116ª edição do Jornal Viver Toledo

16
Toledo, de 21 a 27 de outubro de 2011 - Ano 3 - nº 116 CÉSAR DA LUZ BRUNO RADUNZ ONDY NIEDERAUER POLÍTICA E GENTE MACIEL WANDERLEY GRAEFF PÁGINA 05 PÁGINA 15 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 16 Ao aceitar o convite para as- sinar este espaço no “Viver Toledo”, volto às origens. Espero que tenha trazido ex- periência sufi ciente para que tenhamos uma visão ainda mais apurada nesta área, e que possa contribuir com boas informações aos leito- res do “Viver Toledo”. Maripá: como toda a área pertencia à empresa, compe- tia unicamente a ela os traba- lhos da colonização de Tole- do, devendo no seu entender, recorrer até as influências políticas para conseguir vias de comunicação com o leste e acelerar a criação do Muni- cípio e da Comarca. Instalação da Academia de Letras de Toledo será no dia 29; Sérgio “Boi” Herckert lançará primeiro livro no dia 04 de novem- bro; primeiros movimen- tos grevistas em Toledo foram nos anos 80 com a chegada de dois funcioná- rios do Banco do Brasil. Show de Fernando e Soro- caba na Expo Toledo agra- dou em cheio – público compareceu em grande número; toledana arrasou nos Jogos Pan-Americanos no México; transmissões da Record do Pan são contes- tadas; região ganhou nova opção na vida noturna; Bastidores: tudo o que se conversar agora poderá desmoronar na proximi- dade das convenções par- tidárias; decisões vindas de cima podem colocar por água abaixo tratati- vas locais; PDT: o negócio é seguir orientação esta- dual. Kit Abdala, uma sumida- de, fará palestra em To- ledo neste sábado; lide- ranças vão a missão na Garantizar em Buenos Ai- res; Celso Loh em Casca- vel, Claudio Eidt é o novo gerente geral da Caixa; Paintball Speed, um jogo divertido no Yara. PÁGINA 09 PÁGINA 12 PÁGINA 04 PÁGINA 10 Toledo respira o clima do esporte Meia Maratona Rotary-Sicredi PÁGINA 03 Dia da Criança Cidade vive o clima do esporte e do incentivo a uma vida sau- dável com a realização da 10ª Meia Maratona Rotary-Sicredi. Evento será desenvolvido neste domingo, 23, no Parque Ecoló- gico Diva Paim Barth, conjuntamente com competições comple- mentares que incentivam á prática do esporte e de hábitos para uma vida melhor. APP Sindicato PÁGINA 09 Nossa menina brilhou A toledana Angélica Kvieczynski, à esquerda, brilhou no Pan de Guadalajara e pela primeira vez Brasil conquista medalhas individuais na GR Passeios inesquecíveis a bordo de trens Professor tem sua casa definitiva em Toledo A mulher de volta ao Legislativo O vereador Leoclides Bisognin anunciou ao Viver Toledo que oportunizará à professora Sueli Guerra, primeira suplente do PMDB, novo período de exercício da legislatura em 2012, ano eleitoral. Meia Maratona Rotary-Sicredi será neste domingo em Toledo Acit entrega prêmios da campanha Campanha contou com cerca de 350 mil cupons

description

116ª edição do Jornal Viver Toledo

Transcript of 116ª edição do Jornal Viver Toledo

Page 1: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

Toledo, de 21 a 27 de outubro de 2011 - Ano 3 - nº 116

CÉSAR DA LUZ BRUNO RADUNZ ONDY NIEDERAUER POLÍTICA E GENTE MACIEL WANDERLEY GRAEFF

PÁGINA 05 PÁGINA 15 PÁGINA 06 PÁGINA 02 PÁGINA 11 PÁGINA 16

Ao aceitar o convite para as-sinar este espaço no “Viver Toledo”, volto às origens. Espero que tenha trazido ex-periência sufi ciente para que tenhamos uma visão ainda mais apurada nesta área, e que possa contribuir com boas informações aos leito-res do “Viver Toledo”.

Maripá: como toda a área pertencia à empresa, compe-tia unicamente a ela os traba-lhos da colonização de Tole-do, devendo no seu entender, recorrer até as influências políticas para conseguir vias de comunicação com o leste e acelerar a criação do Muni-cípio e da Comarca.

Instalação da Academia de Letras de Toledo será no dia 29; Sérgio “Boi” Herckert lançará primeiro livro no dia 04 de novem-bro; primeiros movimen-tos grevistas em Toledo foram nos anos 80 com a chegada de dois funcioná-rios do Banco do Brasil.

Show de Fernando e Soro-caba na Expo Toledo agra-dou em cheio – público compareceu em grande número; toledana arrasou nos Jogos Pan-Americanos no México; transmissões da Record do Pan são contes-tadas; região ganhou nova opção na vida noturna;

Bastidores: tudo o que se conversar agora poderá desmoronar na proximi-dade das convenções par-tidárias; decisões vindas de cima podem colocar por água abaixo tratati-vas locais; PDT: o negócio é seguir orientação esta-dual.

Kit Abdala, uma sumida-de, fará palestra em To-ledo neste sábado; lide-ranças vão a missão na Garantizar em Buenos Ai-res; Celso Loh em Casca-vel, Claudio Eidt é o novo gerente geral da Caixa; Paintball Speed, um jogo divertido no Yara.

Wanderley Graeff

PÁGINA 09

PÁGINA 12

PÁGINA 04

PÁGINA 10

Toledo respira o clima do esporteMeia Maratona Rotary-Sicredi

PÁGINA 03

Dia da Criança

Cidade vive o clima do esporte e do incentivo a uma vida sau-dável com a realização da 10ª Meia Maratona Rotary-Sicredi. Evento será desenvolvido neste domingo, 23, no Parque Ecoló-gico Diva Paim Barth, conjuntamente com competições comple-mentares que incentivam á prática do esporte e de hábitos para uma vida melhor.

APP Sindicato

PÁGINA 09

Nossa menina brilhouA toledana Angélica Kvieczynski, à esquerda, brilhou no Pan de Guadalajara e pela primeira vez Brasil conquista medalhas individuais na GR

Passeios inesquecíveis a bordo de trens

Professor tem sua casa definitiva em Toledo

A mulher de volta ao Legislativo

O vereador Leoclides Bisognin anunciou ao Viver Toledo que oportunizará à professora Sueli Guerra, primeira suplente do PMDB, novo período de exercício da legislatura em 2012, ano eleitoral.

Meia Maratona Rotary-Sicredi será neste domingo em Toledo

Acit entrega prêmios da campanha

Campanha contou com cerca de 350 mil cupons

Page 2: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

Jairo Eduardo

nhecimento de que eleição não se ganha sozinho, já que os votos dos suplentes são absolutamente necessários para os titulares.

IncentivoO deputado federal Mo-acir Micheletto (PMDB) e o fi lho Marcel Miche-letto participaram da recepção ao ministro da Previdência Garibal-di Alves em sua visita à região. Garibaldi deu aquele incentivo a Mar-cel, que é pré-candidato a prefeito de Assis Chateaubriand.

PrefeitoA Câmara Municipal de Toledo decidiu por unanimidade que o prefeito José Carlos Schiavinato (PP) pode se ausentar do cargo e do País, para viagens dentro da área de abrangência do Mer-cosul, sem precisar transmitir o cargo ao seu vice. O líder do governo, vereador Luís Fritzen, ressaltou que ninguém vai querer assumir, seis meses antes das eleições, nem o vice-prefeito nem o presidente da Câmara, pois se tornariam inelegíveis. Observa-ção do radialista Nésio Luiz: “Ou seja, ninguém quer cumprir a função para a qual foi eleito”.

EleiçõesO Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Públicas Munici-pais de Toledo terá a nova eleição para a sua diretoria no dia 09 de novembro. O período de inscrições de chapas está aberto até 28 de outubro. Serão eleitos sete membros da diretoria executi-va, três conselheiros fi scais e quatro suplentes.

MulheresA Conferência Temática: Políticas para as Mulheres será realiza-da no dia 29 de outubro, às 13 horas, no Auditório da Unioeste/Toledo. Serão discutidas e elaboradas propostas de políticas pú-blicas que contemplem a construção da igualdade de gênero, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econô-mica, social, cultural e política das mulheres, e que contribuam para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício da cidadania pelas mulheres. A iniciativa é de instituições da socie-dade civil que acreditam ser importante refl etir sobre a realidade local, para posteriormente intervir nesta realidade.

ConsocialA etapa municipal - como Conferência Livre - da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) será realizada em Toledo nesta sexta-feira (21). O evento é organi-zado pelo Observatório Social de Toledo (OST) e será realizado no mini-auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, das 13h às 18h.

TratativasAs tratativas de bastidores estão acontecendo na política toledana com vistas às eleições de 2012. Mas tudo o que se conversar agora poderá - em alguns casos - desmoronar na proximidade das datas das convenções partidárias. E que o que for ajustado aqui, corre o risco de ser nocauteado a muitos quilômetros de distâncias. Basta uma determinação da direção estadual de um partido para que ele siga uma direção contrária ao que suas lideranças locais imagina-vam. Essa história tem se repetido com certa freqüência.

Vereadores

Vereadores Adriano Remonti (PT), Leoclides Bisognin (PMDB), Rogério Massing (PSDB) e Paulo dos Santos (PT), na inauguração da sede da APP-Sindicato

ViceAs especulações sobre eventuais composições das chapas majoritá-rias em 2012 envolvem uma infi nidade de nomes. Na situação, que tem como pré-candidato a prefeito Beto Lunitti (PMDB), a vice deverá ser objeto de muita refl exão. Naturalmente, a tendência seria a indicação pelo PT e aí entraria o nome da neo-petista Kuniko Smith.

Vice IINa prática. Não é bem assim. Outros partidos por certo preten-derão negociar o ingresso na coligação oposicionista, incluindo a prerrogativa da indicação do candidato a vice. É o caso do PDT, se esse for o rumo da sigla.

PDTPrudente ao tratar de eventuais projeções para 2012, o presi-dente do PDT, Ascânio Butzge, já sinalizou que a sigla tratará do assunto com muita prudência e em sintonia com a direção estadual. Ele entende que essa hierarquia precisa ser respeitada.

Mudança Tire-se o chapeu para o vereador Leoclides Bisognin (PMDB), que anunciou que dará nova oportunidade à primeira suplente do parti-do, a professora Sueli Guerra em 2012. Para o vereador, é um reco-

02

OPINIÃO

EXPEDIENTEEditora Viver Toledo Ltda.CNPJ 10.995.596/0001-60Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila IndustrialCEP 85904-450 Toledo - PRFones: (45) 3054-0444 - [email protected] gráfi co: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

Diretor e EditorWanderley Graeff [email protected]

Depto Comercial - VendasAna Maria Bellocchio

Gerência AdministrativaLuciane Graeff lucianegraeff @hotmail.com

DiagramaçãoLídio Ricardo

EquipeKarine Graeff Wanderley Graeff Jr.Mayara MartanBruno Marcos Radunz

por Wanderley Graeff | [email protected]ÍTICA & GENTE

“Só o bem neste mundo é durável, e o bem, politicamente, é todo justiça e liberdade, formas soberanas da autoridade e do direito, da inteligência e do progresso.” (Rui Barbosa)

O Paraná busca justiça na distribuição

de verbas da União, pois está na

penúltima colocação entre as 27 unidades

da federação nos investimentos federais por habitante.

DILCEU SPERAFICODeputado federal

A importância da união na defesa dos anseios do Paraná

A iniciativa do governador Beto Richa de promover reuniões com a ban-cada federal do Estado é mais um avanço para o Paraná. Tanto que ele ambiciona dobrar os recursos federais previstos para o Estado em 2012.

Para isso, quer o apoio de deputados federais e senadores na manu-tenção de investimentos de 720 milhões de reais no projeto da lei orçamentária em tramitação no Congresso Nacional, somados a emendas parlamentares no valor total de 681 milhões.

A proposta foi detalhada em reunião realizada em Curi-tiba em 26 de setembro último e reafi rmada no dia se-guinte em Brasília, com argumentos irrefutáveis.

Em primeiro lugar, o Paraná busca justiça na distribui-ção de verbas da União, pois conforme a proposta orça-mentária para 2012, está na penúltima colocação entre as 27 unidades da federação nos investimentos federais por habitante.

Em segundo lugar, os recursos reivindicados des-tinam-se a 16 obras de infraestrutura, indispensáveis ao desenvolvimento do Estado, que é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do País. Caso a reivindicação seja atendida, o Paraná terá investimentos federais de 1,4 bilhão de reais em 2012.

Para isso, será necessário que os 30 deputados fe-derais apresentem emendas individuais no valor de 13 milhões de reais cada um, mais 20 coletivas de 343 milhões, repetindo montante de 2011, que somariam no conjunto 681 milhões de reais.

O objetivo é obter a liberação de 184 milhões de reais através de con-vênios para investimentos administrados pelo Estado, enquanto os de-mais 500 milhões seriam investidos pela União.

A meta do Governo do Estado é investir em infraestrutura , como rodo-vias, ferrovias, portos e aeroportos, que hoje representam o maior garga-

lo no processo de desenvolvimento econômico e social do Paraná e do País, tirando a competitividade e onerando os custos de transporte do agronegócio e da indústria nacional.

A proposta do governador prevê investimentos de 270 milhões de re-ais em rodovias, a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), e 227 milhões no Por-to de Paranaguá. Outros 113 milhões seriam investidos em segurança pública e 12,7 milhões na implantação de radar meteorológico, como estratégia de prevenção aos acidentes naturais.

