11 ise - o sagrado

9
Introdução à Sagrada Escritura Religiosidade Natural Sagrado e Profano

Transcript of 11 ise - o sagrado

Page 1: 11   ise - o sagrado

Introdução à Sagrada Escritura

Religiosidade NaturalSagrado e Profano

Page 2: 11   ise - o sagrado

Nosso PercursoO que é o Pentateuco e quais são seus livros.O gênero literário do PentateucoA autoria de MoisésO livro do GênesisAs nerrativas da criaçãoAs tradições Javista e SacerdotalA antropologia teológica

Page 3: 11   ise - o sagrado

Amizade, Ruptura e SuperaçãoRELATO BÍBLICO ÂMBITO SOCIAL ESPÉCIE DE PECADOADÃO E EVA (GN 3) RUPTURA ENTRE O

CASALDESOBEDIÊNCIA

CAIM E ABEL (GN 4, 1-8)

RUPTURA ENTRE IRMÃOS

FRATRICÍDIO

LAMEC (GN 4, 9-24) RUPTURA ENTRE CLÃS

VINGANÇA

GIGANTES (GN 6, 1-4)

RUPTURA ENTRE RAÇAS

HIEROGAMIA

TORRE DE BABEL (GN 11, 1-9)

RUPTURA ENTRE POVOS

CIVILIZAÇÃO MATERIALISTA

Page 4: 11   ise - o sagrado

Abraão – O Pai da Fé

Page 5: 11   ise - o sagrado

Religião Natural

O homem tem sede de Deus. A prova disso é que em todos os tempos, nas diversas culturas, sempre houve inúmeras manifestações religiosas. Tentativa do homem alcança o divino, saciando a sua sede de infinito.

Page 6: 11   ise - o sagrado

O Sagrado e Profano O sagrado é tudo aquilo que divinizamos ou está relacionado ao divino, foco de respeito, veneração e até mesmo de adoração. São considerados sagrados, a própria divindade, também os seres ligados diretamente a ela.

O homem religioso, para entrar em contato com o divino, retalha a vida no mundo profano – gestos, pessoas, espaços e tempos –, os carrega de validade simbólica e os considera o lugar privilegiado do encontro com o divino. Forma-se, assim, o ambiente do sagrado que encontramos em todas as religiões.

Page 7: 11   ise - o sagrado

Dualismo Platônico

Platão sintetizou o pensamento dualista. No dualismo platônico o mundo é dividido em duas dimensões: o plano ideal e o plano sensível, onde os objetos do plano sensível não passam de uma cópia imperfeita dos elementos do plano ideal. Estas cópias estão fadas a corrupção, enquanto os verdadeiros tipos são incorruptíveis.

Page 8: 11   ise - o sagrado

O dualismo na Religião NaturalPara o pensamento dualista, o sagrado e profano foi convertido em vida espiritual e vida material, entre a vida celeste e a vida terrestre. Muitos são os contrapostos conhecidos nas diversas culturas, encontrado nos mitos e lendas locais, geralmente figurados nas batalhas entre os deuses ou heróis,

De certo modo, só as realidades celestes e espirituais são consideradas boas, por isso sagradas. E as realidades materiais e terrenas são no geral visto como profanas, devendo, por isso mesmo serem consagradas.

Page 9: 11   ise - o sagrado

Religião Revelada

“No Principio, Deus criou o Céu e a Terra...”