09263215 pro Aula 07 Tecidos Conjuntivos II - Tecido Cartilaginoso e · PDF fileBIOLOGIA I...

1
BIOLOGIA I AULA 07: TECIDOS CONJUNTIVOS II – TECIDOS CARTILAGINOSO E ÓSSEO EXERCÍCIOS PROPOSTOS ANUAL VOLUME 2 OSG.: 092632/15 01. A ausência de vasos limita a proliferação de células neoplásicas da cartilagem, o que dificulta a formação tumoral nesse tecido. Resposta: B 02. Os ossos longos crescem nas extremidades onde se localizam as cartilagens de crescimento, regiões denominadas discos epifisários. Resposta: B 03. A) Sustentação Modelagem Flexibilidade Formação e crescimento dos ossos Revestimento articular Proteção contra choques mecânicos B) A ausência de vasos sanguíneos (e/ou linfáticos) dificulta (ou impede) a chegada das células de defesa e de medicamentos ao sítio de infecção. 04. Os osteoclastos são as células responsáveis pela reabsorção da matriz do tecido ósseo. Resposta: E 05. A imagem mostra um corte histológico do tecido cartilaginoso. Trata-se da cartilagem hialina, que reveste as superfícies articulares. Resposta: B 06. O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo avascularizado. O músculo esquelético é formado por fibras musculares multinucleadas e estriadas. Resposta: B 07. Os tecidos conjuntivos em questão apresentam substância intercelular abundante, sendo o tecido cartilaginoso que reveste as articulações o (6) e o tecido sanguíneo o (7) que irriga e nutre a maior parte dos tecidos do corpo humano. Resposta: C 08. A) Sustentação, locomoção, proteção, além de produzir elementos figurados do sangue. B) A medula óssea situa-se no interior dos ossos. C) O tecido conjuntivo hematopoiético produz, a partir de células-tronco multipotentes, os seguintes elementos figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas. 09. O tecido ósseo é um tipo especial de tecido conjuntivo, cujas células ósseas ficam encerradas numa matriz extracelular rica em fibras de colágeno e cristais de hidroxiapatita. Resposta: C 10. A) Cervical, torácica e lombar. B) As funções principais são: proteção e sustentação. 09263215_pro_Aula 07-Tecidos Conjuntivos II - Tecidos Cartilaginoso e Ósseo Vicentina 24/11/15 – Rev.: ALLANA

Transcript of 09263215 pro Aula 07 Tecidos Conjuntivos II - Tecido Cartilaginoso e · PDF fileBIOLOGIA I...

Page 1: 09263215 pro Aula 07 Tecidos Conjuntivos II - Tecido Cartilaginoso e · PDF fileBIOLOGIA I AULA 07: TECIDOS CONJUNTIVOS II – TECIDOS CARTILAGINOSO E ÓSSEO EXERCÍCIOS PROPOSTOS

BIOLOGIA IAULA 07: TECIDOS CONJUNTIVOS II – TECIDOS CARTILAGINOSO E ÓSSEO

EXERCÍCIOS PROPOSTOSANUAL

VOLUME 2

OSG.: 092632/15

01. A ausência de vasos limita a proliferação de células neoplásicas da cartilagem, o que difi culta a formação tumoral nesse tecido.

Resposta: B

02. Os ossos longos crescem nas extremidades onde se localizam as cartilagens de crescimento, regiões denominadas discos epifi sários.

Resposta: B

03.A) Sustentação Modelagem Flexibilidade Formação e crescimento dos ossos Revestimento articular Proteção contra choques mecânicos

B) A ausência de vasos sanguíneos (e/ou linfáticos) difi culta (ou impede) a chegada das células de defesa e de medicamentos ao sítio de infecção.

04. Os osteoclastos são as células responsáveis pela reabsorção da matriz do tecido ósseo.

Resposta: E

05. A imagem mostra um corte histológico do tecido cartilaginoso. Trata-se da cartilagem hialina, que reveste as superfícies articulares.

Resposta: B

06. O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo avascularizado. O músculo esquelético é formado por fi bras musculares multinucleadas e estriadas.

Resposta: B

07. Os tecidos conjuntivos em questão apresentam substância intercelular abundante, sendo o tecido cartilaginoso que reveste as articulações o (6) e o tecido sanguíneo o (7) que irriga e nutre a maior parte dos tecidos do corpo humano.

Resposta: C

08.A) Sustentação, locomoção, proteção, além de produzir elementos fi gurados do sangue.B) A medula óssea situa-se no interior dos ossos.C) O tecido conjuntivo hematopoiético produz, a partir de células-tronco multipotentes, os seguintes elementos fi gurados do sangue:

hemácias, leucócitos e plaquetas.

09. O tecido ósseo é um tipo especial de tecido conjuntivo, cujas células ósseas fi cam encerradas numa matriz extracelular rica em fi bras de colágeno e cristais de hidroxiapatita.

Resposta: C

10.A) Cervical, torácica e lombar.B) As funções principais são: proteção e sustentação.

09263215_pro_Aula 07-Tecidos Conjuntivos II - Tecidos Cartilaginoso e ÓsseoVicentina 24/11/15 – Rev.: ALLANA