1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a...

42
>>> 1

Transcript of 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a...

Page 1: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 1

Page 2: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 2

S326a

Scherer, Lucas Anuário do Futebol Passo-Fundense / Lucas Scherer. – Ano 6, n. 6 – 2017. Passo Fundo: O autor, 2018.

41 p.; il. color.; 21 cm. ISSN 2447-5106

1. Futebol – História – Passo Fundo. 2. Anuário. 3. Notícias. I. Título.

CDD 796.3308

ANUÁRIO DO FUTEBOL PASSO-FUNDENSE 2017þ anuariodofutebolpassofundense.wordpress.com� [email protected] AnuarioFutebolPF

No 6 | Ano 6 | JAN 2018 Versão eletrônica (2018)

*Contribuições podem ser enviadas para o e-mail do autor.

O conteúdo deste livro pode ser reproduzido, copiado, gravado,transcrito ou transmitido por meios mecânicos, fotográficos ou eletrônicos

desde que citada a autoria, nos termos da licençaCreative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual.

Para ver a licença, acesse o site da Creative Commons(creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/).

Page 3: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 3

O Anuário do Futebol Passo-Fundense che-ga a sua sexta edição trazendo os fatos que eu, como autor, considero como os mais importan-tes ou curiosos ocorridos em 2017.

Também apresento aqui os resultados de todos os jogos envolvendo equipes da cidade em amistosos e competições no ano que passou. Para isso, novamente, considerei Passo Fundo, Gaúcho e Vila Nova (este, mais uma vez, apenas em suas participações internacionais), além dos campeonatos municipais amadores da 1ª e 2ª Divisão (esta, apenas nos jogos finais) promovi-dos pela prefeitura de Passo Fundo, Passo Fundo Futsal e, pela primeira vez, Planalto Rugby.

A primeira parte do Anuário traz cinco rápi-das análises sobre fatos do último ano: "O adeus a Bicca, depois de 8 meses de agonia", sobre o trágico desaparecimento do ex-jogador Adair Bicca; "O gosto amargo do rebaixamento trico-lor", com a queda do Passo Fundo, por apenas um ponto, para a Divisão de Acesso do Campeo-nato Gaúcho; "O Brasil ficou pequeno para o Vila

Nova", com mais um título internacional do clu-be, agora a Football Cup Barcelona, conquistado na Espanha; "A vaga perdida no tribunal", com o absurdo vivido pelo Passo Fundo Futsal nas se-mifinais da Série Ouro; e "Planalto é campeão gaúcho com a bola oval", abrindo espaço para o rúgbi, primo mais velho do futebol, e o inédito título na modalidade para Passo Fundo, a 2ª Divi-são do Campeonato Gaúcho da categoria.

A segunda parte traz um resumo diário dos principais acontecimentos envolvendo clubes, jogadores ou personalidades ligadas de alguma maneira a Passo Fundo.

A seguir, apresento os resultados de 2017, com as súmulas dos jogos pelo Campeonato Gaúcho e Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão; e resultados do Campeonato Municipal, Campeo-nato Municipal da 2ª Divisão, Campeonato Muni-cipal de Veteranos, Football Cup Barcelona, Taça 160 Anos de Passo Fundo, Torneio de Revelação de Talentos do Esporte Clube Passo Fundo, Cam-peonato Gaúcho de Futsal Série Prata, 1ª Copa

O ANUÁRIO 2017Edição traz o resultado de 164 jogos por 12 competições ou amistosos, com os 87 principais fatos de 2017, além de destacar 295 datas importantes do futebol passo-fundense.

20

13 30

41JOGOS E ESTATÍSTICAS

2017 NA HISTÓRIA

FONTES E REFERÊNCIAS

SUMÁRIO

Marau de Futsal, e do Campeonato Gaúcho 2ª Divisão de rúgbi, além de uma ficha com infor-mações de Passo Fundo, Gaúcho, Vila Nova e do campeão municipal, Boca Junior.

Na quarta parte do Anuário são destacados os acontecimentos relevantes para a história do futebol em Passo Fundo que pode ter acrésci-mos do que aconteceu no ano anterior caso seja interessante.

Decidi por continuar com os patrocínios nos uniformes, atendendo a pedidos de amigos lei-tores. Os escudos e as logotipias de competições, quando usadas, são propriedades dos clubes ou das associações ou federações promotoras dos eventos e aqui são usadas editorialmente, sem fins comerciais.

A capa mostra o que seria o uniforme de uma “equipe de Passo Fundo”, que levaria a cuia, um dos nossos símbolos, no escudo (também de minha autoria). Continuando a alternância de cores, se em 2017 a capa foi azul, desta vez volta ao verde, referência à bandeira do município.

4OPINIÃO E ANÁLISE

Page 4: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 4

O 5 de outubro de 2017 foi um dia de imensa e profunda dor em Passo Fundo. Chegava ao fim um mistério que durara exatos 8 meses, 2 sema-nas e 1 dia. Naquela quinta-feira, afirmou-se que o corpo encontrado no interior do município de Sertão, ainda em setembro, era o do ex-jogador Adair Bicca.

Nascido em São Gabriel, em 5 de janeiro de 1946, Adair Lopes Bicca jogava como lateral-direi-to ou centromédio. Tinha habilidade e muita força física. Começou na categoria infantil do Olaria de sua terra natal.

Profissionalizou-se no Grêmio, foi campeão gaúcho e, em 1965, chegava ao Gaúcho. Logo em seu primeiro ano pelo alviverde, foi o jogador que mais entrou em campo, 27 vezes, e marcou 6 gols. No ano seguinte, perdeu espaço no time titular, mas foi campeão da Segunda Divisão. Em 1967, também fez parte do primeiro time do Gaúcho a participar do Gauchão na era profissional. Deixa-ria o clube no ano seguinte rumo ao Newell's Old Boys da Argentina. Ainda passaria pelo Cachoeira, Esportivo e Encantando. Mas voltaria ao Gaúcho em 1976, para ser treinador. Depois, ainda foi um dos treinadores das escolinhas do clube.

Aposentado, escolheu Passo Fundo para viver.Bicca era uma figura querida, de fala mansa e

bom papo, cheio de histórias, contadas e reconta-das inúmeras vezes nos encontros com os amigos. Foi em um desses encontros, no dia 20 de janeiro, que tudo aconteceu.

Depois de um almoço em uma chácara em Mato Castelhano, Bicca voltou de carona para Pas-so Fundo. Estranhamente, pediu para descer no cruzamento da rua Olavo Bilac com a Avenida Bra-sil no bairro Petrópolis, muito longe da vila Luiza, onde morava. Imagens de câmeras de segurança mostraram que ele seguiu, a pé, em direção ao bairro São José. Mais uma vez, no sentido contrá-rio ao de sua casa, onde vivia sozinho.

A suspeita de sumiço começou a ser conside-rada na manhã do dia seguinte. Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ainda havia roupa no varal.

Bicca tinha saído apenas com uma carteira de identidade e um telefone celular que, logo, não recebia mais as chamadas. No banco, a conta não registrava movimentações. A cidade se mobilizou. Cartazes foram espalhados, as redes sociais foram usadas para ajudar. Nada.

Cinco dias depois do sumiço, um caminho-neiro de Cascavel-PR disse que havia encontrado Bicca no restaurante de um posto de combustível, às margens da BR 285, em Entre-Ijuís, distante cerca de 220 km de Passo Fundo. A investigação descartou a hipótese. A polícia ainda checou uma informação de que Bicca teria sido visto em Lagoa Vermelha, mas não se confirmou.

As pistas se encerraram e as esperanças de encontrar Bicca vivo, depois de tanto tempo, di-minuíam.

No dia 19 de setembro, um homem que esta-va indo pescar no interior de Sertão, a cerca de 40 km de Passo Fundo, encontrou um corpo em um matagal, que não pôde ser identificado.

Menos de um mês depois, o fim do mistério. O advogado da família, Ivens Ribas, confirmava que o corpo encontrado em Sertão era o de Bicca, 71 anos completados 15 dias antes de desaparecer. Ribas disse que a identificação ocorreu pela arca-da dentária. A Polícia Civil queria aguardar o lau-do oficial. No dia 19 de outubro, a confirmação. O laudo apontou a causa da morte como indefinida, mas ficou constatado que o corpo deveria estar no local há aproximadamente de oito a nove meses.

O adeus a Bicca, depois de 8 meses de agonia

OPINIÃO EANÁLISE - I

Saudade: Bicca e seu sorriso fácil, na despedida do Estádio Wolmar Salton

Divulgação/Gaúcho

Page 5: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 5

CRONOLOGIA DO CASO

20 de janeiroO ex-jogador participa de um almoço com amigos em uma chácara em Mato Castelhano. Na volta a Passo Fundo, pede para desembarcar na esquina da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto.

21 de janeiroUma vizinha de Bicca desconfia de que há algo er-rado quando percebe que a casa havia passado a noite aberta, com a gaiola do pássaro do lado de fora e com uma toalha estendida no varal, como no dia anterior. Começa uma campanha na cidade e nas redes sociais em busca do ex-jogador.

25 de janeiroUm caminhoneiro diz que encontrou com um ho-mem que seria Bicca em um posto de gasolina às margens da BR-285 em Entre-Ijuís, a cerca de 220 km de Passo Fundo. A informação é descartada pela polícia tempos depois.

16 de setembroUm pescador encontra o corpo de um homem no interior de Sertão. Não é possível identificar o ca-dáver, que é encaminhado para necropsia no DML de Passo Fundo e depois para exame de arcada dentária no Instituto Médico Legal em Porto Ale-gre. O caso será investigado pela Delegacia Espe-cializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD).

5 de outubroO advogado da família confirma que o corpo en-contrado em Sertão em setembro é de Adair Bicca. O laudo que apontará a causa da morte deve ser divulgado em até 15 dias.

19 de outubroO IML divulga o laudo da morte de Bicca. A causa é apontada como indefinida, devido ao estado avançado de decomposição do corpo. Segundo o advogado da família, Adair Bicca deve ter morrido pouco tempo depois de desaparecido, uma vez que “ficou constatado pelo IML que o corpo deve-ria estar no local há aproximadamente de oito a nove meses”.

A FICHA DO ÍDOLO

Apelido: AdairNome: Adair Lopes BiccaNascimento: 05.01.1946, São Gabriel-RSCarreira: Gaúcho (1965-1966), Grêmio (1966-1967), Gaúcho (1967-1968), Newell's Old Boys-ARG (1968), Deportivo Italia-VEN (1968), Cachoeira (1969), Es-portivo (1970-1975), Encantado (1975)Títulos: 1 Campeonato Gaúcho (1966), 1 Copa Go-vernador do Estado (1973), 3 Campeonatos Citadi-nos de Passo Fundo (1965, 1967, 1968), 1 Campeo-nato Regional (1965), 1 Campeonato da Zona Norte (1965), 1 Torneio Dia do Futebol (1965), 1 Torneio Início de Passo Fundo (1965)

Reprodução/Internet

Na Argentina: Bicca (último à direita, acima) no Newell's Old Boys em 1968

A AVENTURA NA ARGENTINA

Em 1968, Bicca se transferiu do Gaúcho para Rosário, na Argentina, para jogar no Newell's Old Boys. Fo-ram dois jogos pelos "leprosos", apelido do time da província de Santa Fé, no Campeonato Metropolitano (o "Argentinão" tinha dois campeões, porque também era disputado o Campeonato Nacional). Nas duas partidas, Bicca atuou como lateral-esquerdo sob a orientação do técnico Roberto Belángero. O grande nome da equipe era o zagueiro e capitão Daniel Musante. O Newell's terminaria o campeonato em sétimo lugar. O vencedor foi o San Lorenzo. Ainda em 1968, Bicca ainda jogaria no Deportivo Italia da Venezuela.

Os jogos:

NEWELL'S OLD BOYS 1-0 FERRO CARRIL OESTEData: 24.03.1968; Competição: Campeonato Argentino; Local: Estádio El Coloso del Parque, Rosário; Árbi-tro: Brusca; Gol: Ramírez 4 (1-0)NOB: Bertoldi; Musante e Kairuz; Ramírez, Aguirre e Bicca; De Castro, Punturero, Avallay, J.C. Fernández e BezerraFCO: O. Pérez; Vasallo e Sartirana; Allende, Collado e Siles; R. Pérez, Noguera, Vidal, Tartaglia e Aimonetti

LANÚS 2-0 NEWELL'S OLD BOYSData: 31.03.1968; Competição: Campeonato Argentino; Local: Estádio La Fortaleza, Lanús; Árbitro: Minu-tella; Gols: Garmendia 27 (1-0), Silva 44 (2-0)LAN: Ovejero; Lorenzatto e Carnevale; Ostúa, Cornejo e E. Suárez; Minitti, Garmendia, Silva, De Mario e BasurteNOB: Bertoldi; Musante e Kairuz; Ramírez, Aguirre e Bicca, De Castro, Punturero, Avallay, J.C. Fernández e Bezerra

Page 6: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 6

Quando o Passo Fundo venceu o Caxias por 2 a 0 no Vermelhão da Serra no amistoso disputado no início de janeiro, a esperança do torcedor era por, no mínimo, ver o time classificado para as fases finais do Gauchão. E não era pedir muito. Afinal, em 2015 e em 2016 o time deixou a classifi-cação escapar por apenas um ponto. E, mais uma vez, um ponto selaria o destino tricolor.

O sinal amarelo acendeu ainda antes do Gau-chão, na derrota para o Internacional de Lages-SC por 2 a 1 em pleno Vermelhão. Mas a chegada dos últimos reforços para compor o grupo, o zaguei-ro Saimon e o meia Emerson Santos, ambos ex--Grêmio e que estavam no Mogi Mirim, apagou um pouco a má atuação.

Então, começava o Campeonato Gaúcho. E com goleada. Contra. E mais uma vez no Verme-lhão da Serra. O 3 a 0 para o São Paulo de Rio Gran-de foi um duro golpe para o time de Paulo Porto. Tudo bem, era a pressão da estreia. Até porque, na segunda rodada o Passo Fundo venceu o clássico regional contra o Ypiranga, e no Colosso da Lagoa em Erechim, por 2 a 0.

Mas a tabela do Gauchão não foi das melho-res. Na sequência, o tricolor teve que encarar o Grêmio em Porto Alegre, o Internacional no Ver-melhão, o Juventude em Caxias do Sul (derrota que custou o emprego de Porto) e o futuro cam-peão Novo Hamburgo no Estádio do Vale, já sob as ordens de Leocir Dall’Astra. Resultado? Três derrotas (embora a contra o Grêmio tenha tido um gosto amarguíssimo) e um empate nos acrés-cimos com o colorado. Metade do campeonato já havia ficado para trás e o Passo Fundo somava apenas quatro pontos em seis jogos.

A recuperação poderia estar logo ali, afinal, os dois próximos jogos seriam em casa. Mas não deu. Derrota por 2 a 0 para o São José e empate sem gols contra o Cruzeiro. Na sequência, dois jo-gos fora de casa e a última partida no Vermelhão. No “primeiro round”, novo zero a zero, agora com o Veranópolis. E 288 minutos sem marcar um gol.

Ainda havia esperança, dois jogos e seis pon-tos a serem disputados, além da torcida por resul-tados paralelos. O desafio era em Caxias do Sul. Leocir apostou num time mais ofensivo. Mas não

adiantou. O tricolor completava 418 minutos sem fazer gol e ainda sofreu dois. Incrivelmente, a ma-temática continuava a permitir a salvação. O Passo Fundo precisava golear o Brasil de Pelotas em casa e torcer por derrotas de Ypiranga e São Paulo.

Não deu.Pela terceira vez em sua história, o Passo

Fundo caía para a Segunda Divisão, ou a Divi-são de Acesso, do Campeonato Gaúcho. Por coincidência, todos os rebaixamentos foram por apenas um ponto em relação à equipe que esca-pou da queda: Santa Cruz em 1994, São José de Cachoeira do Sul em 2006 e Brasil de Pelotas em 2017.

Na última partida do Gauchão, o tricolor até quebrou a sequência de oito jogos sem vitória e o jejum de gols de 425 minutos, mas tarde demais.

A direção ainda disse que, apesar da queda, haveria futebol no clube no segundo semestre. Não teve. Não havia clima nem dinheiro. Agora é recomeçar a caminhada naquela que se desenha como uma das mais difíceis temporadas da Divi-são de Acesso de todos os tempos.

OPINIÃO EANÁLISE - IIO gosto amargo do rebaixamento tricolor

O tricolor joga bem na Arena do Grêmio, mas leva um gol já nos acréscimos do primeiro tempo

Lucas Uebel/Grêmio

Page 7: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 7

UM PONTO ENTRE O CÉU E O INFERNO

Gauchão 2015A vaga estava encaminhada até uma sequência de 3 empates. A chance derradeira foi contra o Interna-cional e em Porto Alegre. Aí era querer demais: 2 a 0 para o colorado e o ano terminava mais cedo.

# Equipe Pts 1 Internacional 34 CLA 2 Grêmio 30 CLA 3 Ypiranga 26 CLA 4 Brasil-PE 26 CLA 5 Lajeadense 24 CLA 6 Juventude 23 CLA 7 Novo Hamburgo 21 CLA 8 Cruzeiro 21 CLA+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 9 Passo Fundo 20 10 Veranópolis 18 11 São José 18 12 Aimoré 18 13 São Paulo 14 14 Caxias 12 REB 15 União Frederiquense 10 REB 16 Avenida 9 REB

Gauchão 2016O jogo decisivo era em Pelotas e a atuação do árbi-tro foi muito contestada, mas o Passo Fundo pouco se ajudou e a vaga (inclusive para a Série D do Bra-sileirão) escapou outra vez por 1 ponto!

# Equipe Pts 1 Grêmio 29 CLA 2 São José 28 CLA 3 Internacional 26 CLA 4 Juventude 23 CLA 5 Ypiranga 18 CLA 6 São Paulo 18 CLA 7 Novo Hamburgo 16 CLA 8 Brasil-PE 16 CLA+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 9 Veranópolis 15 10 Passo Fundo 15 11 Cruzeiro 13 12 Glória 11 REB 13 Lajeadense 10 REB 14 Aimoré 7 REB

Gauchão 2017Classificar era difícil depois da péssima arrancada de 3 derrotas em 5 jogos, mas o rebaixamento (ain-da que definido na penúltima rodada) novamente por 1 ponto doeu.

# Equipe Pts. 1 Novo Hamburgo 23 CLA 2 Cruzeiro 20 CLA 3 Caxias 19 CLA 4 Grêmio 17 CLA 5 Veranópolis 15 CLA 6 Juventude 14 CLA 7 Internacional 14 CLA 8 São José 13 CLA+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 9 São Paulo 12 10 Brasil-PE 10 11 Ypiranga 9 REB 12 Passo Fundo 9 REB

Page 8: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 8

Levantar taça é uma rotina na história do Vila Nova. Agora, o clube começa a se acostumar com as conquistas internacionais. Em 2017, chegou mais um troféu, o quarto vencido no exterior desde 2012.

A Football Cup Barcelona foi disputada no último fim de semana de outubro em Salou, um pequeno município turístico de 26 mil habitantes na costa da Catalunha, a cerca de 100 km da fa-mosa cidade. Os passo-fundenses participaram da categoria B04, com jogadores nascidos a partir de 2004. O time ficou no Grupo B do torneio, ao lado do Alnö IF (Suécia), Champion Football (Inglaterra) e HJK Yellow (Finlândia). As partidas aconteceram no Complex Esportiu Futbol Salou, um centro com oito campos.

O Vila Nova queria o título e, de quebra, garan-tir o primeiro título brasileiro da competição que ocorre semestralmente e tinha como atual cam-peão da categoria o Lincoln de Gibraltar.

O jogo inaugural foi com o Yellow, da Finlân-dia. Partida nervosa e empate por 0 a 0. No segun-do jogo era a vez de encarar os suecos do time B do Alnö. Vitória por 2 a 1, gols de Felipe Oliveira e Renan Marca. Um empate na última partida ga-rantia a vaga nas semifinais. E foi o que aconteceu contra os ingleses do Champion Football: 1 a 1, gol de Igor Costa.

Segundo colocado do grupo, no segundo dia de competição os passo-fundenses enfrentariam os primeiros colocados do Grupo A, os finlandeses

do Legirus Inter. Mais um jogo de nervos à flor da pele e um empate sem gols no tempo normal. Nos pênaltis, deu Vila: 4 a 3.

Na decisão, os garotos se viram mais uma vez contra os finlandeses do Yellow, com quem ha-viam empatado na primeira fase. Mas dessa vez foi

OPINIÃO EANÁLISE - IIIO Brasil ficou pequeno para o Vila Nova

Correndo para o abraço: é mais um gol do Vila Nova

Football Cup Barcelona

diferente. Com dois gols de Felipe Oliveira e uma atuação segura do goleiro Felipe Von Muhlen, o time comandado por Diego Moraes era campeão.

Na volta a Passo Fundo, festa com direito à carreata pela Avenida Brasil e a certeza de mais conquistas.

FOOTBALL CUP BARCELONA | Categoria B04

Grupo AAlnö A 0-3 Legirus InterAmarillo 1-1 Semente do FuturoLegirus Inter 1-1 AmarilloSemente do Futuro 3-0 Alnö AAlnö A 0-7 AmarilloLegirus Inter 3-2 Semente do Futuro

Classificação: 1.Legirus Inter-FIN 7+; 2.Amarillo-FIN 5+; 3.Semente do Futuro-BRA 4; 4.Alnö A-SUE 0

Grupo BAlnö B 0-7 Champion FootballYellow 0–0 Vila NovaChampion Football 2-6 YellowVila Nova 2-1 Alnö BChampion Football 1-1 Vila NovaAlnö B 0-4 Yellow

Classificação: 1.Yellow-FIN 7+; 2.Vila Nova-BRA 5+; 3.Champion Football-ING 4; 4.Alnö B-SUE 0

SemifinaisLegirus Inter 0-0 Vila Nova (3-4 pên)Yellow 1-0 Amarillo

Decisão de 3º lugarLegirus Inter 0-1 Amarillo

FinalVila Nova 2-0 Yellow

Melhor jogadorFelipe Oliveira (Vila Nova)

Melhor goleiroFelipe Von Mühlen (Vila Nova)

GoleadorMatt Stephenson (Champion Football-ING), 6 gols

Page 9: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 9

Para a história: o meia Jhonny comemora o primeiro gol da nova casa

Football Cup Barcelona

OS CAMPEÕES NA ESPANHA

JogadoresArthur Ferreira TeixeiraFelipe dos Santos Von MuhlenFelipe Passos de OliveiraFrancisco Miguel Vigo HallGuilherme Kruhs ZulianHeitor Gustavo BerischmeierIgor Teloecken CostaKauan Tremea MuhlNatã Elias Vedoia NickhornRafael LazzarottoRonan Paulo Fornari MarcaSaymon Luiz Dalmonte BorgesVitor Iuri da Luz

Comissão técnicaDiego Moraes (técnico)Pedro de Souza (assistente técnico)

OS TÍTULOS INTERNACIONAIS DO VILA

2012, Atri Cup (Itália)Vila Nova 2-1 Hatria Calcio-ITA*

2013, Aliboron Cup (França)Vila Nova 2-1 Tremplin Fott-FRA

2016, Bazzoka Soccer Festival (Estados Unidos)Vila Nova 5-0 Yusa Kids-EUA

2017, Football Cup Barcelona (Espanha)Vila Nova 2-0 Yellow-FIN

*Jogos finais

Eles podem: jogadores e comissão técnica com os troféus conquistados na Europa

Page 10: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 10

A caminhada na Série Prata 2017 por uma vaga na elite do futsal gaúcho começava no Capin-guí contra um dos adversários mais tradicionais, a AGE de Guaporé. Com gols de Ricardo Alemão, Thales e Ismar, o Passo Fundo Futsal despachou o adversário por 3 a 1.

Era um início promissor, amparado principal-mente pelo aporte do grupo de conselheiros e dos novos patrocinadores que permitiu a formação de um grupo mais qualificado. Mas uma derrota para a Assaf em Santa Cruz do Sul, e um empate com o Alvorada nas rodadas seguintes chegaram a preo-cupar, mas os 12 a 5 sobre o Figueira em Tupanci-retã mostraram o potencial do time.

A primeira fase seria concluída com a segunda melhor campanha, com 43 pontos e 13 vitórias em 22 jogos, atrás apenas da AFF de Fortaleza dos Va-los. Nas quartas-de-finais, outra vez a AGE apare-cia no caminho. O time de Guaporé foi despacha-do sem problemas, com duas vitórias.

Era chegada a hora da semifinal contra o Paro-bé, uma das únicas duas equipes da competição (a outra era a AFF), que não havia sido vencida durante a primeira fase. O objetivo era claro. Vencer e garantir uma das duas vagas para a Série Ouro, que em 2016 havia escapado nas duas derrotas na semifinal con-tra o Guarany de Espumoso.

O primeiro confronto foi no ginásio Municipal de Parobé. Suportando a pressão e a provocação, o Passo Fundo Futsal voltava com a vitória por 4

a 3, de virada, gols de Romarinho, Túlio, Marcel e Dani Ottoni.

E, então, chegava o fatídico jogo da volta no Ca-pinguí. O ginásio estava lotado. Quem não conseguiu entrar, ou morava longe, ainda podia acompanhar o jogo ao vivo pelo Facebook. A festa estava pronta.

A vantagem era do Passo Fundo Futsal, que dependia de um empate no tempo normal para se classificar, ou um empate na prorrogação em caso de derrota. O primeiro tempo foi de muita marca-ção e poucas chances de gol. A segunda etapa foi mais movimentada e o Parobé aproveitou uma oportunidade para marcar, com Saraiva. Na pior das situações, a derrota forçava a prorrogação.

Na metade do segundo tempo, a primeira confusão. Nuno foi derrubado perto do banco do Parobé e ao levantar foi agredido pelo técnico Francisco, que acabou expulso. Na saída, o treina-dor provocou a torcida da casa, deixando o clima ainda mais tenso no ginásio.

O jogo seguiu até os 13 minutos. Em uma disputa de bola, Marcinho acertou o cotovelo em Nuno e os jogadores das duas equipes começaram um empurra-empurra. A situação ficou descontro-lada com a entrada dos seguranças terceirizados. Ao tentarem retirar os jogadores do Parobé da con-fusão, iniciou-se uma troca de socos e pontapés. Os atletas e a comissão técnica de Passo Fundo tentaram acalmar a situação e também acabaram agredidos pelos seguranças.

O jogo foi paralisado e esperou-se pela Briga-da Militar, que não ofereceu o efetivo necessário para continuar a partida. Tudo o que o Passo Fun-do Futsal não queria. A decisão caberia ao tribu-nal. A intenção dos passo-fundenses era continuar a partida, jogar os 7 minutos restantes e, se fosse o caso, a prorrogação, mesmo que sem torcida no ginásio ou em outra cidade.

