´12 Sistemas de Segurança - Eaton

49
Sistemas de Segurança ´12 Detecção de incêndio, monóxido de carbono, intrusão e controle de acessos

Transcript of ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

Page 1: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

Sistemas de Segurança´12Detecção de incêndio, monóxido de carbono,

intrusão e controle de acessos

Page 2: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

2

O Grupo

Cooper Industries

Fundada em 1833 como uma pequena fundição em Mount Vernon, Ohio, EUA pelos irmãos Charles e Elias Cooper, a Cooper Industries é hoje um fabricante global com posições de liderança no mercado da electricidade. Nos primeiros 125 anos de história, a empresa concentrou-se na produção de dispositivos de compressão e distribuição de gás e motores diesel para embarcações. Em 1960, a Cooper começou um processo de diversificação da carteira com uma série de aquisições e expansão internacional.

As gamas de produtos atuais incluem equipamentos para a indústria de petróleo, produtos para distribuição de energia elétrica, iluminação, segurança contra incêndios e intrusão. A presença da Cooper na Europa foi conseguida com uma série de aquisições de marcas de alto padrão como ECMA, Menvier ou MTL. Com uma vasta rede de empresas, a Cooper Industries tem hoje uma forte liderança em inovação, desenvolvimento, produção, distribuição e suporte técnico em todo o mundo.

Page 3: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

3

Cooper Safety

Quando se trata de proteger vidas e propriedade, não há espaço para compromisso, são necessários produtos testados e certificados, conhecimentos e experiência internacional e suporte local. Como uma divisão da Cooper Industries, nós somos um líder global em soluções e tecnologias destinadas a salvar vidas e proteger os seus ativos.

Os nossos produtos e marcas, são líderes de mercado nas áreas industrial, comercial e residencial, onde somos capazes de oferecer soluções para detecção de incêndio, proteção contra intrusão, iluminação de emergência e sinalização de rotas de fuga, iluminação tradicional e LED, e notificações de emergência.

Oferecemos segurançapara pessoas e benscom paixão e competência

Com uma reputação invejável em inovação, qualidade e desempenho, a nossa gama de produtos inclui marcas como Menvier em equipamentos de iluminação de emergência, CSA - Fulleon - Wheelock em componentes e acessórios para sistemas de alarme de incêndio e roubo, MEDC em dispositivos de sinalização para áreas de risco, Scantronic em sistemas de alarme contra roubo com e sem fio.O sucesso internacional em curso é o resultado da paixão e do conhecimento das nossas unidades de negócios, oferecendo uma riqueza de excelência e inovação nos seus respectivos setores de competência.

Cooper Pretrónica

Empresa do grupo Cooper Industries presente no mercado português há mais de 35 anos com produtos e soluções para segurança contra intrusão, incêndio e iluminação de emergência.

A Cooper Pretrónica está sediada em Rio de Mouro, Sintra possui uma equipa de profissionais altamente qualificados e uma rede de distribuidores em todo o país.

O contato diário com projectistas, distribuidores e instaladores permite fornecer apoio em todas as fases de projeto, e o desenvolvimento de sistemas tecnológicos complexos, com um serviço específico.

Page 4: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

4

Contexto normativo Página 6

Guia de instalação Página 12

Página 14

Índice

Detecção de Incêndio Endereçável

Página 50

Detecção de Incêndio Via Rádio

Página 56

Detecção de Incêndio Convencional

Página 68

Detecção de Gás

Page 5: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

5

Página 71

Sistemas de Detecção de Intrusão

Página 90

Sistemas de Controle de Acessos

Página 94

Diversos

Page 6: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

6

Contexto normativo

Regime Jurídico de SCIE (Segurança Contra Incêndio em Edifícios)

Decreto-Lei nº 220/2008

Estabelece o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios (RJ-SCIE)

Portaria nº 1532/2008

Aprova o Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (RT-SCIE)

Despacho nº 2074/2009

Despacho do Presidente da ANPC, conforme previsto no nº 4 do artigo 12º do Decreto-Lei nº 220/2008 de 12 de Novembro: Critérios técnicos para determinação da densidade de carga de incêndio modificada

Portaria nº 64/2009

Estabelece o regime de credenciação de entidades pela ANPC para emissão de pareceres, realização de vistorias e de inspecções das condições de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE)

Portaria nº 610/2009

Regulamenta o funcionamento do sistema informático previsto no nº2 do artigo 32º do Decreto-Lei nº 220/2008 de 12 de Novembro

Portaria nº 773/2209

Define o procedimento de registo, na Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), das entidades que exerçam a actividade de comercialização, instalação e ou manutenção de produtos e equipamentos de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE)

Portaria nº 1054/2009

Define as taxas por serviços de segurança contra incêndio em edifícios prestados pela ANPC

Despacho nº 10737/2011

Actualiza o valor das taxas a cobrar pelos serviços de segurança contra incêndio em edifícios prestados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil

Despacho nº 10738/2011

Regulamento para acreditação dos técnicos responsáveis pela comercialização, instalação e manutenção de produtos e equipamentos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios

Page 7: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

7

Regulamentação sobre sistemas de detecção de incêndio

Aplicação

O decreto-lei 220/2008 de 12 de Novembro que estabelece o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios, e a Portaria 1532/2008 de 29 de Dezembro, que aprova o respetivo regulamento técnico, entraram em vigor a 1 de Janeiro de 2009, referindo que:

Estão sujeitos a este novo regime jurídico:- Os edifícios ou suas frações autónomas, qualquer que seja a sua utilização e respetiva envolvente.- Os edifícios de apoio a postos de abastecimento de combustíveis.- Os recintos.

As exceções são:- Estabelecimentos prisionais.- Espaços de acesso restrito das instalações das forças armadas ou de segurança.- Paióis de munições ou de explosivos.- Carreiras de tiro.

Sujeitos apenas a nível de acessibilidade dos meios de socorro e de disponibilidade de água:- Estabelecimentos industriais e de armazenamento de substâncias perigosas (DL 254/2007).- Industria pirotécnica.- Indústria extrativa. - Estabelecimentos que transformem ou armazenem substâncias e produtos explosivos ou radioativos.

Nos edifícios com habitação, excetuam-se os espaços interiores de cada habitação.

Se a aplicação das normas se revelar lesiva dos edifícios ou se forem de aplicação desproporcionada, poderão ser adotadas medidas de autoproteção, após parecer da ANPC.

Classificação dos edifícios

Segundo este novo regime, os edifícios são classificados em utilizações-tipo:- Utilização-tipo I: Habitacionais- Utilização-tipo II: Estacionamentos- Utilização-tipo III: Administrativos- Utilização-tipo IV: Escolares- Utilização-tipo V: Hospitalares e lares de idosos- Utilização-tipo VI: Espetáculos e reuniões públicas- Utilização-tipo VII: Hoteleiros e restauração- Utilização-tipo VIII: Comerciais e gares de transportes- Utilização-tipo IX: Desportivos e de lazer- Utilização-tipo X: Museus e galerias de arte- Utilização-tipo XI: Bibliotecas e arquivos- Utilização-tipo XII: Industriais, oficinas e armazéns

Categorias de risco

Todas as utilizações-tipo são classificadas em quatro categorias de risco, sendo a 1ª de risco menos elevado e a 4ª de risco mais elevado.Esta classificação tem como base diversos fatores, dependendo da utilização-tipo, e permite definir que tipo de instalação de alarme contra incêndio deverá ser aplicado.

Contexto normativo

Page 8: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

8

Contexto normativo

Classificação dos locais de risco

Todos os locais dos edifícios e recintos, com exceção dos espaços interiores de cada fogo, e das vias horizontais e verticais de evacuação, são classificados de acordo com a seguinte lista:

Local de risco A

- Efetivo máximo de 100 pessoas.- Efetivo máximo de público de 50 pessoas.- Ocupantes de mobilidade ou capacidade de perceção reduzidas < 10%.- Atividades, produtos, materiais e equipamentos, de risco de incêndio reduzido.- Se um conjunto de locais de risco A, inseridos num mesmo compartimento corta-fogo, ultrapassar o efetivo, esse conjunto passa a local de risco B.

Local de risco B

- Efetivo superior a 100 pessoas.- Efetivo de público superior a 50 pessoas.- Ocupantes de mobilidade ou capacidade de perceção reduzidas < 10%.- Atividades, produtos, materiais e equipamentos de risco de incêndio reduzido.

Local de risco C

- Atividades desenvolvidas, características dos produtos, materiais ou equipamentos com risco agravado de incêndio (carga de incêndio).- Oficinas de manutenção e reparação:- Destinadas a carpintaria.- Sejam utilizadas chamas nuas, aparelhos envolvendo faíscas ou elementos incandescentes, associados à - presença de materiais inflamáveis.- Farmácias, laboratórios, oficinas, onde existam líquidos inflamáveis em quantidade superior a 10 litros.- Cozinhas com aparelhos de potência superior a 20kW.- Locais de confeção de alimentos com combustíveis sólidos.- Lavandarias e rouparias de área superior a 50 metros quadrados, com aparelhos de potência superior a 20kW.- Instalações de frio com aparelhos de potência superior a 70kW. - Arquivos, depósitos, armazéns e arrecadações de produtos ou material diverso com volume superior a 100 metros cúbicos.- Reprografias com área superior a 50 metros quadrados.- Locais de recolha de contentores de lixo, com volume superior a 10 metros cúbicos.- Serviços técnicos com aparelhos de potência superior a 70kW.- Locais de pintura e aplicação de vernizes.- Centrais de incineração.- Estacionamentos entre 50 e 200 metros quadrados excetuam os individuais nos edifícios habitacionais.

