11 09 2013

40

description

11-09-2013.pdf

Transcript of 11 09 2013

02 | O PRESENTE EDITORIAL SABADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Bruxa ou Saci?Um país independente, de fato, deve ter sua

própria identidade. Crenças, costumes e fol-clore são formadores de uma sociedade consci-ente de sua própria existência. A globalizaçãotem proporcionado aos brasileiros felizes inte-rações com culturas e lendas de outros países,mas parece que é uma via de mão única. Apreferência pela cultura estrangeira, em de-trimento da brasileira, ficou bastante evidenteem 31 de outubro, quando é comemorado... oDia do Saci. A maioria dos leitores pensoulogo no Dia das Bruxas. Não se culpe.

É fácil perceber que a deliciosa lenda dohomenzinho de uma perna só, seu gorro verme-lho e seu cachimbo passa des-percebida para a populaçãotupiniquim. Até mesmo namaioria das escolas, forma-doras dos futuros formado-res, o Saci foi deixado de lado,trocado por uma vassoura,um caldeirão e uma verrugana ponta do nariz.

É evidente que a data nãoprecisa ser levada tão a sério,mas a troca da cultura brasi-leira pela estadunidense oupor culturas de outros tantospaíses é um bom tema paradiscussão, na escola, nos bote-cos e até mesmo no Congresso Nacional. É impor-tante que o Brasil e os brasileiros tenham acessoa culturas de outros países, mas seria interessan-te, também, que comunidades de outros paísestivessem o conhecimento da nossa. E como issopode acontecer se nem mesmo nós valorizamosum personagem nosso?

Alguns gatos pingados Brasil afora lem-braram o Dia do Saci, mas o movimento setorna ínfimo quando o colocamos ao lado doHalloween. Há também algumas sociedades que

É importante que oBrasil e os brasileiros

tenham acesso aculturas de outrospaíses, mas seria

interessante, também,que comunidades de

outros países tivessem oconhecimento da nossa

lutam para manter vivo esse personagem folclóri-co, que se comporta como um adolescente, fazbrincadeiras com os amigos e travessuras maiorescom os prepotentes e arrogantes. Dá nó na crinado cavalo, o que aparentemente seria um castigopara o bicho, mas muitos acreditam que é apenaspara a crina servir de estribo e ele poder cavalgar.

Sem xenofobia, mas o Saci tem muitomais a ensinar do que as bruxas. É umpersonagem alegre, que tem conhecimentodas diferenças sociais, aliás, tão presentes noterritório verde e amarelo.

Trocar o Halloween pelo Saci é uma atitudesábia, não porque nossa cultura é melhor que a

cultura estrangeira, mas por-que é nossa. Mas o brasileironão tem mesmo o costume devalorizar o que temos de bom.Na música não é diferente.Perdoem o exagero, mas en-quanto os bons músicos brasi-leiros têm espaço somente noexterior, nossas rádios são in-vadidas por canções repetiti-vas, que falam de sexo, bebi-da e ostentação.

Sem contar a idolatria amúsicas estrangeiras, que des-de as vitrolas são consumidaspor aqui, e a pessoas estrangei-

ras, como Justin Bieber (sem comentários). Sim.O Brasil também pode ter ídolos, a começar peloSaci, que anda esquecido, tentando pegar umacarona na vassoura da bruxa malvada.

O personagem de entretenimento não vive porsi só. Ele depende de ser consumido, ser lembra-do, ser valorizado. É dever da sociedade brasilei-ra, das escolas, da mídia e da família mantervivo o folclore e a cultura nacional. Caso contrá-rio, a identidade brasileira vai continuar ligadaa mulheres peladas, praia, carnaval e futebol.

ELE É DEUS, NÃO DOSMORTOS, MAS DOS VIVOS,

POIS TODOS VIVEM PARA ELEAcompanhamos Jesus em mais um encontro/

desencontro com as autoridades do seu tempo eque se torna um espaço de ensinamento para osseus discípulos e também para nós, hoje. Destavez são os saduceus que criam uma armadilhapara apanhar Jesus. Os saduceus não gozavam demuita estima: eram pessoas de alta aristocraciade Israel, de tendência conservadora e amigosdos romanos, os dominadores de Israel. Não acre-ditavam na ressurreição, considerando-a crençade pessoas ignorantes e ingênuas. Estavam con-tentes com esta vida e não se importavam com oque aconteceria depois da morte.

Um dia se aproximam de Jesus para ridicula-rizar os que acreditavam na ressurreição dosmortos. Apresentam-lhe uma situação absurda,fruto da fantasia de suas cabeças. Contam ocaso de sete irmãos que se casavam sucessiva-mente com a mesma mulher para assegurar onome da família, a riqueza e a continuidade doramo masculino da família.

Jesus desmonta a concepção que os saduceustêm da ressurreição e escapa da armadilha afirman-do que o céu, o mundo de Deus, não é continuidadedeste mundo. A vida junto a Deus não reproduz asinjustiças e nem as garantias que este mundo ofe-rece. Deus vai muito além e oferece a possibilidadede vida plena e abundante para todos. “O Deus deAbraão, de Isaac e de Jacó não é um Deus dosmortos, mas de vivos”. Jesus não pode nem sequerimaginar que para Deus seus filhos morrem. A vidacom Deus é cheia de vida, alegria e paz.

Este acontecimento narrado no Evangelho nosleva a pensar que o destino de todo ser humano éviver para Deus, por isso é fundamental conhecê-lo eviver em comunhão com Ele. O que nos leva a pensarque a nossa vida aqui e agora deve ser vivida comalegria, responsabilidade, mas tomando consciênciade que existe um outro mundo onde viveremos emplenitude. Tomando todo o cuidado de não projetaros valores do nosso mundo no mundo de Deus. A vidajunto a Deus não consiste em perpetuar as injustiças,desigualdade e abusos deste mundo. A vida limitadapelo tempo e espaço se transformará em vida eterna,sem qualquer limite, porque ela é plena.

São Paulo diz aos Coríntios que a vida eterna éalgo que o olho nunca viu, nem o ouvido ouviu, nemhomem algum imaginou; é algo que Deus preparoupara os que o amam. O céu é uma vida preparada porDeus para satisfazer plenamente nossos desejosmais profundos. É próprio da fé alimentar o desejo,a expectativa e a esperança confiante em Deus.Neste sentido, Deus é fonte inesgotável de vida. Amorte não consegue atingir Deus e nem Ele fica semseus filhos e filhas. Enquanto nós choramos desaudades de nossos entes queridos, Deus os con-templa cheio de vida porque os acolhe com seuamor de Pai. Que maravilha conseguir viver dia a diaa esperança deste encontro. Sem desmerecer avida que temos, amando e construindo vida dignapara todos aqui e agora, mas sabendo e acreditandoque nos aguarda uma vida plena sem fim e que édom de Deus!

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacr [email protected]

Transformaçãoregional na saúde

O PRESENTE | 03SÁBADO,09 DE NOVEMBRODE 2013

Comentário do dia“Não acho que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) tenha reduzido, até

pelos dados que a gente tem o que fica claro é que o FPM cresceu”. Afirmação da

presidenta Dilma Rousseff, contrariando o discurso de muitos prefeitos

de que o repasse deste recurso para as prefeituras tem sofrido uma redução.

Durante solenidade em Marechal Cândido Rondon que marcou a formalização docredenciamento do Hospital Municipal Dr. Cruzatti no Sistema Único de Saúde (SUS),na quinta-feira (07), o diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Odacir Fiorentin,falou sobre a transformação por qual passa a região na área de saúde pública.

Dentre os inúmeros investimentos feitos pelo Governo do Estado desde 2011, elemencionou que na semana que vem será licitado os dez leitos de UTI para o hospitalmunicipal de Palotina, que atenderá também Francisco Alves, Nova Santa Rosa eMaripá. Além disso, foram viabilizados mais R$ 4,7 milhões para reformar e ampliara instituição visando oferecer 51 leitos.

Na quinta-feira, Fiorentin esteve em Guaíra e o prefeito Fabian Vendruscoloinformou que a prefeitura está adquirindo o Hospital e Maternidade Santa Rita. Deacordo com o diretor da Regional, trata-se de uma negociação que já está fechada.“Vamos ampliar (a unidade hospitalar) para 51 leitos, com dez leitos de UTI na áreade ortopedia, para atender também as cidades de Mercedes e Terra Roxa”, declara.

Já em Santa Helena, o prefeito Jucerlei Sotoriva já fechou o acordo, o qualdeve ser referendado possivelmente em dezembro, para compra de um hospitalque vai dispor de dez leitos de UTI em ortopedia. O atendimento será oferecidoaos municípios de Itaipulândia, Missal, São José das Palmeiras, Diamante doOeste, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.

Lupi boquirroto

O senador Alvaro Dias (PSDB) não gostou nemum pouco das insinuações do presidente nacional doPDT, Carlos Lupi. Em visita a Curitiba nesta sema-na, o pedetista disse que o irmão do tucano, ex-senador Osmar Dias (PDT), teria manifestado desejoem novamente concorrer a uma vaga ao Senado, nocaso na eleição de 2014. Atualmente, Osmar é vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil.

Como já é de conhecimento, Alvaro tem pretensãoem ser candidato à reeleição. Além disso, existe umentendimento familiar de que não haveria disputaentre os dois irmãos no meio político. “Não se escreveo que esse boquirroto fala. Desculpe, mas esse Lupinão tem autoridade para se meter na política doParaná”, disparou o senador, em contato com areportagem do Jornal O Presente, ontem (08). “Opresidente do PDT, que disse que amava Dilma,ainda não disse o que fizeram com os milhões desvi-ados do Ministério do Trabalho”, critica.

Waldemir Barreto/Agência Senado

CONTRA REDUÇÃODA MAIORIDADE PENAL

Durante sua passagem por Ma-rechal Cândido Rondon, ontem (08),o senador Sérgio Souza (PMDB)participou do 1º Fórum de Debatessobre os eventos do município,ocasião em que foi destacada anecessidade de garantir um foco fa-miliar às promoções locais.

Na oportunidade, ele enfatizouque é contra a redução da maiorida-de penal por acreditar que o sistemaprisional não ressocializa os jovens.Por isso, o senador defende o au-mento da pena a menores em casode reincidência e crimes graves.

Além disso, Sérgio Souza menci-onou que possui projeto em quepropõe a inclusão das disciplinas deCidadania, Moral e Ética no EnsinoFundamental; e Ética, Moral e Polí-tica no Ensino Médio. “Precisamosdoutrinar os jovens para um mun-do melhor. É esse o papel do parla-mentar: o de regular o convívio emsociedade”, pontuou.

Senador Sérgio Souza: “É necessário que osjovens aprendam na escola a importância de um

Estado de Direito, a importância do seu votoe do exercício da democracia”

Carina Ribeiro/OP

A FAVOR DO

ORÇAMENTO IMPOSITIVO“É um passo importante, embora alguns tentem passar para

a população uma interpretação equivocada”. A opinião é dodeputado federal Osmar Serraglio (PMDB), a respeito daaprovação do projeto do orçamento impositivo no Congresso.“Afirmo isso porque essa é uma decisão que valoriza os parla-mentares, pois vai fazer com que não sejam submetidos àsbarganhas e negociatas, em que alguns são privilegiados e outrosnão são tratados como representantes do povo. Isso não é destaadministração, mas de todas, pois sempre foi assim”, declara.

De acordo com Serraglio, em vários países quem elabora oorçamento é o Parlamento, diferentemente do que ocorre no Brasil.“O impositivo representa menos de 0,5% do orçamento da União.Ou seja, 99,5% continuam sendo do Executivo. Nem essamigalha pretende-se dar, pois tentam macular como se fosse umatentativa de desviar dinheiro público”, critica o peemedebista.

Consta na pauta de votação da AssembleiaLegislativa, na sessão de segunda-feira (11),projeto de lei de autoria do deputado estadualElio Rusch (DEM) que concede título de cidadãohonorário do Paraná ao empresário OsvinoRicardi, do Grupo Horizonte, de MarechalCândido Rondon.

SenadorAlvaro Dias:“Esse Lupi

não temautoridade

para se meterna política do

Paraná”

CIDADÃO HONORÁRIODO PARANÁ

EDITORIAL“Cascavel acaba de lançar o programa “Mais Médicos na Cadeia”. Afrase “bombou” na rede social. Alguns defendendo o médico meio semjeito, a maioria malhando. Fato é que a prática das horas a menosprestadas não se restringe ao doutor flagrado. Afinal, Cascavel nãopode se inscrever no “Mais Médicos” da dona Dilma, exatamente porque tem número suficiente de profissionais contratados pela prefeitura:são 210 ao total. Em resumo: na saúde local não falta médico nemdinheiro, falta controle e gestão.

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

JAIRO EDUARDO

Gugu-dá-dá e

Falou e disse“O caso do Dr. Jetson é café pequeno, acontece com médico,com enfermeiro, com dentista...”.

(Jorge Bocassanta - vereador do PT)

Produzi esta foto namanhã da última quarta-feira (06). Se fossetitulá-la, talvezescrevesse “infância depapel”. Assim, namistura das palavrascom a força da imagem,traduziria avulnerabilidade de umacriança deaproximadamente quatroanos de idade, largadaali, bem pertinho de umavia movimentada, onde oabuso da velocidade éuma constante.

Se olhar para asriquezas do país, asétima economia domundo, à frente da Itália,Canadá e outraspotências, talvez o maiscorreto seria dizer“Infância de Papelão”.

Papelão do governante, do eleitor, de umasociedade incapaz de abrigar as nossascrianças, mesmo sob o guarda-chuva deum Produto Interno Bruto (PIB) trilionário.

Sentadinho sobre o papelão que a mãecoletou, na Souza Naves com Paraná, omenino come um pastel, provavelmenteseu café da manhã, servido às 10 horas.Postada na rede social, a foto logorecebeu inúmeras observações (vejaalgumas, no quadro ao lado).

Após fotografá-lo, perguntei ao menino:

- E a mãe? Onde está? E o pai?

Antes mesmo de obter a resposta,percebi uma mulher se aproximando apassos largos. Era a mãe.

- Está cuidando desta criança? -perguntei.

Ela acenou com a cabeça, um poucoirritada com minha abordagem, e dissepara o menino algo que não entendi. Bem,agora o menino estava abrigadonovamente. Será?

Eles comentaram

A Comissão Especial de Inquérito(CEI) da Saúde, constituída naCâmara de Vereadores de Cascavel,começou a trabalhar tãodesacreditada como qualquer outracomissão de inquérito anterior. Mas,aos poucos, um dos vereadores maispreparados da atual Legislatura, oadvogado Aldino Jorge Bueno, oGugu, começou a mostrar serviço.

Gugu foi a campo. Flagrou médicodormindo na Unidade de ProntoAtendimento (UPA), descobriu doutorpulando a janela do posto(literalmente) após bater o ponto e,por fim, em trama com o delegadoJulio Reis, filmou o profissionalregistrar presença na Unidade Básicae seguir para seu consultórioparticular. O último salário pago aodoutor pela prefeitura ficou acima deR$ 17 mil (Jetson Luiz Franceschiprestava serviços também na UPA).

É tanta “câmera/ação” que dali apouco corre-se o risco até da CEIencontrar algum médico consultandoe cumprindo as horas contratadas!Os vereadores andaram espinhandotambém o chefe da 10ª Regional,Miroslau Bailak, e se queixaram parao chefe dele, o secretário de Estadoda Saúde, Michele Caputo Neto. Dr.Miroslau rebateu, em outras palavras,dizendo que os membros da CEI sóquerem “flash”.

De fato, todo vereador precisa dosflashes, microfones e câmeras. É

uma questão de sobrevivênciapolítica. E o Gugu, se derem canchae não fechar acordo político comEdgar Bueno para presidir a Câmara,poderá concorrer à Assembleia,tirando apoio e votos do candidato dopaço, André Bueno. Aqui, Gugu-dá-dá dor de cabeça. É melhoracomodá-lo na cadeira do XerifePacheco.

CANO DUPLO - Como o médicoflagrado atua na mesma clínica doDr. Jorge Bocassanta (vereador doPT), o prefeito Edgar Bueno viu umaoportunidade de matar dois coelhoscom um tiro. Aplaudiu a CEI earrastou o vereador oposicionista aoepisódio. O petista abriu a boca. “OEdgar é um pelego que não sabecuidar de seus funcionários”,disparou Bocassanta, que depoispartiu para a Rádio Colmeia tirarsatisfações com o Edi Junior,radialista que acabara de questionara conduta do vereador no ar.

E assim fechou uma semanaatípica, em que Cascavel foi mídianacional duas vezes (uma por ummaluco filmado abrindo fogo no meiode monte de gente em um bar) eoutra pela captação de imagens dospassos largos de um médico quevirou uma espécie de “boi de piranha”de um sistema permissivo (por açãoou omissão), e que sempre (não)funcionou assim...

INFÂNCIA DE PAPELÃO

Boca na botijaCascavel lança a adaptação do programa da dona Dilma,o “Mais Médicos Presos”

Gugu e Boca: semana movimentada

Fotos: Divulgação

Vera Maria Frey: “Precisamosde escolas em período integral paramães guerreiras que trabalham enão têm onde deixar seus filhos...”.

Cumpadi Antonio: “Uma formahonesta e digna de ganhar uns pilase ainda contribuir com o meioambiente coletando materiaisrecicláveis... exemplo para nóssociedade”.

Vânea Andréa Bueno: “Eutambém vi esse menino... Mecomovi com a cena, especialmenteporque o menino estava bemarrumado, demonstrando o zelo deseus pais, apesar da simplicidadedo trabalho deles...”.

Julio Fernandes: “Trata-se deum menino na rua, maisespecificamente na calçada,acompanhando os pais na labutadiária. Cena linda”.

O PRESENTE | 05SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 ESTADO

Nos EUA, Richa fala sobre economia e infraestruturaEm encontro realizado ontem (08), o governador enalteceu o interessedo governo em atrair empresas para o Estado e detalhou sua gestão

REUNIÃO COM EMPRESÁRIOS

O governador do Paraná,Beto Richa, participou ontem(08) de um encontro com lide-ranças empresariais e políticasdos Estados Unidos e do Brasil,no Conselho das Américas, emNova Iorque. O embaixador doBrasil na Organização das Na-ções Unidas (ONU), Antonio Pa-triota, participou do encontroem que Richa falou sobre nú-meros da economia paranaen-se, ressaltou o interesse do go-verno em atrair empresas parao Estado e detalhou sua gestão.

O encontro encerrou a agen-da que a comitiva liderada pelogovernador cumpriu nesta se-mana nos Estados Unidos, den-tro da missão Modelo de Desen-volvimento do Paraná, organi-zada pela revista Voto e peloCentro de Estudos sobre Brasil,Rússia, Índia e China (BRICLab),da Universidade de Columbia.

No formato de perguntas erespostas, o governador foi ques-tionado sobre temas considera-dos chave para o crescimento do

Paraná, em especial sobre o Portode Paranaguá. “Nos últimos doisanos, acabamos com as filas decaminhões, em investimentos emlogística. O governo federal, po-rém, precisa fazer sua parte e apli-car recursos na construção de si-los e armazéns”, relatou.

O embaixador do Brasil naONU elogiou as políticas públi-cas de combate à desigualdadesocial implantadas no Paraná elembrou que o Estado tem o se-gundo melhor índice de desen-volvendo humano do país. Pa-triota também ressaltou a inici-ativa do governo de participarda missão nos Estados Unidos.“Não apenas para atrair inves-timentos, mas inserir o Estadonas questões maiores da econo-mia”, afirmou.

O governador detalhou asações que colocam na vanguar-da do processo de integração comos mercados. Ele citou o diálogocom o setor produtivo, a desone-ração fiscal, a segurança jurídi-ca e a criação do programa Para-

ná Competitivo, que em trêsanos de vigência atraiu investi-mentos da ordem de R$ 25 bi-lhões em novas indústrias e ex-pansão das já existentes, resul-tando em 150 mil empregos.“Como consequência, o PIB (Pro-duto Interno Bruto) paranaen-se cresceu a uma média superi-or à do PIB nacional nos últimostrês anos”, enalteceu.

Ao responder questões levan-tadas pelos empresários, Richaafirmou que a prioridade do Es-tado é investir na ampliação emodernização da infraestrutu-ra de transporte e logística. “Es-tamos priorizando a melhoriadas estradas e rodovias, a ampli-ação do Porto de Paranaguá e amodernização dos aeroportos.O programa Paraná Competiti-vo foi ampliado, para que os in-centivos fiscais beneficiem tam-bém empresas que invistam eminfraestrutura”, declarou.

O governador disse que a ca-pacitação profissional de traba-lhadores, com investimento no

ensino técnico e na inovação tec-nológica, e os esforços para am-pliar a integração entre as uni-versidades e as empresas são ini-ciativas que estão dentro do pro-cesso de integração do Paraná àeconomia globalizada.

Hoje, são oferecidas no Esta-do 127 mil vagas para capaci-tação profissional de trabalha-dores e também de alunos do

Ensino Médio. Só na rede públi-ca estadual mais que dobrou onúmero de alunos nos últimostrês anos, passando de 40 milpara 83 mil alunos. Richa lem-brou, também, que o governoestadual mantém sete univer-sidades, com 100 mil alunos.“Isso exige repasse orçamentá-rio anual de quase US$ 800 mi-lhões”, revelou.

O governador Beto Richa participou ontem (08) de um encontro

com lideranças empresariais e políticas dos Estados Unidos e do

Brasil, no Conselho das Américas, em Nova Iorque

Divulgação

EM SETEMBRO

Indústria paranaense tem 2ºmelhor desempenho do Brasil

O setor cresceu 11,3%, sexta taxa positiva consecutiva nesse tipode comparação, atrás apenas de Goiás

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Especulações de fim de anoA proximidade do fim do ano, com as movimentações que

as campanhas de 2014 irão exigir, já influenciam as posturasdos candidatos aos inúmeros cargos que estarão em disputa.Para a maioria deles, 30 de deputados federais e 54 para aAssembleia, as candidaturas a governador, vice e senador(vaga única nesta eleição) terão importância fundamental. Nãopor acaso a reunião realizada em Brasília pela ministra-chefeda Casa Civil, Gleisi Hoffmann, na qual estiveram presentes,além do deputado federal André Vargas, hoje figura importanteno arcabouço político do PT nacional, o deputado Ênio Verri,presidente do PT estadual até domingo (10), quando se realizaa eleição partidária em que concorre à reeleição, MarceloAlmeida (PMDB), Alex Canziani, presidente do PTB paranaensee Eduardo Sciarra, ex-democrata e atual presidente do PSD,gerou especulações. O pretexto foi discutir problemas do Para-ná como os do Porto de Paranaguá, uma vez que há divergênciasentre os interesses regionais e a orientação governamentalfederal. As notícias vazadas do encontro não fazem referênciaao assunto “empréstimos” no qual o Governo do Estado jogatodas as suas fichas. Certamente terá sido tratado pelo menospara deixar a impressão de empenho dos ministros paranaen-ses na solução do assunto, enterrando a versão que se vendepor aqui que a eles não interessaria abastecer os cofres dogoverno de Beto Richa, com os milionários valores pleiteados.Mesmo que beneficiassem significativos segmentos econômi-cos do Paraná. Sempre aberto a informações para a imprensa,o deputado André Vargas deixou claro que “os novos rumospolíticos” foram sim tratados. Com o representante do PSD, queacena com a possibilidade de candidatura própria, girando asapostas no nome do poderoso empresário Joel Malucelli, pre-sente, seria interessante conhecer a posição de Gleisi emrelação a isso: garantia de um segundo turno ou uma oferta departicipação de Joel na chapa oficial. Nesse caso, jogandomesmo Osmar Dias em direção à candidatura ao Senado. Comodito, qualquer reunião agora, gera especulações.

Em choquePara não ficar atrás, o senador Alvaro Dias, candidato a mais

um mandato de senador, realmente tem marcado boa presença,procurado que é pela imprensa nacional a cada novo fato discu-tido em Brasília, põe o pé na estrada. Marca presença neste fimde semana no Encontro Empresarial da Construção Civil queocorrerá em Maringá.

ProgramarepercutidoRepercutindo mais nas

classes populares onde seuprograma tem enorme audi-ência, a participação do go-vernador Beto Richa no pro-grama do Ratinho, antes deviajar aos “States”, transmiti-do aqui pela TV do festejadoapresentador. Com posturafavorável agora ao governa-dor, a quem na campanhamunicipal em que seu filho,Ratinho Junior, disputava comLuciano Ducci, o pai classifi-cou o grupo de Beto: “cuecasde seda”. Fica a impressão deque Junior, agora com fortepresença no secretariado deBeto, pode sim vir a ser o vicedo governador, em sua buscade novo mandato. Tudo vaidepender das negociaçõesque ocorrem nos bastidores.

Em açãoA movimentação do sena-

dor Roberto Requião nos últi-

mos tempos não deixa mar-gem a dúvidas: ele quer sim oapoio do PMDB, hoje extrema-mente dificultado pela postu-ra de seus, pode-se assim di-zer, ex-companheiros, depu-tados estaduais que insistemem apoiar Beto Richa, paradisputar o governo pela quintavez. Neste fim de semanaRequião participa de longo ro-teiro pela região Oeste, combases em Cascavel e Goioerê.

Ouvindo as basesPor outro lado, o também

ex-governador peemedebistaOrlando Pessuti defende a re-alização de reuniões regio-nais do partido para discutircom os companheiros do in-terior as posições a seremadotadas pelo PMDB em2014. Ele próprio, tambémcandidato a candidato, enten-de que prévias a serem reali-zadas em março só terão sen-tido depois dessa ampla dis-cussão em que a opinião doscompanheiros será ouvida.

A produção industrial pa-ranaense obteve o segundo me-lhor resultado em setembro,comparado com o mesmo mêsdo ano passado. O setor cresceu11,3%, sexta taxa positiva con-secutiva nesse tipo de compa-ração, atrás apenas de Goiás,com 12,8%, e bem à frente damédia nacional de 2%. A Pes-quisa Industrial Mensal Regio-nal - Produção Física (PIM-PF),feita pelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE),foi divulgada ontem (08).

