14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da...

12
14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 | Distribuição Dirigida Página 6 Decisão da Justiça beneficia 3.672 servidores públicos PCCS: PMVR TERÁ QUE PAGAR ATÉ DIA 30 DE ABRIL Conjunto habitacional Dom Waldir passa por vistoria, mas não tem prazo para obras MUDANÇA Página 4 Samuca Silva nomeia Marcus Vinícius, o Marcão, para comandar a secretaria de Ação Social Página 7 DOR DE CABEÇA: MINHA CASA, MINHA VID A CSN ainda não divulgou valor a ser pago aos trabalhadores PPR Página 8 ESPORTE Página 10 Com menos de 4 anos de sua inauguração, apartamentos já apresentam problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações e pisos soltos. Investimentos foram de quase R$ 15 milhões Foto: Foco Regional Apesar da incompetência em campo, Voltaço escapa da degola

Transcript of 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da...

Page 1: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 | Distribuição Dirigida

Página 6

Decisão da Justiça beneficia3.672 servidores públicos

PCCS: PMVR TERÁ QUE PAGAR ATÉ DIA 30 DE ABRIL

Conjunto habitacional Dom Waldir passapor vistoria, mas não tem prazo para obras

MUDANÇA

Página 4

Samuca Silva nomeia Marcus Vinícius, o Marcão,para comandar a secretaria de Ação Social

Página 7

DOR DE CABEÇA: MINHA CASA, MINHA VIDA

CSN ainda nãodivulgou valora ser pago aostrabalhadores

PPR

Página 8

ESPORTE

Página 10

Com menos de 4 anos de sua inauguração, apartamentos já apresentam problemas estruturais,como rachaduras, infiltrações e pisos soltos. Investimentos foram de quase R$ 15 milhões

Foto: Foco Regional

Apesar daincompetência

em campo,Voltaço escapa

da degola

Page 2: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

NOTAS2 NOTAS www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018

EXPEDIENTE: C M DE LIMA FILHO Jornais e RevistasInscrição Municipal: 052727009 ::CNPJ: 13.018.923/0001-12Endereço: Rua Luiz Alves Pereira, nº 115,Sala 301, Ed. Maria Yabrudi - Aterrado :: Telefone: (24) 3338-8341|E-mail: [email protected]: Claro Mariano :: Editor Responsável: Luiz Eduardo Passos.Gráfica: Diário do Vale.|Tiragem: 10.000 : Distribuição: Semanal

Os artigos publicados no jornal Folha do Aço não refletem,necessariamente, a opinião do jornal.

BMPelo menos cinco nomes

de Barra Mansa aparecemcomo possíveis candidatos adeputado estadual e outrosdois postulam uma cadeira dedeputado estadual.

PSDO empresário Bruno Marini

filiou-se ao PSD e lançou pré-candidatura a deputado esta-dual. Ele deve fazer dobradi-nha com o deputado federalAlexandre Serfiotis, que recen-temente deixou o MDB e acer-tou com o DEM.

PSB IO vereador de Barra Man-

sa Vicentinho (PSB) sonhacom voos mais altos. Ele épré-candidato a deputado es-tadual.

PSB IIJosé Chagas dos Santos,

conhecido como J.Chagas, émais um nome que surgecomo opção para concorrer àuma cadeira na AssembleiaLegislativa (Alerj). O líder co-munitário também está filiadoao PSB.

PSCO suplente de vereador Je-

fferson Mamede é pré-candida-to pelo PSC à Alerj.

PTA professora Clarice de

Freitas vai tentar uma vaga dedeputada estadual pelo PT.

PeçaO publicitário Elias Raffide,

o popular Peça, é mais umbarramansense pré-candidatoa deputado.

PMBOutro também do ramo da

comunicação que ensaia co-meçar na vida política é Ale-xandre Martins, da AM4. Ele épré-candidato a deputado fede-ral pelo PSL.

MeloJá o experiente Ademir

Melo, ex-presidente da Câma-ra de Vereadores de Barra

FerrinhosMansa, prepara a sua volta aocenário político. Deve disputaruma cadeira em Brasília.

PSDO ex-vereador de Volta Re-

donda Gemilson Sukinho épré-candidato de deputado fe-deral pelo PSD.

FechadoJorginho Fuede assinou no

último dia 6 de abril a ficha defiliação do PSC. O ex-vereadorda Cidade do Aço é pré-can-didato a deputado estadual.

SolidariedadeUma das surpresas da reta

final do prazo de filiação foi asaída de Jorge de Oliveira, oZoinho, do PR. O pré-candida-to a deputado federal migroupara o Solidariedade (SD).

MAN IA fábrica da MAN Latin

America em Resende alcan-çou um marco importante: oembarque acumulado de 956ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nostrês primeiros meses do ano,é mais do que o dobro do to-tal registrado no mesmo perí-odo de 2017, que foi de 455unidades. Trinta por cento dosembarques de produtos Vo-lkswagen ao exterior são chas-sis de ônibus produzidos nafábrica do Sul Fluminense.

MAN IIO sucesso dos caminhões

e ônibus VW desenvolvidos eproduzidos fez a empresa ace-lerar no primeiro trimestre:com 2.885 embarques, soman-do-se caminhões e ônibus, amais de 30 países, obteve omelhor primeiro trimestre desua história, com alta de 20%sobre o volume registrado em2008, até então o mais alto. Amontadora também teve o me-lhor mês de março de todosos tempos para as vendas in-ternacionais, com 992 embar-ques.

Barragem IDe acordo com o jornal o

Estado de Minas, os laudos

técnicos produzidos pelos en-genheiros e auditores contra-tados pela Companhia Siderúr-gica Nacional (CSN) e entre-gues em dezembro ao Minis-tério Público da comarca deCongonhas (MG) consideramque a Barragem Casa de Pe-dra voltou a ter condições deestabilidade e segurança. Aestrutura é uma das mais pe-rigosas do estado, pois se er-gue sobre três bairros comcerca de 4.800 pessoas amea-çadas em caso de rompimen-to. A demora nos treinamentosda população, contudo, aindacausa apreensão, pois nãoocorre há quatro meses.

Barragem IINo final do ano passado, a

CSN foi obrigada a fazer inter-venções de emergência nobarramento que tem 84 me-tros de altura e comportamais de 10 milhões de metroscúbicos (m3) de rejeitos deminério de ferro. Segundo in-formações do Sistema Esta-dual de Meio Ambiente (Sise-ma), o surgimento de infiltra-ções nas ombreiras que apoi-am uma parte da estrutura,chamada Dique de Sela, es-tavam severamente compro-metidas, abaixo do nível deestabilidade, chegando a 1,39,quando o índice mínimo é de1,5. No laudo atual o fator me-nor encontrado foi de 1,53.

Barragem IIIPor esse motivo, o MP ini-

ciou negociações e num acor-do determinou que a minerado-ra deveria fazer intervençõesque garantissem a estabilida-de de Casa de Pedra. Asações em campo terminaramno mês passado e segundo olaudo, divulgado na quinta-fei-ra (dia 12), as infiltrações fo-ram controladas e os fatoresde segurança para operaçãoforam considerados "satisfató-rios". As obras devem seguiraté maio deste ano. O MP so-licitou, também, o cumprimen-to do Plano de Ação de Emer-gência (PAE) de barragens,uma exigência que passou avigorar segundo portaria doDepartamento Nacional deProdução Mineral (DNPM).

