090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

25
PROCEDIMENTO Página: 1 / 25 Código: Revisão: Data Efetiva: OPER005 0 12/05/2009 Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia. Descrição Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento Elaborado por: Artur Matias Brandão Aprovado por: Carlos Alberto Bergara Folgar 01 - Objetivo : Padronizar e controlar as operações de recebimento, limpeza, movimentação interna e expedição de tubos de revestimento na área do pátio de armazenamento da SANTOS Offshore Logística Ltda. dentro do PORTO DE SANTOS. Esta instrução também abrange operações (futuras) de descarga tubos de revestimento de vagões realizadas no pátio do PORTO DE SANTOS e imediata transferência para o pátio de armazenamento da SANTOS Offshore Logística Ltda.. 02 - Aplicação : No âmbito da área da SANTOS Offshore Logística Ltda., localizada dentro do PORTO DE SANTOS, envolvendo equipamentos, máquinas e funcionários da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. e das empresas fornecedoras de serviços, dentre elas o próprio PORTO DE SANTOS. 03 - Responsabilidade : De todos os funcionários da SANTOS Offshore Logística Ltda. e do PORTO DE SANTOS e responsáveis dos Fornecedores (Prestadoras de Serviços). 04 - Documentação de Referência : 04.01 - Sistema Organizacional (Autoridade, Responsabilidades e Perfil) Superintendente da Base; Coordenador de Embarque; Coordenador de Controle de Qualidade; Coordenador de Transporte Coordenador de Cordames; Coordenador de Alfândega; Técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. 04.02 - Mapa da Área de Estoque de Revestimentos 04.03 - Procedimento Operacional da Área Perigosa - STMA.___. 05 - Definições : 05.01 - EPI´s – Equipamentos de proteção individual; 05.02 - Baias – Local de armazenagem de tubos; 05.03 - Cavalo Mecânico/Prancha sobre rodas para transporte de tubos; 05.04 - Tubos de Revestimento – Tubos de aço.

Transcript of 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

Page 1: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 1 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Descrição

Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

Elaborado por: Artur Matias Brandão Aprovado por: Carlos Alberto Bergara Folgar

01 - Objetivo

: Padronizar e controlar as operações de recebimento, limpeza, movimentação interna e expedição de tubos de revestimento na área do pátio de armazenamento da SANTOS Offshore Logística Ltda. dentro do PORTO DE SANTOS. Esta instrução também abrange operações (futuras) de descarga tubos de revestimento de vagões realizadas no pátio do PORTO DE SANTOS e imediata transferência para o pátio de armazenamento da SANTOS Offshore Logística Ltda..

02 - Aplicação

: No âmbito da área da SANTOS Offshore Logística Ltda., localizada dentro do PORTO DE SANTOS, envolvendo equipamentos, máquinas e funcionários da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. e das empresas fornecedoras de serviços, dentre elas o próprio PORTO DE SANTOS.

03 - Responsabilidade

: De todos os funcionários da SANTOS Offshore Logística Ltda. e do PORTO DE SANTOS e responsáveis dos Fornecedores (Prestadoras de Serviços).

04 - Documentação de Referência

:

04.01 - Sistema Organizacional (Autoridade, Responsabilidades e Perfil) ⇒ Superintendente da Base; ⇒ Coordenador de Embarque; ⇒ Coordenador de Controle de Qualidade; ⇒ Coordenador de Transporte ⇒ Coordenador de Cordames; ⇒ Coordenador de Alfândega; ⇒ Técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

04.02 - Mapa da Área de Estoque de Revestimentos

04.03 - Procedimento Operacional da Área Perigosa - STMA.___.

05 - Definições

:

05.01 - EPI´s – Equipamentos de proteção individual;

05.02 - Baias – Local de armazenagem de tubos;

05.03 - Cavalo Mecânico/Prancha sobre rodas para transporte de tubos;

05.04 - Tubos de Revestimento – Tubos de aço.

Page 2: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 2 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

06 - Condições Gerais

: Este documento normativo controlado deverá ser objeto de conhecimento, treinamento e reciclagem (semestral) entre aquelas pessoas que, envolvidas direta ou indiretamente, tenham participação nas atividades de operação, inspeção, movimentação interna e expedição de tubos de revestimento abrangendo as áreas supracitadas. As operações de movimentação de tubos de revestimento no pátio de armazenamento serão sempre controladas e registradas em formulários próprios que deverão ser preenchidos de acordo com as instruções correspondentes. Para a execução das operações de movimentação de tubos de revestimento deverão ser consideradas e respeitadas as Normas de Segurança, de Medicina Ocupacional e de Controle de Meio Ambiente estabelecidas pela legislação em vigor devendo ser consideradas também as instruções pertinentes do STMA da SANTOS Offshore Logística Ltda. e do PORTO DE SANTOS.

