1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

download 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

of 16

Transcript of 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    1/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 1

    A BÍBLIA

    INTRODUÇÃO GERAL

    A Bíblia é a revelação do plano de Deus para redenção da humanidade. Seu autor éDeus, que usou cerca de 36 escritores, durante cerca de 16 séculos. Todos osescritores foram judeus, com exceção de Lucas, que era um prosélito (pagãoconvertido ao judaísmo). Eram das mais variadas condições: pastores, pescadores,sábios, sacerdotes, reis, artífices, estadistas, profetas, boieiros, médicos, publicanos(recebedores de impostos), etc.

    SEUS LIVROS

    Apesar de ser um conjunto de 66 livros (39 livros no Velho Testamento e 27 livrosdo Novo Testamento), a Bíblia forma um todo harmonioso.

    SUA ESCRITA ORIGINALO Velho Testamento foi escrito em hebraico, exceto Daniel 2:4 a 7:28, que foiescrito em aramaico e algumas palavras persas espalhadas em diferentes capítulos.O Novo Testamento foi escrito em grego (língua literária da época), conhecida emtodos o contorno do Mar Mediterrâneo.

    SUA INSPIRAÇÃO

    Quando falamos na inspiração das Sagradas Escrituras, referimo-nos ao seguinte:“Inspiração das Sagradas Escrituras é: influências especiais divina, exercidas sobre

    a mente dos escritores da Bíblia, em virtude da qual seus escritos, à parte dos errosde transcrição, e, quando forem interpretados corretamente, constituem a regrainfalível de fé e conduta” (A. H. Strong). Leia os seguintes textos: 2Pedro 1:21 e2Timóteo 3:16.

    SEU NOME E SIGNIFICADO

    A expressão “Bíblia”, é o diminutivo da palavra grega “Biblion”, e quer dizer: livro oulivrete. “Biblion” é derivado da palavra “biblos”, nome da entrecasca, ou folha depapiro que, primitivamente, era usada para escrita.

    VISÃO CONJUNTAVista num conjunto, a história bíblica gira em torno de Israel, Cristo e a Igreja. Cristoé o centro; Israel é o povo escolhido, através do qual Deus se revelou; a Igreja é opovo especial - a coluna e firmeza da verdade. Através da igreja Deus cumpre seuspropósitos eternos; ela é o instrumento para a evangelização do mundo.

    MUNDO BÍBLICO

    É a parte da terra onde se deram os acontecimentos bíblicos (ou a história sagrada).No Velho Testamento o Mundo Bíblico tem seu ciclo de desenvolvimento do Orientepara o Ocidente (do Éden até Canaã). A Palestina (Canaã) é o centro deste mundobíblico. No Novo Testamento o seu ciclo se desenvolve de Canaã até o extremoOcidente, conhecido nos tempos apostólicos - a Espanha.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    2/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 2

    PONTOS SALIENTES

    A primeira parte da Bíblia narra acontecimentos que se deram no Oriente: Éden,Dilúvio, Babel. Prosseguindo um rápido esboço, diremos que, no mapa do mundobíblico, surge a cidade de Ur dos caldeus, de onde saiu Abrão, indo para Canaã.Depois de Abraão e de seus descendentes, Isaque e Jacó, veio a família a descerpara o Egito, no tempo de José, e ali permaneceu cerca de 400 anos e se constituiuem povo. O Egito tentou dominá-lo, mas Deus o protegeu e o tirou do cativeiro.Seguiram lances conhecidos da história: Mar Vermelho, Sinai, Deserto, Canaã. Tal éo conteúdo de um conjunto de livros da Escritura que se costuma chamar:OPENTATEUCO. Depois de uma fase em que Israel viveu como povo independente,deu-se a volta do povo a Caldéia, no cativeiro. A seguir, deu-se a restauração e,com ela, termina oVELHO TESTAMENTO.

    O NOVO TESTAMENTO contém o ministério de Jesus; a Igreja Primitiva, emJerusalém; o início da expansão da Igreja, até Antioquia; a 1ª viagem missionária de

    Paulo, até a Ásia Menor; a 2ª viagem, até a Macedônia e Acaia, o que, de certomodo, se repetiu na 3ª viagem. Preso em Jerusalém, Paulo fez grande viagem,como prisioneiro, em direção a Roma, a metrópole do Império. Numa de suas cartasexpressou a pretensão de ir até a Espanha.

    CLASSIFICAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA

    VELHO TESTAMENTO QT.LIVROS

    1 Lei (Pentateuco) – Gênesis a Deuteronômio 52 Históricos – Josué a Ester 123 Poéticos – Jó a Cantares de Salomão e Lamentações 64 Profetas (maiores) – Isaias a Daniel 45 Profetas (menores) – Oséias a Malaquias 12

    -------------T O T A L 39

    NOVO TESTAMENTO QT.LIVROS 1 Biográficos – Evangelhos de Mateus a João 42 Histórico – Atos dos Apóstolos 13 Cartas Paulinas – Romanos a 2Tessalonicenses 94 Cartas aos Hebreus 15 Cartas Pastorais – 1Timóteo a Filemon 46 Cartas Gerais – Tiago a Judas 77 Profético – Apocalipse 1

    -------------

    T O T A L 27

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    3/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 3

    INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CADA LIVRO DO PENTATEUCO

    Caro aluno: Você deve ler todas as referências que forem citadas no decorrer deste estudo. À medida que você for estudando, vá também consultando a

    Bíblia.A palavra PENTATEUCO vem do grego (“penta” = cinco; “teuxos” = volume ou livro);seu significado é: obra de cinco volumes ou cinco livros.

    1. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE GÊNESIS ESBOÇO:1. Introdução – O relato da criação - 1:1 a 2:32. Primeira História – O Céu e a Terra - 2:4 a 4:26

    3. Segunda História – Adão - 5:1 a 6:84. Terceira História – Noé - 6:9 a 9:295. Quarta História – Os filhos de Noé - 10:1 a 11:96. Quinta História – Os descendentes de Sem - 11:10-267. Sexta História – Abraão - 11:27 a 25:118. Sétima História – Ismael - 25:12-189. Oitava História – Isaque - 25:19 a 35:2910. Nona História – Esaú - 36:1-4311. Décima História – Jacó - 37:1 a 50:26

    É o primeiro livro do Pentateuco; é o livro dos começos. Recebe este nome porrevelar a origem de todas as coisas (Gênesis = Origem). Seu autor é,provavelmente, Moisés. O livro tem 50 capítulos.

    MENSAGEM:

    Além de revelar o princípio de todas as coisas, narra, ainda, os começos de todasas grandes doutrinas: de Deus, do Homem, do Pecado, da Salvação. Nele Deuscomeça a revelar a história da Redenção. Em Gênesis está o primeiro anúncio doEvangelho (veja capítulo 3:15 – a semente ou descendente, refere-se a Cristo).

    ESFERA DE AÇÃO:

    Da criação até a morte de José, abrangendo um período de 2315 anos, de 4.004 a1689 a.C. (de acordo com M. Pearlman: “Através da Bíblia, Livro por Livro”).

    O PLANO DE GÊNESIS:

    O estudo do livro de Gênesis pode ser feito em três partes: a) primórdios; b)patriarcas; c) descida para o Egito.

    A) PRIMÓRDIOS: (leia os capítulos de 1 a 11)

    O período dos primórdios se resume em três expressões: Éden, Dilúvio, Babel.Estamos designando pela palavra Éden, não apenas a criação geral e a criação do

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    4/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 4

    homem, mas também a descrição do Éden, a Queda, a mensagem aosdescendentes imediatos de nossos primeiros pais, até o capítulo 5.A fase do dilúvio vai do capítulo 6 até o capítulo 10. Além da narração referente àcorrupção do gênero humano o anúncio do dilúvio, conta-se como Noé e sua famíliaentram na arca e como descem as águas do dilúvio.

    A história de Babel está no capítulo 11. A terra tinha, até então, a mesma língua.Dá-se a confusão de línguas e conseqüentemente o fracasso da humanidade em secomunicar.

    Fique esta observação de importância: os 11 primeiros capítulos de Gênesis são osPRIMÓRDIOS, os princípios de todas as coisas.

    B) PATRIARCAS: (leia os capítulos de 12 a 36)

    Do capítulo 12 em diante, inicia-se, propriamente, a história do povo de Israel, com avida dos Patriarcas. Abraão é o ponto de partida.