Local de risco D

- Permanência de pessoas acamadas, de crianças de idade inferior a 6 anos, ou pessoas limitadas na sua capacidade de perceção.- Quartos nas utilizações-tipo V.- Enfermarias.- Salas de estar, refeições ou outras, destinadas a pessoas idosas ou doentes nas utilizações tipo V.- Salas de dormida, refeições ou outras, destinadas a crianças de idade inferior a 6 anos, nas utilizações tipo IV.- Locais de ensino especial de deficientes.

Local de risco E

- Local destinado a dormida, em que as pessoas não apresentem as limitações referidas no local de risco D.

Local de risco F

- Centros nevrálgicos de comunicação, comando e controlo.- Centros de controlo de tráfego aéreo, rodoviário, marítimo, ferroviário.- Centros de gestão, coordenação e despacho de emergência.- Centros de controlo de distribuição de água, gás e energia elétrica.- Centrais de comunicação das redes públicas.- Centros de processamento e armazenamento de dados informáticos de serviços públicos com interesse social relevante.- Postos de segurança.

Page 9: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

9

Contexto normativo

Tipo de cabo a utilizar

Os circuitos elétricos ou de sinal das instalações de segurança, incluindo condutores, cabos, canalizações

e acessórios, devem ser constituídos, ou protegidos, por elementos que assegurem em caso de incêndio, a

sua integridade durante o tempo necessário ao funcionamento das respetivas instalações, respeitando os

escalões de tempo no quadro em baixo.

Iluminação de emergência e sinalização de segurança e comandose meios auxiliares de extinção automática.

Locais de risco F

Retenção de portas resistentes ao fogo, obturação de outros vãos e condutas,bloqueadores de escadas mecânicas, sistemas de alarme e detecção de incêndioe de gases combustíveis, ou dispositivos independentes com a mesma finalidade.

Controlo de fumos, pressurização de água para combate ao incêndio, ascensores prioritários de bombeiros, ventilação de locais afectos a serviços eléctricos, sistemas e meios de comunicação necessários à segurança contra incêndios, pressurização de estruturas insufláveis e sistemas de bombagem para drenagem de águas residuais 3ª ou 4ª 90

3ª ou 4ª

3ª ou 4ª

1ª ou 2ª

1ª ou 2ª

1ª ou 2ª

1ª a 4ª

30

60

15

30

60

90

Maior categoria de risco da UT por onde passa a instalação

Escalão de tempo “minutos”

Detecção, alarme e alerta

As instalações de alarme podem ser configuradas em três tipos conforme quadro em baixo:

Central de sinalização e comando

Protecção

Difusão do alarme

Botões de accionamento manual

Detectores automáticos

Temporizações

Comandos

Alerta automático

Fonte local de emergência

Total

No interior

Parcial

No exterior

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Componentes e funcionalidadeConfiguração

1 2 3

Page 10: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

10

Contexto normativo

UT I:Habitacionais - 4ª

UT I:Habitacionais - 1ª

UT I:Habitacionais - 2ª

UT I:Habitacionais - 3ª

UT II:Estacionamentos - 1ª

UT II:Estacionamentos - 2ª

UT II:Estacionamentos - 3ª

UT II:Estacionamentos - 4ª

UT III:Administrativos - 1ª

UT III:Administrativos - 2ª

UT III:Administrativos - 3ª

UT III:Administrativos - 4ª

UT IV:Escolares - 4ª

UT IV:Escolares - 1ª

UT IV:Escolares - 2ª

UT IV:Escolares - 3ª

UT V: Hospitalares e Lares - 1ª

UT V: Hospitalares e Lares - 2ª

UT V: Hospitalares e Lares - 3ª

UT V: Hospitalares e Lares - 4ª

UT VII:Hoteleiros e Restauração - 1ª

UT VII:Hoteleiros e Restauração - 2ª

UT VII:Hoteleiros e Restauração - 3ª

UT VII:Hoteleiros e Restauração - 4ª

UT VIII:Comerciais e Gares de Transportes - 4ª

UT VIII:Comerciais e Gares de Transportes - 1ª

UT VIII:Comerciais e Gares de Transportes - 2ª

UT VIII:Comerciais e Gares de Transportes - 3ª

UT X:Museus e Galerias de Arte - 1ª

UT X:Museus e Galerias de Arte - 2ª

UT X:Museus e Galerias de Arte - 3ª

UT X:Museus e Galerias de Arte - 4ª

UT XI:Bibliotecas e Arquivos - 4ª

UT XI:Bibliotecas e Arquivos - 1ª

UT XI:Bibliotecas e Arquivos - 2ª

UT XI:Bibliotecas e Arquivos - 3ª

UT XII:Industriais - 1ª

UT XII:Industriais - 2ª

UT XII:Industriais - 3ª

UT XII:Industriais - 4ª

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 5000

> 5000

≤ 100

≤ 1000

≤ 1500

> 1500

≤ 100

≤ 500

≤ 1500

> 1500

≤ 100

≤ 500

≤ 1500

> 1500

≤ 100

≤ 500

≤ 5000

> 5000

≤ 100

≤ 1000

≤ 100

≤ 500

≤ 100

≤ 500

≤ 1500

> 1500

-

-

≤ 1500

> 1500

-

-

-

-

-

-

Não

Não

Não

Não

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 3200m2

≤ 3200m2

≤ 3200m2

≤ 9600m2

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 5

> 5

≤ 1

≤ 3

≤ 5

> 5

≤ 1

≤ 3

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 2

> 2

0

≤ 1

-

-

0

≤ 1

-

-

0

≤ 1

≤ 2

> 2

≤ 1

> 1

≤ 50m

> 50m

≤ 9m

≤ 28m

≤ 50m

> 50m

≤ 9m

≤ 28m

≤ 50m

> 50m

≤ 9m

≤ 28m

≤ 28m

> 28m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 28m

> 28m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 28m

> 28m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 28m

> 28m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 9m

≤ 28m

> 28m

-

-

≤ 28m

> 28m

-

-

2

2

-

-

3

3

3

3

3

3

1

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

1

3

3

3

1

3

1

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

Configuração do sistema a

utilizar

Altura da UT

Nº Pisos Abaixo do plano de referência

ÀreaBruta

Aoar livre

Efectivo

UT VI:Espectáculos e Reuniões Publicas - 1ª

UT VI:Espectáculos e Reuniões Publicas - 2ª

UT VI:Espectáculos e Reuniões Publicas - 3ª

UT VI:Espectáculos e Reuniões Publicas - 4ª

3

3

3

3

UT IX:Desportivos e Lazer - 1ª

UT IX:Desportivos e Lazer - 2ª

UT IX:Desportivos e Lazer - 3ª

UT IX:Desportivos e Lazer - 4ª

-

≤ 9m

-

≤ 28m

-

≤ 28m

-

> 28m

-

0

-

≤ 1

-

≤ 2

-

> 2

-

-

-

-

Sim

Não

Sim

Não

Sim

Não

Sim

Não

-

≤ 100

-

≤ 1000

-

≤ 5000

-

> 5000

1

3

3

3

-

≤ 9m

-

≤ 9m

-

≤ 28m

-

> 28m

-

0

-

≤ 1

-

≤ 2

-

> 2

-

-

-

-

Sim

Não

Sim

Não

Sim

Não

Sim

Não

-

≤ 100

-

≤ 1000

-

≤ 5000

-

> 5000

Page 11: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

11

Contexto normativo

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 800

> 800

≤ 50

≤ 200

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Não aplicável

Não aplicável

Aplicável a todos

Não aplicável

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 5000 MJ/m2

≤ 50000 MJ/m2

-

-

≤ 500 MJ/m2

≤ 5000 MJ/m2

≤ 150000 MJ/m2

> 150000 MJ/m2

≤ 15000 MJ/m2

> 15000 MJ/m2

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 1000 MJ/m2

≤ 10000 MJ/m2

-

-

≤ 30000 MJ/m2

> 30000 MJ/m2

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Não aplicável

Não aplicável

Aplicável a todos

Não aplicável

Não aplicável

Não aplicável

Aplicável a todos

Não aplicável

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 400

> 400

≤ 25

≤ 100

≤ 400

> 400

≤ 25

≤ 100

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Efectivo em locais de riscoD ou E

Locais de risco D ou E com saídas independentes

Efectivo ao Ar livre

Efectivo em locais de risco E

Locais de risco E com saídas independentes

Carga de Incêndio

modificada

Carga de Incêndio

modificada ao Ar livre

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 1000

-

≤ 15000

-

≤ 40000

-

> 40000

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

≤ 1000

-

≤ 15000

-

≤ 40000

-

> 40000

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Page 12: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

12

Área de Cobertura Distância máxima para evitar espaços sem cobertura

7.5M máx.

7.5M máx.

7.5M máx.

5M

5M

Introdução

Neste capítulo do catálogo, a Cooper Pretrónica aconselha alguns métodos para melhorar a qualidade das instalações de detecção contra incêndios.

Escolha do equipamento

Compatibilidade

Recomendamos que todos os componentes de um sistema de deteção de incêndio sejam do mesmo fabricante.Pequenas incompatibilidades, que não são por vezes detetadas numa fase inicial de instalação e funcionamento do sistema, podem causar defeitos no futuro.A Cooper, torna-se assim num parceiro ideal, uma vez que fabrica todos os componentes e centrais de deteção de incêndio que comercializa.

Painéis repetidores

Quando o local a proteger possuir mais de uma entrada, ou quando exista uma recepção centralizada para um conjunto de edifícios, deverá ser considerado um tipo de sistema que permita a ligação de painéis repetidores.Este dispositivo funciona como uma segunda central, recebendo informações sobre o estado do sistema,

permitindo que o utilizador opere com o mesmo.