SaberA secretaria de Cultura de

Volta Redonda inicia neste fimde semana o projeto 'Sala doSaber', um espaço para trocade conhecimento, valores eforça do povo negro. A inaugu-ração será às 18h deste sába-do no Memorial Zumbi, na VilaSanta Cecília, e contará compalestra da Mestra Sandra Co-leman, além do lançamento darevista "Educação em DoisMundos. Mulheres Negras Bra-sileiras: Presença e Poder".Durante a palestra, SandraColeman falará da sua experi-ência de vida e de como a ex-posição "Mulheres NegrasBrasileiras: presença e poder"- que aconteceu em Nova Ior-que (EUA) - mostrou um ladodas mulheres negras brasilei-ras, que muitas vezes passa-va invisível diante dos olhos domundo: a intelectualidade damulher negra brasileira.

AccionaA concessionária Acciona

protocolou pedido na ANTT(Agência Nacional de Trans-portes Terrestres) de adesão àdevolução amigável de conces-são para relicitação. A conces-sionária espanhola administra200 quilômetros da BR-393,entre a divisa MG/RJ ao en-troncamento com a Via Dutra.Este é o maior entroncamen-to rodoviário do país. O trechoconcedido é conhecido comoRodovia do Aço e passa poroito cidades do Sul do Rio,entre elas Volta Redonda, Sa-pucaia, Três Rios e Barra doPiraí. Por mês, um milhão e300 mil veículos cortam o tre-cho da região. Porém, o pro-cesso de relicitação permane-ce impedido até que o Gover-no Federal sancione o decre-to que autoriza o procedimen-to, previsto na lei 13.448/2017.O trecho foi concedido em

março de 2008, com prazo de25 anos.

IdosoA secretaria de Saúde de

Barra Mansa, por intermédiodo Centro do Idoso, firmouuma parceria com o Institutode Longa Permanência paraidosos Vila Vicentina, no bair-ro Ano Bom, para dar suportecom curativos, medicamentose consultas médicas, visandouma melhor qualidade de vidaaos idosos assistidos pela en-tidade. Pela parceria serãodisponibilizadas cinco vagaspor semana para pacientes doasilo, além de duas vagas paraemergências por dia. Além declínico-geral, o Centro do Ido-so possui médicos de váriasespecialidades como geria-tras, endocrinologista, pneu-mologista, cardiologista e der-matologista.

Sub IA Região Leste de Barra

Mansa vai ganhar uma subpre-feitura, que será inauguradaoficialmente nos próximos me-ses. A unidade administrativa,que existe na entrada do bair-ro Nove de Abril, atenderámais de 45 mil habitantes,abrangendo os bairros BoaVista, Santa Inês, Metalúrgico,São Sebastião, Mangueira,Recanto do Sol, Cajueiro, San-ta Rita, Morada da Granja, Pa-raíso de Cima e de Baixo, en-tre outros que fazem parte daRegião Leste do município.

Sub IIEnquanto a estrutura física

da subprefeitura passa por umareforma, uma equipe conjunta for-mada pelo Saae-BM, Susesp(Superintendência de Obras eServiços Públicos) e secretariade Ordem Pública já tem traba-lhado atendendo a população erealizando alguns serviços.

Page 3: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 GERAL 3

O Sindicato dos Trabalha-dores da Construção Civil deVolta Redonda e região vemrecebendo reclamações sobreempresas que estão atacandoos direitos da categoria, prin-cipalmente depois que a refor-ma trabalhista entrou em vigor.Uma das últimas denúncias,foi a implantação de um turnoexaustivo em uma empresa,inclusive com jornadas de tra-balho nos finais de semana.

O presidente do sindicato,Sebastião Paulo de Assis, res-salta que a entidade continuarealizando campanhas paraalertar o trabalhador quantoaos prejuízos causados pelareforma. "São tantas dificulda-des que aqueles trabalhadoresque não estiverem sindicaliza-dos correm o risco de perderbenefícios importantes previs-tos em convenção coletiva",explicou o sindicalista.

As denúncias são recebi-das na sede da entidade, nobairro Conforto, em Volta Re-donda, ou na subsede no bair-ro Jardim Tropical, em Resen-de, onde há diretores de plan-tão todos os dias. "Quandotoma conhecimento da denún-cia, o sindicato cobra e enqua-

Sindicato recebe denúncias ereafirma importância da entidade

O lulismo contraa república

Por Adelson Vidal Alves

Na tarde do dia 5 deabril, o juiz Sérgio Moro de-cretou prisão do ex-presiden-te Luiz Inácio Lula da Silva,depois da Corte Supremavotar, mais uma vez, com ajurisprudência de prisãoapós a condenação em se-gunda instância. Moro deu aLula prazo para que se en-tregasse na Polícia Federalde Curitiba até às 17h do diaseguinte.

Lula, no entanto, abrigou-se no Sindicato dos Metalúr-gicos do ABC, fazendo deum prédio financiado pelostrabalhadores seu quartelgeneral. A presidência doSindicato virou seus aposen-tos. Ele descumpriu o prazodado por Moro, e no dia se-guinte, foi a "missa" de ho-menagem a sua falecida es-posa, Marisa Letícia. A "mis-sa" virou um "showmissa".Toda a liturgia católica foisubstituída por um raivosodiscurso, ao estilo sindicalao qual Lula pertence. Oclero católico emprestou amemória da ex-primeiradama (citada uma ou duasvezes apenas por Lula) paraque o condenado fizesse seuespetáculo vitimizador.

A plateia de Lula era fa-nática. O culto à personali-dade transbordava em formade delírios que nasciam dosoradores que se revezavam

no palco. A Justiça, a mídia,e até partidos e movimentossociais foram vítimas da ira ir-racional dos que paradoxal-mente condenavam o fascis-mo. Tudo isso enquanto par-te dos apoiadores de Lulaagrediam repórteres e impedi-am o trabalho dos jornalistas.

Em Belo Horizonte/MG,um grupo ligado ao MST van-dalizou uma propriedade daministra Cármen Lúcia, fazen-do pichações e jogando tintavermelha no imóvel. O histo-riador Alberto Aggio lembrou,em sua página no Facebook,a semelhança entre a açãodo MST e o que os nazistasfaziam.

A Polícia Federal fez opossível para fazer da prisãodo ex-presidente um ato co-mum dentro da normalidaderepublicana (todos são iguaisperante à lei). Mas o PT pre-cisava de um mártir vivo. Umacela especial estava à espe-ra de Lula, os procedimentosda prisão guardavam respeitoao cargo que um dia ele ocu-pou. O Partido dos Trabalha-dores, porém, queria sangue,como certa vez insinuou suaodienta presidente. Lula alge-mado, abatido e jogado den-tro de um camburão seria oideal para o partido, que co-lhia imagens para as eleiçõesde outubro.

O ex-presidente disse emdiscurso que agora ele nãoera mais um ser humano, esim uma ideia. Ele mesmopersonalizou uma espécie dereligião, onde o único dogmaé o culto a sua personalida-de. O lulismo, assim, virauma seita autoritária queafronta à república. Um peri-go em tempos de turbulênciana democracia brasileira.

Adelson Vidal Alvesé historiador

PASTELARIA VASCONCELOSRua Neme Felipe, n° 72 - Ao lado do Sacolão

Santa Luzia, Aterrrado.Tradição e qualidade esperando por você.

