09. Informaiba Dezembro 2013

16
Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Aiba | DEZEMBRO/2013 - ANO 21 - Nº 216 - www.aiba.org.br 2013 Retrospectiva Um ano de mobilização

Transcript of 09. Informaiba Dezembro 2013

Page 1: 09. Informaiba Dezembro 2013

Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Aiba | DEZEMBRO/2013 - ANO 21 - Nº 216 - www.aiba.org.br

2013Retrospectiva

Um ano de mobilização

Page 2: 09. Informaiba Dezembro 2013

Ano 21 - Nº 216 - DEZEMBRO/13

Publicação mensal pela Associação de Agricultores e irrigantes da Bahia - Aiba

Redação e Edição:Rassana Milcent

Aprovação Final:Thiago Pimenta

Ivanir Maia

Editoração Eletrônica:Eduardo Lena

Impressão:Gráfica Irmãos Ribeiro

Tiragem:2.500 exemplares

Comentários sobre o conteúdo editorial desta publicação, sugestões e críticas, devem ser encaminhadas através de e-mail para: imprensa@

aiba.org.br

A reprodução total ou parcial do conteúdo desta publicação é permitida e até recomendada, desde que citada a fonte.

AIBA - Av. Ahylon Macêdo, 11, Boa Vista, Barreiras-BA CEP: 47.806 - Tel.: (77) 3613-8000 Fax: (77) 9613-8020

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 2

Ao assumir a presidência da Aiba em janeiro de 2013, a diretoria eleita tinha uma importante tarefa a cumprir: dar continuidade ao excelente trabalho que vinha sendo realizado pela gestão anterior da Associação e promover uma maior interação desta com seus As-sociados. O desafio vem sendo cumprido.

Tivemos que unir experiências e esforços para combater a Helico-verpa e o resultado disso foi a construção do primeiro programa fi-tossanitário do país com ações de manejo desta praga. Uma ação da qual muito nos orgulhamos e que foi realizada pela Aiba, Abapa, Fundação Bahia, Adab, AEAB, SDA/Seagri, SFA/BA, Uneb, EBDA, Faeb, Agrolem, Aciagri, Fundeagro, IBA, consultores e entomologis-tas renomados. A guerra ainda não foi vencida, mas estamos atentos e mobilizados.

Fomos à Brasília para contribuir com a mobilização pela constru-ção de um armazém público da Conab em nossa região e consegui-mos a confirmação da construção de uma unidade no município de Luís Eduardo Magalhães com capacidade para 100 mil toneladas de grãos.

Com o governo do Estado e as prefeituras do Oeste, fizemos par-cerias para a recuperação de estradas, melhorando o escoamento da produção e o deslocamento da população local. Com o apoio da secretaria estadual do Meio Ambiente, desenvolvemos um programa piloto de combate a incêndios florestais; estamos oferecendo aos nossos Associados, assessoria para o cadastramento do Cefir e de-senvolvendo estudos para mensurar o potencial hídrico do aquífero Urucuia, o que nos permitirá ampliar consideravelmente os projetos de irrigação no Oeste.

Fizemos a maior Bahia Farm Show de todos os tempos. Tivemos re-corde de público e de expositores, além do volume de negócios que superou o previsto. Agora, estamos nos preparando para comemo-rar os 10 anos desta feira que já está entre as três maiores do país.

Na área social, demos continuidade ao já reconhecido trabalho do Fundesis e implantamos o Programa Jovem Aprendiz na Proprieda-de Rural, oferecendo capacitação a mais de 60 jovens. 25 fazendas aderiram ao Programa na primeira fase e outras deverão ser bene-ficiadas a partir de setembro, quando começará a segunda turma.

Estas são apenas algumas ações que desenvolvemos em 2013. Nesta edição do Informaiba, você poderá acompanhar um resumo do trabalho que fizemos. Plantamos diversas sementes, vimos mui-tas germinarem e aguardamos o crescimento de outras mais. Agra-decemos a confiança de todos vocês e esperamos estar cada vez mais próximos em 2014.

Prezado Associado,Júlio Cézar Busato

Page 3: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 3

IRRIGAÇÃO E ÁGUAS

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Foi mantida a titularidade no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), ação fundamental uma vez que to-das as discussões dos recursos hídricos des-ta região estão, de alguma forma, atreladas ao CBHSF.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande

A Aiba se manteve na vice-presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CB Grande), posição estratégica, tendo em vista a possível cobrança pelo uso das águas deste Rio. Participa ainda da Câmara Técnica de Plano, Projetos e Pesquisa (CTPPP), cuja atuação principal foi realizar análise crítica do

Monitoramento de poços da CPRM no Oeste da Bahia prevê aumento da área irrigada na região

Há dois anos, a Companhia de Pes-quisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil reali-za a instalação de poços de estudo no Oeste da Bahia para definir a capaci-dade hídrica do Aquífero Urucuia, re-serva de água estratégica para manter a perenidade dos rios. Considerado o maior do país, o Urucuia abrange mu-nicípios do Oeste da Bahia e os esta-dos do Piauí, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais.

