1 PORTUGUÊS - cursopositivo.com.br Corrigidas/AFA/PROVAS CORRIGIDAS E... · cientista que...

8
QUESTÃO 21 RESOLUÇÃO a) Incorreta. Os ventos contrários que deslocaram o brigue por duas ou três vezes já caracterizariam alguns transtornos na viagem. O próprio subtítulo traz a idéia de que Darwin conheceu um mundo de “sedução e horrores”, o que indica igualmente a presença de alguns transtornos. b) Incorreta. No segundo parágrafo, Darwin é apresentado como alguém que teve “reveses” (problemas, insucessos) e não propriamente sucessos profissionais antes de sua viagem, que se iniciou em 1832. c) Incorreta. Darwin já chegou a Salvador fascinado pela exuberância da natureza tropical. E o fato de ele ter dedicado menos de dez páginas à cidade também invalida a afirmação. d) Correta. Foi no Rio de Janeiro que Darwin teve despertados os sentimentos intensos: de um lado o encantamento com a natureza exuberante; de outro, o horror da escravidão. Resposta: d QUESTÃO 22 RESOLUÇÃO a) Incorreta. O primeiro parágrafo refere-se à data, ao local de onde partiram e da duração da viagem, 4 anos e 9 meses ao redor do mundo, mas não faz qualquer referencia ao Brasil. 1 PORTUGUÊS

Transcript of 1 PORTUGUÊS - cursopositivo.com.br Corrigidas/AFA/PROVAS CORRIGIDAS E... · cientista que...

QUESTÃO 21

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. Os ventos contrários que deslocaram obrigue por duas ou três vezes já caracterizariamalguns transtornos na viagem. O próprio subtítulo traza idéia de que Darwin conheceu um mundo de“sedução e horrores”, o que indica igualmente apresença de alguns transtornos.

b) Incorreta. No segundo parágrafo, Darwin é apresentadocomo alguém que teve “reveses” (problemas,insucessos) e não propriamente sucessos profissionaisantes de sua viagem, que se iniciou em 1832.

c) Incorreta. Darwin já chegou a Salvador fascinadopela exuberância da natureza tropical. E o fato de eleter dedicado menos de dez páginas à cidade tambéminvalida a afirmação.

d) Correta. Foi no Rio de Janeiro que Darwin tevedespertados os sentimentos intensos: de um lado oencantamento com a natureza exuberante; de outro,o horror da escravidão.

Resposta: d

QUESTÃO 22

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. O primeiro parágrafo refere-se à data, aolocal de onde partiram e da duração da viagem, 4anos e 9 meses ao redor do mundo, mas não fazqualquer referencia ao Brasil.

1 PORTUGUÊS

b) Correta. A apresentação de Darwin é realizada nesteparágrafo, reforçada por termos referentes a ela,como “passageiro mais importante” ou ainda como ocientista que estabeleceria a teoria responsável portransformar “profundamente toda a história deciência”.

c) Correta. O segundo período deste parágrafoevidencia encantamento de Darwin com o Rio deJaneiro, enfatizando sua preferência por esta cidadeem relação a Cabo Verde, de onde chegava. Aadversativa “mas” reforça esta idéia.

d) Correta. Passagens como “A vista e as cores napassagem de Praia Grande (atual Niterói)” e “osilêncio da mata é completo, quebrado apenas pelovoo preguiçoso de borboletas” legitimam essaafirmação.

Resposta: a

QUESTÃO 23

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. Segundo o texto, conforme de encontra nosegundo parágrafo, Darwin era um “criacionistadespreocupado” no momento em que a viagem seiniciou.

b) Correta. IMPRECISÃO NA QUESTÃO. A escravidãoestaria mais precisamente no campo histórico esociológico, do que antropológico. O candidatochegaria a essa resposta por eliminação das demaisopções, não propriamente pela alternativa em si.

c) Incorreta. O texto deixa claro que Darwin teriareproduzido um realto que ouviu de alguém, e nãoque o tenha presenciado.

d) Incorreta. Não se encontra nenhuma manifestaçãode Darwin a esse respeito ao longo do texto.

