1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se...

20
ALL ABOUT LEARNING BÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 1 20 WWW.ABOUTLIFE.PT BÁRBARA RUANO GUIMARÃES

Transcript of 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se...

Page 1: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 1 20

W W W . A B O U T L I F E . P T

B Á R B A R A R U A N O G U I M A R Ã E S

Page 2: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Olá!

Bem vindo a este workshop em que vamos trabalhar a base do teu sucesso pessoal e do teu desenvolvimento pessoal.

Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te.

Simplificando este método foi desenhado para teres uma aprendizagem tão intuitiva e fácil sobre o teu potencial que te permite dar um salto de desenvolvimento pessoal quase sem dar por isso. Na sua base avalia duas grandes premissas para que tenhas o sucesso que queres: os teus valores e os teus talentos.

Ter consciência dos teus valores é fundamental para que vivas em paz e confiante com a pessoa que és.

Conhecer os teus talentos vai promover a tua motivação, perseverança e criatividade em termos profissionais.

O primeiro passo é ganharmos consciência, depois é planear e por fim partir para a ação. A ação é fundamental e por isso mesmo criei um Curso Online de 7 Passos para Aumentar a Produtividade que podes ver aqui.

Vamos começar?

Para que possas tirar o maior partido deste workshop vou pedir-te que faças um pequeno trabalho de casa. Tira uns minutos do dia, o melhor seria de manhã, para responderes a estas questões que se seguem. Peço-te que o faças até sexta feira para que no sábado já tenhas interiorizado as respostas. Peço-te também que escrevas à mão num papel ou no teu bloco, está provado que quando escrevemos a informação é mais refletida e conseguimos aceder ao que precisamos com maior clareza.

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 2 20

T P C

Page 3: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Antes de responderes às questões ficam dois pontos importantes:

Definição de valores pessoais:

Valores pessoais são os princípios que são importantes para nós, são comportamentos que nos motivam e modelam as nossas decisões.  São as características que ditam a nossa paz de espirito. Por exemplo, podemos valorizar a honestidade, a confiança a liberdade… Podemos sentir que ter liberdade de decisão, dita a nossa felicidade e quando não a temos, algo no nosso coração aperta.

Ou talvez valorizemos a bondade, gostamos de ter a oportunidade de ajudar outras pessoas e queremos ser generosos diariamente ao dedicar tempo e recursos a causas dignas, a amigos, a projectos e a familiares. 

Todos temos os nossos próprios valores pessoais e podem ser bem diferentes. Algumas pessoas são competitivas, outras calmas, umas mais discretas, outras mais carismáticas, algo que falei na minha última masterclass “Encontra um propósito que seja teu”. Uns podem ser mais independentes enquanto outros valorizam a cooperação. Algumas pessoas valorizam a aventura, enquanto outras preferem segurança. 

SE V A L O R I Z A M O S A A V E N T U R A PROVAVELMENTE VAMOS SENTIR-NOS SUFOCADOS QUANDO PRESSIONADOS

PELOS PAIS OU POR OUTRAS PESSOAS QUE TÊM COMO PRINCÍPIO ESCOLHAS “SEGURAS”,

como um trabalho de escritório estável e uma vida familiar estável. Para muitos uma carreira deve envolver dinamismo, viagens, começar seu próprio negócio ou outras oportunidades de risco.

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 3 20

Page 4: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Por outro lado, quando valorizamos a segurança, o oposto se aplica, ou seja, o que algumas pessoas veriam como uma oportunidade de “sonho” (por exemplo viajar pelo mundo) outros podem associar a stress acrescido, instabilidade, dando uma enorme sensação de insegurança. Está tudo bem, cada um no seu registo. É bom saber que todos temos algo de especial e que haverá alguém para quem esse dom fará toda a diferença.

Começamos o trabalho de casa. Pensa durante uns minutos e escreve quais os 5 valores mais importantes para ti.

Quadro1.

Definição de talento:

Talento é um conjunto de aptidões inatas que condicionam o êxito em determinada actividade. Um talento em que investimos é responsável por uma extraordinária capacidade numa determinada área. Talento está ligado ao engenho, à facilidade em fazer algo, ao jeito em executar.

Apesar de ser muito parecido com o dom em definição, o talento distingue-se por ser uma habilidade que deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para se tornar num sucesso.

TRATA-SE DE UMA FACILIDADE E ENORME VONTADE EM FAZER ALGO, UM GOSTO ESPECIAL, UMA

Quais os meus valores mais importantes?