Para o Oeste da Bahia, a implantação de poços para estudo possibilitará conhe-cer o quantitativo de água disponível para os múltiplos usos e para a ampliação da área irrigada. De acordo com o diretor de Águas da Associação de Agricultores e Ir-rigantes da Bahia (Aiba), Cisino Lopes, o estudo esclarecerá aos produtores rurais da região sobre o que poderá ou não ser explorado para a irrigação.

“A meta é ampliar a oferta de água para irrigação uma vez que já dispomos de tec-

nologia adequada para esta atividade, podendo aumentar substancialmente a oferta de alimentos sem causar pressão ou supressão de novas áreas”, explicou Cisino, acrescentando que “a Aiba tem uma visão positiva deste trabalho em função de sua política de sustentabili-dade do agronegócio regional”.

Até o momento, foram instalados 72 dos 116 poços previstos. A previsão é que até 2014 as implantações sejam concluídas.

Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Grande que está em fase de conclusão.

Conselho Estadual dosRecursos Hídricos

Participação ativa na Câmara Técnica de Cobrança (CTCOB), pertencente ao Conselho Estadual dos Recursos Hídricos (CONERH), debatendo a nova resolução de renovação de outorga.

Aquífero Urucuia

Estão sendo desenvolvidas ações para men-surar o potencial hídrico do aquífero Urucuia e sua possível oferta de água para usos múltiplos. Uma delas é a aprovação no Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) do Projeto Recarga do Aquí-fero Urucuia, cujo objetivo será a execução de obras nas propriedades agrícolas visando a con-

servação de solos e recarga do aquífero, para aumentar a oferta hídrica para uso na Irrigação. O tema da recarga e potencial do aquífero foi destaque durante o XXIII Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem – CONIRD, realizado de 13 à 18 de outubro, pela Abid em parceria com a Aiba.

A Aiba teve uma interferência positiva na alte-ração da resolução que trata da recarga artificial de aquíferos brasileiros, aprovada no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), conse-guindo retirar do texto original diversas exigên-cias previstas para esse fim como as obras de conservação de solos (terraceamento, barragi-nhas, bigodes, lombadas, etc.) que não estarão sujeito aos termos da referida resolução.

Delimitação de APP´s

Aprovação no Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) dos projetos de Delimitação de APP’s em veredas do Oeste da Bahia, cujas atividades de campo já foram iniciadas.

Page 4: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 4

Cadastramento CEFIR

A Aiba passou a oferecer assessoria para a realização do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais - CEFIR. Esse cadastro é obrigatório e, caso não seja realizado, outros serviços ambientais solicitados ao Estado não serão atendidos.

Projeto Piloto de Combate aIncêndios

Produtores rurais de 15 fazendas im-plantaram uma Brigada de Combate a In-cêndios para atuar, inicialmente, numa área de 456,397 mil hectares. O trabalho foi feito através da utilização de equipamentos agrí-colas como carros pipas de 30 mil litros, pás carregadeiras, tratores pesados com grades para aceiros, pulverizadores autopropelidos de 3 mil litros, ônibus e aviões agrícolas com rádio.

Os brigadistas, que são funcionários das fazendas, foram treinados e receberam toda a linha de equipamentos de proteção

AMBIENTAL

Com o tema “Novo Código Florestal: Instrumentos Econômicos e Legais “, foi realizado, em São Paulo, no dia 13 de dezembro, um almoço que reuniu órgãos públicos e representantes de segmentos econômicos que lidam diretamente com a questão ambiental. O evento contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A Aiba foi a única institui-ção do Nordeste presente no evento.

A Ministra falou sobre o Código Flo-restal que, segundo ela, tem o objetivo de “conciliar áreas de produção agrícola ou uso alternativo do solo, com áreas de pro-teção ambiental”. Entre as inovações pro-postas pelo Código Florestal está a imple-mentação de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), com regulamentação federal pre-vista para o início de 2014. Ela ressaltou a importância da adesão ao Cadastro Am-biental Rural (CAR), como pré-requisito fundamental para aquisição de Cotas de Reserva Ambiental.

