1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista...

20
1 www.sincor-es.com.br ]

Transcript of 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista...

Page 1: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

1www.sincor-es.com.br

]

Page 2: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

2www.sincor-es.com.br

OPINIÃO[

SEDE PRÓPRIAEndereço:- Rua Frederico Lagassa, Nº 30 Conj. 509/512 - Edf. Scheila - Bairro Gurigica, Vitória,

Espírito SantoSite: www.sincor-es.com.br

E-mail: [email protected]

DiretoriaPresidente: José Romulo da Silva1º Vice-Presid.: Pedro de Paula Pinto2º Vice-Presid.: Leovigildo José Bello1º Secretário: José Alexandre Cid Pinto2º Secretário: Antonio Nelson B. Fortunato1º Tesoureiro: Antonio José A. Imperial2º Tesoureiro: Rene Neves FariasDiretor Social: Leonardo Souza BergaminiDir. Marketing: Willian da Silva AraújoDir. Informática: Jaime Balbino de OliveiraDir.Rel.c/Merc.: Neudon de Almeida Valadão

SuplentesAna Julia Merotto, Antonio Dimas Neto e

Deusdete Mantovanelli

Conselho FiscalSanta de Luzie Laiber Oliveira, Luiz Carlos

da Silva Porto e Maria Angélica Baptista

SuplentesEdneia Bossaneli Araújo, Jocarly Santos

Spinasse e Marisa Machado Imperial

Delegados Representantes junto a Fenacor-EfetivosJosé Romulo da Silva e Nicolau Marino Calabrez

Delegados Representantes junto a Fenacor-SuplentesCleber Calabrez e Paulo Henrique Rocha Latado

Jornalista ResponsávelMarcilene Forechi MTB ES00690JP

Redação e EdiçãoMarcilene Forechi

[email protected]

DiagramaçãoIvo Tadeu Basilio

ImpressãoGM Gráfica e Editora Ltda

EXPEDIENTE

Telefones para ContatoSINCOR-ES

Geral....................................... 2125-6666................................................ 2125-6667Deptº Adm./Financ.................. 2125-6669Cadastro Corretor................... 2125-6676Atend. D.P.V.A.T..................... 2125-6674Fax......................................... 2125-6672Revista Sincor-ES.................. 2125-6671Clube Vida em Grupo>.......... 2125-6670

Empresas ColigadasCREDICORES....................... 3315-5027............................................... 3315-5028FUNENSEG-ES..................... 2125-6673............................................... 2125-6683ASSESSORIA JURÍDICA...... 2125-6675(MOSCON E ASSOCIADOS ADVOCACIA)

José Romulo da SilvaPresidente do Sincor-ES

Muitos motivos para participarMuitas pessoas costumam dizer que o ano começa mesmo depois do carna-

val. Confesso que os festejos ocorrendo em março adiaram o início de algumas atividades, mas, não impediram que o Sincor-ES estivesse com suas ações a pleno vapor ao entrar no terceiro mês de 2011. Esse mês, aliás, foi de consolidação de algumas parcerias para a realização de eventos importantes nesse ano.

Já confirmamos o 3º Workshop de Pessoas e Benefícios, que será realizado em parceria com a Bradesco Seguros e Previdência. Esse ano, o encontro será no Hotel Flamboyant, em Guarapari, e esperamos que haja cerca de 200 pessoas presentes. A programação ainda não foi confirmada, mas os interessados estão fazendo suas reservas. A única mudança em relação às edições anteriores é que haverá co-participação do corretor de seguros, mas, posso garantir que ela é simbólica, e será destinada a filantropia.

Esse evento é muito importante para o mercado de seguros capixaba, pois evidencia um segmento com muito potencial de crescimento, que é o de pessoas e benefícios. Assim, o Sincor-ES considera importante que haja investimento na divulgação e produção de conhecimentos sobre os produtos e sobre a sociedade de um modo geral para que os profissionais se sintam estimulados a investir nesse segmento e gerar novos negócios.

Também demos início ao nosso ciclo de palestras mensais, em parceria com o CVG-ES, que busca trazer para os corretores novas informações que possam conferir mais profissionalismo às suas atividades. Além das palestras, serão reali-zados cursos de curta duração sobre temas de interesse dos profissionais. Para os interessados em qualificação permanente, basta ficar atento aos informes encaminhados pelo Sincor-ES para saber as datas dos eventos.

Além da confirmação do workshop, o mês de março foi o mês de início da terceira turma do Amigo do Seguro, um projeto de responsabilidade social desenvolvido pela Escola Nacional de Seguros em parceria com os sindicatos de corretores de seguros. No Espírito Santo, abraçamos a ideia e os jovens que ingressam no curso contam com apoio e incentivo, além de informação e co-nhecimento, para ingressarem no mercado de trabalho. Esse é um projeto que nos deixa muito felizes, pois é a nossa contribuição – do sindicato e do mercado de seguros – para a construção de uma sociedade melhor.

Também foi no mês de março que se comemorou o Dia Internacional da Mulher e a Revista Sincor-ES presta homenagem a todas as mulheres que atuam no mercado de seguros, a partir de três exemplos de empresas corretoras de seguros que são comandadas por mulheres. Em todo o Brasil, tem crescido a participação das mulheres no mercado, seja como corretoras de seguros, seja como executivas em cargos de comando nas seguradoras.

Mas, não podemos esquecer que não são apenas as mulheres em cargos de comando que merecem ser homenageadas. É preciso que a nossa homenagem alcance todas as mulheres, pois são elas que alicerçam os lares e, muitas vezes, a vida profissional de muitos homens considerados de sucesso. São as mulheres, na esmagadora maioria dos casos, as responsáveis pela educação dos filhos, quando não têm que aliar os cuidados e a criação com o sustento familiar.

E para concluir, gostaria de lembrar aos nossos associados, parceiros e colabo-radores que nossas campanhas solidárias recebem doações durante todo o ano e que elas são importantes para mais de uma dezena de instituições que veem no Sincor-ES um aliado. Assim, peço que aqueles que ainda não contribuíram experimentem o prazer de se desprender um pouco e doar. Podem ser roupas, sapatos e brinquedos, novos ou usados, alimentos, medicamentos, cobertores.

Como costumo dizer sempre: “ninguém é tão pobre que não possa doar, nem tão rico que não precise receber”. Se não temos necessidade de receber coisas materiais, porque já as temos em quantidade suficiente, com certeza, carecemos de amor e reconhecimento. Pois, para isso, não existe medida que baste.

Tenham todos uma boa leitura!

Page 3: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

3www.sincor-es.com.br

SUMÁRIO]04 Notícias do Sincor-ES

B I L H E T E D O P R E S I D E N T E

09 Sala de visitas

10 Dia internacional da mulher

“Ser Humano - Gente”

13Curso para novos corretoresMercado

Autor desconhecido

Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita.

Mulheres, corretoras de seguros e empre-sárias: elas são protagonistas no mercado capixaba.

18 Social

19Seguro: um pouco de históriaArtigo

Há muito não via uma cena como aquela. Logo pela manhã, chegamos a uma cidadezinha que faz parte da região metropolitana de uma grande capital brasileira.

Paramos em frente ao local do nosso destino e ficamos aguardando a pessoa com quem havíamos marcado compromisso, numa rua sem asfalto e com pouco movimento de carros.

Era a hora em que as pessoas esta-vam indo para o trabalho e foi aí que me dei conta de algo que há muito não via. As pessoas que transitavam a pé, pela rua, nos dirigiam um fraterno “bom dia”.

Ao primeiro cumprimento não res-pondemos, tal a surpresa, pois as gran-des cidades nos tiram a sensibilidade de seres humanos.

Geralmente andamos pelas ruas abarrotadas de pessoas, mas umas não olham para as outras, e quando o fazem é para tomar os devidos cuidados com possíveis assaltantes.