No dia 6 de novembro, a decisão. Por unani-midade, o Tribunal de Justiça Desportiva conde-nava os passo-fundenses à perda dos pontos do jogo e da prorrogação, eliminando o time. Além de recorrer da decisão, tentou-se também parar o campeonato, para evitar a primeira partida final entre Parobé e Uruguaianense. A decisão do título foi suspensa temporariamente, o que trouxe uma esperança. Mas, logo em seguida, a confirmação.

O tribunal não só ratificava a perda dos pon-tos do jogo pelo Passo Fundo Futsal como ainda inocentou o time de Parobé da denúncia de par-ticipação em confusão na qual havia sido conde-nado no primeiro julgamento. A indignação ficou ainda maior e agora era decidir o que fazer.

Finalmente, no dia 22 de novembro, os con-selheiros do Passo Fundo Futsal anunciavam que o time desistiria de buscar reverter o caso na justi-ça. A prioridade passava a ser montar uma equipe ainda mais forte para conseguir a vaga para a Série Ouro em 2018 como deve ser conquistada: dentro da quadra.

OPINIÃO EANÁLISE - IVA vaga perdida no tribunal

A equipe de 2017: mesmo eliminada nas semifinais pelo tribunal, ninguém somou mais pontos na temporada

Passo Fundo Futsal

Page 11: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 11

O dia 4 de novembro vai ficar marcado na história de Passo Fundo pelo feito de um time de um esporte antigo, mas ainda pouco conhecido dos passo-fundenses: o rúgbi. Na tarde daquele sábado, jogando contra o Centauros no Parque Princesa do Vale, em Estrela, o Planalto Rugby Clu-be vencia os então favoritos por 10 a 6 e conseguia o primeiro título estadual da modalidade para o município.

O início do clube rubro-negro da bola ovala-da foi parecido ao dos times de futebol: um grupo de amigos que já praticavam o esporte em outras cidades e que queriam trazer a prática para sua ci-dade e deixar "a brincadeira séria". No início eram apenas três jogadores, que não demoraram a cha-mar seus amigos. Interessados e entusiastas surgi-ram de todas as partes, recrutados de faculdades e universidades a redes sociais.

As atividades se iniciaram em março de 2011 no campo do antigo quartel do Exército, cedido pela prefeitura. A Federação Gaúcha doou três bolas oficiais para os treinos e o projeto saiu do papel. Por algum tempo também eram realizados treinos na Universidade de Passo Fundo. O treina-dor era o professor argentino Alejandro Luna.

Oficialmente, o Planalto Rugby Clube foi fun-dado no dia 30 de abril de 2011. Hoje, os treinos e jogos acontecem no campo da Brigada Militar, que foi adaptado ao esporte.

O primeiro jogo oficial foi em Porto Alegre, no dia 17 de março de 2013, com vitória de 14 a 3 so-bre o Guascas. Ainda em 2013, o Planalto estreava na 3ª Divisão do Campeonato Gaúcho, com uma derrota de 13 a 8 para o Antiqua de Pelotas. Mas o time se recuperaria brilhantemente, sendo vice--campeão. Na 2ª Divisão estadual desde 2014, o Planalto terminou sempre na terceira colocação.

Em 2015, o atleta Cristian Bitarello venceu o Campeonato Nacional Juvenil com a Seleção Gaúcha, no torneio disputado no Centro de Trei-namento da Seleção Brasileira, em São José dos Campos-SP, com uma vitória sobre a Seleção Ca-rioca por 42-7 na final. Foi a primeira vez que a se-leção do Rio Grande do Sul foi campeã em torneio de seleções estaduais. Bitarello foi titular em qua-se toda a competição e anotou dois tries, a pon-tuação máxima do jogo. Em setembro de 2016, o time vencia a Taça Maisnova em Marau, vencendo o Tauras, time da casa, por 36 a 0, e o Pampas de São Leopoldo por 34 a 0.

Então, chegava 2017. A estreia no estadual mostrava que os passo-fundenses não estavam para brincadeira. Massacraram o Pampas por 115 a 0 no campo da Brigada. Depois, vitórias apertadas fora de casa, ambas por um drop goal de diferen-ça, sobre o Guasca e o Guaíba, por 20 a 17 e 3 a 0. O Planalto voltava a jogar em casa e a vencer, dessa vez por 22 a 13 sobre o Antiqua. Então, a primeira e

OPINIÃO EANÁLISE - VPlanalto é campeão gaúcho com a bola oval

Planalto Rugby Clube

Para a história: a comemoração do título inédito

única derrota da fase de classificação, 19 a 14 para o Centauros em Estrela. Na última rodada, vitória sobre o Chuí por desistência do time da fronteira.

Classificado em segundo lugar, o adversário das semifinais eram os pelotenses do Antiqua, que foram vencidos por 33 a 12 no campo da Brigada. A final seria em Estrela, contra o Centauros, os úni-cos a superarem os passo-fundenses. Em entrevis-ta ao site Travinha Esportes, o capitão do Planalto, Eduardo Rech, contou como foi a final, vencida por 10 a 6. “Ao contrário do que imaginávamos, o jogo não começou tenso, e por isso conseguimos impri-mir uma certa pressão dentro do campo deles nos primeiros 20 minutos de partida. Diria que pecamos em termos de efetividade, mas mantivemos um controle territorial nos minutos iniciais. Com o jogo truncado, os chutes foram uma tônica em diversos momentos da partida, e de certa forma isto abriu o jogo e deixou-o mais dinâmico. Conseguimos marcar um try, o único da partida, com o Marcel jogando de abertura, depois de muita insistência e procurando espaços na defesa adversária. A par-tir do último terço do primeiro tempo o jogo ficou mais tenso e com diversos momentos, digamos, característicos de uma final. O segundo tempo co-meçou com uma pressão interessante por parte do Centauros onde fomos obrigados a testar nossos treinos de defesa. E aqui gostaria de parabenizar o time pelo grande trabalho defensivo que tivemos,

Page 12: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 12

não concedendo nenhum try ao adversário. Mais para o final da partida conseguimos converter um penal com o Tainã, o que aliviou a tensão e nos deu um pouco mais de tranquilidade para jogar. Cabe salientar que o Centauros imprimiu um jogo bas-tante físico, com line-outs muito bem executados, e isto deixou o jogo bastante aberto em termos de

CAMPEONATO GAÚCHO DE RÚGBISEGUNDA DIVISÃO – 2017

Primeira Fase18.03 | Planalto 115-0 Pampas18.03 | Guasca 50-5 Chuí18.03 | Antiqua 16-0 Guaíba08.04 | Guasca 54-10 Pampas08.04 | Chuí 0-24 Guaíba08.04 | Antiqua 17-7 Centauros13.05 | Guaíba 48-0 Pampas13.05 | Chuí 0-39 Centauros20.05 | Guasca 17-20 Planalto10.06 | Chuí 3-53 Antiqua10.06 | Pampas 3-102 Centauros10.06 | Guaíba 0-3 Planalto01.07 | Pampas 3-29 Antiqua08.07 | Guaíba 15-10 Guasca05.08 | Planalto 22-13 Antiqua05.08 | Centauros 31-3 Guasca19.08 | Centauros 19-14 Planalto02.09 | Centauros 10-8 Guaíba02.09 | Antiqua 36-14 Guasca02.09 | Planalto 24-0 Chuí

placar. O jogo estourou o tempo regulamentar, com grandes chances do Centauros pontuar, mas conseguimos inverter a posse de bola por uma pressão gerada pela nossa linha defensiva. Depois disso, respiramos.”

Para completar o ano, faltava ainda um últi-mo obstáculo. Mesmo campeão, o ascenso não

era automático. Era preciso enfrentar o último colocado da Primeira Divisão, o Universitário de Santa Maria, em um playoff pela vaga entre os grandes do Rio Grande do Sul. Pois bem, no jogo único disputado no Campo da Brigada Militar, vi-tória por 32 a 12. Agora sim. Título e vagas garanti-das de olho em um 2018 desafiador.

O RÚGBI

Existem duas versões do rúgbi. Na mais tradi-cional, o jogo é disputado por duas equipes de 15 jogadores, numa partida de dois tempos de 40 mi-nutos contínuos. O relógio só para quando algum jogador precisa de cuidados médicos. O objetivo é marcar o maior número de pontos.

A bola tem até 30 cm de comprimento e 77 de circunferência, pesando, no máximo, 460 gramas. O campo é retangular, com, no máximo, 144 m de comprimento por 70 m de largura. A posição dos jogadores em campo é em linha paralela e nin-guém pode se posicionar à frente da bola em jogo.

*Saiba mais sobre as regras em: pt.wikipedia.org/wiki/Rugby

O rúgbi no mundoDiz a lenda que William Webb Ellis, aluno do

colégio de Rugby, que ficava na cidade de mesmo nome, teria inventado o esporte na Inglaterra em 1823 durante uma partida de futebol, quando pe-gou a bola do jogo com as mãos e seguiu com ela até a linha de fundo adversária.

O mais aceito é que as duas modalidades cresceram juntas e foram durante um bom tem-po o mesmo esporte, até que em 26 de janeiro de 1871, foram retiradas duas regras do futebol:

Classificação# Equipe PG V E D PP PC SP PB1 Centauros 23 5 0 1 208 45 163 32 Planalto 23 5 0 1 198 49 149 33 Antiqua 23 5 0 1 164 49 115 34 Guaíba 15 3 0 3 95 39 56 35 Guasca 12 2 0 4 148 117 31 46 Pampas 5 1 0 5 40 348 -308 17 Chuí 0 0 0 6 8 214 -206 0Sistema de pontuação: vencedor (4 pontos); empate (2 pontos); bônus defensivo (1 ponto ao perdedor em caso de derrota por diferença me-nor ou igual a 7 pontos); bônus ofensivo (1 ponto para a equipe que marcar 4 ou mais tries). PP: pontos pró; PC: pontos contra; SP: saldo de pon-tos; PB: pontos de bonificação. Para a equipe vencedora por WO serão computados 4 tries e 2 conversões a seu favor, sendo considerado o placar de 24-0.

Semifinais29.09 | Planalto 33-12 Antiqua01.10 | Centauros 32-0 Guaíba

Final04.11 | Centauros 6-10 Planalto

Playoff para decidir vaga na 1ª Divisão03.12 | Planalto 32-12 Universitário

Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão de RúgbiAno Campeão Cidade2013 Centauros Estrela2014 Osório Osório2015 Universitário Santa Maria2016 Universitário Santa Maria2017 Planalto Passo Fundo

uma sobre carregar a bola com as mãos, a outra sobre os tackles. Um dos clubes não aceitou e saiu da The Football Association, responsável pelas re-gras. A partir daí, o rúgbi passaria a ter sua própria entidade controladora do esporte.

Como no futebol, foram várias mudanças de regras ao longo da história. As principais talvez tenham sido a definição do número de jogadores, reduzido de 20 para 15 em 1877, a unificação da contagem de pontos, em 1889, uma vez que até então tries e gols eram contados separadamente, e a adoção da bola oval em 1892.

O rúgbi é um dos esportes mais praticados no mundo e seu torneio mais antigo, o Six Nations, é disputado desde 1883. Apesar disso, a primeira Copa do Mundo aconteceria somente em 1987, com a Nova Zelândia derrotando a França na final. O torneio é realizado a cada quatro anos e é a terceira competição desportiva mais vista no mundo (atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de futebol). A atual campeã é a Nova Zelândia.

O rúgbi no BrasilAssim como o futebol, o rúgbi chegou ao Bra-

sil no final do século 19, por influência de ingleses. Há registros de jogos ainda em 1888, no São Paulo Athletic Club, em São Paulo. No Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1891 era fundado o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, o primeiro dedicado

única e exclusivamente ao rúgbi. Outras fontes di-zem que Charles Miller, o pai do futebol brasileiro, também é um dos responsáveis pelo surgimento do rúgbi no país. Em 1894, quando Miller voltou dos seus estudos na Inglaterra, trouxe na baga-gem uma bola de futebol e uma de rúgbi.

Mas o rúgbi não caiu no gosto do brasileiro e nunca teve a mesma popularidade do futebol. Hoje, o esporte é praticado basicamente nas re-giões Sudeste e Sul. O rúgbi do país nunca conse-guiu resultados expressivos internacionalmente, nem mesmo classificação para a Copa do Mundo.

As equipes nacionais de maior destaque são as femininas, que conquistaram praticamente todos os títulos na América do Sul. No masculino, o Brasil ainda é considerado uma equipe de nível inferior. A maior força no continente é a Argentina.

O rúgbi no Rio Grande do SulO rúgbi competitivo no Rio Grande do Sul

começou a despontar em 2006, com a realização dos primeiros campeonatos estaduais. Em 17 de janeiro de 2009 era criada a Federação Gaúcha de Rugby. Hoje, a FGR organiza o Campeonato Gaú-cho, o Circuito Gaúcho de Rugby Sevens e a Copa RS. O principal clube gaúcho é o Farrapos de Ben-to Gonçalves. A equipe é octacampeã estadual e campeã da Copa do Brasil. Em 2017, o Farrapos foi vice-campeão nacional.

Page 13: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 13

JANEIRO

5, quintaO Passo Fundo apresenta para a imprensa e convi-dados o grupo de jogadores e os uniformes que se-rão usados em 2017. Além do tricolor tradicional, também são produzidas camisas retrô, em alusão ao uniforme usado na conquista da 2ª Divisão em 1986, em homenagem ao município (em tons azuis) e feminina (em tons rosa).

7, sábadoSeguindo a preparação para a estreia no Campeona-to Gaúcho, o Passo Fundo vence o Caxias por 2 a 0 no amistoso disputado no Vermelhão da Serra. Aos 35 minutos, Gênesis rouba a bola do goleiro Mar-celo Pitol e passa para Saldanha abrir o placar. Três minutos depois, Mikael cruza forte e rasteiro para o atacante Gênesis garantir a vitória do Passo Fundo.

10, terçaOnze atletas revelados por clubes da região se des-tacam na Copa São Paulo de Futebol Júnior, prin-cipal competição de categorias de base do país. Os meias Victor Malaquias (Figueirense) e Guilherme Teixeira (Internacional) e o atacante Matheus Weissheimer (Corinthians) foram vice-campeões estaduais pelo Vila Nova, de Passo Fundo. Autor de um gol contra o Grêmio, na primeira rodada do torneio, o atacante Joel Costa (Brasília) também defendeu o clube, a exemplo do goleiro Douglas Schineider (Chapecoense) e do volante Elias Telles (Internacional). Já o goleiro Raul Steffens (Juven-tude), o lateral-direito Deilon Alles (Primavera-SP), o volante Dagoberto Machado (Novoperário-MS) e os atacantes Mila (Internacional) e Sarará (Aimoré) iniciaram suas carreiras no Ernestina Futebol Clu-be, de Ernestina. Raul e Mila, inclusive, já foram relacionados para jogos das equipes profissionais de Juventude e Inter, sendo que o goleiro já foi até convocado para a Seleção Brasileira sub-20.

14, sábadoO Passo Fundo conhece sua primeira derrota nos amistosos pré-Gauchão. O tricolor é superado por 2 a 1 pelo Caxias em Caxias do Sul. Os donos da casa abrem o placar aos 14 minutos, com Júlio César. O zagueiro Juan Sosa empata de cabeça no segundo tempo, mas logo em seguida Jajá faz o gol da vitória do time grená.

19, quinta

No último amistoso antes da estreia no Campeo-nato Gaúcho, o Passo Fundo é surpreendido pelo Internacional de Lages-SC. O primeiro tempo no Vermelhão da Serra começa com o Passo Fundo dominando as ações, mas em uma das poucas oportunidades do primeiro tempo, Michel Schöl-ler, em posição duvidosa, aproveitou um rebote de Fernando Júnior para marcar para os catari-nenses. Quase no final do primeiro tempo, Luizi-nho, em jogada individual, amplia em um chute de fora da área. O Passo Fundo pressiona no segundo tempo, mas só consegue diminuir no final do jogo, com o zagueiro Juan Sosa.

O Passo Fundo escolhe sua musa, uma das exigên-cias do patrocinador do campeonato a todos os clubes. Este ano, a representante tricolor é a estu-dante Gabrielle Fischer, de 18 anos.

21, sábadoA polícia começa a investigar o desaparecimento do ex-jogador Adair Lopes Bicca, de 71 anos. Ele participou de um almoço com amigos em Mato Castelhano, no dia anterior e voltou de carona para Passo Fundo. Mas não chegou em casa e não entrou em contato com parentes ou amigos. Jogador de habilidade e força, Bicca atuava na lateral-direita ou como centromédio. Passou pelo Grêmio, Gaúcho, Newell’s Old Boys da Argentina, Cachoeira, Esportivo e Encantando. Também foi técnico do Gaúcho em 1976.

23, segundaO Passo Fundo anuncia aqueles que devem ser os últimos reforços para a disputa do Campeona-to Gaúcho, o zagueiro Saimon, campeão gaúcho pelo Grêmio em 2010 e sul-americano sub-20 pela Seleção Brasileira em 2011, e o meia Emerson San-tos, que também começou a carreira no Grêmio e, assim como Saimon, estava no Mogi Mirim.

29, domingoA tão esperada estreia do Passo Fundo no Cam-peonato Gaúcho tem um gosto amargo. O time é goleado por 3 a 0 pelo São Paulo de Rio Grande em pleno Estádio Vermelhão da Serra. Os gols são de Fidélis (duas vezes) e Cléverson.

30, segundaDefinidos os grupos da Terceira Divisão do Campeonato Gaúcho. No total, 19 equipes vão participar do campeonato, incluindo Grêmio e

Internacional, com times "B". São três grupos regionalizados passando os quatro melhores de cada chave para a segunda etapa. O Gaúcho está no Grupo C, com Atlético de Carazinho, Elite de Santo Ângelo, Palmeirense de Palmeira das Mis-sões, São Borja e Três Passos.

FEVEREIRO

4, sábadoComeçam na BSBios Arena as avaliações de joga-dores para compor o grupo do Gaúcho na Terceira Divisão do Gauchão. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ricardo Attolini, pelo presidente Gilmar Ros-so e pelo massoterapeuta Roberto Ciapparini.

5, domingoO Passo Fundo se recupera da derrota para o São Paulo vencendo o Ypiranga em Erechim pela se-gunda rodada do Gauchão. O placar é construído pelas cabeçadas precisas de Saldanha e Jessé, aos 5 e aos 19 minutos do segundo tempo. Saldanha ainda desperdiça uma cobrança de pênalti a um minuto do final de jogo.

12, domingoA Arena do Grêmio, em Porto Alegre, é o palco do terceiro jogo do Passo Fundo no Gauchão. Apesar de fazer uma boa partida, o tricolor acaba der-rotado por 1 a 0, com um gol nos acréscimos do primeiro tempo. Everton cruza e Ramiro desvia de calcanhar. A bola ainda bate em Xaro, para tirar o goleiro Fernando Jr. do lance.

19, domingoMais de 9 mil torcedores vão ao Estádio Vermelhão da Serra (a capacidade estava limitada pela Briga-da Militar em 10 mil pessoas) para acompanhar contra o Internacional a melhor partida do tricolor até então no Campeonato Gaúcho. Os donos da casa abrem o placar aos 11 minutos com Rodolfo Mól, que completa de cabeça um cruzamento de Xaro em cobrança de falta. O Passo Fundo domina o primeiro tempo, mas, logo no início da segunda etapa, o árbitro Jonathan Pinheiro marca um pê-nalti duvidoso para o Internacional. Brenner em-pata a partida. Aos 24 minutos, Brenner domina dentro da área, passa por dois marcadores e vira o marcador para o Inter. Os jogadores do Passo Fundo reclamam que o colorado dominou a bola com a mão. O jogo fica nervoso e Xaro e Brenner acabam expulsos por trocarem insultos. Mesmo

2017, DIA A DIAAs vitórias, as derrotas e as histórias que fizeram um ano inesquecível no futebol de Passo Fundo, dentro e fora de campo

Page 14: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 14

com dez jogadores, o Passo Fundo pressiona e é recompensado aos 48 minutos, com Saimon com-pletando cruzamento de Anderson Paraíba.

22, quartaDivulgada a tabela da Terceira Divisão do Gau-chão. O Gaúcho estreia no dia 2 de abril contra o Elite, de Santo Ângelo, na BSBios Arena. Com a desistência do Atlético de Carazinho e do Palmei-rense, a Federação Gaúcha de Futebol é obrigada a mudar o sistema de classificação do grupo, ou todos os times estariam automaticamente clas-sificados para a segunda fase. Agora, apenas os três melhores passam para a próxima etapa da competição!

25, sábadoO Passo Fundo vai a Caxias do Sul e perde por 1 a 0 para o Juventude pela 5ª rodada do Gauchão. Apesar de criar boas oportunidades para marcar, incluindo uma bola que acertou a trave, o tricolor sofre a derrota com Caprini, aos 27 minutos do segundo tempo. Depois da derrota, a diretoria do Passo Fundo e o técnico Paulo Porto se reúnem e o treinador deixa o comando do time.

27, segundaO ex-jogador Leocir Dall’Astra é o novo técnico do Passo Fundo. Também são anunciados os nomes do auxiliar técnico Márcio Tigrão, do preparador físico Florindo Guidini e do preparador de golei-ros Palmieri. Ex-jogador do 14 de Julho e do Passo Fundo, Leocir já tinha comandado o tricolor em 2004. Ele estava no Treze da Paraíba.

O Passo Fundo vai a Ijuí e vence por 1 a 0 o amis-toso disputado contra o São Luiz no estádio 19 de Outubro. Ainda sem o técnico Leocir Dall'Astra, o tricolor é comandado pelo auxiliar de preparação

física Giovanni Simonetti, que escala o time em um 4-2-3-1 ofensivo, pressionando o adversário desde os minutos iniciais. Apesar disso, o gol da vitória só sai aos 41 minutos do segundo tempo, com Emer-son Santos chutando de fora da área em uma joga-da ensaiada de cobrança de falta.

29, quartaApresentado oficialmente no Estádio Vermelhão da Serra o novo treinador do Passo Fundo, Leocir Dall’Astra. O primeiro desafio de Leocir pelo Gau-chão é o jogo contra o líder Novo Hamburgo, no dia 6 de março, no Estádio do Vale.

MARÇO

1, quartaMorre em Balneário Camboriú, aos 84 anos, o ex--jogador Caíco (Carlos Bairon Marques). Com pas-sagens pelo Gaúcho e 14 de Julho, entrou para a história por ter marcado o gol da vitória do colora-do sobre o alviverde no Campeonato Citadino de 1957, que valeu o título de "campeão do primeiro centenário do município" para o 14.

3, sextaO Passo Fundo recebe o Panambi no Vermelhão da Serra para uma partida amistosa. É a primeira apresentação tricolor sob o comando de Leocir Dall'Astra. Jogando com dois times diferentes em cada tempo, o Passo Fundo não dá chances para os visitantes e vence tranquilamente por 3 a 0, gols de Jessé, Maicon e Giovani Rosa.

6, segundaNa estreia do técnico Leocir Dall’Astra, o Passo Fundo enfrenta o Novo Hamburgo, líder do Gau-chão com cinco vitórias em cinco jogos. O jogo no Estádio do Vale é movimentado e logo aos 11 mi-

nutos os donos da casa abrem o placar com Júlio Santos. O Passo Fundo não se intimida e empata aos 31, com Brandão. Mas no início do segundo tempo, aos 5 minutos, o Novo Hamburgo faz 2 a 1, com João Paulo. Júlio Santos marca o terceiro e, nos minutos finais, João Paulo fecha o placar cobrando pênalti.

12, domingoO Passo Fundo perde por 2 a 0 para o São José no Vermelhão da Serra e entra na zona de rebai-xamento do Campeonato Gaúcho com apenas 4 pontos em 7 jogos. O tricolor inicia com cinco modificações no time em relação ao último jogo contra o Novo Hamburgo. Aos 35 minutos, o Passo Fundo tem a chance de abrir o marcador, mas Sal-danha perde um pênalti, defendido pelo goleiro Fábio. O castigo vem no segundo tempo, Rafinha marca os dois gols do time da capital. Ao final da partida, Saldanha, que além do pênalti perdeu uma clara chance de gol, sai vaiado pela torcida. Irritado, o atleta responde com gestos obscenos, indignando os torcedores.

14, terçaA direção do Passo Fundo anuncia mudanças no departamento de futebol. O gerente de futebol Volnei Moro deixa o clube e o cargo é extinto. Tam-bém estão de saída o meia Felipe Nunes e o cen-troavante Giovani Rosa. Já o atacante Saldanha é multado pelo comportamento no jogo contra o São José. O valor da multa é doado para o Centro Assistencial à Criança com Câncer (CACC) de Passo Fundo. Saldanha também faz um pedido formal de desculpas aos torcedores.

19, domingoO Passo Fundo não sai do empate sem gols com o Cruzeiro no Vermelhão da Serra. É o segundo jogo

JAN: O Passo Fundo perde para o Inter de Lages noVermelhão da Serra no último amistoso antes do Gauchão

FEV: O Passo Fundo vence o Ypiranga em Erechim e serecupera no Campeonato Gaúcho

MAR: Vitória sobre o Brasil de Pelotas tem gosto de derrota na queda para a Divisão de Acesso em 2018

Passo Fundo Alex Borgmann Reprodução / Internet

Page 15: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 15

consecutivo em seus domínios em que o tricolor não consegue marcar. No primeiro tempo, as duas únicas chances de gol são dos visitantes. O Passo Fundo melhora no segundo tempo e Anderson Pa-raíba acerta um chute no travessão. A luta contra o rebaixamento fica cada vez mais complicada.

21, terçaO Gaúcho apresenta seu elenco para a Segundo-na, a terceira divisão estadual. São 18 atletas, in-cluindo alguns jogadores remanescentes do vice--campeonato de 2016. O técnico, mais uma vez, é Ricardo Attolini. O alviverde estreia em casa contra o Igrejinha no dia 2 de abril.

22, quartaO Passo Fundo continua seu calvário rumo à Di-visão de Acesso. Desta vez, o time fica no empate sem gols contra o Veranópolis no Estádio Antonio David Farina. Já são 288 minutos sem marcar. Foi um jogo sem emoções, com poucas chances de gol. Na melhor delas, mais uma vez o goleiro Gus-tavo Silva salvou o Passo Fundo. Restam dois jogos para o tricolor mostrar que merece estar na princi-pal divisão do futebol gaúcho.

26, domingoFaltando apenas duas rodadas para o fim da pri-meira fase do Gauchão 2017, o Passo Fundo viaja até a serra gaúcha para enfrentar o Caxias e sofre mais uma derrota. O técnico Leocir Dall’Astra alte-ra o time e o deixa mais ofensivo, mas não adianta, e o Passo Fundo completa 418 minutos sem mar-car gol. O placar de 2 a 0 é construído com gols de Júlio Cesar e Marlon. Apesar do péssimo cenário, o tricolor ainda tem chances matemáticas de es-capar do rebaixamento: precisa de uma vitória de goleada sobre o Brasil de Pelotas e de derrotas do Ypiranga e do São Paulo.

