1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS -...

29

Transcript of 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS -...

Page 1: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual
Page 2: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS

O exame de um epitélio e do tecido nervosode um mesmo animal revelou que suas célu-las apresentam diferentes características.Isso ocorre porquea) as moléculas de DNA das duas células car-regam informações diferentes.b) os genes que estão se expressando nasduas células são diferentes.c) o mecanismo de tradução do RNA diferenas duas células.d) o mecanismo de transcrição do DNA nasduas células é diferente.e) os RNA transportadores das duas célulassão diferentes.

alternativa B

Células diplóides de um mesmo animal (célulasdo epitélio e do tecido nervoso) carregam as mes-mas informações em suas moléculas de DNA.O que as torna diferentes é a expressão de seusgenes.

Na tabela, estão assinaladas a presença (+)ou ausência (−) de alguns componentes en-contrados em três diferentes tipos celulares(A, B e C).

COMPONENTES

TIPOSCELULARES

A B C

Envoltório nuclear + − +

Ribossomos + + +

Mitocôndrias + − +

Clorofila − + +

Retículo endoplasmático + − +

A, B e C pertenceriam, respectivamente, a or-ganismosa) eucariotos heterótrofos, procariotos heteró-trofos e procariotos autótrofos.b) eucariotos autótrofos, procariotos autótro-fos e eucariotos autótrofos.c) procariotos heterótrofos, eucariotos heteró-trofos e eucariotos autótrofos.d) procariotos autótrofos, eucariotos autótro-fos e eucariotos heterótrofos.e) eucariotos heterótrofos, procariotos autó-trofos e eucariotos autótrofos.

alternativa E

O organismo A possui carioteca e organelasmembranosas, mas não possui clorofila, então éeucarioto heterótrofo.O organismo B não possui carioteca e apresentaclorofila, caracterizando-se como procarioto autó-trofo.O organismo C possui carioteca, organelas eclorofila, características de eucariotos autótro-fos.

Há quatro anos o Brasil dava sinais de quetinha conseguido conter a malária... No anopassado, o número de infecções voltou à casados 600.000... A ocupação de igarapés por fa-velas levou ao represamento da água nessesbraços do rio, transformando-a em criadourode mosquitos...

(Veja, maio de 2006. Adaptado.)

Uma das principais medidas para prevenir amalária consiste na eliminação de criadourosde mosquitos pois, conseqüentemente, evi-ta-sea) a reprodução do agente viral.b) a transmissão do agente bacteriano.c) a transmissão do protozoário causador dadoença.d) a transmissão do vírus causador da doen-ça.e) a reprodução do agente bacteriano.

Questão 1

Questão 2

Questão 3

Page 3: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

alternativa C

Uma das principais medidas profiláticas contra amalária consiste na eliminação de criadouros demosquitos (anófeles), pois, conseqüentemente,evita-se a transmissão do Plasmodium, protozoá-rio causador da referida parasitose.

Um biólogo encontra uma nova espécie ani-mal de aspecto vermiforme. A princípio, ficaem dúvida se este é um representante do FiloAnnelida ou Nematoda. Para decidir entre asduas opções, você recomendaria que ele exa-minasse a presença dea) simetria bilateral.b) segmentação corporal.c) sistema circulatório aberto.d) sistema digestivo completo.e) sistema nervoso difuso.

alternativa B

Para decidir se a nova espécie de verme é umanelídeo ou um nematódeo, seria recomendadoque fosse examinada a presença de segmenta-ção corporal. Essa característica está presentenos anelídeos e ausente nos nematódeos.

As temperaturas corporais de um felino e deuma serpente foram registradas em diferen-tes condições de temperatura ambiental. Osresultados estão apresentados na tabela.

Temperatura (oC)

ambiente felino serpente

10 37 11

20 38 21

30 38 30

Com base nesses resultados, pode-se conside-rar quea) a serpente é ectotérmica, pois sua tempe-ratura corporal é variável e independe datemperatura ambiente.b) o felino é ectotérmico, pois a variação datemperatura ambiente não interfere na suatemperatura corporal.

c) a serpente e o felino podem ser consideradosectotérmicos, pois na temperatura ambiente de10 oC apresentam as menores temperaturascorporais.d) o felino é endotérmico, pois sua temperatu-ra corporal é pouco variável e independe datemperatura ambiente.e) a serpente é endotérmica, pois a variaçãode sua temperatura corporal acompanha avariação da temperatura ambiente.

alternativa D

O felino (mamífero) é endotérmico, pois sua tem-peratura corporal é pouco variável e independe datemperatura ambiente. A serpente (réptil) é ecto-térmica, pois sua temperatura corporal varia emfunção da temperatura ambiente.

Nas angiospermas, a condução da seiva bruta(água e sais minerais) ocorre das raízes atéas folhas, as quais podem estar situadas de-zenas de metros acima do nível do solo. Nessetransporte estão envolvidosa) elementos do xilema, no interior dos quaisas moléculas de água se mantêm unidas porforças de coesão.b) elementos do floema, no interior dos quaisas moléculas de água se mantêm unidas porpressão osmótica.c) elementos do parênquima, dentro dos quaisas moléculas de água se mantêm unidas porpressão osmótica e forças de coesão.d) elementos do parênquima e floema, dentrodos quais as moléculas de água se mantêmunidas por forças de coesão.e) elementos do xilema e do floema, dentrodos quais as moléculas de água se mantêmunidas por pressão osmótica.

alternativa A

A condução da seiva bruta ocorre das raízes atéas folhas através dos vasos lenhosos do xilema.A coluna de água no interior do vaso lenhososobe como um todo devido à força de coesão en-tre as moléculas da água.

biologia 3

Questão 4

Questão 5

Questão 6

Page 4: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

No gráfico, estão representadas as taxas defotossíntese e respiração de uma determina-da planta, quando submetida a diferentes in-tensidades luminosas.

A partir do ponto A, com o aumento da inten-sidade luminosa pode-se dizer que a plantaestáa) produzindo e consumindo o mesmo volumede CO2.b) produzindo e consumindo matéria orgânicaem iguais quantidades.c) aumentando a taxa de respiração e produ-ção de CO2.d) diminuindo a taxa de fotossíntese e redu-zindo a produção de CO2.e) produzindo mais matéria orgânica do queconsumindo.

alternativa E

A partir do ponto A, a taxa de fotossíntese, que re-presenta a produção de matéria orgânica, é supe-rior à taxa de respiração, que indica o seu consu-mo para um dado valor da intensidade luminosa.

Suponha um organismo diplóide, 2n = 4, e aexistência de um gene A em um dos pares decromossomos homólogos e de um gene B nooutro par de homólogos. Um indivíduo hete-rozigótico para os dois genes formaráa) 2 tipos de gametas na proporção 1:1.b) 2 tipos de gametas na proporção 3:1.c) 4 tipos de gametas nas proporções 9:3:3:1.d) 4 tipos de gametas nas proporções 1:1:1:1.e) 4 tipos de gametas na proporção 1:2:1.

alternativa D

Um indivíduo duplo heterozigoto AaBb, com genesindependentes (em cromossomos diferentes), pro-duzirá 4 tipos de gametas em proporções iguais:AB, Ab, aB, ab (1:1:1:1).

