09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

8
Bento Gonçalves :: Sábado :: 9 de novembro de 2013 REPRODUÇÃO Como dar sabor a este hábito, extremamente saudável Página 2 Beber água Quando as crianças encontram contratempos na hora de aprender Página 3 Aprendizagem

description

09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

Page 1: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

Bento Gonçalves :: Sábado :: 9 de novembro de 2013

REPRODUÇÃO

Como dar sabor a este hábito, extremamente saudávelPágina 2

Beber água

Quando as crianças encontram contratempos na hora de aprender

Página 3

Aprendizagem

Page 2: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

2 Sábado | 9 de novembro de 2013

Torne o hábito de beber água mais divertido

Beber dois litros de água por dia pode ser uma ta-refa difícil, até mesmo

quando o clima esquenta, no caso de quem não cultiva o há-bito. Sucos e refrigerantes aca-bam ganhando destaque como opções mais atrativa, o que prejudica o metabolismo. “A água elimina as toxinas do or-ganismo, protege o corpo con-tra doenças e até aumenta a resistência física”, diz a nutri-cionista Myrla Merlo. Pensando em aumentar sua vontade de beber água, seguem algumas dicas para tornar esse hábito mais divertido e saboroso:

Adicione frutas à água

Que tal acrescentar textura ao seu copo d’água? A nutri-cionista Roseli Rossi, da Clíni-ca Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, afirma que você pode acrescentar frutas fa-tiadas, amassadas ou mesmo cascas à bebida, que ganha o sabor da fruta de maneira bem leve e até parte das vita-minas. “Pode ser adicionado abacaxi picado, cascas de la-ranja ou limão, maçã picada, uvas, carambola ou mesmo ervas como capim cidreira, hortelã, canela em pau e cra-vo”, afirma.

Dê um sabor com suco concentrado

Para quem reclama que a água não tem gosto, a dica é acrescentar suco concentra-

Fonte: minhavida.com.br

Aumente sua hidratação sem reclamar da falta de gosto ou de cor da bebida saudável

REPRODUÇÃO

do de frutas. “Opte sempre pelas opções sem açúcar e não exagere nas quantida-des, pois é só para dar um leve sabor e facilitar a diges-tão”, afirma a nutricionista Roseli. A proporção ideal é um litro de água para 200ml do suco.

Faça cubos de gelo divertidos

Se você gosta de água bem gelada, experimente fazer cubos de gelo com pedaços de frutas dentro. O efei-to fica muito bonito e você ainda pode impressionar os convidados com uma bebida simples, mas cheia de estilo. Experimente usar framboesa,

amora, morango, uva, kiwi ou outra fruta de sua preferên-cia. E não se preocupe: quan-do o gelo derreter, é só comer a fruta.

Transforme em uma bebida gaseificada

Se você é fã dos refrigeran-tes, experimente acrescentar um pouco de água com gás à água tradicional e completar com suco concentrado de fru-ta, só para deixar com um sa-bor diferente. “Para um litro de água mineral acrescente dois copos de água com gás e dois copos de suco de fruta”, diz a nutricionista Roseli.

Page 3: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

3Sábado | 9 de novembro de 2013

Crianças com dificuldades de aprendizagem

3

Fonte: noticias.terra.com.br

Karina Petroli

Psicóloga CRP 07/20405

(54) 9105.6877

Dislexia: Distúrbio da linguagem

Artigo | Psicologia

Os sintomas mais comuns são dificuldade para ler, escrever e soletrar

Dislexia é um transtorno da linguagem, que se carac-teriza pela dificuldade de

decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de com-preender um texto e dependen-do do grau de dificuldade não conseguem associar os fonemas às letras. O diagnóstico de dis-lexia não significa que a criança seja menos inteligente; significa apenas que possui um distúrbio que pode ser corrigido ou atenu-ado ao longo da vida.

Os sintomas começam apare-cer de acordo com os diferentes graus de gravidade do distúrbio e tornam-se mais evidentes du-rante a fase da alfabetização. Entre os mais comuns encon-tram-se as dificuldades para ler, escrever e soletrar; de entendi-mento do texto escrito; para de identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas.

