11 De AgoSto De 2017 QuiLomboS...

4
Companheiros na Dura Automotive conquistam acordo de PLR PÁGINA 2 DIVULGAÇÃO PRIVATIZAÇÃO DO SÃO F RANCISCO T EMER QUER PRIVATIZAR AS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO POR MEIO DE PARCERIA PÚBLICO PRIVADA, PPP. A INTEGRAÇÃO DO RIO INICIADA NOS GOVERNOS LULA E DILMA BENEFICIA 12 MILHÕES DE PESSOAS EM 390 CIDADES DE PERNAMBUCO, CEARÁ, P ARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE. Sexta-feira 11 DE AGOSTO DE 2017 Edição nº 4118 WWW.SMABC.ORG.BR QUILOMBOS AMEAÇADOS No próximo dia 16, o Supremo Tribunal Federal, STF, julga ação contra a regulamentação do processo de reconhecimento e demarcação das terras quilombolas. Na foto: Quilombo de Ivaporunduva, em São Paulo. Convocamos todos os trabalhadores ativos e em layoff para participar da assembleia, na portaria 18, às 6h. SUR/CSE PÁGINA 3 ASSEMBLEIA NA FORD HOJE BETO GARAVELLO

Transcript of 11 De AgoSto De 2017 QuiLomboS...

Companheiros na Dura Automotive conquistam acordo de PLR

PáginA 2

divu

lgaç

ão Privatização do São FranciSco

temer quer Privatizar aS águaS do rio São FranciSco Por meio de Parceria Público Privada, PPP. a integração do rio iniciada noS governoS lula e dilma beneFicia 12 milhõeS de PeSSoaS em 390 cidadeS de Pernambuco, ceará, Paraíba e rio grande do norte.

Sexta-feira11 De AgoSto De 2017

edição nº 4118

www.SmAbC.oRg.bR

QuiLomboS AmeAçADoS

no próximo dia 16, o Supremo tribunal Federal, StF, julga ação contra a regulamentação do processo de reconhecimento e demarcação das terras quilombolas. na foto: Quilombo de ivaporunduva, em São Paulo.

Convocamos todos os trabalhadores ativos e em layoff para participar da assembleia, na portaria 18, às 6h.

SuR/CSe

PáginA 3

ASSembLeiA nA FoRDhoje

beto

gar

avel

lo

fotos: divulgação

Notas e recados

ÀS eScuraS – 1 Em mais um encontro fora da agenda oficial, Temer recebeu a sucessora de Rodrigo Janot, Raquel Dodge, no Palácio do Jaburu, às 22h, na terça-feira, 8.

ÀS eScuraS – 2A subprocuradora, que assumi-rá o comando da Procuradoria Geral da República, disse que o encontro foi para discutir detalhes da posse.

betinho, PreSente!Há 20 anos, no dia 9 de agos-to, o Brasil perdia Herbert de Souza, o Betinho, idealizador do movimento Ação Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida.

FalSa

O deputado Wladimir Costa, SD-PA, voltou atrás e revelou que a tatuagem em homena-gem a Temer, que ele afirmava ser verdadeira, era de henna.

outro mundo

A ex-ministra da Justiça alemã, Herta Däubler-Gmelin, afir-mou que jamais em seu país um presidente alvo de denúncia não renunciaria ao cargo.

CiCLo De DebAteSNo próximo dia 15, das 9h às 12h30, a Confederação Nacio-nal dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, e outras entidades organizam debate sobre indús-tria e desenvolvimento. Auditó-rio do Dieese. Rua Aurora, 967, República, São Paulo.

smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 11 de agosto de 2017

adonis guerra

edu guimarães

Os companheiros na Dura Automotive, em Rio Grande da Serra, aprovaram em as-sembleia na tarde de ontem o acordo de Participação nos Lucros e Resultado, PLR, ne-gociado pelo Sindicato com a empresa.