29, quartaPela terceira vez em sua história, o Passo Fundo cai para a Segunda Divisão do campeonato gaúcho. Por coincidência, todos os rebaixamentos foram por apenas um ponto em relação à equipe que escapou da queda: Santa Cruz em 1994, São José de Cachoeira do Sul em 2006 e Brasil de Pelotas em 2017. Na última partida do Gauchão, o tricolor quebra a sequência de oito jogos sem vitória pela competição contra o Brasil de Pelotas, insuficiente para escapar do rebaixamento. O primeiro gol é de Gênesis, colocando fim a um jejum de 425 minu-tos sem que o time marcasse no Gauchão. Salda-nha amplia aos 10 minutos do segundo tempo e Mikael, contra, diminui para o Brasil. A direção diz que, apesar da queda, haverá futebol no clube no segundo semestre.

ABRIL

2, domingoApesar de não poder contar com todos os jogado-res, ainda não liberados pela CBF, o Gaúcho estreia com vitória na Terceirona. Jogando em casa con-tra o Igrejinha, o alviverde é surpreendido com o gol de Marcus. Mas Adilson, cobrando pênalti, e Le-desma garantem a vitória de virada da equipe que começou os treinamentos há menos de 30 dias do início da competição.

8, sábadoDepois de largar com vitória diante do Igrejinha, o Gaúcho não consegue segurar o Grêmio e é golea-do por 7 a 1 no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Pedro Junior abre o placar para o alviverde, mas o tricolor empata no final do primeiro tempo e constrói a goleada baseada principalmente no preparo físico superior com gols de Ty (3), Kaio (2), Wallace Oliveira e Kaio Felipe.

9, domingoO Beco da Santa Marta vence o Campeonato Mu-nicipal de Futebol de Campo da Segunda Divisão. Na final, o time vence o Farroupilha "A" por 4 a 2 no jogo disputado no Centro de Treinamento do Independente no Parque da Roselândia. As duas equipes estão classificadas para a Primeira Divisão do Campeonato Municipal em 2017.

13, quintaO Gaúcho fica no empate com o Nova Prata por 1 a 1 em partida na BSBios Arena. Os gols saem no se-gundo tempo. O alviverde sai na frente com gol de Adilson, aos 14 minutos. O Nova Prata conta com uma bola desviada na zaga, que engana o goleiro, e empata com Walace, aos 32. O Gaúcho ainda re-clama muito de um pênalti não marcado.

16, domingoEm mais uma rodada da Terceira Divisão, o Gaú-cho empata novamente, desta vez com o PRS no estádio Alcides Santa Rosa em Garibaldi. De novo, os gols aparecem apenas no segundo tempo. De-pois de largar atrás no marcador, Ledesma garante mais um ponto para o alviverde.

19, quartaO Gaúcho empata a terceira partida consecutiva, agora com o Três Passos. Jogando na BSBios Are-na, o alviverde sai em desvantagem, com Cléber, mas busca o empate com Cadu, que marca um gola-ço em cobrança de falta. A equipe soma seis pontos em cinco partidas pela Terceirona. No segundo tem-po o clima esquenta dentro de campo, o árbitro dis-tribui seis cartões amarelos, e um gandula é expulso por jogar uma bola em um jogador visitante.

23, domingoMais um jogo sem vitória alviverde pela Terceira Di-

MAI: O Gaúcho empata com o PRS na BSBios Arena eacumula mais um jogo sem vencer

JUN: Novo jogo contra o PRS, e dessa vez o Gaúchoconsegue a vitória por 2 a 1

JUN: O alviverde quase surpreende o favorito Grêmio,mas perde por 3 a 2

Orides Florão Daniele Freitas Rodrigo Fatturi

Page 16: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 16

visão. Desta vez, o Gaúcho é superado por 2 a 1 pelo Elite no estádio da Zona Sul em Santo Ângelo. Wen-dril abre o placar aos 15 minutos da etapa inicial, em cobrança de falta, e amplia aos 23 do segundo tempo com Dimitri. O Gaúcho ainda desconta aos 47 minutos em uma cobrança de pênalti com Cadu.

25, terçaO técnico Ricardo Attolini e o preparador físico Everton de Souza deixam a comissão técnica do Gaúcho. A equipe passa a ser comandada pelo auxiliar técnico Diego Moraes. O presidente Gilmar Rosso também anuncia a vinda de pelo menos cin-co reforços.

30, domingoCom novo treinador, o Gaúcho abre o returno da primeira fase recebendo o Elite na BSBios Arena mas não passa de um empate por 0 a 0. Mais uma vez, os donos da casa reclamam de um pênalti não marcado. No início do segundo tempo, o Gaú-cho perde duas chances claras de marcar. O Elite responde com um chute de Jardel no travessão e exige boas defesas de Gustavo Marques, transfor-mando o goleiro do Gaúcho no melhor em campo.

MAIO

3, quartaO Gaúcho é derrotado pelo Três Passos por 2 a 0 na casa do adversário e começa a se complicar na luta por uma das vagas para a próxima fase da Terceirona. Os gols saem no segundo tempo, com Souza aos 26 minutos, aproveitando um rebote, e Carlinhos, aos 47, em contra-ataque. O Gaúcho é o sexto e penúltimo colocado do grupo, com sete pontos ganhos.

5, sextaO Ministério Público denuncia quatro pessoas por fraude na Lei de Incentivo ao Esporte, o Pró--Esporte RS. Em operação desencadeada no iní-cio de agosto de 2016, o MP cumpre mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas e Passo Fundo. A operação é organizada a partir de uma denúncia feita por um ex-funcionário do Pas-so Fundo. De acordo com a Promotoria Especiali-zada Criminal do MP, um ex-diretor do clube teria pago propina para aprovar verba de R$ 800 mil na Secretaria Estadual do Esporte. São denunciados o ex-dirigente das categorias de base do tricolor, um intermediário e dois servidores públicos estaduais.

6, sábadoO Gaúcho deixa escapar a vitória em casa contra o PRS aos 48 minutos do segundo tempo, depois de estar três vezes à frente no placar com gols de Leo Robetti, Adilson e Alisson Spier.

7, domingoEm nota de repúdio, a torcida organizada do Pas-so Fundo pede que o presidente do clube deixe o

cargo. A Diabos do Planalto também cita a criação do "Movimento Tricolor para Todos", como forma de chamar a atenção para a situação do clube, tan-to no aspecto financeiro quanto na manutenção das categorias de base. Esta é a íntegra do texto: "A Torcida Organizada Diabos do Planalto vem a público manifestar total repúdio e declarar-se contrária a atual diretoria do Esporte Clube Passo Fundo. Após quase um ano de mandato, fica evi-dente que a atual gestão não tem conhecimento para gerir o clube. Os dados ficam claros: o clube foi entregue com saldo positivo e na primeira divi-são, sem dívidas e com todas as categorias de base funcionando. Hoje, a realidade é outra: o clube está praticamente fechado, com uma dívida que ultra-passa meio milhão de reais, com seus últimos fun-cionários fazendo o acerto dos 30 dias e as catego-rias de base extintas. Após esse total descaso e falta de comparecimento dos diretores no clube para prestar explicações aos torcedores, a Torcida Orga-nizada DDP, junto com os demais torcedores, está criando o 'Movimento Tricolor Para Todos', o qual o cunho é proteger o Esporte Clube Passo Fundo do descaso, como esse que estamos presenciando no momento. É evidente que essa gestão não con-segue gerir futebol e calcula-se um risco enorme caso continuem na próxima temporada. Sem outra opção e pensando no melhor para o clube seus tor-cedores e a cidade de Passo Fundo, a Torcida Or-ganizada DDP, junto com os demais torcedores do Movimento Tricolor para todos, pede para a atual direção do Esporte Clube Passo Fundo, comanda-da pelo Presidente Evandro Egidio Zambonato, e seus vices Marcelo Zeni e Paraguassu Soares, que entreguem os cargos ao conselho do clube, para a realização de novas eleições ainda neste ano."

8, segundaO presidente do Passo Fundo, Evandro Zambona-to, vai até a imprensa se defender das reclamações feitas pelo ex-jogador Danilo quando a salários atrasados e outras situações apontadas na nota de repúdio da Diabos do Planalto. Ele diz que a previ-são financeira do clube não se concretizou, o que gerou dívidas, mas que tudo está sendo negociado e que não irá entregar o cargo.

10, quartaO Gaúcho volta a vencer depois de oito jogos e se aproxima da classificação à próxima fase da Terceirona. Jogando em Nova Prata, o alviverde supera os donos da casa por 2 a 1, com dois gols do meia Adilson. Tanque Gonzales desconta para o Nova Prata. O próximo compromisso do Gaúcho será em Passo Fundo, dia 21, diante do time de transição do Grêmio.

21, domingoO Gaúcho recebe o Grêmio na BSBios Arena e é go-leado por 5 a 0, sua pior derrota no novo estádio. O Gaúcho surpreende no início de jogo, mas perde a chance de abrir o placar e é castigado pelos gremis-

tas com Pepê, aos 35 minutos. No segundo tempo, o Grêmio constrói a golada com gols de Jadson, Ni-colas Careca, Pepê e Lucas Poletto. Com a derrota, o Gaúcho se complica e agora precisa vencer o Igre-jinha na última rodada, fora de casa, ou torcer por um empate ou vitória do Três Passos contra o PRS na próxima quarta-feira para se classificar.

24, quartaPRS e Três Passos empatam sem gols em Garibaldi e classificam o Gaúcho para a próxima fase da Ter-ceira Divisão. Com o resultado, o PRS termina com 9 pontos, pelo menos dois a menos que o Gaúcho. O Nova Prata ainda luta pela última vaga do grupo.

27, sextaO Gaúcho se reforça para a próxima fase da Tercei-rona. O clube anuncia a volta de Dionatan Fischer, artilheiro alviverde em 2016 e que havia disputado a Segunda Divisão de 2017 pelo União Frederi-quense, onde marcou 5 gols em 9 jogos.

28, domingoJá classificado para a segunda fase da Terceirona, o Gaúcho vai a Igrejinha apenas para cumprir ta-bela e é derrotado por 3 a 1 pelos donos da casa. O alviverde termina em quinto lugar no grupo. Nos últimos jogos da rodada, o Grêmio vence o Elite por 3 a 1 e o Três Passos goleia o Nova Prata por 5 a 0. Estão classificados Grêmio, Igrejinha, Elite, Três Passos, Gaúcho e PRS. Na segunda fase, os clubes voltam a jogar entre si, passando os quatro melho-res para as quartas-de-finais.

JUNHO

3, sábadoO Gaúcho estreia com vitória na segunda fase da Terceirona, vencendo o Três Passos por 1 a 0 na BSBios Arena. O único gol do jogo é de Fischer. O atacante aproveita um rebote do goleiro, aos 35 minutos do segundo tempo, para garantir os três pontos para o alviverde.

7, quartaCom uma atuação muito contestada da arbitra-gem, que teria deixado de marcar dois pênaltis para o Gaúcho, o alviverde é superado pelo Igreji-nha por 3 a 2 na segunda rodada da segunda fase. Ícaro e Alisson fazem os gols do alviverde, com Gui-lherme Panambi marcando o gol da vitória dos do-nos da casa já nos acréscimos do segundo tempo.

10, sábadoComeça a 28ª edição do Campeonato Municipal de Passo Fundo. São 16 equipes buscando o título, incluindo o campeão Vila Real e o Beco da Santa Marta e o Farroupilha, recém-promovidos. Uma das novidades é que somente cinco atletas de fora do município podem ser inscritos por equipe. Os jogos acontecem no Estádio Vermelhão da Serra e na BSBios Arena.

Page 17: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 17

11, domingoO Gaúcho vence o PRS de Garibaldi por 2 a 1 na BSBios Arena e ocupa a terceira colocação do grupo na segunda fase da Terceirona. No primeiro tempo, Adilson faz os dois gols alviverdes, um de pênalti, enquanto Douglas, também de pênalti, desconta no segundo.

15, quintaOs defensores Cadu, Bruno Brum e Baggio garan-tem a terceira vitória seguida do alviverde jogando em seus domínios, desta vez por 3 a 1 contra o Elite de Santo Ângelo. Com mais essa vitória, o Gaúcho sobe para a vice-liderança do grupo, com nove pontos, e se mantém entre os classificados para a próxima fase da competição.

18, domingoJogando no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, o Gaúcho deixa escapar o empate com o Grê-mio já nos acréscimos do jogo. Em uma partida disputada sob uma forte chuva, o alviverde sai na frente com Fischer, que se adianta à zaga em um cruzamento e desvia para abrir o placar. O Grêmio parte para a pressão no segundo tempo e Lima, depois de driblar três jogadores, encobre o goleiro Gustavo Marques para empatar. Em contra-ataque depois de cobrança de escanteio, Esperon é lan-çado, entra na área, e desvia do goleiro alviverde para virar o jogo. Quando a vitória gremista parecia definida, Baggio desvia de cabeça depois da co-brança de escanteio no último minuto da partida. Mas, já nos acréscimos, Esperon é derrubado per-to da risca da grande área. Jean Pyerre cobra no canto esquerdo e vira novamente para o Grêmio, fechando o marcador. Apesar da derrota, o Gaú-cho se mantém na vice-liderança do grupo.

24, sábadoO Gaúcho consegue o primeiro ponto em quatro jogos contra o time de transição do Grêmio pela Terceirona. Jogando na BSBios Arena, a partida termina empatada por 0 a 0, levando o alviverde a 10 pontos, três a menos que o líder Igrejinha. O próximo jogo do Gaúcho é cancelado devido à de-sistência do Elite de Santo Ângelo.

JULHO

2, domingoEm um confronto de seis pontos contra o PRS, o Gaúcho leva a pior em Garibaldi e é goleado por 3 a 0, gols de Renan e João Vitor (2). O alviverde é o terceiro colocado, mas apenas um ponto à frente de PRS e Grêmio, faltando duas rodadas para a de-cisão de quem passa para o mata-mata.

3, segundaQuinze equipes, entre elas o Passo Fundo, confir-mam presença nas copas do segundo semestre promovidas pela Federação Gaúcha. As compe-tições darão vagas para o Campeonato Brasileiro

Série D e Copa do Brasil em 2018. O congresso téc-nico será no dia 10 de julho em Porto Alegre.

6, quintaO Gaúcho vence o líder Igrejinha na BSBios Arena e está classificado para as quartas-de-finais da Ter-ceirona. O único gol do jogo é marcado por Ícaro. Na última rodada, o alviverde vai a Três Passos, que ainda busca uma vaga ao lado de Grêmio e PRS.

9, domingoNa última rodada da segunda fase da Terceirona, o Gaúcho vai a Três Passos e é goleado pelos donos da casa por 3 a 0, com dois gols de Junior Saudade e Felipe. Com a derrota, o Gaúcho cai da segunda para a quarta colocação, e terá que enfrentar o In-ternacional, representando pelo time sub-23, que em 24 jogos no campeonato venceu 22 e empatou 2. Os demais jogos das quartas-de-finais são Rio Grande vs. Grêmio, Igrejinha vs. Novo Horizonte e Três Passos vs. Bagé. Apesar da melhor campanha colorada, o regulamento marca o jogo de ida para a Morada dos Quero-Queros, centro de treinamen-to do Internacional em Alvorada, já na quarta-feira.

10, segundaA Federação Gaúcha de Futebol faz o congresso técnico da Copa FGF, a ser disputada a partir de agosto, com vagas para o Brasileirão Série D e Copa do Brasil para o campeão e vice. Dezenove times, entre eles o Passo Fundo, mostram interes-se em participar e são divididos em três grupos: Norte (Passo Fundo, Ypiranga, Lajeadense, Nova Prata, Três Passos e Internacional); Metropolitano (Cruzeiro, São José, Igrejinha, Sapucaiense, Real Capão da Canoa, Aimoré e Avenida) e Sul (Pelotas, Bagé, Guarany de Bagé, Rio Grande, Riopardense e Grêmio). Classificam os dois melhores de cada grupo, mais dois melhores terceiros na primeira fase para dar início aos confrontos eliminatórios até as finais. Os clubes ganham mais uma semana da FGF para confirmar as participações.

Morre em Passo Fundo, aos 60 anos de idade, o ex-jogador Loreno Mello. Ponteiro-direito, Loreno teve destaque pelo 14 de Julho e também vestiu a camisa do Passo Fundo, Gaúcho, Chapecoense, Comercial de Ponta Porã-MS. O corpo é sepultado no Cemitério da Vera Cruz, em Passo Fundo.

12, quartaO Gaúcho é goleado por 4 a 0 pelo Internacional no confronto de ida das quartas-de-finais da Ter-ceira Divisão. Jogando no CT Morada dos Quero--Queros, em Alvorada, o Internacional abre o pla-car logo aos 5 minutos de jogo, quando Valdemir domina no bico da grande área, arremata e acerta o canto do goleiro. Mesmo com o revés, o Gaúcho segue se defendendo e pouco vai ao ataque. O Inter, por sua vez, continua criando chances. Aos 20, Léo Ávila cruza da direita, Mossoró tenta a fina-lização e a bola sobra para Valdemir chutar e Gus-

tavo defender com o pé. Até que aos 26, Mossoró passa para Joanderson invadir a área, encher o pé e anotar o segundo. Aos 31, Mossoró cobra es-canteio, Fabio Alemão cabeceia e Gustavo salva o Gaúcho. No lance seguinte, após confusão na área, o zagueiro alviverde coloca a mão na bola. Pênalti. Joanderson cobra e faz o terceiro. Aos 42, Joan-derson toca com a mão na bola e comete pênalti. Adilson cobra e acerta a trave. O Internacional di-minui o ritmo no segundo tempo, mas o Gaúcho praticamente não ataca. Mesmo com um a menos, o colorado não é ameaçado. Aos 44 minutos, Mos-soró dá novo passe para Joanderson, que invade a área, dribla o goleiro e completa para as redes. No jogo de volta, o Gaúcho precisa devolver o placar para levar a decisão para os pênaltis, ou marcar ao menos 5 a 0 no tempo normal para se classificar.

14, sextaLançado o livro "96 anos de paixão", do professor Carlos Alberto Romero, que conta a história do Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho. A asso-ciação de torcedores do colorado passo-fundense tenta reativar o clube desaparecido em 1985.

16, domingoMesmo podendo perder por até três gols de dife-rença, o time sub-23 do Internacional bate o Gaú-cho por 2 a 0 no jogo de volta das quartas-de-finais da Terceirona e elimina o alviverde. O primeiro gol na BSBios Arena sai logo no início de jogo, com Robério marcando de cabeça. No segundo tempo, em bela cobrança de falta, Yan Petter define a vitó-ria colorada. Com isso, o Gaúcho passará o cente-nário do clube na Terceira Divisão do Rio Grande do Sul. Nas semifinais, o Internacional enfrenta o Grêmio. Na outra semifinal, o Igrejinha espera pela definição do adversário entre Bagé e Três Passos. O confronto foi suspenso pela FGF, em função da possibilidade de escalação irregular de um joga-dor bageense no jogo de ida.

17, segundaEm reunião do Conselho Deliberativo do Passo Fundo, contando com a presença da diretoria e ex--presidentes, incluindo o patrono Elói Taschetto, é decidido que o clube não disputará a Copa FGF no segundo semestre. Segundo o presidente Evandro Zambonatto, "prevaleceu a dificuldade financeira e a preocupação com o planejamento para a Divi-são de Acesso no ano que vem".

25, terçaMorre em Passo Fundo, aos 61 anos, Juracy Antô-nio Vieira, ex-presidente do Gaúcho entre os anos de 1999 e 2001. Durante sua gestão, o clube venceu o Campeonato Gaúcho da 3ª Divisão em 2000.

AGOSTO

12, sábadoOs veteranos de Passo Fundo e Gaúcho entram em

Page 18: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 18

campo no Vermelhão da Serra para a disputa da Taça 160 Anos Cidade de Passo Fundo, em come-moração ao aniversário de emancipação do muni-cípio. Os donos da casa goleiam por 4 a 1.

SETEMBRO

18, segundaO Passo Fundo tem sua primeira dirigente mulher. Janaína Capellari assume a diretoria social do clu-be, ao lado de Genes Nogueira, o Lagoa. A primeira ação de Janaína envolverá novidades no plano de sócios do tricolor.

26, terçaA diretoria do Passo Fundo anuncia que entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro será reali-zado um torneio será no Vermelhão da Serra para descobrir e revelar jovens talentos. A competição reunirá atletas com idades entre 15 e 20 anos in-completos. A ideia é encontrar promessas que possam ajudar o Esporte Clube Passo Fundo em futuras competições, inclusive, na Divisão de Aces-so do ano que vem. Entre os talentos já revelados pelo clube, estão o goleador Felipe e o meia Mar-quinhos Gabriel, hoje no Corinthians.

30, sábadoUm homem condenado por homicídio é preso no Estádio Vermelhão da Serra durante a disputa do Campeonato Municipal. Uma guarnição do Pelo-tão de Operações Especiais da Brigada Militar atua no jogo dos times Vila Real e Cruzeiro quando rece-beu informações de que um dos jogadores estaria com mandado de prisão. A BM identifica Antônio Fernandes da Rosa, de 32 anos, condenado por um homicídio em 2010. A guarnição aguarda a partida terminar e prende Rosa, que é levado para delega-cia e depois recolhido ao presídio.

OUTUBRO

5, quintaO advogado Ivens Ribas confirma que o corpo en-contrado por um pescador no interior de Sertão em setembro é do ex-jogador de futebol Adair Bicca, que estava desaparecido havia oito meses. De acordo com Ribas, que é advogado da família, a identificação ocorreu através de exames feitos na arcada dentária. No entanto, o lado que apontará a causa da morte ficará pronto apenas no dia 18.

19, quintaO Instituto Médico Legal divulga o laudo da ne-cropsia do corpo do ex-jogador Adair Bicca, que aponta a causa da morte como “indefinida”. Se-gundo Ivens Ribas, advogado da família do ex--jogador, “é bastante provável que Bicca teria falecido logo após ao dia em que foi dado como desaparecido, no laudo não consta exatamente isso, mas o que ficou constatado pelo IML é que o corpo deveria estar no local há aproximadamente oito a nove meses”. O corpo de Bicca foi sepultado no Cemitério Municipal da Vera Cruz.

O Vila Nova/Independente anuncia a participação na Football Cup Barcelona, que acontece na Espa-nha entre os dias 28 e 29 de outubro. O clube vai ser representado pela equipe com jogadores nascidos a partir de 2004. O time está no grupo B do torneio, ao lado do Alnö IF (Suécia), Champion Football (In-glaterra) e HJK Yellow (Finlândia). As partidas acon-tecerão no Complex Esportiu Futbol Salou.

23, segundaA Secretaria de Esportes da Prefeitura de Passo Fundo anuncia a Copa 160 Anos. Os jogos conta-rão com a participação de 11 equipes com crianças e adolescentes nas categorias sub-11 (nascidos

2006), sub-13 (nascidos 2004) e sub-15 (nascidos 2002). As partidas vão acontecer no Estádio Fredo-lino Chimango e na BSBios Arena.

28, sábadoCom uma vitória e dois empates, o Vila Nova se classifica em segundo lugar no Grupo B e está nas semifinais da Football Cup Barcelona, disputado na Espanha. O time passo-fundense estreou em-patando por 0 a 0 com o HJK Yellow, da Finlândia, que terminou em primeiro lugar no grupo. Depois, o Vila Nova venceu os suecos do Alnö IF B por 2 a 1 e empatou com os ingleses do Champion Football por 1 a 1. Nas semifinais, o time enfrenta os finlan-deses do Legirus Inter, que venceram seu grupo.

29, domingoDepois de vencer os finlandeses do Legirus Inter por 4 a 3 na disputa por pênaltis (após empate por 0 a 0 no tempo normal), o Vila Nova se clas-sifica para a final da Football Cup Barcelona. Na decisão, os passo-fundenses superam outro time da Finlândia, o Yellow, por 2 a 0 e são campeões do torneio. Os gols da decisão são marcados por Felipe de Oliveira, que é eleito o melhor jogador do torneio. Felipe Von Muhlen também ganha prê-mio, como o goleiro menos vazado.

O Boca Junior do bairro Vera Cruz é tetracampeão do Campeonato Municipal promovido pela prefei-tura de Passo Fundo. Na final disputada no estádio Vermelhão da Serra, o time goleia o AFC do bairro Zacchia por 3 a 1. O Boca já havia sido campeão em 2011, 2012 e 2015.

NOVEMBRO

14, terçaRodrigo Ferrari é anunciado como o técnico do

JUL: O futebol de Passo Fundo perde Loreno, atacante que fez boa parte da carreira no 14 de Julho

JUL: O Internacional B vence o Gaúcho no jogo de ida das quartas-de-finais da Terceirona

JUL: O 14 de Julho ganha um livro especial no mês quecompleta 96 anos de fundação

O Nacional Internacional Divulgação

Page 19: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 19

Passo Fundo para a disputa da Divisão de Acesso (Segunda Divisão) de 2018. Aos 39 anos e natural de Porto Alegre, Ferrari trabalhou como treinador de equipes principais ou de base e atuou como auxiliar de técnicos como Ben Hur Pereira, Leocir Dall’Astra e Leandro Machado. Passou por Lajeadense, Ce-râmica, Ypiranga São Luiz, Cruzeiro, Guarany de Camaquã, Novo Hamburgo e a filial brasileira do japonês Osaka. Também trabalhou no Passo Fun-do ao lado de Ben Hur Pereira. No exterior, Rodrigo Ferrari comandou o Al-Kholoud, da 3ª Divisão da Arábia Saudita. O novo técnico tricolor conquistou o vice-campeonato da Copa FGF de 2011, o título da Regional Saudita de 2014 e o vice-campeonato da Regional Saudita de 2015. A comissão técnica será formada ainda pelo auxiliar técnico Cristiano Garcez, pelo preparador físico Paulo Renato Vicari e pelo preparador de goleiros Gilson Dias.

15, quartaO Felini Imóveis vence o Capão Bonito por 1 a 0 e é o novo campeão do Campeonato Municipal na categoria Veteranos. A final é disputada na BSBios Arena, do Gaúcho.

Na final da Segunda Divisão do Campeonato Mu-nicipal disputada no Bairro São José, o Senegal vence o Botafogo do Bairro Petrópolis por 6 a 2. O detalhe é que o Senegal é formado por 16 imigran-tes senegaleses que vivem em Passo Fundo. Este é o segundo campeonato disputado pelo Senegal.