Em relação ao diagnóstico deve ser feito por uma equipe multidisciplinar (médico, psicó-logo, psicopedagogo, fonoaudi-ólogo, neurologista). Antes de afirmar que uma pessoa é dislé-xica, é preciso descartar a ocor-rência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção,

escolarização inadequada, pro-blemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem. É de extrema importância estabe-lecer o diagnóstico precoce para evitar que sejam atribuídos aos portadores do transtorno rótu-los depreciativos, com reflexos negativos sobre sua autoestima e projeto de vida. Como ainda não se conhece a cura para a dislexia, o tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas como pedagogia, fo-noaudiologia, psicologia e outras para ajudar o paciente a superar as dificuldades enfrentadas no decorrer do tratamento. O tra-tamento da dislexia pressupõe um processo longo que demanda persistência.

Quanto ao plano de trata-mento das crianças disléxicas, considerando a participação dos profissionais especializados deve ser ativo, individualizado e específico, levando sempre

O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje - na maioria das ve-zes - é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou “espírito bagunceiro” das crianças. Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio - que pode ser gera-do por uma série de problemas cognitivos ou emocionais - que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.

Na maioria dos casos é o pro-fessor o primeiro a identificar que a criança está com algu-ma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao de-senvolvimento e ao compor-tamento da criança. Segundo especialistas, as crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentar desde cedo um maior atraso no desenvol-vimento da fala e dos movi-mentos do que o considerado “normal”.

Mas os pais têm que ter cui-dado para não confundir o de-senvolvimento normal com a di-ficuldade de aprender. Crianças com dificuldades de aprendi-zagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacida-de, que leva à frustração.

Neste caso, a orientação é valorizar o que a criança sabe para fortalecer sua auto-esti-ma. Mostrar para a criança o quanto ela e boa em tarefas na qual ela tem habilidade e incentivá-la a desenvolver ou-tras tarefas nas quais ela não é tão boa, é fundamental.

Os pais têm que dar segu-

em conta os padrões de matu-ridade de cada criança, suas experiências de linguagem oral e escrita, a fim de favorecer experiências multissensoriais, além de mobilizar recursos que dinamizem na criança a desco-berta da aprendizagem, através do ouvir, falar, dramatizar, am-pliando, assim seu vocabulário e conhecimento de sintaxe. Qualquer método de tratamen-to deverá também estar ade-quado ao meio sociocultural, ao nível intelectual das crianças e às condições ambientais.

Importante ressaltar que algu-mas dificuldades que as crianças podem apresentar durante a al-fabetização só ocorrem porque são pequenas e imaturas e ainda não estão prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Caso essas dificuldades persis-tirem, o ideal é encaminhar a criança para uma avaliação com profissionais capacitados para analisar o caso.

REPRODUÇÃO

rança e atenção para ensinar a criança a aceitar as frustra-ções. Criar um ambiente ade-quado para que ela desenvolva o estudo e estabelecer limite de horários para a realização das tarefas são outras dicas importantes da psicóloga.

Mas não se deve confundir dificuldade de aprendizagem com falta de vontade de rea-lizar as tarefas. Problemas de aprendizagem podem ser cau-sados por uma simples prefe-rência por determinadas dis-ciplinas ou assuntos. Nestes casos um professor particular pode, muitas vezes, resolver o problema.

Se os pais acreditam que seu filho apresenta dificuldades de aprendizagem, devem procu-rar um profissional para rece-ber as orientações.

Neste caso, os psicólogos com especialização em clinica infantil, são os profissionais adequados para realizar uma avaliação e tratar da criança, se o problema for gerado por fator emocional. Caso o diag-nóstico da criança for dificul-dade cognitiva, a criança deve ser encaminhada para um psi-copedagogo que poderá ajudar no desenvolvimento dos pro-cessos de aprendizagem.

Para obter resultados concre-tos é preciso ser feito um traba-lho em conjunto entre pais, psi-cólogos, escolas e professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: ajudar a criança. E é imprescindível que os pais conheçam seus filhos e conversem frequentemente com eles para que possam de-tectar quando algo não vai bem.