O inverno vem se aproxi-mando e, com as baixas tem-peraturas, a situação daque-les que vivem em situação derua ou que estão em dificul-dades financeiras, faz comque grupos se organizem erealizem campanhas para do-ação de agasalhos e cober-tores. É a solidariedade ecomprometimento de gruposcomo o GAV (Grupo de Ami-gos Voluntários) que ajuda areduzir o sofrimento dessaspessoas. "Todos os anos,promovemos essa campa-nha, que ajuda a diminuir osofrimento dos nossos ir-mãos que vivem nas ruas, ouaté mesmo os que têm casa,mas estão passando por di-ficuldades financeiras e nãotêm como comprar agasa-

Grupo promove campanhado agasalho em VR

dra a empresa dentro do queestá previsto nos acordos co-letivos de trabalho", afirmou opresidente.

O trabalhador que quiserdenunciar pode entrar em con-

tato com o sindicato nos tele-fones 3348-2508 - 3342-2331(Volta Redonda) ou 3355-1711(Resende). Ou enviar suamensagem pelo whatsApp, 99275-4521.

lhos", disse uma das volun-tárias do GAV, Virna Freitas.

Segundo Virna, as doaçõespodem ser entregues a um dosvoluntários do grupo. "Algunsde nossos irmãos não têm oprivilégio de ter uma casa ecama quentinha. E é por elesque estamos pedindo a doa-ção. Estamos recolhendo mei-as, cobertores, agasalhos etudo que puder deixar nossosirmãos mais quentes, nessaépoca tão fria. Quem tiver algopara doar, pode entrar em con-tato com qualquer voluntário,ou nos avisar que iremos bus-car", disse a voluntária.

Além da ação para arreca-dação de roupas de frio e co-bertores, todos os sábados, ogrupo se reúne para distribuirlanches em Volta Redonda

para pessoas que estão nasruas do município. "São distri-buídos cerca de 60 lanches ourefeições todos os sábado. Ogrupo se movimenta e cada umfaz a doação de ingredientes,um voluntário fica responsávelpor fazer o lanche ou comidaque será servida. Aos sábados,um grupo passa por diversospontos em Volta Redonda parafazer a distribuição desseslanches. É o que mata a fomedeles, pois, muitas vezes, é aúnica do dia", explicou Virna.

Aqueles que quiseremcontribuir na campanha doagasalho ou no lanche sema-nal, podem entrar em contatocom Virna - (24) 9987-37030,Patrícia - (24) 9983-81542,Thaís - (24) 99817-1615, Úr-sula - (24) 99911-9204.

,

Page 4: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 | www.folhadoaco.com.br4 GERAL

O novo secretário munici-pal de Ação Comunitária(Smac) foi anunciado pelo pre-feito Samuca Silva (Podemos)na manhã de sexta-feira (dia13). Trata-se de Marcus Viní-cius Convençal, o Marcão, queera assessor especial do che-fe do Executivo. Ele entra nolugar do vice-prefeito MayconAbrantes (SD), que se des-compatibilizou da Smac no úl-timo dia 6 por conta da legis-lação eleitoral.

O novo secretário garantiuque continuará os trabalhos rea-lizados pelo seu antecessor."Quero agradecer o voto de con-fiança do prefeito Samuca Sil-va e do Maycon Abrantes. Equero deixar claro que ninguémconstrói nada sozinho e vou pre-cisar da ajuda da equipe técni-ca da secretaria. Vamos cres-cer e avançar juntos", afirmouMarcão, que se reuniu com osdiretores da Smac logo após oanúncio.

Maycon agradeceu a equi-pe e elogiou o novo secretário."Nesse um ano e quatro me-ses à frente da Smac, fizemosum grande trabalho que só foipossível por conta da equipetécnica da secretaria. Tenhocerteza que Marcus continua-

Presos ITrês jovens, por porte de arma, tráfico e associação para

o tráfico de drogas. A prisão ocorreu numa casa da Rua 16,no Padre Josimo, para onde os agentes seguiram a fim deaveriguar uma denúncia. Ao chegarem ao endereço infor-mado, um jovem saiu correndo da casa, mas foi capturado.Ele levou os agentes à residência, onde outros dois suspei-tos se encontravam. Em revista, foram apreendidos uma pis-tola Taurus calibre 40, com carregador, um revólver calibre38, 15 munições e 647 pinos de cocaína. Também foramencontrados no local 22 sacolés de maconha, 10 de cocaí-na e uma touca ninja. Os três suspeitos foram levados à93ª DP, onde foram identificados como Henderson Fabianode Oliveira da Silva, 18 anos; João Vitor Quizzepi Lima, 26;e Marcos Felipe Moreira de Oliveira, de 21.

PolíciaSamuca anuncia novosecretário de Ação Comunitária

Preso IIAntônio Geraldo da Silva Couto, que não teve a idade in-

formada, por porte ilegal de arma de fogo. O fato aconteceuquando PMs em patrulhamento pelo bairro Novo de Abril, naRegião Leste de Barra Mansa, e flagraram uma discussãoentre Antônio e um vizinho, na Rua F, sendo informados deque ele teria ameaçado o outro com uma arma. Os policiaiforam à casa do suspeito, onde apreenderam uma garruchacalibre 36, 48 munições de diversos calibres, um pote de pól-vora e um pote de chumbo para recarga. O caso foi registra-do na 90ª DP.

Preso IIIYuri de Souza Silva, 20 anos, por tráfico. A ação foi da

PM, no Monte Castelo, em Volta Redonda. Os agentes re-ceberam denúncia de que um Monza estava estacionado naRua Paulo Mendes, com quatro homens armados, que esta-riam planejando o assassinato de um desafeto no bairro Ses-senta. Os policiais foram para o endereço apontado na de-núncia. O carro não foi encontrado, mas eles abordaram Yuri,que estava em companhia de outro rapaz. Informado da de-núncia, o suspeito, segundo o registro policial, confirmou quehavia bebido momentos antes com homens do Colorado, emTrês Poços, e que eles teriam mesmo seguido para o bairroSessenta, mas ele não foi junto, permanecendo no MonteCastelo. Yuri foi revistado pelos policiais e com ele foi entra-do R$ 180 em dinheiro. O jovem negou ter arma de verdade,confessando somente que tinha uma réplica enterrada noquintal da casa do outro jovem que estava com ele. No celu-lar de Yuri, ainda de acordo com o boletim da ocorrência,tinha várias mensagens alusivas ao tráfico de drogas. O apa-relho foi apreendido. Depois, os policiais foram até a casado amigo de Yuri, onde apreenderam também a réplica dearma e 105 pinos de cocaína. Na 93ª DP, o outro rapaz foiouvido como testemunha.

Divulgação PM

rá esse trabalho de excelên-cia", afirmou o vice-prefeito deVolta Redonda. "O nome donovo secretário foi um posicio-namento estratégico e uma de-cisão colegiada com a equipetécnica da Secretaria da AçãoComunitária. Maycon Abrantesfez um excelente trabalho nasecretaria e Marcus Vinicius

dará continuidade com a atualequipe técnica da Smac", dis-se o prefeito Samuca.

Atualmente, a secretaria éresponsável pelos 35 Centros deReferência de Assistência Soci-al (Cras) que atendem em tornode 10 mil famílias de Volta Re-donda. O subsecretário continu-ará sendo Rodolfo Levenhagem.