07 - Condições Específicas

:

07.01 - Responsabilidades não previstas no Sistema Organizacional:

07.01.01 - Técnico em Operação Portuária (Fornecedor – PORTO DE SANTOS): • Supervisionar

as atividades dos arrumadores de carga de carga na execução das operações de recebimento, movimentação interna e de expedição de tubos de revestimentos (vide tabela de EPI´s no final desta instrução). Usar e fazer usar

os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para a execução das operações de recebimento, limpeza, movimentação interna e de expedição de tubos de revestimentos. Emitir

• “Não Conformidades”.

Auxiliar

o Coordenador de Transportes no rígido controle do conferente, dos arrumadores de carga, e dos operadores dos equipamentos de movimentação de carga (empilhadeiras, guindastes, etc.) de maneira que, antes de iniciarem a jornada de trabalho, seja constatado que realmente estão em perfeitas condições de trabalho. Auxiliar

o Coordenador de Transportes no rígido controle da disponibilidade dos acessórios e ferramentas necessárias para realização das operações de movimentação de carga informando, assim que tomar conhecimento, os problemas de qualquer ordem, que possam comprometer a continuidade operacional das atividades de recebimento, limpeza, movimentação interna e expedição de tubos de revestimento. Auxiliar

o Coordenador de Transportes no rígido controle da disponibilidade das máquinas de movimentação de carga (empilhadeiras, guindastes, etc.) informando, assim que tomar conhecimento, os problemas de qualquer ordem, que possam comprometer a continuidade operacional das atividades de recebimento, limpeza, movimentação interna e expedição de tubos de revestimento. Registrar

nos formulários de Ocorrências Operacionais do fornecedor (PORTO DE SANTOS) as operações de rotina e extraordinárias executadas pelo operadores de carga. Ler e rubricar

• E quanto ao lixo remanescente das operações de movimentação e tubos de revestimentos – apeação e desapeação de carga (madeiras inaproveitáveis, arames, etc), caberá ao Técnico de Operação tomar providências no sentido de segregar este lixo em caçambas próprias e que serão posteriormente encaminhadas para a empresa especificamente contratada (e licenciada) para tratamento e destinação final dos resíduos.

diariamente todos os formulários de verificação (check list) dos equipamentos de movimentação de carga preenchidos pelos respectivos operadores, cujo arquivo ficará sob sua responsabilidade.

Page 3: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 3 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.01.02 - Conferente (Fornecedor – PORTO DE SANTOS):

• Conferir

os materiais a serem carregados ou descarregados conforme Programação de Carga/Descarga específica emitida pela SANTOS Offshore Logística Ltda., Manifesto de Carga e respectivo Romaneio.

• O Conferente deverá informar ao Coordenador de Transporte quaisquer irregularidades relativas às quantidades e especificações programadas e contratadas, assim como confirmar o remetente e o destinatário dos materiais antes da efetiva operação de carga e descarga.

07.01.03 - Arrumador de Carga (Fornecedor – PORTO DE SANTOS):

• Manusear

os tubos de revestimento nas operações de carga/descarga, movimentação interna e preparação de lingadas.

• Conhecer e, sob orientação do Técnico de Operação, utilizar

o sistema de sinais a serem adotados no trabalho em conjunto com o operador de equipamentos por ocasião das operações de movimentação de tubos de revestimento.

• Usar

os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para a execução das operações de recebimento, movimentação interna e expedição de tubos de revestimentos.

Page 4: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 4 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.01.04 - Operador de Equipamentos Móveis (Fornecedor – PORTO DE SANTOS):

• Operar

os equipamentos móveis (empilhadeiras, guindastes, etc.) nas operações de descarga, movimentação interna, preparação de lingadas e expedição de tubos de revestimento.

• Conhecer e utilizar

o sistema de sinais a serem adotados no trabalho em conjunto com o arrumador de carga (sob orientação do Técnico de Operação) por ocasião das operações de movimentação de tubos de revestimento.

• Usar

os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários para a execução das operações de recebimento, movimentação interna e expedição de tubos de revestimentos do pátio de armazenamento.

• Emitir

“Não Conformidades”.

• Preencher

o formulário próprio de verificação (check list) do equipamento antes de iniciar a utilização do mesmo nas operações de recebimento, limpeza movimentação interna e expedição de tubos de revestimentos do pátio de armazenamento.

• Informar

, através de preenchimento de NC -Não Conformidade (CQ___), quaisquer danos materiais nos tubos de revestimento. Depois de preenchido o formulário deverá ser entregue ao respectivo Técnico de Operação.