“ As Cotas, poderão permitir a regula-rização de passivos de áreas de Reserva Legal em propriedades rurais, além de transferir renda para a atividade de con-servação da vegetação”, disse a diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, ao participar do evento. Ela lem-brou que, na Bahia, o Cadastro Estadual Florestal Rural (CEFIR) corresponde e tem a mesma validade do CAR.

A CRA deverá ser reconhecida pelo órgão ambiental estadual e/ou federal, e equivale a um hectare de vegetação nativa excedente de reserva legal e área de pre-servação permanente (APP). Na Bahia, de acordo com a legislação ambiental esta-dual, as cotas poderão ser utilizadas para compensações de reserva legal no mes-mo bioma e preferencialmente na mesma bacia hidrográfica.

Para Alessandra Chaves, a participação da Aiba neste evento, é um reconhecimen-to do trabalho sério e responsável na área ambiental que vem sendo desenvolvido no Oeste da Bahia pela Associação.

individual.A unidade de combate de incêndio florestal

de São Desidério entrou em ação somente no final agosto, ou seja, grande parte do período considerado mais crítico não foi monitorado, o que provavelmente resultou em incidência de focos de calor, já que não havia um monitora-mento especifico para essas áreas.

O mapa dos focos de calor evidencia uma grande redução do numero de pontos, onde, no ano de 2012 aparecem no limite da unida-de 4435 pontos e em 2013 esse numero redu-ziu para 607, como mostram as Figuras 1 e 2.

Figura 1. Mapa de focos de calor na unidade de combatea incêndio florestal de São Desidério em 2012.

Os mapas observados nas duas figuras anteriores evidenciam uma redução de apro-ximadamente 73% no numero de focos. A di-minuição considerável do número de focos de calor e concomitantemente a redução de áreas queimadas são alguns dos aspectos que mostram que é possível aliar o desenvol-vimento agrícola com a sustentabilidade am-biental.

Portanto, a unidade de São Desidério mos-trou-se um modelo funcional e eficaz de moni-toramento e combate a incêndio florestal para a realidade do Oeste da Bahia.

Figura 2. Mapa de focos de calor na unidade de combatea incêndio florestal de São Desidério em 2013.

Aiba participa de evento sobre o Código

Florestal Nacional

Page 5: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 5

A BA 463, rodovia que liga o município de São Desidério ao distrito de Roda Velha, foi recuperada através de uma parceria entre produtores associados da Aiba, prefeitura municipal e Derba. Nos 125 km da rodovia foi aplicada massa asfáltica.

Esta operação foi realizada através de uma parceria público privada (PPP) onde o Derba disponibilizou funcionários, maqui-nário e massa asfáltica; a prefeitura de São Desidério ofereceu hospedagem e alimen-tação para as equipes de trabalho e os pro-dutores rurais fizeram o transporte do ma-terial necessário para a realização da obra. Benefício para o produtor e para a popula-ção que trafega pela rodovia.

INFRAESTRUTURA

Programas de RodoviasEstaduais do Oeste BaianoSupervisão das obras de implantação da

Rodoagro, corredor viário de 220 km que li-gará a rodovia BA 459 (Anel da Soja) à BA 225 (Coaceral). Além dos novos projetos de pavimentação, vem sendo realizadas articu-lações com o Derba e Seinfra para manu-tenções das estradas estaduais da região.

Num trabalho inédito de mobilização, a Aiba vem articulando com os produtores a organização deles em associações com a finalidade de reunir recursos para obras de manutenção ou pavimentação asfáltica des-tas. Neste trabalho, também estão envolvi-dos as prefeituras e o Estado.

Recuperação da BA 463

Page 6: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 6

Seminário Cerrado eLegislação Ambiental

No Dia Nacional do Cerrado, produtores, órgãos governamentais do Meio Ambiente, universidades e ONG´s estiveram reunidos para falar sobre legislação, novo Código Flo-restal, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir), reserva legal, APP’ s, Plano de Bacias Hidrográficas e a Lei Complementar no 140/2011. Eles participaram do Seminário sobre Cerrado e Legislação Ambiental, rea-lizado no dia 11 de setembro, em Barreiras.

Bahia Farm Show 2013A Bahia Farm Show 2013 bateu todos os re-

cordes. O volume de negócios de R$ 671 mi-lhões ultrapassou o previsto pelos organiza-dores que era de R$ 650 milhões, colocando a Bahia Farm Show na segunda posição de vendas por visitantes no Brasil em eventos de agronegócio, com R$ 12.872,08. A feira ficou atrás apenas da Agrishow. O número de visitantes também foi recorde. No terceiro dia da feira, 16 mil visitantes passaram pelo local, um número nunca antes registrado em um único dia de evento que reuniu um to-tal de 63.100 pessoas. Em 2014, de 27 a 31 de maio, a Bahia Farm Show comemorará

EVENTOS

sua décima edição homenageando os povos que fizeram e fazem a pujança do Oeste da Bahia.

