11 a 15 de maio 2009 | Nº 813 - santosbancarios.com.br · cionários e clientes em risco. A...

4
11 a 15 de maio 2009 | Nº 813 O SINDICATO DISPÕE DE NOVO NÚMERO TELEFÔNICO: 32021670

Transcript of 11 a 15 de maio 2009 | Nº 813 - santosbancarios.com.br · cionários e clientes em risco. A...

11 a 15 de maio 2009 | Nº 813

O SINDICATO DISPÕE DE NOVO NÚMERO TELEFÔNICO: 32021670

www.santosbancarios.com.br | [email protected] | Fones: (13) 3223.9040 / 0800.7711920UM SINDICATO DE LUTA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SANTOS E REGIÃO2Órgão Informativo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santos e Região

Av. Washington Luis, 140 - Santos/SP - CEP: 11.050-200 - Fone/Fax: (13) 3202-1670 Presidente: Ricardo Luiz Lima Saraiva - Big Secretário Geral: Pedro de Castro JuniorSecretária de Imprensa e Comunicação: Eneida Figueiredo Koury Edição, Textos e Fotografia: Luiz Gustavo de Mesquita Soares (Mtb 22.959)

Produção Gráfica: Somatorium - (13) 3467-7156. Impressão: Gráfica Diário do Litoral. Tiragem: 5.000 exemplares.

EXPEDIENTE

O início doCampeona-to de Fut-sal SilvioN a s c i -m e n t o2009 seráneste sábado,dia 16/05. No con-gresso técnico foramdiscutidos o regulamen-to, esclarecidas as dúvi-das e realizado o sorteiodas chaves A e B. Na1ª rodada jogarão às9h - BB/Cubatão x Real, às 10h -Bradesco/Ocian x Bradesco/Cen-tro Santos, às 11h - Unibanco xBradesco/Guarujá e às 12h - Itaúx Bradesco/Cubatão.

Os times inscritos são os dosfuncionários do Banco Real, Bra-

desco/Vila Belmiro, Bradesco Cen-tro/Santos, Bradesco/Cubatão, Bra-desco/Guarujá, Bradesco/CidadeOcian, Bradesco/Praia Grande, BB/Cubatão, Unibanco e Banco Itaú.

As partidas serão disputadas

CAMPEONATO DE FUTSAL SILVIONASCIMENTO TERÁ INÍCIO EM 16/05

*Dia 28/04 foi o "Dia Mundial de Segurança e Saúde

no Trabalho", instituído pela Organização Internacio-

nal do Trabalho - OIT. Portanto, se você já é ou foi

vítima de apelidos ofensivos, exclusão, fofocas pelos

cantos, convocado com atraso para reuniões, e-mails

inerentes ao seu trabalho que nunca chegam ou víti-

ma de gritos e humilhações de qualquer tipo, isso nada

mais é do que assedio moral.

DIA EM DEFESA CONTRADOENÇA OCUPACIONAL O ambiente profissional deve ser

prazeroso, a pessoa deve se sentir es-timulado a trabalhar, caso contrárionão consegue desempenhar as fun-ções da melhor maneira possível. Porisso, não suporte assédio calado (a).

Procure ajuda , não se deixe inti-midar e aja logo na primeira agres-são, não tenha receio de agravar a si-tuação, guarde e-mails e outras pro-

vas sobre a conduta de quem costu-ma atacar você.

Sabe aquele desânimo que bate pelamanhã, aquela vontade de fugir de tudo,a angústia do domingo à noite, são sin-tomas emocionais que vão desencade-ar alterações de humor, ansiedade,medo , depressão e síndrome do pâni-co, procure ajuda de um especialista e,sempre, denuncie no Sindicato.

BOCA NO TROMBONE

FUNCIONÁRIOS DA CEFPODEM FAZER PERÍCIA NACIDADE ONDE RESIDEM

Uma reivindicação antiga é conquistadapelo empenho do Sindicato. A gerente executi-va regional do INSS da Baixada Santista, anun-ciou que os funcionários da Caixa EconômicaFederal poderão fazer suas perícias nas agên-cias do Instituto das cidades em que residem.Anteriormente os empregados da CEF eramobrigados a se deslocarem até São Paulo. Tam-bém é bom salientar que os funcionários SIN-DICALIZADOS devem, após a perícia, trazeros resultados para que o Sindicato acompa-nhe o andamento dos processos junto ao INSS.

aos sábados e logo após teráinício edições do Bar Cultural,com muitas bandas e cervejase espetinhos a preços promo-cionais. A piscina estará abertaaos associados.