• Informar

, através de preenchimento de NC -Não Conformidade (CQ___), os problemas com o equipamento que estiver operando, de qualquer ordem, que possam comprometer o uso normal do mesmo, na execução das atividades de recebimento, inspeção, movimentação interna e expedição de tubos de revestimento. Depois de preenchido o formulário deverá ser entregue ao respectivo Técnico de Operação.

07.02. Máquinas de Carga

:

07.02.01 - Generalidades: Os equipamentos de movimentação e levantamento de carga somente poderão ser operados por operadores (inclusive aqueles da OGMO) habilitados e certificados por entidades oficiais e que também tenham recebido treinamento específico ministrado sob a orientação e supervisão da SANTOS Offshore Logística Ltda..

Page 5: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 5 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.02.02 - Empilhadeiras (Fornecedor – PORTO DE SANTOS):

Uma unidade de 7 (sete) toneladas de capacidade que será usada tanto no cais como no pátio. Esta unidade deverá ser equipada com deslocamento lateral dos garfos e com controle de emissão de gases de exaustão e com iluminação adequada para trabalhos noturnos.

Uma unidade de 3 (três) toneladas de capacidade, com deslocamento lateral dos garfos e com controle de emissão de gases de exaustão e com iluminação adequada para trabalhos noturnos, para uso no pátio e na área do armazém coberto.

Uma unidade de 2 (duas) toneladas de capacidade, com deslocamento lateral dos garfos e com controle de emissão de gases de exaustão e com iluminação adequada para trabalhos noturnos, para uso no pátio e na área do armazém coberto.

Uma unidade de 30 (trinta) toneladas de capacidade que será usada tanto no pátio da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. como na área do PORTO DE SANTOS nas operações de descarga de vagões. Esta unidade deverá ser equipada com deslocamento lateral dos garfos, (pipe clamp) braço para aprisionamento de tubos e com controle de emissão de gases de exaustão e com iluminação adequada para trabalhos noturnos.

Uma unidade de 10 (dez) toneladas de capacidade que será usada tanto no pátio da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. como na área do PORTO DE SANTOS nas operações de descarga de vagões. Esta unidade deverá ser equipada com deslocamento lateral dos garfos e com controle de emissão de gases de exaustão e com iluminação adequada para trabalhos noturnos.

Todas as empilhadeiras deverão ser equipadas com alarmes de marcha ré audível e luzes intermitentes.

Em casos excepcionais, mediante acordo expresso entre SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. e Clientes poderão ser usadas empilhadeiras (7, 10 e 30 toneladas) nos trabalhos de movimentação de tubos de revestimentos armazenados nas baias.

As empilhadeiras serão usadas para movimentação dos tubos de revestimento do reboque para área perigosa e vice-versa por ocasião das inspeções dos tubos. Vide procedimento operacional da área perigosa (STMA___).

07.02.03 - Guindastes (Fornecedor – a confirmar):

Uma unidade de 35 (trinta e cinco) toneladas de capacidade para operar no pátio.

Cada guindaste deverá ser equipado com um indicador de peso de carga, um gráfico de carga/distância/ângulo, uma chave limite de bloqueio da lança, alarme de ré e um inventário de acessórios certificados que possam levantar até 10 (dez) toneladas de carga segura em um suporte de 4 (quatro) pernas.

Este guindaste será usado para as operações de movimentação de tubos de revestimento descarregados dos reboques para as baias e vive-versa no pátio de armazenamento.

Page 6: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 6 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.02.04 - Caminhão (Fornecedor a confirmar):

O caminhão (cavalo mecânico) deverá ser equipado com um motor de 360 HP.

O caminhão (cavalo mecânico) deverá ser equipado com cintos de segurança e carregar um kit de primeiros socorros e um extintor de incêndio.

O caminhão (cavalo mecânico) deverá carregar 8 (oito) pedaços de madeira para ser usado como almofadas de estiva, medindo 2,4 m X 0,1 m X 0,1 m para serem usadas como espaçadores entre as camadas de tubulações.

O caminhão (cavalo mecânico) deverá ser equipado com cintas de poliéster certificadas, amarras e cordas para amarração de pelo menos 10 (dez) itens de carga.

O caminhão (cavalo mecânico) somente será operado por operadores habilitados por entidades oficiais e que também tenham recebido treinamento específico ministrado sob orientação e supervisão da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA..

07.02.05 - Reboques (Fornecedor a confirmar):

O caminhão (cavalo mecânico), citado no item anterior, será utilizado para movimentar 4 (quatro) unidades de reboques, uma de cada vez.