E isso não acontece só nas ruas, onde o número de pedestres é grande, não. Quando entramos num elevador ficamos sem jeito, sem palavras, e ge-ralmente olhamos para o teto ou para o chão, com receio de olhar no rosto daquelas pessoas que dividem conosco aquele pequeno espaço.

O que está acontecendo conosco? Será que estamos perdendo a humani-

dade para nos tornar autômatos?Será que estamos perdendo a sensi-

bilidade de olhar, sem medo, nos olhos do nosso semelhante e saudá-los?

Será que não temos mais a capa-cidade de desejar um sincero bom dia a alguém?

O que está acontecendo conosco, afinal?

Ás vezes, quando andamos pelas ruas dos grandes centros, notamos que as pessoas circulam apressadas, alheias a tudo, como naqueles filmes de ficção, em que as pessoas foram substituídas por robôs. Programados para tarefas específicas, esses robôs não têm a sensibilidade dos seres humanos... Não têm coração, têm chips, computadores eficientes, mas não têm calor humano. São frios.

A sensibilidade é atributo dos seres humanos. A fraternidade, a solidarie-dade, o afeto, a ternura, são inerentes à criatura humana.

Quando, naquela manhã, pessoas que nunca havíamos visto antes nos olharam e nos desejaram um sonoro e convicto bom dia, nos sentimos gente. Ser gente! Eis do que sentimos falta.

Talvez isso pareça medíocre, para alguns, mas é bom se sentir gente.

Receber de um desconhecido um olhar de afeto, um olhar de encoraja-mento, faz bem para a alma.

É bom saber que as pessoas notam

você e que você as nota, não como supostos bandidos, mas como gente, apenas como gente.

Há tanta falta de atenção de uns para como os outros, nesses tempos de correria em busca de dinheiro e coisas, que nos esquecemos de que somos todos passageiros dessa grande embarcação chamada Terra.

Esquecemos de que somos conci-dadões dessa pátria-mãe chamada Brasil.

Por isso tudo é bom se sentir gente entre pessoas que, como nós mesmos, lutam, sofrem, trabalham e choram...

Pessoas que amam, que sonham, que buscam um lugar ao sol, e que de-sejam ser, simplesmente... Gente.

Pense nisso!Saúde as pessoas que cruzam seu

caminho: o vizinho, o jardineiro, o ascen-sorista, serventes, pessoas no elevador.

E se o seu dia amanheceu nublado, se você não está com vontade de sau-dar ninguém, olhe para as pessoas com fraternidade.

Faça-as sentirem-se gente. Gente como você.

É uma atitude simples, mas tão po-derosa que pode levantar o ânimo de alguém, evitar um suicídio, promover, de fato um bom dia para alguém.

Por: Boris Najack

Page 4: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

4www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES[

Amigo do Seguro tem início em Vitória

Começam preparativos para Congresso de Corretores

O curso de Iniciação ao Trabalho do projeto Amigo do Seguro começou no dia 14 de março, com a disciplina de Atualização em Língua Portuguesa, ministrada pela professora e jornalista Marcilene Forechi. Essa é a terceira tur-ma do projeto, desenvolvido em Vitória pela Escola Nacional de Seguros em parceria com o Sincor-ES e a Agência Brasileira de Estágio (Abre-ES).

Os 25 alunos participantes são es-tudantes de ensino médio de escolas

públicas da Grande Vitória e foram selecionados pela Abre. O objetivo do projeto é promover a inserção de jo-vens de classes populares no mercado de trabalho, por meio de qualificação e oferta de estágios em empresas do mercado de seguros. “É uma oportuni-dade para que esses jovens tenham o seu primeiro contato com o trabalho”, afirma o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

Com carga horária total de 84 horas,

o curso é distribuído em quatro discipli-nas: Atualização em Língua Portuguesa, Atendimento ao Cliente, Conhecimen-tos Básicos em Seguros e Laboratório de Informática. Além das disciplinas, os alunos contarão com visitas técnicas monitoradas a seguradoras e empre-sas corretoras de seguros e com uma palestra motivacional.

As aulas, ministradas no Auditório Pedro de Paula Pinto, na sede do Sincor-ES, terminam no dia 20 de abril.

O Sincor-ES fez convênio com a Intercontinental Agência de Turismo para viabilizar a participação dos profissionais capixabas no Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros, que será realizado em Brasília de 23 a 25 de novembro.

A intenção do sindicato é per-

mitir que os inte-ressados possam planejar melhor sua participação, inclusive, parce-lando os valores

referentes ao pacote de transporte aéreo e hospedagem na capital fe-deral. O pacote inclui passagens de ida e volta, três diárias no Meliá Brasil e seguro viagem.

Os participantes já podem fazer suas reservas diretamente com a Inter-continental, pelos telefones 2104-9750

/ 2104-9800 ou por e-mail ([email protected]). Os pacotes poderão ser parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito ou com cheques pré-datados.

O investimento com a inscrição não faz parte do pacote e os valores ainda não foram divulgados pela Fe-nacor e Sincor-PA, organizadores do evento. A programação também não está fechada, mas, como ocorreu nas edições anteriores, deve contar com palestras, grupos de trabalho e eventos sociais, além da Exposeg.

Page 5: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

5www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES]

Destaques do Ano vai premiar apenas corretores de seguros

Novos nomes

Quem compareceu à reunião

A premiação Destaques do Ano vai contemplar apenas corretores de seguros em suas próximas edições. Essa foi uma das decisões tomadas na reunião conjunta, realizada, no dia 2 de março, entre a diretoria do Sincor-ES e representantes de seguradoras com sede ou filial no Espírito Santo.

A reunião, realizada no Hotel Bristol, na Praia do Canto, foi conduzida pelo presidente José Romulo da Silva, que, após agradecer a presença de todos, anunciou a pauta e, em seguida, apresentou os novos colegas que as-sumiram as unidades das companhias no Espírito Santo.

Após uma breve discussão sobre o assunto, ficou decidido que as pró-ximas premiações irão contemplar apenas corretores de seguros por dois motivos: a dificuldade em eleger uma seguradora face ao cadastro de cor-retores de cada uma e o objetivo da festa que é o corretor de seguros.

Outros assuntos também estiveram na pauta da reunião: workshop de seguros, feijoada do club Gourmet Sincor-ES, festa em homenagem ao dia das mães, projeto Amigo do Se-guro, ciclo de palestras e eventos de qualificação e patrocínio da Revista Sincor-ES, entre outros.

Diretores do Sincor-ESJosé Romulo da Silva (presidente); Leovigildo José Bello (2º vice-presidente); José Alexandre Cid Pinto (1º secretário); Antonio José Alvarenga Imperial (1º tesoureiro); Rene Neves de Farias (2º tesoureiro); Leonardo de Souza Bergamini (diretor social); Jaime Balbino de Oliveira (diretor de Informática); Neudon de Almeida Valadão (diretor relacionamento com o mercado); Antonio Dimas Neto (suplente de diretoria); Deusdete Mantovanelli (suplente de diretoria); Santa de Luzie Laiber de Oliveira (suplente de diretoria); Maria Angelica Batista (conselho fiscal); Jocarly Santos Spinasse (suplente do conselho fiscal); Cleber Calabrez (delegado junto à Fenacor); Paulo Henrique Rocha Latado (delegado junto à Fenacor).

Representantes de SeguradorasAdirlei Fonseca(Berkley Internacional Brasil); Francisco Rosado de A. Junior e Flaviano de Almeida Aires (Bradesco Auto/RE); Gerson da Silva Monteiro e Alfeo Marchi Grillo Junior (Bradesco Vida e Previdência); Milena Gobbi Franzotti (Capemisa); Rodrigo Fernandes (Mongeral Seguros e Previdência); Fernando Rodrigues Azevedo (Banestes Seguros); Alida Maia (Allianz); Gustavo Mendonça Pedreira (Bradesco Saúde); Antonio Santa Catarina (GBOEX); Paul Douglas Canarin (HDI Vitória); Rodrigo Rolim Rocon (HDI Colatina); Gustavo Nunes de Carvalho (Liberty Seguros); Elson de Azevedo Junior (Mapfre); Josmara Campos (MetLife); Paula Soares e Rubelisia Santos (Porto Seguro); Luiz Felipe K. Resende (SulAmérica); Jair Carvalho (Unimed Seguradora).

