- 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do...

6
- 116- QUADRO SINóTICO Os serviços prestados ao Brasil, de ordem espi- ritual, intelectual, moral e social, pelos padres da Companhia de Jesús, são reconhecidos pelos nossos historiadores, mesmo pelo protestante Southey. Nobrega e Anchieta auxiliaram poderosamente os primeiros governadores gerais, maximé Tomé de Sousa e Men de Sá, e foram as duas maiores figuras dos anais do Brasil, no seculo XVI. PONTO 6° - 19 a LIÇÃO DIVISÃO DO BRASIL EM DOIS GOVERNOS E SUA POSTERIOR U~IFICAÇÃO Considerando muito extensa sua colonia ameri- cana para a jurisdição de um só governador-geral, re- solveu a corôa portuguesa, em Dezembro de 1572. dividir o Brasil em dois governos ou Estados: - um ' formado pelas capitanias do norte até ao limite com Porto Seguro, continuando como capital a cidade do Salvador (Baía); e outro, compreendendo as capita- nias do sul, a partir daquela divisa, tendo como ca- pital o Rio de Janeiro. Para governador do norte, foi escolhido o conse- lheiro Luis de Brito e Almeida; e para o govêrno do sul, com séde no Rio de Janeiro, o desembargador Antonio de Salema, nomeado em 10 de Dezembro de 1572. Afim suceder a Men de Sá, havia a metropole despachado em 1570 a d. Luis Fernandes de Vas- concellos, que trouxe em sua companhia quarenta je- suítas, chefiados pelo padre Ignacio de Azevedo. A esquadra, porém, em meio á travessia do Atlantico, foi atacada por navios huguenotes, ás or-

Transcript of - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do...

Page 1: - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía. As do Sul, a partir

- 116-

QUADRO SINóTICO

Os serviços prestados ao Brasil, de ordem espi-ritual, intelectual, moral e social, pelos padres daCompanhia de Jesús, são reconhecidos pelos nossoshistoriadores, mesmo pelo protestante Southey.

Nobrega e Anchieta auxiliaram poderosamenteos primeiros governadores gerais, maximé Tomé deSousa e Men de Sá, e foram as duas maiores figurasdos anais do Brasil, no seculo XVI.

PONTO 6° - 19a LIÇÃO

DIVISÃO DO BRASIL EM DOIS GOVERNOS E SUA POSTERIOR

U~IFICAÇÃO

Considerando muito extensa sua colonia ameri-cana para a jurisdição de um só governador-geral, re-solveu a corôa portuguesa, em Dezembro de1572.dividir o Brasil em dois governos ou Estados: - um 'formado pelas capitanias do norte até ao limite comPorto Seguro, continuando como capital a cidade doSalvador (Baía); e outro, compreendendo as capita-nias do sul, a partir daquela divisa, tendo como ca-pital o Rio de Janeiro.

Para governador do norte, foi escolhido o conse-lheiro Luis de Brito e Almeida; e para o govêrno dosul, com séde no Rio de Janeiro, o desembargadorAntonio de Salema, nomeado em10 de Dezembrode 1572.

Afim suceder a Men de Sá, havia a metropoledespachado em1570 a d. Luis Fernandes de Vas-concellos, que trouxe em sua companhia quarenta je-suítas, chefiados pelo padre Ignacio de Azevedo.

A esquadra, porém, em meio á travessia doAtlantico, foi atacada por navios huguenotes, ás or-

Page 2: - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía. As do Sul, a partir

- 117-

dens, uns - de Jacques Sore e outros - de Jean Capde Ville.

Os missionarios foram mortos e lançados ao mar,escapando apenas um, que narrou o desastre da ex-pedição de Luis Fernandes de Vasconcellos.

Ignacio de Azevedo e seus companheiros, mar-tires da fé, foram canonizados.

Dividido o Brasil em dois governos, antes de ini-ciarem o exercicio dos cargos, os dois representan-tes da corôa firmaram um acôrdo acêrca da liber-dade do gentio, decretada em 1570 pelo rei, que nãopermitia, sob penas severissimas, a escravidão dosselvagens. salvo quando aprisionados em guerra justa.