No exemplo de cadeia alimentar da ilus-tração, supondo que o peixe abocanhadopelo jaburu se alimente de plantas aquáti-cas,

(Turma da Mônica)

podemos considerar quea) a maior quantidade de energia disponívelestá no nível trófico do peixe.b) o nível trófico do jaburu apresenta menorquantidade de energia disponível que o do ja-caré.c) a menor quantidade de energia disponívelestá no nível trófico do jaburu.d) a quantidade de energia disponível nos ní-veis tróficos do peixe e do jacaré são equiva-lentes.e) a quantidade de energia disponível no ní-vel trófico do peixe é maior que no nível trófi-co do jaburu.

alternativa E

Nas cadeias alimentares, a quantidade de energiadisponível para cada nível trófico diminui. Na ca-deia indicada pela questão, plantas aquáticas →→ peixes → jaburu → jacaré, a quantidade deenergia disponível para o peixe é maior que parao jaburu.

biologia 4

Questão 7

Questão 8

Questão 9

Page 5: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Em várias regiões do mundo, a dieta das po-pulações humanas é predominantemente ve-getariana. O aumento da quantidade e quali-dade das proteínas vegetais é um dos objeti-vos das pesquisas agrícolas e muitas se dedi-cam, por exemplo, ao estudo de microorganis-mos que vivem associados às raízes de plan-tas leguminosas. O interesse nesses microor-ganismos justifica-se porque elesa) sintetizam proteínas a partir do N2 atmos-férico, disponibilizando-as para as plantas.b) fixam NO2 na forma de nitratos, que podemser utilizados no metabolismo de proteínas.

c) fixam o N2 atmosférico na forma de cátionsamônio, que podem ser utilizados pelas plan-tas para a síntese de proteínas.d) sintetizam N2 na forma de nitritos, que po-dem ser utilizados para a síntese de proteí-nas.e) fixam NO2 e NO3 na forma de cátionsamônio, que podem ser utilizados no metabo-lismo das proteínas.

alternativa C

Os microorganismos fixam o N2 do ar na formade NH4

+ (amônio), que pode ser utilizado na sínte-se protéica pelas plantas.

biologia 5

Questão 10

Page 6: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Um pequeno objeto, quando lançado vertical-mente para cima, retorna ao local de partidaapós ter decorrido o tempo 2t. Dos conjuntosde gráficos apresentados, aquele que se podeadequar perfeitamente à situação descrita,supondo desprezível a ação resistiva do ar, éa)

b)

c)

d)

e)

alternativa D

Adotando-se a orientação da trajetória verticalpara baixo e S 00 > , teremosv 00 < e g 0> .O gráfico da posição será uma parábola com aconcavidade voltada para cima e vértice em t.O gráfico da velocidade será uma reta inclinadapara cima com origem em v0 negativo e comv 0= para o instante t.O gráfico da aceleração será constante com ace-leração positiva.

O submarino navegava com velocidade cons-tante, nivelado a 150 m de profundidade,quando seu capitão decide levar lentamente aembarcação à tona, sem contudo abandonar omovimento à frente. Comunica a intenção aotimoneiro, que procede ao esvaziamento dostanques de lastro, controlando-os de tal modoque a velocidade de subida da nave fosseconstante.

Se a velocidade horizontal antes da manobraera de 18,0 km/h e foi mantida, supondo quea subida tenha se dado com velocidade cons-tante de 0,9 km/h, o deslocamento horizontalque a nave realizou, do momento em que o ti-moneiro iniciou a operação até o instante emque a nau chegou à superfície foi, em m, dea) 4 800.d) 1 600.

b) 3 000.e) 1 200.

c) 2 500.

alternativa B

Sendo o intervalo de tempo Δt durante a subidada nave igual ao do deslocamento horizontal Δx,temos:

Δ Δ Δ Δ Δt t

xv

yv

x18,0

1500,9x y

x y= ⇒ = ⇒ = ⇒

⇒ Δx 3 000= m

Para possibilitar o translado da fábrica até aconstrução, o concreto precisa ser mantidoem constante agitação. É por esse motivo queas betoneiras, quando carregadas, mantêmseu tambor misturador sob rotação constantede 4 r.p.m. Esse movimento só é possível de-vido ao engate por correntes de duas engre-

Questão 11 Questão 12

Questão 13

Page 7: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

nagens, uma grande, presa ao tambor e dediâmetro 1,2 m, e outra pequena, de diâmetro0,4 m, conectada solidariamente a um motor.

Na obra, para que a betoneira descarregueseu conteúdo, o tambor é posto em rotação in-versa, com velocidade angular 5 vezes maiorque a aplicada durante o transporte. Nessemomento, a freqüência de rotação do eixo daengrenagem menor, em r.p.m., éa) 40. b) 45. c) 50. d) 55. e) 60.

alternativa E

As velocidades dos pontos das periferias das en-grenagens maior e menor são iguais. Assim, te-mos:v V r R= ⇒ ⋅ = ⋅ ⇒ω Ω⇒ ⋅ ⋅ = ⋅ ⋅ ⇒2 f r 2 F Rπ π

⇒ ⋅ = ⋅ ⋅ ⇒f0,42

5 41,22

f = 60 rpm

Ao desferir a primeira machadada, a perso-nagem da tirinha movimenta vigorosamenteseu machado, que atinge a árvore com ener-gia cinética de 4 2π J.

Como a lâmina de aço tem massa 2 kg, des-considerando-se a inércia do cabo, o impulsotransferido para a árvore na primeira macha-dada, em N.s, foi dea) π. b) 3,6. c) 4π. d) 12,4. e) 6π.

alternativa C

Calculando a velocidade com que o machadoatinge a árvore, temos:

Emv

24

2v2

v 202

2 02

0= ⇒ = ⇒ =π π m/s

O impulso que o machado aplica na árvore tem omesmo módulo do impulso que a árvore aplicasobre o machado. Do Teorema do Impulso para omachado, vem:

0I Q I m v v I 2 2R R 0 R= ⇒ = − ⇒ = ⋅ ⇒Δ | | π

⇒ I 4 N sR = ⋅π

No passado, quando os motoristas adentra-vam em um túnel, começavam a buzinar emtom de brincadeira, pelo simples prazer deouvir ecoar o grande ruído produzido. Maisrecentemente, engenheiros constataram quetais sons produzem ondas estacionárias quepodem afetar a estrutura dessas constru-ções.

O carro esquematizado está com sua buzinalocalizada exatamente no centro do arco quedelimita o túnel, cujo diâmetro é 10 m. Se abuzina emite o som da nota Lá (440 Hz), e sea velocidade de propagação do som no ar é340 m/s, o número de comprimentos de ondaque o som percorrerá até atingir o teto do tú-nel é, aproximadamente,a) 2,5. b) 3,5. c) 4,5. d) 5,5. e) 6,5.

alternativa E

Da equação fundamental da ondulatória, vem:

v f 340 440 0,77 m= ⋅ ⇒ = ⋅ ⇒ =λ λ λSendo N o número de comprimentos de onda e do diâmetro do túnel, temos, aproximadamente:

N

d2 N

102

0,77= ⇒ = ⇒

λN 6,5=

física 2

Questão 14

Questão 15

Page 8: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Sabemos que, em relação ao som, quando sefala em altura, o som pode ser agudo ou gra-ve, conforme a sua freqüência.Portanto, é certo afirmar que:a) o que determina a altura e a freqüência dosom é a sua amplitude.b) quanto maior a freqüência da fonte gerado-ra, mais agudo é o som.c) o som é mais grave de acordo com a inten-sidade ou nível sonoros emitidos.d) sons mais agudos possuem menor velocida-de de propagação que sons mais graves.e) sons graves ou agudos propagam-se commesma velocidade no ar e no vácuo.

alternativa B

O som é mais agudo quanto maior for a freqüên-cia da fonte geradora.