Page 4: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

4 Sábado | 9 de novembro de 2013

Diminuir a quantidade de alimentos que você põe no prato é a primeira

mudança na hora de fazer die-ta. Mas logo você vai perceber que ela não basta: para ema-grecer mesmo, só substituindo alguns alimentos por outros.

A nutricionista Daniella Ca-

Arroz branco ou integral“O arroz integral conserva a película e o gérmen, onde está a maior parte dos nutrientes. Constituída por fi-bras insolúveis, que ajudam no trânsito gastrointestinal e também aumentam a saciedade, a película é retirada no arroz que, por isso, é mais pobre em nutrientes”, explica a especialista.

Trocas simples, grande impacto

Fonte: minhavida.com.br

IMAG

ENS REPRO

DUÇÃO

margo, especialista em elabo-ração de dietas para pacientes com limitações alimentares, conhece as trocas que colabo-ram muito com a perda de peso, sem fazer quase nenhuma mu-dança em relação ao sabor dos pratos. “Pequenas mudanças no cardápio proporcionam uma

alimentação e hábitos mais sau-dáveis, sem grandes impactos”, explica a nutricionista. “Muita gente até se surpreende com os novos sabores”. Confira al-gumas das mudanças que a nu-tricionista sugeriu para quem já está na fase dois da reedu-cação alimentar.

Leite integral ou desnatado

Emagrecendo

Dica

Carne branca ou vermelha

O teor de gordura do leite integral é mais elevado em relação ao leite desnatado. “O leite integral é importante para crianças e adolescentes que estão em fase de crescimento e para pessoas que não se preocupam com o sobrepeso. Já o desnatado pos-sui somente 1% de gordura e calorias reduzidas á metade”, diz Daniella Camargo.

As trocas de alimentos comuns pela versão mais saudável garante uma maior saciedade. “Normal-mente, esses alimentos apresentam maior teor de fibras, o que garante maior saciedade e com redução calórica. A opção ajuda na redução de peso e no controle de diabetes e nível alto de colesterol, por exemplo”, afirma a nutricionista.

Trocar os doces da sobremesa também é uma boa modificação quando o assunto é regime. “Se deixarmos o doce de lado e optarmos pelas frutas, ganhamos mais em vitaminas, minerais, fibras e hidratação. Os doces contêm uma quantidade muito alta de açúcar e gordura, sinalizando que realmente é melhor serem deixados de lado”, finaliza.

“A carne branca, principalmente o peixe, tem menos gordura do que carne bovina e quase que a mesma quantidade de proteína”, diz a especialista. A carne branca também possui alto valor biológico e boa absorção da proteína ingerida. Se preferir o frango ou as aves, em geral, não se esqueça de retirar a pele.

Page 5: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

5Sábado | 9 de novembro de 2013

Artigo | Podologia

Úlcera por pressão em membros inferiores

DIVULGAÇÃO

A úlcera por pressão é causada pelo constan-te aperto a pele e ao

tecido. Isso ocorre pelo fato de a pressão impedir que o sangue circule de forma ade-quada, provocando danos nos tecidos e consequentemente o desenvolvimento de úlce-ras. A maioria das úlceras por pressão se desenvolvem sobre áreas ósseas.Os portadores de Diabetes

Mellitus e os idosos são mais suscetíveis a essa doença e de acordo com pesquisas estima--se que mais de 10% dos pa-cientes portadores de diabetes desenvolverão úlceras nos pés em algum momento na vida.Em todo o mundo, o pé dia-

bético é a principal causa das amputações. Em 50% dos casos as amputações podem ser evitadas com medidas preventivas, como o uso de calçados adequados, uso de palmilhas e cuidados diários.Existe hoje no mercado os

chamados lasers de baixa fre-

quência, este tratamento tem se mostrado muito eficiente e dando ótimos resultados até a total cicatrização. O proce-dimento acontece após uma entrevista com o paciente e a realizado de uma assepsia minuciosa, e só então é fei-ta a aplicação de laser. Todo o tratamento deve ser feito com material adequado e to-talmente esterilizado.

