1.1. O império português

2
SABER INTERACTIVO, LDA História e Geografia de Portugal 6.º Ano – O império português no século XVIII Nome: _____________________________________________ Data: _______________ Responde com calma e atenção às questões que se seguem. 1. Qual foi o país que, no final do século XVII, ocupou na economia portuguesa o lugar que tinha a Índia, no século XVI? O Brasil. 2. A colonização do Brasil começou a dar muito bons resultados. De entre as produções agrícolas, qual de destacava mais? Cana de açúcar. 2.1. Como e onde era cultivada? Era cultivada em grandes plantações, principalmente em Pernambuco, na Baía e no Rio de Janeiro. 2.2. Quem enriqueceu com a produção de açúcar? Os “senhores dos engenhos”. 2.2.1. Quem eram estes senhores? Eram os grandes senhores vindos da Europa. 2.2.2. Que partes formavam o domínio destes senhores? O domínio era formado pela “casa grande” onde viviam uma vida luxuosa, controlando a “sanzala”, onde se alojavam os escravos negros que trabalhavam nas plantações e na “fábrica” (engenho). 3. O que é que foi descoberto nos finais do século XVII e princípios do século XVIII, por grupos de colonos aventureiros? Onde? Ouro e pedras preciosas, em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. 3.1. Como eram chamados esses colonos? Bandeirantes. Professora: Sílvia Amado Ano letivo 2013/2014

Transcript of 1.1. O império português

Page 1: 1.1. O império português

SABER INTERACTIVO, LDA

História e Geografia de Portugal 6.º Ano – O império português no século XVIII

Nome: _____________________________________________ Data: _______________

Responde com calma e atenção às questões que se seguem.

1. Qual foi o país que, no final do século XVII, ocupou na economia portuguesa o lugar que tinha a Índia, no século XVI?

O Brasil.

2. A colonização do Brasil começou a dar muito bons resultados. De entre as produções agrícolas, qual de destacava mais?

Cana de açúcar.

2.1. Como e onde era cultivada?

Era cultivada em grandes plantações, principalmente em Pernambuco, na Baía e no Rio de Janeiro.

2.2. Quem enriqueceu com a produção de açúcar?

Os “senhores dos engenhos”.

2.2.1. Quem eram estes senhores?

Eram os grandes senhores vindos da Europa.

2.2.2. Que partes formavam o domínio destes senhores?

O domínio era formado pela “casa grande” onde viviam uma vida luxuosa, controlando a “sanzala”, onde se alojavam os escravos negros que trabalhavam nas plantações e na “fábrica” (engenho).

3. O que é que foi descoberto nos finais do século XVII e princípios do século XVIII, por grupos de colonos aventureiros? Onde?

Ouro e pedras preciosas, em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

3.1. Como eram chamados esses colonos?

Bandeirantes.

3.2. Que atividade se intensificou com essa descoberta?

A exploração mineira.

4. Em que ano e reinado é que chegaram a Portugal, vindas do Brasil, as maiores remessas de ouro? No reinado de quem?

Professora: Sílvia Amado Ano letivo 2013/2014

Page 2: 1.1. O império português

Foi no reinado de D. João V, no ano de 1720.

4.1. Que parte do ouro extraído pertencia ao rei?

1/5 (quintelada), ou seja, cerca de 20%.

4.2. Por que razão D. João V mandava fundir em barras todo o ouro extraído do Brasil?

Para evitar o contrabando e assegurar a cobrança dos impostos reais.

5. Com o aparecimento do ouro, o número de colonos aumentou de tal maneira que D. João V se viu obrigado a proibir a emigração de portugueses. Diz qual foi a razão que levou esses portugueses a emigrar para o Brasil no século XVIII.

A esperança de fazer fortuna.

5.1. Consequentemente, foi também levado para o Brasil um grande número de escravos africanos para trabalharem nos engenhos, nas plantações, e nas minas. Diz como é que eles eram transportados de África para o Brasil.

Eram transportados num navio negreiro. Os homens eram empilhados no fundo do porão, acorrentados. Às mulheres era reservada a segunda entrecoberta. As que estava grávidas eram reunidas na cabina de trás. As crianças eram amontoadas na primeira entrecoberta como arenques (peixe) no barril.

5.2. Os escravos, principalmente os africanos, fugiam muitas vezes para o interior do Brasil procurando formar comunidades livres. Por este motivo, os colonos ricos tinham vigilantes encarregados de capturar os escravos fugitivos. Como se chamavam esses vigilantes?

Capitães do mato.

5.3. A partir do século XVII é realizada a assistência social e religiosa aos escravos africanos e aos índios brasileiros. Quem a realiza?

Os Jesuítas.

Professora: Sílvia Amado Ano letivo 2013/2014