17, sextaOs ex-jogadores Bebeto e Felipe são homenagea-dos na Calçada da Fama da Federação Gaúcha de Futebol. Ambos foram goleadores do Campeonato Gaúcho por duas vezes e são os maiores artilheiros do Gaúcho e do Passo Fundo. A Calçada da Fama, na sede da FGF, destaca 55 jogadores, treinadores

ou dirigentes indicados pelos clubes. Na mesma cerimônia, aconteceram o congresso técnico do Gauchão 2018, o lançamento da marca dos 100 anos da FGF, e as inaugurações de um painel des-tacando os árbitros gaúchos que atuaram em Co-pas do Mundo (Renato Marsiglia, Carlos Eugênio Simon e Altemir Haussmann).

19, domingoCésar Braga é apresentado como o novo executivo de futebol do Passo Fundo. Braga é filiado na As-sociação Brasileira de Executivos de Futebol (Abex) desde 2014 e atuou no Guarani de Venâncio Aires nas últimas duas temporadas.

22, quartaO goleiro Alexandre Villa (ex-Avenida), o meio--campista Adilson (ex-Gaúcho) e o atacante Léo Mineiro (ex-São Luiz) são os primeiros nomes anunciados pelo presidente Evandro Zambonatto do Passo Fundo para a disputa da Divisão de Aces-so (Segunda Divisão) de 2018.

25, sábadoComeça o Torneio de Revelação de Talentos do Passo Fundo. Participam 16 equipes de Passo Fundo, Getúlio Vargas, Carazinho, Eldorado do Sul, Itatiba do Sul e Não-Me-Toque. A competição é voltada para atletas com idade entre 15 e 20 anos incompletos (categoria sub-20). Os jogos aconte-cem no estádio Vermelhão da Serra.

DEZEMBRO

8, sextaO Passo Fundo conhece os adversários na primeira fase da Divisão de Acesso de 2018. O tricolor está no grupo B, com União Frederiquense, Brasil de Farroupilha, Esportivo, Ypiranga, Tupi, Glória e

Igrejinha. No grupo A estão Aimoré, Internacional de Santa Maria, Pelotas, Bagé, Lajeadense, Guara-ni de Venâncio Aires, São Gabriel e Santa Cruz. A estreia é no dia 4 de março, contra o Tupi no Ver-melhão da Serra. O horário ainda será definido.

10, domingoO Grêmio Petrópolis é campeão municipal da Se-gunda Divisão. Na final disputada no Estádio Ver-melhão da Serra, o Grêmio venceu o Napoli por 3 a 0. As duas equipes estão classificadas para a divisão principal de Passo Fundo em 2018. Ape-nas nesta década, é o terceiro título do Grêmio na Segundona. O time do bairro Petrópolis também havia levantado a taça em 2012 e 2013.

O Ipiranga vence o Borussia C nos pênaltis e é o campeão do Torneio de Revelação de Talentos do Passo Fundo. A partida termina empatada por 1 a 1 no tempo normal. Na disputa por pênaltis, o Ipiranga leva a melhor por 3 a 0. Alguns jogadores devem ser aproveitados no grupo do Passo Fundo para 2018.

OUT: O Boca Junior da Vera Cruz vence o AFC do Zacchia e é tetracampeão municipal

NOV: O time formado apenas por imigrantes senegaleses se classifica para as finais da Segunda Divisão municipal

NOV: A Federação Gaúcha de Futebol inaugura sua calçada da fama, com os nomes de Bebeto e Felipe

Prefeitura de Passo Fundo Reprodução /Internet Reprodução/Internet

Page 20: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 20

AMISTOSOS

7-janPASSO FUNDO 2-0 CAXIAS[Saldanha, Gênesis]

14-janCAXIAS 2-1 PASSO FUNDO[Júlio César, Jajá; Juan Sosa]

19-janPASSO FUNDO 1-2 INTERNACIONAL-SC[Juan Sosa; Michel Schmöller, Luizinho]

27-fevSÃO LUIZ 0-1 PASSO FUNDO[Emerson Santos]

3-marPASSO FUNDO 3-0 PANAMBI[Jessé, Maicon, Giovani Rosa]

CAMPEONATO GAÚCHO

Primeira Fase

29-janPASSO FUNDO 0-3 SÃO PAULOL: Vermelhão da Serra, Passo Fundo | P: 1.880 | R$ 44.855 | A: David Baquini | G: Fidélis 32 (0-1), Cle-verson 69 (0-2), Fidélis 86 (0-3) | CA: Ruan, Rodrigo Possebom, Rodolfo, Xaro, Dema, Cleiton, Lacerca | CV: CleitonPFO: Gustavo Silva; Dagoberto, Rodolfo Mol, Gustavo Miranda e Ruan (Xaro); Kasado (Giovani Rosa), Rodrigo Possebom, Brandão e Felipe Nunes (Emerson); Gênesis e Saldanha. T: Paulo PortoSPO: Gil Grando; Lara, Lacerda, Cleylton e Henrique (Chico); Dema, Fidélis, Welder e Cleiton; Neílson (Ca-nhoto) e Cleverson (Diego Rocha). T: Rafael Lacerda

5-fevYPIRANGA 0-2 PASSO FUNDOL: Colosso da Lagoa, Erechim | P: 615 | R$ 14.395 | A: Vinícius Amaral | G: Saldanha 51 (0-1), Jessé 64 (0-2) | CA: Henrique, Carlão, Araújo, Vinícius, Gustavo Miranda, JesséYPI: Carlão; Márcio, Tairone, Carlão e Vinícius; Hen-rique, Maycon e Araújo; Diego Torres (Kaio Wilker), Gabriel Araújo (Felipe Tchelé) e Michel (Gustavo Ramos). T: Carlos MoraesPFO: Fernando Jr.; Juan Sosa, Rodolfo Mol e Gusta-

JOGOS EESTATÍSTICAS

vo Miranda; Maicon, Jessé (Danilo), Rodrigo Posse-bon e Xaro; Mikael (Anderson Paraíba), Saldanha e Gênesis (Brandão). T: Paulo Porto

12-fevGRÊMIO 1-0 PASSO FUNDOL: Arena do Grêmio, Porto Alegre | P: 8.876 | R$ 321.619 | A: Eleno Todeschini | G: Ramiro 46+ (1-0) | CA: Rafael Thyere, Maicon, G.Miranda, Xaro, JesséGRE: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Rafael Thyere e Marcelo Oliveira; Maicon, Jailson (Maxi Rodríguez) e Miller Bolaños; Ramiro, Everton (Fer-nandinho) e Luan (Jael). T: Renato PortaluppiPFO: Fernando Jr.; Juan Sosa (Anderson Paraíba), Rodolfo Mol e Gustavo Miranda (Saimon); Maicon, Rodrigo Possebon, Jessé, Xaro, Mikael e Saldanha; Gênesis (Brandão). T: Paulo Porto

19-fevPASSO FUNDO 2-2 INTERNACIONALL: Vermelhão da Serra, Passo Fundo | P: 9.236 | R$ 354.770 | A: Jonathan Pinheiro | G: Rodolfo Mol 11 (1-0), Brenner 48 (1-1), Brenner 69 (1-2), Eduardo Henrique (contra) 93+ (2-2) | CA: Maicon, Saldanha, Juan Sosa, Fernando Jr., Anselmo, Junio, Carli-nhos | CV: Xaro, BrennerPFO: Fernando Jr.; Juan Sosa (Anderson Paraíba), Rodolfo Mol e Saimon; Maicon, Jessé (Giovani Rosa), Rodrigo Possebon, Xaro, Mikael e Saldanha; Gênesis (Brandão). T: Paulo PortoINT: Danilo Fernandes; Junio, Paulão, Ernando e Carlinhos; Anselmo (Roberson), Charles, Valdívia (Eduardo Henrique), Seijas e Carlos (Diego); Bren-ner. T: Antônio Carlos Zago

25-fevJUVENTUDE 1-0 PASSO FUNDOL: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul | P: 2.183 | R$ 52.950 | A: Douglas Silva | G: Caprini 73 (1-0) | CA: Caprini, Ruan, Dieguinho, Tadeu, Pará, Juan Sosa, E.Santos, Rodolfo Mól, Saimon | CV: E.SantosJUV: Douglas; Vidal (Wanderson), Anderson Mar-ques (Micael), Ruan e Pará; Fahel (Dieguinho) e Sa-nanduva; Bruno Ribeiro, Caprini e Vencato; Tadeu. T: Paulo César ParentePFO: Fernando Jr.; Juan Sosa, Rodolfo Mól e Sai-mon; Maicon (Anderson Paraíba), Jessé (Gênesis), Rodrigo Possebon e Ruan; Mikael (Emerson San-tos), Saldanha e Brandão. T: Paulo Porto

6-marNOVO HAMBURGO 4-1 PASSO FUNDO

L: Vale, Novo Hamburgo | P: 1.776 | R$ 41.205 | A: Érico de Carvalho | G: Júlio Santos 11 (1-0), Bran-dão 32 (1-1), João Paulo 50 (2-1), Júlio Santos 72 (3-1), João Paulo 88 (4-1) | CA: Rodolfo Mól, Mikael, Maicon, Saldanha | CV: MikaelNHO: Matheus; Léo (Angelo), Júlio Santos, Pablo e Amaral; Assis, Jardel, Branquinho e Juninho (Re-nan); Conrado (Júlio Abu) e João Paulo. T: Beto CamposPFO: Fernando Jr.; Maicon, Rodolfo Mól, Juan Sosa e Xaro; Kasado (Giovani Rosa), Jessé, Mikael e An-derson Paraíba (Felipe Chagas); Saldanha e Bran-dão (Felipe Nunes). T: Leocir Dall’Astra

12-marPASSO FUNDO 0-2 SÃO JOSÉL: Vermelhão da Serra, Passo Fundo | P: 907 | R$ 23.530 | A: Daniel Bins | G: Rafinha 68 (0-1), Rafinha 74 (0-2) | CA: Xaro, Felipe Nunes, PFO: Gustavo Silva; Felipe Chagas, Juan Sosa, Sai-mon e Xaro; Jessé, Kasado, Emerson Santos (Bran-dão) e Anderson Paraíba (Felipe Nunes); Saldanha (Marcel) e Giovani Rosa. T: Leocir Dall’AstraSJE: Fábio; Bindé, Claudinho, Wagner e Carlos (Márcio); Dudu, Guedes, Jô e Clayton (Canhoto); Rafinha e Paulinho (Alberto). T: China Balbino

19-marPASSO FUNDO 0-0 CRUZEIROL: Vermelhão da Serra, Passo Fundo | P: 690 | R$ 17.585 | A: Anderson Daronco | CA: Anderson Paraí-ba, Ben-HurPFO: Gustavo Silva; Juan Sosa, Rodolfo Mól e Alex; Maicon (Gênesis), Jessé (Brandão), Rodrigo Posse-bon, Mikael e Ruan; Anderson Paraíba (Emerson Santos) e Saldanha. T: Leocir Dall’AstraCRU: Deivity; John Lennon, Wagner, Vladimir e Sander; Ben-Hur (Thiago Steffen), Tawan (Ma-theus), William Kozlowski e Tiago Alagoano (Neti-nho); Ronaldo Tres e Lucão. T: Ben-Hur Pereira

22-marVERANÓPOLIS 0-0 PASSO FUNDOL: Antônio David Farina, Veranópolis | P: 544 | R$ 4.740 | A: Daniel Soder | CA: Murilo, Kayron, Dou-glas, Alex, Rodrigo Possebon, Rodolfo Mól, GênesisVER: Reynaldo; Vinícius Bovi, Douglas, Léo Dagos-tini e Murilo (Daniel Baloy); Jonatan Lima, Mateus Santana, Athos e Eduardinho; Gustavo (Matheus Lagoa) e Kayron (Jean Carlos). T: Tiago NunesPFO: Gustavo Silva; Alex, Rodolfo Mól e Juan Sosa; Maicon, Jessé, Rodrigo Possebon e Ruan; Ander-

Page 21: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 21

son Paraíba (Elyeu), Saldanha (Gênesis) e Brandão. T: Leocir Dall’Astra

26-marCAXIAS 2-0 PASSO FUNDOL: Centenário, Caxias do Sul | P: 1.658 | R$ 37.305 | A: Jean Pierre Lima | G: Júlio César 25 (1-0), Marlon 38 (2-0) | CA: Alex, Rodolfo MólCAX: Lúcio; Gian, Jean, Edson Borges e Geninho; Marabá (Baiano), Elyeser, Júlio César, Marlon (Re-ginaldo Jr.) e Reis (Diego Miranda); Gilmar. T: Luis Carlos WinckPFO: Gustavo Silva; Alex, Rodolfo Mól e Juan Sosa; Kasado, Jessé, Emerson Santos (Gênesis), Mikael e Anderson Paraíba (Ruan); Saldanha e Brandão (Elyeu). T: Leocir Dall’Astra

29-marPASSO FUNDO 2-1 BRASIL-PEL: Vermelhão da Serra, Passo Fundo | P: 253 | R$ 6.850 | A: Anderson Daronco | G: Gênesis 8 (1-0), Saldanha 55 (2-0), Mikael (contra) 71 (2-1) | CA: Ro-dolfo Mól, Xaro, Alex, Juninho, João AfonsoPFO: Gustavo Silva; Alex, Rodolfo Mól (Alex Cazum-ba) e Juan Sosa; Maicon, Jessé, Rodrigo Possebon, Mikael (Elyeu) e Xaro; Saldanha e Gênesis (Marcel). T: Leocir Dall’AstraBRA: Eduardo Martini; Marlon, Eder Sciola, Teco e Cirilo; Leandro Leite, Marcinho, João Afonso e Jean Silva (Bruno Lopes); Juninho (Galiardo) e Gustavo Papa (Rodrigo Silva). T: Rogério Zimmermann

Classificação:1.Novo Hamburgo ..............................................23 C2.Cruzeiro .............................................................20 C3.Caxias ................................................................19 C4.Grêmio ..............................................................17 C5.Veranópolis .......................................................15 C6.Juventude.........................................................14 C7.Internacional ....................................................14 C8.São José ............................................................13 C9.São Paulo ..........................................................1210.Brasil-PE ..........................................................1011.Ypiranga ........................................................... 9 R12.Passo Fundo ................................................... 9 R

Últimos campeões:2017 - Novo Hamburgo2016 - Internacional2015 - Internacional2014 - Internacional2013 - Internacional2012 - Internacional2011 - Internacional2010 - Grêmio2009 - Internacional2008 - Internacional

CAMPEONATO GAÚCHOSEGUNDA DIVISÃO

Primeira Fase | Grupo B

2-abrGAÚCHO 2-1 IGREJINHAL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 20 | R$ 200 | A: Marcos Sacon | G: Marcus 54 (0-1), Adilson 72 (1-1), Ledesma 85 (2-1) | CA: Baggio, Natan Patrola, DarielGAU: Vinícius; Léo Taivã, Bruno Brum, Ícaro (Ledes-ma) e Felipe Borowski (Leo Robetti); Baggio, Caio (Zandoná), Alisson Spier e Adilson; Pedro Junior e Cadu. T: Ricardo AttoliniIGR: Régis; Chaves, Dariel, Natan Patrola e Pu-yol; Jair, Pepê (Crouch), Marcus e Lucas Veneno; Guilherme Pitoco (Guilherme Panambi) e Lucas Schulz (Eduardinho). T: Everton Fabro

8-abrGRÊMIO B 7-1 GAÚCHOL: CT Hélio Dourado, Eldorado do Sul | P: 86 | R$ 0 | A: Luiz Hermes Junior | G: Pedro Junior 31 (0-1), Kaio 40 (1-1), Kaio 52 (2-1), Ty 58 (3-1), Ty 67 (4-1), Ty 71 (5-1), Wallace Oliveira 81 (6-1), Kaio Felipe 88 (7-1) | CA: Machado, Ty, Lovat, Wallace Oliveira, Léo Taivã, LauroGRE: Leo; Wallace Oliveira, Lucas Rex, Zé Augusto e Lovat (Balbino); Machado (Dudu), Kaio, Jeferson Negueba e Jean Pyerre; Lima e Ty (Kaio Felipe). T: Felipe EndresGAU: Vinícius; Léo Taivã (Ricardo), Bruno Brum, Ícaro (Leo Robetti) e Lauro (Ledesma); Baggio, Caio, Alisson Spier e Adilson; Cadu e Pedro Junior. T: Ricardo Attolini*Jogo com portões abertos.

13-abrGAÚCHO 1-1 NOVA PRATAL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 80 | R$ 800 | A: Felipe Lermen | G: Adilson 59 (1-0), Wallace 77 (1-1) | CA: Caio, Mateus, Robson, SouzaGAU: Vinícius; Léo Taivã, Bruno Brum, Guimorvan e Lauro; Caio (Ícaro), Baggio, Alisson Spier (Ledes-ma) e Adilson; Cadu e Pedro Junior (Leo Robetti). T: Ricardo AttoliniNPA: João Paulo; Lucas, Allan, Souza e Gustavo; Robson, Wallace, Geison e Luciano Junior; Caeta-no (Daniel Sasias) e Bruno. T: Everaldo Medeiro

16-abrPRS 1-1 GAÚCHOL: Alcides Santa Rosa, Garibaldi | P: 30 | R$ 300 | A: Fábio dos Santos | G: Lulinha 61 (1-0), Ledesma 81 (1-1) | CA: Roger, Neto Baiano, Caio, Alisson Spier, Vinícius, CaduPRS: Caio; Adrian, Ian, Ailton e Neto Baiano (Oc-tavio); Henrique, Douglas, Roger e Lulinha; João Vitor (Geovânio) e Renan. T: Edmilson SilvaGAU: Mateus; Baggio, Bruno Brum e Caio; Léo Tai-vã (Zandoná), Guimorvan (Ícaro), Ledesma, Alis-son Spier e Lauro (Leo Robetti); Cadu e Ricardo. T: Ricardo Attolini

19-abrGAÚCHO 1-1 TRÊS PASSOSL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 50 | R$ 500 | A:

Janvie Baroni | G: Cléber 30 (0-1), Cadu 40 (1-1) | CA: Ícaro, Vinícius, Érik César, Cristiano, Cléber, GabrielGAU: Vinícius; Bruno Brum, Baggio e Ícaro; Ricardo (Léo Taivã), Caio (Lauro), Zandoná, Alisson Spier e Leo Robetti (Adilson); Ledesma e Cadu. T: Ricardo AttoliniTRE: Gabriel; Paulista, Érik César (Léo), Kauê (An-drion) e Pedro; Felipe, Diego, Bruno e Júnior Sau-dade (Ítalo); Cristiano e Cléber. T: Daniel Franco

23-abrELITE 2-1 GAÚCHOL: Zona Sul, Santo Ângelo | P: 188 | R$ 2.110 | A: Gederson Foletto | G: Wendryl 15 (1-0), Dimitry 66 (2-0), Cadu 93+ (2-1) | CA: Jésum, Jorjão, Cadu, Le-desma, ViníciusELI: Porto; Igor Machado, Jésum, Jorjão e Guego; Jardel, Robert (Piti) e Wendryl (Léo Silva); Mateus (Bruninho), Marcos e Dimitry. T: Jorge CastroGAU: Vinícius; Léo Taivã, Bruno Brum, Baggio e Ícaro; Caio, Alisson Spier (Gabriel) (Zandoná), Ri-cardo, Cadu e Kelvin (Leo Robetti); Ledesma. T: Ricardo Attolini

30-abrGAÚCHO 0-0 ELITEL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 50 | R$ 500 | A: Tiago Rodrigues | CA: Lauro, Ícaro, Jardel, Igor Ma-chadoGAU: Gustavo Marques; Ricardo, Bruno Brum, Baggio e Lauro (Guto Klafke); Ícaro (Leo Robetti), Caio, Léo Taivã e Ledesma; Adilson e Kelvin (Zan-doná). T: Diego MoraesELI: Porto; Igor Machado, Jésum, Jorjão e Guego; Jardel, Thiaguinho (Bruninho), Robert, Mateus (Luiz Pelé); Wendryl e Dimi. T: Jorge Castro

3-maiTRÊS PASSOS 2-0 GAÚCHOL: CT Futebol com Vida, Três Passos | P: 37 | R$ 370 | A: Rafael Lavalhos | G: Souza 68 (1-0), Carlinhos 92+ (2-0) | CA: Cristiano, Caio, Ícaro, Bruno BrumTRE: Gabriel; Paulista, Andrion, Érik César e Pedro; Felipe, Cristiano, Diego e Souza (Carlinhos); Ítalo (Igor) e Júnior Saudade (Paraíba). T: Daniel FrancoGAU: Gustavo Marques; Zandoná (Guto Klafke), Bruno Brum, Baggio e Lauro; Ícaro, Léo Taivã, Kel-vin (Alisson Spier) e Adilson; Ledesma e Lauro (Leo Robetti). T: Diego Moraes

6-maiGAÚCHO 3-3 PRSL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 50 | R$ 500 | A: Bruno Criscuoli | G: Leo Robetti 8 (1-0), Bruno 23 (1-1), Adilson 57 (2-1), Geovânio 72 (2-2), Alisson Spier 77 (3-2), Geovânio 93+ (3-3) | CA: Roger, Neto Baiano, RenanGAU: Gustavo Marques; Zandoná, Bruno Brum, Baggio e Leo Robetti; Guto Klafke, Léo Taivã, Kel-vin (Lauro) e Adilson; Ledesma e Alisson Spier. T: Diego MoraesPRS: Caio; Thalysson, Junior, Roger e Neto Baiano

Page 22: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 22

(Renan); Henrique, Douglas, Bruno (Geovânio) e Lulinha; João e Ian (Wesley). T: Edmilson Silva

10-maiNOVA PRATA 1-2 GAÚCHOL: Mário Cini, Nova Prata | P: 15 | R$ 150 | A: Ezequiel Silva | G: Adilson 40 (0-1), Tanque Gonzales 41 (1-1), Adilson 68 (1-2) | CA: Tanque Gonzales, Anderson, Rafinha, Dani, Felipe, Gustavo, Allan, Cadu, Guto Klafke, Caio, LauroNPA: Dani; Junior (Robert), Allan, Moreno e Felipe; Robson, Anderson, Vitor (Gustavo) e Rafinha; Tan-que Gonzales e Bruno. T: Winicius MorenoGAU: Vinícius; Léo Taivã, Bruno Brum, Ito e Caio; Guto Klafke, Leo Robetti (Ícaro), Cadu e Adilson; Ledesma (Baggio) e Alisson Spier (Lauro). T: Diego Moraes

21-maiGAÚCHO 0-5 GRÊMIO BL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 60 | R$ 600 | A: Gederson Foletto | G: Pepê 35 6(0-1), Jadson 51 (0-2), Nicolas Careca 64 (0-3), Pepê 86 (0-4), Lucas Po-letto 89 (0-5) | CA: Léo Taivã, Bruno Brum, Pedro Ju-nior, Ledesma, Jadson, N.Careca, Rodrigo AnchetaGAU: Vinícius; Léo Taivã; Bruno Brum, Ito e Caio (Ricardo); Guto Klafke (Pedro Junior), Leo Robetti (Ícaro), Alisson Rodrigo e Adilson; Ledesma e Alis-son Spier. T: Diego MoraesGRE: Gabriel; Raul (Rodrigo Ancheta), Zé Augusto, Lucas Rex e Conrado; Esperon, Dudu, Pepê e Lima (Patrick); Jadson e Nicolas Careca (Lucas Poletto). T: Felipe Endres

28-maiIGREJINHA 3-1 GAÚCHOL: Carlos Schwingel | P: 26 | R$ 280 | A: Douglas Silva | G: Xandy 46+ (1-0), Alisson Spier 47 (1-1), Guilher-me Pitoco 59 (2-1), Léo 67 (3-1) | CA: Guilherme Pa-nambi, Lucas Veneno, Leo Robetti, Baggio, Ícaro | CV: Oliveira, Leo Robetti, LauroIGR: Mateus; Léo, Dariel, Xandy e Oliveira; Djoni, Chaves, Guilherme Panambi e Lucas Veneno (Ever-ton Zimi); William Matheus (Crouch) e Guilherme Pitoco (Brito). T: Everton FabroGAU: Gustavo Marques (Vinícius); Lauro, Baggio, Ito (Ícaro) e Caio; Guto Klafke, Alisson Rodrigo, Leo Robetti e Cadu; Pedro Junior (Arthur) e Alisson Spier. T: Diego Moraes

Classificação:1.Grêmio B ...........................................................31 C2.Três Passos ........................................................22 C3.Igrejinha ............................................................21 C4.Elite ....................................................................15 C5.Gaúcho ..............................................................11 C6.PRS .................................................................... 9 C7.Nova Prata ........................................................ 8

Segunda Fase | Grupo D

3-jun

GAÚCHO 1-0 TRÊS PASSOSL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 50 | R$ 500 | A: Evander Bica | G: Fischer 79 (1-0) | CA: Kauê, Para-guaio, Erik Cesar | CV: ParaguaioGAU: Vinícius; Alisson Rodrigo, Bruno Brum, Baggio e Caio; Guto Klafke, Cadu, Ícaro e Adilson (Alisson Spier); Fischer e Pedro Junior (Ledesma). T: Diego MoraesTRE: Gabriel; Paraguaio, Erik Cesar, Cauê e Pedro; Felipe Fernando (Vitor Ramos), Diego, Cristiano e Paim; Ítalo Pica-Pau (Juninho) e Junior Saudade (Carlinhos). T: Daniel Franco

7-junIGREJINHA 3-2 GAÚCHOL: Carlos Schwingel, Igrejinha | P: 16 | R$ 180 | A: Marco Reis | G: Lucas Schulz 7 (1-0), Ícaro 46+ (1-1), Alisson Spier 53 (1-2), Jair 70 (2-2), Guilherme Panambi 91+ (3-2) | CA: Lucas Veneno, Jair, Pepê, Ícaro, Guto Klafke, Bruno Brum, CaioIGR: Régis; Xandy, Dariel (Guilherme Panambi), Natan Patrola e Puyol; Jair, Pepê, Djoni e Lucas Veneno; Lucas Schulz (Crouch) e Guilherme Pitoco (Rodrigo Grahl). T: Everton FabroGAU: Vinícius; Alisson Rodrigo, Bruno Brum, Baggio e Caio; Ícaro, Guto Klafke, Cadu e Adilson (Lauro); Alisson Spier (Leo Robetti) e Ledesma (Zandoná). T: Diego Moraes

11-junGAÚCHO 2-1 PRSL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 40 | R$ 400 | A: Janvie Baroni | G: Adilson 32 (1-0), Adilson 44 (2-0), Douglas 47 (2-1) | CA: Bruno Brum, Adilson, Guto Klafke, Gustavo Marques, Bruno, Regis, Lulinha, DouglasGAU: Gustavo Marques; Alisson Rodrigo, Bruno Brum, Baggio e Caio; Guto Klafke, Cadu, Leo Ro-betti (Ícaro) e Adilson; Fischer (Alisson Spier) e Le-desma (Lauro). T: Diego MoraesPRS: Filipi; Thalysson, Regis, Bruno (Dias) e Carlos Henrique; Da Silva, Douglas, Renan (Wesley) e Bru-no Henrique; Lulinha e Neto. T: Edmilson Silva

15-junGAÚCHO 3-1 ELITEL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 50 | R$ 500 | A: Daniel Machado | G: Cadu 10 (1-0), Bruno 15 (1-1), Bruno Brum 34 (2-1), Baggio 76 (3-1) | CA: Ícaro, Baggio, Fischer, Cadu, Ledesma, Bruno Brum, Guto Klafke, Dimi, Piti, Plínio, Igor Machado, Ro-bert, Bruninho | CV: Igor MachadoGAU: Gustavo Marques; Alisson Rodrigo, Bruno Brum, Baggio e Ícaro (Leo Robetti); Guto Klafke, Caio (Léo Taivã), Cadu e Adilson; Ledesma (Kelvin) e Fischer. T: Diego MoraesELI: Porto; Piti (Bruninho), Bruno, Igor Machado e Jardel (Luiz Pelé); Guego, Plínio (Léo Silva), Robert e Marcos; Wendryl e Dimi. T: Rafael Locatelli

18-junGRÊMIO B 3-2 GAÚCHO

L: CT Hélio Dourado, Eldorado do Sul | P: 49 | R$ 0 | A: Daniel Noronha | G: Fischer 29 (0-1), Lima 66 (1-1), Esperon 82 (2-1), Baggio 90 (2-2), Jean Pyerre 93+ (3-2) | CA: Patrick, Lucas Rex, Raul, Lima, Lauro, Baggio, Fischer, Ícaro | CV: Jadson, Esperon, Kelvin, LauroGRE: Coutinho; Raul, Truyts, Lucas Rex (Pepê) e Balbino; Rodrigo Ancheta (Jadson), Esperon, Dudu, Lima e Patrick; Nicolas Careca (Jean Pyerre). T: Felipe EndresGAU: Gustavo Marques; Cadu, Léo Taivã, Baggio e Ícaro; Lauro, Leo Robetti (Felipe Borowski), Arthur (Alisson Rodrigo) e Kelvin; Alisson Spier e Fischer (Ledesma). T: Diego Moraes

24-junGAÚCHO 0-0 GRÊMIO BL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 40 | R$ 400 | A: Leandro Soares | CA: Leo Robetti, Lucas RexGAU: Gustavo Marques; Léo Taivã (Alisson Rodri-go), Bruno Brum, Baggio e Leo Robetti; Caio, Guto Klafke (Ledesma), Adilson e Alisson Spier (Cadu); Fischer e Zandoná. T: Diego MoraesGRE: Gabriel; Raul, Zé Augusto, Lucas Rex e Paulo Victor (Diego Carioca); Estevão Jr. (Lucas Poletto), Negueba, Dudu e Jean Pyerre; Ferreira (Wallace) e Patrick. T: Felipe Endres

28-junELITE 0-1 GAÚCHO*O Elite desistiu do campeonato. A Federação Gaú-cha de Futebol determinou a perda de todos os jo-gos restantes pelo placar de 1-0.