Calcanhares rachados:Antes de dormir, passe vaseli-

na ou óleo para bebês nas plan-tas dos pés e nos calcanhares. Coloque meias grossas. Eles amanhecerão bem macios.Pele morta:Dissolva duas colheres (sopa)

de sal de Epson (sulfato de magnésio) em meio litro de água quente e deixe os pés de molho por 10 minutos.Depois passe uma pedra-po-

mes ou uma lixa, com muito cuidado, para não se machu-car depois de eliminar as cé-lulas mortas.Calosidades:Faça o mesmo procedimento

usado para eliminar as células mortas e utilize um creme hidra-tante para os pés, diariamente.Para evitar que surjam novas

calosidades, use sapatos con-fortáveis, nem muito aperta-dos nem muito frouxos.Cutículas ressecadas:Deixe os pés de molho em

uma bacia com água morna

O trabalho é realizado em conjunto com um médico e um podólogo, sendo que o paciente precisa estar con-trolando a infecção e as ta-xas de glicemia. Um podólogo capacitado em laserterapia poderá ajudar nestes casos, é importante saber da real capacitação e formação na área, para que então se tenha sucesso no tratamento.

PodólogaVISA 004

3052-0552 / 9166-7280

Rejane Meassi

Idosos e portadores de diabetes Mellitus apresentam mais chances de ter a doença

Soluções para problemas nos pése sabonete suave para amo-lecer a pele endurecida e as cutículas das unhas.Passe um creme esfoliante e

com um pauzinho de laranjei-ra ou uma espátula empurre as cutículas para trás e corte apenas o excesso, tomando cuidado para não se machucar.Unhas grossas e sem cor:Lixe a camada superior da

unha com uma lixa grossa e depois com uma lixa fina.Se os sintomas persistirem,

é sinal de que o problema pode ser causado por fungos e será melhor consultar um especialista.Mau-cheiro nos pés:Beba muita água e evite

comidas muito picantes, já que este problema em geral está relacionado com a ali-mentação.Coloque diariamente um talco

desodorante, em creme, loção ou spray. Utilize calçados de material natural que permitam a transpiração, como o couro,

e evite as meias de náilon. Pés doloridos:Para eliminar toxinas e ati-

var a circulação, realize mas-sagens pressionando os pon-tos doloridos.Para evitar dores, principal-

mente nos calcanhares, esco-lha sapatos de salto largo e use palmilhas macias. Pé de atleta:Você pode pegar micoses ao

caminhar descalço pela borda da piscina ou em vestiários, de-vido a uma excessiva transpira-ção ou ao compartilhar toalhas.Para evitá-las ou livrar-se de-

las, depois de tomar banho se-que bem os pés, principalmente entre os dedos, e passe fungici-da ou bicarbonato de sódio.

Importante

Examine diariamente os pés para descobrir possíveis verme-lhidões, manchas ou qualquer outro sinal estranho. Não hesite em consultar um especialista se os problemas persistirem.

Page 6: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

6 Sábado | 9 de novembro de 2013

São muitos os fatores que contribuem para um corpo com celulite e gordura localizada

Observe, em casos de do-enças, celulite e obesi-dade a culpa é sempre

sua? Pois falam que é heredi-tário, falta de alimentação saudável, falta de exercícios, excesso de peso, etc. Todas as possíveis causas dizem, então, que você tem celulite, obesi-dade e doenças porque você quer? Pois não está seguindo a orientação? O problema pode estar na informação que você recebe?

Questão genética? Saiba que a simples presença de genes relacionados com a ce-lulite, obesidade e doenças não serve para explicação, pois estamos na era da epige-nética e nutrigenômica, que correspondem à modulação da atividade de genes a partir de micronutrientes, estilo de vida, aspectos do pensamento e autoestima, todos os fatores determinantes para este gene agir ou não em você, e isto determina se sim ou não em relação a celulite, doenças e obesidade.

Alimentação saudável? Penso que o problema pode ser intoxicação informativa, pois estão chamando de na-tural e saudável leite e suco em caixa, gelatina, alimentos diet e light, barras de cere-ais, todos repletos de produ-tos químicos, conservantes, corantes, etc, capazes de re-ter mais água desestruturada formadora não só de celulite, como também gordura locali-zada e uma gama enorme de doenças.

