1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da ... · Web viewEu perguntei quem és tu,...

4
1 1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude Dimensão Pessoal - EU PRA COMEÇO DE CONVERSA Dimensão psicoafetiva (pessoal) – Processo da personalização As perguntas de fundo são: Quem sou eu? Qual é a relação comigo mesmo? São perguntas importantes para o autoconhecimento e para a construção da personalidade do jovem. Sem a capacidade de autoconhecimento e autocrítica, o jovem é incapaz de analisar as situações com objetividade, de administrar os conflitos e de se relacionar com outros de uma maneira equilibrada. Sem esta dimensão torna-se difícil o silêncio interior e o encontro com Deus na oração e a verdadeira conversão. (fonte: Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude) ILUMINAÇÕES BÍBLICAS: “Aquele que te criou e te modelou diz: Não tenhas medo, porque eu te resgatei e te chamei pelo nome: tu és meu” (Is 43,1) Não tenha medo, porque eu o redimi e o chamei pelo nome; você é meu”. (Is 43,1) “Você é precioso para mim e digno de estima e eu o amo. Não tenha medo porque eu estou com você”. (Is 43,4) “Veja! Tatuei você na palma de minha mão” (Is 49,16) Pode a mãe esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você” (Is 49,15) “O Senhor é meu Pastor, nada me falta. Ele restaura minhas forças e me guia por bons caminhos” (Sl 23) Prove e veja como o Senhor é bom: feliz de quem Nele se abriga” (Sl 34) “Só em Deus minha alma repousa, porque Dele vem a minha salvação. Só Deus é a minha rocha e minha salvação, a minha fortaleza: jamais serei abalado” (Sl 62) “Veja que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos”. (I Jo 3,1) “E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nosso corações o Espírito de seu Filho, que clama:”Abba, Pai” “De fato, fostes comprados, e por preço muito alto”! (I Cor 6, 20)

Transcript of 1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da ... · Web viewEu perguntei quem és tu,...

Page 1: 1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da ... · Web viewEu perguntei quem és tu, e não qual teu circulo de amigos.-Sou pessoa que, às vezes ajudo as pessoas,

11ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude Dimensão Pessoal - EU

PRA COMEÇO DE CONVERSA

Dimensão psicoafetiva (pessoal) – Processo da personalização

As perguntas de fundo são: Quem sou eu? Qual é a relação comigo mesmo? São perguntas importantes para o autoconhecimento e para a construção da personalidade do jovem. Sem a capacidade de autoconhecimento e autocrítica, o jovem é incapaz de analisar as situações com objetividade, de administrar os conflitos e de se relacionar com outros de uma maneira equilibrada. Sem esta dimensão torna-se difícil o silêncio interior e o encontro com Deus na oração e a verdadeira conversão.

(fonte: Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude)

ILUMINAÇÕES BÍBLICAS:

“Aquele que te criou e te modelou diz: Não tenhas medo, porque eu te resgatei e te chamei pelo nome: tu és meu” (Is 43,1)

Não tenha medo, porque eu o redimi e o chamei pelo nome; você é meu”. (Is 43,1)

“Você é precioso para mim e digno de estima e eu o amo. Não tenha medo porque eu estou com você”. (Is 43,4)

“Veja! Tatuei você na palma de minha mão” (Is 49,16)

Pode a mãe esquecer do seu nenê, pode ela deixar de ter amor pelo filho de suas entranhas? Ainda que ela se esqueça, eu não me esquecerei de você” (Is 49,15)

“O Senhor é meu Pastor, nada me falta. Ele restaura minhas forças e me guia por bons caminhos” (Sl 23)

Prove e veja como o Senhor é bom: feliz de quem Nele se abriga” (Sl 34)

“Só em Deus minha alma repousa, porque Dele vem a minha salvação. Só Deus é a minha rocha e minha salvação, a minha fortaleza: jamais serei abalado” (Sl 62)

“Veja que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos”. (I Jo 3,1)

“E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nosso corações o Espírito de seu Filho, que clama:”Abba, Pai”

“De fato, fostes comprados, e por preço muito alto”! (I Cor 6, 20)

“Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos” (I Jo 3, 2)

Quem sou eu? Quem sou eu? Imagine-se sendo pessoa doente a tal ponto de sentir sua vida

ameaçada. Seu estado piora sempre mais e começa a fazer a experiência da agonia.

Page 2: 1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da ... · Web viewEu perguntei quem és tu, e não qual teu circulo de amigos.-Sou pessoa que, às vezes ajudo as pessoas,

21ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude Dimensão Pessoal - EU

Neste estado sofrível, você tem a sensação de estar sendo levado para o céu, sendo, então apresentado – na sua totalidade e verdade- diante de Deus.

