1 de dezembro de 1640 -

3
AUTORA: …..

Transcript of 1 de dezembro de 1640 -

Page 1: 1 de dezembro de 1640 -

AUTORA:

…..

Porque é que é feriado no dia 1 de Dezembro?

Page 2: 1 de dezembro de 1640 -

Como foi estudado no 5ºAno (o ano passado) D. Sebastião morreu e não tinha deixado descendentes, e então surgiu uma crise de sucessão, mas sucedeu-lhe o seu tio o Cardeal D. Henrique, que morreu dois anos depois. Surgiram vários pretendentes ao trono de Portugal:

D. António, prior do Crato; D. Catarina, duquesa de Bragança; D. Filipe II, Rei de Espanha

O povo apoiava D. António. A nobreza e o clero apoiavam o Rei de Espanha.

D. António, prior do Crato, chegou a ser proclamado rei em Santarém, no entanto foi derrotado, em 1580, na Batalha de Alcântara.

Filipe II de Espanha fez-se aclamar rei de Portugal nas Cortes de Tomar. Tínhamos perdido a Independência. Fez muitas promessas e a maior parte delas cumpriu-as mas, D. Filipe III e D. Filipe IV não as cumpriu.

O povo sempre se opôs à perda de independência, foi aumentando as manifestações de descontentamento. Também a burguesia e a nobreza começaram a demonstrar o seu desagrado. A burguesia, estava descontente porque, viu diminuir os seus negócios com a concorrência dos Franceses, Ingleses, e Holandeses. A nobreza, porque nunca lhe tinham sido concedidos os privilégios prometidos.

E, em 1 de Dezembro de 1640, um grupo de nobres – os conjurados – dirigiram-se ao Paço da Ribeira. Aí chegados, assinaram o secretário de Estado, Miguel de Vasconcelos, perderam a duquesa de Mântua, representante do rei espanhol, e, da varanda do palácio proclamaram a independência de Portugal.

É destruída a armada espanhola, presente no Rio Tejo, e atacado o Castelo de S. Jorge

São nomeados novos governadores do reino e é escolhido para rei D. João duque de Bragança. Passados 15 dias, as Cortes de Lisboa, onde estiveram presentes representantes do clero, da nobreza, da burguesia, e do povo, proclamaram D. João IV Rei de Portugal.

Os Espanhóis não aceitaram a decisão tomada nas Cortes de Lisboa. Mas Portugal contudo aproveitou o facto de Espanha estar em guerra com a França, para poder reorganizar o seu exército, de modo a fazer face à guerra, que inevitavelmente a Espanha lhe imporia.

Mas Finalmente em 1668,Espanha e Portugal assinaram um tratado de paz.

O período que vai de 1640 a 1668 é conhecido como Época da Restauração.

Resumindo: É feriado dia 1 de Dezembro porque foi nesse dia que conseguimos voltar a reconquistar a independência de Portugal.