14 abril final - noticiasdegaia.files.wordpress.com · FMI, após ter sido posto de pantanas pelo...

24
notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa Ano XXVI | n.º 496 | Quinzenal | 14 Abril 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros MUSEU MUNDIAL DA BALANÇA CONTINUA À ESPERA... Manuel Correia é um dos maiores rostos da cultura de Gaia, mas está cansado e desiludido de tanto esperar pela concretização do sonho! III GRANDE PRÉMIO ATLETISMO ÁGUAS DE GAIA FOI UM SUCESSO ATÉ QUANDO? Centro Social de Oliveira do Douro inaugurado Lar de idosos, apoio domiciliário, centro de dia e creche são as valência que fazem parte deste equipamento paroquial da freguesia pág. 10 pág. 2 págs. 12 a 14 Uma Páscoa Feliz a todos os leitores, anunciantes, colaboradores e amigos

Transcript of 14 abril final - noticiasdegaia.files.wordpress.com · FMI, após ter sido posto de pantanas pelo...

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa

Ano XXVI | n.º 496 | Quinzenal | 14 Abril 2011 | Director: Paulo Jorge Sousa | 0,25 euros

MUSEUMUNDIAL DA

BALANÇACONTINUA À

ESPERA...

Manuel Correia é um dosmaiores rostos da cultura de Gaia,mas está cansado e desiludido detanto esperar pela concretização dosonho!

III GRANDE PRÉMIOATLETISMO ÁGUAS DE GAIA

FOI UM

SUCESSO

ATÉQUANDO?

Centro Social de Oliveirado Douro inaugurado

Lar de idosos, apoio domiciliário, centro de dia e crechesão as valência que fazem parte deste equipamentoparoquial da freguesia pág. 10

pág. 2

págs. 12 a 14

Uma Páscoa Feliz a todos osleitores, anunciantes,

colaboradores e amigos

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 2

EspecialidadesBacalhau assado na brasa - Coelho assado no fornoCosteleta de vitela - Tripas à moda do Porto - Polvo

VARIEDADES EM PETISCOS - FEIJOADA À TRANSMONTANA

Rua do Rameiro, 324 * 4415-558 Grijó * Telef. 227 644 704

RefeiçõesEconómicas

w w w . l u i s r i o s i m o b i l i a r i a . p t

Rua Conselheiro Veloso da Cruz 869Loja 16, Edifício Douro * 4400-096 Vila Nova de GaiaTel.: 223 716 077 - Fax: 223 754 415

MANUEL MADUREIRAEmail: [email protected]

916 633 525

Trilab - Projecto Fabrico e Montagem

de Laboratórios, Unipessoal Lda

Travessa Pedro Nunes 166 | 4405-712 Gulpilhares - Vila Nova de GaiaTelf. / Fax: 229 039 224 | Email: [email protected]

Na indústria, ensino, medicina e investigaçãoQUALIDADE é a nossa mensagem

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoafeliz a

clientese amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

O III Grande Prémio de Atletismo Águas de Gaia, EEM, organizado peloClube do Pessoal desta empresa municipal, atingiu este ano um elevadonúmero de participantes, tanto na prova dos 10 kms, como na caminhadaque teve um percurso de 4,5 kms. Mónica Silva e José Rocha, atletas doMaratona Clube de Portugal, foram os grandes vencedores.

Rosa Mota, uma vez mais, foi a madrinha desta competição.Com prémios pecuniários aliciantes, a administração decidiu, tal como o

já tinha feito na primeira edição desta competição "Correr por Gaia", maisuma vez manter idênticas as verbas referentes às classificações, tanto paramasculinos como para femininos. O valor simbólico das inscrições reverteuna totalidade para uma instituição de solidariedade social de Vila Nova deGaia. Ao todo a Associação Protectora da Criança, com sede em Valadares,recebeu um cheque no valor de 1300 euros.

A partida, bem como a chegada dos atletas, foi junto à sede desta empresamunicipal. E com o espírito de proximidade com os munícipes de Gaia quesempre norteou esta empresa, no final desta festa desportiva foram entreguesas medalhas aos atletas vencedores. Uma iniciativa que muito agrada aosparticipantes e familiares, como da população em geral.

Mais de 1500 participantes acorrer por Gaia

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 3

Editorial* Artur Villares

CAFÉ S. JOÃO

Rua Delfim de Lima, 19614410-227 Canelas VN GaiaTelefone: 227 100 356

Serviço de Café e Snack-barEspecialidades: Francesinhas

Prego em Prato

ABERTO de 2.ª a Sábado

Quinta do Cedro IAv. Gil Vicente, 675

Rua Garcia Resende, 270/2724400-166 V. N. Gaia

Telf. 227 127 088

Quinta do Cedro IIAv. Dr. Moreira Sousa, 529 - D

Largo do Moeiro 4415-383 PedrosoCarvalhos Telf. 227 849 346

Pão Quente Pastelaria Snack-Bar | Charcutaria Frango no EspetoFabrico Próprio | PROVE a nossa especialidade: BOLO REI

R O M A N APadaria, Confeitaria, Lda.

Fabrico próprio e diário

Praceta do Loureiro, 110 - Perosinho | 4415-041 Vila Nova de GaiaTelefone: 227 831 449

Rua dos Panaçais, 2414415-287 PEDROSO VNG

Telem. 919 945 678

MANUEL MELOExecuta todos os tipos de pintura e lacagens

páscoafeliz a

clientese amigos

páscoafeliz a

clientese amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoafeliz a

clientese amigos

páscoafeliz a

clientese amigos

Um confortávellugar

O tema de facto é importante. Trêsdécadas depois de Portugal ter recebido oFMI, após ter sido posto de pantanas peloPREC, eis que de novo o nosso país estánas mãos de quem nos empresta dinheiro.Quem não tem o dito não tem vícios. Masisso, na lógica de ideologias defensoras dadependência da economia do Estado, nadasignifica. Projectos megalómanos,despesismo desenfreado, clientelismo deboys e girls enxameando o Estado deinúteis, tudo embrulhado por umkeynesianismo pacóvio (De Keynes devemter lido a Wikipédia), sem esquecer ademolição sistemática da Família, tudo fezo nosso país chegar a este abismo. Seránaturalmente mais um período que Portugalultrapassará, pois a nossa Pátria não seextingue, por mais medíocres sejam os seusgovernantes. Portugal continuaránaturalmente a sua rota de séculos. Porém,para os que o deixaram chegar a este pontoestá naturalmente reservado um confortávellugar no caixote do lixo da História.

Perosinho Verdepela natureza

O dia não podia estarmais agradável, o sol jábrilhava quando os alunosdas escolas do 1º ciclo e doJardim de Infância dePerosinho rumaram logopela manhã à Serra deNegrelos para o habitual edesejado Passeio Ecológico,em que depois de umagradável percurso na Serra,se seguiu um lanche noespaço Desportivo daBoavista.

Festejar a Primavera ealertar as crianças para aprotecção da natureza é olema desta actividade.

O Passeio Ecológico fazparte do Programa

PEROSINHO Verde, quedecorreu de 4 a 8 de Abril, emarticulação com as escolas.

De 6 a 8 decorreramvisitas ao Moinho do Casal -uma iniciativa que pretendemostrar às crianças a formade moer a farinha em tempospassados.

Cada escola vai promoverainda uma iniciativa aberta àcomunidade: Exposição deEspantalhos, na Escola doLoureiro 1; Feira do Livro,Escola do Loureiro 2 eBrandariz; Feira da Primavera- Venda de Plantas, Escola deBrandariz.

Assim se conjuga emPerosinho o ambiente, aeducação e a cultura naformação cívica das crianças.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 4

PEDREIRA E ATERRO DE RESÍDUOS INERTES

SOC. LUSITANA DE OBRAS E EMPREITADAS, LDA.

SOLUSELSede:

Av. Conselheiro Fernando de Sousa, 19 - 13º1070-072 Lisboa

Pedreira e Aterro:Quinta do Moinho Canidelo

4400-049 Vila Nova de GaiaTel.: 227 727 130 | Fax: 227 727 139

Email: [email protected]

O jovem Pedro Ferreira, utente da Agência deDesenvolvimento Local de Vila d'Este, venceu oconcurso da TVI, "Uma Canção para ti".

Na gala do último domingo, o menino gaiensede 15 anos interpretou uma musica de AdelaideFerreira e brilhou ao dividir o palco com uma dasmaiores divas de sempre: Simone de Oliveira. ‘ADesfolhada’ foi o tema que uniu duas geraçõescompletamente distintas, proporcionando aopúblico um momento ínico de televisão.

Pedro Ferreira é frequentador assíduo da ADL -Agência de Desenvolvimento Local de Vila d'Este -uma acção imaterial promovida pela Gaiurb, noâmbito da reabilitação urbana do edificado daurbanização.

Os primeiros passos de Pedro Ferreira nomundo da canção foram dados no Desfile de Modade Vila d'Este - Fashion Social Event, promovidopela Gaiasocial em Julho do ano passado, e noevento Moda Inclusiva, realizado pelo município deGaia em Novembro último.

O jovem diz que "dorme muito e fala pouco,mas que não é envergonhado, porque vergonha éroubar". A sua disciplina favorita é a línguaportuguesa. Tem um tio fadista e é a prima que oacompanha sempre, para além de ser a sua maioramiga. Gostava de ser conhecido e ter alguns fãs,

Pedro Ferreira vence concurso"Uma Canção para ti"

pois o seu grande sonho é cantar para umamultidão.

"Uma canção para ti" é um concurso infantil daTVI. Nesta quarta temporada, o programa estende-

se por seis sessões, com apresentação de ManuelLuís Goucha e Cristina Ferreira. Mais de 18 milcrianças entre os 7 e os 15 anos tentaram a sortenos castings realizados em vários pontos do país.

páscoafeliz a

clientese amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

A Comunidade Escolar de Vilar de Andorinho tem actualmente uma mostra de Espantalhos emexposição para os gaienses, no Largo Francisco Rodrigues.

Uma mostra que se pretende colorida e criativa para toda a comunidade escolar da freguesia e queambiciona receber das mãos abertas a Primavera!

Os espantalhos são construídos com materiais recicláveis, apelando com isso à reutilização evalorização de materiais. Esta mostra é aberta a todas as escolas, atl’s, jardins de infância e centro deestudos da freguesia.

Até 29 de Abril passe por lá para ver o trabalho destes alunos!

Exposição de Espantalhos

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 5

Uma empresa virada para o futuro* caixilharia de alumínio lacado e anodizado *

* trabalhos especializados em aço inox, cobre e latão ** ferro metalizado e lacado *

* aço corten ** guilhotina ** quinadeira *

MENDONÇA& IRMÃOS, Lda.

S E R R A L H A R I A* Travessa de Sabariz, 398 — SERZEDO — V. N. GAIA* Telefone: 22 762 30 65 * Fax: 22 762 69 23 * Email: [email protected]

páscoa feliz aclientes eamigos

A frontalidade é encarada de várias formas. Unsconsideram uma grande virtude. Outros umacaracterística depreciativa que, se for levada aoextremo, pode ser considerada arrogância. Ber-nardino Cavadas sempre teve dois rótulos: homemda terra e frontal.

Liderou a junta de freguesia de Canelas du-rante anos a fio, sob a égide do Partido Socialista.Em 2005, zangado com alguns elementos dopartido, bateu com a porta e não se recandidatou.A fragilidade em que se encontrava, após a mortedo filho, potenciou ainda mais este corte político.

De qualquer das formas, a junta continuouentregue aos socialistas, desta vez com VitorCanastro. Um jovem que fizera parte do executivoanterior. Esse mandato foi muito conturbado. Semmaioria absoluta, o canelense foi 'obrigado' acoligar-se com a oposição. Mas não resultou. Nemcom o PCP. Nem com o PSD.

Em 2009, Vitor Canastro volta às eleições àprocura do segundo mandato. Após anos deliderança socialista, a social-democrata AdelaideCanastro 'rouba' a edilidade local. Consegue trêsfeitos: é a única mulher presidente de junta de Gaia,conquista uma freguesia que votou durantedécadas no PS e, finalmente, logo no primeiromandato consegue a maioria.

Em Fevereiro a actual presidente de junta deCanelas falou pela primeira vez ao Notícias deGaia. E, de imediato, Bernardino Cavadaspretendeu rebater algumas informações.

Arredado das lides políticas desde 2005, o sr.Cavadas (como lhe chama a população local) con-tinua atento ao que se passa na freguesia. Einterventivo. Aponta o dedo e reclama que "Canelasperdeu o poder reivindicativo. E sente-se"desiludido"…

De entrevista na mão, o canelense diz que aactual presidente faz declarações que "não sãoverdade". "Quando a presidente diz que 'pelaprimeira vez os meninos foram à Serra celebrar oDia da Árvore'… isto não é verdade! Eu fui autarcadurante 16 anos e fomos lá quase todos os anos.Não vou dizer que fomos todos... mas quase!".