“Foram mais de dois me-ses de negociações difíceis com a fábrica. Depois de muita luta e da entrega do aviso de greve, na sexta-feira passada, conquistamos uma melhora significativa na PLR em relação ao ano passado”, afirmou o coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e do CSE na Dura Automotive, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

“Agradecemos aos traba-lhadores que sempre respalda-

ram a representação, que atua no dia a dia do chão de fábrica, para conquistar melhorias e avançar nos direitos”, disse.

A primeira parcela da PLR

será paga neste mês e a se-gunda, em fevereiro do ano que vem. São cerca de 400 trabalhadores na autopeças.

“Os companheiros tam-

bém estão mobilizados para a luta na Campanha Salarial e contra os retrocessos com a reforma Trabalhista já apro-vada”, concluiu.

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, iniciou ontem as nego-ciações de Campanha Salarial 2017 “Resistência, Unidade e Luta” com os representantes patronais da Fundição, em São Paulo.

Os trabalhadores apre-sentaram o plano de traba-lho para discutir as cláusulas pré-existentes, seguidas das cláusulas novas e, por último, as cláusulas de resistência, que têm como objetivo barrar os efeitos da reforma Trabalhista e da terceirização.

A Fundição está entre os grupos que atendeu a deman-da da cláusula compromissória

tRAbALhADoReS nA DuRA Automotive APRovAm ACoRDo De PLR

Saiba mais

Em muitas manifestações várias pessoas questionam: Por que os movimentos so-ciais e sindicatos usam o vermelho de suas bandeiras nos atos? A resposta é que o vermelho é símbolo de luta dos trabalhadores. Vamos conhecer como surgiu essa história?

Em 1789, a assembleia constituinte francesa deter-minou que fossem colocadas bandeiras vermelhas nas esquinas como aviso de que

estava proibido qualquer tipo de manifestação pelo povo.

Dois anos depois milhares de franceses se reuniram no Campo de Marte exigindo a destituição do rei Luiz XVI. O prefeito de Paris, em defesa do rei, mandou hastear uma enorme bandeira vermelha para declarar a proibição daquela manifestação.

A população não recuou e a polícia foi acionada inves-tindo contra os manifestantes e matando mais de 50 pesso-

as, manchando a praça com o vermelho do sangue dos trabalhadores. Esse massacre motivou os demais trabalha-dores a inverterem a lógica de proibição que o vermelho representava e o transforma-ram em símbolo de luta da classe trabalhadora.

O verde e o amarelo são as cores de todos os brasileiros, ricos e pobres, patrões e traba-lhadores. O vermelho repre-senta o símbolo de uma classe. Da classe trabalhadora!!

Por que uSamoS vermelho?

Comente este artigo.

Envie um e-mail para [email protected]

Departamentode Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

FEM-CUT iniCia nEgoCiaçõEs dE CaMpanha salarial CoM a FUndiçãoque cria a Mesa de Negociação Permanente.

“Esse grupo tem uma pos-tura diferente, as relações são respeitosas. A nossa expecta-tiva é que, mesmo diante de uma reforma Trabalhista que pretende eliminar os direitos trabalhistas, essa mesa con-tinue sendo produtiva e que garanta a preservação dos di-reitos”, afirmou a secretária da Mulher da FEM-CUT, Andrea Sousa, a Nega.

A FEM-CUT propôs ainda uma cláusula de salvaguarda para debater a reforma Traba-lhista. A próxima reunião está prevista para 18 de agosto.

No último dia 5, o Sindicato recebeu a 1ª Feira Crespas e Cacheadas, promovida pela Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos Metalúrgicos do ABC. O evento reuniu 48 afroempreendedores que comerciali-zaram seus produtos de moda, beleza, culinária e artesanato para um público aproximado de 350 pessoas que passaram pela Sede durante toda a tarde de sábado.