Mesmo com o recuo de 2,4%na produção industrial em se-tembro com relação a agosto, nacomparação entre os terceirostrimestres de 2013 e 2012, o Para-ná teve o melhor desempenhoentre as regiões pesquisadas. OEstado avançou 10,9% nessacomparação, enquanto a médiabrasileira subiu apenas 0,8%.

“A indústria do Paraná in-

tensificou o ritmo de expansãode sua produção, frente ao resul-tado apresentado no segundo tri-mestre (abril-junho), que foi de6,4%”, disse a economista doNúcleo de Macroeconomia eConjuntura, do Instituto Para-naense de Desenvolvimento Eco-nômico e Social (Ipardes), AnaSilvia Martins Franco.

O ganho de dinamismo notrimestre foi observado em novedos 14 setores investigados, comdestaque para edição e impres-são (de -3,3% para 39,8%), máqui-nas e equipamentos (de 14,8%para 25,3%) e máquinas, apare-lhos e materiais elétricos (de-12,3%% para 17,5%).

Em relação ao segundo tri-mestre de 2013, a produção físicada indústria estadual mostrouacréscimos de 1,9%, versus retra-ção de 1,4% da nacional, o querepresentou a terceira maior va-riação entre as 14 localidades pes-

quisadas, perdendo somente parao Pará (5,7%) e Goiás (3,2%). Foi oterceiro trimestre consecutivo deexpansão no Paraná, com ganhosacumulados de 13,2% no período.

MENSALA queda de 2,4% em setembro,

com relação a agosto, ocorreuapós dois meses consecutivos comresultados positivos, eliminan-do, assim, parte do ganho de 5,4%acumulado em julho e agosto,contra variação de 0,7% para opaís, sendo que oito dos 14 locaisinvestigados registraram queda.

As perdas mais acentuadasque influenciaram no resultadoregional foram dos setores deedição e impressão, refino de pe-tróleo e álcool, alimentos, má-quinas e equipamentos, metal,mobiliário e veículos automo-tores, sendo que apenas a ativi-dade de celulose e papel apon-tou resultado positivo.

Paraná lidera alta de preços do etanol nos últimos 30 diasOs postos de combustíveis

no Paraná foram os que maissubiram o preço do litro do eta-nol durante essa semana, segun-do dados da Agência Nacionaldo Petróleo, Gás Natural e Bio-combustíveis (ANP). O reajustenos últimos 30 dias encerradosontem (08) foi de 5,21% no Esta-do. Em Curitiba, a ANP informaque o preço médio foi de R$ 1,957.

Em todo o país, o valor dolitro caiu em dez Estados e noDistrito Federal e subiu em ou-tros 16. A maior queda no mêsfoi na Bahia, onde o valor dolitro do etanol caiu 1,52%.

Em São Paulo, principal Es-tado consumidor, a cotação su-

biu 0,11% na semana, paraR$ 1,769 o litro. No períodode um mês, acumula alta de0,17%. Na semana, a maior alta,de 1,33%, ocorreu em Santa Ca-tarina, enquanto a maior quedafoi registrada no Amapá (-0,68%).

No Brasil, o preço mínimoregistrado para o etanol foi deR$ 1,399 o litro no Estado deSão Paulo, e o máximo foi deR$ 2,999/litro no Pará. Namédia, o menor preço foi deR$ 1,769 o litro, em São Paulo. Omaior preço médio foi verifica-do em Roraima, de R$ 2,744 olitro. O etanol continua compe-titivo apenas em Goiás, MatoGrosso, Paraná e São Paulo.

Os preços do etanol nos pos-tos de combustíveis seguemcompetitivos em relação à gaso-lina apenas em Goiás, MatoGrosso, Paraná e São Paulo,mostram dados da ANP. Nosdemais 22 Estados brasileiros eno Distrito Federal a gasolinaestá mais competitiva.

Segundo o levantamento, opreço do etanol em Goiás equiva-le a 66,18% do valor da gasolina.Em Mato Grosso, a relação estáem 65,41%; no Paraná, em 67,55%;e em São Paulo, em 65,25%. Agasolina está mais vantajosaprincipalmente em Roraima,onde o etanol custa o equivalentea 91,04% do preço da gasolina.

Fim de semana pode ter temporais no Sul do BrasilO sol forte e o calor que

predominaram ontem (08) noSul do Brasil não devem conti-nuar no final de semana. Deacordo com meteorologistas doClimatempo, a chuva volta emforma de temporal devido à pas-sagem de uma nova frente fria.Mas o que está chamando aatenção é a tendência de umaacentuada queda da pressãoatmosférica sobre o Norte daArgentina. A previsão é de quea pressão fique abaixo de 1000hPa, que normalmente estáassociado à formação de nu-vens de tempestade.

Hoje (09) a umidade au-

menta significativamente emgrande parte dos três Estados.Exceto no Centro-leste do Para-ná e no Nordeste de Santa Cata-rina, nas demais áreas as nu-vens se formam com facilidadee ocorrem pancadas de chuvade forma isolada. Em MarechalCândido Rondon, a previsão éde temperatura entre 19º e 32º,sendo que a probabilidade é de80% de chuva - apenas 2 mm.

Amanhã (10), com o avanço dosistema de baixa pressão, a insta-bilidade aumenta no Centro-oes-te gaúcho, Oeste de Santa Catari-na e em Foz do Iguaçu. Nestasáreas, a nebulosidade predomina

e a chuva acontece a qualquerhora. O Climatempo alerta parao risco de temporal acompanha-do de descargas elétricas e riscode queda de granizo. Nas demaisáreas gaúchas, pelo interior ca-tarinense e paranaense, a chuvaestá prevista a partir da tarde. Nomunicípio rondonense, a tempe-ratura deve ficar, segundo o ins-tituto, entre 19º e 30º. A previsãoé de 10 mm de chuva.

Já na segunda-feira (11) voltaa esquentar bastante em Mare-chal Rondon, com temperaturaentre 19º e 36º. Pode haver o re-gistro de chuva (90% de probabi-lidade) - 52 mm.

O PRESENTE | 07SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

O total previsto é de US$ 477,2 milhões nos três financiamentos. Outros quatroempréstimos aguardam decisão da Secretaria do Tesouro Nacional

FIM DA NOVELA

Governo federal autoriza empréstimos do ParanáA novela chegou ao fim.

No final da tarde de ontem(08) a Secretaria do Tesou-ro Nacional (STN), órgãoligado ao Ministério da Fa-zenda, autorizou a realiza-ção de três empréstimosinternacionais negociadospelo Governo do Paraná,que totalizam US$ 477,2 mi-lhões. A decisão deve abrircaminho para que outrasquatro operações que depen-dem do aval do órgão fede-ral também sejam destra-vadas nas próximas sema-nas. A informação foi repas-

sada pela ministra-chefe daCasa Civil, Gleisi Hoffmann,após conversa com o secre-tário do Tesouro Nacional,Arno Augustin.

Depois da autorização pelaSTN, considerada a etapa maiscomplexa do processo, os em-préstimos cumprirão novostrâmites até serem liberados.A negociação com o BancoMundial, de US$ 350 milhões,depende de um parecer da Pro-curadoria Geral da FazendaNacional. O recurso será uti-lizado em investimentos nasáreas de saúde, educação, agri-

cultura e meio ambiente. Duasnegociações com o Banco In-teramericano de Desenvolvi-mento, de US$ 60 milhões(para o programa Família Pa-ranaense) e US$ 67,2 milhões(para o Paraná Seguro), fo-ram para o Ministério do Pla-nejamento e, posteriormente,precisam passar pela CasaCivil e Senado.

A principal barreira para aaprovação era uma divergên-cia nos cálculos de gasto compessoal entre o Governo doParaná e a STN, o que temimpacto no cumprimento da

Lei de Responsabilidade Fis-cal (LRF). As contas originaisdo Estado não incluíam des-pesas com Imposto de RendaRetido na Fonte e com pensi-onistas, o que não era admiti-

do pela Secretaria. “A STNentendeu que o Estado pas-sou a cumprir os limites degasto com pessoal com recen-te contabilização do fundo deprevidência”, disse Gleisi.

Dilma rebate TCU e afirma que é “absurdo” paralisar obrasA presidenta Dilma Rous-

seff disse ontem (08) que é um“absurdo” paralisar grandesobras devido a suspeitas deproblemas na execução. OTribunal de Contas da União(TCU) fez nesta semana umasérie de recomendações deparalisação de obras pelo país.

Dilma deu as declaraçõesao responder em entrevista noRio Grande do Sul uma per-gunta sobre a possibilidadede interrupção na construçãoda BR-448, na região metro-politana de Porto Alegre.

“Paralisar obras é extrema-mente perigoso. Porque de-pois ninguém repara o cus-to. Se houve algum erro,por parte de algum agente,não tem quem repare, a leinão prevê”, disse a presi-denta. “Para (a constru-ção) por um ano, por seismeses, e ninguém te res-sarce depois”, emendou.

Na mesma entrevista, Dil-ma disse que a criação de maismunicípios pelo país “divide obolo” de recursos e não será asolução para a escassez de ver-

bas das prefeituras. Uma pro-posta em tramitação no Con-gresso modifica os atuais pa-râmetros de emancipação decidades, facilitando a criação.Hoje, o país possui 5.570 pre-feituras. “Acho importante ocuidado na criação de municí-pios. Se cria municípios, vocênão aumenta a receita, dividea receita que já existe. Vocêdivide o bolo. Quanto maismunicípios criar, menor obolo fica para alguns. Há quese ter muito cuidado, muitocritério”, avalia.

Pedágio traz prejuízo tanto aousuário quanto às concessionárias

Os resultados de dois estu-dos sobre o pedágio no Paranáencomendados por entidadesindependentes tornaram ain-da mais complexa a negocia-ção para redução das tarifas doAnel de Integração. As con-clusões foram divergentes e,na prática, dão munição paraambos os lados pressionarempor benefícios.

Um levantamento indicouque as concessionárias foramprejudicadas na execução docontrato e teriam direito aindenizações. O outro con-cluiu que os contribuintes éque foram lesados, ainda queem valores pouco significati-vos, e que o preço deveriabaixar ou novas obras preci-sariam ser incluídas.

Vários cenários foram ana-lisados a pedido do governoestadual. Na maioria das si-

mulações, contudo, a solu-ção apontada é a prorrogaçãodo contrato por cinco anospara que seja possível dimi-nuir tarifas ou acrescentar in-vestimentos. A concessão temvalidade de 24 anos, com pre-visão de terminar em 2022, ecomo o chamado Anel de In-tegração é formado basica-mente por BRs, um acordo deprorrogação precisaria seraprovado pelo governo fede-ral. Ambos os estudos des-consideraram o resultado dasauditorias feitas pelos Tribu-nais de Contas da União(TCU) e do Estado (TCE), queindicaram que os usuários fo-ram lesados nos últimos anos.

SEM REAJUSTEA Fundação Instituto de

Administração (FIA), contra-tada pelo Departamento de Es-

tradas de Rodagem (DER), pon-dera que o cenário mais viávelseria a redução de tarifa em umvalor aproximado ao reajusteanual. Ou seja, em um deter-minado ano, o pedágio nãosofreria a elevação característi-ca de todo final de ano.

Já o levantamento feitopela Fundação Instituto dePesquisas Econômicas (Fipe)considerou que vários aspec-tos vagos no contrato de con-cessão levaram as empresas afazerem obras pelas quais nãoforam compensadas. Umexemplo foi a construção deacostamento em rodovias, quefoi exigida das empresas semser contabilizada entre as des-pesas. Assim, as concessioná-rias precisariam ser ressarci-das. Em alguns casos, a inde-nização seria de várias cente-nas de milhões.

08 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

SERRANÓPOLIS A MEDIANEIRA

Recuperação da PR-495 deve começar em 10 diasA ordem de serviço para o início das obras no trecho já foi assinada pelo prefeito Luiz Ferri.

O investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões

O prefeito de Serranópolisdo Iguaçu, Luiz Ferri, acompa-nhado de outras lideranças lo-cais, foi a Cascavel na quinta-feira (07) para assinar a ordemde serviço das obras visando àrecuperação do asfalto que ligao município a Medianeira. Odeputado estadual André Bue-no viabilizou junto ao Departa-mento de Estradas de Rodagem(DER) a liberação dos recursos.

O trajeto receberá um tra-balho prévio de tapa buracos,em seguida será realizado o re-perfilamento e refeita a sinali-zação horizontal. O percurso éde aproximadamente 17 quilô-metros e o valor estimado paraa realização da recuperação doasfalto é de R$ 2 milhões. O pra-zo para o início das obras é dedez dias a partir da data daassinatura, porém, Ferri solici-tou uma ação imediata com re-lação aos buracos, compromis-so que foi assumido pelo DER. Otrecho da PR-495 que receberáas melhorias é da saída da ci-dade de Medianeira até o Par-que Nacional do Iguaçu, na co-munidade Divisa do Parque, em

Serranópolis do Iguaçu.Na oportunidade, o deputa-

do estadual André Bueno agra-deceu ao DER pelo início do tra-balho e frisou o apoio aos muni-cípios da região. “Nós temos tra-balhado para o desenvolvimen-to de toda a região e Serranópo-lis está incluída nesta priorida-de”, declarou. Para o superin-tendente do DER em Cascavel,Nelson Farah, os investimentosem todo o Paraná estão supe-rando números anteriores. “Es-

Lideranças com a ordem de serviço para executar obra aguardada

pela comunidade de Serranópolis do Iguaçu

Divulgação

tamos na casa dos dez mil quilô-metros em todo o Paraná comrecuperação de rodovias e quemganha é o cidadão”, enaltece.

De acordo com o prefeitoLuiz Ferri, esta é mais umaconquista da administração parao cidadão serranopolitano. “Es-tamos felizes com o entrosamen-to da administração e o Governodo Estado. Isso é fruto de muitotrabalho nosso e também dosdeputados que viabilizam os re-cursos”, finalizou Ferri.

A Prefeitura de Mercedes,através da Secretaria de Via-ção, Obras e Serviços Urbanos,iniciou a primeira etapa da obrade pavimentação poliédrica noanel viário, que liga os pontos doprolongamento da Avenida JoãoXXIII até a BR-163. Nesta pri-meira etapa estão sendo inves-tidos R$ 73.455,86 em um totalde 3.179,50 m².

Prefeitura de Mercedes dá inícioà pavimentação no anel viário

Segundo o chefe da pasta,vice-prefeito Vilson Martins, aobra é muito importante, pois aestrada é de acesso a umaempresa de insumos agrícolasdo município, onde o tráfego decaminhões é bastante intenso.Assim, depois de pronta, relatao secretário, será possível evitarque caminhões pesados pas-sem pela avenida da cidade.

Nesta primeira etapa estão sendo investidos R$ 73.455,86

em um total de 3.179,50 m²

Divulgação

O PRESENTE | 09SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 POLÍTICA

MERCEDES

Edson Schug é reconduzido à presidência da CâmaraEle permanece mais um ano à frente da Casa de Leis. Com novo regimento

interno, a partir de 2015 presidente terá mandato de dois anos

O presidente da Câmarade Vereadores de Mercedes,Edson Schug (PMDB), foireconduzido ao cargo paramais uma gestão. A consti-tuição da mesa diretiva quecomandará os trabalhos em2014 ocorreu durante a ses-são ordinária de terça-feira(05). Antônio Alves (PMDB)foi escolhido vice-presidente,Marcelo Eduardo Eninger(PMDB) 1º secretário e KelliWeber (PP) 2ª secretária.

Em entrevista ao Jornal OPresente, Edson explica quea eleição ocorreu no início denovembro porque o novo re-gimento interno, aprovadoneste ano, prevê que a esco-lha da mesa diretiva deveocorrer no máximo 30 diasantes da última sessão ordi-nária do ano, que será em 10de dezembro. “Portanto, es-távamos dentro do prazo re-gimental para fazer a eleiçãoda mesa”, comenta.

Outra mudança é que onovo regimento prevê que amesa diretiva tenha dois anosde gestão, diferentemente doque vinha acontecendo, queprevia somente um ano. Paraque ocorra o ajuste às novasnormas, Edson vai permane-cer somente mais um ano àfrente da Casa de Leis e opróximo presidente, aí sim,terá mandato de dois anos.Com isso, nas próximas le-gislaturas, em vez de haverquatro eleições internas ha-verá somente duas.

Presidente da Câmara de Vereadores, Edson Schug: “Estamos

desenvolvendo um ótimo trabalho no Legislativo, que está tornando

nossa Casa de Leis um exemplo em várias situações”

Eleições 2014Além de presidente da Câmara de Vereadores, Edson Schug também

preside o PMDB no município. Perguntado qual posicionamento partidáriodefende para as eleições de 2014 na briga pelo Governo do Estado -candidatura própria ou apoio -, ele revela: “A base sempre é compostapelos municípios, mas muitas vezes alguns acertos e acordos são feitossem consultá-la. O nosso entendimento tem sido muito bom em Mercedespelo que tem se buscado de recursos no Governo do Estado. Se todos osrecursos encaminhados e projetos prometidos forem liberados para nossomunicípio, sem dúvida é um compromisso que temos com o governoestadual. Mas é uma situação bem particular. Por enquanto é cedo paradizermos se vamos apoiar o governador Beto Richa (PSDB) ou se vamosbuscar candidatura própria. O PMDB sempre foi um partido forte e seriamuito bom se tivéssemos novamente um governador. Isso também não estátão distante”, declara.

Para o dirigente partidário, o fato do PT fazer parte da aliança municipalnão deve causar nenhum conflito caso os dois partidos apoiem candidatosdiferentes nas eleições estaduais do ano que vem. “Temos maturidadesuficiente para saber separar e distinguir o que a gente vive aqui, dentrodo município, em relação ao que é em nível estadual. Tanto que o PT sempreesteve conosco no trabalho de pleitear recursos no Estado”, expõe.

Em relação ao primeiroano de gestão à frente doLegislativo, Edson avalia quedentro do que se espera deuma Câmara de Vereadoresfoi possível cumprir um bomtrabalho. “Agradecemos osvereadores, que sempre esti-veram bem dispostos em to-dos os momentos que foramconvocados nas matérias quetínhamos em análise. Todossempre foram muito presta-tivos”, elogia. “Não fecha-mos valores ainda, mas semdúvida das últimas gestõeseste ano será o que a Câmaramais economizou. Mesmoassim, em momento algumfaltou algo para os vereado-res”, emenda.

LEI ORGÂNICA EREGIMENTO INTERNO

Dentre projetos que tra-mitaram na Casa de Leis nes-te ano, um foi referente àrevisão da Lei Orgânica Mu-nicipal, cuja proposta foi ela-borada por comissão mista,da qual participaram mem-bros indicados pelo Legis-lativo e pelo Executivo mu-nicipal. Este trabalho de re-visão foi realizado sem ge-rar qualquer despesa aoPoder Público, outorgandoà população um texto atua-lizado e moderno.

Paralelo à revisão da LeiOrgânica, houve o traba-lho de uma comissão nome-ada pela presidência do Le-gislativo que teve como in-

cumbência elaborar umnovo projeto de regimentointerno para a Câmara. Esteprojeto foi aprovado recen-temente e trouxe como umadas principais alterações aextinção do recesso no mêsde julho, o que proporcio-nará mais agilidade na apre-ciação dos projetos de inte-resse da coletividade.

GESTÃO 2014Questionado sobre a ges-

tão em 2014, Edson lembraque será um ano atípico, ten-do em vista que haverá elei-ções para escolha de candi-datos à Assembleia Legislati-va, Câmara dos Deputados,Senado e Presidência da Re-pública. “Isso nos limita atécerto ponto, mas dentro da-quilo que tem sido previstojunto com a administração ecom os vereadores nosso ob-jetivo é dar continuidade aeste trabalho que estamos de-senvolvendo. Há vários pro-jetos que estão encaminha-dos e que sabemos que pas-sarão pela Câmara também.E os vereadores estão à dis-posição dos munícipes paratentar buscar mais recursos,valorizar nossas comunida-des na cidade e no interior eassociações. O vereador estátendo essa preocupação demanter esse contato com acomunidade”, enaltece, apro-veitando a oportunidade paraconvidar os mercedenses paraprestigiar as sessões.

Arquivo/OP

10 | O PRESENTE POLÍTICA SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Fernando Rodrigues (@FR_BSB)Repórter da Folha de S.Paulo

Prática de fraude em empresas brasileiras cresce 37% em um ano,diz estudo da Kroll http://uol.com/bmdlHt

José de Abreu (@zehdeabreu)Ator

Por que o PT não cria uma ONG pra denunciar a corrupção dosdireitosos? O PSDB tem várias aqui no Rio.

G1 (@g1)Paulo Bernardo: "É hora de intensificar o corpo a corpo".

http://glo.bo/1folHjV

AgroBuzz (@agrobuzzoficial)CNT/MDA: Dilma lidera com 43,5%; Marina superaria Aécio

http://bit.ly/1dPG9tH #TerraPolítica

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)Preços das carnes em ritmo de acomodação | #AgroBuzz

http://ow.ly/qCqF4

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Evidências não provam que Arafat foi envenenado, diz relatório russo

http://bit.ly/1abTA5M #TerraMundo

Autismo pode ser identificado nos primeiros meses de vida, diz estudohttp://bit.ly/1bhmdxI #TerraCiência

Globo Rural (@Globo_Rural)Falta mão de obra qualificada para o agronegócio, dizem Embrapa e

SNA: http://ow.ly/qCnLF

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)STJ: quem desiste de pacote turístico tem direito à restituição de 80%

http://jb.com.br/.ecQG

Com a macaca: Ponte surpreende Vélez na Argentina e pega SãoPaulo na semifinal http://jb.com.br/.ecQB

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

“Prostitutas mineiras já aceitam cartão de débito e crédito”. É oxotacard. Cartão Fodalidade!

Estadão (@Estadao)Bom Senso FC mira apoio de atletas do interior por mudanças no

futebol http://oesta.do/1cI4zIg

Renan sobe à tribuna e defende nomeação de apadrinhadoshttp://oesta.do/HB4NCX

Roberto Requião (@requiaopmdb)Senador do PMDB

Você já notou que há silêncio ensurdecedor sobre a venda paraestrangeiros, pela Dilma, de ações ordinárias do Banco do Brasil.Privatização?

Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam)Senador do PDT-DF

Não precisava ser astrólogo para prever o que aconteceria com aeconomia. Veja de há dois anos http://bit.ly/StlHCC - “Eco ta bem, mas vai mal”.

SporTV (@SporTV)Elias, do Flamengo, reconhece: "Após a saída do Mano, decidimos

mudar as coisas" http://glo.bo/1d2T9Lo @CR_Flamengo

Esmael Morais (@esmaelmorais)Jornalista

Mais de 800 mil petistas vão às urnas em todo o país neste domingohttp://bit.ly/1d2TmOQ

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Planal to quer evi tar desgaste que Di lma ter ia com vetosde projetos "bomba".

AMANHÃ

Partido dos Trabalhadorespromove eleições internasEm Marechal Cândido Rondon, professor Alvori Ahlert deve serreconduzido à presidência do diretório municipal. Processo de

Eleição Direta (PED) acontece na Câmara de Vereadores

Filiados do Partido dos Traba-lhadores (PT) estarão mobiliza-dos amanhã (10), das 09 às 17horas, em todo Brasil, em funçãodo Processo de Eleições Diretas(PED). Na oportunidade, serãoeleitos as novas direções zonais,diretórios municipais, estaduaise nacional, além dos membrosdos conselhos fiscais e das co-missões de ética e os delegados.

Em Marechal Cândido Rondon,o PED vai ocorrer na Câmara deVereadores. Somente uma chapafoi inscrita para participar da dis-puta, a qual é encabeçada peloatual presidente, professor AlvoriAhlert. Constam ainda para com-por o diretório os nomes de Ade-mar Batschke, Carlos Harnisch,Clara Mecia Lins, Ivonete Scho-ne, Luis Carlos Grillo Lírio, Mari-lene Aparecida da Silva, MariliWilmsen, Mirna Suzana Her-mann Schnitzer, Orlando Pagnus-satti, Sonia Maria Konrath Wol-fhardt, Teresinha Macena Gregory,Valdir Gregory e Valério Wolfhar-dt. “Todos os filiados estão con-vocados para votar no domin-go” convida Alvori.

Para o diretório estadual doPT, quatro candidatos disputam apresidência, sendo eles: RobertoElias Salomão (chapa Constituin-te, Terra, Trabalho e Soberania),Ulisses Kaniak (chapa Luta Soci-alista), Dr. Rosinha (chapa Men-sagem ao Partido - Paraná) e EnioVerri, atual presidente (chapaMudando o Brasil, Mudando oParaná!). O diretório rondonenseapoia a reeleição de Verri.

Já no âmbito nacional, seisnomes buscam a presidência do

Secretário de comunicação e presidente do diretório municipal do PT de Marechal Rondon, Orlando Pagnussatti e

Alvori Ahlert, respectivamente, em visita ao Jornal O Presente: “Todos os filiados estão convocados para votar”

PT: Rui Falcão, que é candidato àreeleição, Markus Sokol, ValterPomar, Paulo Teixeira, SergeGoulart e Renato Simões.