Durante a reunião de diretoria, o presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, apresentou os novos repre-sentantes locais das seguradoras que assumiram seus cargos recentemente. São eles: Adirlei Fonseca, da Berkley Internacional do Brasil; Flaviano de Almeida Aires, da Bradesco Auto/RE; Alfeo Marchi Grillo e Gerson da Silva Monteiro, da Bradesco Vida e Previ-dência; Milena Gobbi Franzotti, da Capemisa; e Rodrigo Fernandes, da Mongeral Seguros e Previdência.

PatrocínioA festa de final de ano tem data

prevista para ocorrer no dia 17 de dezembro, no Centro de Convenções. Na reunião do dia 2 de março, foi esta-belecida cota de co-patrocínio de R$ 8 mil e seis seguradoras confirmaram sua participação.

Dias da MãesO Sincor-ES vai realizar no mês de

maio, com patrocínio da Porto Segu-ro, evento em homenagem às mães. A programação e os detalhes serão divulgados após a confirmação das palestrantes e das demais atrações. O evento em homenagem às mães foi realizado por dois anos consecutivos: em 2008, com patrocínio da Porto Seguro, e em 2009, com patrocínio da Banestes Seguros.

Lucro em 2011A HDI Seguros contabilizou, em

2010, lucro de R$ 77,9 milhões, mon-tante que representa alta de 33% se comparado a 2009. No que se refere aos prêmios líquidos emitidos, a segu-radora atingiu o patamar de R$ 1,4 bilhão, registrando crescimento de 18,7% em relação ao ano anterior. No ano passado, a seguradora encerrou o exercício com mais de 1,21 milhão de veículos segurados.

Page 6: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

6www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES[

Convenção Coletiva 2011O Sincor-ES e o Sindisecuritários assi-

naram a Convenção Coletiva 2011 da categoria que prevê reajuste salarial de 6,47% aos funcionários de empre-sas corretoras de seguros, resseguros, capitalização, previdência privada e promotores de venda de planos de saúde. O reajuste é retroativo a janeiro de 2011 e será aplicado sobre o salário base de janeiro do ano anterior.

Com o reajuste, o salário de contí-nuos, porteiros e assemelhados passa a ser de R$ 580,00 e o salário dos demais funcionários não poderá ser menor que R$ 650,00. A convenção prevê ainda que após um ano de trabalho, o em-pregado receberá mensalmente um acréscimo de R$ 16,00 no seu salário a título de anuênio.

A Convenção Coletiva 2011 mante-ve ainda: auxílio alimentação, que pas-sa a ser de R$ 14,00 por dia de trabalho, acréscimo de 50% nas horas extras de trabalho e seguro de vida e acidentes pessoais. Além disso, os funcionários terão direito a participação nos lucros, fixada em R$ 289,00, que poderá ser paga em duas parcelas.

A Convenção Coletiva 2011 está dis-ponível integralmente no site do Sincor-ES (www.sincor-es.com.br). O presidente

do Sincor-ES, José Romulo da Silva, pede que os profissionais fiquem atentos, pois estão disponíveis dois documentos: um deles abrange o acordo firmado para empresas não integrantes de grupos financeiros, no qual se incluem as em-presas corretoras de seguros; o outro documento diz respeito a integrantes de grupos financeiros e, por isso, possui cláusulas diferenciadas, inclusive, quan-to aos pisos salariais.

Convenção Coletiva 2011(não integrantes de grupos financeiros)

Piso salarialPortaria, contínuo e assemelhados - R$ 580,00Demais funções- R$ 650,00

Seguro de Vida e Acidentes Pessoais

Morte natural- R$ 25.000,00Morte por acidente- R$ 50.000,00Invalidez permanente- R$ 25.000,00

Anuênio- R$ 16,00

Auxílio Alimentação- R$ 14,00

Participação nos lucros- R$ 289,00

O recadastramento obrigatório dos profissionais corretores de seguros, pessoa física ou jurídica, terão início no mês de agosto de 2011, tomando por base a data de emissão da Identidade Profis-sional (pessoa física) e/ou Titulo de Habi-litação Profissional (Pessoa Jurídica). Por isso, os profissionais devem ficar atentos à data de vencimento que encontra-se impressa no documento disponibilizado após o recadastramento anterior.

O presidente do Sincor-ES, José Romu-lo da Silva, lembra que muitos profissionais não retiraram os títulos de habilitação e

as identidades profissionais na sede do sindicato. “Nós não temos como informar a cada um dos profissionais a data em que ele deve providenciar o seu reca-dastramento. Por isso, quem não retirou os documentos, deve se apressar”, alertou.

O recadastramento obrigatório é realizado gratuitamente a cada três anos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Os profissionais devem preencher o formulário que ficará dispo-nível na página da Fenacor e entregar a documentação exigida na sede do Sincor-ES.

Corretores devem ficar atentos aos prazos do recadastramento

Sincor-ES denuncia atividades irregulares

O Sincor-ES encaminhou à Fena-cor, por meio de sua assessoria jurídi-ca, denúncia contra cinco instituições que oferecem proteção securitárias. Foram denunciadas: Union, Auto Pro-tege, Aproves, Anaie e Moto Mania. O envio da denúncia foi encaminhado de documentação que comprova a atividade irregular. As instituições têm em comum o fato de oferecerem proteção veicular ou proteção auto-motiva, produto que guarda todas as características de seguro automóvel.

As denúncias, segundo o presiden-te do Sincor-ES, José Romulo da Silva, foram encaminhadas ainda para a Polícia Federal, para a Delegacia Especializada em Defesa do Con-sumidor e para o Ministério Público. “A promotoria pediu às instituições que apresentem documentos que comprovem a regularidade de suas atividades como empresas segurado-ras de veículos”, afirmou. O promotor Roberto Silveira Souza determinou ain-da que a cópia das denúncias fosse encaminhada à Receita Federal.

ReclamaçõesLevantamento feito pelo Instituto

Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apontou que 14,53% dos 11.353 atendimentos realizados em 2011 foram relacionados a reclamações contra planos de saúde. Os outros três segmentos campeões, segundo o Idec, são as operadoras de telefonia celular e as instituições financeiras. Curioso notar, que todas as atividades campeãs de reclamações possuem agências ou instituições reguladoras, a saber Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacio-nal de Telecomunicações (Anatel) e Banco Central. Os motivos apontados pelo Idec para tantas queixas são fa-lhas na regulação e fiscalização.

Page 7: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

7www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES]

Campanhas solidárias continuam em 2011

Sincor-ES patrocina atleta campeão mundial

O Sincor-ES continua recebendo doações de colaboradores para a Campanha Solidária Permanente e para a Campanha Permanente de Cestas Básicas. Na primeira, os interes-sados devem doar roupas, sapatos e brinquedos novos ou usados em bom estado para serem distribuídos entre instituições cadastradas. Já para par-

ticipar da segunda campanha, é pre-ciso preencher uma ficha de adesão e pagar, mensalmente, um boleto no valor de R$ 35,00. O dinheiro arreca-dado será usado para a compra de cestas básicas.

O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, acredita que haverá muitas doações estes ano, superan-

do o volume arrecadado no ano passado. “Nós sempre reiniciamos a arrecadação no mês de março e intensificamos nos meses de maio e junho, quando se aproxima o inver-no, e em dezembro, por ocasião do Natal. Esperamos novas adesões este ano, principalmente, à Campanha de Cestas Básicas”, afirmou.

O Sincor-ES foi um dos patrocinadores do atleta Denílson Nunes de Freitas, na participa-ção da temporada 2011 do Circuito Mundial de Triatlhon, no dia 6 de março, em Manila (Filipinas), e no dia 12 de março, em Saipan (Ilhas Marianas). A participação de Denílson, que é cabo da Polícia Militar do Espírito Santo, se deve aos excelentes resultados alcançados por ele em 2010.