Resposta: b

QUESTÃO 24

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. Não há qualquer especificação ouparticularização de algum elemento anterior notrecho.

b) Incorreta. O trecho não conceitua objeto ou referentedo texto.

c) Incorreta. A referencia à matrona romana seria umexemplo dado por Darwin. A questão, portanto, adepender da leitura, permitiria ao candidato inferirque esta opção está correta. Mas, considerando oenunciado inicial, em que se pede para considerar otrecho dentro do parágrafo como um todo, acabaeliminando essa possibilidade. Há, mais uma vez,certa IMPRECISÃO NA QUESTÃO.

d) Correta. Considerando o parágrafo em que se inseretal trecho, trata-se de uma citação de Darwin,confirmado, inclusive, pelo uso das aspas.

Resposta: d

QUESTÃO 25

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. Considerando que a expressão “ao redordo mundo”, embora faça referencia a lugar modifica,neste caso, o substantivo “viagem”, classificando-secomo um complemento nominal.

2 PORTUGUÊS

b) Correta. A locução adverbial modifica o verbo “seatira”; logo, é adjunto adverbial de lugar.

c) Correta. Os termos em destaque, modificando overbo “faz”, referindo-se ao lugar onde algo érealizado; igualmente adjunto adverbial de lugar.

d) Correta. Os termos em destaque também cumpremfunção de advérbio de lugar e se relacionam aexpressão “para dormir”.

Resposta: a

QUESTÃO 26

RESOLUÇÃO

a) Correta. A concordância ideológica ou silepse denúmero é reconhecidamente adequada segundo aGramática Normativa: Um grupo de soldados teriamsido enviados.

b) Incorreta. O sujeito é posposto ao verbo (asdescobertas) e, portanto determinado.

c) Incorreta. Em princípio, o sujeito do verbo “revelar’ éo pronome relativo “que”; apesar disso, neste caso, aconcordância deve ser feita com o antecedente dopronome. Se considerarmos como antecedenteválido o termo “observações”, a questão se justifica.Mas se considerarmos que o núcleo da expressão“Uma das observações” é a expressão “uma”, aquestão traria mais de uma possibilidade de resposta.

d) Incorreta. A presença da conjunção “e” caracterizasujeito composto, neste caso levando o verbo para oplural.

Resposta: a

QUESTÃO 27

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. As expressões apresentam equivalênciano uso da língua. O pronome relativo “cujo”estabelece uma relação de posse com o termosucedente, o que não acontece com o relativo “que”.

b) Incorreta. O pronome relativo estabelece a relaçãode posse, no entanto este pronome concorda com otermo colocado depois dele, não com seuantecedente.

c) Incorreta. O verbo “formar” introduz, na verdade,Oração Subordinada Adjetiva: neste caso, umaadjetiva explicativa.

d) Correta. O futuro do pretérito, tempo no qual seencontra a forma verbal “tornaria”, indica uma açãoinacabada.

Resposta: d

QUESTÃO 28

RESOLUÇÃO

a) Correta. ‘Reveses’, significa ‘insucessos’, problemasinesperados; sendo assim, substituiria, sem prejuízono sentido, a expressão original.

3 PORTUGUÊS

b) Incorreta. ‘Incursão’ significa invasão, nãoequivalente, portanto.

c) Incorreta. ‘matrona’ significa mulher respeitável e, naantiga Roma, uma senhora casada. O que estádistante semanticamente de ‘escrava’.

d) Incorreta. ‘Exuberância’ significa abundânciaexcessiva, o oposto de ‘singeleza’, que significasimplicidade.

Resposta: a

QUESTÃO 29

RESOLUÇÃO

Primeiro item: verdadeiro. Todos os vocábulos sãoproparoxítonos. Logo, todos são acentuados pelamesma razão.

Segundo item: verdadeiro. A palavra “lagoa” possui umencontro vocálico, no caso, um hiato. A palavra“exceção” também possui um encontro vocálico entreuma vogal e uma semivogal (‘ã’ e ‘o’), classificado comoditongo nasal decrescente. No último termo, “praia”, há ainserção de uma semi-vogal entre duas vogais, havendoportanto o encontro vocálico.

Terceiro item: falso. A divisão silábica está correta paratodos os vocábulos, exceto ‘Ithacaia’, caso em que asemi-vogal deverá acompanhar a sílaba anterior(I.tha.cai.a).