Uma pequena escada de três degraus é feitaa partir do mesmo tubo de alumínio com per-fil retangular.

Os degraus de comprimento L são dispostosnas duas laterais de forma que a altura entreeles seja L/2. Para evitar escorregamentos, oapoio dos pés da escada é feito sobre duas sa-patas de borracha. Se para um segmento Lde tubo de alumínio, a resistência é R, consi-derando desprezível a resistência elétrica nas

junções dos degraus com as laterais, a resis-tência elétrica que a escada oferece entre ospontos A e B é dada pela expressão

a) R3

. b) 5R8

. c) 13R8

. d) 8R3

. e) 15R8

.

alternativa C

Como a resistência elétrica é diretamente propor-cional ao comprimento, a escada pode ser repre-sentada pelo seguinte circuito:

física 3

Questão 16

Questão 17

Page 9: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

O gráfico mostra como a resistividade de de-terminado material varia, conforme a tempe-ratura de um resistor é aumentada.

Considere desprezíveis as alterações nas di-mensões do fio, dadas pela variação de tem-peratura, e responda.Dos gráficos seguintes, aquele que pode re-presentar a variação da potência elétrica dis-sipada por um fio resistivo cilíndrico, feitodesse material e mantido sob uma diferençade potencial constante, éa)

b)

c)

d)

e)

alternativa A

A potência elétrica dissipada (P) em função da re-sistividade (ρ) é dada por:

constanteP

UR

RA

PU A=

=⇒ =

221

ρρ� �

Assim, quando a temperatura aumenta, ou seja, aresistividade aumenta não linearmente, a potênciadissipada diminui não linearmente, o que é melhorrepresentado no gráfico da alternativa A.

O gráfico mostra valores dos potenciais elé-tricos em um circuito constituído por uma pi-lha real e duas lâmpadas idênticas de0,75 V – 3 mA, conectadas por fios ideais.

física 4

Questão 18

Questão 19

Page 10: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

O valor da resistência interna da pilha, em Ω,éa) 100. b) 120. c) 150. d) 180. e) 300.

alternativa A

Considerando que as lâmpadas operam em suascondições nominais (i 3 10 A3= ⋅ − ) e sendoUAB A BV V 1,80 1,50 0,30 V= − = − = a quedade potencial devido à resistência interna da pilha,temos:

rU

i0,30

3 10AB

3= =⋅

⇒− r 100= Ω

Uma pequena esfera carregada eletricamentecom carga positiva e em queda livre penetraem uma região onde um campo magnético ho-rizontal atua uniformemente.

O esboço que melhor representa a trajetóriada esfera no interior dessa região éa)

b)

c)

d)

e)

alternativa D

Pela regra da mão esquerda, a carga positivadeve descrever uma trajetória curvilínea desvia-da para a direita, como representado na alternati-va D.

física 5

Questão 20

Page 11: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Em 2005, a População Economicamente Ati-va (PEA) do Brasil era de 96 milhões de pes-soas, representando 62,9% da população dopaís com 10 anos ou mais. Sobre o comporta-mento da PEA, é correto afirmar que:a) a maior parte da população economica-mente ativa insere-se no setor secundário,executando atividades tipicamente urbanas.b) há predomínio da mulher na composiçãoda população economicamente ativa, pois au-mentou o número de mulheres chefes de fa-mília na última década.

c) tem havido sucessivos decréscimos frenteao total da população não-ativa, devido aocrescimento substancial do desemprego.d) há predomínio das atividades primáriasnas grandes regiões onde prevalece a popula-ção rural frente à urbana.e) há participação significativa do setor infor-mal da economia, em função do subempregonos setores de comércio e serviços.

alternativa E

O setor informal, na atualidade, representa maisde 50% da PEA.

Questão 21

A partir da observação do mapa, assinale a opção correta.a) A projeção cartográfica utili-zada para elaboração do planis-fério é a cilíndrica e nela bus-cou-se preservar a forma dassuperfícies, em detrimento dasdistâncias e das áreas.b) Para representação de ex-tensas áreas como a da figura,utiliza-se escala pequena, quepermite melhor nível de deta-lhamento.c) O ponto B encontra-se emmédia latitude, zona em que hámaior variação do fotoperíodoao longo das estações do ano,que a área onde se encontra oponto A.d) Há uma diferença de 15 horas entre o ponto A e o B, sendo que as horas em A estão atrasa-das em relação a B.e) O ponto A encontra-se nos hemisférios boreal e ocidental e o ponto B nos setentrional eoriental. Ambos situam-se sobre países de grande população relativa.

alternativa C

A variação do fotoperíodo, ou seja, da diferença entre a fase clara (dia) e a fase escura (noite), aumen-ta na medida em que o ponto se afasta do Equador.

Questão 22

Page 12: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

geografia 2

Questão 23

(ONU. Relatório do Desenvolvimento Humano, 2003. www.mapas.ibge.gov.br/. Adaptado.)

Considerando essas informações e a problemática ambiental, é correto afirmar que:a) O principal efeito do problema representado no mapa é a redução da camada de ozônio,pois o dióxido de carbono permite o aumento da absorção da radiação ultravioleta.b) Os países que contribuem com emissões superiores a 3,5 ton/hab de dióxido de carbono fa-zem parte do grupo dos países desenvolvidos altamente industrializados, nos quais a queimade combustíveis fósseis é crescente.c) Os países com acelerada industrialização que apresentam emissões inferiores a 3,5 ton/habdevem, pelo Protocolo de Kyoto, reduzir as emissões em índices mais elevados que os paísesnão industrializados com emissão superior a 7,0 ton/hab.d) A participação crescente da frota de veículos movidos por derivados do petróleo é uma dascausas do aumento na emissão de dióxido de carbono, assim, o desenvolvimento de combustí-veis alternativos pode ajudar na redução dos níveis de emissão de CO2 .e) A pequena participação dos países pobres africanos e asiáticos na emissão de CO2 resultada aquisição dos “créditos de carbono”, que são aplicados na preservação de florestas e no de-senvolvimento de formas de energia alternativas.

alternativa D

Um dos principais fatores antrópicos intensificadores do efeito estufa é a queima de combustíveis fós-seis, assim políticas energéticas que desenvolvam fontes renováveis e limpas tendem a crescer no sé-culo XXI.

No mapa, está representada a quantidade de dióxido de carbono emitida na atmosfera, porpaíses, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano editado pela ONU em 2003.

Page 13: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

O Oriente Médio é, historicamente, zona detensões entre povos, nações e países. Em2006, ocorreram conflitos armados nas fron-teiras de Israel, Palestina e Líbano, envol-vendo exército e grupos armados. Sobre osconflitos, analise as afirmações seguintes.I. O grupo Hamas, acusado por Israel pelamorte e seqüestro de soldados na região daFaixa de Gaza, é um movimento que luta pelaformação do Estado Independente da Palestinae se opõe à existência do Estado de Israel.II. O grupo Hezbollah luta pela desocupaçãoisraelense nos territórios de Gaza e Golã e pelademarcação de Jerusalém como território inde-pendente, devido à sua importância religiosapara católicos, judeus e muçulmanos.III. Além dos conflitos de ordem histórica, re-ligiosa e política, a região apresenta tensõesdecorrentes da escassez de recursos hídricos,como o interesse no controle das nascentes dorio Jordão.IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira doLíbano, onde se encontram as nascentes dorio Jordão, área estratégica para o acesso econtrole da água doce disponível na região.Estão corretas as afirmações:a) I e III, apenas.c) II e III, apenas.e) II e IV, apenas.

b) I e IV, apenas.d) III e IV, apenas.

alternativa A

O grupo Hezbollah, localizado no sul do Líbano,apóia a formação de um Estado Nacional Palesti-no Islâmico, tendo a parte oriental de Jerusalémcomo sua futura capital, e a nascente do rio Jor-dão encontra-se nas Colinas de Golã, na Síria.