Seguem-se as árvores abatidas. "A sra.presidente diz aqui para irmos à junta ver… eu nãotenho nada que ir à junta ver se as árvores estavampodres ou não. É lá no local." De recordar quealgumas árvores tiveram de ser abatidas porquedepois do Parque Biológico as analisar concluiuque elas representavam um perigo para apopulação. "Primeiro sugeri-lhe - porque ela quisouvir a minha experiência como autarca - quepedisse ao Parque Biológico para as podar, porqueela não tinha meios para o fazer, como eu não

"Canelas perdeu o poderreivindicativo"

tinha. Para podar as árvores… porque elas têmvida como as pessoas". Impõe-se a questão: asárvores não estavam podres? "Estão lá à vista! Amaior parte das árvores que ela cortou nãoestavam podres. Algumas ainda eram muito no-vas. Não me digam que os plátanos do Curroestavam podres… não estavam! O que era precisoera que as árvores fossem podadas!", respondeuo ex-edil.

Canelas agora é representada pelo mesmopartido da câmara de Gaia. A freguesia saiubeneficiada? Bernardino Cavadas é peremptório:"Eu penso que deveria ter saído beneficiada, masaté agora não se viu nada! Pelo contrário. Noessencial ela vai procurar tirar rendimento disso,mas não faça como diz o ditado 'com papas e bolosandam a enganar os tolos'".

Por exemplo, a sede da junta. "Canelas merecepela sua história ter uma sede digna. O concelhotem de colaborar. A junta tem de ter sede digna quenão tem. Não é ir agora para a Casa de Veludo. Foicomprada para a GNR e agora pôr lá a junta…provisoriamente… então o que é isto???".

Mas a frontalidade do ex-edil não atinge apenasAdelaide Canastro. O socialista Vitor Canastrotambém merece as críticas de Cavadas. "Ele feztantas asneiras que o povo correu com ele",salienta. E por isso é que a actual autarca diz quenão contava vencer com esta maioria. O canelenseexplica o resultado das Autárquicas: "O povo estavade tal maneira descontente com os autarcas doPS da Junta de Freguesia de Canelas que correramcom ele. Houve cinco renúncias de mandato depessoas que ele escolheu. O tesoureiro dele aofim de sete meses renunciou ao mandato, não se

Av. S. Salvador, 880 LjO * 4415-534 GRIJÓTelefone 22 744 72 59

Email: [email protected]

páscoa feliz a clientes e amigos

demitiu… renunciou". Cavadas assegura que sefosse ele o presidente de junta - e não VitorCanastro - "não tinha perdido Canelas. De certezaabsoluta! O povo de Canelas não ia votar noutropartido se eu fosse presidente de junta. Eu nãocontinuei… mas se eu fosse não tinha perdido ajunta!". E continua: "eles faziam tudo ao contráriodo que devia ser feito. Era um horror. Veja, nasemana anterior à eleições, no cemitério, no localdos baldes e das vassouras deixaram ficar lá latasde atum e plásticos das azeitonas pendurados. Asmulheres levavam de casa. A junta não tinha unsbaldes para lá colocar?".

Bernardino Cavadas não está na junta, mascontinua a ser reconhecido pela população. Con-tinua a ser abordado para dar opiniões. Epermanece atento à realidade da sua freguesia.Tranquilamente e com a mesma frontalidade desempre. A frontalidade com que geriu durante anosa fio os destinos da população de Canelas.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 6

OFICINARua de S. Pedro, 134VILAR DO PARAÍSO4405-809 V. N. DE GAIA

Joaquim daRocha Costa

TELEFONE/FAX: 22 7117395TELEMÓVEL: 91 753 21 66

Encarrega-se de todos os Serviçosde CARPINTARIA e PARQUETES

para Construção Civil e Móveis de Cozinha

R. do Monte, 474 - 4405-812 Vilar do Paraísot. 227 150 890 w f. 227 150 899

Vila Nova de Gaiawww.seabratavares.com

[email protected]

FORMULÁRIOS EM CONTÍNUOPAPEL PARA FOTÓCÓPIA, LASER E INK-JET

ETIQUETES AUTOCOLANTES EM CONTÍNUO, FOLHA E BOBINE

páscoafeliz a

clientese amigos

páscoa feliz aclientes eamigos

É no inicio da actividade que as empresas maisprecisam de ajudas. Muitas vezes as financeiras éque sobressaiem. Mas se estas sãofundamentais, às vezes os pormenores logisticosfazem toda a diferença. Por exemplo… a sede, oatendimento telefónico, as marcações de reuniõescom potativos clientes e/ou fornecedores…

Agora, à distância de apenas um clique, está aajuda para todos estes grandes pormenores. Háum serviço ao dispôr das pequenas e médiasempresas que estão a dar o salto inicial que lheresponde a todas estas necessidades. Chama-se A Sua Secretaria e é uma empresa que está noParque Empresarial de São Félix da Marinha, noInovaGaia.

A Sua Secretaria é uma empresa de prestaçãode serviços na área do secretariado virtual queengloba ainda os escritórios virtuais. É dirigidapara pequenas e médias empresas, start up's. umdos objectivos é a redução de custos fixos,reduzindo-os. Os clientes podem usufruir dasinstalações de A Sua Secretária para sede social,podendo ainda usufruir de escritórios ou salas dereuniões. Estes serviços permitem que, a partir de55 euros por mês, as empresas tenhamasseguradas funções tão importantes comoatendimento telefónico, agendamento de reuniões.Toda a área do tradicional secretariado,inclusivamente o atendimento personalizado,embora a custos reduzidos.

A Sua Secretária virtual realiza todas actividadesque uma secretária, mas com custos reduzidos.Utilizando as novas tecnologias de informação ecomunicação e interagindo com o cliente atravésda Web. A Sua Secretária: recebe e atendechamadas telefónicas de uma formapersonalizada; anota e regista de formainstantânea as suas chamadas (nome da pessoa,hora, assunto e tratamento efectuado) na sua áreaprivada; comunicação via SMS das chamadasurgentes; faz a gestão de agenda; realiza o serviçoá distância de registo e organização de consultas(advogados, médicos, arquitectos,…); e satisfaz

empresas em início de actividadeajuda

necessidades pontuais que as empresas têm aonível de atendimento telefónico (férias, licenças,faltas de pessoal, overflow).

Uma solução óptima para as empresas, já querepresenta uma clara poupança de custos (no quetoca a custos fixos a poupança pode ir até 80% a90%) e de preocupações, oferecendo serviços esoluções à medida das diversas empresas.

No que diz respeito aos escritórios virtuais,estes espaços oferecem um escritóriopermanente sem necessidade da sua presençafísica. Poderá utilizar a sala de reuniões, parareceber os seus clientes e fornecedores, como setrabalhasse naquele espaço. O serviço deescritório virtual é ideal para empresários quenecessitem de um espaço para reuniõesesporadicamente; profissionais que trabalhem emcasa, mas que precisem de endereço profissional;empresários que necessitem de um escritório, aum custo reduzido; empreendedores que precisem

de reduzir custos iniciais de escritório; eempresários em viagens de negócios.

Muitas empresas optam por um escritório vir-tual para evitar o hall de hotel na marcação dereuniões com o cliente e parceiros de negócios. Autilização de salas de reuniões com serviços derecepção profissional transmite maior credibilidadee é um factor de sucesso para as empresas quenão necessitam de espaço físico permanente.

Tânia Pinho é o rosto de uma empresa querevoluciona uma área tradicionalmente poucoinovadora. Um exemplo em Portugal que ainda nãotem concorrência. Um serviço que dá resposta asnecessidades reais, mas que facilitam epotenciam o quotidiano novos empresários.

Um ambiente de trabalho completo e eficiente,dotado de pessoal qualificado e de bons recursostecnológicos, oportunidade de começar a trabalharde imediato, sem demoras nem elevadosinvestimentos iniciais.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 7

FUNERÁRIA HORA, LDA.

FuneraisTrasladações p/todo País e Estrangeiro

CremaçõesArtigos Religiosos

Serviço Permanente

SEDE: Coimbrões:

Telef. / Fax: 227 724 436Tml: 919 454 166RUA AUGUSTO GOMES, 72

4400-028 VILA NOVA DE GAIA

RESIDÊNCIA/ARMAZÉM:Rua Barão do Corvo, 67

4400-039 VILA NOVA DE GAIATelef. 223 704 245

FILIAL:Rua S. João, 89 - Canelas

Telef. 227 137 126

email: [email protected]

Páscoa Feliz

Rua Cândido dos Reis, 416 - 4400-070 V. N. de Gaia * Telf. 22 371 87 76

O Maior Coleccionador deBalanças (do Mundo) e daElectrocerâmica do Candal

MANUEL CORREIAA N T I G U I D A D E S

páscoa feliz a clientes e amigos

14E, se Cristo não foi ressuscitado, logo é vã a nossapregação, e também é vã a vossa fé.

15E assim somos também considerados como falsastestemunhas de Deus que ele ressuscitou a Cristo, aoqual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortosnão são ressuscitados.

16Porque, se os mortos não são ressuscitados,também Cristo não foi ressuscitado.

17E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, eainda estais nos vossos pecados.

18Logo, também os que dormiram em Cristo estãoperdidos.

19Se é só para esta vida que esperamos em Cristo,somos de todos os homens os mais dignos de lástima.

20Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre osmortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

21Porque, assim como por um homem veio a morte,também por um homem veio a ressurreição dos mortos.

22Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modoem Cristo todos serão vivificados. (I Coríntios 15: 14-22)

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach,significando passagem, lembrando a libertaçãodos israelitas do cativeiro sob a liderança deMoisés. Como evento religioso cristão, é a maisimportante festa da cristandade. Na Páscoa oscristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo,depois da sua morte por crucificação. A suacentralidade na fé cristã encontra-se com clarezanos evangelhos e nas espístolas, particularmenteas de São Paulo: "14E, se Cristo não foiressuscitado, logo é vã a nossa pregação, etambém é vã a vossa fé." (I Coríntios 15: 14) E paraconfirmar factualemnte esse acontecimentos, oApóstolo cita os vários testemunhoscomprovativos da veracidade dos acontecimentos(I Coríntios 15: 1-10): "Ora, eu vos lembro, irmãos,o evangelho que já vos anunciei; o qual tambémrecebestes, e no qual perseverais, pelo qualtambém sois salvos, se é que o conservais tal comovo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. Porqueprimeiramente vos entreguei o que também recebi:que Cristo morreu por nossos pecados, segundoas Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitadoao terceiro dia, segundo as Escrituras; queapareceu a Cefas, e depois aos doze; depoisapareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez,

Ressurreição Matthias Grünewald 1510

CRISTO RESSUSCITOUdos quais vive ainda a maior parte, mas alguns jádormiram; depois apareceu a Tiago, então a todosos apóstolos; e por derradeiro de todos apareceutambém a mim, como a um abortivo. Pois eu souo menor dos apóstolos, que nem sou digno de serchamado apóstolo, porque persegui a igreja deDeus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e asua graça para comigo não foi vã, antes trabalheimuito mais do que todos eles; todavia não eu, masa graça de Deus que está comigo".

A festa da Páscoa acabou por ser estabelecidapela Igreja Cristã no segundo século, na sequênciade uma polémica entre os cristãos do Oriente, quequeriam a Páscoa num dia de semana, porque osprimeiros cristãos observaram a Páscoa todos osanos no dia 14 de Nisan, e os cristãos do ocidentesempre um Domingo, independentemente dadata, com base no calendário lunar, já que osdomingos começavam a ser reconhecidos comocelebrações semanais da Ressurreição.

Para resolver este problema, o imperadorConstantino convocou o Concílio de Niceia, em325. A questão da data da Páscoa foi uma dassuas principais preocupações. O Conselho decidiuque a Páscoa deveria cair no domingo seguinte àprimeira lua cheia após o equinócio da primavera.

Hoje, a Páscoa tornou-se uma festa cristãmóvel, entre 21 de Março e 25 de Abril, mas semprenum Domingo, a lembrar a Ressurreição ocorridanum primeiro dia da semana.

O fundamento da fé cristã é a vida, morte eressurreição de Jesus Cristo. Cristo viveu uma vidajusta e perfeita que nós, por causa da nossanatureza decaída e corrupta, não podemos atingir.Ele sofreu pelos nossos pecados, tomando sobresi a nossa culpa, morrendo de morte horrível nacruz. Jesus ressuscitou dentre os mortos naquelamanhã de Páscoa, primeiramente, para garantirque nós, que fomos baptizados na sua morte eressurreição ressuscitaremos em corposglorificados no último dia. Este é o grande mistériopascal, que os cristãos têm comemorado desdeos primeiros dias da igreja. Como o apóstolo Paulodeclarou alegremente: "Cristo ressuscitou dentre

os mortos, como primícias dos que dormem.Porque, assim como por um homem veio a morte,por um homem veio também a ressurreição dosmortos. Pois como em Adão todos morrem, assimtambém em Cristo todos serão vivificados ... "Ómorte, onde está tua vitória? Ó morte, onde está oteu aguilhão?" O aguilhão da morte é o pecado, ea força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, quenos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo! (1Coríntios 15:20-22 e 55-57).

No domingo de Páscoa, portanto, enquanto asociedade secular se ocupa com ovos e coelhos,a Igreja Cristã celebra o grande triunfo de Deussobre o pecado, a morte e o diabo com a antigasaudação!

