1 JOÃO 1.1-4

6
ALEGRIA COMPLETA Serie de Mensagens em 1 João – Pregadas na Igreja Batista em Santa Cruz – Domingo, 15/01/2011 – Sermão 01 Pr. Joaquim José da Costa Dias Texto: 1 João 1.1-4 1 Estamos escrevendo a vocês a respeito da Palavra da vida, que existiu desde a criação do mundo. Nós a ouvimos e com os nossos próprios olhos a vimos. De fato, nós a vimos, e as nossas mãos tocaram nela. 2 Quando essa vida apareceu, nós a vimos. É por isso que agora falamos dela e anunciamos a vocês a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada. 3 Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho. 4 Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa. Grande Ideia: Quem conhece a Jesus tem alegria completa. INTRODUÇÃO: Estamos começando hoje a nossa série de mensagens sobre a 1 Carta de João. Quando escreveu esta carta, cerca de 80 a 95 d.C. a igreja já não era mais perseguida pelo império. Jerusalém e o reino de Israel haviam sido destruídos e os judeus haviam se espalhado pelo mundo. A esperança em Jesus como Messias, como o enviado de Deus havia se perdido com a destruição. A empolgação com a obra de Cristo e seus feitos já havia se passado. Provavelmente João escrevia para a 2ª ou terceira geração de cristãos. Quanto mais longe distavam as datas da vida terrena de Jesus, menos as pessoas viviam um evangelho claro e verdadeiro. João,

description

Sermão

Transcript of 1 JOÃO 1.1-4

Page 1: 1 JOÃO 1.1-4

ALEGRIA COMPLETASerie de Mensagens em 1 João – Pregadas na Igreja Batista em Santa Cruz – Domingo, 15/01/2011 – Sermão 01

Pr. Joaquim José da Costa DiasTexto: 1 João 1.1-41 Estamos escrevendo a vocês a respeito da Palavra da vida, que existiu desde a criação do mundo. Nós a ouvimos e com os nossos próprios olhos a vimos. De fato, nós a vimos, e as nossas mãos tocaram nela.2 Quando essa vida apareceu, nós a vimos. É por isso que agora falamos dela e anunciamos a vocês a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada.3 Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o seu Filho.4 Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa.

Grande Ideia: Quem conhece a Jesus tem alegria completa.

INTRODUÇÃO:

Estamos começando hoje a nossa série de mensagens sobre a 1 Carta de João. Quando escreveu esta carta, cerca de 80 a 95 d.C. a igreja já não era mais perseguida pelo império. Jerusalém e o reino de Israel haviam sido destruídos e os judeus haviam se espalhado pelo mundo. A esperança em Jesus como Messias, como o enviado de Deus havia se perdido com a destruição. A empolgação com a obra de Cristo e seus feitos já havia se passado. Provavelmente João escrevia para a 2ª ou terceira geração de cristãos. Quanto mais longe distavam as datas da vida terrena de Jesus, menos as pessoas viviam um evangelho claro e verdadeiro. João, ao que parece, morava em Éfeso e escreveu para as igrejas da Ásia Menor, hoje a região da Turquia.

A Escrita da carta tem a ver com os novos problemas da igreja – se antes os problemas vinham de fora, agora eles nascem dentro da comunidade cristã. Antes o problema era a perseguição, agora o problema é a sedução. Pessoas que se diziam espiritualizadas começavam a espalhar heresias entre os cristãos. Alguns deles chegaram a sair da igreja, a que João afirma que saíram do meio da igreja porque não eram da igreja, apesar de nela terem vivido.

O objetivo da carta era enfrentar uma situação ameaçadora para a igreja e fortalecer os irmãos para a defesa de sua fé, para que não se separassem dela.

Assim, encontramos algumas lições importantes já nos primeiros 4 versículos desta carta.

Page 2: 1 JOÃO 1.1-4

Nesta primeira parte, João afirma que escrevia para que a alegria dos irmãos e a dele também fosse completa. Assim, ele apresenta que um verdadeiro cristão tem alegria completa, e explica como se alcança esta alegria. Vejamos:

Transição: Nossa alegria é completa quando:

1) ALCANÇAMOS UM CONHECIMENTO PROFUNDO DE JESUS CRISTO.Já no primeiro versículo da carta, João deixa claro o seu conhecimento de

Jesus Cristo. Para João, Jesus era a Palavra da Vida. Aquele homem, nazareno, que ele conheceu quando ainda trabalhava em sua empresa de pesca, era alguém de suma importância para a vida de toda a humanidade. Era a Palavra da Vida.

Em sua teologia, João apresenta dados importantes sobre Jesus:Em primeiro lugar, João afirma que Jesus existiu antes da criação do

mundo. “era desde o princípio”. Nestas palavras descobrimos que através de Jesus a eternidade entrou no tempo. Jesus era o Deus Eterno que entrou pessoalmente no mundo dos homens. Aqui podemos nos lembrar das palavras do autor em seu outro livro, o Evangelho de João, no capítulo 1, quando afirmou que o Verbo ou A Palavra que estava com Deus e era Deus, se fez carne, ou seja, nasceu neste mundo, tomou forma de homem e habitou entre nós.

Em segundo lugar, João ainda afirma que esta entrada de Jesus, o Deus Eterno neste mundo visível e finito foi real. João afirma que viu, ouviu e tocou em Jesus. Jesus não era apenas uma força espiritual, uma imagem fantasmagórica, uma aparição. Era um homem perfeito, completo. Jesus não era uma representação humana, mas era um homem no sentido mais literal desta palavra.