ORGANIZAÇÃOPARTIDÁRIA

Antes mesmo de ser recondu-zido à presidência do diretóriomunicipal do PT, Alvori comentaque o trabalho para organizar opartido para as eleições do anoque vem já começou. Até porquea sigla deve ter candidatura pró-pria ao Governo do Estado, tendoem vista que tudo indica que aministra-chefe da Casa Civil, Glei-si Hoffmann, vai disputar a elei-ção. “Nos dedicamos ao longodeste ano em reestruturar o par-tido. Estamos construindo uma vi-sibilidade para o Partido dos Tra-balhadores em Marechal Cândi-do Rondon e tenho visto que háboa aceitação também do nossonome à frente do PT. Realmentetemos um grande desafio no mu-nicípio, pois teremos que fazer adefesa da candidatura da presi-denta Dilma (Rousseff) à reelei-ção. As pesquisas têm demons-trado que ela está numa ascen-dência e acreditamos que vamoschegar no ano que vem, nas elei-ções, com possibilidade de reele-gê-la já no primeiro turno. No Pa-raná, nossa esperança, e acredita-mos como militantes da base doPartido dos Trabalhadores, de queGleisi será nossa candidata aoGoverno do Estado. É um nomeque tem ampla aceitação, visto já aexcelente votação quando se ele-geu ao Senado e o trabalho extra-ordinário no sentido de desenvol-

vimento do país na Casa Civil”,detalha.

Em relação a apoios para a As-sembleia Legislativa e Câmara dosDeputados em 2014, o dirigentepartidário comenta que o PT não vaifechar questão em torno deste as-sunto. Ele explica que na história dopartido há relações de filiados comdiferentes nomes dentro da agre-miação. “Temos, obviamente, osnossos deputados mais presentesno município. Trata-se do deputadoestadual Elton Welter e os deputa-dos federais André Vargas, Assisde Couto e Zeca Dirceu”, cita.

BATE-CHAPAEnquanto no município rondo-

nense há somente um candidatona disputa do PED, no Estado sãoquatro nomes “brigando” pelapresidência, assim como seis li-deranças petistas buscam a pre-sidência nacional. Mesmo assim,Alvori não acredita que isso pos-sa promover conflito ou diver-gência interna. Pelo contrário, eleenaltece que a disputa faz parteda democracia. “Este processode ter mais candidatos é muitoimportante para o Partido dosTrabalhadores, pois é no debate eno confronto de ideias que o par-tido cresce. Não existe nenhumapossibilidade, no nosso entendi-mento, de que várias correntesdentro do PT, disputando a elei-ção para presidente com suasrespectivas chapas, vá enfraque-cer o partido”, afirma. “Além dis-so, no momento em que o presi-dente é eleito todos os candida-tos e chapas se tornam um sópartido”, complementa.

Maria Cristina Kunzler

O PRESENTE | 11SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

ENGENHEIROS E ARQUITETOS

Associação rondonense conquista prêmios estaduaisEntidade regional obteve o 2º lugar no Prêmio Crea de Qualidade (PCQ)

O 39º Encontro Paranaen-se de Entidades de Classe(Epec) foi oficialmente encer-rado na terça-feira (12) com arealização do 6° Ciclo do Prê-mio Crea de Qualidade (PCQ).

“Temos aqui reunida aforça das Engenharias,Agronomia e Geociências doParaná, demonstrando apujança de nossos profissio-nais e o reconhecimento deseu trabalho e competênciatécnica”, disse o presidentedo Crea-PR, engenheiro ci-vil Joel Krüger, na aberturada cerimônia.

Neste ano, o Prêmio Creade Qualidade apresentoumudanças decorrentes deuma pesquisa feita pela co-missão organizadora comparticipantes dos ciclos ante-riores. Dentre as mudançasestão o enquadramento dasentidades como pequena,média ou grande, a partir daavaliação da sua receita anu-al, número de associados daorganização, número de pro-fissionais na área de atuaçãoda organização e, ainda, seela possui sede própria e qua-dro de funcionários.

Na categoria pequenasentidades, foram premiadasa Associação Paranaensedos Engenheiros Ambien-tais (1° lugar), Associaçãode Engenheiros Agrônomosde Toledo (2° lugar) e Asso-ciação Brasileira dos Enge-nheiros Cartógrafos-Regio-

nal Paraná (3° lugar).Na categoria médias enti-

dades, foram premiadas a As-sociação dos Engenheiros,Arquitetos e Agrônomos deArapongas (1° lugar), Asso-ciação Regional dos Enge-nheiros e Arquitetos de Ma-rechal Cândido Rondon (2°lugar) e Associação de Enge-nheiros e Arquitetos de PatoBranco (3° lugar).

Na categoria grandes en-tidades foram premiadas a As-sociação dos Engenheiros eArquitetos de Maringá (1°lugar), Associação de Enge-nheiros e Arquitetos de Cas-cavel (2° lugar) e AssociaçãoProfissional dos Engenhei-ros e Arquitetos de Parana-vaí (3° lugar).

INOVAÇÃOA solenidade começou

com a entrega do Prêmio Ino-vação e Boas Práticas, com o1º lugar concedido ao proje-to “Entrega Solene de Regis-tros Profissionais a Forman-dos”, de autoria da Associa-ção de Engenheiros e Arqui-tetos de Maringá (Aeam). O2º lugar foi entregue à Asso-ciação dos Engenheiros e Ar-quitetos de Cascavel (Aeac)pelo tema “Projeto NossoLar”, enquanto a 3ª coloca-ção ficou com a AssociaçãoRegional dos Engenheiros,Arquitetos e Agrônomos deCianorte (Arearc) pelo tra-balho “Análise de projetos

para Liberação de Alvarásde Construção”.

EXCELÊNCIA“As melhorias promovidas

pelo PCQ através da ação di-reta do Colégio de EntidadesRegionais do Paraná (CDER)resultaram na maior partici-pação da história do Prêmio”,fala o gerente do Departamen-to de Relações Institucionais(DRI) do Crea-PR, adminis-trador Claudemir MarcosPrattes, em alusão às 60 enti-dades participantes. “Umapremiação emocionante comoesta confirma que estamos nocaminho certo na busca pelaexcelência na gestão das enti-dades de classe paranaenses,que, sem dúvida, já podemser classificadas como as me-lhores do país. Todos são ven-cedores e este é o espírito quepudemos observar durante acerimônia”, acrescenta.

“Os trabalhos não param,por isso convidaremos as en-tidades para aprimorarmosainda mais os instrumentosde avaliação e os critérios doPCQ. A melhoria constantee a busca pela excelência sãoos nossos desafios”, concluiPrattes.

O 7° Ciclo foi iniciado coma inscrição efetuada pela As-sociação Norte Pioneiro dosEngenheiros Civis, a maisnova entidade de classe doParaná, que em 2014 fará suaprimeira participação no PCQ.

Rede de esgoto seráimplantada em Terra Roxa

Representantes da Sane-par se reuniram com o pre-feito de Terra Roxa, Ivan Reis,e o vice-prefeito Altair de Pá-dua, na quinta-feira (07), nogabinete do paço municipal,para discutir a implantaçãoda rede de esgoto e obras demelhoria no município, quejá estão em andamento.

Conforme o gerente geralda Sanepar para as regiõesOeste e Sudoeste, RenatoMayer Bueno, Terra Roxaterá de 60% a 65% da zonaurbana atendida pela redede esgoto. Para isso, está emfase de licitação o terreno queserá utilizado para trata-mento do material coletado.O início das obras deve co-meçar ainda neste ano.

A implantação da rede deesgoto no município ocorrejunto a um período de expan-são no mercado de construçãocivil, com o crescimento no nú-mero de novas moradias. Comisso, o consumo de água trata-da e coleta de esgoto se tornamde suma importância dentrodo contexto ambiental.

Segundo o prefeito IvanReis, a implantação da rede deesgoto acompanha a evolu-ção do município e aponta in-

vestimentos no setor imobili-ário. “Com a evolução econô-mica a qual Terra Roxa vemdemonstrando, a qualidadede vida da população segueno mesmo ritmo, as famíliasestão construindo novas ca-sas e a rede de esgoto vem deencontro a essa nova realida-de”, ressaltou o mandatário.

Outro tema abordado nareunião refere-se à implan-tação de hidrantes no muni-cípio, que é conhecido comoa capital da moda bebê. Ter-ra Roxa tem mais de 100 em-presas ligadas a este setor e,em alguns casos, centenasde colaboradores dividem olocal de trabalho com maté-rias-primas inflamáveis,surgindo deste modo a ne-cessidade da aplicação deum programa de prevençãode incêndios contando coma rede de abastecimento daSanepar como apoio.

Também participaramdo encontro o gerente regio-nal de Sanepar em Toledo,Fábio Leal Oliveira, coorde-nador de clientes da unida-de regional de Toledo, Doni-zete Obara, e o secretário mu-nicipal de Agricultura, Car-los Roberto Rampim.

Clínica pública para dependentesdeve operar a partir de fevereiroAs cidades ligadas ao Consórcio

Intermunicipal de Saúde do Oeste doParaná (Cisop) serão as primeiras doParaná a contar com uma clínica decaráter público para o tratamento dedependentes de álcool e drogas. Aestrutura, que funcionará em um anti-go seminário de Cascavel, deveráentrar em atividade em fevereiro doano que vem. Simultaneamente àsobras de adequação do espaço físico,entidades trabalham para vencer eta-pas burocráticas.

O Cisop foi recrutado pela Prefei-tura de Cascavel e pela 10ª Regionalde Saúde para gerir o espaço. A clíni-ca dará cobertura aos 25 municípiosde abrangência de uma estrutura deatendimentos especializados em saú-de que, gradualmente, transforma-seem referência ao Paraná.

Técnicos do Cisop e da Regional deSaúde trabalham na obtenção e no en-caminhamento de todos os documentosnecessários para que a unidade possafuncionar, já que dependerá de recur-sos oficiais para custeio e manutenção.

A previsão do presidente do Con-sórcio e prefeito de Diamante do Sul,Darci Tirelli, é de que essa fase docu-mental esteja concluída até o fim desteano. “Caso tudo corra como o previsto,são boas as perspectivas de que aclínica inicie suas atividades em feve-reiro do ano que vem”, enaltece.

Ela faz parte de uma parceria como Estado e se traduz em uma novaabordagem no tratamento e na recu-peração de pessoas dependentes debebidas alcoólicas e entorpecentes.Inicialmente, a estrutura disponibiliza-rá 28 leitos. “Mas como o espaço físicoe a área são imensos, gradualmenteserá possível elevar esse número. Aabertura de mais vagas será confor-me a consolidação do método e daprópria estrutura, que assumirá umafunção bem diferente daquela para aqual foi originalmente construída”, re-lata Tirelli.

A capacidade, a médio e longoprazos, será para mais de 120 pesso-as, que terão uma chance de se livrarda dependência, gratuitamente.

A oficina sobre

aspectos legaismarcou a abertu-ra do segundo dia

de programação do Fórum deDebates sobre os eventos deMarechal Cândido Rondon. Oencontrou aconteceu na ma-nhã de ontem (08), no Centrode Eventos, e os trabalhos fo-ram conduzidos pelo advoga-do Itamar Dall’Agnol.

Estiveram presentes àabertura do segundo dia de ati-vidades o senador Sérgio Sou-za, o deputado estadual Ade-mir Bier, o prefeito MoacirFroehlich, o vice-prefeito Sil-vestre Cottica, os juízes de Di-reito Clairton Spinassi, Bere-nice Ferreira Silveira Nassar, opromotor de Justiça Marcelo

Augusto Ribeiro, o capitão daPolícia Militar, Valmir de Sou-za, o major do Batalhão deFronteira, Erich Osternack, ochefe de policiamento da Polí-cia Rodoviária Federal (PRF),Higor Santos Braga, além devereadores, secretários, conse-lheiros tutelares, representan-tes de entidades e associações,estabelecimentos de ensino,instituições religiosas, empre-sas e comunidade em geral.

A primeira oficina debateuos aspectos legais que acabamimpactando diretamente emtodos os eventos do municí-pio, entre eles a lei seca, a par-ticipação de crianças e adoles-centes e as exigências do Cor-po de Bombeiros.

Na avaliação dos coordena-

dores, a oficina foi muito pro-dutiva e serviu para esclarecerdúvidas que pairavam junto àsentidades, principalmente noque tange à participação de cri-anças e adolescentes nos even-tos. Após ouvir as manifesta-ções de várias associações demoradores, igrejas, escolas eoutras entidades, os represen-tantes do Judiciário e do Minis-tério Público também se mani-festaram, realizando algunsesclarecimentos.

O juiz Clairton Spinassi ob-servou que há muita falta deinformação, o que está gerandointerpretações erradas da le-gislação, fato que foi reafirma-do também pelo promotorMarcelo Augusto Ribeiro.

Por outro lado, as autori-

dades lembraram que a prio-ridade estabelecida pela legis-lação, e que deve ser cumpridae cobrada, é a proteção à cri-ança e ao adolescente, em de-trimento a qualquer outro in-teresse. Todos também desta-caram a importância do even-to para tirar as dúvidas dacomunidade e construir umasociedade melhor.

Para o promotor de Justiçada Vara de Infância e Juventu-de, Marcelo Augusto Ribeiro,Marechal Rondon já vem senotabilizando por ser uma ci-dade que estimula a discussãodos problemas sociais, a partirda realização de várias audiên-cias públicas. "Vejo o fórumcomo uma oportunidade única

para as pessoas exporem seuspontos de vistas, suas dificul-dades, para que nós da Promo-toria, onde o acesso não é tãofrequente por parte da popula-ção, possamos trazer esclareci-mentos", menciona.

Além disso, o encontro foivisto por ele como uma formade perceber os anseios da co-munidade e uma possibilidadede as pessoas terem um contatomais próximo em relação aoque diz a legislação, principal-mente em relação à infância ejuventude e a participação demenores em eventos.

Para a juíza da Vara da In-fância e da Juventude, BereniceNassar, o fórum contribui parauma reflexão conjunta dos vá-rios atores sociais. "Os encon-tros são importantes tambémpara que nós que aplicamos alei tomemos conhecimento dadificuldade daqueles a que elase dirige, e que dependem dosseus efeitos para realizaremseus eventos. Portanto, foi mui-to oportuno esse fórum de de-bates para esclarecer informa-ções e rever eventuais equívo-cos que estavam ocorrendo”,salientou Berenice.

Conforme ela, foi oportunover a mobilização em tornodesses assuntos que levam aum desenvolvimento socialsaudável. “É uma satisfação vera adesão da comunidade a es-ses debates, mostrando a von-tade que todos nós temos deviver em uma sociedade de qua-lidade de vida e cidadã”, frisou.

MUDANÇASA juíza ainda destacou que

há a possibilidade do Poder Ju-diciário rever a portaria01/1997, que regula a partici-pação de crianças e adolescen-tes nos eventos. “O rigor da

Após dezenas de manifes-tações, foi feita uma ata da ofi-cina, que relacionou os princi-pais tópicos acerca dos avan-ços que devem ocorrer nos as-pectos legais, que foi aprovadapor unanimidade. Os pontosdestacados são os seguintes:

- Flexibilizar a concessão dealvarás, principalmente as exi-gências do Corpo de Bombei-ros, de forma proporcional acada caso, ao tipo de evento;

- Restou claro que é permi-tida a participação de criançase adolescentes nos eventos, deacordo com a Portaria 01/97,em que acima de 16 anos medi-ante autorização expressa, eabaixo de 16 anos obrigatoria-mente com a presença dos pais;

- Ficou consignado queo Poder Judiciário reavalia-rá alguns pontos da citadaPortaria;

- Que seja elaborado umTAC com os Bombeiros e Mi-nistério Público para conce-der um prazo maior para queas entidades possam se ade-quar ao novo rigor da legisla-ção, e não sejam prejudicadasna continuidade da realiza-ção dos eventos.

portaria editada em 1997, quehoje está sendo bastante criti-cado, foi importante, pois con-tribuiu para que nós tivés-semos situações envolvendocrianças e adolescentes, relati-vamente, bastante controladasem nossa cidade. Mas acreditoque em razão da maturidade danossa comunidade podemosrever alguns itens”, admite.

Segundo a magistrada, apossibilidade de efetuar mu-danças na portaria já vinhasendo analisada pelo Poder Ju-diciário e pelo Ministério Públi-co, tendo em vista a evoluçãosocial, em que as pessoas têmmais informações, mais conhe-cimento da realidade social, maisconscientização em relação ao

poder familiar que deve ser exer-cido sobre as crianças e jovens.“Podemos rever alguns pontosda portaria, mas sempre pri-mando pelo acompanhamentodos pais aos adolescentes e cri-anças nos eventos. Vemos a pos-sibilidade de transferir maisresponsabilidades para as fa-mílias, até porque já viveramem uma sociedade com valoresrígidos”, explana a juíza.

Segundo ela, a alteração aser avaliada diz respeito a re-ver o fato de que jovens abaixode 16 anos, desde que acompa-nhados dos pais, em qualqueridade, sem restrição de horário,possam participar de eventosfestivos “saudáveis”, com a fis-calização dos pais.

Acaba de sair do “forno” anova “constituição” dos even-tos de Marechal Cândido Ron-don. A Carta Oficial elaboradaontem (08), durante o Fórum deDebates dos Eventos do municí-pio, irá balizar as ações do PoderPúblico de promover, organi-zar e viabilizar os eventos lo-cais. O documento é resultadode uma audiência pública reali-zada no Centro de Eventos Wer-ner Wanderer e que contou coma participação de representan-tes de 121 entidades do municí-pio. Durante os dois dias de pro-gramação do Fórum de Debatesforam envolvidas mais de milpessoas, segundo o coordena-dor-geral do evento, LairBersch. “O Fórum envolvendonúmero expressivo de entida-des e o documento elaborado naaudiência entram para a histó-ria do município de MarechalCândido Rondon, tendo em vis-ta a coragem de todos os envol-vidos em participar deste deba-te e apontar qual será o futuro darealização dos eventos”, enalte-ceu. “Uma comunidade não sefaz somente com trabalho e di-nheiro, mas também com festa emuita alegria”, lembrou.

Participaram da audiência

pública o prefeito MoacirFroehlich, o vice Silvestre Cotti-ca, o juiz de Direito da Vara Cí-vel, Pedro Ivo Lins Moreira, opromotor Caio Bergamo, repre-sentantes do Poder Legislativo,além de outras lideranças.

No evento, foram apresenta-dos os resultados das oficinasocorridas durante o dia a partirda promoção do fórum. Os gru-pos debateram os seguintes te-mas: Expo Rondon, Miss Ron-don, Oktoberfest, Natal eRéveillon, Festival de Ecoturis-mo em Porto Mendes.

Após a apresentação dos tó-picos discutidos e deliberadospor cada grupo, a plenária daaudiência deliberou sobre aspropostas e o conteúdo expostopara compor a Carta Oficial.

ENTREGA OFICIALAo final, o documento foi

entregue pelo presidente da As-sociação Comercial e Empresa-rial, Josué Maioli, e pela repre-sentante das instituições de en-sino, diretora da Escola Presi-dente Costa e Silva, Irdes Kuhn,aos representantes dos PoderesLegislativo e Executivo, verea-dor João Marcos Gomes e prefei-to Moacir Froehlich.

Ficou definido, ainda, que emmuitos eventos haverá partici-pação acentuada das entidadeslocais, iniciativa privada e, in-clusive, a criação de novos entespara promover os eventos emparceria com o Poder Público.

A Carta ainda registra que,ao longo dos debates, consta-tou-se o anseio da populaçãopresente de que há a necessida-de de uma cartilha que possaorientar as necessidades paracada tipo de local e de evento,bem como os tramites e a ordemque deve ser percorrida pelosorganizadores.

AVALIAÇÃONo encerramento da progra-

mação, autoridades avaliaramo fórum e a audiência públicacomo uma iniciativa produtiva.Em seu discurso, o prefeito cha-mou a carta recém-elaboradacomo “constituição dos even-tos”, tamanha a relevância queatribui ao documento, lembran-do que ela foi escrita pelo povo.Froehlich enfatizou a oportuni-dade que todos tiveram em es-clarecer pontos sobre a legisla-ção, lembrando que existia difi-culdade de interpretação de leis.O mandatário fez um apelo ao

Poder Judiciário para que bus-que redigir de forma mais deta-lhada uma eventual nova ver-são da portaria sobre a partici-pação de menores em eventos.

O prefeito fez questão de quefosse registrado em ata do even-to a ausência de representantesdo Corpo de Bombeiros no fó-rum. “Deixo aqui o meu protestopela ausência dos Bombeiros noevento. Considero uma falta derespeito não ter um represen-tante, pois foi formalizado con-vite. Vou pedir formalmenteuma justificativa e solicitarei aodeputado Ademir (Bier) levar oassunto ao alto comando da cor-poração”, bradou.

De outra parte, parabenizoutodos que se envolveram na pro-posta do fórum para construirconjuntamente o rumo para oseventos do município. “O medí-ocre fala de pessoas; o comumfala de fatos; e o sábio fala deideias. Todos que estiveram aqui(no fórum) são sábios e debate-rem importantes ideias em proldo nosso município”, arrematou.

O presidente da Acimacarafirmou, na ocasião, a conhecidafrase de que um povo sem cultu-ra e eventos é um povo sem alma.“Pois hoje estamos de alma lava-

da por termos debatido assuntostão relevantes para o nosso povo.Agora tenho certeza de que to-dos estão encorajados para pro-movermos os eventos de Mare-chal Rondon”, pontuou.

DIVISOR DE ÁGUASRepresentando a Casa de Leis,

o vereador João Marcos Gomescaracterizou a audiência públicacomo um “divisor de águas”. “Foium momento importante paraapararmos as arestas e definir-mos de forma segura como a co-munidade quer que sejam pro-movidos os eventos”, expôs.

O vice-prefeito SilvestreCottica também engrandeceuos esclarecimentos obtidos eos direcionamentos que resul-taram da audiência. “Pode-remos realizar os eventos pre-servando os poderes dos paise das famílias, com a segu-rança de que estaremos cum-prindo a lei”, frisou.

A secretária de AssistênciaSocial, Maria Cleonice Froehlich,destacou os avanços obtidos apartir dos debates e se disse re-alizada por constatar o envol-vimento das entidades. “Comogestora, fico muito feliz em con-tar com o respaldo das lideran-ças nas ações que realizamos.Enalteço a coragem dos que vie-ram ao evento representar oscerca de 50 mil habitantes domunicípio”, salientou.

Outra definição do eventofoi a realização do fórum deforma permanente, no míni-mo a cada dois anos, visandoa atualização dos objetivos,das necessidades e do desen-volvimento dos eventos reali-zados no município.

Confira o resultado dos debates das oficinas:EXPO RONDON:

* O modelo de gestão 1: prefeitura, Acimacar, entidades e iniciativa privada, nos moldes atuais (plenário sugeriu acontinuidade da proposta 1 = 48 votos);* O modelo de gestão 2: entidades e iniciativa privada, tendo a prefeitura como apoiadora, dentro de um planejamento amédio prazo (29 votos);* Cobrança de ingressos para acesso ao Parque de Exposições;* Criação do Cartão do Cidadão Rondonense para entrada gratuita todos os dias;* Cobrança de ingressos para os shows no modelo atual;* A entrada do show gratuito fica condicionada a 1 quilo de alimento;* Boi no Rolete e Expo Rondon nas datas atuais (25 de julho);* Reorganização do espaço interno do Parque de Exposições (novo planejamento);* Café Colonial no sistema bufê em caráter experimental para 2014 (voto da maioria);*Quem irá fazer o Café Colonial:Proposta 1 - modelo atual (36 votos)Proposta 2 - terceirizar para entidades ou empresas (58 votos)

MISS RONDON:

* A periodicidade do evento será bianual;* Propor aos municípios lindeiros um “Miss regional”;* Propor, de alguma forma, uma ajuda de custo mensal para a miss eleita;* O evento deverá ser realizado visando a todas as classes sociais.

OKTOBERFEST:

* Fomentação e implantação de uma Política Pública Municipal de Germanização (integração de todas as secretariasmunicipais) permanente;* Papel do Poder Público na organização do evento (aspectos culturais-artísticos-esportivos, desfiles, grupos folclóricos,gastronomia, infraestrutura, etc);* A Oktoberfest deve continuar;* A maioria decidiu que a organização/gestão do evento deve ser em conjunto entre entidades, sociedade organizada,iniciativa privada e Poder Público (planejamento, organização, execução, avaliação).

NATAL E RÉVEILLON:

* Dar continuidade ao projeto de decoração natalina em garrafas pet;* O empresário deve estar participando mais efetivamente na decoração natalina de sua loja;* Comunidade, empresários e Poder Público se unam em prol da decoração natalina;* As apresentações culturais para o Natal devem dar continuidade, dando maior fomento às apresentações oriundas dopróprio município;* Rever a lei sobre o consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no Parque Ecológico Rodolfo Rieger em datasfestivas;* Promover réveillon no Parque Ecológico e em Porto Mendes, dando maior ênfase ao distrito turístico. Buscar parceriacom a iniciativa privada, profissionalizando o evento, trabalhando para aumentar os shows pirotécnicos.

ECOTURISMO:

* O evento deve continuar;* Sobre a data da abertura oficial do projeto, que seja realizado preferencialmente coincidindo com a abertura da tempora-da de verão, na primeira quinzena de novembro, prolongando-se até o final da temporada e no transcorrer do ano;* Decidiu-se que a organização e os investimentos devem ser público-privados e com entidades;* Incluir a Pesca da Corvina no Festival de Ecoturismo, fechando a temporada.

16 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

NOVA SANTA ROSA

Arrastão contra a dengue gera 46 notificações na sedeO terceiro arrastão continua a partir de segunda-feira (11) no distrito de

Planalto do Oeste, seguindo depois para Alto Santa Fé e Vila Cristal

O encerramento do 3º Arras-tão Contra a Dengue realizadona sede municipal de Nova SantaRosa ocorreu ontem (08), com 46notificações. Deste total, 26 delasocorreram devido ao imóvel es-tar fechado ou outro empecilhoque impediu o acesso ao local, e18 notificações por haver cria-douro com larvas do mosquitotransmissor da dengue, das quaistrês geraram multas, sendo umade R$ 345 para o proprietáriode uma residência, e duas deR$ 1.150,00 aplicadas a dois esta-belecimentos comerciais. Os tra-balhos desta semana foram acom-panhados pela secretária de Saú-de, Marlice Wutzke Fernandes.