Posse do secretário contou com a presença do prefeito Samuca, do vice-prefeitoMaycon Abrantes e do subsecretário da Smac, Rodolfo Levenhagem

Divulgação

Page 5: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 5

Nos [email protected] ••••• Julio Cesar

Magno de Paula, aniversariante destedomingo (dia 15), com a esposa Viviane

Shirmer

Marcos Miranda, que comemora aniversáriona quarta (dia 18), e Cristiane Moreira

A PET do Clube dos Funcionários recebe nodia 27 de abril a festa temática "Somos tão Jovens2". Evandro Mesquita com os sucessos da bandaBlitz é a atração. Madame Zero e os DJs Sérgio

Mama e Flavinho também estão confirmados.

A Nova Legião Urbana Cover e a banda BlueAngels serão as atrações da próxima edição da

Festa Ploc do Clube Náutico, marcada para o dia12 de maio.

Outro que estreia idade nova na quarta (dia18) é Valmir Carneiro

Neste domingo (dia 15), das 9 às 18 horas, noentorno do Casarão Histórico de Arrozal e na RuaTheodora Barbosa Ribeiro, acontecerá o primeiro

Shopping a Céu Aberto de Arrozal, distrito dePiraí, reunindo diversos estabelecimentos comer-

ciais da localidade com descontos de até 50% emseus produtos. Além dos stands de 22 empresaslocais, o evento contará com uma extensa progra-mação cultural, envolvendo 36 barracas de artesa-nato, 10 barracas de gastronomia, 10 expositores,15 músicos, 6 grupos de dança, apresentações dediversos projetos culturais do Município e a reali-zação da Copa Street on Road de Automodelismo

etapa Arrozal. Cidmar Souza.

No dia 20 de maio, às 9h30min, o município deVassouras recebe a 10ª edição do Circuito HotelFazenda Galo Vermelho, com suporte da Anda

Brasil - Confederação Brasileira de Esportes Popula-res, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social. O

trajeto, que passa por dentro da área do hotel,possui 9 km de extensão e grau médio de dificulda-de, sendo adequado para todas as idades. O evento

reuniu mais de 100 participantes em sua ediçãoanterior e tem inscrição gratuita, que deve ser feitapelo site da Anda Brasil. A novidade este ano é queapós a caminhada, os trilheiros terão a opção departicipar de um almoço mineiro no meio do haras

da fazenda. O buffet de comida típica será servido aopreço de R$ 20 e as bebidas serão à parte.

Eduardo Vasconcelos comemorando seus 19anos com o irmão Gabriel e os pais Cátia e

Márcio Vasconcelos

Marcos Antônio Euzébio, o Marquinhos, (nafoto junto com Dr. Gothardo Netto) ganhou

festa surpresa dos amigos do Hinja, no dia 11

Page 6: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 |6 VOLTA REDONDA

Justiça determina que prefeiturapague PCCS até dia 30 de abril

Uma disputa judicial travada desdedezembro de 2011 está prestes a serfinalizada. O juiz da 5ª Vara Cível deVolta Redonda, Alexandre CustódioPontual, determinou, na quarta-feira(dia 11), que a prefeitura faça o paga-mento até o próximo dia 30 do Planode Cargos, Carreiras e Salários(PCCS) do funcionalismo. Num primeiromomento, 3.672 servidores serão be-neficiados. "Estamos diante de uma vi-tória para o servidor público, que espe-ra há mais de 20 anos a implementa-ção de seu PCCS", analisou o advo-gado do sindicato dos FuncionáriosPúblicos do Município, Victor Jácomo.

O PCCS foi fixado na Lei 3.149/95,no governo do ex-prefeito Paulo CésarBaltazar. Foram mais de duas décadasde muita promessa, principalmente noperíodo eleitoral, e efetividade zero. Ocenário começou a mudar no início de2017, quando Samuca Silva (Podemos)assumiu a prefeitura, possibilitando aabertura do diálogo com o Sindicato.Três audiências mediadas pela Justiçaforam realizadas no ano passado.

Aos poucos, as partes ajustaramalguns pontos. Num primeiro momen-to, houve o entendimento da necessi-dade de recadastramento. Outra ques-tão acordada é que os valores do pas-sado serão quitados mediante preca-tório. Foi fixado também prazo paraperícia, capaz de identificar o corretoenquadramento. Identificaram, ainda, apossibilidade do Município de promo-ver o pagamento de pelo menos 33%da folha.

As coisas pareciam caminhar paraque no início de 2018 o PCCS saíssedo papel, mas uma nova polêmicasurgiu. Conforme consta na decisãoproferida na última quarta-feira, o Sin-dicato Estadual dos Profissionais daEducação (Sepe) do Rio de Janeiro,na qualidade de terceiro interessado,tentou intervir, "porque afirmou ter sereunido com o Executivo Municipal ecom o representante do Sindicato doFuncionalismo e ali ter recebido notí-cia de que este último iria impugnara partilha da quantia de R$ 500 mildisponibilizada para pagamento com-partilhado".

AGORA VAI

O juiz da 5ª Vara Cível, no entanto,julgou improcedente o pedido e deter-minou a intimação do Município de Vol-ta Redonda para que implemente na fo-lha de pagamento de março de 2018,com vencimento em abril, o valor de R$500 mil retroativo ao mês de fevereiro,aplicando-se estes recursos mês a mêscom a implementação do PCCS dandoinício ao cumprimento da sentença. Omagistrado fixou como data final parao cumprimento da decisão o dia 30 deabril. Para isso a prefeitura terá que pro-mover uma folha suplementar.

IntimaçãoO prefeito Samuca foi intimado na

noite da quarta-feira pelo plantão dosOficiais de Justiça. Uma nova audiên-cia de mediação foi marcada para o dia15 de maio, às 15h. "Creio que nãoprecisaríamos ter judicializado estaquestão se a administração pública ti-vesse aplicado a Lei em benefício doservidor. Sabemos que a luta foi gran-de, mas que com esforço consegui-mos. Este é apenas o início do cum-primento. Vale lembrar que o valor pro-

posto pelo prefeito [R$ 500 mil] é mui-to aquém do valor para implementaçãototal do Plano, sendo que o juiz queestá com o processo, Dr. AlexandrePontual, tem sensibilidade em saberentre as condições do município e osanseios da categoria. Sendo que já dei-xou nova audiência já designada parasaber do prefeito sobre um calendário

para cumprimento integral do PCCS",destacou o advogado Victor Jácomo. "OSindicato agora tem uma nova deman-da que é a criação de PCCS dos servi-dores que não foram atingidos pelo cum-primento da Lei 3.149, sendo que es-peramos uma resposta positiva do che-fe do Executivo", completou o represen-tante da categoria.

Para o pagamento, prefeitura terá que promover folha suplementar

Page 7: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 7

Técnicos de construtora vistoriamapartamentos de residencial do São SebastiãoTécnicos da construtora Haec Con-

gel vistoriaram na manhã de sexta-fei-ra (dia 13) os apartamentos do condo-mínio 'Minha Casa, Minha Vida' do bair-ro São Sebastião, em Volta Redonda.Os moradores foram informados pelosrepresentantes da empresa que repa-ros serão feitos, mas o prazo não foifixado. O empreendimento foi inaugu-rado há menos de quatro anos parabeneficiar 192 famílias com renda deaté R$ 1,6 mil, mas os imóveis já apre-sentam rachaduras, infiltrações e pisossoltos.