Dení lson recebeu da Confederação Brasileira de Triatlhon (CBTri) o título de vice-campeão brasileiro de Triatlhon Cross Country, conquistado na temporada 2010 do Circuito XTerra Brasil. Com isso, ele se habilitou para representar o Brasil na temporada 2011, que ocorre em duas etapas. O Sincor-ES tem apoia-do o atleta em todas as competições.

Maria Aparecida entrega o cheque de patrocínio ao atleta Denílson Nunes de Freitas, na sede do Sincor-ES

Page 8: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

8www.sincor-es.com.br

NOTÍCIAS DO SINCOR-ES[

Novo sistema de Boletim de Ocorrência tem 48 adesões

Novo convênio para contratar plano de saúde

O Sincor-ES firmou convênio com a Benevix para que corretores de seguros pessoa física possam contar com os mes-mos benefícios oferecidos a empresas corretoras de seguros. O convênio vale a partir do mês de abril e, por meio dele, os profissionais, desde que associados ao sindicato, poderão contratar planos de saúde Unimed Vitória, inclusive para seus dependentes (esposa ou companheira e filhos).

São oferecidos quatro tipos de planos: Fácil Participativo, Participativo Estadual,

Os planos oferecidosFácil Participativo – Serviços prestados por médicos cooperados no Centro de Especialidade (Cias) da Unimed Vitória e em rede própria. Acomodações em enfermaria.Participativo Estadual – Serviços prestados pela Unimed Vitória através de seus médicos cooperados e de rede própria ou por ela credenciada exclusivamente no Estado do Espírito Santo.Participativo Nacional – Serviços prestados pela Unimed Vitória através de seus médicos cooperados e de rede própria ou por ela credenciada, bem como todas as cooperativas médicas que integrem o Sistema Nacional Unimed.VitóriaMed – Serviços prestados pela Unimed Vitória através de seus médicos cooperados e de rede própria ou por ela credenciada, bem como todas as cooperativas médicas que integrem o Sistema Nacional Unimed.

Participativo Nacional e VitóriaMed. No Fácil Participativo, não há limite de co-participação. O Participativo Nacional tem 50% de co-participação, limitada a R$ 85,00 por procedimento (eletivo). Os valores va-riam em função da faixa etária em que se encontra o contratante do plano.

Outras informações, inclusive sobre os valores de co-participação e formas de contratação, podem ser obtidas com o diretor social do Sincor-ES, Leonardo Ber-gamini, ou com Juliana ou Jordana, pelo telefone 3183-7500.

Quarenta e oito empresas corre-toras de seguros encaminharam ao Sincor-ES o termo de adesão ao novo sistema de solicitação e entrega de Boletim de Ocorrência de Trânsito (BO). A assinatura do termo de adesão é condição para que as empresas associadas possam continuar a utilizar o serviço, oferecido pelo Sincor-ES em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

O novo sistema foi implantado pelo sindicato para melhorar o relaciona-mento com as empresas associadas e evitar que pessoas não autorizadas reti rem o documento, causando

prejuízos e transtornos posteriores. O presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva, esclarece que têm ocorrido muitos casos de solicitação de docu-mentos que depois não são retirados na sede do sindicato.

José Romulo encaminhou a todas as empresas corretoras associadas correspondência informando sobre o novo sistema, que começou a vigorar em fevereiro, e sobre a necessidade de assinatura do termo de adesão. O presidente esclarece ainda que no caso de empresas com mais de um sócio, deverá ser delegado um deles para ser o responsável pelo pedido de

emissão dos documentos. O serviço de retirada de BO foi

implantado pelo Sincor-ES, em par-ceria com o BPTran, para facilitar o trabalho dos corretores de seguros que precisam fazer avisos de sinistro nas companhias seguradoras. “É mais prático para o profissional retirar o documento no Sincor-ES do que se deslocar até a sede do Batalhão, no Parque Moscoso”, afirma José Romulo. Para fazer uso do serviço, o associado deve estar em dia com suas obriga-ções sociais, dentre elas, mensalida-des associativas, imposto sindical e taxa confederativa.

Projeto SegsO Sincor-ES confirmou sua partici-

pação no Projeto Segs nesse ano de 2011 e indicou o funcionário Ronaldo Fagundes para atuar como multipli-cador da instituição. O projeto é uma iniciativa da CNC e é disponibilizado para todos os sindicatos de corretores de seguros do país por meio de uma parceria com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). O multiplicador de cada sindicato participa de todas as etapas de trei-namento, realizadas no Rio de Janeiro, sendo responsável por implementar as propostas do projeto dentro da insti-tuição que representa. O Sincor-ES já integra o projeto Segs há 3 anos.

EleiçõesO Sindicato dos Corretores de Se-

guros de Mato Grosso do Sul (Sincor-MS) realizou eleição no dia 15 de fevereiro de 2011. A eleição contou com duas chapas e a vencedora foi a “Integração para um Novo Sincor-ES”, que tem como presidente Pedro Bonacina e como vice-presidente Telma Chaves França. A chapa re-cebeu 68% do total de votos.

Page 9: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

9www.sincor-es.com.br

SALA DE VISITAS

Bradesco Vida e Previdência Bradesco Auto/Re

]

O presidente do Sincor-ES recebeu a visita dos executivos da Bradesco Vida e Previdência, que foram apresentar o novo superintendente da seguradora em Vitória. Na ocasião, eles conversaram com José Romulo da Silva sobre a parceria com a seguradora e sobre os eventos que serão realizados em conjunto ainda este ano.

Flaviano de Almeida Aires, novo superintendente da filial Vitória da Bradesco Auto/Re, fez visita ao Sincor-ES, no dia 14 de fevereiro, acompanhado de Edson Alves de Sousa, gerente de produção da seguradora.

Page 10: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

10www.sincor-es.com.br

[

Mulheres, corretoras de seguros e empresárias: elas são protagonistas no mercado capixaba

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Profissionalmente, elas têm em co-mum a experiência e o comando de empresas corretoras de seguros. No plano pessoal, essas mulheres se iden-tificam com os desafios enfrentados para serem reconhecidas num univer-so predominantemente masculino. A Revista Sincor-ES, nesta edição, presta uma homenagem a todas as mulheres que se dedicam à atividade do merca-do de seguros e que mostram a cada dia que podem ser protagonistas de suas histórias.

Essas histórias são pontuadas de muitos desafios, num mercado em que a participação das mulheres não para de crescer. A corretora de seguros Fá-tima Rigoni lembra que, apesar de ter crescido a participação das mulheres, elas ainda são coadjuvantes nos sindi-catos, seguradoras e outras instituições representativas do setor. “O mercado

inteiro deixa de ganhar mais avanço, especialmente em alguns quesitos, como organização e multifunciona-lidade. Ainda há muito espaço para conquistar”, diz a empresária que está, há 16 anos, à frente da Valores Corre-tora de Seguros, sediada em Linhares, no Norte do Espírito Santo.

Santa de Luziê Laiber de Oliveira, uma das três sócias da Santa Missaggia Corretora de Seguros e também direto-ra do Sincor-ES, acredita que a mulher de sucesso é aquela preparada desde a infância para isso. E é nesse ponto que reside o maior poder das mulheres, uma vez que são elas, na grande maio-ria dos casos, as principais responsáveis pela educação dos filhos e das filhas. Santa e suas sócias – Maria Angélica Batista e Dilzete Binow – são unânimes em afirmar que é preciso dedicação e, principalmente, acreditar e gostar

daquilo que se faz para ter sucesso. Conciliar a vida profissional e a

maternidade foi o grande desafio apontado pela corretora Ana Julia Merotto, que teve que se dedicar à consolidação de uma carreira profissio-nal e, ao mesmo tempo, arcar com a responsabilidade de criar os dois filhos sozinha. Segundo ela, que é diretora da Cristal Vip Corretora de Seguros e do Sincor-ES, não foi uma tarefa fácil, principalmente, por ser o mercado de seguros um espaço masculino por excelência. Hoje, Ana Julia comanda a corretora ao lado do filho mais novo, Luiz Felipe, e diz que pode se dar ao luxo de desejar mais tranquilidade. “Não tive muito tempo para os meni-nos. Estou diminuindo o ritmo e quero mais qualidade de vida e tempo para curtir minha primeira neta que vai che-gar em breve”, afirma.