1

2

3

4

5

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 4 20

Page 5: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

APTIDÃO, UMA PREDISPOSIÇÃO ESPONTÂNEA PARA EXECUTAR DETERMINADA TAREFA. Talento sem empenho não deixa de ser uma fantasia, por isso mesmo, nunca é demais salientar que para que o sucesso apareça é preciso trabalhar, agir, procurar investigar, repetir, repetir, redefinir e não desistir. O exemplo mais claro disto são os atletas que para que sejam considerados realmente bons no que fazem precisam de muito mais do que apenas ter jeito.

O talento vem completar os valores no caminho para atingir o sucesso, ou seja, para além da paixão que devemos ter pelo que fazemos é necessário estar totalmente comprometido, ser disciplinado e, principalmente estar em constante aprendizagem.

Isto leva-nos ao segundo exercício do nosso trabalho de casa.

Quadro 2.

No mundo onde tudo é possível o que estarias a fazer?

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 5 20

Page 6: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 6 20

A T É J Á , V E M O S - N O S S Á B A D O !

Page 7: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Obrigada por estares aqui! Fico muito feliz que estejas a querer ser uma versão feliz e realizada de ti próprio. Se estás aqui neste workshop temos algo em comum, temos esta vontade de viver a vida da melhor forma possível e pondo em prática todo o nosso potencial.

Como já viste no trabalho de casa valores e talento fazem parte da nossa realização pessoal.

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 7 20

VALO

RES

TALENTO/POTENCIAL

Fantasia SUCESSO

Infelicidade Frustração

B E M - V I N D O !

Page 8: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Coaching é o treino pessoal que nos permite ir de um ponto presente (o chamado Ponto A) a um ponto futuro (o chamado ponto B). Melhor dizendo, coaching é a ferramenta que nos ajuda a sair de um ponto de estagnação.

Coaching é inicio de uma mudança… fazer coaching é desafiar as nossas próprias crenças. Fazer coaching é permitir à nossa mente ver novas alternativas. Podemos faze-lo sozinhos, aquilo a que chamamos de auto coaching ou podemos ter alguém que nos ajude a abrir os nossos horizontes, neste caso temos o coach (treinador) e o coachee (o cliente).

Sendo uma ferramenta que nos permite ver soluções, pode ser aplicado a qualquer área da nossa vida:

I. pessoalII. profissionalIII. saudeIV. mentalV. desportivaVI. emocionalVII. relacional

Não existe limite para o que podemos melhorar em nós e o coaching revoluciona a nossa mente de uma forma positiva e organiza-a porque lhe dá clareza.

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 8 20

O Q U E É C O A C H I N G ?

Page 9: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Exercício 1.

O que é mais importante

Exercício 2.

Visualizo e escrevo um momento em que estive a viver todos este meus valores:

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 9 20

VA L O R E S

Page 10: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Exercício 3.

Estratégias do partir e voltar

O que me faria sair da ilha onde estou?

O que me faria voltar?

Rescrevo os meus valores:

1

2

3

4

5

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 10 20

Page 11: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Exercício 4.

Valor:Que ação simples me diz que este valor está presente?

Valor:Que ação simples me diz que este valor está presente?

Valor:Que ação simples me diz que este valor está presente?

Valor:Que ação simples me diz que este valor está presente?

Valor:Que ação simples me diz que este valor está presente?

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 11 20

Page 12: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Ótimo, estamos na segunda fase desde workshop All About You onde queremos que encontres a profissão que te realiza.

Quando falamos de uma profissão de sucesso falamos de algo que fazes bem. Se fazes bem acredito que há três factores presentes:

1. Tens jeito para fazer

2. Gostas de fazer

3. Investes tempo nisso

No quadro 2. do trabalho de casa referiste o que gostarias de estar a fazer num mundo ideal. Identifica neste quadro os talentos que vês em ti e que podem também estar presentes nesse “sonho”.

Sinto que tenho talento para:

ANALISTAS EMPÁTICOS EXPRESSIVOS FOCADOS INFLUENTES

Analisar NetWorking Criar Gerir Seguir procedimentos

Investigação Comunicação Definir estratégias Organizar Implementar

regras

Observação Encontrar soluções

Actuar/Performance Negociar Resolução de

disputas

NECESSIDADES:

Aprovação Experiência Reconhecimento Controlo Status

Recolhimento Conexão Evolução Segurança Rotina

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 12 20

T A L E N T O

Page 13: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Por conta própria ou por conta de outrem?