Foram investidos R$ 14,4 milhõesna construção do residencial, com re-cursos do Fundo de Arrendamento Re-sidencial (FAR), do governo federal. Osapartamentos são distribuídos em 12blocos de quatro pavimentos e quatrounidades por andar, cada unidade temárea privativa de 46m², divididos em 2quartos, sala, banheiro, cozinha e áreade serviço, com piso cerâmico em to-dos os ambientes. "Eu não sei mais oque fazer. Meu teto do banheiro já de-sabou, meu quarto está fechado porcausa de infiltração, meus móveis es-tragaram e eu já não tenho quase nada.Sem contar que os meus pisos estãosoltando, por causa da infiltração e temdiversas rachaduras", relatou Maria daPenha Oliveira Telemos, moradora noprimeiro andar do bloco C.

Em relato enviado pelo Whatsa-pp, Maria da Penha conta que já soli-

citou à Defesa Civil uma vistoria. Foirecomendada a interdição do banheirodo apartamento. "Não tenho pra ondeir e como fico sem banheiro?", questi-onou.

DefensoriaO defensor público federal Clau-

dio Luiz dos Santos, responsável poracompanhar a situação dos imóveis do'Minha Casa, Minha Vida', disse queuma ação civil pública coletiva já estápronta para ser encaminhada. "Depoisda audiência, a Caixa vem conversan-do conosco para traçarmos uma linhade acordo, tudo com a anuência dosmoradores. Mas o processo é burocrá-tico, tardio e a situação dos morado-res não pode esperar. Além disso, aCaixa demora a nos dar uma posiçãoobjetiva. Tomamos ciência de que osmesmos problemas estão acontecen-do no bairro São Sebastião e vamosacompanhar, com a ação civil quasepronta, incluiremos os moradores de látambém", disse o defensor público.

Problemas estruturais tambémforam encontrados nas unidades dosbairros Santa Cruz (Ingá I), Roma eTrês Poços Em 2017, a Folha do Açoacompanhou audiência pública realiza-da pela Defensoria Pública da Uniãopara tratar dos vícios de construçãonos conjuntos habitacionais. Na oca-sião, foi apresentado estudo pelos en-genheiros da Universidade Federal Flu-minense (UFF) que, em parceria com

MINHA CASA, MINHA VIDA

a DPU, promoveram uma avaliação téc-nica nos imóveis. "Os problemas vêmacontecendo desde 2015, pois já rece-bemos os apartamentos com os víci-os de construção, rachaduras e vidrosquebrados e sem que a Estação deTratamento de Esgoto estivesse funci-onando. Com dois meses lá, o esgoto

entupiu no prédio inteiro e ainda fica-mos 60 dias sem água. Nós recebe-mos assim e para nós, a Caixa [Eco-nômica Federal] diz que não pode fa-zer nada", disse Graciele Dornelas, re-presentante dos moradores do condo-mínio de Três Poços. No local residemcerca de 480 famílias.

Fotos: Foco Regional

Pedaço do teto do banheiro despencou e moradores correm risco

Pisos da cozinha estão soltos e podem provocar uma cidente

Page 8: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 | www.folhadoaco.com.br8 GERAL

Na sessão de julgamentode quarta-feira (dia 11), o Tri-bunal do Conselho Administra-tivo de Defesa Econômica(Cade) indeferiu pedido daCompanhia Siderúrgica Nacio-nal (CSN) para participar daAssembleia Geral Ordinária(AGO) das Usinas Siderúrgi-cas de Minas Gerais (Usimi-nas), que será realizada no dia25 deste mês e elegerá mem-bros dos Conselhos de Admi-nistração e Fiscal para o pró-ximo biênio.

A questão foi analisada emparecer da Procuradoria Fede-ral Especializada junto aoCade (PFE/Cade) e levada àapreciação do Conselho pormeio de despacho do conse-lheiro João Paulo de Resende,homologado por unanimidade.A CSN é uma das acionistasminoritárias da Usiminas. Pormeio de sucessivas aquisi-ções em bolsa de valores, tor-nou-se detentora individual de17,43% das ações totais, sen-do 14,13% das ordinárias e

Cade veta participação da CSN em assembleia da Usiminas20,71% das preferenciais. Oatual bloco de controle da si-derúrgica mineira é formadopelos Grupos Nippon, Techinte pela Caixa dos Empregadosda Usiminas.

A compra das ações da Usi-minas foi autorizada pelo Cadeem 2014, condicionada à assi-natura de Termo de Compro-misso de Desempenho (TCD).Por meio do acordo, a CSN secomprometeu a desinvestir umlote de ações da Usiminas emperíodo de tempo determinadopelo órgão antitruste. O prazopara que seja efetivada a ven-da dessas ações é de acessorestrito às partes.

Ainda nos termos do TCD,até que seja cumprida essaobrigação os direitos políticosderivados das ações detidaspela CSN na Usiminas estãosuspensos - a empresa estáautorizada somente a usufruirdos direitos patrimoniais des-sas ações. Desse modo, estávedada a indicação, direta ouindiretamente, pela CSN, de

quaisquer membros para oConselho de Administração,Conselho Fiscal e demais ór-gãos de gestão e fiscalizaçãoda Usiminas, entre outras res-trições.

A cláusula foi imposta peloCade para preservar a concor-rência no setor, já que CSN eUsiminas são concorrentes di-retas no mercado de aço e,como acionista da empresamineira, a Companhia poderiainfluenciá-la. A empresa, noentanto, solicitou ao Cade a fle-xibilização desse dispositivodo TCD e requereu autoriza-ção para participar da AGO daUsiminas para indicar nomesaos conselhos da empresa. ACompanhia alegou possibilida-de de crise de governança in-terna decorrente de disputasentre os acionistas controlado-res e consequente agravamen-to da situação econômica daUsiminas.

O pedido, contudo, foi ne-gado pelo Tribunal do Cade. Ocolegiado referendou parecer

da PFE/Cade, que apontounão haver riscos de conflitossocietários entre os acionistasmajoritários da Usiminas, emrazão de acordo celebrado en-tre eles em fevereiro desteano. Também não foram iden-tificados possíveis impactosnegativos de ordem financeirapara a siderúrgica.

Pedidos anterioresA CSN já requereu ao Cade

flexibilização do TCD com oobjetivo de participar das as-sembleias para eleição demembros aos conselhos daUsiminas em outras oportunida-des. Somente em 2016 o Tri-bunal do órgão antitruste con-cedeu o aval à Companhia para

que participasse da AssembleiaGeral Ordinária daquele ano,exclusivamente com o objetivode garantir a efetiva represen-tatividade dos acionistas mino-ritários, de modo a evitar crisede governança na Usiminas.Essa participação foi efetivadade maneira controlada, tendosido acompanhada e fiscaliza-da pelo procurador-chefe doCade à época.

Os nomes dos conselhei-ros indicados pela CSN foramaprovados pelo Cade. Essesmembros formalizaram com-promisso com a autarquia paramanter a sua independênciacom relação aos interesses daCompanhia.