Detectores lineares de feixe

Em locais de vastas áreas abertas, ou de elevado pé direito (armazéns por exemplo), devem ser utilizados dete-tores de feixe.Este tipo de dispositivo funciona pelo princípio da reflexão. É constituído por dois elementos, sendo um deles um emissor/recetor de infravermelhos e o outro um refletor.São instalados frente a frente, para que o emissor / recetor “veja” o refletor. Desta forma, quando o fumo provo-cado por um incêndio interferir com o feixe, o detetor entra em alarme.Terá de se garantir que as normais atividades de funcionamento do local não interferem com o raio de ação do feixe de infravermelhos.A altura de montagem dos detetores lineares de feixe não deverá exceder os 25 metros.

Detectores de fumo (ópticos)

Este tipo de detetor é o ideal para resposta a fogos de combustão lenta (o mais comum).Deteta através da interação do fumo com um feixe de infravermelhos presente no interior do detetor.Não deverão ser usados em locais onde existam partículas no ar, tais como poeiras, humidades, etc.Também deve ser evitada a sua instalação em locais onde a presença de fumo é uma condição normal do funcionamento do espaço (cozinhas por exemplo).A altura de montagem de um detetor ótico não deve exceder os 10,5 metros.A área de cobertura de um detetor de fumos deve obedecer aos gráficos em baixo.

Guia de instalação

Page 13: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

13

Este tipo de detetor deve ser utilizado em locais onde as condições ambientais não permitem a utilização de detetores óticos, ou quando se pretenda controlar a subida de temperatura do local.Ideais para cozinhas, caldeiras, etc.A altura de montagem de um detetor de temperatura não deve exceder os 7,5 metros.A área de cobertura de um detetor de temperatura deve obedecer aos gráficos ao lado.

Detectores combinados (óptico-térmicos)

Este tipo de detetores é o ideal para deteção de fogos de combustão rápida, ou locais onde a presença de fumo seja uma constante, mas de forma moderada (salas de fumadores, por exemplo).Funciona de forma combinada, mantendo-se pouco sensível ao fumo enquanto a temperatura se mantiver estável, aumentando a sua sensibilidade ao fumo conforme a temperatura do local também aumentar.

Distanciamento dos detectores relativamente a vigas e outras obstruções

Os detetores devem ser montados a uma distância mínima de 500mm afastados de paredes ou obstruções maiores que 250mm de profundidade, e cumprindo o gráfico ao lado quando a obstrução for inferior a 250mm.

Devem também ser montados a mais de 1 metro de qualquer entrada de ar forçado (ar condicionado por exemplo).Se a obstrução for superior a 10% da altura do local, deve ser considerada como uma parede.Também as estruturas montadas no chão (estantes por exemplo), devem ser consideradas como paredes, caso fiquem a menos de 300mm da altura de montagem dos detectores.

Sinalizadores de acção

Este dispositivo serve para sinalizar a atuação de um detetor que não esteja visível (montado por cima de um teto falso, por exemplo).Devem ser montados num local visível e de fácil associação ao detetor que pretende sinalizar.Pode também reduzir o tempo de procura de um foco de incêndio, por exemplo em locais com muitas salas

fechadas, tal como demonstrado na figura ao lado.

Botoneiras manuais de alarme

São dispositivos que permitem que qualquer pessoa dentro de um edifício possa rapidamente acionar o sistema, caso detete um foco de incêndio.Devem ser colocadas nos caminhos de saída, em mudanças de piso, saída de conjunto de salas, e saídas para o exterior do edifício.Não deverá ser necessário percorrer mais de 45 metros de qualquer ponto do edifício até à botoneira mais próxima. Esta distância deve ser reduzida para 25 metros se os ocupantes tiverem mobilidade reduzida.

Detectores de temperatura (térmicos)

Guia de instalação

Y deve ser igual ao dobro de Z (caso Z seja inferior a 250mm)

Área de Cobertura

5.3M máx.

5.3M máx.

Distância máxima para evitar espaços sem cobertura

5.3M máx.

3.5M

3.5M

Z

Y

Zone

Entry

Search Path

Zone

Entry

Search Path

sem sinalizadores de acção com sinalizadores de acção

Page 14: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

14

Índice | Detecção de Incêndio Endereçável

GAMA CF3000

pag. 16 | 17

SIRENES

pag. 30

MÓDULO ISOLADORDE LINHA

pag. 40

GAMA CF1000

pag. 18 | 19

SIRENES COMAVISO LUMINOSO

pag. 31

MICRO MÓDULODE ZONA

pag. 41

GAMA R6000

pag. 20 | 21

PAINEL REPETIDOR CTPR3000

pag. 22

PAINEL REPETIDOR CF3000PR

pag. 23

DETECTORES

pag. 24 | 25

SIRENES COM BASE PARA DETECTORES

pag. 26

SINALIZADOR DE ACÇÃOENDEREÇÁVEL

pag. 27

DETECTORESLINEARES

pag. 28

BOTONEIRAS

pag. 29

MÓDULO DE 3 CANAIS ENTRADA/SAÍDA

pag. 32

MÓDULO DE 1 CANALENTRADA/SAÍDA (230VAC)

pag. 33

MÓDULO DE ZONA CONVENCIONAL

pag. 34

MÓDULO DE LOJA

pag. 35

MÓDULO DE SIRENESCONVENCIONAIS

pag. 36

MÓDULOS DE SAÍDASPROGRAMÁVEIS

pag. 37

MÓDULOENTRADA/SAÍDA TÉCNICA

pag. 38

MÓDULOS DE CONTROLO DE VENTILAÇÃO

pag. 39

MICRO MÓDULOSDE SAÍDA

pag. 42

MICRO MÓDULODE ENTRADA

pag. 43

INTERFACES DE REDE

pag. 44 | 45

MÓDULOS 4 A 20mA

pag. 46

MÓDULO DIVISORDE LOOP

pag. 46

CARTAS MIMIC

pag. 47

SOFTWAREGRAPH PACK

pag. 48

SOFTWARE SITE MONITOR / WEBSERVER

pag. 49

Page 15: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

15

Introdução

Neste tipo de sistemas, cada detector ou botoneira é electronicamente codificado com uma identificação individual (endereço), que é programado no dispositivo durante a instalação.

A central de comando tem a capacidade de estabelecer comunicação bidireccional com qualquer um dos dispositivos endereçáveis ligados ao sistema utilizando o endereço único para definir qual o dispositivo com que pretende comunicar.

Em funcionamento normal a central de comando interroga cada dispositivo sequencialmente, utilizando um sinal digital, e analisa a resposta de forma a determinar o estado do sensor ou botoneira.Desta forma, a central está certa sobre quando cada dispositivo está a funcionar correctamente e também saber a quantidade de fumo ou calor que cada dispositivo está a detectar.

Esta tecnologia permite à central tomar decisões sobre quais as acções apropriadas a tomar tendo como base a informação recebida de cada dispositivo.

Isto tem muitas vantagens, por exemplo um aumento lento da densidade de fumo vista por um sensor pode provocar na central um aviso ou condição de pré-alarme antes de a situação se tornar grave.

Detecção de Incêndio Endereçável

Um benefício prático desta tecnologia é a situação onde partículas de poeira presentes no ar entram no detector e imitam a presença de fumo, ao longo do tempo a concentração de pó pode aumentar ao ponto de causar uma situação de falso alarme. Com um sistema endereçável, será normalmente provocada uma situação de pré-alarme antes de um alarme geral, dando a oportunidade ao utilizador do sistema de limpar ou substituir o detector em vez de enfrentar situações de falso alarme.

Se durante a interrogação constante que faz aos detectores de fumo e temperatura, a central determinar que a informação recolhida é apropriada para gerar uma situação de fogo, falha ou pré-alarme, utiliza o endereço para determinar que dispositivo enviou a informação. Logo, a central pode identificar sem erros qual o dispositivo exacto que despoletou a situação em causa.

Este nível de tecnologia elimina a necessidade de cada zona do edifício ser ligada como um circuito separado. Por esta razão, os componentes de sistemas endereçáveis são ligados à central utilizando um baixo número de grandes circuitos em anel (loops), simplificando a instalação do sistema e reduzindo custo de instalação.

Os detectores funcionam como sensores, comunicando continuamente com a central e enviando informação relativa à temperatura ou concentração de fumo no seu ambiente local.

Zona 2

Zona 4

Zona 1

Zona 3

230VAC

1 2

3

4

5

6

78910

11

12

13

14

15 16

Page 16: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

16

Descrição Características

Aprovada segundo EN54 Pt2, Pt4 & Pt13Versões de 2 ou 4 loopsAté 200 elementos por loopLigação em rede até 126 paineisAuto-EndereçamentoEcrã táctil multi funcionalOpção de impressora integradaFonte de alimentação integrada

A gama CF3000 disponibiliza centrais em diversas configurações. Estas centrais combinam funcionalidade sofisticada com operação simples.

A grande capacidade, possibilidade de suportar programação causa-efeito complexa e uma vasta gama de funções controláveis pelo utilizador, fazem deste um sistema ideal para utilizar nos mais diversos tipos de projecto.

A CF3000 utiliza o auto-endereçamento, minimizando tempo de instalação e eliminando erros associados ao endereçamento manual. Pode funcionar como uma central única, ou como parte de uma rede de centrais. Possui opções de programação que permitem definir que tipos de mensagens são enviados pela rede.

Uma vasta gama de dispositivos endereçáveis está disponível para funcionar com a gama CF3000, todos eles incorporando isolador de curto circuito o que providencia a máxima protecção contra curtos circuito no loop.