Aleluia! Cristo ressuscitou! Em verdaderessuscitou! ARTUR VILLARES

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 8

DISTRIBUIDOR DE GÁS

r. parque gondarim, 112 – gulpilhares4405-811 vn gaia p t. 227 623 792

trav. cadavão, 162 – vilar do paraíso4405-800 vn gaia | telm. 917 563 844

Maria Rosa Sousa e Silva

Sacos de Tecido

Rua Valverde, 89CANDAL

4400-331 VILA NOVA DE GAIATelf./Fax: 222 420 579

site: www.krisaltex-08.webnode.comemail: [email protected]

FUNERÁRIAST.ª MARINHA

R. Cândido dos Reis, 52/54 * 4400-069 Vila Nova de Gaia

T. 223 756 294F. 223 756 294M. 917 567 834

FuneraisTransladações

CremaçõesServiço permanente

para todo o paísSanta Marinha

Tudo paraConstrução Civil

Móveis de Cozinhae Casa de Banho

R. Rio da Fonte, 30 - Lavadores Telf. 22 745 79 65 Fax: 22 745 79 65 - 4415-703 OLIVAL VNG

Telemóvel: 91 9959606 – 919959602

CARPINTCARPINTCARPINTCARPINTCARPINTARIAARIAARIAARIAARIAJJJJJorororororggggge Costa & Leitee Costa & Leitee Costa & Leitee Costa & Leitee Costa & Leite,,,,, Lda. Lda. Lda. Lda. Lda.

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

A câmara de Gaia anunciou vários projectos quepretende incrementar no concelho e cujos valoresascendem a 26 milhões de euros de investimento.Numa altura em que país atravessa uma grave criseeconómica, as verbas para este pacote de obras sãoquase por inteiro suportadas por fundos comunitários

Autarquia avança commais investimentos

Executivo municipal divulga mais 26 milhões de euros em novas obras no concelho.Parcerias com o Governo e privados, bem como o aproveitamento de fundoscomunitários, suportam montante anunciado

ou por investimentos privados."Queremos dar continuidade a um ciclo de

investimentos que só é possível graças ao trabalhode casa que foi feito nos últimos anos", afirmou opresidente da autarquia. "Tudo fizemos para maximizaro aproveitamento de projectos suportados por fundoscomunitários, por contratos-programa com o Governoe por parceiras com privados", completou Luís FilipeMenezes, para quem "esta engenharia financeira visalevar aos limites máximos o financiamento comunitárioque, na maior parte dos casos, atinge os 80% de

comparticipação".Centro Escolar do Parque Biológico (5,6 milhões

de euros), esquadra da PSP de Valadares (985 mil),parques de estacionamento (dois no Centro Cívico -6,9 milhões de euros -, um no Centro Histórico - 1,6milhões - e mais os quatro em Marquês Sá da

Bandeira, Quinta das Pedras, Biblioteca Municipale Estêvão Torres , Circular do Centro Histórico,requalificação da VL8 com ligação à Via Rosa Mota,mais a ligação desta última artéria à requalificada RuaGeneral Torres (cerca de 6,5 milhões de euros) sãoas novas intervenções agendadas, a maioria delascom conclusão prevista até 2013. "Vamoscontinuar com muito investimento, com muita obracom reprodutividade", concluiu Menezes,adiantando que os concursos já foram lançados eque neste Verão as obras deverão estar no terreno.

CDU contraencerramento

dos CTT daAfurada

Tem vindo a público a hipótese da estação dosCTT na Afurada encerrarem. Assim, a CDU questionoua câmara municipal "sobre a concordância ou não comeste processo, e sobre os passos que tenciona darpara o impedir".

Segundo os comunistas, "tendo em conta algumascaracterísticas da Afurada (poucos transportes, grandepeso da população idosa), e a especificidade daqueleserviço, que não é compatível com a deslocalizaçãoque tem ocorrido noutros serviços de carácter público,um tal encerramento provocaria enormes transtornos

às populações servidas"."A lógica de encerramento de postos dos CTT,

privatizando-os ou deslocando os seus serviços paraas juntas de freguesia inserem-se num modelode redução do Estado ao mínimo, sem que setenha em conta as necessidades das populações,referem.

O PCP assume a "firme oposição a este possívelencerramento e exorta a população a fazer-se ouvirpela manutenção do posto dos correios na Afurada".

páscoafeliz

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 9

Rua Particular do Fojo 64, Canidelo4400-264 Vila Nova de Gaia

Telf. / Fax. 223 757 068 * Telem. 917 290 921

Rua Barão do Corvo, 8924400-037 Vila Nova de Gaia

Telefone: 223 799 481

OURO * PRATA * RELÓGIOSJOALHARIA E BILAMINADOS

De: Alice Caldeira e Ana Fontes

Praceta Henrique Moreira 20, São Pedro Afurada4400-346 VILA NOVA DE GAIA

Tel. / Fax:223 706 084Email:: [email protected]

Fiducial Gaia-ArrábidaUnipessoal, Lda.

Contabilidade e Apoio à Gestão páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigospáscoa feliz a clientes e amigos

padaria pastelaria soares dos reisde irmãos castro ribeiro, lda.

r. soares dos reis, 2094400-315 vn gaiat. 223 752 666

pão quenteconfeitariapastelariacafetaria

fabrico própriopáscoa feliz aclientes e amigos

OFICINA DE REPARAÇÕESDE AUTOMÓVEIS

GARAGEM LISBOA , LDA

Rua Nova de Bustes, 80 | S. Paio – CANIDELO4400-515 VILA NOVA DE GAIA | Telefone: 22 781 35 39

páscoa feliz a clientes e amigos

Depois de uma edição 2010 recheada de êxito,o Festival Marés Vivas vai, em 2011, continuar apreencher uma lacuna existente no campo dosgrandes eventos musicais na Área Metropolitanado Porto.

Fruto do trabalho de uma vasta equipa, aprimeira edição do Marés Vivas sobe a palco noano de 1999, pelas mãos do pelouro da Juventudeda Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. Maisdo que uma simples programação de concertos,o Marés Vivas é um evento com uma identidade,uma dinâmica e uma vivência muito própria. Oobjectivo é proporcionar, a quem assiste ao MarésVivas, animações diversas, música popular e/oualternativa de qualidade superior em ambiente decomemoração com as mais variadas gerações depúblicos.

O Marés Vivas vem crescendo entre os anosde 1999 e 2010. O empenho, o know-how e aconfiança foram aumentando com cada edição e,deste modo, consolidam o futuro.

A consciência de que este evento é a imagemde marca de um concelho inovador, jovem einteressado no futuro já criou raízes.

Manu Chao no Festival Marés Vivas

Já estão anunciados vários nomes para o fes-tival de Verão de Gaia, nomeadamente Xutos ePontapés e Manu Chao, no primeiro dia. Moby,Skunk Anansie e Expensive Soul para a noite desexta feira. E para encerrar Mika e Aurea.

Este ano o Festival Marés Vivas decorre nosdias 14, 15 e 16 de Julho, novamente no Cabedelo.Preço dos bilhetes: passe 3 dias: 50.00• |Vendaantecipada até ao dia 14 de Junho - 45,00•; Bilhetediário: 25.00•

No passado dia 28 de Março, o deputado LuísMenezes, do grupo parlamentar do PSD, estevepresente como orador, na Escola SecundáriaDr.Joaquim Gomes Ferreira Alves - Valadares, napalestra "Jovens na Política Activa", organizada pelaAssociação de Estudantes deste estabelecimentode ensino. Estiveram presente cerca de 70 alunosde diversas turmas, alguns participantes doprograma Parlamento Jovem, professores, opresidente da Comissão Política Núcleo PSDValadares, Nuno Mota Soares, alguns elementosdesta mesma comissão política e o presidentedesta Associação de Estudantes, Tiago Baptista.

A palestra desenvolveu-se em torno do tema

Jovens na Política Activaproposto e as questões finais colocadas pelosalunos ao deputado Luís Menezes a incidiremessencialmente na preocupação sobre o actualestado da política nacional e na crise desenvolvidarecentemente.

O núcleo do PSD de Valadares está satisfeitopor, uma vez mais, conjuntamente com aAssociação de Estudantes, desenvolver iniciativasde carácter informativo e educacional junto detodos que demonstrem interesse em torno daactividade política do nosso país, sendo estasactividades fundamentais na formação cívica dosestudantes e marcantes no seu desenvolvimentoenquanto jovens adultos.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 10

Rua do Pinheiro 175, 4410-037 SERZEDO VNGTelf./Fax. 227 620 296 * Telem. 913 247 669

www.cofresjorgelopes.com * email: [email protected]

* COFRES POR MEDIDA ** REPARAÇÃO ** ABERTURA*

* PORTAS FORTES POR MEDIDA*

Centro de Diagnóstico MédicoDr. Lúcio Coelho

Radiologia Digital l Mamografia Digital l EcografiaDesintometria Óssea l Ecocardiografia l ECG

Av. da República, 8314430-201 V. N. GaiaTelefone 223 752 764 / 223 751 206Fax 223 744 [email protected]

SANTA MARINHA | Rua Cândido Reis, 264 | 4400-070 Vila Nova de Gaia | T. 223 751 814AVINTES | Rua Escola Central, 537 | 4430-822 Vila Nova de Gaia | T. 227 820 351PAÇOS DE BRANDÃO | Urb. do Cerrado - Rua 15 nº 53 | 4535-334 Paços Brandão | T. 227 447 695

páscoa feliz aclientes eamigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz

O Centro Social e Paroquial de Oliveira do Dourofoi inaugurado no último sábado. O novo espaço tevea bênção do bispo do Porto D. Manuel Clemente,que se fez acompanhar do presidente da câmara paraabrir as portas de mais uma valência social doconcelho.

Financiada no âmbito do programa PARES, a obrateve um investimento de dois milhões de euros, 550mil dos quais suportados pelos paroquianos, erepresenta uma mais-valia para a freguesia oliveirense.

“As instâncias superiores devem colaborar e apoiar

Centro Social de Oliveirado Douro inaugurado

Lar de idosos, apoio domiciliário, centro de dia e creche são as valência que fazemparte deste equipamento paroquial

para os trabalhos e comprometeu-se nofinanciamento dos equipamentos inerentes.

“Temos de deixar de ser terceiro-mundistas.Nenhum de nós dá nada, ninguém precisa deagradecer, apenas restituímos o que é dos cidadãos.Temos de ter uma sensibilidade social face aosproblemas muito graves da sociedade. O Estado temde ajudar, priorizando o apoio e a protecção social,sendo subsidiário deste movimento de militânciacívica, sem se envolver na gestão, mas sim restituir àcidadania o que é da cidadania. Os apoios do Estado

as comunidades locais, bem como dar a mão àespontaneidade social dos cidadãos. A solidariedade,como forma de olhar para cada um e não perder osentido do conjunto, leva-nos a uma sociedadeverdadeira", afirmou na ocasião o bispo do Porto.

Para que o projecto tivesse pernas para andar,coube à câmara de Gaia dar o primeiro passo.Para tal, a autarquia cedeu o terreno, no valor deum milhão de euros, comparticipou com 100 mil

e das autarquias são a devolução do que oscidadãos pagaram”, registou Luís Filipe Menezes,para agrado dos presentes.

O Centro Social e Paroquial de Oliveira doDouro, situado na Rua de Albino da Costa Reis, écomposto por um lar de idosos, em regime deinternamento e com capacidade para 35 pessoas,centro de dia para 40 utentes, apoio domiciliário a40 pessoas e creche para 25 crianças.

ASSOCIAÇÃO DESOLIDARIEDADE

SOCIAL DOSIDOSOS DECANIDELO

CONVOCATÓRIANos termos do Artº29 nº 3 dos nossosEstatutos, convoco os Senhores Associadospara uma Assembleia Geral Extraordinária arealizar no próximo dia 16 de Abril no SalãoNobre da Junta de Freguesia, pelas 14h, coma seguinte:

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto 1- Deliberação sobre a constituição deuma Empresa Inserção (Apoio domiciliário)dando os necessários poderes à Direcçãopara proceder à aludida constituiçãoefectuando os procedimentos necessáriospara o efeito.

Ponto 2 - Aprovação do plano de actividade eorçamento suplementares do corrente ano.

Se à hora marcada não estiverem presenteso número de Associados exigidos pelosnossos Estatutos, a Assembleia reunirá umahora depois (15h) com qualquer número.Canidelo, 28 de Março de 2011

O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL(Guilherme António Andressen de Castro

Henriques)

siga-nosNOTÍCIAS DE GAIA

jornal

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 11

RESTAURANTE * SNACK-BAR

Rua da Fonte, 485 l Telefone: 227 620 369 l 4405-465 SERZEDO VNG

FATITA E PEIXOTO

Pratos EconómicosDIARIAMENTE

Rua Norton de Matos - Gulpilhares Apartado 55 Valadares4406-901 Vila Nova de Gaia Telef. 227 536 110 Fax 227 536 116

www.proclima.pt - email: [email protected]

JANELAS BETAACESSÓRIOS CAIXILHARIA / ALUMINIO

PEÇAS TÉCNICAS PARA INDÚSTRIA

R

* Sementes de hortaliças * Flores e pastos* Sementes híbridas para culturas em estufas* Relvas especiais para parques desportivos

* Máquinas de cortar relva * Aspersores de rega* Utensílios para jardinagem * Jovens plantas

A SementeiraRua Mousinho da Silveira, 1784050-416 Porto - PortugalTelf:+351 222 073 357Fax: +351 222 073 359

www.asementeira.pt

Since 1933

Loja e ArmazémRua Pedrinhas Brancas, 555

Grades Verdes4405-118 ARCOZELO

Telf. 227 532 520Fax. 227 532 521

páscoa feliz aclientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

Teleférico emfuncionamentoViagem demora cerca de cinco minutose 9,5 euros é o preço a pagar pela ida eregresso do Cais de Gaia à CalçadaSerra do Pilar

O teleférico de Gaia já está aberto ao público e osprimeiros dias tiveram uma grande adesão popular,principalmente por parte dos muitos turistas que nosúltimos dias têm passado pelo concelho.