Os reboques de carga deverão ser do tipo eixo triplo sendo:

⇒ 3 (três) de 40 pés de comprimento e com capacidade para 60 (sessenta) toneladas de

carga segura.

⇒ 1 (hum) de 20 pés de comprimento e com capacidade para 30 (sessenta) toneladas de carga segura.

Em caso de necessidade de transporte de itens de comprimento longo, está previsto que, mediante solicitação prévia de pelo menos 48 horas, o fornecedor deverá disponibilizar até 4 (quatro) reboques que possam ser aumentado para 60 pés de comprimento.

Cada reboque deverá ser equipado com anteparo sólido, plataforma revestida de madeira, pelo menos com 3 (três) suportes laterais (fueiros) de aço removíveis de mínimo 1,5 m de altura (fueiros) para proteção/contenção dos tubos de revestimento.

07.03 - Acessórios:

Page 7: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 7 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.03.01 - Generalidades: • Os acessórios deverão ser confeccionados com cabos de aço galvanizado de 7/8” e de

1” com alma de fibra.

• Os cabos de aço deverão ser do tipo para “HARD WORK” (trabalho pesado) com fator de segurança de 5 (5 por 1).

• Os acessórios deverão ser certificados (data book de teste de carga, material e conjunto

conforme NBR-13.541). • Para guarnição, limpeza e lubrificação dos acessórios é usado o suporte para

armazenamento dos mesmos. • Para lavagem dos acessórios de movimentação está prevista uma máquina de lava jato.

Os tubos de revestimentos a serem movimentados no pátio de armazenamento terão as seguintes características:

TABELA DE PESO DE TUBO DE REVESTIMENTO DEPENDENDO DO DIÃMETRO DO TUBO

Diâmetro (Polegadas)

kg/m (maior espessura de parede)

Range 2 Range 3

Comprimento (m) Peso (kg) Compriment

o (m) Peso (kg)

7" 43,00 9,8 421,40 12,8 550,40 9 7/8” 79,00 9,8 774,20 12,8 1.011,20 13 3/8" 105,16 9,8 1.030,57 12,8 1.346,05

30" 461,30 9,8 4.520,74 12,8 5.904,64 Como orientação básica para os trabalhos de movimentação de tubos de revestimento na área do pátio de armazenamento considerar a seguinte tabela:

TABELA DE QUANTIDADE DE TUBOS POR FEIXE DEPENDENDO DO DIÂMETRO DO

TUBO DE REVESTIMENTO

Diâmetro (Polegadas)

Suporta Carga de (kg) Quantidade de Tubos de Revestimento por Feixe

Alma 7" 9 7/8” 13 3/8" 30" Fibra Aço Range 2 Range 3 Range 2 Range 3 Range 2 Range 3 Range 2 Range 3

7/8” 3020 3246 4 3 2 2 3 2 0 0 1" 7580 8148 11 9 7 5 8 5 1 1

07.03.02 - Lingadas de Cabos de Aço com gancho (7/8” e 1” de 10m de comprimento)

Estarão disponíveis, em quantidade ainda a ser definida, conjuntos compostos de anel com 1, 2, 3 e 4 pernas de laços com punhos de aço munidos de ganchos corrediços munidos de sapatilhas protetoras. Estas lingadas comporão o conjunto de acessórios operacionais dos guindastes.

Page 8: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 8 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.03.03 - Lingadas de Corrente de Aço com gancho (10m de comprimento)

Estarão disponíveis, em quantidade ainda a ser definida, conjuntos compostos de anel com 1, 2, 3 e 4 pernas de correntes munidas de ganhos corrediços munidos de sapatilhas protetoras.

Estas lingadas comporão o conjunto de acessórios operacionais dos guindastes.

07.03.04 - Cintas de Nylon/Poliéster (10m de comprimento)

Estarão disponíveis, em quantidade ainda a ser definida, cintas de poliéster com olhais com capacidade de carga de trabalho de 10 toneladas.

Estas cintas comporão o conjunto de acessórios operacionais dos guindastes.

07.04 - Baias

O pátio de armazenamento de terá capacidade para até 10 baias de 169m2

(13etros de largura X 13metros de comprimento) cada uma.

Todas as baias serão identificadas com placas confeccionadas com material resistente à intempérie com pedestais que serão posicionados em frente às mesmas.

As baias serão dispostas de tal maneira que entre elas haverá uma distância mínima de 2 (dois) metros para permitir a passagem segura do pessoal de operação.

Os grupos de baias também deverão ser dispostos de tal maneira que existam corredores entre eles, delimitando uma distância mínima de 8,0 (oito) metros para permitir a passagem segura entre eles das máquinas de movimentação de carga (guindastes, empilhadeiras, caminhões e reboques).