De nossa parte, a proposta tem todo o apoio, pois vem de encontro a tudo o que vimos pregando e buscando em nossa atividade parlamentar há 16 anos. Fizemos isso apoiando o agronegócio e trabalhando pelo municipalis-mo, através da ação parlamentar nas atividades legislati-vas e da busca de recursos federais para as prefeituras.

Com base nos resultados dessa nossa atuação, temos a convicção que a união de esforços da bancada federal e do governador trará muitos e bons resultados para o Estado, pois representa a concretização do discurso de trabalho em favor da população e de defesa dos interes-ses do Paraná.

Com governantes e legisladores mobilizados pelo aten-dimento das reivindicações do Estado, certamente teremos argumentos para convencer as autoridades federais de sua importância e urgência, o que permitirá seu atendimento no curto prazo.

Assim, estaremos todos dotando os setores produtivos da infra-estrutura indispensável à expansão de suas atividades, contribuindo para a geração de emprego e renda e benefi ciando todos os parana-enses, de todas as regiões, sejam eles trabalhadores, agricultores ou empresários.

Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

Ratinho Júnior, deputado mais votado do Paraná com 358 mil votos, tem apetite de ratazana. Ele disputa a Prefeitura de Curi-tiba com outros dois pesos pe-sados, o atual prefeito Luciano Ducci e o ex-deputado Gustavo Fruet. Já é tido como fi el da balança mesmo que não vá ao segundo turno.Porém, as pretensões do fi lho do apresentador vão ainda mais longe. Ele quer mesmo a ca-deira do Beto. Para tanto, o “Ratão” (pai) não tem economiza-do. Espalhou emissoras de rádio e TV pelo Paraná, inclusive em Cascavel - a Massa FM. E vem montando um time para disputar as principais prefeituras do estado.Em Cascavel, Ratinho pode se vangloriar de possuir duas cartas respeitáveis na manga. Leonaldo Paranhos, deputado estadual, está fi liado na sigla do roedor. Em pesquisas internas dos par-tidos, Paranhos é sempre o nome mais votado da oposição a Edgar, e a distância entre líder e o vice apertou. Outro nome de expressiva viabilidade eleitoral é da apresentadora Olga Bon-giovanni, também fi liada ao PSC e com o domicílio eleitoral em Cascavel. Ela esteve na cidade no último fi m de semana e suas vindas são cada vez mais freqüentes. Durante o almoço com fi liados da sigla, no último sábado no Michellangelo, um torpedo no celular da apresentadora: era um cacique do mundo empresarial/po-lítico local, querendo confi rmar se o título eleitoral dela perma-nece em Cascavel. Há planos para a moça na cabeça de gente grande do cenário.

Fator PSDB - O que falta então para a oposição defi nir quem enfrenta Ed-gar? Basicamente dois fatores: 1) se haverá ou não segundo turno; 2) a defi nição do partido do governador, o PSDB, que de momento, ensaia lançar a candidatura de Alfredo Kaefer. Ou seja,o desdobramentos passam por dois bichinhos amigos de hoje, adversários de amanhã: ratos e tucanos.

EditorialRenato Silva deixou o Paço. O que isso signifi ca, rompimento político com Edgar? É possível. Ele já havia pedido o chapéu 90 dias atrás. Estava incomodado com o noticiário e com as amarras da máquina. Ouviu Beto Richa e ouviu Gleisi Ho-ff mann. Acabou no PTB, sigla do vice-prefeito. Não é fácil juntar essas informações para defi nir o que ele pretende. Re-nato Silva carrega sempre um tom de mistério.

Lá e cáAtletas do Oeste no Brasileirão vivem momentos opostos.Deola (Palmeiras), nascido em Céu Azul, andou falando demais e foi para a geladeira junto com Kléber. Na ponta alta da gangor-ra, um cascavelense pode ser campeão brasileiro, Caio Junior, do Botafogo.

FossoAs três piores notas do Enem das escolas estaduais de Casca-vel estão localizadas na periferia: Interlagos, Colégio Orso (Gua-rujá) e Santa Cruz. O Colégio Orso pontuou apenas 483. Para comparação, a melhor escola privada da cidade fez 653 pontos.

Acesc não!Submetido a uma angioplastia na Policlínica, Léo Rigon recebeu um stent (pequena mola de aço) em uma artéria. Ele reluta bra-vamente para não virar “cliente” da Acesc, a ponto inclusive, de cogitar até o impensável: parar de fumar.

Falou e disse“Se a Amazônia é o pulmão do mundo, Brasília é o intestino grosso” (Frase que circula na internet)

Uma pergunta - Pitoco - O exemplo das mulheres colombianas que fi zeram gre-ve de sexo para recuperação de uma rodovia serviria aqui para duplicação da 277 e restauração da 163. Você aceitaria liderar a greve de sexo? Marlise da Cruz: É muito arriscado. A lei da oferta e da procura de mulheres anda muito desequilibrada no mercado. Haveria muita gente furando a greve, e aí teríamos problemas piores que os buracos da 163 (risos). DuzentômetroCascavel somava esta semana 195 239 eleitores. Faltam 4.761 para o segundo turno.

Medalha, medalha, medalha... A brasileira de Toledo, Angélica Kvieczynski, conquistou nesta terça-feira sua quarta meda-lha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. É a primeira vez que uma atleta brasileira de ginástica rítmica indivi-dual conquista medalhas em Jogos Pan-Americanos. Anita Dalienyan, chefe da missão brasileira, classifi cou assim a fa-çanha: as medalhas da toledanas são “prata e bronze com sabor de ouro”.

As cartas na manga do rato”No limite da pressão, garagista da Sonicar desteme a morte

Paranhos e Olga

Page 3: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

03Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

CIDADE

Poder Legislativo

Câmara aprova viagens do prefeito de até 15 dias no Mercosul

A Câmara Municipal realizou sessões extraordinárias para apreciar pedido do Executivo transformado no Projeto de Re-solução nº 20, que autoriza o prefeito de Toledo a ausentar--se do País para nações do Mer-cosul por até 15 dias sem pedir licença ao Legislativo. A pro-posta foi aprovada por unani-midade em duas votações e re-cebeu emenda e redação final, além do Requerimento nº 307 pedindo a dispensa de prazo entre as votações da redação final.

A origem da proposta está no Ofício nº 991/2011, onde o prefeito José Carlos Schiavina-to informa à Câmara do seu in-teresse em ir a Buenos Aires, Argentina, em missão do Se-brae à Garantizar SGR - Socie-dade de Garantia Recíproca, de 19 a 22 de outubro. O Projeto de Resolução nº 20 porém am-pliou a proposta visando aten-der outras viagens aos países do Mercosul até o encerramen-to do mandato do atual prefeito. O Mercosul - Mercado Comum do Sul, é constituído por Brasil,

Paraguai, Argentina e Uruguai e a Venezuela está em proces-so de adesão, faltando apenas a sua aprovação pelo Congresso do Paraguai.

A alteração na proposta da Comissão de Legislação e Reda-ção através da emenda motivou questionamento do vereador Leoclides Bisognin, o qual dis-se na tribuna não querer pre-judicar nenhum eventual pre-

feito interino, mas considerou os aspectos legais de uma não transmissão do cargo com au-sência do prefeito. A questão foi levantada a partir de uma eventual interinidade do vice--prefeito ou do presidente da Câmara e suas implicações quanto à inelegibilidade de um eventual prefeito interino em 2012 e Bisognin sugeriu que fosse pedido um parecer

jurídico a respeito. A emenda apresentada dis-

pensando a transmissão do car-go foi defendida pelo Líder do Governo, Luís Fritzen, que des-tacou que a Lei Orgânica per-mite o afastamento do prefeito do Município por até 15 dias e a emenda visa não ter uma “ca-misa de força” nem ao prefeito, ao vice-prefeito ou ao presiden-te da Câmara.

Proposta com suas alterações foi votada e aprovada por unanimidade e encaminhada para promulgação

Bisognin anuncia nova oportunidade para Sueli Guerra

A Bancada do PMDB terá uma mudança em 2012. O vereador Leoclides Bisognin assegurou diante de várias testemunhas, incluindo o co-lunista, que se licenciará do mandato para oportunizar à primeira suplente, a professo-ra Sueli Guerra, a possibilida-de de retornar ao Legislativo. “Estou dizendo à Sueli que ela pode escolher o mês de 2012, que ela terá 30 dias à disposi-ção”, afirmou.

Será a segunda oportunida-de de Sueli Guerra. Anterior-mente, Bisognin e seu colega de bancada, Ademar Dorfsch-midt, se licenciaram ao mesmo tempo para que assumissem as duas primeiras suplentes do PMDB – Sueli Guerra e Rosa

Campos, respectivamente. “A Câmara Municipal se

ressente de ter uma mulher em definitivo. Mais uma vez o PMDB, que é o único par-tido que tem duas suplentes mulheres e o único que teve duas vice-prefeitas, dará essa oportunidade. Tenho certeza que ela mostrará a sua força e competência para desta vez emplacar um mandato defini-tivo na Câmara”, assegurou.

Sueli Guerra disse que ava-liará a melhor época para exercer a legislatura, levando em consideração os seus com-promissos na direção da Esco-la Municipal Santos Dumont, do Jardim Porto Alegre.

Ela agradeceu a manifestação de Bisognin, salientando que “a

oportunidade será valiosa para mostrar mais um pouco de tra-balho sério e competente.” De acordo com Sueli Guerra, que

é pré-candidata às eleições de 2012, “exercer o mandato de vereadora mais uma vez será importante nessa caminhada”.

Sueli Guerra e Leoclides Bisognin, quando do anúncio: nova oportunidade à suplente

O ministro é cumprimentado pelo vice-prefeito Lúcio de Marchi e pelo deputado Dilceu Sperafico

Ministro desce em Toledo e inaugura agência em Palotina

O ministro da Previdência So-cial, Garibaldi Alves Filho, ma-nifestou em Toledo a sua preo-cupação com o crescimento das estatísticas com relação ao au-xílio doença por conta de Le-sões de Esforços Repetitivos e disse que a contribuição dos empreendedores individuais está tendo uma adesão muito grande, com cerca de 1,6 mil empreendedores hoje inscritos e formalizados na Previdência Social, com a possibilidade de receber benefícios previdenciá-rios e fiscais.

Isso, disse ele, é importantís-simo, pois tratava-se de uma ex-clusão social inaceitável. “Não podíamos aceitar que estas pessoas, por menor que fosse o seu faturamento, por um tra-balho que realizam como qual-quer outro, indispensável para o país, estivessem excluídas do processo”, afirmou, ressaltan-do a sua satisfação em ver os avanços que estão sendo obti-

dos neste setor.Garibaldi Filho veio à região

para a inauguração da Agência do INSS em Palotina, e desem-barcou no aeroporto Luiz Dala-canalle Filho, onde foi recebido pelo vice-prefeito de Toledo, Lú-cio de Marchi, pelo prefeito de Palotina, Luiz Ernesto Giaco-metti, pelos deputados federais Dilceu Sperafico, Moacir Mi-cheleto, Zeca Dirceu, entre ou-tras lideranças. De Toledo, ele seguir de carro até Palotina.

O ministro disse ainda que não dispunha de dados em mãos, mas acredita que o pro-grama de licença maternidade de seis meses está tendo uma aceitação muito boa das empre-sas, até pelos benefícios que ela poderá trazer às empresas que aderirem à proposta, e que o novo sistema de aviso prévio, de até três meses, já em vigor, também deverá ter bem aceito e incorporado pelo setor empre-sarial.

Lideranças na recepção ao ministro Garibaldi Alves no aeroporto toledano

Lideranças do PMDB e do PT recepcionam ministro em Toledo

Lideranças do PMDB e do PT foram ao Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho recepcionar o ministro da Previdência, Ga-ribaldi Alves (PMDB), quan-do de sua visita à região para inaugurar a agência da Previ-dência Social em Palotina. Os dois partidos formam os prin-cipais pilares de sustentação do governo da presidenta Dil-ma Rousseff.

Participaram da recepção,

entre outros, os presidentes do PMDB e do PT de Toledo, Beto Lunitti e Valtair Apoli-nário, respectivamente; os deputados federais Moacir Micheletto (PMDB) e Zeca Dirceu (PT); alem dos pee-medebistas Neuroci Frizzo, Adão José Giordani e José Alceu Lahm; e do pré-can-didato a prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Mi-cheletto.

Programa Lunitti Empresa Cidadã repercute na Alep

O Programa Lunitti Empre-sa Cidadã, que garante licen-ça-maternidade de seis me-ses às colaboradoras da Rede de Supermercados Lunitti, foi lembrado como exemplo, na As-sembleia Legislativa, pelo de-putado estadual, Elton Welter.

O deputado defendeu o Pro-grama que já garante licen-ça-maternidade de seis me-ses as funcionárias públicas e que para as empresas pri-vadas é facultativo. Welter disse que, a decisão da Rede de Supermercados Lunitti em garantir as suas colaborado-ras o direito, é um exemplo que deve ser seguido por ou-tros empresários. “É um pro-jeto importante tanto para as trabalhadoras quanto para os empreendedores pela dimen-são social e visão mais huma-na dos empreendedores pa-ranaenses. Espero que haja uma maior adesão do Progra-ma por outras empresas. Es-pero que muitos empresários se inspirem na decisão dos Supermercados Lunitti, é um exemplo que deve ser copiado e que certamente vai benefi-ciar muitas mães e crianças”.