2-julPRS 3-0 GAÚCHOL: Alcides Santa Rosa, Garibaldi | P: 20 | R$ 200 | A: Márcio Castelli | G: Renan 12 (1-0), João Vitor 61 (2-0), João Vitor 86 (3-0) | CA: Lucas, Carlos Henrique, Fischer, Adilson, BaggioPRS: Bahiano; Lucas, Thalysson (Adrian), Junior e Regis (Jair); Carlos Henrique, Wesley (Ian), Renan e Da Silva; Lulinha e João Vitor. T: André BorgesGAU: Gustavo Marques; Léo Taivã, Bruno Brum, Baggio e Kelvin; Ícaro, Cadu (Ledesma), Lauro (Ar-thur) e Adilson; Fischer e Zandoná (Pedro Junior). T: Diego Moraes

6-julGAÚCHO 1-0 IGREJINHAL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 40 | R$ 400 | A: Marco Aurélio Magalhães | G: Ícaro 56 (1-0); Cartões amarelos: Bruno Brum, Leonardo, Paulo, Dariel; Cartão vermelho: DarielGAU: Gustavo Marques; Bruno Brum, Zandoná e Ito; Léo Taivã, Kelvin, Lauro, Adilson e Leo Robetti (Ícaro); Cadu (Ledesma) e Pedro Junior (Arthur). T: Diego MoraesIGR: Régis; Dariel, Leonardo (Felipe), Roger e Ma-teus; Jair, Willian, Lucas Rogério e Rodrigo Graal (Diórgenes); Cleiton (Paulo) e Lucas Schulz. T: Everton Fabro

Page 23: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 23

9-julTRÊS PASSOS 3-0 GAÚCHOL: CT Futebol com Vida, Três Passos | P: 82 | R$ 820 | A: Tiago Rodrigues | G: Junior Saudade 3 (1-0), Ju-nior Saudade 46+ (2-0), Felipe 80 (3-0) | CA: Diego, Cristiano, Zandoná | CV: FischerTRE: Gabriel; Paulista, Erick Cesar, Kauê e Pedro; Felipe (Carlinhos), Diego, Paim (Cristiano) e Souza; Juninho (Ítalo) e Junior Saudade. T: Daniel FrancoGAU: Gustavo Marques; Bruno Brum, Zandoná (Baggio) e Ito; Léo Taivã, Kelvin, Lauro (Pedro Ju-nior), Ícaro (Ledesma) e Adilson; Cadu e Fischer. T: Diego Moraes

Classificação:1.Igrejinha ............................................................20 C2.Grêmio B ...........................................................18 C3.Três Passos ........................................................18 C4.Gaúcho ..............................................................16 C5.PRS ....................................................................136.Elite .................................................................... 0**O Elite desistiu

Quartas-de-finais

12-julINTERNACIONAL B 4-0 GAÚCHOL: CT Morada dos Quero-Queros, Alvorada | P: 0 | R$ 0 | A: A: Marcus Vinícius dos Santos | G: Valdemir 5 (1-0), Joanderson 26 (2-0), Joanderson 31 (3-0), Joanderson 89 (4-0) | CA: Fabio Alemão, Joander-son, Léo Taivã, Gabriel, Pedro Junior | CV: Fabio AlemãoINT: Igor; Wesley Campos, Fabio Alemão, Windson e Yan Petter; Bertotto (William), Valdemir (Vinícius Bala) e Mossoró; Léo Ávila, Joanderson e Robério (Ariel). T: Ricardo ColbachiniGAU: Gustavo Marques; Bruno Brum, Zandoná e Baggio; Léo Taivã, Kelvin, Lauro (Gabriel Voss), Leo Robetti e Adilson (Pedro Junior); Cadu e Arthur (Le-desma). T: Diego Moraes

16-julGAÚCHO 0-2 INTERNACIONAL BL: BSBIOS Arena, Passo Fundo | P: 50 | R$ 500 | A: Marcelo Pereira | G: Robério 8 (0-1), Yan Petter 66 (0-2) | CA: Kelvin, Fischer, Wesley Campos, Gabriel Mentz, GlécioGAU: Gustavo Marques; Léo Taivan, Baggio, Zan-doná e Kelvin; Leo Robetti, Cadu, Gabriel e Ricar-dinho (Lauro); Arthur (Pedro Junior) e Ledesma (Fischer). T: Diego MoraesINT: Igor; Wesley Campos, Gabriel Mentz, Wind-son e Yan Petter (Cássio); Bertotto, Fabio (Glécio) e Valdemir; Léo Avila, Robério e Ariel (Jonathan). T: André Döring

Últimos campeões:2017 - Internacional B2016 - Guarany-BA*2015 - Marau2014 - Rio Grande

2013 - Tupy2012 - Aimoré*2003 - Lami2002 - Ulbra2001 - Cachoeira2000 - Gaúcho*O Gaúcho foi vice-campeão em 2012 e 2016.

CAMPEONATO MUNICIPAL

Primeira Fase

Grupo A10.06 | Vila Real 0-2 Farroupilha10.06 | 13 de Abril 3-0 Bahia18.06 | Independente 1-4 BW ATR/AFC 18.06 | União 2-1 Torres24.06 | 13 de Abril 1-2 Torres24.06 | Bahia 2-1 União02.07 | Independente 3-3 Farroupilha02.07 | BW ATR/AFC 1-1 Vila Real08.07 | Torres 2-0 Independente08.07 | Vila Real 3-2 13 de Abril16.07 | Farroupilha 3-1 União16.07 | BW ATR/AFC 1-0 Bahia22.07 | Vila Real 2-1 Torres22.07 | Independente 0-1 Bahia30.07 | União 1-2 BW ATR/AFC30.07 | 13 de Abril 4-2 Farroupilha12.08 | 13 de Abril 2-3 BW ATR/AFC12.08 | Torres 2-1 Farroupilha26.08 | Torres 1-0 BW ATR/AFC27.08 | Bahia 3-1 Farroupilha03.09 | Vila Real 3-0 União03.09 | Independente 4-4 13 de Abril09.09 | Vila Real 4-0 Independente09.09 | União 1-0 13 de Abril17.09 | Bahia 0-0 Torres17.09 | BW ATR/AFC 1-1 Farroupilha24.09 | Vila Real 3-1 Bahia24.09 | Independente vs. União**Não realizado.

Classificação:1.Vila Real .............................................................16 C2.BW ATR/AFC ......................................................14 C3.Torres .................................................................13 C4.Bahia .................................................................10 C5.Farroupilha ....................................................... 86.13 de Abril ......................................................... 77.União ................................................................. 68.Independente................................................... 2

Grupo B11.06 | Pumas 0-1 Beco Santa Marta11.06 | Cruzeiro 1-0 Revelação/UFA17.06 | Boca Junior 1-1 Juventus/Borussia 17.06 | Ipiranga 2-4 Roma25.06 | Roma 5-1 Cruzeiro25.06 | Revelação/UFA 1-1 Ipiranga01.07 | Beco Santa Marta 1-2 Boca Junior01.07 | Juventus/Borussia 2-2 Pumas

09.07 | Boca Junior 1-1 Roma09.07 | Pumas 4-1 Cruzeiro15.07 | Revelação/UFA 2-1 Juventus/Borussia15.07 | Ipiranga 1-0 Beco Santa Marta23.07 | Roma 0-0 Pumas23.07 | Boca Junior 3-3 Revelação/UFA29.07 | Juventus/Borussia 1-4 Ipiranga29.07 | Cruzeiro 0-5 Beco Santa Marta19.08 | Pumas 1-1 Revelação/UFA19.08 | Ipiranga 0-0 Boca Junior26.08 | Revelação/UFA 4-4 Beco Santa Marta27.08 | Roma 7-0 Juventus/Borussia02.09 | Pumas 1-0 Ipiranga02.09 | Boca Junior 1-1 Cruzeiro10.09 | Pumas 3-4 Boca Junior10.09 | Cruzeiro 4-1 Ipiranga16.09 | Revelação/UFA 4-8 Roma16.09 | Juventus/Borussia 1-3 Beco Santa Marta23.09 | Cruzeiro 7-0 Juventus/Borussia23.09 | Beco Santa Marta 1-2 Roma

Classificação:1.Roma .................................................................17 C2.Boca Junior ......................................................11 C3.Beco Santa Marta .............................................10 C4.Cruzeiro .............................................................10 C5.Pumas ............................................................... 96.Ipiranga ............................................................. 87.Revelação/UFA ................................................. 78.Juventus/Borussia ........................................... 2

Quartas-de-final30.09 | Vila Real 0-1 Cruzeiro30.09 | Boca Junior 4-0 Torres07.10 | Roma 2-2 Bahia (3-5 pên)07.10 | BW ATR/AFC 0-0 Beco Santa Marta (4-3 pên)

Semifinais15.10 | Cruzeiro 0-6 Boca Junior15.10 | Bahia 0-3 BW ATR/AFC

Final29.10 | Boca Junior 3-1 BW ATR/AFC

Últimos campeões:2017 - Boca Junior2016 - Vila Real2015 - Boca Junior2014 - Ipiranga2013 - Ipiranga2012 - Boca Junior2011 - Boca Junior2010 - Ipiranga2009 - 13 de Abril2008 - Guarani da Juventude

CAMPEONATO MUNICIPALSEGUNDA DIVISÃO

Tradicionalmente, a decisão de um ano acontece no ano seguinte. Mas, em 2017,foram realizadas as finais referentes a 2016 e a 2017.

Page 24: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 24

Final 201609.04 | Beco Santa Marta 4-2 Farroupilha "A"*As duas equipes se classificaram para o Campeo-nato Municipal 2017.

Final 201710.12 | Grêmio Petrópolis 3-0 Napoli*As duas equipes se classificaram para o Campeo-nato Municipal 2018.

Últimos campeões:2017 - Grêmio Petrópolis2016 - Beco Santa Marta2015 - UFA2014 - Cruzeiro2013 - Grêmio Petrópolis2012 - Grêmio Petrópolis2011 - Bahia2010 - União Olímpia2009 - Atlético Expresso2008 - Vitória

CAMPEONATO MUNICIPALVETERANOS

Final15.11 | Felini Imóveis 1-0 Capão Bonito

Últimos campeões:2017 - Felini Imóveis2016 - Sotigool2015 - Conesul2014 - Guarani da Juventude2013 - Ipiranga2012 - Bangu2011 - Bangu2010 - JCD Construções2009 - Independente2008 - JCD Construções

FOOTBALL CUP BARCELONASUB-14

Primeira Fase | Grupo B28.10 | Yellow-FIN 0-0 Vila Nova28.10 | Vila Nova 2-1 Alnö B-SUE28.10 | Champion Football-ING 1-1 Vila Nova

Classificação:1.Yellow ................................................................ 7 C2.Vila Nova............................................................ 5 C3.Champion Football .......................................... 44.Alnö B ................................................................ 0

Semifinais29.10 | Legirus Inter-FIN 0-0 Vila Nova (3-4 pên)

Final29.10 | Vila Nova 2-0 Yellow-FIN

Últimos campeões:2017/2 - Vila Nova

2017/1 - Lincoln (Gibraltar)2016/2 - Bosc de Tosca (Espanha)2016/1 - Cherry Orchard (Irlanda)2015/2 - Bosc de Tosca (Espanha)2015/1 - Lausanne Foot Académie M11 (Suíça)

TAÇA 160 ANOS CIDADE DE PASSO FUNDO

Jogo único12.08 | Passo Fundo 4-1 Gaúcho*Disputado entre veteranos e convidados dos dois clubes.

TORNEIO DE REVELAÇÃO DE TALENTOSESPORTE CLUBE PASSO FUNDO

Oitavas-de-final25.11 | Borussia C 4-0 São Luiz FC25.11 | Borussia B W-O Goulart25.11 | Rodoviário 2-1 Atletas Individuais25.11 | Caixeiral C. 0-0 Eldorado do Sul (3-0 pên)26.11 | Ipiranga 2-1 Borussia A26.11 | Zenit 0-9 Colorado26.11 | Itatiba do Sul 6-3 Galáticos26.11 | Ernestina 2-0 Academia de Futebol TG

Quartas-de-final25.11 | Borussia C 2-0 Borussia B25.11 | Rodoviário 2-0 Caixeiral Campestre26.11 | Ipiranga 5-3 Colorado26.11 | Ernestina 6-1 Itatiba do Sul

Semifinais10.12 | Borussia C 1-1 Rodoviário (6-5 pên)10.12 | Ipiranga 4-0 Ernestina

Final10.12 | Ipiranga 1-1 Borussia C (3-0 pên)

Últimos campeões:2017 - Ipiranga

CAMPEONATO GAÚCHO DE FUTSALSÉRIE PRATA

Primeira Fase29.04 | Passo Fundo Futsal 3-1 AGE06.05 | Assaf 5-3 Passo Fundo Futsal13.05 | Passo Fundo Futsal 3-3 Alvorada20.05 | Figueira 5-12 Passo Fundo Futsal27.05 | Passo Fundo Futsal 4-2 Lagoa Futsal03.06 | Horizontina 1-1 Passo Fundo Futsal10.06 | Passo Fundo Futsal 4-3 Uruguaianense17.06 | Parobé 3-1 Passo Fundo Futsal24.06 | Passo Fundo Futsal 2-3 AFF30.06 | ACBF 1-3 Passo Fundo Futsal08.07 | Passo Fundo Futsal 3-2 ADCH15.07 | AGE 5-4 Passo Fundo Futsal22.07 | Passo Fundo Futsal 7-4 Assaf29.07 | Alvorada 5-6 Passo Fundo Futsal05.08 | Passo Fundo Futsal 8-2 Figueira12.08 | Lagoa Futsal 4-5 Passo Fundo Futsal

19.08 | Passo Fundo Futsal 6-4 Horizontina26.08 | Uruguaianense 7-5 Passo Fundo Futsal02.09 | Passo Fundo Futsal 2-2 Parobé07.09 | AFF 2-2 Passo Fundo Futsal16.09 | Passo Fundo Futsal 9-0 ACBF23.09 | ADCH 1-3 Passo Fundo Futsal

Classificação:1.AFF .....................................................................47 C2.Passo Fundo Futsal ..........................................43 C3.Parobé ...............................................................42 C4.Uruguaianense .................................................40 C5.Lagoa Futsal .....................................................38 C6.Horizontina .......................................................33 C7.AGE ....................................................................32 C8.Assaf ..................................................................26 C9.ADCH .................................................................2410.Alvorada ..........................................................2111.ACBF ................................................................1312.Figueira ........................................................... 1

Quartas-de-finais07.10| AGE 2-6 Passo Fundo Futsal14.10| Passo Fundo Futsal 3-2 AGE

Semifinais21.10 | Parobé 3-4 Passo Fundo Futsal28.10 | Passo Fundo Futsal 0-1 Parobé**O jogo foi interrompido quando faltavam 7 mi-nutos no segundo tempo por agressões de um se-gurança a jogadores do Parobé. No julgamento, o Passo Fundo Futsal foi considerado culpado e per-deu os pontos do jogo e da prorrogação.

Últimos campeões:2017 - Parobé2016 - Guarany de Espumoso2015 - Juventude2014 - AGF2013 - América de Tapera2012 - Asaf2011 - Afusca2010 - AGSL2009 - AGSL2008 - LTF

1ª COPA MARAU DE FUTSAL

Semifinal18.03 | Assoeva 6-2 Passo Fundo Futsal

Decisão do 3º lugar19.03 | Passo Fundo Futsal 0-3 AMF

Últimos campeões:2017 - Assoeva

CAMPEONATO GAÚCHO DE RÚGBISEGUNDA DIVISÃO

Primeira Fase18.03 | Planalto 115-0 Pampas

Page 25: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 25

20.05 | Guasca 17-20 Planalto10.06 | Guaíba 0-3 Planalto05.08 | Planalto 22-13 Antiqua19.08 | Centauros 19-14 Planalto02.09 | Planalto 24-0 Chuí

Classificação:1.Centauros .........................................................23 C2.Planalto .............................................................23 C3.Antiqua ..............................................................23 C4.Guaíba ...............................................................15 C5.Guasca ...............................................................126.Pampas ............................................................. 57.Chuí ................................................................... 0

Semifinal29.09 | Planalto 33-12 Antiqua

Final04.11 | Centauros 6-10 Planalto

Últimos campeões:2017 - Planalto2016 - Universitário2015 - Universitário2014 - Osório2013 - Centauros

Playoff pela vaga na Primeira Divisão03.12 | Planalto 32-12 Universitário*O campeão da Segunda Divisão não tem vaga ga-rantida na Primeira Divisão e precisa disputar um playoff com o último colocado pelo ascenso.

Page 26: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 26

JOGOS07.01 2-0 Caxias AMI C14.01 1-2 Caxias AMI F19.01 1-2 Internacional-SC AMI C29.01 0-3 São Paulo GAU C05.02 2-0 Ypiranga GAU F12.02 0-1 Grêmio GAU F19.02 2-2 Internacional GAU C25.02 0-1 Juventude GAU F27.02 1-0 São Luiz AMI F03.03 3-0 Panambi AMI C06.03 1-4 Novo Hamburgo GAU F12.03 0-2 São José-PA GAU C19.03 0-0 Cruzeiro GAU C22.03 0-0 Veranópolis GAU F26.03 0-2 Caxias GAU F29.03 2-1 Brasil-PE GAU CAMI=AmistosoGAU=Campeonato GaúchoC=CasaF=Fora

2017 J V E D GP GC SG % 16 5 3 8 15 20 -5 41

AMISTOSO J V E D GP GC SG % 5 3 0 2 8 4 4 60

CAMPEONATO GAÚCHO J V E D GP GC SG % 11 2 3 6 7 16 -9 32

CASA J V E D GP GC SG % 8 3 2 3 10 10 0 50

FORA J V E D GP GC SG % 8 2 1 5 5 10 -5 31

JOGADOR P J GAlex Z 7 0Alex Cazumba LE 2 0Anderson Paraíba M 11 0

Passo FundoESPORTE CLUBE PASSO FUNDO10-jan-1986Estádio Vermelhão da Serra Å 54 3312-0802 þ ecpassofundo.com.br � [email protected] ecpf1986 soupassofundo

DIREÇÃO E COMISSÃO TÉCNICAPresidente: Evandro ZambonatoTécnicos: Paulo Porto, Giovanni Simonetti (interino), Leocir Dall'Astra

DESEMPENHO 2017Campeonato Gaúcho >>> primeira fase (12º lugar, rebaixado)

JOGADOR P J G Brandão A 14 1Dagoberto LD 6 0Danilo V 4 0Elyeu A 4 0Emerson Santos M 7 1Felipe Chagas V 4 0Felipe Nunes M 8 0Fernando Júnior G 9 -10Gênesis A 11 2Giovani Rosa A 9 1Gustavo Marques G 1 0Gustavo Miranda Z 8 0Gustavo Silva G 11 -10Jessé V 14 2Joãozinho M 1 0Juan Sosa Z 14 2Kasado V 9 0Maicon LD 12 1Marcel A 4 0Mikael M 12 0Rodolfo Mol Z 13 1Rodrigo Possebon V 12 0Ruan LE 9 0Saimon Z 4 0Saldanha A 15 3Vinícius Charopem A 3 0Xaro LE 12 0*Gol contra 1

TÉCNICO J V E D %P.Porto 8 2 1 5 31G.Simonetti 1 1 0 0 100L.Dall’Astra 7 2 2 3 43

Page 27: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 27

DESEMPENHO 2017Campeonato Gaúcho 2ª Divisão >>> quartas-de-finais (7º lugar)

GaúchoSPORT CLUBE GAÚCHO12-mai-1918BSBios Arena Wolmar Salton Å 54 99981-4139 þ sportclubgauchopassofundo.blogspot.com.br � [email protected] Sport-Clube-GAÚCHO-de-Passo-Fundo-RS sportclubgaucho

DIREÇÃO E COMISSÃO TÉCNICAPresidente: Gilmar RossoTécnicos: Ricardo Attolini, Diego Moraes

JOGOS02.04 2-1 Igrejinha CG2 C08.04 1-7 Grêmio B CG2 F13.04 1-1 Nova Prata CG2 C16.04 1-1 PRS CG2 F19.04 1-1 Três Passos CG2 C23.04 1-2 Elite CG2 F30.04 0-0 Elite CG2 C03.05 0-2 Três Passos CG2 F06.05 3-3 PRS CG2 C10.05 2-1 Nova Prata CG2 F21.05 0-5 Grêmio B CG2 C28.05 1-3 Igrejinha CG2 F03.06 1-0 Três Passos CG2 C07.06 2-3 Igrejinha CG2 F11.06 2-1 PRS CG2 C15.06 3-1 Elite CG2 C18.06 2-3 Grêmio B CG2 F24.06 0-0 Grêmio B CG2 C28.06 1-0 Elite CG2 F02.07 0-3 PRS CG2 F06.07 1-0 Igrejinha CG2 C09.07 0-3 Três Passos CG2 F12.07 0-4 Internacional B CG2 F16.07 0-2 Internacional B CG2 CAMI=AmistosoCG2=Campeonato Gaúcho 2ª DivisãoC=CasaF=Fora

2017 J V E D GP GC SG % 24 7 6 11 25 47 -22 42

CAMPEONATO GAÚCHO 2ª DIVISÃO J V E D GP GC SG % 24 7 6 11 25 47 -22 42

CASA J V E D GP GC SG % 12 5 5 2 14 15 -1 63

FORA J V E D GP GC SG % 12 2 1 9 11 32 -21 21

JOGADOR P J GAdilson M 18 7Alisson Rodrigo LD 8 0 Alisson Spier A 16 3Arthur M 6 0 Baggio Z 21 2Bruno Brum Z 20 1Cadu M 19 3Caio Z 15 0 Felipe Borowski LE 2 0 Fischer A 8 2Gabriel M 3 0 Guimorvan LE-M 2 0 Gustavo Marques G 13 -23Guto Klafke M 11 0 Ícaro M 19 2Ito Z 5 0 Kelvin LD-M 11 0 Lauro LE 18 0 Ledesma A 22 2Leo Robetti M 20 1Léo Taivã LD-M 19 0 Mateus G 1 -1Pedro Junior A 11 1Ricardo Z 7 0 Vinícius G 10 -23Zandoná Z-LE 14 0 *WO 1

TÉCNICO J V E D %R.Attolini 6 1 3 2 42D.Moraes 18 6 3 9 42

Page 28: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 28

DESEMPENHO 2017Campeonato Municipal >>> campeão

Boca JuniorCLUBE ATLÉTICO BOCA JUNIOR00-jun-2005Estádio Vermelhão da SerraBSBios Arena Wolmar Salton**Estádios do Campeonato Municipal

JOGOS

Primeira Fase | Grupo B17.06 1-1 Juventus/Borussia 01.07 2-1 Beco Santa Marta09.07 1-1 Roma23.07 3-3 Revelação/UFA19.08 0-0 Ipiranga02.09 1-1 Cruzeiro10.09 4-3 Pumas

Quartas-de-final30.09 4-0 Torres

Semifinais15.10 6-0 Cruzeiro

Final29.10 3-1 BW ATR/AFC

2017 J V E D GP GC SG % 10 5 5 0 25 11 14 75

DESEMPENHO NOS ÚLTIMOS 5 ANOSANO # J V E D GP GC2013 2º - - - - - -2014 3º 8 5 1 2 18 42015 1º 13 12 0 1 45 72016 3º 9 8 0 1 26 52017 1º 10 5 5 0 25 11*Estatísticas de 2013 não disponíveis