-Quem és tu? –pergunta uma voz.-Sou pessoa que nasci na cidade de... (lembre sua cidade)-Perguntei-lhe quem és tu, e não onde nasceste.-Sou pessoa bastante jovem. Amo, busco, sofro, faço sofrer, rir...-Perguntei-te quem és tu, e não qual tua idade, nem pedi justificativas, nem

racionalizações-Sou alguém dinâmico, disposto, desportista, extrovertido, e muitas vezes,

ando bem-humorado.-Eu te perguntei quem és tu, e não qual o teu temperamento.-Sou filho de... (pais) e irmão de...-Eu perguntei que és tu, e não de que família vens.-Sou amigo de muitas pessoas, gente da cidade, do campo...Eu perguntei quem és tu, e não qual teu circulo de amigos.-Sou pessoa que, às vezes ajudo as pessoas, até já fiz promessa na vida.-Eu não perguntei que promessas fizestes, mas quem és tu.-Sou pessoa legal que dança, se diverte, poupa dinheiro, gasta

desnecessariamente, ama , se fecha, não sabe perder, cai, se levanta de novo... -Perguntei-lhe quem és tu.

Quem de fato, és tu?E, assim, sucessivamente. Qualquer resposta que você desse, parecia não ser

uma resposta satisfatória àquela pergunta: quem pés tu? E a conversa continua: -Conheço muitos lugares por este mundo afora e até o exterior. Já trabalhei em

vários lugares e com varias pessoas...-Perguntei-te quem és tu, e não o que conheces e por onde andaste.-Sou pessoa que auxilia os pobres, famílias, vizinhos, necessitados...-Eu te perguntei quem és tu, e não o que fazias.

E você não conseguiu ser aprovado. E Deus o manda de volta para a terra. Então, depois de ter-se recuperado da sua doença, tomou a firme decisão de investigar quem de fato você é.

Aprofundando mais um pouco-Quem de fato, sou eu? Responda com calma a essa pergunta central de sua

vida, ou faça um desenho que ajude a responder, ou escolha um símbolo que visualize algo em relação a essa questão.

-O inicio de toda sabedoria consiste em conhecer-se a si mesmo. O que você conhece de você? O que ainda não conhece? O que não entende em você?

O que é mais importante e qual a relação que existe entre “SER” e o “FAZER”? Por quê? Como concilia as duas realidades?

-Se morresse hoje, o que teria para dizer, oferecer ou silenciar diante de Deus?Leia e reflita I Cor 13,1-13 Reflita e faça (ou escreva) uma oração a partir

dessas reflexões.

CONCLUINDO...

SÓ DEUS É! Deus é a plenitude do SER e de toda a perfeição, sem origem e sem fim. Ao passo que todas as criaturas receberam Dele todo o seu ser e o seu ter, só Ele é o seu próprio SER, e é por si mesmo tudo o que é. (CIC 213)

“Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” (Cl 1, 15)

Page 3: 1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da ... · Web viewEu perguntei quem és tu, e não qual teu circulo de amigos.-Sou pessoa que, às vezes ajudo as pessoas,

31ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude Dimensão Pessoal - EU

Quando Ele se encarnou e se fez homem recapitulou em si mesmo toda a longa história dos homens e, em resumo nos proporcionou a salvação, de sorte que aquilo que havíamos perdido em Adão, isto é, sermos à imagem e à semelhança de Deus, o recuperemos em Cristo Jesus. É, aliás por isso Cristo passou por todas as idades da vida, restituindo com isto a todos os homens a comunhão com Deus (CIC 683)

“Crescer rumo à maturidade em Cristo” (Ef 4, 13)

“Que por sua graça, segundo a riqueza de sua glória, sejais robustecidos, e por meio do seu Espírito quanto ao homem interior. Que Ele faça Cristo habitar em seus corações pela fé e que sejais enraizados e bem firmados no AMOR. Assim estareis capacitados a entender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade...; conhecereis também o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, e sereis repletos da plenitude de Deus.

“Sim, irmãos, fostes chamados para a liberdade de filhos de Deus” (Gl 5,13)

Liberdade que nos dá limites, mas também horizontes

Page 4: 1ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da ... · Web viewEu perguntei quem és tu, e não qual teu circulo de amigos.-Sou pessoa que, às vezes ajudo as pessoas,

41ª Etapa da Escola Diocesana de Formação e Vivência da Juventude Dimensão Pessoal - EU