GAMA CF3000

Painel

Recorte

CF30002G Central de 2 Loops

CF30004G Central de 4 Loops

H (mm)

Detecção de Incêndio Endereçável

Dimensões

Código Descrição

D2

W

H

D1

CF30002GP Central de 2 Loops, com impressora

CF30004GP Central de 4 Loops, com impressora

CF30002GEB Central de 2 Loops, com bateria adicional

CF30004GEB Central de 4 Loops, com bateria adicional

CF30002GPEB Central de 2 Loops, com impressora e com bateria adicional

CF30004GPEB Central de 4 Loops, com impressora e com bateria adicional

D1 (mm) W (mm) D2 (mm)

397 55497 125

397 55497 225

DF6000NETKIT Placa de Rede

Page 17: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

17

Detecção de Incêndio Endereçável

Normas

Circuitos de sirenes convencionais

Saída Fire P/E

Alimentação

Portas Comunicação

Endereços por loop

Descrição

Saída Fire R/E

Saída Fault

Relé Auxiliar

Bateria

Especificações técnicas

Código CF30002G

Temperatura de funcionamento

Dimensões

Indice IP

Peso

Humidade

Entradas de cabo

Central de 2 Loops Central de 4 Loops

EN54 Pt2, 1997, A1:2006, EN54 Pt4, 1997, A1:2002, A2:2006, EN54 Pt13:2005

4, monitorizados para curto circuito e circuito aberto

24V 30mA (máx)

230VAC +10% / -15%

RS485, RS232 para ligar repetidores etc.

200

24V 30mA (máx)

12V 30mA (máx)

1 relé inversor

2 x 12Ah (versões standard) 4 x 12Ah (versões EB)

-5ºC a +40ºC

Versões standard: 397mm x 497mm x 180mmVersões EB: 397mm x 497mm x 280mm

IP30

18Kg (versões standard), 25Kg (versões EB)

0 a 75% Humidade Relativa

CF30004G

Esquema

Parte superior: 31 entradas (20mm)Parte posterior: 12 entradas (20mm)

ENTRADA "CLA

SS CHANGE" SE NECESSÁRIO

RELÉ

LIVRE DE POTENCIAL

RESISTÊNCIA FIM

DE LINHA 6K8 *

INÍCIO LOOP 1

}

RESISTÊNCIA FIM

DE LINHA 6K8 *

RESISTÊNCIA FIM

DE LINHA 6K8 *

FINAL LO

OP 1

INÍCIO LOOP 2

FINAL LO

OP 2

INÍCIO LOOP 3

FINAL LO

OP 3

INÍCIO LOOP 4

FINAL LO

OP 4

RESISTÊNCIA FIM

DE LINHA 6K8 *

}

SIRENES CONVENCIONAIS COOPER

(SE NECESSÁRIO)

* ne

cessário in

stalar nos term

inais se

os circuitos nã

o forem utilizad

os

ALIMENTAÇÃO +5.5V

PARA IM

PRESSORA (S

E IN

STALA

DA)

AUXRELAY

FAULTRELAY

+24VO/P

FIRER/E

FIREP/E

LOOP 1 LOOP 2 LOOP 3 LOOP 4

LOOP CIRCUITSCLASSCHANGE

SOUNDERCIRCUIT 1

SOUNDERCIRCUIT 2

MODEM/PCRs232

MIMCREPEATER

NO C NC - + - + - - + S+ S- F- F+ S+ S- F- F+ S+ S- F- F+ S+ S- F- F+ - + 1-+ + 2- 1-+ + 2- RxTx CTS RTS 0V Tx+ Tx-+

Page 18: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

18

Descrição Características

Aprovada segundo EN54 Pt2, Pt4 & Pt13Versões de 1 ou 2 loopsAté 200 elementos por loopLigação em rede até 126 paineisAuto-EndereçamentoEcrã táctil multi funcionalFonte de alimentação integrada

A gama CF1000 disponibiliza centrais endereçáveis de 1 ou 2 loops, combinando funcionalidade sofisticada com utilização simples.

O funcionamento simples, programação causa-efeito versátil e preço competitivo, fazem deste sistema ideal para uma vasta gama de projectos de pequena e média dimensão.

A CF1000 utiliza o auto-endereçamento, minimizando tempo de instalação e eliminando erros associados ao endereçamento manual.

Pode funcionar como uma central única, ou como parte de uma rede de centrais (necessário placa de rede).

Possui fonte de alimentação integrada e é fornecida com baterias.

Uma vasta gama de dispositivos endereçáveis está disponível para funcionar com a gama CF1000, todos eles incorporando isolador de curto circuito o que providencia a máxima protecção contra curtos circuito no loop.

GAMA CF1000

Painel

Recorte

CF1100 Central 1 Loop

CF1200 Central 2 Loops

H (mm)

Detecção de Incêndio Endereçável

Dimensões

Código Descrição

DF61NETKIT Placa de rede

D1 (mm) W (mm)

375 95357

345 50325

WD

H

Page 19: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

19

Detecção de Incêndio Endereçável

Normas

Circuitos de sirenes convencionais

Saída Aux Relay 2

Saída +24V OUT

Relé Auxiliar

Endereços por loop

Descrição

Saída Aux Relay 1

Saída Fault

Alimentação

Portas Comunicação

Especificações técnicas

Código CF1100

Bateria

Indice

Peso

Temperatura de Funcionamento

Central de 1 Loop Central de 2 Loops

EN54 Pt2, 1997, A1:2006, EN54 Pt4, 1997, A1:2002, A2:2006, EN54 Pt13:2005

2, monitorizados para curto-circuito e circuito aberto (1.5 A máximo combinado)

Relé Inversor (30mA máx)

24V 30mA (máx)

1 relé inversor

200

Relé Inversor (1 Amp máx)

12V 30mA (máx)

230VAC +10% / -15%

RS485, RS232 para ligar repetidores etc.

2 x 7Ah

IP30

8Kg

-5ºC a +40ºC

CF1200

Esquema

}

SIRENES CONVENCIONAIS COOPER

(SE NECESSÁRIO)

RESISTÊNCIA DE FIM

DE LINHA*

LIGAÇÕES LOOP 1

SAÍDA 24V

DC

REDE 2

REDE 1

SAÍDA DE FALH

A

RELÉ

INVERSOR LIVRE DE POTENCIAL

RELÉ

INVERSOR LIVRE DE POTENCIAL

LIGAÇÕES LOOP 2

LIGAÇÕES INICIO DO LOOP

LIGAÇÕES FINAL DO LOOP

*ligar nos term

inais se

os circuitos nã

o forem utilizad

os

LOOP 2F-F+E

LOOP 1+ 24V OUTNETWORK 2F-F+E

S-S+ES-S+E

-+EYXB ANETWORK 1

EYXBA

FAULTRELAY

AUXRELAY 2

-+NCCNO

AUXRELAY 1

NCCNO

SOUNDERCIRCUIT 1

+-

SOUNDERCIRCUIT 2

+-

RESISTÊNCIA DE FIM

DE LINHA*

Humidade

Dimensões

0 a 75% Humidade Relativa

375mm X 357mm X 95mm

Page 20: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

20

Detecção de Incêndio Endereçável

Descrição

A gama R6000 disponibiliza centrais endereçáveis para montagem em rack de 19”, com as mesmas características e funcionalidades da gama CF3000.

A montagem em rack permite que várias centrais possam ser instaladas num mesmo espaço de reduzidas dimensão, tornando este o sistema ideal para projectos de grande dimensão, onde seja necessário a utilização de várias centrais em rede.

GAMA R6000

Normas

Circuitos de sirenes convencionais

Saída Fire P/E

Alimentação

Portas Comunicação

Endereços por loop

Descrição

Saída Fire R/E

Saída Fault

Relé Auxiliar

Bateria

Especificações técnicas

Código R6000L2

Temperatura de Funcionamento

Central de 2 Loops Central de 4 Loops

EN54 Pt2, 1997, A1:2006, EN54 Pt4, 1997, A1:2002, A2:2006, EN54 Pt13:2005

4, monitorizados para curto circuito e circuito aberto

24V 30mA (máx)

230VAC +10% / -15%

RS485, RS232 para ligar repetidores etc.

200

24V 30mA (máx)

12V 30mA (máx)

1 relé inversor

2 x 12Ah (versões standard) 4 x 12Ah (versões EB)

-5ºC a +40ºC

R6000L4

R6000L2 Central de 2 Loops

R6000L4 Central de 4 Loops

Código Descrição

DF6000NETKIT Placa de rede

39UECRACK Rack 19”, 39U, montagem chão

1UPLATE Placa de cobertura, 1 unidade

2UPLATE Placa de cobertura, 2 unidades

3UPLATE Placa de cobertura, 3 unidades

6UPLATE Placa de cobertura, 6 unidades

ECRACKPACK43 Pack 4 fixações (1 por placa)

Page 21: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

21

Detecção de Incêndio Endereçável

7. Todos os dispositivos são endereçados automaticamente durante o comissionamento ficando programados até que sejam manualmente alterados, permitindo adicionar e remover endereços sem afectar outros.

8. Caso ocorra um curto-circuito, os isoladores dos dispositivos mais próximos de cada lado do curto-circuito abrem, isolando o problema. A central comunica então em ambos os sentidos do loop, mantendo comunicação total com todos os dispositivos.

Interface com o Utilizador

1. O elemento principal de interacção do utilizador com o sistema é um ecrã táctil, que funciona como um teclado multifuncional, fornecendo informações sobre o sistema.

2. A navegação por menus permite que utilizadores menos familiarizados funcionem facilmente com o sistema.

3. O ecrã táctil configura-se automaticamente para a função pretendida, por exemplo, se for seleccionada a opção de alterar texto de um dispositivo, o ecrã formata-se como um teclado QWERTY permitindo uma programação rápida.