O arrastão contra a dengueestá sendo realizado pela Secre-taria Municipal de Saúde e o Pro-grama Nacional de Controle daDengue (PNCD), juntamente como Corpo de Bombeiros de Mare-chal Cândido Rondon, em parce-ria com a Secretaria de Agricultu-ra, Meio Ambiente e Infraestru-tura de Nova Santa Rosa.

A Secretaria de Saúde reco-menda aos proprietários de imó-veis que recolham e guardem em

Secretária de Saúde, Marlice Wutzke Fernandes, acompanhou

o trabalho das equipes no 3º Arrastão Contra a Dengue

que está ocorrendo em Nova Santa Rosa

Luiz Fernando Cerni

lugar coberto os materiais quepodem ser possíveis criadourosdo mosquito, caso ainda sejamutilizados de alguma forma, taiscomo lonas, potes, vasos e qual-quer outro recipiente que possaacumular água. Os demais tiposde materiais serão recolhidos.

Os moradores devem prender

cachorros e deixar os portões des-trancados para facilitar a entradade agentes fiscalizadores. As resi-dências que foram notificadas oumultadas em arrastões anterioresserão automaticamente autuadas,de acordo com a lei, caso sejamencontrados focos do mosquito oupossíveis criadouros novamente.

C.Vale é homenageada emCampinas com o prêmio Lide

Para ampliar o combate à dengue em Diamante D’Oeste, foi adquirido um

veículo utilitário exclusivamente para ser usado pelo setor de endemias

A atenção básica e primária éa única garantia de protelar o ado-ecimento das pessoas antes dotempo. Uma das formas para queisso ocorra é com mudanças sau-dáveis nos hábitos diários. Porconta destes fatores é que acon-teceu na última semana, na Câ-mara Municipal de DiamanteD’Oeste, reunião envolvendolideranças da sociedade do mu-nicípio com o chefe da 20ª Regi-onal de Saúde, Odacir Fiorentin,que apresentou o programa“Irradiando Saúde”.

De acordo com Fiorentin, o pro-grama serve para tratar especifi-camente de um modelo de edu-

cação em que os moradores deDiamante D’Oeste serão ouvidos.Para isso, foi definida a criação deum comitê gestor para iniciar ostrabalhos. “A gente vai ouvir a co-munidade urbana e rural de Dia-mante que procurar atendimentona saúde. O município vai definirquais programas quer trabalhar,vamos criar as câmaras técnicas,para que interajam na elaboraçãodo processo. Enfim, a gente querfazer um modelo de saúde dife-rente de apenas discutir proje-tos”, explicou.

Odacir salientou que o progra-ma que está sendo implantado nomunicípio tem uma metodologia

nova e extremamente eficiente. “Éum projeto sustentável de educa-ção. O que a sociedade precisacompreender é que ela tem queser motivada pela transformação”,afirma.

O programa Irradiando Saúdeé uma iniciativa da 20ª Regionalde Saúde e se caracteriza nãosomente pela proposta de inver-são do atual modelo de saúdeque está centrado no cuidado dedoentes, mas também pelo cui-dado e preservação da saúde,estabelecimento de metas, açõese serviços de saúde voltados pararesultados e, sobretudo, pelasações de educação em saúde quefornece condições para promo-ção da saúde e uma vida plena eabundante à população do Oestedo Paraná.

REPASSE DE VEÍCULOPor outro lado, demonstrando

preocupação com a situação dealerta que vive o município, a Pre-feitura de Diamante D’Oeste, emparceria com o Governo do Esta-do, adquiriu um veículo utilitárionovo para reforçar o trabalho deprevenção e combate à dengue.“Esse veículo será de grande im-portância e ficará exclusivamentepara uso do setor de endemias domunicípio. Será mais uma fer-ramenta no trabalho de combateà dengue”, informou o prefeito Re-nato Antonio Pereira.

Divulgação

Caminhada na terça-feira marcaDia Mundial do Diabetes

Se o mês de outubro remeteao movimento de conscientiza-ção do câncer de mama, no mêsde novembro se comemora o DiaMundial do Diabetes. A data serálembrada na próxima quinta-fei-ra (14), em Marechal CândidoRondon, por médicos, endocri-nologistas e nutricionistas, alémde pessoas com a doença.

Desde 2011, o Lions Club,em conjunto com o Sesc, Sem-pre Vida e Pró-Saúde, organizaum evento de conscientizaçãosobre a doença que acometemais de 300 milhões de pes-soas no mundo. No Brasil, sãocerca de 11 milhões de porta-dores, segundo dados do Mi-nistério da Saúde e de socieda-des médicas.

Mesmo que a data oficial sejao dia 14, neste ano, em MarechalRondon o evento em alusão aotema acontecerá estrategica-mente na terça-feira (12). Issoporque os feriadões como o de15 de novembro (próxima sexta-feira) favorecem as viagens delonga distância, o que reduz aprobabilidade de grande partici-pação do público no evento.

A ação de conscientizaçãoirá propor 30 minutos de cami-nhada em torno do Parque Eco-lógico Rodolfo Rieger (LagoMunicipal), e tem como metachamar a atenção dos rondo-nenses para a importância dos

cuidados capazes de prevenire controlar o diabetes tipo 2.

Além de realizar testes deglicemia capilar e verificar apressão arterial, a ação do Diada Caminhada estará sob aorientação de profissionais dasaúde, como médico, nutri-cionistas, profissional de ati-vidades físicas e enfermeira,acompanhando a atividade. Oevento conta também com oapoio do Serviço Autônomo deÁgua e Esgoto (Saae) e o cur-so técnico de enfermagem doColégio Estadual AntonioMaximiliano Ceretta.

Por ocasião da atividade noLago Municipal, os participan-tes receberão folhetos educati-vos, além de poder esclarecerdúvidas acerca do assunto edegustar uma salada de frutase alimentos naturais, disponi-bilizados pela Pró-Saúde.

O Sesc está oferecendocerca de 500 camisetas paraos primeiros inscritos e pedeque os demais participantescompareçam usando vestimen-tas na cor branca ou azul parafazer alusão ao tema.

A concentração no logradou-ro público ocorrerá a partir das18 horas de terça-feira. O even-to será gratuito e aberto a todos.Inscrições são gratuitas e po-dem ser feitas no Sesc pelotelefone (45) 3909-1000.

18 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

62 ANOS

Festa do aniversário de Guaíra terá André ValadãoProgramação contará com atrações variadas, como atividades de cunho social, missa campal, corte de bolo de 79

quilos, inauguração da cobertura da Praça Duque de Caxias e shows

O município de Guaíracompleta 62 anos de eman-cipação política na quinta-feira (14). Para comemorara data, o governo munici-pal preparou uma progra-mação especial.

As comemorações inici-am na quarta-feira (13), às14 horas, com a realizaçãodo “Guaíra em Ação”, umainiciativa da Secretaria Mu-nicipal de Ação Social. Di-versas tendas estarão dispos-tas no entorno da Praça Du-que de Caxias, onde profis-sionais do Centro de Refe-rência de Assistência Social(Cras) darão orientações so-bre os programas sociais exis-tentes. Inscrições para casa-mento coletivo e confecçãode certidões de nascimentotambém serão realizadas,assim como serviços de afe-rição de pressão arterial eexames de glicemia, a partirde uma parceria com a Se-cretaria de Saúde e Unipar.

Ainda na quarta-feiraserá realizada uma missacampal na Igreja NuestroSeñor del Perdón, a Igreji-nha de Pedra, que comple-ta 79 anos. Um bolo de 79quilos será oferecido à co-munidade após a realiza-ção da celebração, marca-da para as 18h30.

Mais tarde, às 20 horas, oprefeito Fabian Vendrusco-lo descerra a placa de inau-guração da cobertura da Pra-ça Duque de Caxias.

A programação contaainda com uma Feira Cul-tural, que acontece simul-taneamente à feira gastro-nômica, tradicionalmenterealizada às quartas-feiras.Shows com artistas locaisestão agendados.

ATRATIVOSNa quinta-feira, Guaíra

receberá o show de AndréValadão, às 22 horas. Antesda apresentação, grupos de

música gospel da cidade seapresentam no palco queserá montado em frente àPraça Duque de Caxias, nocentro da cidade.

No dia 16 (sábado) a pro-gramação dos 62 anos deGuaíra será retomada coma realização da 5ª Cavalga-da, promovida pelo ClubeHípico, que fica em frenteao Centro Náutico; e nodia 17 (domingo), a partirdas 09 horas, os skatistasda cidade promovem a 7ºHitmia Skate Circuit, napista da Praça Duque deCaxias. Vários shows estãoconfirmados.

“É uma programaçãosimples, mas feita com todoo carinho por parte da ad-ministração. Não podería-mos deixar a data passar embranco e queremos come-morar essa data tão especialda melhor maneira pos-sível”, afirmou o prefeitoFabian Vendruscolo.

Banco do Empreendedor de PatoBragado estimula microcrédito

Governo e Prefeitura de Palotina repassamveículo para Associação de Orgânicos

A Associação de Produ-tores Orgânicos de Palotina(Apop) recebeu oficialmen-te na quinta-feira (07) umveículo VW/Kombi parasuas atividades. O veículofoi adquirido com recursosdo Governo do Estado e tevecontrapartida do município.A entrega foi feita aos produ-tores vinculados à Apopdepois da assinatura do termo

de cessão pelo prefeito JucenirStentzler e pelo presidente daassociação, Hilário Mattiuzzi.O ato foi acompanhado porprodutores orgânicos, auto-ridades e lideranças.

O prefeito Jucenir Stent-zler lembrou que a aquisi-ção do veículo é importan-te para a associação e é fru-to do esforço de todos osórgãos envolvidos com o

setor. Ele destacou o empe-nho dos deputados estadu-ais Rose Litro e Elio Rusch,que auxiliaram o municí-pio nesta conquista.

Por sua vez, o presidenteda associação agradeceu oapoio e fez questão de dizerque a entidade busca cadavez mais valorizar o traba-lho dos produtores e que oveículo será muito útil.

Mesmo com a formação de91 microempreendedores in-dividuais no curso de capaci-tação e linha de crédito do “Pro-grama Bom Negócio Paraná”,aplicado a partir da formaçãode duas turmas em Pato Bra-gado, ainda é considerada bai-xa a procura pelo microcréditoaos pequenos negócios.

No registro de operaçõesrealizadas pela Secretaria deIndústria e Comércio, para pes-soas físicas que iniciaram umempreendimento ou que já exer-cem uma atividade produtiva,foram formalizadas nove ope-rações de crédito, num total deR$ 52.117. Já para pessoas jurí-dicas com negócio formaliza-do foram 22 operações, que re-presentam R$ 286.611,34.

Segundo a agente de crédi-

to Nelci Katchor, as pessoasfísicas que desejam formali-zar, melhorar ou ampliar onegócio, podem financiar atéR$ 7,5 mil; já para as formali-zadas com projeções de me-lhorar ou ampliar as ativida-des e a produção, o financia-mento pode ser de até R$ 300mil. Ela lembra que os queparticiparam do ProgramaBom Negócio Paraná contamcom juros reduzidos de 0,55%ao mês. Já sem a capacitaçãoos juros variam de 0,87% a1,07% ao mês.

Nelci explica que os valo-res financiáveis dependem dafinalidade do financiamento,do tempo de atividade do em-preendimento e do faturamen-to, com prazo de até 60 mesespara pagar.

O Departamento de Saúde de Quatro Pontes recebeu, na quinta-feira

(07), um novo veículo. O repasse aconteceu junto à prefeitura e contou

com a presença do diretor da 20º Regional de Saúde, Odacir Fiorentin,

do deputado estadual Elio Rusch, autoridades do Executivo e Legislativo

quatro-pontense e servidores municipais. A pickup Strada entregue foi

adquirida com recursos oriundos da Secretaria de Saúde do Estado para

contribuir com os serviços e ações em vigilância e saúde.

Divulgação

PICKUP PARA QUATRO PONTES

Agente de

crédito Nelci

Katchor: “Os

participantes

dos cursos de

capacitação

do Programa

Bom Negócio

Paraná obtêm

as vantagens

dos juros

mais baixos”

Marili Besso

Entrega do veículo aconteceu na quinta-feira (07), na prefeitura

Divulgação

SANTA HELENA

Torneio de pesca movimenta Balneário Terra das ÁguasInscrições podem ser realizadas com equipes de até três pessoas ao valor de R$ 200 junto

ao Centro de Eventos durante todo o dia de hoje (09) e na manhã de amanhã (10)O Balneário Terra das Águas,

em Santa Helena, receberá cen-tenas de pescadores esportivosdo município e de diversas cida-des para participar do 3º Torneiode Pesca Esportiva ao Tucunaré.O evento acontece hoje (09) eamanhã (10), a partir de umainiciativa da prefeitura, por in-termédio da Secretaria de In-dústria, Comércio, Turismo e Ad-ministração Portuária.

Serão entregues troféuscomo premiação aos cinco pri-meiros colocados e haverá sor-teio de um barco de cinco metros,um motor 15 HPs, um GPS e ummotor elétrico.

“A partir do Torneio dePesca Esportiva ao Tucunaré,temos como objetivo divulgaros atrat ivos e fomentar osprodutos turísticos do muni-cípio, assim como promoveras questões econômicas deSanta Helena”, frisa o secre-tário de Indústria, Comércio,Turismo e Administração Por-tuária, Edson Wamms.

Segundo ele, Santa Helena

conta com ótima estrutura à dis-posição para a realização deeventos deste gênero, sendoque uma das primeiras obrasde readequação foi a amplia-ção da rampa de acesso parabarcos no balneário.

Arquivo/OP

Inscrições podem ser feitascom equipes de até três pessoasao valor de R$ 200 junto ao Cen-tro de Eventos no Balneário du-rante todo o dia de hoje e ama-nhã. Para mais informações, tra-tar pelo telefone (45) 3268-1035.

PROGRAMAÇÃO

HOJE (09)

17h00 Barqueata: cidade (opcional)

20h00 Abertura oficial, leitura do regulamento, jantar de confraternização (incluso nainscrição), sorteio de prêmios, apresentação dos violeiros e cantores, apre-sentações culturais e entrega dos kits (Centro de Eventos - balneário)

AMANHÃ (10)

06h00 Café da manhã (rampa da largada - incluso)

07h00 Largada para a prova

13h00 Término da prova

14h00 Entrega da premiação (Centro de Eventos - balneário)

O PRESENTE | 19SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

Secretário de

Indústria, Comércio,

Turismo e

Administração

Portuária, Edson

Wamms: "Objetivo é

divulgar os atrativos

e fomentar os

produtos turísticos

do município, assim

como promover as

questões

econômicas de

Santa Helena"

Pnaic promove encontro deencerramento das atividades para 2013

Foi realizado nesta semana oencontro de encerramento da for-mação para os professores parti-cipantes do Pacto Nacional pelaAlfabetização na Idade Certa(Pnaic) em Marechal Cândido Ron-don. O evento contou com a pre-sença da secretária municipal deEducação, Marta Salete Bendo.

Um dos eixos de atuação doPnaic é o curso presencial de doisanos para os professores alfabe-tizadores, com carga horária de120 horas por ano, baseado noPrograma Pró-Letramento, cuja me-todologia propõe estudos e ativida-des práticas. Os encontros com osprofessores alfabetizadores fo-ram conduzidos por orientadoresde estudo, como as professorasAna Maria Chiapetti, Marlice Rosa-ni Przygodda e Mirian Salete SimekGrenzel. Os trabalhos foram co-

ordenados pela professora Cláu-dia Denise Becker Neuberger.

Os encontros aconteceram des-de o início de março, às segundas-feiras. A ênfase do trabalho foi emLíngua Portuguesa e para 2014 oprograma prevê continuidade nadisciplina de Matemática.

No Pacto Nacional pela Alfabe-tização na Idade Certa são desen-volvidas ações que contribuempara o debate acerca dos direitosde aprendizagem das crianças dociclo de alfabetização, para os pro-cessos de avaliação e acompa-nhamento da aprendizagem das cri-anças, para o planejamento e ava-liação das situações didáticas epara o conhecimento e uso dosmateriais distribuídos pelo Ministé-rio da Educação, voltados para amelhoria da qualidade do ensino nociclo de alfabetização.

Registro do encontro que marcou o encerramento da

formação para os professores participantes do Pacto Nacional

pela Alfabetização na Idade Certa

Divulgação

20 | O PRESENTE

LORENA KUNZLERSÁBADO,

09 DE NOVEMBRO DE [email protected]

FEIRA DE ROUPAS ECALÇADOS USADOS

Será realizada hoje (09), em Marechal Cândido Rondon, a Feira deRoupas e Calçados Usados organizada pela entidade Alvorada Social.Serão comercializadas roupas e calçados a partir de R$ 1. A feira vaiacontecer no pavilhão da Igreja Luterana Alvorada, na Rua Mem de Sá, 2366,Bairro Alvorada, com inicio às 13 horas, estendendo-se até as 17 horas.

17º CONCURSO

GAROTO

E GAROTA

LEONILDA PAPENAmanhã (10), às 15

horas, no Ginásio de Es-portes do Colégio Leo-nilda Papen, de Merce-des, acontece o 17ºConcurso de Escolhado Garoto e GarotaLeonilda Papen. Aotodo, sete candidatos enove candidatas dis-putam o título. Após odesfile haverá matinêdançante animadopelo Grupo Sonzaço.

FEIRA DEARTESANATOHoje (09) o comércio de Marechal Cândido

Rondon atende em horário especial, como acontecesempre no segundo sábado de cada mês. Assim, aslojas estarão abertas das 09 às 16 horas,proporcionando mais facilidade para quem precisair às compras.

Também hoje será realizada mais uma edição daFeira de Artesanato, que é promovida pelo Núcleodos Artesãos, da Associação Comercial (Acimacar).A Feira acontece no cruzamento das ruas Sete deSetembro e Paraná, onde será comercializada umagrande variedade de produtos de excelente qualidadee com preços especiais.

VESTIBULARUNIOESTE: ÚLTIMOSDIAS PARA INSCRIÇÕESOs candidatos que vão fazer o Vestibular 2014

da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste) têm até segunda-feira (11) para realizara inscrição, que pode ser feita no site da instituição.As provas serão realizadas nos dias 08 e 09 dedezembro em fase única.

A universidade espera atingir a marca de 12 milinscritos. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.368vagas em 32 cursos dos campi de Cascavel, Foz doIguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon eFrancisco Beltrão.

Julio Morandi, assessor do senador Sérgio Se a esposa Elisabete prestigiando

Todo charme de Taiara Schwingel numa produçãoda Conceito e no clic de Leila

Leila Fotografias/Conceito em Revista

O PRESENTE | 21SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 SOCIAL

A professora Vera Beatriz Hoff Pagnussatti, do Colégio Eron Domingues,

de Marechal Cândido Rondon, comemorando o resultado de 1ª colocada na

categoria Professor Transformador do concurso cultural Televisando o

Futuro, realizado pela RPC TV em parceria com Instituto GRPCOM

Arquivo pessoal

Dia 09: Andréia Schimmel

Dia 09: Antoninha Turazzi

Dia 09: Claudia Cibele Kohler Diehl

Dia 09: Denilson Seidel

Dia 09: Dirlane Ribeiro

Dia 09: Herta Tierling

Dia 09: Liliane Schons

Dia 09: Luis Sadi Ceccato

Dia 09: Maicon Felipe Assmann

Dia 09: Marcelle Benvenho

Dia 09: Marcos Roberto Shulz

Dia 09: Milton Peiter

Dia 09: Olmiro Mombach

Dia 09: Paulo Werner

Dia 10: Ademar Batschke

Dia 10: Alexsandro Leonardo Schneider

Dia 10: Darson Munchen

Dia 10: Izete da Silva

Dia 10: Luiz Belevatti

Dia 10: Lurdes Maia Lausch

Dia 10: Osmarina Schwantes

Dia 10: Roseli Marcucci

Dia 11: Alexsandro Schneider

Dia 11: Ari Schone

Dia 11: Cláudio Luiz Hoesel

Dia 11: Felipe Marcelo Schneider

Dia 11: Guinter Hoffmann

Dia 11: Hulda Kloehn

Dia 11: Irli Nied

Dia 11: João Batista Corrêa

Dia 11: Kuniberto Lunkes

Dia 11: Leandro Bier

Dia 11: Leila Regina Lunkes

Dia 11: Luciane Barbosa de Arruda

Dia 11: Marcelo Tischer

Dia 11: Pablo Alexandre Müller

Dia 11: Priscila Francener

Dia 11: Roberval Bueno Ferreira

Dia 11: Rodrigo Heinrich

Dia 11: Rosilene Horn

Dia 11: Silvani Maria Weiss Ceccato

Dia 11: Vilma Simioni

PRÊMIO MARECHALRONDON 2013

Acontece no próximo dia 23, no Centro de Eventos Wer-ner Wanderer, o Prêmio Marechal Rondon 2013. No evento,que inicia às 19h30, serão premiados os profissionais liberais,empresas e produtores rurais rondonenses que se destaca-ram ao longo deste ano.

Haverá premiação para 121 categorias, bem comohomenagens para a “Personalidade do Ano”, que no de-correr de 2013 tenha prestado importantes serviços àcomunidade de forma voluntária ou teve desempenhoespecial em alguma atividade.

Já as empresas que se destacaram pelo lançamento denovos produtos, atendimento, investimentos, qualidade,inovação, entre outros itens, serão homenageadas com o“Mérito Empresarial” nas categorias comércio, indústriae prestação de serviços.

Além da entrega da comenda para as empresas que sedestacaram durante o ano, durante o Prêmio MarechalRondon haverá a homenagem ao Funcionário Padrão 2013.

A Vara da Infância e Juventude, Família e Anexos liberoua participação de menores no evento.

ATLETA DESTAQUEO atleta Jorge Matheus Dickel, do Colégio Cristo

Rei, de Marechal Cândido Rondon, foi o grandedestaque do ciclismo na fase final dos 60º JogosEscolares do Paraná (JEPs), categoria A, que foramdisputados em agosto na cidade de Foz do Iguaçu.

Ao conquistar duas medalhas de ouro na modali-dade, o rondonense credenciou-se para representar oParaná na categoria A dos Jogos Escolares da Juven-tude, que está acontecendo desde quinta-feira (07),até o próximo dia 16, na cidade de Belém (PA).

INTENSAPROGRAMAÇÃO

Está programada paraterça-feira (12), em Mer-cedes, a Primeira AulaAberta, às 20 horas, naCasa da Cultura. Trata-se de uma apresentação dealunos que participam dasatividades diversas ofere-cidas na Casa da Cultura,sendo a programação di-recionada aos pais e fami-liares dos alunos.

Já no dia 29 acontece o14º Encontro de Corais,também na Casa da Cul-tura, às 20 horas. Nestadata se apresentarão gru-pos de corais locais e demunicípios da região.

O Presente

Sérgio Souza e ex-prefeito de Santa Helena,tigiando evento naquela cidade

ÁRIES: O dia começa jácom inúmeras responsabili-dades. Faça uma coisa decada vez e não esqueça derespirar. No final do dia,

verá o quanto ele rendeu.

TOURO: O dia promete.Uma boa notícia pode che-gar e aumentar a possibili-dade de uma viagem aindaeste mês. Um novo e pro-

missor projeto pode surgir.

GÊMEOS: O trabalho segueintenso durante todo dia evocê não deve se deixarlevar pelo mau humor. Vocêestá mais consciente de

suas necessidades emocionais.

CÂNCER: É possível quevocê tenha que enfrentaruma pequena dificuldadeem seu relacionamentoamoroso. Um fato impor-

tante pode acontecer no dia de hoje.

LEÃO: As responsabili-dades domésticas podemaumentar a partir de hojee nos próximos dias. Umaboa notícia no trabalho

pode trazer benefícios em sua rotina.

VIRGEM: O dia prometeboas novidades no amor enos relacionamentos. Umapessoa especial pode sur-gir de repente. O passado

pode voltar e fazer você pensar.

LIBRA: Nesta fase suasfinanças podem passar aser o foco de sua vida. Éhora de fazer bons negóciose acordos que aumentem

seus rendimentos ou investimentos.

ESCORPIÃO: As respon-sabilidades estão aindamais pesadas e o excessode compromissos pode ti-rar seu equilíbrio. Procure

manter a calma e o discernimento.

SAGITÁRIO: Uma boa notí-cia relacionada às suas fi-nanças ou aos seus inves-timentos pode chegar nodia de hoje, marcando o

início de uma nova fase.

CAPRICÓRNIO: Hoje o diapromete trazer algumas boasmudanças em seu relacio-namento amoroso. Casoesteja só, é possível que

você conheça uma pessoa especial.

AQUÁRIO: É possível quevocê esteja mais fechado eintrospectivo no dia de hoje,que pode ser marcado poruma mudança decisiva. Mu-

danças à vista.

PEIXES: O dia pode serbastante positivo e trans-formador. Um convite aum evento que envolvaoutras empresas pode ser

o carro-chefe de uma fase importante.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

CLAFOUTIS

SALGADO

Modo de preparo:Coloque em uma vasilha os ovos, o leite e o óleo,

misture. Acrescente a farinha e misture até ficar umamistura lisa. Acrescente o restante dos ingredientese misture. Coloque em uma torteira ou refratário,coloque os tomatinhos cereja, polvilhe orégano ejogue um pouco de azeite. Leve ao forno preaqueci-do, a 180 graus, por cerca de 30 minutos. Espereesfriar um pouco e sirva.

Ingredientes:300g de tomates cereja200g de farinha de trigo3 ovos200 ml de leite125g mussarela em cubos

grandes50 ml de óleoSalPimentaOrégano

CÃES HABILIDOSOSO engenheiro ordenou a seu cachorro:- Escalímetro mostra tuas habilidades!O cãozinho pegou um martelo, umas tábuas e num

instante construiu uma casinha para cachorros. Todosadmitiram que era uma façanha.

