1º SIMULADO ENEM 2020

13

Transcript of 1º SIMULADO ENEM 2020

Page 1: 1º SIMULADO ENEM 2020
Page 2: 1º SIMULADO ENEM 2020

linguag

ens

1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

Considerando-se o valor de 6 × 1023 mol–1 para a constante de Avogadro e as massas molares aproximadas dos elementos car-bono e oxigênio são, respectivamente, 12 g/mol e 16 g/mol. Qual a diferença na quantidade de moléculas de CO2 que foi emitida entre esses dois grandes incêndios,?

A 4,7 × 1035

B 3,0 × 1035

C 4,7 × 1032

D 1,5 × 1032

E 3,0 × 1032

QUESTÃO 93 Dois rapazes, Paulo e Bernardo, após saírem de um ambiente cli-matizado, iniciam uma caminhada pela areia da praia, em um dia ensolarado de verão. Paulo veste uma camiseta preta, enquan-to Bernardo veste uma camiseta branca. Após alguns minutos caminhando totalmente expostos ao sol, decidem repousar em uma sombra, debaixo de uma árvore.

A taxa de variação de temperatura da camiseta preta de Paulo, em relação à camiseta branca de Bernardo foi:

A igual caminhando no sol e igual debaixo da sombra.

B maior caminhando no sol e igual debaixo da sombra.

C menor caminhando no sol e igual debaixo da sombra.

D maior caminhando no sol e menor debaixo da sombra.

E maior caminhando no sol e maior debaixo da sombra.

QUESTÃO 94 A Medicina Nuclear é o emprego de radioisótopos para diagnós-tico e terapia. Os radioisótopos podem ser utilizados de forma oral, endovenosa ou intravenosa, associados ou não a fármacos para o órgão ou função a ser analisada ou tratada.A Iodoterapia é um tratamento indicado para pacientes com dis-função na glândula tireoide. A terapia consiste na ingestão de uma determinada quantidade de iodo radioativo (iodo-131).

Disponível em: https://www.hcpa.edu.br/area-do-paciente-apresentacao/area-do-paciente-sua-saude/

educacao-em-saude/send/2-educacao-em-saude/91-iodoterapia-orientacoes-para-pacientes)

A desintegração do iodo-131 gera uma partícula beta, com tem-po de meia-vida de 8 dias. Considerando que o medicamento utilizado na Iodoterapia contém 1,00 g do iodo-131, a massa, em miligramas, do nuclídeo restante, após 32 dias do tratamento, é mais próxima de

A 6,25

B 625,00

C 93,75

D 62,50

E 937,50

QUESTÃO 91 Pilhas utilizando lítio em sua composição são cada vez mais utilizadas em diferentes equipamentos eletrônicos. Cientistas investigaram que os elementos de estanho usados como ele-trodos nas pilhas recarregáveis passam por alterações com a passagem dos íons. A partir de imagens obtidas em vídeo da passagem de íons de lítio (Li+) por um nanofilamento de óxido de estanho (SnO2) possibilitaram aos cientistas do Pacific Nor-thwest National Laboratory (PNNL), nos Estados Unidos, a com-preensão do processo pelo qual baterias de íon-lítio perdem sua eficácia ao longo do tempo. O mecanismo de funcionamento destas baterias está representado na figura.

Disponível em: www.pnnl.gov/news/images/photos/20101209103619675.jpg

O eletrólito é necessário porque

A permite a passagem dos nêutrons liberados durante o funcionamento da pilha.

B possibilita a passagem de íons, fechando o circuito elétrico da pilha.

C retém os elétrons liberados no cátodo da pilha.

D possibilita a dilatação dos eletrodos da pilha.

E retém as de partículas alfa liberadas no ânodo da pilha.

QUESTÃO 92

As emissões de gases de efeito estufa lançadas pelos ferozes in-cêndios florestais na Austrália somaram quase a mesma quantia das liberadas pelas labaredas que ocorreram na Amazônia bra-sileira em 2019, afirmam cientistas. Entre setembro e 6 de janei-ro, os incêndios florestais na Austrália emitiram 370 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), de acordo com o Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copérnico (CAMS), do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). Enquanto que os incêndios que assolaram os estados brasilei-ros situados na Amazônia emitiram 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa entre 1º de janeiro e 15 de novembro do ano passado. A escala sem precedentes e a intensidade desses incêndios são resultado das mudanças climáticas, dizem espe-cialistas.

Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/emiss%C3%B5es-de-inc%C3%AAndios-na-

-austr%C3%A1lia-se-igualam-%C3%A0s-de-queimadas-na-amaz%C3%B4nia/a-51940725

Page 3: 1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

1º SIMULADO ENEM 2020

QUESTÃO 97

Ao embalar seu filho em um balanço, o pai percebe que existem momentos ideais para que ele aplique a força ao balanço a fim de que a criança atinja a maior altura possível.

Para que a altura atingida pelo filho seja máxima, a frequência da força aplicada pelo pai deve ser, necessariamente:

A significativamente maior que a frequência de movimento do balanço.

B significativamente menor que a frequência de movimento do balanço.

C o dobro da frequência de movimento do balanço.

D igual à frequência de movimento do balanço.

E próxima, mas não igual à frequência do balanço.

QUESTÃO 98

Há uma grande diversidade de animais que vivem em tempe-raturas próximas e abaixo de 0ºC. Para sobreviverem e suas populações prosperarem nesses locais, apresentam algumas alterações morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Entre as estratégias de regulação de temperatura, está a termogênese sem tremor - uma forma de produzir calor sem se mover. Essa estratégia depende de uma adaptação fisiológica:

A a gordura marrom, que é uma camada de gordura mais espessa e densa que a gordura branca e permite que esses animais fiquem mais isolados do frio.

