136_levantamento de Áreas de Riscos Geológicos e Ambientais Dos Bairros Ipiranga

8
ISSN ON LINE 2317-9686 LEVANTAMENTO DE ÁREAS DE RISCOS GEOLÓGICOS E AMBIENTAIS DOS BAIRROS IPIRANGA, MANOEL PIMENTA E SÃO JACINTO EM TEÓFILO OTONI - MG Bruna Eduarda Ferreira (1) , Bruno Alves Sena (1) , Ellen Cristiane Guedes (1) e Antônio Jorge de Lima Gomes (2) Introdução Os principais problemas geológicos e ambientais enfrentados pela cidade de Teófilo Otoni-MG são riscos de deslizamento e de enchente, acelerados pela urbanização desordenada em áreas declivosas. Fator causado pela interação da condição socioeconômica de grande parte da população e morfologia da cidade (MARTINS ET AL., 2011). Realizou-se um levantamento nos bairros Ipiranga, Manoel Pimenta e São Jacinto com o objetivo de identificar as principais áreas de risco inerente e no intuito de compreender melhor esses problemas. Paralelamente a isso existem riscos ambientais para enchentes devido principalmente à presença do r io Todos os Santos (PLANO DIRETOR, 2007). A ocupação de áreas com tendências naturais a ocorrência de determinados fenômenos, e modificação humana de uma área estável em área de risco (através do desmatamento, acúmulo de lixos) agravam ainda mais as ameaças de deslizamentos, erosões, enchentes e epidemias. No Brasil, a legislação urbano-ambiental exige apenas uma avaliação ambiental ou o estudo de impacto ambiental em casos específicos. Como exemplo tem-se as normas publicadas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) na sua resolução 237/97, esta norma abrange conceitos de urbanização em áreas declivosas, propensa a impactos ambientais não mensuráveis. Assim, será da responsabilidade de cada prefeitura a elaboração de cartas geotécnicas do seu município. Materiais e Métodos O trabalho consistiu em visitas técnicas “in loco” nos bairros Ipiranga, Manoel Pimenta e São Jacinto, e no levantamento de dados (fotos das áreas de risco, coordenadas geográficas, tipos de contenção, geologia e pedologia). Para 1

description

Artigo sobre áreas de risco em Teófilo Otoni e os melhores métodos de contenção.

Transcript of 136_levantamento de Áreas de Riscos Geológicos e Ambientais Dos Bairros Ipiranga

LEVANTAMENTO DE REAS DE RISCOS GEOLGICOS E AMBIENTAIS DOS BAIRROS IPIRANGA, MANOEL PIMENTA E SO JACINTO EM TEFILO OTONI - MG

ISSN ON LINE 2317-9686

LEVANTAMENTO DE REAS DE RISCOS GEOLGICOS E AMBIENTAIS DOS BAIRROS IPIRANGA, MANOEL PIMENTA E SO JACINTO EM TEFILO OTONI - MG

Bruna Eduarda Ferreira (1), Bruno Alves Sena (1), Ellen Cristiane Guedes (1) e Antnio Jorge de Lima Gomes (2)Introduo

Os principais problemas geolgicos e ambientais enfrentados pela cidade de Tefilo Otoni-MG so riscos de deslizamento e de enchente, acelerados pela urbanizao desordenada em reas declivosas. Fator causado pela interao da condio socioeconmica de grande parte da populao e morfologia da cidade (MARTINS ET AL., 2011).

Realizou-se um levantamento nos bairros Ipiranga, Manoel Pimenta e So Jacinto com o objetivo de identificar as principais reas de risco inerente e no intuito de compreender melhor esses problemas. Paralelamente a isso existem riscos ambientais para enchentes devido principalmente presena do rio Todos os Santos (PLANO DIRETOR, 2007).

A ocupao de reas com tendncias naturais a ocorrncia de determinados fenmenos, e modificao humana de uma rea estvel em rea de risco (atravs do desmatamento, acmulo de lixos) agravam ainda mais as ameaas de deslizamentos, eroses, enchentes e epidemias.

No Brasil, a legislao urbano-ambiental exige apenas uma avaliao ambiental ou o estudo de impacto ambiental em casos especficos. Como exemplo tem-se as normas publicadas pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) na sua resoluo 237/97, esta norma abrange conceitos de urbanizao em reas declivosas, propensa a impactos ambientais no mensurveis. Assim, ser da responsabilidade de cada prefeitura a elaborao de cartas geotcnicas do seu municpio.