O projecto surgiu de uma parceria público-privada,era uma intenção há muito defendida pela autarquia efaz a ligação entre o Cais de Gaia e a Calçada daSerra do Pilar. Ou seja, une as cotas baixa e alta doCentro Histórico.

Com um investimento de aproximadamente dezmilhões de euros, o teleférico é constituído por 12cabinas, cada uma com capacidade para oito pessoas.A viagem não demora mais do que cinco minutos,percorrendo-se uma distância de 560 metros e quechega aos 70 metros de altura.

Quanto a preços, a empresa concessionária definiu9,50 euros o valor a pagar por cada viagem de ida evolta e seis euros num só sentido. O teleférico funciona,no Inverno, das 8h30 às 18h00 e, no Verão, estende-se até às 20h00.

A promoção e fomento do espírito empreendedoré um dos vectores de actuação da Inovagaia/AMIgaia,no âmbito do qual têm sido desenvolvidas váriasiniciativas, nomeadamente visitas, exposições,palestras e, entre outros, workshops.

Seminário para escolassobre empreendedorismo

de empreendedorismo para professores e alunos,no qual de forma simples mas pedagógica sãoapresentadas as várias etapas do empreendedor.

Estes seminários pretendem fomentar o espíritoempreendedor pelo público mais jovem; promover

O iNOVA.EMPREENDE é a implementação deseminários de empreendedorismo, articulado em trêsou quatro sessões, com introdução da base concep-tual de empreendorismo, apresentação e explicaçãodo plano de negócios e a apresentação de casospráticos de empreendedorismo na primeira pessoa.

Programa inédito a nível nacional, oiNOVA.EMPREENDE funciona em total articulaçãocom as escolas do concelho e é suficientementeflexível para ser integrado nas disciplinas específicas,indicadas pelos coordenadores dos cursos.

O iNOVA.EMPREENDE tem como suportes aformação dirigida a professores e o "GaiaBIz" um jogo

as soluções para empreendedorismo (financiamento,acolhimento); bem como promover a iNOVA.GAIA(espaço de incubação, apoio jurídico, recursoshumanos).

Com estas acções potencia-se odesenvolvimento das competências base nosprofessores para a introdução do empreendedorismono espaço aula no ano lectivo 2011/2012; a recolhade 50 planos de negócio, do ensino profissional esuperior, até Março 2012; formar uma bolsa de ideiase negócios concelhios com, no mínimo 25 projectosaté Junho de 2012, assim como lançar a base para oconcurso de ideias e projectos.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 12

FABRICAMOS

* SECCIONADORES E INTERRUPTORES DE INTERIOR E EXTERIOR ATÉ 36 kV* INTERRUPTORES DE B.T. ATÉ 1000 A BASES CORTA-CIRCUITOS E TRIBLOCOS* MONOBLOCOS E POSTOS DE TRANSFORMAÇÃO* QUADROS DE B.T. E M.T.* POSTOS DE TRANSFORMAÇÃO MÓVEIS

EXECUTAMOS

* INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS INDUSTRIAIS TIPO "CHAVE NA MÃO"* SUBESTAÇÕES* INSTALAÇÕES DE TELECOMANDO REDES ELÉCTRICAS* CENTRAIS MINI-HÍDRICAS E EÓLICAS* COGERAÇÕES* INFRAESTRUTURAS ELÉCTRICAS

SEDE: (PORTO)JAYME DA COSTA, S.A.RUA DE MURRACESES, Nº 550APART. 70 / 4416-901 PEDROSO - PORTUGALTELEF. +351 22 7470250FAX: +351 22 7640548

DELEGAÇÃO: (LISBOA)JAYME DA COSTA, S.A.PARQUE INDUSTRIAL DE CARRASCASEST. NAC. Nº 252, Km 11,250 / APARTADO 1452950-901 PALMELA - PORTUGALTELEF. +351 21 2337500 FAX: +351 21 2337501

JAYME DA COSTAMecânica e Electricidade, S.A.

COM A ELECTRICIDADE EM PORTUGAL DESDE 1916 [email protected]

Rua Costa Couto 13, 4415-203 CARVALHOSTelf. 227 822 240 / 227 634 740 - Fax. 227 822 240

Tlm. 917 257 623 - Email: [email protected]

MARTINHO GOMES LDA.

PÁSCOA FELIZ

páscoa feliz a clientes e amigos

Qualquer gaiense já ouviu um dia falar deManuel Correia: o Homem das Balanças. Atépodem não identificar a fisionomia, mas a históriae o sonho… já percorreu programas de televisão,preencheu muitas páginas de jornais e consumiumuitas horas de antena nas rádios nacionais.

E a história até é simples de contar. ManuelCorreia é um apaixonado pela cultura e pelahistória do nosso país, com particular incidênciano município de Vila Nova de Gaia. Lentamente,escudo a escudo, euro a euro, foi adquirindoexemplares dos 'pedaços' das estórias do nossopovo. Apenas ele faz uma ideia do valor que reuniuem todos estes anos. Um espólio valiosíssimoque só nas "2500 balanças representa mais de150 mil contos".

Este historiador, sem licenciatura, desde muitocedo que foi guardando "tudo o que encontrava".Um dia esta paixão pelas antiguidades tornou-seum desígnio de vida. Manuel Correia perdeu umfilho ainda pequeno (com pouco mais de cincoanos) numa fatídica noite de Natal e, como formade superação, passou a dedicar-seexclusivamente às antiguidades e às histórias queelas representavam. Lembra-se de pensar naaltura que "só me tornaria um homem realizadona vida quando tiver o Mausoléu e o Museu Mundialda Balança Pedro Filipe". Passados todos estesanos, o sonho continua por concretizar. Estehomem está mais cansado, desiludido, mas aindanão perdeu o sonho. "Não gostava de morrer semdescarregar este pesado fardo e dar a conhecer

'Monstro da Cultura Etnográfico' foi o quelhe chamou Júlio Isidro. Museu Mundialdas Balanças continua à espera davontade autárquica para avançar.Cidades nacionais e estrangeirasdisputam colecção única no mundo,avaliada em mais de 750 mil euros

Autarquia ostraciza o MuseuMundial da Balança e espólio raro

ao povo português, em especialmente a Vila Novade Gaia, que foi a terra que praticamente me viunascer e crescer, tudo o que fui adquirindo ao longode todos estes anos".

Manuel Correia tem associado a si o rótulo dasbalanças. É verdade que possui um espólioimenso destes objectos. Fala em 2500. E nãoentende como é que ainda não conseguiu apoiospara expor este espólio. "Qual é o país no mundoque não gostaria de ter o Museu Internacional dasBalanças?", questiona. Até prova em contrário, oantiquário acredita que é o possuidor do maiornúmero de balanças em todo o mundo. "Faço umdesafio ao maior céptico que venha ver com ospróprios olhos…".

É no velho Centro Histórico que Manuel Correiase sente bem. Um Centro Histórico que atrai osturistas e, por isso, o local ideal para receber oque está guardado, "ficaria muito bem

representado dentro da zona histórica". Mas, senão puder ser aqui, o importante para o antiquárioé que o espólio permaneça na cidade. "Estoudisponível para me sentar com a autarquia, com opróprio dr. Luís Filipe Menezes para discutirmos alocalização do Museu", salienta. Este é mais umdesejo. Que a história de Vila Nova de Gaiapermaneça na cidade para que não só os turistasa conheçam, mas acima de tudo os gaiensesentendam o seu passado e a sua cultura. Não hánenhum povo que renegue a sua cultura. E, comose confirma na história, só se consegue entendero presente e se conhecerem o passado.

Reconhece que teve umas pequenas"quezílias" com o presidente da câmara quandoele chegou, mas estão ultrapassadas. "O povo deGaia talvez lhe deva uma estátua por aquilo queele fez", embora ele esteja "um pouco de costasvoltadas para a cultura".

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 13

Vila Chã - Lugar do Cume5100-693 Penajóia - LamegoTel. 254 969 637Fax. 254 969 044Telm. 917 621 674

Resid.: Praceta Belavista, 57 - 3.º Dto4400-216 Vila Nova de Gaia

Tel. 227 814 007Fax: 227 722 056

email: [email protected]

| Festivais Pirotécnicos | Fogos de Artifício p/ Festas | Romarias e Casamentos

www.duartespirotecnia.com

Travessa das Pereiras do Cadavão, 1804410-805 Vilar do Paraíso

VILA NOVA DE GAIATelef. / Fax: 227 111 112

Comercialização de SucatasFerrosas e não Ferrosas

Serviço ao domicílio

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

Os anos passam e, quase 30 anos depois, osonho ainda não está concretizado. "Gostaria defazer um apelo ao dr. Filipe Menezes, ao dr. MarcoAntónio para que o povo de Gaia tenhaconhecimento das suas origens". Para isto seconcretizar basta apenas vontade. Só falta umespaço digno. O mais difícil já existe. O espólio dedécadas, resultado de um esforço financeiro bru-tal e de muitas horas de dedicação. Uma vida ajuntar os pedacinhos da história de Gaia que agorasó precisam do 'quadro' para exposição. "Eu souum historiador. Eu 'viro Gaia de uma ponta à outra'.Vila Nova de Gaia teve oito nomes. Foi a áureaprincipal deste país. Haverá história sem passado?Não há…" Foi uma vida toda canalizada para acultura, sem "horas de lazer, sem férias, a minhamulher pedia-me um par de sapatos e eu não lhedava, mas uma balança eu comprava!". Investe esempre investiu na cultura. "Para quê? Será quemais tarde os meus netos se irão regozijar disso?Não sei… está na mão dos políticos".

"Queria que algo se fizesse em prol da culturade Vila Nova de Gaia e para o país! Já viu a mais--valia, até para o turismo, com uma chamada paratodo o mundo do Museu Mundial da Balança?"Manuel Correia admite que já foi abordado poroutros países para 'edificar' este espólio noestrangeiro. Já foi também convidado paradeslocá-lo para outras cidades nacionais, mas"não quer perder as esperanças"… "eu ando atentar que o 'futuro' fique em Vila Nova de Gaia!"

Para além das balanças, o antiquário temreunido outros objectos. Neste momento possui40 museus etnográficos. Um dia, o conhecidocomunicador Júlio Isidro chamou-lhe 'Monstro daCultura Etnográfica'. Fornece teatro, cinema,grandes nomes da cultura. A fama já chegou aoactor brasileiro Tony Ramos. Os programas deantiguidades têm muitos objectos de ManuelCorreia. "Às vezes até fazem mais do que eu souna realidade", confessa. É o maior coleccionadorda electrocerâmica do Candal, com 4800 peças.Fez há muito pouco tempo uma exposição emrepresentação de 11 fábricas de cerâmica de VilaNova de Gaia.

Paralelamente, tem sido um interveniente muitoactivo em prol da cultura de Gaia. Brevemente, entreo S. António e o S. João, vai reeditar as festasSanjoaninas da Fervença. Aqui vão estarrepresentados 15 museus etnográficos,inclusivamente um Jardim Romântico que está aconstruir há 30 anos apenas com pedra de Gaia.

Vão estar expostos mais de 100 painéis dacerâmica das Devesas. Achados de arqueologiada Fábrica da Fervença. "Será um hino à cantariade Vila Nova de Gaia, com estórias de todo o ladoda cidade". Uma vida dedicada à cultura. "Todosos poros do meu corpo brotam cultura e eu queriadescarregar este pesado fardo que transportosobre a cultura de Gaia e que a mantém ocultapara a maior parte da população".

Manuel Correia foi recentementehomenageado com a medalha de mérito e científicoda cidade, provando que o esforço foi reconhecido.Mas não chega. Falta levar ao povo aquilo que é dopovo. A sua história. O seu passado. O seupresente.

Tantos milhões se gastam em elefantesbrancos… e a cultura? A cultura é tão importantequanto o pão que metemos para a boca…",salienta desiludido Manuel Correia.

Será que acredita na concretização do sonho?"Costuma dizer-se que a esperança é a última coisaa morrer, e eu alimento essa esperança! Mascomeço a ficar desiludido…"

"Conheço as dificuldades que as autarquiasatravessam" que vai travando o museu, mas con-tinua à espera da sua vez. O espólio entregue emtroco de pequenas permutas que, acima de tudo,salvaguardem todos os restantes objectos de todauma vida. "Permutas para a minha sobrevivência.Afinal toda a minha vida investi na cultura. Estou aver a idade a aproximar-se, e o fim de vida… dentro

das possibilidades… juntar expostos paraconcretizar este sonho. Eu quero apenas que aspessoas conheçam, desfrutem, toda a nostalgiade um passado que é nosso".