Estamos voando a sete mil metros de altitude[...]. É de manhã cedo. Lá embaixo a sombrado 747 desliza na névoa outonal. Pelo visor,parece circundada por um arco-íris, como umpássaro etéreo em alça de mira celestial. A né-voa se dissipa e revela o escudo arqueano gas-to e carcomido de Minas Gerais e uma confu-são de cumes que se entrecruzam distribuídospela Serra do Espinhaço. A oeste, córregos

marrons serpenteiam preguiçosos rumo aoseu encontro com o rio São Francisco. A leste,corredeiras se precipitam para o Rio Doce e oOceano Atlântico. É uma paisagem cicatriza-da pelo trabalho humano. No horizonteazul-escuro distinguem-se vagamente osgrandes reservatórios das barragens de Fur-nas e Três Marias. No primeiro plano, esten-dem-se as voçorocas alaranjadas e gredosas,incisões talhadas por séculos de mineração,agricultura e pecuária imprevidentes. Em ter-renos planos de aluvião aqui e acolá, o cultivopersiste. Em campos recém-arados pode-sedistinguir o tom vermelho tijolo dos solos fér-teis e ricos em ferro. Os pastos das monta-nhas ainda estão verdes por causa das chu-vas de verão [...]. Cidades se amontoam nosvales, cintilando ao sol claro da manhã comojóias desgastadas à beira do caminho.(Warren Dean. A ferro e a fogo: a história e a devas-

tação da Mata Atlântica brasileira. Apud Boligian& Alves. Geografia – espaço e vivência. São Paulo:

Atual, 2004. p. 22.)

O autor descreve a paisagem de parte doEstado de Minas Gerais. Assinale a alternati-va correta.a) O escudo arqueano decorre de falhamentose dobramentos ocorridos no Cenozóico terciá-rio, reflexo do processo de ruptura do conti-nente da Gondwana e abertura do oceanoAtlântico.b) Na área, há ocorrência de importantes de-pósitos metalíferos, com destaque para asproduções de ferro e bauxita obtidas no Qua-drilátero Ferrífero e no Maciço de Urucum,cuja produção destina-se ao abastecimento domercado interno.c) As barragens de Furnas e de Três Mariassão localizadas, respectivamente, no rio Gran-de e no rio São Francisco, responsáveis porparte da geração de energia elétrica da região.d) Os solos férteis, porém ácidos pela presençade metais, têm sido utilizados para a expansãoda produção de soja, o que coloca o Estado deMinas Gerais como segundo maior produtornacional do grão, atrás do Mato Grosso.e) Os pastos da área em destaque são ocupa-dos pela criação bovina de corte, em sistemaextensivo, sendo que importantes frigoríficoslocalizados em Uberlândia são responsáveispela exportação de carne de alta qualidadecom o selo “boi verde”.

geografia 3

Questão 24

Questão 25

Page 14: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

alternativa C

Furnas e Três Marias estão entre os principaissubsistemas hidrelétricos da região Centro-Sul doBrasil.

A escalada da violência tem gerado debatessobre a redução da maioridade penal no Bra-sil. Tramitam no Congresso Nacional 12 pro-jetos de lei e 27 emendas para alterar o con-teúdo do Estatuto da Criança e do Adolescen-te (ECA). Parte considerável destas propostasdefende a redução da maioridade penal para16 anos ou menos. Sobre o assunto, analise osdados das tabelas

TABELA 1

Posicionamento da populaçãosobre questões penais

% dosentrevistados1

Apóiam a redução damaioridade penal.

84

Favoráveis à introduçãoda pena de morte.

51

1Entrevistas realizadas em 396 municípios do país.

(Datafolha, 13.08.2006.)

TABELA 2

Participação de menores de 18 anos emcrimes graves Estado de São Paulo – 2003

CRIMEPARTICIPAÇÃO

(em %)

Homicídio doloso 0,97

Latrocínio1 2,60

Roubo 1,50

Roubo de veículos 0,60

Tráfico de drogas 12,80

Porte ilegal de armas 14,80

1Roubo seguido de morte.

(Secretaria de Segurança Pública de São Paulo eCoordenadoria de Análise e Planejamento, 2003.)

TABELA 3

Mortes violentas1 de crianças e adolescentesno Brasil – 2002

Faixa etária Participação (em %)

De 1 a 4 anos 17

De 5 a 9 anos 38

De 10 a 17 anos 58

1São contabilizadas como mortes violentas as de-correntes de acidentes, afogamentos e homicídios.

(IBGE. 2002.)

A partir das informações contidas nas tabe-las, é correto concluir que:a) apesar da maioria da população colocar-sea favor de aplicação de penas mais brandas, aredução da maioridade penal deverá reduzira expressiva participação dos menores de 18anos em crimes graves.b) apesar do posicionamento da sociedade ci-vil pelo endurecimento das penalidades cri-minais, a análise das tabelas demonstra queas crianças e adolescentes são mais vítimasdo que autores da violência.c) a participação de menores em crimes gra-ves apresenta disparidades e é mais intensanos casos que põem em risco a manutençãoda vida; por isso, a aplicação da pena de mor-te para crimes violentos poderá coibir a ocor-rência deste tipo de delito.d) a considerável participação de crianças eadolescentes nos crimes de tráfico de drogas ede porte ilegal de armas é a causa principalpara as mortes violentas de crianças e adoles-centes, o que justifica a redução da maiorida-de penal.e) ao apoiar a redução da maioridade penal, asociedade civil busca sanar o elevado índicede morte violenta entre crianças e adolescen-tes, visto que os dados demonstram que taiscrimes são executados, em sua maioria, pormenores de 18 anos.

alternativa B

Segundo os dados da tabela 3, é provável con-cluir que "as crianças e adolescentes são mais ví-timas do que autores da violência".

geografia 4

Questão 26

Page 15: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Na figura, localizam-se áreas de dinamismoeconômico recente da região Nordeste. Noquadro, essas áreas estão relacionadas àspossíveis atividades nelas desenvolvidas.

ÁREA ATIVIDADE

1: Porto de ItaquiComplexo portuário deescoamento de minérios

2: Juazeiro – PetrolinaPólo de agricultura

irrigada

3: Porto de SuapeComplexo industrial

portuário

4: Região Metropolitanade Fortaleza

Pólo têxtil e deconfecções

5: Recôncavo BaianoPólo agroindustrial

cacaueiro

A alternativa que contém somente relaçõescorretas é:a) 1, 2, 3 e 4.c) 2, 3 e 5.e) 1 e 2.

b) 1, 3 e 4.d) 1, 4 e 5.

alternativa E

A área do Recôncavo Baiano é um importantepólo agroindustrial (sucroalcooleiro e fumageiro) epetroquímico, além de possuir uma importanteconcentração urbano-industrial na região metro-politana de Salvador.Suape é apenas um terminal portuário, e os pólosindustriais nordestinos são Salvador e Recife.