Para limitação da carga a altura da pilha de tubos na baia será de no máximo 3,0 metros (cerca de 10 pés).

Para isolar contra umidade o espaço livre entre o chão do pátio e a parte inferior dos tubos da primeira camada deverá ser de no mínimo 30 cm (cerca de 1 pé).

Entre as camadas de tubos de revestimento serão dispostos 3 (três) espaçadores de madeira, com seção transversal de 7 cm X 7 cm, distribuídos perpendicularmente e relação ao prolongamento dos tubos e posicionados mais ou menos um em cada terço ao longo dos mesmos.

Page 9: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 9 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.05 - Operações de movimentação de tubos de revestimento:

Para a execução dos variados trabalhos de movimentação de tubos de revestimento (recebimento, movimentação interna, expedição, etc.) serão necessárias equipes com a seguinte configuração mínima fornecida pelo PORTO DE SANTOS disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante o ano todo, mediante programações prévias e/ou extraordinárias.

1 (um) Técnico em Operação Portuária (disponível 24 horas); 4 (quatro) Arrumadores de Carga (contratados – não avulso); 1 (um) Operador de Equipamentos (contratado - não avulso); 1 (um) Conferente (dependendo da operação); 1 (um) Fiel – Coordenador Aduaneiro (dependendo da operação); 1 (um) Balanceiro (dependendo da operação).

Sob a responsabilidade do Coordenador de Transportes da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. auxiliado um Técnico de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

07.05.01 - Movimentação com Ganchos

Para içamento dos tubos de revestimento serão usadas lingas de corrente munidas com ganchos do tipo “Pelicano”. Para tanto as extremidades (caixa e pino) dos tubos de revestimento deverão ser protegidos com proteções específicas para evitar danos nos mesmos.

Como medida de segurança, para movimentação dos tubos de revestimento, é imprescindível que os operadores de movimentação de carga fiquem posicionados, um em cada lado da extremidade do tubo ou do feixe de tubos, de maneira que possam confirmar que os ganchos estão bem encaixados antes da movimentação dos mesmos.

Foto 07.05.01A

Page 10: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 10 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Os operadores nunca deverão permanecer com os pés em baixo da carga.

Foto 07.05.01B

07.05.02 - Carregamento e Descarregamento em Carrier´s

Para o carregamento dos reboques (“carrier’s”) deverão ser colocados três espaçadores de madeira (7 cm X 7 cm) entre cada camada de tubos de revestimento, a começar pelo chão da própria carreta, para termos condições de passar as lingadas de cabos entre uma camada e outra.

Foto 07.05.02A

Page 11: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 11 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Tubos sem protetores de roscas ou com protetores danificados nunca devem ser estocados. Importante: No caso dos tubos de revestimento já estocados, dar prioridade na substituição dos protetores de roscas danificados para prevenir que as roscas e vedações dos mesmos sejam corroídos.

Os protetores de roscas sobressalentes são fornecidos pelo cliente.

Foto 07.05.02B

Page 12: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 12 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Para proteção e segurança contra danos nos tubos de revestimentos e impedir a desmontagem da arrumação dos mesmos, as carretas deverão ser munidas com suportes revestidos com borracha (fueiros) ao longo da borda das mesmas. Como segurança complementar cada 1/3 (um terço) da carga deverá ser amarrada com cinta de poliéster certificadas.

Foto 07.05.02C

Foto 07.05.02D

Page 13: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 13 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Na operação de carregamento e descarregamento de feixes tubos de revestimento em carretas ou nas baias do pátio são usadas cintas de nylon certificadas.

O feixe de tubos, suspenso por guindaste através de cintas de nylon certificadas, é conduzido manualmente até a posição em que será baixado sobre os espaçadores de madeira dispostos sobre a última camada de tubos carregados ou descarregados.

O operador do guindaste deve estar atento para que a carga desça lentamente e a acomodação dos tubos de revestimento aconteça sem impacto entre os mesmos.

Foto 07.05.02E

Assim, devido o perigo iminente de acidentes, é de suma importância que todos os

envolvidos neste tipo de operação somem esforços no sentido de minimizar o risco envolvido.

O operador do guindaste deverá estar sempre atento em relação aos dois operadores de carga que estarão arrumando os tubos, tanto nas baias como nos carrier´s.

Foto 07.05.02

Page 14: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 14 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.05.03 - Carregamento e Descarregamento no Pátio

Por medida de segurança, três anéis de espaçamento deverão ser dispostos ao longo de cada tubo de revestimento.

A espessura de tais anéis espaçadores deverá ser de 1 ½” (cerca de 3,8 cm).