Devido ao acondicionamento de trânsito doCentro Histórico, Manuel Correia teve uma quebrade vendas estrondosa. Por isso, até ao final doano vai deixar o espaço que ocupa na RuaCândido dos Reis. "Queria ver se a autarquia meajudava para encontrar um novo espaço para terestas coisas, para que parte deste espólio não seperca", é aqui que se inserem as permutas quetanto apregoa o antiquário. "Se esta rua não tivessefechado ao trânsito… ficará aqui uma espécie desede e o resto… o futuro o dirá! Eu estou a abertoao diálogo, gostaria mesmo que algo se fizesse!"

O rosto de Manuel Correia é o reflexo do quelhe vai na alma: "Estou a ficar cansado de tantobradar no deserto"!

Vereador do pelouro da Culturaconhece a realidade…

Mas será que a autarquia conhece estapotencialidade escondida? Ou não?

Manuel Correia é um homem de sonhos. E odo Museu das Balanças persegue-o há décadas.Com o sonho, arrasta-se também a ideia de que oespólio não será assim tão valioso e, por istomesmo, o projecto permanece na gaveta. É apenasum desejo de um “lunático”?

Ninguém melhor do que o vereador do pelouro

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 14

Rua do Outeiro, nº 2464415-282 PEDROSO - V. N. GaiaMail: [email protected]

AGENTE

AUTO ARMINDO ALVESComércio & Reparação Automóveis

MultimarcasTelefone Oficina: 22 782 14 75

Stand Telefax: 22 783 63 36

Posto de Abastecimento d’AvintesTomás António & Moreira, Lda.

- Loja Tangerina- Lavagem Jet Wash- Descontos em Talão Modelo

Tlf. 227 871 908Fax. 227 871 909

Av. Vasco da Gama, 66154430-755 [email protected]

ORLANDO LIMAOLIVEIRA

D e n t i s t aRua Central Olival, 2720-1º-S/3

Telefone: 227 634 9964415-727 OLIVAL VNG

Rua Cova Bela, 70 - CANIDELOTelefone: 227 814 2274400-428 Vila Nova Gaia

Trata Boca e Dentes Artificiais

Rua Tourão, 270 - 4415-903 SANDIM - Telef: 22 763 38 07

FABRICANTEDE PASTELARIAE PÃO QUENTE

PADARIA COELHO

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

da Cultura para dar a conhecer o outrolado da história. Mário Dorminsky explicaque sempre houve “intenção” deaproveitar o espólio deste antiquário.“Intenção sempre houve. Até do meu an-tecessor. Já li afirmações do Exmo sr.presidente da câmara em que essaintenção foi manifestada, inclusivamenteno momento em que o sr. Manuel Correiarecebeu há um ano uma condecoraçãodo município de Gaia. Nunca se disse ocontrário, como alias o sr. Manuel Correiasabe. Tive com ele já uma meia dúziade conversas e, manifestei-lhe a o inter-esse do município na criação do Museu,sobretudo na altura em que vi parte doreferido espolio. Resumindo, vontade hápara garantir esse projecto, quando, éque é impossível de dizer.

O autarca revela ainda que,actualmente, o município não temqualquer espaço para albergar opotencial museu.

Dorminsky sublinha ainda quemesmo no Centro Histórico o município“não é detentor de espaços. [Os queexistem] São de privados e, muitos delespertencentes às empresas de Vinho doPorto ali instaladas”.

António Manuel da Costa CorreiaNatural do Porto. Casado e radicado em Vila Nova de Gaia a partir dos 5 anos de idade com a sua

primeira profissão canalizador.Grau de escolaridade 3.ª classe de instrução primária.Auto didacta com uma cultura empírica.Possuidor da maior colecção de balanças do mundo, até prova em contrário.Ostento e preservo 40 temáticas musulares de um passado da nossa história.Um dos baluartes da cultura etnográfico e dinamizador de Portugal com exposições em escolas,

locais de ensino tertúlias, palestras para futuros professores e licenciados.Cedência de milhares e milhares de adereços para peças de teatro, cinema de médias e longas

metragens desenvolvidos no nosso país. Solicitado para toda a imprensa social jornalística, radiofónicae audiovisual

Divulgador dos costumes e usos de Vila Nova de Gaia, da toponímia e locais históricos pelo seuconhecimento quer geográfico e urbanístico. É seu pertence variadíssimas ferramentas dos principaisartífices desta cidade que já teve sete nomes, desta terra que dá nome a Portugal.

É possuidor da maior colecção de cerâmica porcelánicas que existiu em Vila Nova de Gaia foi aelectrocerâmica do Candal seu fundador: Francisco Aranha que se iniciou como fabrica de passanamariacujo eu guardo religiosamente parte dos seus pertences.

Homem sem algum dote literário escreve apenas o que lhe vai na alma. O seu primeiro livro com otítulo de capa 'Uma Imagem Cultura'. O segundo será 'A Balança e o Sonho de um homem' outros maisestarão em embrião próximos a sair.

Simboliza no seu porta bandeiras as siglas, uns tem Coimbra eu tenho a tarimba.Homem do povo respeitando todas as crenças religiosas, partidárias ou culturísticas muito se envaidece

com a sua cultura cívica e respeito pelo próximo.

Manuel Correia visto por… Manuel Correia

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 15

INSPECÇÕES AUTO, LDA.

Zona Industrial das Lages (junto à A29)RUA INDUSTRIAL DAS LAGES, 145

4410-312 CANELAS Vila Nova de GaiaTEL. 227 122 345 FAX: 227 127 046

email:[email protected]

Aberto 2.ª a 6.ª das 8h30 às 19hSábado das 8h30 às 13h

JESUS PEREIRA & FILHOSTravessa da Pitança, 111

4415-303 PEDROSOTel/Fax: 22 745 63 91

TELEMÓVEL: 918 771 733

compra e venda demateriais ferrosos epapel velho

Transportes de Resíduos Industriais, Lda.

abate de veículosem fim de vida

páscoa feliz aclientes eamigos

páscoa feliz a clientes e amigos

Os jovens estão muito afastados da políticaactiva.... porquê?

Talvez estejam de uma forma generalizada, de umaforma particular, neste caso no meu partido, vejobastantes jovens interessados na vida política activa,começando exactamente neste espectro de trabalhoautárquico. Um dos principais problemas será adesresponsabilização, a falta de iniciativa e atransmissão de valores inerentes na maioria dosespaços onde os jovens se encontram, na escola e emcasa. Os casos cada vez mais sucedem-se onde osvalores são esquecidos, a falta de respeito nas escolasperante a autoridade, a perplexidade da população, afalta da consciência moral, a segurança que tomamospor adquirida e não existe, e com maior gravidade aindiferença que muitos responsáveis políticos e nãopolíticos encaram estas situações como naturais.

O que se deve fazer para os envolver?O mais importante neste tempo não são os discursos,

as músicas que são elevadas ao mais alto estatuto, apromessa do não esquecimento de todos os valores,mas sim exigir uma reflexão consciente ao compromissocívico que devemos ter, deixarmo-nos de discursos decompaixão, de solidariedade e sim envolver os jovens atrabalhar dentro da sociedade que nos possa ressarcirda melhor forma possível. O contacto directo quequeremos que os nossos jovens possuam com os nossosdirigentes políticos é uma forma de se

É jovem, mas ao contrário de muitosoutros mantém um papel activo na sociedade.Nuno Mota Soares percorre, lentamente, umcaminho político e lidera já o núcleo do PSDde Valadares. Acredita na vitória de PedroPassos Coelho nas próximas Legislativas, atéporque "PSD é o único partido que possuisentido de estado, carácter, inteligência eexperiência para conseguir, de forma efectiva,emergir Portugal dentro de uma Europacompetitiva e que se quer única". E se visionauma vitória ao nível nacional, Nuno MotaSoares também acredita que o partido, aonível local, também poderá recuperar aliderança da junta. E explica: "Osvaladarenses sentem-se enganados pelasfalsas promessas eleitorais".

"Os valadarenses sentem-se enganados"consciencializarem da realidade sobre o queé a vida política activa, seja ela autárquicaou legislativa. Devemos procurar concertaresforços para que os jovens, desde muitonovos, sejam consciencializados sobre aforma cívica que devem estar na sociedade eassim terem a prefeita noção da necessidadede intervirem politicamente de forma aalterarem o que pensam estar errado.

É favorável à redução do número dedeputados na Assembleia da República?

Sim, o nosso actual sistema políticocontinuará a ser viável com a redução decerca de 20 a 30 deputados. Há estudoscomparativos com outros parlamentoseuropeus que se pronunciam nesta linha, masparece-me que a reforma do sistema eleitoralportuguês não deverá limitar-se apenas auma simples redução do número dedeputados.

E a regionalização? É uma propostaque lhe agrada?

A regionalização é um processo delicadoque necessita de uma coerência exacerbadapor parte dos responsáveis políticos de formaa nunca colidir interesses de consciêncialocal com consciência nacional. Obviamente, esta nãoserá a altura indicada para iniciar um processo destadimensão, no entanto sou favorável ao início deste assimque o país apresente estabilidade que o permita. Soufavorável essencialmente pelo desequilíbrio eassimetrias visíveis entre as diversas regiões do país,onde Portugal parece existir só em Lisboa.

Estamos a uns meses de eleições Legislativas.Acredita na vitória de Pedro Passos Coelho?

O PSD é o único partido que possui sentido deestado, carácter, inteligência, e experiência paraconseguir, de forma efectiva, emergir Portugal dentro deuma Europa competitiva e que se quer única. O PSD temvindo a anunciar desde 2005 a necessidade extrema demedidas que possam permitir ao país contornar algumada austeridade económica e financeira que tem sidoalvo pela conjuntura actual, nunca omitindo aosportugueses a verdade sobre a actual situação quevivemos e sabendo exactamente onde cortar, como cortare que instrumentos utilizar para o fazer. A lealdade comos princípios nacionais e a forma como tem sido coerente

em todo este processo demonstra por parte de PedroPassos Coelho um único objectivo, permitir aosportugueses verem reconhecidos todos os esforços dosquais são alvo e não apenas cumprindo supostas metasorçamentais manipuladas e sem a mínima objectividade.Tenho a convicção que Pedro Passos Coelho será nãosó o futuro Primeiro-Ministro de Portugal, mas o Primeiro-Ministro de todos os portugueses.

Numa vitória expressiva? Assente em quemedidas?

A vitória será expressiva de forma a demonstrar aEuropa a visão de estabilidade necessária. A Europa jáentendeu que a questão não são as políticas que seimpõem, mas sim quem as impõe, ciente que iráconseguir transformar e colocar a mesma sobre oequilíbrio de uma política uniforme e com resultadospráticos no futuro. O PSD sempre se pautou porapresentar medidas que sejam vinculativas e assertivasde uma evolução positiva para os portugueses, aocontrário do que tem sucedido com as políticas impostaspelo PS, onde não existe qualquer retoma palpável dos

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 16

Páscoa Feliz aclientes e amigos

t. 223 700 574 / 6f. 223 700 576

[email protected]

siga-nosNOTÍCIAS DEGAIA jornalpáscoa feliz a

clientes e amigos

sacrifícios impostos. É imprescindívelpromover a redução drástica na despesacorrente do Estado, promover umareforma de base na administraçãopública, garantir o não investimento emobras megalómanas que em nadacaracterizam o estado actual que o paísatravessa e dinamizar o investimentoprivado usando as potencialidadesexistentes no nosso país atravessandosectores fundamentais como aagricultura/pescas e turismo. Asociedade necessita de ver retribuído osacrifício feito e o Estado necessita deencontrar um ponto de equilíbrio entre oque produz e o que pode efectivamentegastar.

O actual vice-presidente da CMG(e natural candidato nas próximasAutárquicas) é também um vice doPSD. Acredita que ele permanecerá emGaia ou que responde aos desígniosnacionais integrando um governo so-cial-democrata?

O dr. Marco António Costa é alguémcom uma capacidade de trabalho única,com uma visão de crescimento evalorização dos meios que tem ao seudispor inigualável e alguém que ajudou econtinua a ajudar a colocar Vila Nova deGaia como um dos concelhos maisevoluídos da Europa. Como social-democrata acredito que esteja ondeestiver o dr. Marco António irá continuara implementar o seu trabalho e serámotivo de orgulho para todos nós. Nãome vou pronunciar sobre uma decisãoque cabe tão só ao próprio, apenas possoreferir-me à sua excelente capacidade deliderança e ao seu saber estar e ao seusaber ser, aliás características que o paíslhe reconhece e que os gaienses tantoadmiram.

Que iniciativas vai desenvolver oPSD de Valadares este ano?

A Comissão Política do PSD

Valadares possui um grupo de pessoasextraordinárias, coesas e com umavontade expressa de trabalhar. Tomeiposse como presidente em Outubropassado e apresentei imediatamente umacalendarização de iniciativas, a um ano,que até agora têm vindo a ser seguidascom rigor. Promovemos uma Recolha deBrinquedos e Alimentos para entregar aAssociação Protectora de Crianças deValadares como nunca se assistiu nafreguesia onde recolhemos mais de umatonelada de alimentos e centenas debrinquedos para distribuir na altura doNatal a esta associação, que acabou porser extensiva, dentro da nossadisponibilidade, a uma das ConferênciasVicentinas. Estamos a elaborarconjuntamente com a Associação deEstudantes da S3 e outros organismosde Valadares uma série de debates einiciativas, com a presença de deputadosda Assembleia da República, sobre apolítica activa. Temos agendada umavisita à Assembleia da Republica, umasérie de publicações informativas aosvaladarenses e outras campanhas quevão surgir ao longo do ano.