O diretor geral da Rede, Beto Lunitti agradeceu a ma-nifestação do deputado e com-partilhou o desejo que outras empresas venham a aderir ao Programa. “Vale a pena aderir o Programa, o governo Federal oferece incentivos fiscais para as empresas que estão em dia com suas obrigações com o fis-co, e o resultado disso é fantás-tico, pois estamos contribuindo para que estas crianças cres-çam mais saudáveis, mais se-guras afetivamente e em con-sequência, serão adultos mais resistentes ao estresse e mais felizes. É um gesto preventivo, que só ajuda na promoção da cidadania”.

Beto Lunitti também agra-deceu a todas as manifesta-ções de apoio e solidariedade recebidas pelas Redes Sociais. “Foram muitas mensagens no Facebook e no Twitter, nos apoiando e nos parabenizando pela decisão, isto mostra que a sociedade espera das empre-sas um compromisso social. E nós cumprimos com a nossa parte e hoje conquistamos o título de Empresa Cidadã e te-mos muito orgulho disso”.

Realidade do mundo espiritual em “O Resgate”

O Grupo Espírita Fraterni-dade, dado a grande aceitação, fará a reapresentação do espe-táculo teatral “O Resgate”. Será neste domingo, 23, às 20h no Teatro Municipal de Toledo.

De acordo com o presiden-te da União Regional Espírita, Ademir Francisco Bebber, tam-bém integrante do Grupo Espí-rita Fraternidade, “é um espe-táculo baseado em fatos reais e retrata a realidade no mun-do espiritual mostrando como agem os espíritos em nossas vidas. Para quem tem medo de morrer, ou da morte de fami-

liares, será uma oportunidade maravilhosa de descobrir que a vida pode ser bela também no além”.

O resgate é de Autoria de Nil-va Catarina Regmunt e tem a direção de Márcio Franz (For-miga). “Será um momento, com toda certeza, de grandes emo-ções que marcará para a eter-nidade a nossa vida”, aponta a Ademir Bebber.

O preço do ingresso é R$ 7,00 antecipado e R$ 14,00 na bilhe-teria. Os ingressos estão à ven-da no Teatro Municipal e nas Casas Espíritas de Toledo.

Cultivando Água Boa discute boas práticas de sustentabilidade

Foi realizada uma reunião ampliada do Comitê Gestor Municipal de Toledo, dentro do Programa Cultivando Água Boa, que teve por intuito mos-trar e propor ações e boas prá-ticas sustentáveis com o meio ambiente, praticadas em cada um dos municípios que com-põem a bacia do Paraná III. Estas práticas serão demons-tradas nos cinco encontros re-alizados na região Oeste, prepa-rando-se para o 9º Cultivando Água Boa, que será realizado em Foz do Iguaçu, nos dias 24 e 25 de novembro.

O 9º encontro definirá a me-lhor prática para ser apresenta-da na Conferência Mundial Rio

+20, onde participarão cerca de 150 países, reunindo um públi-co de aproximadamente 40 mil pessoas.

De acordo com o assessor da diretoria de coordenação da Itaipu Binacional, Luiz Suzuki, o encontro realizado em Tole-do irá apresentar as práticas do município, sobre economia ver-de, com ênfase na melhoria da qualidade de vida.

Após este encontro em Foz do Iguaçu, no dia 4, 5 e 6 de ju-nho de 2012, será apresentado no Rio +20, para mais de 150 países, o programa Cultivando Água Boa, selecionado entre di-versos projetos do Brasil, pelo Ministério do Meio Ambiente.

Page 4: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

04 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

3277-2728 3378-1316Rua Pedro dos Santos Shopping Panambi

Buff etterça a sexta – R$ 12,00sábados – R$ 14,50domingo (especial) – R$ 16,50

No Shopping PanambiAlmoço semanal – R$ 10,00Finais de semana e no jan-tar – R$ 13,00

Cine Panambi

(45) 3378-4774PROGRAMAÇÃO DE

21 a 27/10/2011 GIGANTES DE AÇO

(ESTRÉIA NACIONAL)Ação,Drama, Ficção.

Dublado. 2d. Classifi cação indicativa10 anos.

Diariamente: 19h20 e 21h30

Sábado, Domingo e Quarta:15h30, 19h20 e

21h30

OS SMURFSAnimação, Comédia, Família. Dublado.2d. Classifi cação Livre.Sábado, Domingo e

Quarta:16h00

OS TRÊS MOSQUETEIROS (ESTRÉIA 22/10)

Ação, Aventura, Romance. Dublado. 2d. Classifi cação

10 anos. Diariamente: 19h30

SEM SAIDAAção, Aventura, Romance. Dublado. 2d. Classifi cação

14 anos. Sexta: 19h30 e 21h40, Diariamente:

21h40

Lojas com as novidades da estaçãoNestes dias mais quentes,

nada melhor que passear e conferir as novidades da moda da estação. O Shopping Panambi tem 15 lojas para atender todos os públicos.

Entre as opções do Shop-ping Panambi estão: Anabell Só para Homens, voltada exclusivamente ao público masculino; Peregrino, es-pecializada em moda skate e surf; a L´Marca, que tra-balha com roupas em tama-

nhos especiais para mulhe-res; Andybru, Atitude Moda, Básico Mania, Officium, Por-tinhola, Valentinni, Via Du-mon, Work e Yellow, além da Batatinhas´s, Criança & Cia, voltada à moda infantil. Quem procura lingeries e pijamas, não pode deixar de visitar a Corporeum e a Argenta.

Para andar com elegância e bom gosto, as dicas são as lo-jas A Sapataria e Trilha Cal-çados, que têm lindas sandá-

lias, sapatos e rasteiras, e a Tênis Mania e Panambi Es-portes, nas áreas de tênis e calçados esportivos.

Mas além de vestir você, o Shopping Panambi tem op-ções para completar seu vi-sual com lindos acessórios nas lojas Rio Fashion, Bela Jóias, 775 Óculos e Ótica Aguiar, e belíssimas ma-quiagens e produtos de be-leza no O Boticário e Spaço da Beleza.

Luiz Calgaro, Sonir Dalabarba e Claudinei Laismann em momento de descontração no Shopping Panambi

Diego Ribeiro e Priscila Camargo conferindo a boa comida do Jhony´s Restaurante

Acit entrega sexta os prêmios da campanha

Com aproximadamente 350 mil cupons concorrendo, a Asso-ciação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) realizou o sorteio da campanha alusiva ao Dia das Crianças. Os prêmios são para 14 clientes e quatro vendedores das Lojas do Fundo de Promoções e totalizam R$ 10 mil. A entrega será nesta sexta-feira.

O prêmio principal, um Mini--quadriciclo, saiu para Simone Mânica, que comprou nas Lojas Dinâmica. Com isso, a vendedora Taís, que entregou o cupom à ga-nhadora, leva também um vale--compras no valor de R$ 200,00.

Gabriel Pigozzo, José Barbosa Duarte Jr e Junior Oliveira, res-pectivamente, clientes do Super-mercado Lunitti, Farmácia União e Pittol, ganharam uma Cama Elástica cada. Os colaboradores destas empresas, Alisson, Elias e Crisceli, que entregaram os cupons aos sorteados, também ganharam vale-compras no valor de R$ 200,00.

Vitor Prado, Vera Ebert e Je-fferson Oliveira, que compraram nas Lojas LM, Farmácia Biofar-ma e Kakethá Presentes, ganha-

ram os aparelhos Nintendo Wii cada um.

Os dois Netbooks saíram para Alessandra Pereira da Silva e Es-tanislau Rudeck, clientes da Loja Salfer e Central Tintas. Já as três Barracas Iglu saíram para Rafael Gustavo Cavalli, Vera Carneiro e Juraci de Paula, compradores da Slaviero, Estoque Tecidos e Su-permercado Trento.

Ana Clara Pauli da Silva e Alex Villa, clientes da Farmácia São Francisco e Livraria Barão, ga-nharam vale-compras no valor de R$ 150,00.

SucessoA campanha alcançou exce-

lente resultado, avalia a diretora

de Comércio, Franciel-le Rezzadori de Souza, com o retorno do dobro de cupons em relação ao ano passado, que signifi-ca também maior volu-me de vendas.

Para o presidente da Acit, Edésio Reichert, o envolvimento das em-presas associadas con-tribuiu para o sucesso da campanha. “Os nú-

meros impressionam, pelo gran-de volume de cupons recolhidos, demonstrando o envolvimento das empresas, seus colaborado-res e a expressiva participação dos consumidores. O papel da entida-de é fortalecer o comércio e estas ações contribuem para que isso aconteça”, frisa o presidente.

A entrega da premiação será na sexta-feira (21), às 10h, no Shopping Panambi. A campanha “Um mundo de prêmios para você”, desenvolvida pela Agência Brava de Comunicação, é uma re-alização da Acit em parceria com o Sicoob Oeste, Shopping Panam-bi, Prefeitura de Toledo e Câmara de Vereadores.

Detalhe do sorteio: prêmios serão entregues sexta-feira

Page 5: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

GENTE & NEGÓCIOS05Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

Números do cooperativismo de créditoA participação da população economicamente ativa no setor é expres-

siva em vários países, como no Canadá, onde 46% pertencem a uma co-operativa de crédito; na Irlanda, o índice é de 70% e no Brasil, essa taxa é de 3%, caracterizando um cenário para crescimento potencial. No País, a participação das cooperativas de crédito no mercado fi nanceiro de cré-dito é de 2,2% e o setor agrega 5,1 milhões de associados e 4,5 mil pon-tos de atendimento e atingiu, em 2010, segundo a OCB, um crescimento de 60% em seus ativos, se comparados a 2009, alcançando um desem-penho recorde de R$ 15,9 bilhões e R$ 68,7 bilhões no total de ativos.

Deste montante, cerca de 30% é movimentado pelo Sicredi, conside-rado um dos principais sistemas de cooperativas de crédito da Améri-ca Latina e referência mundial em seu modelo de gestão. Hoje, o Sicre-di agrega 1, 9 milhões de associados em 119 cooperativas, assistidos por mais de 1.100 pontos de atendimento em dez estados brasileiros.

Sobre o SicrediO Sicredi é um conjunto de 119 cooperativas de crédito, inte-

gradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal repre-senta a rede de unidades de atendimento (mais de 1.100 unidades de atendimento), distribuídas em 10 Estados* - 881 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organi-zadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas es-pecífi cas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Cooperativismo de Crédito

Dia Internacional celebra o desenvolvimento econômico e social

Na quinta-feira, 20 de ou-tubro, mais de 187 milhões de associados celebram o Dia Internacional do Coope-rativismo de Crédito, eviden-ciando os diferenciais de um setor que fomenta a economia e o desenvolvimento social em mais de 100 países. Neste ano, o tema da Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito) para a data: “Coope-rativas de crédito constroem um mundo melhor” está dire-tamente relacionado ao slogan do Ano Internacional das Coo-perativas, festejado em 2012 e proclamado pela Organização das Nações Unidas em razão do papel das cooperativas na geração de emprego, na redu-ção da pobreza e da fome e de-senvolvimento econômico e so-cial nos cinco continentes.

Atualmente, segundo a Woccu, são mais de 53 mil co-operativas de crédito no mun-do, que movimentaram, em 2010, 1,45 trilhões de dólares em produtos, serviços e solu-ções financeiras. No Brasil, de acordo com a OCB (Organiza-ção das Cooperativas Brasi-leiras), o setor agrega 5,1 mi-lhões de associados e 4,5 mil pontos de atendimento.

Em todo o mundo, as co-operativas de crédito ofere-

[email protected]ÉSAR DA LUZ

De volta às origensAo aceitar o convite do amigo Wanderley Graeff para assinar este es-paço no “Viver Toledo”, volto às origens, em se tratando da área de Co-municação de Toledo, onde atuei, em meados da década de 80, na Rá-dio União, ao lado do Wanderley e de outros amigos comunicadores. O tempo passou, e espero que tenha trazido experiência sufi ciente para que tenhamos uma visão ainda mais apurada nesta área, e que possa contribuir com boas informações aos leitores do “Viver Toledo”.

Ela se chama......Angélica Kvieczynski, e é o nome de Toledo no Pan de Guadala-jara. As medalhas conquistadas pela atleta representam todo o es-forço, empenho e superação da própria Angélica e de todos que a rodeiam. Além de uma medalha de prata, obtida na disputada indi-vidual de maças, na última terça, 18, Angélica obteve três medalhas de bronze, conquistadas no individual geral, na bola e no arco. Será merecidamente recebida com festas em Toledo.

Paixão com estratégiaMais do que um exemplo a ser se-guido, Angélica Kvieczynski (foto) representa o ponto de vista visio-nário do Dr. Pedrinho Furlan e de todos que passaram a apoiar a modalidade, como são os casos da Sadia, Prefeitura de Toledo e o Sesi, o que contribuiu para fazer de Toledo uma referência em GR no Brasil e até no exterior. A pai-xão por algo funciona quando há planejamento e estratégia.

Expo Toledo IApesar de todos os números da Expo Toledo 2011 ainda não esta-rem disponíveis, já se pode afi rmar que a Exposição avançou, ainda que se pese o fato da chuva durante boa parte da feira, o que de cer-ta forma infl uenciou negativamente na presença do público. Fonte da própria Expo Toledo comemora o aumento no número de exposi-tores e de apoiadores do evento.