    Do Capítulo 12 a 36 de Gênesis temos três biografias mais importantes e cincoviagens.

    BIOGRAFIAS:1) Abraão (Pai de multidões)2) Isaque (Riso)3) Jacó (Enganador), transformado em Israel (Príncipe de Deus).

    VIAGENS:

    1. Abrão vai da terra de sua parentela (Ur) para uma terra, da qual Deus diz: “Eute mostrarei” (Canaã).2. Abraão manda Eliezer prover esposa para o filho; é a viagem em busca de

    Rebeca. De Canaã para Naor ou Harã.3. Eliezer leva Rebeca ao encontro de Isaque. De Harã para Canaã.4. Sabemos que dois filhos teve esse casal: Jacó e Esaú. Quando Isaque era já

    velho, Jacó enganou o irmão, orientado, infelizmente, pela própria mãe. Esaúficou irado e quis matar a Jacó. Fugindo, Jacó vai de Canaã para Padã-Harã,na Caldéia, a região de seus parentes. Nessa viagem ele tem uma visão deDeus, em Betel.

    5. Jacó retorna a Canaã, tem um encontro no vale de Jaboque, é transformadoe recebe o nome de Israel, isto é, Príncipe de Deus.

    C) DESCIDA PARA O EGITO: (leia os capítulos de 37 a 50)

    Antes de tudo a viagem de José, vendido por seus irmãos. Anos depois, a descidados irmãos. Os irmãos vão sós. Depois, vão com Benjamim. Depois, vão com o pai.É de fato a descida para o Egito: de José, dos irmãos, de toda a família, de umanação futura. Esta lição, porém, merece o nome de: “Caminhos da Providência”.PROVIDÊNCIA: José usado para preservar o povo da promessa (Gênesis 45:5).

    Para José a prisão e tudo o mais que lhe aconteceu antes, foi preparação para ser ogovernador da maior nação do mundo da época.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    5/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 5

    OBSERVAÇÕES:

    1. Gênesis é um livro rico em tipos.2. Abraão cresceu na fé - no sacrifício de Isaque demonstrou fé cristã (Gênesis

    22:1-9).3. Isaque é o tipo do homem pacifista, pois cavou outro poço (Gênesis 26:19).4. O ponto máximo da vida de Jacó foi a sua transformação pela operação de

    Deus (Gênesis 32:22-28).

    2. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE ÊXODO ESBOÇO:1. Opressão no Egito – 1:1 a 11:102. Redimidos para fora do Egito – 12:1 a 14:31

    2.1. - Redenção pelo sangue – 12:1-512.2. - Redenção pelo poder – 13:1 a 14:31

    3. Educação dos redimidos no deserto – 15:1 a 18:273.1. - O cântico triunfal dos redimidos – 15:1-213.2. - Testando os redimidos – 15:22 a 18:27

    4. Consagração dos remidos no Sinai – 19:1 a 34:354.1. - Aceitação da lei – 19:1 a 31:184.2. - Infração da lei – 32:1-354.3. - A restauração da lei – 33:1 a 34:35

    5. Adoração dos redimidos no tabernáculo, no sacerdócio e no ritual – 35:1 a 40:385.1. - Dons e artífices para o tabernáculo – 35:1-355.2. - Construção e encargos para o tabernáculo – 36:1-30 e 435.3. - O levantamento do tabernáculo e a Glória Divina – 40:1-38

    A palavra Êxodo significa “Saída” (do grego: odos = Caminho, ex = para fora). É o 2ºlivro do Pentateuco; é o livro da Redenção. Seu autor é Moisés e o livro tem 40capítulos.

    MENSAGEM:

    Fala de um povo salvo pelo sangue e guiado para receber uma revelação especialde Deus (a Lei e o Culto), e assim ser transformado em nação.

    ESFERA DE AÇÃO:Os acontecimentos registrados no livro abrangem um período de 216 anos (de1.906 a 1.490 a.C.). Começa com um povo escravizado, habitando na idolatriaegípcia e termina com um povo redimido, habitando na presença de Deus.

