanto ao setor pblico.So interpretaes diferentesque a sociedade faz, aponta.

    CAPITALOutro aspecto avaliado pelo

    professor da USP de que oscidados no pagam tributos,mas sim integralizam capital.Segundo ele, quando se faz con-tabilidade para a sociedade ron-donense, paranaense ou brasi-leira, se tem por base o arcabou-o jurdico, mas principalmente aCarta Constitucional. Ela umcontrato social em que todosconcordam em colocar recursos disposio do gestor. A CartaConstitucional diz que quem temimvel pagar IPTU, quem temveculo pagar IPVA e assim pordiante. Esses recursos so paraformar o patrimnio do Estado,que ser aplicado para a produ-o do seu objeto final, que obem-estar da coletividade, lem-bra Slomski. Assim, essa produ-o deve ser feita por meio daoferta de justia, segurana, sa-de, ensino, etc. Como somosscios, pois falamos em socieda-de, ento integralizamos capital,

    frisa. H milnios afirmamos, emcontabilidade, que o Estado cobratributos, mas no. Quem impe otributo somos ns, em pleno Es-tado de direito, conforme a Cartade 1988, pontua o docente, fa-zendo uma analogia a um condo-mnio, em que os moradores con-cordam em pagar uma taxa defi-nida em contrato para fins deterem os servios coletivos.

    PRTICAA demonstrao do resulta-

    do econmico proposta pelo pes-quisador da USP tornou-se obri-gatria pelo Conselho Federalde Contabilidade, em 2008, a par-tir de uma norma tcnica. Noano seguinte, a Secretaria doTesouro Nacional inclui comoanexo 20 da Lei 4.320, como umademonstrao a ser feita pelaadministrao pblica. Isso cincia: quando se pensa em umponto, investiga, difunde, escre-ve livros, faz palestras para de-pois aquele conhecimento ir parao universo prtico e tcnico, en-fatiza Slomski.

    Para o terico, preciso alte-rar a lgica em que se trava uma

    guerra entre Estado e socie-dade. As pessoas veem o Esta-do pela mdia, que muitas vezesenfatiza as mazelas. Um exem-plo o do SUS, que atende malem algum ponto, mas que reali-za transplante de fgado de ou-tro! A nfase maior acaba sen-do no problema, quando umame ganha um filho no corre-dor, lamenta. Ele lembra queantigamente somente tinha di-reito a servios de sade quemtinha contribuio (carteira as-sinada) a partir do INPS. O SUSfunciona plenamente. Temosque construir um outro modelode prestao de contas em quea sociedade perceba o valor doservio pblico, antes que eledesaparea. Sim, pois a lgica que cada vez mais as pessoaspensam que o servio pblico nofunciona e contratam servios,como planos de sade, o queaumenta a nossa carga tributriaindividual (ao pagar duplamen-te), explana Slomski.

    SUCIAA posio do docente de

    que o papel do contador cons-

    truir um novo modelo de pres-tao de contas para que o con-tribuinte se disponha a pagar40% de tributos, como ocorrena Sucia, por exemplo. Quan-do as pessoas percebem que oEstado lhes provm, elas acei-tam pagar at 50% em impos-tos, pois deixam de pagar esco-la, plano de sade, seguranas,seguro contra roubo, entre ou-tros. Queremos mostrar para asociedade que vale pena pa-gar tributos, versa Slomski.

    Ele critica o impostmetro,criado pela Associao Comer-cial de So Paulo. Eu consideroburro o ato de simplesmentemostrar o valor arrecadado emtributos. Eu quero pagar R$ 1milho em impostos, pois signi-fica que vou estar ganhando R$10 milhes. Pagar imposto no ruim. O que precisamos teruma boa aplicao dos recur-sos, e isso uma questo degesto. Temos que construir oBrasil da melhor forma, cadaum fazendo a sua parte, parapodermos dizer que temos aquiuma Sucia, com servios pbli-cos de qualidade, conclui.

    DECLARAO DE BENS

    Pesquisador

    da USP, Valmor

    Slomski, em

    visita a este

    dirio, ontem

    (26): Queremos

    mostrar para a

    sociedade que

    vale pena

    pagar tributos

    Est no Senado Federal um projeto elabo-rado a partir de pesquisa do professor ValmorSlomski que trata da declarao de bens edireitos em tempo real. Durante cerca de 20anos eu desenvolvi esta ideia e depois passeipara o Rachid (Saldanha Derzi), na poca comapoio de (Alosio) Mercadante e da Ideli Salvati,que era senadora em Santa Catarina, conta.