Foram discutidos horários e regulamento no Congresso Técnico

A mobilização dos bancários da carreira pro-fissional da CEF (engenheiros, arquitetos, advo-gados e outros que estão inclusos na RH 060)continua forte em todo país com adesão de apro-ximadamente 80%. Esses trabalhadores estãoem greve nacional desde o dia 28/04, lutandopor um PCS compatível com a importância edemanda que suas tarefas exigem. Assim comofez com o PCS da carreira administrativa no anopassado, a empresa vem tratando com desdéme não apresenta uma proposta digna até o mo-mento. Continuaremos na luta, a despeito do des-caso com que a Caixa trata todos os seus funci-onários, apesar de alardear que se preocupa coma malfadada Gestão de Pessoas.

G R E V E

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SANTOS E REGIÃO

www.santosbancarios.com.br | [email protected] | Fones: (13) 3223.9040 / 0800.7711920 UM SINDICATO DE LUTA

MAIS UMA VITÓRIA CONTRA AINTRANSIGÊNCIA DO BRADESCO

O Sindicato e o advogadoVitalino Simões Duarte conse-guiram mais uma vitória, dia 27/04, contra a intransigência doBradesco readmitindo pela se-gunda vez a funcionária VeraAlice da Silva Paz, na agênciaCubatão. Depois de uma lon-ga batalha judicial, realizadapor Duarte, advogado de Vera,desde 2003, ela foi readmitida,em 06 de março de 2009. Con-tudo, após 10 dias foi demitidanovamente.

O advogado, com assistên-cia da diretoria do Sindicato, re-verteu a situação na justiça eela foi readmitida. Vera foi maisuma a sofrer com o descaso dapolítica de RH do Bradesco,pois sofre de Ler/DORT e nun-ca poderia ter sido demitida,muito menos por duas vezes.Vera está tendo total assistên-cia da Secretaria de Previdên-cia do Sindicato, que conseguiuafastá-la do trabalho depois deencaminhá-la para o laudo pe-ricial do INSS.

O Bradesco destrói a saú-de dos funcionários e depoisdescarta-os como se fossemmáquinas quebradas. Váriosfuncionários (as) têm contraídodoenças ocupacionais por cau-sa das péssimas condições de

trabalho no Banco.O Bradesco faz da intransi-

gência a sua marca, várias ten-tativas de negociação foram re-alizadas, mas não deram a mí-nima importância para a doen-ça ou o sofrimento da funcio-nária Vera. Isto demonstra cla-ramente o descaso do Brades-co com os funcionários, mas-sacrando-os com acúmulo deserviços, assediando-os diari-

MILHARES PROTESTAMCONTRA O DESEMPREGO EACHATAMENTO SALARIAL

Milhares de trabalhadoresforam a Pça. da Sé para dizerque não vão pagar pela crise.Os manifestantes deixaramclara sua disposição de lutarcontra as demissões e a ofen-siva sobre salários e direitostrabalhistas. Emprego para to-dos, salário, moradia, terra edireitos sociais foram a todoo momento lembrados. A ati-vidade foi organizada sem pa-trão e sem financiamentos deestatais, bancos, multinacio-nais e grandes empresas.

"Foi assim o 1º de Maio deLuta de quem tem consciên-cia de classe, que não recuafrente aos ataques dos pa-trões contra os direitos e sa-lários, como é o caso de vári-os Sindicatos que formam aIntersindical, inclusive o nos-so. Para nós, 1º de Maio nãoé dia de festas, showmícios

ou sorteios; é dia de denunci-ar a especulação do sistemafinanceiro contra a classe tra-balhadora tentando retirar-lhes tudo que conquistaramcom muita luta, suor e sangue"afirmou Ricardo Saraiva Big,Presidente do Sindicato.

Os bancários (as) devemaproveitar a crítica mundial aosistema especulador financei-ro e dialogar com os clientesna defesa da manutenção dosempregos, ampliação do nú-mero de agências e funcioná-rios, redução de taxas, tarifas,filas, juros e por um melhoratendimento à população.

Porque os trabalhadoresnão podem pagar pela crise,com seus empregos ou redu-zindo direitos e salários. A cri-se deve ser debitada dos gran-des capitalistas, principalmen-te dos banqueiros.

Bradesco destrói saúde

e depois demite, mas

Sindicato e advogado

da funcionária,

Vitalino Simões Duarte,

lutam e conseguem

readmiti-la pela

segunda vez

amente e quando ficam doen-tes jogam fora como um copodescartável.

A manifestação realizadapela diretoria do Sindicato, naporta da agência de Cubatão,teve banda, carro de som e fo-ram distribuídas cartas abertasdenunciando à população odescaso, a exploração e o as-sédio a que são submetidos osbancários no Bradesco.