Tinham ambos os governadores por fim aumen-tar a exploração do sertão, que permanecia quasi detodo desconhecido, pois os Portugueses, na frase defrei Vicente do Salvador, limitavam-se a arranhar acosta, como carangueijos.

Foi assim que Luis de Brito e Almeida, ao norte,além de mandar ao sertão duas bandeiras, em buscade minas, uma da chefia de SebastiãoFernandesTou-rinho e outra de Antonio Dias Adorno, tratou de e')-tender a ocupação portuguesa até ao rio Real (Sergipe-Baía), que fez explorar e cujas tribus atacou, prepa-rando o caminho para a colonização de Sergipe.

Em sua administração, realizaram aindaentradasno sertão outros bandeirantes, como Luis Alves Es-pinha, Gaspar Dias de Ataide e Francisco Caldas.

Malogrou-se, no entanto, a tentativa contra a Pa-raíba, acossada por ventos contrarios e tempestadesque desbarataram a frota, composta de doze embar-cações, sob o comando de Luis de Brito, que se limi-tou, de regresso, a destruir alguns redutos de indiosfugidos.

Enquanto isso, o dr. Antonio de Salema, ao sul.resolveu exterminar osTamoios, que continuavam a

Page 3: - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía. As do Sul, a partir

-H8-

traficar em Cabo Frio com seus antigos aliados, osFranceses.

A expedição contra osTamoios, que alcançouexito completo, foi comandada por Christóvão de Bar-ros, terceiro capitão-mór e governador do Rio de Ja-neiro (1572-1573), sucessor de Salvador de Sá, ove-lho, e antecessor do dr. Antonio de Salema.

A expulsão desses aborigenes do litoral de CaboFrio, foi somente conseguida após grande combate,de que a tribu saiu aniquilada.

Em 1573, faleceu na Baía o segundo bispo do Bra-sil, d. Pedra Leitão, que teve por sucessor d. freiAntonio de Barreiros, o qual só em 1576 chegou ásédede sua diocese.

Por um decreto do papa Gregorio XIII, de Julhode 1575, foi desanexada do bispado da Baía a prela-zia do Rio de Janeiro.

Compreendia esta diocese, a região desde o rioJequitinhonha, na capitania de Porto Seguro, até aonio da Prata; e, pelo interior, desde a costa até á linhade Tordesilhas.

Por esse tempo foi ainda nomeado o primeiroprelado do Rio de Janeiro, padre Bartholomeu Si-mões Pereira (1577).

Ampliados por dom Sebastião (1557-1578) os li-mites das capitanias, passou a do Rio de Janeiro ademarcar os seguintes: .ao norte, o têrmo deMacaé,e, ao sul, o de Ubatuba, tendo por integrante a vila deAngra dos Reis, com os cabos e terras proximas até7!Jleguas.

Continuaram, 'entretanto, os Franceses a manter,na costa da Paraíba, com osPotiguaras, ativo tráficode páu-brasil, calculando-se que mais de vinte naviosdeixavam anualmente o porto de Paraíba, com des-tino á França, carregados daquela madeira e de ou-tros produtos da terra.

Page 4: - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía. As do Sul, a partir

- 119-

A falta de unidade politica e administrativa pro-vou, durante os cinco anos do govêrno dual do Bra-sil, ser esse um dos principais motivos da audacia dosflibusteiros franceses e da hostilidade dos se~vagen&.

A ação conjunta, sob um só chefe, foi sempre,nesses casos, a melhor politica na administração.

Em 1577, resolveu, pois, o rei fundir, em um só, ogovêrno, cessando o sistema duaI. Foi então nomeado.governador uno e geral Lourenço da Veiga, por atode 12 de Abril desse ano, tendo chegadoá Baía em1578 e exercendo o cargo atéá data de seu faleci-mento, em 1581.

No seu regimento, que data de 6 de Maio de 1577,e foi publicado naRevista do Instituto Historico eGeographico Brasileiro, tomo 67, p. Ia, págs. 204-206,se recomendava economia administrativa, com a su-pressão de varios cargos.