Workshop sobre Logística Portuária

Com o tema “Preparando a safra 2014”, a Aiba reuniu, no dia 30 de agosto, produtores, autoridades, representantes do setor portu-ário e tradings, que debateram temas como a situação dos portos da Bahia, ações para torná-los mais competitivos, situação do Porto Sul e o novo marco regulatório dos portos. No final do evento, foi elaborada uma carta com os principais entraves do setor e sugestões de resolução para ser entregue ao secretário estadual dos Portos, Carlos Costa, que tam-bém participou do Workshop.

Fórum sobre LegislaçãoTrabalhista na Área Rural

Pela primeira vez, no Oeste da Bahia, pro-dutores rurais, trabalhadores e Ministérios Público e do Trabalho, sentaram para dialo-gar sobre a aplicação da legislação trabalhis-ta no meio rural a fim de garantir a manuten-ção dos postos de emprego na região.

Mais de 200 pessoas compareceram ao

evento e acompanharam os debates e pales-tras sobre jornada de trabalho e contratação temporária no meio rural; importância da ca-pacitação profissional ante a mecanização das lavouras; desafios do empregador rural e casos de sucesso implantados em outros Estados.

SOS Seca 2013

Foram enviadas 22 carretas com 500 tone-ladas de grãos para alimentar o rebanho de pequenos produtores do semiárido baiano. O comboio saiu do município de Luís Eduardo Magalhães, no dia 27 de maio, com milho, mi-lheto, casquinha e caroço de algodão, feno, bandinha de feijão e tudo mais que pode ser transformado em ração animal. A seca de 2013 foi considerada a pior dos últimos 50 anos e resultou na perda de cerca de 500 mil cabeças de gado.

Page 7: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 7

No Oeste da Bahia, mo-bilização é a palavra de ordem para combater a Helicoverpa. Na região do Rosário, que compreende os municípios de Corren-tina, Jaborandi e Cocos, os produtores rurais estão unidos e organizados. Eles solicitaram a Aiba informa-ções sobre o Programa Fi-tossanitário da Bahia para saberem como agir diante da praga que já causou um prejuízo de mais de R$ 2 bi-lhões na safra 2012/13.

120 produtores pude-ram conhecer, no dia 08 de dezembro, detalhes do Programa como os quatro pilares básicos: uso de or-

FITOSSANIDADE

Programa Fitossanitário

da Bahia

Em uma publicação didática e informativa, as associações do agrone-gócio do Oeste da Bahia, explicam como identificar a Helicoverpa, ciclo de vida, comportamento e ações de monitoramento da pra-ga que causou um prejuízo de mais de R$ 2 bilhões na safra 2012/13 na região. Com base no Programa Fitossanitário da Bahia, a cartilha “Ações de manejo da Helicoverpa armigera” é uma iniciativa da Aiba, Aba-pa, Fundação Bahia, Adab, Aeab, Agrolem e Uneb, com o apoio do Instituto

O Programa foi valida-do no dia 30 de outubro, no município de Barreiras, durante uma reunião com a presença de represen-tantes do Grupo Opera-cional de Emergência Fi-tossanitária (Aiba, Abapa, Adab, Aeab, Fundação Bahia, SDA/Seagri, SFA/BA, Uneb, EBDA, Faeb, Agrolem, Aciagri, Funde-agro, IBA, consultores e entomologistas). As ações estão sendo coordenadas pela Aiba e Abapa e uti-lizam a estrutura do Pro-grama de Monitoramento e Controle do Bicudo que, hoje, fiscaliza mais de 500 mil hectares e 69 algodoei-ras no Oeste da Bahia.

Produtores se mobilizam para combater à Helicoverpa

ganismos geneticamente modificados e os controles cultural, biológico e químico. Os produtores também fo-ram informados sobre o que podem fazer para contribuir com o programa, como o uso correto do refúgio, a eli-minação das culturas hos-pedeiras da Helicoverpa na época de vazio sanitário e a utilização do controle quími-co de forma correta.

“Todas as ações devem ser feitas por todos os pro-dutores para que possamos conviver, não só com a He-licoverpa, mas também com o bicudo e qualquer outra praga”, disse Luiz Stahlke, assessor de Agronegócios

da Aiba. Segundo ele, os produtores ficaram satis-feitos com a reunião e já marcaram a próxima para fazerem um balanço das ações executadas e sanar dúvidas.