Durante quase trinta anos, desde o final daSegunda Guerra Mundial até 1973, a econo-mia capitalista mundial se desenvolveu a ta-xas historicamente altas, inéditas para tãolongo período.(Jacob Gorender. Estratégias dos Estados Nacio-nais diante do processo de Globalização. In: Estu-dos Avançados. São Paulo: IEA-USP, Série Inter-

nacional, nº 32, jun/2001. p. 2.)

Assinale a alternativa que apresenta caracte-rística do período assinalado no texto.a) Predomínio da ordem multipolar, com aascensão do Japão e da Alemanha à condiçãode nações centrais do sistema.b) Forte desenvolvimento tecnológico, comênfase para a indústria química, naval e ex-ploração de fontes energéticas, como o car-vão.c) Predomínio da produção e do trabalho ba-seados no sistema taylorista-fordista, comprodução em massa e separação entre con-cepção e execução do trabalho.d) Adoção do liberalismo como doutrina eco-nômica, com a introdução da política dobem-estar social nos países europeus e nosEstados Unidos.e) Divisão Internacional do Trabalho, segun-do a qual países periféricos coloniais exporta-vam matérias-primas e os países centrais,produtos industriais.

alternativa C

A partir da Segunda Guerra Mundial até o final dadécada de 1970, intensifica-se a internacionaliza-ção do capital produtivo, caracterizado pela ex-pansão das multinacionais. Estrutura-se a NovaDIT (Divisão Internacional do Trabalho) e predo-mina o modelo econômico de produção baseadono fordismo, no taylorismo e no keynesianismo.

No quadro, são listadas ameaças ambientaisàs águas marinhas brasileiras e exemplos desuas respectivas áreas de ocorrência.

geografia 5

Questão 27 Questão 28

Questão 29

Page 16: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Ameaças ambientaisExemplos de áreade ocorrência

IConcentração urba-na e industrial

Regiões metropo-litanas de Salva-dor (BA) e Forta-leza (CE)

IIAterro e desmata-mento de mangue-zais

Litoral sul de SãoPaulo e Litoral deSanta Catarina

IIIAssoreamento deáreas marinhas cos-teiras

Delta do Parnaíba(MA/PI) e Baía deParanaguá (PR)

IVExtinção de espéciespesqueiras oceânicas

Região metropoli-tana de Manaus(AM) e manguesde Recife (PE)

V

Lançamento deefluentes e resíduossólidos de origemindustrial

Baía da Guanaba-ra (RJ) e Baía deTodos os Santos(BA)

Estão corretas as correlações entre ameaçasambientais e áreas de ocorrências:a) I, II, III, IV e V.b) I, III e V, apenas.c) II, III e IV, apenas.d) I, II, III e V, apenas.e) I e V, apenas.

alternativa D

Manaus é uma cidade-portuária, localizada nocurso médio-superior do rio Amazonas.

Observe o esquema e o gráfico.

(Organização Mundial do Comércio, 2003. In:BOLIGIAVAN & ALVES. Geografia – espaço e

vivência. São Paulo: Atual, 2004. p.283.)

A sua análise e os conhecimentos sobre co-mércio internacional permitem afirmar que:a) há um equilíbrio na participação dos blocosde países no comércio mundial, em decorrên-cia do aumento do volume de negócios com oprocesso de globalização.b) O comércio entre América Latina e Áfricacaracteriza-se pelo predomínio de intercâm-bio com países e blocos do centro do sistema,apesar dos esforços recentes em aumentar ocomércio entre si e com a Ásia.c) apesar da posição de maior bloco comercialdo mundo, o comércio intra-bloco é pouco ex-pressivo na União Européia, predominando ocomércio com os EUA e Canadá.d) apesar da Ásia participar com 23,4% do co-mércio mundial, a produção chinesa não écontabilizada, pois se destina ao mercado in-terno de 1,2 bilhão de pessoas.e) Há maior participação no comércio mun-dial do bloco de países mais populosos e deocupação mais antiga, denotando equilíbrionas relações comerciais mundiais.

alternativa B

A maior parte das exportações e importações daAmérica Latina e da África são para os países eblocos econômicos do chamado "centro do siste-ma", no qual estão os principais mercados consu-midores e produtores mundiais.

geografia 6

Questão 30

Page 17: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

2ª PARTE: QUESTÕES DISCURSIVAS

… Assim como uma receita de bolo é compos-ta de diversas instruções, o genoma também écomposto de milhares de comandos, que cha-mamos genes. Aliás, cada ser vivo tem suaprópria receita, seu próprio genoma... Cadaum de nossos genes, composto por uma se-qüência específica de DNA, é uma instruçãodessa receita. Entretanto, podem existir “ver-sões” diferentes para cada gene, formas dife-rentes de uma mesma instrução...

(Lygia da Veiga Pereira, Seqüenciaram o genomahumano...E agora? 2001. Adaptado)

a) Através de qual processo se originam as“versões” diferentes de cada gene a que se re-fere a autora?b) No texto, a palavra sublinhada genoma po-deria ser substituída por código genético?Justifique.

Resposta

a) As versões diferentes de cada gene se origi-nam por mutações.b) Não. Genoma é o conjunto de genes do indiví-duo, a sua bagagem genética, enquanto que códi-go genético é a relação entre a seqüência de ba-ses orgânicas nitrogenadas do DNA e a seqüên-cia dos aminoácidos nas cadeias protéicas. Emoutras palavras, é o mecanismo de funcionamen-to de cada gene no indivíduo.

Os répteis possivelmente surgiram no finaldo período Carbonífero, a partir de um grupode anfíbios, e tiveram grande diversificação naera Mesozóica. Com o surgimento da fecunda-ção interna e do ovo adaptado ao ambienteterrestre, os répteis superaram a dependên-cia da água para a reprodução.a) Por que a fecundação interna e o ovo adap-tado ao ambiente terrestre tornaram a repro-dução dos répteis independente da água?

b) Quais adaptações ocorreram nos embriõesdos répteis com relação à alimentação e ex-creção?

Resposta

a) Na fecundação interna, o macho lança os ga-metas diretamente na cloaca da fêmea através dacópula. O ovo com casca calcária é impermeávelà saída de água, impossibilitando, assim, a perdade água embrionária (desidratação do embrião).b) Os embriões dos répteis apresentam o saco vi-telínico como adaptação à alimentação e o alan-tóide para armazenar excretas nitrogenados.

Um funcionário trabalhou vários anos emuma indústria química. Durante esse perío-do, teve dois filhos: um menino que apresen-ta uma grave doença causada por um genesituado no cromossomo X e uma menina quenão apresenta a doença. O funcionário quisprocessar a indústria por responsabilidadesna doença de seu filho, mas o médico da em-presa afirmou que a acusação não era perti-nente.a) Por que o médico afirmou que a acusaçãonão era pertinente?b) O alelo causador da doença é dominante ourecessivo? Justifique.

Resposta

a) A acusação não é pertinente, pois o gene dagrave doença está no cromossomo X e não temrelação com a atividade química da indústria cita-da. É um problema genético, e não de influênciaambiental.b) O gene em questão é recessivo. Veja heredo-grama:

Questão 31

Questão 32

Questão 33

Page 18: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Em termos populacionais, as doenças causa-das por agentes patogênicos podem existir noestado endêmico ou epidêmico. Uma das doen-ças endêmicas do Brasil é a esquistossomose,popularmente conhecida como barriga d’água,e que afeta mais de 10 milhões de brasileiros.É causada pelo Schistosoma mansoni, um en-doparasita platelminto da classe dos tremató-deos, que utiliza o homem (hospedeiro defini-tivo) e um caramujo planorbídeo (hospedeirointermediário) para completar seu ciclo devida.a) O que define um hospedeiro como definiti-vo ou como intermediário?b) O que caracteriza uma doença como endê-mica ou epidêmica?