B a gordura marrom, que contém muitas mitocôndrias, que produz energia em forma de calor, através de algumas proteínas específicas.

C a presença de pelos, que isola o corpo do animais e possibilita uma perda menor de calor.

D os animais se aglomeram em grupos, para que juntos consigam reter mais calor.

E a contração muscular repetida, que aumenta a atividade muscular e acaba por acelerar a produção de calor.

QUESTÃO 99 Cientistas do Instituto de Pesquisas do Aquário da Baía de Mon-terey mediram altas concentrações de microplásticos na Baía de Monterey – um ecossistema marinho em um cânion profundo banhado pela corrente da Califórnia, que flui desde a costa da Columbia Britânica, no Canadá, até o litoral do estado mexicano da Baja Califórnia.“Encontramos microplásticos em todos os lugares que procura-mos, em todas as amostras e espécimes que analisamos”, diz Anela Choy, professora de oceanografia do Scripps Institution of Oceanography em San Diego, e principal autora do artigo.As cientistas diagnosticaram concentrações maiores do que as concentrações de microplásticos que se acumulam na Grande Faixa de Lixo do Pacífico, uma ilha de lixo que flutua na superfície

QUESTÃO 95

“Em 6 de julho de 1885, chegava ao laboratório de Louis Pasteur um menino alsaciano de 9 anos, Joseph Meister, que havia sido mordido por um cão raivoso. Pasteur, que vinha desenvolvendo pesquisas na atenuação do vírus da raiva, injetou na criança ma-terial proveniente de medula de um coelho infectado. Ao todo, foram 13 inoculações, cada uma com material mais virulento. Meister não chegou a contrair a doença. Em 26 de outubro, o cientista francês comunicava à Academia de Ciências a desco-berta do imunizante contra a raiva, que chamou de vacina.”’

Disponível em: http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/M7.pdf

Acesso em: 21 de janeiro de 2020.

Considerando o resultado do experimento, qual a contribuição de Pasteur para a imunidade e saúde humana?

A a elaboração de uma vacina antirrábica, que partia do prin-cípio de inocular no paciente uma versão mais branda do vírus para que o corpo criasse imunidade ao vírus da raiva.

B o desenvolvimento de um soro, que só pode ser utilizado depois de contraído o vírus.

C a descoberta que a raiva em pequenos mamíferos e humanos é causada pelo mesmo vírus e possui sintomas semelhantes.

D ao inocular 13 vezes o material infectado no garoto, sua to-lerância ao vírus aumentou gradualmente, até ficar imunizado.

E crianças são menos tolerantes à vírus do que humanos adultos.

QUESTÃO 96

A temperatura média no Sudeste do Brasil tem aumentado nas últimas décadas, fato que contribui para elevar a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como inundações, secas e ondas de calor.O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) tem afirmado há anos que, em escala global, o aumento da temperatura média obser-vado nos últimos cem anos está relacionado com o crescimento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera resul-tante de ações humanas.

Calor no Sudeste é causado por gases de efeito estufa, aponta estudo. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/ciencia/calor-no-sudeste-e-causado-por-gases-de-efeito-es-

tufa-aponta-estudo/. Acesso em 06 jan. 2020.

Dentre as fontes de energia abaixo, assinale aquela que mais co-labora para a intensificação do efeito estufa:

A solar.

B termelétrica.

C eólica.

D nuclear.

E geotérmica.

Page 4: 1º SIMULADO ENEM 2020

linguag

ens

1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

do oceano. A maioria dos microplásticos encontrados no novo estudo tem como fonte o politereftalato de etileno (PET), comumente utilizado na fabricação de plásticos descartáveis.

Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2019/06/microplastico-zona-pelagica-profundezas-oceano

Sabendo que a reação de obtenção do PET envolve os reagentes ácido tereftálico e etilenoglicol, como mostrado a seguir

A partir da reação de obtenção do PET ocorre através de uma reação de

A adição

B eliminação

C substituição

D condensação

E transesterificação

QUESTÃO 100

A pílula anticoncepcional, tomada todos os dias, possui 2 hormônios: o estrogênio e a progesterona. Esses dois hormônios regulam a produção de dois outros hormônios na hipófise, o LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio folículo-estimulante). Na ausência de pílula, o estrogênio e progesterona oscilam durante o ciclo menstrual, e quando estão em maior quantidade, regulam os hormônios hipofisários através de feedback negativo.

Portanto, quando a mulher toma a pílula regularmente, qual será a concentração sanguínea dos hormônios hipofisários (LH e FSH)?

A

B

C

D

E

Page 5: 1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

1º SIMULADO ENEM 2020

QUESTÃO 102

Um aquário, preenchido com água até 2/3 de sua altura H, apre-senta paredes de vidro e é aberto no topo. Suponha que um pe-queno furo seja feito em 1/3 de sua altura, como mostra a figura abaixo.

Pode-se afirmar que:

A se o furo fosse feito acima da posição indicada, a água vazaria e atingiria uma menor distância horizontal.

B se o furo fosse feito abaixo da posição indicada, a água vazaria e atingiria uma menor distância horizontal.

C se o aquário for tampado, a água vazará com maior velocidade.

D a água vazará e a distância horizontal atingida independe da posição do furo.

E na posição em que foi feito o furo, a pressão atmosférica irá impedir que a água vaze.