Page 29: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 29

JOGOS18.03 2-6 Assoeva MAR N19.03 0-3 AMF MAR F01.04 6-3 Jáqtáqvá AMI C11.04 2-1 XV de Novembro AMI C29.04 3-1 AGE PRA C06.05 3-5 Assaf PRA F13.05 3-3 Alvorada PRA C20.05 12-5 Figueira PRA F27.05 4-2 Lagoa Futsal PRA C03.06 1-1 Horizontina PRA F10.06 4-3 Uruguaianense PRA C17.06 1-3 Parobé PRA F24.06 2-3 AFF PRA C30.06 3-1 ACBF PRA F08.07 3-2 ADCH PRA C15.07 4-5 AGE PRA F22.07 7-4 Assaf PRA C29.07 6-5 Alvorada PRA F05.08 8-2 Figueira PRA C12.08 5-4 Lagoa Futsal PRA F19.08 6-4 Horizontina PRA C26.08 5-7 Uruguaianense PRA F02.09 2-2 Parobé PRA C07.09 2-2 AFF PRA F16.09 9-0 ACBF PRA C23.09 3-1 ADCH PRA F07.10 6-2 AGE PRA F14.10 3-2 AGE PRA C21.10 4-3 Parobé PRA F28.10 0-1 Parobé PRA CAMI=AmistosoPRA=Campeonato Gaúcho Série PrataMAR=Copa MarauC=CasaF=ForaN=Neutro

2017 J V E D GP GC SG % 30 18 4 8 119 86 33 67

AMISTOSO J V E D GP GC SG % 2 2 0 0 8 4 4 100

CAMPEONATO GAÚCHO SÉRIE PRATA J V E D GP GC SG % 26 16 4 6 109 73 36 69

COPA MARAU J V E D GP GC SG % 2 0 0 2 2 9 -7 0

CASA J V E D GP GC SG % 15 11 2 2 62 33 29 80

FORA J V E D GP GC SG % 14 7 2 5 55 47 8 57

NEUTRO J V E D GP GC SG % 1 0 0 1 2 6 -4 0*Semifinal da Copa Marau

GOLEADORESJOGADOR GOLSRomarinho 20Tales 16Ricardo Alemão 15Dani Ottoni 14Marcel 10Ismar 9Nuno 9Gui Favero 5Vini Costa 5Felipe Cereta 4Tulio 4Rafa 3Maiquinho 2Jojô 1Luís Henrique 1Zanco 1

TÉCNICO J V E D %A.Boeira 30 18 4 8 67

Passo Fundo FutsalASSOCIAÇÃO PASSO FUNDO FUTSAL00-jan-2014Ginásio do Capinguí � [email protected] passofundofutsal*Em 2017, usou o nome Passo Fundo Futsal /Fasurgs/Zamil

DIREÇÃO E COMISSÃO TÉCNICAPresidente: Attilio GonçalvesTécnico: Alexandre Boeira

DESEMPENHO 2017Copa Marau >>> 4º lugarCampeonato Gaúcho Série Prata >>> semifinal (3º lugar)

Page 30: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 30

JANEIRO

4-jan-1938...Nasce, em Bagé-RS, Amâncio (Amâncio Fróes da Silveira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (79 anos)

4-jan-1942...O Independente disputa o primeiro jogo de sua his-tória. O alvinegro convida o Rio Grandense, bicam-peão da cidade e da região, e acaba goleado por 7 a 2. Flávio faz o primeiro gol do clube. (75 anos)

5-jan-1946...Nasce, em São Gabriel-RS, Adair Bicca (Adair Lopes Bicca), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (71 anos)

6-jan-1958...Nasce, em Passo Fundo, Kita (João Leithardt Neto). O centroavante inicia a carreira no Gaúcho, passan-do depois por mais de uma dezena de clubes, com destaque para 14 de Julho, Internacional, Inter de Limeira, Juventude, Flamengo, Grêmio e Atlético Paranaense. Foi artilheiro dos campeonatos Gaúcho e Paulista, além de várias vezes campeão estadual e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Ange-les, em 1984, com a Seleção Brasileira. (59 anos)

7-jan-1904...Nasce Arno Pini, mais famoso massagista do fute-bol passo-fundense. (113 anos)

9-jan-2013...O Passo Fundo vence o Cerro do Uruguai por 4 a 0 no estádio Vermelhão da Serra e conquista sua primeira vitória internacional. Os gols do tricolor são de Diego Miranda, João Paulo, Claiton e Júlio Santos. Com a vitória, o Passo Fundo conquista seu primeiro título internacional, a Taça Cidades do Mercosul. (4 anos)

10-jan-1986...Fundação do Esporte Clube Passo Fundo. (31 anos)

12-jan-1922...Nasce, em Passo Fundo, Prinche (Clodomiro Ma-chado), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, 14 de Julho e Rio Grandense. (95 anos)

12-jan-1934...Nasce, em Tubarão-SC, Altino Nascimento, ídolo

do Gaúcho, onde é jogador e treinador, além de atuar como supervisor e preparador físico. Nas-cimento também dirige o 14 de Julho e recebe o prêmio Belford Duarte para jogadores que nunca foram expulsos em suas carreiras. (83 anos)

12-jan-1940...Nasce, em Passo Fundo, Wilson Morais, um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (77 anos)

15-jan-1979...Morre em Passo Fundo, aos 85 anos, Juvenal da Luz (Juvenal Hippolito da Luz), um dos fundadores e considerado o mais fanático torcedor do 14 de Julho. (38 anos)

16-jan-1940...Nasce, em Porto Alegre-RS, Arthur (Arthur Andrade de Moraes), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (77 anos)

16-jan-1945...Nasce, em Encantado-RS, Marioti (José Antonio Mariotti), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. Autor do primeiro gol do estádio Vermelhão da Serra. (72 anos)

18-jan-1964...O Gaúcho inaugura seu departamento de piscinas, as primeiras da cidade. A iniciativa do presidente João Maluli aumenta significativamente o número de sócios do clube, incrementando também a ver-ba a ser utilizada no departamento de futebol. (53 anos)

22-jan-1990...Disputando um amistoso contra o Dinamite, em Sananduva, o Passo Fundo aplica a maior goleada da sua história: 13 a 0. Rubens estabelece também o maior número de gols marcados por um jogador do Passo Fundo numa mesma partida: 7. (27 anos)

22-jan-2006...Em uma partida com sete gols pelo Campeonato Gaúcho, o Passo Fundo luta, mas perde por 4 a 3 para o Internacional, que joga com a base que con-quistaria a Libertadores da América e o Mundial de Clubes no final do ano. O time da capital logo abre 2 a 0. Mesmo com dois jogadores a menos durante 25 minutos, o Passo Fundo não desiste. Felipe é o nome da partida, com dois gols, um deles driblan-

do três zagueiros. O outro gol tricolor é de Ferreira. (11 anos)

23-jan-1942...O Rio Grandense joga a partida mais importante da história do clube. No Fortim da Baixada, em Porto Alegre, a equipe enfrenta o Internacional pelas se-mifinais do Campeonato Gaúcho de 1941 e é derro-tada por 7 a 1. (75 anos)

23-jan-1997...O Passo Fundo recebe o Olimpia, do Paraguai, no estádio Vermelhão da Serra para seu primeiro jogo internacional e acaba perdendo o amistoso por 4 a 1. (20 anos)

25-jan-1976...Morre em Passo Fundo, aos 62 anos, Célio Barbosa (Célio Ferreira Barbosa), um dos principais jogado-res da história do Cruzeiro, Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. Também considerado um dos maio-res nomes da arbitragem do futebol passo-funden-se. (41 anos)

25-jan-1976...Disputado no estádio Wolmar Salton o primeiro clássico Ga-Qua pela categoria juvenil. O jogo tam-bém vale pelo Troféu Possamai. O Gaúcho vence por 2 a 0, gols de Calvet, aos 11 minutos, e de Kita, aos 19. (41 anos)

26-jan-1932...Nasce, em Passo Fundo, Careca (Oly Antonio Albu-querque), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, Atlético e 14 de Julho. (85 anos)

26-jan-1949...Nasce, em Urussanga-RS, Vacaria (Olávio Dorico Vieira), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. (68 anos)

28-jan-1993...Morre, aos 56 anos, Gitinha (Manoel Bonifácio Por-ciúncula Nunez), um dos principais jogadores da história do Gaúcho, onde também é treinador. Vol-ta da aposentadoria para jogar, e posteriormente treinar, o 14 de Julho. (24 anos)

FEVEREIRO

2-fev-2013...O Vermelhão da Serra recebe a partida entre o Cru-

NA HISTÓRIAQuando nasceu o artilheiro do seu time? Quanto tempo faz que foi ganho aquele título?

Page 31: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 31

zeiro e a Portuguesa de São Paulo pela primeira fase da Copa do Brasil feminina. É a primeira vez que o estádio sedia um jogo feminino por uma competição nacional promovida pela CBF. O Cru-zeiro acaba derrotado por 5 a 0 e é eliminado sem a necessidade da partida de volta. (4 anos)

3-fev-1942...Nasce, em Arroio do Meio-RS, Poletto (Paulo Sérgio Poletto), um dos principais treinadores da história do Passo Fundo. (75 anos)

3-fev-1970...Morre em Passo Fundo, aos 87 anos, Tia Carlota (Carlota Rico Loureiro), mãe dos fundadores do Gaúcho Alfredo e Gil Loureiro. Tia Carlota é a res-ponsável por costurar os primeiros uniformes do clube. (47 anos)

6-fev-1936...Nasce, em Passo Fundo, Heitor Verardi, um dos principais jogadores da história do Independente e do 14 de Julho. (81 anos)

6-fev-1987...Primeiro jogo do Passo Fundo no estádio Verme-lhão da Serra, mais de um ano depois da fundação do clube. O jogo contra o Juventude pelo Campeo-nato Gaúcho termina empatado por 0 a 0. (30 anos)

7-fev-1960...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 5 a 1 e conquista o Campeonato Citadino de 1959. (57 anos)

9-fev-1943...Nasce, em General Câmara-RS, João Pontes (João Dalacena Pontes), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Irmão de Daizon Pontes. (74 anos)

9-fev-1969...Depois de quase cinco anos de construção é inau-gurado o estádio Vermelhão da Serra, do 14 de Julho. O jogo é contra o Aimoré pelo Campeonato Gaúcho. Marioti, aos 24 minutos, faz o primeiro gol do novo estádio. João Pedro amplia aos 30 e o 14 vence o Aimoré por 2 a 0. (48 anos)

13-fev-1971...O 14 de Julho é goleado por 5 a 1 pelo Esportivo no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. É a pior derrota da história dos colorados no Campeonato Gaúcho. (46 anos)

14-fev-1965...O Gaúcho recebe o Palmeiras, a Academia de Fu-tebol, para um jogo amistoso no estádio Wolmar Salton. O time paulista é o único na década de 1960 a não deixar o Santos de Pelé ganhar um Campeo-nato Paulista. A vitória é do Palmeiras, por 3 a 1, que tem Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabi-na, Ademir da Guia, Gildo e Tupanzinho. (52 anos)

18-fev-1996...Morre, aos 51 anos, Marioti (José Antonio Mariotti), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. Autor do primeiro gol do estádio Vermelhão da Serra. (21 anos)

18-fev-2008...Morre, aos 70 anos, Amâncio (Amâncio Fróes da Silveira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (9 anos)

21-fev-2004...O Passo Fundo precisa esperar 14 anos, até o ter-ceiro clássico, para vencer o Gaúcho. Felipe e Fabio Lopes, no segundo tempo, garantem a primeira vi-tória do tricolor, e de virada, no estádio Vermelhão da Serra. (13 anos)

22-fev-1938...Nasce, em Passo Fundo, Vadecão (Oswaldo Span-nenberg), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense, 14 de Julho e Gaúcho. (79 anos)

24-fev-1951...Nasce, em Passo Fundo, Serginho (Sérgio Rubens Mariano), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (66 anos)

MARÇO

3-mar-1968...Garrincha, então com 35 anos, veste a camisa do 14 de Julho na disputa de um amistoso no estádio Cel-so Fiori contra o Atlântico de Erechim. Os visitantes vencem por 1 a 0, gol de Waldemar, aos 37 minutos. Visivelmente fora de forma, Garrincha atua apenas no primeiro tempo, mas quase marca um gol, acer-tando a trave do goleiro do Atlântico. (49 anos)

4-mar-1967...Morre em Passo Fundo, aos 63 anos, Arno Pini, mais famoso massagista do futebol passo-fundense. (50 anos)

5-mar-1929...Nasce, em Passo Fundo, Valdemar Verardi, um dos principais jogadores da história do Independente. (88 anos)

5-mar-1987...Nasce, em Tubarão-SC, Bruno Grassi (Bruno Medei-ros Grassi), principal goleiro da história do Passo Fundo, pelo qual foi campeão do Campeonato da Região Serrana em 2013. (30 anos)

7-mar-1882...Nasce, em Passo Fundo, Nicolau Araújo Vergueiro, primeiro patrono do Gaúcho. (135 anos)

9-mar-1986...O Passo Fundo vai a Soledade enfrentar o Pampei-ro no primeiro jogo de sua história. O tricolor ven-

ce o amistoso por 4 a 2. O primeiro gol da equipe é marcado por Edenir, aos 19 minutos do segundo tempo. (31 anos)

12-mar-1882...Nasce, em Passo Fundo, Tia Carlota (Carlota Rico Loureiro), mãe dos fundadores do Gaúcho Alfredo e Gil Loureiro. Tia Carlota é a responsável por cos-turar os primeiros uniformes do clube. (135 anos)

13-mar-2005...O atacante Felipe marca o primeiro gol na vitória por 3 a 0 do Passo Fundo contra o São José de Por-to Alegre no estádio Vermelhão da Serra, e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho com 10 gols. (12 anos)

14-mar-1903...Nasce, em Porto Alegre-RS, Honorino Malheiros, um dos principais jogadores e colaboradores da história do Gaúcho. (114 anos)

16-mar-1956...Morre em Passo Fundo, aos 74 anos, Nicolau Araújo Vergueiro, primeiro patrono do Gaúcho. (61 anos)

18-mar-1946...Nasce, em Porto Alegre-RS, Zangão (Luiz Carlos Lopes Bastos), um dos principais jogadores da his-tória do Gaúcho, artilheiro da Copa Everaldo Mar-ques e da Copa Governador do Estado em 1970. (71 anos)

18-mar-1951...Nasce, em São Sebastião do Caí-RS, Darci Munique (Clarísio Darci Hoerlle), um dos principais jogado-res da história do Passo Fundo. Munique foi zaguei-ro e capitão do clube na conquista do Campeonato Gaúcho da 2a Divisão em 1986. (66 anos)

18-mar-1998...No estádio Sady Schmidt, em Campo Bom, o ata-cante Felipe marca seu primeiro gol pelo Passo Fundo, na derrota por 3 a 1 para o 15 de Novembro pelo Campeonato Gaúcho. (19 anos)

19-mar-1974...Nasce, em Ernestina-RS, Ernestina (Clodoaldo de Oliveira), atacante e um dos principais jogadores da história do Passo Fundo, com passagem tam-bém pelo Gaúcho. (43 anos)

21-mar-1904...Nasce, em Passo Fundo, Dionísio Lângaro (Dyoní-sio Lângaro), um dos fundadores e dos principais jogadores da história do 14 de Julho. (113 anos)

21-mar-1968...O Gaúcho perde por 8 a 0 para o Grêmio, a maior derrota sofrida em um campeonato estadual. Após o oitavo gol, os dirigentes do Gaúcho mandam os jogadores cair em campo, simulando lesões. É o

Page 32: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 32

que fazem Daizon Pontes, Roberto, Flávio e Ma-chado. Com apenas seis homens do alviverde em campo, o árbitro Agomar Martins encerra a partida. (49 anos)

22-mar-1959...O 14 de Julho vence o Rio Grandense por 3 a 0 e conquista o Campeonato Citadino Extra. (58 anos)

26-mar-2015...O atacante Michel marca o gol tricolor no empate do Passo Fundo com o União Frederiquense no estádio Vermelhão da Serra pelo Campeonato Gaúcho e se torna artilheiro da competição com 11 gols. (2 anos)

29-mar-2006...O atacante Felipe marca o gol do Passo Fundo no empate por 1 a 1 contra a Ulbra em Canoas e se tor-na artilheiro da Copa Emídio Perondi com 9 gols. (11 anos)

31-mar-1933...Nasce, em Porto Alegre-RS, Maneca (Darci Lopes da Silva), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho e do Gaúcho. (84 anos)

ABRIL

1-abr-1951...O Independente recebe o Grêmio para inaugura-ção do seu estádio, a Tingaúna, no bairro Boquei-rão. Exatas 3.445 pessoas pagam ingresso, lotando o estádio. O primeiro gol é marcado por Rubens Hoffmeister, um dos jogadores convidados pelo Independente a participar do jogo (o clube tinha medo de sofrer uma goleada histórica). A partida é disputada sob um temporal no segundo tempo e termina 3 a 3, com o Grêmio empatando apenas a dois minutos do fim. (66 anos)

2-abr-1975...Fundação do Esporte Clube Vila Nova, tradicional clube de categorias de base. (42 anos)

3-abr-1922...Nasce, em Passo Fundo, Heitor Moura, um dos prin-cipais jogadores e treinadores da história do 14 de Julho. (95 anos)

3-abr-2016...Inaugurado o novo estádio do Gaúcho, a Arena Wolmar Salton, que teve os direitos de nome vendi-dos e nos primeiros anos se chamará BSBIOS Arena Wolmar Salton. O Gaúcho recebe o time sub-19 do Grêmio para a primeira partida e vence por 4 a 2. O primeiro gol do novo estádio é marcado pelo meia Jhonny. (1 ano)

5-abr-1914...Nasce Vicente Souza, um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (103 anos)

6-abr-1986...O Passo Fundo estreia em uma competição per-dendo por 1 a 0 para o Ypiranga no Colosso da La-goa em Erechim, pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão. (31 anos)

7-abr-1977...Inaugurada a iluminação do estádio Vermelhão da Serra, no empate por 1 a 1 entre o 14 de Julho e o Brasil de Pelotas pelo Campeonato Gaúcho. (40 anos)

10-abr-1938...Nasce, em Rio Pardo-RS, Machado (Ramos da Luz), um dos principais jogadores e treinadores da histó-ria do Gaúcho e do 14 de Julho. (79 anos)

10-abr-1941...O 14 de Julho faz um dos maiores jogos da sua his-tória, enfrentando o Internacional numa partida amistosa que comemora o cinquentenário da ele-vação de Passo Fundo de vila para cidade. O jogo é no estádio da Montanha, do Gaúcho. O 14 abre o placar com Pupe, aos 5 minutos. O Internacional termina o primeiro tempo vencendo por 3 a 1. Mas o 14 de Julho não desiste e consegue empatar por 4 a 4. (76 anos)

11-abr-2014...Morre, em Arroio do Meio-RS, aos 72 anos, Paulo Sérgio Poletto. Ele foi téc nico do Passo Fundo na primeira conquista do clube, o Campeonato Gaú-cho da 2a Divisão em 1986. O Passo Fundo também foi o último clube dirigido pelo treinador, em 2010. (3 anos)

12-abr-1966...Morre, em Porto Alegre-RS, Delmar Sittoni, jogador que dá nome ao estádio municipal de futebol de Passo Fundo. (51 anos)

12-abr-1968...Nasce, em São Domingos do Sul-RS, Ricardo Atto-lini (José Ricardo Attolini), um dos principais técni-cos do Passo Fundo e do Gaúcho, clubes onde tam-bém atua como jogador e auxiliar técnico. (49 anos)

13-abr-1977...Inaugurada a iluminação do estádio Wolmar Sal-ton. É na derrota do Gaúcho para o Pelotas por 3 a 1 pelo campeonato estadual. O sistema de ilumina-ção seria vendido na década de 1990 para o clube arrecadar dinheiro. (40 anos)

13-abr-1986...O Passo Fundo marca seu primeiro gol em uma com-petição. A honra cabe a Cláudio Freitas, que faz tam-bém os outros dois gols na vitória de 3 a 1 sobre o Botafogo de Três de Maio no estádio Wolmar Salton pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão. (31 anos)

14-abr-1955...A Seleção de Passo Fundo perde por 5 a 4 para o

Olaria do Rio de Janeiro em amistoso noturno no estádio Celso Fiori. O clube do Rio de Janeiro excur-siona por Santa Catarina e joga apenas esta partida no Rio Grande do Sul. A Seleção de Passo Fundo é formada por Caíco, Dindo, Djalma, Omir e Prinche, do Gaúcho; Antoninho, Bruno Palma, Demóstenes, Egydio Reolon, Evaldo e Nívio, do Independente; Gentil, Gradin e Hugo Loss, do 14 de Julho; e Calé, do Rio Grandense. Os técnicos da seleção são Vi-cente Souza, do Gaúcho, e o sargento Moisés, do In-dependente. A Seleção de Passo Fundo surpreende e abre o placar. O Olaria empata em seguida, mas o primeiro tempo termina com vitória dos passo--fundenses por 3 a 2. Logo no início da segunda eta-pa, os cariocas empatam novamente. Zizi recoloca a seleção na frente, mas o Olaria busca o empate outra vez. Aos 40 minutos, Olavo cobra uma falta de longa distância e garante a vitória de virada para os cariocas. (62 anos)

14-abr-1965...Morre em Passo Fundo, aos 64 anos, Arthur Lânga-ro, um dos fundadores e primeiro presidente do 14 de Julho. (52 anos)

16-abr-1967...O Gaúcho empata por 0 a 0 com o 14 de Julho e conquista a Taça Arno Pini. Na primeira partida, disputada no dia 19 de março no estádio Wolmar Salton, o alviverde havia ganho por 3 a 1. (50 anos)

17-abr-1978...Nasce, em Ernestina-RS, o atacante Felipe (Felipe Reinaldo da Silva), maior goleador da história do Passo Fundo. Pelo time do Vermelhão da Serra, Felipe é artilheiro da Copa Mais Fácil (1999), Cam-peonato Gaúcho (2000 e 2005) e Copa Emídio Pe-rondi (2006). O atacante tem ainda os títulos dos campeonatos Baiano (2000), pelo Vitória, e Goiano (2009 e 2011), pelo Goiás (além do vice da Copa Sul--Americana em 2010). Ainda pelo Goiás, foi artilhei-ro do campeonato Goiano (2009). (39 anos)

18-abr-1976...Morre em Porto Alegre-RS, aos 70 anos, Javel (Javel Barcellos Morais Silveira), um dos principais joga-dores da história do Gaúcho. (41 anos)

19-abr-1942...O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1, na pror-rogação, e conquista o Torneio da Cruz Vermelha. Nos primeiros jogos do dia, o Gaúcho vencera o Independente por 3 a 0 e o 14 de Julho o Rio Gran-dense por 1 a 0. (75 anos)

18-abr-1990...Primeiro clássico entre Passo Fundo e Gaúcho. Logo aos 4 minutos, o volante alviverde Flávio mar-ca o primeiro gol da história dos Ga-Pas. O jogo no estádio Vermelhão da Serra termina 2 a 2. (27 anos)

19-abr-1966...

Page 33: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 33

Nasce, em Sapucaia do Sul-RS, o meia Cláudio Frei-tas (Cláudio Luiz Martha de Freitas), maior artilheiro do Passo Fundo até o surgimento de Felipe. Habili-doso e goleador, mas indisciplinado, passou por vá-rios clubes ao longo da carreira, sendo campeão da Copa do Brasil de 1994 pelo Grêmio. (51 anos)

21-abr-1985...Gaúcho e 14 de Julho formam um combinado para enfrentar o Internacional, numa partida amistosa que serve de pagamento pelos passes de Marqui-nhos e Leocir, que deixam Passo Fundo para jogar no Inter. Loreno coloca os passo-fundenses na fren-te no Vermelhão da Serra ainda no primeiro tempo. O Inter empata com Pinga e vira com Kita, aos 48 minutos do segundo tempo. (32 anos)

23-abr-1939...O Grêmio 3c Regimento de Cavalaria, antigo Cruzeiro, vence o Rio Grandense por 5 a 2 e conquista o Cam-peonato da Cidade - Casa Rádio. O torneio é disputa-do numa melhor de três partidas (o 3c Regimento, já havia vencido o primeiro jogo por 4 a 1). (78 anos)

23-abr-1975...Morre em Passo Fundo, aos 53 anos, Heitor Moura, um dos principais jogadores e treinadores da histó-ria do 14 de Julho. (42 anos)

23-abr-1989...O Passo Fundo faz a melhor apresentação de sua história contra a dupla Grenal em Porto Alegre. O time perde para o Grêmio por 2 a 0 até os 33 minu-tos do segundo tempo, quando reage e consegue o empate com Luiz Freire e Casanova. No Gauchão de 1989 os jogos empatados são definidos nos pê-naltis. E o Passo Fundo surpreende mais uma vez, vencendo por 4 a 2. (28 anos)

23-abr-2010...Morre em Passo Fundo, aos 74 anos, Heitor Verardi, um dos principais jogadores da história do Inde-pendente e do 14 de Julho. (7 anos)

24-abr-2014...O pavilhão Honorino Malheiros do Estádio Wolmar Salton é demolido depois de 56 anos, dando um fim “oficial” à antiga casa do Gaúcho. (3 anos)

26-abr-1911...Nasce, em Bento Gonçalves-RS, Wolmar Salton (Wolmar Antonio Salton), segundo patrono do Gaúcho. (106 anos)

27-abr-1913...Fundação do extinto União Sport Club, primeiro clube de futebol de Passo Fundo. (104 anos)

29-abr-1950...O Atlético faz seu primeiro jogo da história, contra o Independente pelo Campeonato Citadino. O placar final é de 1 a 1. O primeiro gol do clube é marcado

por Nery. (67 anos)

MAIO

1-mai-1990...O Gaúcho vence o Passo Fundo por 3 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista a Taça Arno Pini. No pri-meiro jogo, no dia 18 de abril no Vermelhão da Ser-ra, os times haviam empatado por 2 a 2. (27 anos)

2-mai-1933...Nasce, em Passo Fundo, Nadir (Nadir Antonio Sma-niotto), um dos principais jogadores da história do Independente e do Gaúcho. (84 anos)

4-mai-1986...Morre, aos 45 anos, Montezzana (José de Borba Montezzano), um dos principais jogadores da his-tória do Gaúcho. (31 anos)

5-mai-1938...Nasce, em Passo Fundo, Nadir (Nadir Antonio Sma-niotto), um dos principais jogadores da história do Independente e do Gaúcho. (79 anos)

7-mai-2013...A passo-fundense Mylena Gomes Pedroso, de 14 anos, torna-se a primeira jogadora da cidade a ser convocada para a seleção brasileira feminina. Myle-na, que joga futsal pela equipe do Kindermann em Caçador-SC, é chamada pela técnica Emily Lima para a recém-criada seleção sub-15. Em 2012, a jogadora foi terceira colocada e vice-artilheira da Copa Coca-Cola, competição nacional, com a equi-pe da Mecânica SC/Rovani de Tapejara. (4 anos)

8-mai-1940...Fundação da extinta Liga Passo-Fundense de Des-portos, que renova a disputa do Campeonato Cita-dino de Futebol de Passo Fundo. (77 anos)

10-mai-1970...Pelo Campeonato Gaúcho, o Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1 e conquista o Campeonato Citadino. (47 anos)

10-mai-2000...O atacante Felipe marca o único gol na vitória por 1 a 0 do Passo Fundo contra o Caxias no estádio Ver-melhão da Serra e se torna artilheiro do Campeo-nato Gaúcho com 13 gols. (17 anos)

12-mai-1918...Fundação do Sport Club Gaúcho. (99 anos)

12-mai-1971...Morre em Passo Fundo, Vete (Luiz Carlos Mader), um dos principais jogadores da história do Gaúcho (que também treina), 14 de Julho, Atlético e Inde-pendente. (46 anos)

16-mai-2013...