Resposta

a) Quando ocorre a reprodução assexuada do pa-rasita em um hospedeiro, este é consideradocomo intermediário. Se acontecer reprodução se-xuada do parasita, o hospedeiro é consideradocomo definitivo.b) Uma doença é endêmica quando em uma re-gião particular o número de casos é relativamenteconstante (restrito). Se nessa região ocorrer umaumento na incidência de casos num determinado

intervalo de tempo, a doença pode ser considera-da epidêmica.

O lançamento de dejetos humanos e de ani-mais domésticos nos rios, lagos e mares levaa um fenômeno conhecido como eutroficação,uma das formas mais comuns de poluição daságuas.a) Em que consiste esse fenômeno?b) O que ocorre com os níveis de oxigênio dis-solvido na água em ambientes eutróficos?Justifique.

Resposta

a) O lançamento de dejetos humanos e de animaisdomésticos nos ecossistemas aquáticos aumentaa quantidade de bactérias aeróbias decomposito-ras que se alimentam dessa matéria orgânica. Adensidade populacional aumenta tanto que boaparte do oxigênio dissolvido na água é consumi-do. Com isso, animais aquáticos morrem por asfi-xia e as bactérias anaeróbicas decompositorasque se alimentam desses cadáveres produzemsubstâncias de odores fétidos.b) Nos ambientes eutróficos, os níveis de oxigêniodissolvido na água diminuem sensivelmente devi-do ao aumento das bactérias aeróbias.

biologia 2

Questão 34

Questão 35

Page 19: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

A plaina é uma ferramenta essencial do marce-neiro, utilizada desde o preparo inicial da ma-deira até retoques finais de um trabalho. Umaplaina consta basicamente de um corpo de açosobre o qual estão montados três apoios: um,em forma de bola, opcionalmente utilizadopelo marceneiro para guiar a ferramenta du-rante o corte; outro, para o posicionamento efixação da lâmina de corte; o terceiro, suave-mente inclinado, para que o marceneiro, aoempurrar a ferramenta para frente, exerçaautomaticamente uma força transversal.

a) Para que uma plaina funcione adequada-mente, é preciso que sua lâmina de aço sejafreqüentemente afiada. Justifique essa neces-sidade de manutenção do fio de corte, em ter-mos da definição física de pressão.b) Desejando desbastar as laterais de umaprancha retangular de 3,4 m de comprimen-to, o marceneiro a afixa à sua bancada hori-zontal e, a partir de uma de suas extremida-des, inicia a passagem da plaina. Se o ânguloentre a direção de aplicação da força e a dire-ção em que a plaina irá se deslocar é de 35o, ese devido à prática o marceneiro mantémuma força constante de intensidade 10 N, de-termine o módulo do trabalho total realizadopela mão do marceneiro em uma passada daplaina por toda a extensão da prancha.Dados: sen 35o = 0,6.

cos 35o = 0,8.

Resposta

a) Da definição de pressão p =⎛⎝⎜

⎞⎠⎟

FAn , ao afirmar-

mos a lâmina, diminuímos a área (A). Para uma

mesma força (F )n , quanto menor a área (A), maiora pressão (p).b) Da definição de trabalho realizado por uma for-ça constante, vem:

0,8τ τθ= ⋅ ⋅ ⇒ = ⋅ ⋅ ⇒F d cos 10 3,4 cos 35o

⇒ τ = 27,2 J

Imagine que você e um colega tenham sidoaprovados como alunos da Universidade Fe-deral de São Carlos e que, pela primeira vez,dirigem-se a ela. Você, carona de seu amigo,mantém o mapa sobre o painel do carro,pronto para ser consultado no instante emque for necessário.

a) Num certo momento da viagem, olhandoem direção ao pára-brisa, você percebe queeste produz uma imagem refletida do mapa.Supondo que o vidro do carro fosse plano eque o mapa estivesse sobre o painel tal qualaparece na ilustração, faça um esboço da le-tra “F” de UFSCAR, representando a imagemrefletida.b) Olhando com mais atenção, você nota quenão se trata de reflexão tal qual ocorre comos espelhos planos. De fato, o pára-brisa é li-geiramente encurvado e aproxima-se a umespelho esférico côncavo, refletindo parte daluz que nele incide.

Questão 36

Questão 37

Page 20: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Supondo que o raio de curvatura do pára-brisaseja de 20 m e que o volante posicionado sobreo eixo principal está a 0,5 m do pára-brisa, de-termine a que distância do vidro se formará aimagem conjugada do volante.

Resposta

a) Sendo a imagem e o objeto simétricos em rela-ção ao pára-brisa, temos:

b) Sendo fR2

202

10 m= = = , pela equação de

conjugação, temos:1f

1p

1p’

110

10,5

1p’

p’ 0,53 m= + ⇒ = + ⇒ = −

A imagem se formará a 0,53 m do vidro e será vir-tual.

INSTRUÇÃO: Utilize a imagem e as informa-ções que seguem para a resolução das ques-tões de números 38 e 39.

Com motores mais potentes, caminhões comduas carretas têm se tornado muito comunsnas estradas brasileiras.

O caminhão esquematizado acelera unifor-memente com aceleração de valor a. Nessascondições,• o motor do cavalo aplica sobre o conjuntouma força constante de intensidade F;• a interação entre as partes unidas pelosengates 1 e 2 têm intensidades respectiva-mente iguais a f1 e f2;• as massas do cavalo, da carreta número 1 eda carreta número 2 são, nessa ordem, m, m1e m2;• a resistência do ar ao movimento da carre-ta pode ser considerada desprezível.

a) Construa a expressão, em termos das for-ças indicadas, que determina a intensidadeda força resultante no primeiro engate, en-quanto a carreta é mantida sob aceleraçãoconstante.b) Alguns motoristas arriscam muito quandose trata de segurança. Uma ação perigosa é“andar na banguela”, isto é, com as rodas li-vres, sem marcha engatada. Supondo despre-zível o atrito nos mancais do caminhão du-rante uma “banguela”, determine a velocida-de que uma dessas carretas atingiria no pon-to mais baixo de um vale, após ter iniciado adescida, a partir do repouso, de um ponto a45 m de altura, relativamente ao fundo dovale.Dado: g = 10 m/s2.

Resposta

a) As forças horizontais sobre os corpos são da-das por:

Do Princípio Fundamental da Dinâmica (R m= γ),vem:F f m a (1)

f f m a (2)

f m a (3)

1

1 2 1

2 2

− = ⋅− = ⋅= ⋅

⇒ f Fm m

m m m11 2

1 2=

++ +

⎛⎝⎜

⎞⎠⎟

física 2

Questão 38

Page 21: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

b) Pelo Princípio da Conservação da Energia Me-cânica, temos:

0 0

E E E E E Emf

ci

pi

cf

pf

mi = ⇒ + = + ⇒

⇒ = ⇒ ⋅ = ⇒mghmv

210 45

v2

2 2v 30= m/s

Antes de iniciar o transporte de combustíveis,os dois tanques inicialmente vazios se encon-travam à temperatura de 15o C, bem como oslíquidos que neles seriam derramados. No pri-meiro tanque, foram despejados 15 000 L degasolina e, no segundo, 20 000 L de álcool.Durante o transporte, a forte insolação fezcom que a temperatura no interior dos tan-ques chegasse a 30 oC.