A coligação PSD-CDS/PP perdeunas últimas Autárquicas a liderança daJunta de Freguesia de Valadares.Entrou Artur Gandra após anos depresidência de Jorge Soares. A estadistância consegue perceber estareviravolta?

A vitória do PS foi muito poucoexpressiva. O PSD perdeu por umadiferença mínima de votos. Contudo o queé facto é que o PSD não conseguiumanter-se no poder. Para isto julgoexistirem dois factores decisivos. Emprimeiro lugar o PSD pautou-se por umacampanha onde apresentava aosvaladarenses a realidade que estávamosa viver e a própria realidade governativaem que poderia basear o seu trabalho,sem promover a ilusão de um futuro "rosa"

aos valadarenses e a todas asassociações, instituições ecolectividades com quem reunimos.Tentámos a todo o custo fazer umacampanha informativa assente numapolítica de rigor e verdade, seguindo assima linha usada pelo partido em todo oconcelho e em todo o país. Esta verdadeera necessária e inevitável porque aexperiência e as dificuldades quetínhamos, de quem sempre exerceu opoder com transparência, assim o exigia.Em segundo lugar, e não menosimportante, esta cultura cíclica deexperimentalismo político que osportugueses têm vindo a demonstrar aolongo das várias décadas de democraciaacabou por afectar Valadares.

Como avalia estes 15 meses degestão socialista?

Tenho as minhas dúvidas que oexecutivo actual, na Junta de Freguesiade Valadares, irá chegar com esta

composição a 2013, é notória a fragilidadepolítica existente entre ambas as forçasque o compõe, PS e CDU. Essafragilidade transparece nas acções quedesenvolvem, ou que não desenvolvem,desde o momento que tomaram posse.Já passaram 15 meses desta gestão eefectivamente ainda não se viu qualquerobra ou mesmo atitude política positivapor parte deste executivo, onde todo elenão passa de uma verdadeira faláciacómica que em nada valoriza osvaladarenses. Todas as obrasconcluídas, ou em fase de conclusão, eque irão servir a freguesia são fruto dotrabalho e empenho do anterior executivoliderado por Jorge Soares e da câmarade Gaia.

Como tem decorrido a relação deArtur Gandra com a oposição naAssembleia de Freguesia?

A relação do actual presidente dajunta com a bancada do PSD, sendo esta

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 17

CONSULTÓRIOPraceta Colégio Gaia 362,1º-Dtº -Fte. 4400-090 VILA NOVA DE GAIA

Tlf.: 223 799 229

C L Í N I C AC L Í N I C AC L Í N I C AC L Í N I C AC L Í N I C ADENTÁRIADENTÁRIADENTÁRIADENTÁRIADENTÁRIAMarquês Sá da Bandeira, Lda.

Dr. Jorge Papiniano

IMPLANTOLOGIA ORTODONTIA

PRÓTESE FIXA E REMOVÍVEL BRANQUEAMENTOS

TRANSPORTESMUDANÇAS

Trav. das Ribeiras de Cima, 165 - 4455-547 PERAFITA

934 801 495 | 917 633 182

R. Marinha, 320 Madalena 4405-761 Vila Nova de GaiaTlf. 220 990 850 - Fax. 227 128 602 - Tlm. 919 502 887

SERRALHARIA CIVILFabrico e montagem de portas, janelas duplas e normais, portões, gradeamentos.

Todos os trabalhos em ferro, alumínio e inox

J. MarquesPinto, Lda.

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz aclientes e amigos

páscoafeliz a

clientes eamigos

a única força política de oposição presente naAssembleia, é de uma forma global institucional, derespeito mútuo. A bancada do PSD tem vindo a apresentarum conjunto de propostas e sugestões, algumas delasaprovadas, sempre no sentido de melhorar as condiçõesde vida dos valadarenses e da mesma forma com espe-cial relevo a todas as questões sociais que advêm daactual conjuntura que temos vindo a atravessar.

Fez sair um comunicado por causa da supressãoda linha dos STCP. Esta é a demonstração que aoposição está atenta aos problemas da freguesia?

A Comissão Política do PSD Valadares está sempreatenta a todas as situações que se passam na freguesia,e como pessoas com responsabilidades políticas locais,procuramos sempre e da forma mais imediata possívelresponder aos anseios e problemas dos valadarenses.No dia anterior à supressão, recebi inúmeros telefonemaspor parte de alguns valadarenses, preocupados com estasituação. No mesmo dia, enviámos esta questão àadministração dos STCP, entrámos em contacto comresponsáveis políticos do município e emitimos uma notade imprensa sobre o assunto. Esta foi a notícia com quemuitos valadarenses foram surpreendidos comimplicações penosas para os habitantes residentes naszonas mais litorais da nossa freguesia. Durante o ante-rior mandato sempre existiu uma série de negociações,com preocupações fundamentadas, com a administraçãodos STCP, de forma a garantir aos valadarensescondições de mobilidade todos os dias da semana,principalmente nos horários de mais afluência, entre azona da praia e o centro da vila. Antes mesmo dasAutárquicas de 2009, em reunião na sede desta empresa,o executivo anterior promoveu uma discussão de formaa assegurar este serviço e provavelmente o início deoutros. Mesmo na oposição, iremos sempre fazer o queestiver ao nosso alcance para garantir a melhor qualidadede vida aos valadarenses.

O que pensa do II Festival de Curtas de Valadares?

Penso queo Festival deCurtas deValadares éu m ae x c e l e n t einiciativa cul-tural e umanecessidadede afirmaçãod e s t ee x e c u t i v o ,depois det e r e mt e r m i n a d ocom mais dedez anos deu m acelebração aque osvaladarensese mesmo osg a i e n s e se s t a v a mhabituados, oMaio Florido.

transito. Um novo complexo desportivo que irá servir debase para um grande clube de Valadares, que sempresoube elevar o futebol ao lugar que ele merece e quesurgiu da persistência política e organizacional dasvárias pessoas presentes neste processo. Iremosbrevemente ver concluída uma obra que será um marcoem todo o país e que foi uma luta titânica da câmara deGaia e da junta de freguesia para que esta fosse mantidacom o seu objectivo primordial e no seu local original deimplementação, o novo Centro de Reabilitação Norte,antigo Sanatório Marítimo do Norte. A nível estrutural eorganizacional falta terminar a reabilitação da frente demar, importante e determinante na organização do projectoprevisto pelo município e seria imperativo a construçãoda nova esquadra da PSP.

Acredita que o PSD vai conseguir recuperar a juntade freguesia?

Acredito muito que sim. Temos vindo a fazer umtrabalho extraordinário junto dos valadarenses,compreendemos todas as suas necessidades e anseios,abraçamos o rigor e a responsabilidade nos nossosactos. Move-nos muito sentirmos entre a população avontade de alterar o erro que ocorreu em 2009. Osvaladarenses sentem-se enganados pelas falsaspromessas eleitorais. Aliás, o PS fez o mesmo em todoo país, falsas promessas e irresponsáveis opções einfelizmente o PS de Valadares não fugiu ao desmandonacional.

O Maio Florido movimentava milhares de pessoas maseste executivo terminou, assim, com a iniciativa e nanecessidade de justificar algumas verbas orçamentadasem rubricas pouco claras no orçamento da própria Juntade Freguesia de Valadares e teve de dar arranque aoutra actividade. Os valadarenses sentiram estedesrespeito pelo costume já enraizado do Maio Florido.

Que projectos quer ver concretizar na freguesia?Pouco falta para me sentir um valadarense

plenamente realizado, todo o trabalho promovido em 12anos em que o PSD esteve presente no executivoconjuntamente com 12 anos de uma liderança municipalinigualável do dr. Luís Filipe Menezes, os valadarenses

hoje podem sentir eorgulhar-se de teremparticipado nesta evoluçãopositiva que sucedeu,onde possuemsaneamento básico, quasetodas as ruas alcatroadase/ou empedradas, umCine-Teatro EduardoBrazão, novas escolas,novos parques infantis,uma autarquia condigna,centro de dia e obrasestruturais importantespara a viabilidade do

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 18

Travessa da Seada n.º 558 | 4415-343 Pedroso | Tlf: 227641735 / 227451578 | Fax:227649109Aterro Resíduos Inertes: Rua do Pinheiro Manso n.º 652 | 4405 Canelas

Sociedade de Construções eObras Públicas Aliança, Lda.

Indústria Extractiva, Construção de Estradas, Terraplanagem e Construção Civil

LOJA 1: ESPINHO: Rua 19, n.º 242Telef.: 227 343 056 lllll Fax: 227 319 644

LOJA 2: ALBERGARIA-A-VELHA: Rua 25 de Abril(Junto às Piscinas) lllll Telef./Fax: 234 525 232

Casa Romeu Oculista VitóCasa Romeu Oculista VitóCasa Romeu Oculista VitóCasa Romeu Oculista VitóCasa Romeu Oculista Vitó

Competência * Honestidade * Bom Gosto

Rua 19, n.º 2304500-255 ESPINHOTelm: 913 848 821

DECORAÇÕES E ARTIGOS PARA BRINDES

Executamos Projectospara remodelação de interioresTemos equipa especializada

www.oculistavito.com l l l l l [email protected]

páscoa feliz aclientes e amigos

páscoa feliz aclientes e amigos

M a i suma tardeinesquecívelpara todosos queassistiram aeste showque ser e a l i z aanualmentep a r acelebrar oaniversárioda estaçãodo GrandePorto, e nãosó.

OComplexodo Paláciode Cristal éum localcarismáticod e s t e se v e n t o smusicais etem umascondições excelentes para o efeito.

Lotado, o programa foi super bem servido porartistas de reconhecida popularidade da músicaportuguesa. A presença de Mariza, a fadistaemblemática; Leandro, muito apreciado por novose não só; André Sardet, um cantor com estatuto;Paulo Ribeiro, uma referencia da música de baile;Marco Paulo e Tony Carreira, fenómenos depopularidade; e a presença dos recentesvencedores do Festival RTP 'Os Homens da Luta',que falaram à reportagem do nosso jornal. Geldisse, em expressão desportiva, "onde entramosé para ganhar" e, com ironia referiu "o último lugarninguém nos tira". No entanto, questionado sobreo tema que tem uma harmonia expecifica explicouque "o tema é baseado no chula do Minho, com

acordeão e flauta e procuramos passar amensagem da luta com alegria". E na minhaopinião, o tema tem uma complexidade de harmo-nia bem estruturado e musicalmente orelhudo quepode surpreender muitas pessoas.

A brasileira Adriana Lua foi um 'furacão' em palcocom uma excelente performance.

Até ao final ninguém arredou pé e para fechar ocantor que o publico aprecia: Tony Carreira. O artistacantou três temas para gáudio dos seus fãs,recebendo ainda um prémio pela sua popularidade.Os profissionais que mantêm o sucesso da RádioFestival - Francisco, Moreira, Carlos Rodrigues, AlbertoRocha, Cristina Alves, Eduardo Carvalho, José Elísio,Paulo Jorge Moreira, Alexandra Pereira e o reporterRenato Romariz - estão de Parabéns!

Jorge Amaral

25.º aniversárioda Rádio Festival

Uma Ode à RuaCândido dos ReisÓ Rua Cândido dos Reisnasceste num caminho do RioTeu segundo nome foi Rua DireitaCelebraste-te como Rua DireitaAinda nos tempos dos vinténsCom a queda da Monarquia nos QuartéisHoje és a Rua Cândido dos Reis.

Rua esta que em tempos áureosFoste de fino cristalNa história deixaste gravadoQue aos teus pés nasceu Portugal.

Foste o Burgo desta cidadeEm que as nossas memórias ainda retêmCom grande mágoa minhaJá por diversas vezes te ouvi chamaremA Rua de Ninguém.

Em Vila Nova de Gaia eras a Rua da NobrezaE sempre de gente boaMuito te engalanavasQuando eras estrada Porto-Lisboa.

Foste o exemplo do trabalho,Dos industriais e dos comerciantesIgualaste a outras capitaisHoje em dia pareces moribundaExistem é o Manuel Antiquário, Tintureiro,A Drogaria e poucos mais…

E assim termino esta mensagemÁ rua que me viu nascerSou um pequeno historiadorSem mais nada pretende ser.

Manuel Correia

www.noticiasdegaia.wordpress.comAPOIE A IMPRENSA REGIONALt. 223 700 574 / 6 | f. 223 700 576

[email protected]

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 19

Consultores Imobiliários

José Ernesto Oliveira Ramos &Carlos Astério Oliveira Ramos

R. Conselheiro Veloso da Cruz, 116 - 4400-092 Vila Nova GaiaTelefones: 22 370 35 26 / 22 370 81 50 Fax: 22 375 31 20

Email: [email protected]

Rua Ville de Langon, 5094410-234 Vila de Canelas VNG

Telf. 227 127 [email protected]

TTTTTrrrrransporansporansporansporansportestestestestesNacionais e ItáliaNacionais e ItáliaNacionais e ItáliaNacionais e ItáliaNacionais e Itália

Rua Central, 131 . 4415-532 GrijóTelefone: 227 452 096 . Fax: 227 646 743

www.portugalenses.pai.pt . email: [email protected]

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

monólogos municipais

Uma Aventura no Centro HistóricoQuem viu a Rua Cândido dos Reis não

reconhece o que ela é hoje. Foi uma verdadeiratransformação. Que, a esta distância, me pareceuma transformação para pior.