PatrocinadoresA propósito, sobre os patrocina-dores, sabe-se que 80% deles já formalizaram seus apoios para a edição do ano que vem, além de outras duas novas empresas tam-bém demonstrarem interesse em patrocinar o evento. Parabéns a SRT e demais entidades envolvi-das, em especial ao presidente daquela Sociedade, empresário João Bombardelli (foto).

RodeioEnquanto se sabia que o rodeio seria um evento que atrairia o públi-co de Toledo e região à Exposição, a cena principal acabou fi cando mesmo por conta de dois peões da cidade, que obtiveram o 1º e 3º lugares, ou seja, a maior parte da premiação de R$ 22 mil. Desta-que para a brilhante atuação da equipe de rodeios comandada pelo Alécio Rossi e pelo agora toledano, Soberano Júnior, que vem divul-gando Toledo por todo o Brasil, onde se apresenta como competen-te locutor de rodeios, revelação de Barretos (SP).

ExpovelFalando em exposição, a Expovel 2011, de 11 a 20 de novembro, em Cascavel, começa a intensifi car seus preparativos. O concurso de escolha da sua Rainha será no sábado, 29, no Mr. John Music Bar. A venda do primeiro lote de ingressos, com preço especial de R$ 60,00 para todos os shows e R$ 16,00 para cada show individual, já está acontecendo em Toledo, no Contem Som, Shopping Panambi e Zero Hora Conveniências.

Palestra IComo ser um vendedor de presença marcante. Este será o tema da palestra destinada às empresas do Fundo de Promoções da Acit, visando a preparação para as vendas de fi nal de ano, programada para a próxima segunda-feira, 24, às 19h30, no Teatro Municipal. O palestrante é Cersi Machado, graduado em Administração de Em-presas e Gestão de Negócios.

Palestra IIMachado abordará aspectos como o segredo da persuasão utilizada pelos maiores vendedores; como fazer do atendimento o grande dife-rencial da empresa; como ampliar o poder de infl uência e melhorar as apresentações em vendas; atitude mental inteligente; autoconfi ança para ser um vendedor de presença marcante, dentre outros. Reservas de convites com a Gracielle, pelo 3055-4621. No evento também será apresentada a campanha “Natal Encantado de Toledo”, que distribui-rá prêmios no valor aproximado de R$ 115 mil, entre eles, três carros.

ImprolinkA Escola Profi ssionalizante Improlink, de Toledo (Rua Almirante Bar-roso, 3275, Tel. 3055-3535), agora sob nova direção, passa a focar ainda mais na formação de profi ssionais capacitados para o mer-cado de trabalho. Com uma equipe de professores com experiência e formação em suas áreas, a Improlink tem como proposta tornar-se referência para empresas que procuram profi ssionais capacitados, e por isso já lançou vários cursos, alguns inéditos na região de Toledo.

Jonatas Faro nas Cataratas

O ator Jonatas Faro (foto) visitou as Cataratas do Iguaçu e apro-veitou para impulsionar a campanha do atrativo para uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza. O passeio foi acompanhado de seu empresário Felipe Carauta, na última segunda-feira, 17, após desfi le realizado no dia anterior, no Hotel Golden Tulip Internacio-nal, em Foz do Iguaçu.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASILESTADO DO PARANÁCOMARCA, MUNICIPIO E DISTRITO DE TOLEDORUA ALMIRANTE BARROSO1 1713 - CENTRO

O senhor SÉRGIO PAZZOTI LAURINDO, ofi cial do Cartório de Registro Civil de pessoas naturais, no uso de suas atribuições (art. 1527), FAZ SABER, a quem interressar, que as pessoas a seguir nominadas requereram suas habilitações para casarem-se civilmente perante este Cartório, apresentando os documen-tos exigidos pelo art. 1.525, I a IV, do Código Civil Brasileiro.

SE ALGUÉM souber de impedimento ou causa suspensiva, oponha-o na forma do art. 1529 do Código Civil. DADO E PASSADO nesta cidade e comarca de toledo-pr, aos 21 dias do mês de outubro de 2011. (ass.) Sérgio Pazzoti Laurindo - Ofi cial

ROBERTO CÉSAR FIORENTIN DAIANA SINTIA SACHSER

cem a seus associados mais do que serviços financeiros, pois incentivam o empreen-dedorismo, criam oportuni-dades de negócio, promovem crescimento de sua atividade, a educação e o fortalecimento de sua região. Independente-

mente do montante movimen-tado em uma cooperativa de crédito, cada associado tem voto nas decisões da coope-rativa e, por meio de eleições democráticas, pode fazer par-te de seu conselho fiscal ou da diretoria.

Acompanhado dos depu-tados Marcelo Rangel e Leo-naldo Paranhos, o deputado Elton Welter (PT) entregou ao ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, o relatório final da CPI do SUS. Duran-te seis meses de trabalho, a CPI visitou 32 hospitais em 14 cidades do estado e aponta casos graves de má gestão, falta de humaniza-ção no atendimento, super-lotação, ausência de vagas de UTIs infantis e até o des-cumprimento das determi-nações de fiscalizações da Vigilância Sanitária.

Segundo o deputado Wel-ter, entre outras constata-ções, a CPI apontou a ne-cessidade de aprimorar a gestão dos recursos públi-cos e de pessoal e a urgên-cia na criação de uma cen-tral de regulação de leitos online, disponibilizando em tempo real a informação de ocupação a todas as unida-des de saúde e à população.

“Em alguns hospitais há excesso de funcionários por leito e em outros há grande carência. Há problemas de toda a ordem, desde faltas de leitos de UTI até leitos subutilizados ou mesmo va-gas que estão desativadas. Constatamos que o modelo é desarticulado da atenção primária à saúde e é centra-do na assistência hospita-lar, sem um sistema regula-dor”, analisa Welter.

CPI do SUS entrega relatório ao ministro da Saúde

GENTE & NEGÓCIOSCÉSAR DA LUZ

AFP

Page 6: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

06 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

ESPORTES

12

Futsal

Amador

Handebol em Cadeira de Rodas

ONDY NIEDERAUERPioneiro, contabilista, ex-vereador e historiador

Assim começou ToledoIndustrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A – Maripá

Uma cópia do estatuto desta empresa encontra-se no Museu Histórico Willy Barth, onde pode ser consultado por quem desejar mais detalhes. Nesta obra repro-duziremos apenas alguns aspec-tos que consideramos importan-tes para melhor compreender a sistemática de suas atividades ao encalço dos objetivos pretendi-dos pelos seus fundadores.

Como toda a área das terras pertencia à empresa, competia unicamente a ela os trabalhos da implantação e do desenvolvimen-to da colonização, devendo no seu entender, recorrer até as in-fl uências políticas para conseguir vias de comunicação com o leste e acelerar a criação do Município e da Comarca. Passaria, depois para a fase der-radeira, que seria o reinvestimen-to fi nanceiro na agropecuária, na indústria e no co-mércio que tives-sem sido desen-volvidos na área. Esta estratégia nos parece lógi-ca, sabendo que seus acionistas eram comerciantes, industriais e banqueiros.

Foi, pois fundada em 13 de abril de 1946, a Industrial Madeireira Colonizadora Rio Paraná S/A., segundo consta no Livro de Con-tratos nº 150, a fl s 40v., e sob nº 39, do Primeiro Cartório de Notas de Porto Alegre.

É importante observar que, no seu estatuto, a empresa não in-dicou o uso de sigla. Em virtude da difi culdade de comunicação por telefone à longa distância, o meio mais usado na época, era o telegrama. Entretanto, o nome da empresa era muito comprido para ser escrito no telegrama. Então o diretor Egon Bercht, que também era contador, bolou uma com-posição com as duas primeiras sílabas de Madeireira Rio Paraná, resultando em MARIPÁ. Registrou esta sigla no Departamento de Correios e Telégrafos. Assim, todos os telegramas passaram a ser ex-pedidos com endereço de: Maripá - Porto Alegre, e eram recebidos na empresa. Por ser mais curto, foi mais o usado, e a empresa passou a ser conhecida por Maripá.

Passemos, agora, para uma rá-pida análise de alguns tópicos do estatuto, que fazem parte da nos-sa história: O Artigo 2º do estatu-to, tem o seguinte teor: “A Socie-dade tem os seguintes objetivos:

a)- aquisição por compra e ex-ploração das terras, campos e matos da “Fazenda Britânia”, com os respectivos prédios, instala-ções e benfeitorias, situada no Território do Iguaçu, pertencente

a Companhia de Maderas del Alto Paraná, com sede em Buenos Ai-res, na República Argentina;

b)- extração, produção, indus-trialização, benefi ciamento e comércio em geral de madeiras e derivados, inclusive sua expor-tação para os mercados estran-geiros;

c)- produção, industrialização e exportação da erva-mate;

d)- compra e venda de terras e colonização em geral;

e)- replantio em geral;f)- agricultura e pecuária em ge-

ral;g)- comércio em geral;h)- a participação em qualquer

ramo de indústria e comércio, a qual será resolvida a critério da

diretoria e do Conselho Fiscal com a aprovação da Assembléia Geral.”

Refer indo-se ao capital social, às ações e aos acionistas, diz o Artigo 3º,- “O capital da Socie-dade é de De-zesseis Milhões de cruzeiros

(Cr$.16.000.000,00), dividido em um mil e seiscentas (1.600) ações nominativas de Dez Mil Cruzeiros (Cr$.10.000,00) cada uma, o qual será realizado em dinheiro, pelos subscritores, devendo estes en-trar com 10% até o momento de ser constituída a Sociedade, e in-tegralizar os restantes noventa por cento (90%) até o dia vinte e dois (22) de abril do corrente ano.”

A Administração da Sociedade é defi nida no Artigo 7º.-

“A Sociedade será administrada por um diretor gerente e dois di-retores comerciais. Os primeiros diretores, entretanto, serão no-meados no ato da constituição da Sociedade por escritura publica em conformidade com a Lei.”

Seguem artigos que dispõem sobre funções e eleições dos di-retores. Dentre eles merece des-taque o que diz o Artigo 13.- “O diretor gerente deverá residir nas propriedades que a Sociedade adquirir e os diretores comerciais, no lugar da sede do estabeleci-mento social.”

Nas Disposições Gerais encon-tramos a informação relativa aos primeiros diretores da Sociedade:

“Para exercerem seus cargos na forma prevista nos referidos estatutos, como segue: I)- Para Diretor Gerente, o acionista Alfre-do Paschoal Ruaro, que também assina Alfredo Ruaro. II)- Para Di-retores Comerciais, os acionistas Egon Werner Bercht e Júlio Ger-tum de Azevedo Bastian, que assi-nam também, Egon Bercht e Júlio G.A.Bastian, respectivamente.”

O nome da empresa era muito comprido para ser escrito no

telegrama, daí o surgimento da sigla

Maripá.

Líder na segunda fase, Toledo recebe Clevelândia pela Série Prata

O ala Digo será desfalque para a partida diante do Clevelândia.

Após a vitória sobre o São João do Ivaí por 3 a 0, que deu ao time a liderança da chave “B” e o posto de melhor equipe da competição na segunda fase, o Toledo Futsal recebe neste sá-bado o Clevelândia, as 20h30, no Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni.

Invicto e com a melhor de-fesa da segunda fase, o Porco precisa apenas de um empa-te para garantir a classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Paranaense de Futsal – Série Prata.

Para o confronto deste sába-do, o técnico Róbson Recalcat-ti não contará com o fixo Cris e com o ala Digo, que recebe-ram o terceiro cartão amarelo e cumprirão suspensão auto-mática.

A Associação de Karatê Sho-gum/Secretaria de Esportes e Lazer conquistou o título esta-dual da modalidade, em Curi-tiba. A competição, que contou com a participação de aproxi-madamente 400 atletas de 19 associações de todo o Estado, deu o primeiro título parana-ense à experiente equipe tole-dana, que já havia conquistado três copas estaduais neste ano.

Toledo foi representado por 32 atletas das academias do To-ledão e do Yara, além das es-colinhas do município na AER Sadia, Centro Olímpico Arnol-do Bohnen, Vila Pioneira e tam-bém no Jardim Coopagro. O téc-nico e presidente da Associação de Karatê Shogum, Jackson Longen, salienta que “será di-fícil manter os bons resultados no próximo ano, mas temos óti-mos atletas que têm muita gar-ra e dedicação aos treinos”.

Karatê toledano sagra-se campeão paranaense

Definidos confrontos das quartas-de-finais

O Campeonato Amador “Copa Sidredi Oeste” 2011 e o Campe-onato Sub-20 “Copa Allmayer” – Troféu RC Esporte definiram no último domingo (16) os con-frontos das quartas-de-finais dos certames.

Na chave “A” do Amador, o líder Santos enfrenta o São Paulo, que terminou a primei-ra fase na quarta colocação do grupo.

O segundo colocado, Náutico, decidirá vaga às semifinais com o Penharol, terceiro colocado.

O Maracanã, primeiro lugar da chave “B”, enfrentará o So-cedema, que ficou com a última vaga da chave.

AMAP/ Panorama e Coopa-gro, segundo e terceiro coloca-dos, se enfrentarão em busca da vaga às semifinais.

No Sub-20, o equilíbrio da chave “A”, que terminou com

três equipes na liderança com 19 pontos, causará bons duelos nas quartas-de-finais. O líder da chave, São Paulo, enfrentará o Náutico, que ficou na quarta posição.

Santos, vice-líder, e Penharol, terceiro colocado, duelarão em busca da vaga.

Na chave “B”, o AMAP/Pano-rama, que teve a melhor cam-panha da primeira fase, terá confronto diante do Ipiranga, quarto colocado.