O valor do Programa deParticipação nos Resultados(PPR) de 2018 ainda é uma in-cógnita para os trabalhadoresda Companhia Siderúrgica Na-cional (CSN). A expectativa nointerior da Usina PresidenteVargas, em Volta Redonda, éque a bonificação seja deposi-tada no próximo dia 27 deabril. Procurada para falar so-bre o assunto, a empresa não

Valor da PPR da CSN ainda não foi divulgadose pronunciou até o fechamen-to desta edição.

O cenário aparentemente éfavorável aos trabalhadores. ACSN se beneficiou dos reajus-tes de preços aplicados ao lon-go de 2017 para reverter o pre-juízo do ano anterior em lucrolíquido de R$ 111 milhões. Ainformação consta do balançopublicado no final do últimomês de março. Além disso, em

relatório financeiro, a Siderúr-gica reportou vendas de 4,9milhões de toneladas no anopassado, sendo 58% no mer-cado interno e 42% exportadoou vendido por meio de suassubsidiárias no exterior. Já nonegócio de mineração, a com-panhia comercializou 33 mi-lhões de toneladas de minériode ferro em 2017. Em cimen-to, a CSN produziu e comer-

cializou cerca de 3,3 milhõesde toneladas.

No ano passado, a CSNutilizou como base de cálculoda PPR o gatilho negociado eincluído no acordo salarial de2016 pelo Sindicato dos Meta-lúrgicos, levando em conside-ração metas e critérios pré-es-tabelecidos. A estratégia refle-tiu positivamente no bolso doscolaboradores. Num compara-

tivo com o ano anterior, a PPRsaltou de 0.87 salário (em mé-dia) para 2.4 por empregado,em 2017. Por se tratar de umainformação confidencial, porquesignificaria revelar o montanteda sua folha de pagamento, aempresa não divulgou os valo-res concretos. Segundo esti-mativas, R$ 66 milhões foramrepassados aos funcionárioscomo efeito de bonificação.

No dia 5 de abril, foi reali-zada a votação da propostapara o acordo coletivo de dostrabalhadores da Nissan. Divi-dida em duas propostas, osmetalúrgicos aprovaram a denúmero 1, que prevê um rea-juste salarial de 2,5%, com li-mite salarial de R$ 7.497,87.Acima deste valor aumentofixo de R$ 187,44, mais au-mento de mérito, um valor deR$ 7.500 para o Programa deParticipação nos Resultados(PPR), com o adiantamentode R$ 5 mil, o que representa

Trabalhadores da Nissan aprovam acordo coletivo 2018um aumento de 40% em rela-ção a 2017, uma vale merca-do de R$ 400, com carga ex-tra no mesmo valor, e o au-mento do percentual de horaextra de 50% para 65%.

Participaram da votação1.630 trabalhadores, sendo942 votos a favor das propos-tas e 681 foram votos contra.Foram 7 votos nulos e bran-cos. A proposta vencedora teve554 votos.

Além disso, foram aprova-das melhorias nas cláusulassociais, como o plano odonto-

lógico, que terá de aumentar arede de atendimento e melho-rar a qualidade dos serviços ea inclusão de uma camisa nosuniformes fornecidos aos fun-cionários horistas.

Segundo a proposta aprova-da, a Nissan também apresen-tará um plano de melhoria daclimatização da fábrica para ospróximos 3 anos, irá fornecerum kit Bebê para recém-nasci-do dos funcionários e serão en-tregues brinquedos para filhosde funcionários com idade até12 anos no Natal.

Page 9: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 9GERAL

Posto IOs desembargadores da

26ª Câmara Cível do TJRJ con-firmaram a sentença que con-denou o Posto Estrada ViaBarra, em Campo Grande,Zona Oeste do Rio, a indeni-zar em R$ 10 mil um motoris-ta que se acidentou ao escor-regar no piso que estava sen-do lavado com sabão em ho-rário de expediente. ManoelCadete Santos do Nascimen-to fraturou o pé direito e tor-ceu o tornozelo, ficando seismeses sem poder trabalhar.Além da indenização por da-nos morais, ele receberá va-lor correspondente a seis sa-lários mínimos vigentes à épo-ca do acidente, a título de lu-cros cessantes, e ainda pen-são vitalícia de 5% do saláriomínimo, a contar do sétimomês posterior à queda, em ra-zão da sequela sofrida.

Posto IIEm seu voto, o relator do

recurso, desembargador Ar-thur Narciso, destacou que aqueda nas dependências doposto e as consequências so-fridas pelo motorista é fato in-controverso. E rechaçou osargumentos apresentadospela empresa de que o aci-dente teria ocorrido por culpaexclusiva da vítima, que, a fimde se dirigir ao local onde eraservido café, resolveu saltarpor cima da mangueira deabastecimento de GNV queestava conectada a seu veícu-lo, tropeçando e caindo.

Posto IIIDe acordo com o magistra-

do, o posto deixou de de-monstrar que o chão escorre-gadio, mencionado pelo clien-te, não tivesse sido a causadeterminante de sua queda."É indubitável o dever do pos-to de gasolina de zelar pelasegurança dos clientes noseu estabelecimento, preve-nindo situações como aqueladescrita na inicial", escreveuo relator ao destacar que asprovas documental e testemu-nhal confirmam a versão apre-

sentada pela vítima sobre afalha no serviço que resultouem sua queda.

Concessionária IOs desembargadores da

21ª Câmara Cível do TJRJ con-firmaram a sentença que con-denou a concessionária Su-pervia a indenizar em R$ 20mil um passageiro que teve opolegar direito esmagado naporta da composição ao em-barcar na estação de Deodo-ro, Zona Oeste do Rio. Cláu-dio José Gonçalves de Limarecebeu os primeiros atendi-mentos no Hospital MunicipalSalgado Filho, e depois da le-são infeccionada foi submeti-do a drenagem na ferida noHospital Naval Marcílio Dias.O valor a ser pago pela com-panhia por danos morais emrazão da sequela sofrida etempo de internação hospita-lar será corrigido monetaria-mente a contar da data dapublicação do acórdão, dia 13de março.

Concessionária IIO autor da ação afirma

que houve falha na prestaçãode serviço porque não haviaseguranças suficientes daempresa no momento do aci-dente. Ele diz que teve que seapoiar na porta do vagão paraevitar que a esposa fosse es-magada durante tumulto, sen-do impossível não ultrapassara faixa amarela. Em seu voto,a relatora do recurso, desem-bargadora Denise Levy Tred-ler, destacou o abalo psico-lógico sofrido pelo autor. Amagistrada afastou os argu-mentos apresentados pelaSupervia de que o acidenteteria ocorrido por culpa da ví-tima, que estava com a mãona porta do trem depois do tu-multo ocorrido no momentodo seu embarque na compo-sição. De acordo com a de-sembargadora, a concessio-nária reconheceu a falha dasegurança nas plataformas,principalmente por se tratardas sete horas da manhã,quando o movimento de pas-sageiros é grande.

FotógrafoOs desembargadores da 8ª

Câmara Cível do Tribunal deJustiça do Rio de janeiro au-mentaram para R$ 30 mil ovalor da indenização por da-nos morais que a rede de dro-garias Farmalife e Drogasmilterá de pagar ao fotógrafo Pe-dro Garrido. A empresa publi-cou encarte publicitário comfotos de Helô Pinheiro e TúlioMaravilha, produzidas pelo fo-tógrafo, sem a sua autoriza-ção, sem os créditos e o de-vido pagamento.