Na falta de anéis eles podem ser substituídos por cordas

Foto 07.05.03A

Assim, quando os tubos estiverem estocados lado a lado haverá uma distância regular e

segura entre os mesmos de maneira que possam ser manuseados sem que os dedos do operador corram perigo de serem amassados ou ficarem presos.

Os anéis também servem para evitar danos materiais decorrentes de choques metal contra metal entre os tubos.

Outra função importante dos espaçadores é permitir a passagem dos sling´s e cintas na preparação dos feixes de tubos.

Foto 07.05.03B

Page 15: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 15 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Quando os tubos de revestimento “lisos” estiverem sendo acondicionados em containeres, os anéis espaçadores deverão ser posicionados o mais próximo possível das extremidades “caixa” e do “pino” do tubo, pois as mesmas são mais frágeis e podem danificar-se mais facilmente (amassamentos ou sofrer impactos).

Foto 07.05.03C

Os tubos de revestimentos são pintados para identificar o tipo do material que o tubo de

revestimento é feito.

No exemplo abaixo, a caixa (conexão) é pintada de vermelho com uma banda amarela no centro da pintura vermelha.

No centro da parte pintada de amarelo são entalhadas duas ranhuras paralelas.

Foto 07.05.03D

Page 16: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 16 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Para o correto armazenamento de tubos de revestimentos nas baias do pátio devem ser considerados os seguintes aspectos:

• A altura da pilha entre o berço dos dormentes de madeira ao topo da camada mais alta

de tubos deverá ser no máximo de 3 metros (10 pés) por limitação de carga. • O espaço livre entre o chão do pátio e a parte inferior dos tubos da primeira camada

deverá ser de no mínimo 30 cm (1 pé) para isolar da umidade

Foto 07.05.03E

No armazenamento de tubos de revestimentos nas baias do pátio, como medida de

prevenção de segurança, para evitar danos pessoais (ferimentos) ou materiais (empenamentos ou amassamentos de tubos) devem ser usados calços de madeira em formado de cunha que deverão ser fixados nos espaçadores entre as camadas de tubos.

Foto 07.05.03F Foto 07.05.03G

Importante: Não usar espaçadores de madeira em cima dos dormentes de madeira. Usar

apenas os calços fixados na própria madeira do dormente.

Page 17: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 17 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Cada baia de tubos de revestimentos deverá ser identificada através de placas de material resistente à intempérie (40 cm X 40 cm).

Foto 07.05.03H

O pedestal com suporte para encaixe da placa com as respectivas informações dos tubos de

revestimentos empilhados deverá ser posicionado em frente da respectiva pilha.

07.05.04 - Na preparação para embarque dos feixes de tubos de revestimento, por medida para proteção, deverão ser dispostos três anéis espaçadores ao longo de cada tubo.

Foto 07.05.04A

Page 18: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 18 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Tubos de revestimentos preparados individualmente para embarque.

Foto 07.05.04B

Antes de serem embarcadas, as lingadas de tubos de revestimento devem ser

cuidadosamente inspecionadas pra confirmação se estão corretamente preparadas para evitar possíveis acidentes de ordem material ou pessoal.

Foto 07.05.04C Foto 07.05.04D

O tubo ou o feixe de tubos deverá ser laçado duas vezes pelo cabo de aço munido de dois

olhais, um em cada extremidade; Depois da segunda laçada, segurar um olhal na parte superior do tubo ou feixe e fazer passar, através deste olhal, o olhal da outra extremidade, puxar o restante do cabo e ajustar manualmente. Depois de ajustado, no cabo deverá ser fixado um “Clip” bem junto e logo depois de ter passado pelo olhal. Em seguida, objetivando evitar o desmonte da laçada, o cabo e o olhal deverão ser amarrados com uma presilha plástica.

1a laçada

2a laçada

Page 19: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 19 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Finalmente, depois de feitas todas as verificações, as lingadas são carregadas no “carrier” para serem levadas para o píer e de lá serem embarcadas...

Foto 07.05.04D

07.06 - Descarregamento de Vagões da empresa ferroviária (confirmar o nome) na Área do PORTO DE SANTOS e transferência para a Área de Armazenamento (Baias) da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. usando EMPILHADEIRAS

07.06.01 - Responsabilidades

Cabe ao Pessoal da Operação do PORTO DE SANTOS a comunicação com a empresa ferroviária (confirmar o nome) sobre a relação de entrada de vagões cheios de revestimentos e de saída de vagões vazios.