    O PLANO DE ÊXODO:

    O estudo do livro de Êxodo pode ser feito baseado em três pontosgeográficos: a) Egito; b) Mar Vermelho; c) Sinai.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    6/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 6

    A) EGITO: (leia os capítulos de 1 a 12:36)

    Cerca de quatro séculos o povo de Israel ficou no Egito. A família, de umas 70pessoas, passou a ser um povo e por isso despertou a reação dos egípcios.

    Êxodo 1:9 - A multiplicação do povo de Israel era tal que assustava o novo Faraó:“O povo dos filhos de Israel é muito mais poderoso que nós”. Importava tirar-lhe osprivilégios. Veio o período da opressão, a fase da disciplina.

    É muito conhecida a história do menino que, posto no cesto, foi tomado pela filha deFaraó.

    Na idade adulta (40 anos) Moisés vingara um israelita maltratado por um egípcio;mais tarde, vendo dois patrícios que brigavam, quis apartá-los. Estes lançaram-lheem rosto o homicídio, pelo que fugiu.

    Foi para Midiã, deserto da Península do Sinai, onde viveu por 40 anos e veio acasar-se com Zípora. O povo de Israel clamou ao Senhor, e o Senhor estava prontoa libertá-lo. Para isto chamou a Moisés.

    Junto ao monte Horebe Moisés teve a visão da sarça ardente. Deus convenceu aMoisés que ele poderia ser o instrumento nesta libertação.

    Segue-se a série de pragas que estão descritas nos capítulos 7 a 12 de Êxodo. Aspragas são, também, muito conhecidas do mundo todo: água transformada emsangue, rãs, piolhos, moscas, pestes em animais, úlceras, saraiva, gafanhotos,trevas e a matança dos primogênitos. Todas estas pragas foram juízos de Deus

    contra Faraó (o rei) e contra o Egito. Nove delas afetaram a natureza e os animais; aúltima, porém, feriu o próprio coração do Egito.

    Após as pragas descritas até o capítulo 12, não houve jeito senão deixar o povo ir.

    B) MAR VERMELHO (leia os capítulos de 12:37 a 14:31)

    Depois de deixar o povo ir, porém, o Faraó se arrependeu. Dá-se a passagem doMar Vermelho. A passagem do Mar Vermelho é um dos incidentes mais referidos naBíblia. Se olharmos para os livros posteriores, históricos ou poéticos, e mesmo osproféticos, encontramos, sempre, referência à passagem do Mar Vermelho.

    C) SINAI: (leia os capítulos de 15 a 40)

    Os aspectos principais referidos nesta série de capítulos foram: a passagem do MarVermelho; a nuvem e a coluna de fogo, a água tirada da pedra, a luta contra osamalequitas, a dádiva da Lei. Esses eventos ocorreram no itinerário de Sucote, Pi-Hairote, Mara, Elim, Refidim e Sinai.Os capítulos 20 a 35 já não falam de viagens do povo de Israel; falam do povo deIsrael no Monte Sinais e dos grandes eventos que ali se deram. Tais eventosconsistem na dádiva de Lei.

    Do capítulo 35, ao fim de Levítico, temos uma enumeração das Leis de Deus, dadasa Moisés.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    7/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 7

    O livro do Êxodo (capítulos 35 a 40) contem a descrição do Tabernáculo. De quemaneira é, que dimensão tem, o que continha. À tribo de Levi cabia cuidar doTabernáculo e seus pertences. A ele faremos referências.

    Êxodo 40:16. A obediência de Moisés, fazendo conforme o Senhor lhe ordenara, foicoroada com a presença de Deus, simbolizada através dessa nuvem, que lá estavade dia, e pela coluna de fogo, que lá estava de noite.

    CARO ALUNO:Se você compreendeu o que apresentamos até agora, já tem uma visão

    panorâmica sobre a História de Israel. Agora leia Atos 7:1 a 44.