O que há para comemorar?O sociólogo português Boaven-

tura de Sousa Santos disse, em artigo recente no site Carta Maior, que os dias ou anos internacionais não são, em geral, celebrações. Ao contrário, são modos de assinalar que há muito para denunciar e pouco para cele-brar ou comemorar. O argumento do pesquisador e professor é que a cul-tura patriarcal tenta criar, na opinião pública, a idéia de que as mulheres são oprimidas e, como tal, vítimas indefesas e silenciosas. O grande risco desse estereótipo é que ele é capaz de desvalorizar ou ignorar as conquis-tas das mulheres ao longo dos anos e sua capacidade de inovação.

No que se refere à dominação e opressão sexual a que as mulheres são submetidas, Boaventura de Sou-sa Santos destaca que esta não se limita à violência praticada contra o corpo físico, em que é possível

medir a extensão do dano com um simples exame médico. Há outro tipo de violência silenciosa e insidiosa, que ocorre no seio das famílias não porque as mulheres sejam inferiores, mas, pelo contrário, porque são consideradas su-periores no seu espírito de abnegação e na sua disponibilidade para ajudar em tempos difíceis, porque acredita-se essa seja uma disposição natural. “Não há sequer que lhes perguntar se aceitam os encargos ou sob que condições”, diz o sociólogo.

O Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, nessa perspectiva, deve ser lembrado como uma come-moração, uma forma de destacar a força das mulheres e também como uma proposta de reflexão sobre a influência e o poder das mulheres nos vários segmentos da sociedade. Ao se destacar algumas características femininas como inatas – abnegação,

dedicação, altruísmo – delega-se a elas tarefas que inviabilizam sua atua-ção no campo profissional ou político. Romper com essa naturalização da condição feminina, que a vê como sexo frágil, e levar em consideração o contexto cultural torna-se fundamen-tal para o reconhecimento e respeito às mulheres.

Por: Marcilene Forechi

Page 11: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

11www.sincor-es.com.br

]

Mulheres, corretoras de seguros e empresárias: elas são protagonistas no mercado capixaba

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Delegar é alternativaFátima Rigoni pode ser considerada modelo de ver-satilidade. À frente da Valores Corretora de Seguros, fundada há 16 anos por ela e por Luis Fereguete, a empresa conta hoje com 17 colaboradores. Dedicada, curiosa e estudiosa, Fátima tem atuado nos últimos anos também com consultoria empresarial e, por isso, tem viajado bastante ministrando palestras e cursos. “Gosto de me atualizar, fazer novos cursos e de estar sempre antenada com minha profissão e com o mer-cado em que atuo”, diz. A rotina dessa corretora empresária é “igual à de muitas mulheres” que precisam conciliar casa e trabalho. A solução para conciliar tantas atividades, segundo ela, é delegar o máximo possível. “Só não abro mão de participar da vida dos meus filhos”, afirma.

Fátima Rigoni

Maria Angélica, Santa de Luziê e Dilzete Binow

As diferenças completamA Santa Missaggia Administradora e Corretora de Seguros foi fundada em 2009, mas, suas sócias já atuam no mercado de seguros há mais de duas décadas. Santa de Luziê Laiber de Oliveira, Maria Angélica Batista e Dilzete Binow se uniram para potencializar o que cada uma faz de melhor. “Te-mos em comum a dedicação, a persistência e a organização. Nossas diferenças nos completam”, é o que diz Maria Angélica. Santa e Dilzete trabalharam juntas há alguns anos na Real Seguros, onde estabeleceram uma amizade baseada na confiança e no respeito. “Quando nos encontramos fora da seguradora, resolvemos nos unir para formar essa parceria”, conta Dilzete. Para administrar a empresa, elas distribuem tarefas e contam com a colaboração de uma estagiária e de um colaborador. Ter sucesso para essas três profissionais é aproveitar oportunidades, espelhar-se em bons exemplos e exercer a profissão com sabedoria. “É o caminho para a admiração e o respeito profissional”, completa Santa.

O desafio de vencerUma guerreira de fala mansa e olhar calmo. Talvez essa seja

a melhor forma de definir Ana Julia Merotto, sócia fundadora da Cristal VIP Corretora de Seguros. Hoje, ela comanda a empresa em parceria com o filho caçula, Luiz Felipe – que também é corretor de seguros –, dois funcionários e um serviço de motoboy terceirizado.

Dona de uma personalidade forte, essa capixaba de Vargem Alta, acredita que sucesso rima com qualidade de vida. Seu maior desafio, conta, foi criar os dois filhos sozinha e ainda consolidar uma carreira profissional. Com os filhos criados, no entanto, Ana Julia, pode pensar em ter mais tempo para se dedicar à neta Vitória, que já está encomendada e chega em breve.

Com algumas mudanças no estilo de vida, que incluíram o abandono do cigarro, atividade física e mais disciplina para trabalhar menos horas por dia, Ana Julia afirma que está mais tranquila e mais feliz.

ExclusividadeVárias seguradoras oferecem

produtos e serviços desenhados especificamente para atender ao público feminino. A SulAmérica oferece duas opções de seguro automóvel – o SulAmérica Auto Mu-lher e o SulAmérica Você Mulher – e o Seguro Você Mulher, seguro de vida desenhado para atender às necessidades do público feminino. O diferencial dos produtos está em sua oferta de serviços e atendi-mento. Nos seguros de automóvel, as mulheres podem contar com o motorista amigo e troca de pneus, entre outros. No seguro de vida, há serviços inovadores, como apoio psicológico em caso de ocorrências cobertas e segunda opinião médica e assistência residencial. Já a Porto Seguro também conta com produtos específicos para mulheres tanto no segmento de pessoas quanto no de automóvel.

Exclusividade 2A Porto Seguro também ofere-

ce exclusividades para o público feminino. Com seu programa Porto Seguro Vida mais Mulher, a segura-dora disponibiliza coberturas básicas de morte natural ou morte acidental, além de indenização pelo diagnós-tico de câncer (exceto de pele). Por meio de sua rede de benefícios Bem Viver, a segurada tem descon-tos especiais em diversas clínicas de estética, academias, farmácias, assessoria esportiva, dentistas e la-boratórios, entre outros serviços. Já a Bradesco Seguros e Previdência, por meio do Bradesco Seguro Auto Mulher, oferece alguns serviços que facilitam a vida das motoristas, como check-up completo para o veículo segurado, assistência Dia e Noite, com serviços de reboque por pane, sem limite de ocorrência, e táxi em caso de acidente ou pane.

Ana Julia Merotto

Page 12: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

12www.sincor-es.com.br

[

Page 13: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

13www.sincor-es.com.br

]MERCADO

Curso para novos corretores

Formatura

Cinquenta e dois profissionais co-meçaram, no dia 14 de março, o Curso de Habilitação para Corretores de Seguros, sendo 19 no Módulo Todos os Ramos e 33 no Módulo Capitalização. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22 horas, no Núcleo de Educação Orientada (NEO), na Praia do Canto.

O curso conta com um total de 422 horas, distribuídas em quatro módulos. Os dois primeiros módulos permitem ao profissional requerer habilitação nos

ramos de Capitalização, Vida e Previ-dência; já os dois últimos, possibilitam o cadastro como corretor de todos os ramos.

O curso de Habilitação para Corre-tores de Seguros é realizado em todo o Brasil pela Escola Nacional de Seguros e no Espírito Santo, o Sincor-ES é o respon-sável pela parceria com a instituição para a realização do curso. No ano passado, 36 profissionais concluíram o curso aptos a solicitarem inscrição de corretores de seguros junto à Susep.