Materiais e Mtodos

O trabalho consistiu em visitas tcnicas in loco nos bairros Ipiranga, Manoel Pimenta e So Jacinto, e no levantamento de dados (fotos das reas de risco, coordenadas geogrficas, tipos de conteno, geologia e pedologia). Para realizao de tais anlises foram usados: Cmera fotogrfica digital Sony 16mp, GPS eTrex Summit garmim, mapas regionais da COMIG (2003), dados do ZEE (2008) e HIGHLAND (2008).

Buscando entender e identificar os meios de conteno considerados mais eficazes foi feita uma anlise preliminar bibliogrfica.

Posteriormente foi realizado um levantamento aproximado do nmero de reas de risco existentes em cada bairro, seguido de uma avaliao da melhor forma de conteno a ser empregada para minimizar os riscos mais graves populao em cada local.

Segundo Martins et al. (2011) as medidas de preveno englobam em dois grandes grupos: o das medidas estruturais e o das medidas no estruturais. As de maior eficincia, sem dvida, esto no primeiro grupo, entretanto, a maioria inviabilizada pelo seu alto custo, j que se traduzem na execuo de obras complexas e que exigem alta tecnologia."

Aps levantamento dos bairros infere-se que os mtodos mais adequados para solucionar os riscos so: muro de arrimo a gravidade, gabio, que so paredes preparadas para conter massa de terra (muito utilizados pelo baixo custo e facilidade de construo) e vegetao sendo a mais utilizada, preferencialmente, as de razes profundas para estabilizar o solo.

Resultados e Discusses

Com fundamento em visitas e fotografias tiradas nos bairros do Ipiranga, Manoel Pimenta e So Jacinto observaram-se os locais de riscos mais consistentes e subsequentemente foram examinados os mtodos de conteno mais eficazes em cada situao.

Nas Figuras (1) e (2), localizadas respectivamente nos bairros Manoel Pimenta e So Jacinto, o principal risco de deslizamento, uma vez que muitas edificaes foram construdas desordenadamente em reas instveis, suscetveis a um deslocamento de terra, onde foi retirada parte da vegetao pr-existente.

Excepcionalmente na Figura (1a) podemos observar o uso de gabies como meio de conteno, visto que naquele local j ocorreram desastres devido percolao da gua e posterior eroso do solo, ocasionado pela configurao geomorfolgica.

A soluo mais adequada nesses casos a construo de muros de arrimo de gravidade e de gabio, e quando possvel a recuperao da vegetao.

a) b) Figura 1 - Bairro Manoel Pimenta, extenso da Rua Joo Lopes da Silva. (1752'16.4"S e 4129'56.5"W, elevao 321m), setembro 2012.

a) b) Figura 2 - Bairro So Jacinto, com vista a partir da Rua Jlio Haueisen. (1751'29.6"S e 4130'06.7"W, elevao 305m), setembro 2012.

Abaixo nas Figuras (3) e (4) atenta-se a ocupao desordenada, respectivamente, no leito maior do Rio Todos os Santos e no afluente do Crrego So Jacinto, que juntamente falta de saneamento torna a cidade vulnervel a enchentes no perodo chuvoso (como registrado pela prefeitura da cidade nos anos de 2002, 2005 e 2012). Nesses casos a limitao da rea de risco e o uso de gabies so as melhores solues. Particularmente na Figura (4), constata-se uma invaso do leito do crrego, o que torna as famlias envolvidas ainda mais vulnerveis no s a desastres causados por enchentes, mas tambm a doenas causadas pelo contato com o esgoto.

a) b) Figura 3 - Bairro Manoel Pimenta, Avenida Doutor Luiz Boali Porto Salman . (1752'06"S e 4130'13.5"W, elevao 325m), setembro 2012.

a) b) Figura 4 - Bairro So Jacinto, Rua Adalberto Hollerbach. (1751'06.4"S e 4129'26.1"W, elevao 306m), setembro 2012.