    Atualmente, quando uma pessoa faz avenda de um veculo, assina no verso dodocumento e o comprador tem 30 dias para sedirigir ao Detran oficializar o novo registro.Assim como no caso da venda de um imvelse recorre ao respectivo cartrio de regis-tros. Eu avaliei que necessrio termos umsistema em que o bem saia imediatamente deuma declarao de imposto de renda para aoutra, a do comprador, com a velocidade do

    sculo XXI, prospecta Slomski.O projeto de lei prope que a venda

    ocorre quando os interessados entram nainternet e preenchem um documento, reco-lhendo a taxa on-line, e imediatamente o bemsai da declarao do vendedor, e ainda docadastro do Detran, passando a integrar obanco de dados patrimonial do comprador.Tambm ser necessrio que o novo donojustifique Receita Federal a origem do di-nheiro. Hoje muitas transaes acabam fi-cando escuras, sem tributao, o que nomais ocorreria, com a Receita Federal saben-do tudo o que o cidado recebe ou paga, e seupatrimnio. Desse modo, no final do ano ocontribuinte apenas consultaria o sistema on-line para saber se tem imposto a restituir ou apagar, finaliza o pesquisador.

    Ca

    rin

    a

    Rib

    eir

    o/O

    P

  • 16 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    TOLEDO

    Processo de seleo de famlias que sero beneficiadas ter incio nos prximos dias

    Termo de cooperao garante reforma de 20 moradias ruraisO prefeito de Toledo, Beto

    Lunitti, e o secretrio de Ha-bitao e Urbanismo, IgorColla Janurio, participaram,na quarta-feira (25), de umencontro que tratou da cons-truo e reforma de moradiasrurais nos 48 municpios daregio Oeste do Estado. EmToledo, 20 famlias sero be-neficiadas. O evento aconte-ceu no Clube Tuiuti, em Cas-cavel, e contou com a presen-a de prefeitos da regio e dogovernador Beto Richa.

    O termo de cooperao en-volve Companhia de Habita-o do Paran (Cohapar), oInstituto Paranaense de As-sistncia Tcnica e ExtensoRural (Emater) e a prefeitu-ra. A partir da assinatura

    deste convnio vamos inici-ar um processo de seleo defamlias para participar, co-menta Janurio. Os recur-sos so do Programa Nacio-nal de Habitao Rural(PNHR) e atendero propri-etrios rurais que se inclu-am nos Grupos I, com ren-da anual de at R$ 15 mil, eGrupo II, com receitas entreR$ 15 mil e R$ 30 mil.

    Lunitti lembrou que oconvnio vai auxiliar na ma-nuteno dos produtores nocampo. Vamos dar moradiadigna s pessoas que hojeresidem em propriedades ru-rais, exps. Ele salientouque as melhorais promovema permanncia das famlias.No interior temos qualida-

    de de vida e a fixao do ho-mem no campo importante.Vamos fazer todos os esfor-os para incentivar a produ-o e a diversificao, sendoque o primeiro passo paraisso dar a estas pessoas umahabitao que oferea condi-es, comentou.

    A ao complementa o tra-balho que j realizado emToledo e atendeu 55 famliasdo Grupo I, e ainda 17 per-tencentes ao Grupo II. Almdisso, o municpio o pri-meiro no Paran a iniciar oPNHR para agricultores doGrupo III, com renda entreR$ 30 mil e R$ 60 mil. O PNHR parte do Programa MinhaCasa, Minha Vida, do gover-no federal.

    Prefeito de Toledo, Beto Lunitti, assinou o termo em evento

    realizado na quarta-feira (25), em Cascavel

    Secom

    Prefeito de Missal assina convnio para construo de casasO prefeito de Missal, Adil-

    to Luis Ferrari, assinou naquarta-feira (25), em Casca-vel, convnio para constru-o de 25 moradias, e parareforma e melhoria de mais20, todas para famlias depequenos agricultores. Ocontrato assinado com omunicpio faz parte do Pro-grama Minha Casa MinhaVida Rural.