Paes IA 19ª Câmara Cível do

TJRJ, por maioria de votos,confirmou a sentença queobriga o site UOL a indenizara atriz Juliana Paes e a RedeGlobo em R$ 50 mil para cadaum. Segundo a decisão, o sitefez uso indevido de cenas danovela "Gabriela" camuflandoa logomarca da Globo e apre-sentando imagens descontex-tualizadas, onde se vê apenastrechos em que a atriz apare-ce nua, violando sua intimida-de e privacidade. Em sua de-fesa, o UOL reconheceu queo vídeo foi divulgado. Todavia,afirmou que as imagens ilus-travam matéria jornalística docolunista Ricardo Feltrin no"F5", site de entretenimentodo jornal Folha de São Pau-lo. E concluiu não ser partelegítima porque tão somentehospeda o conteúdo do site"F5".

Paes IIOs argumentos, no entan-

to, não foram suficientes paraconvencer o relator do recur-so, desembargador Ferdinaldodo Nascimento. Ainda segun-do o voto do relator, como oapelante é um provedor deconteúdo e também de infor-mação e entretenimento, temresponsabilidade pelo o quedisponibiliza na rede. Após apublicação do acórdão, o UOLapresentou embargos de de-claração, que ainda serão le-vados a julgamento pela 19ªCâmara Cível.

Giro do JudiciárioPreso I

Iago de Souza Costa, 24 anos, por tráfico. A prisão ocor-reu depois que PMs receberam denúncia de que um rapazestava vendendo drogas no Condomínio Ingá II, no bairro San-ta Cruz. O suspeito foi descrito pelos denunciantes, que de-talharam uma tatuagem no braço dele. Os policiais encon-traram Iago saindo de um apartamento no primeiro andar.Assustado, ele retornou ao interior do imóvel, mas depoisabriu a porta e permitiu a entrada dos agentes. De acordocom o registro policial, o rapaz confessou que havia jogadopela janela uma sacola com 19 pinos de cocaína e R$ 40.Depois, levou os PMs até um muro ao lado do bloco ondereside, mostrando onde estavam escondidos mais 48 pinosdo entorpecente.

Preso IIJeferson Francisco Martins, o Jefinho, suspeito de homicí-

dio. No momento da abordagem da PM, na Rua Helena Cor-rêa de Miranda, no Centro de Porto Real, ele estava sem do-cumentos. Levado à 100ª DP, o homem foi identificado, sendoainda verificado que, contra ele, havia mandado de prisão ex-pedido pela Justiça. Não foi informado a qual processo se re-fere a ordem de prisão do suspeito.

ApreendidasDuas armas de ar comprimido, conhecidas como "airsoft",

que eram transportadas num carro com três homens. O veí-culo foi abordado no km 227 da via Dutra, na Serra das Ara-ras, em Piraí. Segundo a PRF, o trio retornava para o Riocom diversas mercadorias compradas no Paraguai, dentroda cota permitida. Porém, no caso das armas de ar compri-mido, a compra deste tipo de produto no exterior tem queter autorização do Exército, o que os ocupantes do carronão apresentaram. As armas - réplicas de fuzil e pistola -foram apreendidas e os três homens levados para a Dele-gacia de Polícia Federal de Volta Redonda, onde foram in-diciados por descaminho. Eles pagaram fiança de um salá-rio mínimo para responder em liberdade.

Polícia

ApreendidosTrês revólveres calibre 38, com 17 munições intactas. O ma-

terial foi encontrado na Rua C, no Vila Brasília. Ninguém foi pre-so. A PM polícia foi informada pelo Ciosp de que traficantes adeixaram as armas escondidas no hidrômetro de uma casa daViela G1. Diante da informação, cinco viaturas foram desloca-das para a região, onde encontraram os revólveres e as muni-ções. O material apreendido foi apresentado na 93ª DP.

Divulgação PM

Page 10: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018| www.folhadoaco.com.br10 ESPORTE

Beneficiado pelo Tribunal, Voltaçoescapa de rebaixamento no CariocaNa disputa entre a incom-

petência esportiva e a incom-petência administrativa, vitória,mesmo que no tribunal, para oprimeiro. Apesar da pífia cam-panha no Estadual, o Volta Re-donda está livre do rebaixa-mento automático para a 1ªfase em 2019 do CampeonatoCarioca. A reviravolta acontecegraças ao Plenário do Tribunalde Justiça Desportiva (TJD) doRio de Janeiro, que puniu, porunanimidade, o Macaé Espor-te por escalar irregularmenteum jogador. O julgamentoaconteceu na tarde de sexta-feira (dia 13), no Rio.

A 8ª Comissão Disciplinarpuniu a equipe do Norte Flumi-nense por infração no Artigo 214(escalação de atleta com situ-ação irregular) e no Artigo 32(atleta não registrado no Bira),com a perda de 26 pontos emais uma multa de R$ 15 mil

(R$ 2,5 mil por jogo) pela esca-lação do atleta Lucas Gabrielem seis partidas do Campeona-to Carioca.

Com a decisão, o Macaétermina o Campeonato Cariocana última colocação na classi-ficação geral e irá disputar aseletiva em 2019. Já o VoltaRedonda sobe para a 10° posi-ção e não precisará jogar a pri-meira fase do Estadual no anoque vem. Desta vez a incompe-tência

Entenda o casoPela documentação anali-

sada, o contrato de Lucas Ga-briel se encerrou no dia 20 defevereiro e não foi renovado.Um aditivo do contrato teriaque ter sido protocolado naFederação de Futebol do Es-tado do Rio de Janeiro (Ferj),publicado no BID da Confede-ração Brasileira de Futebol(CBF) e, posteriormente, no

Modalidade que debutarános jogos olímpicos de Tóquioem 2020, o Basquete 3x3 pas-sa por Volta Redonda, para umtorneio que acontece neste do-mingo (dia 15), no ginásio dobairro Vila Rica, em Três Po-ços. Os portões do ginásio se-rão abertos às 8h para inscri-ções dos trios que querem par-ticipar do torneio.

O campeonato será divididoem quatro modalidades: mas-culino e feminino até 17 anos;e masculino e feminino acima

Bira, para que, sem qualquerexigência, o atleta tivesse con-dições de jogo, o que não foi

feito. O Macaé Esporte des-cumpriu, por seis vezes, o re-gulamento do Carioca e o Có-

digo Brasileiro de Justiça Des-portiva, escalando um atletasem contrato com o clube.

Agência FERJ

Ginásio de Três Poços recebetorneio de Basquete 3x3

de 18 anos. Os três primeiroscolocados de cada categoriareceberão medalhas. "Um dosobjetivos do prefeito Samuca éincentivar o maior número demodalidades esportivas. Alémdisso, estamos levando esseseventos para diversos bairrosda cidade, divulgando a moda-lidade e levando entretenimen-to para a população", dissePaulinha.

No ano passado, professo-res da secretaria municipal deEsporte e Lazer (Smel) partici-

param de uma capacitação so-bre o Basquete 3x3, dada pelaConfederação Brasileira de Bas-quete (CBB). A modalidadetambém será disputada na edi-ção deste ano dos Jogos Es-tudantis de Volta Redonda. "Es-ses eventos são importantespara divulgar o Basquete 3x3.Essa é uma modalidade olím-pica e competições assim aju-dam a massificar o esporte", fri-sou o gerente de desenvolvimen-to do 3x3 da CBB, Franciscode Oliveira.