4. Em completo, a central possui LED´s de informação do sistema que permitem a um utilizador sem nenhum conhecimento sobre o funcionamento ter informação sobre qualquer situação.

Capacidade de Detecção

1. Até 200 dispositivo por loop.

2. De forma a cumprir com os requerimentos da norma EN54, não podem ser ligados mais de 512 endereços a uma só central.

3. Até 126 centrais podem ser ligadas em rede num total superior a 64000 dispositivos.

Capacidade de Alarme

1. Até 80 saídas por loop (60 sirenes, 20 módulos entrada/saída).

2. 3 níveis de programação causa-efeito por saída.

3. Até 3 A de consumo nos circuitos de sirenes convencionais.

4. Sirenes convencionais adicionais podem ser ligadas através de módulos CSC354.

Características de Funcionamento

Instalação

1. As centrais (excepto gama R6000) podem ser instaladas salientes ou embutidas, sem a necessidade de qualquer acessório adicional.

2. A entrada de cabos é feita pela parte superior ou posterior da caixa, nos locais próprios para o efeito.

3. As centrais são instaladas na parede utilizando os pontos próprios para o efeito.

4. O painel frontal é retido por parafusos (CF3000) ou por fechadura (CF1000). Abrindo-o, as ligações do sistema ficam acessíveis.

5. O comprimento máximo de cabo para ligação em rede não pode exceder os 1500 metros. Caso seja necessário existem módulos que permitem o aumento desta distância.

6. O comprimento máximo de cada loop, utilizando cabo de 2x1,5mm não deve exceder os 1500 metros.

Funcionamento

1. A central tem 3 modos de funcionamento, normal, utilizador e comissionamento.

2. Os modos de utilizador e comissionamento só podem ser acedidos através de código.

3. O modo de utilizador permite o acesso a funções de teste do sistema, menus de habilitar e desabilitar, ver nível analógico e funções como evacuar, silenciar sirenes e rearmar.

4. O modo de comissionamento permite modificar a configuração do sistema e programar informação específica do local como texto dos dispositivos e programação de sirenes.

5. O modo de comissionamento também permite adicionar ou remover dispositivos e alterar texto existente.

6. Os sistemas permitem simplicidade em futuras expansões. Se um dispositivo for adicionado após a programação, o sistema aloca o próximo endereço disponível, não altera nenhum dos endereços existentes. De forma similar, se um dispositivo for removido, o respectivo endereço é guardado para uso futuro, os endereços que se mantém não sofrem alteração.

Page 22: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

22

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

Descrição

O repetidor CTPR3000 disponibiliza a funcionalidade de um ecrã táctil mantendo um interface simples com o utilizador.

Foi desenvolvido para funcionar em rede com todos os sistemas endereçáveis Cooper.

PAINEL REPETIDOR CTPR3000

Painel

Recorte

CTPR3000 Painel repetidor com ecrã táctil

H (mm)

Código Descrição

D1 (mm) W (mm)

375 95357

345 50325

WD

H

Especificações técnicas

Alimentação

Descrição

Código CTPR3000

Painel repetidor com ecrã táctil

230VAC +10% -15%

Controle do sistema

Indicadores Alimentação, fogo, falha, teste, isolado e scroll

Silenciar sirenes, evacuar e rearme

Bateria

Comunicação RS232 (para programador)

2 x 12V 3.2Ah

Humidade 0 a 75% Humidade Relativa

Peso

Dimensões 375mm x 357mm x 95mm

8Kg

Indice IP IP30

Temperatura de Funcionamento

-5ºC a +40ºC

Esquema

+24V dc

IN

-+

+24V dc

OUT

-+

NETWORK 1

A B X Y E

NETWORK 2

A B X Y E

FAULT

RELAY

NO NCC

AUX

RELAY

NO NCC

PROGRAMMABLE

INPUT

E

230VAC

Rede

Ligação em R

ede

Page 23: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

23

Detecção de Incêndio Endereçável

DimensõesDescrição

O repetidor CF3000PR pode ser ligado directamente no loop ou em rede (utilizando placa de rede) com qualquer sistema endereçável Cooper.

Quando ligado no loop, o painel disponibiliza informação completa sobre a central a que está ligado e informação limitada sobre outras centrais da rede.

PAINEL REPETIDOR CF3000PR

Especificações técnicas

Alimentação

Descrição

Código CF3000PR

Painel repetidor

230VAC +10% -15%

Controle do sistema

Indicadores Alimentação, fogo, falha, teste, isolado e scroll

Silenciar sirenes, evacuar e rearme

Bateria

Comunicação RS232 (para programador)

2 x 12V 3.2Ah

Humidade 0 a 75% Humidade Relativa

Peso

Dimensões 332mm x 270mm x 92mm

3,6Kg

Indice IP IP30

Temperatura de Funcionamento

-5ºC a +40ºC

Esquema

CF3000PR Painel repetidor

DF6000NETKIT Placa de rede

Código Descrição

Painel

H (mm) D1 (mm) W (mm) D2 (mm)

270 45332 47

W

H

D2

D1

- +SCREEN

- +SCREEN

LOOP

OUT

LOOP

IN

SCREEN

Tx +

Tx -

Rs485

MIMIC

TEXT DOWNLOAD

230VAC

Rede

230VAC

Rede

230VAC

Ligação em R

ede

Ligação em Loop

Page 24: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

24

Descrição

Todos os detectores são aprovados segundo a norma EN54.

O detector óptico (CAP320), é utilizado na maioria das aplicações dada a rápida resposta a fogos de combustão lenta, que libertam partículas visíveis de fumo.

O detector combinado (CAPT340), responde mais rapidamente a fogos de combustão rápida, mas mantém o comportamento de um detector óptico. A detecção térmica neste detector, permite uma maior imunidade a falsos alarmes. O detector irá também provocar um alarme se a temperatura ultrapassar os 60ºC.

O detector térmico (CAH330), pode ser programado de 3 modos distintos, 77ºC, 92ºC e termovelocimétrico. Estes detectores devem ser utilizados em locais onde as condições ambientais podem causar falsos alarmes caso se utilizem detectores de fumo, por exemplo onde exista um elevado grau de poeiras, fumos ou vapores em condições normais.

Os detectores são montados em base (CAB300), comum a todos os modelos.

DETECTORES

CAP320 Detector óptico endereçável

CAP340 Detector combinado endereçável

Código Descrição

CAH330 Detector térmico endereçável

CAB300 Base comum para detectores endereçáveis

FX251-D Sinalizador de acção convencional

MDP201 Acessório para conduta (requer detector e base)

Características

Auto endereçávelIsolador de curto circuitoLED visível a 360ºCompensação de poeiras

Painel

Combinado

Dia (mm)

Dimensões

D (mm)(inclui base)

D (mm)(exclui base)

101 4533

101 5543

Térmico 101 5543

Dia

D

Detecção de Incêndio Endereçável

Page 25: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

25

Detecção de Incêndio Endereçável

Normas

Consumo stand by

Endereçamento

Ligações

Temp. Alarme Térmico 77ºC

T. Funcionamento

Descrição

Consumo Alarme

Área Cobertura

Temp. Alarme Termovelocimétrico

Temp. Alarme Térmico 92ºC

Especificações técnicas

Código CAP320

Indicadores

Temperatura de Funcionamento

Detector Óptico Detector Combinado

220µA (máx)

Auto-Endereçamento

2 fios 1.5mm

18VDC a 30VDC

5mA (máx)

CAH330

Esquema

Humidade

Peso 76 Kg

0 a 95% Hunidade Relativa

CAPT340

Detector Térmico

EN54 Pt5 & Pt7 2000 + A1:2002, EN54 Pt17

EN54 Pt 7 2000 + A1:2002, EN54 Pt17

EN54 Pt5 2000 + A1:2002, EN54 Pt17

100m2 50m2

- 60ºC 60ºC

- - 77ºC

- - 92ºC

2

4

1

3

E

LED

2

4

1

3

E

LED

+ V

- V Entrada

- V Saída

Ce

ntr

al E

nd

ere

çáv

el

Co

op

er

Loop finish

Loop start S+

S-

F+

F-

Sinalizador de acção (opcional)

+

-20ºC a +60ºC -20ºC a +50ºC -20ºC a +60ºC

LED, visivel a 360º

Page 26: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

26

Descrição

Estas sirenes podem ser utilizadas em conjunto com um detector, ou podem funcionar como dispositivos independentes montando uma tampa própria para o efeito (CASC).

Disponiveis em dois modelos. A CAS380 é um dispositivo de alarme sonoro, enquanto a CASBB384 é um dispositivo sonoro e visual.

Possuem 4 tipos de som e 3 níveis de volume configuráveis.

SIRENES COM BASE PARA DETECTORES

Esquema

Detecção de Incêndio Endereçável

Características

Auto endereçávelIsolador de curto circuitoCombinada com detector ou independente4 tipos de som programáveis3 volumes de som programáveisVolume máximo CAS380 – 95dBVolume máximo CASBB384 – 90dBAprovada segundo EN54 Pt3IP40

CAS380

CASBB384

Dimensões

D (mm) Dia (mm)

40102

44115

Dia

D

CAS380 Sirene com base

CASBB384 Sirene e alarme visual com base

Código Descrição

CASC Tampa (pack 5)

2

4

1

3

E

LED

+ - + -

2

4

1

3

E

LED

+ - + -

Ce

ntr

al E

nd

ere

çáv

el

Co

op

er

Loop finish

Loop start

S+

S-

F+

F-

Page 27: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

27

Descrição

O sinalizador endereçável (MRIAD), permite a monitorização de múltiplos detectores da mesma área minimizando necessidade de cabos.

O dispositivo é ligado directamente no loop, e utiliza um endereço tal como outro dispositivo.