    Muitos pequenos agri-cultores j tinham acesso adiversos tipos de financia-mentos, mas enfrentavam di-ficuldades para habitao, eagora, com esse convnio,eles sero contemplados commoradias rurais e poderocontinuar o trabalho no cam-po, graas ao empenho da

    administrao municipal, porintermdio da Secretaria deAgricultura e dos vereado-res, do Governo do Estado,da Cohapar e do governo fe-deral, atravs da Caixa Eco-nmica, enfatiza Ferrari.

    O governador Beto Richaafirmou, na ocasio, que oParan realiza a maior polti-ca habitacional de sua hist-ria, e tambm a maior emandamento no pas. Parauma dimenso, basta dizerque a Cohapar, em quase 50anos de existncia, construiu146 mil casas. A meta do nos-so governo , em quatroanos, ofertar moradias paramais de 110 mil famlias, sen-do 10 mil da rea rural, afir-mou Richa.

    Divulgao

    Prefeito de

    Missal, Adilto

    Luis Ferrari,

    ladeado pelo

    deputado Elio

    Rusch, pelo

    governador

    Beto Richa

    e pelo

    presidente

    da Cohapar,

    Mounir

    Chaowiche,

    no ato da

    assinatura do

    termo de

    cooperao

  • O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013 GERAL

    DIREITO

    Ciclo de debates jurdicos acontece hoje em RondonEvento ser realizado a partir das 09h30, na subseo da OAB

    O municpio de MarechalCndido Rondon sedia hoje(27), das 09h30 s 17 horas, oCiclo Permanente de DebatesJurdicos, que acontecer nasede da subseo da Ordemdos Advogados do Brasil(OAB), tendo como temaPerspectivas do ProcessoCivil e Penal.

    O evento promovido pelaEscola Superior de Advoca-cia (ESA), Itaipu Binacional eOAB Paran.

    De acordo com o presiden-te da subseo de MarechalRondon, Flvio Schmidt, aexpectativa de que o audi-trio da sede fique lotado paraas palestras. Contaremoscom palestrantes renomados,doutores e mestres, que sopessoas extremamente prepa-radas para serem indagadase para responderem altu-ra, frisa.

    Na viso do presidente daOAB, a temtica de debate pro-posta pela Escola Superior deAdvocacia muito pertinen-te, tendo em vista a iminncia

    de alteraes dos processosCivil e Penal. uma fase detransio e mudanas que estem andamento a partir dosprojetos que tramitam noCongresso Nacional. Porisso, o debate muito impor-tante, pois servir para osadvogados se prepararempara os novos modelos pro-cessuais, evidencia.

    PALESTRASNa parte da manh have-

    r palestra sobre PrecedenteJudicial, conceito, formao ebreves contornos no projetodo novo Cdigo do ProcessoCivil (CPC), que ser profe-rida pelo conselheiro estadu-al da OAB/PR, Evaristo Ara-go Ferreira dos Santos.

    J na parte da tarde, a pro-gramao ser retomada s13h30 com a palestra sobreDesafios para a constitucio-nalizao do Tribunal do Jrina trplice perspectiva da efe-tividade, celeridade e plenadefesa, assunto que serapresentado pelo vice-presi-

    dente do Grupo Brasileiro daAssociao Internacional deDireito Penal, Adriano Sr-gio Nunes Bretas.

    Em seguida ser a vez daprofessora Graciela IurkMartins, da UniversidadeFederal do Paran (UFPR),realizar explanao sobreTutela de urgncia e segu-rana jurdica.

    Por sua vez, o professorGuilherme Augusto Bit -tencourt Correa, da UFPR,profer ir palestra sobreApontamentos crticos donovo Cdigo do ProcessoCivil (CPC).

    As vagas para o ciclo dedebates so limitadas a 45pessoas, a carga horria de seis horas e o investi-mento para participar deR$ 20. Mais informaespodem ser obtidas pelo tele-fone (45) 3254-6315.

    O ciclo permanente jaconteceu em Toledo e aindaser realizado em Guara,Cascavel, Umuarama e ou-tras cidades do Estado.