A autarquia resolveu proteger o CentroHistórico de Gaia - o verdadeiro miolo - do caos.Toda a gente sabia que se tivesse de ir para umadaquelas ruas corria o risco de ficar 'encravado'entre um autocarro ou um camião duranteminutos e minutos e minutos… às vezes era umpequeno inferno!

Aliado a este caos está o perigo. Em caso dealguma tragédia seria muito difícil a ProtecçãoCivil chegar ao local. Como esta é uma área comconstruções muito antigas, o perigo estava àespreita a toda a hora.

Resolveu então a autarquia 'fechar' o CentroHistórico ao trânsito. Uma medida que existenoutras cidades portuguesas e europeias.Colocou uns pilares à entrada e saída das ruasmais 'movimentadas'. E um(a) 'segurança virtual'inquisidor(a).

Passados estes meses a realidade édesoladora. E a Rua Cândido dos Reis é o reflexoperfeito desta acção. Os comerciantesdesapareceram, com apenas duas ou trêsexcepções. A rua está sempre cinzenta, deserta,sem vida… salpicada por uma trave amarela epreta que, de tempos em tempos, recebe ou sedespede de um visitante fugaz.

Apenas os moradores têm acesso livre. Todosos outros tem de passar pela inquisição. Maisincisiva na hora da chegada e mais subtil na horada partida.

É aqui que começa a aventura. Umacampainha separa-nos da abertura. Um boatarde antecipa os 'disparos'… 'onde vai?'… 'fazero quê?'… 'matricula do carro?'…

Até se tolera o 'onde vai'…. Embora seja aprimeira intromissão na vida alheia…. Agora o

'fazer o quê?'… COMO??? Isto mexe com qualquerum… mas que raio tem ele ou ela que saber???Já nos prestamos à triste figura de ter de tocarnuma campainha para usufruir de um espaçopúblico. Ainda ter de dar satisfações a 'cromos'alheios!?! Por amor à santa….

Já consigo ver os relatórios da inquisição: fulanodo carro xpto foi à casa da mãe para levar o frangopara o almoço, ficando para o 'café de saco';indivíduo dirigiu-se à farmácia comprar aspirina(ups, a farmácia saiu da Rua Cândido dos Reis);sicrano y foi à funerária pagar a mensalidade eescolher o caixão; beltrano foi ao antiquárioprocurar o vinil do Roberto Carlos…. Mas acaboupor comprar um banco de jardim e por isso o carroda matrícula alemã veio como reforço para levar acompra… saíram juntinhos 48 minutos após aentrada do primeiro. Mas será que ninguém temnoção do ridículo??? Será que conhecem aliberdade individual de cada um??? Ou foi apenasmais uma medida tomada no gabinete por algumser pensante??? Enfim!

É certo que as medidas têm de ser tomadas.É certo que não se consegue agradar a todos. Écerto ainda que o perigo iminente deve prevalecersobre todas as situações. Mas será certodescaracterizar por completo o mais genuíno quetemos? Será certo um Centro Histórico moribundo?Será certo ter de pedir permissão para ir visitar afamília???

O teleférico está no ar. E que bem que fica… Noprimeiro fim-de-semana de actividades forammilhares as pessoas que quiseram experimentara nova coqueluche de Gaia. Dizem que foram maisde seis mil pessoas. O que falta é contabilizar onúmero de pessoas que ficou em terra… de olhosarregalados a ver o preçário. Nove euros é o valorde um passeio de ida e volta, durante menos decinco minutos. Não me enganei… são mesmo

NOVE euros quanto paga um adulto para ir doCais de Gaia ao Jardim do Morro e depois voltar…sobrevoando o Centro Histórico. Preços paraturistas, só podem ser… A comunidade local vaiesperando que a empresa colha os lucrosiniciais e depois reconsidere… para preços degente que ganha o salário mínimo (ou menos)…ou então que o FMI (FEEF como o nosso PR tantofala) venha tomar um copo às caves do Vinho doPorto e imponha algumas restrições ao valor!Vamos ver como vão rentabilizar o espaço aéreodo município!

Como não escrevi na última edição, desta veztenho de me alongar um pouco mais… para falarda cultura. Esta área que vai pincelando ecolorindo o que vai acontecendo em Gaia. Tantasapresentações já foram feitas e nada de culturaainda. São as medidas sociais (importantes, poisclaro!). São as fusões das empresas municipais.Os novos projectos para estes anos que seavizinham…. Muito 'magros'! As estradas….Enfim…. E a cultura???

Não há tempo para apresentar o que vai serfeito em termos culturais este ano? Porquê? Sehá tempo para fazer dois 'lançamentos deprimeira pedra' na mesma obra (como aconteceucom o Centro de Alto Rendimento)… Se há tempopara 'apresentar' e 're-apresentar' projectos, comoas Encostas do Douro…. Porque raio não sededica atenção à cultura?

Há projectos que mobilizam o município quesão 'ostracizados'. O Egg Parade que envolvecentenas de crianças das escolas de Gaia. Osfestivais de música pop/jazz/blues que começama cativar cada vez mais espectadores. Osencontros que acontecem na Casa da Cultura.Os festivais de teatro que atraem inúmerascompanhias de diferentes pontos do país. Os(imensos) festivais de folclore… tanta coisa que'agita' o concelho… e que não são potenciadase/ou divulgadas como o deveriam fazer. Salvoraríssimas excepções, como o Festival MarésVivas (que por acaso é da responsabilidade dopelouro da Juventude).

Será que um povo evolui sem cultura? Pelovisto, evoluem com pavilhões e equipamentosdesportivos em todas as freguesias episcinazinhas a nascer por todo o lado!

Tânia Tavares

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 20

Rua de Enxomil, 3544405-056 ArcozeloVila Nova de GaiaTelef. 22 762 85 62

Email: [email protected]

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz a clientes e amigos

páscoa feliz aclientes eamigos

REVENDA E DISTRIBUIÇÃO DE GÁSpáscoa feliz a clientes e amigos

Lamentavelmente, continuamos a ver pessoas que não têm um pensamentofundamentado e expressam uma opinião que não sabem porquê, mas apenasporque o partido que melhor as convenceu, diz ser a melhor coisa.

Esta teoria aplica-se a todos os partidos.Esta visão sobre as pessoas que assim se manifestam, aplica-se aos que

não estão devidamente informados, mas também a muitos que estão mas, porinteresses pessoais ou partidários, convém-lhes que a situação permaneça,deixando para último plano o interesse nacional.

Há pessoas que, inesperadamente, aparecem a fazer declarações em fa-vor de determinado dirigente ou ao lado de algum, para tentar conseguir umacolocação para si próprio ou para algum familiar.

Para se ser politico devia ser exigido que cada candidato tivesse dignidadee seriedade,

Lembro o General Ramalho Eanes, que se lançou na política partidária e deimediato se retirou pelo facto de ter os tais predicados que faltavam a muitosque estavam próximo dele.

Independentemente da opinião que se tenha sobre a actuação do GeneralRamalho Eanes como presidente, deve ser analisado o seu comportamentocomo Politico e pessoa, pois nunca teve receio de manifestar a sua opiniãosobre algo ou alguém e nunca por nunca se deixou seduzir por interessesinstalados ou não.

Há muitas associações que exigem um certificado que habilita as pessoaspara poderem exercer a actividade correspondente. Para se ser político deviaser exigido um certificado em que as pessoas para o adquirirem teriam de fazerprova de dignidade, seriedade, honestidade e demonstração de comportamentode amizade.

PORTUGAL PRECISA DE PESSOAS A QUEM SE POSSAMAPLICAR OS ADJECTIVOS QUE MUITOS ADMIRAMOS ENECESSITAMOS.

Hermínio Moreirahermí[email protected]

CERTIFICAÇÃODE POLITICOS

ConselhosSão um caso engraçado os conselhos. Dão-se com uma facilidade tremenda!

Mal a pessoa acaba de contar a sua miserável história lá vem o conselho. E há-osde duas espécies: os bons e os maus disfarçados de bons e há aqueles que nãoservem para nada. Talvez possamos juntar estes últimos aos maus conselhos.Logo se vê! E o mais engraçado de tudo é que são aqueles que menos sabemquem mais dão conselhos. Refiro-me a um caso particular de pessoas mas este éum caso transversal a todas as classes. Estou há já alguns meses com umadepressão derivada a um conjunto de factores pessoais e laborais que mearrasaram. E os progressos são lentos e, mesmo nessa lentidão, há recuos. Aminha mãe que não sabe falar de mais nada do da sua vida, em vez de se calar,conta às pessoas o que se passa comigo, não o que se passa com ela, mas o quese passa comigo. Ora, certas pessoas que pouco ou nada sabem destas doenças,pouco ou nada deveriam opinar. Mas têm sempre qualquer coisa a dizer. A minhamãe tem de facto um problema. Acha que eu, sem ela, não sou nada. Passa otempo a correr para a minha casa, quase duas vezes por dia. O que nos aborrecebastante porque sabemos que também vem controlar. É mesmo o feitio dela.Então, segundo deduzi das poucas palavras dela, era que tinha ido ao médico etinha-se queixado da vida que a levava a correr de um lado para o outro. Devodizer que não percebe nada de doenças do foro psiquiátrico também. Então veio,num dia à tarde, com esta conversa. Que deveria dedicar-me aos trabalhinhos decasa que distraem. Isso faz quem não tem mais nada para fazer e se aborrece. Éum conselho para o aborrecimento, não para este tipo de doença.

O que acontece é que a minha mãe, mesmo que não quisesse, anda semprepreocupada, o que lhe causa uma certa ansiedade, desabafou comigo dizendoque até lhe haviam dito que me deveria ocupar da casa que distraía. Ora, se nãome ocupasse da casa, como é que ela não estaria já! Mas para a exigência daminha mãe, nunca está bem.

Nunca a ouvi dizer que qualquer coisa estava bem. E a rotina, não há dúvidaque ajuda um pouco, mas não é tudo. E a falta de ânimo? Este agressor mental quenos leva a alhear-nos de tudo fazendo-nos, muitas vezes, que tudo é melhor doque viver. É isto que as pessoas não entendem, nem querem entender. Ou,então, levarão algum tempo a consegui-lo. Não as culpo. Não é uma doença quese note (os mais distraídos e pouco reflexivos) e as pessoas mais superficiais sãoaquelas que dão a sua opinião revelando um tal orgulho que fazem as outrassentirem-se parvas. Pode ser que as coisas mudem, ainda que lentamente…

Fátima Nascimento

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 21

páscoa feliz

páscoa feliz a clientes e amigos

A PROPÓSITO DA FUSÃO DEFREGUESIAS EM VILA NOVA DE GAIA…

Na minha modesta opinião e, após possível e necessária fusão, as antigas freguesiasmanteriam a sua identidade, agora, como localidades (lugares e / ou vilas), tal comoacontece, por exemplo, com a actual vila dos Carvalhos, os actuais lugares de Coimbrões,do Candal, entre outros (as); é mais que evidente de que, após fusão, as 8 grandesfreguesias terão de passar a ser identificadas com novos nomes, comuns às freguesias,ora fundidas em cada grupo, para, assim, serem evitados os conflitos decorrentes dobairrismo, inevitavelmente existente entre os actuais e ex - autarcas e as populaçõeslocais, tal como aconteceu, por exemplo, com a barragem de "Lever / Crestuma", com aelevação a "vila" do lugar dos Carvalhos, pertencente à freguesia de Pedroso, a qual,posteriormente, também acabou por ser elevada a "vila", passando, assim, a existir 2"vilas" na mesma freguesia; e, actualmente, com a "marina" em construção, ali, no limiteentre as freguesias da Afurada e Canidelo.