O Sincor-ES realizou no dia 24 de março solenidade de entrega dos certificados aos alunos que concluí-ram o Curso de Habilitação para Cor-retores de Seguros no ano passado. A cerimônia foi realizada no Cerimonial Oásis, às 9h e teve patrocínio de três seguradoras: Bradesco Seguros, Liber-ty Seguros e Porto Seguro.

MotivaçãoO consultor José Elcio Sestini mi-

nistrou curso sobre motivação e crescimento profissional, no dia 25 de março, no Auditório do Sincor-ES. O curso integra a programação do CVG-ES para 2011, que tem por objetivo oferecer oportunidade de aperfeiçoamento profissional a corre-tores de seguros. O evento tem apoio do Sincor-ES.

Seleção para treinamento na EuropaO Programa de Treinamento no Ex-

terior, que este ano será ministrado pela Escola Nacional de Seguros pela primeira vez em Londres, na Inglaterra, entre 5 e 9 de setembro, já tem valores definidos. O investimento é de R$ 15.500, que pode ser dividido em cinco parcelas. No valor estão incluídos curso, material didático e hospedagem.

Os executivos brasileiros irão estudar os processos técnicos do resseguro, con-teúdo que será distribuído em oito temas: processo de colocação; breve análise do resseguro; contabilidade e sinistros; con-trato proporcional; contrato não-propor-

cional; comutação; resseguro facultativo e documentação; e documentação do contrato e contract certainty.

Para participar, é necessário que o candidato domine o idioma inglês. Os currículos para análise e seleção pode-rão ser enviados até 23 de março para o e-mail [email protected] e a divulgação do resultado será no dia 30 subsequente. O programa é desenvol-vido em parceria com o The Chartered Insurance Institute, tradicional instituição inglesa de ensino. Outras informações no site da Escola (www.funenseg.org.br), no link Parcerias Internacionais.

CoberturaA 4ª Turma do STJ condenou a

Unimed Vitória a bancar próteses de platina colocadas por um segurado, mesmo não havendo no contrato previsão de fornecimento de próteses e órteses. O entendimento foi que “as limitações de uma contratação não podem impedir o cumprimento de outros procedimentos contratados, já que a prótese era essencial para o sucesso de outro procedimento”.

Livre escolhaTramita na Câmara Federal pro-

jeto de Lei que permite ao segurado, nos contratos de seguros de automó-veis, escolher a oficina que irá prestar serviços. O prazo para contestação terminou no dia 8 de fevereiro sem nenhum recurso. No dia 2 de Março, a Mesa Diretora da Câmara dos Depu-tados, encaminhou oficio à Comissão de Constituição e Justiça para elabo-ração da redação final.

Page 14: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

14www.sincor-es.com.br

[MERCADO

Consultor faz palestra sobremétodo consultivo de vendas

Redes sociais

Vendas Consultivas e a Importância da Gestão para os Produtos Saúde e Dental foi o tema da palestra proferida pelo consultor Mario Elias Rocha, du-rante almoço-palestra realizado pela Funenseg, CVG-ES e Sincor-ES, no dia 15 de março. Além de abordar o conceito de vendas consultivas e seu papel em mercados específicos, o palestrante falou sobre os aspectos relevantes para uma boa consultoria e aspectos especí-ficos dos produtos Saúde e Dental.

Inicialmente, Mario Elias Rocha destacou a diferença entre venda tra-dicional e venda consultiva. Segundo ele, na primeira prevalece a força do argumento e o vendedor precisa de grande esforço para derrubar as obje-ções. Já na venda consultiva, o esforço para derrubar objeções cede lugar a uma atitude de envolvimento na qual o consultor abre espaço para que o cliente diga o que precisa.

De acordo com o palestrante, as chances de fracasso em uma venda tradicional são bem maiores do que em uma venda consultiva. “No processo

tradicional, há um aumento de tensão, pois o vendedor está focado em fechar o negócio. Como método consultivo, o profissional se preocupa inicialmente em compreender o cliente e suas ne-cessidades. A negociação é o último passo e o fechamento é consequência é um nível menor de tensão e um nível maior de confiança”, afirmou.

No caso específico para a venda dos produtos Saúde e Dental, ele destacou que é preciso investimento preparação, pois é por meio dela que o profissional se sentirá mais seguro para fugir do método tradicional e aumentar as chances de sucesso. “O corretor ou profissional de vendas que deseja atuar com venda consultiva deve conhecer não só o produto que comercializa como a empresa para quem pretende vender esse produto”.

As palestras realizadas pelo CVG-ES e Sincor-ES ocorrem mensalmente, no Restaurante Dom Camaleone, na Praia do Canto, e têm apoio da Escola Nacio-nal de Seguros. Os interessados arcam apenas com o custo do almoço.

A Escola Nacional de Seguros conquistou, na primeira quinzena de janeiro, a marca de mil seguidores no twitter, uma das plataformas que mais crescem no país. A instituição lançou seu perfil na rede social em julho do ano passado e, desde então, compartilha diariamente informações sobre suas atividades e o mercado de seguros. Segundo Patrícia Moura, responsável pela comunicação da Escola, perfis cor-porativos são utilizados para interagir com consumidores, fortalecer a marca e divulgar notícias relevantes. Ela diz que a adesão de brasileiros ao twitter vem se tornando cada vez mais comum, o que justifica o ingres-so da instituição na rede social.

EncontroO Sincor-RS vai realizar no mês

de maio o 9º Encontro Regional de Corretores de Seguros do Rio Gran-de do Sul. O evento deve contar com a participação de mais de mil profissionais, entre corretores de seguros, executivos de seguradoras, autoridades públicas e outros parti-cipantes do mercado de seguros. O 9º Encor será realizado nos dias 26 e 27 de maio, a partir das 14 horas, no Centro de Eventos São José – Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Número umO vereador Sergio Magalhães

foi o mais lembrado pela popula-ção de Vitória entre os parlamen-tares no primeiro mandato. O resul-tado é de uma pesquisa realizada pelo Instituto Futura, que revelou ainda que Serjão está entre os seis mais citados. Serjão é corretor de seguros que se licenciou do cargo ao assumir uma vaga na Câmara Municipal de Vitória.

Page 15: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

15www.sincor-es.com.br

]MERCADO

MetLife inova e lança serviço Desafio

Corretoras de seguro no Supersimples

A MetLife lançou, no dia 28 de fe-vereiro, um serviço exclusivo para os corretores, que permitirá processar o faturamento on line e não mais manu-almente, como era feito anteriormente. No novo processo, o corretor terá a fa-tura do seguro emitida em até 24 horas após a confirmação da movimentação do seguro.

Além disso, ele continuará a receber o kit de faturamento por e-mail, que possui os links de acesso para o boleto de pagamento e espelho da fatura, com demonstrativos do prêmio e anexo da relação de faturas dos segurados. “O serviço garantirá mais transparência aos corretores, que terão mais agilida-de e liberdade no processamento das

apólices que intermediaram”, afirma Fátima Primati, diretora de Operações da seguradora.

A empresa tem feito constantes investimentos em atualizações tecnoló-gicas, que fazem parte de um grande projeto de TI, cujo objetivo é agilizar e automatizar os principais processos da companhia. “Esse é mais um investi-mento que realizamos pensando no nosso principal canal, o corretor. Temos como foco otimizar os procedimentos internos para que os resultados reflitam diretamente no atendimento ao usuário final”, destacou Breno Gomes, diretor de Tecnologia da seguradora.

Fonte: Approach, em 28/02/2011

Tramita na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP) 4/11, do deputado Armando Vergílio (PMN-GO), que inclui os serviços de corre-tagem de seguros no Supersimples, ou Simples Nacional, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento tributário diferenciado e favorecido a ser dispensado às micro e pequenas empresas, mediante regime único de arrecadação, inclusive obrigações acessórias, desde julho de 2007.