“O sucesso dessa atividade é resultado do empenho de todos os envolvidos. Mais uma vez, a Comissão é protagonista de um projeto voltado à população negra. Quando falamos de empoderar nossos irmãos negros, queremos dar condições para que eles disputem os espaços onde o capital predomina”, ressaltou o coorde-nador da Comissão, José Laelson de Oliveira, o Leo Superliga.

smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 11 de agosto de 2017

“o bRASiL é QuiLomboLA, nenhum QuiLombo A menoS!”

A frase é o mote da Cam-panha da Coordena-ção Nacional de Ar-

ticulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, o Conaq, entidade que representa mais de 6 mil quilombos em todas as regiões do País. Isso porque os quilombos estão ameaçados.

No próximo dia 16, o Su-premo Tribunal Federal, STF, retoma o julgamento de uma ação de inconstitucionalidade contra o Decreto 4.887, de 2003, que regulamenta o pro-cesso de reconhecimento e de-marcação das terras ocupadas por comunidades originárias de população negra escravizada.

As comunidades quilombo-las têm uma distinção étnica, não somente pela cor da pele, mas pela junção de fatores, tais como uma ancestralidade comum, formas de organização política e social e elementos lin-guísticos e religiosos, segundo estudo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

A ação foi proposta em 2004, pelo então Partido da Frente Liberal, PFL, atual DEM. Se o STF acatar a ação, os processos em andamento serão paralisados, e os qui-lombos que já foram regulari-zados podem ser cancelados. São necessários votos de seis ministros para garantir a re-gulamentação das terras.

“Tornar o decreto inconsti-tucional abre as portas para as madeireiras, para o plantio de eucalipto desordenado e para a expulsão desses trabalhadores de suas terras. O reflexo dis-so não vai ser só no campo”, afirmou a coordenadora da Conaq, Givânia Silva, em en-trevista à TVT.

beto garavello

edu guimarãesComissão é protagonista de projetovoltado à população negra

• Seis mil comunidades quilombolas no Brasil • 2.471 certificadas pela Fundação Palmares• 220 terras titularizadas pelo Incra, sendo: – 294 comunidades– 15.910 famílias quilombolas – Pouco mais 754.811 hectares– 152 territórios

ImagensAs fotos que ilustram a matéria (capa e página) foram cedidas

pelo fotógrafo Beto Garavello e fazem parte da Exposição “Imagens do Quilombo de Ivaporunduva”. A seleção do material produzi-do, há mais de 17 anos, pode ser vista até o dia 31 de agosto, no Museu de Santo André. Rua Senador Fláquer, 470 – Centro. Tel. 4427-7297.

Para conhecer a campanha “O Brasil é Quilombola, Ne-nhum quilombo a menos!”, lançada no último dia 28, e assinar a petição online, aces-se: peticoes.socioambiental.org/nenhum-quilombo-a-menos.

Mortes quilombolasSeis integrantes de uma

área quilombola foram assas-sinados a tiros em Lençóis, na Chapada Diamantina, na Bahia, na noite do último do-mingo, 6.

O que são quilombos?

As comunidades quilombolas são remanescentes dos territórios ocu-pados por negros escravizados que conseguiram fugir e se libertaram da escravidão. Os limites são identifica-dos a partir da avaliação conjunta das comunidades e de estudos técnicos e científicos.

Raio - X

Fonte: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra

Tite anunciou ontem a convo-cação da Seleção para os jogos contra Equador e Colômbia pelas Eliminatórias da Copa nos dias 31 deste mês e 5 de setembro. O Brasil já está classificado.

Entre os 23 convocados, quatro atuam no País, sendo dois no Corinthians. O goleiro Cás-sio (foto) recebeu a primeira oportunidade com Tite, além dos goleiros Alisson e Ederson.

Na zaga, Marquinhos, Mi-randa, Rodrigo Caio (foto) e Thiago Silva. No meio-cam-po, Casemiro, Fernandinho, Giuliano, Luan, Paulinho, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Willian.