O Vila Nova vence o Tremplin Fott por 2 a 1, na Ali-boron Cup, na França, e conquista o segundo título internacional de sua história. (4 anos)

18-mai-1958...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 1 e conquista o Campeonato Citadino Extra. (59 anos)

18-mai-1986...Morre, aos 68 anos, Vadila Marques (Osvaldo Men-des Marques), um dos principais jogadores da his-tória do Rio Grandense, Gaúcho e Independente. (31 anos)

18-mai-2003...Jogando em Campo Bom pelo Campeonato Gaú-cho, o Passo Fundo sofre a maior derrota da sua história: 8 a 0 para o 15 de Novembro, com 5 gols marcados por Sandro Sotilli. O tricolor termina a partida com dois jogadores expulsos. (14 anos)

19-mai-1989...Nasce, em São Gabriel-RS, Michel (Michel das Cha-gas Henrique), atacante do Passo Fundo que foi goleador do Campeonato Gaúcho de 2015 com 11 gols em 15 jogos. (28 anos)

20-mai-2000...Recorde de público no estádio Vermelhão da Serra. O estádio recebe 18.350 pessoas (12.989 pagantes) para ver o Grêmio de Ronaldinho pelo Campeona-to Gaúcho. O Passo Fundo perde por 2 a 1, e Ronal-dinho não marca gol. (17 anos)

22-mai-1977...O 14 de Julho vence o Grêmio e se torna a primei-ra equipe de Passo Fundo a vencer a dupla Grenal. O amistoso no estádio Vermelhão da Serra recebe um bom público e tem até apresentação de para-quedistas. O único gol do colorado contra o time do técnico Telê Santana é do meia Zé Augusto, aos 22 minutos. (40 anos)

25-mai-1936...Nasce, em Arroio Grande-RS, Gitinha (Manoel Bo-nifácio Porciúncula Nunez), um dos principais jo-gadores da história do Gaúcho, onde também atua como treinador. Volta da aposentadoria para jogar pelo 14 de Julho, que também treina. (81 anos)

26-mai-1979...Nasce, em Passo Fundo-RS, Roan (Roan Cristian Ferrão). O lateral e zagueiro é um dos principais jo-gadores da história do Passo Fundo e recordista de jogos pelo clube. (38 anos)

27-mai-1911...Nasce, em Bagé-RS, Jamegão (Orestes da Rosa Pastori-ni), um dos principais jogadores da história do Cruzeiro, Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. (106 anos)

30-mai-1900...

Page 34: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 34

Nasce, em Passo Fundo, Arthur Lângaro, um dos fundadores e primeiro presidente do 14 de Julho. (117 anos)

30-mai-1926...O Rio Grandense joga a primeira partida de sua his-tória. Na cancha do Gaúcho, perde para o alviverde por 1 a 0, gol de Javel. (91 anos)

31-mai-2009...Morre em Passo Fundo, aos 58 anos, Serginho (Sér-gio Rubens Mariano), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (8 anos)

JUNHO

1-jun-1892...Nasce, em Venâncio Aires-RS, Antonio Junqueira da Rocha, um dos fundadores do Gaúcho, respon-sável por redigir os estatutos do clube e por com-prar a área onde é construído o primeiro campo al-viverde, em frente ao quartel do Exército. Também foi presidente do Gaúcho. (125 anos)

1-jun-1934...Nasce, em Passo Fundo, Antonio Carlos Verardi, um dos principais jogadores da história do Inde-pendente. (83 anos)

2-jun-1963...Nasce, em Getúlio Vargas-RS, Leocir (Leocir Pedro Dall’Astra), um dos principais jogadores do 14 de Julho e do Passo Fundo, clube que também treina. (54 anos)

6-jun-1931...Fundação do extinto Sport Club Cruzeiro. (86 anos)

6-jun-1976...O 14 de Julho goleia o Ta-Guá de Getúlio Vargas por 8 a 0 pela Copa Governador do Estado, a maior vitória do clube em uma competição estadual. (41 anos)

9-jun-1975...Morre em Passo Fundo, aos 83 anos, Antonio Jun-queira da Rocha, um dos fundadores do Gaúcho, responsável por redigir os estatutos do clube e por comprar a área onde é construído o primeiro cam-po alviverde, em frente ao quartel do Exército. Tam-bém foi presidente do Gaúcho. (42 anos)

12-jun-1920...O Grêmio vence o Gaúcho por 1 a 0 em jogo de-sempate e conquista a Estatueta Cine Coliseu. No primeiro jogo, as equipes empatam por 1 a 1. (97 anos)

12-jun-2007...Morre em Passo Fundo, aos 84 anos, Prinche (Clodo-miro Machado), um dos principais jogadores da histó-ria do Gaúcho, 14 de Julho e Rio Grandense. (10 anos)

13-jun-1971...O 14 de Julho se torna o primeiro time de Passo Fundo a vencer o Internacional. A partida pelo Campeonato Gaúcho no estádio Vermelhão da Serra termina 1 a 0, gol do atacante Pedrada, aos 12 minutos do segundo tempo. (46 anos)

16-jun-2001...Marcelo Buda marca o segundo gol do Gaúcho na derrota contra o Internacional de Santa Maria no estádio Wolmar Salton pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão e se torna o artilheiro da competição, com 13 gols. (16 anos)

18-jun-1922...Acontece o primeiro jogo entre Gaúcho e 14 de Ju-lho de que se tem notícia em jornais de Passo Fun-do. A edição de A Época do dia 22 de junho não de-talha as equipes. Há registro de um grande público na cancha do Boqueirão, incluindo mulheres (algo não muito comum na época), assistindo ao jogo. O placar é aberto por Brasileiro, de pênalti. Logo após a saída de jogo, Mundica amplia. Ainda no primeiro tempo Amadeo desconta, também de pênalti. Chu-tando de longe, Pacco faz 3 a 1 para o 14 de Julho. Aos 28 minutos do segundo tempo, Deoclécio chu-ta fraco, mas o suficiente para marcar o segundo gol do Gaúcho. (95 anos)

18-jun-1977...Morre em Passo Fundo, aos 67 anos, Alceu Laus, um dos fundadores do Independente e comercian-te responsável por instalar um serviço de alto-fa-lantes no centro da cidade que transmitia notícias, avisos, músicas e resultados dos jogos de futebol em uma época que Passo Fundo ainda não tinha emissoras de rádio. (40 anos)

20-jun-1914...Nasce, em Passo Fundo, Célio Barbosa (Célio Ferrei-ra Barbosa), um dos principais jogadores da história do Cruzeiro, Rio Grandense, Gaúcho e 14 de Julho. Também considerado um dos maiores nomes da arbitragem do futebol passo-fundense. (103 anos)

22-jun-1947...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 5 a 1 no estádio da Montanha e conquista a Taça Rádio Passo Fun-do. (70 anos)

23-jun-1921...Gaúcho e 14 de Julho disputam aquele que teria sido o primeiro clássico entre os dois, antes mesmo da fundação do time rubro. A explicação é que os colorados consideram 27 de junho de 1921 como a data oficial da sua fundação, o dia da posse da sua primeira diretoria. O jornal A Época noticia o jogo mas, lamentavelmente, não informa o resultado, dando destaque justamente para a posse dos dire-tores. (96 anos)

23-jun-2012...

Morre em Passo Fundo, aos 72 anos, Daizon Pontes, um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Daizon se destacava pela força e violência. Chegou a ser considerado o jogador mais indisciplinado do futebol brasileiro pela revista Placar por suas expul-sões e suspensões. O momento mais marcante da carreira acontece em 1974, contra o Internacional de Santa Maria. Daizon agride o árbitro José Luís Barreto ao ser expulso após a marcação de um pê-nalti contra o Gaúcho. Acaba suspenso por 18 me-ses, mas a pena é reduzida para um ano. (5 anos)

25-jun-1933...O Cruzeiro vence o Comércio & Indústria por 2 a 1 no campo do Rio Grandense e conquista o Torneio Construção da Catedral. (84 anos)

27-jun-1921...Fundação do extinto Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho. (96 anos)

28-jun-1926...Fundação da extinta Associação Passo-Fundense de Desportos, primeira liga de futebol de Passo Fundo. (91 anos)

28-jun-2012...A equipe sub-17 do Vila Nova/Passo Fundo é cam-peã da Atri Cup, na Itália. O título é conquistado com uma vitória sobre os donos da casa, o Hatria Calcio, por 2 a 1. É o primeiro título internacional do clube. (5 anos)

29-jun-1975...O Gaúcho enfrenta o Internacional pelo Campeo-nato Gaúcho no jogo que marca o recorde de pú-blico no estádio Wolmar Salton. A derrota alviverde por 3 a 1 é assistida por incríveis 16.501 pessoas, mais de três vezes a capacidade oficial do estádio! (42 anos)

JULHO

2-jul-1952...Nasce, em Uruguaiana-RS, Pedro (José Pedro Aga-pito Rodrigues), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (65 anos)

3-jul-1927...O Gaúcho vence o América de Carazinho por 9 a 1 e conquista o Campeonato Citadino. (90 anos)

3-jul-1975...Nasce, em Passo Fundo, Osmar Loss (Osmar Loss Vieira), técnico de futebol. Nas categorias de base do Internacional ganha mais de 30 títulos, entre eles o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2006. Em 2012 comanda o Inter no Grenal de despedida do estádio Olímpico (0 a 0 pelo Campeonato Brasilei-ro). (42 anos)

3-jul-1976...

Page 35: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 35

Fundada a Associação dos Veteranos e Ex-Atletas Profissionais de Passo Fundo, com sede na União Batuta dos Ferroviários. A diretoria tem como pre-sidente Orlando Spannenberg; vice-presidente Pedro Rosa; 1o secretário Oswaldo Spannenberg; 2o secretário Benoni Godinho; 1o tesoureiro Ze-ferino Torres; 2o tesoureiro Cláudio Machado; departamento jurídico Alberi Falkembach e Luiz Sachet; departamento social Nicanor Barbosa; de-partamento de esportes Orlando Climaco; departa-mento de transportes Vandenir Marques; conselho fiscal Américo Oliveira, Clodomiro Machado, Se-bastião Secundino, Juarez Souza e Gentil de Cas-tro; departamento de divulgação Jarbas Sampaio Corrêa, Dino Rosa e Duarzan D’Avila. (41 anos)

11-jul-1921...Nasce, em Santo Ângelo-RS, Gradin (Pedro Rosa), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho. (96 anos)

11-jul-1935...O Rio Grandense vai a Cruz Alta enfrentar seu ho-mônimo em estreia por uma competição estadual. A equipe vence por 6 a 3 pelo Campeonato Gaúcho. (82 anos)

12-jul-1975...O centroavante Bebeto marca aos 35 minutos do se-gundo tempo de jogo contra o Cachoeira no estádio Joaquim Vidal em Cachoeira do Sul (derrota do Gaú-cho por 2 a 1) pelo Campeonato Gaúcho, e se torna artilheiro da competição com 13 gols. (42 anos)

13-jul-1939...Nasce, em General Câmara-RS, Daizon Pontes, um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (78 anos)

13-jul-1969...Gaúcho e 14 de Julho empatam por 1 a 1 no primei-ro clássico disputado pelo Campeonato Gaúcho no Wolmar Salton lotado. Marioti abre o placar para os visitantes aos 43 minutos. O Gaúcho empata somente aos 39 do segundo tempo, com Marciano. (48 anos)

14-jul-1989...Morre em Passo Fundo, aos 85 anos, Dionísio Lânga-ro (Dyonísio Lângaro), um dos fundadores e princi-pais jogadores da história do 14 de Julho. (28 anos)

14-jul-2010...Morre em Passo Fundo, aos 68 anos, Raul (Raul Al-ves Matté), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Também treina o Gaúcho e o 14 de Ju-lho. (7 anos)

15-jul-1940...Nasce, em São Leopoldo-RS, Raul Tagliari (Raul Eduardo Travassos Tagliari), primeiro técnico do Passo Fundo. (77 anos)

17-jul-1938...Inaugurado o estádio da Montanha, casa do Gaú-cho durante 13 anos. A partida amistosa entre o Gaúcho e o Cruzeiro, time da Brigada Militar, termi-na empatada por 3 a 3, com o atacante do Cruzeiro Célio Barbosa marcando o primeiro gol do novo estádio. (79 anos)

19-jul-1905...Nasce, em Pelotas-RS, Celso Fiori (Celso da Cunha Fiori), patrono do Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho. (112 anos)

19-jul-1951...Nasce, em Itaqui-RS, Téio (João Carlos Ribeiro Cor-rêa), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (66 anos)

19-jul-1953...O Independente vence o Gaúcho por 4 a 1 e con-quista o Campeonato Citadino. (64 anos)

20-jul-1953...Nasce, em Passo Fundo, Jair (Jair dos Santos Pa-checo), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (64 anos)

21-jul-1918...O Grêmio vence o Gaúcho por 2 a 1, naquele que é considerado o primeiro jogo da história das duas equipes. (99 anos)

21-jul-1997...Morre em Passo Fundo, aos 59 anos, Nadir (Nadir Antonio Smaniotto), um dos principais jogadores da história do Independente e do Gaúcho. (20 anos)

24-jul-2016...O Gaúcho perde por 2 a 1 para o Guarany de Bagé, em casa, e é vice-campeão do Campeonato Gaú-cho da 3a Divisão. No primeiro jogo, o Guarany ha-via vencido em Bagé por 3 a 2. (1 ano)

25-jul-1937...Nasce, em Guaporé-RS, Armando Rebechi, um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. Autor do primeiro gol do estádio Wolmar Salton. (80 anos)

26-jul-1959...O 14 de Julho empata por 1 a 1 com o Gaúcho no estádio Celso Fiori e conquista a Taça Ruy Gomes de Pinho. No primeiro jogo, no Wolmar Salton, o 14 de Julho havia ganho por 1 a 0. (58 anos)

27-jul-1918...Fundação do extinto Grêmio Foot Ball Club. (99 anos)

27-jul-1919...O Gaúcho vence o Grêmio por 2 a 1 na série que fecha os jogos amistosos entre as equipes no ano.

Na outra partida, vitória também do Gaúcho, por 1 a 0. (98 anos)

28-jul-2012...O Passo Fundo empata por 1 a 1 com o Esportivo em Bento Gonçalves e é vice-campeão do Campeonato Gaúcho da 2a Divisão. No primeiro jogo, o Esportivo havia vencido em Passo Fundo por 2 a 1. (5 anos)

30-jul-1938...O Cruzeiro vence o Estudantil por 7 a 1 e conquista o Torneio William Schisler, que leva o nome do rei-tor do Instituto Gymnasial. O Estudantil é formado por alunos do IG. Também participam do torneio as equipes dos Bancários, Samrig e Rio Grandense. (79 anos)

AGOSTO

1-ago-1954...O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1 no estádio Celso Fiori e conquista a Taça Café Vitória. (63 anos)

3-ago-1984...No torneio dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, Kita marca contra o Marrocos e garante a vitória da seleção brasileira por 2 a 0. É o único gol do atacan-te passo-fundense na Olimpíada e também pela seleção. (33 anos)

3-ago-2005...O Gaúcho vence os catarinenses do Atlético de Ibi-rama por 2 a 0 na estreia alviverde em uma com-petição nacional, o Campeonato Brasileiro da Série C. O primeiro gol é marcado pelo atacante Sandro Paulista, aos 31 minutos de jogo. O Gaúcho termina a primeira fase em segundo lugar, atrás do Glória de Vacaria. Na segunda fase, a equipe é eliminada pelo Novo Hamburgo. (12 anos)

5-ago-1940...Nasce, em Porto Alegre-RS, Cavalheiro (José An-tonio Cavalheiro), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e 14 de Julho. (77 anos)

5-ago-1973...O centroavante Bebeto do Gaúcho marca aos 32 minutos de jogo contra o Internacional de Santa Maria no estádio Presidente Vargas (empate por 1 a 1) pelo Campeonato Gaúcho, e se torna artilheiro da competição com 13 gols. (44 anos)

6-ago-1950...O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1 e conquista o Campeonato Citadino. (67 anos)

7-ago-1937...O Instituto Gymnasial vence o Cruzeiro por 1 a 0 no seu campo e conquista o Torneio Dia do Município. (80 anos)

7-ago-1952...

Page 36: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 36

O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 0 no estádio Celso Fiori e conquista a Taça Casa Rádio. (65 anos)

7-ago-1975...O Gaúcho vence a Seleção Amadora de Passo Fun-do por 4 a 2 e conquista a 1a edição da Taça Oli-querque no estádio Wolmar Salton. (42 anos)

7-ago-1976...A Seleção Amadora de Passo Fundo surpreende o 14 de Julho no Vermelhão da Serra e conquista a 2a edição da Taça Oliquerque com uma vitória por 1 a 0. (41 anos)

8-ago-1925...Fundação do extinto Rio Grandense Foot Ball Club. (92 anos)

8-ago-1984...O Brasil de Kita perde a final dos Jogos Olímpicos para a França por 2 a 0 e fica com a medalha de pra-ta. Kita é o primeiro passo-fundense a conquistar uma medalha olímpica. (33 anos)

10-ago-2016...Morre em Passo Fundo, aos 76 anos, Cavalheiro (José Antonio Cavalheiro), um dos principais joga-dores da história do Gaúcho e 14 de Julho. (1 ano)

12-ago-1928...O 14 de Julho inaugura seu estádio na Vila Rodri-gues, onde hoje fica a Corsan. Treinado por Victor Graeff, o 14 vence o amistoso contra o Rio Granden-se por 2 a 1. (89 anos)

18-ago-1973...Nasce, em Rondinha-RS, Sandro Sotilli (Sandro Carlos Sotilli), um dos principais atacantes da his-tória do futebol gaúcho. Sotilli teve passagens pelo Passo Fundo, em 2011 e 2012 (quando ajudou o clube a voltar para a 1a Divisão do Gauchão), e pelo Gaúcho, também em 2012, onde também atuou como técnico. (44 anos)

21-ago-1918...O Grêmio vence o Gaúcho por 2 a 0 na série que fecha os jogos amistosos entre as equipes no ano. Nas outras duas partidas, vitória do Grêmio por 2 a 1 e empate por 2 a 2. (99 anos)

19-ago-1928...O Gaúcho vence o Rio Grandense por 4 a 0 e con-quista o Campeonato Citadino. (89 anos)

21-ago-1949...O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 0 e conquista o Campeonato Citadino. (68 anos)

22-ago-1947...Nasce, em Porto Alegre-RS, Roberto (Manoel Ro-berto Antonello), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho e do Gaúcho. (70 anos)

22-ago-2006...Morre aos 85 anos, Gradin (Pedro Rosa), um dos prin-cipais jogadores da história do 14 de Julho. (11 anos)

24-ago-1957...Inaugurado oficialmente o novo estádio da Monta-nha, do Gaúcho, que depois passaria a se chamar Wolmar Salton. O Gaúcho recebe o Grêmio para o amistoso festivo e acaba goleado por 8 a 2. O pri-meiro gol do novo estádio é marcado pelo atacante Rebechi. (60 anos)

25-ago-1937...Nasce, em Passo Fundo, Branco (Luiz Wilson Ughi-ni), um dos principais jogadores da história do Gaú-cho. (80 anos)

26-ago-1962...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 0 e conquista o Campeonato Citadino. (55 anos)

27-ago-2004...Morre, aos 71 anos, Maneca (Darci Lopes da Silva), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho e do Gaúcho. (13 anos)

28-ago-1985...Gaúcho e 14 de Julho entram em campo no Wol-mar Salton para o último clássico Ga-Qua da histó-ria. O alviverde vence o amistoso por 1 a 0, gol de Larry. (32 anos)

29-ago-1951...O Atlético vence o 14 de Julho por 2 a 1 e conquista o Campeonato Citadino pela primeira vez. (66 anos)

SETEMBRO

1-set-1951...O Atlético estreia em competições estaduais ven-cendo o Lutador de Estação Getúlio Vargas por 3 a 2 na casa do adversário, pelo Campeonato Gaúcho Amador. (66 anos)

1-set-1958...Nasce, em Passo Fundo, Gilmar Rosso, presidente do Gaúcho responsável por manter o clube em ati-vidade durante um de seus períodos mais críticos. Rosso também comanda os processos de venda do estádio Wolmar Salton, a quitação das dívidas do clube em 2012, e a construção da arena Wolmar Salton em 2013. (59 anos)

1-set-1984...Morre em Passo Fundo, aos 73 anos, Wolmar Sal-ton, segundo patrono do Gaúcho. (33 anos)

3-set-1978...O Gaúcho vence o Santo Ângelo por 9 a 1, a maior goleada alviverde no campeonato estadual. Para a sorte do time das Missões, nesta época Bebeto estava no Caxias. Dos 13 jogadores do Gaúcho

que participam da partida, sete fazem gol (o meia Pontes e o zagueiro Airton do Santo Ângelo ajudam com mais dois gols contra). (39 anos)

5-set-1992...Morre em Passo Fundo, aos 60 anos, Careca (Oly Antonio Albuquerque), um dos principais jogado-res da história do Gaúcho, Atlético e 14 de Julho. (25 anos)

5-set-2004...O Gaúcho vence o Internacional por 1 a 0 pela Copa FGF, a primeira vitória na história sobre uma equipe da dupla Grenal. Rodrigo marca o único gol no está-dio Wolmar Salton. (13 anos)

7-set-1893...Nasce em Passo Fundo, Juvenal da Luz (Juvenal Hippolito da Luz), um dos fundadores e considerado o mais fanático torcedor do 14 de Julho. (124 anos)

7-set-1946...Nasce, em Soledade-RS, o centroavante Bebeto (Alberto Vilasboas dos Reis), maior goleador da história do Gaúcho. Pelo time do Wolmar Salton, Bebeto é artilheiro da Copa Governador do Estado (1972, 1973 e 1975), Campeonato Gaúcho (1973 e 1975) e Campeonato Gaúcho da 2a Divisão (1984), além de ser o goleador do Campeonato Gaúcho Amador (1964, pelo Pampeiro), e do Campeona-to Gaúcho da 2a Divisão (1966, pelo 14 de Julho). Recebeu o título de Cidadão Honorário de Passo Fundo pela Câmara de Vereadores em 21 de maio de 1990. (71 anos)

7-set-1953...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 4 a 1 no estádio Celso Fiori e conquista o Troféu Rádio Passo Fundo. (64 anos)

8-set-1940...O Rio Grandense vence o Gaúcho em pleno campo da Montanha por 3 a 2 e conquista seu primeiro título do Campeonato Citadino dentro de campo (havia sido proclamado campeão em 1935). O ata-cante Celio Barbosa é o destaque da final, marcan-do os três gols do time. (77 anos)

9-set-2001...A estreia do Passo Fundo numa competição nacio-nal, o Campeonato Brasileiro Série C, é marcada por um temporal de granizo que interrompe o jogo por 30 minutos. Mesmo com o gramado tomado por poças da água, o árbitro paranaense Sérgio Cristo prossegue o jogo. O resultado: Passo Fundo e Marcílio Dias, de Santa Catarina, não saem do 0 a 0. (16 anos)

9-set-2011...Morre em Campo Grande-MS, aos 59 anos, Pedro (José Pedro Agapito Rodrigues), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (6 anos)

Page 37: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 37

9-set-2016...Morre em Passo Fundo, aos 77 anos, Meca (Améri-co Martins de Oliveira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (1 ano)

12-set-1948...O Gaúcho vence o Rio Grandense por 5 a 1 e con-quista o Campeonato Citadino. (69 anos)

13-set-1959...Nasce, em Espumoso-RS, China (Henrique Valmir da Conceição), um dos principais jogadores da his-tória do Passo Fundo, campeão da Copa Libertado-res e do Mundial de Clubes pelo Grêmio em 1983. (58 anos)

13-set-1963...Nasce em Passo Fundo, Darlan Schneider (Darlan José Schneider), auxiliar de preparação física da seleção brasileira campeã da Copa do Mundo de 2002. Sobrinho do técnico Luiz Felipe Scolari. Re-cebeu a medalha Grão Mérito Fagundes dos Reis, honraria máxima do município, em 2 de julho de 2002. (54 anos)

15-set-1946...No campo da Montanha, na vila Vergueiro, o Inde-pendente vence o 14 de Julho por 3 a 2 e garante seu primeiro título do Campeonato Citadino. Este também é o primeiro jogo transmitido pelo rádio em Passo Fundo. (71 anos)

16-set-1917...Fundação do extinto Sport Club Serrano. (100 anos)

16-set-1951...Na inauguração do estádio Vitório Verardi, na vila Exposição, o Atlético sofre sua pior derrota em uma competição estadual. A equipe é goleada por 7 a 0 pelo Ypiranga de Erechim pelo Campeonato Gaú-cho Amador. (66 anos)

17-set-1933...O Cruzeiro faz o primeiro jogo de sua história. O time da Brigada Militar enfrenta o Rio Grandense no seu campo na vila Rodrigues (que antes perten-cia ao 14 de Julho) e vence por 2 a 0. (84 anos)

17-set-1944...O Rio Grandense vence o Independente por WO e conquista o Campeonato Citadino. (73 anos)

19-set-2003...Morre em Porto Alegre-RS, aos 57 anos, Bebeto, o Canhão da Serra, maior nome da história do Gaú-cho. (14 anos)

20-set-1946...Com um time de aspirantes (a categoria júnior da época), o Independente vence o Gaúcho por 2 a 1 e conquista o Torneio Multi-Esportivo do Instituto Educacional. (71 anos)

20-set-1970...O Gaúcho vence o Barroso-São José de Porto Ale-gre por 1 a 0 no estádio Beira-Rio e conquista a Copa Everaldo Marques de Souza. O gol é de um dos artilheiros da Copa, o atacante Zangão, cobran-do pênalti. O nome da competição homenageia o lateral-esquerdo Everaldo do Grêmio, primeiro atleta de um clube gaúcho a ganhar uma Copa do Mundo, em 1970 no México. A taça é entregue pelo próprio Everaldo ao capitão Raul Matté. (47 anos)