É programado como uma saída (sirene), utilizando as possibilidades causa efeito que o sistema endereçável permite.

SINALIZADOR DE ACÇÃO ENDEREÇÁVEL

Características

Auto endereçávelIsolador de curto circuitoPossibilidade de monitorizar diversos detectoresIP30

Dimensões

D (mm) W (mm)

4987

MRIAD Sinalizador de Acção, Endereçável

Código Descrição

Detecção de Incêndio Endereçável

D

H

W

H (mm)

87

Esquema

LOO

P

IN

LOO

P

OU

TCentral

Endereçável

Cooper

- + - +

IN OU

T

Page 28: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

28

Descrição

Existem duas versões de detectores lineares endereçáveis, o MAB50R com alcance até 50 metros e o MAB100R com alcance de 50 a 100 metros.

Ambos possuem amplitude lateral de detecção de 15 metros (7.5 metros para cada lado do detector).

Como são ligados no loop tornam-se simples de instalar, não necessitando de fonte de alimentação, funcionam pelo princípio da reflexão e são facilmente configuráveis.

São ideais para instalar em grandes áreas de elevado pé direito como armazéns.

DETECTORESLINEARES

MAB50R Detector Linear (50 metros)

MAB100R Detector Linear (100 metros)

Código Descrição

Características

Ligado no loopAuto EndereçávelIsolador de curto-circuitoVersões de 50 e 100 metrosAprovado segundo EN54 Pt12 & Pt17IP40

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

H D

W

D (mm) W (mm)

120130

H (mm)

210

Esquema

LOO

P

IN

LOO

P

OU

TCentral

Endereçável

Cooper

+ -

IN OU

T

+ -

Instalação

H D

W

Page 29: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

29

Descrição

Estão disponíveis duas versões nesta gama, a CBG370S que pode ser montada saliente ou semi- embutida, e a CBG370WP versão estanque de montagem saliente.

Actua quebrando o vidro com que é fornecida, sendo possível efectuar teste de funcionamento com chave própria (incluída), de forma a facilitar procedimentos de teste e manutenção do sistema.

Estão disponíveis acessórios para maximizar a funcionalidade da botoneira.

BOTONEIRAS

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuitoLED indicador de alarmeAprovada segundo EN54 Pt11Versões IP42 e IP65

Dimensões

D (mm) W (mm)

5787

Detecção de Incêndio Endereçável

H (mm)

87

Esquema

CBG370S Botoneira Endereçável

CBG370WP Botoneira Endereçável, IP65

Código Descrição

CX-PC Tampa Protectora (pack 10)

CX-P-KIT Elemento Rearmável (pack 10)

CX-SPAREGLASS Vidro de Quebrar (pack 10)

CX-UK Chave de Teste / Rearme (pack 10)

D

H

W

368787

598787

CBG370S

(semi-embutida)

CBG370WP

LOO

P

IN

LOO

P

OU

TCentral

Endereçável

Cooper

- + - +E E

Scr

ee

n

IN OU

T

Scr

ee

n

Page 30: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

30

Descrição

A Cooper disponibiliza duas versões de sirenes endereçáveis, de montagem interior (CAS381) e estanque (CAS381WP).

A CAS381, de montagem interior, para instalação em parede, tem diferentes sons e volumes que podem ser programados, possui isolador de curto-circuito e é auto endereçável.

A CAS381WP tem IP66, logo pode se aplicada no exterior, para instalação em parede, tem diferentes sons e volumes que podem ser programados, possui isolador de curto-circuito e é auto endereçável.

SIRENES

CAS381 Sirene Endereçável

CAS381WP Sirene Endereçável, IP66

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito4 tipos de som programáveis3 volumes de som programáveisVolume máximo 100dBAprovada segundo EN54 Pt3Versões IP42 e IP66

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

D

H

D (mm) W (mm)

95105

H (mm)

105

Esquema

w

D

H

103108108CAS381WP

CAS381

CAS381 CAS381WP

LOO

P

IN

LOO

P

OU

TCentral

Endereçável

Cooper

- + - +E E

Scr

ee

n

IN OU

T

Scr

ee

n

Page 31: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

31

Detecção de Incêndio Endereçável

Descrição

A Cooper disponibiliza duas versões de sirenes endereçáveis com aviso luminoso, de montagem interior (CASB383) e estanque (CASB383WP).

Possuem aviso luminoso através de LED de alta intensidade, mantendo baixo consumo.

A CASB383, de montagem interior, para instalação em parede, tem diferentes sons e volumes que podem ser programados, possui isolador de curto-circuito e é auto endereçável.

A CASB383WP tem IP66, logo pode se aplicada no exterior, para instalação em parede, tem diferentes sons e volumes que podem ser programados, possui isolador de curto-circuito e é auto endereçável.

SIRENES COMAVISO LUMINOSO

CASB383 Sirene Endereçável com flash

CASB383WP Sirene Endereçável com flash, IP66

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito4 tipos de som programáveis3 volumes de som programáveisVolume máximo 100dBAprovada segundo EN54 Pt3Versões IP42 e IP66

Dimensões

D

H

D (mm) W (mm)

95105

H (mm)

105

Esquema

w

D

H

103108108CASB383WP

CASB383

CASB383 CASB383WP

LOO

P

IN

LOO

P

OU

TCentral

Endereçável

Cooper

- + - +E E

Scr

ee

n

IN OU

T

Scr

ee

n

Page 32: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

32

Descrição

O módulo de 3 canais (CIO351) serve de interface entre o sistema de detecção de incêndio e outros equipamentos como elevadores, retentores de porta ou registos corta fogo.

Possui três entradas e três saídas de relé inversor. As entradas são monitorizadas para curto-circuito e circuito aberto. Os relés de saída podem comandar sistemas com consumo máximo de 1A a 30VDC.

As saídas e as entradas são programadas individualmente, ocupando o módulo apenas um endereço.

Existem dois modelos, o CIO351 em que as saídas depois de activas rearmam quando o sistema rearma, e CIO351S em que as saídas rearmam com sinal de silenciar sirenes.

MÓDULO DE 3 CANAISENTRADA/SAÍDA

CIO351 Módulo 3 canais, reset com reset

CIO351S Módulo 3 canais, reset com sirenes

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito3 entradas individuais3 saídas individuais (1A @ 30VDC)Aprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

D (mm) W (mm)

60180

H (mm)

129

Esquema

W

H

D

loop

endereçável

5K6 5K65K6

22K 22K 22K

LOOP

IN OUT INPUTS

OUTPUTS

N/O C N/C N/O C N/C N/O C N/CE E- + - + - + - + - +

Page 33: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

33

Descrição

O módulo de 1 canal (CMIO353) serve de interface entre o sistema de detecção de incêndio e outros equipamentos como elevadores, retentores de porta ou registos corta fogo.

Possui uma entrada e uma saída de relé inversor. A entrada é monitorizada para curto-circuito e circuito aberto. O relé de saída pode comandar sistemas com consumo máximo de 8A a 230VAC.

A saída e a entrada são programadas individualmente, ocupando o módulo apenas um endereço.

MÓDULO DE 1 CANALENTRADA/SAÍDA (230VAC)

CMIO353 Módulo 1 canal, 230VAC

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito1 entrada1 saída (8A @ 230VAC)Aprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

D (mm) W (mm)

60180

H (mm)

129

Esquema

W

H

D

loop endereçável

IN OUTSPUR INPUT

relé inversor até 230VAC

5K6

22K

E C N/C N/OE E- --+ ++

Detecção de Incêndio Endereçável

Page 34: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

34

Descrição

O módulo de zona convencional (CZMU352) dispõe de uma zona para ligar detectores convencionais (20 no máximo), e uma zona separada para botoneiras convencionais (se necessário).

Não existe limite para a ligação de botoneiras na sua zona especifica.

MÓDULO DE ZONA CONVENCIONAL

CZMU352 Módulo de zona convencional

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito1 zona para detectores convencionais1 zona para botoneiras convencionaisAprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

D (mm) W (mm)

60147

H (mm)

88

Esquema

H

W

D

loop endereçável

Podem ser ligadas botoneiras na zona de detectores se necessário

CALLPOINT

ZONE

DETECTOR

ZONELOOP

INOUT

6K

EOLM-1

OUT

IN

OUT

IN

--

--

+

+

+

+

+ + + +----E E E E

Page 35: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

35

Descrição

O módulo de loja (CSUM355) permite que pequenos espaços com detecção de incêndio convencional sejam totalmente integrados com um sistema endereçável.

É o módulo ideal para aplicações como ligar lojas individuais num sistema de um centro comercial.

Dispõe de uma zona para ligar detectores convencionais (20 no máximo), e uma zona separada para botoneiras convencionais (se necessário).

Possui 2 circuitos de sirenes convencionais (300mA por circuito no máximo).

Necessita de alimentação externa de 24VDC para alimentar os dois circuitos de sirenes.

MÓDULO DE LOJA

CSUM355 Módulo de loja

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito1 zona para detectores convencionais1 zona para botoneiras convencionais2 circuitos de sirenes convencionaisAprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

D (mm) W (mm)

60180

H (mm)

129Esquema

W

H

D

Detecção de Incêndio Endereçável

Podem ser ligadas botoneiras na zona de detectores se necessário

CALLPOINT

ZONE

DETECTOR

ZONE

Out

In

+

FIRE RELAY

SOUNDER

EXTERNAL

PSU

MONITOR

24V

EXTERNAL

PSU

INPUT

LOOP

INOUT

EOLM-1

Fonte de alimentação

24VDC

FAULT CONTACT

N/O

24V

O/P

+

+-

-

Out

In +

+-

-

1 2

+ -- E

+-

N/O N/CC +-+ -+ -+-+-+-+-E E E E E

loop endereçável

6K8 12K 12K

12K

Page 36: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

36

Descrição

O módulo de sirenes convencionais (CSC354) é ligado ao loop endereçável, e disponibiliza alimentação e controlo para quatro circuitos de sirenes convencionais (400mA por circuito no máximo). Simplifica a instalação em locais onde sejam utilizadas sirenes convencionais, evitando a passagem de cabos específicos até à central.