QUESTÃO 103 Analisados pela primeira vez, na Alemanha, em 1956, os Feromô-nios são substâncias hormonais fabricadas por animais, utiliza-das na comunicação intra-específica, ou seja, entre os membros de uma mesma espécie. A comunicação por feromônios é uma das formas utilizadas pelos animais para indicar seu interesse de se organizar para trabalhar, desejo pelo acasalamento, ou ba-talhar em equipe, demarcar território, transmissão de alarme e encontrar comida. Assim, há feromônios de diferentes tipos. O mais comum e conhecido é o feromônio sexual, empregado pe-las fêmeas ou machos para atrair o sexo oposto na temporada de acasalamento. O elefante, por exemplo, toca com a tromba a urina da fêmea e em seguida, a leva a um órgão localizado no céu da boca chamado vomeronasal, para que esse entre em contato com as moléculas do hormônio e o seu odor seja transmitido até o cérebro para análise. O feromônio encontrado na urina da elefanta é o acetato de (z)-7-dodecenila.

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/

producoes_pde/2014/2014_unioeste_qui_pdp_fabio_antonio_welter.pdf)

Sua fórmula molecular é C14H26O2, com uma cadeia aberta, uma insaturação, no carbono 7, isomeria geométrica do tipo cis; e a função éster.Para que se consiga atrair um elefante para o acasalamento, a molécula que deve estar presente em alta concentração na urina da elefanta é:

QUESTÃO 101

“A circulação sanguínea se altera na falta de gravidade? Há outras mudanças fisiológicas?

Não existem ambientes sem gravidade. O que acontece no es-paço é que essa força é anulada pela alta velocidade das naves (em média, 27 000 quilômetros por hora). Para começar, o cora-ção trabalha melhor. ‘Normalmente, ele empurra 70 centímetros cúbicos de sangue para a circulação’, diz o fisiologista Maurício Rocha e Silva, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo. No espaço, o músculo precisa de 5% menos força para fazer a mesma coisa, pois a falta de gravidade diminui a compressão das artérias, que se dilatam. Outros órgãos são afe-tados. Os músculos afrouxam, já que não são convocados a fa-zer força. Se a estada for longa, correm até o risco de se atrofiar. Os ossos tornam-se mais fracos, porque precisam da gravidade para fixar o cálcio que ‘tampa’ seus poros. O sistema digestivo enlouquece. Para evitar indisposições, os astronautas treinam em aviões: sobem, desligam os motores e descem em queda li-vre. No mergulho, qualquer refeição ingerida volta. A repetição da manobra acostuma o viajante às dificuldades do espaço. Haja estômago. Outras alterações: O coração do astronauta no espaço funciona como se ele estivesse em repouso. As artérias se dilatam, diminuindo a pressão sanguínea. Para compensar, o organismo produz 5% mais de sangue. Na Terra, as veias têm que bombear o sangue pernas acima, de volta para o coração. Sem gravidade, o líquido viaja com facilidade. Como a força que o coração faz é proporcional ao esforço que o astronauta realiza, ele bate mais fraco.”

Disponível em <https://super.abril.com.br/ciencia/sombra-e-agua-fresca-para-o-cora-

cao-no-espaco/>. Acesso em: 21 de janeiro de 2020

De acordo com a reportagem acima, o sangue viaja com facili-dade pelas veias quando se encontra no espaço, sem gravidade. Já na Terra, a gravidade dá um trabalho a mais para as veias! É necessário algum mecanismo que faça com que o sangue que desça as pernas volte para o coração.

Qual é a adaptação fisiológica humana que auxilia o refluxo do sangue dentro das veias, impedindo que se acumule na periferia do corpo?

A circulação linfática

B válvulas venosas

C coração

D artérias

E pressão arterial

Page 6: 1º SIMULADO ENEM 2020

linguag

ens

1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

A

B

C

D

E

QUESTÃO 104 “A decomposição da matéria orgânica é um processo fundamental para o funcionamento dos ecossistemas, responsável pela ciclagem de nutrientes. Ao realizarem este processo, microrganismos decompositores aeróbicos consomem uma determinada quantidade de oxigênio dissolvido da água. Assim, a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica através da decomposição aeróbia realizada por microrganismos no meio aquático. Nos ambientes aquáticos naturais pouco poluídos a concentração de matéria orgânica é baixa, proveniente de plantas mortas e restos de animais. Assim, a demanda bioquímica de oxigênio também é baixa, enquanto a concentração de oxigênio dissolvido é elevada, mantendo o equilíbrio local. Nestes ambientes o consumo de oxigênio para a decomposição de matéria orgânica é compensado pelo oxigênio produzido na fotossíntese e pela aeração da água.”

Disponível em <https://www.infoescola.com/biologia/demanda-bioquimica-de-oxigenio/>. Acesso em: 21 de janeiro de 2020

De acordo com a explicação acima, o que acontecerá com o DBO num lago que possui matéria orgânica demais, como um lago que recebe esgoto doméstico?

A DBO irá se elevar até certo ponto, e depois cairá até ocorrer a eutrofização do local.

B DBO será muito baixa, ocorrendo eutrofização do lago.

C DBO será muito alta, boa para os seres vivos do local.

D DBO será muito baixa, boa para os seres vivos do local.

E Não haverá alteração na DBO se houverem decompositores atuando.

QUESTÃO 105 Os pinheiros são nativos, em sua maioria, do Hemisfério Norte. Contudo, são plantados extensivamente em muitas partes do Hemis-fério Sul, com o objetivo de produção de celulose e madeira. No caso da região sul do país, o Pinus ssp é plantado principalmente no ecossistema dos campos de cima da serra. Já existem estudos que informam que as plantações de Pinus ssp possuem uma interfe-rência negativa na região, gerando empobrecimento da biodiversidade local. Essas árvores produzem em suas folhas uma substância tóxica, que inibe crescimento de outras espécies ao seu redor. Por isso, as florestas de Pinus ssp parecem tão “organizadinhas”: ape-nas elas conseguem crescer naquele local!