Quando há algo a mudar, profissionalmente, nas nossas vidas esta é uma pergunta que aparece. Tanto nas minhas conversas com amigos como nas minhas sessões, vejo que este tema deixa dúvidas sobre o caminho a seguir, sobre que decisões tomar, sobre que escolhas ter em consideração.

Um dos pontos chave a ter em consideração para perceber qual a carreira mais adequada para nós é perceber se somos mais de correr riscos ou de seguir regras, o que por outras palavras, se somos mais de trabalhar por conta própria ou por conta de outrem. Seja qual for a posição que encaixa melhor no nosso perfil existem alguns pontos chave que devemos ter em consideração quando queremos dar mudar.

MEDO. A primeira coisa é deixar de dar valor ao medo. Eu podia dizer “a primeira coisa é acabar com o medo”, mas isso não seria real. É muito difícil acabar com o medo, o que queremos é reagir ao medo de maneira diferente. Quando queremos avançar ou mudar algo temos de tomar consciência que o medo vai chegar, mas temos de ser mais persistentes que ele. Quando queremos lançar projectos diferentes, produtos diferentes, conhecer pessoas diferentes não podemos deixar que o medo nos vença. Ele caminha connosco, mas não dita as nossas ações.

DISCIPLINA. Principalmente quando trabalhamos por conta própria temos de ter uma auto disciplina fortíssima. Não vai haver ninguém a obrigar-nos a fazer isto ou aquilo e por isso temos de ser nós próprios a obrigar-nos a ter essa disciplina. Agir de acordo com o nosso talento e tomar as rédeas das nossas ações e passar a ser pro ativo e não reativo independentemente se estamos a trabalhar para nós ou para outros.

MOTIVAÇÃO. Porque vão haver dias em que o cansaço pode ser muito, ou a motivação pode ser pouca, trabalhar em algo que é de facto para nós é fundamental. Mesmo quando não nos apetecer, se soubermos que estamos a trabalhar em algo que nos apaixona e se tivermos o nosso sonho bem definido vai haver algo que nos tira da cama (ou do sofá). Sim, porque há dias e dias, meses e meses e nem sempre o caminho está claro. A nossa motivação vem de persistir e de sermos mais teimosos que a nossa própria dúvida ou a nossa própria incerteza.

Talvez te seja familiar este pensamento:“Sei que não estou a fazer o que é para mim, seja que isto que faço é pouco e não me preenche mas não

sei porquê? Se sair daqui não sei o que é que hei-de fazer? Porque é que me sinto insatisfeito/a? Será um

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 13 20

Page 14: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

problema meu? Será que está na hora de me lançar por conta própria? Deverei arriscar e mudar de

emprego…? Mas para onde? Para fazer o quê?”

Trabalhar por conta própria ou por conta de outrem também é um dos pontos que se pode definir depois de conseguimos clarificar os nossos valores e talento. Acredito que já poderás ter conseguido perceber essa tua aptidão através do Quadro 1. e 2. Caso ainda estejas um pouco indeciso/a deixo-te algumas questões que te podem ajudar.

Nas questões acima, se respondeste maioritariamente “sim” isso significa que sentirás maior segurança ao trabalhar por conta de outrem.

• Acontece-te frequentemente teres de pedir opinião sobre as tuas decisões?

• Sentes-te confortável quando tens alguém que oriente o teu trabalho regularmente?

• No fim de semana consegues desligar completamente do trabalho?

• Sentes-te seguro quando os teus objetivos são traçados por alguém superior?

• És mais eficaz trabalhar em ambientes onde já existem protocolos a cumprir?

• É um factor de orgulho para ti fazer parte do sucesso de algo ou alguém?

• Não há nada que queiras fazer fora daquilo que está estipulado pela organização onde

trabalhas?

• Gostas de te auto superar e de procurar as tuas próprias inspirações?

• Os teus objetivos são principalmente estabelecidos por ti?

• Mesmo quando não estás a trabalhar, há ideias que surgem sobre possibilidades de

negócios ou de projetos que gostarias imenso de partilhar com alguém?

• No teu mundo ideal geres o teu próprio tempo?

• O teu sucesso é algo que te motiva?

• É fácil para ti assumir a responsabilidade dos teus “erros”, sabendo que erros são só

aprendizagens?

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 14 20

R E S G A T A R A M I N H A I D E N T I D A D E

Page 15: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Nas questões acima, o “sim” significa que te podes inclinar a trabalhar por conta própria. Por oposição, se respondeste mais vezes não, poderás sentir-te mais seguro a trabalhar por conta de outrem. Nota importante, responde a estas questões com a mente limpa, ou seja, não dês importância ao que já passou, o que aconteceu no passado não tem de forçosamente acontecer no futuro.