Na Coarceral, região do município de Formosa do Rio Preto, o encontro acon-teceu no dia 17 de dezem-bro e reuniu 44 produtores rurais. O presidente do Con-selho Técnico da Aiba, Anto-nio Grespan; o coordenador do Programa Fitossanitário, Antonio Carlos e o delega-do da Aiba na Coarceral, Luiz Pradella participaram da reunião e reforçaram a necessidade de se seguir

as recomendações do Pro-grama para controlar a He-licoverpa e manter os níveis de produtividade da região. “Atingimos um alto nível de tecnologia no cultivo de grãos e fibras e precisa-mos manter isso. As ações propostas pelo Programa também são amparadas na tecnologia e todos precisam conhecer e entender estas ações”, disse Grespan.

As visitas às comunida-des rurais fazem parte das ações de campo do Progra-ma Fitossanitário e já foram realizadas nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e Correntina.

Oeste da Bahia lança cartilha com ações de manejo da Helicoverpa armigeraBrasileiro do Algodão (Iba) e o Fundo para o Desenvolvimen-to do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).

Entre as orientações con-tidas na cartilha está que o refúgio para proteção de biotecnologias (OGMS) será mandatório com 20% de plantas não Bt para o milho, 20% para o algodão e 50% para a soja. Sobre o vazio sanitário foi destacado que o objetivo é evitar a ponte ver-de para pragas infestantes e ele será revisto anualmente, respeitando a legislação vi-gente.

A publicação traz a pro-

posta de um calendário agrí-cola para o Oeste da Bahia e outro para uso racional de inseticidas nas culturas de soja, algodão, milho e outras. O destaque é o uso inten-sivo de produtos biológicos e inimigos naturais para o controle de pragas e uso de armadilhas e iscas tóxicas, além de outros métodos para o controle de mariposas.

Para o controle de pupas, as ações incluem o estabe-lecimento de métodos de amostragem de pupas no solo e o levantamento de es-pécies inimigas naturais e a eliminação mecânica de pu-

pas (quando necessária). Foi ressaltada a importância da rotação de culturas; definição de janelas de plantio; adoção

de áreas de refúgio e des-truição de restos culturais, plantas voluntárias e outros hospedeiros.

A cartilha está dis-ponível no site da Aiba. Quem tiver interesse em solici-tar o material é pre-ciso acessar o site da Aiba e preen-cher um formulário.

Page 8: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 8

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Uma visita inespera-da. Alunos do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural foram surpreendi-dos pelo presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, no dia 18 de dezembro, durante uma aula teórica do curso de cultivo de mi-lho e soja. Busato chegou cedo ao Centro Territorial de Formação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), local onde as au-las estão sendo ministra-das, para conhecer os jo-vens selecionados e dar boas vindas a eles.

Em uma conversa des-contraída, Busato, que estava acompanhado

Parceria com universidades

Agrícola Xingu S/ASLC Agrícola S/ACargill Agrícola S/AAgrifirma Brasil Agropecuária S/AAgropecuária Arakatu LtdaGrupo BusatoIrmãos FranciosiFazenda IndependênciaFazenda Sete PovosFazenda Decisão

Produtores rurais e universidade do Oeste da Bahia fizeram parceria para fomentar a pesquisa científica na região. O primeiro passo foi a assinatura de um con-vênio entre Ufob e Aiba para a viabilização de estágio aos alunos da universidade. Também foi assinado um protocolo de intensões para cooperação técnica entre as duas instituições.

Para atender a Lei 10.097/2000 que determina que toda empresa, seja ela indústria ou propriedade ru-ral, precisa ter uma cota de jovens aprendizes, a Aiba desenvolveu o Programa Jovem Aprendiz na Pro-priedade Rural e buscou parceiros. 25 propriedades aderiram ao Programa.

Durante 10 meses, os 60 estudantes seleciona-dos para a primeira fase do Programa Jovem Apren-diz, terão aulas teóricas no Cetep e aulas práticas em uma Fazenda Modelo, lo-calizada no Projeto da Co-devasf, Barreiras Norte. No total, são 800 horas aulas

Jovem Aprendiz no campo

sobre Matemática Aplica-da, Saúde do Trabalhador Rural, Importância das Cul-turas do Milho e da Soja, Preparo do Solo, Manejo da Cultura, Manejo Fitos-sanitário e Irrigação, dentre outras.

No final do curso, em

setembro de 2014, os jo-vens receberão um certi-ficado de formação emiti-do pelo Senar, dentro das determinações do Código Brasileiro de Ocupações. A próxima turma deverá ser iniciada em fevereiro de 2014.