Mulheres a partir dos 12 anos que gostam de jogar futebol terão a oportunidade de vestira camisa das 'Guerreiras de Aço'. Observadores do projeto de futebol feminino estarão

avaliando as interessadas, no CT do bairro Aero Clube. A popular peneira acontece nestesábado (dia 14), a partir das 14h.

A propostas é selecionar atletas para as equipe Sub-15, Sub-17, Sub-20 e adulta da 'Guer-reiras de Aço'. "Este ano vamos disputar o Campeonato Carioca, sonhando com umavaga no Brasileiro feminino 2019", destacou Sabino Cunha, um dos organizadores do

projeto. Para participar é necessário apresentar atestado médico.

Projeto de futebol feminino promove avaliação técnica no CT Aero

Voltaço está livre do rebaixamento automático para a 1ª fase em 2019 do Carioca

Page 11: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

ESPORTEwww.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 11GERAL

Antônio Furtado deixa Pinheiral e assumecomo delegado-assistente em Barra Mansa

As mudanças promovidas pela che-fia da Polícia Civil nas delegacias daregião Sul Fluminense prosseguem.Depois de Volta Redonda, Barra do Pi-raí e Rio Claro, a dança das cadeiraschegou a Pinheiral e Barra Mansa. Odelegado Antônio Furtado foi transferi-do da 101ª DP (Pinheiral), onde era ti-tular, para ser assistente na 90ª (Bar-ra Mansa). Em seu lugar assume Re-nato Mariano, que já trabalhou em Pi-nheiral e estava na 72ª DP (São Gon-çalo). As alterações foram publicadasno boletim interno da corporação dequinta-feira (dia 12).

Com a intervenção federal na seguran-ça do Estado do Rio de Janeiro e as mu-danças nas chefias das polícias Civil eMilitar, já era esperada a troca de coman-dos em algumas delegacias e outros se-tores da Secretaria Estadual SegurançaPública. No caso de Furtado, a alteraçãotambém passa pelo fato do ex-titular daDP de Pinheiral ser pré-candidato a de-putado federal pelo PSL. A Lei estabele-ce três meses antes do pleito como pra-zo de desincompatibilização da função,ou seja, no início do mês de julho.

Enquanto não se licencia da carrei-ra policial, Antônio Furtado volta asatenções para a nova etapa e os de-safios que agora espera como delega-do-assistente. "Vou conversar com oDr. Ronaldo Aparecido [titular da 90ªDP] e quero saber dele as necessida-des de Barra Mansa. Já sabemos doproblema com o tráfico. Há problemasna cidade, assim como em todas asoutras do estado do Rio de Janeiro",frisou. "Eu chego para somar. Ao mes-mo tempo em que a gente fica triste,porque fizemos um trabalho pela popu-lação de Pinheiral, vamos sentir sau-dade. Por outro lado, a gente se ale-gra porque Barra Mansa há de receberum delegado com compromisso emfortalecer a segurança, em atenderbem. Essa é a nossa marca em 10anos de polícia, que a gente vai com-pletar agora em maio", completou.

Conhecido pela efetividade de seutrabalho, o delegado fez um breve re-sumo do período em que atuou na 101ªDP. "Primeiro eu preciso agradecermuito ao povo amigo de Pinheiral. Tra-balhamos um ano e três meses na ci-dade, conseguimos conquistas impor-tantes. No ano passado foram mais de10 homicídios, trabalhamos, fizemos odever de casa, e este ano a gente vaientregar a delegacia para o sucessor

sem nenhum registro de homicídio nacidade. Lutamos contra o tráfico, con-seguimos reativar o Conselho de Se-gurança, que há 8 anos estava com assuas atividades encerradas", listou.

A solenidade de transferência docomando está programada para a pró-xima semana. "Vou explicar ao novodelegado as ocorrências de maior vul-to, o que temos de investigação emandamento. Acima de tudo não queroque tenha quebra de continuidade. Que-ro que a delegacia de Pinheiral, e asua população, continue sendo atendi-da da melhor maneira possível", finali-zo Antônio Furtado.

A PM foi a primeira instituição a so-frer alteração na região. O tenente-co-ronel Júlio César Veras tomou posseno dia 27 de março, substituindo otambém tenente-coronel Márcio Gui-marães, que vai para a Diretoria dePessoal da PM, no Rio.

Houve mudança de comando tam-bém no 33º BPM (Angra dos Reis). Ocoronel Damião Luiz Portella foi transfe-rido para a Coordenadoria de Inteligên-cia da PM, no Rio. O seu sucessor é otenente-coronel Mauro Silva de Oliveira,que era subcomandante do 33º batalhão.

Novo titular de VRCelso Gustavo Castello Ribeiro, 41

anos, assumiu na quarta-feira (dia 11)o cargo que era ocupado há dois anose quatro meses por Eliezer Lourenço,transferido para Bangu (34ª DP), ZonaOeste do Rio. Ao ser nomeado paraVolta Redonda, pela Chefia de PolíciaCivil, Celso estava respondendo pelaDelegacia de Repressão aos Crimescontra Propriedade Imaterial (Drcpim).

Na cerimônia de posse, que contoucom a presença do chefe do 5º DPA(Departamento de Polícia de Área),Francisco Benitez, o novo titular da 93ªDP falou da linha de atuação que pre-tende implantar em sua gestão. "Oscrimes contra a vida precisam de umaatenção diferenciada da polícia, nãotem como ser diferente. Tenho experi-ência neste segmento porque trabalheipor dois anos na Divisão de Homicídi-os da Capital. Quando foi inaugurada,eu era delegado-assistente, então voutentar trazer todo o conhecimento quetenho deste período para aplicar aquina região", disse o delegado, que pelaprimeira vez vai atuar numa delegaciado interior do estado.

Celso Gustavo e Antônio Furtado,que foi titular da 93ª DP por três anos

e sete meses (entre julho de 2011 e fe-vereiro de 2015), cursaram juntos aAcademia Estadual de Polícia SylvioTerra, conhecida como Acadepol.

Ex-atriz assume DeamA Delegacia Especializada no

Atendimento à Mulher (Deam) tambémtem novo comando. Mônica Areal as-sumiu no dia 22 de março, substitu-indo Maria Madalena Carnevale, queentrou de licença maternidade. Umapassagem interessante de MônicaAreal antes da carreira policial foi naTV. Ela participou da primeira tempo-

rada de Malhação, na pele da perso-nagem Tininha.

Mônica chegou a conciliar os es-tudos na faculdade de Direito com acarreira artística, mas acabou abrindomão de ser atriz. "Estudar para con-curso público é brutal, precisa de mui-ta dedicação, então acabei desistindoda profissão", explicou a delegada ementrevista publicada em junho de 2015no site GShow, ressaltando que seulado artístico ajuda no desempenho doatual trabalho: "Uso aquele jogo de cin-tura característico dos atores."

Chefia da Polícia Civil promove mudanças nas delegacias da região

Foco Regional

Page 12: 14 a 20 de Abril de 2018 | Edição 365 | Ano 7 ... · ônibus aos tradicionais merca-dos da América Latina e Áfri-ca. O volume, negociado nos três primeiros meses do ano, ...

www.folhadoaco.com.br | Volta Redonda, 14 a 20 de Abril de 2018 |12