Dados:

GASOLINA

coeficiente de dilataçãovolumétrica

9,6 10 C4 o 1× − −

ÁLCOOL

densidade 0,8 g/cm3

calor específico 0,6 cal/(g.oC)

Considerando desde o momento do carrega-mento até o momento da chegada ao destino,determinea) a variação do volume de gasolina.b) a quantidade de calor capaz de elevar atemperatura do álcool até 30 oC.

Resposta

a) A variação do volume (ΔV) da gasolina é dadapor:ΔV =V0 ⋅ ⋅γ θΔ = 15 000 ⋅ 9,6 10 (30 15)4⋅ ⋅ −− ⇒

⇒ ΔV 216 L=

b) Sabendo que 20 000 L = 2 ⋅107 cm3 , a quanti-dade de calor (Q) pedida pode ser obtida por:Q m c

m d VQ d V c

= ⋅ ⋅= ⋅

⇒ = ⋅ ⋅ ⋅ ⇒Δ

Δθ

θ

⇒ = ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ −Q 0,8 2 10 0,6 (30 15)7 ⇒

⇒ Q 1,44 10 cal8= ⋅

No interior do grande reservatório despeja-seágua à razão constante. Enquanto o nível deágua sobe, a mola sobre a qual a bóia estáapoiada se ajusta, conforme a seqüência de fi-guras apresentadas.

a) Faça o esboço do gráfico que representa osvalores da força exercida pela mola em fun-ção do tempo, desde o momento em que seinicia o preenchimento do tanque até o mo-mento em que o tanque fica completamentecheio.b) Determine a intensidade da força máximasobre a mola, quando a bóia ficar completa-mente submersa.

Dados: aceleração da gravidade ........... 10 m/s2

densidade da água .................... 1×103 kg/m3

massa da bóia ........................... 100 g

volume externo da bóia ............. 1×10−3 m3

Resposta

a) Quando a bóia está totalmente emersa emequilíbrio, a mola está comprimida. Assim, te-mos:F P F mg F 0,1 101 1 1= ⇒ = ⇒ = ⋅ ⇒⇒ =F 1N1

Quando a bóia está totalmente submersa emequilíbrio, a mola está distendida. Assim, temos:F E P F V g mg2 2= − ⇒ = ⋅ ⋅ − ⇒μ

⇒ = ⋅ ⋅ ⋅ − ⋅ ⇒−F 10 1 10 10 0,1 1023 3

⇒ = − ⇒F 10 12 F 9 N2 =Como a água é despejada à razão constante, aforça na mola varia linearmente com o tempo.Inicialmente a força elástica vale 1 N. Quando abóia começa a emergir, seu módulo diminui atézero (quando o empuxo equilibra com o peso).Depois, o sentido da força inverte e aumenta dezero até atingir o valor 9 N.

física 3

Questão 39

Questão 40

Page 22: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Assim, podemos esboçar o gráfico a seguir: no qual:t0 : instante em que se inicia o enchimento.t1: instante em que a bóia começa a submergir.t2 : instante em que a bóia fica totalmente submer-sa.b) A força máxima sobre a mola quando a bóia fi-car completamente submersa, calculada no item

anterior, é F 9 N2 = .

física 4

Page 23: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

No mapa, destaca-se a localização de umadas paisagens naturais da América do Sul.

a) Que paisagem natural é esta?b) Caracterize as condições pluviométricas daregião, explicando a ação do relevo e do ocea-no como fatores climáticos.

Resposta

a) Trata-se do deserto de Atacama.b) Região com predomínio de baixos índices plu-viométricos anuais decorrentes, sobretudo, da in-fluência da corrente marítima fria de Humboldt,tornando as massas de ar mais secas, e do blo-queio ocasionado pela cordilheira Andina.

Observe as informações.

SOBRE QUATRO RODAS

200 milhões De litros de combustível sãodesperdiçados por ano devidoaos congestionamentos.

33.707.640 Veículos circulam no país, dosquais mais de 23 milhões sãocarros e 427 mil são ônibus.

14% Foi a porcentagem de passagei-ros que os ônibus perderamnos últimos cinco anos.

6% Do PIB é o preço pago pelosdesperdícios dos longos engar-rafamentos nas metrópolesbrasileiras.

240 milhões É quanto tempo (em horas) to-dos os brasileiros juntos per-dem presos em congestiona-mento.

(Vitale & Oliveira. Correio Brasiliense, 22.05.2002.Apud Lucci, Branco & Mendonça. Geografia Geral

e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 277.)

a) Quais problemas no sistema de transpor-te, sobretudo das grandes metrópoles, expli-cam a ocorrência de tantos congestionamen-tos?b) Indique dois problemas ambientais agra-vados pela adoção do modelo de transporteevidenciado pelos dados da tabela.

Resposta

a) Entre os problemas, destacam-se o predomíniodo transporte individual sobre o transporte públicocoletivo, a deficiente política pública de transpor-tes, que conduz a uma lenta expansão do trans-porte coletivo, e o predomínio histórico do trans-porte rodoviário urbano.b) Entre os problemas ambientais, podemos des-tacar o aumento da poluição atmosférica, a inten-sificação dos fenômenos denominados ilhas decalor e efeito estufa, além do aumento da polui-ção sonora.

Questão 41

Questão 42

Page 24: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Leia com atenção o trecho seguinte.

O Brasil pode dominar 50% do mercadomundial de açúcar

A produção mundial de açúcar em2006/2007 poderá bater todos os recordes e oBrasil deve ocupar o espaço deixado pelo açú-car europeu no mercado internacional dianteda redução de subsídios à exportação (...) Se-gundo as estimativas, o Brasil deve dominarmetade do mercado mundial em cinco anos.

O Brasil conseguiu que a OrganizaçãoMundial do Comércio (OMC) condenasse ossubsídios ilegais praticados pelos europeusno setor do açúcar (...) Para 2006/2007 a ex-pectativa é de que cerca de 5 milhões de tone-ladas de açúcar da Europa deixariam de serdespejadas no mercado internacional dianteda condenação.

(www.estadao.com.br/agronegocio/noticias.Acessado em 25.10.2006.)

a) A adoção de práticas protecionistas é co-mum nas relações comerciais internacionais,apesar das regulamentações da OrganizaçãoMundial do Comércio. Cite dois outros produ-tos do agronegócio brasileiro que apresentamalta competitividade no mercado internacio-nal e que são prejudicados pela aplicação debarreiras comerciais.b) Quais os principais usos econômicos dacana-de-açúcar cultivada no Brasil e quaissão os Estados maiores produtores?

Resposta

a) Além do açúcar, pode-se destacar ainda o sucode laranja, o algodão, carnes, entre outros.b) Principais usos econômicos da cana-de-açú-car: açúcar, álcool combustível e destilados.Maiores produtores de cana-de-açúcar: São Pau-lo, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro, MatoGrosso e Minas Gerais.

Analise a tabela.

ESTADO DE SÃO PAULOPARTICIPAÇÃO NO VALOR DA

TRANSFORMAÇÃO INDUSTRIAL(EM%)

1970 1980 1990

Região Metropoli-tana de São Paulo

77,52 68,42 58,92

Município de SãoPaulo

48,59 53,84 30,29

Interior de SãoPaulo

22,48 31,57 41,07

(FIESP-CIESP/IBGE.www.mre.gov.br/CDBRASIL/ITAMARATY/WEB/port/consnac/ocupa/descind/index.htm. Acessado

em 23.10.2006.)

a) Qual tipo de processo espacial fica eviden-ciado pelos dados da tabela? Justifique a suaocorrência.b) Indique quais as atividades que coman-dam, na atualidade, a dinâmica socioeconô-mica e espacial da capital paulista.