    Arquivo/OP

    Presidente da

    OAB em

    Marechal

    Rondon, Flvio

    Schmidt: O

    debate muito

    importante, pois

    servir para os

    advogados se

    prepararem

    para os novos

    modelos

    processuais

  • 18 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2013

    PORTO MENDES

    Comunidade aprova realizao do Festival de EcoturismoObjetivo fomentar o comrcio do distrito, a partir de atrativos que levem mais turistas para o parque de lazer

    Com a presena macia dacomunidade de Porto Mendes,foi lanado na quarta-feira(25), no Clube Sempre Verde, o1 Festival de Ecoturismo, pre-visto para acontecer de 15 a 17de novembro, data de abertu-ra da temporada de vero emMarechal Cndido Rondon. Ainiciativa da Secretaria Mu-nicipal de Indstria, Comr-cio e Turismo, em parceria coma Associao Comercial e Em-presarial (Acimacar).

    O objetivo do evento le-var mais pessoas para o dis-trito e, consequentemente, fo-mentar o comrcio local com oaumento das vendas.

    O secretrio de Indstria,Comrcio e Turismo, GuidoHerpich, ficou bastante satis-feito com o evento de lana-mento do Festival de Ecoturis-mo, tendo em vista o aprovo dapopulao com relao ao pro-jeto. As pessoas que partici-param do lanamento viram aimportncia que o Festival terpara o desenvolvimento do dis-trito. Elas compraram a ideia.Agora, precisamos o envolvi-mento de todos para que o pro-jeto alcance sucesso. O objeti-vo criar uma lei para que oevento seja realizado todos os

    anos, quando da abertura datemporada de lazer. A motiva-o e expectativa da comuni-dade so bastante grandes,destacou o secretrio.

    Na mesma noite, a comuni-dade de Porto Mendes tam-bm foi contemplada com umapalestra proferida pelo pro-fessor Itamar Ribeiro, profis-sional renomado com extensocurrculo. Ele abordou ques-tes relacionadas ao atendi-mento que deve ser oferecidoaos visitantes, bem como me-lhorias que podem trazer ex-celentes resultados aos comer-

    A noite contou com uma palestra motivacional realizada pelo professor Itamar Ribeiro

    Guara vai receber telecentro do programa Espao CidadoO municpio de Guara vai

    receber um telecentro do pro-grama Espao Cidado. Oprefeito Fabian Vendruscolo e odeputado estadual Elio Ruschestiveram recentemente naassinatura do termo de coope-rao tcnica do projeto, reali-zado no Palcio Iguau, em Cu-ritiba, com o secretrio espe-cial de Assuntos Estratgicos,

    Edson Casagrande.O telecentro ser instalado

    na Escola do Trabalho e oferece-r populao acesso internet,servios eletrnicos dos gover-nos federal, estadual e munici-pal e, principalmente, cursos deprofissionalizao presenciais ea distncia, em parceria entre aSecretaria de Estado de Assun-tos Estratgicos, Servio Nacio-

    nal de Aprendizagem Comer-cial (Senac), Servio Nacionalde Aprendizagem Industrial(Senai), Servio Nacional deAprendizagem Rural (Senar),Fundao Getlio Vargas, en-tre outras. A incluso digital hoje uma necessidade. O tele-centro uma grande ferramen-ta que permitir aos nossos ci-dados formao e informa-

    o, destaca Vendruscolo.Na oportunidade, o prefeito

    reivindicou a doao de maisdois telecentros: um para a VilaEletrosul e outro para a Sub-prefeitura de Oliveira Castro.

    PROGRAMA

    O programa Espao Cida-do uma ao conjunta entreos governos federal e estadual

    com as prefeituras e associa-es de bairros. Pelo programa,o Governo do Paran respon-svel por oferecer estrutura(computadores e acesso inter-net por meio de fibra ptica daCopel) e cursos de capacitaotcnica para as unidades emtodo o Estado. J as prefeiturascedem os espaos onde seroconstrudos os telecentros.

    ciantes. Herpich enaltece aimportncia da capacitaodos empresrios, para que elesatendam os visitantes cadavez melhor. O objetivo doFestival levar mais visitan-tes a Porto Mendes. Com oatendimento de qualidade queser oferecido pelos comerci-antes, a inteno fazer comque estes turistas voltem parao distrito no decorrer da tem-porada. Isso far com que ocomrcio aumente as vendas.A indstria do turismo trardesenvolvimento para to-dos, ressalta.

    Fotos: Divulgao

    Excelente pblico

    prestigiou o

    lanamento do

    1 Festival de

    Ecoturismo

    Secretrio

    Guido Herpich