Exercício 5.

No meu trabalho de hoje…O que está presente? O que não está presente?

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 15 20

Page 16: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Exercício 6.

Em relação ao meu talentoO que me está a impedir de aplicar o meu talento?

O que posso mudar para que esteja presente?

O que não acontece se não mudar?

O que não acontece se não mudar?

O que acontece se mudar?

Que 3 ações posso implementar amanhã para viver mais o meu talento?

O que posso deixar de fazer que está a ir contra os meus talentos?

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 16 20

Page 17: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Uma das formas de ganharmos disciplina é saber definir objetivos eficazes.Por vezes dizemos que estamos a definir um objectivos mas apenas estamos a partilhar uma intenção que pode transformar-se numa fantasia.

Vejamos este dois exemplos: EXEMPLO 1: O meu objetivo é perder peso até ao final do ano e por isso vou começar a ir ao ginásio.

EXEMPLO 2: O meu objetivo e ganhar forma física e saúde chegando aos 60Kg de peso até ao final de 2020. Quero faze-lo porque sei que vou melhorar a minha saúde, que vai catapultar a minha auto estima e que ganharei uma maior autoconfiança. Para isso vou começar a ser acompanhada por um nutricionista 1 vez por mês e ir ao ginásio 3 vezes por semana das 7h30 às 8h30. Falei com a minha família, e partilhei isto com a minha melhor amiga, pedi-lhes que me ajudassem a continuar diariamente com o meu objectivo… fiquei mesmo muito feliz por mim. 

Estes dois exemplos são diferentes, certo? Estão aqui duas formas diferentes de expor um objetivo e uma é claramente mais verosímil que a outra.

Penso que sentes que no exemplo 2 ficarás mais perto de cumprir o teu objetivo do que no exemplo 1. No exemplo 2 estarás muito mais comprometido em realizar aquilo a que te propões, certo?

Porque é que isto acontece?

Quando queremos definir objectivos de curto prazo há certos parâmetros de temos de ter em conta.

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 17 20

O B J E C T I V O S

Page 18: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

SUm objetivo para ser executável, tem de ser “specific”, eSpecifico. Isto significa que deve ser claro, conter apenas um verbo de ação e responder a todas as outras premissas que se seguem em baixo. Um objetivo deve ser formulado na positiva, com verbos que nos provoquem emoções agradáveis e de conquista.

MMENSURÁVEL. Quando estimulamos um objetivo devemos ter em consideração a sua mensurabilidade. Temos de conseguir transformar o nosso resultado em números, sejam eles em que unidade forem. Números que consigamos medir e comprovar se foram atingidos ou não.

AACCIONÁVEL. Um objetivo só é realmente possível de atingir se for totalmente dependente de nós, da nossa ação. Assim que o objetivo, na sua formulação tem alguma “parte” que depende da reação ou ação de outra pessoa, ele deixa de ser um objetivo e passa a ser uma fantasia. Neste caso, ficamos a viver em efeito, ou seja, o objetivo não se concretizou porque a parte “dele” ou “dela” não foi feita.

R REALIZÁVEL. Quando formulas um objetivo verifica se é possível realizá-lo agora, com as tuas rotinas e compromissos. Se não é... reformula.

TTEMPORAL.  Um objetivo para ser medido e comprovado tem de ter um espaço de tempo em que é definido. Tem de haver uma rotina estabelecida e um prazo para testar os resultados. A certa altura deverá haver um dia em que vais poder ver e medir se cumpriste com o que estipulaste para ti.

PPARTILHADO. Para que um objetivo seja algo que queres mesmo para ti tem de ser partilhado. Há um lado emocional que tem de ser associado ao objetivo para que este ative ambos os hemisférios do cérebro e ative a tua capacidade de compromisso e de enfrentar as consequências dos resultados. Ao partilhar com alguém, vais mesmo comprometer-te a fazer. Mas lembra-te, partilha com alguém positivo e motivador.

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 18 20

Page 19: 1&)2#/3+4- · Não sei se já conheces o método de autoconhecimento e coaching da About Life, se não conheces este workshop vai ajudar-te. Simplificando este método foi desenhado

Exercício 7.

Qual o meu objectivo para o final de 2020?

Para verificares:

S

M

A

R

T

P

ALL ABOUT LEARNINGBÁRBARA RUANO GUIMARÃES de 19 20