    3. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE LEVÍTICO ESBOÇO:

    1. O CAMINHO DE ACESSO A DEUS: Redenção – 1:1 a 16:341.1. - A propiciação da ira de Deus: Sacrifício – 1:1 a 7:381.2. - A intercessão pelo Ministro de Deus: Sacerdócio – 8:1 a 10:201.3. - A purificação do povo de Deus: Higiene – 11:1 a 15:331.4. - A realização da reconciliação: Dia da expiação – 16:1-24

    2. O MODO DE VIVER PARA DEUS: Santidade – 17:1 a 27:342.1. - O padrão cerimonial: Reverência pelo sangue – 17:1-162.2. - O padrão moral: Conduta ética – 18:1 a 22:332.3. - O padrão devocional: Adoração regular – 23:1 a 25:552.4. - O apelo final: Exortação – 26:1-462.5. - Apêndice sobre votos voluntários – 27:1-34

    Chama-se Levítico pelo fato de ser um registro de leis referentes aos levitas e seuserviço, no qual são delineados detalhes do modo de andar, do culto e do serviço dopovo de Israel.

    É o 3º livro do Pentateuco; é o livro da Redenção. Seu autor é Moisés e o livro tem27 capítulos.

    MENSAGEM:

    O livro de Levítico nos narra como um povo redimido pode aproximar-se de Deuspela adoração e como pode ser mantida a comunhão assim estabelecida. Pode serresumido nas duas grandes lições do livro:

    1ª. O caminho para Deus é somente pelo sacrifício (sangue);2ª. O caminho assim conseguido exige santidade do adorador.

    ESFERA DE AÇÃO:

    O livro abrange o período de menos de um ano de jornada de Israel no Sinai.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    8/16

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    9/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 9

    D) LEIS REFERENTES ÀS FESTAS: (leia os capítulos de 23 e 24)

    1. O sábado – descanso (obra da criação consumada). O cristão observao domingo, porque nele se deu a consumação da obra de redenção, com aressurreição de Jesus.

    2. Páscoa e a festa dos pães asmos – observem que havia duas festasnuma só – a Páscoa (celebrando a passagem do Anjo da Morte sobre as casas dosisraelitas), que durava um dia; e a festa dos pães asmos (comemorando a partidado Egito), que durava sete dias. A Páscoa simboliza Cristo, o Cordeiro morto.

    3. Primícias – pouco tempo depois da Páscoa celebrava-se a festa dasPRIMÍCIAS, quando um feixe da colheita de primícias era movido perante o Senhor.Isso era um tipo da ressurreição de Cristo (1Coríntios 15:20)

    4. Pentecostes – ou festa das semanas, correspondia à sete semanas(49 dias), mais um dia de festa, que dava cinqüenta dias após a Páscoa (penta, nogrego é cinco). Era chamada também de festa da colheita ou festa da sega dosprimeiros frutos. No Novo Testamento simboliza o derramamento do Espírito Santoe o nascimento da Igreja, com a colheita dos primeiros frutos. Seriam os primeirosconvertidos, depois de Jesus ter ressuscitado.

    5. Trombetas – Esta festa marcava o Ano Novo - era convocação do povopara as últimas festas do ano (duas últimas). Vejam as seguintes referências: Isaías27:13; 1Coríntios 15:52; Mateus 24:31 e Apocalipse 11:15.

    6. O dia da expiação – era mais jejum do que festa. Nesse dias o

    sacerdote entrava no lugar santíssimo, com sangue, para fazer expiação pelospecados do povo. Isso acontecia só uma vez por ano e significa Cristo entrando nocéu. Os dois bodes: um sacrificado, outro levado ao deserto. Este era o bodeemissário. O 1º significava Cristo pagando pelos nossos pecados com a pena demorte; o 2º significava o afastamento dos nossos pecados que não mais serãolembrados.

    7. O tabernáculo – comemorava os dias que os israelitas habitavam emtendas, depois da sua saída para o Egito; vinha depois da colheita. É o tipo doregozijo dos crentes depois do arrebatamento.

    Os sacrifícios falavam de sangue, que salva; as festas do alimento que sustenta.As festas manifestam a história da redenção.