O prximo caso, apresentado na Figura (5), evidencia um grave risco de escorregamento causado por uma sobrecarga oriunda da construo do prdio. A escassez de vegetao conjugada falta de planejamento estrutural da edificao so os maiores causadores do problema. A recuperao da vegetao e a construo de muro de arrimo so as solues mais adequadas ao caso.

a) b) Figura 5 - Bairro Ipiranga, Rua Antnio Pereira dos Santos. (1752'00.9"S e 4129'47.1"W, elevao 321m), setembro 2012.

No dia 28 de novembro de 2012, ocorreu novamente na cidade uma forte chuva, que mais uma vez causou desastres de grandes propores, observados nas Figuras (6) e (7), desabrigando aproximadamente 35 pessoas e deixando duas idosas da mesma famlia soterradas REDE RECORD (2012). O que poderia ser evitado atravs de urbanizao planejada ou de respeito aos limites naturais.

a) b) Figura 6 - Rio Todos os Santos, aps a grande enchente de 2012, divisor dos bairros Ipiranga e Manoel Pimenta.

a) b) Figura 7 - Bairro Ipiranga, ruas intransitveis aps chuva de 29 de novembro de 2012.Concluses

A principal motivao deste trabalho levantar as principais reas de risco geolgico e ambiental oriundos de deslizamentos e de enchentes, nos bairros Manoel Pimenta, Ipiranga e So Jacinto na cidade de Tefilo Otoni, que acontecem principalmente pela correlao de fenmenos naturais e atividades humanas irregulares.

Nos bairros em estudos percebe-se que situaes de risco se agravam principalmente pela condio socioeconmica da populao e pela falta de informaes. No que se refere a falta de informaes, observa-se tambm uma certa alienao da populao quanto aos mtodos de conteno de baixo custo e alta eficincia. Nas pocas de chuvas contnuas e fortes esses bairros ficam susceptveis a desastres, evidenciando a necessidade de resguardar a vida e sua qualidade, permitindo que a populao, independentemente de classe social, viva em situao de segurana.

Espera-se que ao fim do levantamento das reas de risco de toda cidade, possa-se criar uma cartilha ou mesmo um mapa, para direcionamento e conscientizao da populao da cidade de Tefilo Otoni, sobre os locais de ricos na cidade, passando a diminuir ou mesmo a contribuir para evitar tragdias com aes de preveno.

Agradecimentos

Agradecemos de forma especial a Deus. Ao nosso orientador e colegas de faculdade que ofereceram valiosos comentrios e motivao para no mesmo. Estendemos aos moradores da cidade que nos tem ajudado de maneira acolhedora e participativa nas tarefas de campo, acarretando ao sucesso desse trabalho.

Referncias Bibliogrficas

COMIG, 2003. Mapa Geolgico de Minas Gerais, Companhia Mineradora de Minas Gerais. Governo de Minas Gerais. Disponvelem: Acesso em: 10 de agosto de 2012.HIGHLAND M. L. e BOBROWSKY P., The Landslide Handbook A guide to understanding Landslides- O manual de deslizamento Um guia para a compreenso de deslizamentos. Traduzido por Paulo R. Rogrio, 2008.MARTINS, I. et. al., Contribuies ao plano diretor do municpio de Tefilo Otoni MG. 2011. 57p. Monografia (Bacharelado em Cincia e Tecnologia) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2011.

PLANO DIRETOR, 2007. Plano Diretor do Municpio de Tefilo Otoni, Prefeitura Municipal de Tefilo Otoni, 2007.

REDE RECORD (2012). Disponvel em: Acesso em 04 de dez de 2012.

RESOLUO CONAMA N 237/1997- Regulamenta os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Poltica Nacional do Meio Ambiente - Data da legislao: 22/12/1997 - Publicao DOU n 247, de 22/12/1997, pgs. 30.841-30.843.ZEE - Zoneamento Ecolgico - Econmico do estado de Minas Gerais. Captulo 3 - Solos, geologia, relevo e minerao. (2008). Disponvel em < http://www.zee.mg.gov.br/pdf/componentes_geofisico_biotico/3solos_geologia_relevo_e_mineracao.pdf> Acesso em 30 de jan de 201 Projeto de Pesquisa de alunos na Graduao - UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus do Mucuri, Tefilo Otoni, Minas Gerais.

(1) [email protected], [email protected] e [email protected]

(2) [email protected]

PAGE 1