07.06.02 - Descarregamento dos Tubos de Revestimento dos Vagões

Pessoal e equipamentos requisitados: 01 Técnico de Operação; 02 Arrumadores de Carga; Coordenadores de Embarque e de Transporte da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA.. Caminhão (cavalo mecânico) com motorista e Reboques de 40 pés;

Obs.: A SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. tem à disposição 3 (três) unidades. 01 Empilhadeira de 7t com conjunto de garfos com movimentação lateral. 01 Operador de empilhadeira;

Page 20: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 20 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Materiais e Ferramentas: 8 (oito) peças de madeira de 2,4m X 7cm X 7cm para servirem de espaçadores entre as camadas de tubos a serem armazenados nos reboques; Cunhas de madeira para calçar os tubos quando da arrumação dos mesmos nos reboques; Alicate para cortar os arames de apeação dos tubos no vagão tanque; 2 (dois) Martelos tipo Unha para fixação de cunhas; Pregos para fixação das cunhas; 2 (duas) alavancas de ferro; Plataforma de Segurança ou escada. • Para descarga dos tubos de revestimento dos vagões da empresa ferroviária (confirmar

o nome) para os reboques serão utilizadas empilhadeiras com capacidade mínima 7 toneladas.

• Estas operações deverão ocorrer durante o horário comercial de 08:00 às 18:00h, com intervalo de uma hora para o almoço.

• Após as 18:00 horas o pessoal da Operação do PORTO DE SANTOS deverá providenciar a retirada dos vagões vazios e solicitar a empresa ferroviária (confirmar o nome) mais 7 vagões, para recomeçar a operação de descarregamento às 8:00 horas do dia seguinte.

• A desapeação da carga para descarga de cada vagão somente poderá ser iniciada depois que o Conferente conferir a procedência, o destino, a quantidade e as especificações dos materiais.

• É de suma importância que somente uma pessoa sinalize para o operador da empilhadeira no momento da movimentação dos tubos de revestimento. Este sinalizador deverá permanecer a uma distância segura das peças em movimento e de maneira que possa ser facilmente visto pelo operador da empilhadeira.

• Assim que o reboque for posicionado sob a orientação do Técnico de Operação, deverão ser retirados os fueiros do lado por onde serão carregados os tubos.

• Em seguida deverão ser posicionados os espaçadores de madeira sobre o piso do reboque. Os espaçadores não poderão ser posicionados na direção dos alojamentos onde os fueiros são encaixados.

• Ao final do carregamento de cada camada, os tubos de revestimento deverão juntados e fixadas cunhas, nas extremidades de cada um dos três espaçadores, para impedir o rolamento dos tubos.

• O acesso dos arrumadores de carga à parte superior das pilhas de tubos de revestimentos somente poderá acontecer após o término do posicionamento dos mesmos pelo operador de empilhadeira.

Page 21: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 21 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

07.06.03 - Deslocamento do Cavalo Mecânico com Reboque carregado de Tubos de Revestimento entre área do PORTO DE SANTOS e as Baias na área da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA.. O cavalo mecânico rebocando os carriers deverá mover-se em velocidade reduzida (10km/h) através de uma rota pré-determinada devidamente sinalizada e sob vigilância portuária.

Durante o deslocamento do conjunto cavalo mecânico rebocando carrier carregado, o tráfego de outros veículos não envolvidos na operação em questão deverá ser controlado.

Descarregamento dos revestimentos nas baias:

Pessoal e equipamentos requisitados:

01 Técnico de Operação; 02 Arrumadores de Carga; Coordenadores de Embarque e de Transporte da SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA.. Caminhão Cavalo Trator (com motorista) e Reboques de 40 pés; Obs.: A SANTOS OFFSHORE LOGÍSTICA. tem à disposição 3 (três) unidades. 01 Empilhadeira de 30t com conjunto de garfos com movimentação lateral munida de

“pipe clamp”. 01 Operador de empilhadeira;

Materiais e Ferramentas:

Deverão ser preparadas pelos arrumadores de carga peças de madeira de 2,4m X 7cm X 7cm para servirem de “primeiros” espaçadores entre as camadas de tubos a serem armazenados nas baias, sendo que deverá ser pregada uma cunha distante 15cm de uma das extremidades. Obs.: A quantidade dependerá da quantidade de camadas de acordo com o diâmetro dos tubos. Peças de madeira de 2,4m X 7cm X 7cm para servirem de espaçadores entre as camadas de tubos a serem armazenados nas baias; Obs.: A quantidade dependerá da quantidade de camadas de acordo com o diâmetro dos tubos. Cunhas de madeira para calçar os tubos quando da arrumação dos mesmos nos reboques; 2 (dois) Martelos Unha para fixação de cunhas; Pregos para fixação das cunhas; 2 alavancas de ferro; Plataforma ou escada.