Nas laterais, foram convocados Daniel Alves, Fagner (foto), Filipe Luis e Marcelo. No ata-que, Firmino, Gabriel Jesus, Neymar e Taison.

BRASiLEiRãO

Domingo – 11hSão Paulo x Cruzeiro

Morumbi

Domingo – 16hVasco x Palmeiras

Rio de Janeiro

Segunda – 20hSantos x Fluminense

Pacaembu

Tribuna Esportivafotos: divulgação

São berNardo

São berNardofotos: divulgação

exceto quando alertado, todos os eventos registrados nesta página têm entrada gratuita.

rockAs bandas Versus Mare (foto), Não Chore Pra Sempre e Malni se apresentam amanhã, às 19h. 74 Club. Rua Itobi, 325. Vila Guiomar, R$10.

Zélia duNcaNNo show O Lado Bom da Solidão, Zélia Duncan apresenta algu-mas composições de sua trajetória de sucesso. Amanhã, às 20h. Teatro Lauro Gomes. Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel. 4368-3483.

Show acúSticoO Trio Verdade Abso-luta Acústico canta su-cessos de Tim Maia, Zé Ramalho, Raul Seixas, Elba Ramalho, San-dra de Sá, entre outros. Hoje, às 20h. Adega Pub Terra Nova. Rua Matheus Demarchi, 48, Demarchi.

SaNto aNdré

dia da JuveNtudeA Comissão da Juventude Metalúrgica do ABC organiza atividade do Dia Internacional da Juventude. Amanhã, às 13h, batalha do rap e, às 14h30, grafitaço. Às 16h, haverá roda de conversa com o tema nenhum direito a menos e, às 18h, noite de caldos. Av. Piraporinha, 1.032, Vila Nogueira.

diadema

4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Aroaldo Oliveira da Silva. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

smabc.org.br

A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” abre inscrições no dia 14 e seguem até o dia 18 para os cursos de Eletricista Instalador, Desenho Técnico Mecânico, Informática Básica e Matemática Aplicada à Mecânica, do convênio Sin-dicato/Senai. Também estão abertas inscrições para o curso Sindicato e Cidadania.

As inscrições devem ser feitas na secretaria da Escola, das 9h às 19h. Av. Encarnação, 290, Piraporinha, na Regional Diadema do Sindicato. Informações pelo telefone: 4061-1048.

Sócios e dependentes devem levar carteirinha do sócio ou último holerite, RG, CPF e comprovante de residência. Ao trabalhador desempregado é necessário RG, CPF e compro-vante de endereço. Para quem já fez algum curso na Escola apresentar o diploma do Sindicato e Cidadania cursado a partir de 2014.

eScola “doNa liNdu” abre iNScriçõeS Para curSoS Na SeguNda

A Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu” está

com inscrições abertas.Dia 14 ao dia 18 de agosto.

• Eletricista Instalador

• Desenho Técnico Mecânico

• Informática Básica

• Matemática Aplicada à Mecânica

• Sindicato E Cidadania

Mais informações: 4061-1048

doe sangue

Para Lucas Dias, amigo do companhei-ro Euclides Cuch Teixeira, segurança pa-trimonial na Mercedes. Hospital Estadual Mário Covas. Rua Dr. Henrique Calderaz-zo, 321. Santo André. De segunda a sábado, das 8h às 13h. Estacionamento gratuito. Tel. 2829-5162 / 2829-5144.

Para Tereza Andriotto Lucas, mãe do amigo do cipeiro na área de eixos da Mercedes, Denis Antônio da Silva. Centro Hospitalar Municipal. Av. João Ramalho, 326, Centro, Santo André. De segunda a sábado, das 8h às 13h. Tel. 4433-3718.

Para Marcos Macário, primo do com-panheiro na armação na Volks, Oswaldo Martins Silva, o Pato Rouco. Hospital Oswaldo Cruz. Rua Javari, 182, Mooca, São Paulo. De segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 15h. Tel: 2081-6400.