21-set-1954...Pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão, o Gaúcho vence o 14 de Julho por 6 a 3 e conquista o Cam-peonato Citadino. (63 anos)

23-set-1942...Criada a Liga do Futebol Menor, formada pelas equipes do Avenida, Cruzeiro, União e Independen-te (time do colégio Conceição). (75 anos)

25-set-1918...O Gaúcho vence o Grêmio por 2 a 1 e conquista a medalha de prata oferecida pela livraria A Minerva, o primeiro título do clube. (99 anos)

26-set-1926...O Gaúcho do técnico Amadeo Cortazzo goleia o 14 de Julho por 4 a 1 na sua cancha no Boqueirão e conquista o primeiro título oficial da sua história, o Campeonato Citadino, com gols de Delveaux I, Javel, Paulo e mais uma vez Javel. Com a vitória, o alviverde ganha o direito de jogar o Campeonato Gaúcho, onde passa pelo Tabajara (3 a 0), Guarany de Cruz Alta (2 a 1) e perde para o Guarany de Ca-choeira do Sul (3 a 2). (91 anos)

26-set-1937...O Cruzeiro vence o Gaúcho por 6 a 3 e conquista a Taça da Primavera. O torneio seria disputado em uma melhor de três jogos. Mas o Gaúcho, contando com jogadores emprestados pelo Instituto Gymna-sial, acaba desistindo depois da primeira partida. (80 anos)

27-set-1955...Nasce, em Porto Alegre-RS, Celso Freitas (Celso dos Santos Freitas), um dos principais treinadores da história do Gaúcho. (62 anos)

28-set-1941...O Rio Grandense vence o 14 de Julho por 6 a 0 e conquista o Campeonato Citadino. (76 anos)

29-set-1916...Nasce, em Passo Fundo, Papagaio (Miguel Oliveira Monteiro), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense e do Gaúcho. (101 anos)

29-set-1925...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 1 e conquista o primeiro Campeonato Citadino da história. (92 anos)

29-set-1957...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 1 a 0 no estádio Celso Fiori e se sagra campeão do centenário de Passo Fundo. O jogo que vale o título é disputado pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão. O gol é de Caíco, aos 29 minutos do segundo tempo. (60 anos)

30-set-1889...Nasce, em Passo Fundo, Lauro Xavier de Castro, pri-meiro presidente do Gaúcho. (128 anos)

30-set-1909...Nasce, em Tijucas-SC, Alceu Laus, um dos funda-dores do Independente e comerciante responsável por instalar um serviço de alto-falantes no centro da cidade que transmitia notícias, avisos, músicas e resultados dos jogos de futebol em uma época que Passo Fundo ainda não tinha emissoras de rá-dio. (108 anos)

30-set-1946...O Independente estreia em competições estaduais com derrota para o Veterano de Carazinho por 3 a 2 na prorrogação, depois de 2 a 2 no tempo normal. (71 anos)

30-set-1951...O Atlético vence o Lutador por 6 a 0 no estádio Vitório Verardi, sua maior goleada em uma competição es-tadual, pelo Campeonato Gaúcho Amador. (66 anos)

OUTUBRO

1-out-1977...O Gaúcho vence a Seleção Amadora de Passo Fun-do por 2 a 0 no estádio Vermelhão da Serra e con-quista a 3a edição da Taça Oliquerque. (40 anos)

2-out-1990...Morre em Passo Fundo, aos 85 anos, Celso Fiori, patrono do Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho. (27 anos)

3-out-2015...Morre em Passo Fundo, aos 57 anos, Kita (João Leithardt Neto). O centroavante inicia a carreira no Gaúcho, passando depois por mais de uma dezena de clubes, com destaque para 14 de Julho, Interna-cional, Inter de Limeira, Juventude, Flamengo, Grê-mio e Atlético Paranaense. Foi artilheiro dos cam-peonatos Gaúcho e Paulista, além de várias vezes campeão estadual e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, com a Seleção Brasileira. (2 anos)

5-out-1947...O Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 1 mas perde o título do Campeonato Citadino por escalar joga-dores irregularmente. (70 anos)

9-out-1966...Pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão, o Gaúcho

Page 38: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 38

vence o 14 de Julho por 3 a 2 e conquista o Cam-peonato Citadino. (51 anos)

10-out-1945...O 14 de Julho vence o Independente por 4 a 2 e conquista o Campeonato Citadino. (72 anos)

10-out-1965...Pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão, o Gaúcho vence o Rio Grandense por 5 a 0 e conquista o Cam-peonato Citadino. (52 anos)

12-out-1938...Nasce, em Carazinho-RS, Meca (Américo Martins de Oliveira), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do 14 de Julho. (79 anos)

12-out-1972...Morre em Passo Fundo, aos 69 anos, Honorino Ma-lheiros, um dos principais jogadores e colaborado-res da história do Gaúcho. (45 anos)

16-out-1966...O centroavante Bebeto marca um gol contra o Ypi-ranga de Erechim no estádio Celso Fiori (vitória por 3 a 2), e se torna artilheiro do Campeonato Gaúcho da 2a Divisão pelo 14 de Julho, com 19 gols. (51 anos)

19-out-1952...O Independente vence o Atlético por 3 a 1 e con-quista o Campeonato Citadino. (65 anos)

20-out-1918...Nasce, em Passo Fundo, Vadila Marques (Osvaldo Mendes Marques), um dos principais jogadores da história do Rio Grandense, Gaúcho e Independen-te. (99 anos)

20-out-1949...Nasce, em Passo Fundo, Leivinha (Valdir Scarsi), um dos principais jogadores do Gaúcho. (68 anos)

21-out-1941...Fundação do Independente Grêmio Atlético de Amadores. (76 anos)

25-out-1942...O Rio Grandense vence o 14 de Julho por 2 a 0 e conquista o Campeonato Citadino. (75 anos)

26-out-2008...O Passo Fundo conquista sua primeira vitória con-tra uma equipe da dupla Grenal. Pela Copa FGF, em Eldorado do Sul, o tricolor vence o Grêmio (que jogava com uma equipe sub-20) por 1 a 0, gol de Teilor. (9 anos)

28-out-1942...Nasce, em Caxias do Sul-RS, Raul (Raul Alves Matté), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Também treina o alviverde e o 14 de Julho. (75 anos)

29-out-1944...O Rio Grandense goleia o Eberle em Caxias do Sul por 6 a 1 pela semifinal do Campeonato Gaúcho Amador, a maior vitória do clube em uma compe-tição estadual. (73 anos)

29-out-1961...Gaúcho e 14 de Julho empatam por 1 a 1 no estádio Wolmar Salton pela Taça da Amizade. Sem jogo de desempate, ninguém fica com a Taça. (56 anos)

NOVEMBRO

2-nov-2011...Morre em Passo Fundo, aos 62 anos, Leivinha (Val-dir Scarsi), um dos principais jogadores do Gaúcho. (6 anos)

4-nov-1936...A Federação Rio-Grandense de Futebol declara o Cruzeiro campeão da 7a Região Estadual. É tam-bém o primeiro título do Campeonato Citadino do time dos militares. (81 anos)

6-nov-1987...Morre em Passo Fundo, aos 53 anos, Altino Nasci-mento, ídolo do Gaúcho, onde termina a carreira como jogador e começa a de treinador, além de atuar como supervisor e preparador físico. Nasci-mento também dirige o 14 de Julho. Ele ainda re-cebe o prêmio Belford Duarte para jogadores que nunca foram expulsos em suas carreiras. (30 anos)

9-nov-1948...Nasce, em Passo Fundo, o técnico Luiz Felipe Scolari, um dos treinadores mais vitoriosos do futebol nacio-nal, campeão da Copa do Mundo (2002) e da Copa das Confederações (2013) com a seleção brasileira, da Taça Libertadores da América, Recopa Sul-Ameri-cana, Copa Mercosul, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Torneio Rio-São Paulo, Copa Sul-Minas e campeonatos estaduais, além de campeonatos na-cionais no Kuwait e Uzbequistão. Recebeu a meda-lha Grão Mérito Fagundes dos Reis, honraria máxima do município, em 1o de julho de 2002. (69 anos)

10-nov-1952...Nasce, em Colorado-RS, Luiz Freire (Luiz Arnoldo Ellwanger Freire), um dos principais jogadores do Gaúcho e do Passo Fundo, clube que também treina. É artilheiro do Campeonato Gaúcho de 1977 pelo Esportivo de Bento Gonçalves, com 13 gols. (65 anos)

10-nov-1968...Inaugurado o Estádio Municipal Delmar Sittoni na vila Dona Eliza. Devido ao mau tempo, ao final da solenidade de inauguração decide-se cancelar o jogo que seria realizado entre Gaúcho e Indepen-dente. (49 anos)

11-nov-1973...

A “Batalha de Erechim”, uma briga generalizada entre os jogadores do Gaúcho e do Ypiranga pela Copa Governador do Estado, termina com a expul-são de 21 jogadores. Tudo começa com uma confu-são entre Daizon Pontes e o goleiro Valdir numa co-brança de escanteio. A batalha campal só termina com a entrada dos dirigentes e dos treinadores em campo. O árbitro e seus assistentes, Paulo Salazar e Walter Silva, decidem sair do gramado e ir para os vestiários. Os dirigentes dos dois times tentam convencer o trio a continuar a partida, mas Hedo Porto Alegre se nega, afirmando que expulsou os 11 jogadores do Ypiranga e 10 do Gaúcho. A exce-ção é o ponta Mosquito. (44 anos)

11-nov-2013...O Passo Fundo vence o Lajeadense por 2 a 1 no Vermelhão da Serra e é campeão do Campeonato da Região Serrana, o segundo título na história do clube. Os gols saem todos no primeiro tempo, com Hyantony, aos 19 minutos, Cléverson, para o Lajea-dense, aos 22, e Thiago Machado, aos 31. O gol de Hyantony garante ao atacante o prêmio de golea-dor do Campeonato da Região Serrana. (4 anos)

13-nov-2013...O Gaúcho lança a pedra fundamental da Arena Wolmar Salton, seu centro de lazer. O terreno, loca-lizado nos fundos do Ginásio Teixeirinha, foi rebai-xado em oito metros numa área aproximada de 10 mil m². (4 anos)

15-nov-1949...Fundação do extinto Esporte Clube Atlético. (68 anos)

16-nov-1975...O centroavante Bebeto marca aos 28 minutos de jogo contra o Atlético de Carazinho no estádio Wol-mar Salton (vitória por 1 a 0), e se torna artilheiro da Copa Governador do Estado pelo Gaúcho, com 15 gols. (42 anos)

17-nov-1968...Com dois gols de Santarém e um de Picão, o 14 de Julho vence o Internacional de Santa Maria por 3 a 1 no estádio Celso Fiori e conquista o Campeonato Gaúcho da 2a Divisão. (49 anos)

18-nov-2012...O Gaúcho perde por 2 a 0 para o Aimoré em São Leopoldo e é vice-campeão do Campeonato Gaú-cho da 3a Divisão. No primeiro jogo, o Aimoré havia vencido em Passo Fundo por 3 a 0. (5 anos)

19-nov-1934...Nasce, em Passo Fundo, Meirelles Duarte (Antônio Augusto Meirelles Duarte), principal nome da histó-ria do jornalismo esportivo passo-fundense. Come-ça a carreira em 1951 na rádio Vera Cruz de Getúlio Vargas e em 1952 entra para a Rádio Passo Fundo. Meirelles passa por praticamente todos os veículos de comunicação da cidade. (83 anos)

Page 39: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 39

20-nov-1949...Inauguração oficial do estádio Celso Fiori, do 14 de Julho, onde hoje fica a estação rodoviária. O time rubro recebe o “rolo compressor” do Internacional e é goleado por 8 a 1. No dia anterior, o Gaúcho faz o primeiro jogo do estádio, contra o mesmo Inter, e também acaba goleado, por 8 a 2. (68 anos)

21-nov-1954...Morre, aos 45 anos, Harry Becker, um dos principais jogadores da história do Gaúcho. (63 anos)

23-nov-1986...No estádio Wolmar Salton, Cláudio Freitas faz o pri-meiro gol da vitória de 3 a 1 do Passo Fundo sobre o Ypiranga na fase final do Campeonato Gaúcho da 2a Divisão e chega aos 12 gols na competição. Ele é um dos artilheiros do campeonato. (31 anos)

24-nov-1943...O Rio Grandense vence o Gaúcho por 4 a 2 e con-quista o Torneio Victor Graeff. (74 anos)

27-nov-2005...Morre, aos 62 anos, João Pontes (João Dalacena Pontes), um dos principais jogadores da história do Gaúcho. Irmão de Daizon Pontes. (12 anos)

28-nov-1943...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 1 e conquista o Campeonato Citadino. (74 anos)

28-nov-1971...Jogando amistosamente contra o Ouro Verde em Coronel Bicaco, o Gaúcho aplica a maior goleada da sua história: 10 a 1. O destaque fica para Bebeto, que marca três vezes, e Luiz Freire, com dois gols. Completam a goleada Luiz Carlos, Tadeu, Cid, Ario-valdo e Ademir. (46 anos)

28-nov-1974...Nasce, em Gravataí-RS, Serjão (Sergio Albano Mar-tin), um dos principais jogadores da história do Gaúcho e do Passo Fundo. (43 anos)

28-nov-1999...O atacante Felipe marca três vezes contra o Caxias no estádio Vermelhão da Serra (vitória por 4 a 2), e se torna artilheiro da Copa Mais Fácil pelo Passo Fundo, com 7 gols. (18 anos)

29-nov-1933...Nasce, em Cachoeira do Sul-RS, Eloy Taschetto (Eloy Selésio Taschetto), patrono do Esporte Clube Passo Fundo. (84 anos)

29-nov-1936...O Cruzeiro estreia em campeonatos gaúchos em-patando com o Riograndense de Cruz Alta por 3 a 3 fora de casa. (81 anos)

29-nov-1970...

O 14 de Julho vence o Gaúcho por 2 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista a Taça Prefeito Guaracy Barroso Marinho. (47 anos)

30-nov-1986...O Passo Fundo empata por 0 a 0 com o São José no estádio Passo D’Areia em Porto Alegre e conquista a o Campeonato Gaúcho da 2a Divisão. (31 anos)

DEZEMBRO

1-dez-1940...Nasce, em Bagé-RS, Montezzana (José de Borba Montezzano), um dos principais jogadores da his-tória do Gaúcho. (77 anos)

2-dez-1978...O 14 de Julho empata com o Gaúcho por 1 a 1 e conquista o Campeonato Citadino. (39 anos)

3-dez-1972...O centroavante Bebeto marca duas vezes contra o Bagé no estádio Wolmar Salton (empate por 3 a 3), e se torna artilheiro da Copa Governador do Estado pelo Gaúcho, com 15 gols. (45 anos)

4-dez-1960...Pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão, o 14 de Julho empata com o Gaúcho por 1 a 1 e conquista o Campeonato Citadino. (57 anos)

5-dez-1961...Pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão, o Gaúcho vence o 14 de Julho por 2 a 0 e conquista o Cam-peonato Citadino. (56 anos)

5-dez-1965...Os jogadores do Gaúcho e do 14 de Julho promo-vem um jogo diferente, dividindo-se pela cor da pele. A partida entre a Seleção de Jogadores Ne-gros e a Seleção de Jogadores Brancos é disputada no estádio Wolmar Salton e termina com a vitória dos Brancos por 2 a 1. Cuca abre o placar para os Negros a 1 minuto. Os Brancos empatam aos 31, com Antoninho. A virada vem aos 43 do segundo tempo, com Marioti: 2 a 1 para os Brancos, debaixo de muita chuva. (52 anos)

6-dez-1970...O atacante Zangão do Gaúcho marca o gol do em-pate por 1 a 1 contra o Esportivo no estádio Olím-pico, em Porto Alegre, e se torna artilheiro da Copa Governador do Estado com 3 gols, ao lado de Arnal-do, do Cruzeiro de Porto Alegre. (47 anos)

6-dez-2000...O meia Paulo Gaúcho marca o primeiro gol do Gaúcho contra o Lajeado na vitória por 3 a 1 no estádio da Tim-baúva, em Porto Alegre, e se torna o artilheiro do Cam-peonato Gaúcho da 3a Divisão, com 15 gols. (17 anos)

7-dez-1905...

Nasce, em Cruz Alta-RS, Javel (Javel Barcellos Mo-rais Silveira), um dos principais jogadores da histó-ria do Gaúcho. (112 anos)

9-dez-1963...O Gaúcho conquista o Campeonato Citadino com a desistência do 14 de Julho. (54 anos)

9-dez-1984...O Gaúcho vence o clássico local contra o 14 de Ju-lho por 1 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista o Campeonato Gaúcho da 2a Divisão pela terceira vez. (33 anos)

9-dez-1984...Bebeto marca o único gol da vitória do Gaúcho contra o 14 de Julho no jogo que garante o título do Campeonato Gaúcho da 2a Divisão e a artilharia do campeonato, com 19 gols. (33 anos)

9-dez-2000...O Gaúcho empata com o Grêmio Santanense por 0 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista o Cam-peonato Gaúcho da 3a Divisão com uma rodada de antecedência. (17 anos)

10-dez-1939...O Gaúcho perde para o Grêmio Santanense por 2 a 1 no estádio da Vila Cruzeiro, do 14 de Julho, e termina o campeonato estadual em terceiro lugar, a melhor colocação do clube até hoje na competição. Para chegar até a fase final do Campeonato Gaúcho, o alviverde passa pelo Riograndense de Cruz Alta, Rio-grandense de Santa Maria e Bagé. (78 anos)

11-dez-1960...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 2 no estádio Wolmar Salton pela segunda partida da Taça da Amizade (a primeira é vencida pelo Gaúcho). Assim que o árbitro Moisés Santos apita o final da partida, começa uma briga generalizada. Um jogo extra de-veria ser marcado para decidir a Taça, mas isso não acontece e não há campeão. (57 anos)

11-dez-1977...Com gols de Da Costa (contra) e Juarez, o Gaúcho faz 2 a 0 no Cachoeira no estádio Joaquim Vidal, em Cachoeira do Sul, e conquista o Campeonato Gaú-cho da 2a Divisão pela segunda vez. Juarez se torna o artilheiro da competição, com 11 gols. (40 anos)

12-dez-1940...Rio Grandense e 14 de Julho empatam por 2 a 2 o jogo extra valendo o título da Taça Pneus Atlas, também disputado pelo Gaúcho. Devido ao novo empate, seria preciso realizar novo jogo extra. Com o final do ano se aproximando, a partida não é rea-lizada. (77 anos)

13-dez-1985...O Gaúcho enfrenta um combinado de jogadores na partida festiva que marca a despedida de Bebeto

Page 40: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 40

dos gramados. O amistoso no Wolmar Salton ter-mina com a vitória da Seleção dos Amigos do Bebe-to por 3 a 1. Bebeto não marca, mas tem a chance de deixar sua marca numa cobrança de pênalti de-fendida pelo goleiro Valdir, que é fortemente vaia-do pela torcida. (32 anos)

16-dez-1973...O centroavante Bebeto marca duas vezes contra o Bagé no estádio Wolmar Salton (vitória por 4 a 1), e se torna artilheiro da Copa Governador do Estado pelo Gaúcho, com 13 gols. (44 anos)

18-dez-1952...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 2 em amisto-so no estádio Celso Fiori. É a primeira partida dispu-tada sob iluminação artificial em Passo Fundo. São três postes no lado das gerais e dois no lado das arquibancadas sociais. Em cada um dos postes, há cinco holofotes de lâmpadas de carvão comum de 1.000 watts. (65 anos)

18-dez-1966...O Gaúcho vence o Uruguaiana por 5 a 0 no tempo normal e 1 a 0 na prorrogação no estádio Wolmar Salton e conquista a 2a Divisão do Campeonato Gaúcho, tornando-se a primeira equipe de Passo Fundo a participar da 1a Divisão desde o fim do campeonato estadual por zonas, em 1961. (51 anos)

18-dez-1967...Disputado o primeiro clássico feminino entre o Gaúcho e o 14 de Julho, que também teria sido o primeiro jogo de futebol entre mulheres na cidade. O clássico é jogado por estudantes do CENAV (Colé-gio Estadual Nicolau Araújo Vergueiro, atual EENAV). O grande destaque da primeira partida é a atacante Adalzira, do 14 de Julho. Pelo lado do Gaúcho os des-taques são a ponteira-esquerda Ione e a centroavan-te Lourdes. O jogo termina 1 a 1, gols de Adalzira e Tânia. O árbitro é o zagueiro Daizon Pontes. (50 anos)

21-dez-1958...Pelo Campeonato Gaúcho da 2a Divisão, o 14 de Julho vence o Gaúcho por 4 a 2 e conquista o Cam-peonato Citadino. (59 anos)

27-dez-1945...Nasce, em Soledade-RS, Juarez Villela (Juarez Lo-rena Villela), um dos principais treinadores da his-tória do Passo Fundo. (72 anos)

29-dez-1957...O 14 de Julho vence o Gaúcho por 3 a 0 no estádio Wolmar Salton e conquista o Troféu Vanguardeira (havia ganho o primeiro jogo por 2 a 0). Ao fim da par-tida, o árbitro Heran Garibotti, que faz sua estreia nos gramados, é espancado por torcedores do Gaúcho, inconformados com a derrota do time. (60 anos)

30-dez-1939...Nasce, em Porto Alegre-RS, Santarém (Antonio Car-

los Lemos Santarém), um dos principais jogadores da história do 14 de Julho, Gaúcho e Independente. (78 anos)

Page 41: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 41

LIVROSDAMIAN, Marco Antonio. Futebol de Passo Fundo, Contribuição a sua História.

Passo Fundo: Pe. Berthier, 1997.DAMIAN, Marco Antonio; FREITAS, Cesar. Enciclopédia do Futebol Gaúcho, Vol.

I - Ídolos e Craques. Passo Fundo: Passografic, 2009. MIRANDA, Fernando Borgmann Severo; MENDES, Jeferson dos Santos Mendes.

Passo Fundo: O Passo das Ruas. Passo Fundo: Méritos, 2011.ROMERO, Carlos Alberto. Associação dos torcedores do G.E.R. 14 de Julho: 96

anos de paixão. 1a ed. Passo Fundo: Otimiza, 2017.SCHERER, Lucas. Bebeto: O Canhão da Serra. Passo Fundo: Passografic, 2010.SCHERER, Lucas. Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Futebol de Pas-

so Fundo. 3a ed. Passo Fundo: O autor, 2017.

ARQUIVOArquivo Histórico Regional (Passo Fundo)

JORNAISDiário da Manhã, Passo Fundo (RS)O Nacional, Passo Fundo (RS)

REVISTAPlacar, São Paulo (SP)

SITESAlma Leprosa (almaleprosaensanmiguel.blogspot.com)DaniFreitasEC (danifreitasesporteclube.wordpress.com)Esportchê (esportche.com.br)Esportes no 26 (www.tvpassofundo.com.br)Federação Gaúcha de Futebol (www.fgf.com.br)Federação Gaúcha de Futebol de Salão (www.fgfs.org.br)Federação Gaúcha de Rugby (www.fgrugby.com.br)Fifa (fifa.com)Football Cup Barcelona (www.footballcupbarcelona.com)Fundo-RS/152786168125012)Futebol Nacional (www.futebolanacional.com.br)FutebolGaúcho.com (www.futebolgaucho.com)G1 (g1.com.br)Gaúcho (facebook.com/pages/Sport-Clube-GAÚCHO-de-Passo-Gaúcho (sportclubgauchopassofundo.blogspot.com.br)Globo Esporte (globoesporte.com)Grêmio (gremio.net)Jornal Correio do Povo (www.correiodopovo.com.br)Jornal Diário da Manhã (www.diariodamanha.com)Jornal O Nacional (www.onacional.com.br)Jornal Vale dos Sinos (www.jornalvs.com.br)Jornal Zero Hora (zerohora.com)Leis Municipais (www.leismunicipais.com.br)Passo Fundo (facebook.com/ecpf1986)Passo Fundo (facebook.com/esporteclubepassofundo)Passo Fundo (www.ecpassofundo.com.br)Passo Fundo Futsal (www.facebook.com/passofundofutsal)Planalto (facebook.com/PlanaltoRugby)

Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br)Projeto Passo Fundo (www.projetopassofundo.com.br)Rádio Planalto (www.rdplanalto.com)Rádio Uirapuru (www.rduirapuru.com.br)RBS TV (g1.globo.com/rs)Solo Newell's (historiadelmaspopular.blogspot.com)Súmulas-Tchê (www.sumulas-tche.blogspot.com.br)Times do RS (timesdors.blogspot.com.br)

CAPAIlustração de Lucas Scherer

PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃOLucas Scherer

ESCUDOS E UNIFORMESOs escudos das equipes são propriedades registradas (quando o caso) dos res-pectivos clubes. Os uniformes foram criados a partir da observação de fotogra-fias, com os templates “FbKits-Template Pack v10”

Este livro usa as tipologias Source Sans Pro, Webdings e Wingdings.

Abreviaturas usadas nas tabelas: PG (pontos ganhos), J (jogos), V (vitórias), E (empates), D (derrotas), GP (gols pró), GC (gols contra), SG (saldo de gols), A% (aproveitamento de pontos em %).

Abreviaturas usadas nas fichas dos jogos: L (local), P (público), R (renda), A (árbi-tro), G (gol), CA (cartão amarelo), CV (cartão vermelho), T (técnico), E (entraram, no futsal).

Nas súmulas das partidas, os gols indicam o tempo corrido de jogo.Exemplos: Fulano 12 (gol marcado aos 12 minutos de jogo); Fulano 48+ (gol mar-cado aos 48 minutos do primeiro tempo); Fulano 57 (gol marcado aos 12 minutos do segundo tempo); Fulano 91+ (gol marcado aos 46 minutos do segundo tempo).

FONTES EREFERÊNCIAS

Page 42: 1 · Uma vizinha es-tranhou sua ausência. As janelas estavam abertas, ... da rua Olavo Bilac com a Avenida Brasil. É a última vez que é visto. 21 de janeiro Uma vizinha de Bicca

>>> 42

Lucas Scherer nasceu em Passo Fundo em 1979.É jornalista, roteirista e tradutor.

Livros:Bebeto - O Canhão da Serra (2010)Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo - 1a Edição (2012)Anuário do Futebol Passo-Fundense No 1 (2013)Anuário do Futebol Passo-Fundense No 2 (2014)Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo - 2a Edição (2014) Anuário do Futebol Passo-Fundense No 3 (2015) Anuário do Futebol Passo-Fundense No 4 (2016) Almanaque Tricolor: Os 30 anos do EC Passo Fundo (2016)Passo-Fundenses Olímpicos (2016)Anuário do Futebol Passo-Fundense No 5 (2017)Os Donos da Bola: O Campeonato Citadino de Futebol de Passo Fundo - 3a Edição (2017)

Acesse e baixe grátis:anuariodofutebolpassofundense.wordpress.com