Por provisão de 12 de Setembro' dêsse ano, foinomeado Salvador Corrêa de Sá para o govêrno dacapitania do Rio de Janeiro, por tres anos, com o or-denado anual de 100$, devendo o governador geral,considerando-se a distancia entre a Baía e Rio, inves-ti-Io de amplos poderes.

Em seu curto govêrno, Lourenço da Veiga dedi-cou-se á colonização da Paraíba, destruiu vários na-vios de corsarios franceses, mandou explorar o rioSão Francisco atéá seção além da cachoeira de PauloAfonso, auxiliou a catequese do gentio e promoveu aentrada no sertão, conduzida pelo indio denominadoPorquinho (provavelmente deApereá), que se con-verteu, recebendo no batismo o nome de Manuel.

Em 1581, faleceu Lourenço da Veiga, estabelecen-do-se uma junta interina atéá chegada do novo go-·vernador.

Page 5: - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía. As do Sul, a partir

- 120-

QUADRO SINóTICO

1572 - Dezembro - Dada a extensão de seusdominios transatlanticos, resolveu a corôa de Portu-gal dividir o Brasil em dois governos. As capitaniasdo Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram ogovêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía.

As do Sul, a partir de Porto Seguro, com sédeno Rio de Janeiro, sob a administração do desem-bargador Antonio de Salema.

Em 1577, reconhecendo os defeitos oriundos dafalta de unidade governativa, em ação conjuntacontra as incursões incessantes dos Franceses e seusaliados osTamoios,volveu o Brasil ao govêrno unoe geral, sob a direção de Lourenço da Veiga (1577-1581).

-TRAÇOS BIOGRAFICOS

LUIS DE BRITO E ALMEIDA

Conselheiro, ex-escrivão da Santa Casa da Mi-sericordia de Lisbôa. Exerceu esse cargo duranteuma epidemia de peste, e, tendo o provedor e demaisirmãos daquela Santa Casa desamparado o hospital,receiosos do contágio, Luis de Brito e Almeida per-maneceu no posto, dedicando-se com o maior des-velo, e tanto por isso se recomendou, que o rei o no-meou governador do Norte do Brasil.

Chegou á Baía em Maio de 1573 e governou du-rante cinco anos.

Page 6: - 116- - Reficio · 2019-05-22 · do Norte, até ao limite de Porto Seguro, formaram o govêrno do Norte, entregue a Luis de Brito e AI-meida, com séde na Baía. As do Sul, a partir

- 121-

DESEMBARGADOR ANTONIO DE SALEMA

Fôra nomeado para a alçada do Brasil, emMarço de 1570, e partiu a 6 de Junho seguinte.

Ao ser nomeado governador do Sul do Brasilera ouvidor em correição na capitania de Pernam-buco.

Depois de professor na Universidade de Coim-bra, passou á Casa da Suplicação. Chegou a escre-ver uma história do Rio de Janeiro, perdendo-se osoriginais.

O BRASIL SOB O DOMINIO ESPANHOL

Dom João lU faleceu em 1557; sucedeu-lhe seuneto dom Sebastião, que contava apenas tres anos deidade, razão pela qual assumiu a regencia de Por-tugal sua avó dona Catharina d'Austria, filha deFelippe I de Espanha e irmã do imperador Car-los V, da Alemanha. Desposou-a, em 1525, domJoão lU, de Portugal.

Desse consórcio houve nove filhos e a todos viumorrer.

Dona Catharina foi regente durante a menori-dade do neto, até 1562, quando entregou o go-vêrno ao cardeal infante, dom Henrique.

Em 1569, tendo dom Sebastião atingidoá idadelegal, assumiu o poder, sendo de temperamento reli-gioso, deixou-se empolgar pelo ideal das Cruzadas;abrindo luta contra os infiéis, organizou uma expe-dição a Marrocos, na qual tomou parte a fina f'lôrda nobreza lusitana.

Desapareceu dom Sebastião na batalha de AI-cacerkibir (4 de Agosto de 1578), deixando o trono dePortugal a seu tio, o cardeal dom Henrique.