    E) LEIS REFERENTES À TERRAS: (leia os capítulos de 25 e 27)1. O ano do jubileu (capítulo 25).2. Recompensa e castigos (capítulo 26)3. Votos (capítulo 27)

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    10/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 10

    4. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE NÚMEROS ESBOÇO:

    1. PREPARAÇÃO PARA A PARTIDA DO MONTE SINAI - 1:1 a 10:10

    1.1. Contagem e arranjo do povo – 1:1 a 2:341.2. Escolha dos levitas: seu serviço sacerdotal – 3:1 a 4:491.3. Purificação e benção do povo – 5:1 a 6:271.4. Oferta dos príncipes das tribos – 7:1-891.5. O serviço do candelabro – 8:1-41.6. Consagração dos levitas – 8:5-261.7. A segunda páscoa – 9:1-141.8. A nuvem orientadora – 9:15-231.9. As trombetas de prata – 10:1-10

    2. VAGUEAÇÕES PELO DESERTO – 10:11 a 20:132.1. Partida do Sinai – 10:11-362.2. Um povo desobediente e contraditório – 11:1 a 14:452.3. Leis adicionais: ofertas, desobediência ao sábado, a fita azul – 15:1-412.4. A rebelião de Coré, Datã e Abirã – 16:1 a 17:132.5. Deveres e rendimentos dos Sacerdotes e Levitas – 18:1-322.6. A ordenança da novilha vermelha – 19:1-222.7. As águas de Meribá: a falha de Moisés – 20:1-13

    3. VIAGEM ATÉ A TRANSJORDANIA – 20:14 a 36:133.1. Negociações inúteis com Edom – 20:14-223.2. A morte de Arão – 20:23-293.3. A vitória sobre Arade, um chefe cananeu – 21:1-43.4. A serpente de bronze – 21:5-93.5. Viagem até Pisga, em Moabe – 21:10-203.6. Conquista dos amorreus sob Seom e Ogue – 21:21-353.7. Os esforços de Balaão para amaldiçoar Israel – 22:1 a 24:253.8. A campanha de Finéias contra a apostasia – 25:1-183.9. O segundo recenseamento de Israel – 26:1-513.10. Um método justo de dividir a terra – 26:52-653.11. O pedido das filhas de Zelofeade – 27:1-113.12- Nomeação do sucessor de Moisés – 27:12-233.13. Regulamentos sobre várias ofertas – 28:1 a 29:403.14. Leis referentes aos votos – 30:1-163.15. A vingança contra Midiã – 31:1-543.16. A fixação das tribos além do Jordão – 32:1-423.17. Sumário da viagem desde o Egito – 33:1-493.18. Orientações para a divisão de Canaã – 33:50 a 34:293.19. As cidades dos levitas e as cidades de refúgio – 35:1-343.20. Emenda nas leis das herdeiras – 36:1-13

    O livro se chama Números porque trata do registro da contagem do povo por duasvezes, antes de entrar em Canaã. Seu autor é Moisés e o livro tem 36 capítulos.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    11/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 11

    MENSAGEM:

    Em Números vemos Israel servindo. O serviço do Senhor não devia ser feito de umamaneira casual, razão por que o livro nos apresenta o quadro do acampamento,onde tudo é feito segundo a primeira lei do céu – a ordem. Além de ser um livro queregistra o fracasso de Israel que, por não crer nas promessas de Deus, não entrouna Terra Prometida, e, conseqüentemente, andava no deserto por castigo. Destamaneira, quatro palavras – serviço, ordem, falha e peregrinação – resumem amensagem de Números.

    ESFERA DE AÇÃO:

    O livro abrange o período de 39 anos da jornada do povo de Israel no deserto, cercade 1.490 a 1.452 a.C.

    O PLANO DE NÚMEROS:

    Sugerimos que o estudante use para acompanhamento o mapa que está ao finaldesta apostila, para identificar os diferentes lugares mencionados no decurso de sualeitura.

    A) ISRAEL NO SINAI: (leia os capítulos de 1 a 9)

    A viagem durou 40 anos (2 anos no Sinai e o restante no deserto).

    B) DO SINAI A CADES-BARNÉIA (leia os capítulos de 10 a 19)

    Três pontos principais a serem lembrados:1. Os espias e Josué e Caleb;2. A rebelião de Coré, Datã e Abirã; e3. Os 70 anciãos.

    C) DE CADES-BARNÉIA A MOABE: (leia os capítulos de 20 a 36)

    1. O pecado de Moisés2. A morte de Miriã e Arão3. A serpente de metal4. O erro e a doutrina de Balaão5. O censo da nova geração6. Preparações para entrar na terra

    Chegamos ao fim dos 38 anos de peregrinação errante de Israel e voltamos aencontrá-lo em Cades-Barnéia, o mesmo lugar de onde voltou para recomeçar a sualonga viagem pelo deserto.