O contador disse que seu cão podia fazer algo melhor:- Cash Flow, mostra tuas habilidades!O cachorro foi à cozinha, voltou com 24 bolinhos,

dividiu os 24 bolinhos em oito pilhas de três bolinhoscada. Todos admitiram que era genial.

O químico disse que seu cão podia fazer algo melhor:- Óxido, mostra tuas habilidades!Óxido caminhou até a geladeira, pegou um litro de

leite, umas bananas, colocou tudo no liquidificador e fezuma vitamina. Todos aceitaram que era impressionante.

O informático sabia que podia ganhar de todos:- Megabyte, vamos lá!

Megabyte atravessou o quarto, ligou o computador,verificou se tinha vírus, redimensionou o sistema operati-vo, mandou um e-mail e instalou um jogo excelente. Todossabiam que este era muito difícil de superar.

Todos olharam para o político e disseram:- E seu cão, o que pode fazer?O político chamou seu cão e disse:- Partidário, mostra tuas habilidades!O Partidário deu um salto, comeu os bolinhos, tomou a

vitamina, defecou na casinha, deletou todos os arquivos docomputador, armou a maior zorra com os outros cachorrose expulsou todo mundo, exibindo um título falso de propri-edade. Em seguida, alegou imunidade parlamentar.

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

SÁBADO (09)*

Franz diz a Amélia que não acredita naculpa do pai. Hilda fica perturbada ao ouvirToni dizer que tentarão provar a participa-ção de Ernest no acidente de Mundo.Franz confronta Ernest, que finge indigna-ção sobre as suspeitas do filho. Sílviadescobre que está com quatro meses degravidez. Amélia enfrenta Ernest e o cha-ma de assassino. Sílvia se apavora quandoPilar diz que sabe que ela é uma Zampari.Volpina recebe um vestido novo com umbilhete assinado por Valter convidando-apara ir ao clube. Manfred ameaça Volpina.

JOIA RARAKlaus amedronta Nilson, que decide ir

atrás do barco de Marlon e Paulinha. Lilidesiste de analisar o símbolo impresso noslivros, enquanto William ajuda Guto na in-vestigação. Júlia fala para Flávio que conver-sará com Rafa. Lili pega a cópia do inquéritosobre a investigação do sumiço de LuísCarlos. Álvaro fala mal de Marcelo para Fer-nanda. Álvaro chega à casa de Priscila paralevá-la a um show. Júlia procura Rafa naboate em que o rapaz trabalha. Lili fala como delegado André sobre o caso do sumiçode seu pai. André avisa a Thomaz que Liliestá à procura de Luís Carlos.

AMOR À VIDASimone mente para justificar as fotos

que tirou de Félix, mas o vilão desconfia.Herbert pede para Ordália ir à sua casa.Linda se encanta com Rafael. Niko se sur-preende com a falsidade de Amarilys. Na-tasha exige que Lídia não seja tratada comoempregada. Paulinha entrega a Palomaum convite para a exposição de Ninho. Atílioinforma a Félix que Amarilys deixou umadívida alta no hospital. Simone avisa a Alineque Félix saiu do hospital. Aline fotografaFélix e Anjinho, e César se irrita ao ver osdois juntos. César entrega a Bruno a máqui-na fotográfica com as fotos de Félix. Carlitopede Valdirene em casamento. Bruno eMárcia vão atrás de Efigênio.

ALÉM DO HORIZONTE○

22 | O PRESENTE VARIEDADES SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

O PRESENTE | 23SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 ESPORTES

1º APAEXONADOS

Estrelas do futebol jogam hoje em Santa HelenaCraques como Alcindo, Gralack, Washington, Ricardinho e Anderson participam de evento

beneficente que terá a renda revertida para a Apae

Craques como Alcindo, ex-Grêmio e ex-Flamengo, ídolo nofutebol japonês, Gralack, ex-Pa-raná Clube, Washington, o “Co-ração Valente, ídolo do AtléticoParanaense, Ricardinho, ex-Co-rinthians, Anderson, craque quefoi por anos da Seleção Brasilei-ra de Futsal e que fizeram histó-ria no futebol brasileiro e mundi-al estarão hoje (09) em SantaHelena para participar do 1º Apa-exonados, evento beneficenteque terá a renda revertida paraa Associação de Paes e Amigosdos Excepcionais (Apae).

Outros dois ícones do futebolbrasileiro também estão confir- Jogador Alcindo, que fez história no Flamengo, no Grêmio

e no futebol japonês, será um dos destaques do jogo

mados no evento que será rea-lizado no campo do Incas. Trata-se do secretário de Estado doEsporte, ex-árbitro da Fifa Evan-dro Rogério Roman, e do ex-ban-deirinha da Copa do Mundo de2010 e secretário de Esportes deMarechal Cândido Rondon, Ro-berto Braatz.

De acordo com a diretora daApae, Jussara Sangalli, por esteser um encontro esportivo decunho beneficente, a estimativados organizadores é de que mo-radores de Santa Helena e decidades próximas prestigiem apartida. “Nosso objetivo é quecerca de duas mil pessoas este-jam presentes no Clube Incaspara assistir ao jogo e torcer,pois o lucro será revertido àApae, que desenvolve inúme-ros projetos”, afirma.

Segundo Roman, participar

do Apaexonados com grandescraques já seria uma satisfaçãoimensa, mas saber que toda arenda do evento será revertidaà Apae não tem preço. “Todomundo veste a camisa quandose trata de um assunto tão deli-cado quanto esse e esperamosque a população de Santa Hele-na e região também entendamessa importância e prestigiem ojogo”, afirmou o secretário es-tadual do Esporte.

A programação inicia às 15horas no Campo do Incas comjogo das escolinhas. Às 16 horasacontecerá o Jogo das Estrelas eàs 18 horas será realizada umasessão de autógrafos. O ingres-so tem custo de R$ 5 e continua àvenda no comércio de Santa He-lena na manhã de hoje. A partirdas 13h30 a venda de ingressosserá na portaria do clube.

Diretora da Apae de Santa Helena,

Jussara Sangalli: “Nosso objetivo é

que cerca de duas mil pessoas

estejam presentes no Clube Incas

para assistir aos jogos e torcer”

Fotos: Divulgação

Arrancadão de Tratoresinicia hoje em Maripá

Palotina disputa CampeonatoRegional de Bochas

Se o Clube Real/Palotina vencer uma das três

partidas pode ficar em 1º no grupo

As provas do GrandePrêmio Brasileiro categoriaTratorshow acontecem hoje(09) e amanhã (10) em Ma-ripá. O Arrancadão de Tra-tores contempla ainda apre-sentações com três tratoresda equipe Zerinho BombaShow. A expectativa é deque dez mil pessoas presti-giem o evento, que contarácom manobras radicais emtratores modificados.

A programação seráaberta hoje com treino li-vre, arrancada de tratores

originais, abertura oficial,largada de baterias classifi-catórias, apresentação doZerinho Bomba Show ebaile com Davi & Fernan-do. Amanhã a programa-ção inicia com arrancada detratores originais, treino li-vre, apresentação de trato-res, pilotos e crianças, rei-nício das baterias classifica-tórias, final da arrancadados tratores originais, se-mifinal, apresentação doZerinho Bomba Show, fi-nal e entrega dos troféus.

A equipe de bochas doClube Real/Palotina joga ama-nhã (10) em Cascavel a últi-ma rodada da segunda faseclassificatória do Campeona-to Regional de Bochas. O tor-neio é promovido pela Liga deBochas de Toledo e o time estáclassificado para as quartas de

final, mas uma vitória das trêspartidas a serem disputadaspode deixar o time em 1º dogrupo. Nesta chave, além doClube Real/Palotina, estão asequipes do Cascavel, Toledo/Liga e Abbofi/Foz do Iguaçu.Os jogos serão na cancha daAABB de Cascavel.

Os jogos de quinta-feira(07) definiram os últimosclassificados da categoriaidade livre masculina peloCampeonato Interfirmas deFutsal 2013 - Troféu Cam-

pos Dourados FM, em Medi-aneira. As equipes classifica-das são: Tormetal/PersonalLajes 1º A, Paraná Compres-sores/Locasul 2º A, Espaço III/A.A.A.E. XVIII de Março 1º B,

Martelli/Affitto 2º B, Extracred/Romil Veículos 1º C, Seara Ali-mentos/Sintrial 2º C, Flumi-nense A 1º D, Hidroarte 2º D,Retibrasil/Chico Pré-Molda-dos 1º E, Bar do Jacó BNH 2º

E, CP Informática B 1º F, Fri-ella/JS 2º F, CGS Móveis 1º G,Restaurante Cavalleri 2º G,Colégio Posialfa 1º H, Pollya-na Mangueiras 2º H, PostosTonin 1º I, Panificadora Casa

do Pão 2º I, Livraria Rota doSaber 1º J, Dabol/Sitracocimom2º J, Fluminense B 1º K, BVTecnologia/Metalmaq 2º K,Clóvis Joalheiros 1º L e Pani-ficadora São Cristóvão 2º L.

Divulgação

Futsal de Medianeira define classificados

A Prefeitura de São Migueldo Iguaçu, por meio do Depar-tamento de Esportes, está orga-nizando para o dia 08 de dezem-bro a 1ª Corrida de Rua. Poderãoparticipar somente moradoresdo município.

Serão aproximadamente 2,5quilômetros de percurso, saindoda Rua Santa Terezinha, ao ladoda prefeitura. Ao longo do trajetohaverá postos com distribuiçãode água. Haverá, para qualquertipo de emergência, serviço de

apoio médico conforme as nor-mas de organização de corridasde rua da Confederação Brasilei-ra de Atletismo (CBAT). O atendi-mento médico de emergênciaserá efetuado na rede pública.

A competição será divididaem cinco categorias: A para atle-tas acima de 40 anos de idade, Bpara idade livre, C para nascidosaté o ano de 1996 (sub-17), D paranascidos até o ano de 1999 (sub-14) e E para nascidos até o ano de2001 (sub-12). Serão premiados

com medalhas os classificadosdo 1º ao 5º lugar.

A idade mínima para partici-pação na corrida é de 11 anos.Caso o atleta seja menor de 18anos, será necessária autoriza-ção por escrito do pai ou respon-sável. As inscrições são gratuitase devem ser feitas até o dia 25 denovembro no Departamento deEsportes, pelo [email protected] informações pelo telefone(45) 3565-2856.

São Miguel do Iguaçu terá 1ª Corrida de Rua

24 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

FUTEBOL DE CAMPO

Botafogo e São Remo duelam hoje pela conquista do AmadorCaso campeão não seja conhecido no tempo normal, disputa será decidida nos pênaltis

RELAÇÃO COMPLETA DAS EQUIPES

Após mais de cinco mesesde disputas, chega ao fim hoje(09) o maior campeonato mu-nicipal de futebol amador dosúltimos anos, envolvendo 19equipes e cerca de 500 atletas.Entram em campo às 17 ho-ras, no Estádio Valdir Schnei-der, SER Botafogo/Opus Seri-

grafia e Brindes e São Remo/CTN/Estrela 10/Romal Madei-ras, na segunda partida dafinal da Copa Colônia/Cercar/Jaclani Esportes/Yamaha/Pre-feitura de Marechal CândidoRondon de Futebol Amador.Caso o campeão não seja co-nhecido no tempo normal, a

Diretor social

do Botafogo,

Arnaldir Borth

(Fumagalle):

“Não existe

favoritismo. Os

dois times vão

ter que jogar

muito para

erguer a taça

de campeão”

Técnico do São Remo,

Edvaldo Oliveira Souza:

“Este é o ano em que o

Clube São Remo

completa 40 anos de

fundação, então nós

vamos lutar com

determinação para

vencer o campeonato”

Jogador Cleiton

Roberto (Neguinho),

do São Remo, é o

artilheiro da equipe e

do campeonato,

com 15 gols

decisão será nos pênaltis.De acordo com o diretor so-

cial do Botafogo, Arnaldir Bor-th (Fumagalle), os dirigentesda equipe e os atletas têm ex-pectativa muito boa. “O grupotrabalhou firme na prepara-

ção, o que nos deixa felizes porchegar à final, pois o planeja-mento era estar entre os qua-tro melhores no campeonato.Agora vamos entrar em cam-po e jogar para vencer o cam-peonato amador”, afirmou.

Fumagalle acredita que esteserá um jogo difícil, bem acir-rado, pois o Botafogo tem umaboa equipe e o São Remo, ad-versário, também tem bons jo-gadores. “Não existe favoritis-mo. Os dois times vão ter quejogar muito para erguer a taçade campeão. Como o time de-les é mais rápido, o Botafogoterá que jogar mais na defesa ecom um atacante, o Zé Col-meia, que é o terceiro artilheirodo campeonato. Mas, além dele,temos bons jogadores que tam-bém podem marcar e surpre-ender. Este é um ótimo campe-onato, no qual tudo ocorreubem”, destacou.

SEM FAVORITISMOO técnico da equipe São

Remo, professor Edvaldo Oli-veira Souza, diz que pelos jo-gadores terem outras ativida-des não foi possível realizartreinamentos detalhados, con-tudo os jogadores foram reu-nidos para discutir sobre er-

ros e acertos da partida ante-rior, tendo como objetivo atu-ar ainda melhor na partida dehoje e conquistar o campeona-to. “Foram apresentados ví-deos com lances de jogos, gols,situações de posicionamentotático e jogada com bola pa-rada. Este ano nós temos ummotivo a mais para conquis-tar o título, pois este é o anoem que o Clube São Remo com-pleta 40 anos de fundação,então nós vamos lutar com de-terminação para vencer o cam-peonato”, enfatizou.

Edvaldo ressalta que quan-do se disputa uma final, nãoexiste favoritismo. "Não hátime melhor ou pior. Existemduas equipes aptas a conquis-tar o título. O Botafogo nãocomeçou bem o campeonato,porém reverteu e vem crescen-do ao longo dele. Com certezaserá um adversário difícil deenfrentar, mas com preparo,disciplina e foco o São Remopode vencer a partida e con-quistar o primeiro título noAmador”, avaliou, acrescen-tando: “o que conta é o jogo, e énele que precisamos vencerpara não ter que decidir nospênaltis. Vamos jogar commuita vontade”, finalizou.

SÃO REMO BOTAFOGO

EQUIPE DE ARBITRAGEM

1 Guilherme Pech de Souza

2 Rafael Souza dos Santos

3 Gevanildo Medrek

4 Ivano Leomar Mein

5 Christopherson Fernando Pereira

6 Edmilson Oliveira da Silva

7 Marlus Cezar Radke

8 José Elias Bremer

9 Cleverson Domingues (Zé Colmeia)

10 Anderson This

11 André dos Santos Rosa

12 Douglas Alexandre Schulz

13 Vanderlei Winter

14 Claudinei Mattos

15 Walmir Pereira Rosa (Suspendo 3º amarelo)

16 André Jardel Maicá

17 Ivanildo dos Santos

18 Cristiano André Hübner

19 Juliano Pasinato

20 Paulo Wendelin Martins

21 Matheus Enrique Pinto

22 Fabiano dos Santos

23 Leandro Santos Vieira

25 Jean Carlos Zimmermann

26 Welington Gomes Rosa

Técnico: Mário Kennedi FerrariPreparador físico: Claudiomiro ArendtMassagista: Carlos Canabarro

1 Vilson Behm

2 Roni César de Andrade Santos

3 Fabio Yuri da Costa Areco

4 Leandro Severo

5 Leonardo dos Santos

6 Everton de Oliveira

7 Cleiton Roberto (Neguinho)

8 Jean Carlos Model

9 Marcelo Basi

10 Afonso Siqueira

11 Marcio Rafael dos Santos Freitas

12 Fábio Regis Roos

13 Rodrigo Augusto Caetano

14 Everaldo Moura dos Santos

15 Tiago Augusto Grenzel

16 Luã Federico Mengotti

17 Valdir Cassiano

18 André Luiz Carlos da Silva

19 Leandro Ferreira

20 Vanderlei Marcos Basi

21 Migdonio Cabrera

22 Juliano Cezar Zang

23 Eder Tiago Melo

25 Jorge Mario Eiras

26 Arissandro Diehl

Técnico: Edvaldo Oliveira Souza

Massagista: Rogério Grenzel

Árbitro: Dirceu CominAuxiliar 1: Carlos Braatz

Auxiliar 2: Paulo BeskowAnotador: Valnei Heidrich

Atacante

Cleverson

Domingues

(Zé Colmeia)

balançou as

redes 12

vezes, e é o

artilheiro da

equipe

Fotos: O Presente

Divulgação

MMA

Doze lutas agitam o 1º West Combat em Marechal RondonQuatro rondonenses representam o município no evento; lutas devem ser assistidas por cinco mil pessoas

O PRESENTE | 25SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 GERAL

Doze lutas em quatro catego-rias serão realizadas hoje (09), apartir das 20 horas, no Ginásio deEsportes Ney Braga, em Mare-chal Cândido Rondon, durante o1º West Combat de MMA. A co-missão do evento é formada pe-los rondonenses Didos, JoãoMota e Ueslei Stankovicz, além

do toledense Rodolfo Garcia.O 1º West Combat conta com

octógono oficial de MMA, reunin-do 24 lutadores das cidades deCascavel, Francisco Beltrão, Fozdo Iguaçu, Maringá, Palotina, To-ledo, Umuarama; Buenos Aires,na Argentina; e do Paraguai. Oslutadores Fábio Soares, Victor

Sabino, Niomar Shenas e Cláudiodos Santos representam a cida-de de Marechal Cândido Rondon.

As categorias em disputa são:Card Preliminar, com lutadoresentre 61 e 84 quilos; Card Princi-pal com lutadores de 66 a 77 qui-los; Co Main Event, com lutado-res de 93 quilos; e Main Event,

LUTADORES E AS CIDADES QUE REPRESENTAM

Integrantes da comissão organizadora do 1º West Combat,

Ueslei Stankovicz e Rodolfo Garcia, na preparação da estrutura junto

ao Ginásio de Esportes Ney Braga para receber os lutadores

categoria 66 quilos, com o grandedesafio da noite, ocasião em queo rondonense Cláudio dos San-tos fará a principal luta do octógo-no contra o argentino Arif Lazart.

Pela aceitação que o eventovem tendo pelo público em geral,a expectativa dos organizadoresé de que cinco mil pessoas pres-tigiem as lutas de MMA na noitede hoje. A organização conta comcompleto aparato de segurançaem prol de lutadores e do público.

Ingressos estão à venda atéas 18 horas apenas em MarechalCândido Rondon no Pátio Cami-lo, Salão do Didos, ao valor deR$ 25 para arquibancada e R$ 50para área VIP. Mais informaçõespodem ser obtidas no Salão doDidos ou com Ueslei, pelo telefo-ne (45) 9928-4333. Também have-rá ingressos à venda na hora,sendo que os portões serão aber-tos às 19 horas e as lutas iniciamàs 20 horas.

Divulgação

CARD PRELIMINAR - CATEGORIA 61 A 84 QUILOS

1º Fábio Soares (Marechal Cândido Rondon) x Hugo Prieto (Paraguai)2º Maximiliano Dellacosta (Toledo) x Aldinei Gonçalves (Umuarama)3º Sérgio Mostro (Toledo) x Alexandre Carmusi (Cascavel)4º Victor Sabino (Marechal Rondon) x Jorge Silveira (Cascavel)5º Tony Marcos (Toledo) x Javier Orlando (Buenos Aires, Argentina)6º Marcelo Bender (Palotina) x Elies Renato (Foz do Iguaçu)

CARD PRINCIPAL - CATEGORIA 66 A 77 QUILOS

7º Alessando Yoneda (Paraguai) x Válber Silveira (Francisco Beltrão)8º Álvaro Francescon (Francisco Beltrão) x Alejandro Montero (Buenos Aires, Argentina)9º Niomar Shenas (Marechal Rondon) x José Luiz m (Umuarama)10º Tiago Costa (Toledo) x Eduardo Carvalho (Cascavel)

CO MAIN EVENT - CATEGORIA 93 QUILOS

11º Klidson Abreu (Toledo) x Eli Reger, o “Indião” (Maringá)

MAIN EVENT - CATEGORIA 66 QUILOS

12º Cláudio dos Santos (Marechal Rondon) x Arif Lazart (Buenos Aires, Argentina)

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

POR FESTA EM CASA

Cruzeiro tenta confirmar título contra abalado GrêmioCom amplo favoritismo, time celeste precisa vencer os gaúchos e contar com tropeço do

Atlético-PR contra o São Paulo para comemorar a conquista do Brasileirão

Diante do Grêmio, quevem de eliminação na semifi-nal da Copa do Brasil, o Cru-zeiro joga amanhã (10), às 17horas, para garantir o títulodo Campeonato Brasileirocom cinco rodadas de ante-cipação para festejar a faça-nha ao lado da torcida. Comamplo favoritismo, o timeceleste precisa vencer os gaú-chos e contar com tropeçodo Atlético-PR contra o SãoPaulo, em Curitiba.

Os 58.200 ingressos paraos cruzeirenses se esgotarame o cenário para a conquistado título com a maior ante-

cedência dos pontos corri-dos está pronto. Ao Grê-mio, que vê a Libertadorescomo questão de honra, res-ta estragar a festa.

Após a folga na quinta-feira (07), depois da eliminaçãona Copa do Brasil, o grupo dotricolor gaúcho se reapresen-tou na tarde de ontem (08). Naocasião, houve uma reuniãode avaliação do técnico Renatocom o grupo de jogadores. Aconversa durou cerca de 50minutos antes do treino.

Depois, por volta das16h30, os jogadores que nãoatuaram os 90 minutos con-

tra o Atlético-PR, na quarta-feira (06), foram para o gra-mado principal do Olímpicopara um treino com bola emcampo reduzido. GuilhermeBiteco foi o primeiro a subir efez treino físico em separadoatrás da goleira na frente dosetor geral. O restante fez umcírculo no meio do gramado eaquecimento. Logo após, oauxiliar técnico Roger coman-dou uma atividade de finali-zações para os atletas.

O Grêmio volta a treinarna manhã de hoje (09) e nocomeço da tarde embarca paraBelo Horizonte.

Luxemburgo fecha mais um treino do Flu em AtibaiaSem vencer há oito jogos

no Campeonato Brasileiro,o Fluminense segue adotan-do a tática do mistério du-rante os treinamentos dotime em Atibaia, onde a equi-pe está concentrada desdeterça-feira (05). O técnicoVanderlei Luxemburgo con-tinua ajustando o time, semdar pistas para a imprensa.

A tendência é que o trei-nador faça algumas mudan-ças no final de semana em

relação à equipe que encarouo Flamengo na última roda-da. Felipe e Wágner brigampela vaga de armador do timee Robert corre por fora, po-dendo atuar até como ata-cante pela direita. Na lateralesquerda, o volante Rafinhaou o lateral-direito Igor Ju-lião devem ser improvisados.Único jogador da posição emAtibaia, o jovem Léo Pelé, de17 anos, deve ser uma opçãono banco de reservas.

Outra mudança podeacontecer na lateral direita, jáque Bruno foi poupado detreinos nesta semana. Comisso, Wellington Silva (quevoltou a treinar normalmen-te em Atibaia) e Igor Juliãodisputam a vaga de titular.

O treino de hoje (09) tam-bém será fechado para a im-prensa. O Fluminense enca-ra o Corinthians, na ArenaFonte Luminosa, às 19h30de amanhã (10).

Embalado, São Paulo pega Atlético-PRpara definir briga por Libertadores

O São Paulo venceu osúltimos quatro jogos noBrasileirão, liquidou o ris-co de rebaixamento e agorabriga na parte de cima. Sevencer amanhã (10) o Atlé-tico-PR, vice-líder do cam-peonato, poderá entrar devez na briga pela classifica-ção para a Copa Libertado-res de 2014. Se perder, noentanto, deverá se afastardo grupo do topo.

O time paranaense vemempolgado pela inédita clas-sificação à final da Copa doBrasil. Como o primeiro jogoda decisão ocorre somentedaqui a duas semanas, Vag-ner Mancini não deverá pou-par jogadores para esse com-

promisso pelo Brasileiro.Para o zagueiro tricolor

Paulo Miranda, o time nãolevará em consideração achance de dar o título doBrasileirão ao Cruzeiro casovença o Furacão. Para o joga-dor, o que importa é a vitóriasão-paulina e a chance de seaproximar do topo da tabelade classificação, que pode dara vaga à Copa Libertadores,caso o clube não seja cam-peão da Copa Sul-America-na. “Não vai nos incomodar,até porque a gente tem quepensar na vitória sempre”,resumiu o atleta.

Para o confronto, o SãoPaulo ganhou reforços nadefesa: Rafael Toloi está re-

cuperado do incômodo notornozelo direito. O jovemLucas Silva, integrado aoprofissional, já retornou daSeleção Brasileira sub-17.

O meia Jadson não trei-nou ontem (08) por contade dores na coxa esquerda.O camisa 10 foi fazer exa-mes, mas não está descarta-do da partida contra o Atlé-tico-PR. A expectativa é queapenas Luis Fabiano sejapoupado, e que o técnicoMuricy Ramalho escale o timecom Rogério Ceni, PauloMiranda, Rodrigo Caio, An-tonio Carlos e Reinaldo; De-nilson e Maicon; Douglas,Paulo Henrique Ganso eAdemilson; Aloísio.

Após treino fechado,Palmeiras pode ter novidade

O técnico Gilson Kleinarealizou um treino táticofechado para a imprensa,ontem (08), na Academia deFutebol, e não divulgou aequipe que jogará hoje (09),contra o Joinville. Caso ven-ça o duelo, o Palmeiras podeconquistar o título da SérieB antecipadamente. Ele, po-rém, não terá seu lateral-direito titular: Luis Felipe,ainda com dores nas cane-las, foi vetado pelo departa-mento médico, e tanto Wen-del quanto o garoto BrunoOliviera (que jogou apenasuma partida nos profissio-nais, ano passado, após orebaixamento) podem assu-mir a posição.

