11_86_mitose

1
MITOSE PROPOSTA DE CORRECÇÃO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9681 1- A mitose compreende conjunto de transformações durante as quais o núcleo se divide. 1.1- Ordena as 4 sub-fases da mitose, representadas pelos esquemas A, B, C e D. 1.2- Identifica as as 4 sub-fases. 1.3- Estabelece a correspondência entre cada um dos acontecimentos seguintes e as letras que se relacionam com as respectivas subfases. 1- Os cromossomas atingem o seu máximo de encurtamento devido a uma grande condensação. 2- Os pares de centríolos estão nos pólos da célula. 3- Os 2 pares de centríolos começam a afastar-se em sentidos opostos, formando-se entre eles o fuso acromático ou mitótico. 4- Quando os centríolos atingem os pólos, o invólucro nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem. 5- Os cromossomas descondensam-se e alongam-se, tornando-se menos visíveis. 6- A célula fica constituída por 2 núcleos. 7- Ocorre a clivagem dos centrómeros, separando-se os cromatídios, que passam a constituir 2 cromossomas independentes. 8- As fibrilas ligadas aos romossomas encurtam e estes começam a afastar-se em direcção a pólos opostos: ascensão polar dos cromossomas-filhos. 9- No final, os 2 pólos da célula têm colecções completas e equivalentes de cromossomas e, portanto, de DNA. 10- O fuso acromático completa o seu desenvolvimento (algumas fibrilas ligam-se aos cromossomas e outras vão de pólo a pólo). 11- Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se grossos e curtos. 12- Cada cromossoma é constituído por 2 cromatídios unidos pelo centrómero. 13- Os cromossomas dispõem-se com os centrómeros no plano equatorial com os braços para fora, constituindo a denominada placa equatorial. 14- A membrana nuclear reorganiza-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula. 15- Os nucléolos reaparecem. 16- Dissolve-se o fuso mitótico. 2- Explica por que razão a ocorrência de divisões celulares sucessivas, em gerações de células, não é acompanhada por uma redução gradual do tamanho das células.

description

biologia 11 mitose

Transcript of 11_86_mitose

Page 1: 11_86_mitose

MITOSE

PROPOSTA DE CORRECÇÃO: http://forum.netxplica.com/viewtopic.php?t=9681

1- A mitose compreende conjunto de transformações durante as quais o núcleo se divide.

1.1- Ordena as 4 sub-fases da mitose, representadas pelos esquemas A, B, C e D.

1.2- Identifica as as 4 sub-fases.

1.3- Estabelece a correspondência entre cada um dos acontecimentos seguintes e as letras que se relacionam com as respectivas subfases.

1- Os cromossomas atingem o seu máximo de encurtamento devido a uma grande condensação. 2- Os pares de centríolos estão nos pólos da célula. 3- Os 2 pares de centríolos começam a afastar-se em sentidos opostos, formando-se entre eles o fuso acromático ou mitótico. 4- Quando os centríolos atingem os pólos, o invólucro nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem. 5- Os cromossomas descondensam-se e alongam-se, tornando-se menos visíveis. 6- A célula fica constituída por 2 núcleos. 7- Ocorre a clivagem dos centrómeros, separando-se os cromatídios, que passam a constituir 2 cromossomas independentes. 8- As fibrilas ligadas aos romossomas encurtam e estes começam a afastar-se em direcção a pólos opostos: ascensão polar dos cromossomas-filhos. 9- No final, os 2 pólos da célula têm colecções completas e equivalentes de cromossomas e, portanto, de DNA. 10- O fuso acromático completa o seu desenvolvimento (algumas fibrilas ligam-se aos cromossomas e outras vão de pólo a pólo). 11- Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se grossos e curtos. 12- Cada cromossoma é constituído por 2 cromatídios unidos pelo centrómero. 13- Os cromossomas dispõem-se com os centrómeros no plano equatorial com os braços para fora, constituindo a denominada placa equatorial. 14- A membrana nuclear reorganiza-se à volta dos cromossomas de cada pólo da célula. 15- Os nucléolos reaparecem. 16- Dissolve-se o fuso mitótico.

2- Explica por que razão a ocorrência de divisões celulares sucessivas, em gerações de células, não é acompanhada por uma redução gradual do tamanho das células.