    OBSERVAÇÕES:

    a. Houve duas contagens do povo (recenseamento). Comparando-se asduas, houve uma diminuição: a 1ª = 603.550 e a 2ª = 601.730 (ageração velha morreu no deserto).

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    12/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 12

    b. Os pontos principais a serem lembrados são:1. serpente de metal;2. derrota de 3 reis: Balaque de Moabe; Ogue de Basã e Seom, dos

    amorreus;3. orientações quanto a tomada e posse de Canaã, nas campinas de

    Moabe, perto do Monte Nebo.

    5. INTRODUÇÃO AO LIVRO DE DEUTERONÔMIO ESBOÇO:1. PREFÁCIO E DECLARAÇÃO HISTÓRICA – 1:1-5

    2. PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS – 1:6 a 4:402.1. A ordem do Senhor para partir do Sinai – 1:6-82.2. Administradores auxiliares de Moisés são nomeados – 1:9-152.3. Uma ordem de justiça e eqüidade – 1:16-182.4. A incredulidade de Israel e seu fracasso por não possuir Canaã – 1:19-392.5. Presunção e recuo de Israel – 1:40-462.6. Trinta e oito anos de vagueações – 2:1-152.7. Um novo período de fé e avanço – 2:16 a 3:172.8. Israel na fronteira da Terra Prometida – 3:18-292.9. Exortação de Moisés à obediência ao Senhor – 4:1-40

    3. DECLARAÇÃO HISTÓRICA E TRANSICIONAL – 4:41-49

    4. SEGUNDO DISCURSO DE MOISÉS – 5:1 a 26:194.1. Uma série de exortações – 5:1 a 11:254.2. Uma série de leis e estatutos – 12:1 a 21:234.3. Uma série de leis que governam a vida social de Israel – 22:1 a 26:19

    5. TERCEIRO DISCURSO DE MOISÉS – 27:1 a 30:205.1. A ordem para publicar a lei – 27:1-105.2. Sanções de lei – 27:11-265.3. Bênçãos sobre a obediência – 28:1-145.4. As tremendas conseqüências da desobediência – 28:15-675.5. Renovação do pacto com o Senhor – 29:1-185.6. A exortação final de Moisés à obediência – 29:19 a 30:145.7. Os dois caminhos apresentados a Israel – 30:15-20

    6. DIAS E ATIVIDADES FINAIS DE MOISÉS – 31:1 a 34:126.1. Conclamação à fé – 31:1-66.2. Moisés entrega o mandato – 31:7-306.3. Cântico de Moisés – 32:1-526.4. Bênção final de Moisés a Israel – 33:1-296.5. A morte e o sepultamento de Moisés – 34:1-86.6. Sumário final – 34:9-12

    Deuteronômio origina-se de duas palavras gregas que significam “segunda lei”;

    chama-se assim pelo fato de registrar a repetição das leis dadas no Sinai. Seu autoré Moisés e o livro tem 34 capítulos.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    13/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 13

    MENSAGEM:

    A mensagem do livro pode se resumir em três palavras:

    RECORDAOBEDECECUIDADO.

    ESFERA DE AÇÃO:

    O livro abrange o período de 2 meses nas planícies de Moabe, no ano de 1.451 a.C.

    O PLANO DE DEUTERONÔMIO

    Faremos um resumo de Deuteronômio de acordo com as três exortaçõesmencionadas acima, na mensagem:

    A. RECORDA – RESUMO DAS JORNADASB. OBEDECE – RESUMO DA LEIC. CUIDADO – PROFECIA DO FUTURO DE ISRAEL.

    A) RECORDA - RESUMO DAS JORNADAS DE ISRAEL (leia os capítulos 1 a 4)

    a) Moisés recapitula as jornadas de Israel (1-3), eb) Faz deste resumo a base para uma admoestação (4).

    B) OBEDECE - RESUMO DA LEI (leia os capítulos 5 a 27)

    a. Os dez mandamentos (5-6)b. Avisos e exortações (7-12)c. Falsos profetas (13)d. Leis cerimoniais (14-16)e. Um futuro rei e um futuro profeta (17-18)f. Leis civis (19-26)g. Bênçãos e maldições da lei (27).