Quarto item: falso. Os vocábulos ‘canhões’ e ‘Niterói’são acentuados seguindo a regra das oxítonas; mas ovocábulo ‘três’ é um monossílabo, os quais sãoclassificados em átonos ou tônicos. Este últimocaracteriza a palavra em questão.

A sequência correta é V – V – F – F.

Resposta: b

4 PORTUGUÊS

QUESTÃO 30

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. O título não faz referência ao Brasil ser umpaís “livre”. Além disso, a escravidão não erapermitida apenas “em alguns momentos”, mas faziaparte do ordenamento jurídico do Império.

b) Correta. Por exclusão, essa alternativa aparececomo a resposta à questão. Deve-se observar,contudo, que Darwin não ficou apenas “incomodado”com o instituto da escravidão no Brasil. Na realidade,o naturalista inglês ficou horrorizado, tendo relatado,nas palavras do texto, seu “profundo sentimento desurpresa, desconforto e vergonha que se apoderaradele e que jamais iria esquecer”. Pode-se argumentarque a questão se refere exclusivamente ao título,mas, assim mesmo, o vocábulo incomodado parecedemasiadamente brando para representar asimpressões de Darwin.

c) Incorreta. Esse item também apresenta algumaimprecisão. No contexto, o particípio apreciado temvalor neutro e significa “observado, analisado”. Sobesse aspecto, o item é incorreto, pois Darwin, além danatureza, também se deteve sobre o tema daescravidão. Se, todavia, pensar em apreciar como“aprovar”, a alternativa parecia plausível.

d) Incorreta. O quarto parágrafo do texto cita que umnegro servira de guia para a expedição de Darwin.

Resposta: b

QUESTÃO 31

RESOLUÇÃO

a) Correta. A alternativa respalda-se no relato deDarwin, reproduzido no penúltimo parágrafo,segundo o qual, “nesses climas tão férteis, repletosde seres animados, para fazer uma caracterização,descobertas novas são feitas a cada instante e sãotão numerosas que só se pode avançar comdificuldade”. Observe-se, entretanto, que a ideia dedificuldade, presente na citação, não é idêntica à deprejuízo, que se vê na alternativa.

b) Correta. Item respaldado pelo final do últimoparágrafo.

c) Correta. As várias situações de opressão contra osescravos relatadas no texto servem de base para seafirmar a veracidade do item.

d) Incorreta. Além dos “profundos sentimentos devergonha e desconforto”, a passagem de Darwin peloRio de Janeiro foi marcada pelo fascínio ante aexuberância da natureza brasileira.

Resposta: d

QUESTÃO 32

RESOLUÇÃO

Primeira assertiva – Falsa: Segundo o primeiroparágrafo do texto, Darwin relatou que “o caminho ficoucada vez mais difícil porque atravessa uma terraselvagem e pantamosa” e não, portanto, pelaingremidade do terreno.

Segunda assertiva – Falsa: O relato presente nosegundo parágrafo deixa claro que Darwin nãopretendia ser violento, embora tenha sido interpretadopelo escravo que lhe servia de guia.

5 PORTUGUÊS

Terceira assertiva – Verdadeira: Nesse parágrafo,Darwin fala que era “delicioso” passar algumassemanas “num país tão impressionante”.

Quarta assertiva – Falsa: Na realidade, quem retornouao Brasil foi o tetraneto do eminente naturalista.

Resposta: c

QUESTÃO 33

RESOLUÇÃO

a) Correta. O item está respaldado pelo final do quartoparágrafo.

b) Incorreta. Pelo que se lê no final do último parágrafo,o tetraneto de Darwin de fato percorreu a trilha de seuilustre antepassado. Mas não há qualquer referênciaa que isso tenha se dado por interesse econômico.

c) Correta. Alternativa respaldada pelo final dopenúltimo parágrafo.

d) Correta. Alternativa igualmente respaldada pelopenúltimo parágrafo.

Resposta: b

QUESTÃO 34

RESOLUÇÃO

Primeira assertiva – Falsa: Embora o tema daescravidão ocupe um lugar privilegiado no texto, não sepode dizer que este corresponda à “principalintencionalidade do locutor do texto”, uma vez quetambém há grande destaque para os aspectos maispropriamente científicos da expedição, inclusive com ofascínio de Darwin pela natureza brasileira.