A relação ou interação ecológica que caracteriza o corretamente o comportamento do Pinus ssp é

A amensalismo - quando o organismo produz substâncias tóxicas e impede a sobrevivência de outros organismos ao seu redor.

B alelopatia - quando uma planta produz substâncias tóxicas e impede o crescimento de outras ao seu redor.

C predação - quando a planta secreta uma substância tóxica e dessa forma reduz sua competição por nutrientes e água.

D evolução - a planta se adapta ao ambiente e é capaz de prosperar, enquanto outras espécies não conseguem.

E competição - organismos disputam o mesmo nicho, no caso da Pinus ssp é a disputa por luminosidade, água e nutrientes contra outras espécies.

Page 7: 1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

1º SIMULADO ENEM 2020

QUESTÃO 108

“O impacto causado pelas manchas de óleo no litoral nordesti-no vai durar décadas nos ecossistemas atingidos pelo desastre ambiental, de acordo com biólogos. Os especialistas apontam que haverá prejuízo para espécies marinhas, para toda a cadeia alimentar e para os seres humanos. De acordo com o especia-lista, os animais mais vulneráveis a serem afetados pelas man-chas de óleo no litoral são as tartarugas e as aves. Clemente Coelho Júnior explica que as tartarugas são afetadas por causa do comportamento de subir à superfície para respirar. As aves, afirma, sofrem o impacto em virtude elo período de migração. Para a bióloga Clélia Rocha, do Departamento de Zoologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as grandes manchas de óleo têm um impacto muito grande por causa do soterramento das espécies vivas, sejam elas vegetais, animais, vertebrados ou invertebrados (veja vídeo acima). Ela afirma tam-bém que as pequenas manchas provocam igual preocupação. A especialista aponta para o risco da fragmentação do produto, a partir do manuseio. ‘Quando chegarem a pequenas porções, elas podem ser absorvidas por organismos marinhos, sejam peixes, aves ou pequenos crustáceos, vão intoxicar esses organismos que, por sua vez, dentro da cadeia alimentar podem ser ingeridos por outros organismos que vão se intoxicar também’, declara.”

Disponível em <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/10/22/oleo-tera-

-impacto-por-decadas-no-ecossistema-e-afetara-animais-e-seres-humanos-dizem-biolo-

gos.ghtml> Acesso em 22 de janeiro de 2020

São incontáveis os prejuízos causados em derramamentos de óleos no mar, e as consequências chegarão até o dia-a-dia da pessoa urbanizada. Uma das formas, é colocada pela bióloga Clélia Rocha, que expõe que alguns pequenos animais conso-mem pequenas porções do óleo, e acabam por intoxicar a si próprios e ao animais que irão comê-los. Esse processo de in-toxicação ao longo dos níveis tróficos da teia alimentar é conhe-cido como:

A bioacumulação.

B extinção em massa.

C magnificação trófica.

D extinção de nichos ecológicos

E redução do potencial biótico.

QUESTÃO 109As conchas são compostas em sua maioria por carbonato de cálcio, CaCO3, o que possibilita mesmo estando diante de um meio com grande quantidade de solvente, não ocorre a disso-lução destas conchas. O equilíbrio envolvido está representado a seguir:

Sabendo que o valor do Kps para o equilíbrio mencionado vale 8,1 x 10–9 a 25ºC, calcule a solubilidade molar, em mol.L do carbona-to de cálcio em água pura.

QUESTÃO 106Empilhadeiras hidráulicas manuais fazem uso do Princípio de Pascal para erguer cargas. Elas basicamente funcionam a partir de um sistema composto de uma tubulação fina e uma tubulação espessa: uma força manual é aplicada sobre uma alavanca que é transmitida a um fluido que percorre a tubulação, tornando pos-sível erguer cargas na outra extremidade da tubulação.

Considere que em uma empilhadeira a tubulação fina tenha uma área seccional 8 vezes menor que a tubulação espessa e que a plataforma tenha uma massa de 10 kg. Um operário deseja le-vantar uma carga de 50 kg e, para isso, aplica uma força de 80 N sobre a alavanca. Desconsiderando o atrito e tomando a acelera-ção da gravidade como 10 m/s², qual será, aproximadamente, o módulo da aceleração da carga que está sendo erguida?

A 0,06 m/s².

B 0,33 m/s².

C 0,66 m/s².

D 5,28 m/s².

E 42,24 m/s².

QUESTÃO 107 “Todos queremos saber de onde viemos, conhecer nossas ori-gens. Hoje, apresento a vocês a nossa grande matriarca, e ire-mos entender como a genética descobriu nossa ‘Eva mitocon-drial’. Para início de conversa, precisamos esclarecer um ponto: a Eva mitocondrial não tem nenhuma relação com a Eva bíblica. No trabalho original, publicado na Nature em 1987, os autores nem usam este termo – ele foi cunhado por jornalistas divulgan-do a notícia. Os autores preferiam o termo lucky mother (tradu-ção livre do inglês, “mãe de sorte”), mas ele não tinha o mesmo apelo… Independente do nome que lhe damos, é preciso entender que ela não foi a primeira mulher a habitar a Terra. Ao contrário, acre-dita-se que ela tenha vivido em uma pequena comunidade, junto com outros homens e mulheres, na África, há cerca de 200 mil anos. Portanto, ela é nossa ancestral comum mais recente. A tatata- (… infinitas vezes…) -taravó de todos nós.Nossa Eva mitocondrial, então, é a mulher cujas filhas tiveram filhas que tiveram filhas… As outras mulheres que conviveram com nossa Eva em sua comunidade certamente tiveram seus fi-lhos e filhas. Mas as descendentes dessas mulheres, em algum momento, não procriaram ou tiveram apenas filhos homens. Eva mitocondrial foi a única cujas filhas tiveram, pelo menos, uma filha ao longo das gerações até os nossos dias.”