Maracanã, segundo colocado, e Coopagro, terceiro colocado, farão a outra partida da chave.

O Campeonato Amador e o Campeonato Sub-20 terão fol-ga neste final de semana. As partidas de ida das quartas--de-finais ocorrerão nos dias 29 e 30 de outubro, e os con-frontos de volta nos dias 5 e 6 de novembro.

Acontecerá neste sábado (22) a 4ª etapa do Circuito Sesc de Mini Vôlei. A competição, que tem como objetivo promover o lazer e a socialização, é fruto de uma parceria entre a entidade integrante do Sistema Fecomér-cio/Sesc/Senac, o Colégio Inco-mar e a Avofet (Associação To-ledana de Voleibol Feminino), e

será realizada em cinco catego-rias no masculino e no femini-no: 97/98 – vôlei 4x4; 99 – vô-lei 3x3; 2000 – vôlei 3x3; 2001 – vôlei 3x3, além da categoria 95+, que será no 6x6.

A competição acontecerá no Colégio Incomar e terá início às 8h, com término previsto para 18h30.

Atacar conquista título paranaense

A Atacar/Unipar/Toledo/Vol-vo/Oi sagrou-se a grande cam-peã do Campeonato Paranaense de HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas, com a IV Etapa rea-lizada em Toledo no ginásio do Campus II da Unipar. Partici-param delegações de Marin-gá, Cianorte, Francisco Beltrão, São Miguel do Iguaçu e a anfi-triã, reunindo cerca de 100 atle-tas com deficiência física.

A decisão das categorias HCR 4 Misto e HCR 4 Mascu-lino B foi por pontos corridos, e a grande final do HCR 7 teve o confronto entre as equipes Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi x Unipar/Cianorte. A anfi-triã acabou vencendo de vira-da por 8x7 após estar três gols atrás no placar, num jogo emo-

cionante e que levou à loucura a torcida.

A técnica Mariane festejou o resultado e destacou que a equipe treina muito o avanço de Nei com um atleta recua-do. “É um a mais em quadra contra a defesa”, lembrou en-quanto comemorava a vitória, que conseguiu tornar a Ata-car/Unipar/Toledo/Volvo/Oi campeã em todas a categorias de que participou.

Além do HCR 4 Misto e HCR 7, definidos no sábado, a Ata-car/Unipar/Toledo/Volvo/Oi já conquistara o HCR 4 Feminino e o HCR 4 Masculino A na eta-pa disputada em Cianorte, en-quanto o HCR 4 Masculino B foi decidido em Toledo e ficou com a UEM/Proefa/Maringá.

Circuito Sesc de Mini Vôlei chega a quarta etapa

Os atletas toledanos com as medalhas e troféus conquistados no último final de semana.

Page 7: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

Celebramos, neste domingo de ou-tubro, o Dia Mundial das Missões. Como de costume, o Papa Bento XVI, envia-nos uma mensagem, centrando--a no evangelho de São João 20,21: “Assim como o Pai me enviou, tam-bém eu vos envio”. Coincidentemente é a mesma frase escolhida para a ação evangelizadora quinquenal de nossa Diocese, entre os anos 2011 a 2015.

O papa enfatiza que o empenho de levar a todos o anúncio do Evangelho “é o serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência”. Tal objetivo é re-avivado pela ação litúrgica da Igreja, especialmente quando a santa Mis-sa é celebrada, já que esta se conclui lembrando o mandato de Jesus Cristo dado aos seus após-tolos: “Ide...” (Mt 28,19).

“A liturgia é sem-pre uma chamada “do mundo” e um novo início “no mun-do” para testemu-nhar o que se expe-rimentou: o poder salvífi co da Palavra de Deus, do misté-rio pascal de Cristo. Todos aqueles que encontraram o Se-nhor ressuscitado sentiram a necessi-dade de o anunciar, como fi zeram os dois discípulos de Emaús. Eles, depois de ter reconhecido o Senhor ao par-tir o pão, partiram imediatamente, vol-taram para Jerusalém e encontraram reunidos os onze e contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho (cf. Lc 24, 33-35). O Papa João Paulo II exortava a estarmos vigilantes e pron-tos para reconhecer o seu rosto e cor-rer a levar aos nossos irmãos o grande anúncio: Vimos o Senhor!” (Novo Mil-lennio Ineunte, 59).

Se por um lado todos os povos são destinatários do anúncio do Evange-lho, por outro lado todos são corres-ponsáveis na ação evangelizadora: “A missão universal envolve todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas é um dom a partilhar, uma boa notícia a comunicar. E este dom-empenho está confi ado não só a algumas pes-soas, mas a todos os batizados... As-sim, através da participação corres-ponsável na missão da Igreja, o cristão

torna-se construtor da comunhão, da paz, da solidariedade que Cristo nos concedeu, e colabora para a realiza-ção do plano salvífi co de Deus para toda a humanidade. Os desafi os que ela encontra chamam os cristãos a ca-minhar juntamente com os outros, e a missão faz parte integrante deste ca-minho com todos. Nela conservamos, embora em vasos de barro, a nossa vocação cristã, o tesouro inestimável do Evangelho, o testemunho vivo de Jesus morto e ressuscitado.

Nossa responsabilidade em anun-ciar o evangelho torna-se mais impres-cindível pelo fato de que muitos âm-bitos da vida humana, “inclusive em sociedades tradicionalmente cristãs, hoje são refratários a abrirem-se à pa-lavra da fé. Está em ato uma mudan-ça cultural, alimentada também pela

globalização, de mo-vimentos de pen-samento e de rela-tivismo imperante, uma mudança que leva a uma menta-lidade e a um estilo de vida que prescin-dem da mensagem evangélica, como se Deus não existisse e exaltam a busca do bem-estar, do lu-cro fácil, da carreira e do sucesso como fi nalidade da vida, inclusive em detri-

mento dos valores morais”.A evangelização é complexa, e exi-

ge igualmente solidariedade material para evangelizar os territórios de mis-são. O Papa pede que apoiemos as instituições necessárias para estabe-lecer e consolidar a Igreja mediante os catequistas, os seminários, os sa-cerdotes; e também oferecer a própria contribuição para melhorar as con-dições de vida das pessoas em pa-íses nos quais são mais graves os fenômenos de pobreza, subalimen-tação, sobretudo infantil, doenças, carência de serviços médicos e instru-ção. Isto também faz parte da missão da Igreja.

Bento XVI conclui sua mensagem com as seguintes palavras: “O Dia Missionário reavive em cada um o de-sejo e a alegria de “ir” ao encontro da humanidade levando Cristo a todos. Em seu nome concedo-vos de cora-ção a Bênção Apostólica, em particu-lar àqueles que mais trabalham e so-frem pelo Evangelho”.

Eu era fã de histórias em qua-drinhos, que no meu tempo de criança era “gibi”. E, além da família do Pato Donald, minha preferida era “Os sobrinhos do Capitão”, cujos principais per-sonagens eram o Heinz e o Fritz, dois irmãos que nada tinham de parecido, sendo um loiro e outro de cabelos escuros, porém am-bos traquinas ao máximo. Uma gostosura de travessuras muito bem contadas.

Logo nos primeiros meses em Toledo, vi uma dupla de irmãos extremamente parecida: o Nildo e o Osmar Zonner, e logo os ape-lidei em deferência à dupla do gibi. Como eles odiaram, pegou!

Sempre jun-tos, andavam de bicicleta e traba-lhavam desde a tenra idade com seu pai, que era um dos melhores pintores de pare-de da cidade. Eu virei amigo deles logo em segui-da, quando o Os-mar (Fritz) com-prou um toca-discos portátil e promovia matinês dançantes nas casas dos amigos, entre os quais se destacavam o Antônio Carlos da Silva (Carlinhos “cabri-ta”), o Nestor Casarotto, o Neu-di Raimundi e seu irmão “Duro-que”, o Wilson dos Santos (tio do Waldir Fabrício), o Valdir Ho-fstaetter e o Flávio Dalprá. To-dos vestiam aquelas calças boca-de-sino e cultivavam vas-tas cabeleiras, pois era moda da época. O Osmar, que tinha complexo de baixinho, usava sapatos de salto tacão para se igualar ao irmão.

Os dois são irmãos do “Ga-lego” (da Sadia) e do “Sebi-nho”, além de cunhados do Darci Bíscolli.

Na juventude, eram atuantes nas promoções da igreja católi-ca, principalmente nas quermes-ses que eram levadas ao lado da catedral e onde as mais lindas (e poucas) meninas desfi lavam e mandavam recadinhos e mú-sicas pelo serviço de alto-falan-te. O Osmar comandava aquele serviço. Bom demais! Mais tarde se desviaram de curso e até fi ze-ram bico como “lutadores de lu-ta-livre”, numa fajutice de dar dó. O Osmar era o “Diabo Loiro” e o Nildo (Heinz) eu não me lembro.

Mesmo assim sempre foram uns baitas caras. Quando eu era recém-casado e arrumei uma casa para morar, eles a pintaram

de graça (a tinta foi dada pelo Flá-vio Dalprá). Sou--lhes grato para sempre.

Os dois traba-lharam para mim nos bons tem-pos do Sukinho, e como recom-pensa incentivei o Nildo a montar seu próprio negó-

cio com uma estrutura que tro-quei com ele por despesas de consumo em seu estabelecimen-to futuro, o “Cantinho Verde”, na esquina em frente ao Incomar.

A dupla “Heinz e Fritz” nunca foi esquecida pela turma da épo-ca. O Osmar morreu de câncer, aqui em Toledo, há uns dois anos, e o Nildo vive em Flo-rianópolis, com três safenas e uma mamária (assim como eu), mas “alegrete” como sempre. É um excelente anfi trião dos tole-danos que aparecem por lá - o que posso testemunhar. Sua es-posa Arlete prepara uma caldei-rada de peixe e frutos do mar de dar água na boca.

Eles fi zeram parte da minha vida e eu tenho orgulho disso.

Alimentos contra ansiedadeViver agitado e com um emara-

nhado de preocupações na ca-

beça não só prejudica o humor

como faz o ponteiro da balança

disparar. Por isso, dê um tempo

e invista em nutrientes pró-cal-

maria. Pense em quantas vezes

você desejou que o dia tivesse

48 horas para cumprir todas as

tarefas e, ante a impossibilidade desse milagre acontecer, passou

o tempo todo correndo de um lado para o outro. Pois saiba que a

tensão constante causa alterações no humor e, acredite, no peso.

A ansiedade nas alturas contribui para a produção de cortisol, um

hormônio associado ao acúmulo de gordura no abdômen.

Alimentos contra ansiedade IIHá estudos que apontam a relação entre certos nutrientes com uma

menor agitação. Um desses trabalhos foi publicado recentemente

pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Nele, os

jovens que receberam suplementação de ômega-3 apresentaram

uma redução de 20% nos níveis de ansiedade quando comparados

a quem consumiu cápsulas inócuas. A dieta exerce um papel impor-

tante no controle dos ânimos. Mas nenhum alimento é mágico. O

tratamento é multidisciplinar.

Alimentos contra ansiedade IIIMagnésio: a enzima que converte o triptofano em serotonina é

dependente do magnésio e, daí, sua presença ajuda a acalmar

os nervos. Além disso, o magnésio bloqueia um receptor cha-

mado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A

consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estres-

se. Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas,

amêndoas e vegetais folhosos.

Alimentos contra ansiedade IV

Vitamina C: ela diminui a produção de cortisol, hormônio do estres-

se, além de combater os radicais livres, moléculas nocivas que

fazem a festa em momentos de tensão. Fonte: acerola, limão,

laranja, morango, caju, brócolis e rúcula. Arginina e lisina: Pes-

quisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminui-

ria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita

tranquilidade. Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente

de girassol. Cálcio: entre suas tarefas estão administrar a trans-

missão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar

a contração muscular. A ausência do mineral é capaz de gerar

uma senhora agitação. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-

-escuros, salmão e gergelim.

Alimentos contra ansiedade VComplexo B: todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo

em ordem. AB6 e o ácido fólico são essenciais para a forma-

ção do neurotransmissor serotonina. Sem essa dupla do com-

plexo B somada ao triptofano e ao magnésio, ele não é cria-

do. Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais,

aspargos e couve.

07Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

VIVER BEMpor Mayara Martan

“A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.” (Confúcio)

Recebi por e-mail – do meu ami-go Vitor Beal – a lista que Noam Chomsky desenvolveu sobre as 10 estratégias de manipulação dos princípios sociais e econômicos, através dos meios de comunica-ção, com fi ns de manipulação.

Muito interessante, profundo e verdadeiro, e sugiro a todos que o assistam, pois está à disposição na rede.

Avram Noam Chomsky é um lin-guista, fi lósofo e ativista político dos Estados Unidos, professor uni-versitário e autor de trabalhos fun-damentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens for-mais. Neste artigo, me atenho a ape-nas duas das es-tratégias: Estimu-lar o Público a Ser Complacente com a Mediocridade e Dirigir-se ao Públi-co como Criaturas de Pouca Idade.

Chomsky co-menta que o ob-jetivo da primeira estratégia é fazer crer ao povo, que está na moda a vulgaridade, a in-cultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o despre-zo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a des-valorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.

Os adolescentes de hoje são for-temente induzidos a tornarem-se complacentes e sobre eles estão as pressões para se ajustarem ao tipo de comportamento da maioria dos seus companheiros de idade. O problema é que o comportamento da maioria dos adolescentes exibe um estilo de vida moral decaden-te e com refl exos numa fraca vida acadêmica e vocacional.