Page 22: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 22 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

Vista Superior da Baia:

Dormentes Preparação da Baia:

• As baias devem ser preparadas para recebimento dos tubos de revestimento. Para tanto, antes de carregar a primeira camada, deverão ser pregadas cunhas distantes 15 cm das extremidades de cada dormente (vide ilustração acima).

• Os tubos de revestimento deverão ser posicionados em cima dos dormentes alinhados pelo lado das caixas (boxes) correspondentes às conexões rosqueadas “ fêmeas”.

• O Conferente deverá inscrever com marcador industrial o número de cada tubo na proteção plástica da rosca da caixa (box). Este mesmo número também deverá ser inscrito a cerca de 1 (um) metro da extremidade da caixa no prolongamento do tubo.

• O número de cada tubo vem inscrito automaticamente pelo fabricante no corpo de cada tubo. • O posicionamento dos tubos deverá ser feito primeiramente através da própria empilhadeira. O ajuste da posição

deverá ser feito pelo arrumador de carga usando alavancas de ferro. • Após terminar a estocagem de tubos de revestimento na primeira camada de cada baia, deve-se fazer a preparação

da segunda camada em diante colocando-se três espaçadores de madeira. Devido à largura da baia são necessárias várias (pelo menos 4) peças de madeira em cada perfilagem de espaçadores, sendo que, nas peças que serão posicionadas nos extremos, deverão ser pregadas cunhas distantes 15 cm de uma das extremidades.

• Estas cunhas servirão para que os tubos de cada camada mantenham-se nas suas devidas posições (vide ilustração abaixo).

13m

13m 6,5 m

Dormente 0,3m x 0,3m x 6,5m

6,5m

0,3m

0,3m

15cm

10cm 9m

9cm

Page 23: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 23 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

É importante que, por medida de segurança, os arrumadores de carga usem plataforma ou escada para acessarem as partes altas das pilhas.

08 - Anexos

:

08 Equipamentos de Proteção

08.01 Utilizados dos seguintes EPI’s

• Macacão;

:

• Botas de borracha; • Macacão de capa de chuva; • Protetor facial; • Capacete; • Máscara com filtros para vapores orgânicos; • Luvas de PVC sem forro; • Abafadores.

Equipamentos Descrição

- CAPACETE : Protege a cabeça contra impacto de objeto que cai ou é projetado e de impacto contra objeto imóvel e somente estará completo e em condições adequadas de uso quando composto de : *Casco: é o capacete propriamente dito, podendo ser constituído em Celeron ou plástico endurecido. * Carneira : armação plástica semi-elástica, que separa o casco do couro cabeludo e tem a finalidade de absorver a energia do impacto. * Jugular : presta-se à fixação do capacete à cabeça .

15cm

10cm

7,5c

m

Page 24: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 24 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

- ÓCULOS : Protegem os olhos contra impacto de materiais projetados e de impacto contra objetos móveis. Para a proteção contra aerodispersóides ( poeira ) a empresa fornece o óculos ampla visão , que envolve totalmente a região ocular. Onde se somam os riscos de impacto e intensa presença de aerodispersóides ( poeira ) , a efetiva proteção dos olhos se obtém com o uso dos dois EPI’s-Óculos de segurança+óculos ampla visão , ao mesmo tempo.

- CALÇADO DE SEGURANÇA : Protegem os pés contra impactos de objetos que caem ou são projetados , impactos contra objetos móveis e contra perfurações. Por norma , somente é de segurança o calçado que possui biqueira de aço, para proteção dos dedos. - PERNEIRAS : Protegem as pernas contra projeção de aparas , fagulhas , limalhas e etc, principalmente de materiais quentes.

- Protetores de punho, mangas e mangotes: Protegem o braço , inclusive o punho , contra impactos cortantes e perfurantes , queimaduras , choque elétrico, abrasão e radiações ionizantes e não ionizantes.

- Luvas : Protegem os dedos e as mãos de ferimentos cortantes e perfurantes , de calor, choques elétricos , abrasão e radiações ionizantes.

Page 25: 090606 02 SOL OPER005 - Operação e Manuseio de Tubos de Revestimento no Pátio de Armazenamento

PROCEDIMENTO

Página: 25 / 25

Código: Revisão: Data Efetiva:

OPER005 0 12/05/2009

Este documento é de propriedade da CIA BANDEIRANTES DE ARMAZÉNS GERAIS S/A e não deve ser divulgado sem autorização prévia.

- CAPA DE CHUVA

08.02 Disponibilidade dos seguintes EPC’s

• Lava Olhos

nas Unidades de Inspeção, Limpeza, Engraxamento e Lubrificação:

• Chuveiro de Segurança