Falta de exercícios? Saiba que exercícios em excesso pode piorar a celulite, pois já existe alteração microcircula-tória no local, com déficit de oxigenação tecidual dificul-tando todo o aspecto de troca metabólica e reparo tecidual, no momento de exercícios em excesso você pode aumentar ainda mais o grau de oxidação local, com consequente infla-mação e formação de tecido cicatricial, favorecendo as-sim, pela retenção de líquidos com os pró-inflamatórios pre-sentes, piorar a aparência fun-

Artigo | Beleza

Celulite, a culpa pode não ser sua?

REPRODUÇÃO

Médico

Dr. Cezar

de Moura

cional e estética da celulite.Perda de peso? Peso de quê?

Ao emagrecer, seu corpo é quem decide onde irá retirar a gordura, porém na presença de alteração microcirculatória, onde menos você perderá gor-dura pode ser nos pontos da ce-lulite, pois seu corpo não sabe da existência de gordura na-quele local, pela falta de infor-mação. Celulite sempre envol-ve alteração da camada como um todo, ou seja, pele, gordura e músculo, da mesma forma em casos de gordura localizada.

Beber muito líquido e pou-co sal? Se você beber líquidos com água desestruturada, em ph e condutividade elétrica em estado de desequilíbrio terá ainda mais celulite, pois estes líquidos são altamen-te favorecedores de celulite, gordura localizada, obesidade e doenças. Sal? Qual sal, o re-finado está correto, porém sal integral tem outro significado, podendo ser consumido sim.

Cosméticos? Estes terão muita dificuldade em penetrar na sua pele, porém podem piorar o quadro, pois junto ao cosmético existe parabenos e metais tóxicos atuando como

conservantes, porém no seu corpo atuarão como toxina, retendo ainda mais líquidos, podendo piorar sua celulite, gerar manchas, desequilíbrios hormonais, etc.

Assim, saiba que celulite e gordura localizada correspon-dem a alterações microcircu-latórias do local, levando a retenção de água desestru-turada pela irregularidade metabólica do local, o que pode estar sendo favorecido sim pela intoxicação de uma informação incompleta, de modo que você pode seguir a orientação e, ainda assim pio-rar o seu problema. Celulite, gordura localizada e obesida-de precisam ser tratadas de dentro para fora. Saiba que existem aparelhos, liberados pela ANVISA, para tratamen-tos sem corte, sem cicatriz e sem lhe afastar do trabalho, capazes de melhorar o esta-do de irregularidade e brilho da pele, bem como melhorar a relação de medidas cor-porais, de modo a favorecer o caimento de suas roupas. Para mais informações, bus-que um profissional da saúde. Seja Feliz!

Page 7: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

7Sábado | 9 de novembro de 2013

Tendinite no ombro: cuidados pós o tratamento

Alergia ou reação de hi-persensibilidade é uma resposta imunológica

exagerada, que se desenvolve após a exposição a um deter-minado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Causas

Principais agentes que provo-cam alergia ou hipersensibilida-de são os ácaros e baratas, Mofo (fungos), epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães), Espo-ros de fungos e pólens de flores, Alimentos, Medicamentos.

Tipos

Alimentar: leite de vaca, Ovos, Amendoim, Soja, Peixes e frutos do mar, Nozes

Pele: manifesta-se com le-sões e coceira intensa. Em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo o corpo inteiro.

Nariz: a inflamação alér-gica da mucosa do nariz, co-nhecida como rinite alérgica, pode ocorrer de forma repe-tida. Sua principal causa são os alérgenos inalantes, como ácaros e poeira doméstica.

Vias respiratórias: a asma é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Também é co-nhecida como bronquite alér-gica ou bronquite asmática. É provocada, principalmente,

IMAGENS REPRODUÇÃO

Saiba o que realmente é alergia

As alergias tem muitas causas e seus sintomas são facilmente identificados

por alérgenos e irritantes, In-fecções de vias aéreas, Exercí-cio físico inadequado, Refluxo gastro-esofágico, Medicações e alimentos, Causas emocio-nais, como a ansiedade.

Ocular: a conjuntivite alérgi-ca é a alergia mais comum, pro-vocando irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento.