Fazendas associadas da Aiba que participaram da primeira fase do Programa Jovem Aprendiz

Fazenda São FranciscoGrupo BergamaschiGrupo Ilmo da CunhaGrupo HoritaSchmidt AgrícolaGrupo MizoteGrupo StracciFazenda Maria GabrielaFazenda Canto do Rio

Presidente da Aiba visita estudantes do Programa

Jovem Aprendiz

pelo diretor de Responsa-bilidade Social, Helmuth Kieckhöfer, falou sobre o nível de tecnologia utiliza-da na agricultura do Oeste da Bahia e a necessidade de mão de obra especia-lizada. “A região precisa de pessoas qualificadas para atuarem no agrone-gócio. As empresas rurais querem que esta mão de obra seja formada nas escolas regionais”, afir-mou Busato.

Ao se despedir, o pre-sidente da Aiba pediu empenho aos jovens para que estejam preparados quando as oportunidades surgirem.

Page 9: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 9

FundesisEm 2013, o edital do

Fundo para o Desen-volvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis) investiu R$ 600 mil em projetos que

contemplaram a área social, esportiva, educa-cional, cultural, ambien-tal, saúde e geração de emprego e renda. Os re-cursos foram direciona-

dos para 17 instituições de sete municípios do Oeste da Bahia. As ben-feitorias compre-endem em sua maior parte,

aquisição de aparelhos, mobiliários e material

esportivo; implantação de infocentros; refor-mas, ampliações e cons-trução de sedes e qua-dras poliesportivas.

Barreiras – A infraestrutura da sede da Associação Lar Espírita André Luís localizada em Barreirinhas, passa por ampliação e receberá uma cozinha e dois sanitários; a 3ª Igreja Batista de Barreiras teve a aprovação do projeto “Sala Digital” que reformou e clima-tizou as salas de aula para receber mobiliário e computa-dores; a Associação Cultural e Comunitária de Vila Brasil foi beneficiada com o projeto educacional “Xadrezando se aprende” realizado em parce-ria com a Uneb. Os recursos foram investidos na aquisição de equipamentos tecnológicos e mobiliários para o desenvol-vimento de atividades, como aulas de reforço escolar de matemática, xadrez e curso para os professores. A Asso-ciação Creche Bambam teve o projeto de conclusão da obra da sede aprovada no edital de 2013. No povoado de Mu-cambo, obras da quadra po-liesportiva da Casa de Recu-peração Nova Vida, instituição que desenvolve atividades de combate ao uso e abuso de drogas, encontra-se em fase

Angical – As crianças que participam das aulas de karatê da Associação Impacto Karatê receberam quimonos e ta-tame novos.

Correntina – Os recur-sos foram investidos na melhoria da infraestrutu-ra das 28 casas do Cen-tro de Convivência dos Idosos Irmã Zélia Maga-lhães, instituição que faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Glória e que abriga 17 moradores. No mesmo município, a Asso-ciação dos Trabalhadores do Salto foi contemplada com a reforma da insti-tuição para receber mais uma sala que será utili-zada para realização dos encontros dos associados e eventos culturais.

Luís Eduardo Magalhães - O Fundesis aprovou o projeto para construção da sede pró-pria do Instituto de Inclusão Social e Desenvolvimento Cultural Recicla, que realiza atividades para um público de 200 pessoas entre crian-ças, jovens e adultos. Com os recursos do Fundesis, a instituição aguarda a libera-ção do alvará da prefeitura para o início das obras.

Santana – O município foi contemplado com a aprovação de dois projetos: a construção da Casa de Oração Amor Fraterno em Porto Novo, que já foi concluída; e da Esco-la Família Agrícola, localizada na zona rural do município, está em fase de conclusão.

Santa Rita de Cássia - Os recursos do Fundesis foram investidos em me-

lhorias para a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

No mesmo município, cerca de 100 crian-ças, atendidas pela Associação Creche Ami-

zade passarão a usufruir de um ambiente mais confortável com equipamentos tecnológicos e

nova mobília que auxiliarão no desenvolvimento das atividades pedagógicas. A creche atende crian-

ças entre três e cinco anos dos bairros José da Rocha Medrado, BNH, Nossa Senhora e Novo Horizonte.

Santa Maria da Vitória - O projeto de ampliação da sede da Casa da Divina Providência foi aprovado e a estrutura da entidade que abriga os idosos do município receberá melhorias, como um número maior de quartos e sanitários, além de um refeitório. O prazo para conclusão da obra está previsto para 2014. Também a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município recebeu recursos para construção de uma nova quadra poliesportiva.