Além do camisa 42, Char-les, com uma amigdalite queo tirou também da partidacontra o Paraná, Vilson, comtendinite no joelho esquer-do, Léo Gago, recuperando-se de uma lesão na coxa direi-

ta, e Mendieta, que realizouartroscopia no joelho esquer-do e deve voltar só em 2014,serão os outros desfalques.

Valdivia, poupado du-rante esta semana, treinounormalmente e está convo-cado. Kleina, porém, testoupor precaução um esquemasem o meia para o confrontono Pacaembu. “Estamos de-cidindo um título, vamosmexer na equipe, aproveiteiestes dois dias para fazer umasituação diferente e não ge-rar especulação, expectativae ter mais privacidade”, ex-plicou o comandante, sobre omistério no treino.

Sem Eguren e Alan Kar-dec, suspensos, o Verdãodeve jogar com: FernandoPrass; Wendel (Bruno Oli-veira), Henrique, AndréLuiz e Juninho (Marcelo Oli-veira); Márcio Araújo, Wes-ley e Valdivia; Ananias, Vi-nicius e Leandro.

s

O PRESENTE | 27SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 ESPORTES

INTERNACIONAL

Clemer encaminha equipe que vai enfrentar o BotafogoTendência é que Jorge Henrique, D’Alessandro e Otávio sejam os responsáveis pelo setor

de criação no 4-2-3-1 de Clemer. Scocco foi novamente o único atacante

O time do Internacionalpara enfrentar o Botafogo,amanhã (10), está encaminha-do. No treino de ontem (08),realizado no CT Parque doGigante, o técnico Clemer re-petiu a equipe da última ativi-dade e, com isso, praticamentedefiniu os 11 que entrarão emcampo no Centenário para oduelo da 33ª rodada do Cam-peonato Brasileiro.

Clemer orientou o time ti-tular em um treino realizadoem campo reduzido. JorgeHenrique foi novamentemantido na vaga que chegoua ser de Caio no treino dequarta-feira (06) e deve ter acompanhia de D’Alessandroe Otávio no setor criativo.Scocco, sem a concorrência deLeandro Damião e Forlán, foio único atacante do 4-2-3-1.

Sem poder contar com Ga-briel, Clemer voltou a apos-tar em Ednei na lateral direi-ta - Cláudio Winck segue como time sub-23. Alan foi osubstituto do suspenso Ín-dio na zaga e Fabrício atuouna vaga do lesionado Kleberna lateral esquerda. Quemvolta ao time titular no lu-

gar de Airton é o volanteJoão Afonso, que havia cum-prido suspensão automáticacontra o Atlético-PR, no úl-timo final de semana.

A tendência é que o Inter-nacional entre em campo coma seguinte equipe: Muriel,Ednei, Alan, Jackson eFabrício; João Afonso,Willians, Jorge Henrique,D'Alessandro e Otávio; Scocco.

Os jogadores relacionadospara o jogo se reapresenta-ram no CT colorado no início

Alexandre Lops

da noite de ontem, já que aviagem para Caxias do Sul foiantecipada. O último treinoantes do confronto diante doBotafogo será na tarde de hoje(09), local do jogo.

O Inter não vence há qua-tro rodadas no Brasileirão:empates contra Santos e Grê-mio e derrotas diante de SãoPaulo e Atlético-PR. O colo-rado é o 11º colocado com 42pontos. São apenas seis a maisque o Vasco, time que abre azona do rebaixamento.

Nova etapa de venda de ingressosda Copa começa segunda-feira

A segunda fase da vendados ingressos da Copa doMundo de 2014 terá início nasegunda-feira (11). Mais de220 mil entradas estarão dis-poníveis a partir das 09 horasdo horário de Brasília pormeio do site oficial da Fifa. Osbilhetes garantem presençaem 57 partidas do Mundialque será disputado no Brasil.

Os ingressos serão dispo-nibilizados e alocados porordem de encomenda. Nãoserão vendidos bilhetes paraa abertura, em São Paulo, afinal, no Rio de Janeiro, parajogos da fase de grupos daSeleção Brasileira, para asoitavas de final, em BeloHorizonte, e para as duassemifinais, em Belo Hori-

zonte e São Paulo.A quantidade total de in-

gressos disponíveis tambémenvolve cerca de 41 mil carnêsde sede específica que garan-tem acesso a todos as partidasem uma das sedes, assim comouma quantidade de carnês deseleção específica, que permi-tem acompanhar uma equipeao longo da Copa.

Atacante Scocco

(colete branco)

deve iniciar o

jogo contra o

B o t a f o g o

CBF confirma corte de Marceloe avisa que vaga ficará aberta

A Confederação Brasileirade Futebol (CBF) confirmouontem (08) que Marcelo serácortado da Seleção Brasileirapara os amistosos contra Hon-duras, no próximo dia 16, e Chile,no dia 19. O lateral sofreu umalesão no joelho durante o treinode ontem no Real Madrid.

O clube espanhol divulgounota oficial na qual afirma queMarcelo sofreu uma “artritetraumática no joelho esquer-do”. A comissão técnica doReal Madrid já descartou apresença de Marcelo em cam-po no próximo jogo da equipeno Campeonato Espanhol,

contra a Real Sociedad. O late-ral deverá ficar pelo menosduas semanas sem atuar.

Marcelo tem um históricorecente marcado por diversaslesões que o deixaram afastadodos gramados por algum tem-po. Em setembro, o lateral semachucou durante um amisto-so da seleção contra a Austrália,saindo de campo com uma con-tusão muscular na coxa.

No ano passado, em outu-bro, durante um treino da sele-ção brasileira, Marcelo quebrouo pé direito, precisou passarpor uma cirurgia e desfalcou oReal Madrid pelo resto de 2012.

Reformulação pode tirarBalotelli e Robinho do Milan

A reformulação do Milan,pregada por Barbara Berlus-coni, filha do proprietário doclube, Silvio Berlusconi, po-derá fazer com que pesos pe-sados do elenco como Abate,Niang e até mesmo Robinhoe Balotelli deixem Milão. To-dos são representados por

Mino Raiola, que, segundo odiário Corriere dello Sport,virou espécie de “persona nograta” para o clã Berlusconi.

Balotelli está avaliado em30 milhões de euros (cercade R$ 91,4 milhões) e pode-ria inclusive ser negociadojá em janeiro. O atacante

teria propostas de PSG eChelsea. No caso do clubefrancês, ele se juntaria aosueco Ibrahimovic, que tam-bém é cliente de Mino Raio-la, porém, na equipe inglesaele voltaria a trabalhar comJosé Mourinho, o seu trei-nador preferido.

O brasileiro Rafael Feijão e ocroata Igor Pokrajac foram osprotagonistas da encarada maistensa, ontem (08), no dia da pe-sagem oficial para o UFC Goiâ-nia, que será realizado hoje (09).Ambos se olharam fixamente etocaram o rosto.

Os dois atletas do principalcombate da noite, Vitor Belforte Dan Henderson, mantiveramo clima leve de todas as enca-radas que tiveram desde que a

São Paulo pretendetentar repatriar Lucas

De acordo com o jornal Folhade S. Paulo, o São Paulo prome-te fazer uma proposta para repa-triar Lucas após o CampeonatoBrasileiro. A diretoria vai ofere-cer ao atacante um contrato deempréstimo por um ano - até ofim de 2014. Segundo o jornal, opresidente do clube paulista, Ju-venal Juvêncio, já conversou como jogador para convencê-lo adeixar o Paris Saint-Germain napróxima temporada. A chance deser titular e garantir uma vaga naCopa do Mundo de 2014 é umdos principais argumentos usa-

dos pelos tricolores.Ainda de acordo com o perió-

dico, um dos empecilhos paraLucas retornar ao São Paulo é ofato de sua família já estar adap-tada a Paris. Mas Juvenal consi-dera ser uma questão de “timing”um acordo com o jogador. Lucasficou de fora da última convocaçãoda Seleção Brasileira, para osamistosos contra Honduras eChile, neste mês. Esta é a primei-ra vez que o atleta ficou ausente dalista de convocados, desde queFelipão assumiu o comando daequipe verde e amarela.

Rival de Belfort é vaiado e encaradatensa vem de coadjuvantes

luta foi marcada. Apenas Hen-derson que foi muito vaiado.Já a encarada de Cezar Mutan-te e Daniel Sarafian foi fixa ecom tensão, apesar de os doislutadores se manterem distan-tes em funções dos braços àfrente do rosto.

Todos os lutadores bateramo peso. O card preliminar do UFCGoiânia começa às 20 horas (ho-rário de Brasília), enquanto o prin-cipal começará às 23 horas.

Vitor Belfort x Dan Henderson (meio-pesados)Cezar Mutante x Daniel Sarafian (médios)Rafael Feijão x Igor Pokrajac (meio-pesados)Paulo "Caveira" Thiago x Brandon Thatch (meio-médios)Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare (meio-médios)Rony Jason x Jeremy Stephens (penas)Godofredo Pepey x Sam Sicilia (penas)Thiago Bodão x Omari Akhmedov (médios)Thiago Tavares x Justin Salas (leves)Adriano Martins x Daron Cruickshank (leves)José Maria No Chance x Dustin Ortiz (moscas)

OPERAÇÃO COMANDO REGIONAL

PM faz bloqueios e batidas em Marechal Rondon e ToledoObjetivo é encontrar drogas, armas e foragidos, recolher carros em situação

irregular e transmitir sensação de segurança à população

O PRESENTE | 29SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 POLICIAL

Devem ser divulgados nasegunda-feira (11) os resultadosda Operação Comando Regio-nal, desenvolvida pelo 19º Bata-lhão de Polícia Militar em Tole-do e Marechal Cândido Rondon.As ações começaram às 14 horasde ontem (08) e devem ser encer-radas somente na manhã de hoje(09). A operação consiste embatidas policiais e bloqueios detrânsito. O objetivo é intercep-

tar drogas e armas, foragidos daJustiça, retirar de circulaçãoveículos em situação irregular,entre outras situações. De acor-do com o policial Eduardo Bara-zetti, outro objetivo da Opera-ção Comando Regional é passarà comunidade a sensação de se-gurança. “No período da tarde,fizemos bloqueios policiais, como principal objetivo de encon-trar carros em situações irregu-

lares, além de armas e drogas. Ànoite, serão feitas batidas poli-ciais em vários pontos da cida-de, como estabelecimentos co-merciais e locais de risco e vul-nerabilidade. Também serãoabordados suspeitos”, disse ain-da ontem Barazetti.

As ações tiveram apoio doGrupo de Operações de Trânsito(Gotran) e do Pelotão de Choque,este de Foz do Iguaçu.

PF chega à marca de 12 milhõesde maços de cigarros apreendidos

A Polícia Federal (PF) emCascavel apreendeu na ma-drugada de ontem (08) apro-ximadamente 300 caixas decigarros contrabandeadosdo Paraguai. A apreensãoocorreu durante fiscaliza-ção de rotina para o comba-te aos crimes transfrontei-riços na BR-277, em Guara-niaçu. Os agentes suspeita-ram de um caminhão baúcom placas de Nova Romado Sul (RS) entrando em umposto de combustíveis pou-co antes da barreira polici-al. Ao realizar a abordagem,o motorista disse que o veí-culo estava vazio, mas du-rante vistoria minuciosa foipossível localizar um fundofalso próximo à cabine domotorista, onde estavaacondicionado o produto.

Um homem de 35 anos,morador de Cascavel, foi pre-so em flagrante. Ele disse quepegou o caminhão carregadoem um posto de combustí-veis em Cascavel e levariapara Curitiba e que receberiaR$ 500 pelo transporte. Ohomem, o caminhão e os ci-garros foram encaminhadospara a Delegacia da PolíciaFederal em Cascavel.

A unidade policial emCascavel tem intensificadoos trabalhos no combate aoscrimes de contrabando edescaminho nas regiões Oes-te e Sudoeste do Paraná. So-mente neste ano, a PF em Cas-cavel apreendeu 23,6 mil cai-xas de cigarros contraban-deados do Paraguai, o querepresenta quase 12 milhõesde maços do produto.

Fundo falso em caminhão escondia 300

caixas de cigarros contrabandeados

Jovem foge com contrabando,mas acaba detido pela PMUm jovem de 21 anos ten-

tou fugir da Polícia Militar(PM) em Guaíra, mas aca-bou detido alguns quilôme-tros depois do início da fuga.Ele estava em uma Belina,carregada com cigarros epneus contrabandeados doParaguai. Durante patrulha-mento pela estrada rural daFaxinha, no interior de Gua-íra, uma equipe da PM avis-tou o veículo trafegando em

atitude suspeita e, quandotentou a abordagem, o con-dutor fugiu em alta velocida-de sentindo ao centro.

Após acompanhamentotático, a equipe conseguiuabordar o condutor, na Ave-nida Barão do Rio Branco,na Vila dos Pescadores. Ojovem, o carro e as mercado-rias foram encaminhadospara a Delegacia da PolíciaFederal em Guaíra.

Divulgação

Homem fratura perna ao tentar acabar com brigaUm homem teve uma fratura exposta após

sofrer uma queda contra um meio-fio, na noitede quinta-feira (07), no Jardim Europa, em Tole-do. Ele foi intervir em uma briga de um casal, foiempurrado e acabou com a fratura. O caso foiregistrado pela Polícia Militar por volta das 23horas. Amauri Fernandes Boscato, de 40 anos,disse que pediu para que o homem parasse coma briga, mas ele reagiu com a agressão. Amauri,que foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros elevado a um hospital, decidiu representar con-tra o agressor pelo crime de lesão corporal.A vítima foi encaminhada ao hospital com fratura exposta

Polícia Civil prende foragidoA Polícia Civil prendeu um

medianeirense foragido da Jus-tiça do Espírito Santo e procura-do pela Polícia Federal daquele

Estado. João Batista de Moura, de39 anos, conhecido pelo apelidode João Paraná, foi localizado quin-ta-feira (07) em um restaurante

de um hotel, em Medianeira.De acordo com a polícia, ele foicondenado pelo crime de tráfi-co de drogas e tinha, desdemaio deste ano, mandado deprisão expedido pela Justiçacapixaba. João Paraná possuíatambém um mandado de pri-são expedido pelo Juizado Cri-minal de Medianeira.

O homem é suspeito de serresponsável por enviar carrega-mentos de drogas para o EspíritoSanto e também para detentosda Penitenciária de SegurançaMáxima de Viana (ES). Ele foirecolhido para a carceragem daDelegacia da Polícia Civil deMedianeira e deve ser transferi-do para o município de Viana.

João Paraná é

suspeito de

enviar drogas

para o Espírito

Santo

Divulgação

Radarbo

Giuliano De Luca/OP

Policiais fazem

bloqueio a

procura de

irregularidades

no centro de

Marechal

Cândido

Rondon

DESAPARECIDO

Buscas por pescador serão retomadas hoje30 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Jovem de 31 anos sumiu na terça-feira (05) nas águas do Rio Piquiri; ontem (08), denúncia não confirmadamobilizou Corpo de Bombeiros para um barco encontrado à deriva no Lago de Itaipu

Continuam hoje (09) asbuscas por Sidnei da SilvaOliveira, de 31 anos, quedesapareceu nas águas doRio Piquiri na madrugadade terça-feira (05). O rapazestava pescando com umamigo em Formosa do Oes-te e teria entrado no rio paradesenroscar a tarrafa. Quan-do o companheiro percebeu,Sidnei havia desaparecido e

Expedição visitaBatalhão de Fronteira

Jovens que fazem parteda Expedição São Fran-cisco Verdadeiro, realiza-da pela Itaipu com o ob-jetivo de servir de labo-ratório a céu aberto paradesenvolver ações de sus-tentabilidade, passaramontem (08) por MarechalCândido Rondon. Na ci-dade, eles visitaram o Ba-talhão de Polícia de Fron-teira (BPFron).

O subcomandante da

Moto é roubada e carro é furtado em GuaíraEm Guaíra, uma pessoa

foi vítima de assalto por vol-ta das 21 horas de quinta-feira (07). Dois elementosmagros e altos abordaram orapaz na Avenida MartinLuther King, próximo ao

Mirante Club. A vítima in-formou que estava se deslo-cando sentido centro ao bair-ro quando foi obrigado a des-cer do veículo. Os elementosestavam armados, deram vozde assalto e levaram a CG Ti-

tan de cor preta e placa ANM-7023. A Polícia Militar fez umpatrulhamento na região, masos elementos e a moto nãoforam localizados.

Um pouco mais cedo, acentral da Polícia Militar deGuaíra recebeu chamadopara atender a uma vítima defurto. O Fiat Uno, de corcinza e placas AAM-8639,estava estacionado na Ave-nida Coronel Otávio Tosta,próximo a uma panificado-ra, na região central de Gua-íra. O proprietário não sou-be informar a que horas ocrime ocorreu, já que ele ha-via deixado o carro estacio-nado às 13h30 e só percebeuo furto às 17 horas.

Foram feitas buscas e co-municado a Polícia Rodovi-ária Federal (PRF) na PonteAyrton Senna, que infor-mou que nenhum veículocom as características doUno havia atravessado parao Mato Grosso do Sul. Asbuscas continuam.

Grupo conheceu equipamentos usados no combate ao crime

unidade, capitão José Os-mar Novach, fez palestra eapresentação dos equipa-mentos e armamentos usa-dos na defesa e combateaos crimes fronteiriços. OBPFron também prestouapoio aos integrantes daexpedição na última ativi-dade ao ar livre programa-da para ontem, acompa-nhando a caravana por ter-ra e água até a praia artifici-al de Entre Rios do Oeste.

Divulgação

a lanterna que ele usavadescia pela correnteza dorio. As buscas são coorde-nadas pelo Corpo de Bom-beiros de Toledo e têm apoiode voluntários, que fazemuma varredura no local eem alguns quilômetrosabaixo de onde ele sumiu.

OUTRA SITUAÇÃONa tarde de ontem (08), o

Corpo de Bombeiros de To-ledo recebeu uma denúnciade que um barco teria sidoencontrado à deriva, com omotor ligado, próximo à BaseNáutica de Entre Rios doOeste. A denúncia, entre-tanto, não havia sido con-firmada até o fim da tarde. APolícia Militar de Entre Riosfoi até o local, mas não en-controu a embarcação.

Um morador da Rua Vi-tória, em Marechal CândidoRondon, foi preso na noitede quinta-feira (07) pela Po-lícia Militar (PM) acusadode fornecer bebida alcoólicapara um menor de idade. APM recebeu diversas ligaçõesinformando sobre uma festacom som alto que aconteciaem uma casa. A equipe foi

Rondonense é acusado defornecer bebida alcoólica a menor

até o local e constatou que omorador já havia sido ori-entado em outras ocasiõessobre o excesso de volume.Foi feita vistoria no imóvel econstatado que menores es-tavam consumindo bebidaalcoólica. O morador da casafoi levado com um menor e oaparelho de som para a Dele-gacia de Polícia Civil.

Policiais federais em Foz do Iguaçu pertencentes ao Núcleo Especial

de Polícia Marítima apreenderam na noite de quinta-feira (07) três

embarcações com aproximadamente 150 caixas de cigarros

contrabandeados do Paraguai. Os barcos estavam em um porto

clandestino no Rio Paraná, próximo à Ponte da Amizade.

Os suspeitos conseguiram fugir pela mata.

Divulgação

EMBARCAÇÕES APREENDIDAS

Tinta leva polícia até suspeito de furtosA polícia chegou até um

adolescente de 17 anos acu-sado de furtos depois que ele,ao sair de uma casa que aca-bara de furtar, bateu o carroem uma parede e deixou atinta verde de seu Monzacomo pista. Investigadoresdo Grupo de Diligências Es-peciais (GDE), da Polícia Ci-vil de Toledo, começaram asbuscas e conseguiram recu-perar parte dos produtos fur-tados da residência, no dis-trito de Novo Sobradinho,interior do município.

A apreensão dos materi-ais aconteceu na quinta-fei-

ra (07), oito dias após oassalto. Foram recuperadosum televisor, um violão, umar-condicionado portátil ,uma câmera digital, ócu-

los, faqueiro em prata, pen-drives e jaquetas em couro.Apenas um notebook quefoi levado da casa não foirecuperado.

Objetos foram

recuperados na

casa do

adolescente

Radarbo

O PRESENTE | 31SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 AGRONEGÓCIO

2013/2014

Conab estima safra de grãos em 196,6 milhões de toneladasNúmero representa uma variação de 3,0% a 5,3% acima da safra 2012/2013,

quando foram colhidas 186,8 milhões de toneladas

A produção nacional de grãosna safra 2013/2014 está estimadaentre 192,424 milhões e 196,65 mi-lhões de toneladas, o que repre-senta uma variação de 3,0% a 5,3%acima da safra 2012/2013, quandoforam colhidas 186,8 milhões detoneladas. Os números são do se-gundo levantamento realizadopela Companhia Nacional de Abas-tecimento (Conab), divulgado on-tem (08), em Brasília (DF).

A segunda pesquisa mostraque a soja é o produto de maiordestaque em crescimento de pro-

dução e área, graças aos bons pre-ços do grão no mercado. A produ-ção da oleaginosa deve ficar entre87,9 milhões e 90,2 milhões de tone-ladas e a área, entre 28,8 milhões e29,5 milhões de hectares.

Segundo a Conab, a área comfeijão 1ª safra também deve au-mentar saindo de 1,13 milhão dehectares no estudo anterior para1,17 milhão e 1,21 milhão de hec-tares, com um incremento quevaria de 3,9% a 8,0%.

Outro destaque é a área plan-tada de algodão, que deve apre-

sentar um incremento porcentu-al de 16,5% a 22,0%, além do trigo,que tem uma elevação de 15,1%.

A área total destinada ao plan-tio da safra deve passar dos 53,3milhões de hectares, podendoalcançar 55,5 milhões de hecta-res, o que representa uma varia-ção entre 2,0% a 4,2% em relaçãoà área plantada em 2012/2013, quefoi de 53,27 milhões de hectares.A pesquisa foi feita no período de28 de outubro a 1º de novembro,nas principais regiões produto-ras de grãos do país.

China e Brasil querem aprofundarcooperação econômica

A presidente da Confedera-ção da Agricultura e Pecuáriado Brasil, senadora Kátia Abreu,acompanhou o vice-presiden-te Michel Temer em visita aopresidente da República Popu-lar da China, Xi Jinping, na quin-ta-feira (07) em Pequim. O temado encontro de 30 minutos comJinping foi o fortalecimento daparceria comercial entre o Bra-sil e a China, ampliando e diver-sificando a pauta das exporta-ções brasileiras.

“A conversa foi promisso-ra no sentido de aprofundar acooperação entre os dois paí-ses”, relata a senadora, quenesta semana liderou umamissão empresarial do agro-negócio brasileiro em Pequime Xangai. Além de Xi Jinping,Temer também convidou Ká-tia Abreu para uma audiên-cia com o vice-presidente chi-nês, Li Yuanchao, em que, maisuma vez, a conversa girou emtorno da relação econômicaentre dois países.

Os líderes chineses pedi-ram maior abertura comerci-al e maior união nas questõesinternacionais contra o pro-tecionismo dos países desen-volvidos. Defenderam, tam-

bém, a construção conjuntade regras de comércio. Otimis-ta com os desdobramentosdestas reuniões, a senadoraavalia que o Brasil está sendoprestigiado e bem recebidopelas autoridades chinesas.

Os dois parceiros assina-ram um protocolo para a com-pra de milho brasileiro porparte dos chineses, o que re-presentará uma troca comer-cial de US$ 4 bilhões. “É umaótima notícia para os produ-tores de milho do nosso país,visto que, em razão da super-safra, acumulamos, hoje, 10milhões de toneladas estoca-das do grão”, ressalta a presi-dente da CNA.

A balança comercial Bra-sil-China apresentou saldopositivo de US$ 7 bilhões dedólares em favor do Brasil, em2012. O foco, agora, não é oaumento do superávit anual, esim a ampliação dos volumestotais de vendas. Por isso, oobjetivo da missão comanda-da pela CNA é diversificar acomposição da pauta de ex-portações, hoje concentrada emminérios, grãos e combustível,que representam dois terçosdo comércio com os chineses.

Segundo o Departamentode Agricultura dos EstadosUnidos (USDA), a colheita dasoja norte-americana atingiu86% da área plantada em 2013/2014. O atraso é de seis pontospercentuais frente ao mesmoperíodo da safra passada.

Entretanto, na compara-

Colheita de soja nos EstadosUnidos atinge 86% da área

ção com a média das últimascinco safras, a colheita está umponto percentual adiantada.

Os Estados onde os traba-lhos estão mais adiantados atéo momento são: Louisiana, Ne-braska e Minnesota, com 99%,97% e 96% das áreas colhidas,respectivamente.

Seguridade aprova preferência amulheres em transferência de renda rural

A Comissão de SeguridadeSocial e Família aprovou na quar-ta-feira (30) proposta que conce-de preferência às mulheres che-fes de família no recebimento dosbenefícios dos programas deApoio à Conservação Ambientale de Fomento às Atividades Ru-rais. Instituídos pela Lei 12.512/11,esses programas destinam recur-sos a famílias em situação de ex-trema pobreza que atuem em ati-vidades de conservação ambien-tal ou agricultura familiar.

Foi aprovado substitutivo darelatora, deputada Benedita daSilva (PT-RJ), ao Projeto de Lei4284/12, já aprovado pelo Sena-do. Em sua proposta, Beneditafez apenas mudanças na reda-ção do texto.

Para a relatora, é adequadoconceder preferência à mulher,mas não exclusividade a ela, no

recebimento dos recursos de pro-gramas de transferência de renda.“O projeto reconhece a importân-cia do papel da mulher nas unida-des familiares sem, no entanto,excluir outras realidades da estru-tura familiar brasileira”, destaca.