Resposta

a) O fenômeno da desconcentração industrial sedá em função, principalmente, da guerra fiscal eda busca da diminuição do custo de produção(menos encargos tributários, mão-de-obra maisbarata e infra-estrutura menos saturada, etc.).b) A capital paulista vem se caracterizando comouma cidade global e um grande centro financeiro,administrativo e comercial.

O gráfico apresenta o regime de um rio brasi-leiro.

geografia 2

Questão 43

Questão 44

Questão 45

Page 25: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

a) Identifique o tipo climático que determinao regime expresso no gráfico e indique as pos-síveis áreas de sua ocorrência.

b) Relacione os dados do gráfico com as carac-terísticas do respectivo tipo climático.

Resposta

a) Clima tropical, predominante na maior parte doBrasil Central e parte do Sudeste e do Nordeste.b) O período de maior vazão do rio (de novembroa março ou primavera–verão) corresponde ao pe-ríodo de maiores índices pluviométricos.

geografia 3

Page 26: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

Formulário de Física

s t a= + ⋅ + ⋅ ⋅s v12

t0 02

v v a t0= + ⋅

v v 2202= + ⋅ ⋅a sΔ

v R= ⋅ω

ω π= ⋅ ⋅2 f

fT

= 1

ac = ⋅ω2 R

F m a= ⋅

f Nat = ⋅μ

f k xel = ⋅

τ θ= ⋅ ⋅F d cos

τ = ΔEc

Pt

F vot = = ⋅τΔ

Em v

2c

2= ⋅

E m g hP = ⋅ ⋅

Ek x

2Pel

2= ⋅

I F t= ⋅ Δ

I Q= Δ

Q m v= ⋅

M F d= ⋅ ’

pFA

=

p d g h= ⋅ ⋅l

E d g Vmp = ⋅ ⋅l

dmVl =

F Gm m

d’g

1 22= ⋅ ⋅

TR

2

3 = constante

ncv

=

s = espaço

t = tempo

v = velocidade

a = aceleração

ω = velocidade angular

R = raio

f = freqüência

T = período

ac = aceleração centrípeta

F = força

m = massa

fat = força de atrito

μ = coeficiente de atrito

N = força normal

fel = força elástica

k = constante elástica

x = elongação

τ = trabalho

d = deslocamento

Pot = potência

EC = energia cinética

EP = energia potencial gravitacional

g = aceleração da gravidade

h = altura

EPel= energia potencial elástica

I = impulso

Q = quantidade de movimento

M = momento angular

d’ = distância

p = pressão

A = área

dl = densidade

Emp = empuxo

V = volume

Fg = força gravitacional

G = constante gravitacional

n = índice de refração

c = velocidade da luz no vácuo

v = velocidade

1

UFScar-formulÆrio.prnF:\Vestibular 2007\UFSCar07\Ufsca07b\dados.vpsexta-feira, 5 de janeiro de 2007 20:08:56

Color profile: Generic CMYK printer profileComposite Default screen

Page 27: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

n sen i n sen ri r⋅ = ⋅

sen Lnn

menor

maior=

C1f ’

1p

1p’

= = +

AY’Y

p’p

= = −

C l= −⎛⎝⎜

⎞⎠⎟ ⋅ +

⎛⎝⎜

⎞⎠⎟

nn

11

R1

Rm 1 2

v f= ⋅λθ θC F5

329

=−

θC T 273= −Q m c= ⋅ ⋅ ΔθQ m L= ⋅p V

Tp V

T1 1

1

2 2

2

⋅ = ⋅

p V n R T⋅ = ⋅ ⋅τ = ⋅p VΔΔU Q= − τη = −1

Q

Qf

q

E kq

del 2= ⋅

F Eel el= ⋅ q

V kqd

= ⋅

E VPe = ⋅ q

τ = ⋅ −q (V V )A B

iqt

= ΔΔ

RlA

= ⋅ρ

U R i= ⋅P U i= ⋅U E r ii= − ⋅

Bi

r= ⋅

⋅ ⋅μ

π2B

ir

= ⋅⋅

μ2

F q v B sen= ⋅ ⋅ ⋅ θF B i l sen= ⋅ ⋅ ⋅ θφ α= ⋅ ⋅B A cos

Etm = − Δ

Δφ

i = ângulo de incidênciar = ângulo de refraçãoC = vergênciaf ’ = distância focalp = abscissa do objetop’ = abscissa da imagemA = aumento linear transversalY = tamanho do objetoY’ = tamanho da imagemR = raioλ = comprimento de ondaf = freqüênciaθ = temperaturaT = temperatura absolutaQ = quantidade de calorm = massac = calor específicoL = calor latente específicop = pressãoV = volumen = quantidade de matériaR = constante dos gases perfeitosτ = trabalhoU = energia internaη = rendimentoEel = campo elétricok = constante eletrostáticaq = carga elétricad = distânciaFel = força elétricaV = potencial elétricoEPe = energia potencial elétricaτ = trabalhoi = corrente elétricat = tempoR, ri = resistência elétricaρ = resistividade elétrical = comprimentoA = área da secção retaU = diferença de potencialP = potência elétricaE = força eletromotrizEm = força eletromotriz induzida

B = campo magnéticoμ = permeabilidade magnéticar = raiov = velocidadeφ = fluxo magnético

2

UFScar-formulÆrio.prnF:\Vestibular 2007\UFSCar07\Ufsca07b\dados.vpsexta-feira, 5 de janeiro de 2007 20:08:57

Color profile: Generic CMYK printer profileComposite Default screen

Page 28: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual

GABARITO OFICIAL

Biologia

01. B 02. E 03. C 04. B 05. D 06. A 07. E 08. D 09. E 10. C

Física

11. D 12. B 13. E 14. C 15. E 16. B 17. C 18. A 19. A 20. D

Geografia

21. E 22. C 23. D 24. A 25. C 26. B 27. E 28. C 29. D 30. B

Biologia – prova simples e clássica

Prova de nível básico, bem distribuída pelos itens da matéria e com questõesbem elaboradas.Ao contrário do ano passado, a prova da UFSCar trouxe questões clássicas,consagradas pela ocorrência em outros vestibulares. Foi também uma provasimples: explorou os conceitos básicos e não ofereceu complicações aos vesti-bulandos.A parte escrita também foi clássica e simples, e a subdivisão das perguntas emitens facilitou bastante o trabalho da elaboração das respostas.

Física – mantendo o formato

As boas características, como as questões criativas e com forte caráter con-ceitual encontradas no exame passado, foram mantidas este ano. Além disso, adistribuição de assuntos foi mais equilibrada, com maior presença de eletricidade.

Geografia – uma prova simples e eficiente

Uma boa prova de Geografia, baseada em assuntos clássicos e atuais, trata-dos de maneira simples, porém sem perder a eficiência na avaliação dos candi-datos, pois valorizou o aluno bem preparado.

Page 29: 1ª PARTE: QUESTÕES OBJETIVAS - download.uol.com.brdownload.uol.com.br/vestibular/gabaritos/2007/etapa_ufscar_5jan.pdf · Sendo o intervalo de tempoΔt durante a subida da nave igual