CapacitaçõesAtravés da parceria com o Sebrae, foram ofe-

recidas capacitações para os gestores das 17 en-tidades contempladas no Edital 2013. O primeiro treinamento aconteceu entre os dias 20 e 21 de agosto e teve como tema Gestão Financeira, com foco na prestação de contas dos recursos liberados pelo Fundesis. No segundo encontro, realizado de 30 de setembro a 01 de outubro foi discutida a te-mática Cultura de Liderança. Os gestores tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimen-tos sobre o caminho do sucesso, fortalecimento da liderança, importância da comunicação, forma-ção de equipes dentro de uma instituição sem fins lucrativos, o caminho para alcançar eficiência de uma boa gestão.

de acabamento. No bairro Vila Rica, a Associação Betel de Ação Social teve sua sede reformada e vai receber novo mobiliário e equipamentos educacionais. A entidade ofe-rece o curso de Alfabetização a 220 crianças, entre 3 e 10 anos. A Casa Lar Paola, enti-dade vinculada ao Centro de Defesa da Criança e do Ado-lescente de Barreiras (CDCA) foi contemplada com a aquisi-ção de novo mobiliário.

Page 10: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 10

A participação da Aiba/Abapa/Fundação Bahia nesta feira foi fundamental para apresentar à ca-pital do Estado, o agronegócio do Oeste da Bahia e realizar contatos importantes para o desenvolvi-mento da atividade na região.

AÇÕES INSTITUCIONAISReuniões nascomunidadesDurante todo o ano, a Aiba fez

reuniões nas diversas comunidades onde vivem seus associados. Seja para apresentar ações e ouvir as necessidades das comunidades ou para falar sobre combate a Helico-verpa, a Aiba esteve mais próxima de seu associado. As reuniões fo-ram realizadas nas comunidades de Coaceral, Rosário, Roda Velha, Garganta (Vila Panambi) e nos mu-nicípios de Barreiras e Luís Eduar-do Magalhães para atender produ-tores de Placas, Novo Horizonte, Bela Vista e Novo Paraná.

Os delegados e suplentes da Aiba, nestas localidades, foram elei-tos durante as reuniões.

O apoio da Aiba/Abapa/Fundação Bahia a esta fei-ra foi para valorizar os eventos de agronegócios da região Oeste e mostrar que as Associações são parceiras em todas as ações que venha a contri-buir com o crescimento do segmento.

ExpoAgro Barreiras

- Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram)- Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh)- Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHG)- Fórum Nacional de Irrigação- Comissão Sementes e Mudas da Bahia- Comissão de grãos e sementes do Estado da Bahia- GT Senior do Ministério da Integração Nacional - Câmara temática Institucional Legal (CTIL)- Câmara Técnica de Cobrança (CTOC) - Grupo de Trabalho de Vazão- Câmaras Setoriais e Temáticas de Soja, Milho, Sorgo, Feijão, Seguros, Logística e Irrigação junto ao MAPA- Câmara Setorial de Grãos da Bahia

Fenagro Salvador Conselhos Estaduais e FederaisParticipa de conselhos e fóruns estaduais e nacionais da Agricultura. São eles:

Page 11: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 11

Abapa e Abrapa apresentam Programa de Sustentabilidade

Durante o evento rea-lizado na noite do dia 18 de dezembro, no Hotel Saint Louis em Luís Edu-

ardo Magalhães (BA), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e a Associação

Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), apre-sentaram as diretrizes do Programa Algodão Brasi-

Na ocasião, o secretá-rio da Agricultura Eduardo Salles, recebeu a homena-gem da Abrapa e Abapa, motivada pela atuação nas tratativas políticas para o combate da Helicoverpa armigera. As placas de ho-menagem foram entregues pelo vice-presidente da Abrapa, Paulo Shimohira e pela presidente da Abapa, Isabel da Cunha.

Paulo Shimohira res-saltou a dedicação do secretário na busca de al-ternativas e soluções para problemas sérios, como foi o surgimento da Helicover-pa nas lavouras baianas e que a compreensão da gravidade da situação e do senso de urgência, foram fundamentais para que medidas importantes fos-sem tomadas.

“Destacamos a decre-tação da emergência fi-tossanitária, iniciada pela Bahia, servindo de exem-plo para os outros esta-dos afetados por essa terrível praga. A luta para

Homenagem ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles

leiro Responsável (ABR) para a safra 2013/14 e prestaram homenagem ao secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

O ABR visa unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil, englobando ações nos três pilares: ambien-tal, social e econômico. De acordo com o Co or-denador de Sustentabi-lidade da Abrapa, Denil-son Gualbero, a novidade desta safra é o estudo de benchmarking que indicou a união dos protocolos

ABR e BCI (Better Cotton Initiative).

