13-12-2012 14:40:19 LET'S ROCK AND ROLL M-PeX

2
>organização LET'S ROCK AND ROLL Exposição 3-6 Junho 2013 10-12h | 14-18h Museu Alfredo Bensaúde Museu Décio Thadeu Palestras 7 Junho 2013 15h00 | 17h00 Sala I3 - Piso 1 Pavilhão de Minas Concerto M-PeX 7 Junho 2013 17h00 | 18h00 Museu Décio Thadeu "A tradição e a modernidade (...) flúem naturalmente, naquele que é o mais feliz encontro entre a guitarra portuguesa e a electrónica até hoje produzido em Portugal. (...) 'Phado’ (...) procurem-no, porque tem um mundo lá dentro." João Miguel Tavares, In Time Out O que têm em comum a Bossa Nova, o Tango, o Dub, o DubStep, o Drum’n’Bass, o Electro e…o Fado? Uns dirão que pouco e os mais cépticos dirão que nada. M-PeX é um projecto que mistura os mais diversos universos musicais com a Guitarra Portuguesa. Um trabalho arrojado e inovador que nos eleva os sentidos. A dança perfeita de confluências musicais com um instrumento ligado quase exclusivamente ao Fado. M-PeX é sinónimo da reinvenção, modernização e globalização da Guitarra Portuguesa. M-PeX ENTRADA LIVRE >sites http:/www.roteirodeminas.pt/ http://bist.ist.utl.pt/ >emails [email protected] [email protected]

Transcript of 13-12-2012 14:40:19 LET'S ROCK AND ROLL M-PeX

Page 1: 13-12-2012 14:40:19 LET'S ROCK AND ROLL M-PeX

Conferência - IST.indd 113-12-2012 14:40:19

>organização

LET'S ROCK AND ROLL

Exposição3-6 Junho 2013

10-12h | 14-18h Museu Alfredo Bensaúde

Museu Décio Thadeu

Palestras 7 Junho 2013

15h00 | 17h00Sala I3 - Piso 1

Pavilhão de Minas

Concerto M-PeX7 Junho 2013

17h00 | 18h00Museu Décio Thadeu

"A tradição e a modernidade (...) flúem naturalmente, naquele que é o mais feliz encontro entre a guitarra portuguesa e a electrónica até hoje produzido em Portugal. (...) 'Phado’ (...) procurem-no, porque tem um mundo lá dentro." João Miguel Tavares, In Time Out

O que têm em comum a Bossa Nova, o Tango, o Dub, o DubStep, oDrum’n’Bass, o Electro e…o Fado? Uns dirão que pouco e os mais cépticos dirão que nada. M-PeX é um projecto que mistura os mais diversos universos musicais com a Guitarra Portuguesa. Um trabalho arrojado e inovador que nos eleva os sentidos. A dança perfeita de confluências musicais com um instrumento ligado quase exclusivamente ao Fado. M-PeX é sinónimo da reinvenção, modernização e globalização da Guitarra Portuguesa.

M-PeX

ENTRADA LIVRE

>sites http:/www.roteirodeminas.pt/ http://bist.ist.utl.pt/>emails [email protected] [email protected]

Flyer_final_cut.pdf 1 28-05-2013 13:45:42

Page 2: 13-12-2012 14:40:19 LET'S ROCK AND ROLL M-PeX

Conferência - IST.indd 213-12-2012 14:40:20

Apresenta-se sumariamente a recente colaboração desenvolvida com a NASA (Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, California, USA) e o John Craig Venture Institute (San Diego, Califórnia), tendo em vista estudar o ambiente associado às Águas Termais de Cabeço de Vide (Portugal) e de The Cedars (USA) e a sua possível relação com a Astrobiologia, com o principal objectivo vir a proporcionar nova contribuição sobre a origem da vida na Terra e ... noutros planetas. O ambiente hidrogeológico existente em The Cedars (USA) e em Cabeço de Vide (Portugal) é em tudo semelhante ao que poderá ter existido em Marte quando (segundo evidências da NASA) Marte teve água no estado líquido na sua superfície. Assim, tanto The Cedars (USA) como Cabeço de Vide (Portugal) podem ser encarados como “laboratórios naturais” para o estudo da origem da vida na Terra e em Marte. Este estudo ainda se encontra numa fase inicial e a informação que irá ser recebida pela NASA através do Rover “Curiosity”, que neste momento se encontra em Marte, poderá ser extremamamente importante para o desenvolvimento desta investigação.

As águas minerais de Cabeço de Vide: um análogo natural para a compreensão da origem da vida na Terra e ...

The Cabeço de Vide mineral waters (Central Portugal): a natural analogue to increase understanding of the origin of life on Earth and …

> Prof. José Manuel Marques (IST)

Nanofósseis Calcários na Exploração de Hidrocarbonetos.

Calcareous Nanofossils in the hydrocarbon exploitation

> Dr. Jorge Ferreira (FCUL)

A utilização de microfósseis na datação relativa de rochas sedimentares capazes de armazenar gás e petróleo, é uma prática global e permanente na indústria. O estudo de associações fossilíferas é a única ferramenta capaz de posicionar estratigraficamente as rochas perfuradas, permitindo dirigir em tempo real furos horizontais.

Os Minerais e a Vida – relações plurais: O caso dos biominerais.

Mineral and life – plural relationships - The example of biominerals .

>Prof. José Armando L. da Silva (IST)

Os biominerais são minerais produzidos pelos organismos vivos. O seu número é de largas dezenas, mas muito menor do que os vários milhares que ocorrem na Natureza. Um organismo pode controlar o tipo de mineral produzido, a sua dimensão, orientação, etc., e consegue, em alguns casos, obtê-los em condições que na Natureza, em termos de pressão e temperatura, são impossíveis para a ocorrência de organismos vivos. Todavia, nem sempre os seres vivos conseguem regular convenientemente o processo de biomineralização e o resultado pode levar a patologias. Por outro lado, os biominerais podem dar informações preciosas acerca do passado e permitirem meios de recuperação de elementos químicos.