Utiliza apenas um endereço, no entanto cada circuito pode ser independentemente controlado de acordo com os requerimentos de programação.

Possui um relé inversor de sinal de alarme de fogo (1A a 30VDC).

MÓDULO DE SIRENESCONVENCIONAIS

CSC354 Módulo de sirenes convencionais

Código Descrição

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito4 circuitos de sirenes convencionaisCircuitos programáveis individualmenteFonte de alimentação integradaAprovado segundo EN54 Pt4 & Pt17

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

D (mm) W (mm)

74300

H (mm)

300

Esquema

W

H

D

loop endereçável

L N E E + - E + - E + - E + - E E-

-

-

-+

+

+

+

N/O

BATT

C N/C

OUT IN

Alimentação 230VAC

RELÉ FOGO

Bateria

6K8 6K8 6K8 6K8

Características

Page 37: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

37

Descrição

Estes módulos, CIOP4 e CIOP8, são módulos de 4 e 8 canais, que permitem comandar equipamentos de baixa tensão (24VDC, 1A no máximo), através de um conjunto de relés.

São muito flexíveis uma vez que cada saída pode ser programada por diversos tipos de actuação como isolamento, falha, fogo, teste, pré-alarme, FRE, FPE e rearme, e até 16 actuações diferentes por saída.

Podem ser actuadas de forma global, por central, por loop, por zona ou por endereço. Utilizam funções lógicas E e OU.

Possuem 4 entradas que podem iniciar função de rearme, silenciar, evacuar e teste.

São programados com o mesmo software de programação das centrais.

MÓDULOS DE SAÍDASPROGRAMÁVEIS

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito4 tipos de entrada8 tipos de actuação16 actuações por saídaFunções E e OUVersões com 4 e 8 saídas

Dimensões

D (mm) W (mm)

63244

H (mm)

180

EsquemaW

H

D

Detecção de Incêndio Endereçável

CIOP4 Módulo de 4 entradas, 4 saídas

CIOP8 Módulo de 4 entradas, 8 saídas

Código Descrição

Não disponível no CIOP4

Page 38: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

38

Descrição

Este dispositivo (CFC301) permite interagir com sistemas de gestão de edifícios, sistemas de ventilação e outros, permitindo controlo manual, programação causa efeito e monitorização quando integrado com a gama de módulos de controlo da Cooper (FC6 e FC18).

Associado aos módulos de controlo e monitorização da Cooper através de software, a programação é simples. A informação a conectar os dois dispositivos é enviada através do loop.

As saídas podem ser programadas em três modos de funcionamento distintos.

MÓDULOENTRADA/SAÍDA TÉCNICA

CFC301 Módulo entradas/saídas técnicas

Código Descrição

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuitoOcupa dois endereçosFunciona com FC6 e FC183 modos de funcionamento

Detecção de Incêndio Endereçável

Esquema

Características

Dimensões

D (mm) W (mm)

60180

H (mm)

129

W

H

D

loop

endereçável

5K6 5K65K6

22K 22K 22K

LOOP

IN OUT INPUTS

OUTPUTS

N/O C N/C N/O C N/C N/O C N/CE E- + - + - + - + - +

Ventiladores

Modos de funcionamento

Modo 122k em todas as entradas

Relé 1

Relé 2

Relé 3

ON quando ocorre um fogo controlo de ventilação em modo automáticoON quando é pressionado o botão start no módulo de ventilação (controlo de ventilação em modo manualON relé 2 desactivado quando o botão stop no módulo de ventilação é pressionado (controlo de ventilação em modo manual)

Modo 2

22k nas entradas 1 e 2

Relé 1

Relés 2 e 3

ON quando o sistema está em alarme pu quando o botão start no módulo de ventilação é pressionadoOFF quando o sistema está em modo normal ou quando o botão stop do módulo de ventilação é pressionadoN/A

Modo 3

22k em todas asentradas

Entrada 2 em alarme

Entrada 2 em resposta

Relés 1,2 e 3

Relés 1 e 2Relé 3

Relé 1

Relés 2 e 3

Igual ao Modo 1

Desligam se o sistema estava em alarmeON

ON após 60 segundos se o sistema ainda estiver em alarmeOFF

Page 39: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

39

Descrição

Os módulos de controlo de ventilação FC6 e FC18 permitem comandar e verificar o estado de ventiladores.

Estes módulos ligam-se directamente ao loop, ocupando um endereço, enquanto permitem controlar até 6 (FC6) ou 18 (FC18) ventiladores.

O controlo dos ventiladores pode ser feito manualmente ou de forma automática.

O módulo FC6 é de montagem mural, enquanto o FC18 é de montagem em rack de 19”.

MÓDULOS DE CONTROLO DE VENTILAÇÃO

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuitoControlo até 6 ou 18 ventiladoresFuncionam em conjunto com CFC301Montagem de parede ou rackControlo manual ou automático

Dimensões

D (mm) W (mm)

42155

H (mm)

125

Esquema

Detecção de Incêndio Endereçável

FC6 Módulo Controlo 6 ventiladores (montagem parede)

FC18 Módulo Controlo 18 ventiladores (montagem rack)

Código Descrição

30482133FC18

FC6

FC18 FC6

H

DW

H

DW

Ventiladores

Quadros de Comando Quadros de Comando

CFC301

Central Endereçável

Atuação de detetores

pode ativar ou

desativar ventiladores

Módulo de Comando de Ventilação

FC18 / FC6

Page 40: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

40

Descrição

O módulo isolador de linha (CSI350) permite que uma linha de dispositivos endereçáveis derive do loop, permitindo facilidade de instalação em locais remotos de um edifício, ou em caso de expansão do sistema.

MÓDULO ISOLADORDE LINHA

CSI350 Módulo Isolador de Linha

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuitoAprovado segundo EN54 Pt17

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

D (mm) W (mm)

60147

H (mm)

88

Esquema

H

W

D

não é necessária

resistência de fim de linha

OUT

IN

SPUR

E

+

E

+

E

+

loop

endereçável

Page 41: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

41

Descrição

O MIU872 é um módulo de zona, auto endereçável, de pequenas dimensões, com isolador de curto-circuito integrado.

Possibilita a ligação de um máximo de 20 detectores convencionais a um sistema endereçável Cooper.

Funciona com qualquer detector convencional Cooper, desde que ligados a base CDBB300.

MICRO MÓDULODE ZONA

MIU872 Micro Módulo de zona convencional

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito1 zona para detectores convencionais (20 máx)Aprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

D (mm) W (mm)

18.535

H (mm)

65

Esquema

W H

D

Detecção de Incêndio Endereçável

LOOP IN

LOOP OUT

IN+

IN-

INPUT20 detectores convencionais

Cooper no máximo

EO

LM

-1

EARTH

Page 42: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

42

Descrição

O MCOM é um módulo de saída, auto endereçável, de pequenas dimensões, com isolador de curto-circuito integrado.

Possibilita comandar equipamentos de 24VDC / 1A, através de um relé inversor.

A variante MCOM-S, é identificada pela central como sirene, mas não rearma com silenciar, somente com rearme do sistema.

A variante MCOM-R, emite um impulso de 5 segundos em rearme, e é utilizado para ligar/rearmar dispositivos que necessitem de corte de alimentação para reactivarem.

MICRO MÓDULOSDE SAÍDA

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito1 Relé de saída (1A / 24VDC)Aprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

Detecção de Incêndio Endereçável

D (mm) W (mm)

18.535

H (mm)

65

Esquema

W H

D

MCOM Micro Módulo de saída (reconhecido como saída)

MCOM-S Micro Módulo de saída (reconhecido como sirene)

Código Descrição

MCOM-R Micro Módulo de saída (impulso de 5 segundos em reset)

LOOP IN

LOOP OUT

N/O

N/C

OUTPUT

C

Page 43: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

43

Descrição

O MCIM é um módulo de uma entrada, auto endereçável, de pequenas dimensões, com isolador de curto-circuito integrado.

Possui uma entrada que permite monitorizar equipamentos externos, desde que estes possuam um relé normalmente aberto para ligar a este módulo.

MICRO MÓDULODE ENTRADA

MCIM Micro Módulo de entrada

Código Descrição

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuito1 Entrada monitorizadaAprovado segundo EN54 Pt17 & Pt18

Dimensões

D (mm) W (mm)

18.535

H (mm)

65

Esquema

W H

D

Detecção de Incêndio Endereçável

LOOP IN

LOOP OUT

IN+

IN-

INPUT

5K6

EARTH

22K

Page 44: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

44

INTERFACES DE REDE

Detecção de Incêndio Endereçável

Código Descrição

Interface LON-BMS

Módulo interface entre a rede LON de um sistema

endereçável, e um sistema de gestão centralizada, permitindo acesso ao sistema Cooper.

Cooper Network

IN OUT

A B A B

4 5 6 7SRV1

IN OUT

A B A B

11 12 13 14SRV1

BMS Supply

24V dcPWR

+ -17 18

Sistema

BMS

D (mm) W (mm)

108105

H (mm)

86

H

W

D

Esquema Dimensões

EC200

W

H

D

D (mm) W (mm)

135116

H (mm)

36

Conversor LON-RS232

Módulo adaptador LON para RS232, permite que um sistema Cooper seja ligado a um PC.