Segunda assertiva – Verdadeira: O item faz referênciaàs formas verbais “levará” e “conduzirão”, que, nocontexto, referem-se a fatos passados em relação a nós,mas futuros em relação ao momento narrado no texto.

Terceira assertiva – Verdadeira: O item é respaldadopelo início do último parágrafo.

Quarta assertiva – Verdadeira: O conectivo e aparece notrecho “… interesses estritamente financeiros, e nãohumanistas…”. Opõe-se, por meio desse conectivo, aperspectiva financeira e a humanista, o que caracteriza arelação lógica da adversidade (ou seja, da oposição de ideias).

Resposta: c

QUESTÃO 35

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. Dentre outros usos, as aspas sãoempregadas para marcar um trecho em discursodireto, e não em discurso indireto livre.

b) Incorreta. Nesse contexto, não há crase, ou seja,não há o encontro de dois aa. No caso, a palavra aexerce apenas a função de preposição.

c) Incorreta. No trecho, o verbo ficar funciona comoverbo de ligação.

d) Correta. O conectivo como e a preposição por sãoambos admissíveis no contexto, sem alteração desentido nem prejuízo da adequação à norma-padrãopara a língua escrita.

Resposta: d

6 PORTUGUÊS

QUESTÃO 36

RESOLUÇÃO

Primeira assertiva – Verdadeira: O termo oracional aque se refere a assertiva é a oração que o caminho ficoucada vez mais difícil…, que exerce a função sintática deobjeto direto da forma verbal relata.

Segunda assertiva – Falsa: Os vocábulosmencionados na assertiva são substantivos e nãovocábulos determinantes.

Terceira assertiva – Verdadeira: O “estado emocionaldo emissor” a que se refere esse item está expressopelo conteúdo do adjetivo angustiadas.

Resposta: c

QUESTÃO 37

RESOLUÇÃO

a) Incorreta. O substantivo retorno foi formado porderivação regressiva.

b) Correta. O vocábulo lhe classifica-semorfologicamente como pronome pessoal do casooblíquo. Sintaticamente, exerce, no contexto, afunção de objeto indireto.

c) Incorreta. No trecho citado, a palavra que funcionacomo conjunção integrante e não como pronomerelativo.

d) Incorreta. O enunciado e o verbo presentes naalternativa não apresentam ideia de ação, não seaplicando a eles o conceito de voz (seja ativa, sejapassiva).

Resposta: b

QUESTÃO 38

RESOLUÇÃO

a) Correta. A circunstância adverbial mencionada naalternativa refere-se ao advérbio provavelmente. Aoração reduzida corresponde ao trecho “conduzidopor um negro”.

b) Correta. A oração intercalada a que se refere aalternativa corresponde ao trecho “conta ele”.

c) Correta. No contexto, está presente a oração adjetivaexplicativa “que não detalha”.

d) Incorreta. O trecho “segundo o relato” nãocorresponde a uma oração intercalada, mas a umadjunto adverbial de conformidade.

Resposta: d

QUESTÃO 39

7 PORTUGUÊS

RESOLUÇÃO

a) Correta. O conectivo ainda que introduz uma oraçãosubordinada adverbial concessiva. Como essa locuçãoaparece, por razões estilísticas, após um ponto final, écorreto dizer que ela se relaciona ao período anterior.

b) Incorreta. No contexto citado, a conjunção integranteque introduz uma oração subordinada substantivacompletiva nominal.

c) Incorreta. A conjunção porque introduz, na realidade,uma oração de valor causal.

d) Incorreta. No caso, a conjunção como apresentavalor conformativo, não comparativo.

Resposta: a

QUESTÃO 40

RESOLUÇÃO

a) Correta. A conjunção adverbial menciona pelo item éa palavra que, de valor, no contexto, consecutivo.

b) Correta. A função sintática do pronome relativo éinferida substituindo-o pelo termo da oração anteriora que ele se refere, no caso, respectivamente, desujeito do verbo apoderar-se e objeto direto do verboesquecer.

c) Correta. Nessa situação, a palavra se funciona comoparte integrante do verbo (comunicar-se).

d) Incorreta. No contexto, o trecho “… que lhes chama aatenção…” corresponde, semanticamente, a “chamaa atenção dos interessados [em história natural]”.

Resposta: c

8 PORTUGUÊS