EXCLUSIVIDADEREJEITADA

Já no caso do Projeto de Lei3534/08, do deputado Antonio Car-los Mendes Thame (PSDB-SP), quetramitava apensado, o parecer deBenedita, aprovado pela comis-são, foi pela rejeição. O deputadopropunha que os benefícios doBolsa Família fossem pagos sem-pre à mulher responsável pelaunidade familiar. “Esta propostanão leva em consideração outrashipóteses existentes no núcleo fa-miliar brasileiro”, ressalta.

Atualmente, a Lei 10.836/04,

que instituiu o benefício, já prevêa preferência das mulheres quechefiam famílias para receber osrecursos. Segundo Benedita daSilva, dados do Ministério do De-senvolvimento Social e Combateà Fome apontam que esta prefe-rência tem sido respeitada. Con-forme afirma, “92,4% dos respon-sáveis pelo cartão do programaBolsa Família são mulheres”.

TRAMITAÇÃOComo a Comissão de Seguri-

dade Social e Família é a únicaencarregada de analisar o méritodas propostas, o PL 3534/08 seráarquivado, exceto se houver re-curso para análise pelo Plenário.

Já o Projeto de Lei 4284/12,que tramita em caráter conclusi-vo, segue para análise da Comis-são de Constituição e Justiça e deCidadania.

Os preços da maioria das com-modities alimentares declinaramnos últimos meses, devido ao au-mento da produção e da expectativade que, nesta temporada, a ofertaseja abundante, disse David Hallam,diretor da divisão de Comércio eMercados da Organização das Na-ções Unidas para Alimentação eAgricultura (FAO), em relatório divul-gado ontem (08) pela entidade.

A expectativa da FAO é que aprodução mundial de carnes cres-ça 1,4% em 2013. No caso doslácteos, a estimativa é de um in-cremento de 1,9% este ano. Es-pera-se que a maior parte do au-mento venha da Ásia, da AméricaLatina e do Caribe.

A FAO prevê que a produçãomundial de açúcar também avan-ce ligeiramente em 2013/14. A ex-pectativa é que o consumo global

da commodity cresça cerca de 2%na temporada.

Ainda segundo a entidade, asafra mundial de oleaginosaspode atingir um recorde em 2013/14, com base em uma safra recor-de de soja na América do Sul. Aprojeção é que as reservas glo-bais de cereais tenham elevaçãode 13% na atual temporada, para564 milhões de toneladas. Essaexpansão resultará em uma rela-ção estoque/uso de 23%, bemacima do recorde de baixa de18,4% do ciclo 2007/08.

Já a receita com a importaçãode alimentos deve recuar 3% em2013, para US$ 1,15 bilhão, devi-do ao menor custo dos cereais,do açúcar, de óleos vegetais ebebidas tropicais, embora tendama se manter firmes os preços deprodutos lácteos, carnes e pes-

cados, concluiu a FAO.Por outro lado, os preços inter-

nacionais dos alimentos apresen-taram em outubro um aumento de1,3% em relação ao mês anterior,informou a FAO. Os valores, po-rém, ainda ficaram 5,3% abaixo doregistrado em outubro de 2012.

De acordo com a FAO, a eleva-ção deveu-se, principalmente, auma alta nas cotações do açúcar.Nos cinco meses anteriores, ospreços dos alimentos medidospela entidade tiveram queda, sobo peso de uma forte desvaloriza-ção dos cereais.

O índice de preços dos ali-mentos da FAO, com 73 itens,sofreu algumas modificações naforma como é calculado, mas,segundo a entidade, o novo méto-do não alterou significativamenteos valores na série.

FAO prevê aumento na produçãodos principais grupos alimentares

Os bichos de estimaçãodefinitivamente pas-saram a fazer parte da vidadas pessoas, e não ape-

nas como um animalzinho. Agoraeles são “da família”, especialmentecães e gatos. Não raro dividem camae até a mesa do jantar com seusdonos. Em alguns casos, há quemopte por ter um animal doméstico aum filho. Esta relativa humanizaçãotem vários pontos positivos, porém,certos cuidados são necessários paraque a relação íntima não se torne umproblema de saúde. O alerta é domédico veterinário Paulo HenriqueGiesel. “As pessoas têm humanizadoos bichos e simplesmente ignoramcuidados necessários para que a rela-ção seja saudável em todos os senti-dos”, diz, ao lembrar que cães e gatospodem ser transmissores de zoono-ses (doenças transmitidas dos ani-mais aos humanos).

O principal alerta do veterinário écom relação à higiene, bem como nadelimitação de limites de atitudes eespaço dos animais, que são hospe-deiros de algumas doenças, principal-mente parasitárias, que podem sertransmitidas aos humanos pelo con-tato de pele ou mucosas. O risco,expõe Giesel, está no exagero, quandobeija-se demais os animais, não háseparação do espaço deles e o daspessoas, entre outros detalhes. Elealerta que a saliva dos animais domés-ticos pode ter alta carga de microrga-nismos, tendo em vista que usam alíngua para sua higiene. Da mesmaforma a pele e pelo dos animais podemcarregar contaminantes.

HIGIENESe a higiene é um gargalo no

processo de transmissão de zoono-ses, teoricamente o banho seria umdos caminhos para garantir que os“bichinhos” ficassem livres de pa-tógenos. Mas não é bem assim.Giesel afirma que o banho, assimcomo a tosa, quando são cães depelos longos, são importantes sim,

mas na medida certa. Ele mencionaque não é necessário banho sema-nal, conforme o tipo do pelo doanimal e o quanto se suja. O maisrecomendável é que o banho sejadado a cada dez dias. Se o banho éinevitável, é preciso ter muito cui-dado com a secagem. A umidadefavorece o surgimento de doençasfúngicas, cutâneas, bacterianas, en-tre outros problemas devido à fra-gilidade da pele quando é lavadademais. E algumas delas podem sertransmitidas ao homem.

Já o gato, apesar de fazer sua auto-higiene de forma mais intensa, é pos-sível dar o banho pelo menos umavez ao mês, que vai garantir a retira-da de pelo velho e a camada de sujeiraque fica na pele. O que não muda é anecessidade do uso de produtos espe-cíficos para o animal. Se o banho édado em casa, precisa usar toalhaprópria do bichinho. Os objetos, co-berta, cama e tudo que é de uso docão ou do gato devem ser lavadosseparadamente, com constância.

CAIXA DE AREIANo caso de gatos, expõe o veteri-

nário, atualmente é preconizada autilização de não apenas uma caixade areia, mas sim duas. A limpezadelas deve ser feita com muito zelo,até duas vezes ao dia, evitando ocontato das mãos com as fezes. Con-forme Giesel, muitas pessoas con-fundem, achando que o contato dire-to com os felinos que viabiliza atransmissão da toxoplasmose, masna verdade a transmissão aconteceno contato com as fezes dos bicha-nos. “O gato, mesmo que não estejadoente, pode ser portador de toxo-plasmose, e as fezes dele são potenci-almente transmissoras. Através deresíduos de fezes levadas para o inte-rior da casa ou mesmo no jardim, sehouver um contato, a transmissãopode ocorrer”, relata, lembrando queàs mulheres grávidas a toxoplasmo-se pode oferecer consequências gra-ves, atingindo, inclusive, o feto.

Quanto ao cão, o cuidado com asfezes não deve ser menor. É impor-

tante que o animal tenha um espaçodestinado para defecar, evitando queo faça em vários pontos da casa ouquintal. “O conselho é que se useluvas. É preciso lavar muito bem asmãos depois da manipulação e tam-bém depois do contato com o ani-mal”, explica Giesel, ao lembrar quequando há um local específico paraque o cão ou o gato defeque, é maisfácil de se evitar o contato.

CADA UMNO SEU ESPAÇO

Segundo o veterinário, quemtem costume de dormir com seubicho de estimação, recomenda-se que ele tenha um espaço, longedas vias aéreas, com sua própriacoberta ou caminha. Para bichosque sobem no sofá ou em móveis,é apropriado que eles sejam acos-tumados a estar em um “canto”deles, onde pode haver uma cober-tinha, ou qualquer pano que podeser higienizado mais facilmente.

Vacina edesverminaçãoé para saúde do

animal e daspessoas

• RAIVA: transmitida por cães, gatos ou cavalos.

• MICOSE: transmitida por cães, gatos, coelhos ou cavalos.• LEPTOSPIROSE: transmitida por cães, gatos ou ratos.

• TOXOPLASMOSE: transmitida por gatos.• CRIPTOCOCOSE: transmitida por cães, gatos ou pombos.

• DOENÇA DE LYME: é transmitida pela mordida do carrapato, presente em animais domésticos.• ANCILOSTOMOSE: é um tipo de verminose presente nas fezes de cães e gatos, que pode afetar

o ser humano quando este anda descalço.• ALERGIA RESPIRATÓRIA: os gatos produzem uma proteína chamada glicoproteína, que

desencadeia uma série de sintomas alérgicos.• ESPOROTRICOSE: é transmitida através da mordida ou arranhadura do gato contaminado com

o fungo causador da doença.

De acordo com o médicoveterinário Paulo Henri-

que Giesel, os donos decães e gatos não po-

dem abrir mão da va-cinação de seus ani-mais. Primeiro por-que é a forma eficazde prevenir doençasgraves, algumas, in-clusive, com possi-

bilidade de transmis-são a humanos. “A

vacina dos animais deestimação não garante

apenas a saúde dos ani-mais, também vai evitar que

os donos sejam contaminadosdepois”, justifica. Uma zoonosebastante conhecida é a raiva, masnão é a única. A vacinação do ca-

chorro, menciona, é a única formade controle e erradicação da doen-ça, que pode ser mortal tambémaos humanos.

Da mesma forma que é precisoficar atento ao protocolo vacinal,Giesel lembra da importância demanter uma desverminação cons-tante dos bichos. Conforme ele, di-ferente das vacinas que já têm pre-visão específica de período paraimunização, a desverminação podedepender de fatores diferentes,como idade, peso e também o tipode vida dos animais. O ambienteem que vivem, a intensidade decontato que eles têm com outrosbichos e humanos e a alimentaçãoque recebem são apenas alguns dosdetalhes que devem ser levados emconta. A melhor orientação pode

ser dada pelo veterinário que acom-panha o caso, mas geralmente oprocesso pode ser repetido pelomenos a cada três meses.

A desverminação, principalmen-te do cão, pode começar antes mes-mo do nascimento, dando cuida-dos à mãe. O filhote, aos 25 dias,também já pode passar pela desver-minação, conforme controle esta-belecido pelo veterinário. Não adi-anta desverminar apenas uma vezao ano, porque é uma medida quedeve ser tomada constantemente.Ele alerta, ainda, para a importân-cia da desverminação e vacinaçãodos gatos: “Por eles serem mais in-dependentes, terem área de circu-lação maior, estão mais expostos apatógenos e, por isso, os cuidadosdevem ser redobrados”.

34 | O PRESENTE - Edição 3714 EDITAIS SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Edição 3714 - O PRESENTE | 35SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 EDITAIS

LOTOFÁCIL CONCURSO 978: 03 04 05 06 07 08 09 11 12 13 14 15 16 18 25

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1398: 11 16 22 25 29 30 31 36 37 38 42 43 53 65 78 79 81 87 90 91 MEGA-SENA CONCURSO 1545: 04 06 11 24 45 48

FEDERAL CONCURSO 04812: 1º 55.303 / 2º 86.700 / 3º 14.305 / 4º 85.137 / 5º 37.134

36 | O PRESENTE - Edição 3714 EDITAIS SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

Temperatura: 33º/18º Temperatura: 33º/18º Temperatura: 33º/18º Temperatura: 34º/19º Temperatura: 32º/18ºTemperatura: 33º/18º

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 O PRESENTE | 37

APARTAMENTO, vendo, c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha, copa,bwc, área de serviços, garagem p/2 carros, área de festa conjugada,Av. Rio Grande do Sul, centro, emfrente ao posto Camilo, R$350.000,00. Tr. (45) 9815-8023 c/Abelha ou 9921-9844 c/ Renato,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

BARRACÃO, vendo, 374m², c/escritório, terreno grande, R. OuroVerde, Lot. Augusto I, R$85.000,00, aceito carro. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo ou troco, 120m²,nova, alvenaria, c/ 2 quartos, suí-te, 3 bwc, sala, cozinha, lavand.,garagem, semi mobiliada, terre-no 342m², Cond. Amazônia, R$280.000,00, troco por imóvel demenor valor em MCR ou região.Tr. (45) 9847-0807.

CASA, vendo ou troco, 90m²,escritura em condomínio, próx.ao posto Trovão Azul, motivomudança, R$ 78.000,00, acei-to carro ou moto. Tr. (45) 9933-9968 com Jean.

CASA, vendo, 100m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, garagem,demais dependências, aba emconcreto, acabamento em gesso,telhas esmaltadas, edícula p/ áreade festas 45m², R$ 250.000,00.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

CASA, vendo, 100m², c/ laje,3 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., terreno inteiro, Lot.Augusto I, R$ 180.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², de es-quina, c/ laje, 2 quartos, suíte,sala, cozinha, bwc, garagem,Lot. Santa Felicidade, R$180.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², terreno751m², R. Pernambuco, nº 150,centro, próx. ao Hospital Munici-pal, R$ 328.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou 9938-7718 com SchoneCorretor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, 120m², alvena-ria, c/ laje, semi acabada, próx. aoCTG, R$ 130.000,00, parcelo pgto.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, 120m², alve-naria, c/ 2 quartos, 2 suítes,sala, 2 cozinhas, bwc, gara-gem c/ churrasq., área de ser-viço, terreno 380m², Lot. Sa-bka II, R$ 230.000,00. Tr. (45)9815-8023 c/ Abelha ou 9921-9844 c/ Renato, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

CASA, vendo, 120m², c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha,bwc, 2 garagens, lavand., todaem porcelanato, 600m da rota-tória da bandeira, R$280.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 124m², de es-quina, c/ laje, 3 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., garagem p/2 carros, Lot. Sabka, R$190.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 126m², usada,c/ 2 quartos, sala, cozinha, 2 bwc,lavand., garagem, em Novo Ho-rizonte, R$ 125.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou 3254-5000na Certo Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 130m², alvena-ria, c/ garagem p/ 2 carros, chur-rasq., toda cercada e murada,Bairro Ciprestes, R$ 85.000,00 ávista. Tr. (45) 9108-5857.

CASA, vendo, 133m², alvena-ria, c/ 3 quartos, demais depen-dências, R. Cabral, nº 2429,R$190.000,00, aceito caminhãode entrada, saldo parcelado em9 anos, c/ juro 10,5% ao ano. Tr.(44) 9976-5222 com Chico.

CASA, vendo, 150m², alvena-ria, c/ 2 quartos, suíte, bwc, 3 sa-las, lavand., churrasq., garagemfechada p/ 3 carros c/ porta elet.,cerca elét., portão elet., interfo-ne, terreno 432m², 12x36, R. DomJoão VI, R$ 210.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9921-9844 c/Renato ou 3254-7001,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CASA, vendo, 42m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, terreno10x20, R. do Cedro, nº 647, Lot.Ciprestes, R$ 80.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 55m², c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc, Lot. PortoSeguro, R$ 105.000,00, finan-ciamento pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tratar (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 57,87m², nova,c/ laje, gesso, 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, Lot. Leste, R$105.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 66,54m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, Lot. RodaD´água, R$ 125.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9979-1080 c/Adelar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68,69m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., Lot. Wollstein, R$115.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 68m², nova, c/laje, 3 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., jd. de inverno, beiral delaje, Lot. Caminhos do Sol, R$125.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 69,88m², nova,c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, não conjuga-da, Lot. Vale Verde, R$115.000,00, pode ser financiada.Tr. (45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imóveis, Cre-ci J-4248, certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozinha, bwc,garagem p/ 2 carros laterais, áreade serviço, terreno 130m², Lot.Rainha, R$ 115.000,00. Tr. (45)9815-8023 c/ Abelha ou 9921-9844 c/ Renato, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

CASA, vendo, 70m², alvenaria,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., churrasq., na RuaPernambuco, nº 2260, Lot. Ave-nidas, próx. à Unioeste, em MCR,R$ 140.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com AntonioCorretor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 71,03m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem, Lot. Im-perial, R$ 135.000,00, pode serfinanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, 75m², c/ 3 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavand.,terreno 12x35, R. Aracaju, nº 177,Lot. Rainha, R$ 100.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Antonio Cor-retor de Imóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 85m², usada, c/2 quartos, sala de estar, cozinha,copa, bwc, lavand., garagem, R.Porto Alegre, nº 1240, BairroFrankfurt, R$ 150.000,00. Tr. (45)9946-4872 com Dalton.

CASA , vendo, 90m², c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc, la-vand., churrasq., garagem, Bair-ro São Lucas, R$ 120.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m², c/ laje, 2quartos, suíte, sala, cozinha, bwc,lavand., Lot. Luciana, próx. aoCond. Canadá, R$ 160.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, alvenaria, aolado do mercado novo da Copa-gril, R$ 230.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-1718 ou 9972-5013com Imobiliária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, alvenaria, c/ 2quartos, suíte, bwc, sala, cozinha,área de serviço, churrasq., gara-gem, Lot. Parque Ecológico, R$250.000,00. Tr. (45) 9815-8023 c/Abelha ou 9921-9844 c/ Renato,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

CASA, vendo, alvenaria, c/ laje,3 quartos, sala, cozinha, bwc, áreade serviço, cercada, murada, ter-reno 12x30, Lot. Wollstein, R$135.000,00. Tr. (45) 9815-8023 c/Abelha ou 9921-9844 c/ Renato,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

CASA, vendo, alvenaria, pe-quena, terreno grande, BairroBarcelona, R$ 75.000,00, acei-to carro. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, aprox. 80m², deesquina, c/ 3 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand., garagem, Lot.Arco Íris, R$ 100.000,00. Tratar(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos, sala,cozinha, lavand., bwc, garagem,toda reformada, Bairro São Lu-cas, valor a combinar, pode serfinanciada. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos,sala, cozinha, lavand., bwc, Lot.São Francisco, R$ 105.000,00,programa Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 2 quartos, suí-te, sala, cozinha, bwc, R. São Pau-lo, Lot. Santa Felicidade, R$220.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,Lot. Britânia, próx. ao novomercado da Copagril, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, imobiliada, R.Coslar, nº 50, Bairro Franckfurt,R$ 230.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobi-liária Bier. Creci 2390.

CASA, vendo, usada, 99m², 3quartos, sala, lavand., cozinha,bwc, garagem, mais fundos c/edícula, 1 quarto, cozinha, chur-rasq., 30m², terreno 220 m², noCond. Guarujá, próx. ao Frank-furt, R$ 150.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou9962-0082 com Antonio Corre-tor de Imóveis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, em diversosLoteamentos, valor a combinar,pelo programa Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, novas, em di-versos bairros, valor a combinar,podem ser financiadas pelo pro-grama Minha Casa Minha Vida.Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASAS, vendo, valor a combi-nar, programa Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982 com Valdir, JF Investimen-tos, www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo, 1 alq., c/casa em alvenaria nova, po-mar, potreiro, perto do Coroa-dos, 1.500m do asfalto, senti-do a Margarida, R$170.000,00. Tr. (45) 9988-5354ou 3254-1813 com Luiz.

CHÁCARA, vendo, 2,5 alq.,planta nº 2, 19 vacas, 7 bezer-ros, chiqueiro p/ 70 suínos, pré-moldado 125m², canzil p/ 13 va-cas, ordenhadeira, forrageira, car-retão 5 ton., Arroio Fundo, R$320.000,00. Tr. (45) 3254-1718ou 9972-5013 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CHÁCARA, vendo, 24.200m²,sem benfeitorias, 7km de MCR,2.500m do asfalto, R$ 78.000,00.Tr. (45) 9815-8023 c/ Abelha ou9921-9844 c/ Renato,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

CHÁCARA, vendo, 25.000m²,ótima localização p/ loteamento,em Novo Sarandi, Toledo, valor acombinar. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investi-mentos, www.valdirimoveis.net.br.

CHÁCARA, vendo, 3.500m²,terra plana, sem pedras, c/ flo-resta natural, 500m de MCR,valor a combinar, preço de oca-sião, aceito carro ou casa. Tr.(45) 9934-8875.

38 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013

CHÁCARA, vendo, 28.000m²,no asfalto, c/ casa, diversas ben-feitorias, 100m do perímetro ur-bano, Vila Nova, Toledo, R$170.000,00, aceito casa emMCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 44.000m²,planta 30.000m², sem benfeito-rias, 2.000m do asfalto, próx. aofrigorifico de aves Copagril, va-lor a combinar, troco por casa emMCR. Tr. (45) 9921-9844 c/ Re-nato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

CHÁCARA, vendo, 48.000m²,c/ benfeitorias, água corrente, emQuatro Pontes, R$ 275.000,00. Tr.(45) 3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

CHÁCARA, vendo, 48.400m²,c/ nascente, toda cercada, sembenfeitorias, Linha Mareco, Mar-garida, R$ 78.000,00. Tr. (45)9815-8023 c/ Abelha ou 9921-9844 c/ Renato, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

PRÉDIO, vendo, 230m², 2 pi-sos, c/ 2 apartamentos, sala co-mercial c/ loja de papelaria, emfrente as escolas, no centro, emSanta Helena, valor a combinar.Tr. (45) 8833-0853.

PRÉDIO, vendo, comercial/re-sidencial, c/ apartamento 330m²,sala comercial 320m², anexobarracão 200m², garagem100m², R. 7 de Setembro, nº1744, MCR, centro, valor a com-binar. Tr. (45) 9965-1830.

SÍTIO, vendo, 22 alq., 17,5planta, 4,5 reserva, plana e alta,400m do asfalto, R$2.200,000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SÍTIO, vendo, 9 alq., terra alta,3,5 c/ plantio de rama, 3,5 terradobrada em pastagem, 2 em re-serva, 4 açudes pequenos, poçoartesiano, toda cercada em ara-me farpado 5 fios, em Iguiporã,R$ 350.000,00, entrada de R$175.000,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J-04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 104,30m²,c/ 2 quartos, suíte, sala, cozinha,bwc, lavand., Lot. Parque Ecoló-gico, R$ 210.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, 253m² +100m² edícula, c/ 3 quartos, suí-te, 2 salas, cozinha, 2 bwc, la-vand., garagem, murado, cerca-do, Lot. São Paulo, R$590.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

SOBRADO, vendo, c/ 2 quar-tos, suíte, sala de estar, copa, co-zinha planejada, 2 bwc, área defesta, garagem, terreno 377m²,próx. ao clube Aliança, R$380.000,00. Tr. (45) 9815-8023 c/Abelha ou 9921-9844 c/ Renato,www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

TERRA, vendo, 10 alq., 3,5alq. em lavoura, restante empastagem, toda cercada, c/benfeitorias, R$ 550.000,00,aceito casa em MCR como par-te de pgto. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 10,7 alq., c/benfeitorias, ótima localização,R$ 780.000,00, entrada e prazoa combinar. Tr. (45) 9924-6339,Creci F21288.

TERRA , vendo, 14,9 alq.,de 1ª, 13 mecanizados, ben-feitorias em alvenaria, águacorrente, açude, boa localiza-ção, R$ 100.000,00 o alq. Tr.(45) 3254-1345 ou 8405-9418(tim) Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 3 alq. de 1ª emlavoura, próx. ao asfalto e a Mari-pá, prazo e pagamento a combi-nar. Tr. (45) 9924-6339 ou 8810-5512, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 26 alq. empastagem, planta 22 alq., ide-al p/ eucalipto, 3km da rodoviaBR 272, Vila Guarani, em Ter-ra Roxa, valor a combinar. Tr.(45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 3 alq., meta-de em plantio, restante em lâ-mina d´água, p/ construção deaçudes, c/ casa em alvenaria,asfalto passa na frente da pro-priedade, entre Novo Sarandi eDois Irmãos, R$ 320.000,00,aceito casa em MCR como par-te de pgto. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/ casade alvenaria, 2 aviários, semino-vos, 15x130, R$ 800.000,00. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 3,5 alq., c/ pis-cina, edícula, cachoeira, açude,4km do aeroporto, próx. Esqui-na Bandeirantes, R$320.000,00, aceito troca e pro-priedades na praia. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hectares,com barracão e moradia, todaplana e em pasto, 190 km de Unaí,MG, 300 km de Brasília, R$1.500.000,00, aceito 70% emimóvel na região. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobili-ária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., primei-ra chácara atrás da Sperafico, próx.ao Portal de MCR, sem benfeito-rias, R$ 350.000,00, troco por casa.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718com Imobiliária Bier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq., so-mente pastagem, toda cerca-da, c/ água corrente, açude,próx. a Curvado, R$180.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5 alq., 3 alq.em plantio, c/ casa, demaisbenfeitorias, açudes, água cor-rente, Linha Palmital, R$350.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5 alq., 3,5mecanizados, benfeitorias,açude, 2.000m do asfalto, próx.a MCR, R$ 370.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418 (tim)Creci 6630-F.

TERRA, vendo, 5 alq., c/ chi-queiro p/ 400 suínos, casa emalvenaria 100m², água correntep/ irrigação, silo p/ ração, ester-queira 700m³, água nascente,na Linha Flor da Serra entradap/ 3 Voltas, em Quatro Pontes,valor: 1.000 scs de soja o alq.,aceito casa até R$ 150.000,00ou caminhão. Tr. (45) 9982-2786 com Claudio.

TERRA, vendo, 5,7 alq., 3alq. de plantio, restante pas-tagem e reserva, c/ benfeitori-as, Linha Mareco, R$275.000,00. Tr. (45) 9921-9844c/ Renato ou 3254-7001, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F21-983.

TERRA, vendo, 5,7alq., p/piscicultura, Linha Mareco,Margarida, R$ 265.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J-04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRA, vendo, 8,2 alq., 4,5 alq.p/ plantio, c/ casa, galpão, 2 açu-des, próx. a 3 Irmãs, Mercedes,encostada no asfalto, R$370.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investi-mentos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 90 alq., 80em plantio, c/ benfeitoria, naregião de Palot ina, R$56.000,00 o alq., aceito entra-da + 2x. Tr. (45) 9923-9210.