Modificado de <http://eurekabrasil.com/eva-mitocondrial-matriarca-da-humanidade/>

Acesso em 22 de janeiro de 2020.

Qual característica da mitocôndria permitiu que essa análise histórico-genética fosse feita?

A Sua relação com o processo de morte por apoptose.

B Possuir seu próprio material genético.

C Sua capacidade de produção de energia.

D Ser a única organela capaz de realizar Fosforilação Oxidativa.

E Sua dupla membrana, que a torna mais resistente que outras organelas.

Page 8: 1º SIMULADO ENEM 2020

linguag

ens

1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

QUESTÃO 112

“A pegada de carbono é uma metodologia criada para medir as emissões de gases estufa - todas elas, independente do tipo de gás emitido, são convertidas em carbono equivalente. Esses ga-ses são emitidos na atmosfera durante o ciclo de vida de um produto, de processos ou de serviços. Muitas atividades rotinei-ras acabam gerando emissões atmosféricas de gases do efeito estufa (GEEs). Imagine que todos na cidade, no estado, no país e no mundo também fazem atividades parecidas…”

Vamos supor que um país deseja tomar iniciativa para reduzir a pegada de carbono da nação, seus dirigentes devem:

A utilizar combustíveis fósseis, pois poluem menos do que energia nuclear.

B queimando matéria orgânica excessiva no solo.

C proteger oceanos e florestas, visto que são áreas bioprodutivas.

D reduzir as queimas de combustíveis fósseis e aumentar a produção pecuária.

E investir em tecnologias que transformem o dióxido de carbono em óxido nitroso.

QUESTÃO 113 A reação de Maillard é uma reação caracterizada pela junção do grupo carbonila dos açúcares redutores com o grupo amínico das proteínas, de peptídios ou de aminoácidos. Ela se desenrola numa série de etapas onde ocorrem combinações; rearranjos, chamados arranjos de Armadori. As alterações ocorridas duran-te a reação de Maillard, reduzem a solubilidade e o valor nutritivo das proteínas.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/alimentus1/pao/fabricacao/ fab_assamento_maillard.htm

A partir do texto e dos reagentes necessários para que ocorra re-ações de Maillard, qual alternativa apresenta um exemplo possí-vel de reagente que permita a ocorrência de reações de Maillard?

A xilose e glicose.

B glicina e frutose.

C glicina e tirosina.

D tirosina e alanina.

E glicose e frutose.

QUESTÃO 114

O estado do Rio Grande do Sul, possui as maiores jazidas de car-vão mineral do Brasil, sendo estas situadas principalmente no município de Candiota. Contudo, a atividade de extração do car-vão ocasiona problemas ambientais de altas proporções, pois sua mineração a céu aberto provoca uma grande modificação estrutural do ambiente. O carvão e as camadas que o recobrem

A 4,5 × 10-9

B 9,0 × 10-5

C 3,0 × 10-6

D 4,5 × 10-5

E 9,0 × 10-3

QUESTÃO 110

A Esquadrilha da Fumaça é um grupo de pilotos que fazem acro-bacias no céu com aviões da Força Aérea Brasileira. Suponha que um dos pilotos esteja descrevendo uma trajetória em forma-to de onda no céu, como mostra a figura abaixo.

Supondo que cada comprimento de onda seja de 5 km e que essa onda tenha 0,1 Hz de frequência, qual será a velocidade, em m/s, de propagação da onda de fumaça formada pelo avião?

A 50.

B 250.

C 500.

D 5000.

E 50000.

QUESTÃO 111

Um professor de física sugeriu um experimento a seus alunos. Ele montou em seu laboratório um sistema de quatro polias e um motor, como mostra a figura abaixo. Considere que as polias P1, P3 e P4 possuem um raio R e que P2 possui um raio 2R.

A respeito do experimento conduzido pelo professor, é correto afirmar que:

A a polia P2 possui a mesma velocidade angular da polia P4.

B as polias P2 e P3 possuem diferentes velocidades angulares.

C a velocidade linear das polias P2 e P3 é a mesma.

D as polias P1 e P2 possuem a mesma velocidade angular.

E todas as polias têm a mesma frequência.

Page 9: 1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

1º SIMULADO ENEM 2020

Metais como o chumbo que, para humanos adultos, a concentra-ção de 1,0 x 10-3 mg/mL deste metal no sangue causa forte ane-mia e encefalopatia. Logo após o rompimento, a análise das águas em uma das estações de controle mostrou uma concentração de, aproximadamente, 2,0 mg/L de chumbo na lama gerada. Como medida de controle à exposição e possíveis contaminações, os bombeiros que trabalharam em contato com a lama são subme-tidos a exames para avaliar o grau de exposição e possíveis con-sequências decorrentes do contato com a lama.

Considerando que um bombeiro, que possui 80 kg, teve contato direto com a lama e chegou ao laboratório de análise para ve-rificar o nível de chumbo no sangue, obteve a confirmação de que apresentava uma massa total de chumbo igual a 3 g. Saben-do que o volume médio de sangue em uma pessoa é de, apro-ximadamente, 75 mL.kg -1, qual a concentração de chumbo, em mg.mL-1 no sangue do bombeiro analisado?

A 3.

B 2.

C 1,5.

D 0,5.

E 1.

QUESTÃO 117

Profissionais que trabalham com circuitos elétricos costumam fazer uso de medidores elétricos tais como amperímetros e vol-tímetros. Considere o circuito abaixo, o qual contém três resis-tores R1, R2 e R3 e três medidores elétricos M1, M2 e M3, que podem ser voltímetros ou amperímetros.