    C) CUIDADO - PROFECIAS DO FUTURO DE ISRAEL: (leia capítulos 28 a 34)

    a. Bênçãos e maldições (28)b. A aliança da Palestina (29-20)c. Os últimos conselhos de Moisés aos sacerdotes, levitas e Josué (31)d. O cântico de Moisés (32)e. A bênção das tribos (33)f. A morte de Moisés (34)

    O capítulo 28, juntamente com Levítico 26, devem ser considerados como os doiscapítulos proféticos do Pentateuco. Os versículos de 1 a 14 teriam se cumprido seIsrael tivesse sido obediente, mas terão o seu cumprimento final no Milênio. Osversículos de 14 a 36 cumpriram-se na apostasia de Israel sob os reis, que culminouno cativeiro Babilônico (2Crônicas 36:15-20).

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    14/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 14

    Os versículos de 37 a 68 cumpriram-se durante a destruição de Jerusalém, no ano70 de nossa era, e no período seguinte (Lucas 21:20-24).

    OBSERVAÇÃO:

    Os discursos de Moisés foram reunidos, possivelmente por alguém, queacrescentou o capítulo sobre a morte dele.

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    15/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 15

  • 8/17/2019 1 - PENTATEUCO - Revisada Em 03.06.08 (2)

    16/16

    E. T. A. – ESCOLA TEOLÓGICA “ÁGUAS” 16

    GLOSSÁRIO DE PALAVRAS-CHAVE:a.C. antes de Cristod.C. depois de CristoA.D. ano domini (do Senhor)Ano Sabático- Celebrava-se, também, o ano sétimo, o ano sabático, isto é, o

    ano de descanso. A terra, depois de seis anos de sementeira,descansava. Nesse ano não havia sementeira nem colheitas.O que a terra produzia pertencia a todos (Êxodo 23:10-11;Levítico 25:1-7; Deuteronômio 15:1; Neemias 10:31).

    Ano do Jubileu- (Hb.=sonido da trombeta) O ano do jubileu vinha depois desete anos sabáticos (Levítico 25:8-23). Este anoqüinquagésimo (50º) era anunciado, tocando trombeta decarneiro, aos dez do mês de tisri (que corresponde ao mês desetembro). A terra, como nos anos sabáticos, ficava semcultura. As terras eram restituídas aos seus primitivos donos.Todos os servos ou escravos se tornavam livres (Levítico25:39-41). O jubileu é um tipo de emancipação alegre egloriosa, pelo Evangelho, do domínio e da escravidão desatanás (Isaías 16:2; Lucas 4:19).

    Bode emissário- Azazel: Deitará sorte sobre os dois bodes: uma “para Jeová” eoutra “para Azazel”, para o bode emissário (Levítico 16:8). Istoé, que serve para emitir. No dia da Expiação os filhos de Israeltomavam dois bodes (Levítico 16:5). Lançavam sorte paradeterminar qual seria para o Senhor e qual o emissário. O bodepara o Senhor era oferecido como oferta pelo pecado; o outro,enviado vivo ao deserto, levando, simbolicamente, o pecado dopovo.

    Glossário - Vocabulário, lista ou livro em que se explicam palavras maisdifíceis.

    Patriarca - É o nome dado ao chefe de família entre os povos daAntigüidade.

    Primórdios - Os primeiros, o princípio.Tabernáculo- É palavra de origem hebraica e significa morada. O

    tabernáculo era também chamado de Tenda da Congregação,Tenda do Testemunho e Santuário.

    Tipo - Um ato ou personagem do Antigo Testamento consideradocomo símbolo dos fatos ou personagens do Novo Testamento.

    BIBLIOGRAFIA:- Pentateuco, E.E.T.O.-Escola de Educação Teológica Orebe, Apostila, SãoBernardo do Campo (SP).- A Bíblia Vida Nova, S.R.Edições Vida Nova, 2ª edição, 1978, São Paulo (SP).- Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, R. N. Champlin, Ph. D., Volume 2, D –G, 6ª Edição, Editora Hagnos, 2002, São Paulo (SP).