A proposta altera o Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Com-plementar 123/06) e prevê que os serviços de corretagem terão seus tributos calculados da mesma forma que ocorre com escolas de esportes e laboratórios de análises clínicas, entre outras atividades.

Armando Vergílio argumenta que a inclusão dessas empresas no Supersim-ples vai permitir um maior nível de em-pregos nessa atividade econômica, em razão da redução da carga tribu-tária. “Estima-se hoje que, em média, dois trabalhadores por empresa atuam informalmente, em virtude da elevada

tributação”, diz o deputado.São consideradas microempresas

as que têm faturamento anual de até R$ 240 mil, e empresas de pequeno porte, entre R$ 240 mil e R$ 2,4 milhões. Atualmente, 91,11% das corretoras de seguros seriam classificadas como microempresas, segundo dados da Fenacor. Entre elas, 75,43% têm fatura-mento anual de até R$ 120 mil e 15,68% entre R$ 120 mil e R$ 240 mil anuais. Apesar da maioria das corretoras po-der migrar para o Supersimples, não haveria, segundo Vergílio, queda da arrecadação da contribuição previ-denciária patronal e nem do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). “Há elevada concentração de faturamento em poucas empresas do segmento”, diz.

Citando estudos, o deputado aponta ainda uma distorção entre o crescimento na arrecadação de tributos federais das corretoras de seguros (159% entre 2004 e 2008) e no faturamento do setor de seguros no mesmo período (85%).Fonte: SEG Noticias.

Renata Ferraz assumiu a Superin-tendência Comercial das filiais Rio de Janeiro e Espírito Santo e as áreas de retenção e de clientes multinacio-nais da MetLife. Nessa nova etapa, a executiva será responsável pelo desenvolvimento de novos negócios e retenção de clientes, assim como gestão da equipe. Com isso, ela vai responder pelo relacionamento com as National Accounts, que são os grandes clientes da companhia, e por promover soluções na área de benefícios para os clientes multina-cionais. Renata Ferraz atua desde de 2007 na MetLife e possui mais de 18 anos de experiência no mercado de seguros.

Site do seguradoA Bradesco Auto RE disponibilizou

um site exclusivo para o segurado. Tra-ta-se do Site do Segurado, local onde o cliente tem acesso a informações e serviços. Ele pode, por exemplo, consultar o histórico de sua apólice, solicitar segunda via de boleto de pagamento, solicitar troca de ofici-nas e informar sinistros. A ferramenta é simples e fácil de ser manuseada. Para ter acesso o segurado deve se cadastrar acessando o site www.bra-descoautores.com.br e clicar no item “Sites Exclusivos”. Após o cadastro, o cliente receberá senha e login.

Apoio ao esporteA SulAmérica Seguros e Previdên-

cia está apoiando a velejadora Fer-nanda Oliveira, medalha de bronze nas Olimpíadas de Pequim e promes-sa de vitória brasileira nos próximos jogos mundiais. A atleta e sua dupla, Ana Luiza Barbachan, sagraram-se tricampeãs do Campeonato Brasileiro da Classe 470, disputado no Rio de Janeiro, e participaram da Seletiva Olímpica, em Florianópolis.

Page 16: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

16www.sincor-es.com.br

[

Crescimento

MERCADO

Sincor-ES e Unimed Vitória assinam aditivo de reajuste

O Sincor-ES assinou aditivo ao con-trato que mantém com a Unimed Vitória e que permite a associados manterem planos de saúde. Depois de negociar com a operadora, no início do mês, o Sincor-ES divulgou o reajuste anual nos planos de saúde, que foram fixados em 4,48% acrescido da transposição de faixa, quando houver. A negociação foi conduzida pelo diretor do sindicato, Leonardo Bergamini.

Ficou acertado ainda que a Unimed Vitória faria as adequações no contrato, de sete faixas etárias para 10 faixas etá-rias, conforme prevê Resolução Normati-va da Agência Nacional de Saúde (ANS) 63, de 2003. Os reajustes passam a vigorar nesse mês de março.

Depois da divulgação do reajuste, o

Sincor-ES encaminhou comunicado aos associados informando que os profissio-nais e seus familiares que se encontram sob a proteção do Estatuto do Idoso não sofrerão reajuste por transposição de faixa, apesar de haver previsão no contrato assinado entre o Sincor-ES e a Unimed Vitória em 2001.

Alguns associados receberam bole-tos com cobranças superiores àquela prevista pelo reajuste. De acordo com o presidente do Sincor-ES, a orientação recebida da Unimed Vitória é para que os boletos sejam pagos e a diferença será compensada nas próximas faturas.

Quem tiver alguma dúvida deve en-trar em contato com a Life Corretora de Seguros, administradora do contrato, e fa-lar com Leonardo, Juliana ou Jordana.

Planos de saúde lideram reclamaçõesO setor de planos de saúde liderou

as reclamações feitas ao Instituto Bra-sileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao longo de 2010. Segundo balanço da entidade, 14,53% dos 11.353 aten-dimentos prestados no ano passado foram relacionados a problemas com esse tipo de serviço, seguido de perto por queixas relacionadas a produtos eletroeletrônicos, com 14,33%.

Para o Idec, as reclamações contra os planos de saúde, bancos e empresas de telefonia são motivadas por falhas na regulação e fiscalização desses setores.

O instituto lembra que esse papel cabe à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à Agência Nacio-nal de Telecomunicações (Anatel ) e ao Banco Central (BC).

Três mil novas motocicletas pas-sam a circular por mês nas avenidas do Espírito Santo. Em janeiro desse ano, o Estado contava com 365.924 unidades. Em janeiro de 2010, esse número era 327.778. Hoje, as motos representam 54% do total de carros no Espírito Santo.

AcidentesOs atendimentos feitos pelo

Samu a feridos em acidentes de moto cresceram 13 vezes nos últimos cinco anos. Em 2010 foram realizados 5.462 resgates de um total de 10.485 atendimentos de acidentes feitos pelo Samu. Em 2006, esse número foi de 420, de um total de 3.364 atendi-mentos de acidentes de trânsito.

PreferênciaO GBOEX mais uma vez figura no

ranking das empresas mais lembra-das e preferidas pelos gaúchos, em pesquisa efetuada pelo Jornal do Comércio e pela Qualidata. Foram 103 segmentos pesquisados. A divul-gação dos resultados e a entrega do certificado ocorreram na manhã de 1º de março, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. No Espírito Santo a seguradora é representada pelo Sr. Antonio Santa Catarina.

ComemoraçãoO Sincor-SP fez uma homenagem

às mulheres corretoras de seguros no dia 1º de março. O evento, realiza-do no Maksoud Plaza, contou com duas palestras: Exigência do corpo e da alma feminina, ministrada pela fisioterapeuta Eliana Bio, e Ser Mulher Hoje, proferida pela jornalista Leila Ferreira. As seguradoras Bradesco, Capemisa, Porto Seguro e SulAmérica foram as patrocinadoras desta edição do evento.

Page 17: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

17www.sincor-es.com.br

]MERCADO

FeijoadaO Sincor-ES colocou à venda as

camisas-convites para a “3ª Feijoada do Club Gourmet”, que será realiza-da em agosto, no Cerimonial Oásis, em comemoração ao Dia dos Pais. As camisas, que este ano contam com novo layout, serão o passaporte de ingresso nas dependências do cerimonial. Elas darão direito à feijoa-da, chopp, refrigerantes e caipirinha. Crianças com até cinco anos de idade não pagam. O evento contará com música ao vivo para animar os participantes. Não há limite para a aquisição de camisas e o presidente do Sincor-ES avisa que a procura está acima da expectativa. As camisas também podem ser adquiridas pelas seguradoras, sendo que elas deverão adquirir no mínimo dez unidades. Os interessados devem entrar em conta-to com o Sincor-ES (2125-6669) e fazer sua reserva.