De acordo com o circuito apresentado, pode-se afirmar que:

A se o medidor M1 for um voltímetro, ele será capaz de medir a ddp aplicada ao resistor R1.

B se os medidores M1 e o medidor M3 forem amperímetros, eles irão mostrar valores distintos de corrente elétrica.

C se o medidor M3 for um voltímetro, ele será capaz de medir a ddp aplicada ao resistor R3.

D se o medidor M2 for um amperímetro, ele medirá a corrente elétrica que passa pelo resistor R2.

E se o medidor M2 for um voltímetro, ele será capaz de medir a ddp aplicada ao resistor R2.

podem conter minerais sulfetados, como a pirita (FeS2), que ao entrarem em contato com o ar e a água ocorre a oxidação, for-mando ácido sulfúrico. Provocando a dissolução de minerais aluminossilicatos e aumentando a concentração de metais pe-sados na solução do solo, compondo assim o processo da dre-nagem ácida. Sendo este fenômeno considerado o principal cau-sador de impactos ambientais nas áreas mineradas de carvão.

Disponível em: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/bitstream/prefix/3050/1/TESE.pdf

Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drena-gem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o:

A cloreto de sódio.

B sulfato de potássio.

C cianeto de amônio.

D trióxido de enxofre.

E carbonato de sódio.

QUESTÃO 115 Em um hospital no interior de Mato Grosso, aconteceu uma gran-de confusão na maternidade. Três mulheres pariram na mesma madrugada, três bebês saudáveis. A confusão foi que, a enfer-maria acabou trocando as fitinhas dos bebês e trocando-os de família. Após um mês, um dos pais dos nenês teve um pressen-timento e entrou em contato com o hospital. O hospital passou para a polícia o teste de DNA dos três nascidos naquela madru-gada, e do casal que supôs que algo estava errado.

Observe os exames de DNA do casal e dos três bebês nascidos e decida, qual é o filho biológico deste casal?

A o DNA de nenhum dos bebês coincide com o do pai e da mãe!

B o número I.

C o número II.

D o número III.

E o número II, contudo, indica que o bebê é apenas filho do homem; não é relacionado biologicamente com o mulher.

QUESTÃO 116

Em janeiro de 2019, a barragem de Brumadinho, responsável por segurar os rejeitos de uma mina de carvão, acabou se rompendo e espalhou, por diversos afluentes da região, metais pesados.

Page 10: 1º SIMULADO ENEM 2020

linguag

ens

1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

A tem uma área de seção quatro vezes maior que a da resistência do modelo 2.

B tem o dobro da área de seção da resistência do modelo 2.

C tem a mesma área de seção da resistência do modelo 2.

D tem um quarto da área de seção da resistência do modelo 2.

E tem a metade da área de seção da resistência do modelo 2.

QUESTÃO 121

As pistas de boliche devem ser construídas de maneira que as bolas deslizem sobre elas com facilidade. Essa facilidade em deslizar está diretamente ligada com o atrito entre a superfície da pista e a bola. Diante disso, pode-se dizer que a força de atrito exercida pela pista sobre a bola: A tem o mesmo sentido do movimento da bola e deve ter o menor módulo possível.

B tem o mesmo sentido do movimento da bola e deve ter o maior módulo possível.

C tem sentido contrário ao movimento da bola e deve ter o menor módulo possível.

D tem sentido contrário ao movimento da bola e deve ter o maior módulo possível.

E deve ser nula.

QUESTÃO 122 Os pneus expostos a céu aberto necessitam de até 100 anos para serem degradados e configuram um problema ambiental e de saúde pública, pois facilitam o aparecimento de focos da dengue, além do risco de incêndios.O coprocessamento é uma alternativa de destruição definitiva de pneus inservíveis. Um único forno, com capacidade de pro-dução diária de duas mil toneladas de clínquer, pode consumir até quarenta mil pneus por dia. Em 2017 foram enviados para co-processamento aproximadamente 300 mil toneladas de pneus inservíveis.

Disponível em: https://abcp.org.br/wp-content/uploads/2019/11/

Panoramaco_processamento_2019_v2-bx.pdf

Sabendo que a porcentagem em massa de carbono contida em um pneu é de aproximadamente a 80% e supondo que todo car-bono seja transformado em CO2, qual a massa total, em kg, de CO2 liberada em 2017 a partir da queima de pneus em fornos de cimento?

(Considerar as massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são, respectivamente, 12 g/mol e 16 g/mol) A 1,1 × 108

B 4,4 × 108

C 2,2 × 108

D 8,8 × 108

E 1,8 × 109

QUESTÃO 118

“A pectina é um polissacarídeo formado por monômeros de áci-do galacturônico unidos entre si por ligações glicosídicas. Suas moléculas compõem a parede celular de vegetais produtores de sementes, desempenham a função de cimentação intercelular e atuam de forma conjunta com outros polissacarídeos, como celulose e hemicelulose. Foi descoberta em 1825 na França e recebeu esse nome devido ao vocábulo grego Pektos, que quer dizer rígido, fazendo referência á sua principal característica: conferir consistência. Possui um importante poder geleificante, ou seja, é capaz de formar gel quando combinada com o açúcar especial denominado açúcar gelificante, por isso, é já há muito tempo, aplicada como espessante e emulsificante na indústria alimentícia.”

Uma empresa farmacêutica, precisa desenvolver uma linhagem de células que secretem a maior quantidade de pectina possível, para criar cápsulas gelatinosas para seus medicamentos. Para isso, devem escolher uma linhagem que possua em maior quan-tidade:

A o complexo golgiense.

B o retículo endoplasmático rugoso.

C lisossomos.

D mitocôndrias.

E citoesqueleto.