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. Nova Amé-rica, R$ 55.000,00, aceito car-ro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 12x26,5,Lot. Prass, próx. a Veterinaria doAri, á poucas quadras da Av. RioGrande do Sul, ótima localização,R$ 85.000,00 á vista, ou entrada+ parcelas. Tr. (45) 9135-3481 (tim)ou 3284-2591.

TERRENO, vendo, 12x50,600m², Lot. Fassbinder, em Mer-cedes, valor a combinar. Tr. (44)3642-4446 ou (44) 9955-4446.

TERRENO, vendo, 13x33, c/2 casas, em alvenaria, Lot. Lí-der, R$ 125.000,00. Tr. (45)9815-8023 c/ Abelha ou 9921-9844 c/ Renato, www.imobiliariabomnegocio.com.br,Creci F16.590.

TERRENO , vendo, 15x42,Lot. Bem Te Vi, R$ 110.000,00.Tr. (45) 9988-5354 ou 3254-1813 com Luiz.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos Santos, nº359, Lot. Wollstein, ao lado domercado, R$ 75.000,00. Tr. (45)9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo, 384m²,12x32, Lot. Priesnitz, 4 quadrasda veterinária do Ari, R$110.000,00. Tr. (45) 9969-6919 ou3254-0982 com Valdir, JF Investi-mentos, www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 400m²,20x20, R. 12 de Outubro esq. c/R. Sergipe, centro, próx. ao Hosp.Municipal, ótima localização, R$265.000,00. Tr. (45) 3254-3888 ou9938-7718 com Schone Corretorde Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 420m², Lot.Imperial, R$ 75.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 448,5m²,13x34,5, R. Ingrun Seyboth, Par-que Ecológico, ótima localiza-ção, R$ 125.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 464,40m²,12x38,70, Lot. Port II, entre R.São Paulo e R. Santa Catarina,bem localizado, R$ 78.000,00.Tr. (45) 3254-3888 ou 9938-7718 com Schone Corretor deImóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo, 800m², c/casa mista, 248m², centro, MCR,valor a combinar. Tr. (45) 9936-4865 ou 3254-9421 com Sergio.

TERRENO , vendo, 835m²,R. Boa Vista, centro, NovaSanta Rosa, valor a combinar.Tr. (44) 9956-0533.

TERRENO, vendo, de con-domínio, valor a combinar,aceito veículo na troca. Tr. (45)8405-0290.

TERRENO, vendo, próx. PostoTonin e mercado Copagril, ótimalocalização, R$ 57.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 3254-0982 comValdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, R. 7 deSetembro esq. c/ R. Maceió,valor a combinar. Tr. (45) 9944-4300 com Celso.

TERRENOS, vendo, bem lo-calizados, valor a combinar,20% de entrada e restante en-tre 40 a 60 meses. Tr. (45) 9978-6422 com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ asfalto,luz, água, Residencial Boa Vista,Porto Mendes, valor a combinar,entrada + parcelamento próprio.Tr. (45) 9969-6919 ou 3254-0982com Valdir, JF Investimentos,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENOS, vendo, c/ infraes-trutura completa, liberado p/ cons-trução, Lot. Maioli, próx. ao cen-tro, valor a combinar, parcelamen-to próprio. Tr. (45) 9968-4052 ou3254-2148 com Juliano.

TERRENOS, vendo, Lot. Wut-zke, em NSR, valor a combinar, àvista ou financiados pela Caixa,de 60 até 420 meses. Tratar (45)9979-1080 c/ Adelar ou 3254-5000 na Certo Imóveis, Creci J-4248, certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alugo, 1º an-dar, c/ 2 quartos grandes, 1 quar-to pequeno, 2 salas, cozinha,bwc, lavand., 3 ar cond., persia-nas, Av. Rio Grande do Sul, 31,prédio da Multiplex, R$ 675,00.Tr. (45) 9135-3481 ou 3284-2591 com Elsio ou Cris.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais depend., cen-tral de gás, portão elet., porteiroelet., garagem, Residencial AnaLuiza, R. Presidente Costa e Sil-va, nº 1125, próx. a Receita Fe-deral, R$ 670,00 + condomínio.Tr. (45) 3254-0328 ou 9978-0142 com Alexandra.

APARTAMENTO, alugo, c/ quar-tos, garagem, ap02, R$ 550,00,incluso condomínio. Tr. (45) 3254-1027 com Daniele.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, sala, cozinha, 2 bwc, la-vand., aquecimento a gás, R. Mi-nas Gerais, nº 505, R$ 850,00. Tr.(45) 3254-3888 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

APARTAMENTOS, alugo, c/ 3quartos, Av. Maripá, R$ 650,00.Tr. (45) 8404-1596 com Eloi.

CASA, alugo, 70m², alvenaria, c/2 quartos, sala, bwc, cozinha, la-vand., garagem, murada, na BR,próx. a Tropical Cabines, R$ 350,00.Tr. (45) 3254-9660 (a noite).

CASA, alugo, c/ 3 quartos c/ arcond., 2 bwc, garagem coberta c/churrasq., em Porto Mendes, R$500,00. Tr. (45) 3254-7707.

CASA, alugo, na praia, p/ 5pessoas, em Bombinhas, SC, R$120,00 a diaria. Tr. (45) 9997-1096 ou (47) 9694-8134 (tim) comVilson ou Ilma.

QUARTOS, ofereço p/ alu-gar, c/ móveis ou sem móveis,próx. à Unioeste, em MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9106-8688 ou 9913-1604.

QUITINETE, alugo, no cen-tro, valor a combinar. Tr. (45)9977-3695.

QUITINETE, alugo, térreo, c/laje, quarto, sala/cozinha, bwc/lavand., garagem coberta p/moto, portão elet., p/ 1 pessoa oucasal sem filho, R$ 450,00, inclu-so água, luz e internet wi fi. Tr.(45) 9974-9794.

QUITINETES, alugo, Av. RioGrande do Sul, prédio daRima, R$ 450,00. Tr. (45)3254-3888 com Schone Cor-retor de Imóveis, Creci 13.848,www.schoneimoveis.com.br.

SALA COMERCIAL, alugo,25m², Av. Rio Grande do Sul, cen-tro, R$ 450,00. Tr. (45) 3254-3499ou 9971-6164 com Elemar.

SALA COMERCIAL, alugo, p/profissional da saúde, R. DomJoão VI, nº 753, centro, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3452com Giovanni.

SALA COMERCIAL, alugo, R.Pernambuco, nº 1623, 30m daUnioeste, R$ 700,00. Tr. (45)9969-8051.

ASTRA HATCH 2.0, vendo,ano 2007, cinza, flex, completo,rodas liga leve, cd, manual,61.000km, chave reserva, revisa-do, impecável, R$ 27.500,00. Tr.(45) 8803-6565.

ASTRA HATCH, vendo, ano2000, branco, 2 portas, completo,R$ 16.000,00. Tr. (45) 9982-7554.

ASTRA, vendo, ano 2003, pla-ca A, bom estado, R$ 20.500,00.Tr. (45) 9107-3865 com Scharles.

CAMINHÃO 124, vendo, ano2003, c/ bitrem, ano 2011/12,Randon, valor a combinar, aceitocasa até R$ 130.000,00 ou sítiopequeno. Tr. (45) 3254-2713 ou9991-1213 com Lirio.

CAMINHÃO MB 1113, vendo,ano 75, cabine alta, truck, carapreta, valor a combinar. Tr. (45)9995-4853.

CAMINHÃO, vendo, ano2007/08, MB Axor 2540, R$65.000,00 + 33 parcelas de R$3.360,00, c/ opcional bitremGuerra, ano 2004/05. Tr. (45)9929-8345 com Aldoir.

CAMINHÃO, vendo, ano 84,MB 1513, carroceria e pneus no-vos, revisado, ótimo estado, valora combinar. Tr. (44) 9956-0533.

CELTA 1.4, vendo, ano 2004,branco, 4 portas, ar cond., vidroelét., trava elét., alarme, desem-baçador traseiro, R$ 16.000,00. Tr.(45) 9982-7554.

COROLLA GLI, vendo, ano2012, prata, automático, comple-to, 40.700km, R$ 56.000,00. Tr.(45) 9952-3233.

COROLLA XEI 1.8, vendo outroco, ano 2003, preto, automáti-co, completo, banco de couro, 4pneus novos, valor a combinar. Tr.(45) 9966-7013.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2008, prata, flex, completo, valora combinar. Tr. (45) 3254-8634 ou9932-0786.

COROLLA XEI 1.8, vendo, ano2010, preto, automático, bancosem couro, computador de bordo,pneus novos, bem conservado,valor a combinar. Tr. (45) 3254-7957 ou 9936-5938 com Otto.

CORSA CLASSIC LIFE, vendo,ano 2009, c/ ar, trava, alarme,50.000km, ótimo estado, R$18.500,00, sem troca. Tr. (45)9973-0856.

CORSA WIND 1.0 MPFI, ven-do, ano 96/97, básico, pneus se-minovos, ótimo estado, valor acombinar. Tr. (45) 9811-9122.

CROSSFOX 1.6, vendo, ano2010/11, prata, completo, valora combinar, financio em até60x. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

ECOSPORT XLT 2.0, vendo,ano 2009, automático, flex, topde linha, 51.000km, 4 pneus no-vos, sem detalhe, R$ 34.000,00,estudo proposta. Tr. (45) 9951-8944 com Paulo.

ESCORT HOBBY, vendo ou tro-co, ano 94, gasolina, motor novo,R$ 5.800,00, aceito moto. Tr. (45)9934-1745.

ESCORT HOBBY, vendo, ano94, prata, R$ 5.000,00. Tr. (45)9934-8875 ou 9105-2280.

F-1000, vendo, ano 84, prata,motor mwm, carroceria de madeira,mais boiadeira, toda reformada, R$31.000,00. Tr. (45) 9986-0888.

FOCUS SEDAN 2.0, vendo, ano2007/08, prata, automático, ar, vi-dro elét., DH, alarme, roda esporti-va, valor a combinar. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

FOX 1.6 PLUS, vendo, ano2005/06, prata, flex, c/ ar, DH, vi-dro elét., trava elét., airbag, alar-me, valor a combinar, financio ematé 60x. Tr. (45) 9974-8089 ou3254-2118 com Airton.

FUSCA, vendo, ano 75, mecâ-nica em dia, parte elét. ótimo es-tado, alternador, roda liga leve 15",banco do Prisma, R$ 5.200,00.Tr. (45) 9919-5999.

FUSCA, vendo, ano 75, R$2.500,00, aceito proposta, entra-da + 1 parcela. Tr. (45) 9126-9263.

FUSCA, vendo, ano 94, prata,4 pneus novos, ótimo estado, R$8.000,00. Tr. (45) 3254-4141 ou9946-4872 com Dalton.

GOL 1000, vendo, ano 95/95,valor a combinar. Tr. (45) 3279-1360 ou 9109-2697.

GOL G5 1.0, vendo, ano 2011,prata, completo, airbag, abs, re-trovisor elét., som, alarme na cha-ve, 25.000km, R$ 27.990,00. Tr.(45) 9127-5666 ou 9954-4696.

GRAND LIVINA 1.8, vendo, ano2011/12, prata, flex, automático,bancos em couro, rodas esporti-vas, ar, DH, travas elét., retroviso-res elét., pneus novos, p/ 7 passa-geiros, valor a combinar, financioem até 60x. Tr. (45) 9974-8089ou 3254-2118 com Airton.

O PRESENTE | 39SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2013 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 11/11/2013.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 12/11/2013

R$ 2,00PARA ASSINANTES

HILUX SRV 3.D, vendo, ano2006, prata, automático, bancosem couro, placa A, rodas 2010,R$ 82.000,00. Tr. (45) 9986-0888.

HILUX, vendo, ano 2009/09, pre-to, 4x4, automático, cabine dupla,completo, valor a combinar, finan-cio em até 60x. Tr. (45) 9974-8089ou 3254-2118 com Airton.

KA GL IMAGE 1.0, vendo, ano,2000, azul, completo, R$11.990,00. Tr. (45) 9127-5666 ou9954-4696.

LINEA ABSOLUTE, vendo, ano2009/10, preto, automático, dua-logic, R$ 39.000,00, financio ematé 60x. Tr. (45) 9974-8089 ou3254-2118 com Airton.

MERIVA PREMIUM 1.8, vendo,ano 2010, preto, flex, completo,automático, couro, airbag duplo,abs, rodas liga leve, cd, cibié,49.000km, revisado, impecável,R$ 34.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

PAJERO GLS, vendo, ano 97,diesel, 7 lugares, R$ 35.000,00.Tr. (45) 9972-8490.

PAMPA 1.6, vendo, ano 87, ál-cool, boa mecânica, motor feito,banco c/ sinto p/ 3 lugares, enga-te traseiro, aro esportivo, valor acombinar. Tr. (45) 9146-9264 ou9919-5641.

PARATI 1.6, vendo, ano 97,branca, 2 portas, DH, vidro, rodas,alarme, revisado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

PEUGEOT 206 1.4, vendo, ano2007/08, prata, flex, 4 portas, com-pleto, R$ 21.000,00, financio ematé 60x. Tr. (45) 9974-8089 ou3254-2118 com Airton.

PEUGEOT 206 FELINE, ven-do, ano 2004/04, prata, com-pleto, computador de bordo, ar,DH, freio a disco nas 4 rodas, 2ºdono, R$ 16.500,00. Tr. (45)9954-7933 com Jorge.

PICASSO 1.6 GLX, vendo,ano 2008/09, prata, completo,bancos em couro, valor a combi-nar. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

RANGER 2.8, vendo ou troco,ano 2002, prata, 150.000km, ca-bine dupla, sem retoques, 4x2, ma-nual, chave reserva, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-2851 ou 9933-4794 com Arno.

RODOTREN, vendo, ano 2002,branco, Noma, 8 eixos c/ CSV, c/vinilona seminova, todos tamboresde freio novos, lonas novas, revisa-do, suspensão, alinhamento, ótimoestado, valor a combinar. Tr. (44)3642-4446 ou (44) 9955-4446.

S10 2.8, vendo, ano 2002, cin-za, motor mwm, cabine dupla,valor a combinar. Tr. (45) 9827-0006 (tim) com Rozane.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, comple-ta, valor a combinar. Tr. (45) 9848-6028 ou 3282-1095 com Mário.

SAVEIRO 1.8 AP, vendo, ano2002, branca, ar cond., DH, rodas17, pneus novos, ótimo estado, R$19.500,00, aceito biz 125 ou cg150. Tr. (45) 9829-3262.

SAVEIRO G3 1.6, vendo, ano2000, vermelha, c/ ar-cond., R$16.990,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

SCENIC 1.6, vendo, ano 2004,completo, valor a combinar. Tr.(45) 3282-1740 ou 9902-9334.

SCENIC PRIVILEGE PLUS 2.0,vendo, ano 2005, automático,couro, airbag, abs, 4 pneus no-vos, engate, bagageiro, valor acombinar. Tr. (45) 9950-8868.

SCENIC, vendo, ano 2007, pra-ta, completo, ar, DH, airbag du-plo, som, alarme, impecável, va-lor a combinar. Tr. (45) 9921-5131com Nelson.

STRADA TREKKING 1.4, ven-do, ano 2008/09, prata, flex, dire-ção, trava, ar quente, alarme, pla-ca A, valor a combinar, preço deocasião. Tr. (45) 9904-7445.

TIDA SEDAN 1.8, vendo, ano2010/11, preto, flex, completo,placa A, revisado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9974-8089 ou 3254-2118 com Airton.

VECTRA ELITE 2.4, vendo, ano2006, prata, flex, automático,completo, ar digital, couro,airbag´s, abs, comp. de bordo, cdoriginal no volante, R$35.500,00. Tr. (45) 9986-9262.

VECTRA EXPRESSION 2.0, ven-do, ano 2009, prata, flex, completo,frente modelo novo, pisca nos retro-visores, ótimo estado de conserva-ção, R$ 35.000,00. Tr. (45) 9937-0133 ou 8822-6698 com Janete.

VECTRA GLS 2.0, vendo, ano2001, prata, completo, ar digital,R$ 19.990,00. Tr. (45) 9127-5666ou 9954-4696.

VECTRA MILENIUM, vendo,ano 2001, verde escuro metálico,8v, completo, pneus seminovos,ótimo estado, R$ 18.500,00. Tr.(45) 9909-8313.

VERONA EUROPEU, vendo,ano 94, cinza, álcool original, ro-das Binno, vidro elét., som, alar-me, 2 pneus novos, completo,manual, ipva e seguro quitados,ótimo estado, R$ 7.500,00. Tr. (45)9919-8954 (tim).

VOYAGE CL 1.8, vendo, ano 94/95, vermelho, 2 portas, gasolina,desembaçador traseiro, alarme, R$10.000,00. Tr. (45) 3264-7828 ou9974-1967 (após 19hs) com Derli.

BIZ 100 KS, vendo, ano 2003,preta, R$ 2.750,00, aceito bicicletafeminina c/ motor, em bom estado.Tr. (45) 9938-2409 com Roberto.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2006/06, preta, sem partida, R$3.200,00. Tr. (45) 9808-1511 ou3283-1103 com Tiago.

BIZ 125 KS, vendo, ano 2007/07, preta, R$ 3.700,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

BIZ 125, vendo, ano 2007, ver-melha, sem partida, R$ 3.300,00.Tr. (45) 9107-3865 com Scharles.

BIZ 125+, vendo, ano 2009, va-lor a combinar. Tr. (45) 9968-8073.

BIZ ES, vendo, ano 2008, c/partida, valor a combinar. Tr. (45)88067237 (tim) com Marcos.

BIZ ES, vendo, ano 2010, c/partida, valor a combinar. Tr. (45)88067237 (tim) com Marcos.

BROS KS, vendo, ano 2008,vermelha, revisada, ótimo esta-do, R$ 5.200,00. Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

BROS, vendo, ano 2009, ver-melha, completa, R$ 7.500,00.Tr. (45) 9934-8875 ou 9105-2280.

CB 300 R, vendo, ano 2010,dourada, 10.000km, c/ abs, R$9.500,00. Tr. (45) 9972-5253com Paulo.

CG 150 SPORT, vendo, ano2008, vermelha, c/ baú de carga,ótimo estado de conservação,único dono, valor a combinar. Tr.(45) 9963-1995 com Marcelo.

CG TITAN 150 ES, vendo,ano 2007/08, preta, ótimo es-tado, R$ 4.500,00. Tr. (45)9920-3200 com Julio.

FAZER 250 BLUEFLEX, ven-do, ano 2012/13, 2.500km, ótimoestado, valor a combinar. Tr. (45)9973-3566 com Mairus.

NEO AT 115, vendo, ano 2006,preta, ótimo estado, R$ 3.000,00.Tr. (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano 2002/02, prata, completa, toda revisa-da, R$ 4.000,00. Tr. (45) 8809-0202 ou 9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/08, preta, R$ 3.000,00. Tr. (45)9954-5328 com Fabiani.

YBR 125 K, vendo, ano 2010/11, vermelha, bem conservada,R$ 4.500,00. Tr. (45) 9954-5328com Fabiani.

YBR FACTOR 125 E, vendo,ano 2009/10, preta, R$ 4.500,00.Tr. (45) 8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

YBR FACTOR 125 ED, vendo,ano 2008/09, preta, revisada, óti-mo estado, R$ 4.500,00. Tr. (45)9920-3200 com Julio.

YBR, vendo, ano 2001, freio adisco, partida elét., R$ 2.000,00.Tr. (45) 9809-9270.

ANTENAS, instalações e ma-nutenção de antenas digitais, apa-relhos az-box, az-américa, evolu-tion box, super box, etc, atende-do MCR e região, interessados.Tr. (45) 9937-8202 com Alex.

ANTENAS, instalações, manu-tenção e assistência técnica deaparelhos e antenas parabólicase digitais, az-box, az-américa,probox, superbox, etc, atendedoMCR e região, interessados. Tr.(45) 9934-4624 com Gilson.

APARELHO DE SOM, vendo,Megavox, seminovo, R$ 135,00.Tr. (45) 9944-4415 ou 8800-0718.

BARCO, vendo, 6m, motor15hp, c/ carreta, valor a combi-nar. Tr. (45) 9979-3951 com Ivan.

CABANA CAMPING, vendo,Trabucar, c/ 2 camas de casal,12m², geladeira, 6 baús, cozinha2x3, doc. em dia, bom estado,R$ 4.500,00. Tr. (45) 3279-1092com Adelino.

CARTA DE CRÉDITO, vendo,contemplada, crédito R$8.034,00, parte paga R$3.600,00, aceito biz no negócio.Tr. (45) 9918-9704 com Pedro.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ automóvel, crédi-to R$ 33.700,00, entrada R$13.000,00, assume 69 parcelasde R$ 556,00. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO , vendo, p / imóvel ,crédito R$ 132.900,00, entra-da R$ 24.500,00, assume 66parcelas de R$ 2.445,72. Tr.(45) 3254-5050 ou 9999-4847na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ imóvel, crédito R$ 280.000,00,assume 150 parcelas, 1ª a 4ª deR$ 3.129,04, demais parcelas deR$ 2.429,04. Tr. (45) 3254-5050ou 9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,p/ moto, crédito R$ 7.000,00, as-sume 70 parcelas, 1ª a 4ª de R$141,73, demais parcelas de R$124,23. Tr. (45) 3254-5050 ou9999-4847 na CredCerto.

CONSÓRCIO NOVO, vendo,sem taxa de adesão, crédito R$700.000,00, prazo 193 meses, c/até 8 contemplações por mês. Tr.(45) 9842-5000 c/ Tânia ou 3254-5000 na Certo Imóveis.

FILHOTES, vendo, Pastor Ale-mão, capa preta, machos e fê-meas, c/ 40 dias, R$ 180,00. Tr.(45) 3254-9662 com Arlei.

FREEZER EXPOSITOR ,vendo, 2, p/ bebidas, valor acombinar. Tr. (45) 9969-4646com Antonio.

INSTALADOR DE ANTENAS,parabólicas, sky e digitais, con-sertos e instalações em geral,interessados. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

JET SKI VX700, vendo, ano2008/08, completo, ótimo estado,valor a combinar. Tr. (45) 9973-4406 com Eldor.

LANCHA, vendo, Savage, mo-tor 60hp Yamaha, 2 tempos, ano2001, R$ 19.500,00. Tr. (45)9973-4406 com Eldor.

LANCHA, vendo, TropicalBoat´s 170 (casco), valor a combi-nar, parcelo em 10x sem juros. Tr.(45) 3254-4140.

LAVA SOFÁ, lavagem a seco,lava, estereliza e perfuma, camabox, cobertores, edredons, tape-tes, estofados de veículos, corti-nas e persianas, interessados. Tr.(45) 9934-8875 ou 9105-2280.

MÁQUINA DE SORVETE, ven-do ou troco, Italianinha, c/ 4 me-ses de uso, valor a combinar. Tr.(45) 8411-3939 ou 9944-2228.

MOTOR, vendo, 15hp, R$5.800,00. Tr. (45) 3254-4140 comIvan ou Eldor.

MOTOR, vendo, p/ barco, 20hp,4 tempos, R$ 8.980,00. Tr. (45)3254-4140 com Ivan ou Eldor.

OFERTA DE TRABALHO p/eletricista automotivo, p/ insta-lação de rádio, potência, travase vidros elét., alarmes, conser-tos em geral, c/ experiência, p/sexo masculino, a partir de 17anos, interessados. Tr. (45)3284-2591 ou 9135-3475 (tim).

OFERTA DE TRABALHO p/empregada doméstica, c/ experi-ência e referências, c/ carteira as-sinada, salário R$ 1.200,00, inte-ressadas. Tr. (45) 3254-7707.

OFERTA DE TRABALHO p/mecânico de refrigeração, in-teressados. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor externo, p/ viajar du-rante a semana, salário + co-missão, interessados. Tr. (45)3254-8096 com Damasceno.

OFERTA DE TRABALHO p/vendedor interno, c/ CNH, inte-ressados. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

PROCURO trabalho p/ cui-dar de idoso, período integralou noturno, de segunda a sex-ta, interessados. Tr. (45) 9996-9227 com Anadir.

TOLDO, vendo, 2,5m, c/ corti-na p/ sol, usado, R$ 600,00. Tr.(45) 3254-0908 ou 9825-2827com Franciele.

VENDO, restaurante e pizza-ria, Av. Rio Grande do Sul, cen-tro, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9999-3057 com Paulo.

COLHEITADEIRA, vendo, ano93, New Holland 8055, motorGenesis, c/ plataforma de soja 15pés, plataforma de milho 4 linhas,ótimo estado, valor a combinar,aceito terreno em Mercedes. Tr.(45) 8804-2308 ou 9974-1401.

ÉGUA, vendo, meio sangue,Paint Horse, dócil, pronta paraprova de laço, valor a combinar.Tr. (45) 8807-2179 com Cássio.

ESCAVADEIRA, vendo, ano2009, Caterpillar 314, hidráulica,bom estado, valor a combinar. Tr.(45) 9932-0786.

ESPALHADOR DE URÉIA,vendo, Jan Lancer, duplo, hi-dráulico, R$ 3.000,00. Tr. (44)9956-0533.

MISTURADOR, vendo, de ra-ção, 500kg, motor 7,5, R$4.000,00. Tr. (45) 9108-7940.

MOTOSSERRA, vendo, Stihl08, R$ 1.000,00. Tratar (45)9108-7940.

PÁ CARREGADEIRA, ven-do, ano 2009, Caterpillar 928,bom estado, valor a combinar.Tr. (45) 9932-0786.

TRATOR DE ESTEIRA, vendo,ano 82, D7.B, bom estado, valora combinar. Tr. (45) 9932-0786.

TRATOR, vendo, Valmet 65,bom estado de conservação, R$12.000,00. Tr. (45) 3279-1360ou 3279-1183.