Sintomas de Alergia

Sensação de “aperto” ou pressão no peito (“peito preso”)

Falta de ar ou cansaçoChiados no peitoTosse, que pode acompa-

nhar-se de eliminação de se-creção (gosma branca).

A tendinite é a inflamação de algum tendão, uma estru-tura fibrosa que recebe pouco sangue e que tem como prin-cipal função transmitir a for-ça gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movi-mentos do nosso corpo. O pro-blema se manifesta através de dores próximas às articulações que podem aparecer após exercícios, movimentos repe-tidos ou carregar peso (bolsas, compras de supermercado, malas, entre outros).

A tendinite de ombro apre-senta-se com dores pontuais, que podem se espalhar para o braço até o cotovelo. Também pode haver aumento de tem-peratura local e presença de vermelhidão na pele.

O diagnóstico é realizado através das queixas do pacien-te, avaliação de movimentos e força muscular, além de exa-mes de imagem como ultras-som e ressonância magnética.

O tratamento é clínico, após o diagnóstico é indicado repouso e fisioterapia analgésica para controle da dor e do processo inflamató-

Sintomas da rinite alérgica

Espirros repetidosCoriza líquida e abundanteCoceira nasal insistente (ou

coçam também os olhos, os ou-vidos, céu da boca e garganta)

Narinas entupidasOlhos avermelhados, irrita-

dos, lacrimejando e coçandoSensação de escorrimento

da secreção pela parte de trás do nariz, que pode provocar pigarro ou tosse insistente

Alteração do olfato e paladarTosse crônica noturna, Sinu-

site, Amigdalites, Faringites, Otites repetidas.

Fontes: minhavida.com.br

rio. Em seguida é realizada fisio-

terapia motora para alonga-mento e fortalecimento mus-cular de todos os músculos e tendões da região que envolve o ombro e cotovelo.

Em casa

Após a alta da fisiotera-pia o paciente vai receber orientações individualizadas de exercícios que podem ser feitos em casa. A prática visa manter a amplitude dos mo-vimentos articulares e o for-talecimento muscular con-quistados. São exercícios de alongamento, movimentação da articulação e de força.

Também devem ser dadas orientações para evitar mo-vimentos e gestos repetitivos e não sobrecarregar apenas um lado do corpo, dividindo assim o peso de bolsas, mo-chilas e compras. Evite tam-bém movimentos que provo-quem dor.

Caso você já tenha o diag-nóstico de tendinite de om-

bro, mas ainda não come-çou o seu tratamento de fisioterapia, o gelo pode ser um bom alívio para a dor. Use uma bolsa de gelo sobre o local da

dor por no máximo 20 minutos, repita isso de 2 a

3 vezes por dia com interva-los de 2 a 4 horas entre uma aplicação e outra. Mas lembre--se, o gelo é paliativo e não

medida curativa ou forma de tratamento, para isso procure seu médico e seu fisioterapeuta.

Page 8: 09/11/2013 - Saúde&Beleza - Edição 2976

8 Sábado | 9 de novembro de 2013

Artigo | Saúde Bucal

Saiba como funciona a endodontia

REPR

ODU

ÇÃO

O que carregar em sua necessarie

A rotina agitada exige um nécessaire completo, que cabe na bolsa e resolva todas as ne-cessidades da jornada, desde uma reunião importante até ao happy hour depois do trabalho. A maquiadora Fabiana Gomes recomenda apostar em pro-dutos compactos, que tenham mais de uma função, como o Cream Colour Base da MAC, que pode ser usado nos lábios, nos olhos ou como blush. “Aprovei-te para usar nas três regiões. O make monocromático, inclusi-ve, é superchic”, sugere.

Levar uma água termal para se refrescar é uma das dicas do maquiador Wilson Eliodório. Na lista, ele inclui também um cor-retivo para pequenos retoques ou para fazer uma boca nude, no caso de precisar incremen-tar o look. Se a ocasião pede uma maquiagem mais pode-rosa, Fabiana aconselha levar sempre um batom de cor for-te, como vermelho ou vinho, uma das tendências do inverno 2012. Para completar, máscara para cílios em versão compacta e lápis para olhos. “O lápis de olhos pode ser usado também como delineador, se a ponta es-tiver bem fina, ou como sombra, para ser esfumado na pálpebra”, explica.