QUESTÃO 119

A obtenção do flúor só foi possível por H. Moissan, na França, em torno de dois anos antes da libertação dos escravos no Brasil, ou seja, em 26 de junho de 1886; nesta data, Moissan produziu flúor (F2) pela eletrólise ígnea de fluoreto de potássio.

(ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio

Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006.)

O processo utilizado por Moissan é semelhante ao utilizado para:

A obtenção de ferro a partir do minério hematita.

B obtenção de cimento a partir de calcário.

C obtenção de gás oxigênio e gás hidrogênio a partir da água.

D obtenção de prata a partir do minério argentita.

E obtenção de cloreto de sódio a partir da água do mar.

QUESTÃO 120

Dois modelos de microondas, 1 e 2, são instalados em uma rede de tensão 110 V. O modelo 1 possui potência de 1000 W e o mo-delo 2 possui potência de 2000 W.

Se a resistência de ambos modelos são feitos do mesmo mate-rial e possuem o mesmo comprimento, então a resistência do modelo 1:

Page 11: 1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

1º SIMULADO ENEM 2020

A alta, próxima da velocidade da luz, motivo pelo qual uma lâm-pada acende rapidamente ao se acionar o interruptor.

B alta, próxima da velocidade da luz, porém não está associada ao fato de uma lâmpada acender rapidamente ao se acionar o interruptor.

C alta, próxima da velocidade da luz, enquanto que o campo elétrico se forma no fio em uma velocidade baixa.

D baixa, cerca de milímetros por segundo, no entanto o campo elétrico se forma no fio em uma velocidade próxima à da luz.

E baixa, cerca de milímetros por segundo, o que torna rápido o acendimento de uma lâmpada é o choque dos elétrons com cargas positivas.

QUESTÃO 125

Há algum tempo já se sabe que os ‘pulmões do mundo’ não são as grandes florestas - apesar de terem uma grande importância para o equilíbrio dos ecossistemas. Está no oceano a maior produção oxigênio! Além disso, ele também é responsável por uma enorme produção primária energética - importantíssima para os fluxos de energia e a manutenção das delicadas relações da teia alimentar dos ecossistema marinhos. Quem, dos organismos abaixo é res-ponsável pelos dois serviços ecossistêmicos citados?

A zooplâncton.

B fitoplâncton.

C pequenos invertebrados marinhos.

D recifes de corais.

E predadores de topo de cadeia

QUESTÃO 126 O carvão ativado é um dos adsorventes mais aplicados para a remoção de poluentes de meios aquosos, devido a sua alta ca-pacidade de reter moléculas por interações químicas e à elevada taxa de retenção devido sua grande área superficial. A aplicabili-dade desse composto no tratamento de efluentes está associa-da ainda à diminuição de material orgânico, sobretudo de espé-cies que modificam a cor de efluentes e odores desagradáveis.

Disponível em: http://rvq-sub.sbq.org.br/index.php/rvq/article/viewFile/871/585

O método de separação frequentemente utilizado para remover os compostos orgânicos voláteis com carvão ativado em esta-ções de tratamento de efluentes é a

A filtração

B decantação

C floculação

D catação

E tamisação

QUESTÃO 123

“Os casos de coronavírus acenderam um alerta em todo o mun-do. Após a província chinesa Wuhan entrar em estado de qua-rentena, e a suspeita de uma possível infecção no Brasil, muitas pessoas estão se perguntando sobre o vírus e as consequências dele no corpo humano. Para isso, o Correio conversou com es-pecialistas e discutiu se há motivo para pânico ou se a epidemia está restrita ao continente asiático. Segundo a World Health Or-ganization (WHO), os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SAR-S-CoV). ‘Isso acontece porque o coronavírus não circula só em humanos, mas, sim, em animais também. E eventualmente sofre mutação e é capaz de passar de espécie para espécie.’ explicou o infectologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB) An-dré Bon. Ainda não há tratamento para este coronavírus, como remédios e vacinas; ‘O que hoje nós temos trabalhado mais? No controle de disseminação’, disse o médico André.”

Modificado de <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/01/23/

interna-brasil,822754/coronavirus-o-que-se-sabe-sobre-a-doenca-que-colocou-o-mun-

do-em-alert.shtml>. Acesso em 24 de janeiro de 2020

Considerando o que você sabe sobre o coronavírus e sua forma de transmissão, qual das medidas abaixo seria uma medida efi-caz no controle da disseminação do vírus?

A sexo com camisinha.

B higienização das mãos, cobertura de boca e nariz ao tossir e espirrar, além de cozinhar bem carnes e ovos.

C ampliação do saneamento básico.

D tratamento eficaz da água.

E eliminar corpos de água paradas.

QUESTÃO 124

Os aparelhos eletroeletrônicos que se encontram nas residên-cias precisam de energia elétrica para o seu funcionamento. Tal energia é obtida quando eles são ligados em alguma fonte de energia, como uma pilha ou uma tomada. Quando isso é feito, algo invisível acontece. Elétrons livres, que se encontram nos meios condutores desses aparelhos, passam a se movimentar de maneira ordenada, transportando a energia elétrica neces-sária para o seu funcionamento. Esse movimento ordenado dos elétrons é conhecido como corrente elétrica e ela pode ocorrer nos condutores sólidos, como os metais, e em gases e líquidos ionizados.

Corrente elétrica - O movimento ordenado de elétrons em condutores. Disponível em:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/fisica/corrente-eletrica-o-movimento-ordena-

do-de-eletrons-em-condutores.htm?cmpid=copiaecola Acesso em 23 jan. 2020.