É mais um óptimo e mais que necessário sonho do nosso Presidente Menezes, quem- segundo a sua habitual engenharia financeira - o município poupará, em cada mandato,aproximadamente 12 milhões de euros, caso o seu sonho se transforme numa possívelrealidade e, assim - nesta perspectiva - fazer de Gaia, mais uma referência a nívelnacional, mas… e o "bairrismo"? Não será fácil ultrapassar esta dificuldade! Basta recuarno tempo, em termos de clubes desportivos… Quanta tinta já foi gasta com as constantes

tentativas no sentido da fusão de alguns clubes, para, assim, Gaia, em vez de verdesaparecer um ou outro, passar a possuir um, dois ou três grandes clubes a nívelnacional, nomeada e principalmente na modalidade de futebol, como, aliás, já aconteceunoutros concelhos? Só vou dar um exemplo: - na principal freguesia do concelho - SantaMarinha - existem 2 dos mais representativos clubes de futebol de Gaia - o SportingClube de Coimbrões (actualmente, na 2.ª Divisão Nacional) e o Clube Desportivo doCandal (actualmente, na 3.ª Divisão Nacional) - ambos com razoáveis instalações, emtermos de complexos desportivos… e, pergunta-se: - Porque nunca foi possível a fusãoentre estas duas agremiações instaladas na mesma freguesia e em lugares limítrofes?Até seria fácil dar ao suposto grande clube um novo nome, para, assim, se evitar oconflito entre os adeptos de ambos os clubes, ou seja: - Na minha opinião, passaria adenominar-se de "Sporting Desportivo de Santa Marinha" (a designação "Sporting"identificaria o Sporting C. de Coimbrões; e a designação "Desportivo" identificaria o C.Desportivo do Candal)… e, mais: - o Parque Silva Matos, em Coimbrões, seria destinadoaos jogos dos escalões jovens (infantis, juvenis e juniores); e o Estádio Rei Ramiro, noCandal, aos jogos do escalão principal (seniores). Mas… e o citado "bairrismo" quesempre existiu entre os adeptos destes dois clubes? De facto, não é fácil! No entanto,em relação ao tema actual (fusão de freguesias), é urgente a persistência…

E, como escreveu a minha amiga e ilustre chefe de redacção do prestigiado jornal"Notícias de Gaia" (Tânia Tavares) na sua crónica subordinada ao tema "Monólogosmunicipais - Gaia mais forte", na edição de 10 de Março de 2011 "(… uma das questõesque se coloca é a da perda de identidade. Se há coisa que Menezes devolveu aomunicípio é, inegavelmente, a identidade! Por isso, esta não será uma questão que lhepassará em branco. O importante é faze-lo bem! (…)". E, termina, assim, a ilustrejornalista: - "Vamos ver até onde vai este desígnio!".

Estou convicto que serão atingidos os objectivos, desde que Deus dê saúde aonosso amigo comum - deixem-me dizer assim - Luis Filipe Menezes e não lhe retire asabedoria política (tão afastada da maioria dos "politiqueiros" cá da nossa praça), energiae, também, que Deus continue a deixa-lo sonhar, porque, geralmente, os sonhos doPresidente que Gaia mereceu transformam-se em realidades… sei do que estou a falar,porque, em 31 de Março de 1999 (ainda só tinha passado um ano da sua primeira tomadade posse à frente dos destinos da nossa "Gaia velhinha"), numa audiência que gentilmenteme concedeu sobre um processo "pendente" na câmara desde os anos "80" … como iadizendo, já nessa altura me mostrou os seus sonhos para Gaia… sim, nessa altura,ainda eram só sonhos!... Mas, meus caros concidadãos gaienses (ilustres autarcas emunícipes em geral), a quem desejo a melhor compreensão para o assunto em questão):- sou testemunha presencial de que todos esses seus sonhos (sem excepção) setornaram realidade!... E, como sou como são Tomé, fui aguardando para ver e crer… e,vi… e continuei a acreditar… e continuo a acreditar, pelo menos, até 2013…

José Duarte [email protected]

… O SONHO DE MENEZES (MAISUM) OU O "BAIRRISMO" - EIS A QUESTÃO!...

LEGENDA (8 novas grandes freguesias(?), sua identificação geográfica (?) e onome das antigas freguesias que asintegrarão (?):

1 - Freguesia da "Zona Histórica"(localidades: Afurada e Santa Marinha)

Na última edição, nareportagem sobre a

Abrasigaia, trocamos onome do administrador.

Chamámos-lhe João Santosquando na verdade é Carlos

Santos.Por este facto pedimos asnossas mais sinceras

desculpas.

2 - … "Central de Gaia"(localidades: Mafamude e Vilar doParaíso)3 - … do "Nordeste Atlântico"(localidades: Canidelo, Madalena eValadares)4 - … do "Sudoeste Atlântico"(localidades: Gulpilhares, Arcozelo e SãoFélix da Marinha)5 - … das "Encostas do Douro"

(localidades: Avintes, Crestuma,Olival e Lever)

6 - … dos "Arcos do Sardão"(localidades: Oliveira do Douro e Vilar

de Andorinho)7 - … do "Interior Centro"(localidades: Canelas, Pedroso ,

Perosinho e Serzedo)8 - … do "Interior Sul"(localidades: Sermonde, Grijó,

Seixezelo e Sandim)

empresa jornalísticacomunicação e imagem

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

tels.: 223 700 574/6fax: 223 700 576

[email protected]

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa pág. 22

Freguesia de Canidelo

rua antónio ferreira braga júnior | 4400-364 vn gaiat. 227 718 230 | f. 227 718 239

linha azul 808 205 252 (24h)www.j-f.org/canidelo | email: [email protected]

jardim infantil 227 724 004parque campismo 227 810 500

“O executivo da Junta de Freguesia deseja umaPáscoa Feliz a todos os gaienses e em especial para

a população de Canidelo”O Presidente da Junta

Fernando Andrade

40 anos de experiência e dedicação...Produtos: Espelhos, Vidro Duplo, Vidro Impresso, Vidro Lacado, VidroLaminado, Vidro Temperado, Vidro de SegurançaServiços: Lapidação, Serviço ao Domicílio, Serviço de Tempera

Rua José Mariani 193 | Santa Marinha4400-198 VILA NOVA DE GAIA

Telef. 223 793 832 | Fax. 223 710 726Email: [email protected]

Nova Tempera - Rua dos Cruzeiros, 109 Lote 15Telef. 227 620 457 | Fax. 227 531 105

Zona Industrial Serzedo4410-052 Vila Nova Gaiapáscoa feliz a clientes e amigos

Rua S. João (junto ao n.º 501)4405-383 SÃO FÉLIX DA MARINHATELEF./FAX: 227 530 010 | TELEMÓVEL: 964 036 245

páscoafeliz a

clientese amigos

"Avintes - de fora para dentro"Foi com muito entusiasmo que cerca de 40 avintenses assistiram ao primeiro debate

"Avintes - de fora para dentro", organizado pela Secção de Avintes do PS e que decorreuno passado sábado no Salão Nobre da junta de freguesia local.

Os oradores convidados eram três avintenses que actualmente aqui não residem eque vieram até à sua terra Natal, convidados pelo PS, para perante os seus conterrâneosapresentarem a sua visão e opinião sobre o presente e o futuro de Avintes.

Joaquim Pinto Vieira, Ana Filomena Amaral e Filipe José Carvalho, cada um trazendoos seus conhecimentos e experiência de vida, e também a sua vivência por outrasparagens, apresentaram perante a plateia composta por muitos amigos, alguns que jánão viam há vários anos, as suas perspectivas sobre o presente e o futuro de Avintes,não deixando de interligar o futuro desta comunidade local, com o futuro de Portugal e doMundo.

Desde a Broa de Avintes, passando pelo Teatro, as colectividades, o ParqueBiológico, o Zoo Santo Inácio, as Encostas do Douro, a zona industrial, o comércio eindustria local etc.,etc., de tudo se falou com alguma emoção, mas também com o sentimentode que é preciso aproveitar os novos tempos e as novas realidades e desafios dopresente, para que a Avintes enquanto comunidade, tenha o seu futuro assegurado.

Foi por isso natural que no final do debate, que durou quase três horas, todos ospresentes sentissem que valeu a pena terem participado, incentivando os organizadorespara continuarem com mais debates e mais convidados.

Retalhe de osso oriundo da bacia promove crescimentoem rosto de criança

Técnica inovadoradevolve mandíbula a

três criançasUm tumor ditou a remoção da mandíbula a três crianças, de 9, 11 e 14 anos.

Com recurso às técnicas habituais - retalho ósseo simples ou placa de titânio eparafusos - a perda óssea extensa implicaria uma deformidade facial imediata, etardia, por falta de crescimento do espectro facial. No entanto, a equipa de cirurgiaplástica, reconstrutiva e maxilo-facial do Centro Hospitalar Gaia/Espinho decidiuaplicar uma técnica (pioneira em todo o mundo) que permite o implante, na mandíbula,de crista ilíaca (um osso da bacia), que vai crescer conjuntamente com os outrosossos da face, permitindo que as crianças fiquem sem deformação.

Apenas foram feitas 10 cirurgias deste género em todo o mundo parareconstrução óssea de membros superiores e inferiores, nomeadamente, úmero,rádio, fémur e tíbia. No entanto, a aplicação na mandíbula é pioneira em todo omundo.

Trata-se de uma técnica de micro-cirurgia que permite a transferência óssea - dacrista ilíaca (um osso da zona da bacia) - que mantém a capacidade do crescimentodo osso na área receptora. As crianças terão uma prótese dentária até atingir ocrescimento, altura em que farão os implantes dentários.

Até aos 18 anos de idade, estes doentes são seguidos periodicamente numprograma anatmo-clínico com avaliação de diversas especialidades - cirurgia plásticae reconstrutiva, estomatologia, medicina dentária, ortodontia e radiologia -, paraverificar a taxa de crescimento do esqueleto facial, particularmente do ossotransplantado. Esta avaliação permite uma monitorização específica e contínua,que oferece a possibilidade de uma intervenção, caso a simetria facial prevista nãoesteja a adequada.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoapág. 23

ficha técnica Nº de Registo: I.C.S. 111060

sede, redacção,administração

av. república, 1711 s/l esq. tras.4430-206 vn gaia

[email protected]

entidade proprietária e editor: pressing -empresa jornalística comunicação e imagem,

unipessoal lda. nif 506 583 [email protected]

fotocomposição: pressing impressão: paço print, artes gráficas, lda.

departamento comercial: Lídia Oliveiradirector: Paulo Jorge Sousa nif 210048913

[email protected] honorários: Fernando Sousa e

Prof. Artur Villareschefe redacção: Tânia Tavares CP [email protected]

redacção: Jorge Freitas (CE 202); Luís MoraisFerreira (CP 7349); Olga Pintocolaboradores: Ademar Costa; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); Cláudia Oliveira; CristinaSilva; Danyel Guerra (CP 803); EliseteMarques; Ermelinda Mendes; Humberto Pinhoda Silva; Isabel Andrade Monteiro; JorgeAmaral; José Barreto; José Duarte Amaral;Leonardo Júnior; Lúcia Pereira (CP 6958);Manuel Carvalho; Manuel Barbedo; MariaGraça Almeida; Mário Frota; Marta Pereira;Miguel Ângelo Luis; Nilce Costa; Nuno Filipe;Paulo Tavares; Raul Martins; Vasco SilvaPaulo.

nota: os conteúdos dos artigos de opinião sãoresponsabilidade de quem os assina

noticiasdegaia.wordpress.comtels.: 223 700 574/6 | fax: 223 700 576

tiragem média: 5000 exemplares

junta defreguesia de

serzedo

r. dr. francisco sá carneiro, 15

4405-463 serzedo vngtelefone 227 620 007

fax 227 533 [email protected]

páscoa feliz aclientes eamigos

86.º aniversário dosBombeiros da Aguda

No passado dia 2 de Abril de 2011 comemorou-se o 86.º aniversário dosBombeiros Voluntários da Aguda.

O evento contou com a presença da governadora Civil do Porto, IsabelSantos, que esteve também em representação do secretário de Estado daAdministração Interna, tendo estado a Câmara Municipal de Vila Nova deGaia representada por Salvador Almeida, director municipal da ProtecçãoCivil e Bombeiros, tendo-se registado ainda a presença do coronel José

António Teixeira Leite (CODIS-Porto) e em representação da (ANPC),comandante Gomes da Costa, Liga dos Bombeiros Portugueses, professorJosé Miranda, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito do Porto,comandante Fragoso Gouveia, da Capitania do Porto do Douro, entre muitosoutros convidados.

2011: ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO

Misericórdia de Gaiaesteve na "Mostra do

Voluntariado"O Voluntariado da Misericórdia de Gaia esteve em destaque na "Mostra do

Voluntariado", que aconteceu na estação de metro de S. Bento, desde o dia 19 a 22 deMarço.

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia foi uma das mais de 20 instituiçõesque marcaram presença na "Mostra do Voluntariado", uma iniciativa do Governo Civil doPorto, em colaboração com a Comissão Nacional para o Ano Europeu do Voluntariado.Foram muitos os transeuntes do metro e curiosos que pediram informações sobre ovoluntariado que se realiza na Misericórdia de Gaia e que confraternizaram com osvoluntários e profissionais da banca da Irmandade.

Na mostra, a Misericórdia de Gaia elaborou uma apresentação na qual deu a conhecera história e os diferentes serviços de voluntariado de que dispõe.

Mesária no "Meeting Volunteer"A Mesária da Misericórdia de Gaia Maria Augusta Ferraz foi uma das participantes

na mostra do espaço "Meeting Volunteer", dedicado à partilha de experiências individuais

sobre voluntariado. A Mesáriacontou a sua história de vidacomo voluntária, quecomeçou desde muito cedoquando tinha 14 anos deidade e se dedicava a ajudaros outros na sua paróquia.Maria Augusta foi bastanteaplaudida quando referiu onome de Maria TeresaSalgado, médica do HospitalS. João e promotora daprimeira rede de voluntariadono Porto. Maria TeresaSalgado deu váriasformações que serviram demote para a criação dovoluntariado noutrasorganizações. "Ela foi umamulher extraordinária",referiu a Mesária.

notícias de gaia | 14.abr.11 | Especial Páscoa última