Com relação à segunda estraté-gia, comenta que a maioria da pu-blicidade dirigida ao grande públi-co utiliza discursos, argumentos, personagens e entonações parti-cularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o

espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um defi ciente men-tal. Quanto mais se tende procu-rar enganar o espectador, mais se tende a adotar um tom infantil. Por quê? “Porque dirigir-se a uma pes-soa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, a adotar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico”.

Temos exemplos claros e clássi-cos na nossa televisão, basta ana-lisar o Zorra Total, a Escolinha do Professor Raimundo (e outros pro-

fessores), o Cha-ves, para não me alongar muito.

Destaco aqui um depoimento, que poderia perfei-tamente ser meu - tendo como base o muito pouco que tive oportunida-de de ver, com vi-são crítica - sobre o programa “Cha-ves”, que traz de modo bem acen-tuado as duas ten-dências citadas.

O “Anônimo”, numa comunidade do Orkut, retrata desta forma o pro-grama: “Chaves é o refl exo da me-diocridade deste país. Só mesmo no Brasil para um pro-grama de tão bai-

xo nível ainda ser supervalorizado e nem me refi ro à qualidade técni-ca do programa que é ridícula, mas sim ao seriado em si”.

E continua: “Eu jamais deixaria meu fi lho assistir a um programa que entre outras coisas faz apolo-gia à violência - em todos os capí-tulos aparecem personagens se es-tapeando; à vagabundagem, que é amplamente representada na fi gu-ra do seu Madruga; à falta de res-peito aos mais velhos, além de bullyng e maus tratos para com os animais.”

Fica aqui um alerta, a crianças e adolescentes que “absorvem” sem pensar esses tipos de programas e também aos pais, que observem o conteúdo daquilo que seus fi lhos estão assistindo.

Apelo à Mediocridade

“a maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos,

argumentos, personagens e entonações

particularmente infantis, muitas

vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse

uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental.”

PITÁGORAS S. BARROSProfessor e bancário aposentado, ex-vereador e missioná[email protected]

O Heinz e o Fritz

Aquela figura pública não impactou por sua

atuação nesta vida tão somente a mim,

mas a minha família e a muita gente que eu conheci e conheço.

Se por um lado todos os povos

são destinatários do anúncio do Evangelho, por

outro lado todos são corresponsáveis na ação evangelizadora

VALDIR [email protected]

Somos todos responsáveis em anunciar a Boa Nova

D. FRANCISCO BACHBispo da Diocese de Toledo

Parque das Águas já em plena temporada 2011-2012

O Parque Temático das Águas de Toledo, que abriu a sua ter-ceira temporada de verão na semana passada, terá uma atração especial neste domingo, 23. O núcleo do comércio da Vila Pio-neiro realiza um desfile de modas, a partir das 16h, com a parti-cipação de várias empresas do bairro.

A programação estava prevista para marcar o início da tem-porada de verão, mas foi adiada devido ao mau tempo. O Parque das Águas fica aberto de quarta a domingo, das 14 às 19h, para banho, e até as 22h, para visitação. O acesso é gratuito e os inte-ressados em usar a piscina devem trajar roupa de banho e apre-sentar exame de saúde, que pode ser feito no local, às sextas e sábados, das 14 às 17h.

Desfile de modas integra programação do Parque das Águas

Page 8: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

08 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

BIG PEIXE

EMPRESAS & NEGÓCIOS

Lugar aprazível para o lazer com boa culinária

Neste sábado 22/10

E no domingo 23/10

O clube dos grandes bailes!

Av. Parigot de Souza, 3423

Fone 3378-1441

Av. Parigot de Souza, 3423

BAILE COM A BANDA

FOLE

Ingresso R$ 10,00 Até as 23h00 de sábado

NO LOCAL

GRUPO GURIZADA

Promoção:

Internet via rádio é com a Oeste LineContando com uma exten-

sa rede de torres de retrans-missão espalhadas por vários locais da cidade e localidades próximas, a Oeste Line – Inter-net e Tecnologia é a solução mais adequada em internet banda lar-ga sem linha telefônica. A em-presa oferece vários planos, a partir de R$ 42,00 mensais, para atender às necessidades de cada cliente, com garantia de agilida-de e velocidade.

Todos os planos possuem 25% de banda garantida, per-mitindo que mesmo em horá-rios de picos o cliente tenha acesso com alta velocidade a contas, compras, pesquisas, notícias, etc.

A Oeste Line tem uma infra--estrutura de mais de 20 torres de retransmissão, oferecendo a maior área de cobertura em te-lefonia fixa, internet banda lar-ga e transmissão de dados para a região. A empresa atua em To-ledo, Sede Alvorada, Novo So-bradinho e Vila Nova.

A Oeste Line tem internet banda larga sem linha telefônica com qualidade e velocidade

A loja tem completa linha de equipamentos de informática, assistência técnica e serviços de rede

SERVIÇOOeste LineRua Dom Manoel da Silveira Delboux, 160 – CentroFone: (45) 3277-0008www.oesteline.com.br

Além do serviço de internet via rádio, a Oeste Line também trabalha com redes virtuais, re-

des empresariais, vendas de equipamentos de informática e assistência técnica.

Quer passar horas agradáveis num lugar aprazível, saborean-do deliciosos pratos à base de peixe? Então o lugar ideal é o Big Peixe.

Toda quarta e sábado, no jan-tar, tem rodízio de peixes com várias opções: pacu na brasa, filé de catfish grelhado, filé com bacon no espeto, filé de ti-lápia grelhado, peixe ao forno, lasanha de peixe e linguicinha de peixe.

Nas noites de sexta-feira, o Big Peixe tem buffet no jantar com música ao vivo. Aos do-mingos, também é servido o buffet com pratos como peixe na moranga, peixe com legu-mes, filé a milanesa, tilápia ao molho branco, lasanha de pei-xe, peixe ao forno, etc.

Pesque PagueNos finais de semana ou em

qualquer dia de folga, uma boa dica é passar horas agradáveis no Big Peixe, que possui área

de bosque com churrasqueiras, campo de futebol, playground, e claro, os açudes para a práti-

ca de uma boa pescaria. Tudo isso com excelência nos servi-ços e no atendimento.

Aproveite suas horas de lazer no aprazível ambiente do Big Peixe

No restaurante, o cardápio é variado, com porções, rodízio e buffet a base de peixe

SERVIÇOBig PeixeBR 467 – KM81Fone (45) 3252-2517www.bigpeixe.com.br

Page 9: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

ESPORTES09Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

Toledana faz história com 4 medalhas no Pan do México

A toledana Angélica Kvie-czynski, 20 anos, encerrou a sua participação nos Jogos Pan-Americanos de Guada-lajara, no México, com mais uma medalha, a de prata no aparelho maças. A participa-ção praticamente perfeita da atleta toledana, que integra a seleção brasileira individu-al adulto desde 2007, não foi suficiente para superar a me-xicana Cynthia Valdez, meda-lha de ouro com 25.775 pon-tos - nota corrigida, já que a primeira pontuação da atle-ta local foi 25.525. O bronze foi para a canadense Mariam Chamilova, que obteve 24.525 pontos. Na fita, última final de terça, Angélica ficou em sex-to lugar.

Para Angélica, todas as me-dalhas tiveram gosto de ouro e ela disse que nunca saiu de uma competição tão satis-feita como nesta. Ameaçada de não participar da disputa por conta de uma lesão no jo-elho, seguida de uma trom-bose, no final do ano pas-sado, a atleta ficou quatro meses parada e de fora do Pré-Pan. Por conta disso, a atleta avalia que os resulta-dos obtidos foram melhores ainda do que os esperados. Com a conquista, a atleta é a única ginasta brasileira a obter quatro medalhas na disputa, no individual, in-

cluindo as três medalhas de bronze (individual geral, bola e arco) e a de prata, no apare-lho maças.

Toledo já teve duas outras representantes premiadas no Pan. Nicole Müller, integran-do o conjunto, conquistou três medalhas de ouro, enquanto Ana Paula Scheffer, competin-do no individual, conquistou uma medalha de bronze no aparelho arco, ambas no Pan de 2007, no Rio de Janeiro.

A toledana, pentacampeã

brasileira, campeã pan-ame-ricana juvenil e campeã sul--americana será recebida com festa nesta sexta-feira em To-ledo. Ela e a técnica Anita Klemann, que acumula o co-mando da seleção brasilei-ra adulto, serão homenagea-das na prefeitura de Toledo, às 13h30min, no auditório da prefeitura, depois seguem de carro aberto do Corpo de Bombeiros, pelas principais ruas da cidade em direção ao Centro de Treinamento.

Angélica e a técnica Anita: participação vitoriosa na competição Panamericana no México

Meia Maratona Rotary-Sicredi

Um domingo esportivo em Toledo

Acontece neste domingo (23) um dos maiores eventos esportivos de Toledo: a 10º Meia Maratona Rotary-Sicre-di, e seus eventos comple-mentares Corrida Rústica, Maratoninha e Caminhada da Saúde. Promovido pelo Rotary Club, Prefeitura Mu-nicipal e Sicredi, o evento terá a participação de cer-ca de 2.500 atletas de todo o país, e também do Quênia e do Paraguai, que enviará a Toledo dez de seus princi-pais atletas.

O coordenador do evento, médico Torao Takada, está otimista quanto ao sucesso das provas, e convida a po-pulação toledana a presti-giar: “a cada ano nosso even-to cresce e se torna melhor, tanto na organização, quan-to na estrutura, premiação e, principalmente, na parti-cipação dos atletas. A pre-miação, que no ano passado foi de R$ 23 mil, será de R$ 32 mil, e o número de parti-cipantes também aumentou. Por isso, convidamos a po-pulação toledana para pres-tigiar nosso evento. Quem quiser pode participar da nossa Caminhada da Saúde, ou então apenas incentivan-do, torcendo pelos atletas”, falou Torao.

DestaquesDentre os atletas de desta-

que que já confirmaram par-

ticipação no evento estão as brasileiras Rosa Jussara Bar-bosa e Ilda Alves dos Santos e a queniana Jaqueline Je-rotich. Na categoria mascu-lino, o destaque será o que-niano Henry Kiprotich, que correrá pelo Paraguai.

PercursoAs provas terão largada

no Parque Ecológico Diva Paim Barth. A Meia Marato-na, com percurso de 21,1km,

passará pela Avenida Pari-got de Souza, Cirne Lima, Avenida Maripá, Rua São João, JJ Muraro, retornando para o lago pela Parigot.

Já a Rústica, com 6km, sai-rá do lago com destino a Pa-rigot de Souza.

A Maratoninha será em torno do Horto Florestal, e terá percurso de 1,5km para crianças até 11 anos, e 3km para acima de 11 anos.

Evento terá cerca de 2.500 participantes

Programação6h00 – Início do evento6h00 às 7h30 – entrega dos chip´s7h30 – largada da categoria cadeirantes7h45 – largada da Caminhada da Saúde8h00 – Alongamento/aquecimento8h20 – Hino Nacional8h30 – Largada Meia Maratona e Corrida Rústica8h40 – Largada Maratoninha10h00 – Premiação Maratoninha11h00 – Premiação Meia Maratona e Corrida Rústica

Page 10: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

10 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

GERALAPP Sindicato

Professor tem sua casa definitiva em ToledoA APP Sindicato inaugurou a

sede própria do Núcleo Sindi-cal de Toledo, localizada à Ave-nida Senador Attílio Fontana. O evento, realizado no Dia do Professor, contou com as pre-senças de professores, da presi-dente da APP Sindicato Marlei Fernandes, do prefeito José Car-los Schiavinato, dos vereadores Paulo dos Santos - autor da in-dicação ao Executivo da doa-ção da área para a edificação da sede -, Rogério Massing, Adria-no Remonti e Leoclides Bisog-nin; da secretária municipal de Educação, Janice Salvador; do representante do Núcleo Regio-nal de Educação de Toledo, Ildo Bombardelli, alem de lideran-ças da APP e do meio sindical de Toledo e região. Dirigentes de núcleos da APP Sindicato de Cascavel, Assis Chateaubriand e Francisco Beltrão

A obra em sua primeira etapa soma 250m² de área construída a um custo estimado em cerca de R$ 280 mil. Para uma etapa posterior está prevista a cons-trução do segundo pavimento.

A presidente da APP estadu-al, Marlei Fernandes, ressaltou que “é muito importante que o trabalhador tenha um local de referência das suas lutas, onde ele leva as suas angústias e rei-vindicações. Estamos muito fe-lizes de inaugurar esta sede no Dia do Professor”.

De acordo com a dirigente, a categoria do magistério ain-da enfrenta muitas dificulda-des, existindo uma dívida his-tória com a categoria. Marlei afirmou que houve muitas me-lhorias, mas o magistério ain-

Lideranças sindicais e autoridades constituíram a mesa de honra do evento

da tem uma demanda grande, citando como exemplo o núme-ro ainda muito alto de alunos por sala, que na média no Es-tado atinge de 40 a 45 alunos. “É muito alto esse número. Nós precisamos também melhorar as condições de saúde dos tra-balhadores em educação. O ma-gistério é um trabalho peno-so, onde se lida a cada dia com mais de 400 alunos, cada um com seu jeito, seus problemas e particularidades, o que exige muito, física e mentalmente do professor”, assegurou.