EC0232

Interface TCP/IP

Permite a ligação de sistemas Cooper através da internet.

EC400Intranet / Internet VPN

Ethernet/Internet

Configurar Endereço IP no EC400

EC400EC400

Ethernet/Internet

D (mm) W (mm)

108105

H (mm)

86

H

W

D

Alimentação

= Blindagem

= Terminal 102Ω

Rede

Coooper

Rede

Coooper

D (mm) W (mm)

108105

H (mm)

86

H

W

D

Booster de rede

Permite expandir uma rede LON

de sistemas Cooper.

EC540

Page 45: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

45

Detecção de Incêndio Endereçável

INTERFACES DE REDE

Código Descrição

Interface BACnet

Permite ligar uma rede LON da Cooper

a um sistema de gestãocom protocolo BACnet.

Acesso BACnet

BMS

Rede

D (mm) W (mm)

58105

H (mm)

86

H

W

D

Esquema Dimensões

EC650

EC700

EC200S

Ch1 Ch2

LON

Modbus

W

H

D

D (mm) W (mm)

12075

H (mm)

27

Interface Modbus

Permite ligar uma rede LON da Cooper

a um sistema de gestãocom protocolo Modbus.

EC700

Interface Fibra Óptica“Monomodo”

Permite a ligação de redeLON da Cooper

através de fibra óptica. Permite expandir uma rede

Cooper até 15Km.

CFSFL01Ponto Rede

Lon

Interface Fibra Óptica

Ponto RedeLon

InterfaceFibra Óptica

Lon

Lon

Fibra Monomodo

CFSFL01 CFSFL01Central&

Placa de Rede

Central&

Placa de Rede

Ligação Ponto a Ponto

Fib

ra M

on

om

od

o

CFSFL01 CFSFL01 CFSFL01

Ligação em Estrela

InterfaceFibra Óptica

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Lon

InterfaceFibra Óptica

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Lon

InterfaceFibra Óptica

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Lon

Ponto RedeLon

Fib

ra M

on

om

od

o

Fib

ra M

on

om

od

o

Fib

ra M

on

om

od

o

Lon

Interface Fibra Óptica“Multimodo”

Permite a ligação de redeLON da Cooper

através de fibra óptica.Permite expandir uma rede

Cooper até 15Km.

CFSFL02

135mm

100mm

20mm

10mm

52mm

4mm

5mm

12mm

100mm

90mm

36mm

115.5mm

Ponto RedeLon

Interface Fibra Óptica

Ponto RedeLon

Interface Fibra Óptica

Lon

Lon

Wo

rks

Fibra

CFSFL02 CFSFL02Central&

Placa de Rede

Central&

Placa de Rede

Fiber Optic Point to Point Link

Fibra

Interface Fibra Óptica

CFSFL02

Ponto RedeLon

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Central&

Placa de Rede

Lon

Interface Fibra Óptica

CFSFL02

Ponto RedeLon

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Central&

Placa de Rede

Lon

Interface Fibra Óptica

CFSFL02

Ponto RedeLon

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Central&

Placa de Rede

Lon

Interface Fibra Óptica

CFSFL02

Ponto RedeLon

Ponto RedeLon

Central&

Placa de Rede

Central&

Placa de Rede

Lon

Fibra Fibra

Ligação Multi Ponto

135mm

100mm

20mm

10mm

52mm

4mm

5mm

12mm

100mm

90mm

36mm

115.5mm

Page 46: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

46

Descrição

O CGI420 e o CGI420R são módulos endereçáveis para ligar detectores de gás com saída de 4 a 20mA.

Estes módulos ocupam um só endereço no loop e possuem isolador de curto-circuito.

Podem ser programados os níveis de pré-alarme 1, pré-alarme 2 e alarme através de interruptores próprios. Estes níveis podem ser expressos em percentagem do limite mínimo de explosão (LEL) ou em partes por milhão (PPM).

MÓDULOS 4 A 20mA (PARA DETECTORES DE GÁS)

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuitoInterface com detectores de gás3 contactos de saída associados aos níveis de alarmeNecessita fonte de alimentação externa

Detecção de Incêndio Endereçável

Vantagens

A alimentação ao detector de gás é feita a partir do móduloNíveis de sensibilidade programáveis

CGI420 Módulo 4 a 20mA

CGI420R Módulo 4 a 20mA (saída a relé)

Código Descrição

Descrição

O módulo ZPCB2222 permite a divisão de um loop de um sistema endereçável em 4 loops de menores dimensões.

Cada 4 “mini loops” suportam um máximo de 200 elementos.

Possui isolador de curto-circuito entre cada um dos 4 loops, permitindo uma maior flexibilidade no projecto do sistema.

MÓDULO DIVISORDE LOOP

Características

Ligado no LoopDivide cada loop ligado em 4 loops menores

Vantagens

Permite maior flexibilidade no projecto do sistema

ZPCB2222 Módulo Divisor de Loop

Código Descrição

Page 47: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

47

Descrição

As cartas MIMIC possuem 32 saídas, e podem ser ligadas em rede até se atingir um máximo de 250 saídas.

Existem versões com saída 24VDC / 10mA, e com saída a relé (30VDC).No caso de ligação em rede, será utilizada uma placa Master e as restantes serão Slaves.

A placa Master pode ser ligada ao sistema endereçável no loop ou em rede, e necessita de alimentação externa de 24VDC / 1 A.

Cada saída pode ser programada para actuar em caso de fogo ou falha, associada até cinco zonas ou endereços distintos.

CARTAS MIMIC

Características

Auto EndereçávelIsolador de curto-circuitoNecessita fonte de alimentação externaDisponíveis em versão Master e SlaveAté 250 saídas (1 Master e 7 Slaves)Cada saída programada para fogo ou falhaVersões de relé ou saída 10mA

Detecção de Incêndio Endereçável

Vantagens

Configuração simples através do software da CooperSimples de instalar

ZPCB2252-MML Carta de 32 Saídas 24V / 10mA (Master)

ZPCB2252-MSL Carta de 32 Saídas 24V / 10mA (Slave)

Código Descrição

ZPCB2252-MMR Carta de 32 Saídas Relé (Master)

ZPCB2252-MSR Carta de 32 Saídas Relé (Slave)

Page 48: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

48

Descrição

O software graphpack é uma ferramenta de gestão e interface gráfico com o utilizador, para funcionar com os sistemas endereçáveis Cooper.

Os utilizadores podem monitorizar, controlar e interrogar os sistemas para assegurar que a resposta a sinais de alarme é a mais adequada. Simples e de fácil utilização, o software graphpack inclui um conjunto de funções, oferecendo aos utilizadores um sistema de grande capacidade e de fácil compreensão. Toda a informação pretendida, todo o controlo necessário, está literalmente na ponta dos dedos.

O software graphpack não só disponibiliza informação sobre alarmes, também armazena eventos e falhas de outros sistemas, permitindo a produção de relatórios detalhados. Os sinais de alarme podem ser disponibilizados e controlados numa variedade de modos para melhor satisfazer os requerimentos dos utilizadores.

SOFTWAREGRAPH PACK

Características

Múltiplos utilizadoresSistema seguroDiversos postos de trabalhoNavegação Simples

Detecção de Incêndio Endereçável

GRAPHPACK1-2LITE Software gráfico de monitorização para 1 a 2 centrais

GRAPHPACK1-2PREMSoftware gráfico de monitorização para 1 a 2 centrais

(versão Premium)

Código Descrição

GRAPHPACK2-5 Software gráfico de monitorização para 2 a 5 centrais

GRAPHPACK6-10 Software gráfico de monitorização para 6 a 10 centrais

GRAPHPACK11-20 Software gráfico de monitorização para 11 a 20 centrais

GRAPHPACK21-99 Software gráfico de monitorização para 21 a 99 centrais

Software Graph Pack Lite:

Para pequenos sistemas com 1 ou 2 centrais, o graph pack lite oferece controlo simples a um preço competitivo.

Também para pequenos sistemas de 1 ou 2 centrais, o lite Premium oferece aos utilizadores o nível máximo de controlo e acessibilidade ao sistema.

Para sistemas até 99 centrais, o graph pack oferece acessibilidade e controlo total aos utilizadores do sistema de detecção de incêndio.

Software Graph Pack Lite Premium: Software Graph Pack:

Page 49: ´12 Sistemas de Segurança - Eaton

49

Descrição

O software site monitor / webserver monitoriza sistemas de detecção de incêndio endereçáveis Cooper e permite administração simples através de PC.

Utilizando um interface simples, utilizadores autorizados podem ver o histórico e estado do sistema, propriedades dos dispositivos e outras informações, dependendo das definições de acesso.

O site monitor / webserver monitoriza continuamente a actividade na rede e guarda detalhadamente todos os eventos. Esta informação pode ser processada e convertida em relatórios html ou utilizada para enviar notificações por email.

De forma aumentar as vantagens do acesso baseado em PC, o site monitor / webserver pode funcionar remotamente e acedido através do desktop do cliente ou de um web browser. Isto assegura que esteja onde estiver, pode aceder rapidamente ao sistema. Vários utilizadores podem aceder ao sistema, e a cada um pode ser definido um acesso específico. Isto significa que utilizadores sem funções técnicas podem aceder ao software somente para verificar o estado do sistema, enquanto técnicos podem aceder para cumprir funções de manutenção.

SITEMONITOR Software de monitorização

Código Descrição

Características

Monitoriza diversas redesHistórico e relatórios de redeMonitoriza qualquer central, loop, zona ou dispositivo da redeNotificações emailAcesso remotoAté 1000 utilizadores

Detecção de Incêndio Endereçável

SOFTWARE SITE MONITOR / WEBSERVER