MAIS UMA DENÚNCIACONTRA O REGIONALChegam denúncias ao Sin-

dicato de que o gerente regio-nal do Bradesco, Hamilton,tem uma funcionária exclusi-va, chamada Roseli, para fa-zer o trabalho sujo, ou seja,pressionar todos os dias osfuncionários nas agênciaspara realizarem cursos Treinetfora do horário de serviço, em

suas residências, sem receberabsolutamente nada.

É assim que o Bradesco valo-riza seus trabalhadores com as-sédio por metas, cursos fora dohorário de trabalho, impondo adivisão e venda das férias e ou-tras ilegalidades. Tudo está sen-do checado e tomaremos todasas medidas contra a exploração.

1º DE MAIO

SOMENTE UNIDOS E ORGANIZADOS SAIREMOS VITORIOSOS!!!

CONTRA ESSES ABUSOS SINDICALIZE-SE

E LUTE JUNTO COM O SINDICATO

Sindicato entrega laudo do INSS para o gerente, enquanto Vera é readmitida

Nelson Ezídio

3

www.santosbancarios.com.br | [email protected] | Fones: (13) 3223.9040 / 0800.7711920UM SINDICATO DE LUTA

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE SANTOS E REGIÃO

A agência do Banco do

Brasil do Gonzaga, em San-

tos, foi paralisada durante

todo o dia 29/04, pela direto-

ria do Sindicato após ter sido

constatado condições de tra-

balho insalubres. Os diretores

do Sindicato encontraram um

verdadeiro canteiro de obras

dentro da unidade. Os funci-

onários e clientes estavam

cercados por fiações, sacos

de cal, cimento, tijolos, bura-

cos no piso, buracos no teto

e muito pó. Tudo fechado com

o ar condicionado ligado.

Imediatamente o Sindicato

fechou a agência por falta de

condições de trabalho e aten-

dimento. "Todos corriam o ris-

co de uma infecção respirató-

ria, alergias ou mesmo de mor-

4

*Na última terça-feira, dia 05/05,diretores do Sindicato fizeram uma"blitz" na agência de Itanhaém apósconstatarem a falta de funcionários.O gerente geral, que estava ausen-te na semana anterior, foi até o lo-cal depois que o Sindicato avisou asuperintendência sobre o possívelfechamento da agência pela falta defuncionários.

Um dos maiores problemas encon-trados foi a abertura de apenas doiscaixas para atender toda clientela deItanhaém, por exemplo. Imediatamen-te foram abertos três guichês e agorao Sindicato acompanha as medidasque a Superintendência comprome-teu-se a tomar para sanar os proble-mas da unidade de Itanhaém. Sindi-calize-se e denuncie!

ITANHAÉM

*A agência da Vila Belmiro tambémfoi fechada, dia 04/05, após denúnciade que a porta giratória estava que-brada colocando a segurança de fun-cionários e clientes em risco. A agên-cia permaneceu fechada até o conser-to definitivo da porta!

VILA BELMIRO

te por incêndio, porque a fiação

estava totalmente aparente. Além

disso, somente um banheiro unis-

sex em precárias condições ser-

ve a clientes e funcionários", sali-

enta Eneida Figueiredo Koury,

Secretaria de Comunicação do

Sindicato e funcionária do BB.

Na reunião entre a diretoria do

Sindicato, o gerente da unidade,

os engenheiros e empreiteiro, o

Sindicato estabeleceu parâme-

tros para solucionar o grave pro-

blema e deixar o ambiente de tra-

balho em melhores condições.

No dia seguinte, 30/04, os di-

retores do Sindicato, um técnico

de segurança do trabalho e o en-

genheiro da obra foram vistoriá-

la para atestar a melhoria das

condições. "Nós também solicita-

mos vistoria dos bombeiros e da

secretaria de saúde de Santos e

fomos vistoriar tudo novamente,

dia 04/05 (segunda-feira), porque

foi acordado que a empreiteira iria

trabalhar todo o final de semana

prolongado", afirmou Ricardo Sa-

raiva Big, Presidente do Sindica-

to dos Bancários de Santos.

FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHOEM AGÊNCIAS DO BB SÃO

MOTIVOS DE PARALISAÇÃO E BLITZ

DENUNCIE AS MÁS CONDIÇÕES E TRABALHO AO SINDICATO!!!

A agência permaneceu fechada até o

conserto total da porta

Obra estava

colocando em

perigo a vida das

pessoas com a

fiação

elétrica aparente

Agência do Gonzaga era um verdadeiro canteiro de obras, sem condições!