Sincor-ES reúne professoresO Sincor-ES reuniu os professores do

Curso de Habilitação para Corretores de seguros, no dia 3 de março, às 9h, na sede do sindicato. O encontro teve por objetivo orientar os docentes sobre as regras, o pro-grama e as exigências quanto à frequência de alunos e condução das aulas.

Essa é a primeira vez que o Sincor-ES reúne os professores do curso e, de acordo com José Romulo, essa é uma oportunida-de troca de idéias entre eles e para alguns esclarecimentos e orientações. Foram oferecidas informações sobre pauta de frequência dos alunos, pontualidade do professor, intervalo, valor da hora/aula e disciplina em sala de aula.

José Romulo destaca que o curso é ministrado por meio do Núcleo da Escola Nacional de Seguros e que o corpo docente é formado por profissionais experientes que

atuam há bastante tempo no mercado. “Há um programa adequado à exigência da Su-sep e o aluno termina o curso em condições de fazer os exames para receber a habilita-ção de corretor de seguros”, afirmou.

Depois da reunião, os professores foram convidados por José Romulo da Silva a par-ticipar de um almoço de confraternização no Centro de Convenções de Vitória.

Quem são os professoresAntonio Roberto Rosalém, Carlos Alberto da Silva, Cláudio Fernandes Merlo, Elias José Moscon, Gustavo Grossi de Assis, Joaquim Cunha, Jorge Augusto R. da Paixão, José Élsio Sestini, Leonardo Salgueirinho de Oliveira, Luiz Amauri Gontijo, Marcelo Pain Barbosa, Mariett Alves Picalo Quiuqui, Paulo Henrique Latado, Rodolfo Renoldi Heimbeck, Rodrigo Herzog Casagrande e Valéria Maria Cid Pinto

Banestes Seguros faz 40 anosCom o ob-

jetivo de cele-brar os 40 anos de atuação no mercado, completados no dia 8 de

março, a Banestes Seguros aplicou um selo comemorativo junto à sua logomar-ca. Criado pela agência Ampla, o distin-tivo é constituído de uma sobreposição

de formas geométricas que transmitem a idéia de versatilidade e solidez.

O selo será utilizado até o final do ano em toda a folheteria e papelaria da empresa, bem como em seu site. No mês de aniversário da seguradora, o selo também será utilizado como descanso de tela nos computadores do Sistema Financeiro Banestes (SFB) e na tela das máquinas de auto atendimento do banco.

MicrosegurosEm continuidade à publicação

dos estudos encomendados e coordenados entre 2009 e 2010, a Escola Nacional de Seguros lançou o terceiro volume da série Microsse-guros. Nesta obra, os pesquisadores do Cenfri, da África do Sul, apresen-tam um diagnóstico independente do mercado de microsseguros no Brasil sob os aspectos do seu desen-volvimento e regulamentação. O estudo constata que há um público potencial de 23 a 33 milhões de clientes e aponta as características dos produtos e os impactos da regu-lamentação e da legislação sob a perspectiva do atual mercado e do contexto macroeconômico brasilei-ro. O livro pode ser adquirido por R$ 48, pelo telefone (21) 3380-1556, por meio do e-mail [email protected] ou em uma das 14 Unidades Regionais da Escola.

Page 18: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

18www.sincor-es.com.br

[SOCIAL

Nascimento 2

Por Boris Narjack

Nascimento 1 Formatura

Anna Beatriz nasceu no dia 3 de fevereiro. Ela é filha de Analúcia Coradini Finco Bibiano, comercial da Allianz Seguros, e Admar The-odoro Bibiano Junior, Gerente Comercial da Central de Negócios da Chubb do Brasil no Espírito Santo. O pai coruja diz que ela é uma “princesa” que chegou para alegrar suas vidas e mostrar que a família fica completa com a chegada de uma criança.

José Antonio Silva Mendes comemorou junto com a esposa e os filhos a formatura no curso de Direito. Ele é sobrinho do presidente do Sincor-ES, José Romulo da Silva.

Curtindo em alto mar

A nossa amiga Maria Angélica Batista participou de cruzeiro marítimo pela costa brasileira e nos enviou esta foto para mostrar o quanto curtiu.

A família de Núbia Villela, da Seguros Unimed, cresceu com a chegada de Maria Clara. A pequena, que já deve ter escutado alguém dizer que é “a cara do pai”, nasceu no dia 25 de janeiro, na Maternidade Santa Úrsula, em Vitória. Núbia já é mãe de Isabela.

Page 19: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

19www.sincor-es.com.br

]ARTIGO

Seguro: um pouco de história

A história do seguro remonta a séculos antes de Cristo, quando as ca-ravanas atravessavam os desertos do Oriente para comercializar camelos. Como alguns animais sempre morriam no caminho, os cameleiros firmaram um acordo no qual pagariam para substituir o camelo de quem o perdesse.

No ramo da navegação, também foi adotado o princípio de seguro entre os fenícios, cujos barcos navegavam através dos mares Egeu e Mediterrâ-neo. Existia, entre os navegadores, um acordo que garantia a quem perdesse um navio a construção de outro, pago pelos demais participantes da mesma viagem.

A preocupação com transporte marítimo tinha como causa interesses econômicos, pois o comércio exterior dos países se dava apenas por mar. A idéia de garantir o funcionamento da economia por meio do seguro pre-valece até hoje. A forma de seguro é que mudou, e se aperfeiçoa cada vez mais.

O primeiro contrato de seguro nos moldes atuais foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. Era um contrato de seguro de transporte marítimo. Daí pra frente, o seguro foi ainda mais impulsionado pelas Grandes Navegações do século XVI, pela Revolução Industrial e pelo desenvolvimento da teoria das proba-bilidades associada à estatística.

Seguros no BrasilA atividade seguradora no Brasil

teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a “Companhia de Seguros BOA-FÉ”, em 24 de fevereiro daquele ano, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo.

Com o advento da Lei n° 556, de 1850 (Có-digo Comercial Brasi-leiro), houve o apare-cimento de inúmeras seguradoras, que pas-saram a operar não só com o seguro ma-rítimo, expressamente previsto na legislação, mas também com o seguro terrestre e o seguro de vida, este proibido antes por ra-zões religiosas.

Por volta de 1862, surgem as primei-ras sucursais de seguradoras sediadas no exterior. Ocorre que tais empresas transferiam para suas matrizes os prê-mios cobrados, provocando indesejável evasão de divisas. Assim, visando a pro-teger os interesses econômicos do país, foi promulgada, em 1895, a Lei n° 294, determinando que suas reservas técni-cas fossem constituídas e tivessem seus recursos aplicados no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos.

O Decreto n° 4.270, de 1901, e seu regulamento anexo, conhecido como “Regulamento Murtinho”, normatizaram o funcionamento das companhias de seguros já existentes ou que viessem a se organizar no território nacional.

O Regulamento Murtinho criou a “Superintendência Geral de Seguros”, subordinada diretamente ao Ministério da Fazenda, e concentrou todas as questões atinentes à fiscalização de seguros, antes distribuídas entre dife-rentes órgãos.

Cabia à Superintendência a fisca-lização preventiva, exercida por oca-sião do exame da documentação da sociedade que requeria autorização para funcionar, e a repressiva, sob a forma de inspeção direta, periódica, das sociedades.

Em 1916 foi sancionada a Lei n° 3.071, que promulgou o “Código Civil Brasileiro”, com um capítulo específico

dedicado ao “contrato de seguro”. Os preceitos formulados pelo Código Civil e pelo Código Comercial passa-ram a compor, em conjunto, o que se chama Direito Privado do Seguro. Esses preceitos fixaram os princípios essenciais do contrato e disciplinaram os direitos e obrigações das partes, de modo a evitar e dirimir conflitos entre os interes-sados. Foram esses princípios fundamen-tais que garantiram o desenvolvimento da instituição do seguro.

Fonte: http://www.tudosobreseguros.org.br

Page 20: 1  · haverá co-participação do corretor de seguros, ... Texto da equipe de redação da revista Momento Espírita. ... com pouco movimento de carros.

20www.sincor-es.com.br

[