Em um circuito fechado, os elétrons citados no texto movem-se com velocidade:

Page 12: 1º SIMULADO ENEM 2020

linguag

ens

1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

QUESTÃO 129

Espécies invasoras são organismos de espécies exóticas, nati-vas de outras localidades, que desenvolveram em outro nicho ecológico e ecossistema. Quando essas espécies são introdu-zidas em locais que não existiam, acabam se proliferando muito rapidamente. As espécies invasoras não possuem predadores e nem parasitas, portanto a falta de inimigos naturais permite sua reprodução desenfreada. Além disso, podem ter efeitos nega-tivos no habitat em que se encontram, e nas populações com quem dividem o espaço natural.

Selecione dentre as alternativas abaixo aquela que indica um problema causado por espécies exóticas.

A eutrofização.

B extinção de espécies nativas.

C aumento do número de espécies locais.

D alteração no pool gênico das espécies nativas.

E aumento de nichos ecológicos.

QUESTÃO 130

O sistema abaixo, composto de duas molas de constante elás-tica k = 40 N/m e uma barra condutora de massa m = 1,76 kg e comprimento L = 40 cm, está em equilíbrio. Um campo magnéti-co de intensidade B = 2 T atua na região, perpendicularmente ao plano da página.

Considere g = 10 m/s². Quando a corrente elétrica descrita no sistema acima estiver percorrendo o sistema, qual será a defor-mação de cada mola, em m?

A 2,5 ∙ 10 -1 m.

B 2,5 ∙ 10 -2 m.

C 2,5 ∙ 101 m.

D 2,0 ∙ 10 -1 m.

E 2,0 ∙ 10 -2 m.

QUESTÃO 127

Ao puxarmos a corda de um violão, a corda oscilará e produzirá ondas sonoras. A figura abaixo representa um registro da oscila-ção de uma corda de violão.

Sobre o registro acima, pode-se dizer que a frequência da osci-lação vale, em Hz:

A 200.

B 20.

C 40.

D 400.

E 100.

QUESTÃO 128

Um circuito elétrico foi montado em um laboratório de física para fins didáticos. O professor responsável pela montagem forneceu a seus alunos apenas as informações que constam na figura abaixo.

Sabe-se que a leitura no voltímetro foi de 10 V. Após analisar o circuito, os alunos constataram corretamente que a diferença de potencial entre os pontos A e B é de:

A 40 V.

B 30 V.

C 20 V.

D 10 V.

E 5 V.

Page 13: 1º SIMULADO ENEM 2020

CIÊ

NC

IAS

DA

NA

TUR

EZ

A

1º SIMULADO ENEM 2020

QUESTÃO 133

A herança mitocondrial é sempre materna?

A Não, pois as mitocôndrias entram no ovócito II com o espermatozóide.

B Não, pois o corpo todo do espermatozóide entra no ovócito II.

C Sim, pois a mitocôndria do espermatozóide se desintegra ao entrar no ovócito II.

D Sim, pois apenas o núcleo do espermatozóide entra no ovócito II.

E Sim, contudo os primeiros estágios de desenvolvimento fetal não possui mitocôndrias.

QUESTÃO 134

Uma lanchonete serve café com leite, já misturados em uma xíca-ra, sempre à temperatura de 70 ºC. Para alcançar essa temperatu-ra, eles dispõe do leite a 40 ºC e do café a 90 ºC.Considere o calor específico do café igual a 1 cal/gºC e do leite igual a 0,9 cal/gºC. Qual deve ser a razão entre a massa de leite e a massa de café para que a mistura alcance a temperatura de 70 ºC?

A 2/3.

B 20/27.

C 18/27.

D 3/5.

E 3/2.

QUESTÃO 135 Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proi-biu a presença do bisfenol A (usado na produção de plástico poli-carbonato) em mamadeiras destinadas a crianças de até 12 meses.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45555524

A estrutura do bisfenol A é mostrada a seguir.

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bisfenol_A#/media/

Ficheiro:Bisphenol_A_skeletal.png

A partir da estrutura do bisfenol A, qual o número de carbonos terciários presente nesta substância?

A 2.

B 1.

C 3.

D 0.

E 4.

QUESTÃO 131

Em 2019 o vazamento de petróleo cru causou grandes preocu-pações. O primeiro vestígio do petróleo derramado foi registrado em três praias do litoral paraibano, no dia 30 de agosto. Após 40 dias, o vazamento se alastrou por 63 cidades nos 9 Estados do Nordeste. Doze tartarugas marinhas morreram e mais de 130 toneladas do óleo cru foram retiradas das praias no episódio que já é considerado o maior desastre ambiental do país em exten-são territorial.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49991795

Um dos aspectos que pode ser observado na interação do petró-leo com a água do mar é que ambos praticamente não interagem entre si. O tipo de interações intermoleculares existentes entre os hidrocarbonetos que compõem o petróleo são:

A dipolo permanente – dipolo permanente

B íon – dipolo induzido

C íon – dipolo permanente

D ligações de hidrogênio

E dipolo instantâneo – dipolo induzido

QUESTÃO 132

A resistência do ar, frequentemente desprezada em problemas de física, assume grande importância em determinadas situa-ções, como em saltos de paraquedas, por exemplo. A força de resistência é dada através da seguinte expressão:

Far = kv²

onde k depende da forma do objeto e v é a velocidade do objeto. Sobre um paraquedista que salta de um avião, pode-se afirmar que:

A a resistência do ar só começa a agir no momento em que o paraquedas é aberto.

B antes de abrir o paraquedas, ele irá cair com aceleração cada vez menor, devido à ação da resistência do ar.

C antes de abrir o paraquedas, ele irá cair com aceleração igual à aceleração da gravidade g.

D antes de abrir o paraquedas, é impossível atingir uma veloci-dade constante de queda.

E após abrir o paraquedas, ele irá cair com aceleração igual à aceleração da gravidade g.