O presidente do Núcleo Sin-dical de Toledo, João Batista de Souza, destacou o trabalho co-letivo da APP Sindicato para a construção da sede própria. Ele ressaltou a conquista do ter-reno junto ao Poder Público, e a construção da sede, com o apoio dos filiados. “Começamos o Núcleo em 2000 com onze membros e 543 filiados. Hoje são 1.400 filiados na base re-gional, que inclui também os servidores municipais de São Pedro do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. Nosso início foi numa sala modesta e hoje contamos com este espaço para a realização das atividades, que incluem os cursos de formação e assembléias. Esta é a casa do professor da nossa região”, co-memorou.

Responsável pela Secretaria de Finanças da entidade, o pro-fessor Camilo Vanzetto salien-tou que a sede é um espaço im-portante para a realização dos debates, organização e planeja-mento em defesa da escola pú-blica e dos interesses dos tra-

balhadores da educação. “É um espaço para o encaminhamen-to das questões técnico-buro-crático, mas também para o de-

bate com os gestores públicos sobre as questões da educação do Paraná”.

O prefeito José Carlos Schia-

vinato enfatizou a importância da atuação dos trabalhadores na educação. “Todos os gover-nantes precisam ter uma dedi-

cação muito especial com esta categoria, pois aqui se forma a cidadania, que passa pelas es-colas públicas de qualidade, que temos hoje nos planos mu-nicipal, estadual e federal em Toledo. Ficamos muito satisfei-tos pelo fato de a Prefeitura de Toledo ser parceria deste em-preendimento, que se torna um local para as reuniões e discus-sões dos assuntos importantes da categoria”.

O vereador Paulo dos Santos lembrou o histórico de lutas da APP Sindicato, lembrando que a entidade prestou apoio impor-tante nos embates, por exem-plo, dos servidores munici-pais de Toledo. Ele destacou o reconhecimento ao Execu-tivo pelo atendimento a uma indicação de sua autoria pro-pondo a doação da área para a entidade. “Parabéns aos tra-balhadores que ganham mais uma sede para as suas lutas”, enfatizou.

Inauguração contou com o prestígio de professores e convidados

Os Trabalhadores em Educação Pública de Toledo e região

agora contam com a sua casa.

Sede própria da APP Sindicato – Núcleo Sindical de Toledo.

Um espaço amplo e democrático para o debate das questões que envolvem a Educação, assembléias, congressos, cursos de formação, etc.

Parabéns pro� ssionais da Educação.

A sede própria dá uma referência definitiva à entidade sindical

Page 11: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

[email protected]

11Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

Izabela Willhelms

Bruna, Carol e Jacke conferindo a Expo Toledo

O romance rolou solto no show de Fernando e Sorocaba

Renato e Mayara na balada

Gabriela e André no show do Luan Santana

Dayane Bertolo conferindo a nova casa da região, o Wood´s Bar

Fernando e SorocabaDentro da expectativa, o show de Fernando e Sorocaba agradou em cheio o público, que compareceu em grande número. Outra produção de alto nível, com direito a bolha girando sob o público, tendo dentro dela o cantor Fernando provocando o delírio das fãs. Destaque tam-bém para a produção da dupla, que atendeu super bem a imprensa e fãs, todos sendo recebidos com muita simpatia pelos artistas, inclusive tocando uma música junto com a orquestra de viola de Toledo.

Oktoberfest 2011 Tem início nesta sexta, 21, os bailes da Oktoberfest 2011 em Mare-chal Cândido Rondon, com expectativa de mais de 10.000 pessoas diariamente. É chopp a vontade e muita folia. Vale a pena conferir.

Angélica KvieczynskiA atleta toledana de GR arrasou nos Jogos Pan-Americanos de Gua-dalajara, no México. Ostentando três medalhas de bronze e uma de prata, essa conquistada numa apresentação memorável no aparelho das maças, ao ritmo do samba, conseguindo a nota 25.150, sendo prejudicada no fi nal por um pequeno atraso não sincronizado com a música, acabando cedendo o ouro para a mexicana Cynthia Valdez, que obteve 25.575 (patriotada?). Angélica torna-se referência na modalidade e orgulho para a cidade de Toledo. Parabéns.

Wood´s BarCom a promessa de agitar a noite regional, foi inaugurado essa se-mana, em Cascavel, com coquetel para a imprensa e convidados, o Wood´s Bar. Uma franquia tendo como sócios locais Mikhael Kae-fer, Maycon Zandavalli e Anderson Luiz Bueno, em parceria com os proprietários da rede, que possuem casas em Curitiba, onde tudo começou em 2005, Balneário Camboriú, São Paulo e Foz do Igua-çu. A casa será gerenciada por Raff aela Santos e a coordenadora de marketing é Ligia Vitorio. Com foco na música sertaneja, é um lugar elegante e freqüentado por gente muito bonita. Localizado na Av. Brasil, 7456, próximo a Praça do Migrante.

Agenda20 - Show Zé Geraldo no Empório Santa Maria21 - Oktoberfest em Marechal Candido Rondon21 - Rio 40 Graus – Funk – Hip Hop – Black na Bielle Club21 - Legião Urbana Dois no Empório Santa Maria22 - Juan Rodrigues – Look-a-like na Bielle Club22 - Toni e Tiago no Empório Santa Maria22 - Show Conrado e Aleksando no Cowboy Saloon

Mikhael Kaefer e Gurlan Rosset, dois dos sócios da Wood´s Bar

Rafaella Santos é a gerente do Wood´s Bar

Page 12: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

12 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

TURISMO

Aproveite as belezas do Brasil de forma diferenciada

São 110 quilômetros de passeio por uma ferrovia com 125 anos de história

Grupo Serra Verde Express oferece quatro opções de passeios inesquecíveis

Se você procura um jeito diferente de planejar uma deli-ciosa viagem, com um roteiro diferenciado, aí vai a dica:

vá de trem! No Brasil o turismo ferroviário vem crescendo a todo vapor e em alguns estados já é possível desfrutar de passeios incríveis, com paisagens de tirar o fôlego. No Para-ná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, o grupo Serra Ver-de Express é responsável pela administração dos quatro pas-seios de trem mais procurados por turistas do Brasil e do mundo. Você pode escolher da cabine simples à mais luxu-osa para se deliciar com trajetos inusitados que prometem surpreender e encantar muitos viajantes.

Paraná

Trem da Serra do MarA exuberante Serra do Mar,

considerada uma Reserva da Biosfera pela UNESCO, é um pedaço da Floresta Atlântica que compõe 5% da mata natu-ral no Brasil. Com o privilégio de deter um bom pedaço dessa porcentagem, o estado do Para-ná preserva com o maior orgu-

lho este tesouro ecológico que está localizado entre o primei-ro planalto paranaense e a pla-nície costeira do litoral.

Neste cenário surge o pas-seio turístico de trem pela Ser-ra do Mar. Ao todo, são 110 qui-lômetros de uma ferrovia com 125 anos de história. O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes e aos domingos chega também em Paranaguá.

Trem de LuxoNo passeio Curitiba/Morre-

tes feito pelo trem de luxo Gre-at Brazil Express, conhecido carinhosamente como GBE, a natureza é conjugada em pri-meira pessoa e as tradições são levadas a sério.

O passeio a bordo do primeiro e único trem de luxo do Brasil é composto por dois carros que re-constituem todo o charme e gla-mour da época de ouro das via-gens de trem. O Trem de Luxo

promove uma nostálgica via-gem aos áureos tempos da ri-queza, do refinamento e do bom gosto, uma experiência ines-quecível, tanto pelas paisagens, quanto pelo prazer de estar em seu rico interior, com móveis de madeiras nobres e decoração te-mática com o melhor da fauna e

flora brasileiras.Na capital paranaense a via-

gem começa na Estação Fer-roviária de Curitiba (PR), de onde o trem turístico parte cortando a Região Metropoli-tana de Curitiba, pelos muni-cípios de Pinhais e Piraquara, o berço das águas do Paraná.

O Trem de Luxo reconstitui todo o charme e glamour da época de ouro das viagens de tremSão 110 quilômetros de passeio por uma ferrovia com 125 anos de história

O passeio de trem pela Serra do Mar revela a exuberância da fauna e da flora paranaense

Primeiro Hotel em 3D

Rafain Palace utiliza ferramenta do Google

Para acompanhar o interesse dos hóspedes por tecnologia, o Rafain Palace Hotel & Conven-tion Center, de Foz do Iguaçu, se tornou o primeiro espaço com Centro de Convenções a ter uma planta 3D na internet.

Com a iniciativa, o turista in-ternauta pode conhecer a uni-dade pela tela do computador, em qualquer parte do mundo, e até visitar o bosque e foyer do Complexo Expocenter, que tem 18.015 mil m2 de área de even-tos, com capacidade para até

Os green-ships Le Boréal e L’Austral, ambos com 142 metros, e apresentados como navios eco--sustentáveis pela Compagnie Du Ponant Yacht Cruises, uma das primeiras a operar os chamados ‘navios verdes’, prometem ser uma das boas surpresas da próxi-ma temporada marítima.

Os navios-gêmeos já saíram do estaleiro com o mais moder-no equipamento de navegação en-contrado no mercado atualmente e certificação em águas polares, com casco reforçado, propulsão elétrica (sem ruído de hélices e motor) e posicionamento dinâmi-co, ou seja, não baixam âncoras, evitando danos ao fundo do mar e corais e, ao mesmo tempo, se mantendo imóveis graças ao acio-namento de hélices laterais.

Estarão navegando pela Améri-ca do Sul, na temporada de verão, passando pelo Caribe – Venezue-la, Costa Rica, Panamá e Cuba. Te-rão viagens-expedições para a An-tarctica, em um dos locais menos explorados na Terra.

Ainda com foco na eco-susten-tabilidade, os megaiates contam

com sistema de dessalinização de água do mar, que contempla a filtração da água várias vezes para sua reutilização e descarte. Além disso, o lixo passa por se-leção e compactação, colaboran-do com a preservação dos mares e do meio ambiente.

A Du Ponant é representada no Brasil pela Qualitours Crui-ses & Tours especializada em viagens de cruzeiros marítimos e fluviais. Os dois navios con-tam com 132 cabines equipadas com ar-condicionado, cama king size ou duas twin, minibar, TV de tela plana, mesa de trabalho, co-fre, secador de cabelos, produtos para banho da marcas L´Occitane e Bvlgari, room service 24 horas, acesso à internet wi-fi e DVD, CD e iPod player.

O restaurante Gastronomic,

para até 268 pessoas abre para café da manhã, almoço e jantar com o melhor da culinária fran-cesa e internacional e carta de vi-nhos.

Já Grill, com capacidade para 130 passageiros em ambiente in-terno e 80 em externo, serve café da manhã, buffet de almoço e jan-tares temáticos.

Os megaiates também oferecem o Main Lounge, com bar e acesso ao terraço e estrutura para chá da tarde e eventos dançantes; o Pa-noramic Lounge, com biblioteca, internet, bar e entretenimento à noite; Open-air Bar, no deque da piscina; teatro, destinado a con-ferências e entretenimento para até 250 pessoas; e área de lazer, incluindo serviço de foto e aces-so à internet wi-fi. No Le Boréal encontra-se ainda o Beauty Cor-ner Carita, e no L’Austral, o So-thys. Ambos contemplam servi-ços de massagem e cabeleireiro. O Le Boreal e o L’Austral nave-gam sob bandeira francesa, am-bos tem seis deques para passa-geiros, e contam com tripulação de 140 pessoas.

9,8 mil pessoas.Para acessar o Rafain Palace

Hotel & Convention Center em três dimensões, basta entrar

no Google Earth e iniciar uma buscar com o nome do hotel ou acessar o link http://migre.me/5RwET.

Navios eco-sustentáveis navegam pela América do Sul

Page 13: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

Fomento

EMPRESAS & NEGÓCIOS13Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

Paraná amplia valores e prazos para concessão de microcrédito

A Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Paraná) ampliou em 50% os li-mites e os prazos em todas as faixas de concessão de crédi-to do Programa Microcrédito Banco Social. A partir de ago-ra, o valor máximo de finan-ciamento do microcrédito pas-sa de R$ 10 mil para R$ 15 mil e o prazo para pagamento au-menta para até 36 meses.

A medida beneficia desde o empreendedor que precisa de apoio para dar início a uma atividade até aquele que está em fase de consolidação do negócio ou planeja expandir as atividades e para isso pre-cisa de crédito para capital de giro, investimento fixo ou in-vestimento misto.

De acordo com o presiden-te da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, o reajuste das faixas de crédito demons-tra a boa vontade da adminis-tração estadual em contribuir para a expansão da ativida-de dos micro e pequenos em-preendedores. “Esta medida é mais uma demonstração do jeito do governador Beto Richa de governar o Paraná, apoian-do o setor produtivo, para me-lhorar a renda e garantir a criação de empregos”, afirma.

“Não podemos esquecer da grande contribuição das mi-croempresas para a econo-mia do Brasil e do Paraná. É o segmento que mais cria em-pregos”, completa o secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly. Ele aponta a oferta de crédito como fator fundamental para a consolidação dos pequenos empreendimentos.

O objetivo do governo com o reajuste dos limites e prazos é manter o Programa Microcré-dito, que recentemente com-pletou 10 anos, como referên-cia em crédito nesse segmento. Nesse período foram liberados mais de R$ 132 milhões, que atenderam 35 mil empreendi-mentos, responsáveis por 227 mil empregos.

A concessão de crédito do Banco Social estava limitada a R$ 10 mil desde 2007. Desde

então, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumi-dor (IPC-Fipe) variou 23,4% e o Custo Unitário Básico (CUB), usado no setor da construção civil, cresceu 42,8%.