Em terceiro lugar, João ainda diz que por causa de Deus ter-se feito homem, chegou aos homens a Palavra de vida. A realidade da vitória sobre a morte eterna estava plantada na humanidade. Jesus é a palavra de Vida. Ele dá vitória sobre a morte transformando-a em vida. Esta palavra de vida, traz vida não somente futura, mas transforma a existência atual em vida de qualidade.

João nos coloca diante da possibilidade real de termos um conhecimento melhor de Jesus Cristo. Mas nos informa que mais do que conhecimento intelectual e teológico sobre Jesus, você e eu, para termos alegria completa, ainda:

2) DESFRUTAMOS DE UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM JESUS CRISTO.João desejava mostrar aos irmãos daquela região que ele tinha

autoridade para lhes escrever e falar, e esta autoridade não era embasada em algo do qual ouvira falar, mas sim, da sua própria experiência pessoal com Jesus

Page 3: 1 JOÃO 1.1-4

Cristo. Ele afirmou que escutou ou ouviu Cristo. Ninguém está interessado nas ideias pessoais ou nas especulações de alguém. Mas em uma palavra que venha do Senhor, e João tinha esta palavra, pois ele havia ouvido o Senhor Jesus.

Além de ouvir, João afirma que viu Jesus. Ver alguém, aliado a ouvir, indica atenção, e até, de certa forma, proximidade de Cristo. Não podemos ver a Jesus com nossos olhos humanos nos dias atuais, mas com toda garantia, podemos vê-lo com os olhos da fé. Pela fé, podemos acreditar na sua presença constante em nossas vidas e coração, na direção de nossa historia. Pela fé, nossas orações deixam de ser palavras ditas ao vento, e passam a ser conversa entre duas pessoas, nós e Jesus.

Além de ver, João diz, também que contemplou a Cristo. Esta palavra não aparece na versão Linguagem de Hoje, mas aparece na Revista e Atualizada, e esta palavra se refere à tradução de uma palavra grega que significa olhar alguém ou alguma coisa com muita atenção, até captar algo do significado desta pessoa. Contemplar não é apenas uma olhar rápido, mas um olhar que busca, que deseja descobrir mais sobre Jesus.

O cristão não pode viver de rápidos olhares a Jesus. Mas deve olhar para ele fixamente, admirado com sua vida, sua obra, sua bondade, seu amor e assim, olhar amorosamente para Jesus, experimentando um relacionamento profundo, íntimo. Coisa de pai e filho, ou de amigo íntimo, confidente.

Você é convidado por João a experimentar também um relacionamento íntimo com Jesus, vendo-o, ouvindo suas palavras, contemplando sua pessoa, seus feitos, obras, e imitando-o em tudo. Somente quem tem em Jesus o amigo perfeito pode experimentar a verdadeira alegria.

Mas também, nossa alegria é completa quando:

3) COMPARTILHAMOS UMA MENSAGEM PODEROSA SOBRE JESUS CRISTO.Para João, conhecer Jesus e manter comunhão com Cristo vai nos

conduzir a um passo mais ousado – e este passo é o compartilhar de Jesus para com outras pessoas.

João usa pelo menos 4 verbos para demonstrar seu desejo de compartilhar Jesus. Ele afirma que escreveu, anunciou, contou e falou a respeito de Jesus, a quem ele chamou de “a vida eterna que estava com o Pai e que nos foi revelada” com pelo menos dois objetivos:

O primeiro deles é que aqueles irmãos fossem unidos, ou seja, vivessem em comunhão. Ter comunhão é partilhar com alguém as mesmas ideias, crenças, valores, ideais, princípios, vida, bens, etc. João sabia que alegria verdadeira e completa seria resultado de uma vida de amizade verdadeira entre os irmãos. Mas esta amizade para ser alcançada deve ter uma origem, e a origem é Deus.

Page 4: 1 JOÃO 1.1-4

Assim, o segundo objetivo de João era que a igreja tivesse comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo.

Que mensagem poderosa sobre Jesus Cristo João nos oferece. Ele mostra que compartilhar Jesus é aprender a amar a Deus e ao próximo. Ele insiste que o objetivo de compartilhar Jesus é sempre unir as pessoas. Aqui temos uma verdade consequente. Se alguém traz uma mensagem que produza divisão, esta mensagem é falsa e não vem de Deus.

Se alguém deseja viver com Cristo, vai desejar compartilhá-lo com outros. E para fazer isto, sempre levará uma mensagem verdadeira, que nos coloque no caminho santo e nos conduza a melhorar nossa comunhão com Cristo e com os irmãos.

A mensagem que devemos compartilhar sobre Jesus resulta em alegria e alegria completa.

CONCLUSÃO:Deus deseja que nossa alegria seja completa. E ela será se você buscar

conhecer Jesus mais de perto, vivendo um relacionamento profundo com ele, a ponto de repetir suas ações na vida, e insistindo em compartilhar Jesus com outros, para que ao ver a alegria de outro coração, a alegria do meu coração seja completa. Comunhão com Deus e com os outros é o desejo do Senhor para nós. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a nós mesmos, é nosso grande mandamento. Você que ser feliz? Conheça, relacione-se e compartilhe Jesus! Sua alegria será completa. Deus nos abençoe.