Hidratante para os lábios e para as mãos também não po-dem faltar. Eles ajudam a man-ter a boca livre de rachaduras e as mãos, macias. “Acho váli-do ter um reparador de pontas para hidratar os fios”, diz Wil-son. Os lenços de papel salvam a pele em caso de oleosidade excessiva. “Quem tem a pele muito oleosa deve pressionar o lenço nas áreas mais criti-cas, para retirar o excesso de oleosidade antes de passar o pó”, afirma Fabiana. Escova de dente, pasta, fio dental, lixa de unha, grampos e elásticos para prender os cabelos, o perfume do dia a dia em um frasco pe-queno e colírio para evitar que os olhos fiquem vermelhos com-pletam a bolsa.

12 produtinhos de beleza que não podem faltar:

1--Pó2--Corretivo3--Lápis para olhos4--Máscara para cílios5--Blush6--Sombra7--Hidratante labial7--Batom de cor forte9--Água termal1--Lenço de papel1--Colírio1--Perfume

A endodontia é a espe-cialidade da odon-tologia responsável

pelo estudo da polpa den-tária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alte-rações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentá-rio, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endo-dônticas, o tratamento endodôntico (ou o trata-mento de canal) é indica-do, visando a manutenção do dente na cavidade bu-cal, e a saúde dos tecidos periapicais.A evolução do tratamento

endodôntico pode ser ob-servada com o surgimento de novas tecnologias, entre as opções estão, localiza-dores apicais eletrônicos, ultrassom, instrumentos rotatórios e microscópio clinico, que possibilitam a realização de uma en-dodontia segura e rápida, com resultados mais pre-visíveis do que alcançados alguns anos atrás.Convém ressalvar que o

tempo de tratamento é re-duzido em até 75% do tem-po normal ao se utilizar as limas mecânicas NiTi (Ni-que titânio), e somente por este motivo esta tecnologia já justificaria seu uso, sem contar os grandes bene-fícios biológicos do trata-mento em si.Inúmeros trabalhos

científicos compro-vam a melhor qualidade dos preparos en-dodônticos, prin-cipalmente em dentes curvos. Comprovadamen-

te todos os sistemas rota-tórios se mostraram mais rápidos que a instrumenta-ção manual.Desta forma, sob qualquer

aspecto que sejam analisa-das, as limas rotatórias de NiTi modificaram a endo-dontia como especialida-de. A relação do paciente com o endodontista melho-rou junto com a especiali-zação do profissional.Tratamentos endodônti-

cos infindáveis, terríveis dores pós-operatórias, tudo isso faz parte da his-tória. Uma história que ainda tinge a odontologia moderna e a endodontia por consequência do atra-so e procedimentos rudi-mentares. Hoje podemos fazer o

tratamento em uma única sessão. Com esse méto-do de tra-tamento é

possível agilizar o preparo. Em tempos remotos os pa-cientes tinham que ir até o consultório cerca de 4 a 5 vezes para fazer o trata-mento. Agora dependendo do caso, 1 ou 2 sessões. Isso só é possível pois utili-zamos limas de níquel titâ-nio flexíveis em um siste-ma rotatório, um método utilizado por especialistas em endodontia.É importante que as pes-

soas saibam que a perda de um único dente pode trazer muitas compli-cações, uma delas é o movimento dentário, in-fluenciando inclusive na sua qualidade de vida. Portanto, torna-se essen-cial preservar e manter os dentes na cavidade bucal e, em razão disso, não há justificativa para extrair

um dente por medo de submeter-se ao tratamento endo-dôntico.Mesmo com toda

a tecnologia, de-vemos dar atenção especial ao preparo para que o paciente tenha um pós-opera-tório tranquilo. Esta-mos sempre em bus-ca de novos métodos

para atender melhor nossos pacientes.

Com a endodontia rotatória é possível agilizar o tratamento em até uma sessão

Especializando em endodon-tia e ortodontiaCRO-RS 20678

Clínica Dentalclin54. 3452.8921

Cristian BruschiIMAGENS DIVULGAÇÃO