Para obter recursos do micro-crédito, o empreendedor deve ter faturamento anual máximo de R$ 360 mil. A taxa de juros dos financiamentos é de apro-ximadamente 12% ao ano e não é cobrada Taxa de Abertura de Crédito (TAC).

Programa tem 10 anos e é referência

Valor máximo de financiamento do microcrédito passa de R$ 10 mil para R$ 15 mil

Page 14: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

Pollyanna e Leandro fazem juras de amor, na Catedral Cristo Reis neste sábado (22)

SOCIAL“O amor é uma coisa ideal, casamento uma coisa real; uma confusão entre o ideal e o real nunca acaba impune.” (Johan Wolfgang Von Goethe)

[email protected] DONEGA

14 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

Benachio, gerente Kasinski Toledo, Leandro Sangaletti Diretor Nacional Kasinski, André Amoroso (proprietário das concessionárias Kasinski Toledo, Cascavel e Medianeira), José Fernando Prezotto e Giovane

O empresário André Amoroso, em cima de uma das novidades da Kasinski para o ano de 2012, uma moto forte, carenada, 150 cc e um preço acessível a todos

Uma das belas modelos que animavam mais o clima do estande da Kasinski no Salão Duas RodasKasinski II

A nova Comet GT 650cc já vem com o novo farol. A Comet GT 650 foi confi rmada pelo imbatível preço sugerido de R$ 19.990,00 (sem frete e seguro inclusos). Já na Comet GTR são várias novidades, como o novo grafi smo que fi cou bom. A versão 250cc terá detalhes fosco e a versão 650cc terá sua carenagem inferior em fi bra de carbono, o que confere um toque a mais de modernidade e estilo para as Comets.

Traseira esportiva da nova 150cc, carenada Kasinski

CustomPara reforçar o seu mix, a Kasinski apresentou também a Custom ST7, um modelo de 700 cilindradas de estilo mais clássico que a Mi-rage 650, de estilo mais esportivo, atualmente em comercialização.

TabuMinha família, Donega, não é acostumada a altares, casamento na igreja. Minha avó, Luzia Tomazini, teve 9 fi lhos e somente minha tia, Sônia Donega, trocou alianças perante o padre. Após 33 anos des-de o último casamento, isso mesmo, faz muito tempo, minha prima Pollyanna Elba e Leandro XXXX vão quebrar esse tabu na família. As juras de amor e troca de alianças serão no altar da Catedral Cristo Rei neste sábado (22), e a comemoração será no Salão da Mafalda.

Kasinski A equipe da Concessionária Oeste Motos/Kasinski foi a São Paulo conferir o estande da Kasinski no Salão Duas Rodas. Seus integran-tes fi caram impressionados com tantas novidades e principalmente pelo espaço que a Kasinski reservou para suas belas motos e visi-tantesA Kasinski trouxe varias novidades como a tão esperada Megelli que virá com o nome de COMET “SR” em sua versão carenada e “R” para o modelo naked. Virá inicialmente com o motor 150cc da Zongshen (já usado na Miragem 150cc). Ela tem previsão de ser comercializa-da no inicio de março de 2012, com o preço super competitivo que promete agradar aos consumidores.

Page 15: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

[email protected]

LEITURAS DA MADRUGADA“Para se ter sucesso é necessário amar de verdade o que se faz” (Steve Jobs)

BRUNO RADUNZ

15Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

por Marcos [email protected] CRIOULA

38

LEGENDA: O público prestigiou o almoço promovido pelo CTG Chama Crioula

FOTO - almoço LEGENDA: O tempo colaborou, proporcionando um belo dia

FOTO - Renato LEGENDA: Renato Machinesk e Orandi Gayardo

LançamentoEstá agendado para o dia 04 de novembro o lançamento do pri-meiro livro do professor Sérgio Herckert, o popular “Boi”, com o título “Aprendizado no Esporte”. O evento acontece no Centro Cultural Oscar Silva, no ambien-te da Biblioteca Pública, a partir das 19h30. Trata-se de uma obra pedagógica, que poderá servir de embasamento para profi ssio-nais da área esportiva, bem como para leitura de entretenimento.

Academia de LetrasSerá no próximo dia 29 de outubro a instalação da tão sonhada Aca-demia de Letras de Toledo, idealizada pelo Clube da Poesia, sob o comando de Edy Braun e Luiz Alberto Costa e com a comissão de implantação presidida por este colunista. O evento acontece nas de-pendências do Olinda Park Hotel e deverá contar com a presença de renomados escritores paranaenses.

GrevesOs primeiros movimentos gre-vistas que aconteceram em To-ledo foram em meados de 80 com a chegada em nossa ci-dade de dois funcionários do Banco do Brasil: Vitalino Ve-nanci e Henrique Pizolatto. Eles atuavam tambem no ramo da construção civil onde orga-nizaram o primeiro movimen-to grevista de grandes pro-porções que se tem notícia na história de Toledo.

Greves 2Aumentos de 8 a 10% nos salários dos bancários são quantias irrisó-rias face aos lucros exorbitantes obtidos pelas instituições bancárias que protegidas pelo governo, cobram taxas exorbitantes dos clientes, levando muita gente ao desespero. Os bancos, principalmente os es-trangeiros, são protegidos em todas as escalas, sendo eles os que menos pagam impostos no país. Daí a importância de prestigiarmos as cooperativas que atuam no setor, como Sicredi e Sicoob, que inclu-sive, não participaram da greve e atenderam boa fatia da população.

ContatoRecebi com muito orgulho a ligação de Fernandes Amorim, ex-secre-tário do então presidente da República Fernando Collor enaltecendo minha obra, prestes a ser lançada, “Fernando Collor, o Mito (O outro lado da história)”. Fernandes foi um dos colabores exponenciais da obra, pois ele vivenciou os fatos acompanhando Collor em todos os instantes, desde a ascensão até a queda, no período de 1989 a 1991.

Sobre a morte“Ninguém quer morrer! Mesmo as pessoas que querem chegar ao paraíso não querem morrer para estar lá. Mas, apesar disso, a mor-te é um destino de todos nós. Ninguém nunca escapou. E deve ser assim, porque a morte é provavelmente a maior invenção da vida. É o agente de transformação da vida. Ela elimina os antigos e abre ca-minho para os novos.” Palavras brilhantes de um gênio, Steve Jobs, proferidas em 2005, em palestra na Universidade de Stanford.

Moças bonitas na Festa do Costelão à Campeira do CTG Chama Crioula: Alessandra Bragagnolo, Caroline Schommer, Ana Paula Silveira e Manuela Camargo

Marino Mugnol e Alex Fernandes, da Coamo, e Ottmar Pedde, da Sociedade Rural, na Expo Toledo 2011

Em sua passagem por Toledo, o cantor Luan Santana com Fabiana Delava

Em registro de Lucélio Sartoretto, em reunião de amigos no Clube Mexa-se, Daniel Pegoraro, Beto Niedermeyer (Allmayer Supermercado), recebeu, entre outros, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o médico Avelino Campagnolo e o empresário Darnes de Almeida, o “Kagiva”

Costelão foi um SucessoO CTG Chama Crioula agradece a todos os amigos que colabora-ram para o sucesso do último al-moço, que aconteceu no domin-go (16). Mais de 40 costelões foram vendidos.Além de superar as expectati-vas dos membros da patrona-gem, a organização conseguiu mais uma vez atender todo o público com o máximo de qua-lidade. “Por essas ações é que nos motivamos a realizar mais eventos” falou o Patrão Oran-di Gayardo, que agradece a co-laboração dos membros da pa-tronagem além dos integrantes das invernadas de dança pelo sucesso do evento.

Concurso de Dança de Salão na Terceira IdadeA Prefeitura de Toledo, através dos Centros de Revitalização da Ter-ceira Idade, promove a I Olimpíada de Terceira Idade. Distribuidos em diversas atividade esportivas, o que mais chamou a atenção foi o interesse dos idosos para o Concurso de Dança de Salão, que acon-tecerá nesta sextafeira (21), a partir das 15h00 no Certi do Jardim Coopagro. A Comissão Avaliadora do concurso será formada pelos integrantes das escolas de Dança e do CTG Chama Crioula.

O concursoCerca de 30 casais se inscreveram para o concurso. As provas serão realizadas em baterias de cinco casais e todos deverão mostrar suas habilidades nos ritmos valsa, xote, tango e bolero.

Premiação A premiação para os campeões da modalidade de dança de salão da Olimpíada da Terceira Idade acontece no dia 28 de outubro, quando também acontece o Baile do Certi da Vila Pioneiro.

O público prestigiou o almoço promovido pelo CTG Chama Crioula

O tempo colaborou, proporcionando um belo dia Renato Machinesk e Orandi Gayardo

Page 16: 116ª edição do Jornal Viver Toledo

16 Toledo/PR • 21 a 27 de outubro de 2011

[email protected]

“Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa. Ir para a cama à noite dizendo que fi zemos algo maravilhoso, isso importa para mim” (Steve Jobs)

WANDERLEY GRAEFF

Rápidas

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tole-do promove neste sábado (22) a tradicional comemoração pela passagem do Dia do Servidor Público. À partir das 20 horas, no Greenhall.

O Toledão tem como novidade o 1º Campeonato Listão de Futebol Sete “Cinqüentão”, destinado para os “boleiros” do clube com idade mínima de 50 anos. As rodadas do “cin-qüentão” serão realizadas às sextas-feiras.

Começa nesta sexta-feira (21), às 18h30, a exposição dos artistas Mitchi e Ari Kliemann, na Galeria Alkindar Sar-do. São peças produzidas a partir do reaproveitamento do lixo - cerâmicas, vidros, madeiras - e restauração de obje-tos antigos.

A Banda Fole anima o sábado no Clube Olímpico. No do-mingo, sobre ao palco o Grupo Gurizada

Festa do anoMais de 800 ingressos já foram vendidos para a GROOVE SOCIETY 2011, mesmo 20 dias antes do evento. A festa que acontece no dia 01 de novem-bro no Olinda Park Hotel em Toledo é o maior encontro de gente bonita da região. Certeza de casa cheia, grandes atrações e muitas surpresas no maior estilo Groove Society. Quem perder vai se arrepender hein...

Buenos AiresTem uma fi nalidade muito nobre a viagem de lideranças toledanas a Buenos Aires. Os presidentes da Garantioeste e Sicoob Oeste, Augusto Sperotto, e da Acit, Edésio Reichert, mais o prefeito José Carlos Schiavinato e o secretário de Indústria e Comércio Narcizo Muller, foram conhecer em detalhes o funcionamento da Garantizar SGR - Sociedades de Garantia Recíproca.

BazarA Casa de Maria será benefi ciária do 1º Bazar de Natal, que será reali-zado nos dias 26 e 27, das 15 as 22 horas, no Green Hall.Assinam o evento Simone Braga Côrtes e Mauro Picini. Serão expostos artigos natalinos confeccionados por artesãos de Toledo e Cascavel.

Kit AbdalaDono de um currículo impres-sionante, o médico e empresá-rio Kit Abdala fará palestra em Toledo neste sábado, 22, às 20h30, na Casa da Amizade.Abdala falará sobre as suas ex-periências em evento da Asso-ciação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep), entidade que busca o fortaleci-mento de valores cristãos atra-vés da sinergia entre empresá-rios, autoridades e homens que compartilham experiências de sucesso.Mais informações podem ser obtidas com Roberto Alves - (45) 9971-0186. Caixa

Após seis anos, Celso Loh dei-xou a gerência geral da Caixa em Toledo, para assumir a mes-ma função em Cascavel.Procedente de Francisco Bel-trão, Claudio Eidt (foto) é o novo gerente geral em Toledo.Ao Claudio, os votos da coluna de todo o sucesso neste retorno à cidade, que ele conhece mui-to bem, pois já havia trabalhado aqui ao longo de sua carreira.

Jocilei Duffeck Grein e Michelly Verônica de Abreu se casam neste sábado, 22, na Igreja Sagrada Família (Jd. Panorama), com recepção no Salão Social do Yara Country Clube, sob a responsabilidade do Buffet Chateau

Agenor e Solange Dorini, da Rede Nacional Móveis e Eletros/Agacê Eletromóveis e D.Dorini Calçados e Acessórios, com Manoel e Dora de Oliveira, ele presidente da Unimed Costa Oeste, ela diretora do Colégio Alfa Intentus

Kátia e Rogério Massing com a pequena Giovana na Festa do Costelão à Campeira no CTG Chama Crioula

Roberto Bombardelli e Inácio Cattani, superintendente regional da Sicredi, na Expo Toledo 2011

PaintballO Yara Country Clube traz para Toledo um esporte americano que tem como objetivo, entretenimento e diversão: Paintball Speed. O jogo tem dois times com três participantes cada, mediados por um juiz - todos devida-mente equipados com material de proteção e segurança. O Paintball será realizado nos dias 29 e 30 de outubro no Yara Country Clube, aberto para sócios e não sócios. Para informações: fone (45) 9119-0412.

5km BRF A BRF - Brasil Foods, com intuito de incentivar e promover a qualida-de de vida, lazer, esporte e saúde, irá realizar a Caminhada e Corri-da 5km BRF. Será no dia 11 de dezembro, por ocasião das comemo-rações do aniversário do município, no Parque Ecológico de Toledo.O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, que irá incluir a Caminhada e Corrida 5km BRF no calendário ofi cial do município e tem o apoio do Jornal Viver Toledo.