“O produtor pode optar por obter o licenciamento BCI somente na hora da adesão. Uma das vanta-gens é o acesso facilitado a novos nichos de mer-cado, os produtores par-ticipantes do Programa ABR e licenciamento BCI recebem outros benefí-cios a longo, médio e cur-to prazo”, disse Denilson. Implantado na Bahia pela Abapa, com a coordena-ção da Abrapa, o ABR tem o apoio do Instituto Brasi-leiro do Algodão (IBA).

a aprovação do Benzoato de Emamectina, também em caráter emergencial, e todos os entraves en-frentados pela burocracia que emperra o funcio-namento adequado dos órgãos governamentais, foi um exemplo marcante de competência e deter-minação. A Abrapa está honrada em prestar essa merecida homenagem ao secretário, Eduardo Sal-les”, disse Shimohira.

A presidente da Abapa, Isabel da Cunha destacou o excelente trabalho pres-tado em prol do desenvol-vimento e fortalecimento do algodão no Estado da Bahia. “Agradecemos o empenho do secretário nas questões relacionadas ao combate da Helicoverpa armigera. Sempre que so-licitamos fomos atendidos e diante de tantas contri-buições, ele tornou-se um amigo dos agricultores. O Brasil precisa de mais ho-mens sonhadores e reali-zadores como o Eduardo”,

disse Isabel.O homenageado da noi-

te, Eduardo Salles, agra-deceu emocionado. “É uma grande honra receber essa homenagem de duas entidades tão importantes para o desenvolvimento do agronegócio na Bahia e no Brasil, sobretudo, para quem atua na gestão pú-blica. Este é um momento muito importante na minha vida, depois de três anos e meio a frente da Seagri me sinto gratificado e, sem dúvida, continuarei lutando ao lado dos agricultores para que juntos possamos vencer os desafios”, disse Eduardo.

Ao final da solenidade foram entregues aos pro-dutores os certificados de Responsabilidade Social da Campanha SOS Seca, que através das doações ajudou a atenuar os efeitos da grande seca que atingiu os municípios da Bahia, beneficiando os pequenos criadores e agricultores fa-miliares.

Autoridades - Estiveram presentes tam-bém o 1º vice-presidente da Abrapa e di-retor da Abapa, João Carlos Jacobsen, o presidente da Aiba, Júlio Busato, o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, o diretor de Defesa Sanitária da ADAB, Armando Sá Nascimento, o secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Renato Faedo, que representou o prefeito Humberto Santa Cruz e o presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo, Vanir Koll.

Page 12: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 12

Com a previsão de chu-vas regulares e a utilização de alta tecnologia no campo, o Oeste da Bahia espera co-lher 8,7 milhões de toneladas na safra 2013/14. A previsão foi feita pelo conselho técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), juntamente com entidades e empresas do setor, na dia 19 de dezembro.

Apesar da safra de soja ter sido iniciada com atraso de-vido à estiagem, o plantio da cultura atingiu 98% até a pre-sente data. A área plantada foi acrescida em 4,4%, amplian-do a produtividade em 61,7%.

O plantio do milho foi en-cerrado, com uma ampliação de área de 6,9% e previsão de produtividade superior a 31%.

Maior destaque vai para o algodão, que na safra 2012/13 teve sua área plan-

O Oeste da Bahia espera produzir mais de 8,7 milhões de toneladas de grãos e fibras na safra 2013/14

tada reduzida. Com cerca de 70% do plantio executado, a cultura teve um acréscimo de área de 20,3% e previsão de aumento na produtividade de aproximadamente 41%.

A Helicoverpa foi identi-ficada pela Agência de De-fesa Agropecuária da Bahia (Adab) na maior parte das lavouras de soja da região, porém com bons níveis de controle. Apesar do contexto positivo, os produtores estão sendo informados sobre os procedimentos do Programa Fitossanitário para o Oeste da Bahia visando o manejo da praga.

Segundo o presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, “o cenário está propicio para a recuperação da produtividade que a região sempre apresen-tou, antes do período de es-tiagem”.

A Associação dos Produtores de Sementes da Bahia - Aprosem-BA, conta com nova diretoria. Eleita em dezembro passado, a presidência permaneceu com o Engenheiro Agrônomo Celito Missio, tendo como vice presidente Laerte Baechtold, também delegado regional da Aiba.

As quase três décadas de experiências no segmento pesaram na recondu-ção à presidência de Celito Missio na Aprosem-BA. Sua atuação também em outras entidades do agronegócio regional, especialmente na Abapa e Sindicato Rural, contribuíram na escolha de um líder entre os produtores de sementes.

Aprosem-BA com nova diretoria

Page 13: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 13

Page 14: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 14

Page 15: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 15

Page 16: 09. Informaiba Dezembro 2013

ANO 21 Nº 216 DEZEMBRO/13 16